Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620190002&lang=pt vol. 29 num. 61 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - Educação Teoria e Prádica v29n61: Maio-Agosto 2019]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[REFLEXOS HISTÓRICOS: POR QUE UMA AULA DE ARTE?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo procura discutir em que momento, como e por que o ensino de arte, chamado educação artística, no período ditatorial civil-militar passou a fazer parte do currículo escolar de forma obrigatória. De cunho qualitativo e análise documental, o estudo utiliza diferentes tipos de documentos como depoimento de professora que atuou no período, leis, pareceres, resoluções, propostas curriculares que explicitam concepções dos legisladores e das equipes de trabalho que os elaboraram, bem como diretrizes para o ensino da educação artística. O período histórico investigado reflete necessidades políticas, sociais e educacionais reivindicadas pela população e a influência acentuada dos acordos estabelecidos entre o Ministério da Educação e órgãos norte-americanos. Levanta questionamentos sobre problemáticas apresentadas pela reforma educacional de 1971 e apresenta alterações na organização da educação básica. A pesquisa mostra que diferentes interpretações dos legisladores determinaram enviesamentos na compreensão do papel da Educação Artística no processo educacional, seu lugar no currículo e a formação do profissional que deveria assumir sua docência.<hr/>Abstract The article seeks to discuss when, how and why art teaching, called artistic education, in the civil-military dictatorship period became part of the school curriculum as a compulsory subject. With qualitative character and documental analysis, we use documents as testimony of a teacher who acted in the period, laws, opinions, resolutions and curriculum proposals that explain the vision of legislators and working teams, as well as guidelines for the teaching of artistic education. The historical period reflects political, social and educational needs claiming by the population and the marked influence of agreements between the Ministry of Education and US agencies. Questions about problems presented by educational reforms and the impasses and difficulties that the school had to face to comply with the law are raised. The research shows that different interpretations of legislators and school institutions determined biases in understanding the role of Arts Education in the educational process, its place in the curriculum and training of the professional who should teach this subject.<hr/>Resumen El artículo trata de discutir cómo, cuándo y por qué la enseñanza del arte, llamada enseñanza de la educación artística, en el período de la dictadura cívico-militar, pasó a formar parte del plan de estudios de la escuela con una clase semanal. La investigación cualitativa analizó los documentos como el testimonio de una profesora que actuó en el período, las leyes, dictámenes, resoluciones y propuestas curriculares que explican conceptos de los legisladores y de los equipos de trabajo que ellos redactaron, así como directrices para la enseñanza de la educación artística. El período histórico refleja las necesidades políticas, sociales y educativas reclamadas por la población y la fuerte influencia de los acuerdos entre el Ministerio de Educación y las agencias estadounidenses. Se plantean cuestiones sobre los problemas que presentan las reformas educativas y los obstáculos y dificultades que la escuela tuvo que enfrentar para cumplir la ley. La investigación muestra que las diferentes interpretaciones de los legisladores y las instituciones escolares determinaron prejuicios en la comprensión del papel de la educación artística en el proceso educativo, su lugar en el plan de estudios y la formación del profesional que debería enseñar esta materia. <![CDATA[A ARTE COMO DISCIPLINA EPISTÊMICA NO ENSINO BÁSICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A arte no capitalismo não é apenas uma expressão estética, mas tambem mercadoria, muitas vezes, reduzindo a obra de arte a mero produto ou interesses materiais de dominação histórica. Mas a arte também pode contribuir, dialeticamente, no âmbito da sensibilidade, para uma formação emancipadora, quando conserva sua característica intrínseca de signo do desenvolvimento espiritual da civilização. A partir da crítica à apropriação da arte com fins mercantis, o texto propõe uma formação artística na escola, que amplie as referências estéticas dos alunos, com vistas ao desenvolvimento de suas máximas capacidades e a produção para a emancipação humana, portanto, no âmbito do referencial teórico do materialismo histórico e dialético. Este texto é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado.<hr/>Abstract Art in capitalism is not only an esthetic expression, but also a commodity, several times reducing the masterpiece to a product. However, art also can contribute, dialectically, in the sensibility field, to an emancipatory development, when it preserves its intrinsic characteristic of sign of the spiritual development typical of the modern civilization. Based on the criticism about the appropriation of art for commercial purposes, this article aims an artistic education at school that broadens students’ esthetic references. Moreover, it leads to developing their greatest abilities to human emancipation, therefore, in the scope of the theoretical framework of historical and dialectical materialism. This text is part of the results of a master's research.<hr/>Resumen El arte en el capitalismo no es solamente una expresión estética, sino también una mercadoría, lo que inviabiliza su carácter emancipador, confundiendo la libre expresión estética con un producto designado al mercado. El arte contribuí, dialíticamente, en el ámbito de la sensibilidad, para una formación emancipadora, cuando conserva su característica intrínseca de la actividad cultural para el desarrollo de la sensibilidad de la civilización humana. El artículo hace una crítica al entendimiento del arte como una mercadoría. A partir de esta concepción de Arte, el texto presenta reflexiones sobre la práctica de enseñanza del arte en la educación escolar. Propone la superación de una concepción mercantilizada del arte, apuntando para una enseñanza que amplía las referencias estéticas del estudiante, con el objetivo de desarrollar sus máximas capacidades, produciendo el horizonte da la emancipación humana, por tanto, en el marco del referencial teórico del materialismo histórico y dialéctico. Este texto es parte de una investigación de maestría. <![CDATA[DA SEMIFORMAÇÃO À OMNILATERALIDADE: REFLEXÕES SOBRE UTOPIAS FORMATIVAS E EMANCIPAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo analisa os aspectos formativos de dois grandes ideais de formação que marcaram a história da educação ocidental: a Paideia grega e a Bildung alemã. A partir da perspectiva histórica, tomando como base o conceito de omnilateralidade de Karl Marx (1818-1883) e a teoria da semiformação de Theodor Adorno (1903-1969), resgatamos as origens e os fundamentos filosóficos das utopias formativas, ressaltando sua relevância na constituição de uma educação política de caráter crítico e emancipatório no contexto da contemporaneidade.