Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620100001&lang=pt vol. 20 num. 34 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[La forme scolaire et la pédagogie freinet, à l’épreuve de l’éducation compare: sur le livre d’Yves Reuter et autres études longitudinales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Refletindo sobre a dimensão privada da educação estatal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que vem acontecendo à escolarização estatal requer, por um lado a caracterização da participação de entidades privadas e, por outro, a caracterização simultânea da transformação das instituições do estado. As exigências de análise que se nos impõem, no que se refere, por exemplo à caracterização das entidades privadas que participam nesses processos, incluem estudos que não estão previstos nas análises tradicionais da administração pública e das políticas sociais e educativas.<hr/>What is happening to state schooling requires, on the one hand, the characterization of private entities’ participation in state education and, on the other hand, the simultaneous characterization of the way in which state institutions are transforming themselves to promote and facilitate such participation. The demands presented to research today in relation, for example, to the characterization of the private entities that participate in state education, include studies that have not been part of traditional research exercises in public administration, social and education policy. <![CDATA[Educação contemporânea: a sociedade autolimpante, o sujeito obsoleto e a aposta na escolha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir a educação contemporânea a partir da caracterização da sociedade autolimpante, definida pela abertura pós-moderna e pela pluralidade de mentalidades. É nessa sociedade que convivem o sujeito obsoleto, herdeiro de Prometeu, o sujeito dionisíaco, caracterizado pelo hedonismo, e o sujeito hermesiano, que valoriza a comunicação, a criação e a mediação. No embate dessas perspectivas, a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências nem modelos para se atualizar. Nesse contexto, discute-se a aposta num trajeto educativo que forme o homem para a escolha, questão que se apresenta como alternativa existencial para o impasse contemporâneo.<hr/>The aim of this paper is to discuss the contemporary education departing from de characterization of self-cleaning society, defined by the post-modern opening and by the wide variety of mentalities. It’s in this society that co-exists the obsolete subject, the Prometheus heir, the Dionysian subject, characterized by the hedonism, and the hermesian subject, that values the communication, the creation and the mediation. In the struggle of these perspectives, the education live its purpose crises. With no references and models to refresh itself. In this context, one may discuss the bet in a educative pathway that educates the man to choose, issue that appear as an existential alternative to the contemporary impasse. <![CDATA[Educação Infantil e família: uma parceria necessária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa realizada em uma instituição pública de Educação Infantil de São Paulo visou identificar a natureza da interação entre a família e a escola e como esta se apropria, em seu projeto pedagógico, das informações que aquela oferece, para beneficiar a criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com instrumentos de observação, entrevista individual e coletiva, análise documental e questionários para professores e pais. Para interpretar os dados obtidos, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a relação família-instituição de educação infantil, para os pais, centra-se na instituição educacional: é ela que detém informações sobre a criança e, portanto, deve esclarecer dúvidas e orientá-los. É ela detentora de um saber que a família não possui e, como tal, é autoridade. Essa visão é compartilhada pelos educadores. Não há um movimento para incorporar em seu projeto pedagógico as informações provenientes da família, de modo a se construir e se reconstruir continuamente em bases concretas a partir de seu contexto social.<hr/>The aim of the research conducted on a public pre-school situated in São Paulo was to identify the nature of the interaction between family and school and how the school can use, in its pedagogical project, the information offered by the family in benefit of the child. The methodology used was action-research combined with observation instruments, individual and collective interviews, document analysis and questionnaires to teachers and parents. The technique of content analysis was used to interpret the obtained data. Among the results, it is emphasized that the family-school relationship, for parents, focuses on the school: it has information on the child, therefore, should clarify doubts and guide them. It has a knowledge that the family does not have and, consequently, it is the authority. This view is recognized by educators. The movement to incorporate into its pedagogical project information from the family, so that it can build and rebuild itself continuously on concrete bases from its social context, still is insufficient. <![CDATA[A geografia cultural no III Milênio: perspectivas epistêmico-metodológicas e pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo reflete sobre mudanças no projeto da sociedade moderna e perspectivas renovadoras dos saberes dentre eles as possibilidades da geografia cultural (III Milênio) assentadas na percepção e representação associada ao subjetivismo e intersubjetivismo da disciplina de geografia. Para tanto, aponta algumas questões metodológicas e pedagógicas da geografia cultural atual, buscando fundamentos fenomenológicos e das representações sociais, para a elaboração de um saber mais humano, transposto a um fazer pedagógico no interior da geografia escolar, o qual poderá contribuir ao projeto da sociedade como um todo. Para isso, volta-se à visão fenomenológica husserliana e merleau-pontyana, assim como a teoria das representações sociais moscoviciana. Essas vem de encontro a uma geografia humanista, à ser constituída e desenvolvida em ambientes acadêmico e didáticopedagógico da ciência geográfica.