Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620120003&lang=pt vol. 22 num. 41 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Relação entre o desempenho no processo seletivo para acesso ao ensino superior e o aproveitamento durante um curso de medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo apresenta a relação existente entre os resultados obtidos no 1o Processo Seletivo de 2003, realizado pela Universidade Católica de Brasília para o curso de Medicina, e das variáveis sociodemográficas (sexo, idade, local de moradia e local de nascimento) com o desempenho dos alunos aprovados nos três primeiros semestres do curso. Para tanto, validou-se o processo seletivo para o ingresso dos alunos no curso e foi determinado se o resultado obtido no processo seletivo interfere no desempenho dos alunos no curso. Assim, o poder discriminante das provas de Matemática, Biologia e Química indicam que tais avaliações são capazes de diferenciar os candidatos com mais habilidade daqueles que apresentam menor domínio desses conteúdos e, portanto, atingem o objetivo que é a classificação dos melhores candidatos. Conclui-se que as influências do resultado do concurso vestibular e das variáveis sociodemográficas consideradas apresentam-se cada vez menores no decorrer do curso, o que indica que é a dimensão de realização acadêmica a que assume maior importância na explicação do rendimento escolar dos alunos.<hr/>The study shows the correlation between the results obtained in the first selection process for 2003 conducted by the Universidade Católica de Brasilia for the medical school and the socio-demographic variables (gender, age, place of residence and place of birth) with the performance of students passed in the first three semesters. To this end, we validated the selection process for student enrollment in the course and determine if the result obtained in the selection process interferes with the performance of students in the course. Thus, the discriminating power of the tests of mathematics, biology and chemistry indicate that these evaluations are able to differentiate the candidates with the most ability of those who have a lower area of the contents and, therefore, reach the goal that is the ranking of the best candidates. It is concluded that influences the outcome of the contest vestibular and socio-demographic variables considered have become increasingly smaller over the course indicating that it is the dimension of academic achievement that assumes greater importance in explaining the performance of pupils. <![CDATA[Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto discute possíveis relações entre as estratégias de resolução de conflitos e a construção de projetos vitais dos jovens, por meio de análise das influências dos sentimentos e emoções no pensamento. Buscou-se investigar de que forma as emoções e os sentimentos, relacionados aos interesses e preocupações dos jovens, configuram-se no raciocínio. Parte-se de dados provenientes de entrevista semi-estruturada realizada com 20 jovens, de 20 a 24 anos, estudantes de Ensino Superior do interior do Paraná. A partir da análise, fundamentada na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, foram identificadas relações entre a natureza dos interesses e preocupações dos jovens e o raciocínio implicado nos sentimentos e emoções comentados. Os resultados apontam que a construção de projetos vitais pode estar relacionada ao modo como os jovens encaram os conflitos, de modo que são traçadas considerações acerca da indissociabilidade entre afetividade e cognição, e de implicações aos processos educativos voltados à juventude.<hr/>This paper discusses possible relations between the strategies of conflict resolution and the construction of youth purpose, through analysis of the influence of feelings and emotions in thought. It was investigated how the emotions and feelings related to the interests and concerns of youth configure in reasoning. Data were collected by semi-structured interviews conducted with 20 youth (20-24 years old), academic students of Paraná state. From the analysis, based on theory of Organizing Models of Thinking, relations were identified between the nature of the interests and concerns of youth and the feelings and emotions. The results show that the construction of youth purpose may be related to how young people perceive conflict, so that considerations are drawn about the inseparability between affect and cognition, and implications to educational processes aimed at youth. <![CDATA[Psicologia do desenvolvimento no currículo de formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo focaliza o papel do estudo da Psicologia do Desenvolvimento no currículo dos cursos de formação de professores. O objetivo deste artigo é enfatizar a importância da Psicologia do Desenvolvimento para todas as pessoas que serão responsáveis pela educação de crianças e adolescentes. A metodologia analisou a natureza e os objetivos da Psicologia do Desenvolvimento como um campo de conhecimento para os futuros professores nas escolas. Psicologia do Desenvolvimento foi considerada em relação aos domínios cognitivo, afetivo, social, moral e físico. Teorias da Psicologia do Desenvolvimento são a base da prática educacional na escola e, por isso, é sugerido que seja dada mais atenção à Psicologia do Desenvolvimento nos currículos dos cursos de formação de professores. Como uma conclusão, pode ser dito que a Psicologia do Desenvolvimento é indispensável para todos que pretendem trabalhar em escolas e, especialmente, para o professor. Teorias da Psicologia do Desenvolvimento são a base da prática educacional na escola. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento são avaliadas como instrumentos principais para professores em todos os diferentes campos de conhecimento.