Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620170001&lang=pt vol. 27 num. 54 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O pessimismo na poesia de Augusto dos Anjos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Augusto dos Anjos faz parte, em nossas letras, de um seleto grupo de escritores que, por ter mergulhado a fundo na existência humana, criou na Literatura Brasileira obras que fogem aos lugares-comuns de seu tempo e à condição de carnavalização atribuída à diversidade cultural das terras brasileiras, visão essa que tanto distorceu e ofuscou o verdadeiro poder de nossos artistas. O pessimismo assume, dessa forma, uma função essencial: questionar o que se está fazendo e como se está fazendo, uma vez que todos os grandes pessimistas são, no fundo, grandes realistas. O objetivo de tal trabalho é avaliar o pessimismo da poesia de Augusto dos Anjos e identificar as reflexões inovadoras que seus versos apresentam. Para tanto, leu-se a sua única obra, “EU”, bem como poemas publicados na juventude e alguns de seus principais críticos e estudiosos, como Raimundo Magalhães Júnior e o poeta Ferreira Gullar. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica, avaliando a poesia do autor e identificando em sua obra, em comparação com o pensamento de seu tempo, a gênese de sua singularidade em nossa Literatura.<hr/>Abstract Augusto dos Anjos is part of a select group of writers who, having dived deep into human existence, created in Brazilian literature works fleeing the commonplaces of his time and carnivalization condition attributed to the cultural diversity of Brazilian land, a view that is both distorted and obscured the true power of our artists. Pessimism takes thus an essential function: to question what you're doing and how you are doing, since all major pessimists are, deep down, great realistic. The purpose of this study is to evaluate the pessimism of Augustan poetry of the Angels and identify innovative reflections that his verses present. For this, read to your unique work, "I", and poems published in youth and some of his critics and leading scholars, as Raimundo Magalhaes Junior and poet Gullar. The methodology used was the literature review, assessing the poetry of the author and his work in identifying, compared to the thought of his time, the genesis of their uniqueness in our literature.<hr/>Resumen Augusto dos Anjos forma parte, en nuestras letras, de un selecto grupo de escritores que, por haberse sumergido a fondo en la existencia humana, creó en la Literatura Brasileña obras que huyen de los lugares comunes de su tempo y de la condición de carnavalización atribuida a la diversidad cultural de las tierras brasileñas, visión esta que tanto distorsionó y ofuscó el verdadero poder de nuestros artistas. El pesimismo asume, de esta forma, una función esencial: cuestionar qué se está haciendo y cómo se está haciendo, una vez que todos los grandes pesimistas son, en el fondo, grandes realistas. El objetivo de dicho trabajo es evaluar el pesimismo de la poesía de Augusto dos Anjos e identificar las reflexiones innovadoras que sus versos presentan. Para esto, se hizo la lectura de su única obra, “EU” (“YO”), y de poemas publicados en su juventud; asimismo, se leyó a algunos de sus principales críticos y estudiosos, como Raimundo Magalhães Júnior y el poeta Ferreira Gullar. La metodología utilizada fue la de revisión bibliográfica, evaluando la poesía del autor e identificando en su obra, en comparación con el pensamiento de su tiempo, la génesis de su singularidad en nuestra Literatura. <![CDATA[O texto literário em sala de aula e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores: reflexões necessárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva analisar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores a partir do texto literário trabalhado em sala de aula. A análise é feita a partir dos fundamentos da Teoria Histórico Cultural em Vygotsky e da Semiótica de linha francesa. Busca-se refletir sobre o modo como os textos literários são trabalhados na educação escolar e se há possibilidades para a construção do pensamento elaborado e crítico. A metodologia consiste em um estudo teórico em autores como Vygotsky (1989, 2001, 2008); Luria (1990); Leontiev (1969); Fiorin (2000, 2005) entre outros. Pela análise interpretativa do texto, torna-se possível a construção subjetiva da relação entre o autor e leitor (aluno, professor), entre o narrador e o narratário e entre as personagens do conto, além de reconstruir o contexto literário no qual a obra se insere. A partir desse exercício crítico, pode-se pensar novas alternativas para o trabalho com o texto literário nos espaços formativos escolares.<hr/>Abstract This article aims to analyze the development of higher psychic functions from the literary text worked in the classroom. The analysis is made from the foundations of Cultural Historical Theory in Vygotsky and the French Line Semiotics. It seeks to reflect on the way literary texts are worked in school education and whether there are possibilities for the construction of elaborate and critical thinking. The methodology consists of a theoretical study in authors such as Vygotsky (1989, 2001, 2008); Luria (1990); Leontiev (1969); Fiorin (2000, 2005), among others. Through the interpretative analysis of the text, it becomes possible to construct a subjective relationship between the author and the teacher, between the narrator and the narrator and between them as characters in the story, as well as to reconstruct the literary context, in which the work is inserted. From the critical exercise, one can think of new alternatives for working with the literary text in the educational spaces of school.