Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520200002&lang=pt vol. 21 num. 61 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL: Teias, o presente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação: Desafios da educação na/da/para a Amazônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A AMEAÇA “FANTASMA” DA PRIVATIZAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NA AMAZÔNIA PARAENSE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa bibliográfica e documental teve por objetivo analisar o papel do Estado, a partir da lógica de financiamento proposta pelas novas regulamentações voltadas para a educação básica e seu efeito indutor no processo de mercantilização / privatização da educação pública paraense, no período de 2013 a 2018. Trata-se de pesquisa qualitativa sobre o arcabouço legal, voltado para a regulamentação da educação básica da Amazônia paraense, privilegiando os dados educacionais de oferta da educação básica e da execução orçamentária do Estado. A análise dos dados revelou tendências de encolhimento do setor público e de avanços do setor privado na oferta da educação básica, no acesso ao fundo público. O Estado desempenhou um papel importante viabilizando um conjunto de medidas legais que intensifica a lógica da racionalidade financeira para a educação, permitindo avanço “silencioso” do processo de privatização da educação básica, destinação de recursos financeiros públicos para a iniciativa privada e estabelecimento das parcerias público-privadas no estado.<hr/>Abstract The bibliographic and documentary research aimed to analyze the role of the State from the logic of financing proposed by the new regulations aimed at Basic Education and its inducing effect in the process of mercartilization/privatization of public education in Pará from 2013 to 2018. A qualitative research about legal norms sustains the basic education regulation in Amazonia paraense, highlighting educational access data and data from State budget execution. The analysis of the data revealed trends of shrinkage in the public sector and advances in the private sector in the provision of basic education in accessing the public fund. The State played an important role in enabling a set of legal measures that intensified the logic of financial rationality for education, which has allowed the “silent” advance of the privatization process of basic education, the allocation of public financial resources for private initiative and establishment of public-private partnerships in the state.<hr/>Resumen La investigación bibliográfica y documental tuvo como objetivo analizar el papel del Estado, basado en la lógica de financiamiento propuesta por las nuevas regulaciones dirigidas a la Educación Básica y su efecto inductor en el proceso de mercantilización/ privatización de la educación pública en Pará de 2013 a 2018. Esta es una investigación cualitativa del marco legal dirigido a la regulación de la educación básica en la región amazónica de Pará, privilegiando los datos educativos sobre la provisión de educación básica y la ejecución presupuestaria del Estado. El análisis de los datos reveló tendencias de contracción en el sector público y avances en el sector privado en la provisión de educación básica para acceder al fondo público. El Estado desempeñó un papel importante al permitir un conjunto de medidas legales que intensifica la lógica de la racionalidad financiera para la educación, permitiendo un avance "silencioso" en el proceso de privatización de la educación básica, la asignación de recursos financieros públicos para la iniciativa privada y el establecimiento de asociaciones públicas-privado en el estado. <![CDATA[DILEMAS NA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA EM UMA IFES NA AMAZÔNIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os desafios educacionais para a efetivação da educação escolar são diversificados e exigem esforço coletivo para serem compreendidos. Esse estudo trata de alguns dos dilemas que estiveram presentes no processo de implantação do curso de pedagogia em Santarém, cidade localizada no interior da Amazônia brasileira. Traz uma abordagem histórica das primeiras ações da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a década de 1970, fora da capital, onde o curso havia sido implantado, ainda na década de 1950. Contextualiza as ações extensionistas e de ensino daquela Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) relativas à formação de professores, como um dos mais instigantes desafios na/da região de atuação da UFPA. O curso de pedagogia foi uma espécie de desbravador da interiorização do ensino superior público em Santarém e em outros locais da região. No caso do município objeto desse estudo, representa o mais importante precedente histórico da criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a primeira instituição de ensino superior federal criada fora de uma das capitais da Amazônia.<hr/>Abstract The educational challenges for implementing school education are diverse and require collective effort to be understood. This study addresses some of the dilemmas that were presented in the process of implementing the pedagogy course in Santarém, a city located in the interior of the Brazilian Amazon. It brings a historical approach to the first actions of the Federal University of Pará (UFPA), during the 1970s, outside the capital, where it had been implemented in the 1950s. Contextualizing the extension and educational actions of that Federal Institution of Higher Education (IFES) related to teacher training, as one of the most exciting challenges in / of the region where UFPA operates. The pedagogy course was a kind of pioneer in the interiorization of public higher education in Santarém and other places in the Region. And in the case of the city object of this study, it represents the most important historical precedent for the creation of the Federal University of Western Pará (UFOPA), the first federal higher education institution created outside of the capitals of the Amazon.<hr/>Resumen Los desafíos educativos para implementar la educación escolar son diversos y requieren un esfuerzo colectivo para ser entendidos. Este estudio aborda algunos de los dilemas que estuvieron presentes en el proceso de implementación del curso de pedagogía en Santarém, una ciudad ubicada en el interior de la Amazonía brasileña. Aporta un enfoque histórico a las primeras acciones de la Universidad Federal de Pará (UFPA), durante la década de 1970, fuera de la capital, donde se había implementado en la década de 1950. Contextualizando la extensión y las acciones educativas de esa Institución Federal de Educación Superior (IFES) relacionado con la capacitación de docentes, como uno de los desafíos más emocionantes en / en la región donde opera UFPA. El curso de pedagogía fue una especie de pionero en la interiorización de la educación superior pública en Santarém y otros lugares de la Región. Y en el caso del municipio objeto de este estudio, representa el precedente histórico más importante para la creación de la Universidad Federal del Oeste do Pará (UFOPA), la primera institución federal de educación superior creada fuera de una de las capitales de la Amazonas. <![CDATA[O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E DO IDEB EM ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo identifica as implicações das políticas de regulação e avaliação no contexto escolar, analisando o modo como a equipe gestora e os professores de uma escola pública da Região Amazônica de Belém / Pará se apropriam dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas articulando unidades fundamentais imbricadas entre si: gestão pedagógica, avaliação externa, melhoria da qualidade do ensino e apropriação do IDEB. A investigação indica que a lógica da política de avaliação nacional reforça a gestão gerencial na escola; define, na ausência de discussão sobre as implicações das políticas de regulação e avaliação na escola, na aceitação natural da cultura de resultados; traduz no IDEB um conceito de qualidade como valor instrumental, quantificável, passível de manipulação, que não representa a realidade concreta do trabalho pedagógico.