Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520180001&lang=es vol. 19 num. 52 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[ESTUDOS DA INFÂNCIA - DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[ENTRE LA CASA, LA CALLE Y LA ESCUELA: ¿QUÉ VIO EL NIÑO? ITINERARIOS DE UN NIÑO EN SAN PABLO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O que um conjunto de fotografias criadas por um menino de cinco anos pode informar sobre a cidade de São Paulo? Essa pergunta orienta a escrita desse artigo que tem como objetivo refletir sobre questões urbanas a partir de conversas e uma sequência fotográfica elaborada por Zé Carlos. Frequentador de uma Escola Municipal de Educação Infantil participou em 2014 de uma pesquisa em que buscávamos imagens de São Paulo segundo o ponto de vista de crianças a partir de escolas públicas de educação infantil, e com isso, conhecer a paulistana cidade em seus conflitos, diferenças e pulsações. Nesse artigo optou-se por um recorte delimitado: um conjunto de fotografias elaboradas por uma única criança num amplo universo de participantes e esse conjugado a falas proferidas junto à pesquisadora. Busca-se provocar debates sobre percepção e formulação do urbano pelas lentes de uma criança, o que pode nos servir para refletir sobre questões e percepções mais abrangentes sobre o viver e morar em São Paulo.<hr/>What can a set of photographs created by a five-year-old boy tell about the city of São Paulo? This question guides the writing of this article that aims to reflect on urban issues from conversations and a photographic sequence elaborated by Zé Carlos. The attendant of a Municipal School of Early Childhood Education participated in a survey in 2014 looking for images of São Paulo according to the point of view of children from public schools of children's education, and with that, to know the city of São Paulo. n this article we opted for a very limited cut: a set of photographs produced by a single child in a wide universe of participants and that conjugated to speeches given to the researcher. It seeks to provoke debates about the perception and formulation of the urban through the lenses of a child, which can serve to reflect on broader issues and perceptions about living and living in São Paulo.<hr/>¿Qué un conjunto de fotografías creadas por un niño de cinco años puede informar sobre la ciudad de São Paulo? Esta pregunta orienta la escritura de ese artículo que tiene como objetivo reflexionar sobre cuestiones urbanas a partir de conversaciones y una secuencia fotográfica elaborada por Zé Carlos. Frecuentador de una Escuela Municipal de Educación Infantil participó en el 2014 de una investigación en la que se buscaba imágenes de São Paulo según el punto de vista de niños a partir de escuelas públicas de educación infantil, y con ello, conocer la paulistana ciudad. En ese artículo se optó por un recorte bastante delimitado: un conjunto de fotografías elaboradas por un solo niño en un amplio universo de participantes y ese conjugado a las palabras pronunciadas ante la investigadora. Se busca provocar debates sobre percepción y formulación de lo urbano por las lentes de un niño, lo que puede servirnos para reflexionar sobre cuestiones y percepciones más amplias sobre el vivir y vivir en São Paulo. <![CDATA[NIÑOS TUPINAMBÁ: RIOS, COLINAS, BANCOS DE ARENA Y MATAS COMO LUGARES DEL BRINCAR COTIDIANO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100028&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto apresenta resultados de pesquisa-intervenção sobre processos de escolarização indígena entre povos Tupinambá de Olivença, em especial no que diz respeito às interações afetivas e apego à natureza. Orientam a investigação concepções de Espinosa e Guatarri, bem como conceitos do campo de estudos pessoa-ambiente, tais como apego ao lugar e biofilia. Análises parciais revelam que as brincadeiras com a natureza ocupam posição de destaque na vida infantil; que as práticas escolares fortalecem sentimentos de pertencimento ao mundo natural e a inventividade das crianças, criadoras de seus próprios artefatos; e que os núcleos Tupinambá de Educação Infantil poderão inspirar pedagogias comprometidas com a escuta das crianças e a proteção de todas as formas de vida, não apenas a humana.<hr/>ABSTRACT The text present reaserch - intervention results on the process of indigenous schooling among the Tupinambá people of Olivença, especially with respect to affective interactions and attachment to nature. They guide the investigation of Espinosa and Guatarri conceptions, as well as concepts from the field of human-environment studies, such as attachment to place and biofilia. Partial analyzes reveal that play with nature occupies a prominent position in children’s lives; that school practices strengthen feelings of belonging to the natural world and the inventiveness of children, creators of their own artifacts; and that the Tupinambá nuclei of Early Childhood Education may inpire pedagogies committed to listening children and protecting all forms of life, not just human life.<hr/>RESUMEN El texto presenta resultados de investigación-intervención sobre procesos de escolarización indígena entre los Tupinambá de Olivenza, referente a las interacciones afectivas y apego a la naturaleza. La investigación la orientan concepciones de Espinosa y Guatarri, así como conceptos del campo de estudio persona-ambiente, tales como apego al lugar y biofilia. Análisis parciales revelan que los juegos con la naturaleza se destacan en la vida infantil; que las prácticas escolares fortalecen sentimientos de pertenencia al mundo natural y a la inventiva de los niños, creadora de sus propios artefactos; y que los núcleos Tupinambá de Educación Infantil podrán inspirar pedagogías comprometidas con la escucha de los niños y la protección de todas las formas de vida, no sólo la humana. <![CDATA[?QUIÉN DIJO QUE LAS CUESTIONES RACIALES NO AFECTAN LOS NENES?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100048&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo trata dos modos de apresentação de culturas afro-brasileiras às crianças de 0-3 anos em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Discute o trabalho pedagógico relacionado a tais culturas, com o objetivo de implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Em um primeiro momento, foram feitas entrevistas semiestruturadas com gestores e professores e, em um segundo momento, as alunas de Pedagogia realizaram práticas nos berçários. O estudo sinalizou a importância de que sejam ampliadas, nos cursos de formação de professores, as discussões que tratam sobre a potência dos bebês e sobre a importância da inserção de práticas promotoras de igualdade racial no cotidiano da escola infantil na busca de uma educação antirracista.