Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620140002&lang=es vol. 24 num. 46 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[pt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Pesquisa e formação profissional continuada: (em) caminhos da educação inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto apresenta discussão acerca da relação entre pesquisa, formação continuada do professor e a reconstrução dos saberes docentes (TARDIF, 2007); tem como referência investigação desenvolvida em uma escola pública municipal, com professores dos anos finais (sexto ao nono) do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa era investigar processos de formação desenvolvidos na escola, e empregou como instrumentos entrevistas semiestruturadas, realizadas com esses professores. Foram, também, analisados textos de sua autoria sobre a prática pedagógica, entre eles os Relatórios de Pesquisa elaborados pelos professores participantes de projeto de pesquisa desenvolvido na escola, que visava à solução das dificuldades desses profissionais junto a alunos que solicitavam outras formas de ensinar e de aprender. Os resultados da pesquisa afirmaram que, tendo como foco a contemporaneidade e a realidade dos alunos e da escola, a investigação sobre a própria prática e a escrita desse processo promovem interlocuções e reflexões necessárias à reconstrução dos saberes dos docentes. Especificamente, em relação aos alunos que mobilizavam as buscas dos professores, esses novos saber e fazer do professor podem contribuir na sua aprendizagem por meio da construção da educação escolar realmente inclusiva.<hr/>Abstract The text presents discussion about the relationship between research, continuing education teacher and reconstruction of teacher knowledge (TARDIF , 2007) and is referenced research conducted in a public school , with teachers from the final years ( sixth to ninth ) Elementary School. The objective of the research was to investigate formation processes developed in school and employed as instruments semi-structured interviews with these teachers. Also analyzed were of his texts on teaching practice, including the Research Reports prepared by teachers participating in the research project developed at the school, which aimed at solving the difficulties of these professionals with students requesting other forms of teaching and learning. The survey results indicated that, with a focus on contemporary reality and the students and the school, the research on their own practice and the writing process that promote dialogues and reflections necessary reconstruction of knowledge of teachers. Specifically in relation to students who mobilized searches teachers, this new knowledge and making the teacher can contribute in their learning through the construction of school education really inclusive.<hr/>Resumen El texto presenta la discusión acerca de la relación entre investigación, formación continua del profesor y la reconstrucción de los saberes docentes (TARDIF, 2007). Tiene como referencia la investigación desarrollada en una escuela pública municipal, con profesores de los años finales (sexto a noveno)* de la Enseñanza Fundamental. El objetivo del estudio era investigar procesos de formación desarrollados en la escuela y se emplearon entrevistas semiestructuradas como instrumentos de investigación, realizadas con esos profesores. También se analizaron textos de su autoría sobre la práctica pedagógica, entre ellos los Informes de Investigación elaborados por los profesores participantes del proyecto de investigación desarrollado en la escuela, que tenía como objetivo la solución de las dificultades de esos profesionales con los alumnos que solicitaban otras formas de enseñar y de aprender. Los resultados de la investigación afirmaron que, teniendo como foco la contemporaneidad y la realidad de los alumnos y de la escuela, la investigación sobre la propia práctica y la escritura de ese proceso promueven interlocuciones y reflexiones necesarias para la reconstrucción de los saberes de los docentes. Específicamente, con relación a los alumnos que motivaban las búsquedas de los profesores, esos nuevos saber y hacer del profesor pueden contribuir en su aprendizaje por medio de la construcción de la educación escolar realmente inclusiva. <![CDATA[Práticas de pesquisa na escola básica: discutindo alguns encaminhamentos metodológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta e discute o trabalho de pesquisa e formação em regime de colaboração em uma escola da rede pública estadual do interior paulista que atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Acompanhando as atividades de trabalho pedagógico coletivo (ATPCs) com o objetivo de compreender como os espaços coletivos vão se constituindo e sendo apropriados