<hr/>This article proposes a reflection upon the changes on the modern society’s project and points out the renewing perspectives of knowledge, between them are the possibilities of the cultural geography (III Millennium) settled on the perception and representation associated to the subjectivism and intersubjectivism of geography. For both, it indicates some methodological and pedagogical questions of the actual cultural geography, searching for phenomenological and social representation grounds for the elaboration of a more human knowledge, transposed to a pedagogical deed in the scholar geography, which can contribute to the project of the society as a whole. For that it recalls the Husserlian and Merleau-Pontyan phenomenological perspective, as well as the Moscovician social representations theory. These perspectives go toward a humanistic geography to be constituted and developed in academic and didactic and pedagogical environment of Geography. <![CDATA[Ensino e cultura escolarizada: o habitus no processo de estruturação do campo social da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo apresento a contribuição do sociólogo francês, Pierre Bourdieu em alguns dos seus estudos e investigações sobre o sistema de ensino como reprodutor social, cultural, de exclusão, de um ensino teórico fragmentado e, na maioria das vezes, incentivando o modelo social competitivo agressivo. Nesta perspectiva, trago à discussão o ensino da Filosofia no Ensino Médio quando pode ser constatado que muito do que se ensina nesta disciplina é uma transposição da cultura tradicional filosófica, com recortes fragmentados e distantes dos acontecimentos e do cotidiano dos alunos. O conceito de habitus presente no pensamento de Bourdieu como processo de inculcação, sistema de disposições duráveis, de transmissão dos valores culturais e dos bens simbólicos na estruturas do campo social, faz parte do corpus teórico deste trabalho.<hr/>In this paper I present the contribution of French sociologist Pierre Bourdieu in some of his researches and investigations about the method of teaching as a social, cultural, and exclusion method of a fragmented and theoretical teaching, which is, mostly, encouraging the competitive and aggressive social model. In this perspective, I bring to discussion the teaching of Philosophy in high schools, where it can be realized that much of what is being taught in this subject is a transposition of the traditional philosophical culture, with fragmented cuts and away from what is happening, and from the daily life of the students. The concept of habitus present in Bourdieu’s thought as a process of inculcation, system of durable dispositions, of transmission of cultural goods and of symbolic goods in the structure of the social area are all part of the theoretical corpus of this paper. <![CDATA[Processos educativos na prática social do Hip Hop: a celebração dos valores da comunidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta investigação foi compreender e sistematizar os Processos Educativos que permeiam a Prática Social do Hip Hop da cidade de São Carlos, interior de São Paulo; como esses jovens se educam e como educam outras pessoas de suas comunidades, almejando contribuir para a valorização dos Movimentos de Juventude e para a elaboração de políticas que as considerem. Para tanto, acompanhamos algumas de suas atividades, como reuniões semanais periódicas, eventos artísticos, atividades educativas e festas. A análise dos dados revelou alguns valores presentes na vida dessas pessoas, como o amor pelo que se faz, a humildade, a necessidade do trabalho coletivo, a responsabilidade e o pertencimento a uma comunidade. Os homens e as mulheres do Hip Hop convidam-nos a abrir as portas das Escolas e Universidades, para que nos dispamos dos pré-conceitos que construímos todos os dias, para que aprendamos com jovens do Hip Hop, como também com outras pessoas que lutam por condições de vida dignas. Acreditamos que esta investigação traz contribuições para se pensar a educação que permeia Práticas Sociais em espaços não-escolares, como também para re-pensar a educação nos espaços escolares.<hr/>The objective of this inquiry was to understand and systemize the Educative Processes that characterize Practical the Social one of the Hip Hop of the city of São Carlos, interior of São Paulo; as these young ones if educate and as they educate other people of its communities, longing for to contribute for the valuation of the Movements of Youth and for the elaboration of politics that consider them. For in such a way, we follow some of its activities, as periodic weekly meetings, artistic events, educative activities and parties. The analysis of the data disclosed to some values gifts in the life of these people, as the love for what it becomes, the not arrogant, the necessity of the collective work, the responsibility and the belonging to a community. The men and the women of the Hip Hop invite-in opening the doors of the Schools and University, so that in we let us exempt them of the preconceptions that we construct every day, so that we learn with young of the Hip Hop, as well as with other people who fight for worthy conditions of life. We believe that this inquiry brings contributions to think the education that characterize Practical Social in not-pertaining to school spaces, as well as to rethink the education in the pertaining to school spaces. <![CDATA[Comparação de duas experiências de sondagens na alfabetização: Brasil e Alemanha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nosso objeto consiste nos registros de sondagens realizadas por professores alfabetizadores. Interessando-nos por circunscrever quais são os saberes mobilizados por eles para registrar um dado estado de conhecimento, nossa interrogação incidiu sobre as habilidades e os conhecimentos necessários para que um profissional possa registrar o estado da articulação feita pela criança no que diz respeito às habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para escrever. Para tanto, analisamos registros de sondagens coletados em dois ambientes distintos: uma escola municipal da cidade de São Paulo e uma escola estadual em Berlim. A análise dos dados mostrou que a professora brasileira não registra qualquer comentário descritivo ou analítico, limitando-se a aplicar uma grade de verificação previamente estabelecida. Por sua vez, mesmo na escola alemã, que preserva a memória da escolarização do aluno, as anotações feitas pela professora são imprecisas e genéricas, não se prestando plenamente para a partilha de informações a respeito da criança com outros profissionais. Assim, concluímos que, para terem maior relevância pedagógica, as sondagens só teriam sentido em uma escola vista como lugar de pesquisa.