Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520170003&lang=pt vol. 18 num. 50 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[CONVERSAS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÁTICAS E CURRÍCULOS: MOVIMENTOS NAS/DAS PESQUISAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Em tempos em que o falar parece não mais buscar por uma interlocução, antes tornando-se uma estratégia de publicização de opiniões e certezas, porque falar em conversas? Toda conversa supõe um diálogo? Que janelas abrem as conversas nos princípios políticos e epistemológicos e nos caminhos metodológicos da produção de conhecimentos nas pesquisas? O dossiê pretende provocar estas e outras interrogações, trazendo artigos que nos permitam deslocamentos de compreensões, ampliação de sentidos e outros-novos diálogos nos campos das pesquisas em currículo, formação docente e cotidianos. A proposta investe na articulação das conversas entre esses campos, entendendo essa articulação e a própria ideia de conversa como forças mobilizadoras para pensar processos, práticas e temáticas com as pesquisas nesses campos. Outra aposta que encaminha nossas conversas com as pesquisas nesse número diz respeito às escolhas políticas e epistemológicas implicadas nos diálogos com as escolas públicas e na perspectiva das interlocuções escolas-universidades como instrumento de ampliação e consolidação das redes de saberes docentes e de produção de práticas mais coletivas e solidárias de conhecimentos.<hr/>RESUMEN: En tiempos en que el hablar parece no más buscar por una interlocución, sino convertirse en una estrategia de publicidad de opiniones y certezas, porque hablar en conversaciones? Toda conversación supone un diálogo? ¿Qué ventanas abren las conversaciones en los principios políticos y epistemológicos y en los caminos metodológicos de la producción de conocimientos en las investigaciones? El dossier pretende provocar estas y otras interrogantes, trayendo artículos que nos permitan desplazamientos de comprensiones, ampliación de sentidos y otros nuevos diálogos en los campos de las investigaciones en currículo, formación docente y cotidianos. La propuesta invierte en la articulación de las conversaciones entre esos campos, entendiendo esa articulación y la propia idea de conversación como fuerzas movilizadoras para pensar procesos, prácticas y temáticas con las investigaciones en esos campos. Otra apuesta que encamina nuestras conversaciones con las investigaciones en ese número se refiere a las elecciones políticas y epistemológicas implicadas en los diálogos con las escuelas públicas y en la perspectiva de las interlocuciones escuelas-universidades como instrumento de ampliación y consolidación de las redes de saberes docentes y de producción de prácticas más colectivas y solidarias de conocimientos.<hr/>ABSTRAC In times when talking seems to no longer seek for an interlocution, but rather becomes a strategy of publicizing opinions and certainties, why speak in conversations? Does every conversation suppose a dialogue? Which windows open the conversations in the political and epistemological principles and in the methodological ways of the production of knowledge in the researches? The dossier intends to provoke these and other questions, bringing articles that allow us to move from understandings, widening of meanings and other-new dialogues in the fields of research in curriculum, teacher training and daily life. The proposal invests in the articulation of the conversations between these fields, understanding this articulation and the very idea of conversation as mobilizing forces to think processes, practices and thematic with the researches in these fields. Another bet that leads our conversations with the research in this issue concerns the political and epistemological choices involved in the dialogues with public schools and in the perspective of the schools-universities interlocutions as an instrument of expansion and consolidation of the networks of teaching knowledge and of the production of more collective and solidarity of knowledge. <![CDATA[FORMADOR EXTERNO: QUAL O SENTIDO DE SUA ATUAÇÃO EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: É fato que nos últimos anos, em nosso país, o cenário da educação brasileira vem atravessando momentos de muitas mudanças, incertezas e contradições. Na mídia, nos discursos políticos das diferentes instâncias públicas, sejam municipais, estaduais ou federais, há um ponto comum quando se trata de propostas e ações para enfrentar esses dilemas: o investimento na formação continuada de professores e profissionais da área em geral. Neste artigo pretendemos tecer algumas considerações sobre o sentido da atuação do formador externo no âmbito dos programas de formação continuada de modo a contribuir para o fortalecimento de uma instituição cada vez mais desacreditada e desgastada aos olhos da população.<hr/>Abstract: It is a fact that in recent years, in our country, the scenario of Brazilian education has been going through moments of many changes, uncertainties and contradictions. In the media, in the political discourses of the different public instances, whether municipal, state or federal, there is a common point when it comes to proposals and actions to face these dilemmas: investment in the continuing education of teachers and professionals in the area in general. In this article we intend to make some considerations about the direction of the external trainer in the context of the programs of continuous formation in order to contribute to the strengthening of an institution more and more discredited and worn out in the eyes of the population. <![CDATA[FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA E A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Propõe-se analisar a formação continuada de professores do Programa Escola da Terra no município de Bragança, Amazônia Oriental. Observação participante e entrevistas semi- estruturadas e grupos focaisforam as técnicas de coleta de dados. O Programa Escola da Terra desenvolveu em Bragança formações continuadas para os professores das escolas do campo que atuam na multissérie.Sete formações se constituíram no regime de alternância no tempo escola e tempo comunidade, com base curricular via complexo temático. A formação continuada do Programa construiu comos professores um planejamento curricular embasado por conhecimentos interdisciplinares a partir das experiências dos sujeitos do campo, a valorização de sua realidade e de seus saberes.