Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520170004&lang=pt vol. 18 num. 51 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[MICROPOLÍTICA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[(IN)VISIBILIDADES E POÉTICAS INDÍGENAS NA ESCOLA: Atravessamentos imagéticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo envolve-se por três atravessamentos imagéticos que mobilizaram pensamentos sobre a criação de outras visibilidades aos povos indígenas nos currículos escolares. O encontro com um vídeo, com um livro e a realização de uma oficina de criação com palavras e imagens foram três movimentos que um curso sobre temática indígena na escola possibilitou. Como encontrar, como receber e se deixar atravessar por imagens de povos secularmente silenciados? Os indígenas nos oferecem outras palavras, outras imagens, mundos outros, ampliam possíveis e intensificam micropolíticas inventivas. As leituras de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre micropolíticas, de Eduardo Viveiros de Castro sobre o perspectivismo ameríndio e de outros autores nos convidam a deslocar as imagens construídas sobre os indígenas e a criar a partir de suas poéticas e regimes conceituais.<hr/>ABSTRACT The article deals with three encounters with images that stimulated thoughts about the possibility of creating other ways of expanding the visibility of indigenous peoples in school curriculum. An encounter with a video, a book and the presentation of a creative workshop using words and images were three exercises that a school course on indigenous matters made possible. How to find, receive and allow oneself to be moved by images of historically silenced peoples? The natives offer us other words, images and worlds, expand possibilities and intensify inventive micropolitics. Gilles Deleuze and Félix Guattari's concept of micropolitics, Eduardo Viveiros de Castro’s concept of Amerindian perspectivism and other authors invite us to deconstruct images made about natives and to create from their poetics and their conceptual frameworks.<hr/>RESUMEN El artículo se refiere a tres atravesamientos imagéticos que movilizaron pensamientos sobre la creación de otras visibilidades a los pueblos indígenas en los currículos escolares. El encuentro con un vídeo, con un libro y la realización de un taller de creación con palabras e imágenes fueron tres movimientos que un curso sobre temática indígena en la escuela posibilitó. ¿Cómo encontrar, cómo recibir y dejarse atravesar por imágenes de pueblos secularmente silenciados? Los indígenas nos ofrecen otras palabras, otras imágenes, mundos otros, amplían posibles e intensifican micropolíticas inventivas. Las lecturas del filósofo Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre micropolítica, de Eduardo Viveiros de Castro sobre perspectivismo amerindio y de otros autores nos invitan a desplazar las imágenes construidas sobre los indígenas y crear a partir de sus poéticas y regímenes conceptuales. <![CDATA[GÊNEROS E SEXUALIDADES PRATICADOS EM CURRÍCULOS DISSIDENTES NOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo problematiza as políticas que atualmente estão em debate a partir do Programa Escola “sem” Partido, transformado em projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. O texto trata das atitudes conservadoras que avançam sobre a Educação, desconsiderando a diferença que habita o cotidiano nas/das escolas. Apresenta micropolíticas de resistência que tencionam o poder de pensar a escola a partir dos gabinetes. A partir da metodologia das pesquisas com os cotidianos, apresenta resultados de pesquisas que indicam que não adianta proibir o debate sobre gêneros e sexualidades nas escolas porque este se atualiza com as práticas do dia a dia, desafiando o que está sendo recomendado como “o correto”.<hr/>ABSTRACT This paper problematizes the policies that are currently under discussion through the project Programa Escola “sem” Partido, transformed into law project that has been in the National Congress. The text talks about the conservative attitudes that moves forward over the Education, disconsidering the difference that exists the daily scholar routine. It introduces micro policies of resistance that stress the ability of thinking school from the offices. From the methodology of researches with the routines, it presents results of researches that show that there is no point in prohibiting the debate about genders and sexualities in schools, because it is updated with the everyday activities, challenging what has been pointed as “correct”.<hr/>RESUMEN El artículo problematiza las políticas que actualmente están en debate en Brasil a partir del Programa Escuela “sin” Partido, transformándose en un proyecto de ley que actualmente tramita el Congreso Nacional. El texto trata de actitudes conservadoras que avanzan sobre la educación desconsiderando la diferencia que habita en el cotidiano de las escuelas. Problematiza estas iniciativas, presentando micro políticas de resistencia que se enfrentan al poder que piensa la escuela desde los despachos. A partir de la metodología de las investigaciones con los cotidianos, se presentan resultados que indican que no vale de nada prohibir el debate sobre géneros y sexualidades en las escuelas porque este se actualiza con las prácticas del día a día, desafiando lo que se recomienda como “correcto”. <![CDATA[CURRÍCULO, SOCIALIDADE <em>QUEER</em> E POLÍTICA DA IMAGINAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400052&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo explora como a invenção do parentesco torna-se uma questão curricular ao apontar sua força instauradora de formas de estar no mundo. O argumento desenvolvido é que a socialidade queer está deslocando o currículo de projetos de reconhecimento de identidade para uma composição de laços que permitem tanto a sobrevivência quanto experimentação da existência. Reativar o currículo como uma trama insubstancial é habitar uma política de imaginação que questiona fronteira entre vida e currículo, recola a alteridade como um movimento imparável e indica a necessidade de imaginar categorias transversais de pensamento que escapem ao dualismo e ao determinismo.