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo analizar el desarrollo de funciones psíquicas superiores a partir del texto literario trabajado en el aula. El análisis se hace a la luz de los fundamentos de la Teoría Histórico-Cultural en Vygotsky y de la Semiótica francesa. Buscamos reflexionar sobre cómo se trabajan los textos literarios en la educación escolar y si existen posibilidades para la construcción del pensamiento elaborado y crítico. La metodología consiste en un estudio teórico de autores como Vygotsky (1989, 2001, 2008); Luria (1990); Leontyev (1969); y Fiorin (2000, 2005), entre otros. Por el análisis interpretativo del texto es posible la construcción subjetiva de la relación entre el autor y el lector (estudiante, profesor), entre el narrador y el narratario, y entre los personajes del cuento, además de la reconstrucción del contexto literario en el que se inserta el trabajo. A partir de este ejercicio crítico, podemos pensar en nuevas alternativas para trabajar con el texto literario en los espacios de formación escolar. <![CDATA[A Síndrome de Down em diferentes contextos: identificando associações e programas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100040&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerar a diferença é identificar que as pessoas têm suas próprias potencialidades e fragilidades, sendo que essas não deveriam ser totalmente enfatizadas. Sob esta ótica surge a seguinte indagação: como o trabalho com pessoas com a síndrome de Down vem ocorrendo nas principais associações/instituições nos contextos da Espanha, do Brasil e dos Estados Unidos? Objetiva-se, então, a apresentação e discussão de ações e programas das principais associações/instituições que nesses países atendem pessoas com síndrome de Down, visando identificar como essas pessoas são consideradas nesses programas. Este ensaio teórico caracteriza-se por uma revisão bibliográfica de trabalhos disponibilizados na internet, tais como: o Google Books e o Google Acadêmico. Outros bancos de dados foram consultados, tais como: a Sociedade Nacional de Síndrome de Down dos Estados Unidos, a Revista Down España e a Revista Mensagem das APAES. Os dados apontam que, no Brasil, identificou-se uma grande concentração de ONGs, assim como também a Associação Nacional de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na Espanha verificou-se a Federação Down España, que conta ao todo com 83 associações aderidas. Nos EUA, observou-se a National Down Syndrome Society, que possui em seu interior 350 grupos de afiliados ao redor do país.<hr/>Abstract To consider the difference is to identify that people have their own strengths and weaknesses, and these should not be fully emphasized. From this point of view, the following question arises: how has work with people with Down syndrome been occurring in the main associations/institutions in the contexts of Spain, Brazil, and the United States? The objective of this study was to present and discuss actions and programs of the main associations/institutions that Brazil, Spain, and the United States treat people with Down syndrome, in order to identify how these people are considered in these programs. This theoretical essay is characterized by a bibliographic review of works made available on the Internet, such as Google Books and Google Scholar. Other databases were consulted, such as the National Down Syndrome Society of the United States, Down España Magazine, and the APAES Message Magazine. The data indicate that in Brazil a large concentration of Non Government Organizations (NOGs) was identified, as well as the Associação Nacional de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). In Spain, the Down España Federation took place, which counts with 83 associations. In the USA we observed the National Down Syndrome Society that has in its interior 350 groups of affiliates around the country.<hr/>Resumen Considerar la diferencia es identificar que las personas tienen sus propias potencialidades y fragilidades, siendo que estas últimas no deberían ser totalmente enfatizadas. Bajo esta óptica surge la siguiente indagación: ¿cómo se viene realizando el trabajo con personas con síndrome de Down en las principales asociaciones/instituciones en los contextos de España, de Brasil y de los Estados Unidos? Se considera como objetivo, entonces, la presentación y discusión de acciones y programas de las principales asociaciones / instituciones en Brasil, España y Estados Unidos que atienden a personas con síndrome de Down, teniendo como finalidad identificar cómo son consideradas estas personas en esos programas. Este ensayo teórico se caracteriza por una revisión bibliográfica de trabajos disponibles en internet, tales como: el Google Books y el Google Académico. También se consultaron otros bancos de datos, como: la Sociedad Nacional de Síndrome de Down de los Estados Unidos, la Revista Down España y la Revista Mensagem de las