Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620160002&lang=es vol. 26 num. 52 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200191&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Escolarización y Biopolítica: el discurso pedagógico produce la escuela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200194&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a qual busca problematizar as relações de poder-saber que atravessam o cotidiano escolar e, pensar o presente a partir das noções de governamentalidade e sociedade em tempos de biopolítica. Analisa como os discursos pedagógicos vão produzindo e efetivando a escola, e como por meio dela vem se constituindo outras subjetividades com condições de suportar as exigências desse tempo. Problematiza a escola no tempo presente, reconhece que instituição é esta, como ela está atuando no governo dos indivíduos, valorizando a flexibilidade, a participação, a democracia, a postura de polícia no governo de si e dos outros através de mais escolarização. Os estudos bibliográficos embasados em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre outros, e um levantamento cartográfico nos documentos oficiais compõe as procedências desta pesquisa sobre o dispositivo escola. Reconhece que mais escola não é a solução para a resolução dos problemas do mundo, é apenas escolarizar mais. Problematizar a escola também, é pensar em práticas de resistência que possam produzir outras estéticas para os escolares.<hr/>Abstract This paper is an exploratory qualitative research, which raises questions about the relations of power-knowledge that cross the school routine and think this from governmentality notions and society in biopolitics times. It examines the pedagogical discourses will produce and effecting the school, and how through it is becoming with other subjectivities able to support the requirements of that time. It questions the school at present, and it recognizes that this institution is, how it is working in the government of individuals, valuing flexibility, participation, democracy, the police attitude in the government of self and others through more schooling. Bibliographic studies grounded in thinkers such as Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, among others. And a mapping in the official documents make up the origins of this research on the school device. Recognizes that more school is no solution to solve the world's problems, only more schooling. Problematize, the school, also is to think of resistance practices that can produce other aesthetic for school.<hr/>Resumen Este artículo es una investigación cualitativa exploratoria, el cual plantea preguntas acerca de las relaciones de poder-saber que cruzan la rutina escolar y, pensar el presente a partir de las nociones de gubernamentalidad y sociedad en tiempos de Biopolítica. Analiza cómo los discursos pedagógicos producen y construyen la escuela, y cómo se erigen por intermedio de ella otras subjetividades capaces de soportar las exigencias de la época. Cuestiona la escuela en la actualidad, reconoce que esta institución es, cómo está trabajando en el gobierno de las personas, valora la flexibilidad, la participación, la democracia, la actitud de la policía en el gobierno de sí mismo y de los otros a través de una mayor escolaridad. Estudios bibliográficos basados en pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre otros y un levantamiento cartográfico en los documentos oficiales componen los orígenes de esta investigación en el dispositivo de la escuela. Reconoce que más de la escuela no es la solución para resolver los problemas del mundo, solo una mayor escolaridad. Problematizar la escuela también, es pensar en las prácticas de resistencia que pueden producir otras estéticas para los alumnos. <![CDATA[El arte integrando generaciones en un contexto educacional no escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200212&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo versa sobre uma pesquisa de pós-doutorado que envolve as áreas de Educação não formal e Arte-educação em uma perspectiva intergeracional. O estudo de teor qualitativo e enfoque fenomenológico baseia-se na metodologia da pesquisa-ação. Envolve gestores, educadores e integrantes do espaço educacional não formal em uma ação participativa. Busca resultados obtidos das experiências vindas da realização de atividades de artes ministradas para crianças, adolescentes e adultas jovens e idosas. Os temas abordados na pesquisa foram: pontos de confluência entre as diversas culturas do adulto, do adolescente e da criança; a percepção e a expressão nas linguagens: gráfica, pictórica e escrita; reconstrução da memória, formação de laços de pertencimento e de vínculos afetivos positivos. A análise dos dados aponta o favorecimento no processo de mudança de atitudes e de desenvolvimento e construção de valores éticos importantes, como: amizade, cooperação e tolerância. Volta-se também à valorização da construção do saber e do conhecimento coletivo em nível local.