Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520190001&lang=pt vol. 20 num. 56 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[UNIVERSIDADE E DEMOCRACIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[UNIVERSIDADE E DEMOCRACIA: PARA QUÊ? PARA QUEM?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[POTENCIAL TRANSFORMADOR DO ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar o potencial transformador que o Ensino Superior poderá ter na sociedade cabo-verdiana. Embora tenha um historial ainda breve, este subsistema de ensino tem mostrado uma forte dinâmica ao longo das últimas décadas em Cabo Verde. Dadas a sua particular relação com a sociedade, urge conhecer como pode modificar algumas estruturas sociais deste país. Tomando os dados oficiais mais recentes como corpus de análise, se avaliam a acessibilidade e equidade do Ensino Superior em Cabo Verde, assim como a sua qualidade e relevância. À luz das funções das universidades propostas por Castells, se defende que as Universidades cabo-verdianas pugnem por valores humanistas, que influenciem as elites por si formadas a instaurarem padrões mais democráticos na sociedade e no mercado de trabalho. Para tal, o Ensino Superior deve mudar para um paradigma transformador do panorama da inovação, pesquisa e desenvolvimento.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the transformative potential that Higher Education can have in Cape Verdean society. Although it has a short history, this subsystem of teaching has shown a strong momentum over the last decades in Cape Verde. Given its particular relationship with society, it is urgent to know how it can modify some social structures of this country. Taking the most recent official data as a corpus of analysis, the accessibility and equity of Higher Education in Cape Verde, as well as their quality and relevance, are evaluated. In the light of the functions of the universities proposed by Castells, it is argued that the Cape Verdean Universities should strive for humanistic values that influence the elites they have established to establish more democratic standards in society and in the labor market. To this end, Higher Education must change to a transformative paradigm of innovation, research and development.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar el potencial transformador que la Enseñanza Superior podrá tener en la sociedad caboverdiana. Aunque tiene un historial todavía breve, este subsistema de enseñanza ha mostrado una fuerte dinámica a lo largo de las últimas décadas en Cabo Verde. Dadas su particular relación con la sociedad, urge conocer cómo puede modificar algunas estructuras sociales de este país. Tomando los datos oficiales más recientes como corpus de análisis, se evalúan la accesibilidad y equidad de la Enseñanza Superior en Cabo Verde, así como su calidad y relevancia. A la luz de las funciones de las universidades propuestas por Castells, se defiende que las Universidades caboverdianas pugnen por valores humanistas, que influencien a las élites por sí formadas a instaurar patrones más democráticos en la sociedad y en el mercado de trabajo. Para ello, la Enseñanza Superior debe cambiar a un paradigma transformador del panorama de la innovación, investigación y desarrollo. <![CDATA[O ENSINO UNIVERSITÁRIO NO PENSAMENTO DE GILBERTO FREYRE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Gilberto Freyre (1900-1987) destaca-se como um dos autores clássicos do Pensamento Social Brasileiro, sendo considerado um dos principais intérpretes do Brasil. Todavia, seu trabalho ainda é insuficientemente explorado no campo educacional, especialmente no debate sobre o ensino universitário. Neste breve artigo, pretendo realizar alguns apontamentos sobre como Freyre analisa a questão do ensino universitário no Brasil, apontando como suas posições neste campo relacionam-se a suas experiências acadêmicas anteriores, produzindo uma concepção de ensino associada à pesquisa e à ideia de região.<hr/>ABSTRACT Gilberto Freyre (1900-1987) stands out as one of the classic authors of Brazilian Social Thought, being considered one of the main interpreters of Brazil, however, his work is still insufficiently explored in the educational field, especially in the debate about university teaching. In this brief article I intend to make some notes about how Freyre analyzes the issue of university teaching in Brazil, pointing out how his positions in this field relate to his previous academic experiences, producing a conception of teaching associated with research and the idea of region.<hr/>RESUMEN Gilberto Freyre (1900-1987) se destaca como uno de los autores clásicos del pensamiento social brasileño, siendo considerado uno de los principales intérpretes de Brasil. Sin embargo, su trabajo aún no está suficientemente explorado en el campo educativo, especialmente en el debate sobre docencia universitaria. En este breve artículo pretendo realizar algunos apuntes sobre cómo Freyre analiza la cuestión de la enseñanza universitaria en Brasil, apuntando cómo sus posiciones en este campo se relacionan con sus experiencias académicas anteriores, produciendo una concepción de enseñanza asociada a la investigación y a la idea de región. <![CDATA[A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO E DOS <em>FAZIMENTOS</em> DO INTELECTUAL DARCY RIBEIRO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo analisa o pensamento-ação de Darcy Ribeiro, ressaltando a importância de seu pensamento e sinalizando como seus fazimentos e sua intensa participação política no campo governamental influenciaram a educação brasileira, destacadamente a universidade. Pretende-se demonstrar como se naturalizam os fatos históricos, relativizando as pretensões teóricas do liberalismo e assinalando as tendências culturais e econômicas predatórias do processo de globalização econômica, estabelecendo um contraponto ao ideário de Darcy, inspirado na diversificação dos povos e no reconhecimento do que chamou de “processo civilizatório”.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the path made by Darcy Ribeiro and how his thoughts and acts influenced the brazilian education, mostly the university. The study also demonstrates how the ideology gets to naturalize historic facts and strongly criticizes the theory claims of the liberalism and also points to the culturally and economically predatory trends of the present globalization process. This work takes about the importance of the thought and actions of Darcy Ribeiro, by understanding that diversification of people and their recognition, which he called “civilizing process”.<hr/>RESUMEN Este estudio investiga el sentido de la universidad en el pensamiento de uno de los pensadores más proficuos de Brasil y de América Latina, Darcy Ribeiro. Como su pensamiento contribuió para el proceso de construcción de la educacion brasilena y la universidad. Tambiém, hacemos un análisis de la sociedad liberal en su versión más actual, o sea, entendida como un conjunto de consumidores. El presente trabajo resalta, también, la importancia del pensamiento y de las acciones del intelectual Darcy Ribeiro. Se abordan sus hechos educacionales y la diversificación de los pueblos a lo qué Darcy Ribeiro llamó “proceso civilizatorio”. <![CDATA[DE VOLTA AO “TERCEIRO MILÊNIO”: CÍRCULOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA UENF EM CAMPOS DOS GOYTACAZES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100068&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Analiso o processo de construção da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em Campos dos Goytacazes/RJ, em 1993, observando, a partir da dinâmica das interações e do entrecruzamento de diversos “círculos sociais” segundo Georg Simmel, os conflitos e controvérsias impressas nas relações entre os grupos intelectuais e políticos envolvidos com o movimento singular de fundação de uma universidade pública a apostar na Ciência e na Tecnologia para promover o desenvolvimento regional e nacional.<hr/>ABSTRACT I analyze the process of building the State University of North Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) in Campos dos Goytacazes/RJ, in 1993, observing the dynamics of the interaction and interweaving of different "social circles" as appointed by Georg Simmel, conflicts and controversies in the relationship between the intellectuals and politicians groups involved with the movement of foundation of a public university focusing on science and technology to promote regional and national development.