APAES1. Los datos apuntan que en Brasil se identificó una gran concentración de ONGs, así como también de la Asociación Nacional de Padres y Amigos de los Excepcionales (APAE). En España se verificó la Federación Down España que cuenta en total con 83 asociaciones adheridas. En EUA se observó la National Down Syndrome Society, que congrega 350 grupos de afiliados alrededor del país. <![CDATA[Discutindo aspectos metodológicos de ensino e aprendizagem no atendimento educacional especializado para alunos com surdez]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100056&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem o propósito de evidenciar as práticas pedagógicas para o aluno com surdez no âmbito do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Na prática docente, as principais dificuldades encontradas no processo de inclusão escolar de pessoas com surdez referem-se, por exemplo, ao desconhecimento da língua de sinais e a falta de estratégias metodológicas adequadas a um ensino que respeite a singularidade do indivíduo surdo. Diante desse cenário, o AEE surge com o intuito de criar e aprimorar as condições para o aprendizado e o ensino escolar para todos. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado numa revisão crítica da literatura. As discussões sobre as práticas pedagógicas para alunos com surdez no âmbito do AEE serão apresentadas focalizando elementos que ampliem a visão sobre as reais condições do educando surdo, motivados pela crença no seu potencial de desenvolvimento e de aprendizagem. É necessário reforçar o funcionamento do AEE, mas se contrapondo a uma utilização movida por modismos e/ou pelo afã dos discursos de ser apenas uma prática inclusiva.<hr/>Abstract This article aims to highlight the educational practices for students with deafness in the Specialist Educational Attendance - AEE. In the teaching practice, the main difficulties encountered in the process of school inclusion of people with deafness refer, for example, the lack of sign language and the lack of adequate methodological strategies to a school that respects the uniqueness of the deaf individual. In this scenario, the AEE comes in order to create and improve the conditions for learning and school education for all. This is a theoretical essay based on a critical review of the literature. Discussions on the teaching practices for students with hearing loss in the AEE will be presented focusing on elements that enhance the view of the actual conditions of educating deaf, motivated by the belief in their potential for development and learning. It is necessary to strengthen the functioning of the AEE but in contrast to a use driven by fads and/or the desire of speeches to be only an inclusive practice.<hr/>Resumen En este artículo se pretende poner de manifiesto las prácticas educativas para los estudiantes con sordera en el Atendimiento Educacional Especializado - AEE. En la práctica docente, las principales dificultades encontradas en el proceso de inclusión escolar de las personas con sordera se atribuyen, por ejemplo, al desconocimiento del lenguaje de signos y a la falta de estrategias metodológicas adecuadas para una enseñanza que respete la singularidad de la persona sorda. En este escenario, la AEE surge con el fin de crear y mejorar las condiciones para el aprendizaje y la enseñanza para todos. Se trata de un ensayo teórico basado en una revisión crítica de la literatura. Las discusiones sobre las prácticas pedagógicas para estudiantes con sordera en el AEE se presentarán centrándose en los elementos que mejoren la visión de las condiciones reales del educando sordo, motivadas por la creencia en su potencial de desarrollo y aprendizaje. Es necesario fortalecer el funcionamiento del AEE, pero contraponiéndolo a un uso impulsado por las modas y / o por el deseo de los discursos de ser solamente una práctica inclusiva. <![CDATA[Associação entre afetos e representações envolvidas no ambiente de aprendizagem escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100074&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo parte da premissa de que as dimensões afetivas envolvem o processo de planejamento e desenvolvimento das práticas pedagógicas e constituem fator importante na determinação da natureza das relações estabelecidas entre os estudantes e os diversos objetos de conhecimento. Nesse sentido, objetivou-se analisar como os alunos representam os aspectos afetivos do processo de ensino e aprendizagem e quais suas percepções sobre o ambiente da aprendizagem. Participaram da pesquisa 120 estudantes do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Campinas, sendo 60 alunos com satisfatório desempenho acadêmico e 60 com dificuldades de aprendizagem. Metodologicamente foram utilizados três instrumentos: Prova Psicopedagógica Par Educativo, Escala de Afetos Zanon e Escala de Expectativas do Professor. Os resultados revelaram, que alunos com dificuldade de aprendizagem se diferenciam significativamente daqueles com adequado desempenho. Alunos com dificuldades estabelecem menor vínculo com a aprendizagem escolar formal e com seus professores e por isso retratam situações não escolares, enquanto que alunos com desempenho satisfatório têm uma melhor percepção das expectativas de seus professores e demonstram ter uma relação mais afetiva com o ambiente escolar. Acredita-se que essa pesquisa contribui para o entendimento sobre a relação entre os sentimentos vivenciados por alunos no contexto da sala de aula e suas implicações para o desempenho acadêmico dos mesmos.