<hr/>ABSTRACT This paper is about ways of introducing African-Brazilian cultures to zero- to three-year-old children in schools in Porto Alegre metropolitan area. It discusses pedagogical work concerning these cultures aiming to put National Curriculum Guidelines for Children Education (2009) into practice. First we conducted semi-structured interviews with managers and teachers and later pedagogy students took practices in nurseries. The study pointed to the significance for them to be expanded in teacher training courses, discussions addressing babies and the importance of introducing practices promoting racial equality in children schools in search of an anti-racist education.<hr/>RESUMEN Este artículo trata de los modos de presentación de culturas afrobrasileñas a los niños de 0-3 años en escuelas de la región metropolitana de Porto Alegre. Discute el trabajo pedagógico relacionado a tales culturas, con el objetivo de implantar las Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). En un primer momento, fueron hechas entrevistas semiestructuradas con gestores y maestros y, en un según momento, las alumnas de Pedagogía realizaron prácticas en los nidos. El estudio señalizó la importancia de que sean ampliadas, en los cursos de formación de maestros, las discusiones que tratan sobre la potencia de los nenes y sobre la importancia de la inserción de prácticas promotoras de igualdad racial en el cotidiano de la escuela infantil en la búsqueda de una educación antirracista. <![CDATA[EL LUGAR Y EL TIEMPO DE LAS CULTURAS INFANTILES EN LAS INVESTIGAS BRASILEÑA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100060&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: a presente reflexão teve como objetivo compreender o lugar e os tempos nos quais os estudos envolvendo as culturas infantis foram realizados nas pesquisas brasileiras por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados encontrados nos permitem afirmar que a maioria das pesquisas analisadas estudaram as culturas infantis no espaço da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, a discussão dessa temática tem sido estudada considerando como centralidade a territorialidade e o tempo escolar/institucionalizado.<hr/>Abstract: The present study aimed to understand the place and times in which studies involving children 's cultures were carried out in Brazilian research through a bibliographical research. The results allow us to state that most of the studies analyzed studied children's cultures in the area of early childhood education and in the early years of elementary school, that is, the discussion of this theme has been studied considering as centrality territoriality and school/institutionalized time.<hr/>Resumen: la presente reflexión tuvo como objetivo comprender el lugar y los tiempos en que los estudios involucrando las culturas infantiles se realizaron en las encuestas brasileñas a través de una investigación bibliográfica. Los resultados encontrados nos permiten afirmar que la mayoría de las investigaciones analizadas estudiaron las culturas infantiles en el espacio de la educación infantil y en los años iniciales de la enseñanza fundamental, o sea, la discusión de esta temática ha sido estudiada considerando como centralidad la territorialidad y el tiempo escolar/institucionalizado. <![CDATA[RITOS DE VELORIO Y SEPULTAMIENTO DE NIÑOS EN LA HISTORIA DE LA INFANCIA EN BELÉM DEL PARÁ (1910-1914)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100077&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O presente artigo aborda inserções iniciais da pesquisa que está sendo desenvolvida na dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação que investiga os rituais do velório e do sepultamento de crianças em Belém do Pará (1910 e 1914). De cunho bibliográfico, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de um levantamento de autores que abordam a mortalidade infantil e as práticas culturais no ritual de despedida da criança na morte. Os objetivos que norteiam o artigo foram: (1) destacar aspectos da mortalidade infantil e os rituais do velório e do sepultamento de crianças em Belém do Pará; (2) apontar a relação dos rituais do velório e do sepultamento de crianças com o mito de veneração da alma dos anjinhos. Os resultados preliminares apontam que a mortalidade infantil era o grande flagelo no início da República e que os rituais de preparação do corpo, do velório e o do sepultamento estavam relacionados ao ideário religioso de que morrer anjinho era sinal de purificação da alma. Os dados revelam ainda que, de um lado, os ritos do velório e do sepultamento da criança estavam interligados ao nível sócio econômico da criança e da religiosidade dos seus familiares, e de outro, do rito de veneração da criança morta a partir dos aparatos e artefatos que davam ao anjinho um ar de docilidade e pureza.<hr/>ABSTRACT: This article discusses the initial insertions of the research that is being developed in the Master's thesis in the Graduate Program in Education that investigates the rituals of the funeral and burial of children in Belém of Pará (1910 and 1914). From a bibliographical point of view, this research was developed from a survey of authors that deal with infant mortality and cultural practices in the ritual of farewell to the child in death. The objectives that guided the article were: (1) to highlight aspects of infant mortality and the rituals of the wake and burial of children in Belém of Pará; (2) to point out the relation between the rituals of the wake and the burial of children with the myth of veneration of the souls of the angels. The preliminary results indicate that infant mortality was the great scourge at the beginning of the Republic and that the rituals of preparation of the body, the wake and the burial were related to the religious idea that to die angel was a sign of purification of the soul. The data also reveal that, on the one hand, the rites of the wake and the burial of the child were interconnected to the socioeconomic level of the child and the religiosity of their relatives, and on the other, the rite of veneration of the dead child from the apparatuses and artifacts that gave the angel an air of docility and purity.