<hr/>Abstract This article analyzes the formative aspects of two great ideals of formation that marked the history of Western education: the Greek Paideia and the German Bildung. From the historical perspective, based on Karl Marx’s (1818-1883) omnilaterality concept and Theodor Adorno's (1903-1969) theory of semiformation, we aim to redeem the origins and philosophical fundaments of formative utopias, emphasizing its relevance in the constitution of a critical and emancipatory political education in the context of contemporaneity.<hr/>Resumen Este artículo analiza los aspectos formativos de dos grandes ideales de formación que marcaron la historia de la educación occidental: la paideia griega y la Bildung alemana. A partir de la perspectiva histórica, tomando como base el concepto de omnilateralidad de Karl Marx (1818-1883) y la teoría de la semiformación de Theodor Adorno (1903-1969), rescatamos los orígenes y los fundamentos filosóficos de las utopías formativas, resaltando su relevancia en la constitución de una educación política de carácter crítico y emancipatorio en el contexto de la contemporaneidad. <![CDATA[A PERSPECTIVA POLÍTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE E A RELEVÂNCIA DE SEU PENSAMENTO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo é resultado de um ensaio bibliográfico de caráter qualitativo. Como objetivo buscou-se destacar a relevância do pensamento de Paulo Freire para pensar a educação popular. Compreende-se que a práxis freireana contribui na potencialização das práticas educativas de caráter progressista e popular. A postura crítica em relação aos métodos tradicionais autoritários na educação brasileira, apontam para uma perspectiva democrática, libertadora e igualitária, fecundada pelo diálogo, no processo de construção do conhecimento. Freire pensa a educação com e a partir das classes populares. Entende-se que a centralidade de seu pensamento continua vigente e que o diálogo e a participação ativa dos sujeitos podem auxiliar a perceber as contradições e a realidade social na qual, em busca de transformação, educandos e educadores estão inseridos.<hr/>Abstract The article is the result of a qualitative bibliographic essay. The objective was to highlight the relevance of Paulo Freire's thinking to think about the popular education. It is understood that the praxis of Paulo Freire contributes to the enhancement of educational practices of a progressive and popular character. The critical posture regarding traditional authoritarian methods in Brazilian education points to a democratic, liberating and egalitarian perspective, fecundated by dialogue, in the process of knowledge construction. Freire thinks about education with and from the popular classes. The centrality of his thinking continues in force and the dialogue and the active participation of the subjects can help to perceive the contradictions and the social reality in which, searching for transformation, learners and educators are inserted.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una investigación bibliográfica que visa mostrar la relevancia del pensamiento de Paulo Freire para pensar en la educación popular. Se entiende que la praxis freireana contribuye a la mejora de las prácticas educativas de carácter progresista y popular, ya que las contribuciones del autor permean la fecundidad dialógica del proceso de construcción del conocimiento. Freire tiene una categorización importante en este proceso, con el proposito de pensar en una educación caracterizada con y a partir de las clases populares, favoreciendo la liberación de lo proceso de opresión experimentado. Sin embargo, el carácter central de su pensamiento sigue vigente y el diálogo y la participación activa de los sujetos pueden ayudar a percibir las contradicciones y la realidad social en la que, en busca de transformación, se insertan los estudiantes y educadores. <![CDATA[O MST COMO SUJEITO EDUCATIVO: HISTÓRIA DO ASSENTAMENTO ROSELI NUNES, EM MIRASSOL D´OESTE-MT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, a partir das lutas que foram travadas historicamente, no Brasil, por terra e transformação social, e, de modo especial, do Assentamento Roseli Nunes, no município de Mirassol D’Oeste - MT. O objetivo deste artigo é fazer uma contextualização histórica do MST e do Assentamento Roseli Nunes, e buscar compreender este Movimento como um processo e sujeito educativo. Utilizou-se metodologia de pesquisa participante e a técnica da observação in loco. Os resultados mostram que a formação que se dá nas lutas e nos espaços mais especificamente educativos, a exemplo da escola, contribui, enormemente, para a construção de uma identidade dos trabalhadores do campo, identidade “sem terra”, assim como para se postular a superação do modelo de sociedade excludente e desumanizador em que vivemos. Nesse sentido, conclui-se que há necessidade de se fortalecer o campo como espaço de vida, de cultura e de trabalho e produção, de modo que a criança e o jovem tenham condições de permanecer neste espaço, junto às suas famílias.<hr/>Abstract This work presents a reflection about the Movement of Landless Rural Workers - MST, from the struggles that were fought historically, in Brazil, for land and social transformation, and, in particular, of the settlement Roseli Nunes, in the city Mirassol D'oeste - MT. The purpose of this article is to make a historical contextualization of the MST and the settlement Roseli Nunes, and seek to understand this movement as a process and educational subject. Participant research methodology and the in loco technique of observation were used. The results show that the formation that takes place in the struggles and in the educational spaces, following the example of the school, contributes to the construction of an identity of rural workers, "without land" identity, as well as to postulating the overcoming of the model of exclusionary and dehumanizing society in which we live. Therefore, we concluded that there is a need to strengthen the field as a space for life, culture and work and production, in order to children and young have conditions to remain in this space, with their families.