<hr/>ABSTRACT The article explores how the invention of the kinship become a curricular issue by pointing to its instauring strength of ways of being in the world. The argument developed is that the queer sociality is shifting the curriculum from identity recognation projects to a composition of bonds that allow both survival and experimentation of existence. Reclaiming the curriculum as an insubstantial composition is inhabiting a politics of imagination that questions the boundary between life and curriculum, replaces the alterity as unstoppable moviment and indicates the necessity to imagine transversal categories that escape dualismo and determinism.<hr/>RESUMEM El artículo explora cómo la invención del parentesco se convierte en una cuestión curricular al apuntar su fuerza instauradora de formas de estar en el mundo. El argumento desarrollado es que la socialidad queer está desplazando el currículo de proyectos de reconocimiento de identidade para una composición de lazos que permiten tanto la supervivencia como la experimentación de la existencia. Ractivar el currículo como una trama insubstancial es habitar una política de imaginación cuestionadora de la frontera entre vida y currículo, rechaza la alteridade como um movimiento imparable y indica la necessidade de imaginar categorias transversales de pensamento que escapen al dualismo y al determinismo. <![CDATA[OS PERIGOS DA ESCOLA SEM PARTIDO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400068&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O Movimento Escola sem Partido (ESP) vem promovendo, de forma crescente, ações de controle e coerção ao trabalho docente. No intuito de afastar a possibilidade de uma doutrinação por meio das práticas em sala de aula, o ESP incentiva a denúncia por parte de pais e alunos, visando instaurar uma vigilância pervasiva e ubiqua sobre os professores. O objetivo deste artigo é problematizar os perigos que a disseminação das ideias do ESP pode (im)por à Educação, seja em relação à ação docente, seja em relação à formação das próximas gerações, a partir de um quadro teórico de orientação pós-estruturalista.<hr/>ABSTRACT The No Party School Movement (ESP) has been increasingly promoting control and coercion actions on teaching work. In order to avoid the possibility of indoctrination through classroom practices, the ESP encourages the denunciation by parents and students, aiming to establish a pervasive and ubiquitous vigilance over teachers. The purpose of this article is to problematize the dangers that the dissemination of ESP ideas can put on Education, in relation to the teaching action and in relation to the formation of the next generations, from a theoretical framework of poststructuralist orientation.<hr/>RESUMEN El Movimiento Escuela sin Partido (ESP) promueve, desde hace algún tiempo y de forma creciente, acciones de control y coerción al trabajo docente. Con el objetivo de anular la posibilidad de un adoctrinamiento por medio de las prácticas en el aula, el ESP incentiva la denuncia por parte de padres y alumnos, buscando instaurar una vigilancia opresora y ubicua sobre los profesores. Con este artículo se busca problematizar los peligros que supone para la Educación la diseminación de las ideas del ESP, ya sea con respecto a la acción docente o con relación a la formación de las próximas generaciones, a partir de un marco teórico de orientación posestructuralista. <![CDATA[JUVENTUDES EM MOVIMENTOS: Materialidades escolares, performatividades e inventividades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que objetiva cartografar os movimentos das juventudes contemporâneas num espaço de escolarização. Os movimentos cartografados percorreram por materialidades escolares, performatividades e inventividades, não de modo separados, mas embaralhados e na constituição de macro e micropolíticas. O campo de pesquisa é uma escola estadual de ensino médio. Os movimentos foram registrados com um diário de bordo, com descrições e relatos. Com a produção dos dados pelo caminho da cartografia, percebeu-se que os movimentos dos jovens seguem pela ordem das normas e dos modelos e pelas brechas micropolíticas como potências criadoras em que algo pode acontecer. Permeados pelas relações de poder, os dados indicam que os jovens afetam e são afetados pelos emaranhados de materialidades escolares, performatividades e inventividades.