<hr/>Abstract This study assumes that the affective dimensions involves the process of planning and developing pedagogical practices and are an important factor in determining the nature of relations between the students and the various objects of knowledge. In this sense, the study aimed to analyze how students represent the affective aspects of both the teaching and learning process and what are their perceptions of the learning environment. The participants were 120 students of the 5th year of elementary school of public schools in the metropolitan region of Campinas, 60 of those students having satisfactory academic performance and 60 having learning disabilities. To gather the data, three instruments were used: “Psychopedagogical Educational Par Proof”, “AffectionsZanon Scale” and “Teacher Expectations Scale”. The results revealed that students with learning disabilities differ significantly from those with adequate performance. Students with learning difficulties establish fewer ties with the formal school learning and for their teachers and this portrays non-school situations while students with satisfactory performance have a better understanding of the expectations of their teachers and this shows that they have a more emotional relationship with the school environment. It is believed that this study contributes to the understanding of the relationship between the feelings experienced by students in the context of the classroom and its implications for the academic performance of the same.<hr/>Resumen El presente estudio parte de la premisa de que las dimensiones afectivas envuelven el proceso de planeamiento y desenvolvimiento de las prácticas pedagógicas y constituyen un factor importante en la determinación de la naturaleza de las relaciones establecidas entre los estudiantes y los diversos objetos de conocimiento. En ese sentido, se tiene como objetivo analizar cómo los alumnos representan los aspectos afectivos del proceso de enseñanza y aprendizaje y cuáles son sus percepciones sobre el ambiente de aprendizaje. Participaron del estudio 120 estudiantes del 5° año de la enseñanza primaria de escuelas públicas municipales de la Región Metropolitana de Campinas, siendo 60 alumnos con desempeño académico satisfactorio y 60 con dificultades de aprendizaje. Metodológicamente se utilizaron tres instrumentos: la Prueba Psicopedagógica Par Educativo, la Escala de Afectos Zanon y la Escala de Expectativas del Profesor. Los resultados revelaron que alumnos con dificultad de aprendizaje se diferencian significativamente de aquellos con desempeño adecuado. Los alumnos con dificultades de aprendizaje establecen menor vínculo con el aprendizaje escolar formal y con sus profesores, y por eso retratan situaciones no escolares; mientras que los alumnos con desempeño satisfactorio tienen una mejor percepción de las expectativas de sus profesores y demuestran tener una relación más afectiva con el ambiente escolar. Se cree que esta investigación contribuye para el entendimiento sobre la relación entre los sentimientos vivenciados por los alumnos en el contexto de la sala de clases y sus implicaciones para el desempeño académico de los mismos. <![CDATA[Creche: lugar para ficar ou para aprender? As famílias respondem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa teve como objetivo escutar as famílias de crianças de berçários que frequentam a creche em período integral, procurando compreender o sentido atribuído por elas às atividades realizadas nas creches. A coleta de dados foi feita através de entrevistas na casa das onze famílias participantes, dessa forma, conhecemos um pouco mais quem são essas famílias e como vivem. Escutar as famílias nos permitiu constatar que a creche é um lugar para deixar as crianças enquanto as mães estão no trabalho. Esta característica é reforçada nos momentos de entrada e saída das crianças, em que algumas mães conversam com as professoras e são informadas se a criança comeu, dormiu e se passou bem o dia. As famílias observam que sua criança brinca, canta, ouve histórias, faz “trabalhinhos” nesse espaço, mas definem tais atividades como distração. Porém, as mães também reconhecem a creche como um lugar para aprender, entretanto, essa constatação se faz na relação com a própria criança e não por intermédio dos profissionais da creche.<hr/>Abstract This research aimed to listen to the families of children who attend day care nursery full time, trying to understand the meaning attributed by them to the activities carried out in nurseries. Data collection was conducted through interviews at the home of eleven participating families; thus we learned a little more who these families are and how they live. Listen to families allowed us to verify that the nursery is a place to leave the children while their mothers are at work. This is reinforced in the entry and exit times of children when some mothers talk to the teachers and are informed if the child ate, slept and if he/she spent the day well. Families observe that their child plays, sings, listens to stories, performs ‘tasks’ in this space, but they define such activities as a distraction. Mothers also recognize the nursery as a place to learn; however, this observation is made in relation to the child him/herself and not through the nursery professionals.