Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520200006&lang=pt vol. 21 num. 63 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL: Teias pratica uma Didática da invenção, como Manoel de Barros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[DOCÊNCIA, CURRÍCULO, DIDÁTICA, AULA: fantástico arquivo político da diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[FORMAÇÃO CONTINUADA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: o M. A. R. e o samba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600046&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo visa tratar da necessidade de formação continuada com base no pensamento decolonial, tendo como objetivo relatar a experiência oriunda do curso elaborado pelo Museu de Arte do Rio (MAR) a partir da exposição O Rio do Samba: resistência e reinvenção, na qual o samba da Estação Primeira de Mangueira foi o condutor para que professores refletissem sobre questões que estão presentes no cotidiano escolar. A pedagogia decolonial é nosso ponto de partida, pois acreditamos que é preciso mais que um pensamento “outro”. É necessário adotar uma prática “outra”, e essa ocorre quando educadores agem de forma insurgente, incorporando ao currículo conhecimentos subalternizados, para que sujeitos que foram silenciados pela colonialidade possam ser protagonistas da história. Acreditamos que professoras e professores carecem de formação continuada para exercer uma educação multicultural, antirracista e decolonial. O curso realizado no MAR possibilitou que esses educadores, de diversos segmentos, da rede pública e privada de educação, fossem estimulados a criar possibilidades outras para suas próprias práticas a partir dos versos do samba-enredo.<hr/>Abstract This article aims to address the need for continuing education based on decolonial thinking, aiming to report the experience arising from the course prepared by the Museum of Art of Rio (MAR) from the exhibition O Rio do Samba: resistance and reinvention, where the samba from Estação Primeira de Mangueira was the driver for teachers to reflect on issues that are present in school daily life. Decolonial pedagogy is our starting point, as we believe that more than one other thought is needed, it is necessary to adopt a different practice, and this occurs when educators act in an insurgent way, incorporating subordinate knowledge into the curriculum, leaving subjects who have been silenced by coloniality can be protagonists of history. We believe that teachers need continuing education to exercise multicultural, anti-racist and decolonial education. The course held at MAR made it possible for these educators, from different segments, from the public and private education, to be encouraged to create other possibilities for their own practices based on the sambaenredo verses.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo reflejar la necesidad de una educación basada en el pensamiento descolonial, con el objetivo de informar sobre la experiencia derivada del curso elaborado por el Museo de Arte de Río (MAR) a partir de la exposición O Rio do Samba: resistencia y reinvención, donde el samba de la Estação Primeira de Mangueira fue el motor para que los maestros reflexionaran sobre temas que están presentes en la vida diaria de la escuela. La pedagogía decolonial es nuestro punto de partida, ya que creemos que se necesita más que un “otro” pensamiento. Es necesario adoptar una práctica “otra”, y esto ocurre cuando los educadores actúan de manera insurgente, incorporando conocimientos subordinados al currículo, para que sujetos que han sido silenciados por la colonialidad puedan ser protagonistas de la historia. Creemos que los maestros necesitan educación continua para ejercer una educación multicultural, antirracista y decolonial. El curso realizado en el MAR hizo posible que estos educadores, de diferentes segmentos, de la red educativa pública y privada, se animaran a crear otras posibilidades para sus propias prácticas a partir de los versos samba-enredo. <![CDATA[TÁTICAS PANDÊMICAS: ideologia e o fazer docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600064&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este escrito trata de apontamentos críticos acerca do período histórico pandêmico, ideologia, tecnologia e o fazer docente. Tem como pressuposto que o avanço conservador e reacionário, para além da pandemia de Covid-19, exige uma mudança tática no fazer docente. O mote é a tática da “estética da live”, enquanto produção de um comum partilhado possível, organizado por um posicionamento político, ético e estético contra-hegemônico em interação com as juventudes.<hr/>Abstract This writing is about critical notes about the pandemic historical period, ideology, technology and teaching practice; assuming that the conservative and reactionary advance, in addition to the pandemic of Covid-19, a tactical change in the teaching profession is necessary in this context. Our motto is the “live aesthetics” tactic, as the production of a possible shared common, organized by a counter-hegemonic political, ethical and aesthetic position in interaction with youth.<hr/>Resumen Este escrito trata sobre notas críticas sobre el período histórico, la ideología, la tecnología y la práctica docente de la pandemia; asumiendo que el avance conservador y reaccionario, además de la pandemia del Covid-19, es necesario un cambio táctico en la profesión docente en este contexto. Nuestro lema es la táctica de la “estética en vivo”, como producción de un posible común compartido, organizado por una posición política, ética y estética contrahegemónica en interacción con la juventud. <![CDATA[JORNADA MITÍCA DO TORNAR-SE PROFESSOR/A/AS/AS EM CONTEXTO PLURIÉTNICO NA AMAZÔNIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto refere-se à primeira jornada mítica do tornar-se professor/a em contexto pluriétnico. Trata-se de uma pesquisa oriunda de uma tese de doutoramento, cuja metodologia foi a etnografia na sala de aula. Epistemologicamente a pesquisa foi fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin, Gilbert Durand, Bergson, Matura e Varela e outros autores que se vinculam a complexidade, no qual se buscou estabelecer conexões com saberes das tradições indígenas, suas mitologías, simbologias e imaginários com a ciência ocidental. A pesquisa foi realizada em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, contou com a participação de 29 indígenas, de sete etnias diferentes e plurilíngues, em contextos de formação inicial de professores/as promovido pela Universidade do Estado do Amazonas.<hr/>Abstract This text refers to the first mhytical journey of become professor in multiethnic context. It is a research the comes from a doctoral thesis, which methodology was the ethnography in the classroom. Epistemologically, the research was grounded in the complex thinking by Edgar Morin, Gilbert Durand, Bergson, Maturana e Varela and others authors who are linked to complexity field, where sought to establish connections to indigenous traditions, theirs mythologies, symbologies and imaginary through the occidental science. The research was carried out in São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, attended by 29 indigenous from 7 different ethnicities and multilanguages in context of initial professor formation promoted by Universidade do Estado do Amazonas.<hr/>Resumen Este texto se refiere a la primera jornada mítica del convertirse en profesor/a en contexto pluriétnico. Se trata de una investigación proveniente de una tesis doctoral, cuya metodología fue la etnografía en el aula. Epistemologicamente, la investigación fue fundada en el pensamiento complejo de Edgar Morin, Gilbert Durand, Bachelard y otros autores que se vinculan a la complejidad, en el que se buscó establecer conexiones con saberes de las tradiciones indígenas, sus mitologías, simbologias e imaginación con la ciencia occidental. La investigación fue realizada en São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, y contó con la participación de 29 indígenas, de siete etnias diferentes y plurilingües, en contextos de formación inicial de profesores/as promovido por la Universidad del Estado de Amazonas. <![CDATA[PLANEJAMENTO DOCENTE COMO PRODUÇÃO DE POSSÍVEIS: re-existência na/pela docência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo é fragmento de uma pesquisa concluída e debate a potência do planejamento docente como produtor de possíveis na tessitura curricular e constituição da docência. Destaca a ação docente de ensaiar, de preparar-se para a aula como modo de re-existir através da/na docência, rompendo com perspectivas eficienticistas, burocráticas e individualizadas de idealização da aula e do currículo. Trata de uma pesquisaintervenção cartográfica produzida-efetuada no cotidiano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Serra/Espírito Santo, em 2019. Dialoga com os conceitos de agenciamento coletivo de enunciação e redes de conversações afirmando o planejamento docente como composição de heterogeneidades expressivas que perpassam a docência enquanto relação de aprenderensinar. Ressalta a produção de possíveis através do planejamento docente como meio de expandir currículos e docências para além do estabelecido.<hr/>Abstract The article is a fragment of a completed research and discusses the power of teaching planning as a producer of possibles in the curricular fabric and teaching constitution. It highlights the teaching action of rehearsing, of preparing for class as a way of re-existing in/through teaching, breaking with efficient, bureaucratic and individualized perspectives of the idealization of the class and the curriculum. It deals with a cartographic research-intervention produced-effected in the daily life of a Municipal Elementary School in Serra / Espírito Santo, in 2019. Dialogues with the concepts of collective enunciation agency and conversation networks affirming teaching planning as a composition of expressive heterogeneities that permeate teaching as a relationship of learning-teach. It emphasizes the production of possibles through teacher planning as a means of expanding curricula and teaching beyond what is established.<hr/>Resumen El artículo es un fragmento de una investigación completa y analiza el poder de la planificación docente como productora de posibilidades en el tejido curricular y la constitución docente. Destaca la acción docente de ensayar, de prepararse para la clase como una forma de reexistir a través de la enseñanza, rompiendo con las perspectivas eficientes, burocráticas e individualizadas de la idealización de la clase y el currículo. Se trata de una investigación-intervención cartográfica producida-realizada en la vida cotidiana de una Escuela Primaria Municipal de Serra / Espírito Santo, en 2019. Diálogos con los conceptos de agencia colectiva de enunciación y redes de conversación afirmando la planificación de la enseñanza como una composición de heterogeneidades expresivas que permean la enseñanza como relación de aprender-enseñar. Enfatiza la producción de posibles a través de la planificación docente como un medio para ampliar los currículos y la enseñanza más allá de lo establecido. <![CDATA[POR UMA ÉTICA DO AMOR <em>FATI</em> NO CURRÍCULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto apresenta uma série de argumentos sobre as relações entre currículo e ética. Procura, sobretudo, diagnosticar a natureza das forças que definem o caráter do ethos curricular. Para isso, além de situar exemplos da realidade do currículo nacional, investiga a composição das formas de agir disseminadas nas legislações oficiais dos sistemas de ensino. Partilha, como ferramenta de estudos, da filosofia nietzschiana, principalmente o recorte que assinala o período maduro da sua obra, a partir de 1881. O texto utiliza, também, o procedimento metodológico conhecido por perspectivismo. Conclui pela necessidade de pensar o diverso, animar a alegria, transgredir a norma a fim de executar o instante radical.