Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620110002&lang=pt vol. 21 num. 37 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Expectativas de jovens e adultos do ensino médio sobre a escola e sua relação com a disciplina de biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica e se constitui em um espaço de características distintas das do ensino regular. Tais características devem-se ao público a que se destina: indivíduos com defasagem escolar que buscam a conclusão da educação básica em uma corrida contra a exclusão da nossa competitiva sociedade. Este trabalho tem como objetivo compreender as expectativas dos alunos de EJA a partir de uma experiência docente e fazê-las dialogar com as opções curriculares nessa modalidade de ensino. Para tanto, o artigo tratará do histórico da EJA e da diversidade de seu público. A diversidade e as expectativas dos alunos dessa modalidade de ensino serão analisadas a partir de textos produzidos por eles, análises que balizaram a elaboração de duas atividades realizadas por mim em sala. O trabalho defende a importância de o docente considerar seus objetivos, bem como os da escola e dos alunos, em relação ao ensino de Biologia, para realizar suas seleções curriculares. Conclui-se também que os materiais produzidos devem considerar as especificidades da EJA e seu público, além de contribuir para o entendimento e uso da linguagem científica e para a construção de uma pedagogia libertadora que seja, de fato, socialmente transformadora.<hr/>Youth and Adult Education (EJA) is a basic education modality which constitutes a space with distinct characteristics of regular education. Such characteristics are due to the public which it is destined to: individuals with education delay who seek the completion of elementary education to keep in the race against exclusion in our competitive society. This study aims to understand the expectations of youth and adult students from a teacher’s experience and establish a connection with the curricular options of this modality of education. Thus, this paper discusses the history of EJA and the diversity of its public. The diversity and expectations of students from this modality of education will be analyzed through texts produced by them, analyses that guided the elaboration of two activities carried out in the classroom. The paper defends the importance of the teacher’s consideration on her/his aims, as well as the school’s and students' goals, with regard to Biology teaching, to adopt curricular options. One concludes the materials produced should consider the specificities of EJA and its public, besides contributing to the understanding and use of scientific language and to build an emancipative pedagogy which is, indeed, socially transformative. <![CDATA[O modernismo nos livros didáticos de ensino médio: os temas e textos tidos como fundadores e a formação do leitor escolarizado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de uma perspectiva cultural, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa metodologicamente caracterizada como bibliográfico-documental sobre o modernismo brasileiro em livros didáticos contemporâneos - seus temas, textos e implicações para a formação de leitores escolarizados. Traz, em primeiro lugar, uma breve síntese a respeito da pesquisa com livros didáticos e sua (inter-relação) com a formação do leitor escolarizado no Brasil; depois, parte para uma brevíssima consideração acerca do que se entende por "moderno" e por "modernismo", passando pela instituição do termo e chegando às vanguardas europeias, latino-americanas e brasileiras no século XX; por fim, organiza, em tabelas, dados como os temas e subtemas relacionados ao Modernismo Brasileiro que comparecem em quatro livros didáticos contemporâneos, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio, livros estes publicados por grandes grupos editoriais, elencando, também, os textos e os autores abordados (especialmente, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade). Como conclusão, analisa a que se presta o conjunto de temas, subtemas, autores e textos veiculados pelos impressos pedagógicos no processo de formação do leitor escolarizado. Defende, pois, que um livro didático menos previsível talvez fosse um meio de criticar tudo aquilo que reproduz um modelo de identidade - e de educação, verdade e formação - estanque e essencialista.<hr/>Based on a cultural perspective, this article presents the results of a bibliographical and documentary research about the Brazilian modernism in contemporary didactic books - the fundamental themes and texts and the education of the schooled reader. It first brings a brief syntheses on research made on the didactic book and its interrelationship with the formation of the schooled reader in Brazil. It then goes on to present a short consideration on what is understood by “modern” and by “modernism”, by examining the institutionalization of the term and by considering European, Latin American and Brazilian vanguardism of the 20th century. Finally, it organizes data on the themes and sub themes related to Brazilian modernism presented in four contemporary didactic books used in Portuguese language and literature classes for secondary level students, published by leading editorial groups. It also includes the texts and authors presented (especially those by Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Manuel Bandeira and Carlos Drummond de Andrade). To conclude, an analysis on how the set of themes and sub themes, authors and texts circulating in pedagogical books serve in the process of educating schooled readers is presented. It will defend the notion that a less predictable didactic book may perhaps be a form of criticizing anything that reproduces a model of identity - and of education, truth and formation - stagnant and essentialist. <![CDATA[Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se ao estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto Cefam/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.