Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620170002&lang=pt vol. 27 num. 55 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Em defesa dos currículos pratica dos pensados nos cotidianos escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto toma como ponto de partida a criação de uma Base Nacional Comum Curricular, em curso no Brasil, para problematizar as bases tradicionais e tecnicistas do pensamento curricular que dão sustentação a essa política ao analisar três ações contrárias à BNCC produzidas por entidades representativas de pesquisadores do currículo. Nesse sentido, centramos nossas análises em algumas das ações produzidas pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): 1) a produção de um dossiê publicado em 2014 sobre a ideia de Base Nacional; 2) a campanha “Aqui já tem currículo”; 3) o ofício enviado ao Conselho Nacional de Educação (CNE) com uma “Exposição de Motivos contra a Base Nacional Comum Curricular”. Entendendo que a garantia da justiça cognitiva é um pressuposto para a garantia da justiça social, faz-se mister a desinvizibilização dos currículos praticadospensados nos cotidianos escolares. Consideramos a produção de conhecimentos em redes e a necessidade de provocar práticaspensamentos numa perspectiva pós-abissal. <hr/>Abstract This paper takes as its starting point the creation of a Common National Base Curriculum underway in Brazil, to discuss traditional and technologic bases of curriculum thought that support this policy, when analyzing three actions against the BNCC produced by representative entities of curriculum researchers. In this sense, focus our analysis on some of the actions produced by the Brazilian Association of Curriculum (ABDC) and the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd): 1) the production of a dossier published in 2014 on the idea of National Base; 2) the campaign "You already have curriculum"; 3) the letter sent to the National Education Council (CNE) with an "explanatory memorandum against the Common National Base Curriculum". Understanding that the guarantee of cognitive justice is a precondition for ensuring social justice, it is the mister desinvizibilização those practiced curricula and thought in school everyday. We consider networks in knowledge production and the need to bring about practices and thoughts in a post-abyssal perspective. <hr/>Resumen En este trabajo se toma como punto de partida la creación de una Base Nacional Curricular Común que se lleva a cabo en Brasil, para discutir las bases tradicionales y tecnológicas de pensamiento del plan de estudios, que apoyan esta política cuando consideramos tres acciones contra la BNCC producidas por organizaciones que representan a los investigadores del plan de estudios. En este sentido, centramos nuestro análisis en algunas de las acciones producidas por la Asociación Brasileña de Curriculum (ABDC) y la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd): 1) la producción de un dossier publicado en 2014 con la idea de la Base Nacional; 2) la campaña "Ya hay planes de estudio"; 3) la carta enviada al Consejo Nacional de Educación (CNE) con una "exposición de motivos en contra de la Base Nacional Curricular Común". Entendiendo que la garantía de justicia cognitiva es una condición previa para garantizar la justicia social, es el señor de desinvisibilización de los practicados y pensados planes de estudio en la escuela todos los días. Consideramos que la producción de redes de conocimiento y la necesidad de hacer que prácticas de pensamientos tengan una perspectiva postabismal. <![CDATA[Princípios de justiça nas ações afirmativas para acesso à educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem como objetivo averiguar de que modo os princípios de justiça incidem sobres as políticas afirmativas para acesso à educação superior brasileira. Esta investigação surge da compreensão de que há insuficiência de vagas nas instituições de ensino superior no país, tendo em vista que apenas 16,4% dos indivíduos com idade regular entre 18 e 24 anos estão matriculados nesse nível de ensino, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2013. Para os provenientes de estratos sociais historicamente excluídos da sociedade, tais como egressos de escolas públicas, negros, indígenas, quilombolas, deficientes, entre outros grupos, a exclusão desse nível de ensino mostra-se ainda mais perversa. Esse quadro, portanto, requer a intervenção do Estado, que, na perspectiva da justiça, é o agente distribuidor de recursos. Nesses termos, a partir do perfil socioeconômico e educacional das minorias étnico raciais do país, especialmente negros e pardos, apresenta-se um estudo teórico que demarca a relevância das políticas de ação afirmativa para acesso à educação superior, as quais coadunam com princípios de justiça distributiva, e, logo, de justiça social.