<hr/>RESUMEN Analizo el proceso de construcción de la Universidad Estatal del Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) en Campos dos Goytacazes/RJ, em 1993, observando en la dinámica de las interacciones y de los entrecruzamientos de diversos "círculos sociales", según Georg Simmel, los conflictos y controversias impresas en las relaciones entre los grupos intelectuales y políticos involucrados con el movimiento singular de fundación de una universidad pública, apostando por la Ciencia y la Tecnología para promover el desarrollo regional y nacional. <![CDATA[A UNILA E A INTEGRAÇÃO: MIRAGEM LATINA, HORIZONTE NEOLIBERAL OU DISPUTAS CONTÍNUAS?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo principal deste artigo é apresentar a UNILA a partir de uma perspectiva histórico-crítica, marxiana, àluz da história pensada e realizada de sua missão como universidade latino-americana para a integração, à luz dos nove anos que formalizam sua existência, de 2010-2019. Utilizaremos, como recurso didático, a compreensão de três momentos chaves da história das relações diplomáticas/internacionais do Brasil com o cone sul e os demais países do continente, que se mesclam com a própria história da UNILA: 2007-2010; 2010-2016; 2016, adiante. As perguntas geradoras de condução deste artigo serão: Como nasce e se desenvolve a UNILA? Quais os contextos de política externa e nacional nos quais está inserida a UNILA?<hr/>ABSTRACT The main objective of this article is to present UNILA from a historical-critical, Marxian perspective, in the light of the planned and realized history of its mission as a Latin American university for integration, in light of the nine years that formalize its existence, 2010 -2019.We will use as a didactic resource the understanding of three key moments in the history of Brazil's diplomatic / international relations with the southern cone and the other countries of the continent, which merge with UNILA's own history: 2007-2010; 2010-2016; 2016 below. The driving questions for this article will be: How is UNILA born and developed? What are the foreign and national policy contexts in which UNILA is inserted?<hr/>RESUMEN El objetivo principal de este artículo es presentar a UNILA desde una perspectiva histórico-crítica, marxiana, a la luz de la historia pensada y realizada de su misión como universidad latinoamericana para la integración, a la luz de los nueve años que formalizan su existencia, de 2010 -2019.Utilizaremos, como recurso didactico, la comprensión de tres momentos claves de la historia de las relaciones diplomáticas/internacionales de Brasil con el cono sur y los demás países del continente, que se mezclan con la propia historia de la UNILA: 2007-2010 ; 2010-2016; 2016 en adelante. Las preguntas generadoras de conducción de este artículo serán: ¿Cómo nace y se desarrolla la UNILA? ¿Cuáles son los contextos de política exterior y nacional en los que está inserta la UNILA? <![CDATA[A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A proposta deste trabalho é refletir, a partir dos estudos de Darcy Ribeiro em “A Universidade Necessária” (1991) em diálogo com outros autores contemporâneos,sobre o lugar da modalidade 'Educação a Distância' na ampliação da oferta educacional de nível superior no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, analisamos a trajetória do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e sua conexão com o pensamento-ação de Darcy Ribeiro - entusiasta da EaD num tempo em que a modalidade ainda não era considerada no âmbito das políticas públicas de educação. Ao traçar as linhas gerais dos caminhos e descaminhos do Cederj, indagamos sobre os desafios que se apresentam e sublinhamos sua potência enquanto via de acesso ao ensino superior por milhares de estudantes.<hr/>ABSTRACT The proposal of this work is to reflect, based on the studies of Darcy Ribeiro in “A Universidade Necessária” (1991) in interaction with other authors about the place o distance learning in the expansion of the educational offer of higher education in the State of Rio de Janeiro. For that, we analyse the trajectory of the Center for Distance Education of the State of Rio de Janeiro (Cederj) and its connection with Darcy Ribeiro's thought-action - who was an enthusiast of distance learning in a time when the modality wasn’t considered yet amongst the public policies of education. In tracing the general lines of Cederj's way sand mis places, we inquire about the challenge sthat we face and underline its power as a way of access to higher education by thousands of students.<hr/>RESUMEN La propuesta de este trabajo es reflexionar, a partir de los estudios de Darcy Ribeiro en “A Universidade Necessária” (1991) en diálogo con otros autores contemporáneos, sobre el lugar de la modalidad 'Educación a Distancia' en la ampliación de la oferta educativa de nivel superior en el Estado de Rio de Janeiro. Para ello, analizamos la trayectoria del Centro de Educación a Distancia del Estado de Río de Janeiro (Cederj) y su conexión con el pensamiento-acción de Darcy Ribeiro - entusiasta de EaD en un tiempo en que la modalidad aún no era considerada en el ámbito de las políticas públicas de educación. Al trazar las líneas generales de los caminos y descaminos del Cederj, indagamos sobre los desafíos que se presentan y subrayamos su potencia como vía de acceso a la enseñanza superior por miles de estudiantes. <![CDATA[ENTRE COMEMORAÇÕES, TENSÕES E CONSTRANGIMENTOS: INGRESSO NA UNIVERSIDADE PELO SISTEMA DE COTAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar o processo de ingresso e de permanência na universidade de discentes cotistas, destacando desafios, tensões e constrangimentos. Trata-se de estudo etnográfico, com utilização de entrevistas de narrativas de vida. O ingresso na universidade constitui-se em motivo de comemoração para os discentes que, em geral, reconhecem a importância do sistema de cotas para esse fim. No entanto, além das dificuldades financeiras, convivem com episódios de estigmatização e discriminação. Parte dos estudantes busca superar tais desafios através da organização coletiva. Outros, através de sacrifício pessoal. Assim, tão fundamental quanto assegurar as condições materiais de permanência na universidade, também o é investir no combate a toda e qualquer forma de discriminação.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the process of admission and staying in the university of quota students, evidencing challenges, tensions and constraints. This is an ethnographic study, with the use of interviews of life narratives. Admission to the university is a reason for commemoration for students who, in general, recognize the importance of the quota system for this purpose. However, in addition to financial difficulties, they coexist with episodes of stigmatization and discrimination. Some of the students seek to overcome such challenges through collective organization. Others, by personal sacrifice. Thus, as fundamental as ensuring the material conditions of permanence in the university, so is to invest in the fight against any form of discrimination.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de ingreso y de permanência em la universidad de discentes cotistas, destacando desafíos, tensiones y limitaciones. Se trata de estudio etnográfico, conutilización de entrevistas de narrativas de vida. El ingreso em la universidad se constituye en motivo de conmemoración para los discentes que, en general, reconocen la importancia del sistema de cuotas para ese fin. Sin embargo, además de las dificultades financieras, conviven com episodios de estigmatización y discriminación. Parte de los estudiantes busca superar estos desafíos através de la organización colectiva. Otros, por el sacrifício personal. Así, tan fundamental como asegurarlas condiciones materiales de permanencia en la universidad, también lo es invertiren el combate a toda forma de discriminación. <![CDATA[A POTÊNCIA DA UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SI E DE UM AGIR SOBRE O MUNDO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho busca, a partir de uma problematização acerca dos atravessamentos neoliberais nas Instituições de Ensino Superior (IES) e da análise de dados obtidos em duas pesquisas, realizadas individualmente por suas autoras, refletir sobre a potência da universidade como espaço de construção de si, contexto de subjetivação e de atuação política. O destaque que a educação superior tem nesse cenário neoliberal é pontuado por atravessamentos de crises, conflitos e contradições. Deste modo, a Universidade acaba não dando conta de exercer o seu papel na formação de cidadãos. Ao mesmo tempo, os dados aqui analisados apontam que no cotidiano de convívio entre os estudantes e com as suas IESs o potencial de ampliação da experiência universitária se consolida, potencializa e extravasa.