<hr/>Resumen El presente trabajo presenta una reflexión acerca del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST del Brasil, a partir de las luchas por tierra y transformación social emprendidas históricamente, centrándose en particular en el Asentamiento Roseli Nunes, en el municipio de Mirassol D’Oeste - MT. El objetivo de este artículo es hacer una contextualización histórica del MST y del Asentamiento Roseli Nunes buscando comprender este Movimiento como un sujeto y un proceso educativo. Se utilizó la metodología de investigación participante y la técnica de observación in loco. Los resultados muestran que la formación que ocurre en las luchas y en los espacios más específicamente educativos, a ejemplo de la escuela, contribuye enormemente a la construcción de la identidad de los trabajadores del campo, identidad "sin tierra", como también a la superación del modelo de sociedad excluyente y deshumanizador en que vivimos. En ese sentido, se concluye que hay necesidad de fortalecer el campo como espacio de vida, de cultura, de trabajo y de producción, de modo que el niño y el joven tengan condiciones de permanecer en este espacio, junto a sus familias. <![CDATA[FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PIBID E O TRABALHO COM PORTFÓLIOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A formação docente pode e precisa perpassar, para além da academia, a reflexão sobre a própria formação universitária, a fim de entender e articular o que se refere como mister ao novo perfil dos educadores para a educação básica. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do portfólio como estratégia formativa de bolsistas do PIBID do curso de Pedagogia da Unespar/Câmpus de União da Vitória. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico e de campo. O referencial teórico abordou o uso do portfólio enquanto recurso de aprendizagem docente. A pesquisa de campo contou com um questionário contemplado por questões abertas e fechadas, que foi respondido por dez acadêmicos do curso de Pedagogia da Unespar/Câmpus de União da Vitória, bolsistas do subprojeto denominado “Projeto Mão Amiga”- Capes/PIBID. Foram selecionados como sujeitos apenas acadêmicos bolsistas atuantes há mais de um ano nesse subprojeto. Os respondentes da pesquisa afirmaram que o portfólio é um importante recurso nas mãos dos professores, uma metodologia que propicia planejar, executar e avaliar o processo de ensino e, ainda, olhar de forma crítica e reflexiva para os sujeitos que nele estão envolvidos, de forma a observar dificuldades e/ou potencialidades.<hr/>Abstract Teacher training can and must go beyond the academy, the reflection on the university education, to understand and articulate what is considered the new profile of basic education teachers. For this purpose, the main objective of this research is to analyze the use of the portfolio as a formative strategy for the PIBID scholarship holders of the Unespar/Campus of União da Vitória Pedagogy course. The methodology is bibliographical and of field research. The theoretical framework addressed the use of portfolio as a teaching and learning resource. The field research included a questionnaire contemplated by open and closed questions, which were answered by ten students from the Faculty of Education of Unespar/Campus of União da Vitória, students who received a scholarship to develop the subproject called "Projeto Mão Amiga" (Helping Hand Project) - Capes/PIBID. Only students with scholarship who were involved in the project for over a year in this subproject were selected to be subjects of this study. Survey respondents said that the portfolio is an important resource in the hands of teachers, a methodology that offers the possibility of planning, executing and assessing the teaching process as well as looking critically and reflectively to the subjects who are involved, so to observe difficulties and / or potentialities.<hr/>Resumen La formación del profesorado puede y debe ir más allá de la academia, de la reflexión sobre la educación universitaria, para comprender y articular lo que se considera el nuevo perfil de los profesores de la educación básica. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo principal analizar el uso del portafolio como estrategia formativa de estudiantes con beca PIBID del Curso de Pedagogía de la Unespar/Campus de União da Vitória. La metodología es de naturaleza bibliográfica y de campo. El marco teórico se dirigió a la utilización del portafolio como recurso de aprendizaje y enseñanza en la formación de los profesores. La investigación de campo incluyó un cuestionario contemplado por preguntas abiertas y cerradas, respondidas por 10 (diez) estudiantes de la Facultad de Educación da Unespar/Campus de União da Vitória, con becas del subproyecto denominado "Projeto Mão Amiga" - Capes/PIBID. Fueron seleccionados solamente estudiantes/académicos activos durante más de un año en este subproyecto. Los encuestados dijeron que el portafolio es un recurso importante en las manos de los profesores, una metodología que proporciona planificar, ejecutar y evaluar el proceso de enseñanza y también mirar de manera crítica y reflexiva para los sujetos que están involucrados, con el fin de observar las dificultades y/o potencial. <![CDATA[POTENCIALIDADES DA APRENDIZAGEM OBSERVACIONAL PARA O ENSINO INCLUSIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Compreender como futuros professores filtram, selecionam e utilizam a informação da aprendizagem para avaliar a própria capacidade, é importante para se promover estratégias formativas mais apropriadas. Este estudo investigou a autoeficácia docente de licenciandos em educação física para a inclusão de alunos com deficiência em aulas regulares na escola, a fonte da experiência vicária, e possíveis associações com a progressão no curso, número de disciplinas e percepção de preparação e de contribuição do curso para o ensino inclusivo. Participaram 188 licenciandos em educação física, que responderam a uma escala de autoeficácia para inclusão e de fontes de autoeficácia do professor. A autoeficácia para inclusão se mostrou associada à percepção de preparação para ensinar de maneira inclusiva, enquanto a experiência vicária, apesar de relacionar-se com a autoeficácia, não se associou à nenhuma das variáveis estudadas. Considera-se que o desenvolvimento de estratégias para ensinar educação física de forma inclusiva deveria ocorrer ao longo da formação professores. De outro lado, entendeu-se que a experiência vicária tem um potencial educativo e formativo ainda pouco explorado, principalmente em se tratando do ensino de maneira a promover a inclusão de alunos.