<hr/>ABSTRACT It’s purposed to analyze the continued formation of teachers from Program School of Earth in the municipality of Bragança, Oriental Amazonia. Participant observation, semi-structured interviews and focal groups were the technics to collect the data. The Program School of Earth developed in Bragança continued formation for teachers from country schools who work at multiseries. Seven formations were constitutedin rotationscheme at school time and community time, with curricular base via thematic complex. The continued formation of the Program built with the teachers a curricular planning based on interdisciplinary knowledge from experiences of country individuals, the valuing of their reality and their knowledge. <![CDATA[TENSÕES ENTRE POLÍTICAS, CURRÍCULOS E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM SÃO GONÇALO.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto tem como finalidade apresentar resultados do Projeto de Pesquisa que leva o nome do artigo e que teve três objetivos: primeiro, analisar o currículo do Curso de Pedagogia da FFP da UERJ e problematizar as lógicas e sentidos produzidos pelo mesmo com referência ao campo da Educação Especial na Formação dos Professores, especificamente dos pedagogos. Segundo, cartografar práticas de professores egressos do mesmo Curso que trabalhassem em escolas regulares com alunos com deficiências para tornar visível e enunciar os efeitos e experiências que relacionam a formação inicial e continuada com os desafios da inclusão no cotidiano escolar. O terceiro objetivo foi analisar e intervir no processo formativo de alunos que participaram do Subprojeto PIBID/CAPES/UERJ do Curso de Pedagogia da FFP, através dos projetos direcionados ao estudo das diferenças em educação tensionando os achados de pesquisa de campo com elementos teóricos e políticos do próprio Curso.<hr/>ABSTRACT This text aims to show the results that state the effects of the Research Project "Tensions between Politics and Inclusive Experiences in Teacher Training in São Gonçalo" The research had three main objectives. The first was to analyze the curriculum of the Pedagogy Course of the Faculty of Teacher Training (FFP) of the UERJ after the year 2006 and to problematize the logics and meanings produced by it with reference to the field of Special Education in Teacher Training, specifically of pedagogues. The second objective was to map practices of teachers from the same Course who worked in regular schools with students with disabilities, global developmental disorders and high skills / gifting, in São Gonçalo (RJ) to make visible and state the effects and experiences Which relate initial and continuing formation to the challenges of inclusion in school daily life. The third objective was to analyze and intervene in the formative process of students who participated in the PIBID / CAPES / UERJ Subproject of the Pedagogy Course of FFP, through the projects directed to the study of differences in education and policies and / or practices of school inclusion, stressing the findings of field research with theoretical and political elements of the Course itself. <![CDATA[ALFABETIZAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO COM AS CRIANÇAS: REFLEXÕES A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The present text reflects on the process of learning and teaching to read and write with reference in the children's curiosity, questions and desire. In the movement of thinking discursive literacy, grounded in production, collective thinking and the authorship of speech and thought, this paper highlights the importance of the child as a powerful element in teacher training. In bringing experiences and events lived through a research in a public school in Rio, it underlines how challenging it is to think of literacy outside the norms of literacy methods, calling into question the curriculum and the training of professors who work in the area.<hr/>Resumen: El presente texto teje reflexiones sobre el proceso de aprender y enseñar a leer y a escribir teniendo como referencia la curiosidad, las preguntas y el deseo de los niños. En el movimiento de pensar una alfabetización discursiva, basada en la producción, en el pensar colectivamente y en la autoría de habla y pensamiento, destaca la importancia del niño como otro potente en la formación docente. Al traer experiencias y acontecimientos vividos a lo largo de una investigación en una escuela pública carioca, subraya cuán desafiante es pensar una alfabetización fuera de las normativas de los métodos alfabetizadores, poniendo en cuestión el currículo y la formación dx maestrx que allí actúa. <![CDATA[ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE NATUREZA DA CIÊNCIA: Currículo, formação, política]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300088&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Partindo de uma agência pós-estrutural e pós-fundacional, este artigo de posicionamento teórico analisa as articulações discursivas construídas em torno do significante Natureza da Ciência nas políticas curriculares produzidas por comunidades epistêmicas e publicadas em trabalhos acadêmicos da área de Ensino de Ciências. No transcurso da argumentação, defende-se que os sentidos de Natureza da Ciência estão articulados na produção de demandas que, implicadas numa sobredeterminação ontológica que mescla teoria crítica, filosofia e história da ciência moderna, projetam perfis de alunos, de docentes e, de modo amplo, do social, tendo como exterior constitutivo aquilo mesmo que pode ser inextirpável da educação: o risco da/na experiência curricular formativa<hr/>ABSTRACT Departing from a post-structural and post-foundational agency, this theoretical positioning paper analyze the discursive articulations built around the signifier Nature of Science in the curricular policies produced by epistemic communities and published in academic works of the area of Science Teaching. In the course of the argument, it is argued that the senses of Nature of Science are articulated in the production of demands that, implied in an ontological overdetermination that mixes critical theory, philosophy and history of modern science, project profiles of students, teachers and, broadly, of the social, having as constitutive exterior that same thing that can be ineradicable of the education: the risk of/in the formative curricular experience <![CDATA[O PRINCÍPIO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: Um importante passo na formação da identidade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivou-se identificar aspectos marcantes do princípio do exercício profissional vivenciado por professores iniciantes, considerando a importância desta fase na formação da identidade docente. Para tanto, entrevistouse cinco professores iniciantes que principiaram suas atividades como unidocentes em classes do ensino fundamental no município de Rio Branco, estado do Acre. Constatou-se que os sujeitos de pesquisa vivenciaram trajetórias distintas, mas são unânimes em afirmar que a recepção das equipes escolares, nas primeiras instituições em que lecionaram, foram fundamentais para a sensação de segurança (ou insegurança) concebida nas atividades iniciais. Reconhece-se que a consolidação da identidade docente está associada ao apoio que o professor iniciante recebe suas primeiras ações.