Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620180001&lang=pt vol. 28 num. 57 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerando que os perfis dos estudantes estão em constante mudança ao longo do tempo e em função das instituições, o conceito de abandono tem necessariamente de ir sendo atualizado por forma a refletir a realidade que consubstancia. O aumento de estudantes no Ensino Superior, o aumento das possibilidades de mobilidade dentro e entre instituições, assim como as possibilidades de reingresso, complexificam um sentido único para o conceito de abandono. Recorrendo à descrição do fenómeno, importa diferenciar o abandono (dropout) de momentos de pausa na formação (stopout) e de opções de mudança de curso ou instituição (optout). O presente artigo clarifica o significado de abandono nas suas várias formas de ocorrência e implicações, diferenciando o abandono em situação-estado atual, o abandono enquanto evento e o abandono enquanto processo. Descrevem-se os modelos teóricos subjacentes ao fenómeno, na sua diferenciação e complementaridade, dando destaque aos fatores valorizados e às suas evidências empíricas. O artigo termina apontando algumas linhas de atuação por parte das IES tendo em vista minorar a frequência e o impacto do abandono dos seus estudantes. <hr/>Abstract Considering that the students profiles are constantly changing over time and depending on the institutions, the dropout concept must necessarily be updated to reflect its reality. The raise of students in Higher Education, the increase of mobility possibilities within and between institutions, as well as the possibilities of re-entry, make the meaning of dropout more complex. Referring to the description of the phenomenon, it is important to distinguish the dropout from stopout, when students do a halt time in the formation, and optout, when students decide to change their course or institution to complete their formation. This article clarifies the meaning of dropout in its various forms of occurrence and implications, differentiating the dropout in the current state-situation, the dropout as an event, and the dropout as a process. The theoretical models underlying the phenomenon are described in their differentiation and complementarity, highlighting the valued factors and their empirical evidences. The article finishes by pointing out some lines of action by Higher Education Institutions to reduce the dropping out frequency and impact of their students. <hr/>Resumen En la medida que los perfiles de los estudiantes están en constante cambio a lo largo del tiempo y en función de las instituciones, el concepto de abandono necesariamente tiene que ser actualizado a fin de reflejar la realidad en la que se materializa. El aumento de estudiantes en la Educación Superior, el aumento de oportunidades para la movilidad dentro y entre las instituciones, así como las posibilidades de reingreso, hace más complejo el abandono como sentido único. Utilizando la descripción del fenómeno, es importante diferenciar los momentos de abandono (dropout), de pausa en la formación (stopout) y de cambio de curso o institución (optout). Este artículo esclarece el significado de abandono en sus diversas formas de ocurrencia y consecuencias, diferenciando el abandono en situación de estado actual, el abandono como un evento, y el abandono como un proceso. Se describe los modelos teóricos subyacentes al fenómeno en su diferenciación y complementariedad, destacando los factores valorados y sus evidencias empíricas. El estudio concluye con un análisis de algunas líneas de acción de las instituciones de enseñanza superior con el fin de reducir la frecuencia y el impacto del abandono de sus estudiantes. <![CDATA[Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: análise e proposição]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo abordar as causas da evasão escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. Analisam-se os dados estatísticos obtidos por meio das respostas do questionário aplicado como instrumento de coleta, apontam-se estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no ambiente escolar, visando a permanência do aluno neste programa de educação formal. A pesquisa foi direcionada aos alunos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos-CEEBJA, escola localizada em uma cidade do interior o Paraná, matriculados no primeiro semestre de 2011. Os resultados mostram que, apesar das inúmeras causas que justificam o alto índice de evasão, há, por outro lado, grande interesse do aluno em concluir seu estudo formal. Então, considerando os dados compilados, para o profissional de educação que trabalha na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, fica a “missão” de delinear novas ações, adaptar e rever antigas posturas, para melhorar o processo educativo no ambiente escolar e a consequente permanência do aluno na EJA. <hr/>Abstract This article is a research result that aimed to approach the scholar evasion causes at the EJA (Youth and Adults Education). Analyzing