<hr/>Abstract Understanding how future teachers filter, select and use learned information to judge their own capacity it is important to promote more appropriate teaching preparation strategies. This study investigated self-efficacy of undergraduate students in a physical education teacher preparation program towards including students with disabilities in regular physical education classes, the source of vicarious experience, and possible associations with their progress in the major, number of courses, perceived readiness, and contribution of the training for inclusive education. Participants included 188 undergraduate students in physical education teacher education program, who responded the scale of self-efficacy towards inclusion and sources of teacher self-efficacy. Self-efficacy towards inclusion was associated with perceived readiness to teach in an inclusive setting, while vicarious experience, although related to self-efficacy, was not associated with any of the variables studied. It is considered that the development of strategies to teach physical education in an inclusive setting should occur throughout the teacher education training program. It was also understood that the vicarious experience has not yet been explored as having an educational and formative potential, especially when teaching in order to promote the inclusion of students.<hr/>Resumen Comprender cómo los futuros maestros filtran, seleccionan y usan la información de aprendizaje para evaluar su capacidad es importante para promover estrategias de capacitación más apropiadas. Se investigó la autoeficacia docente de futuros profesores de educación física para incluir a los estudiantes con discapacidades en las clases escolares regulares, la fuente de la experiencia indirecta y posibles asociaciones con la progresión del curso, el número de materias y la contribución percibida del curso para educación inclusiva. Participaron 188 estudiantes universitarios en educación física, quienes respondieron a una escala de autoeficacia de inclusión y fuentes de autoeficacia docente. La autoeficacia para la inclusión se asoció con la disposición percibida para enseñar de manera inclusiva, mientras que la experiencia indirecta, aunque relacionada con la autoeficacia, no se asoció con ninguna de las variables estudiadas. Se considera que el desarrollo de estrategias para enseñar educación física de manera inclusiva debe ocurrir a lo largo de la capacitación de maestros. También se entendió que la experiencia indirecta tiene un potencial educativo y formativo poco explorado, especialmente cuando se trata de la enseñanza para promover la inclusión de los estudiantes. <![CDATA[PIBID COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SUPERVISORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma experiência inovadora? Este questionamento subsidia o presente artigo que discute se o PIBID se configura como uma proposta inovadora a partir da perspectiva dos professores supervisores dessa iniciativa no estado Ceará. O estudo vincula-se a pesquisa em rede sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). Trata-se de um estudo qualitativo e empírico, que utiliza como procedimento de coleta de dados entrevista semiestruturada, realizada com trinta professores participantes do programa de diferentes áreas de ensino e localidades do estado do Ceará. Os resultados indicam que o PIBID fomenta práticas docentes inovadoras ao mesmo tempo em que aproxima a universidade da escola.<hr/>Abstract Is the Teaching Beginners Institutional scholarship Program (PIBID) an innovative experience? This questioning subsidizes this article that discussing if the PIBID appears as an innovative proposal from the perspective of teachers who supervise this initiative in the Ceará state. This study is linked to the network research about Teacher Professional Development and Pedagogical Innovation, supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). This is a qualitative and empirical study, which uses a semi-structured interview as data collection procedure, conducted with thirty teachers participating in the program from different teaching areas and locations in the state of Ceará. The results indicate that PIBID promotes innovative teaching practices while bringing the university closer to the school.<hr/>Resumen ¿Es el programa institucional de becas para profesores principiantes (PIBID) una experiencia innovadora? Este cuestionamiento subvenciona este artículo que discute si el PIBID aparece como una propuesta innovadora desde la perspectiva de los profesores supervisores de esta iniciativa en el estado de Ceará. El estudio está vinculado a la investigación en red sobre Desarrollo Profesional Docente e Innovación Pedagógica, apoyados por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal a Nivel Superior (CAPES). Se trata de un estudio cualitativo y empírico, que utiliza un procedimiento de recopilación de datos de entrevistas semiestructurado, realizado con treinta profesores que participan en el programa de diferentes áreas de enseñanza y ubicaciones en el estado de Ceará. Los resultados indican que el PIBID promueve prácticas de enseñanza innovadoras al tiempo que acerca la universidad a la escuela. <![CDATA[TRABALHO DOCENTE E ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresentamos resultados de pesquisa cujo objetivo foi o de identificar se há uma adequação das condições de trabalho dos professores de Química no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, considerando as condições de saúde do trabalhador docente. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de seis escolas que fazem parte do Programa de Educação Integral (PEI) do Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco (4 com jornada integral e 2 com jornada semi-integral), como uma pesquisa do tipo etnográfica. De acordo com os entrevistados, há uma carência de recursos didáticos na área de química que gera aulas teóricas e convencionais em detrimento de aulas em laboratórios ou mais dinâmicas. Existe, também, uma sobrecarga de trabalho docente em geral nessa rede de ensino, que ocasiona adoecimentos. Mas esses docentes evitam solicitar afastamentos, porque o vínculo de trabalho que têm com essas instituições não permite isso, sob pena de perderem o vínculo com essas escolas de tempo integral e, com isso, a gratificação que recebem.