como experiências de formação pelos professores e gestores, o texto problematiza, a partir dos registros audiogravados e transcritos, aspectos teórico-metodológicos importantes para a construção e acompanhamento dessa pesquisa, em particular, e outras interessadas pela pesquisa colaborativa: a relação entre pesquisadores externos e professores da escola básica; a formação de professores como contrapartida da pesquisa; a construção de vínculos e a colaboração; a interlocução teoria e experiência; a socialização e interpretação dos registros do trabalho; e a relação autoria e coautoria. As análises apontam para a necessidade de aproximar as práticas de pesquisa do cotidiano de formação nas ATPCs e instituir uma comunidade interpretativa, por meio do trabalho coletivo, que seja (re)orientadora das práticas pedagógicas da escola e da própria pesquisa, articulando pontos de vista, vozes e diferenças.<hr/>Abstract This article presents and discusses the research and formation work as a collaborative program at a public school in the interior of San Paulo State which serves students of Elementary and High School Level. By following the activities of collective pedagogical work, with the objective of understanding how the collective spaces are constituted and used as experiences of training by teachers and board members, the test put the focus on important theoretical and methodological aspects for the construction and monitoring of this research itself and others interested in collaborative research using audio record and transcribed data: the relationship between external researchers and teachers of elementary school; the teachers training as a counterpart of the research; the construction of ties and collaboration between the parts; the interaction between theory and experience; the socialization work and the interpretation of recordkeeping activities; the relationship between authorship and co-authorship. The analysis point to the need of bringing together the daily research practices of training collective work and also to the need of setting up an interpretative community through collective work that reorients the pedagogical practices of the school and the research itself and articulates the different points of view.<hr/>Resumen El artículo presenta y discute el trabajo de investigación y formación en régimen de colaboración en una escuela de la red pública estadual del interior paulista que atiende a alumnos de la Enseñanza Fundamental II (Enseñanza Secundaria) y Enseñanza Media (Bachillerato). Acompañando las actividades de trabajo pedagógico colectivo (ATPCs) con el objetivo de comprender como los espacios colectivos van constituyéndose y siendo apropiados como experiencias de formación por los profesores y gestores, el texto problematiza, a partir de los registros audiograbados y transcritos, aspectos teórico-metodológicos importantes para la construcción y acompañamiento de esa investigación, en particular, y otras interesadas por la investigación colaborativa: la relación entre investigadores externos y profesores de la escuela básica; la formación de profesores como contrapartida de la investigación; la construcción de vínculos y la colaboración; la interlocución teoría y experiencia; la socialización e interpretación de los registros del trabajo; y la relación autoría y coautoría. Los análisis apuntan para la necesidad de aproximar las prácticas de investigación al cotidiano de formación en las ATPCs e instituir una comunidad interpretativa, por medio del trabajo colectivo, que sea (re)orientadora de las prácticas pedagógicas de la escuela y de la propia investigación, articulando puntos de vista, voces y diferencias. <![CDATA[Interlocuções teóricas entre Paulo Freire e Ernst Bloch: diálogos acerca do princípio e da pedagogia da esperança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo propomos discutir a concepção de esperança e sonho diurno a partir dos escritos de Ernst Bloch e Paulo Freire. Tomando como base a produção de Ernst Bloch, exploramos a filosofia da esperança, como sendo a expressão de um afeto expectante positivo, a partir do imperativo de a compreendermos como ato relacionado a um compromisso político de busca pela constituição das utopias concretas. A problematização do termo a partir de Paulo Freire, por sua vez, insere a discussão acerca da importância da Pedagogia da Esperança como processo de aprendizagem política de exercício e comprometimento com uma utopia. Neste debate, resgatamos o conceito de esperança, inédito viável e inacabamento em Freire. Assim, reivindica-se a necessidade de uma reflexão crítica sobre a importância desse tema na atualidade frente aos discursos fatalistas neoliberais, bem como o imperativo de nos orientarmos, no sentido de construirmos sujeitos de sonhos que desafiem o instituído e que vejam significado na luta por uma pedagogia da esperança que alcance tanto a escola quanto os demais espaços educativos de formação do ser humano.