<hr/>RESUMEN: El presente artículo aborda inserciones iniciales de la investigación que se está desarrollando en la disertación de Maestría en el Programa de Postgrado en Educación que investiga los rituales del velatorio y del sepultamiento de niños en Belém do Pará (1910 y 1914). De esta bibliografía, esta investigación fue desarrollada a partir de un levantamiento de autores que abordan la mortalidad infantil y las prácticas culturales en el ritual de despedida del niño en la muerte. Los objetivos que guían el trabajo fueron: (1) los aspectos más destacados de la mortalidad infantil y los rituales del funeral y el entierro de los niños en Belem; (2) señalar la relación de los rituales del velorio y del sepultamiento de niños con el mito de veneración del alma de los ángeles. Los resultados preliminares apuntan que la mortalidad infantil era el gran flagelo al inicio de la República y que los rituales de preparación del cuerpo, del velorio y del sepultamiento estaban relacionados al ideario religioso de que morir el anciano era signo de purificación del alma. Los datos revelan que, por un lado, los ritos del velatorio y del sepultamiento del niño estaban interconectados al nivel socioeconómico del niño y de la religiosidad de sus familiares, y de otro, del rito de veneración del niño muerto a partir de los aparatos y artefactos que daban al anhelo un aire de docilidad y pureza. <![CDATA[INFANCIA Y EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EN EL EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER EN BELÉM/PARÁ (1942-1980)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100091&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que investigou a infância e as experiências educativas de crianças que viveram no Educandário Eunice Weaver em Belém do Pará (1942-1980). O estudo teve como objetivo central explicitar a infância e as experiências educativas de crianças que foram afastadas dos pais e do convívio social para o controle e prevenção da hanseníase. Os procedimentos adotados foram a entrevista em história oral híbrida e temática e a pesquisa documental. Os resultados da pesquisa revelam uma história de crianças que foram retiradas do convívio com seus familiares e do convívio social, construindo assim uma forma de se vivenciar a infância baseada no isolamento, no controle dos corpos infantis por meio do disciplinamento e da violência física e psicológica.<hr/>SUMMARY: This paper presents some results of the survey that investigated children and the educational experiences of children who lived in the Educandário Eunice Weaver in Belém do Pará (1942-1980). The study aimed to clarify central childhood and educational experiences of children who have been away from the parents and the social get-together for the control and prevention of leprosy. The procedures adopted were the interview in hybrid and thematic oral history and documentary research. The survey results reveal a story of children who have been removed from the living with their families and the social conviviality, building a way to experience childhood based on isolation, in control of the children's bodies through the discipline and the physical and psychological violence.<hr/>RESUMEN: Este trabajo presenta algunos resultados de la encuesta que investigaron los niños y las experiencias educativas de los niños que vivían en el Educandário Eunice Weaver en Belém do Pará (1942-1980). El estudio pretende clarificar central infancia y experiencias educativas de los niños que han estado lejos de los padres y la reunión social para el control y la prevención de la lepra. Los procedimientos adoptados fueron la entrevista en híbridos y la historia oral temática y de la investigación documental. Resultados de la Encuesta revelan una historia de niños que se han quitado de los vivos con sus familias y la convivencia social, construyendo una forma de experimentar la niñez basada en aislamiento, en el control de los cuerpos de los niños a través de la disciplina y la violencia física y psicológica. <![CDATA[PINOCHO, LECTURA Y ESCOLARIZACIÓN DE LOS NIÑOS PEQUEÑOS: COMO SE VUELVEN EN MUÑECOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100107&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Diante do desafio contemporâneo da entrada de bebês e crianças pequenas na Educação Básica, o artigo aproxima educação, literatura e infância para problematizar a experiência de leitura nos processos iniciais de escolarização. A escuta das narrativas de crianças de duas escolas estaduais (RS) em torno da imagem do bom aluno apresenta semelhanças com “As Aventuras de Pinóquio”, o qual se converte em um bom menino mas pensa como um boneco. A interlocução entre a obra “Pinóquio: um livro paralelo”, a fenomenologia de Bachelard e a hermenêutica de Gadamer sustenta a ideia de linguagem como experiência existencial de mundo, na qual o sentido emerge em situação para o leitor. A alteridade nos modos de ler e interpretar o mundo permite afirmar que ler é mais, e outra coisa, que alfabetizar.<hr/>Abstract Understanding the entry of babies and small children into Primary Education as a contemporary challenge, this work aims at bringing together education, literature and childhood in order to discuss the experience of reading in the early stages of schooling. Children from two State Schools (RS) show through their narratives the image they have of a good student, and such narratives resemble “The Adventures of Pinocchio”, novel in which a wooden puppet turns into a boy but still thinks as a puppet. The dialogue between “Pinocchio: a parallel book”, Bachelard’s phenomenology and Gadamer’s hermeneutics sustain the idea of language as an existential experience of the world, in which a meaning emerges from the situation readers find themselves. Alterity in the ways of reading and interpreting the world make it possible to conclude that reading is more, and another thing, something different from just providing literacy instruction.<hr/>Resumen Delante el desafío contemporáneo de la entrada de bebés y niños pequeños en la Educación Básica, el artículo aproxima educación, literatura e infancia para problematizar la práctica de lectura en los procesos iniciales de escolarización. La escucha de las narrativas de niños de dos escuelas estaduales (RS) en vuelta de la imagen del bueno alumno presenta semejanzas con “Las Aventuras de Pinocho”, el cual se vuelve en un bueno chico, pero piensa como un muñeco. La interlocución entre la obra “Pinocho”: un libro paralelo”, la fenomenología de Bachelard y la Hermenéutica de Gadamer sostiene la idea de lenguaje como experiencia existencial de mundo, en la cual el sentido emerge en situación para el lector. La alteridad en las maneras de leer e interpretar el mundo permite afirmar que leer es más, es otra cosa, que alfabetizar. <![CDATA[TEATRO Y PERFORMANCE EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: [COR]POSIBILIDADES PARA UNA EDUCACIÓN SENSIBLE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100121&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Trata-se de um estudo teórico que tem por objetivo refletir sobre questões relacionadas à educação sensível, tomando o teatro e a performance na Educação Infantil como áreas que podem contribuir para o desenvolvimento sensível do estudante. Num primeiro momento situa-se o contexto da investigação e em seguida discutem-se as bases que formam a proposta de uma educação sensível. Logo após aborda-se o teatro e a performance na Educação Infantil como [cor]possibilidades para se chegar a uma educação sensível, e por fim conclui-se que uma educação que não leva em consideração o racional e o sensível para a formação humana tem grande chance de ser limitada, incompleta e desconectada das necessidades atuais da pesquisa em educação.