Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620130001&lang=pt vol. 23 num. 42 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O sentido político das relações entre educação e autonomia e suas diferentes implicações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação, enquanto um processo social e uma prática política, pode assumir diferentes perspectivas e significações, atuando contra ou a favor de determinados modelos e valores. Partindo dessa premissa, este artigo procura tecer uma análise crítica acerca da apropriação do conceito de autonomia pelo discurso educacional vigente, na tentativa de esclarecer a significação política dessa apropriação e suas consequentes implicações em relação às diversas dimensões do processo educativo. Tal análise, construída a partir de uma reflexão teórica empreendida durante a concretização de uma pesquisa cujo foco incidia sobre a relação entre a prática educativa e a autonomia, permite constatar que, conquanto a autonomia possa estar sendo sujeitada a uma instrumentalização que reduz o seu verdadeiro significado e a coloca a serviço do ideário neoliberal, sua legitimidade ainda pode e deve ser garantida no âmbito educacional. Essa legitimidade implica o entendimento da autonomia de forma articulada aos fatores sociais, culturais, políticos, econômicos e ideológicos que condicionam a experiência dos sujeitos e das instituições, com vistas à construção de relações sociais mais justas e igualitárias.<hr/>The education, as a social process and a political practice, can take different perspectives and meanings, acting for or against certain models and values. From this premise, this paper makes a critical analysis about appropriation of the autonomy concept by the current educational discourse, in an attempt to clarify the political meaning of this appropriation ant its consequent implications for various dimensions of the educational process. This analysis shows that, although the autonomy may be being subjected to an instrumentalization that reduces its true meaning and puts it in the service of neoliberal conception, its legitimacy still can and should be ensured in the context of education. This legitimacy requires the autonomy be understood in connection to the social, cultural, political, economic and ideological factors that condition the individuals and institutions experience, towards the construction of social relations fairer and more egalitarian. <![CDATA[Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio analisa a implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) em duas unidades educacionais do município de Limeira-SP, as quais apresentaram o Ideb/2007 abaixo da média nacional e foram direcionadas a adotar o programa a partir de 2009. O PDE-Escola é um programa do Governo Federal que se proclama capaz de viabilizar a autonomia da escola, a obtenção de melhores resultados educacionais e a modernização da estrutura, organização e gestão escolares por meio de modelos administrativos gerenciais. Este estudo qualitativo teve por finalidade verificar se os objetivos delineados por tal programa, no que tange à garantia da autonomia escolar, ganham concretude na prática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com base na coleta de dados (entrevistas e questionários semiestruturados, análise documental e revisão bibliográfica). Os resultados obtidos acenaram para a imposição de um sistema padronizado e burocrático, pautado por mecanismos de monitoramento, cobrança e controle que dificultaram a conquista gradativa da autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas pesquisadas.<hr/>This essay analyses the implementation of the School Development Plan (PDE-School) in two educational units in Limeira, SP, who presented the Ideb/2007 below the national average and were directed to adopt the program starting in 2009. The PDE-School is a program of the Federal Government which proclaims itself capable of enabling the school autonomy, better educational outcomes and the modernization of the school structure, organization and management by means of administrative managerial models. The purpose of this qualitative study was to ascertain whether the objectives outlined for this program, with respect to the guarantee of school autonomy, gain concreteness in practice. The methodology used was case studies based on data collection (semi-structured interviews and questionnaires, documentary analysis and literature review). The results indicated the imposition of a standardized and bureaucratic system, based on mechanisms of monitoring, request and control that hindered the gradual conquest of pedagogic, administrative and financial autonomy of the schools surveyed. <![CDATA[Adoção de “Sistema Privado de Ensino”: análise de dois municípios paulistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo analisar o processo de adoção do sistema privado de ensino em dois municípios paulistas, tendo em vista a autonomia pedagógica frente à padronização curricular. Nos estudos de dois casos, intencionalmente selecionados, utiliza-se a metodologia qualitativa constituída pela pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, discute-se o cenário político nacional que contribuiu para a ampliação das parcerias entre esferas públicas e privadas no campo educacional. Na sequência, apresenta-se, brevemente, a caracterização e a experiência dos municípios no processo de municipalização e de aquisição do material didático, e, por fim, discute-se a padronização curricular versus a autonomia pedagógica. Verifica-se que, por mais que, as Secretarias da Educação dos municípios analisado tenham contado com a participação de alguns professores na elaboração do material didático, a autonomia deles no projeto constitui-se numa autonomia regulada tanto pelas gestões públicas quanto pelas instituições privadas.