Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520200001&lang=es vol. 21 num. 60 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL TEIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[APRESENTAÇÃO DA SESSÃO TEMÁTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[SÓLO TRES FOTOGRAFÍAS COTIDIANAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta estudo que aborda, enquanto tema, a interface entre fotografia e vida cotidiana. O objetivo é buscar aproximações entre contribuições oferecidas por Roland Barthes e José de Souza Martins no que se refere à produção e uso da fotografia, e entre os delineamentos teóricos de Michel de Certeau e Henri Lefebvre, em relação à vida cotidiana. O método empregado foi a pesquisa bibliográfica, em concordância com orientações metodológicas e epistemológicas da faiscação. O artigo inicia por brevíssima introdução, seguida de seção dedicada à exposição do referencial teórico. A segunda seção trata da mostra e discussão de três imagens provenientes da vida cotidiana e precede a conclusão do texto. Os resultados e conclusões do estudo destacam aspectos da fotografia e da vida cotidiana associados à imprevisibilidade, criatividade, liberdade e autoria, observando usos contemporâneos da produção de imagens nas quais os cotidianos são registrados e expostos excessiva e publicamente, bem como ressaltando a relevância da fotografia que adentra um campo potente à consciência do outro.<hr/>Abstract The article presents a theoretical study about the interface between photography and everyday life. The objective is to seek approximations between Roland Barthes and José de Souza Martins regarding the production and use of photography, and between the theories of Michel de Certeau and Henri Lefebvre, in relation to everyday life. The methods used were bibliographic research and sparking. The article starts by a brief introduction, followed by the first section, which is dedicated to the exposition of the theoretical reference. The second section deals with the exhibition and discussion of three images from daily life. Finally, there is the conclusion of the text. The results and conclusions of the study highlight aspects of photography and everyday life associated with unpredictability, creativity, freedom and authorship. It observes the contemporary uses of the production of images in which the daily ones are registered and exposed excessively and publicly. It emphasizes the relevance of photography that enters a powerful field into the consciousness of the other.<hr/>Resumen El artículo presenta un estudio teórico sobre la interfaz entre fotografía y vida cotidiana. El objetivo es buscar aproximaciones entre las contribuciones ofrecidas por Roland Barthes y José de Souza Martins en lo que se refiere a la producción y uso de la fotografía, y entre las teorías de Michel de Certeau y Henri Lefebvre, en relación a la vida cotidiana. Los métodos empleados fueron la investigación bibliográfica y la faiscación. El artículo se inicia por breve introducción, seguida por la sección que se dedica a la exposición del referencial teórico. La segunda sección trata de la muestra y discusión de tres imágenes provenientes de la vida cotidiana. Por último, la conclusión del texto. Los resultados y conclusiones del estudio destacan aspectos de la fotografía y de la vida cotidiana asociados a la imprevisibilidad, creatividad, libertad y autoría. Observa los usos contemporáneos de la producción de imágenes en las que los cotidianos son registrados y expuestos excesiva y públicamente. Resalta la relevancia de la fotografía que adentra un campo potente a la conciencia del otro. <![CDATA[GAMES Y APRENDIZAJE EN LA PERSPECTIVA HISTÓRICA CULTURAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo traz dados de uma pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento. A investigação compreendeu como se dão os processos de ensino e de aprendizagem a partir da interação com jogos digitais, com base na teoria histórico cultural de Vigotsky e nos estudos clássicos sobre jogo, sociedade e educação, de Huizinga, Caillois e Brougère, e também nas perspectivas contemporâneas de pesquisadores que se debruçam a estudar as relações entre jogos digitais e educação. Na pesquisa de campo, jovens universitários experimentaram jogar dois newsgames e participaram de discussões dialógicas sobre os conceitos abordados nos games. A investigação conclui que os jogos digitais podem motivar os sujeitos para a formação de conceitos, aprendizagens e construções de conhecimento, por despertarem sentimentos, afetos, prazeres estéticos e desafios, sinalizando potencial para o campo da educação hodierna.<hr/>Abstract This article brings data from a research developed at the doctoral level and understood how the teaching and learning processes from the interaction with digital games take place, based on Vigotsky's historical cultural theory and classical studies on game, society and Education, by Huizinga, Caillois and Brougère, and also in the contemporary perspectives of researchers who study the relationship between digital games and education. In the field research, young college students tried to play two newsgames and participated in dialogical discussions about the concepts covered in the games. The investigation concludes that digital games can motivate the subjects for the formation of concepts, learning and knowledge constructions, by arousing feelings, affections, aesthetic pleasures and challenges, signaling potential for the field of today's education.<hr/>Resumen Este artículo trae datos de una investigación desarrollada a nivel doctoral y entendió cómo se llevan a cabo los procesos de enseñanza y aprendizaje a partir de la interacción con los juegos digitales, basados en la teoría cultural histórica de Vigotsky y los estudios clásicos sobre juegos, sociedad y Educación, de Huizinga, Caillois y Brougère, y también en las perspectivas contemporáneas de los investigadores que estudian la relación entre los juegos digitales y la educación. En la investigación de campo, los jóvenes universitarios intentaron jugar dos newsgames y participaron en discusiones dialógicas sobre los conceptos cubiertos en los juegos. La investigación concluye que los juegos digitales pueden motivar a los sujetos para la formación de conceptos, aprendizajes y construcciones de conocimiento, al despertar sentimientos, afectos, placeres estéticos y desafíos, señalando el potencial para el campo de la educación actual. <![CDATA[JUEGO DE TRONOS, INTERACCIONES DE RED Y EXPERIENCIAS FORMATIVAS EN LA HISTORIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100037&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo evidencia um conjunto de argumentos teórico-metodológicos que explicitam a relação entre a série televisiva Game of Thrones, as interações em rede e as experiências formativas em História no contexto da cibercultura. Dialoga-se com referencial teórico-metodológico multirreferencial que interage com experiências hermenêutico-formativas, mediadas por meio de interações ciberculturais em rede e suas ressonâncias no conhecimento-formação em História. Os fenômenos experienciados no campo de pesquisa confirmam que as redes assimilam e trabalham com um potencial lúdico-formativo a partir da heterogeneidade dos imaginários aprendentes e suas sensibilidades quando se pretendem formações em História.<hr/>Abstract This article highlights a set of theoretical and methodological arguments that explain the relationship between the TV series Game of Thrones, network interactions and formative experiences in History in the context of cyberculture. We discuss the theoretical-methodological framework of the multi-referential that interacts with hermeneutic-formative experiences, mediated through cybercultural interactions in networks and their resonances in knowledge-formation in History. The phenomena experienced in the research field confirm that the networks assimilate and work with a playful-formative potential based on the heterogeneity of the imaginary learners and their sensibilities when training in History is sought.