<hr/>ABSTRACT The research aimed to identify important aspects of the beginning of the professional exercise of beginning teachers, considering the importance of this period for the formation of the teaching professional identity. Thus, we interviewed five beginning teachers who began their profession as teachers in elementary school classes in the city of Rio Branco, in the state of Acre. Interviewees had different trajectories, but all said that the way school staff received them in the very first schools they worked on was very important for them to feel secure (or insecure) in their early activities as teachers. It is recognizable that the construction of the teacher professional identity is associated with the support that the beginning teacher receives his first school actions.<hr/>RESUMEN La investigación objetivó identificar aspectos marcantes del inicio del ejercicio profesional de profesores principiantes, considerando la importancia de este período para la formación de la identidad profesional docente. Así, fueron entrevistados cinco profesores principiantes que iniciaron en la profesión como profesores regentes en clases de la enseñanza fundamental en la ciudad de Rio Branco, en el estado de Acre. Los entrevistados tuvieron trayectorias diferentes, más todos afirmaron que la forma en que los equipos escolares los recibieron, en las primeras escuelas en que trabajaron, fueron muy importantes para sentirse seguros (o inseguros) en sus primeras actividades como profesores. Es reconocible que la construcción de la identidad profesional docente se asocia al apoyo que el profesor principiante recibe sus primeras acciones escolares. <![CDATA[APROPRIAÇÕES NOS TERRITÓRIOS CURRICULARES: Cartografando de-formações na história da arte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo aborda os territórios curriculares a partir de um currículo escolar experienciado nas aulas de artes do ensino fundamental ao articular a temática da história da arte. Considera os planejamentos escolares a partir das relações entre os conceitos: apropriação, Archer (2012) e Argan (2006); linhas de vida de Deleuze e Guattari (2012). Objetivou-se potencializar o currículo pelo viés da de-formação (SILVA, 2004), no que tange aos seus possíveis desvios. A metodologia adotada foi a cartografia como forma de perceber os percursos de uma docência em vias de se fazer. Assim, percebeu-se como resultado as potencialidades da composição de um currículo, a partir de algumas brechas, concluindo como percurso possível o entrelaçamento da história da arte a um tempo presente.<hr/>ABSTRACT This article approaches the curricular territories as from an school curriculum experienced at classroom in classes of art of an elementary school articulating it with the history of art thematic. It ponders the planning of the school curriculum from the relationship between the concepts: appropriation, Archer (2012) e Argan (2006); lines of life of Delouse and Guattari (2012). The aim was to potentialize the curriculum through the bias of un-formation (SILVA, 2004), in regards of its possible deviation. The methodology adopted was the cartography as a form of perceiving the routes of a teaching construction. Therefore, it was noted as a result of the potentials of the compositions of the curriculum, through some breaches, concluding as a possible path the interlacing of history and present time.<hr/>RESUMEN Este artículo aborda los territorios curriculares desde un plan de estudios experienciado en las clases de la enseñanza primaria al articular la temática de la historia del arte. Considera los planes escolares desde las relaciones entre los conceptos: apropiación, Archer (2012) y Argan (2006); líneas de vida de Deleuze y Guattari (2012). Se planteó potencializar el plan de estudios por la mirada de la deformación (SILVA, 2004), en lo que respecta a sus posibles desviaciones. La metodología adoptada fue la cartografía como forma de darse cuenta de los percursos de una enseñanza en vías de se hacer. Así, se contempla como resultado la potencialidad de la composición de un plan de estudios desde algunas grietas, entretejido de a historia del arte a un tiempo presente. <![CDATA[CURRÍCULO INTERCULTURAL CRÍTICO NA ESCOLA: Formação que produz diferenças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No presente artigo refletimos sobre o currículo escolar numa perspectiva intercultural crítica baseando-nos, especialmente, em Fleuri, Candau, Moreira e Candau. O currículo como projeto formativo torna-se um instrumento poderoso na luta por superar visões monoculturais, monolíticas e redutoras que constrangem práticas anti-discriminatórias, de abertura e de diálogo com as diferenças e diversidades culturais. Nesta conformidade, um currículo intercultural crítico consiste em fomentar concepções, estratégias, métodos e ações educativas fundamentadas em valores tais como solidariedade, pluralidade e democracia, substancialmente relevantes, ou seja, como uma proposta que se perfila mais do que pedagógica, ética e político-social.<hr/>ABSTRACT The present article reflects the intercultural perspective of the school curriculum based mainly on Fleuri, Candau, Moreira e Candau. Curriculum as a school project becomes a powerful tool to overcome monocultural, monolithic and reductive visions which constrain anti-discriminatory practice, of opening and dialogue with cultural differences and diversities. In conformity to that, an intercultural curriculum consists of promoting notions, strategies, methods and educative actions based on values as solidarity, plurality and democracy, substantially compatibles with a ethic and social-political proposal, more than with a pedagogic one.