<hr/>ABSTRACT This paper seeks to reflect on the power of the university as a space of construction, based on a problematization about the neoliberal crossings in the undergraduatin schooland the analysis of the data obtained in two researches carried out individually by both authors, of itself, thinking it as a context of subjectivation and political action. The prominence that higher education has in this neoliberal scenario is punctuated by crises, conflicts and contradictions, thus, the University ends up not realizing its role in the formation of citizens. At the same time, the data analyzed here show that in the day-to-day life of the students and in the different instances of institutions in which they are enrolled, the potential for expanding university experience is consolidated, increased and subverted.<hr/>RESUMEN Este trabajo busca, a partir de una problematización acerca de los atravesamientos neoliberales en las InstituiciónsUniversitárias y del análisis de datos obtenidos en dos investigaciones, realizadas individualmente por ambas autoras, reflexionar sobre la potencia de la universidad como espacio de construcción de sí, pensando en ella como contexto de subjetivación y de actuación política. El destaque que la educación superior tiene en ese escenario neoliberal es puntuado por atravesamientos de crisis, conflictos y contradicciones, de este modo, la Universidad acaba no dando cuenta de ejercer su papel en la formación de ciudadanos. Al mismo tiempo, los datos aquí analizados apuntan que en el cotidiano de convivencia entre los estudiantes y en las diferentes instancias de las Instituicións en las que están matriculados que el potencial de ampliación de la experiencia universitaria se consolida, potencializa y extravasa. <![CDATA[AUTONOMIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A CIBERCULTURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100171&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo trata da autonomia discente em John Dewey e sua atualidade na prática das metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo e na participação ativista em rede. O tema “Autonomia discente na universidade: metodologias ativas e a cibercultura” teve como objetivo geral refletir a perspectiva do desenvolvimento de um aluno autônomo com o aprender. Dentre os autores pesquisados estão TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). Pôde-se inferir que nas metodologias ativas hoje aplicadas em sala de aula, encontram-se pressupostos de autonomia discente em Dewey, na medida em que a valorização do aluno como centro do aprendizado no trabalho em grupos, além do trabalho individual, é estimulada em ambiente educacional democrático.<hr/>ABSTRACT ABSTRACTThe present article deals with the student autonomy in John Dewey and its actuality in the practice of the active methodologies in the contemporary educational scene and in the activist participation in network. The theme "Student autonomy at university: active methodologies and cyberculture" had as objective to reflect the perspective of the development of an autonomous student with the learning. Among the authors researched are TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). It is possible to infer that in the active methodologies currently applied there are assumptions of student autonomy, to the extent that the student's valorization as the center of learning in group work, besides individual work, is stimulated in a democratic educational environment.<hr/>RESUMEN El presente artículo se refiere a la autonomía discente en John Dewey y su actualidad en la práctica de las metodologías activas en el escenario educacional contemporáneo y en la participación activa en red. En este punto de vista el tema “La autonomia discente en la universidad: metodologias activas y la cibercultura” y la meta general ha sido reflexionar sobre la herencia de Dewey de autonomía discente en la actualidad en la práctica de las metodologías activas. La comprensión del tema contemporáneo justifica esta pesquisa. Prestigiosos autores han sido investigados para la elaboración de esta pesquisa como TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). A medida en que la valoración del alumno como el centro del aprendizaje en el trabajo en equipo, además del trabajo personal, la estimulación en el ambiente educativo democrático. <![CDATA[“NOSSA TAREFA AGORA É RECUPERAR A ‘UNIVERSIDADE NECESSÁRIA’, A UNIVERSIDADE QUE TENHA O CONHECIMENTO COMO DIREITO UNIVERSAL”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100188&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo trata da autonomia discente em John Dewey e sua atualidade na prática das metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo e na participação ativista em rede. O tema “Autonomia discente na universidade: metodologias ativas e a cibercultura” teve como objetivo geral refletir a perspectiva do desenvolvimento de um aluno autônomo com o aprender. Dentre os autores pesquisados estão TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). Pôde-se inferir que nas metodologias ativas hoje aplicadas em sala de aula, encontram-se pressupostos de autonomia discente em Dewey, na medida em que a valorização do aluno como centro do aprendizado no trabalho em grupos, além do trabalho individual, é estimulada em ambiente educacional democrático.<hr/>ABSTRACT ABSTRACTThe present article deals with the student autonomy in John Dewey and its actuality in the practice of the active methodologies in the contemporary educational scene and in the activist participation in network. The theme "Student autonomy at university: active methodologies and cyberculture" had as objective to reflect the perspective of the development of an autonomous student with the learning. Among the authors researched are TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). It is possible to infer that in the active methodologies currently applied there are assumptions of student autonomy, to the extent that the student's valorization as the center of learning in group work, besides individual work, is stimulated in a democratic educational environment.<hr/>RESUMEN El presente artículo se refiere a la autonomía discente en John Dewey y su actualidad en la práctica de las metodologías activas en el escenario educacional contemporáneo y en la participación activa en red. En este punto de vista el tema “La autonomia discente en la universidad: metodologias activas y la cibercultura” y la meta general ha sido reflexionar sobre la herencia de Dewey de autonomía discente en la actualidad en la práctica de las metodologías activas. La comprensión del tema contemporáneo justifica esta pesquisa. Prestigiosos autores han sido investigados para la elaboración de esta pesquisa como TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). A medida en que la valoración del alumno como el centro del aprendizaje en el trabajo en equipo, además del trabajo personal, la estimulación en el ambiente educativo democrático. <![CDATA[DARCY RIBEIRO: EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE. LÚCIA VELLOSO MAURÍCIO (ORG.). SÃO PAULO: GLOBAL, 2018]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta resenha busca apresentar ao leitor algumas das inquietações por trás do pensamento de Darcy Ribeiro, a partir dos textos organizados no livro de Lúcia Velloso. Em que pese haver passado mais de duas décadas desde o falecimento daquele autor (educador, antropólogo e, acima de tudo, brasileiro), seus escritos seguem mais atuais e necessários que nunca, a fim de se compreender o papel crítico a ser desempenhado por uma educação de qualidade, voltada para a formação da cidadania.<hr/>ABSTRACT This review tries to present to the reader some of the anxieties behind the thought of Darcy Ribeiro, from the texts organized in the book of Lúcia Velloso. Although more than two decades have passed since the death of the author (educator, anthropologist and, above all, Brazilian), his writings are more current and necessary than ever before, in order to understand the critical role to be played by a quality education, focused on the formation of citizenship.