<hr/>Abstract In this article we propose to discuss the concept of hope and daydream from the writings of Ernst Bloch and Paulo Freire. Based on the production of Ernst Bloch explored the philosophy of hope, as an expression of affection expectant positive, from the imperative to understand how the act related to a political commitment by the constitution from seeking concrete utopias. The problematization of the term from Paulo Freire, in turn, enters the discussion about the importance of Pedagogy of Hope as a political learning process and committed to a utopia. In this debate, we rescued the concept of hope, unpublished and unfinished viable in Freire. Therefore, it is claimed the need for a critical reflection about the importance of this subject today in the face of neoliberal discourses fatalists, and the imperative to orient ourselves with the objective of building dreams subjects that challenge the established and they see meaning in the struggle for a pedagogy of hope that both reach the school, as other educational spaces training of human beings.<hr/>Resumen En este artículo proponemos discutir la concepción de esperanza y sueño diurno a partir de los escritos de Ernst Bloch y Paulo Freire. Tomando como base la producción de Ernst Bloch, explotamos la filosofía de la esperanza, como siendo la expresión de un afecto expectante positivo, a partir del imperativo de que la comprendamos como acto relacionado a un compromiso político de búsqueda por la constitución de las utopías concretas. La problematización del término a partir de Paulo Freire, a su vez, insiere la discusión acerca de la importancia de la Pedagogía de la Esperanza como proceso de aprendizaje político de ejercicio y comprometimiento con una utopía. En este debate, rescatamos el concepto de esperanza, inédito, viable e inacabamiento en Freire. Además, se reivindica la necesidad de una reflexión crítica sobre la importancia de este tema en la actualidad frente a los discursos fatalistas y neoliberales, así como el imperativo de orientarnos, en el sentido de construir sujetos de sueños que desafíen lo instituido y que vean significado en la lucha por una pedagogía de la esperanza que alcance tanto la escuela como los demás espacios educativos de formación del ser humano. <![CDATA[Aspectos cognitivos em oficinas de jogos para a aprendizagem da língua estrangeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresentado objetivou analisar os aspectos cognitivos, relacionados à aprendizagem da língua inglesa como idioma estrangeiro, por meio de oficinas de jogos, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Londrina. A base deste estudo é a teoria Piagetiana na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, sob uma perspectiva qualitativa. Duas questões norteadoras se interpõem: qual o papel das oficinas com jogos para a aprendizagem da língua inglesa como idioma estrangeiro? De que maneira os processos cognitivos se apresentam nas oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês? Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas oficinas com jogos nos quais o conteúdo da língua inglesa foi trabalhado. As oficinas possibilitaram a observação e a análise de aspectos cognitivos envolvidos na aprendizagem da segunda língua. Os resultados mostraram que as oficinas promovem a participação dos alunos, pois suscitam a ação e produção do sujeito, evidenciam lacunas no conhecimento e propiciam processos de equilibração. Por meio das demandas dos jogos, os sujeitos são convidados a produzir, o que suscita o saber-fazer, bem como refletir sobre suas produções, o que sugere um processo de tomada de consciência.<hr/>Abstract The goal of the study was to analyze the cognitive aspects related to learning English as a foreign language, by means of games workshops with students of the 6th grade of elementary school from a state school in Londrina. The paper is grounded on Piagetian theory and is descriptive-interpretative study with a qualitative perspective. Two guiding questions motivate the study: what is the role of games workshops for learning English as a foreign language? In what way the cognitive processes are held in the games workshops for learning English? To meet the proposed goals, workshops were implemented with games containing the linguistic contents studied in English classes. The games workshops enabled the observation and analysis of the cognitive aspects involved in learning a foreign language. Results show that the games workshops promote the participation of the students motivating action and output, evidencing gaps on the knowledge and providing equilibration processes. Subjects are asked to produce outputs via games demands, thus evoking know-how, as well as the thinking about their own products, suggesting a conscious-awareness process.