the statistical data obtained from the students´ answers, pedagogical strategies that can be applied at the scholar environment are highlighted, focusing on the student permanency at this formal educational program. The research, made through questionnaires as a methodological tool, was directed to the students who attended classes at State Center for Basic Youth and Adults Education - CEEBJA, a school located in a city in the countryside of Paraná. The results showed that, despite the several causes that justify the high index of evasion, there is, on the other hand, great interest of the student in concluding their formal studies. So, considering the collected data, for the educational professional that works with the EJA modality, new actions are still important, adapting and reviewing old behaviors to improve the educational process at the scholar environment and, consequently, the EJA´s student permanency at school. <hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo abordar las causas de absentismo escolar en la forma de educación de jóvenes y adultos, EJA. Se analizan los datos estadísticos obtenidos a través de las respuestas del cuestionario aplicado como instrumento de recolección, y se indican las estrategias de enseñanza que se pueden aplicar en el entorno escolar con el fin de retener al estudiante en el programa de educación formal. La investigación fue dirigida a los estudiantes del Centro Estatal de Educación Básica para Jóvenes y adultos - CEEBJA, escuela ubicada en una ciudad de Paraná, inscrito en el primer semestre de 2011. Los resultados muestran que, a pesar de las numerosas razones que justifican la alta tasa la evasión, hay, por otra parte, un gran interés del estudiante para completar sus estudios en el nivel formal. Por lo tanto, teniendo en cuenta los datos compilados, al profesional de educación que se ocupa de la educación de jóvenes y adultos le queda la "misión" para delinear nuevas acciones, adaptar y revisar las viejas actitudes, para mejorar el proceso educativo en el entorno escolar y la consiguiente la permanencia del estudiante en la educación de adultos. <![CDATA[A criança e os espaços públicos: reflexões acerca das implicações da participação infantil1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio de natureza reflexiva tem como objetivo central discutir as mudanças ocorridas em relação à criança e à infância tendo como recorte a consideração da participação infantil enquanto uma grande transformação ocorrida nos modos de relação até então estabelecidos entre adultos e crianças, já que as crianças sempre foram uma categoria excluída socialmente. A partir disso apresentamos as seguintes questões norteadoras para esta reflexão: quais as possibilidades de participação infantil? Quais as mudanças necessárias na relação entre adultos e crianças para que estas possam participar de processos decisórios que as afetam? A presente reflexão buscará responder estes questionamentos que são centrais na discussão atual do campo teórico que concebe a criança como um ator social e sua participação nos vários âmbitos da sociedade, especificamente na organização dos espaços públicos. Entende-se que por meio dos Novos Estudos sobre a Infância, especialmente a partir da Sociologia da infância e de um Enfoque de Direitos, será possível pensar em formas de atuação das crianças na transformação da estrutura social. <hr/>Abstract This reflective nature work aims to discuss the changes related to children and the childhood, considering children's participation as a major transformation factor in the so-far established adult-child relationship, since children were always considered a socially excluded category. From this perspective, we present the following guiding questions for reflection: what are the possibilities of child participation? What are the necessary changes in the adult-child relationship so that children can participate in decision-making processes that affect them? This reflection will seek to answer these questions, which are central to the current discussion of the theoretical field that sees children as social actors and considers their participation in the various spheres of society, specifically in the organization of public spaces. Through the New Studies on Children, especially from the sociology of childhood and from a Focus on Rights, it is possible to think about the role of children in the transformation of the social structure. <hr/>Resumen Este artículo de naturaleza reflexiva tiene objetivo de discutir los cambios relacionado a los niños y a la niñez, considerando su participación como una importante transformación en los modos de relación establecidos hasta ahora entre adultos y niños, ya que a ellos siempre les quedó la exclusión social. Además, se presentan las siguientes preguntas orientadoras para esta reflexión: ¿Cuáles son las posibilidades de participación de los niños? ¿Cuáles son los cambios necesarios, en la relación entre los adultos y los niños, para que puedan participar en los procesos de