<hr/>Abstract We present research results that aimed to identify if there is an adequacy of the working conditions to Chemistry teachers in the High School of the State Teaching Network of Pernambuco, considering the health conditions of the teaching worker. According to the interviewees, there is a lack of didactic resources in the teaching of chemistry, which makes theoretical and conventional classes much more frequent than classes in laboratories and more dynamic. The research was carried out by semi-structured interviews with teachers of six schools which are part of the Program of Integral Education (PEI) of the High School of the State Network of Pernambuco (4 full day work and 2 half day work), as a research of the ethnographic type. There is also an overload of teaching work in general in this educational network, which generates illnesses. However, these teachers avoid requesting leave of absence, because the employment relationship they have with these institutions does not allow this, under penalty of losing the link with these full-time schools and, therefore, the bonus they receive.<hr/>Resumen Presentamos resultados de una investigación cuyo objetivo fue identificar se hay una adecuación de las condiciones de trabajo para los profesores de Química en la Enseñanza Media de la Red Estadual de Pernambuco, considerando las condiciones de salud del trabajador docente. La investigación fue realizada a través de entrevistas semiestructuradas con docentes de seis escuelas que forman parte del Programa de Educación Integral (PEI) de la Enseñanza Media de la Red Estadual de Pernambuco (4 con jornada integral y 2 con jornada semi-integral), como una investigación del tipo etnográfico. De acuerdo con los entrevistados, hay una carencia de recursos didácticos en el área de química que genera clases teóricas y convencionales en detrimento de clases en laboratorios o más dinámicas. También existe una sobrecarga de trabajo en general en esa red de enseñanza, lo que genera enfermedades en los docentes, pero ellos evitan solicitar la excedencia, porque la relación laboral que tienen con estas instituciones no lo permite, bajo pena de perder el vínculo con estas escuelas con dedicación integral y, por lo tanto, la bonificación que reciben. <![CDATA[POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CRIANÇA INGRESSANTE E SUA EDUCAÇÃO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No ano de 2006, no Brasil, foi aprovada a Lei nº 11.274 que alterou a duração do ensino fundamental para nove anos e estabeleceu a matrícula obrigatória da criança a partir dos seis anos de idade. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi apreender a concepção de criança ingressante e de sua educação nos documentos oficiais que embasam essa política. Para isso, foi utilizada a pesquisa documental, tendo como base as categorias: brincar, espaço, currículo, metodologia de ensino, tempo, relação professor/aluno e aprendizagem/desenvolvimento. A partir dos dados encontrados, verificou-se que a criança ingressante é percebida como um ser completo, com características e peculiaridades próprias que precisam ser consideradas no planejamento pedagógico das escolas de nove anos. Apesar disso, a concepção oficial sobre a criança ingressante e sua educação limita-se a aspectos abstratos e teóricos que necessitam de tempo para serem refletidos e amadurecidos pelos profissionais.<hr/>Abstract In 2006, in Brazil, the Law No. 11.274 was approved. This law changed the length of elementary school from eight to nine years, and established the required enrolment of the child from six years old. Due to this fact, the objective of this work was to apprehend the newcomer children conception and their education in the official documents that support this policy. For this, documentary research was used, based on the categories: play, space, curriculum, teaching methodology, time, teacher-student relationship and learning/development. Based on the data found, it was verified that incoming children are perceived as complete subjects, with their own characteristics and peculiarities, what need to be considered in the pedagogical planning of nine-year schools. Nevertheless, the official conception of the newcomer child and his education is limited to abstract and theoretical aspects that need time to be reflected and matured by professionals.<hr/>Resumen En el año 2006, en Brasil, se aprobó la Ley n.° 11.274, que aumentó la duración de la enseñanza fundamental a nueve años y estableció la matriculación obligatoria del niño a partir de los 6 años de edad. Con eso, el objetivo del presente trabajo fue aprehender la concepción del niño ingresante y de su educación en los documentos oficiales que fundamentan esta política. Para ello, se utilizó la investigación documental, teniendo como base las categorías: jugar, espacio, currículo, metodología de enseñanza, tiempo, relación profesor-alumno y aprendizaje/desarrollo. Con base en los datos encontrados, se verificó que el niño ingresante es percibido como un sujeto completo, con características y peculiaridades propias, las cuales deben ser consideradas en la planificación pedagógica de las escuelas de nueve años. A pesar de ello, la concepción oficial sobre el niño ingresante y su educación se limita a aspectos abstractos y teóricos, que requieren largo tiempo para que se vean reflejados y madurados por los profesionales. <![CDATA[CRIANÇAS, NATUREZA E FOTOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CERRADO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetivou analisar a relação de crianças com a natureza, a partir de imagens obtidas por instrumentos tecnológicos, e as narrativas por eles construídas. A intenção principal é revelar possíveis olhares e relações dessas crianças com a experiência que foram convidadas a vivenciar. A metodologia, centrada na concepção de criança como sujeito de direitos, valoriza a autoria e a lógica infantil e, inicialmente, combinou três momentos de relação das crianças com a fotografia: a tomada de imagens em uma trilha de cerrado, a análise dessas imagens e sua categorização. Posteriormente, inseriu-se também a análise dos desenhos produzidos pelas crianças, para identificar sua visão sobre a visita ao cerrado. Constatou-se a diversidade de olhares infantis sobre a natureza e sua relação com ela. As imagens retratam bem o cerrado e seus elementos, em diferentes ângulos, distâncias, enquadramentos, focos, propósitos e sentidos; as crianças se colocaram nas fotos e desenhos e compartilharam, como num jogo de negociação e poder, a autoria de algumas fotografias.