<hr/>Resumen Este artículo destaca un conjunto de argumentos teóricos y metodológicos que explican la relación entre la serie de televisión Game of Thrones, las interacciones de red y las experiencias formativas en Historia en el contexto de la cibercultura. El dialogo se establece con el marco teórico-metodológico del multirreferencial que interactúa con experiencias hermenéuticas formativas, mediadas a través de interacciones ciberculturales en redes y sus resonancias en la formación del conocimiento en Historia. Los fenómenos experimentados en el campo de la investigación confirman que las redes asimilan y trabajan con un potencial lúdico-formativo basado en la heterogeneidad de los alumnos imaginarios y sus sensibilidades cuando se busca capacitación en Historia. <![CDATA[FORMACIÓN DOCENTE PARA LA PRODUCCIÓN DE MATERIAL PARA LA EDUCACIÓN DIGITAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100048&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a formação de docentes envolvidos com a produção de materiais para a educação digital, que envolve, tanto a educação em todo tempo e lugar em contextos não formais, como a Educação a Distância e a Educação Híbrida. Nesta reflexão o foco é para a educação híbrida/semipresencial que se entende ter um papel relevante na inserção de tecnologias e na mudança de paradigmas na graduação e pós-graduação, impulsionando a formação de professores para que atuem de forma mais efetiva inserindo as tecnologias em seu cotidiano educacional, torna-se relevante. Este estudo de caráter qualitativo contou com um questionário estruturado que investigou professores autores e desenvolvedores na produção de material didático para educação híbrida. Os pontos abordados na investigação foram a formação docente, o planejamento das disciplinas híbridas, as metodologias ativas com o uso das tecnologias e autorreflexão sobre os conhecimentos docentes para essa modalidade. Percebe-se que a formação continuada é cada vez mais relevante quando o contexto inclui a educação híbrida por seu caráter inovador e transformador.<hr/>Abstract This research aims to reflect on the education of teachers involved in the production of materials for digital education, which involves both education at all times and in non-formal contexts, such as Distance Education and Hybrid Education. In this reflection the focus is on hybrid / semi-presential education, which is considered to have a relevant role in the insertion of technologies and in the change of paradigms in undergraduate and postgraduate programs, promoting the formation of teachers to act more effectively by inserting technologies in your educational daily life. This qualitative study had a structured questionnaire that investigated teachers who are authors and developers in the production of didactic material for hybrid education. The points addressed in the investigation were teaching education, the planning of hybrid subjects, the active methodologies with the use of technologies and self-reflection on teaching knowledge for this modality. Continuing education is becoming increasingly relevant when the context includes hybrid education for its innovative and transformative character.<hr/>Resumen Esta investigación tiene como objetivo reflexionar sobre la formación de los docentes involucrados en la producción de materiales para la educación digital, que implica la educación en todo momento y en contextos no formales, así como la Educación y la Educación Híbrida. En esta reflexión, la atención se centra en la educación híbrida / semipresencial, que se considera que tiene un papel relevante en la inserción de tecnologías y en el cambio de paradigmas en los estudios de pregrado y posgrado, fomentando la formación de docentes para que actúen de manera más efectiva mediante la inserción de tecnologías en su vida educativa diaria, se vuelve relevante. Este estudio de carácter cualitativo ha sido elaborado con un cuestionario estructurado que investigó profesores autores y desarrolladores en la producción de material didáctico para la educación híbrida. Los puntos abordados en la investigación fueron la formación del profesorado, la planificación de asignaturas híbridas, las metodologías activas con el uso de tecnologías y la autorreflexión sobre los conocimientos docentes para esta modalidad. Se nota que la educación continua es cada vez más relevante cuando el contexto incluye la educación híbrida por su carácter innovador y transformador. <![CDATA[TECNOLOGÍAS DIGITALES, LITERATURA INFANTIL Y MULTIALFABETIZACIONES EN FORMACIÓN DEL PROFESORADO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100061&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo objetiva compreender a relação entre literatura infantil e tecnologias digitais na obra literária A vida de Ada Lovelace discutindo insurgências, tensões e multiletramentos na formação de professoras que atuam com crianças. A pesquisa foi desenvolvida com inspiração na metodologia da pesquisa-formação, na disciplina de Múltiplas Linguagens: Literatura Infantil, em um curso de licenciatura de uma universidade pública federal, com duas professoras formadoras e doze orientadoras acadêmicas. Os resultados apontam as potencialidades da obra em análise tanto na formação de professoras, quanto no trabalho educativo com crianças por ser disparadora de reflexões sobre os entrelaçamentos entre Literatura infantil e tecnologias digitais e mobilizadora de diversos letramentos.<hr/>Abstract The study aims to understand the relationship between children's literature and digital technologies in the literary work A vida de Ada Lovelace discussing insurgencies, tensions and multiliteracies in the formation of teachers who work with children. The research was developed with inspiration in the research-training methodology, in the Multiple Languages: Children's Literature discipline, in a degree course of a federal public university, with two teacher trainers and twelve academic advisors. The results point out the potential of the work under analysis both in teacher’s formation and in the educational work with children as it triggers reflections intertwining children's literature and digital technologies as mobilizes several literacies.<hr/>Resumen El estudio tiene como objetivo comprender la relación entre la literatura infantil y las tecnologías digitales en el libro literario A vida de Ada Lovelace, qué trata con insurgencias, tensiones y multialfabetizaciones en la formación del profesorado qué trabajan con niños. La investigación se desarrolló con la inspiración de la metodología de investigación y formación, en la disciplina de Múltiples Idiomas: Literatura Infantil, en un curso de grado de una universidad pública federal, con dos formadores de maestros y doce asesores académicos. Los resultados señalan el potencial del libro bajo análisis, tanto en la formación del profesorado como en el trabajo educativo con niños, ya que desencadena reflexiones sobre el entrelazamiento entre la literatura infantil y las tecnologías digitales y moviliza diversas alfabetizaciones. <![CDATA[PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA MEDIANTE TECNOLOGÍAS DIGITALES: el papel de la educación del profesorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100075&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do presente estudo foi promover uma discussão acerca do papel da formação de professores enquanto mobilizadoras de boas práticas com tecnologias digitais. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório que utilizou como fonte de dados, entrevistas e consulta a documentos oficiais. Participaram das entrevistas cinco professores e uma assessora pedagógica. O estudo tem como base principal os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Para a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. De posse dos dados analisados foi possível apreender a relevância da formação em serviço como mobilizadora de boas práticas com esses artefatos.