<hr/>Abstract This article identifies the implications of regulation and evaluation policies in the school context, analyzing the way in which the management team and teachers of a public school in the Amazon Region of Belém / Pará appropriate the results of Basic Education Development Index (IDEB). The research, of a qualitative nature, adopted a bibliographic review and semi-structured interviews articulating fundamental units intertwined with each other: pedagogical management, external evaluation, improvement of teaching quality and appropriation of IDEB. The investigation indicates that the logic of the national assessment policy reinforces the management management in the school; the lack of discussion about the implications of regulation and evaluation policies at school results in the natural acceptance of the culture of results; IDEB translates a concept of quality as an instrumental, quantifiable value, capable of manipulation, which does not represent the concrete reality of pedagogical work.<hr/>Resumen Este artículo identifica las implicaciones de las políticas de regulación y evaluación en el contexto escolar, analizando la forma en que el equipo directivo y los maestros de una escuela pública en la región amazónica de Belém / Pará se apropian de los resultados del Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB). La investigación, de carácter cualitativo, adoptó una revisión bibliográfica y entrevistas semiestructuradas que articulan unidades fundamentales entrelazadas entre sí: gestión pedagógica, evaluación externa, mejora de la calidad de la enseñanza y apropiación del IDEB. La investigación indica que la lógica de la política de evaluación nacional refuerza la gestión administrativa en la escuela; la falta de discusión sobre las implicaciones de las políticas de regulación y evaluación en los resultados escolares en la aceptación natural de la cultura de resultados; IDEB traduce un concepto de calidad como un valor instrumental, cuantificable, capaz de manipulación, que no representa la realidad concreta del trabajo pedagógico. <![CDATA[A UNIVERSIDADE EM REGIÕES AMAZÔNICAS: pesquisa, ensino e mudança social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A universidade tem seu papel discutido na atualidade e demandas diversas lhe são dirigidas, gerando desafios para sua consolidação como ator social. No caso da região amazônica os desafios são envoltos por dinâmicas sociais pautadas pela desigualdade, históricos de silenciamentos e discursos legitimadores do exercício do poder. O presente artigo discute esses temas a partir da investigação sobre o papel que a Universidade do Estado do Mato Grosso desenvolveu entre 2006 e 2019 na região da Amazônia mato-grossense por meio de programas de pesquisa e projetos de ensino engajados com a realidade de grupos menos favorecidos. O estudo é de base sociológica e dialoga com perspectivas da análise do discurso e da educação. Como resultado conclui-se que o papel e atuação da Universidade depende de condições internas e externas, exigindo análise de conjuntura.<hr/>Abstract The university's work is currently discussed and demands are made on them, creating challenges for their political actions in society. In the Amazon region, the challenges are greater because there is more inequality, processes of silence and speeches of power and violence. This article discusses these themes and investigates the activity that the State University of Mato Grosso developed between 2006 and 2019 in the Amazon region of Mato Grosso through research programs and teaching projects carried out in the reality of poor social groups. The study is sociological and establishes exchanges with perspectives on discourse analysis and education. The conclusion is that the University's action depends on internal and external conditions.<hr/>Resumen Actualmente se discute el trabajo de la universidad y se les exige, creando desafíos para sus acciones políticas en la sociedad. En la región amazónica, los desafíos son mayores porque hay más desigualdad, procesos de silencio y discursos de poder y violencia. Este artículo analiza estos temas e investiga la actividad que la Universidad Estatal de Mato Grosso desarrolló entre 2006 y 2019 en la región amazónica de Mato Grosso a través de programas de investigación y proyectos de enseñanza llevados a cabo en la realidad de los grupos sociales pobres. El estudio es sociológico y establece intercambios con perspectivas sobre el análisis del discurso y la educación. La conclusión es que el papel y el desempeño de la universidad dependen de las condiciones internas y externas. <![CDATA[POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA: a questão “indígena” no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200068&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo visa analisar as políticas de acesso e permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior na região amazônica do Brasil, contrapondo tal realidade com os procedimentos históricos adotados pelos órgãos governamentais em torno da efetividade desta premissa na educação. As análises realizadas se constituem de pesquisa bibliográfica e documental, contemplando conquistas para os povos indígenas no Brasil, como a Lei n. 12.711/2012 que incorpora o Sistema de Cotas nas universidades públicas (BRASIL, 2012). Dos resultados obtidos, é possível verificar que houve significativos avanços das políticas educacionais em prol da inserção indígena no ensino superior, bem como estas contribuíram na ampliação do direito à diversidade entre os povos, refletidas em legislações posteriores, como a Lei n. 11.645/2008. Contudo, apesar da recente presença no ensino superior, a questão indígena, atualmente, passa por rupturas, minimizando o caráter compensatório e assumindo um compromisso inclusivo e de responsabilidade social com o desenvolvimento local, consolidando-se como um direito público efetivo. Na Amazônia, as experiências contempladas indicam um sentido positivo, porém, necessário de atenção com financiamento, mediante um cenário de crise educacional no país.<hr/>Abstract The article aims to analyze the policies of access and permanence of indigenous students in Higher Education in the Amazon region of Brazil, contrasting this reality with the historical procedures adopted by government agencies around the effectiveness of this premise in education. The analyzes performed consist of bibliographic and documentary research, contemplating achievements for indigenous peoples in Brazil, such as Law n. 12,711/2012 that incorporates the Quota System in public universities (BRASIL, 2012). From the results obtained, it is possible to verify that there were significant advances in educational policies in favor of indigenous insertion in higher education, as well as these contributed to the expansion of the right to diversity among peoples, reflected in subsequent legislation, such as Law n. 11,645/2008. However, despite the recent presence in higher education, the indigenous issue currently undergoes ruptures, minimizing the compensatory character and assuming an inclusive and socially responsible commitment to local development, consolidating itself as an effective public right. In the Amazon, the experiences contemplated indicate a positive sense, however, necessary for attention with financing, in the context of an educational crisis in the country.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo analizar las políticas de acceso y permanencia de los estudiantes indígenas en Educación Superior en la región amazónica de Brasil, contrastando esta realidad con los procedimientos históricos adoptados por las agencias gubernamentales en torno a la efectividad de esta premisa en la educación. Los análisis realizados consisten en investigación bibliográfica y documental, contemplando logros para los pueblos indígenas en Brasil, como la Ley n. 12.711/2012 que incorpora el Sistema de Cuotas en las universidades públicas (BRASIL, 2012). A partir de los resultados obtenidos, es posible verificar que hubo avances significativos en las políticas educativas a favor de la inserción indígena en la educación superior, y que estos contribuyeron a la expansión del derecho a la diversidad entre los pueblos, reflejado en la legislación posterior, como la Ley n. 11.645/2008. Sin embargo, a pesar de la presencia reciente en la educación superior, el tema indígena actualmente sufre rupturas, minimizando el carácter compensatorio y asumiendo un compromiso inclusivo y socialmente responsable con el desarrollo local, consolidándose como un derecho público efectivo. En la Amazonía, las experiencias contempladas indican un sentido positivo, sin embargo, necesario para la atención con financiamiento, en el contexto de una crisis educativa en el país. <![CDATA[A RECONFIGURAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por objetivo analisar a reconfiguração da Política de Assistência Estudantil (PAE) na Universidade Federal do Acre (UFAC), no contexto de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), tendo como marco de referência o ano de 2013. Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Política na perspectiva de Mainardes (2006) referenciado em Ball (1994), cujas fontes primárias de análise foram documentos institucionais. Nesse estudo, os resultados são apresentados por meio do delineamento do contexto da prática. A partir das análises empreendidas, conclui-se que dois foram os elementos externos que influenciaram a reconfiguração da política de assistência estudantil na UFAC, a saber: o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e as políticas de expansão da oferta do ensino superior nas universidades públicas federais. No que refere ao elemento interno, considerado como movimento inicial do contexto da prática, tem-se a criação de um órgão executivo especifico para gestão/execução das Políticas de Assistência Estudantil, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), que passará a gerir o conjunto das ações voltadas à materialização da política de assistência estudantil na UFAC.<hr/>Abstract This article aims to analyze the reconfiguration of the Student Assistance Policy (PAE) at the Federal University of Acre (UFAC), in the context of the execution of the National Student Assistance Program (PNAES), having the year 2013 as a reference point. As a theoretical-methodological approach, the research was based on the Policy Cycle Approach from the perspective of Mainardes (2006) referenced in Ball (1994), whose primary sources of analysis were institutional documents. In this study, the results are presented by outlining the context of the practice. Based on the analyzes carried out, it is concluded that two external elements influenced the reconfiguration of the student assistance policy at UFAC, namely: the financing of the Federal Higher Education Institutions (IFES) and the policies for expanding the supply of education higher in federal public universities. With regard to the internal element, considered as an initial movement in the context of the practice, there is the creation of a specific executive body for the management / execution of Student Assistance Policies, the Dean of Student Affairs (PROAES), which will become manage the set of actions aimed at materializing the student assistance policy at UFAC.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar la reconfiguración de la Política de Asistencia al Estudiante (PAE) en la Universidad Federal de Acre (UFAC), en el contexto de la ejecución del Programa Nacional de Asistencia al Estudiante (PNAES), teniendo el año 2013 como punto de referencia. Como contribución teórico-metodológica, la investigación se basó en el Enfoque del Ciclo de Políticas desde la perspectiva de Mainardes (2006) al que se hace referencia en Ball (1994), cuyas principales fuentes de análisis fueron los documentos institucionales. En este estudio, los resultados se presentan delineando el contexto de la práctica. Con base en los análisis realizados, se concluye que dos elementos externos influyeron en la reconfiguración de la política de asistencia al estudiante en UFAC, a saber: el financiamiento de las Instituciones Federales de Educación Superior (IFES) y las políticas para expandir la oferta de educación más alto en universidades públicas federales. Con respecto al elemento interno, considerado como un movimiento inicial en el contexto de la práctica, existe la creación de un cuerpo ejecutivo específico para la gestión / ejecución de las Políticas de Asistencia Estudiantil, el Decano de Asuntos Estudiantiles (PROAES), que se convertirá gestionar el conjunto de acciones dirigidas a materializar la política de asistencia al estudiante en UFAC. <![CDATA[IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: construção na escola indígena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta análise é resultado de um trabalho acadêmico vinculado ao programa de pós-graduação em educação com a linha de pesquisa da educação intercultural. Nessa perspectiva se intitulou Identidade profissional do professor que atua na sala de recurso multifuncional: um estudo a partir de uma escola indígena em Roraima, com o objetivo de analisar o processo de construção da identidade profissional do professor da sala de recurso multifuncional que atua no contexto da escola indígena em Roraima (RR). A pesquisa foi realizada em parceria com um grupo de professores e chefes de divisões da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED), de abordagem qualitativa, compreendendo pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise documental. Nesse recorte apresentaremos fragmentos dos resultados e discussões, focando: perfil dos professores da educação especial que atuam na escola indígena; análise interpretativa da ideia de diferença nos distintos contextos sociais; atendimento educacional especializado como processo de inclusão; a escola e alunos indígenas. Observa-se que a identidade do profissional da educação especial que atua na escola indígena é constituída de elementos advindos do contexto pessoal, coletivo e da experiência educativa. Entretanto, deve-se considerar a cultura de cada docente indígena. Constata-se que os professores que atuam na sala de recurso multifuncional na escola indígena, sob a ótica da inclusão, em meio as dificuldades, à insegurança e ansiedades, sentem-se despreparados para o exercício da articulação que visa à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no espaço escolar.<hr/>Abstract This analysis is the result of academic work linked to the graduate program in education with the line of research on intercultural education. In this perspective, it was entitled Professional Identity of the Teacher who works in the Multifunctional Resource Room: a study from an indigenous school in Roraima, with the objective of analyzing the process of building the professional identity of the teacher of the multifunctional resource room who works in the context of the indigenous school in Roraima (RR). The research was carried out in partnership with a group of teachers and heads of divisions of the State Secretariat of Education and Sport (SEED), with a qualitative approach, which included bibliographic research, interviews and document analysis. In this section we will present fragments of the results and discussions focusing on: profile of special education teachers working in the indigenous school, interpretative analysis of the idea of difference in diverse social contexts and specialized educational assistance as an inclusion process: school and indigenous students. It is observed that the identity of the special education professional who works in the indigenous school is constituted of elements arising from the personal, collective context and the educational experience, however, the culture of each indigenous teacher must be considered. Noting that the teachers who work in the multifunctional resource room at the indigenous school from the perspective of inclusion, amid difficulties, insecurity and yearnings, feel unprepared to exercise full articulation for the inclusion of students with educational needs specials in the school ambience.