<hr/>Abstract This text presents a series of arguments about the relationship between curriculum and ethics. Above all, it seeks to diagnose the nature of the forces that define the character of the curricular ethos. For this, in addition to locating examples of the reality of the national curriculum, it investigates the composition of the ways of acting disseminated in the official legislation of the education systems. It shares, as a study tool, Nietzschean philosophy, mainly the outline that marks the mature period of his work, from 1881. The text also uses the methodological procedure known as perspectivism. It concludes by the need to think the diverse, to animate the joy, to transgress the norm in order to execut the radical moment.<hr/>Resumen Este texto presenta una serie de argumentos sobre la relación entre currículo y ética. Sobre todo, busca diagnosticar la naturaleza de las fuerzas que definen el carácter del ethos curricular. Para ello, además de ubicar ejemplos de la realidad del currículo nacional, se investiga la composición de las formas de actuación difundidas en la legislación oficial de los sistemas educativos. Comparte, como herramienta de estudio, la filosofía nietzscheana, principalmente el trazo que marca el período de madurez de su obra, a partir de 1881. El texto también utiliza el procedimiento metodológico conocido como perspectivismo. Concluye por la necesidad de pensar lo diverso, animar la alegría, transgredir la norma para correr el momento radical. <![CDATA[RASPAS E RESTOS DE FILOSOFIA NA <em>BNCC</em> -EM: trampolim para uma ética como experimentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Partindo do arquivo de docência produzido no projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, o artigo apresenta uma perspectiva ética que se produz como experimentação. Considera o que restou da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular, sobretudo de sua dimensão Ética. Como trampolim para criar tal perspectiva, utiliza uma constatação do documento sobre a indeterminação promovida, especialmente, pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, a qual requer uma “nova mentalidade” e uma “ética diferente”; defende que as maneiras de levantar questões próprias à filosofia podem contribuir para uma postura cuidadosa e crítica; sustenta a função transcriadora e autoral da docência; explora a noção sociolinguística de “regras facultativas”, que não opera por normatividade fixada nem erige códigos de conduta, para fazer emergir o que pode ser uma “ética diferente”: que se constitui constantemente na experiência, operando processos de multiplicidade, avaliados conforme critérios que afirmam a vida.<hr/>Abstract Based on the teaching file produced in the project Writreadings: a way of reading-writing in the midst of life, the article presents an ethical perspective that produces itself as experimentation. It considers what remains of Philosophy in the National Common Curricular Base, above all its Ethical dimension. As a trampoline to create such a perspective, it uses a statement of the document about the indeterminacy promoted, especially by digital technologies of information and communication, which requires a “new mentality” and a “different ethics”; it argues that ways of raising questions specific to philosophy can contribute to a careful and critical posture; it sustains the teaching's transcreation and authoring function; it explores the sociolinguistic notion of “optional rules”, which does not operate by fixed norms nor erect codes of conduct in order to bring out what may be a “different ethics”: which is constantly constituted in experience, operating processes of multiplicity, evaluated according to criteria that affirm life.<hr/>Resumen A partir del archivo de enseñanza producido en el proyecto Escrilecturas: un modo de leer-escribir en medio de la vida, el artículo presenta una perspectiva ética que se produce como experimentación. Considera lo que queda de Filosofía en la Base Nacional Común Curricular, sobre todo su dimensión ética. Como trampolín para crear tal perspectiva, utiliza una constatación del documento sobre la indeterminación promovida, especialmente, por las tecnologías digitales de la información y la comunicación, que requieren una “nueva mentalidad” y una “ética diferente”; defiende que las formas de plantear las cuestiones propias de la filosofía pueden contribuir a una postura cuidadosa y crítica; sostiene la función transcreadora y autoral de la enseñanza; explora la noción sociolingüística de “reglas facultativas”, que no operan por normatividad fija ni erigen códigos de conducta para hacer emerger lo que puede ser una “ética diferente”: que se constituye constantemente en experiencia, operando procesos de multiplicidad, evaluados según criterios que afirman la vida. <![CDATA[BNCC E O PROFESSOR DE LITERATURA: água que corre entre pedras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como propósito discutir o papel destinado pela legislação brasileira, notadamente pela Base Nacional Comum Curricular, à educação literária no ensino médio para refletirmos sobre como deve ser a atuação do professor de literatura. Recorremos a uma pesquisa bibliográfica e documental, colocando em perspectiva um paralelo entre os documentos oficiais e os estudos literários. A partir desse percurso, foi possível perceber e existência de discursos dissonantes. De um lado, uma legislação alicerçada em uma visão (ultra) pragmática de educação, voltada para a preparação para testes e resolução de problemas do cotidiano; do outro, os estudos literários e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, que reconhecem a literatura enquanto lugar de(o) saber, do prazer, mas também do incômodo necessário para a reflexão e intervenção no mundo.<hr/>Abstract The purpose of this article is to discuss the role of the Brazilian legislation, notably through the Common National Curriculum Base, in literary education in high school in order to reflect on how the Literature teacher should act. We resort to a bibliographic and documentary research, putting into perspective a parallel between official documents and literary studies. From this point on, it was possible to perceive the existence of dissonant speeches. On one hand, a legislation based on a (ultra) pragmatic vision of education, which focused on preparing for tests and solving everyday problems; on the other, the literary studies and the High School Curriculum Guidelines, which recognize literature as a tool of knowledge and pleasure, as well as of the necessary inconveniences which cause reflection and a subsequent intervention in the world.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es discutir el papel de la legislación brasileña, en particular la Base Nacional Común Curricular, en la educación literaria en la escuela secundaria con el fin de reflexionar sobre cómo el profesor de literatura. Recurrimos a una investigación bibliográfica y documental, poniendo en perspectiva un paralelismo entre los documentos oficiales y los estudios literarios. Desde este camino, fue posible percibir la existencia de discursos disonantes. Por una parte, una legislación basada en una visión (ultra) pragmática de la educación, destinada a preparar para los exámenes y a resolver los problemas cotidianos; por otra parte, los estudios literarios y las Directrices Del plan de estudios de la Escuela Secundaria, que reconocen a la literatura como un lugar de conocimiento, de placer, pero también de los inconvenientes necesarios para la reflexión y la intervención en el mundo. <![CDATA[PRODUÇÕES CURRICULARES NO ENSINO DE HISTÓRIA: desafios do “contemporâneo”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600148&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem por objetivo propor uma discussão sobre questões de pesquisa em ensino de História considerando contribuições de Giorgio Agamben (2007) sobre o contemporâneo, não como tempo histórico, mas como um marcador existencial no qual a percepção, disjunção de zonas obscuras gera inquietações e estranhamentos. A abordagem de temas sensíveis no ensino de História é objeto de problematização dos sentidos de ensinar/aprender/pesquisar temáticas envolvidas em silêncios, preconceitos e negacionismos nos currículos prescritos e praticados. A análise focaliza o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro (2012) e entrevistas com professores. Entre as conclusões, destaca-se a importância dos docentes em produzir narrativas históricas, realizando o enfrentamento de discursos negacionistas e dialogando com temas silenciados nos currículos prescritos, possibilitando a emergência da diferença.<hr/>Abstract The article aims to propose a discussion on research issues in History teaching considering Giorgio Agamben's (2007) contributions on the contemporary, not as historical time, but as an existential marker in which perception, disjunction of obscure areas generates concerns and strangeness. The approach of sensitive themes in the History teaching is the object of questioning the meanings of teaching/learning/researching themes involved in silences, prejudices and negationism in the prescribed and practiced curriculum. The analysis focuses on the minimum curriculum of the state of Rio de Janeiro (2012) and interviews with teachers. Among the conclusions, we highlight the importance of teachers in producing historical narratives, dealing with negationist discourses and dialoguing with silenced themes in the prescribed curriculum, enabling the emergence of difference.