Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620120001&lang=es vol. 22 num. 39 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.<hr/>This article is a bibliographic review on the different pedagogical theories and their relation to the teachers’ makeup. It presents the counterpoint between traditional school, based on the strength of models and the study of classics of human history, and the new school, which defends the idea of focusing on student’s activity and methods and programs based on the child’s experience. It adopts, for doing this, the following theoretical frame: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994), and Gauthier (1998), among others. It proposes a reflection on the school as the main education strategic resource of human communities and on the knowledge required to the teaching professionalization. It discusses, also, the pedagogies adopted by the State of Sao Paulo Education Bureau, in the last decades, including the new official syllabus, and the influence of the State and the market in the teaching practice. <![CDATA[Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores.<hr/>The pedagogical content knowledge (PCK) is used by the teacher to transform his/her knowledge about the content in knowledge comprehensible and teachable for students. For the construction of PCK, literature indicates that prospective teachers should come across to issues inherent to carrying out teaching since their entrance in pre-service formation, and not only during the curricular training. In view of the above, this essay is aimed at reflecting on the relationship between the contexts of pre-service formation and teacher practice in the Basic Education, as well as possible reflections of the experiences of pedagogical practices in the curricular training for prospective teachers and to build their PCK. Consulted literature suggests that: the context of formation needs to permeate and be permeated by social and educational contexts which surround the courses, with the relation between initial formation and Basic Education being ruled by harmony, complementarity, and reciprocity; the participation of pedagogical practices in the construction of PCK allows prospective teachers to get to the curricular training in better conditions to take responsibilities inherent to this stage of their teaching formation; and even though literature does not make strategies evident for the implementation of pedagogical practices, it has been increasing the consensus that they need to be distributed horizontally in courses of formation of prospective teachers. <![CDATA[Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta discussão sobre aspectos da prática pedagógica de professores, enfatizando aprendizagens realizadas em processos de socialização ocorridos na escola. Parte-se do conceito de prática docente formulado por Gimeno Sacristán (1999), ou seja, como expressão de conjunto de esquemas práticos que o professor mobiliza em sua ação, e que são adquiridos, entre outros aspectos, pela experiência. Também, utiliza-se o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2002). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dez professores do ensino fundamental I em duas escolas públicas estaduais paulistas. As análises permitem afirmar que parte considerável do ofício é aprendida na prática e são, no mais das vezes aprendizagens tácitas, ou seja, não ocorrem de forma intencional. Na pesquisa, destacaram-se aprendizagens de práticas relacionadas às rotinas escolares e ao funcionamento da escola, práticas de controle e de relacionamento com os alunos e práticas de organização e seleção de conteúdos.<hr/>In this paper I present discussion on aspects of teaching practice, emphasizing learning that occurred in the socialization processes at school. It adopts, OU it is adopted the concept of teaching practice according to Gimeno Sacristán (1999), as an expression of practical schemes that mobilize the teacher and that are acquired, among other aspects, by experience. Also, it uses the concept of teacher knowledge (TARDIF, 2002).Data were collected through interviews with ten teachers in two public elementary schools in São Paulo state. Analyses have revealed that the occupation is learned in practice and that this learning is not intentional. In research, learning practices related to routines and the school operation, control practices and relationship with students and practices of organization and content selection stood out. <![CDATA[Prática de ensino em (micro)história e linguagem cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica <u>no</u> e <u>do</u> local]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais - no caso, o cinema - o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.<hr/>This article has the objective to rethink concepts, contents and objectives of themes connected with the area of History through the articulation between the use of audiovisual languages - in case, the cinema - the role of the narrative and the construction of practices of teaching, all based on the studies of micro-history. We do not want to discuss only the educational and empirical potential of the technological resources inside the classrooms, but, specially, we want to understand the possible and real ways of transformation of the students, when they turn into subjects who creates new knowledges, by making short-length movies. This pedagogic tool and technological can help us think about the PCN's prerogatives, like, the increase in value of the place and of the daily life (of the pupils), the respect to the diversity and plurality, the role of the subjects in History. The proposal here presented is a result of a project carried out at the Fundação Educacional de Fernandópolis between 2009 and 2010, as works of conclusion of course developed by pupils of the degree course in History. <![CDATA[A nova filantropia capitalista e a intensificação do trabalho docente: reflexões sobre o voluntariado empresarial.