Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520210001&lang=es vol. 22 num. 64 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL: Teias 20 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[EL ACERVO DE TEIAS EN ENFOQUE: perspectivas y contribuciones a través del metaanálisis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com o objetivo de conhecer novas perspectivas em relação ao acervo da Revista TEIAS, em destaque pela alta qualidade de seus trabalhos e de excelência confirmada pelo sistema de avaliação Qualis da CAPES, o trabalho analisa sua comunidade por meio das redes de colaborações e contribuições. Criada no ano 2000 com foco na área de conhecimento Educação, em seu 21º ano de atuação superou a marca de 1.000 artigos publicados por mais de 1.300 autores. Para a realização das meta-análises foi considerado o processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados e conceitos de Teoria dos Grafos. Os resultados obtidos possuem estatísticas gerais, análises das redes de colaboração, termos em destaque ao passar dos anos e autores considerados influentes com base em sua frequência de publicação na revista, pela quantidade de autores com quem colaboram bem como por meio do uso da medida de centralidade por intermediação. Assim, o presente trabalho fornece informações e análises importantes, que podem ser consideradas em outras pesquisas e apoiam interpretações, perspectivas e contribuições deste importante acervo.<hr/>Abstract Aiming to discover new perspectives about the TEIAS' collection, highlighted by the high quality and excellence confirmed by the CAPES Qualis evaluation system, the work analyzes its community through the networks of collaborations and contributions. Created in 2000 with a focus on Education, in its 21st year of operation it transcended the mark of 1,000 articles published by more than 1,300 authors. To carry out the meta-analyses, the Knowledge Discovery in Databases process and concepts of Graph Theory were considered. The results obtained bring general statistics, analyses of the collaboration networks, highlighted terms over the years, and authors considered influential, based on their frequency of publications, the number of authors with whom they collaborate as well as through the use of between centrality measure. In this sense, the present work provides solid information, which can be regarded in other investigations and supports interpretations, perspectives, and contributions of this important collection.<hr/>Resumen Con el objetivo de conocer nuevas perspectivas en relación con la colección de la revista TEIAS, destacada por la alta calidad y excelencia de sus trabajos confirmada por el sistema de evaluación Qualis de la CAPES, el trabajo analiza su comunidad a través de las redes de colaboraciones y contribuciones. Creada en el año 2,000 con un enfoque en el área de conocimiento de la Educación, en su 21° año de operación superó la marca de 1,000 artículos publicados por más de 1,300 autores. Para la realización de los metaanálisis fue considerado el proceso de Descubrimiento del Conocimiento en Bases de Datos y conceptos de la Teoría de Grafos. Los resultados obtenidos tienen estadísticas generales, análisis de las redes de colaboración, términos destacados a lo largo de los años y autores considerados influyentes en función de su frecuencia de publicación en la revista, por la cantidad de autores con los que colaboran, bien como por medio del uso de la medida de centralidad a través de la intermediación. De esta manera, el presente trabajo proporciona informaciones sólidas, que pueden ser consideradas en otras investigaciones y apoyan interpretaciones, perspectivas y contribuciones de esta importante colección. <![CDATA[LA APLICACIÓN DE REGALÍAS EN LA EDUCACIÓN DE MUNICIPIOS EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE RÍO DE JANEIRO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva analisar a aplicacao em educacao dos recursos das compensacoes financeiras advindas da exploracao de recursos naturais, sobretudo as do petroleo, xisto betuminoso e gas natural, realizada pelos municipios da Regiao Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro (RMRJ). A partir das pesquisas bibliografica e documental, e apresentada uma analise dos dados disponiveis nos sites dos Tribunais de Contas do Estado e do Municipio, bem como no da Transparencia e/ou das Secretarias de Fazenda Municipais. Entre outros resultados, o trabalho revela que dos 22 municipios integrantes da RMRJ, apenas oito (36,4%) declararam investir parte desses recursos em educacao, e, destes, apenas cinco disponibilizaram a descricao das despesas pagas, fato que dificulta a investigacao e analise do destino desses recursos. Revela, ainda, que a destinacao a educacao, disposta no ordenamento juridico, de 75% dos recursos dos royalties, vem sendo refreada por processos de judicializacao, os quais aguardam julgamento no Supremo Tribunal Federal.