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo proponer una discusión sobre cuestiones de investigación en la enseñanza de la historia considerando las contribuciones de Giorgio Agamben (2007) sobre lo contemporáneo, no como tiempo histórico, sino como un marcador existencial en el que la percepción, la disyunción de áreas oscuras genera preocupaciones y extrañeza. El abordaje de temas sensibles en la enseñanza de la Historia es objeto de cuestionar los significados de los temas de enseñanza/aprendizaje/investigación envueltos en silencios, prejuicios y negacionismos en los currículos prescritos y practicados. El análisis se centra en el currículo mínimo del estado de Río de Janeiro (2012) y entrevistas a docentes. Entre las conclusiones, destacamos la importancia de los docentes en la producción de narrativas históricas, abordar los discursos negacionistas y dialogar con temas silenciados en los currículos prescritos, posibilitando la emergencia de la diferencia. <![CDATA[ENSINO COMO ENSAIO PARA ABRIR OS CORPOS: uma didática do acesso pela pele]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600162&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aproxima ensino e ensaio como práticas laborais de aprimoramento técnico e exercício do pensamento. Fomentado por estudos prévios acerca destas nuances comparativo-operativas e pela experiência docente de uma das autoras que, de performer se viu professora, exibe alcances possíveis dos acoplamentos filosofia-docência, treinamento-criação-ensino. Movimentos conceituais conduzem a observação que considera a pele como superfície de acesso e uma antropologia como inspiração. Aliado às filosofias de Deleuze e Guattari, pensa a aprendizagem como exercício de deslocamento e os corpos em seus aspectos relacionais. Nesta perspectiva, revela a invenção de procedimentos e a emancipação dos corpos através do conceito de forças. Considerando que cada corpo é um aprendiz e defendendo que ensinar é a ação de abrir, aumento de potências, pensa a didática como projeto coletivo de ensinoaprendizagem<hr/>Abstract This paper approaches teaching and rehearsal as labour practices for improving techniques and for exercising thought. Fed by previous studies on these comparative-operative nuances and by one of the author’s experience who from performer caught herself as a teacher, it exposes some reaches of the coupling philosophy-teaching and training-creating-learning. Conceptual movements lead the perspective that considers the skin as an access surface and one anthropology as an inspiration. Allied to Deleuze and Guattari’s concepts, it takes learning as a displacing exercise and the bodies in their relational aspects. From this perspective, it also thinks about the invention of procedures and the bodies’ emancipation through the concept of forces. Considering that each body is a learner in itself and defending that to teach is to open, power increase, reflects on the didactics as a collective project of teaching-learning.<hr/>Resumen Este artículo aborda la enseñanza y el ensayo como prácticas laborales para la mejora técnica y el ejercicio del pensamiento. Animada por los estudios de estos matices comparativo-operativos y por la experiencia docente de una de las autoras que, desde performer se cambió en profesora, aproxima filosofía-enseñanza, formación-creación-aprendizaje. La narrativa considera la piel como superficie de acceso y una antropología como inspiración. Aliada a los conceptos de Deleuze y Guattari, piensa el aprendizaje y los cuerpos por sus aspectos relacionales, reflexiona sobre la invención de procedimientos y la emancipación de los cuerpos por el concepto de fuerzas. Considera el cuerpo como un aprendiz y defiende que la enseñanza es la acción de abrir, potencias aumentadas, piensa la didáctica como proyecto colectivo de enseñanzaaprendizaje. <![CDATA[VESTÍGIOS DE AULA: poética didática e transcriação curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600178&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo defende a transcriação curricular como um movimento de pensamento gerativo ao afirmar uma poética didática, que envolve Corpo-Espírito-Mundo. Mostra que a Aula é uma atividade estética, política e filosófica, cujos vestígios de leitura e escrita (escrileitura) promovem a reinvenção empírica de arquivos, que passam a ser traduzidos, atualizados e transcriados, tornando-se uma potência de criação no campo da educação. Conclui que os procedimentos tradutórios postos a funcionar no espaço-aula — através do Método Espiritográfico —, possibilitam a efetivação de um sonho didático e de uma poesia curricular, para criar uma escrita aventureira que transforma o conhecimento em invenção, tecendo novas costuras poéticas que ornam de diferenças as práticas docentes.<hr/>Abstract This paper defends curriculum transcreation as a movement of generating thought by affirming a didactic poetics, which involves Body-Spirit-World. It shows that the Class is esthetical, politic and philosophical activity whose vestiges of reading and writing (reading-writing) promote the empirical reinvention of archives, which start being translated, updated and transcreated, thus becoming a creation potency in the field of education. It concludes that translating procedures put to work in the class-space — by means of the Spiritographic Method — enable the effectuation of a didactic dream and curriculum poetry in order to create an adventurous writing that turns knowledge into invention, sewing new poetic seams, which adorn teaching practices with differences.<hr/>Resumen Este artículo defiende la transcreación curricular como un movimiento de pensamiento generativo al afirmar una poética didáctica, que envuelve Cuerpo-Espíritu-Mundo. Muestra que el Aula es una actividad estética, política y filosófica, cuyos vestígios de lectura y escrita (escrilectura) promueven la reinvención empírica de archivos, que pasan a ser traducidos, actualizados y transcreados, volviéndose una potencia de creación en el campo de la educación. Se concluye que los procedimientos de traducción puestos a funcionar en el espacio-aula — por medio del Método Espírito-gráfico — posibilitan la realización de un sueno didáctico y de una poesia curricular para crear una escrita aventurera que transforma el conocimiento en invención, tejiendo nuevas costuras poéticas, que adornan de diferencias las practicas docentes. <![CDATA[A AULA COMO GESTO: um princípio para a docência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo defende um princípio comum para a formação docente, caracterizado por uma lógica relacional que articula as diferentes personagens da cena didática. Três modos de existência da aula são propostos, para assim definir o que se denomina espaço potencial, entendido como a dimensão criadora que envolve virtualmente a relação pedagógica. Nomes como Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser e Roland Barthes são mobilizados a fim de teorizar o gesto como gênero de ação vinculado à abertura de um espaço onde o não-previsto ganha corpo. As discussões encaminham-se para a defesa da aula como um lugar em suspenso, no qual a docência é relacionada ao trabalho de sustentação de uma experiência singular de tempo e espaço.<hr/>Abstract The article defends a common principle for teacher education, characterized by a relational logic that articulates the different characters in the didactic scene. Three modes of class existence are proposed, in order to define what is called potential space, understood as the creative dimension that virtually involves the pedagogical relationship. Names such as Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser and Roland Barthes are mobilized in order to theorize the gesture as a genre of action linked to the opening of a space where the unforeseen takes shape. The discussions are directed towards the defense of the class as a suspended place, in which teaching is related to the work of sustaining a singular experience of time and space.<hr/>Resumen El artículo defiende un principio común para la formación del profesorado, caracterizado por una lógica relacional que articula a los diferentes personajes del escenario didáctico. Se proponen tres modos de existencia en la clase, con el fin de definir lo que se denomina espacio potencial, entendido como la dimensión creativa que involucra virtualmente la relación pedagógica. Nombres como Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser o Roland Barthes se movilizan para teorizar el gesto como un género de acción vinculado a la apertura de un espacio donde lo imprevisto toma forma. Las discusiones se dirigen hacia la defensa de la clase como un lugar suspendido, en el que la enseñanza se relaciona con el trabajo de sostener una experiencia singular del tiempo y del espacio. <![CDATA[A AULA: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute os entrelaçamentos entre inovação e indissociabilidade teoria-prática a partir de uma perspectiva que as toma como integrantes do arquivo da docência. Ao operar com teorizações do campo da formação de professores e da docência, além de conceitos das áreas de sociologia e filosofia em uma perspectiva hipercrítica, discorre-se sobre discursividades que constituem uma das regiões do arquivo – a aula –, para depois analisar como a dicotomia teoria-prática opera nos sentidos atribuídos à docência. O material empírico foi produzido a partir de análise fílmica, adaptada ao gênero documentário, e entrevistas semiestruturadas com professores que desenvolvem a docência em cursos de licenciatura. A analítica realizada mostra que, no arquivo da docência, se produzem discursividades que reforçam a dicotomia teoria-prática e a intensificação do novo. A partir disso, aponta-se a indissociabilidade teoria-prática como uma possibilidade qualificada para pensar a formação, a docência e a aula, considerando as complexidades do contemporâneo.<hr/>Abstract This paper discusses the intertwining between innovation and inseparability of theory and practice from the perspective that they are part of the teaching archive. By working with theorizations from the field of teacher education and teaching, as well as concepts from sociology and philosophy, from a hypercritic perspective, we approach discursivities that constitute one of the archive regions – the class – and analyze how the theory-practice dichotomy has functioned in meanings attributed to teaching. The empirical material was produced from a film analysis adapted to the documental genre, and semi-structured interviews with teachers in teaching courses. The analysis has shown that discursivities produced in the teaching archive have strengthened both the theory-practice dichotomy and the intensification of the new. Based on that, we have pointed out the theory-practice inseparability as a qualified possibility to think about education, teaching and classes, by considering the complexities of the contemporary.<hr/>Resumen El artículo discute el entretejido entre innovación y la teoría-práctica inseparable a partir de una perspectiva que las toma como integrantes del archivo de la docencia. Al operar con teorizaciones del campo de la formación de profesores y de la docencia, además de conceptos de sociología y filosofía en una perspectiva hipercrítica, se piensa sobre discursividades que constituyen una de las regiones del archivo - el aula -, para después analizar como la dicotomía teoría-practica opera en los sentidos atribuidos a la docencia. El material empírico fue producido a partir de análisis fílmico, adaptado al género documental, y entrevistas semiestructuradas con profesores que desarrollan la docencia en los cursos de licenciatura. La analítica emprendida muestra que, en el archivo de la docencia, se producen discursividades que refuerzan la dicotomía teoría-practica y la intensificación de lo nuevo. A partir de esto, se apunta a la teoría- práctica inseparable como una posibilidad calificada para pensar la formación, la docencia y el aula, considerando las complejidades de lo contemporáneo. <![CDATA[ARQUEO-MONTAGEM DA AULA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo ensaiado, opta-se por operar com uma arqueo-montagem, como que perguntando pelo arquivo tratando-se da aula no presente. A partir disso, buscamos alguns funcionamentos da aula neste contemporâneo de ataque a escolas e professores, de super aceleração e utilitarismo pragmático e, ainda, atravessado pela pandemia do novo Coronavírus. Com esses sintomas, artistamos algumas possibilidades de aula como que fazendo uma montagem entre a educação, o cinema, a fotografia e a filosofia para criarmos outras composições possíveis da aula no presente. Para tanto, convidamos algumas companhias, tais como Deligny (1913-1996) e Sêneca (65 d.C), para pensarmos o nosso presente.