<hr/>RESUMEN En el presente artículo reflexionamos sobre el currículo escolar en una perspectiva intercultural crítica basándonos, especialmente, en Fleuri, Candau, Candau y Moreira. El currículo como proyecto formativo se convierte en un instrumento poderoso en la lucha por superar visiones monoculturales, monolíticas y reductoras que limitam prácticas anti-discriminatorias, de apertura y de diálogo con las diferencias y diversidades culturales. En consecuencia, un currículo intercultural crítico consiste en fomentar concepciones, estrategias, métodos y acciones educativas fundamentadas en valores tales como solidaridad, pluralidad y democracia, sustancialmente relevantes como una propuesta que se muestra más que pedagógica, ética, política y social. <![CDATA[EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UM CURRÍCULO EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO EM TERRITÓRIO RURAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente texto centra-se nas discussões sobre apropriação do currículo pela experiência de docência no ensino médio em territórios rurais. Aproxima o debate sobre a constituição de um ensino médio desenvolvido nos territórios rurais em que sobressaem as experiências pedagógicas e curriculares dos professores. Diante do exposto o objetivo central é compreender como os sujeitos/docentes dão sentido as suas experiências pedagógicas no processo de apropriação e deslocamento curricular. Propomos como problema central a seguinte questão: Como são construídas narrativamente as experiências pedagógicas e curriculares dos docentes do Ensino Médio ofertado em territórios rurais? É uma pesquisa de enfoque qualitativo, que toma como princípio a abordagem (auto)biográfica (SOUZA, 2006) aliada as perspectivas da etnografia na educação (ANDRE, 2012). Utilizamos a observação e documentação narrativa de experiência pedagógica (SUÁREZ, 2005) como dispositivos de recolha das narrativas dos sujeitos, onde os professores poderão contar a experiência de levar à prática uma proposta curricular em “trânsito”. Para analisar, as narrativas, elegemos a triangulação de fontes vinculada aos princípios da hermenêutica. É uma pesquisa em andamento, na qual pode-se apontar como breves análises a dinâmica de desenvolvimento de um currículo e experiências pedagógicas centradas na perspectiva da cidade, realizada em áreas rurais.<hr/>ABSTRACT The present text focuses on the discussions about the appropriation of the curriculum by the teaching experience in secondary education in rural territories. It approximates the debate about the constitution of a secondary education developed in the rural territories in which the pedagogical and curricular experiences of the teachers excel. In view of the above, the central objective is to understand how the subjects / teachers give meaning to their pedagogical experiences in the process of appropriation and curricular displacement. We propose as a central problem the following question: How are the pedagogical and curricular experiences of high school teachers offered in rural territories narratively constructed? It is a qualitative research that takes as a principle the (auto) biographical approach (SOUZA, 2006) allied with the perspectives of ethnography in education (ANDRE, 2012). We use observation and narrative documentation of pedagogical experience (Suárez, 2005) as devices for collecting subjects' narratives, where teachers can tell the experience of putting into practice a curricular proposal in "transit". To analyze the narratives, we chose the triangulation of sources linked to the principles of hermeneutics. It is a research in progress, in which one can point out as brief analyzes the development dynamics of a curriculum and pedagogical experiences centered on the perspective of the city, carried out in rural areas. <![CDATA[A “MUDANÇA DE FIGURA”: Proposições para “mudar um país”?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300166&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto discute as proposições apresentadas no Documento Base (BRASIL, 2016a) com Orientações para os Cursos de Formação de Professores nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino e na nova Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Decreto nº 8.752/2016). A partir de uma pesquisa documental, evidencia-se a proposição de uma reformulação nos cursos de formação inicial de professores fundada em conhecimentos de natureza didático-metodológica, com primazia na competência pelo saber fazer. Os documentos revelam a perda de direitos profissionais e a reconfiguração de seus processos formativos – em que há a secundarização de elementos fundantes à formação docente, voltados à formação político-pedagógica desses profissionais.<hr/>ABSTRACT This text discusses the proposals presented in the Basic Document (BRAZIL, 2016a) with Guidelines for Teacher Formation Courses in the areas of Teaching, Teaching Methods and Practices and in the new National Policy for the Formation of Basic Education Professionals (Decree 8.752/2016). From a documentary research, it is evident the proposition of a reformulation in the courses of initial formation of teachers based on knowledge of didactic-methodological nature, with primacy in the competence for the know-how. The documents reveal the loss of professional rights and the reconfiguration of their training processes - in which there is the secondaryisation of foundational elements to teacher formation, geared to the political and pedagogical formation of these professionals. <![CDATA[CURRÍCULO E EDUCAÇÃO COMPARADA: Perspetivas e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300182&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo analisa-se a relação entre currículo e educação comparada. Partindo da ideia de que o currículo, como projeto formativo e como construção partilhada de saberes, se deve configurar de modo a garantir o desenvolvimento de indivíduos autónomos, moral e intelectualmente bem formados, capazes de continuar a aprender ao longo da sua vida e de assumirem um papel interventivo numa sociedade que muda de forma rápida e contínua, procura averiguar-se até que ponto a educação comparada contribui para que, no ensino superior, o processo de desenvolvimento do currículo se estruture em função de referentes mais amplos e atuais, oriundos tanto de distintos contextos nacionais como internacionais. A análise permitiu constatar que é necessário diluir certas tendências pragmáticas e mercantilistas que têm conformado o campo do currículo nos últimos anos e que interferem com os propósitos e os processos da educação comparada.