<hr/>Resumen Esta investigación tuvo como objetivo escuchar a las familias de los niños que asisten a la guardería en período integral, tratando de entender el significado atribuido por ellos a las actividades realizadas en las guarderías. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas en el hogar de las once familias participantes. De este modo fue posible conocer un poco más sobre quiénes son estas familias y cómo viven. Escuchar a las familias nos permitió ver que la guardería es un lugar para dejar a los niños mientras sus madres están trabajando. Esta característica, se ve reforzada en los momentos de entrada y salida de los niños, cuando algunas madres hablan con las profesoras y se informan si el niño comió, durmió y si ha pasado bien el día. A su vez las familias observan que su niño juega, canta, escucha historias, hace "trabajitos" en este espacio, pero definen esas actividades como una distracción. No obstante, las madres también reconocen la guardería como un lugar para aprender. Sin embargo, esta afirmación se basa en la relación con el propio niño y no a través de los profesionales de la guardería. <![CDATA[Direitos humanos sob ameaça: organizações patogênicas, trabalho e subjetividade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva-se, neste artigo, discutir os Direitos Humanos no processo civilizatório atual, e em que medida ele estaria fragilizado, no campo do trabalho, e caracterizado por quantofrenia e desqualificação dos que resistem ou não alcançam metas desumanas de produtividade. Consideramos a universalização dos Direitos Humanos um sinal evidente do processo civilizatório e condição para a democracia e concretização de uma ética balizada na tolerância e prática dialógica. No entanto, ao analisarmos as relações entre direitos humanos, ética e trabalho, nas organizações públicas e educacionais inclusas, e suas influências sobre a subjetividade, apontamos que a barbárie se inscreve no processo civilizatório. De forma contraditória aos princípios éticos e democráticos, são produzidas situações de assédio moral e formas de solidariedade mórbidas no trabalho, calcadas na humilhação e estigmatização.<hr/>Abstract The aim of this paper is to discuss the present Human Rights in the civilizing process and detect to what extent this practice was being undermined at work, characterized by quantophrenia and disqualification of those who resist or do not reach inhuman productivity goals. We believe the universalization of Human Rights while a clear sign of civilizing process and condition for democracy and ethics based on tolerance and dialogical practice. However, if we analyze the relations between human rights, ethics and work in the organizations, publics and educational includes, and your influence in the subjectivity, we point that barbarism pertains to the civilizing process which, paradoxically, produces situations of workplace bullying and morbid forms of solidarity, based on humiliation and stigmatization.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es discutir los Derechos Humanos en el proceso civilizador actual y en qué medida estaría debilitado en el trabajo, caracterizado por cuantofrenia e inhabilitación de los que resisten o no alcanzan metas deshumanas de productividad. Consideramos la universalización de los Derechos Humanos una señal evidente del proceso de civilización y condición para la democracia y la implementación de una ética marcada por la tolerancia y la práctica dialógica. Sin embargo, al analizar las relaciones entre los derechos humanos, ética y trabajo en las organizaciones, públicas y educacionales incluidas, y su influencia en la subjetividad, apuntamos que la barbarie se inscribe en el proceso civilizador. De forma contradictoria a los principios éticos y democráticos, se producen situaciones de acoso laboral y formas de solidaridad mórbida, fundamentadas en la humillación y en la estigmatización. <![CDATA[O gerencialismo na educação pública da cidade do Rio de Janeiro (2009-2012): origens, implantação e resultados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho tem como objetivo estudar a política de gestão do sistema educacional público da cidade do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2012. A hipótese que desencadeia este estudo é a de que o novo modelo de gestão implementado está baseado em preceitos da administração pública gerencial, aqui entendida em oposição aos preceitos da administração pública burocrática clássica. Em sequência a essa hipótese o estudo verificará em que medida essa política trouxe resultados positivos para a melhoria da educação pública da cidade. A pesquisa buscou um encadeamento teórico e empírico por meio da análise da presença da concepção gerencial nesse novo modelo de gestão da educação pública, sua implementação e os resultados obtidos. Constatou-se que o modelo utilizado na gestão educacional da cidade do Rio de Janeiro, devido a suas origens e às formas de associação com outros mecanismos tradicionais do serviço público não agregou substanciais evoluções na qualidade do processo educacional, pois os resultados apresentados são pouco representativos, apesar dos significativos recursos públicos investidos.