<hr/>Abstract This work aimed to analyze the relationship of children with nature from images obtained by technological instruments and the narratives constructed by these tools. The main intention is to reveal possible perspectives and relationships of these children with the situation they were invited to experience. The methodology is centered on the idea of children as subjects of rights, values the authorship and the children's logic. Initially three moments of relation of the children with the photography was combined: the taking of images in a trail into Cerrado; the analysis of these images and their categorization. Subsequently, the drawings produced by the children was also analyzed, aiming to identify their vision about the visit to the Cerrado. The diversity of children's views on nature and their relation with it was verified. The images portray well the Cerrado and its elements, in different angles, distances, frames, focuses, purposes and senses; the children put themselves in the pictures and drawings and shared, as in a game of negotiation and power, the authorship of some photographs.<hr/>Resumen Este trabajo objetivó analizar la relación de niños con la naturaleza a partir de imágenes obtenidas por instrumentos tecnológicos y las narrativas que construyen. La intención principal es revelar posibles miradas y relaciones de esos niños con la experiencia que fueron invitados a vivir. La metodología, centrada en la concepción del niño como sujeto de derechos, valoriza la autoría y la lógica infantil e inicialmente combinó tres momentos de relación de los niños con la fotografía: la toma de imágenes en una senda de cerrado, el análisis de esas imágenes y su categorización. Posteriormente, se insertó también el análisis de los dibujos producidos por los niños para identificar su visión sobre la visita al cerrado. Se constató la diversidad de miradas infantiles sobre la naturaleza y su relación con ella. Las imágenes retratan bien el cerrado y sus elementos, en diferentes ángulos, distancias, marcos, focos, propósitos y sentidos; los niños se colocaron en las fotos y dibujos y compartieron, como en un juego de negociación y poder, la autoría de algunas fotografías. <![CDATA[CARTÕES MESADA PARA CRIANÇAS E JOVENS: UMA PEDAGOGIA AOS MOLDES DO TEATRO NEGRO?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, analisamos redes discursivas que perpassam a disponibilização de cartões mesada às crianças e aos jovens na atualidade. Seu estudo é pertinente e relevante, pois tais discursos produzem certa forma de educar e de lidar com dinheiro/finanças. Conceitos foucaultianos, como poder microfísico e governamentalidade, constituem nossa base teórica, e recorremos à perspectiva cênica do Teatro Negro para pensar a pedagogia implicada. Tomamos como material de análise a oferta de cartões mesada veiculada nos sites do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, da Caixa Econômica Federal e da incorporadora Visa. As análises mostraram que se enuncia uma associação direta entre cartões mesada e a educação financeira. Dentre outros aspectos, discutimos como a decisão dos pais de adotá-los para seus filhos, estimulando assim a familiarização com operações e dinheiro virtuais, pode estar relacionada à busca do incremento do chamado capital humano, que requer toda ordem de investimentos educacionais. As problematizações que lançamos não repousam sobre nenhum saudosismo, visam contribuir para se pensar uma educação num âmbito que não seja meramente instrumental, mas que articule questões como consumo, finanças, renda etc. Nesse sentido, entendemos ser fundamental romper com a “elegância cultural” que naturaliza a posse do dinheiro, lançando luz sobre esta zona “sombreada” que são as fontes e formas de obtenção do dinheiro pessoal/familiar. Nossa aposta é no sentido de trazer pontos de tensionamento quanto à governamentalidade neoliberal e seus efeitos subjetivos.<hr/>Abstract In this article, we analyze discourse networks that are involved in providing allowance cards to children and youngsters. We believe this study is pertinent and relevant because these discourses produce a specific form of educating and dealing with money/finances. We base on concepts of Foucault such as governmentality and microphysical power, and we resort to the scenic perspective of the Black Theater in order to think about the pedagogy involved. As analysis material, we take the advisements of allowance cards published on the websites of two banks - Banrisul and Caixa Econômica Federal - as well as of the credit card company Visa. The analyses showed a direct association between allowance cards and financial education in these materials. Among other aspects, we discuss how parents' decision to adopt them for their children - stimulating familiarization with virtual operations and money - may be related to the search for an increase in the so-called human capital, which requires much educational investment. The problematization we launch does not rest on any nostalgia; instead, we intend to stimulate people to think about an education that articulates issues such as consumption, finances, income, etc. In this sense, we understand that it is crucial to break with the “cultural elegance” that naturalizes the money possession, shedding light on this “shaded” area that are the sources and ways of obtaining personal/family income. Our aim is to open questions concerning neoliberal governmentality and its subjective effects.