<hr/>Resumen Este análisis es el resultado del trabajo académico vinculado al programa de posgrado en educación con la línea de investigación sobre educación intercultural. En esta perspectiva, se tituló Identidad profesional del maestro que trabaja en la sala de recursos multifuncionales: un estudio de una escuela indígena en Roraima, con el objetivo de analizar el proceso de construcción de la identidad profesional del maestro de la sala de recursos multifuncionales que trabaja en el contexto de la escuela indígena en Roraima (RR). La investigación se llevó a cabo en asociación con un grupo de maestros y jefes de divisiones de la Secretaría de Estado de Educación y Deporte (SEED), con un enfoque cualitativo, que incluyó investigación bibliográfica, entrevistas y análisis de documentos. En esta sección presentaremos fragmentos de los resultados y debates centrados en: el perfil de los maestros de educación especial que trabajan en la escuela indígena, el análisis interpretativo de la idea de la diferencia en varios contextos sociales y la asistencia educativa especializada como un proceso de inclusión: la escuela y los estudiantes indígenas. Se observa que la identidad del profesional de educación especial que trabaja en la escuela indígena se compone de elementos derivados del contexto personal, colectivo y de la experiencia educativa, sin embargo, la cultura de cada maestro indígena debe ser considerada. Observando que los maestros que trabajan en la sala de recursos multifuncionales en la escuela indígena desde la perspectiva de la inclusión, en medio de dificultades, inseguridad y anhelos, no se sienten preparados para ejercer una articulación completa para la inclusión de estudiantes con necesidades educativas especiales en el espacio escolar. <![CDATA[EXPERIÊNCIAS DE / COM UMA “PESSOA T” INDÍGENA ENTRE-GÊNEROS DO / NO COTIDIANO TOCANTINENSE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ser anunciada como travesti no contexto do dia a dia é vigilância e punição para qualquer jovem. Em se tratando de uma jovem indígena entre-gêneros, as marcações de preconceito interseccionadas de etnia, gênero, sexualidade, travestilidade, identidade e cultura agem como governamentalidade do seu corpo e do seu ser / existir. Tensionar esses conceitos e (de)marcá-los na / com as narrativas da experiência de “pessoas T” é um desafio para estas pessoas, para a comunidade tradicional indígena e para nós da pesquisa / pesquisadores(as) “implicados” com / na educação. A investigação em andamento no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPPGE/UFT) aborda questões no entorno das “relações homodesejantes” no Norte do Brasil, valendo-se da pesquisa-ação e participante de abordagem fenomenológica. Com Guacira Louro (2004), Berenice Bento (2008), Richard Miskolci (2016), Sandra Corazza (2001, 2002) nos implicamos da vivência / experiência de / com uma “pessoa T” indígena entre-gêneros, buscando construir aportes teóricos para descentrar práticas cis-heteronormativas na / da Amazônia oriental. Queremos ir além de uma formação impositiva de modelos de como ser homem ou ser mulher, ser masculino e / ou ser feminino, hétero / homo / bi, para práticas igualitárias de gênero.<hr/>Abstract Being announced as a transvestite in the context of everyday life is vigilance and punishment for any young person. In the case of a young indigenous woman between genders, the marks of prejudice intersected by ethnicity, gender, sexuality, transvestite, identity and culture act as the governmentality of her body and her being. Tensioning these concepts and (de)marking them in / with the narratives of the experience of "T people" is a challenge for these people, for the traditional indigenous community and for us in the research/researchers "involved" with / in education. The ongoing investigation at PPPGE / UFT addresses issues surrounding “homodesirable relationships” in Northern Brazil in action research and participant in a phenomenological approach. With Guacira Louro (2004), Berenice Bento (2008), Richard Miskolci (2016), Sandra Corazza (2001, 2002), we are involved in the experience / experience of / with an indigenous “person T” between genders, seeking to build theoretical contributions to decentralize cis-heteronormative practices in / from the eastern Amazon. We want to go beyond an imposing formation of models of how to be male or female, male and / or female, straight / homo / bi, for gender equality practices.<hr/>Resumen Ser anunciado como travesti en el contexto de la vida cotidiana es vigilancia y castigo para cualquier joven. En el caso de una joven indígena entre géneros, las marcas de prejuicio intersectadas por etnia, género, sexualidad, travesti, identidad y cultura actúan como la gubernamentalidad de su cuerpo y su ser. Tensionar estos conceptos y (des)marcarlos en / con las narrativas de la experiencia de "personas T" es un desafío para estas personas, para la comunidad indígena tradicional y para nosotros en la investigación / investigadores "involucrados" con / en educación La investigación en curso en PPPGE / UFT aborda cuestiones relacionadas con las "relaciones homodesiables" en el norte de Brasil en investigación de acción y participante en un enfoque fenomenológico. Con Guacira Louro (2004), Berenice Bento (2008), Richard Miskolci (2016), Sandra Corazza (2001, 2002), estamos involucrados en la experiencia/experiencia de/con una "persona T" indígena entre géneros, buscando construir contribuciones teóricas descentralizar las prácticas cis-heteronormativas en / desde el Este de la Amazonía. Queremos ir más allá de una imponente formación de modelos de cómo ser hombre o mujer, hombre y / o mujer, heterosexual / homo / bi, para las prácticas de igualdad de género. <![CDATA[CONTOS E ENCANTOS INFANTIS RIBEIRINHOSAMAZÔNIDOS NO COTIDIANO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200128&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ziguezagueando entre as feituras infantis ribeirinhasamazônidas compomos este texto. Assumimos o compromisso de narrar as singularidades de crianças que fogem de interpretações e itinerários prefixados, pois em nosso encontro nos detemos em suas operações astuciosas e clandestinas pouco observadas no mundo tomado pelo capitalismo. Na esteira da filosofia da diferença, vimos produzindo diferenciações aos modos de pesquisar com as crianças e as infâncias. Para tanto, produzimos nosso trajeto investigativo por intermédio da cartografia deleuziana, na busca das vivências e das narrativas infantis. Nessa investidura, às margens de um rio em meio à floresta amazônica, encontramos as narrativas de experiências singulares que subvertem a lógica de sentido de um lugar para as crianças e as infâncias na escola.<hr/>Abstract Zigzagging between the riverain and Amazonian childish compositions we compose this text. We are committed to narrating the singularities of children who flee from pre-set interpretations and itineraries, because in our meeting, we stop at their clever and clandestine operations little observed in the world taken by capitalism. In the wake of the difference philosophy, we have been producing differentiations in the ways of researching with children and childhoods. For this, we produced our investigative path through Deleuzian cartography in the search for children's experiences and narratives. In this endowment, on the banks of a river in the middle of the Amazon rainforest, we find the narratives of singular experiences that subvert the logic of meaning of a place for children and childhoods at school.<hr/>Resumen Zigzagueando entre las composiciones infantiles ribereñas y amazónicas componimos este texto. Nos comprometemos a narrar las singularidades de los niños que huyen de interpretaciones e itinerarios preestablecidos, porque en nuestra reunión, nos detenemos en sus operaciones inteligentes y clandestinas poco observadas en el mundo tomado por el capitalismo. A raíz de la filosofía de la diferencia, hemos estado produciendo diferenciaciones en las formas de investigación con niños y niñas. Para esto, produjimos nuestro camino de investigación a través de la cartografía deleuziana en la búsqueda de experiencias y narrativas infantiles. En esta investidura, a orillas de un río en medio de la selva amazónica, encontramos las narraciones de experiencias singulares que subvierten la lógica del significado de un lugar para niños y niñas en la escuela. <![CDATA[AS FILHAS NEGRAS DA MÃE AMAZÔNIA EM UM FAZER CIENTÍFICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As mulheres negras ativistas amazônidas têm vivido, nesta década, o momento de maior transformação nas gerações. Embora suas dinâmicas tenham sido fundamentadas por meio de ensinamentos comunitários, desencadearam-se em rumos distintos em diferentes trajetórias de saberes. Alterações que estão relacionadas aos contextos de saberes tradicionais e conhecimentos científicos e à forma que se potencializaram as relações de interculturalidade dessas mulheres. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar a visão de duas mulheres negras quilombolas sobre o Programa do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT), proposto pela Universidade de Brasília (UnB) que, com o apoio do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), tem oportunizado estratégias de emancipação para a resistência de determinados povos diante das incertezas da educação pública. Este estudo se materializa apresentando uma organização de ideias a partir da fundamentação teórica bibliográfica, que apoia a abordagem qualitativa dos fatos históricos e sociológicos. Os resultados apontam que essas mulheres negras amazônidas têm um grande potencial na produção de conhecimento científico e cultural.<hr/>Abstract In this decade, black women activists from the Amazon have experienced the greatest transformation in generations. Although its dynamics were based on community teachings, they were unleashed in different directions in different knowledge trajectories. Changes that are related to the contexts of traditional knowledge and scientific knowledge and to the way that the intercultural relations of these women were enhanced. Thus, the objective of this article is to present the vision of two black quilombola women about the Professional Master's Program in Sustainability with Traditional Peoples and Lands (MESPT), proposed by the University of Brasília (UnB), which, with the support of the Centro de Sustainable Development (CDS), has provided opportunities for emancipation strategies for the resistance of certain peoples in the face of uncertainties in public education. This study is materialized by presenting an organization of ideas based on the theoretical bibliographic foundation, which supports the qualitative approach of historical and sociological facts. The results show that these black Amazon women have great potential in the production of scientific and cultural knowledge.<hr/>Resumen Las mujeres negras activistas en la Amazonía han experimentado, en esta década, el momento de una mayor transformación en las generaciones. Aunque su dinámica se basó en las enseñanzas de la comunidad, se desataron en diferentes direcciones en diferentes trayectorias de conocimiento. Cambios relacionados con los contextos del conocimiento tradicional y el conocimiento científico y con la forma en que se mejoraron las relaciones interculturales de estas mujeres. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es presentar la visión de dos mujeres negras quilombolas sobre el Programa de Maestría Profesional en Sostenibilidad con Pueblos y Tierras Tradicionales (MESPT), propuesto por la Universidad de Brasilia (UnB), que, con el apoyo del Centro para el Desarrollo Sostenible (CDS), ha proporcionó estrategias de emancipación para la resistencia de ciertos pueblos a las incertidumbres de la educación pública. Este estudio se materializa presentando una organización de ideas basada en la base bibliográfica teórica, que apoya el enfoque cualitativo de los hechos históricos y sociológicos. Los resultados muestran que estas mujeres amazónicas negras tienen un gran potencial en la producción de conocimiento científico y cultural. <![CDATA[APRENDENDO COM A AMAZÔNIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200150&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é forjado em meio a narrativas (auto)biográficas de formação em contexto amazônico, relativizando as perspectivas Norte-Sul no / do Brasil, a partir das epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos. O uso do gerúndio do verbo aprender no título é proposital, uma vez que marca a trajetória de um professor que se reconhece em contínuo e constante processo de formação e transformação. O texto parte, inicialmente, da mudança geográfica, quando o autor migra da região Sudeste do Brasil para a região Norte, especificamente do estado do Rio de Janeiro (RJ) para o estado do Amazonas (AM), ressaltando algumas aprendizagens que decorrem desta mudança. As narrativas estão focadas, principalmente, nas transformações políticasepistemológicas a partir das aprendizagens com os indígenas da região do Alto Solimões (AM), na tríplice fronteira amazônica entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. O artigo conclui com uma reflexão sobre como não indígenas podemos aprender a ser parente.<hr/>Abstract This article is forged in the midst of (auto)biographical narratives of formation in the Amazon context, relativizing the North-South perspectives in / from Brazil, based on the epistemologies of the South of Boaventura de Sousa Santos. The use of the gerund of the verb to learn in the title is purposeful, since it marks the trajectory of a teacher who recognizes himself in a continuous and constant process of formation and transformation. The text starts from the geographical change, where the author migrates from the Southeast region of Brazil to the North region, specifically from the state of Rio de Janeiro (RJ) to the state of Amazonas (AM), highlighting some learnings that result from this change. The narratives are mainly focused on politicalepistemological transformations based on learning from the indigenous peoples of the Alto Solimões (AM) region, on the triple Amazonian border between Brazil, Colombia and Peru. The article concludes with a reflection on how non-indigenous people can learn to be parente.<hr/>Resumen Este artículo está forjado en medio de narrativas (auto)biográficas de formación en el contexto amazónico, relativizando las perspectivas Norte-Sur en / desde Brasil, basadas en las epistemologías del Sur de Boaventura de Sousa Santos. El uso del gerundio del verbo para aprender en el título tiene un propósito, ya que marca la trayectoria de un maestro que se reconoce a sí mismo en un proceso continuo y constante de formación y transformación. El texto comienza con el cambio geográfico, donde el autor migra desde la región Sureste de Brasil hacia la región Norte, específicamente desde el estado de Río de Janeiro (RJ) hasta el estado de Amazonas (AM), destacando algunos aprendizajes que resultan de este cambio. Las narraciones se centran, principalmente, en transformaciones políticoepistemológicas basadas en el aprendizaje de los pueblos indígenas de la región de Alto Solimões (AM), en la triple frontera amazónica entre Brasil, Colombia y Perú. El artículo concluye con una reflexión sobre cómo las personas no indígenas pueden ser parente. <![CDATA[FRONTEIRAS DA REPÚBLICA EM RORAIMA: conflitos e desafios curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200168&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata de fronteiras da República no extremo Norte da Amazônia: atravessamentos econômicos, políticos e culturais, nacionais e internacionais, no estado de Roraima, e sua incidência como desafios curriculares sobre a escola. Utilizando a metodologia relacional de Michael Apple, circunscreve uma introdução à análise crítica curricular das escolas e do currículo nessa região de múltiplas fronteiras.<hr/>Abstract The article deals with the frontiers of the Republic in the extreme North of the Amazon: economic, political and cultural crossings, national and international, in the state of Roraima, and their impact as curricular challenges on the school. Using Michael Apple's relational methodology, it circumscribes an introduction to critical curriculum analysis of schools and the curriculum in this region of multiple frontiers.