<hr/>ABSTRACT The article is a cut of a doctoral research that aims to map the movements of contemporary youth in a schooling space. The mapped movements traveled through school materialities, performativity and inventiveness, not in a separate but shuffled way, and in the constitution of macro and micropolitics. The field of research is a state high school. The movements were recorded with a logbook, with descriptions and reports. With the production of the data along the path of cartography, it has been observed that the movements of young people follow the order of norms and models and the micropolitical gaps as creative powers in which something can happen. Permeated by power relations, the data indicate that young people affect and are affected by the tangles of school materialities, performativity and inventiveness.<hr/>RESUMEN El artículo es un recorte de una investigación de doctorado que objetiva cartografiar los movimientos de las juventudes contemporáneas en un espacio de escolarización. Los movimientos cartografiados recorrieron por materialidades escolares, performatividades e inventividades, no de modo separados, sino barajadas y en la constitución de macro y micropolíticas. El campo de investigación es una escuela estatal de educación media superior. Los movimientos se registraron con un diario de a bordo, con descripciones y relatos. Con la producción de los datos por el camino de la cartografía, se percibió que los movimientos de los jóvenes siguen por el orden de las normas y de los modelos y por las brechas micropolíticas como potencias creadoras en que algo puede suceder. Permitados por las relaciones de poder, los datos indican que los jóvenes afectan y son afectados por los enmarañados de materialidades escolares, performatividades e inventividades. <![CDATA[GESTOS (IM)PROVÁVEIS: Ocupações e(m) afecções...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Viralizar a vida junto aos movimentos maquínicos que se estendem e distendem dois processos de pesquisa realizados em escolas públicas baianas entre os anos de 2014 e 2016: o projeto “Cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo” que, aqui, apresentará algumas divagações nas relações entre as produções de imagens com alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Ichu-BA e a dissertação de mestrado “Você tem fome de quê?: movimentos (e)m currículos de uma escola do Ensino Médio em Ipiaú, Bahia” (2017). Esse texto, portanto, tem a vontade de explorar ideias e ressonâncias e movimentos das filosofias da diferença que nos acompanharão e invadirão esta escrita na vontade de revirar a questão: quais gestos ocupariam as ruas-cidades em um devir intensivo, a provocar fendas no movimento maquínico da enunciação nos muros-escolas, nas fotografias, nas palavras, disparando forças criativas?<hr/>ABSTRACT Viral life with the machinic movements that extend and distend two research processes carried out in public schools in Bahia between 2014 and 2016: the project “Cities (un)framed within images: experimentations crossing the conception of signs” will present some ramblings in the relations between the productions of images with high school students of a public school in Ichu-BA and the master dissertation “You are hungry of what?: movements in curriculum of a high school in Ipiaú, Bahia” (2017). This text, therefore, has the will to explore ideas and resonances and movements of the philosophies of difference that will accompany us and invade this writing to turn the question: what gestures would occupy the city streets in an intensive turn, of the enunciation in the walls-schools, in the photographs, in the words, firing creative forces?<hr/>RESUMEN Crecimiento viral de la vida a lo largo de los movimientos de la máquina como que se extienden y distienden dos procesos de investigación llevadas a cabo en las escuelas del estado de Bahía, entre los años 2014 y 2016: “Ciudades cruzadas de fotografías: ensayos que tratan el concepto de signo” que, aquí, presentará algunas divagaciones en las relaciones entre las producciones de imágenes con alumnos de una escuela secundaria publica en Ichu-BA y la disertación de maestría “¿Tienes hambre de qué?: movimientos en currículos de uno colegio de la enseñanza media en Ipiaú, Bahía”(2017). Este texto, por lo tanto, tiene la voluntad de explorar ideas y resonancias y movimientos de las filosofías de la diferencia que nos acompañarán e invadir esta escritura en la voluntad de revirar la cuestión: qué gestos ocupar las calles-ciudades en un devenir intensivo, a provocar grietas en el movimiento maquínico de la enunciación en los muros-escuelas, en las fotografías, en las palabras, disparando fuerzas creativas? <![CDATA[MICROPOLÍTICAS, CURRÍCULOS E FORMAÇÕES NAS INVENÇÕES DAS ESCOLAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A escrita deste artigo objetiva problematizar os mecanismos de controle e regulação das atuais políticas educacionais que têm desconsiderado o que é produzido nos cotidianos escolares, afirmando a luta por uma educação pública e de qualidade social. Metodologicamente, usa os estudos e pesquisas com os cotidianos e, nos encontros com os praticantes, produz pistas e indícios de que são nas negociações e composições entre os diferentes saberes e práticas que as micropolíticas cotidianas se inventam e produzem movimentos de (re)existência à imposição de verdades e tentativas de homogeneização das políticas de currículo e de formações docentes. Considera ainda essas micropolíticas como possibilidades de construção do exercício de democracias nos cotidianos das escolas.