<hr/>This article focuses on the role of the study of Developmental Psychology in training teacher courses’ curriculum. The objective of this article is to emphasize the importance of Developmental Psychology for all those people who will be responsible for children and adolescent education. The method was to analyze the nature and aims of Developmental Psychology as a field of knowledge for future school teachers. Developmental Psychology was considered concerning cognitive, affective, social, moral and physical realms. Theories of Developmental Psychology are the basis of educational practice in school and because of this it is suggested that it should be given more attention to Developmental Psychology in training teacher courses’ curricula. As a conclusion it can be said that Developmental Psychology is indispensable for all those who intend to work at school and especially for teacher. Theories of Developmental Psychology are basic to educational practice. Contributions of Developmental Psychology are assessed as main tools for teachers in all different fields of knowledge. <![CDATA[Educação e fotografia: uma análise quantitativa do projeto “olhar socioambiental”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo procura descrever o processo de desenvolvimento do projeto “Olhar Socioambiental”, uma ação extensionista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), envolvendo alunos dos cursos de Bacharelado em Turismo e Licenciatura em Ciências Biológicas, bem como mostrar a sua importância para as comunidades trabalhadas. O projeto constitui-se de oficinas fotográficas, objetivando estimular a criatividade e, também, desenvolver uma nova percepção de conservação ambiental dos jovens envolvidos, usando a fotografia como ferramenta de educação. O levantamento estatístico realizado nas comunidades foi feito por meio de dois questionários, cujas informações utilizadas possibilitaram traçar um perfil dos participantes da ação extensionista, assim, criou-se uma análise com gráficos, para ilustrar tais relevâncias do estudo e sua profundidade. O projeto foi importante, nesse sentido, para a realização de um levantamento estatístico sobre o perfil dos alunos dessas comunidades, no caso especifico do objeto de estudo do presente trabalho, as comunidades do Delta do Parnaíba. O projeto trouxe informações relevantes sobre seus hábitos, valores e necessidades.<hr/>This article seeks to describe the process of developing the “Socio-environmental Look Project” an extension action of the Federal University of Piauí (UFPI), involving students of Tourism Bachelor and Biological Sciences Degree as ewll show its importance worked for the communities. The project consists of photographic workshops aimed at stimulating creativity and also develop a new awareness of environmental conservation of the youth involved using photography as a tool for education. The statistical survey conducted in the communities was done by means of two questionnaires, which allowed information used to profile the participants of this action extension thus created an analysis with graphics to illustrate the relevance of these study and its depth. The project was also important to conduct a statical survey on the profile of students from these communities, in the specific case of the subject matter of this work, the Parnaibas’s Delta communities. The project has relevant information about your habits, values and needs. <![CDATA[As imagens do “natural”: uma análise da dominação masculina nos livros didáticos de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz uma análise de imagens presentes em três livros didáticos de ciências à luz do conceito de dominação masculina desenvolvido por Pierre Bourdieu. Parte-se do pressuposto de que o livro didático, como meio legítimo para disseminação de conhecimentos no universo escolar, ao conter em suas imagens princípios dominantemente masculinos, inculca e reproduz arbitrariedades que este tipo de dominação suscita. Para tanto, inicia-se o artigo relacionando a instituição escolar com o livro didático, também com os sentidos que tal relação supostamente produz. Na sequência são analisadas duas categorias de imagens, isto é, de atlas do corpo humano e de atividades físicas que têm como elemento principal o corpo masculino e feminino. Por conseguinte, tomando as imagens como meio para discutir as características que apresentam, dentro da lógica de dominação, simbolicamente masculina, demonstra-se na materialidade dessas formas o modo com que o simbólico se apresenta. As considerações finais apontam para uma problematização do livro didático enquanto instrumento de formação de conceitos e subjetividades escolarizadas.<hr/>This article is an analysis of images in the three science schoolbooks in the light of the concept of male domination developed by Pierre Bourdieu. It starts from the assumption that schoolbook, as a legitimate means to disseminate knowledge in the school environment, when the images contain predominantly male, inculcates and reproduces the arbitrariness that this kind of domination imposes. To this end, the article begins by relating the school institution with the schoolbook, also senses that this relationship supposedly yields. Following are analyzed two categories of images, namely, an atlas of the human body and physical activity that has as its main body and females. Following are analyzed two categories of images, namely, of atlas of the human body and physical activity that has the male and female body as it main element. Therefore, taking as an element to discuss the characteristics that the images show, within the logic of symbolic domination male, is demonstrated in the materiality of these forms so that the symbolic features. The final considerations point to a questioning of the textbook as a tool for concept formation and schooled subjectivities. <![CDATA[Problematização do tempo na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tempo, como categoria imprescindível a ser discutida e pensada nas instituições escolares, faz parte da temática central do presente artigo. A distinção entre instituições escolares e educacionais faz-se importante para as reflexões propostas: por instituições escolares entendem-se as escolas, foco deste artigo, como dito, e por instituições educacionais toda instituição que se preste à educação do indivíduo, como