Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620130002&lang=pt vol. 23 num. 43 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ciborgues e monstros em não- lugares: aspectos da educação em uma sociedade supermoderna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O sujeito que reside no ambiente escolar recebe a ação de forças específicas que o condicionam a certos comportamentos e determinam aspectos de sua personalidade. No entanto, ele mesmo causa impactos no sistema em que é inserido, por suas características de constante mutação. A Escola é, aqui, percebida como pano de fundo político, social e cultural desse ente social. Com base em algumas ideias de Michel Foucault e da dupla formada por Gilles Deleuze e Felix Guattari faz-se a análise dos instrumentos de poder e das ações neles presentes. Além desses, apresentam-se conceitos apoiados nas definições de Marc Augè, sobre as características do não-lugar na supermodernidade, lugar desprovido de experiência. Para apoiar a observação realizada a respeito do ser que habita a Escola, toma-se a ciborgologia, de Donna Haraway, oferecendo a chance de substituir a dicotomia homem versus máquina por uma ontologia do homem-máquina e as sete teses sobre os monstros, de Jeffrey Jerome Cohen que volta o olhar para a monstruosidade que nos cerca. É, portanto, possível identificar o que é a Escola e os entes que são a ela submetidos: um não-lugar repleto de infantes-ciborgues-monstruosos.<hr/>The subject who resides in the school environment receives the action of specific forces guiding the behaviors and fixing certain aspects of personality. However, this same element causes impacts on the system in which it is inserted, by changing their characteristics. The School here is observed as political, social and cultural background of this social entity. Based on some ideas of Michel Foucault and the duo Gilles Deleuze and Felix Guattari is possible to proceed the analysis of the instruments of power and the actions within them. Besides these, we present the definitions of concepts supported Marc Augé, on the characteristics of non-place in supermodernity, place devoid of experience. To support the observation made regarding the being that inhabits the School we use the ciborgology of Donna Haraway, offering the chance to replace the dichotomy of man versus machine by an ontology of human-machine and the seven theses on monsters by Jeffrey Jerome Cohen who looks at the monstrosity that surrounds us. It is therefore possible to identify what are the school and the ones that are submitted to it: a non-place filled of monstrous-cyborg-infants. <![CDATA[A (in) visibilidade da escola: implicações das avaliações externas no contexto escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No Brasil, desde os anos 1990, as políticas de avaliação em larga escala seguem políticas mundiais e se instalaram com o principal objetivo de verificar a qualidade da educação. Após quase 20 anos, os impactos dessas políticas nas escolas públicas evidenciam-se. A divulgação centrada nos resultados promove uma visibilidade e, concomitantemente, uma invisibilidade das escolas. Busca-se discutir os efeitos que estas avaliações têm promovido no trabalho docente e nas escolas, focalizando tensões geradas a partir dos exames nacionais pelos quais a escola básica passa. Procura-se, ainda, apontar possibilidades para que as avaliações, articuladas aos processos de avaliação interna, se deem dentro de um paradigma formativo e ancorado no conceito de qualidade negociada, apontando para o desenvolvimento da escola, do professor e das aprendizagens dos alunos. Compartilhamos análises de pesquisa realizada em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados. Como resultados, percebe-se que as avaliações alteram práticas pedagógicas na escola, apresentando características neotecnicistas, performativas, gerencialistas e de controle do currículo. Para além de nossas análises críticas, a pesquisa também focaliza olhares propositivos.<hr/>In Brazil, since the 1990s, the policies of large-scale assessments follow world politics and settled with the main objective of verifying the quality of education. After nearly 20 years, are visible the impact of these policies in public schools. The disclosure promotes a results-based visibility and, concomitantly, an invisibility of schools. We discuss the effects that these assessments have promoted the work of teachers and schools, focusing on tensions generated from the national examinations for which the school is basic. We try to also point out possibilities for assessments, linked to internal evaluation processes, to give within a training paradigm and anchored in the concept of negotiated quality, pointing to the development of the school, the teacher and student learning. Share analysis of research conducted in schools in the early years of elementary education at a municipal network. Data were collected through interviews and observations. We found that the ratings change pedagogical practices within schools presenting features neotechnicists, performative, and