<hr/>ABSTRACT The writing of this article aims to problematize the mechanisms of control and regulation of current educational policies that have disregarded what is produced in school daily life, affirming the struggle for a public education and social quality. Methodologically, it uses studies and researches within daily life and, in meetings with practitioners, produces clues and indications that in the negotiations and compositions between the different knowledges and practices that daily micropolicies are invented and produce movements of (re)existence to imposition of truths and attempts to homogenize curriculum policies and teacher training. It also considers these micropolicies as possibilities of building the exercise of democracies in the daily life of schools.<hr/>RESUMEN La escritura de este artículo objetiva problematizar los mecanismos de control y regulación de las actuales políticas educativas que han desconsiderado lo que se produce en los cotidianos escolares, afirmando la lucha por una educación pública y de calidad social. Metodológicamente, utiliza los estudios e investigaciones con los cotidianos y, en los encuentros con los practicantes, produce pistas e indicios de que son en las negociaciones y composiciones entre los diferentes saberes y prácticas que las micropolíticas cotidianas se inventan y producen movimientos de (re) existencia a la imposición de verdades e intentos de homogeneización de las políticas de currículo y de formaciones docentes. También considera estas micropolíticas como posibilidades de construcción del ejercicio de democracias en los cotidianos de las escuelas. <![CDATA[O QUE ACONTECEU NA AULA? Políticas, currículos e escritas nos cotidianos da formação de professores numa universidade pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Discute políticas consideradas não oficiais, disputas e suas implicações em relação ao que acontece nas salas de aula. Numa abordagem epistemológica do Sul e praticando uma sociologia das ausências, o texto objetiva desconstruir a ideia de escrita boa e correta a partir do trabalho de fim de curso de um estudante pensando a língua como armadilha incestuosa para as articulações precárias nas criações curriculares cotidianas. O artigo propõe contextualizar o papel do uso da escrita correta no espaçotempo da universidade e da formação de professores como fluxos e políticas cotidianas, como práticas de poder e em busca de políticas de astúcias.<hr/>ABSTRACT Discusses policies considered unofficial, disputes and their implications in relation to what happens in classrooms. In an epistemological approach of the South and practicing a sociology of absences, the text aims to deconstruct the idea of good and correct writing from the SA of a student and advocates the language as an incestuous trap for precarious negotiations in everyday life curricular creations. The article proposes to contextualize the role of the use of correct writing in university space and time and teacher's education as everyday life flows and policies, as practices of power and in search of politics of artfulness.<hr/>RESUMEN Discute políticas consideradas no oficiales, las disputas y sus implicaciones en relación a lo que sucede en las aulas. En un abordaje epistemológico del Sur y practicando una sociología de las ausencias, el texto objetiva deconstruir la idea de escritura buena y correcta a partir del trabajo de fin de curso de un estudiante pensando la lengua como trampa incestuosa para las articulaciones precarias en las creaciones curriculares cotidianas. El artículo propone contextualizar el papel del uso de la escritura correcta en el espacio de la universidad y de la formación de profesores como flujos y políticas cotidianas, como prácticas de poder y en busca de políticas de astucias. <![CDATA[ROLAND BARTHES E A AULA COMO FANTASIA IDIORRÍTMICA: Proposições para um viver-junto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Toma-se a obra de Roland Barthes como matéria de investigação. Nela, a noção de Viver-junto sugere um imaginário de aula enquanto espaço idiorrítmico, uma vida em comum na qual desejo e ritmo individuais encontram seus lugares. Através de proposições sobre preparação, prática e registro da aula, lida-se com noções barthesianas tais como fantasia, corpo e texto. Nesse percurso, discute-se as posições ocupadas por professor, aluno e os modos pelos quais saber e cultura veiculados ao ensino podem construir um espaço propício à produção de diferenças, à quebra da reprodução de papéis e de discursos. Enquanto prática de idiorritmia, o ensino efetiva um modo de estar junto no qual o movimento do sentido se constitui como a simples sugestão de um disparo, uma centelha capaz de acender o desejo.<hr/>RESÚMEN La obra de Roland Barthes va a ser considerada como matéria de investigación. Mientras tanto, la noción de Vivir-Junto como un imaginario de lo cual la clase puede ser pensada como un espacio idiorrítmico, una vida en común en que deseo y ritmo de cada uno encuentra sus lugares. A través de proposiciones sobre preparación, práctica y registro de la clase fantaseada, van a ser tratadas nociones tales como fantasía, cuerpo y texto. En ese recorrido se discute las posiciones ocupadas por profesor, alumno, y los modos por los cuales saber y cultura difundidos por la enseñanza pueden ser propuestos con el fin de hacer un espacio adecuado para la producción de diferencias, el romper con la reproducción de los roles y la repetición de los discursos. Como práctica de idiorritmia, la enseñanza efectiva determinada forma de estar junto en que el movimiento del sentido constituyese como la simple sugerencia de un disparo, una chispa que puede encender el deseo.