<hr/>Abstract The aim of this study was to promote a discussion about the role of teacher education as mobilizers of good practices with digital technologies. This is a qualitative exploratory study that used as source of data, interviews and consultation to official documents. Five teachers and one pedagogical advisor participated in the interviews. The study has as its main base the foundations of the Historical-Cultural Theory. For data analysis we used content analysis. With the data analyzed, it was possible to grasp the relevance of in-service training as a mobilizer of good practices with these artifacts.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue promover una discusión sobre el papel de la formación docente como movilizadores de buenas prácticas con tecnologías digitales. Este es un estudio exploratorio cualitativo que se utiliza como fuente de datos, entrevistas y consultas a documentos oficiales. Cinco profesores y un asesor pedagógico participaron en las entrevistas. El estudio tiene como base principal los fundamentos de la teoría histórico-cultural. Para el análisis de datos utilizamos análisis de contenido. Con los datos analizados, fue posible comprender la relevancia de la capacitación en el servicio como un movilizador de buenas prácticas con estos artefactos. <![CDATA[LOS MOVIMIENTOS CIBERACTIVISTAS DE (RE)EXISTENCIA EN LAS REDES SOCIALES Y SUS IMPLICACIONES PARA LA EDUCACIÓN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100091&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com a emergência das possibilidades interativas engendradas pelo digital, deixamos de ser meros receptores de informação e passamos a ter a oportunidade também de produzir e compartilhar conteúdos diversos para outras/os internautas. Este novo contexto nos inspira a repensar o cenário político contemporâneo e os usos das tecnologias digitais, cuja especificidade na produção e no compartilhamento de dados informacionais rompe com a centralidade da mídia de massa. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo investigar o ciberativismo de mulheres na rede social, focalizando os debates que emergiram em torno do movimento #ELENÃO, que envolveu a participação de milhões de internautas de todos os cantos do Brasil em setembro de 2018 em questionamento à campanha política do presidenciável Jair Bolsonaro. Esse movimento de (re)existência orquestrado por mulheres na rede traz implicações para o campo da educação, principalmente quando reconhecemos o Facebook enquanto um importante espaço de mobilização social.<hr/>Abstract With the emergence of interactive possibilities generated from digital resources, we are no longer mere receivers of information, but we also have the opportunity to produce and share diverse contents for others Internet users. Such new context inspires us to rethink the contemporary political scenario and the uses of digital technologies whose specificity in the production and sharing of data information breaks with the centrality of mass media. In face of this context, the objective of this article is to investigate the women’s cyberactivism in the social network, focusing on the reflective efforts of the #ELENÃO [#NOTHIM in English] movement, which involved the participation of millions of Internet users from all around Brazil in September of 2018 as a questioning of the political campaign of the presidential candidate Jair Bolsonaro. This movement of resistance/existence organized by women in the network has implications for the education field, especially when we recognize Facebook as a space for social mobilization.<hr/>Resumen Con la emergencia de las posibilidades interactivas engendradas por el digital, dejamos de ser solamente receptores de información y pasamos a tener la oportunidad también de producir y compartir contenidos diversos para otras/os internautas. Este nuevo contexto nos inspira a repensar el escenario político contemporáneo y los usos de las tecnologías digitales cuya especificidad en la producción y en intercambio de datos informativos rompen con la centralidad de los medios masivos. Ante eso, el presente artículo tiene como objetivo investigar el ciberactivismo de mujeres en la red social, enfocando los debates que emergieron en torno al movimiento #ELENÃO, que involucró la participación de millones de internautas de todos los rincones de Brasil en septiembre de 2018, en cuestionamientos a la campaña política del presidenciable Jair Bolsonaro. Este movimiento de (re)existencia orquestado por mujeres en la red trae implicaciones para el campo de la educación, principalmente cuando reconocemos a Facebook como un importante espacio de movilización social. <![CDATA[MEDIACIÓN DIGITAL EN LA ADQUISICIÓN DE LECTURA Y ESCRITURA SORDAS: análisis lingüístico discursivo de la producción textual del género del <em>mensaje instantáneo</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo origina-se do uso de tecnologias digitais como instrumento cultural de aprendizagem. No referido estudo objetiva-se analisar a produção escrita de educandos surdos, que estudavam no contra-turno em uma sala de recursos multifuncionais na cidade de Belém - Pará. As formas escritas analisadas neste trabalho são de quatro educandos que participaram de uma atividade mediada por um professor especialista em educação especial, com uso de intrumento digital, mais precisamente o gênero mensagem instantânea. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do tipo de análise linguistico-discursiva da produção textual. Os textos produzidos pelos alunos surdos foram organizados aos seguintes níveis de escrita: estágio pré-inicial, estágio inicial, estágio intermediário e estágio avançado da escrita. De maneira geral as produções textuais que os surdos criaram e que serviram de base para este trabalho não podem ser percebidas com características negativas, pois possuem especificidades linguistico-discursivas baseadas na Língua de Sinais.<hr/>Abstract This study starts from the use of digital technologies as a cultural learning instrument. This study aims to analyze the written production of deaf learners, who studied in the opposite hour in a multifunctional resource room in the city of Belém - Pará. The written forms analyzed in this work are of four learners who participated in an activity mediated by a teacher specializing in special education, using digital instruments, more precisely the genre instant messaging. It is a qualitative approach research, based on the type of discursive linguistic analysis of textual production. The texts produced by deaf students were organized at the following levels of writing: pre-early stage, early stage, intermediate stage and advanced stage of writing. In general, the textual productions that the deaf created and which were the basis for this work cannot be perceived with negative characteristics, since they have linguistic-discursive specificities based on sign language.<hr/>Resumen Este estudio surge del uso de tecnologías digitales como instrumento de aprendizaje cultural. Este estudio tiene como objetivo analizar la producción escrita de estudiantes sordos, que estudiaron en el turno contrario en una sala de recursos multifuncionales en la ciudad de Belém - Pará. Las formas escritas analizadas en este trabajo son de cuatro estudiantes que participaron en una actividad mediada por Un profesor especializado en educación especial, que utiliza instrumentos digitales, más precisamente el género mensajería instantánea. Es una investigación de enfoque cualitativo, basada en el tipo de análisis lingüístico discursivo de la producción textual. Los textos producidos por estudiantes sordos se organizaron en los siguientes niveles de escritura: etapa pre-temprana, etapa temprana, etapa intermedia y etapa avanzada de escritura. En general, las producciones textuales que crearon los sordos y que fueron la base de este trabajo no pueden percibirse con características negativas, ya que tienen especificidades lingüísticas-discursivas basadas en el lenguaje de señas. <![CDATA[EL PROCESO DE FORMACIÓN CONTINUA DE MAESTROS EN SALAS MULTIFUNCIONALES DE RECURSOS PARA EL USO DE TECNOLOGÍA ASISTIVA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100121&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo reflete sobre a constituição do processo de formação continuada de professores para o uso da Tecnologia Assistiva - conjunto de equipamentos, recursos e serviços que oferecem condições às pessoas com deficiência para que tenham maior independência e autonomia e, ainda, promovem a inclusão. Pesquisa de abordagem qualitativa, sob os pressupostos de Minayo (2003), e adotando a abordagem exploratório-explicativa em Leopardi (2002) e Lakatos e Marconi (2011). A coleta de dados empregou o questionário T.A.E e a entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados e discutidos com embasamento teórico da análise do conteúdo de Bardin (2010). A formulação teórica baseou-se em Tonolli e Bersch (2006); Libâneo (2001); Machado (2010); Hummel (2015), entre outros. O estudo trouxe como resultado denúncias relacionadas à ausência de materiais pedagógicos, equipamentos e formação voltada para a inclusão e para o uso de novas tecnologias, a exemplo da Tecnologia Assistiva, apontando para a urgência de fortalecer parcerias para a consolidação de um projeto de sociedade inclusiva, cuja marca é educar na diferença e pela diversidade.