<hr/>Abstract This article concerns a postdoctoral research involving non-formal areas of Education and Art education in an intergenerational perspective. The qualitative content of study and phenomenological approach is based on action research methodology. It involves managers, educators and members of non-formal educational space in a participatory action. Search results of coming experiences from performing arts activities taught to children, adolescents and young adults and elderly. The topics covered in the survey were: confluence points among the various cultures of adult, adolescent and child; perception and expression in languages: graphical, pictorial and written; reconstruction of memory, forming bonds of belonging and positive emotional bonds. Data analysis shows favoritism in the process of changing attitudes and the development and construction of important ethical values, such as friendship, cooperation and tolerance. It is also linked to the appreciation of the construction of knowledge and collective knowledge at the local level.<hr/>Resumen Este artículo se refiere a una investigación postdoctoral involucrando áreas no formales de educación y la educación artística desde una perspectiva intergeneracional. El contenido cualitativo de enfoque de estudio fenomenológico y se basa en la metodología de investigación-acción. Se trata de directivos, docentes y miembros del espacio educativo no formal en una acción participativa. Resultados de la búsqueda de experiencias próximas que realizan actividades artísticas que se enseñan a los niños, adolescentes y adultos jóvenes y ancianos. Los temas tratados en la encuesta fueron: puntos de confluencia entre las diversas culturas de adultos, adolescentes y niños; la percepción y la expresión en idiomas siguientes: gráfica, pictórica y escrita; reconstrucción de la memoria, formando lazos de pertenencia y vínculos emocionales positivos. Análisis de los datos muestra favoritismo en el proceso de cambiar las actitudes y el desarrollo y la construcción de valores éticos importantes, como la amistad, la cooperación y la tolerancia. Volta es también la apreciación de la construcción del conocimiento y el conocimiento colectivo a nivel local. <![CDATA[La relación familia-escuela como un objetivo de las políticas educativas actuales: un debate necesario]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200232&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo discute a relação família-escola enquanto alvo das atuais políticas públicas educacionais, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica da área. Analisando tanto o Plano Nacional de Educação quanto o Compromisso Todos pela Educação, percebe-se a relação família-escola como uma vertente de "mão única" já que atribui às famílias, apenas, a função de acompanhar os eventos escolares e as tarefas de casa. Nesse contexto, a concepção de qualidade educacional vincula-se, restritamente, aos resultados das avaliações externas e os pais são chamados a participar, inclusive esperando deles a cobrança de melhorias em relação às escolas sem a necessária análise das condições e da realidade institucional. Sabe-se que o discurso de aproximação entre família e escola é defendido pelos educadores, no entanto, deve-se reconhecer que tal discurso foi ressignificado pelas políticas públicas educacionais em curso e se distancia da cumplicidade entre família-escola ancorada na confiança e na partilha solidária de funções com pactos estabelecidos para bem da comunidade escolar.<hr/>Abstract This paper discusses the family-school relationship as a target of the current educational policies, using as methodology, literature in this the area. Analyzing both the National Plan for Education and the All for Education Commitment, it is clear to notice that the family-school relationship is a "one-way" element since it is assigned to families only the task of monitoring the school activities and homework assignments. In this context, the concept of educational quality is linked, strictly, to the results of external evaluations, and parents are invited to participate, including expecting them to suggest improvements to schools without the necessary analysis of the conditions and institutional reality. It is known that the speech about the approach between family and school is defended by educators, however, it must be recognized that such speech was reframed by the current policies and is far from the complicity between school-family anchored on trust and solidarity sharing of the functions with established for the good of the school community.<hr/>Resumen En este artículo se analiza la relación familia-escuela como un objetivo de las políticas educativas actuales, utilizando como metodología de la literatura de la zona. Analizando tanto el Plan Nacional de Educación y el Compromiso Todos por la Educación, vemos la relación familia-escuela como un elemento de "una sola vía", ya que concede a las familias solamente, la tarea de supervisar las actividades de la escuela y las tareas escolares. En este contexto, el concepto de calidad educativa se vincula, en sentido estricto, se invita a los resultados de las evaluaciones externas y los padres a participar, incluyendo la espera de ellas la colección de mejoras en comparación con escuelas sin el análisis necesario de las condiciones y la realidad institucional. Se sabe que el enfoque del discurso entre la familia y la escuela es defendida por los educadores, sin embargo, hay que reconocer que tal discurso fue reformulado por las políticas públicas educativas en curso y está lejos de la complicidad entre la escuela-familia anclada en la confianza y el intercambio funciones de apoyo con los convenios establecidos por el bien de la comunidad escolar. <![CDATA[Aprendizaje Cooperativo: una Experiencia en Educación Secundaria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200247&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Considerando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando a inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho.<hr/>Abstract Considering the changes in Brazilian education system as a result of Decree No. 5154, in which high school should be articulated to vocational high school level, we selected as the research subject, the formative proposal of a vocational education school in Ceará, which is a pioneer state in Brazil in using the Cooperative Learning methodology in the classroom. This study uses a literature and documentary approaches grounded on studies of Kuenzer (2007); Ramos (2011); Oliveira (2006). The aim of this study was, understanding the formative proposal of that educational institution using as basic documents the Pedagogical Political Project (PPP), the School Regulations and the National Curriculum Guidelines for Vocational Education High School Level. Data analysis showed that the educational institution provides training according to the legal requirements, aiming at integration of students at the university and in the workplace.<hr/>Resumen Considerando los cambios ocurridos en la educación brasileña transcurridos del Decreto nº 5.154, en el cual la enseñanza media pasó a ser articulada al curso técnico de nivel medio, seleccionamos como objeto de investigación, la propuesta formativa de una escuela de educación profesional en el interior de Ceará, pionera en Brasil en utilizar la metodología de Aprendizaje Cooperativa en aula de clase. La investigación, de carácter bibliográfico y documental, posee fundamentación teórico metodológica en los estudios de Kuenzer (2007); Ramos (2011); Oliveira (2006), entre otros. Nuestro objetivo con ese escrito es comprender la propuesta formativa de la referida institución escolar utilizando como documentos basilares el Proyecto Político Pedagógico (PPP), el Regimiento Escolar y las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio. Así, el análisis de los datos nos permitió considerar que la institución escolar ofrece a sus estudiantes formación en consonancia con las determinaciones legales, visando la inserción de los estudiantes en la Universidad y en el mundo del trabajo. <![CDATA[Textos relacionados a la Educación en Ciencias: caracterizando formaciones discursivas de libros didácticos y de la divulgación científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200264&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Na área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências.<hr/>Abstract In the area of Science Education, the French Discourse Analysis has been used as a theoretical and methodological framework for research on language. Among these, we realize that the focus on written texts is usually related to its operation in teaching situations in classroom science. Seeking to contribute to expanding the scope of research affiliated to discourse studies, we present an analysis exercise texts of a textbook and a popular science journal using Discourse Analysis. This approach was used as a theoretical basis for the development of an analytical device divided into three stages: selection of the corpus, the corpus description, and interpretation of the discursive object seeking to characterize two specific textual genres related to different discursive formations. The results show that different discursive formations traverse the texts of textbooks and scientific publishing, which is supposed to refer to the discourses of science, of daily life and science education.<hr/>Resumen En el área de Educación en Ciencias, el Análisis del Discurso de línea francesa se ha utilizado como referencial teórico y metodológico en investigaciones sobre lenguaje. Entre estas, percibimos que el foco sobre textos escritos está generalmente relacionado a su funcionamiento en situaciones didácticas en la sala de clase de ciencias. Buscando contribuir para la ampliación del objetivo de investigaciones filiadas a los estudios del discurso, se presenta un ejercicio de análisis de textos de un libro didáctico de ciencias y de una revista de divulgación científica utilizando el Análisis del Discurso como base teórica para la elaboración de un dispositivo analítico que se divide en tres etapas: selección del corpus, descripción del corpus e interpretación del objeto discursivo buscando caracterizar dos géneros textuales específicos relacionados a diferentes formaciones discursivas. Los resultados muestran que los textos del libro didáctico y de divulgación científica son permeados por diferentes formaciones discursivas que se remiten a los discursos de la ciencia, del cotidiano y de la enseñanza de ciencias. <![CDATA[Prácticas curriculares supervisadas y la relación teoría y práctica: sentidos construidos por licenciandos en Pedagogía]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200279&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A literatura enfatiza o estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores como momento de articulação entre os estudos teórico-práticos realizados na Universidade e as experiências vivenciadas no contexto escolar. Este artigo analisou sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental - regular. Percebeu-se a presença de reflexões, por parte dos licenciandos, ora inspiradas em uma visão mais técnica de formação e atuação docente, ora por uma visão mais prática e também crítica; construção e expressão de sentidos tendo como suporte o conhecimento do cotidiano docente e dos estudos teórico-práticos desenvolvidos na Universidade; abertura ao exercício de "desformatar" o olhar diante das realidades escolares; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do estágio.