<hr/>ABSTRACT It is a theoretical study that have for objective to approach subjects related to the sensitive education, being the theater and performance in early childhood education areas that can contribute to the sensitive development in the student. In the first stage the context of the investigation is situated, and then the bases that constitute the proposal of a sensible education are discussed. Soon after, the theater and the performance in the early childhood education as one of the [body]possibilities to arrive to the that sensitive education, and finally it is ended that an educacion tha doens’t take into account the rational and the sensitive, united, for the human formation, has great chance of being limited, incomplete and disconnected of the research in education.<hr/>RESUMEN: Se trata de un estudio teórico que tiene por objetivo reflexionar sobre cuestiones relacionadas con la educación sensible, tomando el teatro y la performance en la Educación Infantil como áreas que pueden contribuir al desarrollo sensible del estudiante. En un primer momento se sitúa el contexto de la investigación y luego se discuten las bases que forman la propuesta de una educación sensible. Luego se aborda el teatro y la performance en la Educación Infantil como [color] posibilidades para llegar a una educación sensible, y por fin se concluye que una educación que no tiene en cuenta lo racional y lo sensible para la formación humana tiene Gran posibilidad de ser limitada, incompleta y desconectada de las necesidades actuales de la investigación en educación. <![CDATA[KAIRÓS: VALSAR CON LA INFANCIA, EN LA ESCUELA, A TRAVÉS DE LA EXPERIENCIA FILOSÓFICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100137&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente texto disserta sobre a possibilidade de uma escola outra e, como base para isso, a discussão sobre a ideia de uma filosofia da infância. A base do trabalho apresentado - o qual tem como foco uma pesquisa bibliográfica - têm os autores: Walter Omar Kohan, Carlos Skliar, Rene Schérer e Jan Masschelein, auxiliares do valsar narrativo. Como objetivos pretende-se versar sobre infância, criança, escola, experiência e consequentemente pensar a formação para além de currículos e seguir na direção de uma possibilidade de viver a vida. Muito maior do que da possibilidade da resposta dada, o ponto central é realizar aberturas para perguntas, afinal não seria essa a melhor forma para que possamos estar sempre em um caminhar reflexivo e filosófico?<hr/>ABSTRACT This paper discusses the possibility of school another and, in order to do so, also the discussion about the idea of a philosophy of the childhood. The basis of the work presented - which focuses on a bibliographical research - has the authors: Walter Omar Kohan, Carlos Skliar, Rene Schérer and Jan Masschelein, auxiliaries of the narrative waltz. The goals are to narrate the childhood, the children, the school, the experiences and, consequently, thinking about training beyond the curricula and moving towards a possibility to live life. Far bigger than the possibility of the given answers, the central point is to open up questions, after all, would not that be the best way for us to be always on a philosophical and reflective path?<hr/>RESUMEN El presente texto diserta sobre la posibilidad de una escuela otra y, como base para ello, la discusión sobre la idea de una filosofía de la infancia. La base del trabajo presentado - el cual tiene como foco una investigación bibliográfica - tiene los autores: Walter Omar Kohan, Carlos Skliar, Rene Schérer y Jan Masschelein, auxiliares del valsar narrativo. Como objetivos se pretende versar sobre la infancia, los niños, la escuela, la experiencia y, consecuentemente, pensar la formación más allá de currículos y seguir en dirección a una posibilidad de vivir la vida. Mucho más que la posibilidad de la respuesta dada, el punto central es realizar aberturas para preguntas, al final, ¿no sería esa la mejor forma para que podamos estar siempre en un caminar reflexivo y filosófico? <![CDATA[LA SOBRE-INFANTILIZACIÓN DE LA INFANCIA: UN PROBLEMA PARA TODOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100150&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El trabajo toma como eje la crítica al adultismo que ha sido expresada por una experiencia de organización de niñas, niños y adolescentes que en América Latina se denomina “protagonismo infantil”. Adultismo y paternalismo, sin embargo, pueden ser relacionados con la colonialidad que introdujo una incapacitación sobre indios, mujeres, negros; por ende, con una microfísica del poder, fruto de la modernidad, que es tendencialmente global y llega, bajo la forma hoy dominante de la gubernamentalidad, a una infantilización de los ciudadanos y correlativamente, a la corrosión de la subjetividad y la política.<hr/>Resumo: O trabalho toma como eixo a crítica ao adultismo, que foi expressada por uma experiência de organização de crianças e adolescentes que na América Latina se denomina "protagonismo infantil". Adultismo e paternalismo, no entanto, podem ser relacionados com a colonialidade que introduziu uma incapacitação sobre os indígenas, mulheres e negros; portanto, com uma microfísica do poder, fruto da modernidade que é tendencialmente global e chega sob a forma hoje dominante da governabilidade, a uma infantilização dos cidadãos e, correlativamente, à corrosão da subjetividade e da política.<hr/>Abstract: The work takes as its axis the critique of adultism that has been expressed by an experience of organization of children and adolescents that in Latin America is called "children's protagonism". Adultism and paternalism, however, may be related to the coloniality that introduced incapacitation on Indians, women, blacks; therefore, with a microphysics of power, the fruit of modernity, which is tendentially global and, under the current dominant form of governmentality, comes to an infantilization of the citizens and correlatively, to the corrosion of subjectivity and politics. <![CDATA[CORPORALIDADES, TEMPORALIDADES E INFANCIAS: LA PREGUNTA POR LA HOSPITALIDAD DESDE LA ESCUELA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100158&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen. Las escuelas hospitalarias son espacios educativos que permiten la continuidad escolar de niños hospitalizados en situación de enfermedad. En estos ámbitos los discursos médico y pedagógico hegemónicos se entrelazan bajo un eje común normalizador propio de dispositivos destinados al control de los cuerpos y las subjetividades, obturando posibilidades propias de la existencia infantil. Se propone aquí problematizar estos discursos y pensar posibles intersticios donde lo educativo pueda desafiar los poderes y saberes dominantes. Se busca pensar nuevos modos de encuentro y relación educativa partiendo de la hospitalidad como reconocimiento y acogida de otras posibles corporalidades y temporalidades infantiles, como gesto de resistencia, transformación y afección mutua que habite la escuela.