<hr/>ABSTRACT The relation between curriculum and compared education is analyzed in this article, stemming from the notion that curriculum, as a formative project and a shared construction of knowledges should be configured in order to ensure the development of autonomous, morally and intellectually well-formed individuals, capable of learning continuously throughout their lives and of assuming an active role in a rapidly and ever changing society. We seek to inquire to what extent compared education contributes to curriculum development in higher education being structured around broader and more current referents, originated both nationally and internationally. The analysis led to the understanding that certain pragmatic and market based tendencies which have conformed the curriculum field in recent years and which interfere with the purposes and processes of compared education, must be diluted.<hr/>RESUMEN En este artículo se analiza la relación entre el currículum y la educación comparada. Partiendo de la idea de que el currículum, como proyecto formativo y cómo construcción compartida del conocimiento, debe asegurar el desarrollo de individuos autónomos, moral e intelectualmente bien entrenados, capaz de seguir aprendiendo durante toda su vida y desempeñar un papel activo en una sociedad que cambia de forma rápida y continua, averiguamos en qué medida, en la enseñanza superior, la educación comparada contribuye para que el desarrollo curricular se estructure en función de supuestos más amplios y actuales, tanto nacionales como internacionales. El análisis permitió concluir que es necesario diluir ciertas tendencias pragmáticas y mercantilistas que han conformado el campo curricular en los últimos años y que interfieren con los propósitos y los procesos de la educación comparada. <![CDATA[RELATAR LA EXPERIENCIA DOCENTE. LA DOCUMENTACIÓN NARRATIVA DEL MUNDO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El artículo presenta a la documentación narrativa de experiencias pedagógicas como una modalidad de investigación-formación-acción docente participativa y en redes de colaboración, que podría estar colaborando en la reconstrucción de la memoria pedagógica de la escuela y a una comprensión más sutil de su acontecer. Para ello, caracteriza a las experiencias que tienen lugar en las escuelas como cargadas de significado y valor para los que las viven, y como un mundo de la vida singular atravesado e interpelado por discursos de distinto tipo y en disputa. También explora las potencialidades interpretativas, formativas e investigativas de los relatos de experiencia y anticipa una serie de cuestiones metodológicas vinculadas con el dispositivo de la documentación narrativa, así como delimita los alcances de las modalidades convencionales de documentación escolar. Finalmente, describe los momentos del trayecto delimitado por los procesos de documentación narrativa y perfila algunas de sus contribuciones al campo de la investigación educativa, el currículum y la formación de docentes. <![CDATA[OFICINA DE FANDANGO COMO EDUCAÇÃO POPULAR NA COMUNIDADE TRADICIONAL CAIÇARA – JUREIA/IGUAPE/SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo compartilhamos uma pesquisa que realizamos na Associação dos Jovens da Jureia, Iguape, São Paulo. Nasceu da inquietação e análise em torno do modo como a lógica do capital globalizado atua sobre as comunidades tradicionais e as experiências locais, produzindo o sentimento de impotência, inferioridade, insignificância. Tivemos como objetivos: cartografar uma experiência de Oficinas de Fandango na comunidade Caiçara; compartilhar o potencial contra-hegemônico presente nessa experiência e no modo de vida dessa comunidade tradicional. Pudemos identificar como a vida em comunidade, a prática do mutirão, a cultura tradicional caiçara, o encontro entre mestres do Fandango e jovens da Jureia, apresentam-se como uma experiência de Educação Popular e território de reinvenção da vida.<hr/>ABSTRACT In this article we share a research we have done about found at the cascara’s fandango workshop, produced by Jureia’s Youth Association in Iguape/SP. It has been born from the concern and review about how the global capital logic interfere in the traditional communities and the local experiences, producing the feelings of impotence, inferiority and insignificance. We had as aims: mapping an experience of Fandango Workshop in the caiçara’s community; collect and to share the counter hegemonic potential present in this local experience and this traditional community way of life. Us to identify how the life in communities, the task force practice, the traditional caiçara’s culture, the meeting between the masters of Fandango and young people in Jureia presents it selves as an Popular Education experience and as a territory for the reinvention of life. <![CDATA[“UMA PÁ DE OCUPAÇÃO”: Ocupações escolares e atuação juvenil no Rio Grande do Sul (2016)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo analisa a ocupação das escolas secundárias no estado do Rio Grande do Sul (Brasil) ocorridas em 2016, atentando para a atuação e o protagonismo dos jovens secundaristas. Utiliza-se o conceito “juventudes” pois os sujeitos são heterogêneos e plurais, membros de diferentes culturas e grupos identitários. A atuação juvenil é pensada como parte de um processo mundial onde os jovens vêm desenvolvendo significativo papel nas sociedades onde se inserem. A metodologia empregada consiste em revisão bibliográfica, análise de mídias utilizadas pelos jovens bem como de cartilhas para ocupação. Os referenciais teóricos estão relacionados ao estudo das juventudes e os resultados são parciais, abordando a atuação dos jovens envolvidos a partir da veiculação em canais como Facebook e Whatsapp.