<hr/>ABSTRACT Roland Barthes' work is considered as a subject of research. In this context, the notion of Living-together is chosen as imaginary from which the lecture can be thought of as an idiorrhythmic space, a life in common in which one's personal desire and rhythm finds its place. Through propositions on preparation, practice and recording of the lesson, one deals with barthesian notions such as fantasy, body and text. Along the way, we discuss the positions occupied by the professor, student and especially the ways in which knowledge and culture conveyed to teaching can be proposed in order to make the lesson a conducive space to the production of differences, of breaking the reproduction of roles and the repetition of discourses. As a practice of idiorrhythmia, the place of education offers a way of being together in which the movement of meaning is constituted as a simple suggestion of a shot, a spark capable of igniting desire. <![CDATA[QUANDO VIDAS NEGRAS IMPORTAM... De que vale o currículo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400164&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Questionando o currículo a partir de narrativas em que "vidas negras importam" o ensaio defende que o que sempre minou o projeto de justiça nas Américas e em outros lugares é uma profunda falta de amor pelos Negros. Uma falta tão profunda e persistente que tem o potencial de corromper até mesmo o amor das pessoas Negras pelas pessoas Negras, não simplesmente ao colocar mais valor nas vidas Brancas, mas também ao engolir os lugares e momentos em que os Negros ou qualquer grupo de pessoas marginalizadas poderiam imaginar o contrário. Tal como funciona a (pato)lógica do patriarcado capitalista da supremacia Branca. Distorce o amor. Embora este fato seja bastante evidente nas realidades materiais da morte Negra e do aprisionamento Negro, também é evidente na forma como a escolaridade e como o conhecimento nela funciona através de uma série de currículos - oficiais e não oficiais - de morte Negra, desprezo pelas pessoas Negras e assassinato do espírito Negro.<hr/>ABSTRACT Questioning curriculum from narratives in which “BlackLivesMatter” the essay argues that what has always ailed the project of justice in the Americas and elsewhere is a profound lack of love for Black people. A lack so profound and persistent it has the potential to erode, even Black people’s love for Black people, not simply by placing more value on White lives, but also by swallowing up the places and moments where Black people or any marginalized group of people might imagine otherwise. This is exactly how the (patho)logic of white supremacist capitalist patriarchy works. It distorts love. While this fact is quite evident in the material realities of Black death and Black imprisonment it is also evident in the ways that schooling and how the knowledge therein functions through a series of curriculums-offical and unofficial--of Black death and disregard. <![CDATA[UMA PEDAGOGIA DO DIÁLOGO E DO CORAÇÃO: Grégoire Girard e Paulo Freire - Dois intelectuais católicos a dois continentes e dois séculos de distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apesar das teorias pedagógicas e do pensamento educativo de Girard e Freire estarem inscritos em contextos sociais, políticos, culturais e temporais diferentes, podemos perceber uma aproximação das ideias, das teorias e das práticas educativas, assim como da visão que esses dois intelectuais católicos e educadores sociais tinham no que diz respeito aos métodos pedagógicos e aos objetivos da educação e do ensino. Podemos mesmo dizer que há uma comunhão de ideias e de pontos de vista. Sua fé católica, apesar de ambos fundamentarem também seu pensamento filosófico e pedagógico em autores acatólicos, como Immanuel Kant (entre outros no caso de Freire), os aproximava: ambos tinham certeza de que a boa pedagogia era uma pedagogia que partia do coração do educador na direção do coração do educando. Daí que Freire defendia uma amorosidade enérgica (Mesquida, 2016) e Girard, uma pedagogia do amor centrada no coração. A ação pedagógica tanto de Freire quanto de Girard, parte da cultura, isto é, do meio em que o educando vive. Por isso, ambos acreditavam na força das palavras geradoras (de cultura) como elementos linguísticos e culturais capazes de alfabetizar as pessoas, crianças (Girard), jovens e adultos (Freire). Além disso, seus projetos pedagógicos visavam pessoas da mesma classe social: os pobres, no projeto pedagógico de Girard; os oprimidos, na pedagogia de Freire. Por isso os dois intelectuais da educação pensaram uma pedagogia visando os excluídos da sociedade organizada. Girard, procurando universalizar seu pensamento pedagógico na escola pública Suíça; Freire, desencadeando uma campanha nacional de alfabetização de adultos no Brasil (1963) e, mais tarde, também em países africanos tornados independentes, como Guiné Bissau e Cabo Verde. Portanto, se o contexto cultural, histórico e social, distanciava Girard e Freire, o pensamento educacional e sua paixão pela educação do povo os aproximam.