Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620130004&lang=pt vol. 23 num. 44 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Profissão professor: a dimensão afetiva contemplada em sua identidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa emerge do cenário de crises e contradições que envolvem a educação, os professores e a sua identidade. Na tentativa de desvelar a identidade, visando encontrar elementos que contribuam com a construção da profissionalidade docente, partiu-se da importância em se investir no desenvolvimento pessoal do professor, contemplando sua dimensão afetiva. O objetivo foi identificar, a partir de depoimentos e práticas de docentes, os aspectos constitutivos da dimensão (sócio)afetiva de sua identidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas semiestruturadas. Os dados contemplam as diferentes categorias da profissionalidade docente, sendo que se visualiza como a afetividade assume papel essencial na formação e no trabalho dos professores, pois seu desenvolvimento possibilita a construção de uma prática pedagógica diferenciada, facilita a elaboração de trabalhos pedagógicos coletivos e, ainda, quando reconhecida e desenvolvida na graduação, contribui para que crenças e princípios pessoais sejam reavaliados sob uma perspectiva científica e profissional.<hr/>The research emerges from the scene of crises and contradictions involving education, the teachers and their identity. In an attempt to unveiling this identity in order to find elements that contribute to the construction of the teaching profession, we started with the assumption of the importance of investing in personal development teacher, contemplating their affection. The objective was to identify as from speech and practice´s teachers the constituent aspects of the dimension (socio-)affective identity of the teachers. This is a qualitative research, as instruments of data collection observations and semi structured interviews. The information include different categories of professional teaching, so that you can visualize how the affection assumes keys role in the formations and work of teachers, since their development enables the construction of the differentiated pedagogical practice, facilitating the elaboration of pedagogical collective and even when recognized and developed in undergraduate, contributes to personal beliefs and principles may be reassessed under a scientific perspective and professional. <![CDATA[História ensinada: práticas de letramento e produção de sentido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. O currículo, nesse sentido, é compreendido como um signo ideológico que se constitui em seu tempo-espaço sócio- histórico, em uma composição híbrida, ambivalente, complexa e polissêmica. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sócio- cultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. Esse viés teórico possibilitou o adensamento analítico dos eventos de letramento que se materializavam no espaço da sala de aula, onde atos de ler o livro, copiar do quadro, escrever no caderno e responder provas são práticas contextualizadas da/na vida escolar.<hr/>The present study investigates the production of meaning in literacy practices in History education and it is shaped conceptually by the field of language drawn from the Bakhtin as its theoretical framework in interface with the curriculum itself. Therefore, many questions and possibilities stem from this conversation between the fields of language and the curriculum since knowledge is defined as a socially constituted production, structured by ideological signs in its social historicity and the classroom is conceived as a complex, multiple, hybrid and ambivalent space. This study focused on the 6th grade History lessons in classroom environment in an elementary state school in Rio de Janeiro / Baixada Fluminense in 2009 during a determined time. According to the theoretical perspective adopted, the statements are formed in the situated relational process as a social-cultural backcloth whereas the compositional scenario is directly related to the usage of utterances and their inter-subjective interactions. This theoretical approach allowed the coherent analysis of the literacy events materialized within the classroom space where the act of reading a book, copying from the board, writing on the notebook and answering a test are contextualized practices of/in a day-to-day school life. <![CDATA[Vivências profissionais e construção da disciplina escolar biologia na formação inicial de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com o objetivo de analisar conhecimentos produzidos por licenciandos e compreender sentidos das experiências vividas por eles, na interface entre a universidade e a escola, este artigo apresenta resultados de uma investigação da Prática de Ensino em Ciências Biológicas. Com base em perspectivas variadas do campo do currículo - história das disciplinas escolares e conhecimento escolar - e na problemática dos saberes docentes, a pesquisa analisa relatórios da Prática de Ensino e de depoimentos gerados por meio de entrevistas. A análise indica que os licenciandos, ainda na formação inicial, elaboram conhecimentos que passam a compor seus saberes experienciais, necessários à legitimação da profissão. Além disso, sugere, também, que os professores em formação participam da construção das disciplinas escolares, ao mesmo tempo em que estas influenciam e reforçam a especificidade disciplinar de sua formação. Por fim, a análise evidencia que a formação no âmbito de uma licenciatura não se situa apenas no plano geral de uma preparação acadêmica, mas, também, mobilizando saberes oriundos de diversas fontes, constitui-se no interior mesmo de uma disciplina escolar.