<hr/>Abstract. The hospital schools are educative spaces which allow that hospitalized children continue with their scholar careers. In those ambits the hegemonic language of medicine and pedagogy merge into one common axis typical of devices which are destined to control the bodies and the subjectivities, and therefore impeding the intrinsic possibilities of childhood. The proposal is to discuss these wordings and to think about possible interstices where the education could challenge the powers and dominant theories. The goal is to search for new kinds of encounter and educational relationship starting from hospitality as a source and acknowledgement of other possible childhood´s corporalities and temporalities, as a gesture of resistance, transformation and mutual affections to inhabit the schools.<hr/>Resumo. As escolas hospitalares são espaços educativos que permitem a continuidade escolar das crianças doentes e hospitalizadas. Nesses âmbitos os discursos médico e pedagógico hegemônicos entrelaçam-se sob um eixo comum normalizador próprio dos dispositivos de controle dos corpos e subjetividades, restringindo as possibilidades próprias da existência infantil. Propõe-se aqui problematizar esses discursos e pensar possíveis interstícios onde o educativo possa desafiar os poderes e saberes dominantes. Procura-se pensar novos modos de encontro e relações educativas partindo da hospitalidade como reconhecimento e acolhida para outras possíveis corporalidades e temporalidades infantis, como gesto de resistência, transformação e afecção mútua para habitar na escola. <![CDATA[UM OLHAR SOBRE UMA INFÂNCIA INDÍGENA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100169&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen. Las escuelas hospitalarias son espacios educativos que permiten la continuidad escolar de niños hospitalizados en situación de enfermedad. En estos ámbitos los discursos médico y pedagógico hegemónicos se entrelazan bajo un eje común normalizador propio de dispositivos destinados al control de los cuerpos y las subjetividades, obturando posibilidades propias de la existencia infantil. Se propone aquí problematizar estos discursos y pensar posibles intersticios donde lo educativo pueda desafiar los poderes y saberes dominantes. Se busca pensar nuevos modos de encuentro y relación educativa partiendo de la hospitalidad como reconocimiento y acogida de otras posibles corporalidades y temporalidades infantiles, como gesto de resistencia, transformación y afección mutua que habite la escuela.<hr/>Abstract. The hospital schools are educative spaces which allow that hospitalized children continue with their scholar careers. In those ambits the hegemonic language of medicine and pedagogy merge into one common axis typical of devices which are destined to control the bodies and the subjectivities, and therefore impeding the intrinsic possibilities of childhood. The proposal is to discuss these wordings and to think about possible interstices where the education could challenge the powers and dominant theories. The goal is to search for new kinds of encounter and educational relationship starting from hospitality as a source and acknowledgement of other possible childhood´s corporalities and temporalities, as a gesture of resistance, transformation and mutual affections to inhabit the schools.<hr/>Resumo. As escolas hospitalares são espaços educativos que permitem a continuidade escolar das crianças doentes e hospitalizadas. Nesses âmbitos os discursos médico e pedagógico hegemônicos entrelaçam-se sob um eixo comum normalizador próprio dos dispositivos de controle dos corpos e subjetividades, restringindo as possibilidades próprias da existência infantil. Propõe-se aqui problematizar esses discursos e pensar possíveis interstícios onde o educativo possa desafiar os poderes e saberes dominantes. Procura-se pensar novos modos de encontro e relações educativas partindo da hospitalidade como reconhecimento e acolhida para outras possíveis corporalidades e temporalidades infantis, como gesto de resistência, transformação e afecção mútua para habitar na escola. <![CDATA[RESENHA DO LIVRO: A CASA E O MUNDO LÁ FORA: CARTAS DE PAULO FREIRE PARA NATHERCINHA.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100182&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen. Las escuelas hospitalarias son espacios educativos que permiten la continuidad escolar de niños hospitalizados en situación de enfermedad. En estos ámbitos los discursos médico y pedagógico hegemónicos se entrelazan bajo un eje común normalizador propio de dispositivos destinados al control de los cuerpos y las subjetividades, obturando posibilidades propias de la existencia infantil. Se propone aquí problematizar estos discursos y pensar posibles intersticios donde lo educativo pueda desafiar los poderes y saberes dominantes. Se busca pensar nuevos modos de encuentro y relación educativa partiendo de la hospitalidad como reconocimiento y acogida de otras posibles corporalidades y temporalidades infantiles, como gesto de resistencia, transformación y afección mutua que habite la escuela.<hr/>Abstract. The hospital schools are educative spaces which allow that hospitalized children continue with their scholar careers. In those ambits the hegemonic language of medicine and pedagogy merge into one common axis typical of devices which are destined to control the bodies and the subjectivities, and therefore impeding the intrinsic possibilities of childhood. The proposal is to discuss these wordings and to think about possible interstices where the education could challenge the powers and dominant theories. The goal is to search for new kinds of encounter and educational relationship starting from hospitality as a source and acknowledgement of other possible childhood´s corporalities and temporalities, as a gesture of resistance, transformation and mutual affections to inhabit the schools.<hr/>Resumo. As escolas hospitalares são espaços educativos que permitem a continuidade escolar das crianças doentes e hospitalizadas. Nesses âmbitos os discursos médico e pedagógico hegemônicos entrelaçam-se sob um eixo comum normalizador próprio dos dispositivos de controle dos corpos e subjetividades, restringindo as possibilidades próprias da existência infantil. Propõe-se aqui problematizar esses discursos e pensar possíveis interstícios onde o educativo possa desafiar os poderes e saberes dominantes. Procura-se pensar novos modos de encontro e relações educativas partindo da hospitalidade como reconhecimento e acolhida para outras possíveis corporalidades e temporalidades infantis, como gesto de resistência, transformação e afecção mútua para habitar na escola. <![CDATA[IMÁGENES Y PEDAGOGÍAS DE GÉNERO:(DES)CONSTRUYENDO MASCULINIDADES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100187&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Las imágenes emergentes en la Cultura Mediática muestran roles específicos en torno a los géneros y los sexos y desempeñan funciones pedagógicas semejantes a la escuela. Desde los Estudios Culturales y los Estudios de las Masculinidades, esa investigación tiene por objetivo investigar de qué manera las imágenes publicitarias median en la construcción de las subjetividades masculinas. Trabajar en esta línea llevó a acercarse a la campaña publicitaria de Quasar Evolution, una fragancia de la marca O Boticário que, en el año 2015, fue difundida en celebración del día del hombre. Como resultado fue constatado que, en cierta medida, la imagen del Hombre-Quasar estaba próxima y era cómplice de la masculinidad hegemónica ya que, aun supuestamente flexible, reforzaba su condición heterosexual.