Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520170001&lang=es vol. 18 num. 48 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL no Brasil e na América do Sul: apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[RETOS PARA UNA NUEVA EDUCACIÓN PATRIMONIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo pretende debater algumas proposições teóricas fundamentais para a renovação de um pensamento sobre as práticas no campo da educação patrimonial, partindo-se da constatação da inexistência, no Brasil, de uma base teórica consistente que permita superar as abordagens mais tradicionais e conservadoras. Inicia-se com uma problematização da trajetória deste campo, no Brasil, para em seguida colocar em debate algumas questões de natureza teórica que envolvem a concepção das práticas. O que se pretende é, sobretudo, provocar uma reflexão sobre os limites e as possibilidades destas ações que têm sido produzidas no Brasil.<hr/>RESUMEN Este artículo pretende debatir algunas propuestas teóricas fundamentales para la renovación de un pensamiento sobre las prácticas en el campo de la educación patrimonial, a partir de la constatación de la inexistencia, en Brasil, de una base teórica consistente que permita superar los enfoques más tradicionales y conservadores. Se inicia con una problematización de la trayectoria de este campo, en Brasil, para poner en debate algunas cuestiones de naturaleza teórica que implican la concepción de las prácticas. Lo que se pretende, es, sobre todo, provocar una reflexión sobre los límites y las posibilidades de estas acciones que han sido producidas en Brasil.<hr/>ABSTRACT This article aims to discuss some fundamental theoretical propositions for a renewed vision for heritage education practices, based on the observation that, in Brazil, this field lacks a consistent theoretical basis that allows it overcome the most traditional and conservative approaches. The article begins by problematizing the history of heritage education in Brazil, and moves on to discuss theoretical issues concerning the concept of its practices. The aim, above all, is to stimulate a reflection on the limits and possibilities of the actions that have been undertaken in Brazil. <![CDATA[NARRATIVAS DE IDENTIDAD Y LA EDUCACIÓN PATRIMONIAL EN BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No Contemporâneo, observa-se a ressignificação nos sentidos e nos usos sociopolíticos atribuídos aos patrimônios culturais, inscritos, com frequência, em uma ambivalência entre dinâmicas de desenvolvimento econômico e processos de afirmação identitária. Tal diagnóstico torna pertinente interrogações acerca das relações entre educação e patrimônio cultural, sobretudo sobre as correlações e as correspondências entre as políticas de educação patrimonial e as narrativas identitárias agenciadas em escala local. Neste sentido, o presente artigo busca examinar o estado atual da educação patrimonial no contexto de duas cidades brasileiras que sofreram processo de patrimonialização cultural.<hr/>RESUMEN En el Contemporáneo, hay una reformulación de los sentidos y usos sociopolíticos atribuidos al patrimonio cultural, posicionados en una ambivalencia entre el desarrollo económico y procesos de afirmación de identidad. Este diagnóstico expone preguntas acerca de la relación entre la educación y el patrimonio cultural, especialmente en las correlaciones y las correspondencias entre las políticas de educación patrimonial y las narrativas de identidad negociados a nivel local. En este sentido, este artículo tiene por objeto examinar el estado actual de la educación patrimonial en el contexto de dos ciudades brasileñas que sufrieron proceso de patrimonialización.<hr/>ABSTRACT In contemporary times, we can see the resignification of meanings and socio-political uses attributed to cultural patrimonies often inscribed in ambivalence between dynamics of economic development and processes of identity affirmation. This diagnosis gives pertinence to question the relations between education and cultural patrimony, especially the correlations and similarity between policies of heritage education and identity narratives negotiated in local terms. In this sense, this paper aims to examine how the heritage education is today in two towns in Brazil undergoing the process of cultural patrimonialisation. <![CDATA[IMPLEMENTACIÓN Y EVALUACIÓN DEL PROGRAMA DE EDUCACIÓN PATRIMONIAL “PEPA”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100037&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO El Programa de Educación Patrimonial “PEPA” del Consejo de Monumentos Nacionales-Chile, tiene por objetivo dotar al público escolar y docente de contenido informativo, didáctico y pedagógico respecto al patrimonio cultural y natural protegido. Este desarrolla 3 líneas de acción: www.aprendeconpepa.cl, PEPA en tu Colegio y Capacitación Docente con entrega de material. La iniciativa contribuye a generar un proceso de apropiación social de los valores patrimoniales desde el colegio. En tal sentido, se decide en el 2015 constatar la incidencia de PEPA y el impacto funcional del programa. Para la obtención de los datos se utilizaron métodos cuantitativos y cualitativos en personas capacitadas que permitieron una valoración fundamentada y técnicas aplicadas a grupos objetivos y controlados.