<hr/>Resumen En este artículo analizamos redes discursivas que pasan a través de la provisión de tarjetas de paga a niños y jóvenes en la actualidad. Creemos que este estudio es oportuno y pertinente debido a que estos discursos producen una forma específica de educar y de gestionar con dinero/finanzas. Nos basamos en conceptos de Foucault como la gubernamentalidad el poder microfísico, y también recurrimos a la perspectiva escénica del Teatro Negro para pensar en la pedagogía involucrada. Tomamos como material de análisis la oferta de tarjetas emitidas en los sitios web del Banrisul y Caixa Econômica Federal y de la empresa de tarjeta de crédito Visa. Los análisis mostraron que la asociación directa entre las tarjetas de paga y la educación financiera fue enunciada. Entre otros aspectos, se discute cómo la decisión de los padres de adoptarlas para sus hijos, estimulando la familiarización con las operaciones virtuales y el dinero, puede estar relacionada con la búsqueda de un aumento en el capital humano, que requiere toda orden de las inversiones educativas. Las problematizaciones no descansan en ninguna nostalgia, sino que pretenden contribuir a pensar en una educación que articule el consumo, las finanzas, los ingresos, etc. En este sentido, entendemos fundamental romper con la "elegancia cultural" que naturaliza la posesión de dinero, arrojando luz sobre esta zona "sombreada" que son las formas de obtener dinero personal/familiar. Nuestro objetivo es traer puntos de tensión sobre la gubernamentalidad neoliberal y sus efectos subjetivos. <![CDATA[MÉTODO REPETITIVO PARA DISLÉXICOS: COMO DIAGNOSTICAR E DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA EM DISLÉXICOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerada um distúrbio de aprendizagem, a dislexia tem sido pesquisada nas áreas da saúde e educação. Os objetivos do artigo são: evidenciar as principais manifestações de bloqueio da linguagem do disléxico, e apresentar um método para desenvolver habilidades de leitura em disléxicos. Uma revisão de literatura permitiu investigar as formas de intervenção educacional para dislexia, previamente divulgadas. Os resultados e discussão foram capazes de propor uma nova estratégia de intervenção educacional multissensorial na educação básica, capaz de desenvolver habilidades de leitura em disléxicos. Ao final, o levantamento e a discussão sobre o Método Repetitivo para Disléxicos (MRD), como ideia central desta pesquisa, parece atender as necessidades encontradas na literatura, no entanto, até a elaboração do presente estudo, a proposta não foi utilizada na vivência prática.<hr/>Abstract Considered a learning disorder, dyslexia has been researched in the areas of health and education. The objectives of the article are: to highlight the main manifestations of dyslexic language block; and present a method for developing reading skills in dyslexics. A review of the literature allowed investigating previously published forms of educational intervention for dyslexia. The results and discussion allow proposing a new strategy of multisensory educational intervention in basic education, developing reading skills in dyslexics. In the end, the survey and discussion about the Repetitive Method for Dyslexics (MRD) as a central idea of this research seems to meet the needs found in the literature, however, until this study was elaborated, the proposal was not used in practical experience.<hr/>Resumen Considerada un disturbio de aprendizaje, la dislexia ha sido investigada en las áreas de salud y educación. Los objetivos del artículo son: evidenciar las principales manifestaciones de bloqueo del lenguaje del disléxico; presentar un método para desarrollar habilidades de lectura en disléxicos. Una revisión de la literatura permitió investigar las formas de intervención educativa para dislexia previamente divulgadas. Los resultados y discusión proponen una nueva estrategia de intervención educativa multisensorial en la educación básica, capaz de desarrollar habilidades de lectura en disléxicos. Al final, el levantamiento y la discusión sobre el Método Repetitivo para Disléxicos (MRD) como idea central de esta investigación, parece atender a las necesidades encontradas en la literatura, sin embargo, hasta la elaboración del presente estudio, la propuesta no fue utilizada en la vivencia práctica. <![CDATA[CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por afetar o desenvolvimento neurológico gerando prejuízos nas áreas de comunicação social e manifestação de padrões restritos de interesses e atividades. Diante de um aumento de casos deste transtorno na população. Este estudo visou investigar o conhecimento sobre o TEA, a experiência com este transtorno ao longo da carreira na educação, as decisões a serem tomadas ao identificar sinais de TEA em uma criança, as solicitações a serem feitas caso recebam um aluno com TEA e a opinião destes sobre a importância do diagnóstico precoce para a Educação Infantil. Participaram do estudo 170 profissionais da Educação Municipal Infantil Integrada (EMEII) de um município do interior do São Paulo. Os principais resultados obtidos sinalizam um desconhecimento geral dos aspectos que definem e caracterizam uma criança com TEA, ainda que a maioria dos participantes (55,29%) afirmou ter convivido com um indivíduo com TEA em sua carreira na educação. E que as estratégias adotadas ao identificarem sinais de TEA em uma criança eram ineficazes. Conclui-se que tais dados indicam a necessidade de formação mínima sobre o tema para que possam oferecer um atendimento educacional de qualidade a estas crianças.<hr/>Abstract Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by affecting neurological development, causing losses in the areas of social communication and manifestation of restricted patterns of interests and activities. Faced with an increase in cases of this disorder in the population, this study aimed to investigate the knowledge about ASD. Therefore, we considered the experience with this disorder during the career in education, the decisions to be taken when identifying signs of ASD in a child, the requests to be made if they receive a student with ASD and the opinion of the professionals about the importance of a first diagnosis for Early Childhood Education. The study included 170 professionals from Municipal Integrated Infantile Education (EMEII) from a city of the interior of São Paulo participated in the study. The main results indicate a general lack of knowledge about the aspects that define and characterize a child with ASD, although most of the participants (55.29%) reported having lived with an individual with ASD in their education career. Moreover, the strategies adopted in identifying signs of ASD in a child were ineffective. We concluded that such data indicate the need of minimum training on the subject so that they can offer a quality educational service to these children.