<hr/>Abstract This study aimed to study the management policy of the public education system of the city of Rio de Janeiro, from 2009 to 2012. The hypothesis that triggers this study is that the new management model implemented is based on management's precepts public management, here understood in opposition to the precepts of classical bureaucratic public administration. Following this hypothesis, the study verified to what extent this policy has brought positive results for the improvement of the public education of the city. The research sought a theoretical and empirical linkage through the analysis of the presence of the managerial conception in this new model of public education management, its implementation and the results obtained. It was verified that the model used in the educational management of the city of Rio de Janeiro, due to its origins and the forms of association with other traditional mechanisms of the public service did not add substantial evolutions in the quality of the educational process, since the presented results are little representative, despite significant public funds invested.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo estudiar la política de gestión del sistema de educación pública de la ciudad de Río de Janeiro, de 2009 a 2012. La hipótesis que levanta este estudio es la de que el nuevo modelo de gestión implementado se basa en los principios de gestión pública, entendida aquí como oposición a los preceptos de la administración pública burocrática clásica. En secuencia a esa hipótesis el estudio verificará en qué medida esta política ha dado resultados positivos para mejorar la educación pública en la ciudad. La investigación buscó una vinculación teórica y empírica mediante el análisis de la presencia del diseño de gerencia de este nuevo modelo de gestión de educación pública, su aplicación y los resultados obtenidos. Se comprobó que el modelo utilizado en la administración educativa de la ciudad de Río de Janeiro, debido a sus orígenes y a las formas de asociación con otros mecanismos tradicionales de servicio público, no ha añadido cambios sustanciales a la calidad del proceso educativo porque los resultados no son representativos a pesar de los significativos recursos públicos invertidos. <![CDATA[Sistema de ensino apostilado: um “Cavalo De Troia”?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, o objetivo é compreender a política utilizada para a implantação do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), em escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC), entre 2009 e 2012. O método utilizado foi observação e participação nos cursos de formação continuada de professores, ministrados pelo SEFE, aplicação de 82 questionários e realização de oito entrevistas com professores de escolas que utilizam o SEFE. Como aportes teóricos, tomamos o conceito de estratégias, de acordo com Michel de Certeau; a produção de subjetividades, na acepção de Michel Foucault; e, a governamentalidade neoliberal, conforme indicado por Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto. Dentre os resultados, inferimos que o SEFE adota estratégias de governamentalidade com características neoliberais, tais como: estímulo à competição, busca pela eficiência e qualidade, cumprimento de metas e práticas de meritocracia. Além disso, é possível identificar que a utilização do material didático do SEFE propicia a emergência de um profissional que atua de forma mecânica, o que pode conduzir a um paulatino processo de perda da autonomia docente.<hr/>Abstract In this article, the objective is to understand the policy used for the implementation of the Family and School Education System (SEFE) in municipal schools in Florianópolis (SC) between 2009 and 2012. The method used was observation and participation in the courses Of continuing education of teachers, administered by SEFE, application of 82 questionnaires and eight interviews with teachers of schools that use SEFE. As theoretical contributions, we take the concept of strategies, according to Michel de Certeau; The production of subjectivities, in the sense of Michel Foucault; And, neoliberal governmentality, as indicated by Karla Saraiva and Alfredo Veiga-Neto. Among the results, we infer that SEFE adopts governmentality strategies with neoliberal characteristics, such as stimulus to competition, search for efficiency and quality, fulfillment of goals and practices of meritocracy. In addition, it is possible to identify that the use of the SEFE didactic material propitiates the emergence of a mechanically active professional, which can lead to a gradual process of loss of teacher autonomy<hr/>Resumen En este artículo, el objetivo es entender la política utilizada para la implantación del Sistema Educativo Familia y Escuela (SEFE) en las escuelas de la red municipal de enseñanza de Florianópolis (SC), entre 2009 y 2012. El método utilizado fue la observación y participación en los cursos de capacitación de profesores, impartidos por el SEFE, la aplicación de 82 cuestionarios y la realización de ocho entrevistas con profesores de escuelas que utilizan el SEFE. Como referencias teóricas, usamos el concepto de estrategias, de acuerdo con Michel de Certeau; la producción de subjetividades, según