<hr/>Abstract This study aims to investigate how the principles of justice focus on affirmative politics for access to Brazilian higher education. This research comes from the understanding that there are insufficient vacancies in higher education institutions in the country, considering that only 16.4% of individuals with regular aged between 18 and 24 years are enrolled in this level of education, according to the data of Census of Higher Education of 2013. For those from social classes historically excluded from society, such as egresses of public schools, blacks, Indians, maroons, disabled persons, among other groups, the exclusion of that level of education appears to be even more perverse. This context, therefore, requires state intervention, which, from the perspective of justice, is the distributor of resources agent. In these terms, from the socio-economic and educational profile of racial ethnic minorities in the country, especially black and brown, presents a theoretical study that marks the relevance of affirmative action politics for access to higher education, which is in line with principles of justice distributive, and thus, of social justice. <hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo investigar cómo los principios de justicia se enfocan sobre las políticas afirmativas para el acceso a la educación superior brasileña. Esta investigación surge de la constatación de que hay lugares insuficientes en instituciones de educación superior en el país, teniendo en cuenta que solo 16,4% de los individuos con edades regulares comprendidas entre 18 y 24 años están matriculados en este nivel de educación, de acuerdo con datos del Censo de Educación Superior 2013. Para aquellos de clases sociales históricamente excluidas de la sociedad, como los graduados de las escuelas públicas, los negros, los indios, los cimarrones, los discapacitados, entre otros grupos, la exclusión de ese nivel de educación parece ser aún más perversa. Por consiguiente, este marco requiere la intervención del Estado que, en la perspectiva de la justicia, es el agente distribuidor de recursos. En estos términos, a partir del perfil socioeconómico y educativo de las minorías étnicas raciales en el país, especialmente negros y marrones, presenta un estudio teórico que marca la importancia de las políticas de acción afirmativa para el acceso a la educación superior, de acuerdo con los principios de la justicia distributiva y, por tanto, de la justicia social. <![CDATA[Uma análise do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Rio Claro-SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200244&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Plano Municipal de Educação (PME) é um importante instrumento que serve como guia de ação para o governo em oposição à imprevisibilidade. Ele deve expressar as diretrizes, as metas e os meios pelos quais o objetivos serão atingidos durante sua vigência, como as estratégias e as formas de colaboração dos entes federados, além do monitoramento e das avaliações constantes de sua implementação. O presente trabalho tem como objeto de análise o PME de Rio Claro (SP). De cunho qualitativo teve como objetivo acompanhar o processo de elaboração do PME como instrumento de política educacional, por meio da análise bibliográfica e documental. Fundamenta-se na pesquisa de mestrado intitulada Plano Municipal de Educação de Rio Claro - SP: desafios e perspectivas na garantia do direito à educação. A produção acadêmica, mais diretamente ligada ao objeto de pesquisa, e as obras que puderam elucidar o contexto socioeconômico e político do país, em suas relações com o contexto global, serviram de suporte para a análise dos dados documentais. A primeira parte do artigo revê as concepções de planos que perpassaram nossa história política educacional, evidenciando a importância do planejamento de políticas públicas enquanto política de Estado. A segunda procurou rastrear a construção do PME, desde sua deflagração, passando pela primeira versão do documento (elaborado coletivamente e sistematizado por uma Comissão), até a segunda versão (revisada pelo Conselho Municipal de Educação de Rio Claro).<hr/>Abstract The Municipal Education Plan (MEP) is an important instrument that serves as an action guide for the government as opposed to unpredictability. It should express the guidelines, goals and means by which the objectives will be achieved during its validity, such as the strategies and forms of collaboration of the federated entities, as well as the monitoring and constant evaluations of its implementation. This paper focuses on the analysis of the MEP of Rio Claro-SP. From a qualitative perspective, this work aims to follow the process of preparation of the MEP as an instrument of educational policy, through bibliographical and documentary analysis. It is based on the master's research entitled Municipal Education Plan of Rio Claro - SP: challenges and perspectives in guaranteeing the right to education. The academic production, more directly linked to the research object, and the works that can elucidate the socioeconomic and political context of the country, in its relations with the global context, served as support for the analysis of the documentary data. The first part of the paper reviews the conceptions of plans that have permeated the educational political history, evidencing the importance of public policy planning as a state policy. The second part sought to trace the construction of the MEP, from its outbreak, going through the first version of the document (prepared collectively and systematized by a Commission), until the second version (reviewed by the Municipal Council of Education of Rio Claro).