<hr/>RESUMEN O Programa de Educação Patrimonial “PEPA” do Conselho de Monumentos Nacionais do Chile tem como objetivo dotar o público escolar e docente de conteúdo informativo, didático e pedagógico a respeito do patrimônio cultural e natural protegido pelo Estado. Este desenvolve três linhas de ação: www.aprendeconpepa.cl, PEPA no teu Colégio e Capacitação Docente com entrega de material. Esta iniciativa contribui para gerar um processo de apropriação social dos valores patrimoniais a partir do colégio. Nesse sentido, se decidiu, em 2015, constatar a incidência de “PEPA” e o impacto funcional do programa. Para a obtenção dos dados, se utilizaram métodos quantitativos e qualitativos em pessoas que passaram por processo de capacitação, as quais permitiram uma análise fundamentada e técnicas aplicadas a grupos objetivos e controlados.<hr/>ABSTRACT The Heritage Education Program "PEPA" of the Council of National Monuments Chile, aims to provide the student and teaching public informative, educational and pedagogical content regarding the cultural and natural heritage protected. This develops 3 lines of action: www.aprendeconpepa.cl, PEPA in your School and Teacher Training with delivery of material. The initiative contributes to a process of social appropriation of the heritage assets from school. Regarding this, in 2015 it was decided to verify the incidence of PEPA and the functional impact of the program. To obtain the information, quantitative and qualitative methods were used in trained people which allowed a based value and techniques applied to objective and controlled groups. <![CDATA[EXPERIENCIAS DE ANIMACIÓN SOCIOCULTURAL Y VOLUNTARIADO IMPULSADAS POR EL PROGRAMA ACADÉMICO DE GESTIÓN CULTURAL EN LA UNIVERSIDAD DE PIURA-PERÚ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100051&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Las experiencias descritas se centran, de manera especial, en el Proyecto “Alma Tallán”, surgido el 2013. En él se aplica la animación sociocultural, como herramienta para fomentar la participación comunitaria en la salvaguardia del patrimonio local. La participación de la población, en las actividades culturales y educativas propuestas, consolida al patrimonio como un recurso cohesionador capaz de fomentar el espíritu emprendedor de los jóvenes y niños de la comunidad de tejedores de sombreros; además, permite que los estudiantes universitarios, que participan como voluntarios en el proyecto, se ejerciten como gestores o animadores de la cultura y desarrollen su espíritu solidario.<hr/>RESUMEN As experiências descritas estão centradas, especialmente, no Projeto "Alma Tallán", surgido em 2013. No projeto, a animação sociocultural é interpretada como uma ferramenta para incentivar a participação da comunidade na salvaguarda do patrimônio local. A participação da população nas atividades culturais e nas propostas educacionais consolida o patrimônio como recurso para a coesão social capaz de promover o espírito empreendedor em jovens e crianças em uma comunidade de tecelões de chapéus. Da mesma forma, permite que os estudantes universitários, voluntários no projeto, se exercitem como gestores ou animadores de cultura, desenvolvendo seu espírito de solidariedade.<hr/>ABSTRACT The described experiences focus especially in “Alma Tallán” Project (2013 —) in which is applied sociocultural animation as a tool to encourage community participation in the defense of local heritage. The participation of locals in the proposed educational and cultural activities consolidates heritage as a cohesive resource able to encourage the entrepreneurial spirit of youth and children from the community of hat weavers. It also gives to university students the odds of training as cultural managers or leaders and the opportunity to develop a solidary spirit. <![CDATA[LAS REDES DE PRÁCTICA COMO ESPACIOS EDUCATIVOS INTEGRALES: LA RED TRAMA3]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100067&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO La red TRAMA3 (Trabajo en Red para la Acción Multivocal en Arqueología, Antropología y Ambiente), financiada por el área de Ciencia y Sociedad del programa CYTED para el período 2013-2016, busca contribuir a la generación de una respuesta a los retos que se le plantean a la arqueología, la antropología, y a otras disciplinas ambientales que tienen al patrimonio como eje y campo transdisciplinario de acción e investigación. Esta red constituye un ámbito educativo integral desde dos niveles. Un primer nivel vinculado a las sinergias generadas entre los socios y los equipos de trabajo. En un segundo nivel, TRAMA3 fundamenta su actividad a través de varias dinámicas, a fin de generar sinergias que revaloricen el trabajo de toda la red.