<hr/>Abstract This article aims to analyze the application in education of the resources of financial compensation arising from the exploitation of natural resources, especially those of oil, oil shale and natural gas and the pre-salt carried out by the municipalities of the Metropolitan Region of the State of Rio de Janeiro (RMRJ). Based on bibliographic and documentary research, an analysis of the data available on the websites of the State and Municipal Audit Courts is presented, as well as on the Transparency and/or Municipal Finance Departments. It was revealed that of the 22 municipalities of the RMRJ, only eight (36.4%) declared to invest part of these resources in education, and, of these, only five made available the description of the expenses paid, a fact that makes difficult the investigation and analysis of the destination of these resources. Among other results, it was exposed that the destination, for education, of 75% of the royalties resources has been restrained by judicial processes, which are awaiting judgment in the Federal Supreme Court.<hr/>Resumen El presente articulo tiene por objeto analizar la aplicacion en la educacion de los recursos de la compensacion financiera derivada de la explotacion de los recursos naturales, especialmente los de petroleo, esquisto bituminoso y gas natural y el presal realizado por los municipios de la Region Metropolitana del Estado de Rio de Janeiro (RMRJ). Sobre la base de la investigacion bibliografica y documental, se presenta un analisis de los datos disponibles en los sitios web de los Tribunales de Cuentas estatales y municipales, asi como en los sitios web de los Departamentos de Transparencia y/o Finanzas Municipales. Se revelo que de los 22 municipios de la RMRJ, solo ocho (36,4%) declararon invertir parte de estos recursos en la educacion, y, de estos, solo cinco pusieron a disposicion la descripcion de los gastos pagados, hecho que dificulta la investigacion y el analisis del destino de estos recursos. Entre otros resultados, se expuso que el destino, para la educacion, del 75% de los recursos de las regalias ha sido restringido por procesos judiciales, que estan pendientes de sentencia en el Tribunal Supremo Federal. <![CDATA[LAS RAZONES PARA LA PERMANENCIA ESCOLAR EN PROEJA: narrativas de estudiantes trabajadores sertanejos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100041&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem por objetivo apresentar as razões da permanência escolar dos sertanejos-trabalhadoresestudantes que, motivados pelo sonho e pela determinação, permaneceram no Curso técnico de nível médio integrado em alimentos, no âmbito do Proeja, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – campus Piranhas. Utilizamos o método de história de vida como ponte entre o individual e o social com base em Cipriani (1988) e Paulilo (1999). As narrativas foram construídas por meio da técnica da entrevista de História de vida (Queiroz, 1988). As vozes dos narradores, utilizadas como fontes, demonstraram que os motivos da permanência são oriundos da cooperação e solidariedade entre os colegas, apoio familiar, incentivo de alguns professores, e pela existência material de: transporte, materiais didáticos e auxílio financeiro. Nesse sentido, envolveu as permanências simbólica e material.<hr/>Abstract This paper aims to present the reasons for the school permanence of the sertanejos-workers-students who, motivated by their own dreams and determination, remained in the food science course of a vocational high school which is part of the Proeja at Federal Institute of Alagoas (Ifal) – Piranhas campus. We used the life history method as a bridge between the individual and the social based on Cipriani (1988) and Paulilo (1999). The narratives were built using the technique of the Life history interview, (Queiroz, 1988). The voices of the narrators, used as sources, show us that the reasons for the permanence come from cooperation and solidarity among colleagues, family support, encouragement from some teachers, and from the material existence of: transportation, teaching materials and financial aid. In this sense, their permanence involved both symbolic and material needs.