<hr/>RESUMEN A pesar de las teorías pedagógicas y el pensamiento educativo de Girard y Freire están inscritos en uno contexto social, político y cultural diferente, podemos ver una aproximación de las ideas, de las teorías y de las prácticas educativas, así como la visión que estos dos intelectuales católicos y educadores tenían con respecto a los métodos de enseñanza y los objectivos de la educación y la enseñanza. Incluso podemos decir que existe una comunión de ideas y puntos de vista. Su fe católica, aunque ambos también justifiquen su pensamiento filosófico y pedagógico en autores acatólicos, como Immanuel Kant (entre otros, en el caso de Freire), los acercava uno del otro: ambos estaban seguros de que la buena pedagogía era una pedagogía que sale del corazón del educador hacia el corazón del estudiante. Por lo tanto Freire defendía una amorosidad energica (Mesquida, 2016) y Girard, una pedagogía del amor centrada en el corazón. La acción pedagógica tanto de Freire como de Girard, parte de la cultura, que es el contexto en el que vive el estudiante. Por lo que ambos creían en el poder de las palabras generadoras (de cultura) como elementos lingüísticos y culturales capaces de alfabetizar las personas: los niños (Girard), adultos y jóvenes (Freire). Por otra parte, sus proyectos educativos eran dirigidos a personas de la misma clase social: los pobres, en el proyecto educativo de Girard; los oprimidos, en la pedagogía de Freire. Así que los dos intelectuales de la educación pensaran una pedagogía dirigida a los excluidos de la sociedad organizada. Girard, buscó universalizar su pensamiento pedagógico en la escuela pública Suiza; Freire, desencadenó una campaña nacional de alfabetización de adultos en Brasil (1963) y los países africanos que venían de conquistar su independencia, como Guinea Bissau y Cabo Verde. Así que si el contexto cultural, histórico y social, los hacía distantes uno del otro, el pensamiento educativo y su pasión por la educación de las personas los hacía próximos.<hr/>RÉSUMÉ Malgré le fait que les théories pédagogiques et les pensées éducatives de Girard et Freire se sont inscrites dans des contextes sociaux, politiques, culturels, géorgraphiques e temporels différents il y a quand même un rapprochement d’idées, de théories et de leur pratique éducative, ainsi que du but de l’éducation et de l’enseignement. Nous pouvons même dire qu’il y a une certaine communion d’idées, d’approches. Il y a aussi le fait que leurs projets pédagogiques visaient les personnes d’un même milieu social: les pauvres, chez Girard; les opprimés (pauvres), chez Freire. Donc les deux pédagogues ont pensé une pédagogie pour les exclus de la société organisée. Ainsi, si le contexte culturel, historique et social éloigne Girard et Freire, la pensée éducative et leur passion pour l’éducation du peuple les rapproche.<hr/>ABSTRACT Despite the pedagogical theories and educational thought of Girard and Freire are enrolled in social, political, geographical, cultural and different contexts and times, we can see a rapprochement of the ideas, theories and educational practices, as well as the vision of these social educators in the regard to the purpose of education and teaching. We can even say that there is a communion of ideas and views. Moreover, their educational projects aimed at people of the same social class: the poor, in the educational project of Girard; the oppressed, in Freire's pedagogy, hence the fact that the two teachers thought a pedagogy aimed at those excluded from organized society. So if the cultural, historical and social distance of Girard and Freire, educational thinking and his passion for the education of the people approaching them. <![CDATA[EDUCAÇÃO DE ADULTOS (EJA): Capital cultural e percepções sobre a escola na Amazônia amapaense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo é analisar o contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob o olhar do aluno, a partir de suas percepções de escola e das dificuldades de aprendizagem analisando suas vivências e trajetórias de vida. Diálogos com os autores Oliveira; Lima e Pinto (2012), Carvalho (2015) e Carbone (2013), entre outros. Categorias conceituais como percepção, capital cultural e camadas populares foram centrais. A abordagem foi quali-quantitativa com análise de conteúdo e estatística. 70 alunos da EJA de uma escola pública foram os investigados. Dados apontam para alunos que veem na escola o melhor caminho para ascensão profissional; trajetórias escolares e dificuldades financeiras contribuíram a entrada nessa modalidade de ensino. Acreditam que vão cursar o ensino superior.<hr/>ABSTRACT The objective is to analyze the context of Youth and Adult Education (EJA) under the students' perspective, based on their perceptions of the school and the learning difficulties analyzing their experiences and life trajectories. Dialogues with the authors Oliveira; Lima and Pinto (2012), Carvalho (2015) and Carbone (2013), among others. Conceptual categories such as perception, cultural capital, and popular strata were central. The approach was qualitative-quantitative with content and statistical analysis. 