<hr/>RESUMEN The TRAMA3 network (Networking for Multivocal Action in Archaeology, Anthropology and Environment), funded by the Science and Society area – CYTED program – for the period 2013-2016; seeks to contribute to the generation of a response to the challenges posed to archeology, anthropology, and other disciplines that have environmental heritage as an axis and transdisciplinary field of action and research. This network is an integral educational field from two levels. A first level is linked to the synergies between partners and work teams. On a second level, TRAMA3 bases its activity through various dynamics, to generate synergies that revalue the work of the entire network.<hr/>ABSTRACT A rede TRAMA3 (Rede de Ação Multivocal Arqueologia, Antropologia e Meio Ambiente), financiado pelo programa CYTED área de Ciência e Sociedade para o período 2013-2016, visa contribuir para a geração de uma resposta aos desafios para a arqueologia, antropologia e outras disciplinas que assumem o patrimônio ambiental como um eixo e como um campo transdisciplinar de ação e pesquisa. Esta rede é um domínio da educação constituído por dois níveis. Um primeiro nível, ligado às sinergias entre parceiros e equipes de trabalho. No segundo nível, TRAMA3 baseia a sua atividade na geração de sinergias que revalorizar o trabalho de toda a rede. <![CDATA[APRENDIZAJE DIALÓGICO Y APROPIACIÓN DEL PATRIMONIO CULTURAL: Una educación patrimonial sostenida en hombros de gigantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100083&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO El presente artículo propone una aproximación a la Educación Patrimonial (EP) como herramienta de gestión del patrimonio cultural fundamentado en enfoques teóricos que propicien el diálogo, la apropiación social del patrimonio y su posterior empoderamiento. Para ello se plantea establecer una conexión entre las ideas que delimitan la EP como área de estudio y el Aprendizaje Dialógico, el cual se sustenta en las ideas de Pablo Freire, Jürgen Habermas y Ramón Flecha. En tal sentido, se realizó un análisis documental de los autores seleccionados, para luego triangular los puntos de vista en función de las categorías de análisis seleccionadas.<hr/>RESUMEN Este artigo propõe uma abordagem para a Educação Patrimonial (EP) como uma ferramenta para a gestão do patrimônio cultural com base em abordagens teóricas que são orientadas pela promoção do diálogo, da apropriação social do patrimônio e do empoderamento. Para tal, propõe-se a estabelecer uma ligação entre as ideias que definem a EP como uma área de estudo e a aprendizagem dialógica, a última baseada nas ideias de Paulo Freire, Jürgen Habermas e Ramon Flecha. A este respeito, foi realizada uma análise documental dos autores selecionados, seguida de uma triangulação de seus pontos de vista em função de categorias de análise selecionadas.<hr/>ABSTRACT The article herein proposes an approximation to heritage education as a management tool for cultural heritage with a foundation focused on theories that stimulate dialogues, the social engagement of heritage and its subsequent empowerment. For the latter, the synchronization of the idea of heritage education as an academic area of study, and dialogic learning, as planted by the thoughts of Pablo Freire, Jürgen Habermas, and Ramón Flecha, are set forth for consideration. Pursuant to the aforementioned, a documentary analysis of the three selected authors was conducted to gather each of their thoughts and ideas, with the aim to utilize these for the categories to be analyzed. <![CDATA[ALGO EN COMÚN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100099&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO La cultura debe ser una estrategia de diálogo entre el arte y la comunidad que permite consolidar a partir de la escucha activa esa concepción de lo humano, de lo vivencial y lo cotidiano. Abordando no solo conceptos patrimoniales, significados y significante de términos socioculturales; sino imprimiendo una impronta personal y contemporánea a la concepción de institución cultural y patrimonial. Con una arquitectura cultural en donde la institución se piense más en el afuera que en el adentro, en donde el límite de sus muros se desdibujen para incluir los territorios. Donde la salvaguarda del patrimonio muta hacia un patrimonio vivo y cambiante que se vincula directamente al cotidiano, a la construcción participativa y colectiva de la comunidad, al ritmo de la vida que no se queda estática sino que vibra y evoluciona constantemente. Es así como estos temas son relevantes a partir de construcción colectiva de sentido.