toma de decisiones que les afectan a los niños? Esta reflexión buscará responder a estas preguntas, que son centrales para la discusión actual del campo teórico que ve el niño como actor social y considera su participación en diversos ámbitos de la sociedad, específicamente en la organización de los espacios públicos. A través de los nuevos estudios sobre la infancia, especialmente de la sociología de la niñez y el enfoque en los derechos, se puede pensar en formas de los niños que trabajan en la transformación de la estructura social. <![CDATA[Políticas públicas educacionais na integração das TIC no ensino médio: contribuições para a educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100058&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo analisar como as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) aparecem nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e na Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul, destacando suas potencialidades para a Educação Física escolar. A discussão é apresentada a partir de uma análise documental da legislação vigente para o Ensino Médio, mesclada com resultados de revisão bibliográfica baseada em artigos de revistas de Educação Física. Ao longo da reflexão crítica pode ser percebido que as TIC são destacadas nas políticas públicas para o Ensino Médio, junto da cultura, do trabalho e sua importância está associada à produção e inovação científica. Nesse sentido, recursos tecnológicos como computadores, tablets, internet, entre outros, são oferecidos para as escolas, assim como formações para os professores promoverem a integração pedagógica das TIC. Portanto, as TIC aparecem com potencialidades na Educação Física, pois podem contribuir para que as aulas se tornem mais interativas. Desse modo, a integração das TIC no componente curricular pode ser uma alternativa para superar a visão reducionista da área, incentivando o desenvolvimento de práticas inovadoras.<hr/>Abstract This article aims to analyze how Information and Communication Technologies (ICT) appear in the National Curriculum Directions for Secondary Education and in the Pedagogical Proposition for the Polytechnic Secondary Education of Rio Grande do Sul, highlighting its potential for Physical Education. The discussion is presented based on a documentary analysis of current legislation for Secondary Education, mixed with results of a bibliographical review based on articles from Physical Education journals. Throughout the critical reflection, it can be noticed that ICTs are important public policy for Secondary Education, and, along with culture and work, its importance is associated with scientific production and innovation. In this sense, technological resources such as computers, tablets, internet, among others, are offered to schools, as well as training for teachers to promote the pedagogical integration of ICTs. Therefore, ICTs appear with potential in Physical Education since they can contribute to make the classes more interactive. In this way, the integration of ICT in the curricular component can be an alternative to overcome the reductionist view of the area, encouraging the development of innovative practices.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar cómo aparecen las TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación) en las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media y la Propuesta Pedagógica de la Enseñanza Media Politécnica de Rio Grande do Sul, destacando su potencial para la Educación Física. La discusión se presenta a partir de un análisis documental de la legislación vigente de la Enseñanza Media mezclado con los resultados de una revisión de la literatura basada en artículos de revistas de Educación Física. A través de la reflexión crítica se puede percibir que las TIC se destacan en las políticas públicas para la Enseñanza Media, y, junto a la cultura y el trabajo, su importancia está asociada a la producción y a la innovación científica. En este sentido, los recursos tecnológicos, como computadoras, tablets, internet, entre otros, se ofrecen a las escuelas, así como la capacitación de los maestros para promover la integración pedagógica de las TIC. Por lo tanto, las TIC aparecen con potencial en la Educación Física, ya que pueden contribuir para que las clases se hagan más interactivas. Por lo tanto, la integración de las TIC en el componente curricular puede ser una alternativa para superar la visión reduccionista del área, incentivando el desarrollo de prácticas innovadoras. <![CDATA[Uma proposta de práticas pedagógicas no curso de formação inicial de professores de educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100076&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo apresenta uma proposta de práticas pedagógicas vivenciada por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física numa escola da rede pública estadual na cidade de Viçosa, MG. Para além da articulação teoria e prática, o planejamento coletivo adotado pelo grupo de trabalho resultou em inúmeras