70 students EJA from a public school were investigated. Data point to students who see in school the best way for professional advancement; School trajectories and financial difficulties contributed to the entrance in this modality of education. They believe that they will attend higher education. <![CDATA[HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: O protagonismo dos movimentos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO É fundamental conhecermos os princípios desenvolvidos pelos movimentos sociais no que toca à luta Por Uma Educação do Campo e a educação brasileira na contemporaneidade. Nossa intenção com este artigo é continuar o debate acerca da educação do campo e a formação do educador. Dentre as conquistas adquiridas faz-se notório ressaltar as políticas públicas que sobressaíram neste cenário, em especial, o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Estas são políticas que não somente representam a capacidade de articulação dos sujeitos, mas apontam a crescente necessidade de garantir um projeto popular para o campo, cuja organização tenha como referência a cultura e o trabalho dos grupos sociais.<hr/>ABSTRACT It is crucial to know the principles developed by social movements regarding the fight For A Rural Education and the Brazilian education nowadays. Our intention with this article is to continue the debate on rural education and teacher education. Among the achievements acquired is made notorious highlight the public policies that stood out in this scenario, in particular, the Higher Education Support Programme Degree in Rural Education (Procampo) and the National Program of Rural Education (Pronacampo). These are policies that not only represent the capacity of articulation of the subjects, but point out the growing need to ensure a popular project for the country, whose organization has reference to the culture and the work of social groups. <![CDATA[ORIGENS HISTÓRICAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (1823-1874)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como foco temático a discussão sobre as origens das políticas de formação de professores no Brasil que se deram ao longo do Período Imperial. Utiliza-se o método da pesquisa histórica realizada com base na análise de fontes primárias sobre as escolas de primeiras letras e as escolas normais criadas à época, valendo-se de contraposições críticas a textos contemporâneos sobre o tema contemplado. O estudo resulta na proposta de uma revisão dos marcos históricos do campo e conclui que somente há coerência em considerar uma política educacional como propriamente voltada para a formação de professores quando a questão curricular para tal propósito estiver posta explicitamente.<hr/>ABSTRACT This article has as its thematic focus the discussion about the origins of teacher education policies in Brazil that took place during the Imperial Period. The method of historical research is used based on the analysis of primary sources on the schools of first letters and the normal schools created at the time, utilizing critical oppositions to contemporary texts on the subject contemplated. The study results in the proposal of a revision of the historical landmarks of the field and concludes that there is only coherence in considering an educational policy as properly oriented towards the formation of teachers when the curricular question for that purpose is put explicitly.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como foco temático la discusión sobre los orígenes de las políticas de formación de profesores en Brasil que se dieron a lo largo del Período Imperial. Se utiliza el método de la investigación histórica realizada con base en el análisis de fuentes primarias sobre las escuelas de primeras letras y las escuelas normales creadas en la época, que se valen de contraposiciones críticas a textos contemporáneos sobre el tema contemplado. El estudio resulta en la propuesta de una revisión de los hitos históricos del campo. Se concluye que sólo hay coherencia en considerar una política educativa como propiamente orientada a la formación de profesores cuando la cuestión curricular para tal propósito está puesta explícitamente. <![CDATA[PRONATEC: Uma Abordagem Da Evasão no Instituto Federal do Acre (Campus Rio Branco) no ano de 2014]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com o desenvolvimento do mercado de trabalho e a necessidade da diversificação da mão de obra qualificada, a educação profissional tornou-se destaque e impulsionou uma procura elevada por qualificação profissional. Objetivou-se aqui investigar o índice de evasão dos cursos ofertados pelo Instituto Federal do Acre - IFAC/ Campus Rio Branco, no ano de 2014, através do Pronatec. A problemática pautou-se pela busca de saber qual o índice real de evasão dos alunos dos cursos do Pronatec, ofertados pelo Instituto Federal do Acre - IFAC/ Campus Rio Branco, no ano de 2014. Concluiu-se, portanto, que foram realizadas 846 matrículas e deste total mais de 53% dos alunos evadiram-se. O público feminino representou 59% dos alunos que abandonaram a qualificação profissional, ou seja, 277 do total de 452 alunos. Assim sendo, cabe a realização de estudos mais aprofundados para conhecer os reais motivos que levaram esses 53% de alunos evadidos nos cursos.