managerial control of the curriculum. In addition to our critical analysis, the research also focuses on purposeful looks. <![CDATA[As polêmicas faces do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute os problemas enfrentados pelo Ensino Médio, como a dicotomia entre trabalho e formação propedêutica, juntamente com a evasão escolar, que é ainda alarmante. Para contribuir com a discussão, foram utilizadas as concepções de Gramsci (1985) sobre a escola unitária, que oferece a formação propedêutica a todos os cidadãos para a função de dirigente. A superação da dicotomia e da evasão escolar, especificamente no Ensino Médio, ao contrário do que muitos pensam, implica na substituição dessa sociedade meritocrática e individualista, na qual o sujeito é totalmente responsabilizado pelo seu sucesso e pelo seu fracasso, por uma sociedade, na qual todos os bens materiais e culturais estejam disponíveis a todos os cidadãos. Logo, a solução não está em medidas remediáveis, como o governo tem proposto, pois os problemas têm raízes mais profundas do que imaginamos. Diante disso, constatamos que a escola sozinha não fará a mudança revolucionária na sociedade, no entanto, a revolução não se fará sem a escola. Não há como superar essa sociedade alienada com ações persistentemente alienadas.<hr/>This article discusses the problems faced by high school, as the dichotomy between work and training workup and truancy, the teaching at this level is still alarming. To contribute to the discussion, we used the ideas of Gramsci (1985) about the unitary school that offers training which prepared for all citizens to a manager. Overcoming the dichotomy and truancy specifically in high school, opposing to what many people think, implies the replacement of that individualistic and meritocratic society, in which the person himself is totally responsible for his success and his failure, where all goods and cultural materials are available to all citizens. Therefore, the solution lies not in remediable actions, as the government has proposed that the problems have deeper roots than we think. Thus, we think that the school itself will not make a revolutionary change in society; however, the revolution will not happen without school. There is no way to overcome this alienated society with persistently alienated actions. <![CDATA[A formação das identidades das juventudes contemporâneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de um estudo teórico que tem como propósito discutir a formação das identidades das juventudes na sociedade contemporânea. O artigo compreende que a formação das identidades dos jovens acontece em contextos sociais, culturais e históricos e, desse modo, faz-se necessário uma leitura das juventudes no plural, pois não há um único tipo de juventude, mas grupos heterogêneos que se constroem em meio às relações cotidianas, inclusive, no espaço escolar. Levando isso em consideração, o artigo compreende a escola como um espaço importante para a formação das identidades do ser humano, quando a mesma respeita a cultura e a vida dos educandos. O respeito pelo sujeito e as posturas adotadas pelos professores ganham ênfase nas obras de Paulo Freire intituladas “Medo e Ousadia” e “Pedagogia do Oprimido”, onde o autor discute a importância do diálogo para a formação dos sujeitos e como é prejudicial o modelo bancário de educação. O artigo encerra a discussão sobre a importância da postura dialógica na construção das identidades dos educandos, propondo uma reflexão sobre a gestão do cuidado. Trata-se de uma proposta de educação aberta às diversidades, que compreenda os alunos de maneira integra, afetiva, fraterna e, onde o diálogo possa ser compreendido como exigência ontológica e não como técnica de ensino ou algum tipo de mecanismo de manipulação.<hr/>This is a theoretical study which has as its goal the discussion of the formation of the identities of the youth in contemporary society. The article understands that the formation of the identities of the youth takes place in social, cultural and historical contexts, and thus, it is necessary to do a reading of youth in the plural, since there is no one type of youth, but there are heterogeneous youth which are constructed in the midst of daily relations, including the school space. Taking this into account, the article understands the school to be a an important space for the formation of the identities of human beings, when the school respects the culture and life of those being educated. The respect for the subject and the postures adopted by the teachers are emphasized in the works of Paulo Freire entitled Medo e Ousadia [Fear and Audacity] and the Pedagogy of the Oppressed, where the author dicusses the importance of dialog for the formation of the subjects and how damaging the school bench model is. The article ends the discussion on the importance of a dialogic posture in the construction of the identities of learners proposing a reflection about the caring administration. This is about an educational proposal which is open to diversities, which understands the students in a