<hr/>Abstract This paper aims to reflect on how the process of continuing education of teachers has been constituted for the use of assistive technology. assistive technology taken here as the whole set of equipment, resources and services that give people with disabilities conditions to have greater independence and autonomy, and further promote inclusion. this research was built based on the qualitative approach according to the assumptions of Minayo (2003) adopting the exploratory-explanatory type of research in Leopardi (2002) and Lakatos and Marconi (2011). to consolidate the data collection, the T.A.E questionnaire and the semi-structured interview were used. the data were treated and discussed based on the theoretical foundations of content analysis in Bardin (2010). the theoretical formulation was based on authors such as: Tonolli and Bersch (2006); Libâneo (2001); Machado (2010), Hummel (2015) among others. this study resulted in complaints related to the absence of pedagogical materials, equipment and training focused on inclusion and the use of new technologies, such as assistive technology. these notes signify the urgency to strengthen the partnerships necessary to consolidate an inclusive society project that assumes as a mark of educating in difference and diversity.<hr/>Resumen Este texto propone reflexionar sobre cómo se ha constituido el proceso de educación continua de los docentes para el uso de la tecnología de asistencia. La tecnología de asistencia se toma aquí como un conjunto completo de equipos, recursos y servicios que brindan a las personas con discapacidades condiciones para tener una mayor independencia y autonomía, y promover aún más la inclusión. Esta investigación fue construida en base al enfoque cualitativo de acuerdo con los supuestos de Minayo (2003) adoptando el tipo de investigación exploratoria explicativa en Leopardi (2002) y Lakatos y Marconi (2011). Para consolidar la recopilación de datos, se utilizaron el cuestionario T.A.E y la entrevista semiestructurada. Los datos fueron tratados y discutidos en base a los fundamentos teóricos del análisis de contenido en Bardin (2010). La formulación teórica se basó en autores como: Tonolli y Bersch (2006); Libâneo (2001); Machado (2010), Hummel (2015) entre otros. Este estudio dio lugar a quejas relacionadas con la ausencia de materiales pedagógicos, equipos y capacitación centrados en la inclusión y el uso de nuevas tecnologías, como la tecnología de asistencia. Estas notas significan la urgencia de fortalecer las asociaciones necesarias para consolidar un proyecto de sociedad inclusiva que asume como una marca de educación en la diferencia y la diversidad. <![CDATA[#UERJRESISTE: la politización de uno mismo a través de selfies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100143&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A rede social Facebook vem possibilitando aos usuárixs1 de seu sistema a tematização das fotos de perfil - selfies - a partir de uma abertura a marcações de posicionamento político ou adesão a determinamos movimentos articulados a causas e/ou princípios éticos-políticos. A presente pesquisa busca compreender o modo como essas mobilizações politizadas de selfies se articulam nos cotidianos de sujeitos vinculados ao espaço acadêmico. Ao seguir xs nossxs interlocutorxs de pesquisa, conectamos vestígios de suas redes educativas, que por sua vez nos dão sinais de uma virada nos significados narcísicos e hedonistas, politizando suas selfies.<hr/>Abstract The Facebook social network has made it possible for users of your system to thematicize profile photos, their selfies. In this way, we promote new ways of practicing politics in our contemporary society marked by digital networking. Thus, the present research seeks to understand how the politicized mobilizations of selfies are inserted in the modes of political production, notably from new affirmations and (ethical) figurations. In order to follow the flows, ruptures and emergencies of everyday life online from the interlocutors of this research, facebook users, we have experimented with a genealogy of the modes of political production in the plots of cyberculture. In the following, we connect vestiges of educational networks where the interlocutors of research give us signs of a change in narcissistic and hedonistic meanings, politicizing their selfishness.<hr/>Resumen La red social Facebook viene posibilitando a lxs usuarixs de su sistema la caracterización de las fotos de perfil - selfies - a partir de una abertura a marcaciones de posicionamiento político o adhesión a determinados movimientos articulados a causas y/o principios éticos-políticos. La presente investigación busca entender el modo cómo esas movilizaciones politizadas de selfies se articulan en los cotidianos de sujetos vinculados al espacio académico. Al acompañar lxs nuestrxs interlocutorxs de investigación, conectamos vestigios de sus redes educativas, que por su vez nos dan señales de una virada en los significados narcisitos y hedonistas, politizando sus selfies. <![CDATA[DESARROLLO PROFESIONAL DEL COORDINADOR PEDAGOGICO Y LAS TECNOLOGÍAS: perspectivas de la especificidad funcional y formación del profesorado en la escuela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100153&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta duas categorias de Desenvolvimento Profissional do(a) Pedagogo(a) Escolar em relação às tecnologias. O referencial teórico centrou em discutir o papel e a atuação do (a) Pedagogo(a) Escolar e sua relação com a cibercultura na cultura escolar. Por fim, o desenvolvimento profissional a partir dos saberes docente, pedagógico e tecnológico. As categorias Especificidade Funcional e Formação Docente na Escola resultam da segunda fase de uma tese que oriunda de um projeto de pesquisa com metodologia centrada no paradigma qualitativo. Sua abordagem estudo de caso, sendo realizada em duas fases e com instrumentos de produção de dados variados. A questão apresentada neste artigo se refere à subquestão de pesquisa: o que afirmam necessitar os(as) pedagogos(as) escolares como processo formativo em relação às tecnologias? O objetivo consistiu em identificar as necessidades formativas dos(as) pedagogos(as) escolares em relação às tecnologias. Os resultados evidenciam o vislumbre de uma proposta de Desenvolvimento Profissional a partir das reais necessidades dos (as) pedagogos (as) escolares. Por fim, a proposição de um processo coletivo que considera a complexidade do saber que tem sido exigido desse profissional: o saber formativo organizador pedagógico de conteúdo tecnológico.