possibilidades no trato didático pedagógico do conteúdo esportes paralímpicos com alunos regularmente matriculados no ensino médio, na referida escola de Educação Básica. Trata-se de uma experiência que oportunizou aos acadêmicos ampliar as perspectivas compreensivas da atividade docente por meio da análise, discussão, ação e reflexão alicerçadas no campo da Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física. Proporcionou, ainda, a todos os participantes dessa proposta pedagógica um olhar mais atento sobre a importância de se adotar uma postura cooperativa para a melhoria das relações sociais, bem como da cooperação como elemento primordial para possibilitar conquistas coletivas, entre outras. <hr/>Abstract This article presents a proposal of pedagogical practices experienced by students of an education degree course, with focus on physical education, in a public school in Viçosa, MG. Beyond the articulation between theory and practice, the collective planning adopted by the working group resulted in several possibilities in the pedagogical didactic tract to the content of Paralympic sports with students enrolled in the mentioned public high school. It is an experience that provided to the academics an opportunity to expand the understanding perspectives of teaching activity through analysis, discussion, action and reflection grounded on the Didactic and Methodology of Teaching Physical Education field. Thus, this pedagogical proposal provided to all participants a better perception on the importance of adopting a cooperative approach to improving social relations, as well as cooperation as a key element to enable collective achievements. <hr/>Resumen Este artículo presenta una propuesta de prácticas pedagógicas experimentadas por estudiantes de licenciatura en educación física en una escuela pública de la ciudad de Viçosa, MG. Además de la articulación entre teoría y práctica, la planificación colectiva adoptada por el grupo de trabajo dio lugar a numerosas posibilidades en el trato didáctico pedagógico del contenido deportes paralímpicos con los estudiantes matriculados en la escuela secundaria mencionada. Es una experiencia que proporciona una oportunidad para ampliar las perspectivas académica de la actividad docente a través del análisis, discusión, reflexión y acción basados en el campo de la Didáctica y Metodología de la Enseñanza de Educación Física. A todos los participantes de esta propuesta pedagógica se les proporcionó una mirada más atenta sobre la importancia de adoptar postura cooperativa para mejorar las relaciones sociales, así como la cooperación como un elemento clave para permitir a los logros colectivos, entre otros. <![CDATA[Didática e pesquisa no currículo do curso de pedagogia e o habitus docente em Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental tem como uma de suas atribuições o preparo desses profissionais para o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar, ao alcance das exigências curriculares que perpassam a prática desses professores. O objetivo deste estudo consiste em discutir o lugar da didática e da pesquisa no currículo de formação desse profissional docente, especificamente no curso de pedagogia. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa documental com uma abordagem qualitativa dos dados, recorrendo-se aos documentos: matrizes curriculares e projetos pedagógicos de (7) cursos de Pedagogia presenciais de uma universidade multi campi do Estado do Ceará. No leque das pesquisas qualitativas a opção foi pela base teórica de Bourdieu centrada na posição metodológica denominada conhecimento praxiológico. A análise dos documentos evidencia a necessidade de compreensão da formação relacionada à força do habitus, em que se articulem os saberes relacionados aos campos pedagógicos e científicos, ou seja, conhecimentos didáticos e de pesquisa, com vistas a fortalecer a formação científica e/ou curricular e maior articulação da dimensão teoria/prática do curso. <hr/>Abstract Teacher training for the initial years of Elementary School has as one of its functions the preparation of these professionals for the development of an interdisciplinary practice, within the reach of the curricular requirements that pervade their practice. The main goal of this research is to discuss the place of didactics and research in the formation curriculum of this professional, specifically in the undergraduate course of pedagogy. Therefore, the documental research method was used based on a qualitative approach, applying the following documents: “matrizes curriculares e projetos pedagógicos de (7) cursos de Pedagogia presenciais de uma universidade multi campi do Estado do Ceará”. Our conception is supported on the studies made by Bourdieu, focused on the methodology of praxeological knowledge. The analysis of those documents shows us the need to understand the training process related to habitus, in which knowledge of the pedagogical and scientific fields, that is, didactic and research knowledge, are articulated in order to