wholistic, affectionate, fraternal way and where dialog is understood as an ontological requirement and not as a teaching technique or some type of manipulation mechanism. <![CDATA[A formação de professores na rede estadual paulista entre 1983 e 2006: uma análise crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, foram analisadas as políticas de formação contínua de professores da rede estadual paulista entre 1983 e 2006. Esse recorte histórico justifica-se pela retomada de governos eleitos democraticamente e pela suspeita de que as ações formativas, implementadas nesse período, seguem influenciando as iniciativas atuais. As propostas de formação docente, por mais que sejam isoladas, inserem-se no bojo de uma política maior, ou seja, são dotadas de uma determinada intencionalidade. A compilação e análise crítica dos estudos que se debruçaram sobre as políticas de formação contínua de professores, implementadas pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (SEE/SP), permitiram a divisão do período em dois ciclos. O primeiro (1983-1994) foi marcado pela busca de alternativas para democratização e descentralização do processo de formação. E o segundo (1995-2006) foi caracterizado pela prevalência de políticas alinhadas ao ideário neoliberal, consubstanciadas na pulverização de iniciativas e em convênios e parcerias com instituições diversas.<hr/>In this article it was examined the policies of teachers training in the state of São Paulo between 1983 and 2006. The option for this historical view is justified by the return of democratically elected governments and also by the suspicion that the training activities implemented during this period continued to influence substantially the current initiatives. The proposals for teacher training, even if they are isolated, fall in the middle of a larger policy, that means, they are having a specific intention. The compilation and critical analysis of studies that have focused on the service teacher training policies implemented by the State department of Education of São Paulo (SEE / SP) allowed the division of period two cycles. The first (1983-1994) was marked by the search for alternatives to break the paradigms imposed by the previous dictatorial governments, there have been marked by attempts to decentralize the process. And second (1995-2006) was characterized by the frequency of policies aligned with the neoliberal ideas, conjugated in the spreading of initiatives and agreements and partnerships with various institutions. <![CDATA[Novas relações e saberes em uma escola de tempo integral na área rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo lança o olhar sobre a realidade escolar de tempo integral na zona rural do município de Iaciara/GO. A investigação percorre o cotidiano escolar e tem como objetivo analisar de que maneira a referida instituição planeja suas atividades (regulares e complementares/oficinas), e se as mesmas são articuladas com as manifestações culturais locais. Os métodos utilizados para a coleta de dados junto aos professores, monitores, pais, gestores e alunos, da instituição, são de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas e aplicação de questionários. Buscam-se as concepções de educação integral e as possibilidades de espaços educativos localizados na área rural. Ao final, percebe-se que os sujeitos participantes reconhecem a ampliação da jornada escolar como importante para o processo de ensino-aprendizagem, e que a realidade cultural da região deve ser contemplada no cotidiano escolar. A investigação revelou a deficiência na formação continuada dos educadores e, consequentemente, certa resistência no sentido de vislumbrar, no contexto rural, outras possibilidades de espaços educativos.<hr/>This article takes a look at the reality of full time school in the municipality of rural Iaciara, no Goiás State, Brazil. The research covers the daily school and aims to analyze how that institution plans its activities (regular and complementary / workshops), and whether they are articulated with local cultural events. The methods used to collect data from teachers, monitors, parents, administrators and students of the institution, are qualitative in nature, such as interview and questionnaire. Were sought in the concepts of holistic education and the possibilities of educational spaces located in rural areas. At the end, one realizes that subjects participants recognize the extension of the school day as important to the process of teaching and learning and the cultural reality of the region that should be included in daily school life. The investigation revealed the deficiency in the continuing education of teachers and therefore some resistance to glimpse in rural areas, other possibilities of educational spaces. <![CDATA[Possibilidades de mediação dos espaços nas brincadeiras e aprendizagens das crianças na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute o espaço físico das escolas de Educação Infantil como mediador no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantis, tendo como questão de pesquisa: de que maneira os espaços das escolas