<hr/>RESUMEN Esta revisión trata de presentar al lector algunas de las ansiedades detrás del pensamiento de Darcy Ribeiro, a partir de los textos organizados en el libro de Lúcia Velloso. Aun que han transcurrido más de dos décadas desde la muerte del autor (educador, antropólogo y, sobre todo, brasileño), sus escritos son más actuales y necesarios que nunca, para comprender el papel fundamental que debe desempeñar una educación de calidad, centrada en la formación de la ciudadanía. <![CDATA[COMO AS ESCOLAS FAZEM AS POLÍTICAS: ATUAÇÃO EM ESCOLAS SECUNDÁRIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta resenha busca apresentar ao leitor algumas das inquietações por trás do pensamento de Darcy Ribeiro, a partir dos textos organizados no livro de Lúcia Velloso. Em que pese haver passado mais de duas décadas desde o falecimento daquele autor (educador, antropólogo e, acima de tudo, brasileiro), seus escritos seguem mais atuais e necessários que nunca, a fim de se compreender o papel crítico a ser desempenhado por uma educação de qualidade, voltada para a formação da cidadania.<hr/>ABSTRACT This review tries to present to the reader some of the anxieties behind the thought of Darcy Ribeiro, from the texts organized in the book of Lúcia Velloso. Although more than two decades have passed since the death of the author (educator, anthropologist and, above all, Brazilian), his writings are more current and necessary than ever before, in order to understand the critical role to be played by a quality education, focused on the formation of citizenship.<hr/>RESUMEN Esta revisión trata de presentar al lector algunas de las ansiedades detrás del pensamiento de Darcy Ribeiro, a partir de los textos organizados en el libro de Lúcia Velloso. Aun que han transcurrido más de dos décadas desde la muerte del autor (educador, antropólogo y, sobre todo, brasileño), sus escritos son más actuales y necesarios que nunca, para comprender el papel fundamental que debe desempeñar una educación de calidad, centrada en la formación de la ciudadanía. <![CDATA[“SÁBADOS COM DELEUZE”: IMAGENS NA ESCRITA E ESCREVER PELO FORA ENTRE ARTE, PESQUISA E EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo trata dos modos como o Coletivo de Estudos ‘Sábados com Deleuze’ tem trabalhado com textos e imagens em suas pesquisas entre arte e educação - não como reforço ou decalque de realidades fixas, mas como disparadores de tramas discursivas que excedem, ampliam, tensionam visualidades e escritas formuladoras de multiplicidades experimentativas. Também busca, a partir do conceito de Fora em Deleuze - enquanto singularidade no pensamento que se mantém distante de toda e qualquer subjetividade formada - acionar formas de fazer pesquisas menores, ou seja, marginais em relação ao que o artigo nomeia de acordo com seu campo teórico como Pesquisas Majoritárias.<hr/>ABSTRACT The article addresses how the Study Group 'Saturdays with Deleuze' has been working with texts and images in its research on art and education - not as a reinforcement or decal of fixed realities, but as triggers of discursive plots that surpass, amplify, tense visualities and writings formulating experimental multiplicities. It also seeks, based on Deleuze’s Outside concept - as a singularity in thinking that keeps itself apart from any and all formed subjectivity - to trigger ways of doing smaller, that is, marginal research in relation to what the article names, according to its theoretical field, as Major Research.<hr/>RESUMEN El artículo trata del modo como el Colectivo de Estudios ‘Sábados com Deleuze’ ha trabajado con textos e imágenes en sus investigaciones entre arte y educación - no como refuerzo o decalque de realidades fijas, y sí como disparadores de líneas discursivas que exceden, amplían, tensan visualidades y escrituras formuladoras de multiplicidades experimentacionales. También quiere, a partir del concepto de Fora en Deleuze - mientras singularidad en el pensamiento que se mantiene alejado de toda y cualquier subjetividad formada - accionar formas de hacer investigaciones menores, o sea, marginales en relación al que el artículo llama de acuerdo con su campo teórico como Investigaciones Mayoritarias. <![CDATA[O GRUPO <em>THE MANIFEST</em>: (RE)INVENTANDO O <em>HIP HOP</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo surge de um Estudo de Caso desenvolvido na cidade de Bagé (RS), no ano de 2016, acerca da temática “Identidades juvenis e as novas configurações sociais do Hip Hop no contexto da globalização de mercado”. A análise das práticas discursivas e não discursivas de jovens integrantes do Grupo The Manifest que participaram da pesquisa indicaram descontinuidades quanto à compreensão das novas tecnologias como fator de visibilidade social e cultural e regularidades quanto à necessidade de manter certas tradições da cultura Hip Hop, evidenciando efeitos híbridos. A dança se constitui numa prática de resistência ao preconceito presente na região fronteiriça gaúcha. É nesse jogo de forças que o Hip Hop se constitui como arte da existência.<hr/>ABSTRACT The article emerges from a Case Study developed in the city of Bagé (RS), in the year 2016, on the theme "Youth identities and the new social and cultural configurations of Hip Hop in the context of globalization of Marketplace". The analysis of the discursive and non-discursive practices of young people members of The Manifest Group who participated in the survey indicated that discontinuities in the understanding of the new technologies as a factor of social and cultural visibility and regularities regarding the need to maintain certain traditions of Hip Hop culture, evidencing hybrid effects. The dance is constitutes a practice of resistance to prejudice in the region frontier of the state of Rio Grande do Sul. It is in this game of forces that Hip Hop becomes an art of existence.<hr/>RESUMEN El artículo surge de un Estudio de Caso desarrollado en la ciudad de Bagé (RS), en el año de 2016, sobre la temática “Identidades juveniles y las nuevas configuraciones sociales y culturales del Hip Hop en el contexto de la globalización del mercado “ El análisis de las practicas discursivas y no discursivas de los jóvenes integrantes del grupo The Manifest que participaron en la investigación indicaron discontinuidades en cuanto a la comprensión de las nuevas tecnologías como factor de visibilidad social y cultural y regularidades en cuanto a la necesidad de mantener ciertas tradiciones de la cultura Hip Hop, evidenciando efectos híbridos. La danza se constituye en una práctica de resistencia al preconcepto presente en la región fronteriza gaúcha. Es en ese juego de fuerzas que el Hip Hop se constituye como arte de la existencia. <![CDATA[DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E AS POTENCIALIDADES DA LEI 11.645-08: OUTROS ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS, OUTRAS LEITURAS DE MUNDO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100249&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo objetiva externar alguns horizontes da lei 11.645-08, compreendendo-apor meio de princípios interculturais. Intenciona refletir sobre as bases conceituais da interculturalidade, as quais sugerem novos paradigmas para o ensino. Isto proporcionou a elaboração de metodologias para efetivação desta lei, experimentadas em turmas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Altivo César, em Niterói (RJ), com caráter replicável.Defende-se que a perspectiva da pedagogia intercultural, é a de intervir na AÇÃO, em nossas práticas cotidianas em favor de diálogos entre as culturas, deslocando concepções etnocêntricas para narrativas plurais. Uma proposta democrática, em sentido amplo.<hr/>ABSTRACT This article aims to outline some horizons of law 11.645-08, understanding it through intercultural principles. Intends to reflect on the conceptual bases of interculturality, which suggest new paradigms for teaching. This allowed the elaboration of methodologies for the implementation of this law, which were tested in eighth and ninth grade classes at the Altivo César Municipal School, in Niterói (RJ), with a replicable character. It is argued that the perspective of intercultural pedagogy is to intervene in ACTION in our daily practices in favor of dialogues between cultures, shifting ethnocentric conceptions to plural narratives. A democratic proposal, in a broad sense.