strengthen scientific and curriculum formation; as well as to obtain a greater coordination between the theoretical and the practical dimensions in the undergraduate course. <hr/>Resumen La formación docente para los primeros años de la Enseñanza Fundamental tiene como una de sus atribuciones la preparación de estos profesionales para el desarrollo de una práctica interdisciplinaria, al alcance de las exigencias curriculares que ultrapasen la práctica de estos profesores. El objetivo de este estudio consiste en discutir el lugar de la didáctica y de la investigación en el currículo de formación de ese profesional docente, específicamente en el curso de Pedagogía. Para esto, se utilizó el método de investigación documental con un abordaje cualitativo de los datos, recurriéndose a los documentos: “matrizes curriculares e projetos pedagógicos de (7) cursos de Pedagogia presenciais de uma universidade multi campi do Estado do Ceará”. En el abanico de las investigaciones cualitativas, la opción fue por la base teórica de Bourdieu centrada en la posición metodológica nombrada conocimiento praxeológico. El análisis de los documentos evidencia la necesidad de comprensión de la formación relacionada a la fuerza del habitus, en la que se articulen los saberes relacionados a los campos pedagógicos y científicos, es decir, conocimientos didácticos y de investigación, con vistas a fortalecer la formación científica y/o curricular y mayor articulación de la dimensión teoría/práctica del curso. <![CDATA[A proposta curricular do estado de São Paulo: a perspectiva de professores de educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do estudo foi compreender como professores de Educação Física da rede estadual de ensino da cidade de São Carlos se apropriam da Proposta Pedagógica Curricular de Ensino do Estado de São Paulo (PPC) na sua prática pedagógica, com a perspectiva de apreender as dificuldades e as possibilidades para sua real efetivação. Participaram do estudo 5 professoras de Educação Física que atuam no ensino básico da cidade de São Carlos/SP. O instrumento de coleta de dados foi entrevista aberta e a análise foi realizada com base no método da analise temático-categorial. Os professores participantes disseram que a PPC é um documento importante na medida em que indica um caminho a seguir em suas aulas. Porém não se sentem aptos a utilizar essa proposta como um todo, pela falta de material, pelo material de péssima qualidade disponíveis nas escolas, espaço físico não adequado, insegurança em relação a determinados conteúdos com os quais não possuem familiaridade, pela organização temporal dos conteúdos em bimestres e a dificuldade em abordar outros conteúdos não constantes da proposta. De modo geral, os professores consideram a PPC-Educação Física como um documento positivo para a área da Educação Física escolar mais que ainda carece de maior discussão sobre sua implantação. <hr/>Abstract The objective of the study was to understand how Physical Education teachers of the state schools of city São Carlos are appropriating of Curricular Pedagogical Proposal of Teaching of the State of São Paulo (PPC) in their pedagogical practice, with the perspective of apprehend the difficulties and possibilities for its proper enforcement. The study included 5 Physical Education teachers working in public schools in the city of São Carlos / SP. The data collection instrument was unstructured interview and the analysis was based on the theme -category analysis method. Participating teachers said that the PPC is an important document because it indicates a way forward in their classes. But do not feel able to use this proposal as a whole, by the lack of material, for the poor quality materials available in schools , inadequate physical space, uncertainty regarding certain contents with which have no familiarity, for the temporal organization of content in ‘bimestre’ (two months) and difficulty in addressing other content not included in the proposal. In general, teachers consider the PPC Physical Education as a positive document in the area of physical education school more still needs further discussion of its deployment. <hr/>Resumen El objetivo del estudio fue comprender cómo los profesores de Educación Física de la red estadual de enseñanza de la ciudad de São Carlos se apropian de la Propuesta Pedagógica Curricular de Enseñanza del Estado de São Paulo (PPC) en su práctica pedagógica, con la perspectiva de comprender las dificultades y las posibilidades para su aplicación real. Participaron del estudio 5 profesores de Educación Física que actúan en la enseñanza básica de la ciudad de São Carlos/SP. El instrumento de recolección de datos fue una entrevista abierta y el análisis se realizó con base en el método de análisis temático-categorial. Los profesores participantes dijeron que la PPC es un documento importante en la medida en que indica un camino a seguir en sus clases. Sin embargo, no se sienten aptos a utilizar esta propuesta como un todo, por la falta de material, por el material