<hr/>Resumo As imagens emergentes na Cultura Midiática mostram papéis específicos sobre os gêneros e os sexos e desempenham funções pedagógicas semelhantes à escola. A partir dos Estudos Culturais e os Estudos das Masculinidades, esse artigo tem como objetivo investigar de que maneira as imagens publicitárias mediam na construção das subjetividades masculinas. Trabalhar nessa perspectiva levou a aproximar-se da campanha publicitária de Quasar Evolution, uma fragância da marca O Boticário que, no ano de 2015, foi difundida em comemoração ao dia do homem. Como resultado foi constatado que, em certa medida, a imagem do Homem-Quasar estava próxima e era cúmplice da masculinidade hegemônica já que, ainda que supostamente flexível, reforçava sua condição heterossexual.<hr/>Abstract Emerging images in Media Culture show specific roles on genders and sexes and perform pedagogical functions similar to school. From Cultural Studies and Masculinity Studies, this article aims to investigate how publicity images mediated the construction of masculine subjectivities. Working from this perspective led to the approach of the advertising campaign of Quasar Evolution, a fragrance of the brand O Boticário that, in the year 2015, was spread in celebration of the day of man. As a result, it was found that, to a certain extent, the image of Man-Quasar was close and was an accomplice of hegemonic masculinity since, although supposedly flexible, it reinforced his heterosexual condition. <![CDATA[ORGANIZACIÓN CURRICULAR EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: UNA CUESTIÓN DE GESTIÓN ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100206&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo tem o propósito de discorrer sobre a compreensão dos professores e coordenadores pedagógicos em relação ao processo de organização curricular da Educação Infantil. É uma pesquisa Qualitativa, fazendo uso de procedimentos metodológicos com aproximações de Estudo de Caso. A Educação Infantil é uma fase importante para o desenvolvimento da criança, e corroborando com estudos anteriores a presente pesquisa nos mostra que falta à maioria dos professores conhecimentos específicos acerca da organização curricular para a Educação Infantil, além do desconhecimento sobre documentos e leis que amparam sua profissão, contudo se faz necessário criar possibilidades de aprendizagens tanto para os profissionais da educação quanto aos alunos.<hr/>The paper is intended to discuss the understanding of teachers and coordinators in relation to the process of curricular organization of early childhood education. This is Qualitative research, making use of methodological procedures approximations Case Study. It is noteworthy that early childhood education is an important phase in the development of the child, and corroborating previous studies in this research show that most teachers lack specific knowledge about the organization of the curriculum for Early Childhood Education, as well as lack of knowledge about documents and laws that support your profession, however it is necessary to create learning opportunities for both professional education as students.<hr/>RESUMEN El artículo tiene el propósito de discurrir sobre la comprensión de los profesores y coordinadores pedagógicos en relación al proceso de organización curricular de la Educación Infantil. Es una investigación Cualitativa, haciendo uso de procedimientos metodológicos con aproximaciones de Estudio de Caso. La Educación Infantil es una fase importante para el desarrollo del niño, y corroborando con estudios anteriores la presente investigación nos muestra que falta a la mayoría de los profesores conocimientos específicos acerca de la organización curricular para la Educación Infantil, además del desconocimiento sobre documentos y leyes que amparan profesión, sin embargo se hace necesario crear posibilidades de aprendizaje tanto para los profesionales de la educación y los alumnos. <![CDATA[FORMACIÓN DE LECTORES EN LAS AMAZONAS: LA RELACIÓN ENTRE LA UNIVERSIDAD Y MOVIOS SOCIALES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100225&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo se propõe analisar uma experiência realizada por uma instituição de ensino superior do Amazonas nos anos de 2012 e 2013 desenvolvida por meio de um projeto de extensão envolvendo a prática de leitura e literatura com um grupo de mulheres artesãs e índios aldeados. A literatura escolhida foi A Caligrafia de Deus de Marcio Souza (2008), Sol de Feira de Luiz Bacellar (2009) e Os Estatutos do Homem de Thiago de Melo (2009). Os resultados observados nos permitem afirmar que a experiência possibilitou a ampliação da leitura de mundo dos sujeitos, popularizando, o acesso a obras que, até então, eram restritas a poucos, bem como se mostrou como possiblidade de estreitar os vínculos entre a universidade e os movimentos sociais.<hr/>ABSTRACT This article proposes to analyze an experience carried out by an institution of higher education of the Amazon in the years of 2012 and 2013 developed through an extension project involving the practice of reading and literature with a group of women artisans and village Indians. . The chosen literature was The Calligraphy of God by Marcio Souza (2008), Sol de Feira by Luiz Bacellar (2009) and The Statutes of Man by Thiago de Melo (2009). The observed results allow us to affirm that the experience allowed the broadening of the world reading of the subjects, popularizing, access to works that until then were restricted to few, as well as showed as a possibility to strengthen the bonds between the university and the social movements.