<hr/>RESUMEN Este artículo objetiva externar algunos horizontes de laley 11.645-08, comprendiéndo la por medio de principios interculturales. Intenciona reflexionar sobre las bases conceptuales de la interculturalidad, las cuales sugieren nuevos paradigmas para la enseñanza. Esto proporciono la elaboración de metodologías para la efectividad de esta ley, experimentadas em clases de octavo y noveno año de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Municipal Altivo César, en Niterói (RJ), con carácter replicable. Se defiende que la perspectiva de la pedagogía intercultural, es la de intervenir EN LA ACCIÓN, en nuestras prácticas cotidianas en favor de diálogos entre las culturas, desplazando concepciones etnocéntricas para narrativas plurales. Una propuesta democrática, en sentido amplio. <![CDATA[O COTIDIANO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS BRINQUEDOS EM CENA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100265&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho parte do cotidiano da educação infantil de uma escola do Município de Duque de Caxias, localizada no Bairro de Gramacho. Discute um cenário despertado por alunos das turmas 51 e 52 da Educação Infantil durante as aulas de educação física escolar. Elegemos a observação participante como instrumento de coleta de dados. Tem como base teórica Michel Certeau, Tizuko Morchida Kishimoto, Gilles Brougère, Walter Benjamin, Paulo de Salles Oliveira, Johan Huizinga que nos orientaram nas reflexões, discussões acerca das ações apresentadas pelos alunos que se apropriaram desse objeto nas aulas, gerando categorias como a imaginação, a imitação, representação e reinvenção do brincar, pois o processo de (re) construção materializou diversos conteúdos dialogados no cotidiano das aulas.<hr/>ABSTRACT This work is part of the daily life of early childhood education at a school in the municipality of Duque de Caxias, located in the neighborhood of Gramacho. Discusses a scenario sparked by students of 51 and 52 classes of early childhood education for the school physical education classes. We elect the participant observation as a data collection instrument. Has as theoretical basis Michel Certeau, Morchida Kishimoto, Gilles Tizuko Brougère, Walter Benjamin, Paulo de Salles Oliveira, Johan Huizinga who guided us in reflections, discussions about the actions submitted by students who have appropriated this object in class, creating categories like imagination, imitation, representation, and reinvention of the play, because the process of (re) construction materialized several everyday dialogados content of classes.<hr/>RESUMEN Este trabajoes parte de la vida cotidiana de laeducaciónpreescolaren una escuelaenelmunicipio de Duque de Caxias, ubicadoenelbarrio de Gramacho. Habla de una situación provocada por losestudiantes de clases 51 y 52 de educación infantil para lasclases de educación física de laescuela. Elegimoslaobservación participante como uninstrumento de recogida de datos. Tiene como base teórica Michel Certeau, MorchidaKishimoto, Gilles TizukoBrougère, Walter Benjamin, Paulo de Salles Oliveira, Johan Huizinga que nos guióenlas reflexiones, discusiones sobre lasacciones presentadas por losestudiantes que se hanapropiado de este objeto enclase, creandocategorías como imaginación, imitación, representación y reinvención de la obra, porque elproceso de (re) construcciónhabía materializado variosdiarios dialogados de contenido de lasclases. <![CDATA[EDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA - RR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100281&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O trabalho em questão é resultado de um estudo de caso realizado em uma Escola Municipal situada na capital de Boa Vista. A inserção do aluno indígena dentro do processo de escolarização urbano consiste em um verdadeiro desafio, pois abre uma discussão envolvendo as políticas públicas que regulamentam a educação numa perspectiva ótica da inclusão, a valorização da cultura indígena nos diversos contextos de interação social, o papel da escola enquanto instituição seja na recepção, no atendimento, sobretudo na oferta do ensino de forma igualitária. O objetivo da pesquisa foi conhecer como ocorre o processo de inserção do aluno indígena na educação escolar no contexto urbano de Boa Vista - RR. Com uma abordagem qualitativa, a investigação constituiu de pesquisa bibliográfica, análise documental e a utilização da técnica de entrevista, esta realizada com três coordenadores pedagógicos e três professores do Ensino Fundamental I. A referida escola apresenta o maior número de alunos regularmente matriculados segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e tem a maior concentração alunos indígenas em uma escola urbana do município. Dentro desta perspectiva a pesquisa apresentou a compreensão do papel da escola no processo de inserção do aluno indígena, da participação e da interação deste no que diz respeito às diferenças culturais e o reconhecimento da interculturalidade enquanto objeto de aproximação entre as culturas e os seus produtores.<hr/>ABSTRACT The following article is the result of a case study made in a Municipal School located in Boa Vista. The insertion of the Indian Student in the process of urban education consists in a real challenge, because it opens a discussion about public policy that regulate education under the inclusion's perspective, the valuation of the indigenous culture in the various contexts of social interaction, the school's role as institution whether in the reception, attending, or specially in the equal offer of teaching. The research's purpose was to know how occurs the insertion process of the indian student in the urban education context of Boa Vista - RR. With a qualitative approach, the investigation used literature search, document review and interviews with three pedagogical coordinators and three professors from a elementary school I. The said school presents the highest number of students regularly registered according to data from Municipal Education Department, and it has the largest concentration of Indian students in an urban school from the city. From that point of view, the work will give a comprehension of the school's role in the insertion process from the Indian students, of the participation and interaction from what is related to the cultural differences and the recognising of the interculturality as a mechanism of approximation between the cultures and their producers.<hr/>RESUMEN El trabajo en cuestión es el resultado de un estudio de caso realizado en una Escuela Municipal ubicada en la capital Boa Vista. La inserción del alumno indígena dentro del proceso de escolarización urbana , consiste en un real desafío , pues, conlleva a la discusión involucrando las políticas públicas que rigen la educación en una perspectiva óptica de la inclusión, la valoración de la cultura indígena en las diversas contextualizaciones de interacción social , la función de la escuela mientras institución sea en la recepción, en el atendimiento, sobretodo en la manera de ofrecimiento de una enseñanza igualitaria. El propósito de esta investigación es conocer cómo se ocurre el proceso de inserción del alumno indígena en la educación escolar en la contextualización urbana de Boa Vista-RR. Con un aporte cualitativo, la investigación consiste en una revisión bibliográfica, y análisis documental y la utilización de técnica de encuesta. La investigación fue realizada con tres coordinadores pedagógicos y tres profesores de educación elementar años iniciales. La referida escuela presenta el más grande número de alumnos regularmente matriculados según información de la Secretaria Municipal de Educación, se concentra de igual modo el más grande número de alumno indígena en una escuela urbana del municipio. Dentro de esta perspectiva, este trabajo traerá una comprensión de la función de la escuela en el proceso de inserción del alumno indígena, de la participación y de la interacción de este en lo que se refiere a las diferencias culturales y el reconocimiento de la interculturalidad mientras obyecto de aproximación entre las culturas y los que las producen. <![CDATA[O CURRÍCULO PARA ALÉM DA ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS E DO PLANEJAMENTO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100296&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O tema deste artigo é o currículo. O debate proposto trata o currículo como política e poder, para além de uma perspectiva circunscrita à organização das experiências, do conhecimento e do planejamento escolar. A pesquisa bibliográfica foi adotada como caminho de investigação. Debate realizado a partir da perspectiva pós-fundacional. Perspectiva que compreende a política como articulações abertas, não determinantes, com muitos pontos nodais, instáveis e propícias às constantes contingências. Argumenta-se o currículo como constituinte e componente de disputas, imerso em um jogo difuso, incerto e com múltiplos participantes. Discursivo e performático, onde a diferença é tornada fronteira nomeada e vigiada.