<hr/>Resumen El Plan Municipal de Educación (PME) es una herramienta importante que sirve como guía para la acción del gobierno en oposición a la imprevisibilidad. Este debe expresar las directrices, los objetivos y los medios por los cuales se alcanzarán los objetivos durante su mandato, así como las estrategias y formas de colaboración de las entidades federadas, además de la supervisión y las evaluaciones de su implementación. Con un enfoque cualitativo, tuvo el objetivo de seguir el proceso de preparación del PME como una herramienta de política educativa, a través del análisis bibliográfico y documental. Se basa en la investigación de máster titulada Plan Municipal de Educación de Rio Claro - SP: desafíos y perspectivas para garantizar el derecho a la educación. La producción académica más directamente vinculada al objeto de la investigación y las obras que pueden dilucidar el contexto socioeconómico y político del país en sus relaciones con el contexto mundial, sirvieron para apoyar el análisis de las pruebas documentales. La primera parte del artículo revisa los conceptos de planes que impregnan nuestra historia política educativa, poniendo en evidencia la importancia de la planificación de políticas públicas como política de Estado. La segunda parte trató de realizar un seguimiento de la construcción del PME, desde su deflagración, pasando por la primera versión del documento (colectivamente desarrollado y sistematizado por una Comisión) hasta la segunda versión (revisada por el Consejo Municipal de Educación de Rio Claro). <![CDATA[Entre o prescrito e o realizado: a atividade lúdica no ensino fundamental de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200262&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O trabalho consiste na análise dos 10 anos de experiência com a implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 Anos (EF9A) em Itajubá, município do estado de Minas Gerais, a fim de averiguar os modos pelos quais políticas públicas são implantadas e implementadas no Brasil. A lei 11.274/2006 oficializou o EF9A em âmbito nacional; resoluções, relatórios e documentos orientadores foram publicados e pesquisas cientificas demonstram dificuldades em efetivar as prescrições governamentais, sobretudo em relação à inserção de atividades lúdicas no currículo ofertado ao 1º ano. O material empírico se constituiu por entrevistas semiestruturadas com 5 Coordenadores Pedagógicos, com diferentes tempos de experiência com o EF9A, perscrutando(i) a participação e envolvimento dos entrevistados no processo de ampliação do EF no município, (ii) a construção do currículo para o 1º ano e (iii) concepções e inserção da atividade lúdica no cotidiano escolar. As análises realizadas permitiram concluir que a dificuldade em atender as leis e prescrições deve-se à fragilidade teórica, ao aligeiramento e sobreposição de informações das instâncias superiores. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a revisão dos modos pelos quais novas políticas públicas são implantadas e implementadas no Brasil. <hr/>Abstract The study aims at analyzing the 10-year experience with the implementation of the 9-Year Elementary School (EF9A) in Itajubá, a city in the state of Minas Gerais, in order to verify how the public policies are implemented in Brazil. The Law 11.274/2006 made the EF9A official countrywide: resolutions, reports and guiding documents were published, and scientific research showed difficulties in applying the governmental prescriptions, especially regarding the insertion of playful activities into the syllabus of the 1st year. The empirical material is comprised by semi-structured interviews with five Pedagogical Coordinators with different experience times in the EF9A considering: (i) the participation and the engagement of the interviewees in the process of EF amplification in the municipality; (ii) the construction of the 1st year syllabus; and (iii) concepts and insertion of playful activities in the school day-by-day. The performed analyses allowed us to conclude that the difficulty in meeting the laws and prescriptions is due to the theoretical fragility, the superficiality and the overlapping of information coming from superior instances. We expect that this research may contribute to a review on how new public policies are implemented in Brazil. <hr/>RESUMEN En este trabajo se analizan los 10 años de experiencia en la implantación e implementación de la Enseñanza Fundamental ofrecida en un periodo de 9 años (EF9A), en el municipio de Itajubá, en Minas Gerais. En esta investigación se busca averiguar los mecanismos utilizados para implantar e implementar políticas públicas en Brasil. La Ley 11.274/2006 oficializó la EF9A en todo el territorio nacional. Se publicaron resoluciones, informes y documentos orientadores; sin embargo, las investigaciones científicas demostraron las dificultades para ejecutar las prescripciones gubernamentales, principalmente en lo que se refiere a la inserción de actividades lúdicas en el plan de estudios establecido para el 1º año. El material empírico para este trabajo fue obtenido en entrevistas semiestructuradas de cinco Coordinadores Pedagógicos con diferentes tiempos de experiencia en la EF9A. Se indagó sobre (i) la participación y comprometimiento de los entrevistados en el proceso de ampliación de la Enseñanza Fundamental (EF) en el municipio, (ii) la elaboración del plan de estudios para el 1º año y (iii) las concepciones e inserción de la actividad lúdica en el cotidiano escolar. Como resultado del análisis realizado podemos concluir que la dificultad para ejecutar las leyes y prescripciones se debe a la fragilidad teórica, al aligeramiento y a la superposición de información en las instancias superiores. Esperamos que esta investigación contribuya para que se revisen los mecanismos usados para la implantación e implementación de nuevas políticas públicas en Brasil para su completa aplicación. <![CDATA[Formação docente em Sul-América: aspectos regulatórios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200284&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente estudio es derivado de la investigación de doctorado titulada “Orientações Pedagógicas no Estágio Supervisionado de Educação Física na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile” y tuvo como objetivo