<hr/>Abstract The literature emphasizes the supervised internship program in teacher graduation process as the articulation between theoretical and practical studies at University and the experiences in the school context. This paper analized the meanings constructed by Pedagogy students, from a public university, in relation to theoretical and practical situations, experienced during internship program in the early years of Elementary schools.. An informal conversation with six students, who were enrolled in the Teacher Work Metodology and Teaching Practices courses. Some students´ thoughts were realized sometimes inspired by a technical view and sometimes by a practical and critical one; the building and the expression of the meanings had as a support, the teacher´s everyday knowledge and the theoretical and practical studies developed at the University; the opening to exercise the deconstructing the look in relation to the school reality and the appreciation of the theoretical contribuiton and the learning internship experience.<hr/>Resumen La literatura enfatiza las prácticas curriculares supervisadas en la formación inicial de profesores como momento de articulación entre los estudios teórico-prácticos realizados en la Universidad y las experiencias vivenciadas en el contexto escolar. Este artículo analizó los sentidos construidos por licenciandos del Curso de Pedagogía, de una institución pública de enseñanza superior, a respecto de la relación teoría y práctica, a partir de la vivencia de las prácticas curriculares supervisadas de docencia en los años iniciales de la enseñanza fundamental. Se realizó una rueda de conversación con seis estudiantes matriculados en las disciplinas Metodología del trabajo docente en los años iniciales de la enseñanza fundamental y Práctica de enseñanza y prácticas docentes en los años iniciales de la enseñanza fundamental - regular. Se notó la presencia de reflexiones por parte de los licenciandos, inspiradas en una visión más técnica de formación y actuación docente, por una visión más práctica y también crítica; construcción y expresión de sentidos teniendo como apoyo el conocimiento del cotidiano docente y de los estudios teórico-prácticos desarrollados en la Universidad; abertura al ejercicio de "desformatear" la mirada frente a las realidades escolares; valoración de aportes teóricos y de los aprendizajes derivados de la vivencia de las prácticas. <![CDATA[Trabajo docente en la era digital y salud de profesores universitarios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200295&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas Gerais. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns percebem-nas como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde.<hr/>Abstract This paper discusses the use of digital technologies in teaching and the resulting challenges for the performance and health of teachers. The aim is to analyze the understanding they have of the technologies and how to understand their place in higher education. The research based on semi-structured interviews with teachers who teach face-to-face and online classes from of a private University of Minas Gerais state. It appears that the technologies are used as resources to display content classes and teacher support in the development of teaching activities. Some perceive them as competitors and other as allies. Increasingly present in the daily lives of teachers, can lead to an intensification of work. The tasks are shown to be more diverse and complex in this case. They require permanent dedication, commitment and time constant and prolonged work. Thus, the time dedicated to the profession becomes larger than expected and feasible for teachers, causing extensive working hours and reducing health.<hr/>Resumen En este artículo se discuten los usos de las tecnologías digitales en el trabajo docente y los desafíos derivados de estos para la actuación y la salud de los profesores. El objetivo es analizar la comprensión que ellos tienen sobre las tecnologías y cómo entienden su lugar en la enseñanza superior. La investigación se basó en entrevistas semiestructuradas con profesores de la enseñanza presencial y a distancia de una universidad particular de Minas. Se constata que las tecnologías son utilizadas como recursos para exposición del contenido de clases y apoyo al profesor en la elaboración de actividades docentes. Algunos las perciben como competidoras y otros como aliadas. Cada vez más presentes en el cotidiano de los docentes, pueden llevar a una intensificación del trabajo. Las tareas se muestran más diversificadas y complejas. Requieren permanente dedicación, empeño y tiempo de trabajos constantes y prolongados. De este modo, el tiempo dedicado a la profesión se hace mayor que el esperado y viable para los profesores, ocasionando jornadas de trabajo exhaustivas y reducción de la salud. <![CDATA[Estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos: consideraciones acerca del perfil y del desempeño escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200312&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização. A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional. O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade). A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e aritmética e bom desempenho em leitura.