<hr/>ABSTRACT The theme of this article is the curriculum. The proposed debate treats the curriculum as politics and power, beyond a perspective circumscribed to the organization of experiences, knowledge and school planning. The bibliographic research was adopted as a research path. Debate from the post-foundational perspective. Perspective that understands politics as open articulations, not determinants, with many nodal points, unstable and conducive to constant contingencies. The curriculum is argued as a constituent and component of disputes, immersed in a diffuse, uncertain and multi-participant game. Discursive and performative, where difference is made frontier named and watched.<hr/>RESUMEN El tema de este artículo es el currículo. El debate propuesto trata el currículo como política y poder, además de una perspectiva circunscrita a la organización de las experiencias, del conocimiento y de la planificación escolar. La investigación bibliográfica fue adoptada como camino de investigación. Debate realizado desde la perspectiva post-fundacional. Perspectiva que comprende la política como articulaciones abiertas, no determinantes, con muchos puntos nodales, inestables y propicias a las constantes contingencias. Se argumenta el currículo como constituyente y componente de disputas, inmerso en un juego difuso, incierto y con múltiples participantes. Discursivo y performático, donde la diferencia se convierte en frontera nombrada y vigilada. <![CDATA[A PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo visa socializar uma prática educativa desenvolvida com os estudantes da Pós-Graduação em Educação da Universidade Castelo Branco (UCB). Denominada “Envelopes Freinetianos”, esta experiência se fundamenta nos pressupostos de Célestin Freinet e buscou oportunizar um espaço de democratização bem como de produção de sentido(s). Para esta finalidade, utiliza-se, da escrita narrativa - pela compreensão da necessidade de se evidenciar “outras formas de expressão” (OLIVEIRA, 2010) no processo de construção de conhecimentos e, ainda, de valorizar os múltiplos saberes desenvolvidos no chão da sala de aula. Como um achado significativo desse processo, pode-se afirmar a busca pela promoção de uma formação mais completa ao oportunizar espaços de livre expressão, discussão e reflexão.<hr/>ABSTRACT This article aims to socialize an educational practice developed with the students of the Post-Graduation in Education of the University Castelo Branco (UCB). Called "Envelopes Freinetianos", this experience is based on the assumptions of Célestin Freinet and sought to provide a space for democratization as well as the production of directions. For this purpose, narrative writing is used - through the understanding of the need to demonstrate "other forms of expression" (OLIVEIRA, 2010) in the process of building knowledge and also to value the multiple knowledge developed on the floor of the room of class. As a significant finding of this process, one can affirm the search for the promotion of a more complete formation by providing opportunities for free expression, discussion and reflection.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo socializar una práctica educativa desarrollada con los estudiantes del Postgrado en Educación de la Universidad Castelo Branco (UCB). Denominada "Envelopes Freinetianos", esta experiencia se fundamenta en los presupuestos de Célestin Freinet y buscó oportunizar un espacio de democratización así como de producción de sentidos. Para este propósito, se utiliza, de la escritura narrativa - por la comprensión de la necesidad de evidenciar "otras formas de expresión" (OLIVEIRA, 2010) en el proceso de construcción de conocimientos y, aún, de valorar los múltiples saberes desarrollados en el suelo de la sala de clase. Como un hallazgo significativo de ese proceso, se puede afirmar la búsqueda por la promoción de una formación más completa al oportunizar espacios de libre expresión, discusión y reflexión. <![CDATA[O PERIÓDICO <em>TEIAS</em> COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100322&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Analisa práticas discursivas do periódico Teias, organizado em forma de dossiê pela Associação Brasileira de Currículo, entre 2013 e 2016. Identifica as temáticas dos artigos, autores e filiação institucional, conceitos, abordagem teórico-epistemológica, metodológica e autores referenciados. Utiliza, como metodologia, a análise da discursividade a partir do mapeamento cartográfico-discursivo. Aponta o eixo de produção na Região Sudeste e a predominância de trabalhos fundamentados nas Teorias Crítica e Pós-Crítica, discutindo as relações entre a abordagem metodológica e a epistemológica. Destaca Freire e Foucault como os autores mais referenciados. Ressalta a necessidade da emergência de outros possíveis eixos temáticos, para que as diferenças que caracterizam as práticas discursivas no campo curricular sejam contempladas.<hr/>ABSTRACT It analyzes discursive practices of the Teias journal, which was organized in a dossier format by the Brazilian Curriculum Association between 2013 and 2016. It identifies the themes of the articles, authors and institutional affiliation, concepts, theoretical and epistemological approaches, methodology and quoted authors. It uses discourse analysis as methodology, base on cartographic-discursive mapping. It points the Southeast region as the main article producing area and the predominance of papers grounded in the Critical and Post-Critical theories, discussing the relations between the methodological and epistemological approaches. It highlights Freire and Foucault as the most quoted authors. It emphasizes the emergencial need of other possible thematic axes, so that the differences that distinguish the discursive practices in the curricular field are addressed.<hr/>RESUMEN En el presente trabajo se analizan las prácticas discursivas del periódico Teias, organizado en formade dossier por la Asociación Brasileña de Currículo, entre 2013 y 2016. Identifica las temáticas delos artículos, autores y filiación institucional, conceptos, enfoque teórico-epistemológico,metodológico y autores referenciados. Utiliza, como metodología, el análisis de la discursividad a partir del mapeo cartográfico-discursivo. En el presente trabajo se analizan las relaciones entre elenfoque metodológico y la epistemológica, discutiendo las relaciones entre el enfoque metodológico y la epistemológica. Destaca Freire y Foucault como los autores más referenciados. Resalta la necesidad de la emergencia de otros posibles ejes temáticos, para que las diferencias que caracterizan las prácticas discursivas en el campo curricular sean contempladas. <![CDATA[ARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100346&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo é o resultado de análise do documento Aprendizagem para Todos: Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento. Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial (BANCO MUNDIAL, 2011) e da Lei nº 13.415 de 2017 (BRASIL, 2017). Defendemos que a reforma do ensino médio é uma política de Estado coadunada as prescrições dos organismos multilaterais e alinhada as transformações no mundo do trabalho no atual estágio do capitalismo. Deste modo, nosso esforço é demonstrar neste artigo estes dois movimentos: as articulações entre o Banco Mundial e o Estado brasileiro na reforma do ensino médio e a relação trabalho e educação subjacente a este processo.<hr/>ABSTRACT This article is the result of an analysis of the document Learning for all: investing in people’s knowledge and skills to promote development, World Bank Group Education Strategy 2020 (World Bank, 2011)and Law 13.415/2017 (BRAZIL, 2017). We argue that high school reform is a state policy in line with the prescriptions of multilateral organizations and aligning the transformations in the world of work in the current stage of capitalism. Thus, our effort is to demonstrate in this article these two movements: the articulations between the World Bank and the Brazilian State in the reform of secondary education and the relation labor and education that underlies this process.