específico presentar y discutir, los aspectos reguladores de formación de profesores en esos países. Investigación cualitativa, método el Análisis Documental. Como resultado se verificó que hay aspectos intrínsecos regionales y culturales utilizados para argumentar a favor de la política docente de formación de profesores en cada país. Por tanto, estos aspectos convergen en términos de que: a) la preparación profesional de los profesores debe ser orientada por la perspectiva de la acción-reflexión-acción; b) conocimiento y uso de las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación debe ser parte del proceso; c) desarrollo de la identidad docente y el compromiso con la enseñanza Las conclusiones fueron realizadas considerando la literatura reciente sobre programas de formación de profesores. <hr/>Abstract This study is derived from the doctoral research entitled "Guidelines on Pedagogical Supervised Physical Education in Colombia, Brazil, Argentina and Chile". Specifically, it aimed to present and discuss in general lines, the teacher education regulatory aspects in these countries. It is a qualitative research and it was used Documental Analysis as methodological procedures. As a result, it was found there are regional and cultural intrinsic aspects used to argue in favor of teacher education policy in each country. However, these aspects converge in terms of that: a) professional preparation of teachers should be guided by the action-reflection-action perspective; b) knowledge about and use of Information and Communication Digital Technologies should be part of this process; c) developing of teacher identity and the teaching commitment. Conclusions were made considering what the recent literature has pointed out to teacher education programs. <hr/>Resumo O artigo derivado da pesquisa de doutorado intitulada “Orientações Pedagógicas no Estágio Supervisionado de Educação Física na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile”. Especificamente, ele teve como objetivo apresentar e discutir em linhas gerais, os aspectos regulatórios de formação de professores nesses países. É uma pesquisa qualitativa e utilizo a Análise Documental como procedimentos metodológicos. Como resultado, verificou-se que há aspectos intrínsecos regionais e culturais utilizados para argumentar a favor da política de formação de professores em cada país. No entanto, estes aspectos convergem em termos de que: a) a preparação profissional dos professores deve ser orientada pela perspectiva da ação-reflexão-ação; b) conhecimento e uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação deve ser parte deste processo; c) desenvolvimento da identidade do professor e o compromisso com o ensino. As conclusões foram feitas considerando-se que a literatura recente tem apontado para programas de formação de professores. <![CDATA[Professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental: indicação das necessidades formativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200308&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as necessidades formativas dos professores iniciantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Joinville. São professores que ingressaram entre os anos de 2010 e 2013, sendo considerados iniciantes em um novo contexto de trabalho. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta dos dados. Os principais autores que embasaram a leitura e interpretação dos dados foram Romanowski (2007, 2012), Romanowski e Martins (2013), Marcelo Garcia (1999, 2009) e Marcelo Garcia e Vaillant (2013). Os resultados indicaram que os professores solicitaram que os momentos de formação continuada privilegiem a troca de ideias/experiências, que sejam planejados para que ocorra a interlocução entre os docentes, bem como que ocorra a ampliação da quantidade de cursos para o aprimoramento profissional. Duas temáticas foram apontadas como cadentes para o trabalho dos entrevistados: como utilizar tecnologias e como lidar com a inclusão de alunos com deficiência. Os professores indicaram que a formação inicial não lhes possibilitou uma discussão efetiva sobre essas duas temáticas e que sentem necessidade de que sejam trabalhadas nos espaços de formação continuada. <hr/>Abstract This research aims to present the training needs of beginning teachers in the 6th to 9th grade of elementary public schools in Joinville. The participants are beginning teachers (started to teaching between 2010 and 2013). It is a qualitative study that used semi-structured interviews as a tool for data collection. Studies from Romanowski (2007, 2012), Romanowski and Martins (2013), Marcelo Garcia (1999, 2009) and Marcelo Garcia and Vaillant (2013) contributed to support the reading and interpretation of the data. The results showed that teachers reported that continuing education should provide the exchange of ideas / experiences through dialogue with colleagues, and they requested more training promoting their professional development. Two issues due their professional needs were identified as priority to their work: orientation how to use the technology and how to deal with the inclusion of students with disabilities. Teachers reported the importance of two issues as well as teacher education failed to provide them the knowledge about that. Continuing education could be an opportunity to promote discussions related to these important issues. <hr/>Resumen: Este trabajo tiene como objetivo señalar las necesidades de formación de los profesores principiantes del 6º al 9º grado de la educación primaria en el sistema escolar municipal de Joinville. Son profesores que ingresaron entre