Michel Foucault; y la gubernamentalidad neoliberal, como indicado por Karla Saraiva y Alfredo Veiga-Neto. Entre los resultados, deducimos que el SEFE adopta estrategias de gubernamentalidad con características neoliberales, tales como: estímulo a la competencia, búsqueda de la eficiencia y calidad, cumplimiento de metas y prácticas de meritocracia. Asimismo, es posible identificar que el uso del material didáctico del SEFE propicia la aparición de un profesional que actúa mecánicamente, lo que puede llevar a un proceso gradual de pérdida de la autonomía docente. <![CDATA[O uso da (auto)biografia em pesquisas brasileiras (2001 - 2010): a consolidação de uma tendência metodológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa é apresentar um mapeamento/balanço quantitativo que possibilita dar visibilidade ao uso que foi feito do recurso teórico-metodológico (auto)biografia por pesquisadores brasileiros no período de 2001 - 2010. Busca-se, assim, mostrar o movimento que consolidou esse recurso como tendência metodológica no referido período no âmbito da história epistemológica produzida em tal tempo no Brasil, nas Ciências Humanas e no Campo Educacional. Trata-se de uma pesquisa documental. As fontes foram 742 pesquisas: 514 mestrados e 228 doutorados. Usou-se o Banco de dados da CAPES. Os dados apontam que o uso do referido recurso metodológico consolidou uma tendência metodológica no âmbito da história epistemológica produzida no Brasil em tal tempo, abarcando as Ciências Humanas de modo geral e o Campo Educacional em particular. Nesse sentido, na década em questão, a média anual de produção foi de 74 pesquisas. Outrossim, os dados evidenciaram os nichos institucionais nucleares da consolidação da tendência.<hr/>Abstract The objective of this research is to present a mapping of literature that allows giving visibility to the use that was made of the theoretical-methodological (auto) biography by Brazilian researchers in the period of 2001 - 2010. It seeks to show the movement that consolidated this resource as a methodological tendency in the mentioned period in the scope of the epistemological history produced in such time in Brazil, in the Human Sciences and in the Educational Field. This is a documentary research. The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) database was used. The data indicate that the use of this methodological resource consolidated a methodological tendency within the scope of the epistemological history produced in Brazil at that time, encompassing the Human Sciences in general and the Educational field in particular. In this sense, in the decade in question, the anual average production was 74 estudies. Moreover, the data showed the nuclear institutional niches of the consolidation of the trend.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación es presentar un mapeo/balance cuantitativo que permite dar visibilidad al uso que fue hecho del recurso teórico-metodológico (auto)biografía por investigadores brasileños en el período 2001-2010. De este modo, se pretende mostrar el movimiento que consolidó ese recurso como tendencia metodológica en el referido intervalo en el ámbito de la historia epistemológica producida en dicho periodo en Brasil, en las Ciencias Humanas en general y en el Campo Educativo en particular. Se trata de una investigación documental. Las fuentes fueron 742 investigaciones: 514 maestrías académicas y 228 doctorados. Se utilizó el Banco de datos de CAPES. Los datos apuntan que el uso del recurso metodológico referido consolidó una tendencia metodológica en el ámbito de la historia epistemológica producida en Brasil en tal tiempo, abarcando la Ciencias Humanas de modo general y el Campo Educacional en particular. En ese sentido, en la década en cuestión, el promedio anual de producción fue de 74 investigaciones. Del mismo modo, los datos evidenciaron los nichos institucionales nucleares de la consolidación de la tendencia. <![CDATA[Letramentos e educação: novas perspectivas de análise]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100194&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa é apresentar um mapeamento/balanço quantitativo que possibilita dar visibilidade ao uso que foi feito do recurso teórico-metodológico (auto)biografia por pesquisadores brasileiros no período de 2001 - 2010. Busca-se, assim, mostrar o movimento que consolidou esse recurso como tendência metodológica no referido período no âmbito da história epistemológica produzida em tal tempo no Brasil, nas Ciências Humanas e no Campo Educacional. Trata-se de uma pesquisa documental. As fontes foram 742 pesquisas: 514 mestrados e 228 doutorados. Usou-se o Banco de dados da CAPES. Os dados apontam que o uso do referido recurso metodológico consolidou uma tendência metodológica no âmbito da história epistemológica produzida no Brasil em tal tempo, abarcando as Ciências Humanas de modo geral e o Campo Educacional em particular. Nesse sentido, na década em questão, a média anual de produção foi de 74 pesquisas. Outrossim, os dados evidenciaram os nichos institucionais nucleares da consolidação da tendência.