<hr/>The article examines the curricular component known as Teaching Practice in the Biology teachers’ pre-service education. The study is theoretically based on perspectives of teacher’s knowledge and curriculum studies, and it uses written and oral reports of the training students as empirical data. The work stresses the rich dialogue between the biological knowledge produced in the school context and the teaching profession’s specific knowledge. This knowledge becomes part of the experiential knowledge of the future teachers built during the pre-service teacher course and this contributes to legitimate the teaching profession. Therefore, it is argued that there is a singular curriculum space that values school and university relationships during the teachers' pre-service teacher courses. Thus, this process fosters further learning and the professional development. At the same time that future teachers can be seen as social actors building the school subjects, the very same school subjects influence and reinforce the disciplinary identity of these teachers. Finally, the analysis shows that the preparation in the pre-service teacher courses does not mean a general academic preparation only, but as it requires from the future teachers the use of knowledge from different sources, the preparation occurs in the interior of a school subject. <![CDATA[Ah, eu acho a oralidade importantíssima! A propósito da prática docente no ensino da oralidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho contempla uma investigação com três professoras, do Ensino Fundamental, da Rede Pública Municipal da Região Metropolitana do Recife, com vistas à compreensão dos saberes docentes no trato com o oral, enquanto objeto didático. Foi realizada uma entrevista semiestruturada e individualizada com todos os sujeitos para sondagem de sua compreensão sobre os objetivos do ensino de língua materna, bem como para o resgate de elementos de sua prática, dentre outros aspectos investigados. Os dados foram tratados em uma perspectiva qualitativa, com o apoio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1997). Os resultados mostram que as docentes pesquisadas compreendem a oralidade como sendo um dos objetivos do ensino da língua portuguesa, embora suas falas demarquem com maior clareza o enfoque nos eixos de leitura, produção e análise linguística. Os resultados apontam, ainda, para uma demanda docente em relação ao que se deve ensinar nos anos de escolarização em que atuam. De modo geral, parece nem sempre haver clareza, por parte das docentes investigadas, sobre o que é o trabalho com o oral. Porém, os dados analisados vislumbram propostas didático-metodológicas que se encaminham para a exploração do eixo investigado.<hr/>This paper is about a research with three teachers of elementary school, from municipal system of Recife’s metropolitan region. We wanted to understand their knowledge about oral as a teaching object. We did a semi-structural interview and an individual one with all the subjects to explore their understanding about the objectives of teaching mother language, as well as rescue their practical elements and others. The data was treated in a qualitative view with content analysis bases in Bardin (1997). The results show us that the teachers understand the orality as one of the objectives of teaching mother language, despite their speech emphasizes reading, writing and language analysis. The results also show that there is a demand to what to teach. In general, it seems that they are not so clear about what is the working with the orality. However, the analyzed data offer methodological-teaching proposes that get fitted to explore the investigated pivot. <![CDATA[História de vida na pesquisa com adultos com deficiência: algumas reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entendendo que o ser humano produz história e cultura ao mesmo tempo em que é invadido pela história e pela cultura dos outros seres com os quais entra em contato durante toda a sua vida, este texto busca discutir a metodologia de história de vida para a pesquisa com adultos que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, reconhecendo-os como sujeitos que possuem voz e que, a partir de suas narrativas, podem contribuir para que suas subjetividades e identidades sejam reconhecidas. Nesse sentido, trata-se de um estudo teórico onde são apresentadas as características do método de história de vida, sua importância para a pesquisa educacional, seus procedimentos, bem como seu valor no resgate da identidade e subjetividade de pessoas adultas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.<hr/>Understanding that the human being produces history and culture at the same time it is invaded by history and culture of other beings with which it comes in contact throughout their lives, this text discusses the methodology of life history for research adults who have disabilities, pervasive developmental disorders or high skills giftedness, acknowledging them as individuals who have a voice and from their narratives, can contribute to their subjectivities and identities are recognized. In this sense, it is a theoretical study which shows the characteristics of the method of life history, its importance for educational research, its procedures and its value in the rescue of the identity and subjectivity of adults with disabilities, disorders global development or high abilities / giftedness. <![CDATA[A sensibilização da memória por meio dos contos filosóficos na formação de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de um aspecto específico da pesquisa (Financiamento Capes 2011/ 2012/2013; FAPESP 2013) de jogo dramático com base em contos filosóficos na formação de educadores. No presente artigo vamos nos ater à questão da sensibilização da memória e do corpo-memória (GROTOWSKI, 1993) dos jovens universitários, graduandos em Pedagogia, por meio dos contos filosóficos (CARRIÈRE, 2004, 2008; GRILLO, 1993; MACHADO, 2004; NAPOLITANO, 2011). Para o presente artigo nos pautamos por dois eixos metodológicos transversais: 1) leitura e estudo de contos filosóficos; e 2) diálogo entre a parte empírica da pesquisa e de seus registros com o referencial teórico pertinente à perspectiva hermenêutico-fenomenológica da mitohermenêutica (FERREIRA-SANTOS, 2005; FERREIRA-SANTOS & ALMEIDA, 2012,) e ao diretor teatral Grotowski. A sensibilização da memória e do corpo-memória por meio dos contos filosóficos como recurso para a formação de educadores consolida um processo de ensino/ aprendizagem assaz significativo que, para muito além dos recursos apenas teóricos, os prepara para uma prática mais coerente com outras possibilidades educativas alternativas quando estejam, eles próprios, no desempenho de suas funções como educadores e educadoras.<hr/>This article deals with a specific aspect of the research (Funding Capes 2011/2012/ 2013; FAPESP 2013) of dramatic play based on tales philosophical in the training of educators. In this paper we will stick to the issue of sensitization of the memory and body-memory (GROTOWSKI, 1993) of university students from course of Pedagogy, by means of the philosophical tales (CARRIÈRE, 2004, 2008; GRILLO, 1993; MACHADO, 2004; NAPOLITANO, 2011). For this paper we based for methodological by two transverse axes: 1) reading and study of philosophical tales; and 2) dialogue of the empirical research and the registers with the theoretical perspective relevant to the hermeneutic-phenomenological of myth-hermeneutic and the theater director Grotowski. The sensitization of the memory and the body-memory by the means philosophical tales is a resource for consolidates a process of teaching / learning quite significant that, far beyond the resources only theoretical, prepares for an “attentive listening” and practice more consistent with other educational possibilities alternatives when, are themselves, in the performance of their duties as educators. <![CDATA[Participação dos pais e alunos no cenário da gestão democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo representa o recorte de uma pesquisa realizada no ensino público municipal de Maceió. Investigou-se a participação, no cenário da gestão democrática, do ponto de vista dos pais e alunos. A gestão democrática foi implantada, nesse município, em 1993, três anos antes da LDBEN Nº 9394/96. O interesse central configurou-se em perceber se os pais e alunos conseguiam se sentir partícipes do processo de democratização da gestão escolar. Daí que se estudou: Libâneo (2004), Gadotti (2002), Paro (2001), Hora (2007) e Tavares (2003) para embasar as categorias gestão democrática e participação. A abordagem metodológica é de base qualitativa, em que se utilizou a técnica de grupos focais com os alunos e os pais. Estes demonstraram os poucos espaços de participação oferecidos, enfatizando as reuniões, em que sua participação está limitada à condição de ouvintes. Os sujeitos da pesquisa lamentam a inércia das famílias diante dos problemas que a escola enfrenta. Para efeito de estrutura, o texto tem duas partes: 1) a historicidade da gestão democrática, os seus princípios e fundamentos em que as autoras abrangem a temática de forma ampla; 2) o relato de como se deu a pesquisa: os sujeitos e os principais procedimentos adotados bem como a análise efetivada.<hr/>This article is an excerpt from a survey conducted in public education city of Maceió. We investigated whether participation in democratic management scenario, from the point of view of parents and students. The democratic management was implemented in this city in 1993, three years before the LDBEN No. 9394/96. The central concern was configured to identify whether parents and students could feel the participants democratization of school management. Hence, we studied: Libâneo (2004), Gadotti (2002), Paro (2001), Hora (2007) and Tavares (2003) to support the categories “democratic management” and “participation”. The methodological approach is qualitative basis, which used the technique of focus groups with students and parents. These demonstrated the few opportunities for participation offered, emphasizing the meetings in which their participation is limited to the condition of listeners. The subjects lament the inertia of families facing the problems the school faces. To structure effect, the text has two parts: 1) the historicity of democratic management, its principles and foundations on which the authors cover the subject comprehensively, and 2) an account of how was the research: the subjects and the main procedures adopted and the analysis presented. <![CDATA[Concepção de corpo de estudantes de 1º e 8º períodos de duas Universidades de Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entender a concepção de corpo de alunos de educação física é importante para analisar como a formação e as determinações sociais vêm influenciando a sua forma de pensar, as quais podem gerar impactos posteriores em sua intervenção profissional. Desse modo, o problema do presente texto é saber se existem diferenças entre as concepções de corpo dos acadêmicos de 1° e 8° períodos de dois cursos de graduação?. O objetivo geral é identificar e comparar as concepções de corpo de alunos de 1° e 8° períodos de licenciatura em Educação Física de duas instituições de ensino de Goiás. Este estudo descritivo, de análise qualitativa, foi feito por meio de um questionário elaborado especificamente para esta pesquisa, o qual foi aplicado a 143 alunos de graduação (Licenciatura em Educação Física) das duas instituições de ensino. Os resultados revelam que as concepções de corpo estão próximas do viés hegemônico, voltadas para uma compreensão de corpo instrumental, demonstrando a necessidade de uma melhor discussão no ambiente acadêmico.