los años 2010 y 2013, y que son considerados principiantes en un nuevo contexto de trabajo. Se trata de una investigación cualitativa, en la que se empleó entrevistas semi-estructuradas como herramienta para la recopilación de datos. Los principales autores que fundamentaron la lectura e interpretación de los datos fueron Romanowski (2007, 2012), Romanowski y Martins (2013), Marcelo García (1999, 2009) y, Marcelo García y Vaillant (2013). Los resultados indicaron que los profesores solicitaron que su formación continua favorezca el intercambio de ideas / experiencias a partir del diálogo entre los docentes, y que se amplíe la cantidad de cursos de formación para su desarrollo profesional. Se señalaron dos temas prioritarios para la labor de los encuestados: el uso de la tecnología y cómo lidiar con la inclusión de los estudiantes con discapacidades. Los profesores señalaron que la formación inicial no les permitió una discusión efectiva sobre estas dos cuestiones, y sienten la necesidad de desarrollarlas en los espacios de educación continua. <![CDATA[Crianças acolhidas institucionalmente e educação escolar: o que pensam os professores?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200327&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivo: Caracterizar a concepção de professores sobre crianças em acolhimento institucional em escola regular de ensino fundamental. Método: Participaram oito professoras que lecionavam também para crianças abrigadas, no interior de São Paulo. Os critérios de seleção foram: a modalidade da escolarização (ensino fundamental)e a disponibilidade e interesse em participar da pesquisa. Foi utilizada entrevista semidirigida. Utilizou-se análise de conteúdo para tratamento dos dados. Resultados: Os resultados foram agrupados em categorias: atributo da criança abrigada; causas dos atributos; tratamento dado pelas professoras; efeito na escolarização. Na reflexão analítica, as categorias foram decompostas em subcategorias e conceitos descritores. Conclusões: As professoras apresentaram um universo de significados que determina uma ação pedagógica reducionista: crianças abrigadas são compreendidas como depositárias de atributos que se confundem como naturais daquele indivíduo ou resultantes da condição de carência e sofrimento. Isso acarreta dificuldades de desenvolver práticas, pois não consideram a possibilidade de ação docente técnica que reconheça a dificuldade para propor saídas pedagógicas, menos determinadas por preconceitos que excluem e estigmatizam. <hr/>Abstract This study aimed to understand the teachers’ conception about children in institutional care attending regular elementary school in a city of Sao Paulo state. Eight teachers participated in the study. The selection criteria were the schooling stage, their availability and interest in participating in the research. We used semi-structured interview and content analysis for the treatment of data. The results were analyzed in categories: sheltered child’s attribute, attribute causes, treatment given by the teachers, effect on schooling. In the analytical reflection, those categories were divided into subcategories and descriptor concepts. The teachers showed many meanings, which determines a reductionist pedagogical action: sheltered children are seen as repositories of attributes mistaken as nature of that individual or as consequences of deprivation and suffering conditions. This leads to difficulties in performing practices because they don’t consider the possibility of a technical teaching action that acknowledge the difficulty in proposing pedagogical solutions, less fossilized by prejudices that exclude and stigmatize. <hr/>Resumen Objetivo: Caracterizar la concepción de profesores sobre niños internados en instituciones de abrigo, inseridos en escuelas de enseñanza primaria. Métodos: Participaron ocho profesoras que ofrecían clases para estos niños, en el interior de São Paulo. Los criterios para la selección fueron el nivel escolar (enseñanza primaria), la disposición y el interés de participar en la investigación. Se aplicó una entrevista semiestructurada y se utilizó el análisis de contenido para el procesamiento de datos. Resultados: Los resultados se agruparon en categorías: atributo del niño abrigado; causas de los atributos; tratamiento de las profesoras; efecto en la escolarización. En la reflexión analítica, las categorías se dividen en subcategorías y descriptores de conceptos. Conclusiones: Las profesoras ofrecen un universo de significados que determinan una acción pedagógica reduccionista: los niños abrigados son entendidos como depositarios de los atributos que se confunden como intrínsecos de ese individuo o su condición resultante de la privación y el sufrimiento. Lo que implica en dificultades para desarrollar prácticas porque no tienen en cuenta la posibilidad de una acción de enseñanza técnica que reconozca la dificultad de proponer salidas pedagógicas menos excluyentes, prejuiciosas y estigmatizantes. <![CDATA[A creche como espaço de aprendizagem de professoras da educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200347&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar os reflexos de um Projeto de Extensão da UFSCar voltado para processos formativos e de construção e ressignificação da identidade das docentes da educação infantil de uma CEMEI da SME de São Carlos, visando contribuir para o entendimento da escola como lócus de formação continuada, de compartilhamento de experiências, saberes e práticas. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de questionários com 6 (seis) professoras que participaram 1 (um) ano ou mais tempo do Projeto de Extensão entre os anos de 2013 e 2014. Os dados foram organizados visando à análise das respostas, por meio de 4 (quatro) categorias: perfil das professoras participantes da pesquisa; visão das professoras sobre a profissão; o trabalho na educação infantil e a formação docente; reflexos do Projeto no processo de construção e ressignificação da identidade docente. Os resultados apresentados trazem indicações de que a formação continuada é um espaço de aprendizagem essencial para a construção e ressignificação da identidade docente, bem como um espaço que possibilita uma maior visibilidade do professor enquanto profissional, caminhando no sentindo de suprir a ausência de valorização e reconhecimento social destinado aos professores, principalmente aqueles que atuam na educação infantil. <hr/>Abstract The objective of this research was to analyze the reflections from participants of an extension project of UFSCar related to the signification and re-signification of teacher identity process. This study was developed in the perspective of contribution from the school as a locus of continuing training, experience sharing, knowledge and practices. Qualitative approach was used in the study. Data were collected during Extension Project in 2013 and 2014, and they were organized from four categories: profile of the teachers participating in the research; vision of the teachers about the profession; work in early childhood education and teacher training; reflections during the process of ressignification of the teacher/teaching identity. Results indicated that continuing education is an essential learning space for the construction of teacher identity ressignification, as well as allows a greater visibility of the teacher as a professional, and social recognition for teachers, especially those working in early childhood education. <hr/>Resumen El propósito de este estudio fue analizar los impactos de un proyecto de extensión de la UFSCar, dirigido al proceso de construcción y redefinición de la identidad de los maestros de educación infantil en un CEMEI de la SME de São Carlos, con el objetivo de contribuir a la comprensión de la escuela como un lugar geométrico de la capacitación continua y del intercambio de experiencias, conocimientos y prácticas. La investigación cualitativa se llevó a cabo a través de cuestionarios con seis (6) profesores que participaron en un (1) año o más tiempo del Proyecto de Extensión entre 2013 y 2014. Los datos se organizaron con vistas al análisis de las respuestas a través de cuatro (4) categorías: Perfil de participantes en la investigación profesores; Visión de los maestros acerca de la profesión; El trabajo en la educación de la primera infancia y la formación del profesorado; Proyecto Reflex en la construcción y redefinición de la identidad del proceso de enseñanza. Los resultados presentados aportan indicios de que la educación continua es un espacio de aprendizaje esencial para la construcción y redefinición de la identidad docente, así como un espacio que permite una mayor visibilidad del profesor como profesional, caminando en dirección a suministrar la falta de aprecio y reconocimiento social para los maestros, especialmente los que trabajan en la educación infantil. <![CDATA[Aprendizagem docente na educação infantil: saberes de professoras que atuam nas creches]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A aprendizagem da docência e a importância do professor continuar aprendendo são temáticas que vêm se destacando para a compreensão do desenvolvimento profissional e formação do docente. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho objetiva discutir sobre os saberes que os professores têm para trabalhar em creches. Para desenvolver este estudo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, que foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. Realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Em linhas gerais, as professoras destacaram a importância de se realizar um trabalho educativo ao lado do cuidado necessário aos menores de três anos. Um ponto de vista em comum entre as três professoras, refere-se aos saberes advindos da prática profissional e da troca de conhecimentos com professoras mais experientes, que se constituem como as principais fontes de aprendizagem para a docência na educação infantil. <hr/>Abstract Learning to teach and the importance of the teacher to keep learning are highlighted themes in order to comprehend the professional development and the teacher’s education. Considering this, the work discusses the knowledge that teachers have to work in day care center. In order to develop this study, field observations, diary registers; documental analyses and semi-structured interview were undertaken. In general, the teachers emphasize the importance of realizing an educational work alongside the necessary care to children less than three years. A qualitative approach of researching was adopted in three municipal kindergarten educational centers in the countryside of São Paulo, involving three beginner teachers, who work with children from zero to three years old. A common point of view among the three teachers refers to the knowledge acquired in the professional practice by the exchange of knowledge with more experienced teachers, the main source of learning to teach in the nursery care. <hr/>Resumen El aprendizaje de la docencia y la importancia de que el profesor continúe aprendiendo son temáticas que se vienen destacando para la comprensión del desarrollo profesional y formación del docente. Partiendo de este presupuesto, el presente