<hr/>Abstract This study was aimed to investigate the profile and academic performance of adults in the literacy process. The lack of empirical data on adult students, mainly those returning to not regular old program, is present in both the international and national literature. The study was conducted with students participating in the Educação de Jovens e Adultos - EJA, in public schools in a city of São Paulo state, Brazil. Sixty seven students participated responding a questionnaire and an academic assessment. The questionnaire was composed by questions related to sex, age and reasons for leaving and returning to school. For analysis purposes, participants were divided into three groups according to age: group 1 (14-24 years old); group 2 (27 to 38 old ) and group 3 (40 to 61 years old). For analysis process it was used descriptive and comparative statistics. The results showed that students, mostly discontinued studies due to work and returned to school in search of personal fulfillment. As the academic performance, students had low performance in writing and arithmetic and good performance in reading.<hr/>Resumen El presente estudio tuvo como objetivo investigar el perfil y el desempeño escolar de jóvenes y adultos en proceso de alfabetización. La escasez de datos empíricos relativos a los estudiantes adultos, sobre todo, a los mayores que vuelven a la escuela figuran tanto en la literatura internacional como en la nacional. Dicho estudio se realizó con alumnos que participan de la Educación de Jóvenes y Adultos en instituciones públicas de la municipalidad de una ciudad del interior de la provincia de São Paulo. La muestra se compuso de 67 partícipes que realizaron una actividad de evaluación de desempeño escolar y respondieron una encuesta que averiguaba aspectos referentes al sexo, edad y motivos de abandono y retorno a los estudios. A fin de analizar datos, los participantes fueron separados entres grupos considerando su rango etario: grupo 1 (14 a 24 años); grupo 2 (27 a 38 años) y grupo 3 (40 a 61 años). El análisis se produjo a través de estadística descriptiva y comparativa. Los resultados señalaron que el alumnado, en su gran parte, interrumpió los estudios por cuestiones laborales y volvieron a la escuela en la búsqueda de realización personal. Encuanto al desarrollo escolar, los alumnos presentaron bajo desempeño en escritura y matemáticas y un buen desempeño en lectura. <![CDATA[Programas de la Intervención Temprana: lo que revelan las tesis y disertaciones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200332&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os objetivos principais desse trabalho foram identificar as teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação que abordam o tema da Intervenção Precoce e identificar nos estudos os dados empíricos que avaliam a relação entre os programas de intervenção precoce e as famílias. Os descritores utilizados foram atenção precoce, estimulação precoce, estimulação essencial, estimulação infantil, estimulação do desenvolvimento infantil, intervenção precoce e vigilância do desenvolvimento. Os trabalhos foram analisados por meio de uma ficha avaliativa em que constava o autor, instituição de origem, grau de titulação, tema principal, tipo de pesquisa, participantes, procedimentos para coleta de dados, análise dos dados, base teórica, fonte teórica, resultados e conclusões. Foram analisados 78 trabalhos. Os estudos revelaram que a identificação de crianças elegíveis para a estimulação precoce ainda está centrada nas características infantis. As avaliações têm se voltado para o desenvolvimento infantil sem considerar os fatores contextuais que também o influenciam.<hr/>Abstract The main objectives of this paper were to identify dissertations and thesis elaborated in Graduate Programs that approach the Early Intervention and to identify empirical data in the research that assess the relationship between early intervention programs and families. Early intervention, early stimulation, essential stimulation, infant stimulation, stimulation of child development, early intervention and monitoring of development were used as descriptors. The assessments had been analysed through an evaluation form in which counted the author, institution of origin, level of titles, main theme, type of research, participants, procedures for data collection, data analysis, theoretical basis, theoretical source, results and conclusions. Seventy-eight papers were analyzed and they have shown that identification of eligible children for early stimulation is still focused on infant characteristics. The assessments have focused on child development without considering the contextual factors that influence as well.