<hr/>Resumen El artículo presentado tuvo como objetivo analizar los aspectos cognitivos, relacionados al aprendizaje de la lengua inglesa como idioma extranjero, por medio de talleres de juegos, con alumnos del 6º año de la enseñanza fundamental de una escuela estadual, en el municipio de Londrina. La base de este estudio es la teoría piagetiana en la modalidad de estudio descriptivo-interpretativo, bajo una perspectiva cualitativa. Dos preguntas orientadoras se interpusieron: ¿cuál es el papel de los talleres con juegos para el aprendizaje de la lengua inglesa como idioma extranjero? ¿De qué manera los procesos cognitivos se presentan en los talleres de juegos para el aprendizaje del inglés? Para alcanzar los objetivos propuestos se realizaron talleres con juegos en los que se trabajó el contenido de lengua inglesa. Los talleres posibilitaron la observación y el análisis de aspectos cognitivos involucrados en el aprendizaje de la segunda lengua. Los resultados mostraron que los talleres promueven la participación de los alumnos, pues suscitan la acción y la producción del sujeto, evidencian lagunas en el conocimiento y propician procesos de equilibrio. Por medio de las demandas de los juegos, los sujetos son invitados a producir, lo que suscita el saber-hacer, así como la reflexión sobre sus producciones, lo que sugiere un proceso de concienciación. <![CDATA[Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A problemática ambiental tem sido objeto de estudo e preocupação da sociedade contemporânea. Por sua vez, a educação transforma o modo de pensar e de agir dos sujeitos por meio de um ensino contextualizado e interdisciplinar, despertando neles o senso crítico. Levando isso em consideração, esta pesquisa estudou especificamente a Matemática, ciência do raciocínio lógico e instrumento para que o homem interfira na construção de uma sociedade pautada na interpretação da natureza para uma vida sustentável, e também buscou investigar os limites socioculturais da implantação das práticas ambientalistas na contextualização do ensino da referida disciplina para o alcance do que Capra (1996) chama de Alfabetização Ecológica. A pesquisa foi realizada com alunos das primeiras e quartas séries dos Cursos de Modalidade Integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Vitória da Conquista, durante o mês de dezembro de 2011. A investigação foi quantitativa, com aplicação de questionário, e os dados coletados permitiram alcançar resultados que levantaram propostas de mudanças no ensino e na aprendizagem não só da Matemática, mas, também, das demais disciplinas, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de atitudes e valores do comportamento humano.<hr/>Abstract The environmental issues have been the subject of study and concern in the contemporary society. In its turn, education changes the ways of thinking and acting of the individuals through a contextualized and interdisciplinary teaching, awakening them to a critical sense. Taking this into account, this research studied specifically mathematics, which is not only the logical reasoning science but also an instrument which can be used by man to interfere in the building of a society based on his interpretation of nature in order to achieve a sustainable life. It also sought to inquire into the social and cultural limits of the introduction of the environmental practice in Mathematics teaching in order to reach what Capra (1969) calls “Ecological Literacy”. The survey was carried out with first and fourth-grade students of the Integrated Mode Courses in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA), campus Vitoria da Conquista, during the month of December 2011. As it was a quantitative research, a questionnaire was applied and the collected data made it possible to reach results that generated proposals for changes in teaching and learning not only mathematics but also other disciplines, aiming to contribute to the development of attitudes and values concerning the human behavior.