<hr/>Abstract This article presents two categories of Professional Development of the School Coordinator in relation to technologies. The theoretical framework focused on discussing the role and performance of the school coordinator also the relationship with cyberculture in school culture. Finally, professional development based on teaching, pedagogical and technological knowledge. The categories Functional Specificity and Teacher Education at School result from the second phase of a thesis that comes from a research project with methodology centered on the qualitative paradigm. The approach was the case study performed in two phases and with varied data production instruments. The question presented in this article refers to the sub question: What the school coordinators need in a professional development about technologies? The objective was to identify the training needs of school coordinators regarding technologies. The results highlight a Professional Development proposal based on the real needs of school coordinators. Finally, the proposition of a collective process that considers the complexity of knowledge that has been required of this professional: the formative knowledge pedagogical organizer of technological content.<hr/>Resumen Este artículo presenta dos categorías de Desarrollo Profesional del Coordinador Pedagogico en relación con las tecnologías. El marco teórico se centró en discutir el papel y el desempeño del cordinador pedagogico y su relación con la cibercultura en la cultura escolar. Finalmente, el desarrollo profesional basado en el conocimiento de enseñanza, el conocimiento pedagógico y tecnológico. Las categorías Especificidad Funcional y Formación del professorado en la escuela resultan de la segunda fase de una tesis que proviene de un proyecto de investigación con metodología centrada en el paradigma cualitativo. Su enfoque de estudio de caso, se realiza en dos fases y con diversos instrumentos de producción de datos. La pregunta presentada en este artículo se refiere a la pregunta secundaria de la investigación: ¿qué dicen que necesitan coordinadores pedagógicos como un proceso formativo en relación con las tecnologías? El objetivo era identificar las necesidades educativas de los coordinadores pedagógicos en relación con las tecnologías. Los resultados muestran la visión de una propuesta de Desarrollo Profesional basada en las necesidades reales de los coordinadores pedagógicos. Finalmente, la propuesta de un proceso colectivo que considere la complejidad del conocimiento que se ha requerido de este profesional: El conocimiento formativo organizador pedagógico del contenido tecnológico. <![CDATA[LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN EN LO COTIDIANO DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN LA PERSPECTIVA DE LOS ACADÉMICOS DE PEDAGOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100177&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo está baseado em uma pesquisa exploratória desenvolvida no 4º e 5º semestre do curso de Pedagogia a Distância da UDESC. A investigação teve como objetivo problematizar como as mídias aparecem no contexto da educação infantil, qual a percepção dos acadêmicos sobre elas e quais as possibilidades de uso nesse contexto. Para compreensão do fenômeno, lançou-se mão de dois instrumentos de coleta de dados: Roteiro de Observação e Projeto de Intervenção Docente. Os resultados apontam que as mídias ainda são vistas e utilizadas como recursos didáticos, mas não alinhadas à perspectiva da mídia-educação, tornando essencial o debate sobre tais questões no processo formativo docente, em especial, na formação inicial de educadores.<hr/>Abstract The article is based on an exploratory research developed in the 4th and 5th semester of the UDESC Distance Pedagogy course. The research aimed to discuss how the media appear in the context of early childhood education, what is the perception of academics about them and what the possibilities of use in this context. To understand the phenomenon, two data collection instruments were used: observation script and Teaching Intervention Project. The results indicate that the media are still seen and used as didactic resources, but not aligned with the perspective of the media education, making the debate about such issues essential in the educational formative process, especially in the initial formation of educators.<hr/>Resumen El artículo se basa en una investigación exploratoria desarrollada en el cuarto y quinto semestre del curso de Pedagogía a Distancia de la UDESC. La investigación tuvo como objetivo discutir cómo aparecen los medios en el contexto de la educación de la primera infancia, cuál es la percepción de los académicos sobre ellos y cuáles son las posibilidades de uso en este contexto. Para comprender el fenómeno, se utilizaron dos instrumentos de recolección de datos: ruta de observación y Proyecto de intervención docente. Los resultados indican que los medios aún se ven y utilizan como recursos didácticos, pero no están alineados con la perspectiva de la educación en medios, lo que hace que el debate sobre estos temas sea esencial en el proceso formativo del profesorado, especialmente en la formación inicial de educadores. <![CDATA[AUTONARRATIVA EPISTOLAR: una mirada sensible de un extranjero sobre Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100193&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A trajetória das cartas na história é inegável. Existiram em todos os domínios da vida e constituíram parte do acervo pessoal e coletivo. A autonarrativa epistolar é mesmo um exercício de expressão onde o autor mostra parte de sua identidade. Com uma metodologia qualitativa a discussão e os resultados são veiculados fornecendo uma rede de conclusões que vêm nutrir o valor da comunicação; do fato comunicativo. Com este grupo de cinco cartas dão a conhecer uma parte do sentir do autor e onde a subjetividade adquire seu protagonismo. Estamos diante de egodocumentos abertos à leitura e à interpretação.<hr/>Abstract The trajectory of the letters in history is undeniable. They have existed in all areas of life and have formed part of the personal and collective acquis. The epistolary self-narrative is an exercise in expression where the author shows part of his identity. With a qualitative methodology the discussion and results are seen by providing a network of conclusions that come to nurture the value of communication; of the communicative fact. With this group of five letters they make known a part of the author's feeling and where subjectivity takes on its prominence. We are before ego-documents open to reading and interpretation.<hr/>Resumen La trayectoria de las cartas en la historia es innegable. Han existido en todos los ámbitos de la vida y han configurado parte del acervo personal y colectivo. La autonarrativa epistolar no deja de ser un ejercicio de expresión donde el autor muestra parte de su identidad. Con una metodología cualitativa la discusión y los resultados se vehiculizan proporcionando una red de conclusiones que vienen a nutrir el valor de la comunicación; del hecho comunicativo. Con este grupo de cinco cartas dan a conocer una parte del sentir del autor y donde la subjetividad adquiere su protagonismo. Estamos ante egodocumentos abiertos a la lectura y a la interpretación. <![CDATA[EL HIPERRELATO AUTOBIOGRÁFICO: memoria, experiencia e invención digital en la formación docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo pretende refletir sobre o conceito de hiperescrita de si, noção derivada da Tese de Doutorado da autora, que teve como objeto de estudo o relato digital, as narrativas em rede e as histórias de vida e formação na linguagem da hipermídia. A experiência da escrita digital, fazendo uso de múltiplas linguagens causadas pela convergência das mídias na Internet, foi articulada em diversas propostas didáticas da disciplina Tecnologias e Educação, entre os anos 2015 e 2018, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essas experiências deixaram indícios de como operam a memória, a experiência e a invenção digital na hora de narrar sobre si. Todo o processo de escrita de si sofre fortes impactos e se potencializa quando a escrita é em rede e a experiência de formação compartilha-se no ciberespaço. Partimos do diálogo teórico-metodológico e epistemológico com as pesquisas autobiográficas em educação, as pesquisas com os cotidianos escolares e as metodologias que defendem o valor da prática sem separar pesquisa do contexto da docência, especificamente, a pesquisa-formação na cibercultura.