<hr/>Resumen El artículo aborda las fronteras de la República en el extremo Norte de la Amazonía: cruces económicos, políticos y culturales, nacionales e internacionales, en el estado de Roraima, y su impacto como retos curriculares en la escuela. Utilizando la metodología relacional de Michael Apple, se circunscribe una introducción al análisis crítico de las escuelas y el currículo en esa región de múltiples fronteras. <![CDATA[A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO POLÍTICA CURRICULAR NAS "AMAZÔNIAS”: territórios, insurgências e re(existências)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta a educação do campo como política curricular nas "Amazônias”, discutindo a educação do campo não somente como território que se encerra na geografia do país, mas nas "Amazônias”, por se tratar de uma analogia a um campo complexo, híbrido, conflituoso e com demandas e disputas constantemente em jogo. Objetivamos compreender quais são as apostas e investimentos que os docentes fazem nos processos de traduzir e produzir contextualmente as políticas de educação do campo em tempos de centralização curricular. Com base em Laclau e Mouffe (2015), analisamos os sentidos das políticas, dos currículos, da educação do campo nas atuais políticas curriculares, seus territórios, os conflitos e suas formas de re(existir) à tentativa de centralização curricular expressas por uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os nossos resultados apontam que os discursos de qualidade fundamentam uma base universalizante, a BNCC, esta que intenta sobre a demarcação de um espaço limitado para a manifestação das diferenças nos currículos e nas políticas das escolas do campo. Concluímos que, embora impere a centralização curricular nas atuais políticas curriculares, a educação do campo quando pensada alusivamente às "Amazônias”, repensa o campo conflituoso e tensões em que está inserida, e o sentido histórico e político de construção desse termo reclama pelo reconhecimento da diferença nas políticas, nos currículos. Portanto, atualmente apostamos na tradução e na produção contextual dos currículos e da política para a educação do campo, constituídas a partir de demandas e dos investimentos radicais que os docentes tensionam, movimentam, re(existem) e defendem no cotidiano das escolas do campo.<hr/>Abstract This article presents rural education as a curricular policy in the "Amazonias”, discussing Rural Education not only as a territory that ends in the country's geography, in the "Amazonias” because it is an analogy to a complex field, hybrid, conflicted and with demands and disputes constantly at stake. We aim to understand what are the bets and investments that teachers make in the processes of translating and producing contextual policies of rural education in times of curricular centralization. Based on Laclau and Mouffe (2015), we analyze the meanings of policies, of curricula, of Rural Education, current curriculum policies, their territories, conflicts and their ways of re (existing) the attempt to centralize curricula expressed by a Common National Curriculum Base (CNCB). Our results show that, quality speeches support a universal base, CNCB, the latter intends on the demarcation of a limited space for the manifestation of differences in the curricula and policies of rural schools. We concluded that, although curriculum centralization prevails in current curriculum policies, rural education, when thought allusively to "Amazonias”, the conflicting field and tensions in which it is inserted are rethought, the historical and political sense of construction of this term demands recognition of the difference in policies, in the curricula. Therefore, we currently bet on translation and contextual production of curricula and policy for rural education, constituted from demands and radical investments that teachers intend, move, re (exist) and defend in the daily life of rural schools.<hr/>Resumen Este artículo presenta la educación rural como una política curricular en las "Amazonas”, discutiendo la educación rural no solo como un territorio que termina en la geografía del país, en las "Amazonas” porque es una analogía de un campo complejo, híbrido y conflictivo. y con demandas y disputas constantemente en juego. Nuestro objetivo es comprender cuáles son las apuestas e inversiones que los docentes hacen en los procesos de traducción y producción de políticas contextuales de educación rural en tiempos de centralización curricular. Con base en Laclau y Mouffe (2015), analizamos los significados de las políticas, los planes de estudio, la educación rural, en las políticas curriculares actuales, sus territorios, conflictos y sus formas de re(existir) el intento de centralizar los planes de estudio expresados por un Base Común del Plan de Estudios Nacional (BCPN). Nuestros resultados indican que, los discursos de calidad respaldan una base universal, el BCPN, que tiene la intención de demarcar un espacio limitado para la manifestación de diferencias en los planes de estudio y las políticas de las escuelas rurales. Llegamos a la conclusión de que, aunque la centralización curricular prevalece en las políticas curriculares actuales, la educación del campo cuando se piensa alusivamente a las "Amazonias”, el campo conflictivo y las tensiones en las que se inserta se repensan, el sentido histórico y político de construcción de este término exige el reconocimiento de la diferencia en políticas, en currículos. Por lo tanto, actualmente apostamos por la traducción y la producción contextual de planes de estudio y políticas para la educación rural, constituidos a partir de demandas e inversiones radicales que los docentes pretenden, mueven, re(existen) y defienden en la vida cotidiana de las escuelas rurales. <![CDATA[BANZEIROS DO RIO NEGRO E A ESCOLA RIBEIRINHA: as aulas de educação física no contexto da hinterlândia amazônica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo, realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), traz os primeiros achados de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado. Esse estudo busca compreender como as práticas socioculturais das comunidades tradicionais ribeirinhas estão inseridas nos conteúdos programáticos do componente curricular educação física. O modelo que orientou o processo metodológico da investigação baseou-se na pesquisa de campo, a partir de um estudo de caso. A coleta e análise dos dados partiram da observação de aulas de educação física e de imagens coletadas no campo da pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em uma comunidade ribeirinha localizada às margens do igarapé Tarumã Mirim - Baixo Rio Negro, em Manaus / Amazonas. A partir dos primeiros achados da pesquisa de campo, pode-se considerar que as práticas socioculturais ribeirinhas estão presentes nos conteúdos das aulas de educação física, seja direta ou indiretamente. Assim, é necessário evidenciar essas práticas e esses saberes locais dos escolares ribeirinhos e, para isso, sugere-se a formação continuada para os professores e a construção de um currículo que valorize o ser ribeirinho, bem como suas práticas sociais e culturais.<hr/>Abstract This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), presents the first results of a research developed at the master’s level. This study seeks to understand how the socio-cultural practices of traditional riverside communities are included in the curriculum of the Physical Education curriculum component. The model that guided the methodological process of this research was based on field research as from a case study. The collection and analysis of the data came from observing the Physical Education classes and the images collected in the research field. The field research was carried out in a riverside community located on the banks of the Tarumã Mirim - Baixo Rio Negro stream, in Manaus / Amazonas. From the first findings of the field research, it can be considered that the riverside socio-cultural practices are present in the contents of Physical Education classes, either directly or indirectly. Thus, it is necessary to highlight these practices and local knowledge of riverside schoolchildren and, for that, it is suggested the continuing education for teachers the construction of curriculum that values riverside people, as well their social and cultural practices.