<hr/>Este artículo se propone analizar una experiencia realizada por una institución de enseñanza superior del Amazonas en los años 2012 y 2013 desarrollada por medio de un proyecto de extensión involucrando la práctica de lectura y literatura con un grupo de mujeres artesanas e indios aldeados. . La literatura elegida fue La Caligrafía de Dios de Marcio Souza (2008), Sol de Feria de Luiz Bacellar (2009) y Los Estatutos del Hombre de Thiago de Melo (2009). Los resultados observados nos permiten afirmar que la experiencia posibilitó la ampliación de la lectura de mundo de los sujetos, popularizando, el acceso a obras que, hasta entonces, eran restringidas a pocos, así como se mostró como posibilidad de estrechar los vínculos entre la universidad y los los movimientos sociales. <![CDATA[LA CONSTRUCCIÓN DE LA IMAGEN DEL DIABLO EN LA LITERATURA INFANTIL: UNA LECTURA DEL CUENTO "EL BUEN DIABLO", DE MONTEIRO LOBATO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100274&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Na obra Contos da Tia Nastácia, publicada em 1937, uma antologia de historietas populares narradas pela personagem título a pedido de Pedrinho e da boneca Emília, podemos observar o entrecruzamento dos discursos religioso e folclórico, científico e popular. Nesse livro, a criada negra desfia os contos populares aos moradores do sítio, os quais, com postura crítica e interpelativa, tornam cada vez mais tensa a relação discursiva das histórias populares ouvidas. Ao resgatar folclores e crenças, Lobato procura desmitificá-los. Assim, no conto “O bom diabo”, o amansar da maldade e a relativização da bondade se compenetram a partir da simetria entre São Miguel e o Diabo, levando-nos a pensar em que medida esses sentimentos constituem o ser humano e a sociedade ocidental. Buscaremos, portanto, mostrar como se constituem os discursos religioso e folclórico na história infantil “O bom diabo”, de Monteiro Lobato. Para isso, refletiremos sobre a formação da literatura infantil e sobre a construção do imaginário da figura do diabo na cultura ocidental.<hr/>ABSTRACT: In A Tales Nastácia, published in 1937, an anthology of popular comic stories narrated by the title character at the request of Pedrinho and the Emília doll, we can observe the intertwining of religious and folkloric, scientific and popular discourses. In this book, the black maid slips the folktales from the locals, who, with a critical and interpersonal posture, make the discursive relation of popular stories heard increasingly tense. By rescuing folklore and beliefs, Lobato seeks to demystify them. Thus, in the story "The Good Devil," the taming of evil and the relativization of goodness are compenetrated from the symmetry between Saint Michael and the Devil, leading us to think to what extent these feelings constitute the human being and Western society . We will try, therefore, to show how the religious and folkloric discourses are constituted in the children's story "The good devil", by Monteiro Lobato. For this, we will reflect on the formation of children's literature and on the construction of the imaginary of the figure of the devil in Western culture.<hr/>RESUMEN: En la obra Cuentos de la Tía Nastácia, publicada en 1937, una antología de historietas populares narradas por el personaje título a pedido de Pedrito y de la muñeca Emilia, podemos observar el entrecruzamiento de los discursos religioso y folclórico, científico y popular. En ese libro, la criada negra desata los cuentos populares a los habitantes del sitio, los cuales, con postura crítica e interpelativa, hacen cada vez más tensa la relación discursiva de las historias populares escuchadas. Al rescatar folclores y creencias, Lobato busca desmitificarlos. Así, en el cuento "El buen diablo", el amansar de la maldad y la relativización de la bondad se compenetran a partir de la simetría entre San Miguel y el Diablo, llevándonos a pensar en qué medida esos sentimientos constituyen el ser humano y la sociedad occidental . Buscaremos, por lo tanto, mostrar cómo se constituyen los discursos religioso y folclórico en la historia infantil "El buen diablo", de Monteiro Lobato. Para ello, reflexionamos sobre la formación de la literatura infantil y sobre la construcción del imaginario de la figura del diablo en la cultura occidental. <![CDATA[SENTIDOS DE CURRICULUM EN LA ESCUELA MUNICIPAL GLAUBER DOS SANTOS BORGES: QUÉ DICEN LOS PROFESORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100288&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto compartilha uma pesquisa sobre sentidos de Currículo em uma escola municipal localizada na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Repensa a produção curricular com os professores, no contexto da prática da escola. Os objetivos dessa pesquisa são: ampliar o entendimento de currículo com os professores da escola e articular a teorização do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Utilizamos o referencial teórico de Alice C. Lopes e Elizabeth Macedo para pensar a produção curricular e S. Ball como possibilidade heurística de análise dos contextos da escola. Concluímos que a diversidade da produção de currículo no contexto da prática escolar é um dos aspectos que contribui para a reconfiguração das políticas curriculares.<hr/>RESUMEN Esta es una investigación sobre sentidos de Currículo en una escuela ubicada en la Costa Verde en RJ, Brazil. Se repiensa el curriculo con los profesores, en la práctica escolar. Son los objetivos: ampliar la comprension de currículo con los profesores y articular la teoría del Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Utilizamos Alice Lopes y Elizabeth Macedo para analizar la producción curricular y S. Ball como parte heurística del análisis de los contextos de la escuela. Concluimos que la diversidad en la producción de currículo en el contexto de la práctica escolar es uno aspecto que contribuye a la reconfiguración de las políticas de currículo.<hr/>ABSTRACT This text shares a research about Curriculum meanings in a municipal school located in Costa Verde, RJ, Brazil. It rethinks the curricular production with teachers, in the context of school practice. The objectives of research are: to broaden the understanding of curriculum with teachers and articulate Stephen Ball’s Policy Cycle theory. We used the theoretical reference of Alice Lopes and Elizabeth Macedo to think about the curricular production and S. Ball as a heuristic analysis possibility in school. We conclude that diversity of curriculum production in the context of school practice is one aspect that contributes to the reconfiguration of curricular policies. <![CDATA[EL CUERPO NUESTRO DE CADA DÍA: CORPOREIDAD Y FORMACIÓN DE PROFESORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100304&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo foi produzido no contexto da pesquisa “Corpo, arte e natureza: investigando metodologias de formação docente” (UNIRIO). Seu objetivo é apresentar alguns questionamentos inicias a cerca da necessária integração de estudos e experiências voltados para a dimensão corporal nos processos formativos do professor, centrando-se na formação inicial. Para tanto, inicia evidenciando os desafios do contexto educacional e os limites de espaço e tempo presentes nas instituições educacionais. Em seguida, assentando-se nas pesquisas narrativas e biográficas, traz elementos da trajetória de formação estética da autora com vistas e destacar elementos que podem contribuir para as práticas formativas para, em seguida, apresentar e refletir sobre alguns dos aspectos da experiência vivenciada pela autora ao ministrar a disciplina obrigatória Corpo e Movimento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Como conclusão provisória, por tratar-se de uma pesquisa em andamento, sublinha-se o papel da formação como espaço de promoção de mudanças de uma sociedade heterogênea, que busca qualidade de vida para todos e que considere às expressões corporais dos sujeitos e suas necessidades de integrá-las em seu processo de aprendizado.