de pésima calidad disponible en las escuelas, el espacio físico inadecuado, la inseguridad con relación a determinados contenidos con los que no poseen familiaridad, por la organización temporal de los contenidos en bimestres y la dificultad en abordar otros contenidos no constantes en la propuesta. De modo general, los profesores consideran la PPC-Educación Física como un documento positivo para el área de la Educación Física escolar, pero que aún carece de mayor discusión sobre su implantación. <![CDATA[O modelo de competência como fundamento dos currículos dos cursos de graduação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas sobre a reforma curricular da educação superior no Brasil, a partir da década de 1990, especificamente a do curso de Licenciatura em Pedagogia. Por meio das pesquisas documental e bibliográfica, verificou-se que o Ministério da Educação, ao promulgar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação, defende a ideia que estas assegurarão às instituições de ensino superior ampla liberdade na composição da carga horária, na especificação das unidades de estudos, indicando campos de estudo, estimulando práticas de estudos independentes e encorajando o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar. Tais habilidades e competências se constituem nos chamados saberes tácitos, adquiridos pelo indivíduo a partir da sua experiência no trabalho e em outras esferas da vida social. Assim, as DCN instituem um modelo de formação com eixo no “Currículo por Competências” ou “Pedagogia das Competências” cujo objetivo é atender às demandas do capital diante de um novo paradigma de reestruturação produtiva baseado no padrão flexível de produção. <hr/>Abstract This paper aims to present the results of research on curriculum reform of higher education in Brazil, from the 1990s, specifically the Education Degree course in Pedagogy. Through the documentary and bibliographic research, it was found that the Ministry of Education, by enacting the National Curricular Guidelines (DCN) for undergraduate courses, supports the idea that they will make sure that higher education institutions feel free in the composition of hours, in the specification of study units, indicating fields of study, supporting independent study practices and encouraging the recognition of knowledge and competences acquired outside the school environment. Such skills and competences constitute the so-called tacit knowledge, acquired by the individual from their experience at work and in other spheres of social life. Thus, the DCN establishes a training model focusing on the "Competency-based Curriculum" or "Competency-based Education", which aims to meet the demands of capital on a new productive restructuring paradigm based on flexible production standard.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de investigaciones sobre la reforma curricular de la educación superior en Brasil, a partir de la década de 1990, en especial la Licenciatura en Pedagogía. A través de las investigaciones documental y bibliográfica, se encontró que el Ministerio de Educación, al promulgar las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) para cursos de pregrado, apoya la idea de que a las instituciones de educación superior les asegurarán amplia libertad en la composición de horas, en la especificación de las unidades de estudio, indicando los campos de estudio, estimulando las prácticas de estudio independientes y fomentando el reconocimiento de los conocimientos, habilidades y competencias adquiridas fuera del ambiente escolar. Tales habilidades y competencias constituyen el llamado conocimiento tácito, adquirido por el individuo a partir de su experiencia en el trabajo y en otras esferas de la vida social. Así, las DCN establecen un modelo de formación con un eje en los "Currículo por Competencias" o "Educación por Competencias", que tiene como objetivo satisfacer las demandas del capital en un nuevo paradigma de la reestructuración productiva basada en el estándar de producción flexible. <![CDATA[Alguns aspectos da trajetória escolar de pessoas com fissura lábio palatal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100148&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A fissura lábio palatal (FLP) é uma malformação congênita que afeta a região facial, em que a fenda comunica as regiões oral e nasal, provocando escape de ar pelo nariz e voz nasalizada. Estima-se que no Brasil a prevalência das FLP é de uma criança entre 650 nascimentos. Este estudo teve por objetivo descrever alguns aspectos da trajetória escolar de pessoas com FLP, sobretudo, o de verificar a percepção destas sobre algumas barreiras encontradas em seu trajeto escolar na educação básica. Participaram da pesquisa dois adultos que têm fissura de lábio e palato e realizaram todo o percurso da educação básica no ensino regular. Os participantes responderam a uma entrevista na qual foram abordados temas sobre sua escolarização. As entrevistas foram gravadas e analisadas qualitativamente e organizadas