<hr/>RESUMEN Cultura deve ser uma estratégia de diálogo entre a arte e a comunidade, que consolide, a partir da escuta ativa, essa concepção de ser humano, de experiência e de vida cotidiana. Dirigindo-se não só aos conceitos econômicos, seus significados e termos socioculturais significativos; mas a impressão de uma marca pessoal e contemporânea na concepção de instituição cultural e do patrimônio. Com uma arquitetura cultural onde a instituição pensa mais sobre o exterior do que o interior, onde o limite de suas paredes possa somar para incluir os territórios. Onde se transforma proteção do patrimônio em uma vida, mudando a herança que está diretamente ligada à construção cotidiana, participativa e coletiva da comunidade. O ritmo de vida não é estático, mas vibra e está em constante evolução. Esta é a forma como estas questões são relevantes da construção coletiva de sentidos.<hr/>ABSTRACT Culture should be a dialogue strategy between the art and the community to consolidate a conception of what is human from active listening, the existential and everyday life. Addressing not only heritage concepts, significant and socio-cultural meanings, but rather a personal printing in the design of contemporary the institution of culture and heritage. With a cultural architecture where the institution thinks itself more outside than inside, where the limit walls vanishes to include the territories. Where the safeguarding of static heritage shifts to the recognition of a living and changing heritage, that is directly linked to quotidian life, to the participatory and collective construction of the community, to the dynamic and changing movement of life which vibrates and evolves constantly. That is how these issues are relevant to the collective construction of meaning. <![CDATA[REPRESENTATIONS AND PRACTICES IN THE FACULTY OF PARAÍBA PROVINCE COMPLAINTS LETTERS IN EMPIRE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100107&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O trabalho objetiva analisar as representações e práticas docentes nas cartas de queixas publicadas nos jornais Publicador, O Tempo e Gazeta do Sertão da província Paraíba, no período de 1864 a 1889. As cartas foram analisadas a partir das perspectivas do conteúdo e da forma de escrita, utilizando como fonte os relatórios de províncias, leis, regulamentos da província da Paraíba e os manuais de escrever cartas, para restituir o discurso no tempo da sua história. Para a análise desse estudo também foi utilizada a perspectiva teórico metodológica de Michel Foucault por meio dos conceitos de poder e resistência, bem como a de Roger Chartier com o conceito de representação. As cartas analisadas apresentam um veículo de manifestação do professor a respeito da sua prática, de modo que denuncia a situação da instrução pública na província paraibana. Com efeito, este estudo demonstrou que, por meio das cartas de professores publicadas nos jornais, havia um discurso de resistência em confronto com os dispositivos de poder atribuídos a esses sujeitos.<hr/>ABSTRACT The work aims to analyze the representations and teaching practices in the letters of complaints published in the newspapers publisher, Publicador, O Tempo e Gazeta do Sertão, from 1864 to 1889. The letters were analyzed from the perspective of the content and form of writing using as source the provinces reports, laws, Paraiba province of regulations and manuals to write letters, to bring the speech at the time of its history. For the analysis of this study it was also used methodological theoretical perspective of Michel Foucault through the concepts of power and resistance, as well as Roger Chartier with the concept of representation. The analyzed letters have a vehicle of manifestation of the teacher about your practice so that denounces the state of public education in Paraiba province. Indeed, this study demonstrated that, through letters of teachers published in the newspapers, there was a discourse of resistance in comparison with the devices of power allocated to these subjects. <![CDATA[THE SPACE OF PLAYROOM AND THE PRODUCTION SENSES AMONG CHILDREN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100121&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto tem por foco evidenciar os modos como as crianças ocupam, se relacionam, produzem sentidos no espaço da brinquedoteca. Defende-se que sendo a brinquedoteca um espaço estruturado para o brincar, sua materialidade educa e comunica mensagens. Porém, essas não são imutáveis. A partir da ocupação e das interações que as crianças estabelecem entre si e com adultos, sentidos são produzidos e outras significações simbólicas são atribuídas ao espaço. Os resultados desvelam indicadores que pretendem contribuir para (re)pensar os espaços coletivos da infância, evidenciando a participação da criança como sujeito ativo, competente, produtor de saberes capaz de falar de si e dos outros por meio do brincar.