trabajo tiene como objetivo discutir sobre los saberes que los profesores tienen que trabajar en las guarderías. Comprende tres profesoras iniciantes que trabajaban con niños de cero a tres años. Se realizaron observaciones de campo, registros en diario, análisis documental y entrevista semiestructurada. En líneas generales, las profesoras enfatizaron la importancia de realizar un trabajo educativo junto con el cuidado necesario de los menores de tres años. Un punto de vista en común entre las tres profesoras se refiere a los saberes derivados de la práctica profesional y del intercambio de conocimientos con profesoras más experientes, que se constituyen como las principales fuentes de aprendizaje para la docencia en la educación infantil. <![CDATA[Ser professor e manter-se na profissão: um estudo com docentes da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200389&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente estudo consistiu em desvelar o ser e o manter-se professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os participantes são professores estaduais em processo de formação continuada pelo PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional - Paraná). A coleta de dados realizou-se mediante entrevistas semiestruturadas (N=6); e a análise dos dados foi sob o aporte da análise textual discursiva. Os resultados apontam que ser professor, para os sujeitos da pesquisa, é em primeiro lugar, ter comprometimento; em segundo lugar ser dedicado e em terceiro é sempre buscar formação e estar engajado em estudos e novas aprendizagens. Relaciona-se ainda com as transformações sociais, abrange trabalhar com o conhecimento e a incerteza da contemporaneidade. O manter-se professor revelou-se pelo significante “transformação”. Conclui-se que os docentes investigados precisam dar conta de situações que estão além do processo de ensino e aprendizagem, ultrapassando-oe o manter-se na docência se envolve intimamente com o desejo de ser reconhecido pelo outro. <hr/>Abstract The objective of this study was to understand what is being and remaining a teacher. The research is a qualitative approach and participants are state teachers in the continuing education process by PDE (Education Development Program - Paraná). Data gathering was carried out by semi-structured interviews (N=6), and data were analyzed in the framework of discursive textual analysis. The results show that being a teacher for the subjects, is first, having a commitment, secondly being dedicated and third is always to seek education and be engaged in research and new learning; also relates to the social, covers work with the knowledge and the uncertainty of contemporaneity. On the other hand remaining a teacher was proved by the significant “transformation”. It is concluded that the investigated teachers need to account for situations that are beyond the process of teaching and learning, overcoming it and remaining a teacher engages closely with the desire to be recognized by the other. <hr/>Resumen El objetivo de este estudio es dar a conocer el ser y seguir siendo un profesor. La investigación sigue un enfoque cualitativo y los participantes son los profesores del estado en proceso en curso de la educación por el PDE (Programa de Desarrollo de la Educación - Paraná). La recolección de datos se llevó a cabo por entrevistas semiestructuradas (N=6); y el análisis de los datos se realizó con la contribución de análisis textual discursivo. Los resultados muestran que el ser un profesor para los sujetoses, en primer lugar, tener compromiso; en segundo lugar, estar dedicado; y tercero, estar siempre en buscar de una formación y dedicarse a la investigación y al nuevo aprendizaje; también se refiere a los aspectos sociales, que cubren el trabajo con el conocimiento y la incertidumbre de la contemporaneidad. El maestro torreón demuestra el significativo "transformación". Se concluye que los profesores investigados deben tener en cuenta las situaciones que están fuera del proceso de enseñanza y aprendizaje, superarlas y seguir la enseñanzaajustándose estrechamente al deseo de ser reconocido por los otros. <![CDATA[O ensino do direito no Brasil. As vozes das pesquisas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200408&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A análise do ensino universitário demonstra a necessidade da melhoria da docência. No curso do Direito há ênfase no tecnicismo devido ao forte caráter liberal dos juízes, promotores e advogados em condição de professor, com ausência de identidade docente. Utilizando-se a metodologia da revisão sistemática em dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação em Educação e Direito no Brasil, sem limitador de tempo, buscou-se trabalhos vinculados ao tema da formação docente. De um total de 79 trabalhos encontrados nos bancos de teses da Capes, concluiu-se a leitura de seis trabalhos de nove inicialmente selecionados Três categorias foram recorrentes: ausência de formação pedagógica, necessidade de formação continuada e identidade docente. Conclui-se que a formação do docente de Direito se baseia na cultura geral, em conhecimentos adquiridos na faculdade e nas experiências docentes e pessoais. Criar ações podem melhorar o processo de formação do docente universitário. Os dados mostram que os docentes da área acreditam em formação continuada de caráter pedagógico, o que facilitaria a relação professor-aluno em todos os aspectos. <hr/>Abstract The analysis of higher education demonstrates the need of improving pedagogic strategies for the teaching. In law school, judges, prosecutors, and lawyers on condition of a teacher with strong liberal character establish an emphasis on the technicality, with an absence of teacher identity. We use the systematic review as the methodology. We searched dissertations and theses produced in graduate programs in education and law in Brazil. It was not established time period as criteria linked to the topic of teacher education. 