por meio de categorias, de acordo com os temas gerados. Os resultados mostraram que as dificuldades iniciais em função da fala não interferiram no processo de escolarização das alunas, bem como não impediram de concluírem a educação básica. Entretanto, em determinado momento da vida escolar passaram por alguma dificuldade, necessitando do apoio de profissionais especializados. <hr/>Abstract The cleft lip palate (CLP) is a congenital malformation that affects the facial region, where the cleft communicates the oral and nasal regions, causing air to escape through the nose and nasalized voice. In Brazil, it is estimated that the prevalence of CLP is of one child among 650 births. This study aimed to describe some aspects of school life of people with CLP, especially to verify their perception about some barriers found in their school path in basic education. The participants were two adults, who have cleft lip palate and carried all the way through basic education in regular schools. Participants responded to an interview where they discussed issues about their education. The interviews were recorded and analyzed qualitatively and organized by categories according to the generated topics. The results showed that the initial difficulties due to the speech did not interfere in the educational process of the students and did not stop them from completing basic education, but at a certain time of the school life, they went through some difficulties, requiring the support of specialized professionals. <hr/>Resumen La fisura labio-palatina es una malformación congénita afectando a la región facial, que comunica las regiones de hendidura oral y nasal, lo que hace que el aire escape a través de la nariz y que la voz se quede gangosa. Se estima que en Brasil la prevalencia de FLP se produce en uno de cada 650 nacimientos. El estudio tiene como objetivo describir la vida escolar de las personas con FLP especialmente para verificar la percepción de éstos en algunas de las barreras que se encuentran en su camino escolar en la educación básica. Dos adultos que tienen fisura labio-palatina participaron de la investigación e hicieron toda la educación básica en las escuelas regulares. Los participantes respondieron a una entrevista para discutir los temas presentes sobre su escolarización. Las entrevistas fueron grabadas y analizadas cualitativamente y organizadas por categorías, de acuerdo con los temas generados. Los resultados indicaron que las dificultades iniciales en función del habla no interfirieron en el proceso educativo de los estudiantes, tampoco fue motivo de impedimento para concluir la educación básica. No obstante, en un momento dado de la vida escolar pasaron por alguna dificultad que requirió el apoyo de profesionales especializados. <![CDATA[O ensino personalizado: algumas investigações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100170&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho visa apresentar o ensino personalizado - também chamado adaptativo -, seus métodos, técnicas e sistemas. Com este artigo pretendemos dar nossa contribuição para o avanço na pesquisa desta área que muito se destaca no ambiente corporativo, mas ainda carece de pesquisas acadêmicas mais aprofundadas. O meio educacional ainda necessita de mais trabalhos que se distanciem da mera adaptação de técnicas utilizadas por empresas cujo mote principal é apenas o lucro. Neste texto discutimos a taxonomia, os métodos específicos utilizados pelos softwares que se dispõem a esta finalidade, as técnicas de apresentação adaptativa do conteúdo e suas variáveis, as formas de navegação desenvolvidas especificamente para este tipo de conteúdo, a função do contexto e sua utilização relativa às formas pretendidas de personalização, os diferentes tipos de aprendizagem e sua relação com a metacognição. A metodologia que utilizamos para este trabalho foi a de revisão bibliográfica, abarcando a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema. Ao final do artigo procuramos fazer uma tabela com os diferentes tipos de alunos, seus estilos de aprendizagem e as diferentes atividades que podem ser direcionadas a eles. <hr/>Abstract This paper aims to present the personalized learning - also known as adaptive - its methods, technics and systems. With this article, we want to advance in that kind of research that stands out in the corporate field, but lacks at in-depth academic research. The educational environment needs more work that defers from mere adaptations of techniques used by companies, whose main goal is only profit. In this paper, we discuss taxonomy, specific methods used by the software available for this purpose, adaptive presentation techniques of the content and its variables, ways of navigation developed specially for this type of content, context and its use for the types of personalization wanted, the different kinds of learning and the relation with metacognition. For this work, we used a bibliographical methodology, encompassing the most updated and broad literature discussion. In