<hr/>Resumen El trastorno del espectro autista (TEA) se caracteriza por afectar el desarrollo neurológico generando perjuicios en las áreas de comunicación social y manifestación de patrones restrictos de intereses y actividades. Ante un aumento de casos de este trastorno en la población. Este estudio tuvo como objetivo investigar el conocimiento sobre el TEA, la experiencia con este trastorno a lo largo de la carrera en la educación, las decisiones a tomar al identificar signos de TEA en un niño, las atenciones a ser tomadas si se recibe a un alumno con TEA y la opinión de los profesionales sobre la importancia del diagnóstico precoz para la Educación Infantil. Participaron del estudio 170 profesionales de la Educación Municipal Infantil Integrada (EMEII) de un municipio del interior del São Paulo. Los principales resultados obtenidos señalan un desconocimiento general de los aspectos que definen y caracterizan a un niño con TEA, aunque la mayoría de los participantes (55,29%) afirmó haber convivido con un individuo con TEA en su carrera en la educación. Y que las estrategias adoptadas al identificar señales de TEA en un niño eran ineficaces. Se concluye que tales datos indican la necesidad de formación mínima sobre el tema para que puedan ofrecer una atención educativa de calidad a estos niños. <![CDATA[PARA ALÉM DA DIFERENÇA: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NÃO FORMAL NO ÂMBITO DA DEFICIÊNCIA MENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio apresenta os resultados de um projeto de investigação/intervenção desenvolvido com jovens e adultos com deficiência em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais, cuja finalidade se centrou na promoção de uma vida mais autónoma, ativa e participativa. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, a intervenção baseou-se na dinamização de sete oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Da análise dos resultados da intervenção, realça-se o contributo do projeto para a aquisição de competências promotoras do desenvolvimento de uma aprendizagem autónoma e do aprender a aprender ao longo da vida que possibilitou aos participantes a oportunidade de agir sobre os seus projetos de vida com vista à sua integração na comunidade.<hr/>Abstract This essay presents the results of an action-research project developed with the purpose of promoting a more autonomous, active and participative life of young people and adults with disabilities. The project was developed in the context of a Center for Occupational Activities. Based on the methodologies that inhere the interpretive-hermeneutic qualitative paradigm and following the guidelines of the participative-action-research method, the intervention was based on the dynamization of seven workshops targeting the education / learning process of the participants. The analysis of the results of the intervention revealed that the project contributed to the acquisition of competences promoting the development of autonomous learning and learning to learn through life, which enabled participants to take action on their life projects aiming at their community integration.<hr/>Resumen Este ensayo presenta los resultados de un proyecto de investigación/intervención desarrollado con jóvenes y adultos con discapacidad en centros de actividades ocupacionales, cuya finalidad se centró en promover una vida más autónoma, activa y participativa. Tomando como punto de partida las metodologías propias del paradigma cualitativo hermenéutico-interpretativo, y siguiendo las directrices del método de investigación-acción-participativa, la intervención consistió en la puesta en funcionamiento de siete talleres facilitadores del proceso de enseñanza/aprendizaje de los participantes. Del análisis de los resultados de la intervención se desprende la contribución del proyecto para la adquisición de competencias capaces de promover el desarrollo de un aprendizaje autónomo a lo largo de la vida, que permitió a los participantes actuar sobre sus propios proyectos vitales de cara a su integración en la comunidad. <![CDATA[JOGOS E BRINCADEIRAS: TEMPOS, ESPAÇOS E DIVERSIDADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062019000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio apresenta os resultados de um projeto de investigação/intervenção desenvolvido com jovens e adultos com deficiência em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais, cuja finalidade se centrou na promoção de uma vida mais autónoma, ativa e participativa. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, a intervenção baseou-se na dinamização de sete oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Da análise dos resultados da intervenção, realça-se o contributo do projeto para a aquisição de competências promotoras do desenvolvimento de uma aprendizagem autónoma e do aprender a aprender ao longo da vida que possibilitou aos participantes a oportunidade de agir sobre os seus projetos de vida com vista à sua integração na comunidade.<hr/>Abstract This essay presents the results of an action-research project developed with the purpose of promoting a more autonomous, active and participative life of young people and adults with disabilities. The project was developed in the context of a Center for Occupational Activities. Based on the methodologies that inhere the interpretive-hermeneutic qualitative paradigm and following the guidelines of the participative-action-research method, the intervention was based on the dynamization of seven workshops targeting the education / learning process of the participants. The analysis of the results of the intervention revealed that the project contributed to the acquisition of competences promoting the development of autonomous learning and learning to learn through life, which enabled participants to take action on their life projects aiming at their community integration.<hr/>Resumen Este ensayo presenta los resultados de un proyecto de investigación/intervención desarrollado con jóvenes y adultos con discapacidad en centros de actividades ocupacionales, cuya finalidad se centró en promover una vida más autónoma, activa y participativa. Tomando como punto de partida las metodologías propias del paradigma cualitativo hermenéutico-interpretativo, y siguiendo las directrices del método de investigación-acción-participativa, la intervención consistió en la puesta en funcionamiento de siete talleres facilitadores del proceso de enseñanza/aprendizaje de los participantes. Del análisis de los resultados de la intervención se desprende la contribución del proyecto para la adquisición de competencias capaces de promover el desarrollo de un aprendizaje autónomo a lo largo de la vida, que permitió a los participantes actuar sobre sus propios proyectos vitales de cara a su integración en la comunidad.