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo sintetiza resultados de pesquisa obtidos pelos autores sobre os novos formatos da filantropia capitalista por meio do trabalho voluntário. Coloca em relevo, especificamente, práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito das empresas com “responsabilidade social” consolidando uma nova modalidade de trabalho docente. A partir dos discursos dos gestores da empresa e dos docentes voluntários, as análises problematizam os paradoxos, contradições e ambiguidades presentes nas ações voluntárias, apreendendo os processos de intensificação laboral presentes no conjunto dos mecanismos da administração capitalista, os quais incidem sobre as dimensões subjetivas do trabalhador e nas dimensões objetivas de ampliação do capital.<hr/>This paper summarizes research results obtained by the authors on the new formats of capitalist philanthropy through volunteering work. It highlights, especially, teaching practices developed in companies with “social responsibility”, consolidating a new modality of teacher’s work. From speeches of company managers and volunteer teachers, the analyses contextualize the paradoxes, contradictions, and ambiguities found in volunteering activities, catching the processes of work intensification observed in the set of devices provided by the capitalist administration, which focus on the subjective dimensions of the worker and the objective dimensions of capital accumulation. <![CDATA[O currículo de Harry Potter: representações de escola e currículo na literatura infanto-juvenil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo analisar as representações de escola e currículo divulgadas pela série de livros Harry Potter. Sucesso em todo o mundo, a série Harry Potter é composta por sete livros que contam as aventuras de um menino que, aos 11 anos, descobre ser um bruxo e é enviado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde aprenderá a usar seus poderes mágicos. Com base na vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais, considero que a representação não apenas apresenta uma realidade, mas atua ativamente na sua construção. O argumento desenvolvido é do que a escola entendida como ideal pelos livros é aquela que é um lar para professores/as e alunos/as, que é segura e que agrupa os/as estudantes segundo suas habilidades e características individuais. O modelo curricular divulgado pela série é uma fusão do currículo científico com o currículo prático. Tendo em vista a abrangência dos livros, é importante compreender como a educação vem sendo divulgada em um artefato cultural não escolar endereçado para os/as jovens.<hr/>The aim of this paper is to analyze the representations of school and syllabus divulged by the Harry Potter book series. Successful all around the world, this series consists of seven books telling the adventures of a boy who, at 11 years of age, discovers himself to be a wizard, being sent to Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry, where he learns to use his magic powers. Based on the post-structuralist Cultural Studies, I consider the representation not only presents a reality, but pushes actively for its construction. The claim developed is that the school ideally understood by the books is the one serving as home to teachers and students, safe, and grouping the students according to their skills and individual features. The curricular model divulged by the series is a fusion between the scientific syllabus and the practical one. Having in mind the comprehensiveness of the books, it is important to understand how education has been divulged in a non-school cultural product addressed to young people. <![CDATA[Educação superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do Reuni: avanços e controvérsias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma discussão sobre as políticas de expansão da Educação Superior, afirmando as influências do neoliberalismo e explicitando as contradições da legislação e das reformas nesse nível de educação no Brasil após os anos 1990. Questiona o modelo da Universidade Nova em relação à realidade brasileira e os parcos investimentos disponíveis para tal reforma. Chama a atenção para o perigo de uma expansão de vagas em detrimento da qualidade do ensino, o que representaria o sucateamento da universidade pública. Aponta as contradições do Reuni, com ações improvisadas e condicionamento das verbas, mediante o cumprimento de metas. Por um lado, reconhece o aumento de vagas na Educação Superior, e, por outro, reafirma que a democratização do acesso exige universidades com autonomia financeira, cursos bem estruturados com currículos inovadores, professores bem qualificados, infraestrutura adequada e condições de oferecer ensino de boa qualidade, com pesquisa que almeja a produção de conhecimentos novos e extensão universitária.<hr/>This paper presents a discussion on the policies to expand Higher Education, stating the influences of neoliberalism and explaining the contradictions in legislation and reforms at this level of education in Brazil after the 1990s. It questions the model of the New University with regard to the Brazilian reality and the poor investments available for such a reform. It calls attention to the danger of prioritizing the increase in the number of vacancies instead of the quality of teaching, something which would represent the scrapping of the public university. It highlights the contradictions of Reuni, with improvised actions and conditioning of funds, through the achievement of goals. On one hand, it recognizes the increasing number of vacancies in Higher Education and, on the other, it reaffirms that democratization of access requires universities with financial autonomy, well-structured courses with innovative curricula, qualified professors, adequate infrastructure, and high quality teaching, with research aiming the production of new knowledge, as well as university extension. <![CDATA[Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP - Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros.<hr/>This paper was developed through literacy events about English language, understood as a social practice of writing and reading. The subjects involved in this research were women, between forty and seventy years old, students of a Young and Adult Education Project (PEJA) that occurs at UNESP/Rio Claro, who are looking forward to conclude basic school. We intended to see in their speeches reflections about the English language presence in our society and how they deal with this foreign language. Thus, we optimize this contact exposing those women to daily situations where English language was present. To foment dialog and ideas discussions, we brought to the classes common elements, materials such as street advertisements photos with words in English. We noticed that most students recognize the constant English presence and, even though they never had formal English education, they were able to establish relations between the uses of English words in everyday Portuguese at most different spheres of life. And, at many times, foreign word comprehension is related to English words use instead of a native one leading to an English naturalization process in the Brazilians speeches world. <![CDATA[Final-idades dos tempos da infância: crianças pequenas, relações de idade e educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo objetiva divulgar os resultados de pesquisa de doutorado concluída, que investigou, através de estudo etnográfico, as relações de idade entre crianças pequenas (de 3 a 6 anos) em uma instituição de Educação Infantil pública paulista. Através da ampliação do conceito de infância para além de um recorte etário, no campo das Ciências Sociais, em especial, na Antropologia, articulada às produções brasileiras e italianas no campo da Educação Infantil, as crianças revelam que não são somente reprodutoras das determinações etapistas e cronológicas impostas, mas também, inventoras de novas formas de se ter determinada idade, questionadoras das finalidades das idades da infância e propositivas na construção de uma pedagogia anti-idadista e interetária.<hr/>This article aims to divulge the results of a completed doctor research, that investigated, through ethnographic study, the age relationships between small children (from 3 to 6 years) at a public Early Childhood Education institution in the state of Sao Paulo, Brazil. Expanding the concept of childhood beyond an age scope, within the field of Social Sciences, particularly Anthropology, articulated to the Brazilian and Italian productions in the field of Early Childhood Education, children show to be not just reproducers of determinations according to steps and timelines imposed, but they are also inventors of new ways of being a certain age, questioning the goals of the childhood ages and proposing the construction of an anti-age and inter-age groups pedagogy. <![CDATA[Educação entre a teoria e a práxis: o legado de Marx diante da crise do capitalismo contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es “Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.” Foi a partir das premissas superficiais da 11ª tese sobre Feuerbach que o pensamento de Marx recebeu as mais honrosas exaltações e as mais duras refutações. No palco do século XX, a “rotulagem” marxista atingiu o ápice com o movimento operário e o socialismo real. Entretanto, no crepúsculo do século XX, o inesperado colapso do modelo de “capitalismo estatal” soviético deixou paralisado o pensamento de esquerda e a crítica capitalista marxista, permanecendo no máximo como possibilidade de uma reivindicação nostálgica defensiva. Mas o próprio Marx concebia sua crítica da economia política como uma reflexão que ultrapassava sua aplicabilidade prática. Se esse aspecto da crítica categórica do capitalismo apresenta-se, por um lado, como algo que congela a ação, por outro, mostra-se adequado a interpretar a crise global que se desencadeia. Ao mesmo tempo que desconstrói o vigente discurso hegemônico do progresso, da eficiência e da produtividade, abre espaço para uma perspectiva de experiência educativa de valorização das relações vitais sensíveis, da arte, da cultura do ócio, imputadas como supérfluas e colocadas a serviço da onipresente coerção da produção abstrata de riqueza.<hr/>“The philosophers have only interpreted the world in various ways; the point is, however, to change it.” It was from the superficial premises of the 11th thesis on Feuerbach that Marx’s thought received its most distinguished exaltations and its hardest refutations. In the XX century stage, the Marxist “labeling” reached its apex with the labor movement and the actual socialism. However, in the twilight of the XX century, the unexpected collapse of the Soviet “state capitalism” model paralyzed the left’s thought and the Marxist capitalist criticism, which remained, at most, as a defensive nostalgic claim. But Marx himself conceived his political economy criticism as a reflection surpassing its practical applicability. If this aspect of the categorical criticism of capitalism shows up, on one hand, as something freezing action, on the other, it shows up suitable to interpret the global crisis which it triggers. At the same time that it disassembles the current hegemonic discourse of progress, efficiency, and productivity, it opens space for a perspective of educative experience appreciating the sensitive vital relations, the arts, and the idle culture, imputed as superfluous and put at the service of the omnipresent coercion of abstract wealth production.