<hr/>RESUMEN Este artículo es el resultado del análisis del documento Aprendizage para todos: invertir en el conocimiento y las habilidades de las personas para promover el desarrollo. Estrategia Educativa del Grupo del Banco Mundial 2020 (BANCO MUNDIAL, 2011) y de la Ley 13.415/2017 (BRASIL, 2017). Defendemos que la reforma de la enseñanza media es una política de Estado que concatena las prescripciones de los organismos multilaterales y alinea las transformaciones en el mundo del trabajo en la actual etapa del capitalismo. De este modo, nuestro esfuerzo es demostrar en este artículo estos dos movimientos: las articulaciones entre el Banco Mundial y el Estado brasileño en la reforma de la enseñanza media y la relación trabajo y educación subyacente a este proceso. <![CDATA[AVALIAÇÃO NEOLIBERAL E AVALIAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100362&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Depois que se tornou um tema da moda (a partir do início da década de 1990), a avaliação implantou-se em quase todos os países do mundo, sob a hegemonia da concepção somativa ou classificatória, seja na aprendizagem discente, seja na verificação das competências docentes e na qualidade institucional das agências educacionais. Este artigo classifica as formas de avaliação educacional a partir do eixo da exclusão/inclusão, atribuindo-as, respectivamente ao projeto neoliberal e aos projetos que lhe fazem resistência no campo educacional.<hr/>ABSTRACT After it became a fashionable theme (from the early 1990s), the assessment was implemented in almost all countries of the world, under the hegemony of the summative or classificatory conception, be it in student learning or in the verification of teaching competence and institutional quality of educational agencies. This article classifies the forms of educational evaluation from the exclusion/inclusion axis, attributing them respectively to the neoliberal project and to the projects that resist to it in the educational field.<hr/>RESUMEN Después de que se convirtió en un tema de la moda (a partir de principios de la década de 1990), la evaluación se implantó en casi todos los países del mundo, bajo la hegemonía de la concepción “sumativa” o clasificatoria, ya sea en el aprendizaje discente, competencias docentes y en la calidad institucional de las agencias educativas. Este artículo clasifica las formas de evaluación educativa a partir del eje de la exclusión / inclusión, asignándolas, respectivamente al proyecto neoliberal ya los proyectos que le hacen resistencia en el campo educativo. <![CDATA[HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100375&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo busca relacionar a dinâmica de transformação urbana de uma cidade, no caso específico o processo de pedestrização da Rua XV de Novembro de Curitiba, com a construção de imagens e significados da mesma - um espaço-tempo educativo para além da escola - a partir dos diversos atores envolvidos. Esse processo é entendido como uma rede educativa que se forma num cotidiano multifacetado - vertical, se considerarmos a relação de tempo; horizontal, se considerarmos a relação entre os atores envolvidos. Para tanto é utilizada a Teoria SCOT, que visa investigar divergências e paralelismos dentre os posicionamentos dos vários atores que contribuíram para a construção histórico-social desse artefato e assim comprovar a interdependência entre o resultado e as variáveis do processo.<hr/>ABSTRACT The present article seeks to relate the dynamics of urban transformation of a city, in the specific case the process of pedestriation of The XV de Novembro Street in Curitiba, with the construction of images and meanings of it - an educational space-time beyond school - the various actors involved. This process is understood as an educational network that is formed in a multifaceted daily - vertical, if we consider the relation of time; horizontal, if we consider the relationship between the actors involved. In order to do so, the SCOT Theory is used to investigate divergences and parallels among the positions of the various actors that contributed to the historical-social construction of this artifact and thus to prove the interdependence between the result and the process variables.<hr/>RESUMEN El presente artículo busca relacionar la dinámica de transformación urbana de una ciudad, en el caso específico el proceso de pedestrización de la calle XV de noviembre de Curitiba, con la construcción de imágenes y significados de la misma - un espacio-tiempo educativo más allá de la escuela - a de los diversos actores involucrados. Este proceso es entendido como una red educativa que se forma en un cotidiano multifacético - vertical, si consideramos la relación de tiempo; horizontal, si consideramos la relación entre los actores involucrados. Para ello se utiliza la Teoría SCOT, que busca investigar divergencias y paralelismos entre los posicionamientos de los diversos actores que contribuyeron a la construcción histórico-social de ese artefacto y así comprobar la interdependencia entre el resultado y las variables del proceso. <![CDATA[O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100398&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa investigou quais fatores podem ser determinantes e/ou condicionantes do baixo e alto desempenho escolar, tendo como base a Prova Brasil e o Censo Escolar de 2009. Para a coleta de dados utilizou-se questionários para alunos, pais, professores e observação in loco das escolas. Foram realizadas análises quali-quantitativas dos dados levantados. Na relação família e escola a investigação permeou a composição socioeconômica da família e as suas expectativas em relação aos processos pedagógicos na escola. Na relação professores e alunos evidenciaram-se as categorias: estrutura física, gestão escolar, atuação dos professores, relação família e escola, contexto sociocultural e políticas públicas.<hr/>ABSTRACT This research investigated which factors maybe determinants and/or constraints of low and high school performance, basedon Prova Brasil and the School Census of 2009. For information collection, questionnaires were used for students, parents, and teachers and in loco observation of schools. Qualitative and quantitative analyzes of the data were performed. In the family and school relationship, the investigation permeated the socioeconomic composition of the family and their expectations regarding the pedagogical processes in the school. In the relationship between teachers and students, there were the categories: Physical Structure, School Management, Teachers' performance, Family and School Relations, Sociocultural Contextand Public Policies.<hr/>RESUMEN Esta investigación investigo qué factores pueden ser determinantes y/o condicionantes del bajo y alto desempeño escolar, teniendo como base La Prueba Brasil y el Censo Escolar de 2009. Para La recolección de datos se utilizaron cuestionarios para alumnos, padres, profesores y observación in de Las escuelas. Se realizaron análisis cuantitativos de los datos levantados. Enlarelación familia y escuela La investigación permeó La composición socioeconómica de lafamilia y sus expectativas em relación a los procesos pedagógicos em La escuela. Em La relación profesores y alumnos se evidenciaron lãs categorías: estructura física, gestión escolar, actuación de los profesores, relación familia y escuela, contexto sociocultural y políticas públicas. <![CDATA[LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100418&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo discorre sobre algumas questões acerca do desenvolvimento do capitalismo e suas interfaces com o Estado a partir de estudos bibliográficos das obras A riqueza das nações, de Adam Smith e Princípios de economia política e tributação, de David Ricardo. Apresenta como esses autores revelam o pensamento liberal quanto a colonização e a intervenção do Estado. Conclui-se que a obra de David Ricardo, em especial, revela que várias de suas recomendações e assertivas quanto à defesa do liberalismo estão atuais, vivas e circulando vitoriosamente, inclusive no que se convencionou chamar de neoliberalismo. Portanto, considera-se pertinente refletir sobre estas questões, buscando compreender que as interfaces do Estado com a economia, são fundamentais para que possamos melhor compreender outros temas, entre os quais destacamos a educação.