<hr/>ABSTRACT With the development of the labor market and the need for diversification of skilled labor, vocational education has become prominent and spurred a demand for high professional qualification. This study aimed to investigate here the dropout rate of the courses offered by the Federal Institute of Acre - IFAC / Campus Rio Branco, in 2014, through the Pronatec. The issue was marked by the pursuit of knowing what the real rate of dropout of students in Pronatec the courses offered by the Federal Institute of Acre - IFAC / Campus Rio Branco, in the year 2014. It was concluded, therefore, that were held 846 enrollment and this total more than 53% of escaped themselves. The female audience represented 59% of students who dropped out of professional qualification, or 277 of the total 452 students. Therefore, it is conducting further studies to know the real reasons that led these 53% of dropout students in the courses. <![CDATA[BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: Uma revisão sistemática de literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os book apps são apresentados na literatura científica como ferramentas de leitura que permitem explorar recursos de multimídia, interatividade e funcionalidades específicas dos dispositivos digitais na contação de histórias. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com abrangência no período de 2015 e 2016 em 3 bases de dados: Google acadêmico, Scielo e Portal Capes, buscando levantar a produção científica sobre os book apps infantis e os efeitos dos recursos interativos na experiência literária das crianças, visando identificar as relações do assunto. Três bases de dados de publicações científicas constituíram-se em fontes secundárias para coleta de dados, realizada no mês de dezembro de 2016. Foram identificadas inicialmente 86.877 referências arrolando os eixos principais da temática, dos quais, após todos os filtros e leitura de títulos e resumos apenas 13 atendiam aos critérios definidos, sendo analisados. O estudo se deu na perspectiva interdisciplinar, onde se observou a importância de trabalhar os book apps infantis na construção de boas experiências literárias para o público infantil, uma vez que permitem explorar o texto narrativo e adquirir habilidades para lidar com a leitura multimodal.<hr/>ABSTRACT Book apps come with reading tools that let you explore multimedia Introduction: The book apps are presented in the scientific literature as reading tools that allow exploring multimedia features, interactivity and specific functionalities of digital devices in storytelling. A systematic review of the literature was carried out covering the years 2015 and 2016 in 3 databases: Google academic, Scielo and Portal Capes, aiming to raise scientific production on children's book apps and the effects of interactive resources on experience of children, in order to identify the relations of the subject. Three databases of scientific publications were classified as secondary sources for data collection, carried out in December 2016. Initially, 86.877 references were identified, listing the main axes of the topic, after all filters and reading Titles and abstracts only 13 met the criteria defined, being analyzed. The study took place in the interdisciplinary perspective, where it was observed the importance of working the children's book apps in the construction of good literary experiences for children, since they allow to explore the narrative text and acquire skills to deal with multimodal reading. <![CDATA[FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Uma análise das perspectivas e limites]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052017000400276&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa os limites e as perspectivas quanto à formação de professores no espaço da extensão universitária como componente curricular da universidade, pelo estado do conhecimento revisitando periódicos A1, produções na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o GT 08 - Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), pelo descritor “Extensão Universitária”, no título, palavras-chave e resumo. A delimitação dos periódicos e produções foi de 2013 a 2016, enquanto que da Anped foi em sua extensão. Dos 1369 trabalhos encontrados, 11 discutiram formação de professores na extensão universitária, apontando que as ações de extensão visam ao assistencialismo e pouco contribuem na formação de professores.<hr/>ABSTRACT The analysis of the limits and the results of the university training of the curricular components of the university, the recognition and revision of the technical knowledge A1, productions of CAPES - The coordination of improvement of the higher levels of the personnel and The GT 08 - Training of Teachers of the National Association of Post-Graduation and Research in Education (Anped), by the descriptor "Extensão Universitaria", not title, keywords and abstract. A delimitation of newspapers and productions for the year 2013 to 2016, while the Anped was in its extension. Two 1369 papers found, 11 discussed teacher training in university extension, pointing out that as extension actions are aimed at assistencialismo and little contribute in teacher training.<hr/>RESUMEN El análisis de los límites y los resultados de la formación universitaria de los componentes curriculares de la universidad, el reconocimiento y la revisión de los conocimientos técnicos A1, las producciones de la La reducción de perfeccionamiento de los niveles superiores del personal (Capes) y El GT 08 - Formación de Profesores de la Asociación Nacional de Post-Graduación y de Investigación en Educación (Anped), por el descriptor "Extensión Universitaria", en el título, palabras clave y resumen. La delimitación de los periódicos y las producciones para el año 2013 a 2016, mientras que la Anped fue en su extensión. De los 1369 trabajos encontrados, 11 discutieron formación de profesores en extensión universitaria, apuntando que como acciones de extensión apuntan al asistencialismo y poco contribuyen en formación de profesores.