<hr/>Resumen Este trabajo se realizó con el apoyo de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) y presenta los primeros hallazgos de una investigación desarrollada a nivel de maestría. Este estudio busca comprender cómo las prácticas socioculturales de las comunidades ribereñas tradicionales se insertan en el programa de estudios del componente curricular de educación física. El modelo que orientó el proceso metodológico de esta investigación se basó en la investigación de campo por medio de un estudio de caso. La recopilación y el análisis de los datos comenzaron a partir de la observación en las clases de educación física y en las imágenes recopiladas en el campo de investigación. La investigación de campo se llevó a cabo en una comunidad ribereña ubicada a orillas del arroyo Tarumã Mirim - Baixo Río Negro, en Manaus / Amazonas. A partir de los primeros hallazgos de la investigación de campo, podemos considerar que las prácticas socioculturales ribereñas están presentes en los contenidos de las clases de educación física, sea directa o indirectamente. Por lo tanto, es necesario resaltar estas prácticas y el conocimiento local de los estudiantes ribereños y, para eso, se sugiere la capacitación continua para los maestros y la construcción de un plan de estudios que valore a las personas ribereñas, así como sus prácticas sociales y culturales. <![CDATA[PRÁTICAS DOCENTES NO AMBIENTE PRISIONAL: entre a cela e a sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No desígnio de conhecer a percepção de professoras e alunas quanto à realidade educacional em que estão inseridas, na Unidade Prisional Feminina (UPF) de Pedro Afonso, no Tocantins (TO), o objetivo propulsor dessa pesquisa foi compreender como as docentes exercem sua prática pedagógica e como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na referida instituição, locus desse estudo. O corpus da investigação científica foi composto pelas narrativas de quatro professoras atuantes exclusivamente na UPF de Pedro Afonso e de três alunas que aceitaram, voluntariamente, participar do processo investigativo. A metodologia utilizada amparou-se na história oral, que viabiliza o surgimento de vozes à margem dos direitos e da sociedade e realizada por meio das narrativas colhidas nas entrevistas individuais. Para consecução do roteiro semiestruturado de perguntas, vários fatores foram considerados, tais como: a forma de admissão das professoras, as técnicas e/ou práticas pedagógicas desenvolvidas e as possíveis contribuições oriundas da educação para a ressocialização das reeducandas. Por intermédio da sistematização, análise e entrelaçamento dos dados descortinaram-se os resultados que evidenciaram um distanciamento entre a legislação e o cotidiano do sistema penitenciário, bem como a falta de materiais didáticos apropriados, salas multisseriadas e a inexistência de capacitação específica às professoras entrevistadas. Fatores determinantes que se configuram como verdadeiros desafios à prática docente no cárcere.<hr/>Abstract With the purpose of knowing the perception of teachers and students regarding the educational reality in which they are inserted, in Pedro Afonso Female Prison Unit (UPF), Tocantins (TO), the main objective of this research was to understand how teachers exercise their pedagogical practice and how the process takes place. teaching and learning at the institution, the locus of this study. The corpus of scientific investigation was composed of the narratives of four teachers working exclusively at Pedro Afonso Female Prison Unit and three students who voluntarily accepted to participate in the investigative process. The methodology used was supported by oral history, which enables the rise of voices neglected both by society and their rights and carried out through the narratives collected in individual interviews. In order to achieve the semi-structured questionnaire, several factors were considered, such as: the form of admission of teachers, the techniques and / or pedagogical practices developed and the possible contributions from education for the re-insertion of reeducated women. Through the systematization, analysis and interlacing of the data, the results showed a gap between the legislation and the daily life of the penitentiary system, as well as the lack of appropriate didactic materials, multi-grade rooms and the lack of specific training for the interviewed teachers. Determining factors that constitute real challenges to teaching practice in prison.<hr/>Resumen Con el deseo de conocer la percepción de profesoras y alumnas sobre la realidad educativa donde están insertas, en la Unidad Carcelaria de Mujeres de Pedro Afonso (UPF), Tocantins (TO), el objetivo principal de esta investigación fue comprender cómo los docentes ejercen su práctica pedagógica y cómo ocurre el proceso de enseñanza y aprendizaje en esa institución, locus de este estudio. El corpus de la investigación científica estaba compuesto por las narraciones de cuatro profesoras, que trabajan exclusivamente en la UPF de Pedro Afonso y tres estudiantes, que aceptaron voluntariamente, participar en el proceso de investigación. La metodología utilizada se apoyó en la historia oral, que hace posible la aparición de voces que están al margen de los derechos y de la sociedad y llevada a cabo a través de relatos recogidos en las entrevistas individuales. Para lograr el cuestionario semiestructurado, se consideraron varios factores, tales como: la forma de admisión de docentes, las técnicas y/o prácticas pedagógicas desarrolladas y las posibles contribuciones oriundas de la educación, para la resocialización de las internas reeducadas. A través de la sistematización, el análisis y el entrelazado de los datos, se revelaron los resultados que evidenciaran una brecha entre la legislación y la vida cotidiana del sistema penitenciario, así como la falta de materiales didácticos apropiados, salas de varios grados integrados y la inexistencia de capacitación específica para los profesores entrevistados. Factores determinantes que se constituyen como desafíos reales para la práctica docente en prisión. <![CDATA[EDUCAÇÃO INFORMAL E PROTAGONISMO INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA: uma breve revisão bibliográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desse artigo consiste em socializar os resultados de uma revisão bibliográfica focada nos conceitos de educação informal e protagonismo indígena no âmbito da América Latina. Os conceitos apontados são relevantes para o estudo dos saberes indígenas e para a compreensão da relação conflituosa entre o modelo educacional de matriz eurocêntrica e as práticas de ensino e aprendizagem presentes nas culturas nativas da América. Além da análise conceitual, o artigo apresenta duas subseções que descrevem e analisam as particularidades da educação informal indígena a partir de dois estudos etnográficos realizados no Peru e na Costa Rica, selecionados pelo refinamento da pesquisa bibliográfica.<hr/>Abstract This paper aims is to socialize the results of a literature review focused on the concepts of informal education and indigenous protagonism in the Latin American context. These concepts are relevant to the study of indigenous knowledge and to the understanding of the conflicting relationship between the educational model of eurocentric matrix and the teaching and learning practices present in the native cultures of America. Besides the conceptual analysis, the paper presents two subsections that describe and analyze the particularities of indigenous informal education from two ethnographic studies carried out in Peru and Costa Rica, selected by the refinement of the literature review.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es socializar los resultados de una revisión de la literatura centrada en los conceptos de educación informal y protagonismo indígena en el contexto latinoamericano. Estos conceptos son relevantes para el estudio del conocimiento indígena y para la comprensión de la relación conflictiva entre el modelo educativo de la matriz eurocéntrica y las prácticas de enseñanza y aprendizaje presentes en las culturas nativas de América. Además del análisis conceptual, el artículo presenta dos subsecciones que describen y analizan las particularidades de la educación informal indígena de dos estudios etnográficos realizados en Perú y Costa Rica, seleccionados por el refinamiento de la investigación bibliográfica. <![CDATA[PESQUISA COM FORMAÇÃO: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200246&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo resulta dos estudos teóricos preliminares de pesquisas de doutorado em andamento que se utilizaram da proposta teórico-metodológica aqui denominada pesquisa com formação. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica anterior ao desenvolvimento da ida a campo. Procedemos à análise e sistematização dos materiais selecionados, que passaram por posterior fichamento e catalogação. A análise fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico-Dialético e demonstra que as relações entre pesquisa e formação tornam o processo investigativo uma atividade intelectual que constrói o conhecimento acerca da formação do formador, objeto das pesquisas, ao mesmo tempo em que transforma aqueles que dela participam como sujeitos: pesquisador e pesquisados.