<hr/>Our object is the registers of diagnostic evaluations carried out by literacy teachers. We are interested in discovering which knowledge they use to register the child’s state of art. We questioned which are the abilities and knowledge to be mastered by a professional who wants to register the articulation made by the child concerned to the abilities, attitudes and knowledge necessary in order to write. Therefore, we have analyzed written registers of diagnostic evaluation that were collected in two different places: a municipal school in São Paulo and a state school in Berlin. Data analysis has shown that the Brazilian teacher does not register any descriptive or analytic comment. She limits herself to the previously established application checking grill. Even in the German school, which preserves the students’ scholar memories, the teacher’s notes are generic and imprecise, not completely useful to share information about the child with other professionals. Thus we have concluded that the diagnostic evaluations would be more pedagogically useful and fuller of sense in a school considered as a place to do research. <![CDATA[Moralidade e moral ecológica: contribuições para a prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa buscou investigar se a aquisição da noção de respeito ao meio ambiente, que denominamos “moral ecológica”, é construída durante o desenvolvimento infantil, solidariamente à construção da moralidade, pressupondo que a noção de respeito no domínio ecológico é a mesma que fundamenta a conquista da autonomia moral. Para esta investigação, foi tomada uma amostra de 15 participantes, sendo cinco por faixa etária - de 6 a 8 anos, 10 a 11 anos e 13 a 15 anos. Mediante o método clínico piagetiano, contava-se às crianças e adolescentes dois conjuntos de histórias: três histórias foram retiradas dos estudos de Piaget sobre a moralidade, focalizando a consciência das regras e as noções de mentira e justiça, e outras quatro histórias hipotéticas foram formuladas especificamente para estudar o respeito ao meio ambiente, focalizando, respectivamente, a coleta seletiva, a extinção das aves, a poluição de um rio e o corte de árvore. Os depoimentos dos participantes foram analisados segundo o referencial teórico de Piaget no que se refere à moralidade, recorrendo-se, também, a alguns estudiosos que ao longo dos anos vêm ampliando o campo de aplicação da teoria piagetiana. A análise dos dados nos permitiu estabelecer três níveis para o desenvolvimento da noção de respeito ao meio ambiente, comprovando que a moral ecológica tem uma dimensão psicogenética e que existe relação entre o desenvolvimento da moralidade e a aquisição da moral ecológica.<hr/>This research searched to investigate if the acquisition of the notion of respect to the environment, that we call “ecological moral”, is constructed during the childish development, solidarily to the construction of the morality, presupposing that the notion of respect on the ecological field is the same that found the conquest of the moral autonomy. For this investigation, it had been taken a sample of 15 participants, five by age group - form 6 to 8 years old, 10 to 11 years old and 13 to 15 years old. Through the piagetian clinical method, it was told to the children and adolescents two groups of stories: three stories were taken from Piaget’s studies about morality, focusing the conscience of rules and the notions of lie and justice, and four another hypothetical stories were created specifically to study the respect to the environment, focusing, respectively, the selective collection, the extinction of the birds, the pollution of a river and the cutting of tree. The statements of the participants were analysed according to the theoretical reference of Piaget concerning to the morality, also helped by some studious that have been amplifying the application field of Piaget’s theory. The data analysis allowed us to set up three levels for the development of the notion of respect to the environment, proving that the ecological moral has a psychogenetic dimension and there is a relation between the development of the morality and the acquisition of the ecological moral. <![CDATA[Os erros no processo ensino/aprendizagem em matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares.<hr/>The aim of this paper is to contribute with the questions about the Mathematical learning/teaching process at elementary school presenting a positive point of view from the pupil’s mathematical mistakes in sense that the ones could be take as a methodological recourse and as a guide of the pedagogical practice by the teachers. So, this paper presents a theoretical study about the mistakes, passing by a brief historic about the researches involving this theme around the world and point since when this theme have been studding in Brazil. Deals also with a valuation culture attacked by the teachers and the school agents. <![CDATA[A arte da pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares.<hr/>The aim of this paper is to contribute with the questions about the Mathematical learning/teaching process at elementary school presenting a positive point of view from the pupil’s mathematical mistakes in sense that the ones could be take as a methodological recourse and as a guide of the pedagogical practice by the teachers. So, this paper presents a theoretical study about the mistakes, passing by a brief historic about the researches involving this theme around the world and point since when this theme have been studding in Brazil. Deals also with a valuation culture attacked by the teachers and the school agents.