<hr/>Resumen La problemática ambiental ha sido objeto de estudio y preocupación de la sociedad contemporánea. A su vez, la educación transforma el modo de pensar y de actuar de los sujetos por medio de una enseñanza contextualizada e interdisciplinar, despertando en ellos el sentido crítico. Tomando esto en consideración, esta investigación estudió específicamente las Matemáticas, ciencia de raciocinio lógico e instrumento para que el hombre interfiera en la construcción de una sociedad pautada en la interpretación de la naturaleza para una vida sostenible, y también buscó investigar los límites socioculturales de la implantación de las prácticas ambientalistas en la contextualización de la enseñanza de la referida disciplina para el alcance de lo que Capra (1996) llama de Alfabetización Ecológica. La investigación se realizó con alumnos de los primeros y cuartos años de los Cursos de Modalidad Integrada del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahia (IFBA), campus de Vitória da Conquista, durante el mes de diciembre de 2011. La investigación fue cuantitativa, con aplicación de cuestionario, y los datos recolectados permitieron alcanzar resultados que levantaron propuestas de cambios en la enseñanza y en el aprendizaje no solo de Matemáticas, sino también de las demás disciplinas, en el sentido de contribuir para el desarrollo de actitudes y valores del comportamiento humano <![CDATA[Descrevendo a Corporeidade: implicações educativas a partir da ginga do brasileiro no futebol e na dança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo descreve a corporeidade, a partir de seu signo, a ginga. Ginga como modo perceptivo e expressivo do sujeito cultural relacionar-se com o entorno brasileiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica de coleta se deu por meio de recortes fotográficos (frame a frame) extraídos de duas situações videográficas distintas: drible no futebol e mandinga na dança. Caracterizou-se como questão norteadora do estudo: Quais as implicações educativas decorrentes da ginga brasileira no futebol e na dança? Os dois gestos descritos foram: no futebol, o drible de Robinho (Brasil x Equador, Maracanã/RJ, 2007) e na dança, uma performance de Antônio Nóbrega no espetáculo Lunário Perpétuo (2003). A análise do movimento foi dada a partir da labanálise (LMA), com seus fatores de movimento (tempo, espaço, peso e fluxo). Os resultados evidenciam que o gingado brasileiro pode ser desdobrado em implicações pedagógicas em termos de uma educação sensorial e multicultural.<hr/>Abstract This study describes the corporeality from its sign, the swing. Swing as the perceptive and expressive way of the cultural subject to relate to the Brazilian context. It´s about a descriptive research, with qualitative methodology and documentary type, which tecnic of data collect happened from photographics dippings (frame to frame) extracted from two different videographic situations: the dribble of football and the movement of dance. The leading question of the study is characterized by: which are the educative implications that come from the Brazilian swing at football and on the dance? The two gestures described were: at football the Robinho´s dribble (Brazil x Ecuador, Maracanã/RJ, 2007) and on the dance, a performance analysis of the movement were given by Laban Movement Analysis (LMA), with its movement factors (time, space, weight and flow). The results show that the Brazilian swing can be deployed in pedagogical implications for sensory and multicultural education.<hr/>Resumen El presente estudio describe la corporeidad, a partir de su signo, la ginga. Ginga como modo perceptivo y expresivo del sujeto cultural de relacionarse con el entorno brasileño. Se trata de una investigación descriptiva, de abordaje cualitativo, de tipo documental, cuya técnica de recolecta de datos se dio por medio de recortes fotográficos (cuadro a cuadro) extraídos de dos situaciones videográficas distintas: drible en el fútbol y el hechizo en la danza. Se caracterizó como cuestión guía del estudio: ¿Cuáles son las implicaciones educativas derivadas de la ginga brasileña en el fútbol y en la danza? Los dos gestos descritos fueron: en el fútbol, el drible de Robinho (Brasil x Ecuador, Maracanã/RJ, 2007) y en la danza, una performance de Antônio Nóbrega en el espectáculo Lunário Perpétuo (2003). El análisis del movimiento se dio a partir del análisis del movimiento según Laban (LMA), con sus factores de movimiento (tiempo, espacio, peso y flujo). Los resultados evidencian que el gingado brasileño puede desdoblarse en implicaciones pedagógicas en términos de una educación sensorial y multicultural <![CDATA[Escola de tempo integral: desafios políticos, curriculares e pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva discutir o projeto de escola de tempo integral que se encontra em construção em nosso país, articulando história e política a uma reflexão teórica sobre a organização curricular e o trabalho pedagógico em escolas de jornada ampliada. A partir de revisão e análise bibliográfica realizada como procedimento de pesquisa de uma investigação sobre currículo e ensino na escola pública de tempo integral, problematizam-se teoricamente dois conceitos que podem contribuir para o debate: currículo integrado e mediação pedagógica.