the end of this article, we show a table with different students profiles, their learning styles and the more suitable activities for each one. <hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo presentar la educación personalizada - también llamada de adaptativa - sus métodos, técnicas y sistemas. La intención es avanzar en la investigación que hace mucho se distingue en el entorno corporativo, pero que, todavía, hay que se profundizar más en algunos aspectos. El medio de la educación necesita más investigaciones que sean lejanas de las simples adaptaciones de técnicas utilizadas por las empresas en cuyo lema hay solamente el lucro. En este artículo hacemos la discusión de la taxonomía, los métodos específicos de los softwares que tienen esta finalidad, las técnicas de presentación adaptativa del contenido y sus variables, las formas de navegación desarrolladas específicamente para este tipo de contenido, la función del contexto y su utilización relativa de las formas pretendidas de personalización, los diversos tipos de aprendizaje y su relación con la metacognición. Se utilizó la metodología de la revisión bibliográfica, cubriendo la discusión de la literatura más actual y amplia sobre el referido tema. En el final del artículo, buscamos hacer una tabla con los diferentes tipos de alumnos, sus estilos de aprendizaje y las diferentes actividades que pueden ser dirigidas a ellos. <![CDATA[Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000100192&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho visa apresentar o ensino personalizado - também chamado adaptativo -, seus métodos, técnicas e sistemas. Com este artigo pretendemos dar nossa contribuição para o avanço na pesquisa desta área que muito se destaca no ambiente corporativo, mas ainda carece de pesquisas acadêmicas mais aprofundadas. O meio educacional ainda necessita de mais trabalhos que se distanciem da mera adaptação de técnicas utilizadas por empresas cujo mote principal é apenas o lucro. Neste texto discutimos a taxonomia, os métodos específicos utilizados pelos softwares que se dispõem a esta finalidade, as técnicas de apresentação adaptativa do conteúdo e suas variáveis, as formas de navegação desenvolvidas especificamente para este tipo de conteúdo, a função do contexto e sua utilização relativa às formas pretendidas de personalização, os diferentes tipos de aprendizagem e sua relação com a metacognição. A metodologia que utilizamos para este trabalho foi a de revisão bibliográfica, abarcando a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema. Ao final do artigo procuramos fazer uma tabela com os diferentes tipos de alunos, seus estilos de aprendizagem e as diferentes atividades que podem ser direcionadas a eles. <hr/>Abstract This paper aims to present the personalized learning - also known as adaptive - its methods, technics and systems. With this article, we want to advance in that kind of research that stands out in the corporate field, but lacks at in-depth academic research. The educational environment needs more work that defers from mere adaptations of techniques used by companies, whose main goal is only profit. In this paper, we discuss taxonomy, specific methods used by the software available for this purpose, adaptive presentation techniques of the content and its variables, ways of navigation developed specially for this type of content, context and its use for the types of personalization wanted, the different kinds of learning and the relation with metacognition. For this work, we used a bibliographical methodology, encompassing the most updated and broad literature discussion. In the end of this article, we show a table with different students profiles, their learning styles and the more suitable activities for each one. <hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo presentar la educación personalizada - también llamada de adaptativa - sus métodos, técnicas y sistemas. La intención es avanzar en la investigación que hace mucho se distingue en el entorno corporativo, pero que, todavía, hay que se profundizar más en algunos aspectos. El medio de la educación necesita más investigaciones que sean lejanas de las simples adaptaciones de técnicas utilizadas por las empresas en cuyo lema hay solamente el lucro. En este artículo hacemos la discusión de la taxonomía, los métodos específicos de los softwares que tienen esta finalidad, las técnicas de presentación adaptativa del contenido y sus variables, las formas de navegación desarrolladas específicamente para este tipo de contenido, la función del contexto y su utilización relativa de las formas pretendidas de personalización, los diversos tipos de aprendizaje y su relación con la metacognición. Se utilizó la metodología de la revisión bibliográfica, cubriendo la discusión de la literatura más actual y amplia sobre el referido tema. En el final del artículo, buscamos hacer una tabla con los diferentes tipos de alumnos, sus estilos de aprendizaje y las diferentes actividades que pueden ser dirigidas a ellos.