<hr/>This article focuses on discourses about the training of two generations of Brazilian teachers of the early years of elementary school. With regard to the first period, between the late 1980s and the early 1990s, the study of documents related to the curricular proposal of Project Cefam/SP was carried out, which revealed discourses emphasizing a teacher’s training geared towards collective work and a critical-reflexive attitude. In the second period, corresponding to the generation of teachers trained from the second half of the 1990s on, the proposals for teacher’s training (represented by guidelines, benchmarks, and federal decrees) are marked by the influence of international organizations and an economic standpoint, assuming a pragmatist orientation based on individual skills, pointing to a political weakening of professorship as a professional group. Thus, one wonders if it is relevant to consider the current moment as a teachers’ professionalization period. <![CDATA[Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: qualidade de vida no fazer docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de estresse em uma amostra de professores de uma universidade privada do interior do Estado de Minas Gerais. Participaram voluntariamente 147 professores de diferentes cursos das áreas de Humanas, Saúde, Educação, Tecnológica e Veterinária. Foi aplicado individualmente o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados indicaram que 55,1% dos professores não mostraram sintomas de estresse. Do restante (44,9%), o estresse se apresentou em grau moderado, estando a maioria na fase de resistência. Os sintomas psicológicos apareceram em porcentagem maior que os físicos e, em alguns casos, associados aos físicos. Sugere-se a continuação das investigações que identifiquem os estressores no trabalho docente em nível superior, com a perspectiva de elaborar programas para a diminuição desses sintomas e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida.<hr/>The aim of this study was to evaluate the presence of stress symptoms in a sample of teachers from a private university in the state of Minas Gerais, Brazil. 147 teachers of different graduate courses in the areas of Humanities, Health, Education, Technology and Veterinary participated voluntarily of this study. The Stress Symptoms Inventory for Adults Lipp (SSI) was applied individually. The results indicated that 55.1% of teachers did not show symptoms of stress. Of the remainder (44.9%), stress is presented in moderate degree, with most in the resistance stage. The psychological symptoms appeared in greater percentage than the physical and in some cases associated with the physical. It is suggested further investigation to identify the stressors in teaching in higher education, with the prospect of developing programs for the alleviation of symptoms and thus promoting a better quality of life. <![CDATA[Adoção de sistema de ensino apostilado em Ipeúna, SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho investigou e analisou a implantação e as consequências da parceria público-privada no município de Ipeúna, estado de São Paulo, quanto à adoção de sistema de ensino apostilado. Partindo do pressuposto de que a política do governo estadual de Mário Covas, ratificada nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), induziu a municipalização do ensino fundamental e, em decorrência disso, houve a ampliação de parcerias público-privadas. Considerou-se neste trabalho o levantamento de dados demográficos, financeiros e educacionais, realização de entrevistas semiestruturadas, consultas aos sites governamentais. No estudo de caso verificou-se que houve alterações na política educacional municipal, sendo transferido o loco decisório quanto à seleção e organização dos conteúdos curriculares e quanto à formação de professores para o ”sistema de ensino”.<hr/>This work investigated and analyzed the adoption the consequences of the public-private partnership the town of Ipeuna, in the state of Sao Paulo, with regard to the adoption of a photocopied course packet teaching system. Based on the assumption that the Mário Covas state government policy, ratified nationally by the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and Appreciation of the Teaching Practice (Fundef), induced to the municipalization of elementary school and, as consequence, there was an increase in the number of public-private partnerships. This work considered the survey of demographic, financial, and educational data, the obtaining of semi-structured interviews, and searches in government sites. In the case study, it was possible to note there were changes in municipal educational policy, the decision locus with regard to the syllabus selection and organization and teachers’ training was transfered to the “teaching system”. <![CDATA[Proposta curricular de Santa Catarina: abordagem histórico-política sobre sua constituição]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa que analisa as implicações escolares decorrentes da implantação da Proposta Curricular na Rede Pública de Ensino de Santa Catarina - estudo em desenvolvimento no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. No texto, construído a partir de um trabalho exploratório, os autores descrevem e analisam a constituição histórico-política da Proposta Curricular em sua primeira fase de discussão e sistematização, no final da década de 