<hr/>Abstract This article aims to explore the concept of self-hyperwriting, a notion derived from the author's Doctoral Thesis. The thesis aimed at studying Digital Storytelling, the network narratives and the stories of life and training in the hypermedia. The experience with digital writing on the Internet was articulated in various didactic proposals of the Technologies and Education discipline, between 2015 and 2018, in the Pedagogy course of the University of State of Rio de Janeiro (UERJ). These experiences left indications of how memory, experience and digital invention operate when it comes to narrating about itself. This whole process suffers strong impacts and is enhanced when writing is networked, and the training experience is shared in cyberspace. This work dialogues at the theoretical-methodological level and epistemologically with the Autobiographical Research in Education and the methodologies that defend the value of the practice without separating the research from the context of teaching, specifically, Research-training in Cyberculture.<hr/>Resumen Este artículo pretende explorar el concepto de hiperrelato autobiográfico, noción derivada de la Tesis Doctoral de la autora, que tuvo como objeto de estudio el relato digital, las narrativas en red y las historias de vida y formación en el lenguaje de la hipermedia. La experiencia de escritura digital, utilizando múltiples lenguajes como fruto de la convergencia de medios en Internet, fue articulada en diversas propuestas didácticas de la disciplina Tecnologías y Educación, entre los años 2015 y 2018, en el curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ). Estas experiencias dejaron indicios de cómo operan la memoria, la experiencia y la invención digital a la hora de narrar sobre sí mismo. Todo este proceso sufre fuertes impactos y se potencia cuando la escritura es en red y la experiencia de formación se comparte en el ciberespacio. Este trabajo dialoga a nivel teórico-metodológico y epistemológicamente con las investigaciones autobiográficas en educación, las investigaciones con los cotidianos escolares y las metodologías que defienden el valor de la práctica sin separar la investigación del contexto de la docencia, específicamente, la investigación-formación en la cibercultura. <![CDATA[NEUROPSICOPEDAGOGÍA: nuevas perspectivas educacionales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100218&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Uma proposta é apresentada neste estudo para refletir sobre neurociências, neuropsicologia e suas perspectivas para o processo de aprendizagem. Começamos com um breve relato histórico dos avanços da neurociência e do emprego na educação. A posteriori, o trabalho docente e a formação de professores como reflexo entre teoria e prática são sublinhados. Pesquisa descritiva foi utilizada com abordagem qualitativa dedutiva e procedimento funcionalista. Livros e artigos científicos serão utilizados como base teórica. Com os aportes a partir da neuropsicopedagogia é necessário ter um olhar para avaliação dos métodos, recursos de aprendizagem e do relacionamento humano entre professor-aluno. A neuropsicopedagogia ajuda na motivação para o estudo por meio, de estímulos e métodos personalizados para cada aluno, de modo a respeitar os seus métodos e canais de aprendizagem, avaliação cognitiva, autonomia intelectual e emocional de cada aluno, porque o mesmo é estimulado pela curiosidade e criatividade. Portanto, entende-se que é a neuropsicopedagogia como uma nova área no campo educacional que requer o desconstruído para reconstruir, transformando o processo de aprendizagem dos alunos.<hr/>Abstract A proposal is presented in this study to reflect on neurosciences, neuropsychology and their perspectives for the learning process. We begin with a brief historical account of advances in neuroscience and employment in education. Then, teaching work and teacher training as a reflection between theory and practice is underlined. Descriptive research was used with a qualitative deductive approach and functionalist procedure. Scientific books and articles will be used as a theoretical basis. With contributions from the neuropsychopedagogy, it is necessary to have a look at the evaluation of methods, learning resources and the human relationship between teacher and student. neuropsychopedagogy helps motivate students to study through personalized stimuli and methods for each student, in order to respect their methods and learning channels, cognitive assessment, intellectual and emotional autonomy of each student, because it is stimulated by curiosity and creativity. Therefore, it’s understood that neuropsychopedagogy is a new area in the educational field that requires deconstructed to reconstruct, transforming the students' learning process.<hr/>Resumen Se presenta en este estudio una propuesta para reflexionar sobre sobre la neurociencia, la neuropsicopedagogía y sus perspectivas para el proceso de aprendizaje. Empieza con un breve relato histórico de los avanzos de la neurociencia y el empleo en la educación. A posteriori, es subrayado el trabajo docente y la formación del profesor como reflexivo entre teoría y práctica. Se empleó una investigación bibliográfica y descriptiva con carácter cualitativo método de abordaje deductivo y procedimiento funcionalista. Se emplearán como base teórica libros y artículos científicos. La lectura y la elucubración acentúan que en la mirada neuropsicopedagógica es necesaria una evaluación del medio, los métodos, los recursos didáctico-pedagógicos y la relación humana entre profesor-alumno. La neuropsicopedagogía auxilia en la motivación para el estudio a través de estímulos y métodos personalizados para cada alumno, de manera a respectar sus métodos y canales de aprendizaje, valorando la autonomía cognitiva, intelectual y emocional del sujeto que piensa, reflete, se fija y memoriza porque es estimulado por la curiosidad y la creatividad. Por lo tanto, se comprende que es la neuropsicopedagogía es un área nueva en el ámbito educacional que precisa deconstruirse para reconstruirse, transformando el proceso de aprendizaje del alumnado. <![CDATA[TRABAJO: vacío y expoliación en <em>Fifteen Million Merits (Black Mirror)</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100232&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo discute como se dá a espoliação e a subjugação do indivíduo no trabalho em Fifteen Million Merits (2011). Nesse episódio da série Black Mirror, é possível ver uma indistinção entre jornada de trabalho e vida fora do labor, bem como se percebe um processo de espetacularização das singularidades do indivíduo, de modo a transformar em mercadoria os mais diversos aspectos da subjetividade num agudo processo de subjetivação e embotamento. O protagonista, para se desvencilhar das amarras, adota uma postura de pragmática abstenção, aparentemente. Tais características são comentadas a partir da noção de crítica ao capital e dos processos do trabalho desumanizador de Karl Marx, do disciplinamento dos sujeitos por E. P. Thompson; bem como de biopolítica de Michel Foucault e de corpo sem órgãos de Gilles Deleuze.<hr/>Abstract The article discusses how is the dispossession and subjugation of the individual through work on Fifteen Million Merits (2011). In this episode of Black Mirror series, you can see a lack of distinction between working hours and life outside of work as well if notices a spectacle process of the individual singularities, to transform merchandise various aspects of subjectivity an acute process of subjectivity and blunted. The protagonist, to disengage the shackles, adopts a posture of pragmatic abstention, apparently. These characteristics are commented from the notion of critique of capital and dehumanizing work processes of Karl Marx, in addition to disciplining the subjects by E. P. Thompson, as well as bio-politics of Michel Foucault and Gilles Deleuze's body without organs.