<hr/>Abstract This article discusses the design of a full-time school that is under construction in our country, articulating policy, history and a theoretical reflection on the curriculum organization and pedagogical work in full-time schools. From literature review and as a research procedure for an investigation of curriculum and teaching in public full-time school, we theoretically problematize two concepts that can contribute to the debate: integrated curriculum and pedagogical mediation.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir el proyecto de escuela de tiempo integral que se encuentra en construcción en nuestro país, articulando historia y política a una reflexión teórica sobre la organización curricular y el trabajo pedagógico en escuelas de jornada ampliada. A partir de la revisión y el análisis bibliográfico realizado como procedimiento de investigación de un estudio sobre el currículo y la enseñanza en la escuela pública de tiempo integral, se problematizan teóricamente dos conceptos que pueden contribuir para el debate: currículo integrado y mediación pedagógica. <![CDATA[Ensino de Geografia como um campo de pesquisa no Brasil: uma história da disciplina acadêmica no contexto das narrativas de Lívia de Oliveira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto registra as memórias da professora Lívia de Oliveira com o objetivo de contribuir para a escrita da história da Geografia como disciplina acadêmica. A trajetória da professora possibilita compreendermos o contexto histórico de construção das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. Nascida no interior do Estado de São Paulo, em 1927, Lívia atuou no ensino básico e no superior. Foi também pioneira no desenvolvimento da investigação acadêmica para a área do ensino de Geografia, em especial no campo da cartografia escolar. Seu trabalho possibilitou que a cartografia escolar deixasse de ser uma simples transposição de conceitos e métodos técnicos para o ensino básico.<hr/>Abstract This text records the memories of teacher Lívia de Oliveira aiming to contribute to the writing of the history of geography as an academic discipline. The trajectory of the teacher allows us to understand the historical context of the construction of public universities in the state of São Paulo, Brazil. Born in the state of São Paulo in 1927, Lívia worked in elementary school and also with higher education. She was also a pioneer in the development of academic research in the area of teaching geography, especially in the field of school cartography. Her work enabled the school cartography stop being a simple transposition of concepts and technical methods into the elementary school.<hr/>Resumen El presente texto registra las memorias de la profesora Lívia de Oliveira con el objetivo de contribuir para la escritura de la historia de la Geografía como disciplina académica. La trayectoria de la profesora posibilita comprender el contexto histórico de la construcción de las universidades públicas del Estado de São Paulo, Brasil. Nacida en el interior del Estado de São Paulo, en 1927, Lívia actuó en la enseñanza básica y en la superior. Fue también pionera en el desarrollo de la investigación académica para el área de la enseñanza de Geografía, en especial en el campo de cartografía escolar. Su trabajo posibilitó que la cartografía escolar dejara de ser una simple transposición de conceptos y métodos técnicos para la enseñanza básica. <![CDATA[Revista de Educação (1921-1923): moral e civilidade republicanas na formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste texto, problematizam-se os conteúdos de moral e civismo divulgados em cinco artigos da Revista de Educação, periódico de destinação pedagógica, publicado pela antiga Escola Normal de Piracicaba, em Piracicaba-SP, entre 1921 e 1923 e que teve Lourenço Filho como um dos seus editores. Para a análise, foram utilizados aspectos da teoria dos processos de civilização, com base na ideia de controle das emoções, proposta pelo sociólogo alemão Norbert Elias, nas primeiras décadas do século XX. Por meio de abordagem histórica, constataram-se nesses artigos os princípios de civilidade e de moralidade que deveriam ser ensinados por meio da escola aos normalistas para que esses os ensinassem aos seus alunos, futuros cidadãos da República. A partir da análise dos artigos desse periódico foi possível constatar o desenho de cidadão que se divulgava e, em decorrência, a disseminação - por meio da escola - de valores relativos às condutas sociais que condiziam com os padrões de comportamento de indivíduos civilizados para a República Brasileira.