80 e início dos anos 90. Para dar conta dessa tarefa teórica, o trabalho identifica aspectos da relação entre o contexto sociopolítico brasileiro e o movimento educacional catarinense que deu origem à formulação da Proposta Curricular e destaca as implicações do pensamento curricular que, nos anos 80/90, hegemonizava os debates do campo no Brasil. No artigo, apresentam-se as primeiras conclusões dessa etapa de pesquisa, dentre as quais se destacam: a) que a motivação geradora do trabalho de formulação da Proposta Curricular teve forte relação com a realidade social e política do Brasil no final dos anos 80; b) que a formulação da Proposta não se inscrevia como pauta dos movimentos sindicais da época - ela se deu por iniciativa da própria Secretaria de Estado da Educação; c) que, embora os autores da Proposta tenham optado por uma concepção teórica bem definida, não houve aprofundamento sobre o campo da teoria curricular. Os argumentos apresentados no texto sustentam-se na literatura afim, em documentos oficiais e nos próprios cadernos que compõem a Proposta.<hr/>The article presents the first results of a research which analyzes the scholastic implications resulting from the implementation of the Curricular Project in the public school system of Santa Catarina - a study in progress at the Center of Education of the Federal University of Santa Catarina - UFSC. In the text, developed through an exploratory work, the authors describe and analyze the historical-political development of the Curricular Project in its first stage of discussion and systematization, in the late 80’s and early 90’s. To be able to accomplish this theoretical task, the work done identifies aspects of the relationship between the social and political context in Brazil and the scholastic movement of Santa Catarina which originated the formulation of the Curricular Project and highlights the implications of curricular thought that, in the 80’s and 90’s applied its hegemony on the discussions of this field in the country. In this article, the first conclusions of this stage of the research are presented, among which the following deserve special attention: a) the motivation which generated the formulation of the Curricular Project had a strong relationship with the Brazilian social and political reality in the late 80’s; b) the formulation of the Project was not included as a topic for discussion in the syndical movements of that time - it happened due to the initiative taken by the Secretaria de Estado da Educação (State Office of Education); c) even though the authors of the Project made a choice for a well defined theoretical conception, there was no deepening about the field of curricular theory. The arguments presented in the text are supported by the literature, in official documents, and even in the books that constitute the Project themselves. <![CDATA[Pedagogia de projetos: uma alternativa viável para a educação ambiental?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo empreenderemos uma reflexão a respeito de projetos, sua gênese, sua utilização na educação, e principalmente, na Educação Ambiental. Discutiremos o denominado “método de projetos” e a “pedagogia de projetos”, estabelecendo uma comparação entre eles e delineando uma perspectiva que consideramos mais adequada à Educação Ambiental. As possibilidades e os limites dos projetos são objeto de nossa reflexão a partir de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental.<hr/>In this paper we report a reflection on projects, their origins, their use in education, and, especially, in Environmental Education. We will discuss the so-called “projects method” and “projects pedagogy”, comparing them and outlining a perspective that we believe to be more appropriate to Environmental Education. The possibilities and restrictions of projects are also an object for our reflection adopting a critical, transformative, and emancipative perspective of Environmental Education. <![CDATA[Gráfico tátil: a possível forma de informação e inclusão do deficiente visual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar de os gráficos estarem presentes nos livros didáticos, esses não são acessíveis dessa forma para o invisual. No caso, é necessário gerá-los em alto relevo a se permitir a leitura por meio do sentido tátil. Para a pesquisa realizada no desenvolvimento de gráficos táteis com estudantes de 5ª série do perímetro urbano de Maringá (PR), valeu-se da teoria de Piaget, que direcionou a avaliação do desenvolvimento cognitivo dos estudantes nas tarefas, e também da semiologia gráfica proposta por Bertin, que ajudou no tratamento gráfico da informação para essa produção. Com o objetivo de se mostrar a importância do gráfico tátil para estudantes com deficiência visual, que estão inseridos na sala de aula regular, avaliaram-se as técnicas de construção e produção da representação gráfica tátil, bem como as etapas de leitura desse material. Os resultados apontam que os gráficos construídos instigam tanto a exploração, como favorecem a percepção tátil. É necessário respeitar o “espaço útil” do gráfico, no caso indicado pela distância entre as mãos. Em relação à leitura, as dificuldades detectadas foram quanto à identificação da forma, da noção de escala e do sistema de coordenadas.