<hr/>To understand physical education student’s body conceptions is important to analyze how their formation and social determinations is influencing their way of thinking, which can impact on theirs posterior professional intervention. This way, the scientific question of this text is to know if: “Does exist differences between body conceptions of academic students of 1st and 8th period of two graduation courses?”. The general objective is to identify and compare the body conceptions of 1st and 8th period of physical education graduation courses (licensure) of two teaching institutions of Goiás. This descriptive research with qualitative analyzes was made by a questionnaire specially elaborated to this research that it was applied with 143 students of Physical Education Licensure of the two Universities. The results show that the body conceptions are near the hegemonic paradigms, directed to an understanding of instrumental body, showing that is necessary a better discussion in the academic environment. <![CDATA[O manual escolar como guarda-comidas, ou um processo de trofalaxia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O manual escolar revela-se, sem dúvida hoje, um dispositivo que realiza percursos essenciais, numa espécie de quadrangulação, entre professores, alunos, encarregados de educação e editores. Como dispositivo privilegiado de educação, o ME assume, então, uma vitalidade que lhe confere um lugar especial junto dos docentes, mas envolvendo-se num intrincado circuito comercial, que lhe pode retirar essencialidade no ato educativo. Devendo constituir o ME um organizador avançado, a sua construção não deveria ser na base de instruções ou na perspetiva de que, se se tornar rotina, isso facilitaria a aquisição das aprendizagens. A construção do ME deve equacionar a legitimidade do outro, o aluno, e só fará sentido se considerar esse outro como consumidor, produtor, construtor, gestor e seu apreciador. Desta análise, pode resultar uma aproximação teórico-prática à construção de manuais escolares, mesmo considerando-se a análise empírica adoptada como método de investigação, base essencial, de modo, o ME possa adquirir uma dignidade elevada e consistente, na premissa de que deve contribuir, também, para a dignidade e consistência do conhecimento a adquirir pelos alunos.<hr/>The textbook is revealed, no doubt today, a device that performs essential pathways, a kind of quadrangulation, including teachers, students, parents and publishers. As a privileged device education, ME assumes, then, a vitality which gives it a special place among the teachers, but engaging in an intricate supply chain, we can remove the essentiality educational act. Should be the ME an organizer advanced, its construction should not be the basis of instructions or on the view that, if it becomes routine, it would facilitate the acquisition of learning. The construction of ME should consider the legitimacy of the other, the student, and it will only make sense to consider this as consumer, producer, builder, manager and her lover. This review may result in a theoretical and practical approach to the construction of textbooks, even considering the empirical analysis, as a research method adopted, essential basis, so the ME can acquire a dignity consistently high, on the premise that should, also, contribute to the dignity and consistency of the knowledge acquired by students <![CDATA[A educação frente à diferença/ diversidade sexual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062013000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo defende a desestabilização de lógicas, pressupostos, normas, valores e práticas que fazem da escola um espaço normalizador que fabrica e hierarquiza corpos, sujeitos e identidades a partir de disposições heteronormativas. Heterossexismo e homofobia não são apenas problemas que a escola meramente herdaria da sociedade, mas elementos centrais do cotidiano e do currículo: a escola os consente, cultiva e ensina. São limitados os enfrentamentos à homofobia pautados em pressupostos essencialistas e/ou que não questionam a normatividade que a gera e alimenta. O artigo reitera a importância pedagógica da diferença/diversidade e do encontro com o outro e defende a promoção do reconhecimento da diferença/diversidade sexual a partir de pedagogias mais abertas, pautadas pela ética democrática e dos direitos humanos.<hr/>The article advocates the destabilization of logic, assumptions, norms, values and practices that make it a normalizing space where and bodies, subjects and identities are built in accordance with heteronormative. Heterosexism and homophobia are not just problems that the school inherits from society, but the core elements of everyday life and the school curriculum: the school allows, cultivates and teaches heterosexism and homophobia. Struggles against homophobia based on essentialist assumptions or that do not question the heteronormative assumptions that generate and feed it are fairly limited. Difference, diversity and the encounter with the "other" have a great pedagogical importance. It demands the acknowledgment of sexual difference and diversity based on more open pedagogies, guided by democratic ethics and human rights.