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo presentar los motivos de la permanencia escolar de los sertanejos-trabajadores-estudiantes que motivados por el sueño y la determinación se mantuvieron en el Curso Técnico Integrado en Alimentos, dentro del ámbito del Proeja, del Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - campus Piranhas. Utilizamos el método de la historia de vida como un puente entre lo individual y lo social con base en Cipriani (1988) y Paulilo (1999). Las narrativas fueron construidas por medio de la técnica de la entrevista de Historia de vida, (Queiroz, 1988). Las voces de los narradores, utilizadas como fuentes mostraron que las razones de la permanencia proviene de la cooperación y la solidaridad entre colegas, el apoyo familiar, el estímulo de algunos maestros, y por la existencia material de: transporte, materiales didácticos y ayuda financiera. En este sentido, involucró permanencias simbólicas y materiales. <![CDATA[LA DOBLE EXCEPCIONALIDAD SUPERDOTACIÓN Y TDAH: una revisión de la literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100055&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Estudantes com comportamento superdotado podem apresentar traços semelhantes aos característicos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), ocasionando diagnósticos equivocados. No entanto, a coexistência desses fenômenos também é possível. Objetivou-se identificar e caracterizar as produções científicas que abordam a associação entre superdotação e TDAH. Para isso, foram consultadas cinco bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Portal de Periódicos do Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na base de dados Education Resources Information Center. Foram usados os descritores gifted e adhd, hyperactivity e attention deficit hyperactivity disorder em inglês, e também foram adotados “altas habilidades”, “superdotação”, “talento”, “dotação” e “precocidade”, juntamente com o descritor “TDAH”, “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade” e “hiperatividade”. Assim, foram localizadas 33 produções. A categorização e análise dos trabalhos revelou a existência de diferenças no funcionamiento de estudantes com comportamento superdotado quando em associação ao TDAH, as quais afetam aspectos educacionais, socioemocionais e requerem intervenção específica. Maiores investigações acerca dessa temática são necessárias para evitar erros diagnósticos.<hr/>Abstract Students with gifted behavior may present similar traits to those typical of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), causing misdiagnosis. However, the coexistence of these phenomena is also possible. The study aimed to identify and characterize scientific productions that address the association between giftedness and ADHD. In order to achieve this, five databases were consulted: Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Coordination of Superior Level Staff Improvement (CAPES) journals website, Scientific Electronic Library Online (SciELO) journals website, Latin American and Caribbean Literature (LILACS) and the Education Resources Information Center database. The descriptors gifted and ADHD, hyperactivity and attention deficit hyperactivity disorder were used in English, and “high skills”, “giftedness”, “talent”, “endowment” and “precocity” were also used along with the descriptors “ADHD”, “Attention deficit/hyperactivity disorder” and “hyperactivity”. Thus, 33 productions were located. The categorization and analysis of the works revealed the existence of differences in the functioning of students with gifted behavior when associated with ADHD, which affect educational, socioemotional aspects and require specific intervention. Further investigations on this topic are necessary to avoid diagnostic errors.<hr/>Resumen Los estudiantes con comportamiento superdotado pueden presentar rasgos similares a los característicos del Trastorno por Déficit de Atención / Hiperactividade (TDAH), lo que causa un diagnóstico erróneo. Sin embargo, la coexistencia de estos fenómenos también es possible. El objetivo era identificar y caracterizar las producciones científicas que abordan la asociación entre los superdotados y el TDAH. Para ello, se consultaron cinco bases de datos: Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, Portal de Revistas de la Coordinación para el Mejoramiento del Personal de Educación Superior, Portal de la Revista de la Biblioteca Electrónica Científica em línea, Literatura en Ciencias de América Latina y el Caribe. Salud y la base de datos del Centro de Información de Recursos Educativos. Los descriptores de superdotado y TDAH, hiperactividad y trastorno por déficit de atención com hiperactividad se utilizaron en inglés, y también se utilizaron “altas capacidad”, “superdotación”, “talento”, “dotación” y “precocidad”, junto con el descriptor “TDAH”, “Déficit de atención/trastorno de hiperactividad” e “hiperactividad”. Así, se