<hr/>Resumen El artículo describe cómo es el despojo y el sometimiento del individuo a través del trabajo en "quince millones de méritos" (2011). En este episodio de la serie Espejo Negro, se puede ver una falta de distinción entre las horas de trabajo y la vida fuera del trabajo, así si da cuenta de un proceso de espectáculo de las singularidades individuales, para transformar la mercancía de varios aspectos de la subjetividad un proceso agudo de la subjetividad y romo. El protagonista, para desenganchar los grilletes, adopta una postura de abstención pragmática, aparentemente. Estas características se comentan desde la noción de crítica del capital y los procesos de trabajo de deshumanización de Karl Marx, además de disciplinar a los sujetos por E. P. Thompson, así como la biopolítica de Michel Foucault y el cuerpo de Gilles Deleuze sin órganos. <![CDATA[ARTEFACTOS DIGITALES EN EL APRENDIZAJE DE CONCEPTOS: posibilidades para la cibercultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100242&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta um estudo que buscou investigar as contribuições do uso dos artefatos digitais na aprendizagem de conceitos junto a um grupo de estudantes do primeiro ano do curso Pedagogia de uma instituição pública do interior do Paraná. Para tanto, a pesquisa se constitui como do tipo descritivo, sendo conduzida à luz da teoria da cognição distribuída. Os dados foram coletados por meio da observação participante, da análise documental e de um questionário e examinados com base na análise de conteúdo. Os resultados elucidam a interação, a aprendizagem diferenciada e a colaboração como contribuições para a aprendizagem no contexto da cibercultura, bem como revelam que a oportunidade de vivenciar novas experiências didáticas com artefatos digitais na aprendizagem e na formação de conceitos ocorre quando estes atuam como instrumentos mediadores.<hr/>Abstract This paper presents a study that sought to investigate the contributions of digital artifacts in the concepts learning with a group of Pedagogy first-year students of a public institution in the countryside of Paraná. For this purpose, this study is considered as descriptive kind, being conducted in the light of the distributed cognition theory. The data were collected through participant observation, documental analysis and questionnaires and were examined based on content analysis. The results reveal the interaction, the differentiated learning and the collaboration as contributions to learning in the cyberculture context, as well as reveal that the opportunity to live new educational experiences with digital artifacts in learning and in concepts formation occurs when they act as mediating instruments.<hr/>Resumen Este artículo presenta un estudio que buscó investigar las contribuciones de los artefactos digitales en el aprendizaje de conceptos junto a un grupo de estudiantes del primer año del curso Pedagogía de una institución pública del interior del Paraná. Para tanto, la investigación se constituye como descriptiva, siendo conducida a la luz de la teoría de la cognición distribuida. Los datos fueron recopilados mediante la observación participante, el análisis documental y un cuestionario y fueron analizados con base en el análisis de contenido. Los resultados elucidan la interacción, el aprendizaje diferenciado y la colaboración como contribuciones para el aprendizaje en el contexto de la cibercultura, como también revelan que la oportunidad de vivir nuevas experiencias didácticas con aparatos digitales en el aprendizaje y en la formación de conceptos ocurre cuando estos actúan como instrumentos mediadores. <![CDATA[VISIBILIDADES DEL TRABAJO DE MUJERES RURALES EN LA RED SOCIAL DIGITAL <em>FACEBOOK</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100255&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Entendemos que as redes sociais lançam novas formas de visibilidade a partir de uma existência-virtual nas redes sociais, que permitem compor novas formas de posições de sujeitos. Este artigo objetiva analisar algumas publicações de mulheres rurais na rede social digital Facebook, tomando-as como memórias do tempo presente. Perguntamos: Que publicações são essas e o que produzem? Trata-se de uma pesquisa de caráter netnográfico, estratégica metodológica escolhida como ponte de acesso aos discursos das mulheres permitindo, consequentemente, maior compreensão do mapeamento, das produções, distribuição das publicações. Escolhemos a análise do discurso na perspectiva foucaultiana, mapeando a materialidade simbólica na cadeia significante entre discursos e imagens. Observamos que as publicações desse grupo de mulheres rurais rompem o aspecto mudo da cultura de silêncio em relação as experiências de trabalho e as transformam em direção à celebração de um reconhecimento de suas ações laborais, produzindo, assim, uma certa política de visibilidade do trabalho "pesado" na terra.<hr/>Abstract We understand that social networks launch new forms of visibility from a virtual existence in social networks, which allow us to compose new forms of subject positions. This article aims to analyze some rural women's publications on the Facebook digital social network, taking them as memories of the present time. What publications are these and what do they produce? This is a research of netnographic character, strategic methodological chosen as a bridge of access to women's discourses allowing, therefore, greater understanding of mapping, productions, distribution of publications. We chose discourse analysis in the Foucaultian perspective, mapping the symbolic materiality in the significant chain between discourses and images. We note that the publications of this group of rural women break the silent aspect of the culture of silence in relation to work experiences and transform them towards the celebration of a recognition of their work actions, thus producing a certain work visibility policy "heavy" on earth.<hr/>Resumen Entendemos que las redes sociales lanzan nuevas formas de visibilidad desde una existencia virtual en las redes sociales, lo que nos permite componer nuevas formas de posiciones de sujeto. Este artículo tiene como objetivo analizar algunas publicaciones de mujeres rurales en la red social digital de Facebook, tomándolas como recuerdos de la actualidad. ¿Qué publicaciones son estas y qué producen? Esta es una investigación de carácter netnográfico, metodológica estratégica elegida como un puente de acceso a los discursos de las mujeres que permite, por lo tanto, una mayor comprensión del mapeo, las producciones y la distribución de publicaciones. Elegimos el análisis del discurso en la perspectiva foucaultiana, mapeando la materialidad simbólica en la cadena significativa entre discursos e imágenes. Observamos que las publicaciones de este grupo de mujeres rurales rompen el aspecto silencioso de la cultura del silencio en relación con las experiencias laborales y las transforman hacia la celebración del reconocimiento de sus acciones laborales, produciendo así una cierta política de visibilidad laboral pesado en la tierra. <![CDATA[ALFABETIZACIÓN DIGITAL EN LA FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100270&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os letramentos digitais, agora entendidos como práticas sociais que abarcam o digital e para além do digital, desempenham grande papel na educação contemporânea. No entanto, para que práticas de letramentos digitais sejam contempladas em sala de aula, programas de formação contínua de professores para os letramentos digitais precisam ser empreendidos (MENEZES DE SOUZA, 2011; ROJO, 2013; LANKSHEAR E KNOBEL, 2015; JORDÃO, 2017). Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar possibilidades de formação contínua de professores para os letramentos digitais. Foram aplicados questionários a professores da educação básica de escolas públicas de Arraias, Tocantins. Como resultados, constatam-se os usos ainda relacionados a fatores técnicos em detrimento dos aspectos críticos e reflexivos.