<hr/>Abstract In this rehearsed paper, we have chosen to work with an archeo-assemblage, as if asking for the archive by addressing the classes in the present. From there, we have sought for some ways that classes have functioned in this contemporary times of attack to schools and teachers, of super-acceleration and pragmatic utilitarianism, also crossed by the pandemic of the new Coronavirus. With these symptoms, we have created some possibilities of classes, as if it were an assemblage of education, cinema, photography and philosophy in order to devise other possible compositions of classes in the present time. Hence, we have brought some contributions from Deligny (1913-1996) and Seneca (65 dc) to think about our present time.<hr/>Resumen En este artículo ensayado, se opta por operarcon un arqueo-montaje, como preguntando por el archivo tratándose del aula en el presente. A partir de esto, buscamos un cierto funcionamiento del aula en este contemporâneo de ataque a escuelas y profesores, de súper aceleración y utilitarismo pragmático y, ademas, atravesando por la pandemia del nuevo Coronavirus. Con estos síntomas, creamos algunas posibilidades de aula, como realizando un montaje entre la educación, el cine, la fotografía y la filosofía para crear otras composiciones posibles de aulas en el presente. Para eso, hemos traído algunas aportaciones de Deligny (1913-1996) y Séneca (65 d.C.) para pensar en nuestro tiempo presente. <![CDATA[AULA-EXPERIMENTAÇÃO COM DANÇA: demanda de um currículo-dançante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata dos desafios e potencialidades da criação de uma aula-experimentação com dança, para explorar os movimentos de um cumculo-dançante que demandou uma conexão entre currículo, dança e desejo. Resulta de uma pesquisa experimentação em turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, por meio de interrupções em disciplinas, usando as brechas, os intervalos entre aulas e outras oportunidades. Defende que aprender com sentido se dá no corpo em movimento e que passa por uma poética das artes do corpo entrelaçadas às palavras. Ainda, argumenta que a aula-experimentação com dança desencadeou devires, tornando possível uma aula desejante em um currículo. Após traduzir essa criação, conclui que os corpos/estudantes carregam a expressão de um desejo por viver a escola de outro modo, por meio do que compõe e transpassa um currículo-dançante. Dançam corpos e palavras.<hr/>Abstract The article deals with the challenges and potential of creating a dance experimentation class, to explore the movements of a dance-curriculum that demanded a connection between curriculum, dance and desire. It results from a research experimentation in classes of the 8th and 9th years of Elementary School of a public school in Belo Horizonte, through interruptions in subjects, using the gaps, the intervals between classes and other opportunities. It argues that learning with meaning takes place in the body in movement and that it passes through a poetics of the arts of the body intertwined with words. Still, it argues that the experimentation class with dance triggered becoming, making possible a desiring class in a curriculum. After translating this creation, it concludes that the bodies / students carry the expression of a desire to live the school in another way, through what they compose and pass through a dance-curriculum. Bodies and words dance.<hr/>Resumen El artículo trata sobre los desafíos y las potencialidades de la creación de una clase experimental de danza, para explorar los movimientos de un currículum-danzante que demandó una conexión entre currículum, danza y deseo. Resulta de una investigación sobre la experimentación en las clases de los grados 8 y 9 de la Escuela Primaria de una escuela pública en Belo Horizonte, a través de interrupciones en las asignaturas, utilizando los espacios vacíos, los intervalos entre clases y otras oportunidades. Sostiene que el aprendizaje con sentido tiene lugar en el cuerpo en movimiento y que pasa por una poética de las artes del cuerpo entrelazadas con las palabras. Aún así, sostiene que la clase-experimental con la danza desencadenó el devenir, haciendo posible una clase deseante en un currículum. Tras traducir esta creación, concluye que los cuerpos / alumnos portan la expresión de un deseo de vivir la escuela de otra manera, a través de lo que componen y pasan por un currículum de danza. Cuerpos y palabras bailan. <![CDATA[OBRA-AULA: prática e poética do banal de uma artistagem docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600248&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata da contribuição que a arte contemporânea vem a oferecer à prática docente e é justificado pela relevância de pensar a criação de uma aula que não dependa de modelos. Objetiva evidenciar a poética artística do pesquisador e sua relação com a artistagem docente de Corazza. Mostrando os encontros e experimentações entre arte e filosofía, vaza na educação. Desenha-se num plano de consistência nas margens filosóficas, artísticas e educacionais. Nas Filosofías da Diferença de Deleuze e Guattari, encontra vetores que colocam os significados hegemônicos a se transformar. Partindo desse esboço, constrói um agenciamento que mostra desterritorializações entre as relações estabelecidas. Busca referências na produção do fazer junto de Kaprow, nas sensações de Malevich e na zona invisivel de Duchamp, uma orientação para modular com a prática artística do pesquisador. Logo, desenha-se num método que se monta fazendo. Um passarinhar à maneira de uma cartografía que voa por um território, encontrando forças.<hr/>Abstract This research deals with the contribution that contemporary art can make to teaching practice and is justified by the relevance of thinking about the creation of a class that does not depend models. It aims to evidence a Class-Artwork through the artistic production of the researcher and its relation with the acting of Corazza. Perceives the leaks that contemporary art brings to education, he shows the encounters and experiments with these areas. It outlines a plan of consistency on the blurred frontiers of philosophy, art, and education. In the Philosophies of Difference of Deleuze and Guattari, they find power to manifest the transformations of hegemonic meanings embedded in signifiers and signified. Starting from this design, an Assemblage is set up that shows deterritorializations between established relations. He looks for art references in making with of Kaprow, in the sensations of Malevich and in the invisible zone of Duchamp, orientation for the artistic practice of the researcher. Thus, one draws on a method that is assembled by doing. A to Bird in the manner of a cartography that flies through a territory, finding strength.<hr/>Resumen Este artículo aborda el aporte que el arte contemporáneo ofrece a la práctica docente y se justifica por la relevancia de pensar en crear una clase que no dependa de modelos. Tiene como objetivo resaltar la poética artística de la investigadora y su relación con la artistagem docente de Corazza. Mostrando los encuentros y experimentos entre el arte y la filosofía, la educación filtra un pensamiento sobre ella como una artistagem. Está diseñado sobre un plan de consistencia en los márgenes filosófico, artístico y educativo. En las Filosofías de la diferência de Deleuze y Guattari, encuentran vectores que sitúan significados hegemónicos a transformar. A partir de este esquema, construye una agencia que muestra desterritorializaciones entre las relaciones establecidas. Busca referências en la producción del hacer junto a Kaprow, en las sensaciones de Malevich y en la zona invisible de Duchamp, una orientación para modular con la práctica artística del investigador. Por lo tanto, está diseñado en un método que se ensambla haciendo. Un paseo a la manera de la cartografía que vuela por un territorio, encontrando fuerzas. <![CDATA[APROPRIAÇÃO TRANSGRESSIVA E MULTIMODALIDADE NA PESQUISA ACADÊMICA: propostas de escrileitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600265&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Las nociones de apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica conllevan necesariamente un cuestionamiento de las formas canónicas fosilizadas de leer y escribir en la academia, y proponen en cambio procedimientos que visibilicen el proceso y la persona atravesada por ese proceso, así como el contexto semiótico y sensible que lo involucra. Postulan que se logre la incorporación de otros lenguajes y recursos, para así romper con la vara positivista con la que aún hoy se mide la calidad de la producción académica en las humanidades. Por otra parte, plantean que tales procedimientos se valgan de una fuerza usurpadora que pueda dar lugar a una pulsión creadora. Se trata de descontextualizar, desnaturalizar, deconstruir, dislocar, para permitir que se produzcan nuevas asociaciones, nuevos inventos. Se aspira a una escrilectura académica transgénero, contra-academicista, y multirrecursos: la confección de una trama que piense el currículo desde la perspectiva de una devoración positiva que haga de la investigación académica un ambiente de inmanencia.<hr/>Abstract The notions of transgressive appropriation and multimodality in academic research necessarily entail a questioning of the fossilized canonical forms of reading and writing in the academy, and propose instead procedures that make both the process and the person going through it visible, as well as the semiotic and sensitive context that it involves. They postulate that the incorporation of other languages and resources be achieved, in order to break with the positivist yardstick with which the quality of academic production in the humanities is measured even today. On the other hand, they propose that such procedures use a usurping force that can give rise to a creative impulse. It is a matter of decontextualising, denaturalising, deconstructing, dislocating, in order to allow new associations, new inventions to be produced. We aspire to a transgender, counter-academicist and multi-source academic writereading: the creation of a fabric that views the curriculum from the perspective of a positive devoration that makes academic research an immanence environment.<hr/>Resumo As noções de apropriação transgressiva e multimodalidade na pesquisa acadêmica implicam necessariamente um questionamento das formas canônicas fossilizadas de ler e escrever na academia e, em vez disso, propõe procedimentos que tornam visível o processo e a pessoa que por ele é atravessada, assim como o contexto semiótico e sensível que ele envolve. Postulam a incorporação de outras linguagens e recursos, a fim de romper com a vara positivista com a qual ainda hoje se mede a qualidade da produção acadêmica nas humanidades. Por outro lado, propõem que tais procedimentos se utilizem de uma força usurpadora que pode dar origem a uma pulsão criadora. Trata-se de descontextualizar, desnaturalizar, desconstruir, deslocar, para permitir a produção de novas associações, novas invenções. Aspira-se por uma escrita acadêmica transgênero, contra-academicista e multirecursos: a criação de uma trama que pense o currículo a partir da perspectiva de uma devoração positiva que faça da pesquisa acadêmica um ambiente de imanência. <![CDATA[LER, ESCREVER, PESQUISAR: uma metodosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600282&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os pesquisadores da Rede Escrileituras, ao criarem procedimentos inventivos de escritura em espaços autorais de aula, propuseram diferentes métodos de investigação para a tomada dos textos produzidos, movimento que os levou à acolhida do acontecimento, do imprevisível. Este estudo busca identificar as possibilidades investigativas de processos inventivos com a escrita, a partir da retomada de teses e dissertações produzidas no contexto da Rede Escrileituras no período de 2010 a 2018, de modo a ter uma visão de estado de conhecimento acerca dos percursos de pesquisa propostos. Nota-se, nos trabalhos estudados, que há uma disseminação dos sentidos das situações observadas por uma via de experimentações que unem a leitura, a escritura, a didática, o currículo e a formação de pesquisadores-professores e, em consequência, uma multiplicidade de modos na tomada da vida grafada nos espaços de aula.