de Educação Infantil podem ser mediadores das aprendizagens das crianças? Os objetivos foram: discutir a organização dos espaços internos e externos de escolas de Educação Infantil; averiguar quais desses espaços são destinados às brincadeiras das crianças; identificar como são organizados e analisar as possibilidades de mediação desses espaços nas aprendizagens e brincadeiras das crianças. A metodologia envolveu questionários com 60 professores e 27 diretoras de escolas de Educação Infantil. Realizamos observações em duas escolas, registradas em diário de campo e fotografia. Os resultados demonstram elementos positivos e negativos da organização e utilização dos espaços físicos nas escolas. Seu aspecto mediador nas aprendizagens das crianças pode passar despercebido para as professoras, se a reflexão sobre a sua qualidade não for relacionada ao objetivo da atividade para a criança. A mediação dos espaços nas aprendizagens das crianças precisa fazer parte das preocupações de professores, gestores, arquitetos, engenheiros e foco de políticas públicas.<hr/>This paper discusses the physical space of Early Childhood Education schools as mediator in the children’s learning and development process, and having research question: of which forms the spaces of the Early Childhood Education schools can be mediators of the children’s learning? The goals was: to discuss the organization of the internal e external spaces of the Early Childhood Education schools; to investigate which those spaces are intended to the children’s plays; identify how are organized and analyze the possibilities of mediation this spaces in the children’s learning and plays. The methodology envolved questionnaires with 60 teachers and 27 manageress of Early Childhood Education schools. We accomplish observations in two schools, recorded in diary of field and photography. The results show positive and negative elements of the organizations and utilization of the physical spaces in the schools. Its mediator aspect in the children’s learning can be unnoted for the teachers, if the reflexion about the quality doesn’t be related to the goal of the children’s activity. The mediation of the spaces in the children’s learning need to be part of concerns of the teachers, managers, architects, engineers and focus of the public policies. <![CDATA[Educação popular e pedagogia social: um encontro possível no caso de Porto Alegre?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a apresentar algumas reflexões acerca da educação popular e da pedagogia social, e no bojo destas, problematiza-se o caso de Porto Alegre, apresentando o engajamento de educadores populares, organizados na Associação de Educadores Populares de Porto Alegre - AEPPA, com vistas à luta por formação. O método utilizado se baseia em estudos teóricos e inserção direta em contextos de educação popular, com sínteses e discussões grupais. Como resultado, enfatiza-se que há convergências, mas também desencontros, entre ambas as terminologias e, somam-se a elas, ainda outras, parecidas. A educação popular surge muito fortemente vinculada a movimentos sociais populares e carrega consigo o compromisso pela transformação social. A pedagogia social, por sua vez, nasce no contexto pós-segunda guerra mundial, numa situação de vulnerabilidade, propondo-se a assistência e amenização de sofrimentos. Sob esse aspecto há diálogos possíveis, entretanto, a educação popular possui um caráter marcadamente de classes, com opção pelos (empobrecidos, que, de acordo com Freire, aprendem também a ler o mundo. O desencontro ocorre, quando se confundem os termos - educação popular e pedagogia social - como se fossem a mesma coisa, ou se um pudesse substituir o outro. Por fim, como conclusão, pontua-se que a educação popular não exclui a pedagogia social e vice versa, sendo que as duas possuem sentido nos fazeres pedagógicos.<hr/>This article aims to present some reflections on popular education and social pedagogy, and in the midst of these, be problematized the case of Porto Alegre, presenting the engagement of educators (as) popular, organized (as) in the Association of Popular Educators from Porto Alegre - AEPPA, in order to fight for education.. The method is based on theoretical studies and direct insertion in the context of popular education, with summaries and group discussions. As a result, it is emphasized that there are similarities, but also disagreements between the two terminologies, and adds to them, still others, such. Popular education emerges very strongly linked to popular social movements and carries the commitment to social transformation. The social pedagogy, in turn, is born in the post - World War II in a vulnerable position, proposing assistance and alleviation of suffering. In this aspect there is dialogue possible, however, popular education has a markedly class, with the option (s) impoverished (as), which according to Freire, they learn to read the world. The mismatch occurs when the terms are confused - popular education and social pedagogy - as if they were the same, or if one could replace the other. Finally, in