a família. Sob essa perspectiva, discutimos o referido conceito abordando diferentes faces que o compõem: a instituição escolar e a instituição educacional; o tempo cronológico e o tempo vivido; o tempo oculto das escolas; o tempo de aprendizagem do aluno e o tempo de ensino do professor. As reflexões realizadas perpassam os seguintes questionamentos: Como poderíamos reconfigurar o tempo na escola com relação ao tempo determinado pela sociedade? Poderíamos pensar a escola sem o controle rígido do tempo cronológico? Se constata que não é possível deduzir unilateralmente o tempo da escola, nem a escola do tempo, por isso, um primeiro passo para cogitar outra possibilidade de organização deste, no espaço escolar, seria repensá-lo enquanto referência única na/para a sociedade de maneira geral. Assim, viu-se que o controle do ritmo em que as coisas devem acontecer é reflexo da organização que o homem quer ter a todo o momento, sob o auspício do tempo cronológico. Em face das reflexões realizadas conclui-se que os alunos e professores “reféns” de um tempo programático e condensado têm dificuldade em superar essa lógica na rotina do espaço escolar.<hr/>Time, an essential category for discussion and reflection in educational institutions, is part of the main subject of this paper. The distinction between school institution and educational institution is important for these reflections: the first institutions we understand as school, focus of this paper; and the second we comprehend any institution that offers education to a person, as a family. From this perspective, we discuss this concept covering different facets that make up the educational institution and the school institution; time and chronological time, the time hidden in schools, the learning time of students and the teacher's teaching time. The questions presented: How can we rebuild this time without the time determined by society? One might think of the school without this timing control? What is proposed, in fact, is the realization that one can not unilaterally deduct the time from school or school from time and, to overcome this issue, it would be better to start rethinking this category. We saw that the control the rhythm of time that things should be happen, is a reflection of the organization that the man wants to have all the time, with chronological time. From the reflections presented, we conclude that having students and teachers as "hostages" of the condensed time and not thinking, there is in a different way of conceiving the routine at schools. <![CDATA[Dialogando com o saber matemático em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto, analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemático. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa, passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtin, e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula, quando o professor atua a partir de uma posição estratégica, dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade.<hr/>This paper analyzes the process in which the teacher creates a problematic communication, in the situation of the classroom, giving students a possible condition for becoming a Subject of the learning, questioning about negotiation of solutions to problems. The teacher's attitude implies an understanding of the value of the place in which they are in the process of recognizing the subject and the importance of this place as a unique place in which learning can start. Here are parameters for this performance. In so doing, the teacher leads the student to become a legitimate member of the school as a community of practice. To support this analysis we examined the dialogical communication of Bakhtim and the difference between sense and meaning in a scientific literature. <![CDATA[O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo: novo fundo, velhas tendências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo precípuo analisar como o processo de municipalização do ensino fundamental, deflagrado no Estado de São Paulo a partir de meados dos anos 1990, se comporta no contexto do FUNDEB. Com base em levantamento e análise bibliográficos e documentais acerca da temática em tela, recuperam-se, inicialmente, a história e os desdobramentos de tal processo, antecipado/favorecido por medidas adotadas em nível estadual e fortemente induzido pelo agora extinto FUNDEF. Na sequência, demonstra-se que apesar do advento do FUNDEB, sistemática de financiamento voltada à cobertura de toda a educação básica, o processo de municipalização do ensino fundamental se mantém em curso no Estado de São Paulo. Mesmo representando significativo avanço em relação ao Fundo precedente, o Fundo vigente continua, também, a induzir, na prática, a municipalização da etapa escolar em questão. Por fim, revela-se que, em tempos de FUNDEB, o referido processo segue caracterizando-se pela permanência de marcantes tendências registradas durante a vigência do Fundo anterior: (1) adesão municipal fundada no enfoque economicista; (2) notória preferência das administrações municipais pelos anos/séries iniciais; e (3) segmentação do ensino fundamental.<hr/>This article aims to analyze how the process of elementary school municipalization, which has been introduced in the middle 90’s, has worked in the current FUNDEB context. Anticipated and favored by the state government decisions, and strongly induced by the substituted FUNDEF, the process history and enfoldments have initially been recuperated by means of bibliographical and documental analysis. The text demonstrates that the process of elementary school municipalization is still in course in São Paulo state, in spite of the new FUNDEB, the financial system applied to support the entire basic education degree. Although it represents a significant advance comparing to the previous one, the new Fund has also induced elementary school municipalization. The article finally reveals that even with FUNDEB, the mentioned process keeps showing the same remarkable trends observed under the previous Fund: (1) municipal adherence based on economic approach; (2) municipal authorities’ preference for the first years of elementary school; (3) elementary school partitioning. <![CDATA[Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam 46 estudos focalizados na revista, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que investigam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica.<hr/>The article aims to describe the Nova Escola Magazine and some of his staff about the educational thematizations. In addition, disclose the results of a survey conducted at the bank of theses and dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (Capes) about the academic research that between 2001 and 2010, took it as a motto, given its strong appeal in teacher education. The data indicate that the magazine is the subject of 46 studies, including masters and doctoral work, with a predominance of the former. The most searched topics, second reading of abstracts available in the portal Capes, refer to the journal represents how teacher identities, interfaces between language, discourse and ideological manipulation, and research to study the positioning of the Nova Escola on practices teaching aimed at teaching school subjects. Some issues addressed by the magazine often have been neglected for dissertations and theses, because they were not even found research on the conceptions of the journal for inclusive schools and literacy, among others. Indicates, therefore, the existence of gaps in the study of interfaces between education and educational media. <![CDATA[Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais: definições, características e causas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As causas e características dos problemas de comportamento são diversas e descrever esse fenômeno é importante para a promoção de intervenções educativas. Este estudo teve o objetivo de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares que preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; desvios do comportamento; desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; distúrbios; dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se, comportar-se de modo agressivo e ter acessos de raiva, e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa auto-estima. Quanto às causas dos problemas comportamentais, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência. Os dados fornecem informações sobre como a questão dos problemas de comportamento é compreendida pelos pais, contribuindo para subsidiar intervenções com o foco de orientar familiares sobre a prevenção dos problemas comportamentais.<hr/>The causes and characteristics of the behavior problems are diverse and describe this phenomenon is important in order to promote educational interventions. This study aimed to examining parental knowledge about behavioral problems. The participants were 79 parents of preschool children and schoolchildren who completed a questionnaire composed of five questions. With respect to their knowledge about child behavioral problems, parents described their perceptions such as: misbehavior, inappropriate attitudes and habits; behavior deviations; divergent patterns of behavior; disruptive behavior; and difficulty in knowing how to behave. Regarding the characteristics of externalizing behavior problems, according to parents their children behave aggressively and have temper tantrums, and with respect to internalizing behavior problems parents highlighted isolation and low self-esteem. Concerning the causes of behavior problems, they emphasized family factors as determinants of child outcome. The data provide information on the issue of behavior problems is understood by parents, helping to support interventions with a focus to guide families on the prevention of behavioral problems. <![CDATA[A libertação das crianças: contribuição filosófica para uma história da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062012000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As causas e características dos problemas de comportamento são diversas e descrever esse fenômeno é importante para a promoção de intervenções educativas. Este estudo teve o objetivo de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares que preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; desvios do comportamento; desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; distúrbios; dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se, comportar-se de modo agressivo e ter acessos de raiva, e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa auto-estima. Quanto às causas dos problemas comportamentais, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência. Os dados fornecem informações sobre como a questão dos problemas de comportamento é compreendida pelos pais, contribuindo para subsidiar intervenções com o foco de orientar familiares sobre a prevenção dos problemas comportamentais.<hr/>The causes and characteristics of the behavior problems are diverse and describe this phenomenon is important in order to promote educational interventions. This study aimed to examining parental knowledge about behavioral problems. The participants were 79 parents of preschool children and schoolchildren who completed a questionnaire composed of five questions. With respect to their knowledge about child behavioral problems, parents described their perceptions such as: misbehavior, inappropriate attitudes and habits; behavior deviations; divergent patterns of behavior; disruptive behavior; and difficulty in knowing how to behave. Regarding the characteristics of externalizing behavior problems, according to parents their children behave aggressively and have temper tantrums, and with respect to internalizing behavior problems parents highlighted isolation and low self-esteem. Concerning the causes of behavior problems, they emphasized family factors as determinants of child outcome. The data provide information on the issue of behavior problems is understood by parents, helping to support interventions with a focus to guide families on the prevention of behavioral problems.