<hr/>Abstract The researchers from Rede Escrileituras when creating inventive writing procedures in Aula authorial space, proposed different investigation methods for taking the texts produced, movement that led them to welcome the event, the unforeseeable. This study demands to identify the investigative possibilities of inventive processes with writing, from the resumption of thesis and dissertations resulting from the Rede Escrileituras studies, from 2010 to 2018, in order to have a view of the state of knowledge about the proposed research paths. It is clear that there is a dissemination of the senses of the situations observed in the works studied through experiments that unite reading, writing, didactics, curriculum and formation of researchers-teachers and, in consequence, a multiplicity of ways in taking life written in the aula spaces.<hr/>Resumen Los investigadores de la Red Escrilecturas, creando procedimientos de escritura inventivos en espacios autorales de aula, propusieron distintos métodos de investigación para tomar los textos producidos, movimiento que los llevó a la recepción del acontecimiento, de lo impredecible. Este estudio busca identificar las posibilidades de investigación de los procesos inventivos con la escritura, a partir de la reanudación de tesis y disertaciones producidas en el contexto de la Red Escrilecturas en el período 2010-2018, para tener una visión del estado del conocimiento sobre los caminos de investigación propuestos. Es notable, en los trabajos estudiados, que existe una difusión de los sentidos de las situaciones observadas, a través de experimentos que unen lectura, escritura, didáctica, currículum y formación de investigadores-docentes y, en consecuencia, una multiplicidad de formas en la vida escrita en los espacios de aula. <![CDATA[PISTAS PARA UM MÉTODO DRAMÁTICO DE PEDAGOGIA DO CINEMA: cinema, espectatorialidade e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Inspirado na proposta de um método dramático da educação, de Corazza (2013, 2017), acreditamos ser possível acioná-lo a fim de compreender as potências de formação e transformação das subjetividades na educação a partir de algumas pistas: a potência agenciadora de alteridades e diferenças do cinema; a condição criativa do espectador como intérprete e dramaturgo da própria experiência; a experimentação dos dispositivos e das ferramentas de cinema no sentido de criação de um mundo comum (o caráter cosmopoético e cosmotecnológico do cinema); uma pedagogia do cinema fundada no princípio da montagem; por fim, o potencial de produção de experiências desarticuladoras das formas tradicionais da educação, bem como da formação de subjetividades. O texto tem caráter ensaístico, sugerindo hipóteses e (des)caminhos possíveis para o uso do cinema nos espaços educativos.<hr/>Abstract Inspired by the proposal for a dramatic method of education, by Corazza (2013; 2017), we believe it is possible to use it in order to understand the formative and transformative powers to subjectivities in education, using some clues: the agencying power of cinema to mobilize alterities and differences; the spectatorial creative condition of viewer as an interpreter and a dramaturge of his/her own experience; experimenting with cinema devices and tools in order to create a common world (the cosmopoetic and cosmotechnological character of cinema); a pedagogy of cinema based on visual motifs and fragments; finally, the potential for producing disruptive experiences over traditional forms of education, as well as to transform subjectivities. This paper is marked by an essayistic character, suggesting hypotheses and possible (dis)paths for the use of cinema in educational spaces.<hr/>Resumen Inspirándonos en la propuesta de un método dramático de educación, de Corazza (2013; 2017), creemos que es posible utilizarlo para comprender los poderes de formación y transformación de las subjetividades en la educación a partir de algunas pistas: el poder de agencia de las alteridades y las diferencias del cine; la condición creativa del espectador como intérprete y dramaturgo de su propria experiencia; experimentar con dispositivos y herramientas cinematográficas en el sentido de crear un mundo común (el carácter cosmopoético y cosmotecnológico del cine); una pedagogía del cine basada en fragmentos y motivos visuales; finalmente, el potencial para producir experiencias que trastocan las formas tradicionales de educación, así como la formación de subjetividades. El texto tiene un carácter ensayístico, sugiriendo hipótesis y posibles (des)caminos para el uso del cine en los espacios educativos. <![CDATA[BRICOLAGENS ARTÍSTICAS: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo narra as possibilidades criadas com a exposição Pardo é papel de Maxwell Alexandre e os conhecimentossignificações que permeiam as obras bem como os cotidianos da cidade do Rio de Janeiro, criando um espaço de vida e de mobilização social, possibilitados pelas artes visuais, como modo outro de educação. Populações estigmatizadas ganham espaço e corpo, na referência às personalidades que subverteram os lugares aos quais foram designados na história contada, reescrevendo-as em interlocução com o momento presente, em espaços hegemônicos, como o dos museus. O trabalho docente se reinventa e se desloca no encontro de professores e estudantes com as obras de arte, em um movimento educativo, político e estético de resistência e criação cotidiana.<hr/>Abstract This article consists of an essay about the possibilities created with the exhibition Pardo é papel by Maxwell Alexandre. The knowledge-meanings that permeate the artist's works as well as the daily lives of the city of Rio de Janeiro, create a space for life and social mobilization, made possible by culture, especially the visual arts, as another way of education. Stigmatized populations gain space and body, in reference to personalities who subverted the places to which they were assigned and occupy hegemonic spaces. These populations become the works of art stamped in the museum, in a political and aesthetic movement of resistance and daily creation.<hr/>Resumen Este artículo consiste en un ensayo sobre las posibilidades creadas con la exposición Pardo é papel del Maxwell Alexandre. Los significados-de-conocimiento que impregnan las obras del artista, así como la vida cotidiana de la ciudad de Río de Janeiro, crean un espacio para la vida y la movilización social, posible gracias a la cultura, especialmente las artes visuales, como otra forma de educación. Las poblaciones estigmatizadas ganan espacio y cuerpo, en referencia a personalidades que subvirtieron los lugares a los que fueron asignados y ocupan espacios hegemónicos. Estas poblaciones se convierten en las obras de arte estampadas en el museo, en un movimiento político y estético de resistencia y creación cotidiana. <![CDATA[POÉTICA DO ARQUIVAR: didáticas dos despropósitos entre a arte e a natureza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600324&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A poética do arquivar busca apresentar outras possibilidades, sentidos e práticas educativas sobre o conceito de arquivo; assim, a escrita deste artigo vai abordando como a prática de arquivar instaura uma poética com o fazer artístico contemporâneo. Como pensar o conceito de arquivo em torno da arte contemporânea e expandir as possibilidades educativas e curriculares? Apresentamos a figura do professor como um colecionador dos despropósitos que inventa um jeito particular de criar um arquivo. Partimos da ideia de alguns pensadores pós-estruturalistas, desde a literatura à filosofía, para pensar em outras práticas através do conceito de arquivo. Entendemos que a prática de arquivar reinventa novos espaços didáticos a partir das relações entre as imagens, servindo como uma membrana de conexão, criando zonas interfronteiriças de experimentação curricular por meio das imagens, natureza e a arte.<hr/>Abstract The poetics of archiving seeks to present other possibilities, meanings, and educational practices related to the concept of archive; thus, the writing of this article approaches how archiving establishes a poetics with contemporary artistic practice. How can one think about the concept of archive in contemporary art and expand educational and curricular possibilities? We present the teacher as a collector of inanity who invents a particular way of creating one archive. We started from the idea of some post-structuralist thinkers, from literature to philosophy, to think about other practices through the concept of archive. We understand that archiving reinvents new didactic spaces based on the relationships between images, serving as a connecting membrane, creating cross-border areas of curricular experimentation through images, nature, and art.<hr/>Resumen La poética del archivo busca presentar otras posibilidades, significados y prácticas educativas relacionadas con el concepto de archivo; así, la redacción de este artículo aborda cómo el archivo establece una poética con la práctica artística contemporánea. ¿Cómo se puede pensar en el concepto de archivo en el arte contemporáneo y ampliar las posibilidades educativas y curriculares? Presentamos el profesor como un coleccionista de inanidades que inventa una forma particular de crear un archivo. Partimos de la idea de algunos pensadores postestructuralistas, desde la literatura hasta la filosofía, para pensar sobre otras prácticas a través del concepto de archivo. Entendemos que el archivo reinventa nuevos espacios didácticos basados en las relaciones entre imágenes, que sirven como una membrana de conexión, creando áreas transfronterizas de experimentación curricular a través de imágenes, naturaleza y arte. <![CDATA[AS DOBRAS PRODUZIDAS COM AS <em>FABULOINVENÇÕES</em> DAS CRIANÇAS NAS AULAS-ACONTECIMENTOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600340&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva discutir as dobras criadas pelas crianças nas aulas-acontecimentos, cujas docências, currículos e didática sofrem ações de desterritorialização. Problematiza os processos de criação e fabulação das crianças que, na imanência do pensamento e nas afecções com os signos, produzem caminhos diferenciais de ensinoaprendizagem, mesmo diante das tentativas de confinamentos de seus corpos e pensamentos. Metodologicamente, utiliza a cartografia para entrar em relação com as fabulações curriculares das crianças em um centro municipal de educação infantil. Dialoga com Deleuze, Guattari, Corazza, Carvalho e Rolnik sobre caminhos possíveis para produzir currículos, docências e didática diferenciais na educação. Defende a ideia de criação como aposta na produção de currículos e aulas-acontecimentos que caminham ao encontro das fabuloinvenções das crianças.