<hr/>Abstract In this paper, are analyzed the content of morality and civility disclosed in five articles published in the Revista de Educação, educational periodic published by the School for Teaching Training of Piracicaba, between 1921 and 1923, and that had Lourenço Filho as editor. For the analysis, it was used aspects of the theory of civilization processes, based on the emotional control idea, proposed by the German sociologist Norbert Elias, in the first decades of the twentieth century. Through historical approach, it was founded in these articles the principles of civility and of morality that should be taught through the school to the teaching training students so they could teach it to their students, future citizens of Republic. From the analysis of the articles of this journal it was possible to observe the "drawing" of citizen who was disclosed and, consequently, the spread - through the school - of values related to social behavior that matched to the standards of civilized individuals to the Brazilian Republic.<hr/>Resumen En este texto, se problematizan los contenidos de moral y civismo divulgados en cinco artículos de la Revista de Educación, periódico con fines pedagógicos, publicado por la antigua Escola Normal de Piracicaba, en Piracicaba-SP, entre 1921 y 1923 y que tuvo a Lourenço Filho como uno de sus editores. Para el análisis, se utilizaron aspectos de la teoría de los procesos de civilización, con base en la idea de control de las emociones, propuesta por el sociólogo alemán Norbert Elias, en las primeras décadas del siglo XX. Por medio del abordaje histórico, se constataron en esos artículos los principios de civilidad y de moralidad que deberían enseñarse por medio de la escuela a los normalistas, para que estos los enseñaran a sus alumnos, futuros ciudadanos de la República. A partir del análisis de los artículos de este periódico fue posible constatar el diseño de ciudadano que se divulgaba y, en consecuencia, la diseminación - por medio de la escuela - de valores relativos a las conductas sociales que condecían con los patrones de comportamiento de individuos civilizados para la República Brasileña. <![CDATA[Pesquisas sobre o ensino da matemática aos jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Por tempos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem traçando um perfil próprio, já que esse espaço escolar é constituído por uma diversidade social, econômica e cultural. Dessa forma, cabe às escolas organizarem-se, garantindo condições necessárias para o acesso, permanência e uma educação de qualidade a todos. Nesse espaço, destacamos um novo alunado da EJA que vem se ampliando nos recentes censos escolares: os alunos que fazem parte do público-alvo da Educação Especial. Tomamos como referência o ensino da Matemática aos alunos com deficiência intelectual. O presente estudo teve como objetivo realizar um mapeamento das produções científicas (dissertações e teses), enfocando o ensino da Matemática aos jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA. Realizou-se o levantamento junto ao banco de teses e dissertações da (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Capes, partindo nessa busca de descritores específicos que contemplassem o ensino da Matemática na EJA. Dentre os estudos selecionados, poucas produções foram encontradas sobre tal temática. Para preencher essa lacuna, torna-se urgente, pesquisas que visem à interface entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos.<hr/>Abstract For ages, Youthand Adults (EJA) is drawing a profile of its own, as this school is comprised of a diverse social, economic and cultural. Thus, it is up to schools to organize themselves, ensuring necessary conditions for access, retention and quality education to all. In this space, we highlight a new student body of EJA which has been expanding in recent censuses school: pupils who are part of the target audience of Special Education. We control for mathematics teaching for students with intellectual disabilities. The present study aimed to conduct a mapping of scientific production (theses and dissertations), focusing on the teaching of mathematics to young people and adults with intellectual disabilities in the EJA. We carried out the survey with the bank of theses and dissertations Capes, starting this search for descriptors that addressed specific mathematics teaching in adult education. Among the selected studies, few productions were found on this topic. To fill this gap, it is urgent, research aimed at the interface between Special Education and the Youth and Adults Education.