<hr/>ABSTRACT This article discusses some issues about the development of capitalism and its interfaces with the State from bibliographic studies of the work A riqueza das nações, by Adam Smith and Princípios de economia política e tributação, by David Ricardo. It shows how these authors reveal the liberal thought about colonization and State intervention. It is concluded that the work of David Ricardo, in particular, reveals that several of his recommendations and assertive as to the defense of liberalism are present, alive and circulating victoriously, including what is conventionally called neoliberalism. Therefore, it is considered appropriate to reflect on these issues, seeking to understand the interfaces between the State and the economy are fundamental so that we can better understand other subjects, among which we highlight the education. <![CDATA[A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100436&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo discute as concepções de negação e (in)visibilidade que marcaram a imagem da criança pré-sociológica, bem como, destaca a concepção sociológica de infância que aponta para concepção de criança como ator social e protagonista. Em vista disso, foi constatado que as narrativas fotoetnográficas desvelam e legitimam um protagonismo criativo e subversivo nas relações de alteridade constituídas durante a infância, desse modo, as crianças têm desenvolvido formas de participação e enfrentamento das circunstâncias culturais e sociais das quais participa, o que consiste numa nova imagem sociológica - a da criança protagonista, uma criança que subverte os limites e imposições das culturas visuais e de forma criativa, reinventa modos de ser e de viver na contemporaneidade.<hr/>ABSTRACT This article discusses the conceptions of negation and invisibility that marked the image of the pre-sociological children, as well as highlights the sociological conception of childhood that points to the conception of children as a social actor and protagonist. In view of this, it was found that the photoetnographic narratives reveal and legitimize a creative and subversive protagonism in the relationships of otherness constituted during childhood, thus, children have developed forms of participation and coping with cultural and social circumstances in which he participates, which is the defense of a new sociological image - that of the child protagonist, a child who subverts the limits and impositions of visual cultures and creatively reinvents ways of being and living in the contemporary world.<hr/>RESUMEN Este artículo discute las concepciones de negación y (in) visibilidad que marcaron la imagen del niño pre-sociológico, así como, destaca la concepción sociológica de la infancia que apunta a la concepción de niño como actor social y protagonista. Los resultados desvelan que, independientemente de las circunstancias y contextos, los niños ejercen su protagonismo en las relaciones de alteridad constituidas durante la infancia y construyen, creativamente, formas propias de subversión y enfrentamiento de las circunstancias culturales y sociales de las que participa, lo que consiste en una nueva imagen sociológica en la contemporaneidad - la del niño protagonista. <![CDATA[“QUEM QUER FICAR COM ELE?”: A TRAJETÓRIA DE UMA EXCLUSÃO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100463&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente trabalho tem como proposta discutir a questão do “outro” e do estranhamento que o diferente coloca em movimento ao confrontar com referências identitárias estabelecidas como mundos-verdade. Nesse sentido, acompanhamos o cotidiano de uma sala de aula de 5º. ano do Ensino Fundamental de uma escola situada na Zona da Mata de Minas Gerais, dando especial ênfase a alguns fatos que ocorreram em torno de um aluno de doze anos, que neste trabalho é denominado de Mateus. O estranhamento que Mateus produziu na escola e na sala pesquisada culminou em um processo de expulsão do mesmo e foi tal processo que neste artigo seguimos no intento de discutir as tensões em torno da presença do “outro” no cotidiano escolar. Concluímos o trabalho afirmando que a discussão em torno da exclusão escolar e da relação com o “outro” envolve perspectivas complexas a fazerem questionar os modelos de sociedade e de ser humano que são fomentados como verdades únicas e tantas vezes desqualificadoras do que é diferente.<hr/>ABSTRACT The present work has the proposal to discuss the “other”; and the estrangement that the “strange” places in movement, when confronting with identity references established as truth-worlds. Thus, we followed the daily routine of a 5th grade Elementary School classroom of a school located in the Zona da Mata of Minas Gerais, giving special emphasis to some facts that occurred with a student of twelve years old who, here in this work, is called Mateus. The strangeness that Mateus produced in the school and in the studied classroom, culminated in the process of his exclusion and expulsion, and this process is what we followed in this article, in the attempt to discuss the tensions around the presence of the “other”; in the school routine. We concluded by sustaining that the discussion over school exclusions and the relationships with the “others” involves complex perspectives which lead to questions on the models of the society and of the human beings, that are offered as unique truths, often disqualifying what or who is “strange”.<hr/>RESUMEN El presente trabajo tiene como propuesta discutir la cuestión del “otro”; y del extrañamiento que lo diferente pone en movimiento al confrontar con referencias identitarias establecidas como mundos-verdad. En ese sentido, acompañamos el cotidiano de un aula de 5º. el año de la Enseñanza Fundamental de una escuela situada en la Zona de la Mata de Minas Gerais, dando especial énfasis a algunos hechos que ocurrieron en torno a un alumno de doce años, que en este trabajo se denomina Mateus. El extrañamiento que Mateus produjo en la escuela y en la sala investigada culminó en un proceso de expulsión del mismo y fue tal proceso que en este artículo seguimos en el intento de discutir las tensiones en torno a la presencia del “outro”; en el cotidiano escolar. Concluimos el trabajo afirmando que la discusión en torno a la exclusión escolar y de la relación con el “otro”; implica perspectivas complejas a hacer cuestionar los modelos de sociedad y de ser humano que son fomentados como verdades únicas y tantas veces descalificadoras de lo que es diferente. <![CDATA[INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000100475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo busca analisar como o Projeto Professor Diretor de Turma aborda a interdisciplinaridade no contexto escolar a partir dos seus documentos oficiais e de entrevistas realizadas com Professores Diretores de Turma. O método utilizado é o da análise bibliográfica, documental e de entrevistas, no qual o folder de apresentação do referido projeto, o Manual de Orientações das Ações do Professor Diretor de Turma e a opinião dos professores participantes do projeto serão fontes para entender como a interdisciplinaridade é desenvolvida nesses documentos e suas relações com o(s) contexto(s) da instituição em que está inserida. O artigo está dividido em três etapas; na introdução constará uma abordagem sobre a interdisciplinaridade no contexto escolar, em seguida analisaremos a interdisciplinaridade no PPDT e, por fim, as conclusões do artigo. Como referencial teórico, utilizamos autores como Veiga-Neto (1996) para definir o que é interdisciplinaridade, os conceitos de Lopes; Macedo (2011) sobre interdisciplinaridade e hibridismo, Silva (2005) para as discussões sobre a interdisciplinaridade no currículo e Ball; Maguire; Braun (2016) para as definições sobre dimensões de contexto.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze how the Projeto Professor Diretor de Turma approaches the interdisciplinarity in the school context from his official documents and interviews with Professores Diretores de Turma. The method used is the bibliographic, documentar and interviews analysis, in which the presentation folder of the Project, the Manual of Orientations of the Actions of the Professor Diretor de Turma and the opinion of the teachers participating in the project will be sources to understand how the interdisciplinarity is developed in these documents and their relations with the context(s) of the institution in which the project is part. The article is divided into three stages; in the introduction will include an approach on interdisciplinarity in the school context, then we will analyze the interdisciplinarity in the PPDT, and, the conclusions of the article. As a theoretical reference, we use authors like Veiga-Neto (1996) to define what is interdisciplinary, the concepts of Lopes; Macedo (2011) about interdisciplinarity and hybridism, Silva (2005) for the discussions about interdisciplinarity in the curriculum and Ball; Maguire; Braun (2016) for definitions about context dimensions.