<hr/>Abstract This article aims to discuss the folds created by children in class-events, whose teaching, curricula and didactics undergo actions of deterritorialization. It problematizes the processes of creation and fabulation of children who, in the immanence of thought and in affections with signs, produce differential ways of teaching-learning, even in the face of attempts to confine their bodies and thoughts. Methodologically, it uses cartography to enter into relationship with the curriculum of children in a municipal center for early childhood education. Dialogues with Deleuze, Guattari, Corazza, Carvalho and Rolnik on possible ways to produce differential curricula, teaching and didactics in education. He defends the idea of creation as a bet on the production of curricula and classes-events that go to meet the children's fabuloinventions.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir los pliegues creados por los niños en las clases-eventos, cuya enseñanza, currículum y didáctica sufren acciones de desterritorialización. Problematiza los procesos de creación y fabulación de los niños que, en la inmanencia del pensamiento y en los afectos con signos, producen formas diferenciales de enseñanza-aprendizaje, incluso frente a intentos de confinar sus cuerpos y pensamientos. Metodológicamente, utiliza la cartografía para entrar en relación con el currículo de los niños de un centro municipal de educación infantil. Diálogos con Deleuze, Guattari, Corazza, Carvalho y Rolnik sobre posibles formas de producir currículos diferenciales, docencia y didáctica en educación. Defiende la idea de la creación como una apuesta por la producción de currículos y clases-eventos que vayan al encuentro de las fabuloinvenciones infantiles. <![CDATA[MONODOCÊNCIA EM ANGOLA: entre tensões e controvérsias no ensino primário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600355&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo discutir a atual monodocência no ensino primário, implementada na última reforma educativa em Angola, em 2004. Trata-se de um regime unificado de seis anos para o ensino primário, onde apenas um professor leciona a todas as disciplinas curriculares da 1.ª à 6.ª classe. Numa abordagem qualitativa, essencialmente descritiva, analisa-se este regime da monodocência nas duas Leis de Bases, nos documentos oficiais, em articulação com as falas dos professores do ensino primário. A legislação expressa orientações e estabelece um conjunto de competências de que se esperam desenvolvidas nos alunos do ensino primário, tal como os documentos que terminam contrariados com os argumentos dos professores no terreno. Quando analisados estes elementos, percebe-se que a monodocência de seis anos gera controvérsias e bastante contestada entre os atores da educação porque não apresenta resultados evidentes, por falta, essencialmente, de preparação dos professores e de condições adequadas de trabalho para atividade docente.<hr/>Abstract This article discussees the current monoteaching primary school teaching system implemented during the last educational restructure in 2004 through a unified system of six (6) grades to be covered in six schooling years with a teacher deliver all the school subjects. In the descriptive qualitative research, the monoteaching system is analysed based on two basic laws in the official papers linked to the primary school teachers views. The legislation provides guidelines and establishes a set of expected skills to be developed by the learners in this education system as well as the rejected theories of the acting teachers in the field. After analyzing the study results it has been concluded that the monoteaching sytem generated controversies and huge contests amongst the teachers in the system because of the ineffective outcomes, lack of qualified trained personnel and appropriate working and teaching conditions.<hr/>Resumen Este artículo tiene por objetivo discutir la actual monodocencia en la enseñanza primaria, implementada en la última reforma educativa en Angola, en 2004. Se trata de un régimen unificado de seis años para la enseñanza primaria, donde apenas un profesor enseña todas las disciplinas curriculares desde 1.º a 6.º grado. En un abordaje cualitativo, esencialmente descritivo, se analisa este régimen de la monodocencia en las dos Leyes de Bases, en los documentos oficiales, en articulación con las opiniones de los profesores de enseñanza primaria. La legislación expresa orientaciones y establece el conjunto de competencias que se esperan desarrollar en los alunos de enseñanza primaria, que terminan contrariados con los argumentos de los profesores. Quando se analisan estos elementos, se percibe que la monodocencia de seis años viene generando polémicas entre los actores de la educación porque no presenta resultados evidentes, por falta de preparación de los profesores y de condiciones adecuadas de trabajo para la actividad docente. <![CDATA[IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a implementação da Lei n. 11.645/2008 nas instituições de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), por meio de experiência nas formações de professores da educação básica, em específico sobre os conteúdos voltados para o ensino da história e da cultura indígena. Para isso, servimo-nos das reflexões realizadas nas formações de professores, na qual as angústias, certezas e incertezas, conceitos e pré-conceitos, conhecimentos e o não conhecimento, relatados pelos professores, têm nos permitido desprender das narrativas ocidentais e buscar modos outros de ensinar e aprender. No que diz respeito à temática, observa-se a falta de conhecimento sobre esses povos, suas histórias e suas diferenças sociais, culturais e linguísticas, generalizando todos os povos a um único povo. As narrativas curriculares e históricas que, por séculos, ocultaram os povos indígenas da história do Brasil, valorizando apenas os conhecimentos eurocêntricos, contados a partir da colonização, ainda permanecem no imaginário social e cultural da população brasileira. Neste sentido, o desafio está em deslocar-se para outros contextos, os quais estão presentes no cotidiano escolar e fazer o diálogo no encontro com diferentes sujeitos, sem anular suas diferenças e suas histórias, evidenciando que outros saberes e outros fazeres são possíveis.<hr/>Abstract This research has an objective to reflect about the implementation of the Law n. 11.645/2008, on the education institutes of Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), by the experience on the formation of early education teachers, in specifically about the subjects turned to the teaching of indigenous history and culture. For this, we used our reflections did on teachers’ formations, on what the anguishes, certainties and uncertainties, conceptions and preconceptions, knowledges and the unknowledges, reported by the professors, granted us losing the occidentals narratives and look for other ways to teach and to learn. In terms of thematic, it is observed the lack of knowledge about these people, their history and their social, cultural and linguistical differences in generalizing all people into an only one. The curricular and historical narratives, which for centuries, occulted the indigenous people of Brazilian history, valuing only the Eurocentric knowledge, related since the colonization, still remains on the social and cultural imaginary of the Brazilian population. In this sense, the challenge it’s in relocate to another contexts, which are present on the scholarship routine, and do the dialogue on the meeting with different people, without nulling their differences and their history, evidencing that other knowledges and doings are possible.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la implementación de la Ley n. 11.645/2008, en las instituciones educativas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), por medio de la experiencia en la capacitación de docentes de educación básica, específicamente sobre los contenidos destinados a la enseñanza de historia y cultura indígena. Para esto, utilizamos nuestras reflexiones sobre la formación del profesorado, en la que las angustias, certezas e incertidumbres, los conceptos y preconceptos, conocimientos y el no conocimiento, informados por los profesores, nos han permitido separarnos de las narrativas occidentales y buscar otras formas de enseñar y aprender. Con respecto al tema, se observa una falta de conocimiento sobre estos pueblos, su historia y sus diferencias sociales, culturales y lingüísticas, generalizando todos los pueblos en un único pueblo. Las narrativas curriculares e históricas que, durante siglos, ocultaron a los pueblos indígenas de la historia de Brasil, valorando solo el conocimiento eurocéntrico, contado desde la colonización, aún permanecen en la imaginación social y cultural de la población brasileña. En este sentido, el desafío es trasladarse a otros contextos, que están presentes en la rutina escolar y, hacer el diálogo en el encuentro con diferentes sujetos, sin anular sus diferencias y sus historias, mostrando que otros conocimientos y otras acciones son posibles. <![CDATA[LEARNING BY DOING E COMPLEXIDADE: um diálogo entre a teoria e a prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600383&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este diálogo é um excerto de uma pesquisa em desenvolvimento sobre a formação de professores em educação musical apoiada pelas tecnologias digitais. O interesse em aproximar as duas teorias surgiu do referencial teórico usado no desenvolvimento do projeto de mestrado do autor (Roger Schank) e do referencial teórico proposto para uma matéria da grade curricular do mestrado em educação da PUC-Paraná (Edgar Morin). Tem como objetivo criar um diálogo entre o Learning by Doing, de Roger Schank, com os princípios da complexidade de Edgar Morin, indicando quais são os pontos semelhantes nas duas teorias. Além disso, buscou-se compreender como essas teorias contemporâneas abordam do conhecimento e a forma como o sujeito do conhecimento é visto.<hr/>Abstract This dialogue is an excerpt of research in progress on teacher education in music education supported by digital technologies. The interest in approaching the two theories arose from the theoretical framework used in the development of the author’s master’s project (Roger Schank) and the proposed theoretical framework for a subject in the curriculum of the PUC-Paraná Master of Education (Edgar Morin). It aims to create a dialogue between Roger Schank’s Learning by Doing, and Edgar Morin’s Principles of Complexity, indicating the similar points in the two theories. In addition, we sought to understand how these contemporary theories deal with knowledge and the way the subject of knowledge is viewed.