<hr/>Abstract Digital literacies, broadly taken as social practices, which cover digital as well as non-digital spheres, play a decisive role in contemporary education. However, in order to have digital literacy practices explored in classroom, continuing teacher education programs should be implemented (MENEZES DE SOUZA, 2011; ROJO, 2013; LANKSHEAR E KNOBEL, 2015; JORDÃO, 2017). This paper aims at presenting possibilities of continuing teacher education towards digital literacies. The authors applied questionnaires to teachers from public elementary schools, in Arraias, Tocantins. As outcomes, it was noticed uses which are still focused on technical factors to the detriment of critical and reflective aspects.<hr/>Resumen La alfabetización digital, ahora entendida como prácticas sociales que abarcan lo digital y más allá de lo digital, juega un papel importante en la educación contemporánea. Sin embargo, para que las prácticas de alfabetización digital se aborden en el aula, se deben emprender programas de educación continua para maestros para la alfabetización digital (MENEZES DE SOUZA, 2011; ROJO, 2013; LANKSHEAR E KNOBEL, 2015; JORDÃO, 2017). El objetivo de este artículo es presentar posibilidades para la formación continua de docentes para la alfabetización digital. Aplicamos cuestionarios a maestros de educación básica en escuelas públicas, en Arraias, Tocantins. Como resultado, nos damos cuenta de usos aún muy vinculados a factores técnicos en detrimento de aspectos críticos y reflexivos. <![CDATA[TECNOLOGÍAS MÓVILES Y LECTURA DE MAPAS DIGITALES EN LOS AÑOS FINALES DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100282&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do artigo é analisar a inserção de ferramentas digitais no ensino de cartografia na educação fundamental. Foram propostas estratégias para elaboração de práticas pedagógicas referentes aos conteúdos de Geografia para alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uberaba - MG. Para tanto, houve uma intervenção de caráter construtivo-colaborativo, com foco na abordagem qualitativa. A linguagem cartográfica é essencial para observar as transformações do espaço (CASTROGIOVANNI, 2002; CALLAI, 2005). Em complemento, o olhar de multiletramentos apresentados por Rojo e Moura (2012). Os resultados apontam para o reconhecimento de impactos positivos na aprendizagem dos alunos advindos das inúmeras possibilidades evocadas pelas tecnologias digitais no ensino de cartografia. Notou-se, ainda, na análise dos dados, um engajamento dos alunos em realizarem pesquisas na internet, propiciando investigações para sanar questionamentos e despertando a curiosidade acerca da leitura de mapas.<hr/>Abstract The purpose of this article is to analyze the insertion of digital tools in the teaching of cartography in fundamental education. We elaborated pedagogical practices referring to Geography contents using technologies for students of the eighth grade of elementary school in a public school in the city of Uberaba - MG. For that, there was a constructive-collaborative intervention, focused on the qualitative approach. Cartographic language is essential for observing the transformations of space (CASTROGIOVANNI, 2002; CALLAI, 2005). In addition, a look at the Multiliteracies presented by Rojo and Moura (2012). The results point to the recognition of positive impacts on student learning arising from the innumerable possibilities evoked by digital technologies in the teaching of cartography. In the data analysis, students were also engaged in conducting research on the Internet, providing investigations to solve questions and arousing curiosity about reading maps.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar la inserción de herramientas digitales en la enseñanza de cartografía en la educación secundaria. Se propusieron estrategias para la elaboración de prácticas pedagógicas relacionadas a los contenidos de Geografía para estudiantes del octavo año de enseñanza secundaria de una escuela pública del municipio de Uberaba - MG. Por lo tanto, hubo una intervención de carácter constructivo-colaborativo, centrada en el enfoque cualitativo. El lenguaje cartográfico es esencial para observar las transformaciones del espacio (CASTROGIOVANNI, 2002; CALLAI, 2005). Además, el aspecto de las herramientas múltiples presentado por Rojo y Moura (2012). Los resultados apuntan al reconocimiento de los impactos positivos en el aprendizaje de los estudiantes que surgen de las numerosas posibilidades evocadas por las tecnologías digitales en la enseñanza de la cartografía. Además, se observó, en el análisis de datos, un compromiso de los alumnos para realizar investigaciones en Internet, proporcionando investigaciones para resolver preguntas y despertando curiosidad sobre la lectura de mapas. <![CDATA[<strong>PENSANDO COMO UNA SUSPENSIÓN DEL MUNDO:</strong> enfoques entre Arendt y Herbart para (re)pensar la acción pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000100296&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo À luz do pensamento de Hannah Arendt e Johann Herbart, o texto propõe refletir sobre a relação entre o pensar e o mundo comum. Afinal, o que nos faz pensar? Para dar conta de responder tal indagação, iniciaremos a discussão em torno da relação entre entendimento (Verstand) e razão (Vernunft) que Hannah Arendt faz com base em Kant; por conseguinte, faremos uma releitura da concepção de disciplina formativa ou aconselhamento de Herbart, isso, com o intuito de aferir que sujeito é levado a pensar a partir do momento em que toma a si e o mundo em reflexão (suspendendo-o); por fim, apresentamos as três figuras socráticas, que, para Arendt, fomentam a suspensão do mundo e colocam o sujeito em movimento reflexivo, sob a atividade do pensamento. Ademais, esse movimento permite (re)pensar a ação pedagógica fundada na atividade do pensamento e na continuidade, durabilidade e aperfeiçoamento do mundo humano comum, é isso que só a educação e o professor podem e devem fazer.<hr/>Abstract In the light of the thinking of Hannah Arendt and Johann Herbart, the text proposes to reflect on the relationship between thinking and the common world. After all, what makes us think? To answer this question, we will begin the discussion about the relationship between understanding (Verstand) and reason (Vernunft) that Hannah Arendt makes based on Kant; therefore, we will reread Herbart's conception of formative discipline or counseling, in order to assess which subject is led to think from the moment he takes himself and the world in reflection (suspending it); Finally, we present the three Socratic figures, which, for Arendt, foster the suspension of the world and place the subject in reflexive movement, under the activity of thought. Moreover, this movement allows (re) to think the pedagogical action based on the activity of thought and the continuity, durability and improvement of the common human world, this is what only education and the teacher can and should do.<hr/>Resumen A la luz del pensamiento de Hannah Arendt y Johann Herbart, el texto propone reflexionar sobre la relación entre el pensamiento y el mundo ordinario. Después de todo, ¿qué nos hace pensar? Para responder a esta pregunta, comenzaremos la discusión sobre la relación entre comprensión (Verstand) y razón (Vernunft) que Hannah Arendt establece en base a Kant; por lo tanto, volveremos a leer la concepción de Herbart de la disciplina formativa o el asesoramiento, para evaluar qué tema es llevado a pensar desde el momento en que se toma a sí mismo y al mundo en reflexión (suspendiéndolo); Finalmente, presentamos las tres figuras socráticas que, para Arendt, fomentan la suspensión del mundo y colocan al sujeto en movimiento reflexivo, bajo la actividad del pensamiento. Además, este movimiento permite (re) pensar la acción pedagógica basada en la actividad del pensamiento y la continuidad, durabilidad y mejora del mundo humano común, esto es lo que solo la educación y el maestro pueden y deben hacer.