<hr/>Although the graphics are present in the textbooks, these are not so accessible to the blind. In this case you need to generate them in high relief to be allowed to read through the tactile sense. For research in the development of tactile graphics with students in 5th grade the urban perimeter of Maringá (PR), drew on the Piaget’s theory, who directed the evaluation of the cognitive development of students in the tasks, and also semiology graphics proposed by Bertin, who helped design treatment information for this production. In order to show the importance of tactile graphics for visually impaired students, which are inserted into the regular classroom, it was evaluated the techniques of construction and production of tactile graphic, and the steps of reading material. The results show that the graphs constructed instigate exploration, as much as it was a favor to tactile perception. It is necessary to respect the "living space" of the chart, in the case indicated by the distance between the hands. Regarding reading, the difficulties encountered were the identification of form, the notion of scale and coordinate system. <![CDATA[Registro de práticas e formação de professores: reflexão, memória e autoria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição da prática do registro nos processos de formação em serviço e de desenvolvimento profissional do professor. Organiza-se em três partes: na primeira, explicitamos concepções de diferentes autores sobre nosso objeto (FREIRE, 1996; GUARNIERI, 2001; SÁ-CHAVES, 2004; WARSCHAUER, 1993, 2001; ZABALZA, 1994, 2004); na segunda, detemo-nos na análise de registros diários produzidos por uma professora de Educação Infantil, procurando destacar elementos que elucidem a relação entre registro, reflexão e formação; ao final, indicamos a necessidade de caminhar do registro como postura individual ao registro como processo coletivo, como sugere a perspectiva da documentação pedagógica descrita em bibliografia italiana (BALSAMO, 1998; BENZONI, 2001; BORGHI, APOSTOLI, 2001; GANDINI, GOLDHABER, 2002). O registro pode contribuir para os processos de desenvolvimento profissional e organizacional, em uma escola reflexiva (ALARCÃO, 2002, 2003) e verdadeiramente pública porque se faz visível à sociedade via documentação das experiências que educadores e crianças constroem juntos (MALAGUZZI, 1999).<hr/>This article aims at analyzing the contribution of the register of practices in the process of in-service training and teacher development. It is organized in three parts: first, we elucidate concepts of different authors about our object (FREIRE, 1996; GUARNIERI, 2001; SÁ-CHAVES, 2004, WARSCHAUER, 1993, 2001; ZABALZA, 1994, 2004), in the second part, we analyze some register of practices produced by a professor of early childhood education, seeking to highlight elements that indicate the relationship between register, reflection and training; in the end, we indicate the need to move the register as individual attitude to the register as a collective process, as suggested by the perspective of pedagogical documentation described in Italian literature (BALSAMO, 1998; BENZONI, 2001; BORGHI, APOSTOLI, 2001; GANDINI, GOLDHABER, 2002). The register of practices can contribute to the processes of professional and organizational development, in a reflective school (ALARCÃO, 2002, 2003) and truly public because it makes visible to society by documentation of the experiences that teachers and children build together (MALAGUZZI, 1999). <![CDATA[Utilização da sacola ecológica como recurso didático do zoológico “Quinzinho de Barros” na educação ambiental em espaços não-formais de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Zoológico de Sorocaba desenvolve vários programas de educação ambiental para escolares e para a formação continuada de professores, sendo um deles a visita orientada. Essa visita tem como objetivo promover interação entre o público e o monitor, durante um passeio pelos setores do Zoo. Nesse passeio, é utilizada a sacola ecológica com a finalidade de apresentar conceitos relacionados à conservação do meio ambiente, preparando os alunos para a atividade. Esse trabalho investigou a aplicação da sacola ecológica como recurso didático de ensino-aprendizagem durante a visita monitorada. Foram acompanhadas duas visitas, com alunos de escolas públicas com idade entre seis e oito anos. A coleta dos dados ocorreu com uma turma que utilizou previamente a sacola ecológica em sala de aula, e outra turma que apenas realizou a visita ao zoológico sem a utilização da sacola. Os instrumentos utilizados foram observações e entrevistas semiestruturadas com o monitor, alunos e professores das duas turmas. Após a análise dos dados, pôde-se concluir que a utilização da sacola ecológica, atrelada às atividades escolares, é um importante recurso didático na assimilação dos conceitos apresentados.<hr/>The Sorocaba’s Zoo has been developing several environmental education programs for students and for the teachers’ continuing education, being one of these programs, the oriented visit. This visit has as target to promote the interaction between the public and the Zoo visitors guide during the tour by the Zoo’s different areas. In this tour the ecological bags are used with the finality of showing several concepts related to the environmental conservation, this way, educating the students for the visit. This environmental project researched the application of the ecological bag as teaching and learning resource tool during the oriented visit. Two group visits of six and eight year old students from public schools were guided and oriented. The data occurred with a group which used previously the ecological bag in their respective classrooms at school, and an other group which just visited the Zoo and did not make any use of the ecological bag. The tools used were the interview and observations performed with the zoo guide, students and teachers from both groups. After analysis of the data obtained, it was concluded that the ecological bag is an important didactical resource if linked to the school activities in the assimilation of the concepts presented in this research.