<hr/>Resumen Este diálogo es un extracto de una investigación en curso sobre la formación del profesorado en educación musical con el apoyo de tecnologías digitales. El interés en abordar las dos teorías surgió del marco teórico utilizado en el desarrollo del proyecto de maestría del autor (Roger Schank) y el marco teórico propuesto para una asignatura en el plan de estudios del Máster de Educación PUC-Paraná (Edgar Morin). Su objetivo es crear un diálogo entre Learning by Doing de Roger Schank y los Principios de Complejidad de Edgar Morin, indicando los puntos similares en las dos teorías. Además, buscamos comprender cómo estas teorías contemporáneas tratan con el conocimiento y la forma en que se ve el tema del conocimiento. <![CDATA[A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO NO ESTADO DE ALAGOAS: um estudo de caso em um caso a ser repensado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600392&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho busca investigar a formação propagada pelos cursos de Direito do estado de Alagoas, objetivando avaliar se atendem aos postulados da educação em direitos humanos, prevista nas políticas públicas nacionais sobre a temática. Partindo-se do pressuposto de que ainda prepondera o dogmatismo e o olhar legalista na formação dos futuros bacharéis, deixando em segundo plano a formação humanística, adotou-se como opção teórico-metodológica a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise dos 18 currículos dos cursos de Direito ofertados em Alagoas. Assim, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, elegendo como categorias a presença da disciplina direitos humanos nos currículos dos cursos de Direito e a proporção das disciplinas de formação humanística em relação às técnico-jurídicas. O referencial teórico está pautado em autores como Tardif, Apple, Giroux, Tomaz Tadeu, Barbosa, entre outros.<hr/>Abstract The present work seeks to investigate the training propagated by the Law courses of the State of Alagoas, aiming to evaluate if they meet the postulates of Education in Human Rights, provided for in national public policies on the theme. Starting from the assumption that dogmatism and the legalistic view still prevailed in the formation of future bachelors, leaving humanistic training in the background, the qualitative approach was adopted as a theoretical-methodological option, with emphasis on literature review and analysis of the 18 curricula of Law courses offered in Alagoas. Thus, a bibliographic and documentary research was carried out. For data analysis, Bardin Content Analysis was used, choosing as categories the presence of the Human Rights discipline in the curricula of Law courses and the proportion of Humanistic Training disciplines in relation to the technical-legal disciplines. The study had authors such as Tardif, Apple, Giroux, Tomaz Tadeu, Barbosa, among others.<hr/>Resumen El presente trabajo busca investigar la formación propagada por los cursos de Derecho del estado de Alagoas, con el objetivo de evaluar si cumplen con los postulados de Educación en Derechos Humanos previstos en las políticas públicas nacionales en la materia. Partiendo del supuesto de que el dogmatismo y la visión legalista aún prevalecían en la formación de los futuros licenciados, dejando la formación humanista en un segundo plano, se adoptó el enfoque cualitativo como una opción teórico-metodológica, con énfasis en la revisión de la literatura y el análisis de los 18 planes de estudio de los cursos de Derecho que se ofrecen en Alagoas. Así, se realizó una investigación bibliográfica y documental. Para el análisis de datos se utilizó el análisis de contenido de Bardin, eligiendo como categorías la presencia de la disciplina de Derechos Humanos en los planes de estudio de los cursos de Derecho y la proporción de materias de formación humanística en relación a las técnico-legales. El marco teórico se basa en autores como Tardif, Apple, Giroux, Tomaz Tadeu, Barbosa, entre otros. <![CDATA[METODOLOGIAS CRIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600410&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Durante muito tempo, a intenção da educação escolar esteve fortemente vinculada com a reprodução de modelos de mundo existentes. Com o surgimento das tecnologias da informação e comunicação, as mudanças culturais e sociais ficaram mais evidentes, exigindo das instituições de ensino mais mobilização para repensar sua postura diante das necessidades contemporâneas. O objetivo desse artigo é compreender a aplicabilidade das metodologias criativas através do Design Thinking, nos processos de ensino e aprendizagem na educação escolar básica. O estudo, de abordagem qualitativa, com suporte da técnica de observação participativa, baseia-se em relatos de uma experiência de que envolveu estudantes, professores, pais e gestores de uma escola privada do Rio Grande do Sul, Brasil, em seis oficinas de Design Thinking. Os resultados apontam para o desenvolvimento da colaboração e criatividade entre os participantes e o planejamento de novas ações para qualificar os processos de ensino e aprendizagem e as relações entre as pessoas que fazem parte do ambiente escolar.<hr/>Abstract For a long time, the intention of school education has been strongly linked with the reproduction of existing world models. With the advent of information and communication technologies, cultural and social changes were more evident, requiring from educational institutions more mobilization to rethink its position before the con-temporary needs. The aim was to understand the applicability of creative methodologies through Design Thinking in teaching and learning in primary school education. The study adopted a qualitative approach, based on reports of an experiment involving students, teachers, parents and administrators during six workshops of Design Thinking in a private school in Rio Grande do Sul, Brazil. The results point to the development of collaboration and creativity among the participants and the planning of new shares to qualify the process of teaching and learning and the relationship between people who are part of the school environment.<hr/>Resumen Durante mucho tiempo, la intención de la educación escolar estuvo fuertemente vinculada a la reproducción de modelos mundiales existentes. Con el surgimiento de las tecnologías de la información y la comunicación, los cambios culturales y sociales se hicieron más evidentes, lo que obligó a las instituciones educativas a movilizarse más para repensar su postura frente a las necesidades contemporáneas. El propósito de este artículo es comprender la efectividad de las metodologías creativas a través del Design Thinking, en los procesos de enseñanza y aprendizaje en la educación escolar básica. El estudio, con un enfoque cualitativo, se basa en informes de una experiencia que involucró a estudiantes, maestros, padres y gerentes de una escuela privada en Rio Grande do Sul-Brasil en seis talleres de Design Thinking. Los resultados apuntan al desarrollo de la colaboración y la creatividad entre los participantes y la planificación de nuevas acciones para calificar los procesos de enseñanza y aprendizaje y las relaciones entre las personas del entorno escolar. <![CDATA[CULTURA E CURRÍCULO MURA: enlace articulador na implementação da escola indígena de São Félix-Autazes/AM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600425&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A abordagem sobre Educação Escolar Mura não pode ser realizada sem antes relacioná-la à concepção e compreensão do conceito de cultura, requerendo essa explicação como prioridade aos processos do planejamento pedagógico e à organização e elaboração da proposta curricular da escola indígena. O objetivo principal do texto foi analisar de que modo o currículo produzido na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia São Félix-Autazes/Amazonas (AM) se articula com os elementos da cultura do povo Mura. Metodologicamente o texto fundamenta-se na pesquisa qualitativa e procurou seguir as orientações previstas no método hermenêutico-dialético. Os resultados apontam que o currículo que orienta as práticas pedagógicas nesta escola fortalece a identidade e cultura desse povo, pois articula formas de viver/conviver e concebe a escola indígena como palco que viabiliza o trabalho educacional relacionando aldeia/povo/cultura/vida.<hr/>Abstract The approach about Mura School Education cannot be carried out without first relating it to the conception and understanding of the concept of culture, requiring this explanation as a priority to the processes of pedagogical planning and the organization and elaboration of the curricular proposal of the indigenous school. The main objective of the text was to analyze how the curriculum produced at the Dr. Jacobina Indigenous Municipal School, located in village São Félix-Autazes/Amazonas (AM), articulates with the elements of the culture of the Mura people. Methodologically the text is based on qualitative research and sought to follow the guidelines provided by the hermeneutic-dialectic method. The results show that the curriculum that guides the pedagogical practices in this school strengthens the identity and culture of this people, since it articulates ways of living/coexisting and devises the indigenous school as a stage that enables the educational work engaging village/people/culture/life.<hr/>Resumen El enfoque de la Educación Escolar de Mura no puede llevarse a cabo sin primero relacionarlo con la concepción y comprensión del concepto de cultura, lo que requiere esta explicación como una prioridad para los procesos de planificación pedagógica y la organización y elaboración de la propuesta curricular de la escuela indígena. El objetivo principal del texto era analizar cómo el plan de estudios producido en la Escuela Municipal Indígena Dr. Jacobina, ubicada en el pueblo de São Félix-Autazes/Amazonas (AM), se articula con los elementos de la cultura de la gente de Mura. Metodológicamente, el texto se basa en investigaciones cualitativas y busca seguir las pautas proporcionadas por el método hermenéutico-dialéctico. Los resultados muestran que el plan de estudios que guía las prácticas pedagógicas en esta escuela fortalece la identidad y la cultura de esta gente, ya que articula formas de vida/convivencia y concibe la escuela indígena como una etapa que permite el trabajo educativo que relaciona al pueblo/gente cultura/vida. <![CDATA[TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES: opção ou imposição?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600439&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste trabalho apresentam-se discussões decorrentes de uma investigação junto a professores da educação básica atuantes na área de ciências da natureza que usufruem das tecnologias digitais em suas ações pedagógicas. O objetivo está em analisar na voz desses professores especificidades desta adaptação, abrangendo desde a utilização das tecnologias digitais como ferramenta didática e vinculadas às questões do processo ensino-aprendizagem, como o uso dessas tecnologias associado a tarefas administrativas e vinculadas a ações diárias do professor. Para isso foram entrevistados oito professores cujas respostas estão estruturadas em quatro categorias: formação e atuação profissional; a tecnologia digital na vida cotidiana; tecnologias digitais como suporte as atividades didáticas; e, adaptação do professor às tecnologias digitais. As referenciais para refletir o uso de tecnologias são dadas a partir do discutido por Kelly (2012). Os resultados apontam que os professores estão adaptados às tecnologias digitais, porém, em muitos casos, o mérito está na sua busca pessoal, por interesse próprio, não estando atrelado a cursos de capacitação, embora muitos deles reconheçam a importância e necessidade desses cursos.