<hr/>ABSTRACT This text has the focus highlight the ways in which children occupy, relate, produce meanings and knowledge within the playroom. We argue that the playroom is a structured space for play, its materiality educates and communicate messages. But these are not immutable. From the occupation and interactions that children establish among themselves and with adults, meaning they are produced and other symbolic meanings are attributed to space. The results unveil indicators that aim to contribute to spaces and children, showing the child's participation as an active subject, competent, knowledge producer able to talk about themselves and others through play. <![CDATA[INCLUSION POLITICS: ADVANCES IN THE FIELD OF EDUCATION OR TRAPS OF THE NEOLIBERAL DISCOURSE?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100135&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Objetiva o artigo discutir os sentidos atribuídos às políticas de inclusão nos documentos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Utiliza, como abordagem metodológica, a pesquisa documental e bibliográfica e a análise do discurso, tecendo reflexões acerca dos fundamentos do conceito de inclusão e das finalidades das políticas inclusivas no contexto atual. Diante do fato da educação inclusiva estar se constituindo como uma política nacional, cabe-nos perguntar: quais os sentidos das políticas de inclusão no discurso governamental? Seriam essas políticas efetivamente inclusivas ou uma forma de gestão diferencial dos modos de vida para o controle da população? Quais seriam as implicações desse discurso para o campo do currículo escolar.<hr/>ABSTRACT This article aims to discuss the meanings attributed to the inclusion policies in the documents of the Secretariat of Continued Education, Literacy, Diversity and Inclusion or, in its original name, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). It uses, as a methodological approach, documental and bibliographic research and the analysis of speech, promoting reflections about theoretical foundations to the concept of inclusion and the purposes of inclusive policies in the current context. Ahead of the fact that inclusive education is forming itself as a national policy, we have to ask: what are the meanings of inclusion policies in the governmental speech? Are those policies effectively inclusive or just different management of lifestyles in order to control the population? What are the implications of this speech to the field of school curricula? <![CDATA[NET-ATIVISMO, COLABORAÇÃO E APRENDIZAGEM: Apontamentos etnográficos s obre a experiência da rede fora do eixo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000100151&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta resultados de uma investigação etnográfica que buscou compreender processos de aprendizagem e colaboração relacionados ao net-ativismo (DI FELICE, 2013) e à rede Fora do Eixo (FdE). O olhar etnográfico se norteou por um campo conceitual interdisciplinar que abrangeu os conceitos de Ciberpunk (LEMOS, 2004), a Ética Hacker (HIMANEN, 2001), as teorias das redes (CASTELLS, 2013, WATTS &amp; MASON, 2011; BARABASI &amp; GONZÁLEZ, 2007) e o Conectivismo (SIEMENS, 2006). A aprendizagem do e para o net-ativismo se constituiu nas trocas comunicativas dos cidadãos multimídia conectados em redes horizontais e interativas, conferindo-lhe sentido e as retroalimentando, em um processo de validação e de iniciação (MAFFESOLI, 2013) ao se engajarem nas práticas insurgentes da FdE.<hr/>ABSTRACT The paper presents results of an ethnographic investigation that sought to understand learning and collaboration processes related to net-activism (DI FELICE, 2013) and the Fora do Eixo Network (FdE). The ethnographic study was guided by an interdisciplinary conceptual framework that included the concepts of Cyberpunk (LEMOS, 2004), Hacker Ethics (HIMANEN, 2001), the theories of networks (CASTELLS, 2013, WATTS &amp; MASON, 2011; BARABASI &amp; GONZÁLEZ, 2007) and Connectivism (SIEMENS, 2006). Learning to and from net-activism was constructed in communicative exchanges by multimedia citizens connected in horizontal and interactive networks. Learning provided meaning and reinforced the net-acitivism, in a process of validation and initiation (MAFFESOLI, 2013) for them to engage in FdE's insurgent practices.