<hr/>Abstract This article results from preliminary theoretical studies of ongoing doctorate degree research that used the theoretical-methodological proposal called research with training. It is based on a bibliographic research prior to the development of the field trip. We proceeded to the analysis and systematization of the selected materials, which were later filed and cataloged. The analysis is based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory and the Historical-Dialectical Materialism and demonstrates that the relations between research and formation make the investigative process an intellectual activity that builds knowledge about the formation of the trainer, object of the research, at the same time, it transforms those who participate in it as subjects: researcher and researched ones.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de estudios teóricos preliminares de investigación doctoral en curso que utilizaron la propuesta teórico-metodológica llamada investigación con capacitación. Se basa en una investigación bibliográfica previa al desarrollo de la excursión. Se procedió al análisis y sistematización de los materiales seleccionados, que luego se archivaron y catalogaron. El análisis se basa en los supuestos de la teoría histórico-cultural y el materialismo histórico-dialéctico y demuestra que las relaciones entre investigación y formación hacen del proceso de investigación una actividad intelectual que construye el conocimiento sobre la formación del formador, objeto de la investigación, al mismo tiempo que transforma a quienes participan en él como sujetos: investigador e investigado. <![CDATA[ABORDAGENS PARA SENSIBILIZAÇÃO À DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200258&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas, entre o total das disciplinas de ambos os cursos, possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural.<hr/>Abstract We present results of a study that aimed to characterize the initial training in the biology and pedagogy degrees of State University of Feira de Santana for dealing with cultural diversity. For this, they were identified approaches in history, philosophy and sociology of science and Ethnobiology in the subjects of these courses, categorizations, and content analysis. The results indicate that some of the total of the disciplines of both courses have these approaches, being 2.98% for Biology and 2.7% for pedagogy. It is understood that these approaches are not enough and suggested a review of curricula in order to score points among the theoretical approaches worked in the courses and the experiences of schools in the region with respect to cultural diversity.<hr/>Resumen Presentamos los resultados de un estudio cuyo objetivo fue caracterizar la formación de grado en biología y pedagogía de la Universidad Estadual de Feira de Santana para tratar con la diversidad cultural. Se identificaron enfoques en historia, filosofía y Sociología de la ciencia y de la etnobiología en los contenidos de los cursos, con categorizaciones y análisis de contenido. Los resultados indican que, del total de las disciplinas de ambos cursos, algunas poseen los referidos abordajes con estos enfoques, siendo 2,98% para biología y 2,7% para pedagogía. Se entiende que estos enfoques no son suficientes y sugieren una revisión de los planes de estudio con el fin de ganar puntos entre los planteamientos teóricos trabajados en los cursos y las experiencias de las escuelas de la región en cuanto a diversidad cultural. <![CDATA["E OS BEBÊS?": quando os bebês interrogam a nossa docência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200274&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Quem são os bebês? Essa e tantas outras perguntas instigaram o trabalho realizado com os bebês em três creches municipais. Trata-se de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nele foram organizados diferentes contextos educativos, no intuito não apenas de instigar a curiosidade, fantasia, imaginação e inventividade dos bebês, potencializando suas experiências, mas, também, instigar a própria curiosidade dos(as) estudantes, educadores(as) e pesquisadores(as) acerca dos bebês e suas produções culturais. Como resultado, foi possível repensar a docência com os bebês tendo-os como interlocutores privilegiados na construção de uma prática pedagógica dialógica, o que exigiu dos(as) adultos(as) silenciarem-se para então escutá-los e com eles também aprender.<hr/>Abstract Who are the babies? This and many other questions have encouraged the work with babies in three municipal nurseries. It is part of a project connected to Institutional Program to Teaching Initiation Scholarship (PIBID). Different educational contexts were organized in order not only to arouse curiosity, fantasy, imagination and inventiveness of infants, enhancing their experiences, but also to stimulate students’, educators’ and researchers’ curiosity about babies and their cultural productions. As a result, it was possible to rethink our teaching with babies, considering them as privileged interlocutors in the construction of a dialogic pedagogical practice, which required adults to be silent so that they could listen to them, so they could also learn from them.<hr/>Resumen ¿Quiénes son los bebés? Esta y muchas otras preguntas instigaron el trabajo realizado con los bebés en tres guarderías municipales. Es un proyecto vinculado al Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID). En él se organizaron diferentes contextos educativos no solo para instigar la curiosidad, fantasía, imaginación e inventiva de los bebés, potenciando sus experiencias, pero también la curiosidad de los estudiantes, educadores e investigadores sobre los bebés y sus producciones culturales. Como resultado, fue posible repensar la enseñanza con los bebés, haciéndolos interlocutores privilegiados en la construcción de una práctica pedagógica dialógica, lo que exigió de los adultos guardar silencio para que puedan escucharlos y también aprender de ellos. <![CDATA[ARTE COMO TRABALHO CRIADOR: a produção de significados de pessoas com deficiência intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000200287&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O tema deste estudo é a arte na educação de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo é discorrer sobre a constituição do ser social por meio da arte como trabalho criador; evidenciar a produção artística de pessoas com deficiência intelectual e a constituição de novos conceitos por meio da arte. A pesquisa apresenta delineamento bibliográfico e de abordagem prática, amparada no Materialismo Histórico Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria Histórico-Crítica. Os resultados extrapolam conceitos científicos e ganham força nas narrativas dos participantes em diversas realidades possíveis. Conclui-se que a arte como trabalho criador na educação de pessoas com deficiência intelectual apresenta-se como meio da própria existência do ser humano no mundo.<hr/>Abstract The subject of this study is art in the education of people with intellectual disabilities. The intent is to write about the social being constitution through art as creative work; to highlight the artistic production of people with intellectual disabilities and the creation of new concepts through art. The research presents bibliographic design and practical approach, supported by Dialectical and Historical Materialism, Cultural-historical Theory and Historical Criticism. The results extrapolate scientific concepts and gain strength from the participants' narratives in various possible realities. It is concluded that art as creative work in the education of people with intellectual disabilities presents itself as a means of human existence in the world.<hr/>Resumen El tema de este estudio es el arte en la educación de personas con discapacidad intelectual. El objetivo es discutir la constitución del ser social a través del arte como trabajo creativo; evidencia la producción artística de personas con discapacidad intelectual y la constitución de nuevos conceptos a través del arte. La investigación presenta un diseño bibliográfico y un enfoque práctico, apoyado por el Material Histórico Dialéctico, la Teoría Histórico-Cultural y la Teoría Histórico-Crítica. Los resultados extrapolan conceptos científicos y ganan fuerza en las narrativas de los participantes en varias realidades posibles. Se concluye que el arte como un trabajo creativo en la educación de personas con discapacidad intelectual se presenta como un medio de existencia humana en el mundo.