<hr/>Abstract In the present research, resulting discussions of an investigation with teachers of Basic Education acting in the area of Natural Science who enjoy the digital technologies in their pedagogical action are presented. The goal is analyzing specificities of this adaptation in the voice of these teachers, covering since the usage of these digital technologies as didactic tools associated to the questions of the teaching-learning process, to how the use of these technologies related to the administrative tasks and associated with daily actions of the teacher. Therefore, eight teachers were interviewed, whose answers are structured in four categories: professional formation and performance; digital technology in the daily life; digital technologies as support for the didactic activities; and the adaptation of the teachers to the digital technology. The results point out that the teachers are adapted to the digital technology, although, in many cases the credit is in the personal research by personal interest, not being related to formation courses, even though a lot of them recognize the importance of these courses.<hr/>Resumen Este trabajo presenta discusiones resultantes de una investigación con profesores de educación básica que trabajan en el campo de las Ciencias Naturales que aprovechan las tecnologías digitales en sus acciones pedagógicas. El objetivo es analizar en la voz de estos docentes las especificidades de esta adaptación, que van desde el uso de las tecnologías digitales como herramienta didáctica y vinculadas a cuestiones del proceso de enseñanza-aprendizaje, como el uso de estas tecnologías asociadas a tareas administrativas y vinculadas a las acciones diarias del docente. Para ello, se entrevistó a ocho docentes, cuyas respuestas se estructuran en cuatro categorías: capacitación y desempeño profesional; tecnología digital en la vida cotidiana; tecnologías digitales para apoyar actividades didácticas; y, adaptación del docente a las tecnologías digitales. The references to reflect the use of technologies are given based on what was discussed by Kelly (2012). Los resultados muestran que los docentes están adaptados a las tecnologías digitales, sin embargo, en muchos casos, el mérito está en su búsqueda personal, por interés propio, no vinculado a cursos de capacitación, aunque muchos de ellos reconocen la importancia y la necesidad de estos cursos. <![CDATA[POLÍTICAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600452&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo focaliza a reflexão e análise de mudanças e permanências, mediante os impactos no contexto escolar, ocasionados pela Covid-19. As políticas educacionais, o currículo e a avaliação foram abordados no estudo, que contou com a participação de 209 professores da educação básica, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. O questionário online foi utilizado como técnica de coleta de dados. O objetivo da pesquisa foi valorizar as percepções e práticas docentes para verificar possíveis (des)continuidades no atípico ano letivo. A análise estatística descritiva e a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) corroboraram os resultados, que ressaltaram a importância de escutar os docentes e da análise das políticas curriculares para além das questões que envolvem os processos de produção, de seleção e de reprodução do conhecimento na educação brasileira, marcada por acentuadas desigualdades.<hr/>Abstract The article focuses on the reflection and analysis of changes and permanences, through the impacts on the school context, caused by Covid-19. Educational policies, curriculum and assessment were addressed in the study, which included the participation of 209 teachers of basic education in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. The online questionnaire was used as a data collection technique. The objective of the research was to value the perceptions and teaching practices to verify possible (dis) continuities in the atypical school year. The descriptive statistical analysis and the content analysis proposed by Bardin (2011) corroborated the results, which emphasized the importance of listening to teachers and the analysis of curricular policies in addition to the issues involving the processes of production, selection and reproduction of the knowledge in Brazilian education, marked by marked inequalities.<hr/>Resumen El artículo se centra en la reflexión y el análisis de cambios y permanencias, a través de los impactos en el contexto escolar, causados por Covid-19. Las políticas educativas, el plan de estudios y la evaluación se abordaron en el estudio, que incluyó la participación de 209 maestros de educación básica, en la ciudad de Juiz de Fora, Minas Gerais. El cuestionario en línea se utilizó como técnica de recopilación de datos. El objetivo de la investigación fue valorar las percepciones y prácticas de enseñanza para verificar posibles (des)continuidades en el año escolar atípico. El análisis estadístico descriptivo y el análisis de contenido propuesto por Bardin (2011) corroboraron los resultados, que enfatizaron la importancia de escuchar a los docentes y el análisis de las políticas curriculares, además de las cuestiones relacionadas con los procesos de producción, selección y reproducción de conocimiento en educación brasileña, marcado por marcadas desigualdades. <![CDATA[MULHERES EM LUTA: a dimensão educativa do engajamento político]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600466&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desse artigo é discutir os sentidos do engajamento de mulheres pobres na luta pelo acesso à moradia digna, tendo em vista colocar em evidência as dimensões educativas inerentes à militância política, que se materializam em processos de ressocialização e socialização política provocados pela própria dinâmica dos movimentos políticos e que conduzem à ressignificação, por parte dessas militantes, do seu modo de conceber o mundo e seu lugar nele. Para realizar tal discussão, de caráter teórico e metodológico, nos apoiaremos nos resultados de uma pesquisa de doutoramento sobre a militância de mulheres no Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que lançou mão de entrevistas em profundidade, observação e participação em atividades do MTST, tendo em vista compreender o engajamento político em uma perspectiva processual, na qual são consideradas tanto as disposições relacionadas à origem e trajetória sociais das militantes, quanto a importância dos laços e retribuições de cunho interpessoal e afetivo desenvolvidos no âmbito da militância.<hr/>Abstract The purpose of this article is to discuss the senses of the engagement of poor women in the struggle for access to decent housing, with a view to highlighting the educational dimension inherent to political militancy, which materializes in processes of resocialization and political socialization provoked by the very dynamics of political movements and which lead to the resignification, on the part of these militants, of their way of conceiving the world and its place in it. To carry out such a discussion, of a theoretical and methodological character, we will rely on the results of a research on the women's activism of the Movement of Homeless Workers (MTST) in the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP), with a view to understanding political engagement from a procedural perspective, in which both the provisions related to the origin and social trajectory of the militants, as well as the effects of interpersonal ties and remuneration are considered and affective developed within the scope of militancy.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es discutir los sentidos del compromiso de las mujeres pobres en la lucha por el acceso a una vivienda digna, con el fin de resaltar la dimensión educativa inherente a la militancia política, que se materializa en procesos de resocialización y socialización política provocados por la propia dinámica de los movimientos políticos y que conducen a la resignificación, por parte de estos militantes, de su forma de concebir el mundo y su lugar en él. Para llevar a cabo dicha discusión, de carácter teórico y metodológico, nos basaremos en los resultados de una investigación sobre el activismo de las mujeres del Movimiento de Trabajadores Sin Hogar (MTST) en la Región Metropolitana de São Paulo (RMSP), que utilizó entrevistas en profundidad, observación y participación en las actividades del MTST, con miras a entender el compromiso político desde una perspectiva procesal, en la que se consideren tanto las disposiciones relacionadas con el origen y trayectoria social de los militantes, como los efectos de los vínculos interpersonales y la retribuciones afectivas desarrolladas en el ámbito de la militancia. <![CDATA[FLIPPED LEARNING NA UNIVERSIDADE: guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior. Robert Talbert, 2019.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000600474&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A resenha apresenta as principais contribuições da obra Flipped learning na universidade: guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior, importante contribuição de Robert Talbert para a educação, na medida em que as metodologias de ensino encontra-se em constante evolução e faz-se necessário de apropriar sempre de modelos que possam promover experiências mais ativas e construtivas na sala de aula. O livro apresenta o modelo ativo de aprendizagem intitulado a sala de aula invertida e suas possibilidades para o ensino superior, indicando, portanto, todos os passos necessários para a adoção da estratégia de modo com que os professores possam repensar sua ação didática e desenvolver a autonomia dos alunos com atividades mais práticas.<hr/>Abstract The review presents the main contributions of the work Flipped learning at the University: a guide for the use of inverted learning in higher education, an important contribution by Robert Talbert to education, as the teaching methodologies are constantly evolving and are necessary to always appropriate models that can promote more active and constructive experiences in the classroom. The book presents the active model of learning entitled the inverted classroom and its possibilities for higher education, indicating, therefore, all the necessary steps for the adoption of the strategy so that teachers can rethink their didactic action and develop autonomy students with more practical activities.<hr/>Resumen La revisión presenta las principales contribuciones del trabajo Flipped learning en la Universidad: una guía para el uso del aprendizaje invertido en la educaáón superior, una importante contribución de Robert Talbert a la educación, ya que las metodologías de enseñanza están en constante evolución y son Necesario adaptar siempre modelos que puedan promover experiencias más activas y constructivas en el aula. El libro presenta el modelo activo de aprendizaje titulado El aula invertida y sus posibilidades para la educación superior, indicando, por tanto, todos los pasos necesarios para la adopción de la estrategia para que los docentes puedan repensar su acción didáctica y desarrollar la autonomía, estudiantes con actividades más prácticas.