<hr/>This article aims to analyze the process of adopting the "private system of education" in two counties, with a view to teaching autonomy against the curriculum standards. In two case studies purposively selected using the methodology established by qualitative semi-structured interviews and documentary research. Initially, we discuss the national political scene contributed to the expansion of partnerships between public and private sectors in education. Following, we present briefly the characterization and the experience of municipalities in the municipalization process and acquisition of teaching materials, and finally, discusses the standardization versus curricular pedagogical autonomy. It appears that, much as the Departments of Education of the municipalities analyzed have relied on the participation of some teachers in the preparation of teaching materials, their autonomy in the project constitutes a self regulated both by public administrations and the private institutions. <![CDATA[Os enunciados da função social da escola nos discursos de educandos jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escola ainda é uma instituição privilegiada para muitos educandos da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), uma vez que oportuniza, entre outras coisas, o acesso ao saber socialmente valorizado e por qualificar esses educandos com os instrumentos da leitura, da escrita e dos fundamentos básicos da matemática. O presente artigo investiga os discursos sobre a função social da escola, de educandos jovens e adultos de uma escola pública, localizada na comunidade Mumbaba I, no Distrito Industrial de João Pessoa/PB. Aporta-se na análise do discurso, na perspectiva arqueológica preconizada por Foucault (2000). Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram identificar discursos que convergem para um entendimento de que a escola é a porta de acesso aos códigos linguísticos, à formação do caráter e à formação profissional, elementos essenciais que permitem às camadas populares uma melhor interação social e as ferramentas para o exercício pleno da cidadania.<hr/>The school is still a privileged institution for many students from education modality for youths and adults (EJA), since it provides an opportunity, among other things, the access to socially valued knowledge and qualifies these students with tools of reading, writing and basic fundamentals of mathematics. This paper investigates the discourses on the social function of school from students and young adults in a public school located in the community Mumbaba I, in the industrial district of João Pessoa / PB. The theoretical framework is based on the discourse analysis from an archaeological perspective advocated by Foucault (2000). The data were collected through semi-structured interviews. The results showed discourses that converge to an understanding that the school is the gateway to the linguistic codes, the character formation and professional training which are essential elements that provide students from lower classes a better social interaction and tools for their full achievement of citizenship. <![CDATA[O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes livros e artigos da literatura, resultados de pesquisas atuais e a pesquisa documental, a partir da análise da legislação vigente. Os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, em projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado.<hr/>The continued education of teachers, conceived as a global phenomenon, permeating the educational debates since the years 1990, as consequence, especially the pressures of the workplace and poor school performance of large segments of the population, evidenced by the government systems. Being conceived as a means of transforming the quality of education, integrate virtually every educational reforms. In Brazil, boosted LDB/1996 actions in this area, reflecting this period of discussions. The objective of this article, theoretical, analyzing the relationships between today's global situation and ongoing training of teachers, with the data sources the production of literature and document analysis. International organizations, like the World Bank, have an influence on guidelines for such training, which covered many of their recommendations in official documents such as the emphasis on in-service training and distance education. In the scenario of the new global order and neoliberal ideology, education is commodified and ongoing training, sometimes it is more than a formative project is an economic project, configured as a big deal as, such should, be governed the logic of the market. <![CDATA[Universidade e formação de educadores ambientais críticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como resultado de pesquisas já concluídas, discutiu-se acerca da Formação de Educadores Ambientais sob o viés crítico, compreendendo-a como um mecanismo de superação do modelo de sociedade vigente. Com a gravidade dos problemas socioambientais, naturalizam-se discursos e práticas conservadores por dentro e por fora do contexto escolar. Políticas de formação de educadores surgem sem aprofundamento crítico, limitando-se a experiências romantizadas, tecnicistas e comportamentais. Porém, entende-se ser possível infiltrar, por entre as brechas existentes, uma Educação Ambiental crítica, emancipatória e transformadora que questione e lute por qualidade de vida e justiça socioambiental. Fundamentado em textos de autores da área, neste artigo, intenciona-se, por conseguinte,refletir sobre a formação do educador ambiental crítico e sobre a incorporação dessa dimensão na Universidade. Embora um importante espaço social para reflexão, formação e difusão de novos conhecimentos acerca da educação, a Universidade insere a dimensão ambiental de modo reduzido nas licenciaturas.<hr/>As a result of concluded researches, it was discussed about the Formation of Environmental Educators in the critical boarding, understanding it as a mechanism to overcome the model of prevailing society. With the severity of social and environmental problems, conservative discourses and practices were naturalized inside and outside of school. Policies for formation of educators appear without critical absorption, limited to romanticized, behavioral and technicist experiences. However, it is understood to be possible to infiltrate, through the existent gaps, an emancipatory, critical and transforming Environmental Education to question and fight for quality of life and environmental justice. Based in authors of this field, in this article, it was intended to reflect about the formation of environmental educators and the incorporation of this critical dimension in the University. However an important social space for reflection, formation and dissemination of new knowledges about education, the University introduces the environmental dimension reduciously in the degrees. <![CDATA[O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Muito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em ensinar estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é investigar as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico.<hr/>Very commonly the practice of a foreign language teacher is based on isolated structures, thus directing students’ attention only to formal aspects of the language (WILLIAMS, 2001). This fact generates a decontextualized lesson where the teacher is the center of his/her practice and a series of activities is proposed in a "mechanical" way without creating real possibilities to develop students’ learning. The central aim of this paper is to investigate other possibilities of pedagogical practice grounded in meaningful communication, which fosters learning. In order to do so, theoretical concepts concerning the input and output; the focus on the forms and focus on form (FonF); teaching under a meaningful perspective and the teaching and learning of a foreign language representations are discussed. Accordingly, data from a collaborative action research that emerges from the desire of an English teacher to discover a new possibility for her pedagogical practice is presented and discussed. <![CDATA[Constituição histórica da criança com paralisia cerebral como anormal e os reflexos na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo compreender a relação entre a constituição histórica dacriança com paralisia cerebral e a educação. Trata-se de um estudo de análise histórica e bibliográfica, a partir da concepção genealógica de Michel Foucault. A criança com paralisia cerebral é atualmente vista, em nossa sociedade, como uma criança anormal. Assim, elas são privadas de certas oportunidades em suas atividades, submetidas a uma dependência dos adultos, por serem protocoladas como deficientes e incapazes. Dessa forma, faz-se necessário um estudo sobre a história da constituição do conceito de deficiência, e de anormalidade, tanto nos paradigmas biomédicos, quanto no que diz respeito aos aspectos socioculturais, buscando compreender os efeitos desses conceitos sobre a criança e de suas implicações para a educação. Crianças com paralisia cerebral já foram incluídas na loucura, na idiotia, no retardo mental. No século XIX foram caracterizadas como doentes e, no mesmo século, passam de crianças doentes para crianças anormais.