ubicaron 33 producciones. La categorización y el análisis de los trabajos revelaron la existencia de diferencias en el funcionamento de los estudiantes con comportamiento superdotado cuando se asocian con TDAH, que afectan los aspectos educativos, socioemocionales y requieren una intervención específica. Se necesitan más investigaciones sobre este tema para evitar errores de diagnóstico. <![CDATA[FORMACIÓN CONTINUADA EN EDUCACIÓN ESPECIAL Y COOPERACIÓN INTERSETORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100073&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Analisar a cooperação entre os setores do governo estadual voltados para a formação continuada em educação especial é o objetivo deste artigo. Configura-se de abordagem qualitativa e os dados foram analisados com aproximação de autores da área e legislação vigente. Participaram da referida formação continuada trezentos profissionais da rede estadual entre professores, técnicos e gestores de todo o estado do Pará. Os resultados mostram pontos positivos como a interação e cooperação entre a secretaria de educação e a universidade; e negativos em relação à educação a distância, como ausência de familiaridade com a plataforma utilizada. Registra-se que houve aproximação das instituições nos diferentes níveis, refletindo na cooperação dentro das escolas.<hr/>Abstract Analyze the cooperation among the state’s governmental sectors focused on continued education in Special Education is the purpose of this article. It is a qualitative approach; the data were analyzed with approximation of authors of the area and current legislation. Three hundred professionals from the state’s educational system have participated of the continued education including teachers, technicians and managers from all over the state of Pará. The results demonstrate positive points such as interaction and cooperation between the Department of Education and the University; and negative points regarding Distance education course such as lack of familiarity with the platform. It is recorded that there was an approach of institutions in different levels, reflecting in the cooperation within schools.<hr/>Resumen Analizar la cooperación entre los sectores del gobierno estadual dirigidos a la formación continuada en Educación Especial es el propósito de este artículo. Se configura como un abordaje cualitativo y los datos fueron analizados con aproximación de autores del área y legislación vigente. Han participado de la formación continuada trescientos profesionales de la red estadual entre profesores, técnicos y gestores de todo el estado de Pará. Los resultados muestran puntos positivos como la interacción y cooperación entre la Secretaría de Educación y la Universidad; y negativos en relación a la educación a distancia, como ausencia de familiaridad con la plataforma utilizada. Se registra que hubo aproximación de las instituciones en los diferentes niveles, reflejando en la cooperación dentro de las escuelas. <![CDATA[POTENCIAL DE LA HISTORIA ORAL EN LA INVESTIGACIÓN Y EN FORMACIÓN DOCENTE: trayectoria metodológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100088&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem por objeto de estudo os pressupostos metodológicos de pesquisa da História Oral, e, por objetivo, desvelar e socializar as potencialidades dessa abordagem como alternativa para investigar as especificidades da relação entre os diferentes saberes/fazeres que envolvem a formação e a atuação docente. Para tanto, apoiados na abordagem da pesquisa bibliográfica, destaca a necessidade de investigações que voltem seus olhares para a internalidade do processo educativo, desvelando saberes e fazeres dos sujeitos em seus dinâmicos processos formativos. Nessa direção, enfatiza as potencialidades da História Oral. Conclui-se que essa abordagem se mostra ainda mais potente ao permitir ao pesquisador adotar, em suas pesquisas, um híbrido constituído por dois ou mais procedimentos, que podem se relacionar sem causar danos teórico-metodológicos a cada um separadamente.<hr/>Abstract This article aims to study the methodological assumptions of Oral History research and thus unveil and share the potential of this approach as an alternative to investigate the specificities of the relationship between the different knowledge-and-actions concerning teacher training and performance. Thus, grounded on bibliographical research, it highlights the need for investigations focused on the internality of the educational process, revealing the subjects' knowledge-and-action in their dynamic teacher training processes. In this direction, it emphasizes the potential of Oral History. We conclude that this approach is even more powerful so as to allow researchers to adopt a hybrid model consisting of two or more procedures, which can be related without causing theoretical and methodological damage to each one separately.