<hr/>Resumen Los principales objetivos de este estudio fueron identificar las tesis y disertaciones producidas en los Programas de Postgrado que abordan el tema de la intervención temprana e identificar los estudios de datos empíricos que evalúan la relación entre los programas y las familias de intervención temprana. Los descriptores utilizados fueron la intervención temprana, estimulación temprana, estimulación esencial, estimulación infantil, estimulación del desarrollo del niño, la intervención temprana y la vigilancia del desarrollo. Las obras fueron analizados por una hoja de evaluación que incluyó el autor, institución, nivel de títulos, tema principal, tipo de investigación, los participantes, los procedimientos para la recolección de datos, análisis de datos, base teórica, fuente teórica, los resultados y conclusiones. Se analizaron 78 estudios. Los estudios han demostrado que la identificación de niños elegibles para estimulación temprana todavía se centra en las características de los niños. Las críticas se han dirigido a desarrollo infantil sin considerar los factores contextuales que también influyen en ella. <![CDATA[Universidad de Coimbra, institución educativa del Imperio Lusitano: análisis de la reforma joanina en el siglo XVI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200349&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto tem o objetivo de apresentar algumas reflexões referentes à reforma da Universidade de Coimbra, realizada no reinado de D. João III, século XVI. Mediante a análise desse período chamamos atenção para dois aspectos presentes na vida da instituição: contratação docente e reorganização financeira. Percebemos que esses dois aspectos podem ser compreendidos como algumas das diretrizes da Coroa portuguesa para reformar a Universidade de Coimbra. Por meio da analise e apresentação das fontes documentais, cartas e alvarás remetidos à Universidade pela Coroa, procuramos demonstrar ao leitor a importância desse momento para a história das instituições de ensino não apenas portuguesas, mas também brasileiras, já que depois desse fato a Universidade de Coimbra passou a ser considerada o centro de formação do Império, responsável pela formação dos quadros dirigentes da sociedade, tanto no plano eclesiástico como civil, no reino e em territórios ultramarinhos. Os documentos analisados apontam que investigar esse momento histórico da Universidade de Coimbra colabora na compreensão dos objetivos de formação humana que se pretendia naquele período.<hr/>Abstract This paper aims to present some reflections on the reform of the University of Coimbra, which took place in the reign of King John III, 16th century. By examining this period we call attention to two aspects present in the life of the institution: teacher recruitment and financial reorganization. We realize that these two aspects can be understood as some of the guidelines of the Portuguese Crown to reform the University of Coimbra. Through the analysis and presentation of documentary sources, letters and permits sent to University by the Crown, we seek to demonstrate to the reader the importance of that moment to the story of educational institutions not only in Portugal but also in Brazilian ones, since then this fact University of Coimbra came to be regarded as the training centre of the Empire, responsible for the training of senior managers of the company, both in ecclesiastical plan as a civilian in the Kingdom and in overseas territories. The documents analyzed point out that to investigate that Historical period of University of Coimbra collaborates to understanding of the goals in terms of human formation at that period.<hr/>Resumen Este texto tiene el objetivo de presentar algunas reflexiones referentes a la reforma de la Universidad de Coimbra, realizada en el reinado de D. João III, siglo XVI. Mediante el análisis de ese período llamamos la atención para dos aspectos presentes en la vida de la institución: contratación docente y reorganización financiera. Notamos que estos dos aspectos pueden comprenderse como algunas de las directrices de la Corona portuguesa para reformar la Universidad de Coimbra. Por medio del análisis y la presentación de las fuentes documentales, cartas y licencias remitidas a la Universidad por la Corona, procuramos demostrar al lector la importancia de ese momento para la historia de las instituciones de enseñanza no apenas portuguesas, sino también brasileñas, ya que después de ese hecho la Universidad de Coimbra pasó a ser considerada el centro de formación del Imperio, responsable por la formación de los cuadros dirigentes de la sociedad, tanto en el plano eclesiástico como en el civil, en el reino y en territorios ultramarinos. Los documentos analizados señalan que investigar ese momento histórico de la Universidad de Coimbra colabora en la comprensión de los objetivos de formación humana que se pretendía en aquel período. <![CDATA[Representaciones de sí y el sentimiento moral: una investigación sobre el fracaso escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200365&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste trabalho, discutem-se as representações de si e o sentimento de vergonha frente às situações de fracasso escolar vivenciadas por adolescentes que frequentam o nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista clínica com 49 adolescentes, meninos e meninas, em seis escolas públicas do município de Rolim de Moura, Rondônia, com objetivo de compreender aspectos relevantes das representações que fazem de si diante do fracasso escolar, tendo como marco teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral infantil e as pesquisas contemporâneas na perspectiva da Psicologia Moral. Os resultados apontam para o fato de que os sujeitos sentem-se culpados pelo fracasso, mas, em alguns casos, não sentem vergonha; em outros, apesar de sentirem, a vergonha não implica em representação negativa de si. Por fim, constatamos que os dados de nossa pesquisa endossam as ideias de que a busca de representações positivas de si é uma das motivações básicas da conduta humana.