<hr/>This article aims to understand the relationship between the historical constitution of the child with cerebral palsy and education. Thisis a historical analysis and study of literature, from the genealogical conception of Michel Foucault. The child with cerebral palsy is currently seen in our society, as an "abnormal" child. Thus, they are deprived of certain opportunities in their activities, subject to a dependence on adults, because they are filed as disabled and incapable. Thus, it's necessary to study the history of the constitution of the concept of the disability, and of the abnormality, as the biomedical paradigm, as about the socio-cultural aspects, trying to understand the effects of these concepts on the child and their implications for the education. Children with cerebral palsy have been included in the madness, the idiocy, mental retardation. In the nineteenth century they were characterized as patients and in the same century, they passed of sick children for “abnormal” children. <![CDATA[Licenciatura em Computação e Profissionalidade Docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é analisar questões relativas à profissionalização e profissionalidade docente no que se refere à Licenciatura em Computação. Este estudo foi realizado a partir da análise de alguns aspectos das matrizes curriculares de cursos de Licenciatura em Computação da UNEMAT, elementos da legislação e do contexto em que se inserem esses cursos e de discussões atuais acerca do profissional professor de Computação. As normas que orientam essa formação e as propostas curriculares apresentam contradições: o curso é uma licenciatura, mas a definição do perfil profissional não se restringe à docência; os egressos serão professores da Educação Básica, mas não há esse campo de atuação ou disciplina previsto em sua organização; apenas para o Ensino Médio, são indicados conhecimentos, competências e habilidades na área de Informática. As propostas de formação analisadas (Diretrizes para Formação de Professores e a proposta curricular da Sociedade Brasileira de Computação) se orientam pela demanda da sociedade contemporânea de profissionais flexíveis, aptos a atuar em mais de um campo de trabalho, dificultando a constituição da profissionalidade docente e o papel dos cursos de formação inicial em sua tarefa de contribuir para a profissionalização da profissão professor.<hr/>The objective of this project is analyse related issues to the profissionalization and teaching professionality in which refers to Degree in Computing. This study was conducted from the analysis of some curricular matrices elements in courses of Degree in Computing in development at UNEMAT, in Cáceres and Colider, of legislation items concerning, and the context of these courses and of the current discussions about the professional computing teacher. The standards that guide this formation and curricular proposals present contradictions: the course is a graduation, but the definition of the professional profile is not restricted to teaching; the graduates will be teacher of Basic Education, but there's not this field of action or discipline provided in the parameters that guide the teaching organization, unless in highschool, in whose PCNs are provided knowledges, competences and abilities in the Computers area. The professional formation proposals that were analysed, both the Guidelines for Teacher Training and the curriculum of the Brazilian Computer Society, showed theyself oriented by “flexible" professionals demanded by the contemporary society, they have to be able to act in more of a working field. It makes difficult the constitution of the teaching professionalism and the function of initial formation courses in the task of contributing for the profissionalization of the teacher profession. <![CDATA[Autoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute o significado de educação para a liberdade na Pedagogia Waldorf. A análise fenomenológica é adotada como suporte para compreensão do autodesenvolvimento da consciência docente em direção à sua potencialidade intuitiva. A autoeducação dos professores é a tradução prática dos fundamentos filosóficos concebidos por Steiner. Na educação Waldorf, a autoeducação é explorada na dialética entre os movimentos psíquicos de simpatia e antipatia em relação ao mundo. A autoeducação seria, então, um princípio do individualismo ético do docente Waldorf para evitar tendências unilaterais do afastar-se ou perder-se da realidade. A conciliação entre os ideais de educação e o contexto real onde educador e educandos se encontram seria realizada pela capacidade criativa, denominada por Steiner de fantasia moral. Para não redundar em prescrições e receitas, ou fórmulas que apenas repetem o passado, o desafio do ideal da Pedagogia Waldorf é uma atualização do professor em nível existencial e profissional.<hr/>This paper discusses the meaning of education toward freedom in Waldorf education. The phenomenological analysis is taken as support for self-development of the teacher´s consciousness toward his intuitive potential. The self-education of teachers is the practical translation of the philosophical foundations elaborated by Steiner. At formation for Waldorf teachers, the self-education is explored in the dialectic between the psychic movements of sympathy and antipathy in relation with the world. The conciliation between the ideals of education and the real context, where teacher and students find themselves, would be achieved through the creative capacity, so-called by Steiner as moral imagination. The self-education would then be a principle of ethical individualism of the Waldorf teacher to avoid unilateral tendencies of moving away or losing from reality. To not result in prescriptions or formulas that merely repeat the past, the challenge of the ideal of Waldorf Education is an actualization of the teacher in existential and professional level.