<hr/>ABSTRACT The study analyzes the occupation of secondary schools in the state of Rio Grande do Sul (Brazil) that happened in 2016, noting the role and the protagonism of youngsters secondarist. The concept "youths" is used because the subjects are heterogeneous and plural, members of different cultures and identity groups. The juvenile acting is thought as part of a global process where young people have been developing significant role in the societies where they belong. The applied methodology consists of literature review, analysis of media utilized by the youngsters as well as booklets for occupancy. The theoretical references are related to the study of youths and the results are partial, covering the acting of the young people involved from the serving on channels like Facebook and Whatsapp. <![CDATA[EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIAS DIGITAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: Caminhos cruzados, possíveis diálogos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300245&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO É possível interagir mídias digitais com a Educação Infantil? O presente artigo tem por objetivo discutir e problematizar à utilização das mídias digitais nas práticas educativas direcionadas a esse segmento. Analisouse de quais maneiras as mídias podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre tecnologias e práticas de ensino. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a partir do levantamento de textos acadêmicos e análise de leis e documentos sobre as políticas públicas voltadas para a Educação Infantil no Brasil e no município de Belo Horizonte. As principais conclusões apontam possíveis caminhos para a reflexão dos temas abordados. Acredita-se que, dessa maneira, iniciam-se rupturas, reflexões, novas práticas educativas e, enfim, o diálogo com a linguagem digital.<hr/>ABSTRACT It is possible to interact with digital media early childhood education? Small children must be presented to media devices at school? This article aims to discuss and discuss the use of digital media in educational practices targeted to that segment. We analyzed what ways the media may be included in the educational proposals of educational institutions, in order to facilitate the articulation between technology and teaching practices. Therefore, we used the bibliographical and documental research. Academic texts were taken in consideration as well as documents and law analysis on the public policies for Children Education in Brazil, specifically in the city of Belo Horizonte. The main conclusions indicate possible reflections of the topics discussed. It is believed that in this way, begin ruptures, reflections, new educational practices and, finally, the dialogue with the digital language.<hr/>RESUME ¿Es posible interactuar los medios digitales con la educación Infantil? Este artículo tiene como objetivo discutir y cuestionar el uso de los medios digitales en las prácticas educativas dirigidas a este segmento. Analizó de qué manera los medios de comunicación pueden ser incluidos en las propuestas educativas de las instituciones educativas, con el fin de facilitar la relación entre la tecnología y las prácticas de enseñanza. Para ello, se utilizó la investigación bibliográfica y documental, basado en una encuesta de textos y análisis de las leyes y documentos académicos sobre políticas públicas para la Educación Infantil en Brasil y en la ciudad de Belo Horizonte. Las principales conclusiones indican posibles vías para la reflexión de los temas abordados. Se cree que de esta manera comenzar a interrupciones, reflexiones, nuevas prácticas educativas y, por último, el diálogo con el lenguaje digital. <![CDATA[O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUMA SOCIEDADE NA ERA DA TECNOLOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300265&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A investigação tem como objetivo realizar um estudo sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas do ensino fundamental e médio; analisar a importância e a formação inicial e continuada do professor de Matemática; e identificar as dificuldades encontradas por eles no uso dessas tecnologias. Este tema ganha relevância, tendo em vista a importância desta inserção com a finalidade de melhorias na educação, segundo os documentos oficiais. A metodologia utilizada foi a triangulação de pesquisas bibliográficas, por meio do qual se buscou dados em livros, leis, artigos de periódicos e teses. Ao final, verificou-se que se faz necessário que os professores estejam preparados desde a formação inicial para interagir com as tecnologias no ambiente de trabalho.<hr/>ABSTRACT The research aims to carry out a study about the insertion of Information and Communication Technologies in the pedagogical practices of elementary and secondary education; Analyze the importance and the initial and continued formation of the Mathematics teacher; And identify the difficulties encountered by them in the use of these technologies. This theme gains relevance, given the importance of this insertion with the purpose of improvements in education, per the official documents. The methodology used was the triangulation of bibliographical research, through which data were searched in books, laws, periodicals and theses. In the end, it was verified that it is necessary that the teachers are prepared from the initial formation to interact with the technologies in the work environment.<hr/>RESUMEN La investigación tiene como objetivo realizar un estudio sobre la inserción de las Tecnologías de Información y Comunicación en las prácticas pedagógicas de la enseñanza fundamental y media; Analizar la importancia y la formación inicial y continuada del profesor de Matemáticas; E identificar las dificultades encontradas por ellos en el uso de esas tecnologías. Este tema gana relevancia, teniendo en vista la importancia de esta inserción con la finalidad de mejoras en la educación, según los documentos oficiales. La metodología utilizada fue la triangulación de investigaciones bibliográficas, por medio del cual se buscó datos en libros, leyes, artículos de periódicos y tesis. Al final, se verificó que se hace necesario que los profesores estén preparados desde la formación inicial para interactuar con las tecnologías en el ambiente de trabajo. <![CDATA[OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA: Formação para o trabalho com crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300276&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com a globalização e a internacionalização, faz-se cada vez mais presente a Língua Inglesa no cotidiano das crianças brasileiras, o que atualmente se faz também em escolas públicas em algumas cidades do Brasil. Desse modo, este artigo objetiva identificar nas propostas curriculares dos cursos de Letras, com habilitação em Língua Inglesa, a intencionalidade de uma formação docente voltada para a infância. Esta pesquisa é de cunho documental, envolvendo a análise das matrizes curriculares e ementários de cursos de Letras presenciais. Percebe-se com esta pesquisa, o pouco enfoque dado para a formação em Língua Inglesa nos cursos que ofertam mais de uma habilitação, além da ausência de discussões que envolvem o ensino de inglês para crianças.