<hr/>Resumen Desde hace tiempo, la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) viene trazando un perfil propio, ya que este espacio escolar está constituido por una diversidad social, económica y cultural. De esta forma, cabe a las escuelas organizarse, garantizando las condiciones necesarias para el acceso, la permanencia y una educación de calidad a todos. En este espacio, destacamos un nuevo alumnado de la EJA que se viene ampliando en los recientes censos escolares: los alumnos que forman parte del público meta de la Educación Especial. Tomamos como referencia la enseñanza de las Matemáticas a los alumnos con deficiencia intelectual. El presente estudio tuvo como objetivo realizar un mapeo de las producciones científicas (disertaciones y tesis), enfocando la enseñanza de las Matemáticas a los jóvenes y adultos con deficiencia intelectual en la EJA. Se realizó el levantamiento en la banca de tesis y disertaciones de la CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior*), partiendo en esa búsqueda de descriptores específicos que contemplaran la enseñanza de las Matemáticas en la EJA. Entre los estudios seleccionados, pocas producciones se encontraron sobre tal temática. Para rellenar esta laguna, se hacen urgentes investigaciones que tengan como objetivo la interface entre la Educación Especial y la Educación de Jóvenes y Adultos. <![CDATA[Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação Nutricional: uma nova proposta metodológica de ensino para a Educação de Jovens e Adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062014000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Aprendizagem Baseada em Problemas, do inglês PBL, representa uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem centrada no estudante. É com este enfoque metodológico que a PBL pode contribuir para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incorporando os temas Alimentos e Nutrição como motivador da aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi relatar a implantação da PBL, com foco na Educação Nutricional, em um Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA) no Rio de Janeiro. Uma equipe formada por nutricionistas e docentes foi responsável pela elaboração de problemas para discussão nos grupos tutoriais. As discussões dos temas foram semanais, sob a mediação de um professor tutor, e contou com a participação de 192 alunos. Apresentamos os resultados da discussão do tema hipertensão, com participação de 48 alunos. Os alunos informaram não ter dificuldades com a PBL e avaliaram a atividade como excelente (47%), boa (42%) e regular (11%). Concluimos que o projeto contribuiu para a aprendizagem do aluno e reorganização do currículo para além das disciplinas tradicionais, valorizando outros espaços educativos, como o da saúde, Educação Nutricional e Ciência dos alimentos.<hr/>Abstract The Problem-Based Learning (PBL) is a new perspective teaching-learning student-centered. With this methodological approach that PBL can contribute to the Education for Youth and Adults, incorporating themes of Food and Nutrition as a motivator for learning. The aim of this study was to report the implementation of PBL, with a focus on Nutrition Education in Education Center for Youth and Adults in Rio de Janeiro. A team of nutritionists and teachers was responsible for the preparation of problems for discussion in tutorials. The discussions of the topics were weekly, under the mediation of a tutor, and had the participation of 192 students. We present the results of the discussion of the topic hypertension, with the participation of 48 students. Students reported no difficulties with PBL and assessed the activity as excellent (47%), good (42%) and regular (11%). We conclude that the project contributed to student learning and reorganization of the curriculum beyond the traditional disciplines, appreciating other educational spaces, such as health, Nutrition Education and Food Science.<hr/>Resumen El Aprendizaje Basado en Problemas, del inglés PBL, representa una nueva perspectiva de enseñanza-aprendizaje centrada en el estudiante. Es con este enfoque metodológico que el ABP puede contribuir para la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), incorporando los temas Alimentos y Nutrición como motivador del aprendizaje. El objetivo de este trabajo fue relatar la implantación del ABP, con foco en la Educación Nutricional, en un Centro de Educación para Jóvenes y Adultos (CEJA) en Rio de Janeiro. Un equipo formado por nutricionistas y docentes fue responsable por la elaboración de problemas para discusión en los grupos tutoriales. Las discusiones de los temas fueron semanales, bajo la mediación de un profesor tutor y contó con la participación de 192 alumnos. Presentamos los resultados de la discusión del tema Hipertensión, con la participación de 48 alumnos. Los alumnos informaron no tener dificultades con el ABP y evaluaron la actividad como excelente (47%), buena (42%) y regular (11%). Concluimos que el proyecto contribuyó para el aprendizaje del alumno y reorganización del currículo para más allá de las disciplinas tradicionales, valorando otros espacios educativos, como el de la salud, Educación Nutricional y Ciencia de los alimentos.