79 studies were found at Capes Database. Six studies were selected initially. Three categories were determined: the absence of pedagogical training, need for continuing education and teaching identity. We concluded that the formation of the law school is based on the general culture, in knowledge gained in college and personal experiences. Actions can be generated to improve the process of professor preparation. The results show us that law professor believes in continuing training of pedagogical character, which would facilitate teacher-student relationships in all aspects. <hr/>Resumen El análisis de la educación universitaria demuestra la necesidad de mejorar la enseñanza. En el curso de Derecho hay énfasis en tecnicidad debido al fuerte carácter liberal de los jueces, fiscales y abogados sobre su condición de profesor, con la ausencia de la identidad docente. Utilizando la metodología de revisión sistemática en las tesis y disertaciones producidas en programas de postgrado en Educación y en Derecho en Brasil, sin límite de tiempo, se buscaron trabajos vinculados al tema de la formación docente. Se encontraron un total de 79 trabajos en el Banco de Tesis de la Capes. Se concluyó la lectura de seis obras, de las nueve seleccionadas inicialmente. Tres categorías fueron constantes: la ausencia de formación pedagógica, la necesidad de educación continua y la identidad. Se concluye que la formación de los docentes en Derecho se basa en la cultura general, conocimientos adquiridos en la Universidad y en sus experiencias personales. Crear acciones pueden mejorar el proceso de formación del docente universitario. Los datos nos muestran que los profesores en el área creen en formación continua de carácter pedagógico que facilite las relaciones profesor-alumno en todos los aspectos. <![CDATA[Título: apresentando outros sistemas solares nas aulas de ciências através de ferramentas online e aplicativos digitais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062017000200428&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A descoberta dos exoplanetas - planetas que orbitam outras estrelas - tem fortes implicações não apenas sobre nosso conhecimento a respeito dos sistemas solares, mas também sobre o estudo da vida no universo, uma vez que expande as possibilidades de habitabilidade em nossa galáxia. Embora as pesquisas nessa área estejam evoluindo aceleradamente desde o final da década de 1990, os livros didáticos e os programas curriculares de Ciências da Natureza adotados na Educação Básica ainda apresentam uma visão ultrapassada da Astronomia, ignorando a diversidade de planetas e sistemas solares já identificados pela Ciência. Tal fato acaba por obliterar o acesso dos estudantes a esse tipo de conhecimento, consequentemente limitando o trabalho dos professores. O objetivo do presente artigo é apresentar como algumas ferramentas de divulgação científica e pesquisa podem servir ao propósito de desenvolver o tema vida e universo nas escolas. Tais ferramentas incluem aplicativos para tablets, sites oficiais, simuladores e projetos de citizen science - por meio dos quais os internautas podem contribuir diretamente com as pesquisas científicas. <hr/>Abstract The discovery of exoplanets - planets orbiting other stars - has strong implications not only on our knowledge of solar systems but also on the study of life in the universe as it expands the possibilities of habitability in our galaxy. Although research in this area is evolving rapidly since the late 1990s, the Primary Education´s textbooks and curricula of Natural Sciences still have an obsolete view of Astronomy, ignoring the diversity of planets and solar systems identified by science. This fact turns out to obliterate the student access to such knowledge, thus limiting the work of teachers. The aim of this paper is to present how some tools for scientific dissemination and research can serve the purpose of developing the theme life and universe in schools. Such tools include applications for tablets, official websites, simulators and citizen science projects - through which Internet users can contribute directly with scientific research. <hr/>Resumen El descubrimiento de los exoplanetas - planetas que orbitan otras estrellas - tiene fuertes implicaciones no solo sobre nuestro conocimiento a respecto de los sistemas solares, sino también sobre el estudio de la vida en el universo, una vez que expande las posibilidades de habitabilidad en nuestra galaxia. Aunque las investigaciones en esta área hayan evolucionado aceleradamente desde el final de la década de 1990, los libros didácticos y los programas curriculares de Ciencias de la Naturaleza adoptados en la Educación Básica todavía presentan una visión antigua de la Astronomía, ignorando la diversidad de planetas y sistemas solares ya identificados por la Ciencia. Este hecho acaba por negar el acceso de los estudiantes a este tipo de conocimiento y, consecuentemente, limita el trabajo de los profesores. El objetivo del presente artículo es presentar cómo algunas herramientas incluyen aplicativos para tabletas, sitios de internet oficiales, simuladores y proyectos de citizen science - por medio de los cuales los internautas pueden contribuir directamente con las investigaciones científicas.