<hr/>Abstract The objective of this research is to present a mapping of literature that allows giving visibility to the use that was made of the theoretical-methodological (auto) biography by Brazilian researchers in the period of 2001 - 2010. It seeks to show the movement that consolidated this resource as a methodological tendency in the mentioned period in the scope of the epistemological history produced in such time in Brazil, in the Human Sciences and in the Educational Field. This is a documentary research. The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) database was used. The data indicate that the use of this methodological resource consolidated a methodological tendency within the scope of the epistemological history produced in Brazil at that time, encompassing the Human Sciences in general and the Educational field in particular. In this sense, in the decade in question, the anual average production was 74 estudies. Moreover, the data showed the nuclear institutional niches of the consolidation of the trend.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación es presentar un mapeo/balance cuantitativo que permite dar visibilidad al uso que fue hecho del recurso teórico-metodológico (auto)biografía por investigadores brasileños en el período 2001-2010. De este modo, se pretende mostrar el movimiento que consolidó ese recurso como tendencia metodológica en el referido intervalo en el ámbito de la historia epistemológica producida en dicho periodo en Brasil, en las Ciencias Humanas en general y en el Campo Educativo en particular. Se trata de una investigación documental. Las fuentes fueron 742 investigaciones: 514 maestrías académicas y 228 doctorados. Se utilizó el Banco de datos de CAPES. Los datos apuntan que el uso del recurso metodológico referido consolidó una tendencia metodológica en el ámbito de la historia epistemológica producida en Brasil en tal tiempo, abarcando la Ciencias Humanas de modo general y el Campo Educacional en particular. En ese sentido, en la década en cuestión, el promedio anual de producción fue de 74 investigaciones. Del mismo modo, los datos evidenciaron los nichos institucionales nucleares de la consolidación de la tendencia. <![CDATA[O complexo e necessário exercício de objetivar a investigação em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa é apresentar um mapeamento/balanço quantitativo que possibilita dar visibilidade ao uso que foi feito do recurso teórico-metodológico (auto)biografia por pesquisadores brasileiros no período de 2001 - 2010. Busca-se, assim, mostrar o movimento que consolidou esse recurso como tendência metodológica no referido período no âmbito da história epistemológica produzida em tal tempo no Brasil, nas Ciências Humanas e no Campo Educacional. Trata-se de uma pesquisa documental. As fontes foram 742 pesquisas: 514 mestrados e 228 doutorados. Usou-se o Banco de dados da CAPES. Os dados apontam que o uso do referido recurso metodológico consolidou uma tendência metodológica no âmbito da história epistemológica produzida no Brasil em tal tempo, abarcando as Ciências Humanas de modo geral e o Campo Educacional em particular. Nesse sentido, na década em questão, a média anual de produção foi de 74 pesquisas. Outrossim, os dados evidenciaram os nichos institucionais nucleares da consolidação da tendência.<hr/>Abstract The objective of this research is to present a mapping of literature that allows giving visibility to the use that was made of the theoretical-methodological (auto) biography by Brazilian researchers in the period of 2001 - 2010. It seeks to show the movement that consolidated this resource as a methodological tendency in the mentioned period in the scope of the epistemological history produced in such time in Brazil, in the Human Sciences and in the Educational Field. This is a documentary research. The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) database was used. The data indicate that the use of this methodological resource consolidated a methodological tendency within the scope of the epistemological history produced in Brazil at that time, encompassing the Human Sciences in general and the Educational field in particular. In this sense, in the decade in question, the anual average production was 74 estudies. Moreover, the data showed the nuclear institutional niches of the consolidation of the trend.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación es presentar un mapeo/balance cuantitativo que permite dar visibilidad al uso que fue hecho del recurso teórico-metodológico (auto)biografía por investigadores brasileños en el período 2001-2010. De este modo, se pretende mostrar el movimiento que consolidó ese recurso como tendencia metodológica en el referido intervalo en el ámbito de la historia epistemológica producida en dicho periodo en Brasil, en las Ciencias Humanas en general y en el Campo Educativo en particular. Se trata de una investigación documental. Las fuentes fueron 742 investigaciones: 514 maestrías académicas y 228 doctorados. Se utilizó el Banco de datos de CAPES. Los datos apuntan que el uso del recurso metodológico referido consolidó una tendencia metodológica en el ámbito de la historia epistemológica producida en Brasil en tal tiempo, abarcando la Ciencias Humanas de modo general y el Campo Educacional en particular. En ese sentido, en la década en cuestión, el promedio anual de producción fue de 74 investigaciones. Del mismo modo, los datos evidenciaron los nichos institucionales nucleares de la consolidación de la tendencia.