<hr/>Abstract In this paper is discussed the representations of self and the feeling of shame before the school failures situations experienced for teenagers attending the ninth year of elementary school. We conducted this survey by a clinical interview with 49 teenagers, boys, and girls, in six public schools in the municipality of Rolim de Moura, Rondônia, to understand relevant aspects of the representations that make themselves before their failure in school. This research has as a theoretical landmark, the studies of Piaget on children's moral development, the contemporary surveys from the perspective of Moral Psychology. The results indicate that subjects feel guilty for the failure, but in some cases, they do not feel ashamed and, in others cases, despite the fact that they believe it, it does not imply a negative representation of self. Finally, we noted that the data from our surveys endorse the ideas that the search of positive representations of self is one of the fundamental motivations of human behavior.<hr/>Resumen En este trabajo se discuten las representaciones de si mismo e el sentimiento de vergüenza frente a las situaciones de fracaso escolar vivenciadas por los adolescentes que cursan el noveno grado de enseñanza primaria. La investigación se llevó a cabo mediante entrevista clínica con 49 adolescentes, niños y niñas en escuelas públicas del municipio Rolim de Moura, Rondonia, con el fin de comprender los aspectos relevantes de las representaciones que hacen de si mismo delante del fracaso escolar, teniendo como marco teórico los estúdios de Piaget sobre el desenvolvimiento moral infantil, las investigaciones contemporáneas en la perspectiva de la Psicología Moral. Los resultados apuntan para el hecho de que los sujetos se sienten cupables por el fracaso, pero, en algunos casos, no sienten vergüenza. En cambio, hay aquellos que, aunque se sienten avergonzados, la vergüenza no implica en la representación negativa de si mismo. Por último, constatamos que los datos de nuestra investigación respaldan las ideas de que la búsqueda de representaciones positivas de si mismo es una de las motivaciones básicas de conducta humana. <![CDATA[Percepção e atualidade em Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062016000200382&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste trabalho, discutem-se as representações de si e o sentimento de vergonha frente às situações de fracasso escolar vivenciadas por adolescentes que frequentam o nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista clínica com 49 adolescentes, meninos e meninas, em seis escolas públicas do município de Rolim de Moura, Rondônia, com objetivo de compreender aspectos relevantes das representações que fazem de si diante do fracasso escolar, tendo como marco teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral infantil e as pesquisas contemporâneas na perspectiva da Psicologia Moral. Os resultados apontam para o fato de que os sujeitos sentem-se culpados pelo fracasso, mas, em alguns casos, não sentem vergonha; em outros, apesar de sentirem, a vergonha não implica em representação negativa de si. Por fim, constatamos que os dados de nossa pesquisa endossam as ideias de que a busca de representações positivas de si é uma das motivações básicas da conduta humana.<hr/>Abstract In this paper is discussed the representations of self and the feeling of shame before the school failures situations experienced for teenagers attending the ninth year of elementary school. We conducted this survey by a clinical interview with 49 teenagers, boys, and girls, in six public schools in the municipality of Rolim de Moura, Rondônia, to understand relevant aspects of the representations that make themselves before their failure in school. This research has as a theoretical landmark, the studies of Piaget on children's moral development, the contemporary surveys from the perspective of Moral Psychology. The results indicate that subjects feel guilty for the failure, but in some cases, they do not feel ashamed and, in others cases, despite the fact that they believe it, it does not imply a negative representation of self. Finally, we noted that the data from our surveys endorse the ideas that the search of positive representations of self is one of the fundamental motivations of human behavior.<hr/>Resumen En este trabajo se discuten las representaciones de si mismo e el sentimiento de vergüenza frente a las situaciones de fracaso escolar vivenciadas por los adolescentes que cursan el noveno grado de enseñanza primaria. La investigación se llevó a cabo mediante entrevista clínica con 49 adolescentes, niños y niñas en escuelas públicas del municipio Rolim de Moura, Rondonia, con el fin de comprender los aspectos relevantes de las representaciones que hacen de si mismo delante del fracaso escolar, teniendo como marco teórico los estúdios de Piaget sobre el desenvolvimiento moral infantil, las investigaciones contemporáneas en la perspectiva de la Psicología Moral. Los resultados apuntan para el hecho de que los sujetos se sienten cupables por el fracaso, pero, en algunos casos, no sienten vergüenza. En cambio, hay aquellos que, aunque se sienten avergonzados, la vergüenza no implica en la representación negativa de si mismo. Por último, constatamos que los datos de nuestra investigación respaldan las ideas de que la búsqueda de representaciones positivas de si mismo es una de las motivaciones básicas de conducta humana.