<hr/>ABSTRACT With globalization and internationalization, the English Language is increasingly present in the everyday life of Brazilian children, which is currently being done in public schools in some cities in Brazil. Thus, this article aims to identify, in the course proposals of the English letters licentiate academic courses, the intent of a teacher’s formation to childhood. This research is a documental research, involving the analysis of the course curriculum and syllabus of the Licentiate courses with class attendance which form the academic to the work with English language. It was noticed, by doing this research, the little emphasis given on the formation of letters licenciate in English in the courses that form teachers to work with more than one language, besides the absence of discussions which involve teaching English to children.<hr/>RESUMEN Con la globalización y la internacionalización, se hace cada vez más presente la Lengua Inglesa en el cotidiano de los niños brasileños, lo que actualmente se hace temblando en escuelas públicas en algunas ciudades de Brasil. De este modo, este artículo objetiva identificar en las propuestas curriculares de los cursos de Letras, con habilitación en Lengua Inglesa, la intencionalidad de una formación docente orientada hacia la infancia. Esta investigación es de cuño documental, involucrando el análisis de las matrices curriculares y eminentes de cursos de Letras presenciales. Se percibe con esta investigación, el poco enfoque dado para la formación en Lengua Inglesa en los cursos que ofrecen más de una habilitación, además de la usencia de discusiones que involucran la enseñanza de inglés para niños. <![CDATA[ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE: UM ELO POSSÍVEL?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300293&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, objetivamos refletir sobre a possível relação entre a assistência estudantil e a formação de professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, considerando uma dimensão educativa articulada entre esses dois elementos. Para tanto, realizamos uma discussão teórica, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. Após as reflexões, concluímos que a assistência estudantil possui uma dimensão educativa que pode e deve ser explorada de modo a contribuir para a formação de professores que se processa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), mas que ainda são muito incipientes as discussões em torno dessa temática.<hr/>ABSTRACT In this article, we reflect on the possible relationship between the student assistance and the training of teachers at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, considering an educational dimension articulated between these two elements. To this end, we conducted a theoretical discussion, using the bibliographical research and documentary. After the reflections, we conclude that the student assistance has an educational dimension that can and should be explored in order to contribute to teacher training that takes place at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), but they are still very incipient discussions around this theme.<hr/>RESUMEN En este artículo, tenemos como objetivo reflexionar acerca de la posible relación entre la asistencia a los estudiantes y la formación de profesores en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará, considerando una dimensión educativa articulada entre esos dos elementos. Para ello, realizamos una discusión teórica, utilizando la investigación bibliográfica y documental. Después de las reflexiones, concluimos que la asistencia a los estudiantes tiene una dimensión educativa que puede y debe ser explorada de modo a contribuir a la formación de profesores que se procesa en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará (IFCE), pero que todavía son Muy incipientes las discusiones en torno a esta temática. <![CDATA[DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID COMO LUGAR DE TRAVESSIA E AVENTURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho é fruto de uma pesquisa preocupada com a formação docente para as discussões sobre diversidade de gênero e sexual na escola, desenvolvida com três grupos do PIBID de uma Universidade pública federal de Minas Gerais. Partimos da importância desse programa para a formação e para o trabalho com as relações de gênero e sexualidade, vamos trabalhar com o PIBID na educação infantil. Um grupo que envolve licenciandas(os) e professoras(es) da educação básica tendo como pressuposto a desnaturalização e a desestabilização das visões normatizadoras e normalizadoras dos gêneros e das sexualidades. A problematização foi a metodologia de análise adotada a partir da perspectiva foucaultiana e pós estruturalista que nos possibilitou colocar sob suspeita as formas de saber e a constituição dos sujeitos atravessados por discursos e por relações de poder.<hr/>ABSTRACT This work is the result of a research concerned with teacher training for the discussions on gender and sexual diversity at school, developed with three groups of PIBID from a Federal University of Minas Gerais. We start with the importance of this program for the training and work with the relations of gender and sexuality, we will work with the PIBID in the infantile education. A group that involves licensed and teachers of basic education having as a premise the denaturalization and destabilization of normative and normalizing visions of the genres and sexualities. The problematization was the methodology of analysis adopted from the foucaultian and post-structuralist perspective that enabled us to put under suspicion the forms of knowledge and the constitution of subjects crossed by discourses and by relations of power.