conclusion, points out that education does not exclude the popular social pedagogy and vice versa, and the two have meaning in the educational doings. <![CDATA[Representações sociais e grupo focal: um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em EAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como referência parte de uma pesquisa realizada com o suporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais. Enfoca, especificamente, discussões e reflexões sobre avaliação da aprendizagem em cursos a distância. Os dados foram coletados a partir de grupos focais realizados com alunos concluintes do curso de Pedagogia de dois polos de uma Instituição de Ensino - Polos Cariacica e Colatina, no Espírito Santo. Apresenta como objetivo identificar as Representações Sociais que os alunos concluintes de Pedagogia em EAD estão construindo sobre a avaliação da aprendizagem. A análise dos dados identificou três palavras-chave: contradições, rituais e percepções, que foram traduzidas em três unidades de significado. Essas unidades associam-se às representações sociais construídas pelos sujeitos. A partir de suas vivências, falas, imagens, opiniões, estão organizando e materializando suas representações em sentimentos que denotam ser a avaliação primordial e necessária para a aprendizagem no curso, mas, ao mesmo tempo, convivem com contradições entre o que se ensina na teoria e o que se vivencia na prática, o que os leva a reivindicar um processo de avaliação mais humanizado.<hr/>This article derives partially from a theoretical-methodological research, carried out with the support of Social Representations Theory. It focuses specifically on discussions and reflections on learning assessment in distance education. The data were collected from focus groups, gathered from graduating students of Pedagogy of two poles of an Educational Institution, Cariacica and Colatina poles, in the State of Espírito Santo. The objective was to identify the social representations which the graduating students of Pedagogy in distance education built about the assessment of learning. The data analysis identified three key words: contradictions, rituals and perceptions which were translated into three unities of meaning. These unities are associated with the social representations, built by those students. From their experiences, speeches, pictures and viewpoints, they organized and transformed their representations into feelings which denote that assessment is primordial and necessary for learning in the course; yet at the same time, they met contradictions, between what is taught in theory, and what is experienced in practice, what leads them to fight for a more humane evaluation process. <![CDATA[Música nas escolas: mercadoria ou formação humana?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensaio propõe uma reflexão sobre o encaminhamento da regulamentação da Lei 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música como componente curricular obrigatório da disciplina Artes nas escolas brasileiras de educação básica. Um breve histórico da Educação Musical no Brasil é levantado com o propósito de demonstrar a contradição entre as discussões e documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, que observam a importância da formação do professor de música e o veto ao artigo 2° da Lei 11.769/2008 que previa a necessidade de formação específica para o professor de música. Destacamos o debate sobre o desenvolvimento da Economia da Cultura no Brasil, que, nos últimos anos, vem representando cifras expressivas e que, segundo orientações da UNESCO, vem tratando a cultura como um promissor mercado de compra e venda de produtos e serviços culturais. Nesse contexto, no qual a música vem sendo tratada como uma mercadoria, nossa preocupação está no sentido de assegurar que a Lei 11.769/2008 não represente um mercado de compra e venda de mercadorias musicais através da indústria do material didático, mas, sim, um campo profícuo para a formação humana.<hr/>This paper inquires into the development of the law 11.769/2008 which disposes on the imposition of musical teaching in elementary schools in Brazil. A brief survey on musical teaching in Brazil shows the contradiction between all the arguing on the subject and the documental evidence, such as the comparison of the Nacional Curriculea Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais), showing the importance of the academic studies in music for the music teacher, against the veto of the 2nd article of the Law 11.769/2008, which foresaw exactly this academic studies. We show the debates on the development of the studies of the economic expression of the culture in Brazil, arguing how the last years saw an expressive increase in numbers, but UNESCO points to brazilian understanding of culture as a good in an economic market for cultural services and goods. In this context, music appearing as an economic good, our worries are directed to ensuring that Law 11.769/2008 instead of regulating an economic market trading of musical goods stand for a shield in ensuring musical scholarship.