<hr/>ABSTRACT: This article was produced in the context of the research "Body, art and nature: investigating methodologies of teacher education" (UNIRIO). Its objective is to present some initial questions about the necessary integration of studies and experiences directed to the corporal dimension in the formative processes of the teacher, focusing on the initial formation. To do so, it begins by highlighting the challenges of the educational context and the limits of space and time present in educational institutions. Then, based on narrative and biographical research, it brings elements of the trajectory of aesthetic formation of the author with views and highlight elements that can contribute to the formative practices to then present and reflect on some of the aspects of the experience experienced by the author To teach the compulsory discipline Body and Movement of the Pedagogy Course of the Federal University of the State of Rio de Janeiro. As an interim conclusion, since it is an ongoing research, the role of training as a space for the promotion of change in a heterogeneous society, which seeks quality of life for all and that considers the body expressions of the subjects and their needs Of integrating them into their learning process.<hr/>RESUMEN: Este artículo fue producido en el contexto de la investigación "Cuerpo, arte y naturaleza: investigando metodologías de formación docente" (UNIRIO). Su objetivo es presentar algunos cuestionamientos iniciales a cerca de la necesaria integración de estudios y experiencias volcados a la dimensión corporal en los procesos formativos del profesor, centrándose en la formación inicial. Para ello, inicia evidenciando los desafíos del contexto educativo y los límites de espacio y tiempo presentes en las instituciones educativas. A continuación, asentándose en las investigaciones narrativas y biográficas, trae elementos de la trayectoria de formación estética de la autora con vistas y destacar elementos que pueden contribuir a las prácticas formativas para, a continuación, presentar y reflexionar sobre algunos de los aspectos de la experiencia vivenciada por la autora al ministrar la disciplina obligatoria Cuerpo y Movimiento del Curso de Pedagogía de la Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro. Como conclusión provisional, por tratarse de una investigación en marcha, se subraya el papel de la formación como espacio de promoción de cambios de una sociedad heterogénea, que busca calidad de vida para todos y que considere las expresiones corporales de los sujetos y sus necesidades de integrarlas en su proceso de aprendizaje. <![CDATA[EDUCATION AS AN ART OF ENCOUNTERS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052018000100316&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente ensaio é estruturado em torno da crítica ao antropocentrismo. Trata-se de uma crítica que problematiza a limitada/restrita construção de mundo que tal princípio nos impõe, pois, sem um rompimento definitivo com o antropocentrismo não é possível liberar a potência da diferença, nos circuitos criativos dos diversos devires e dos novos modos de existência. Em torno disso, a educação e os empreendimentos curriculares, bem como as demandas formativas que se depreendem desses processos, poderão ser de grande valia, na medida em que funcionem como potentes instâncias ontológicas, ecológicas, epistemológicas, existenciais etc., nos ajudando na composição/configuração de novos mundos possíveis. Nesse sentido, a educação torna-se, ao mesmo tempo, um empreendimento crítico e criativo, pois, além de problematizar o existente, ajuda a constituir o novo. Por isso, também consiste num potente mobilizador/criador de existências: de novos modos de vida. Assim, compreende-se que uma das formas de liberarmos a diversidade de modos de vida, na atual aridez que nos encontramos, é resgatar e/ou problematizar a potência dos movimentos que se dão através das possibilidades de encontros, pois o encontro nos mobiliza em relação a um mundo que se encontra sempre em devir.<hr/>Abstract: This essay is structured around the critique of anthropocentrism. It is a critique that problematizes the limited/restricted construction of the world that this principle imposes upon us, since, without an definite break from anthropocentrism it is not possible to liberate the power of difference within the creative circuits of the various becomings and new ways of existence. Around this, education and curricular entrepreneurship, as well as the formative demands that emerge from these processes, can be of great value, as long as they function as potent ontological, ecological, epistemological, existential, etc. instances, helping us in the composition/configuration of new possible worlds. In this sense, education at the same time, is a critical and creative enterprise, since, in addition to problematizing the existing one, it helps to constitute the new. Therefore, it also consists of a powerful mobilizer/inventor of new ways of life. That said, one understands that one of the ways of liberating the diversity of ways of life, in the current aridity that we find, is to rescue and/or problematize the power of the movements that occur through the possibilities of encounters, because the encounter moves us towards a world that is always in the process of becoming.<hr/>Résumé: Cet essai est structuré autour de la critique de l'anthropocentrisme. C'est une critique qui problématise la construction limitée/restreinte du monde que ce principe nous impose, puisque, sans rupture effective avec l'anthropocentrisme il est possible de libérer le pouvoir de la différence, dans les circuits créatifs des diverses bases et des nouveaux modes d'existence. Autour de cela, l'éducation et l'esprit d'entreprise curriculaire, ainsi que les exigences formatives qui émergent de ces processus, peuvent être d'une grande valeur, dans la mesure où ils fonctionnent comme instances puissantes das le domaine ontologique, écologique, épistémologique, existentiel, etc., nous aidant dans la composition/configuration de nouveaux mondes possibles. En ce sens, l'éducation, en même temps, est une entreprise critique et créative, car, en plus de problématiser l'existant, elle contribue à constituer le nouveau. Par conséquent, elle se consistiue également en un puissant mobilisateur/inventeur de nouveaux modes de vie. Ceci dit, on comprend que l'une des façons de libérer la diversité des modes de vie, dans l'aridité actuelle dont nous trouvons, est de sauver et/ou de problématiser le pouvoir des mouvements qui se produisent à travers les possibilités de rencontres, parce que la rencontre nous meut par rapport à un monde qui est toujours en train de devenir.