<hr/>RESUMEN Este trabajo es fruto de una investigación preocupada por la formación docente para las discusiones sobre diversidad de género y sexual en la escuela, desarrollada con tres grupos del PIBID de una Universidad pública federal de Minas Gerais. Partimos de la importancia de este programa para la formación y para el trabajo con las relaciones de género y sexualidad, vamos a trabajar con el PIBID en la educación infantil. Un grupo que involucra licenciandos y profesoras de la educación básica teniendo como presupuesto la desnaturalización y la desestabilización de las visiones normatizadoras y normalizadoras de los géneros y de las sexualidades. La problematización fue la metodología de análisis adoptada a partir de la perspectiva foucaultiana y post estructuralista que nos posibilitó poner bajo sospechosas las formas de saber y la constitución de los sujetos atravesados por discursos y por relaciones de poder. <![CDATA[GRUPOS DE PESQUISA ONLINE: PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO COLETIVA NO ENSINO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300320&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto tem o objetivo de compreender a formação do formador no contexto da cibercultura e como este vem estruturando sua atuação na docência universitária, atraves da criação de Grupos de Pesquisa online na rede social Facebook. Constituíram-se praticantes da pesquisa professores-formadores do ProPEd (Porgrama de Pós-Graduação da UERJ) e seus orientandos. A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da perspectiva epistemológica da multirreferencialidade com os cotidianos e pelo método atualizado da pesquisa-formação. A intenção primeira deste trabalho consistiu em mapear as experiências e itinerâncias do professor-formador em suas práticas cotidianas da cibercultura. Observamos que a sistematização de ambiências formativas articulando o espaço da universidade e das redes sociais criou redes de docência e aprendizagem. A pesquisa revelou que a formação do formador na cibercultura forja outros espaços de pesquisa acadêmica e de criação de dispositivos online. Revela também que os usos do digital em rede pelos praticantes da pesquisa fizeram emergir processos de orientação coletiva, de experiências formadoras e de articulação da interface cidade–universidade, estabelecendo outros sentidos para a prática pedagógica e para a pesquisa acadêmica.<hr/>ABSTRACT The purpose of this text is to understand the formation of the trainer in the context of cyberculture and how he has structured his work in university teaching through the creation of Online Research Groups on the social network Facebook. They were practitioners of the research teacher-trainers of ProPEd (Graduate Program of the UERJ) and its orientandos. The pertinence of this research was inscribed in a broad movement of the epistemological perspective of the multireferentiality with the daily ones and by the updated method of the research-formation. The first intention of this work was to map the experiences and itinerants of the teacher-trainer in their daily practices of cyberculture. We observed that the systematization of formative environments articulating the space of university and sociais networks created networks of teaching and learning. The research revealed that the formation of the trainer in cyberculture forges other spaces for academic research and creation of online devices. It also reveals that the uses of digital networking by research practitioners have led to the emergence of collective orientation processes, forming experiences and articulation of the city-university interface, establishing other meanings for pedagogical practice and for academic research.<hr/>RESUMEN Este texto tiene el objetivo de comprender la formación del formador en el contexto de la cibercultura y cómo éste viene estructurando su actuación en la docencia universitaria, a través de la creación de Grupos de Investigación online en la red social Facebook. Se constituyeron practicantes de la investigación profesores-formadores del ProPEd (Porgrama de Post-Graduación de la UERJ) y sus orientandos. La pertinencia de esta investigación se inscribió en un amplio movimiento de la perspectiva epistemológica de la multirreferencialidad con los cotidianos y por el método actualizado de la investigación-formación. La intención primera de este trabajo consistió en mapear las experiencias e itinerancias del profesor-formador en sus prácticas cotidianas de la cibercultura. Observamos que la sistematización de ambientes formativos articulando el espacio de la universidad y de las redes sociales creó redes de docencia y aprendizaje. La investigación reveló que la formación del formador en la cibercultura forja otros espacios de investigación académica y de creación de dispositivos en línea. También revela que los usos del digital en red por los practicantes de la investigación hicieron emerger procesos de orientación colectiva, de experiencias formadoras y de articulación de la interfaz ciudad-universidad, estableciendo otros sentidos para la práctica pedagógica y para la investigación académica. <![CDATA[CIÊNCIA, FILOSOFIA E ARTE ESCRILEITORA NA/DA ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000300338&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este Texto tem como proposição imaginar-manipular o cenalário escolar, lugar onde é possível criar através de ciências novas e ações diferenciais, em educação para didática e currículo, com os modos tradutórios e de transcriação (CORAZZA, 2013) em Educação. Isto é realizado através/entre/com Roland Barthes (ciências de signos e significações), Jacques Derrida (arquivos últimos), Gilles Deleuze e Félix Guattari (criação de conceitos e produção de afecções/efeitos), Sandra Corazza (escrileituras e escritores da criação) e eternos estudantes de Educação. O método de criação (meio-do-caminho) é produzido e produtor em cenalários romanescos (BARTHES, 2005a e 2005b). Formas fantasiadas criadas por personagens conceituais e tempos/espaços infinitos. Mundos de criação inventados na/da Escola.<hr/>ABSTRACT This text has as a proposition to imagine-and-manipulate the school scene collection, which is a place where is possible to create through new sciences and differential actions, in education for didactics and curriculum, with the translational and transcreational (CORAZZA, 2013) modes in the field of Education. It is done through/between/with Roland Barthes (signs and meanings sciences), Jacques Derrida (last archives), Gilles Deleuze and Félix Guattari (creation of concepts and production of affections/effects), Sandra Corazza (writereadings and writers of creation) and eternal students of Education. The creational method (mid-way) is produced and produce itself in Romanesque scene collections (BARTHES, 2005a and 2005b). Forms conceived through fantasy and created by conceptual characters and infinite times/spaces. Creative worlds invented in/from the School.