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es estudiar los supuestos metodológicos de la investigación en Historia Oral, y, por objetivo, desvelar y socializar las potencialidades de este enfoque como alternativa para investigar las especificidades de la relación entre los diferentes saberes / prácticas que involucran la formación y el desempeho docente. Para ello, apoyados en el enfoque de la investigación bibliográfica, destacamos la necesidad de investigaciones que se enfoquen en interiorizarse en el proceso educativo, revelando los conocimientos y acciones de los sujetos en sus dinámicos procesos formativos. Con estos delineamientos, enfatiza el potencial de la Historia Oral. Concluimos que este enfoque es aún más potente al permitir que el investigador adopte, en sus investigaciones, un híbrido que consista en dos o más procedimientos, que pueden relacionarse sin causar daño teórico y metodológico a cada uno por separado. <![CDATA[FORMACIÓN Y EXPERIENCIA: biografía músico-educativa como procedimiento de investigación y formación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo explicar um procedimento de pesquisa (auto)biográfica desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, destacando suas potencialidades de uso para a formação de professores. Referenciados teoricamente em estudos sobre pesquisa (auto)biográfica (ABRAHÃO, 2004; BRAGANÇA, 2011; BOLÍVAR, DOMINGUES, FERNANDEZ, 2001, CUNHA, 2012; NÓVOA, FINGER, 2010; PASSEGGI, 2011a, entre outros), experiência e formação (DELORY-MOMBERGER, 2014; DOMINICÉ, 2010a; JOSSO, 2010a; JOSSO, 2010b; PASSEGGI, 2011b; SUÁREZ, 2012, entre outros), os diferentes momentos que integram a biografia músico-educativa, procedimento em questão, são delineados destacando-se as suas particularidades e contribuições para a formação docente. Inspirada na biografia educativa, um procedimento de pesquisa e formação desenvolvido por Pierre Dominicé e Marie-Christine Josso, a discussão teórico-metodológica sobre a biografia músico-educativa busca fomentar o debate sobre a pertinência de abordagens (auto)biográficas em processos formativos, sejam estes no âmbito acadêmico ou em outros contextos e ampliar as perspectivas sobre a formação docente inicial, continuada e permanente.<hr/>Abstract This article has the objective to explain an (auto)biographical research procedure developed for a doctoral research, highlighting its potential uses for teacher training. Theoretically referenced in (auto)biography research (ABRAHÃO, 2004; BRAGANÇA, 2011; BOLÍVAR, DOMINGUES, FERNANDEZ, 2001; CUNHA, 2012; NÓVOA, FINGER, 2010; PASSEGGI, 2011a and others), experience and training studies (DELORY-MOMBERGER, 2014; DOMINICÉ, 2010a; JOSSO, 2010a; JOSSO, 2010b; PASSEGGI, 2011b; SUÁREZ, 2012 and others), the different moments that integrate the procedure called musical-educational biography are outlined highlighting their particularities and contributions for the teacher training. Inspired by the educational biography, a research and training procedure developed by Pierre Dominicé and Marie-Christine Josso, the theoretical em methodological discussion on musicaleducational biography aims to foster the debate about the relevance of (auto)biographical approaches about formative processes, whether in the academic field or in other contexts and to broaden perspectives on initial, continuing and permanent teacher training.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo explicar un procedimiento de investigación (auto)biográfica desarrollado en el ámbito de una investigación doctoral, destacando su potencial para su uso en la formación del profesorado. Teóricamente referenciado en estudios sobre la investigación (auto)biográfica (ABRAHÃO, 2004; BRAGANÇA, 2011; BOLÍVAR, DOMINGUES, FERNANDEZ, 2001; CUNHA, 2012; NÓVOA; FINGER, 2010; PASSEGGI, 2011a e otros), experiencia y formación (DELORY-MOMBERGER, 2014; DOMINICÉ, 2010a; JOSSO, 2010a; JOSSO, 2010b; PASSEGGI, 2011b; SUÁREZ, 2012, entre otros), los diferentes momentos que integran la biografía músico-educativa, procedimiento en cuestión, son delineados destacándose sus particularidades y contribuciones para la formación docente. Inspirada en la biografía educativa, un procedimiento de investigación y formación desarrollado por Pierre Dominicé y Marie-Christine Josso, la discusión teórica y metodológica sobre a biografía músico-educativa busca fomentar el debate sobre la pertinencia de abordajes (auto)biográficas en procesos formativos, sean esos en el ámbito académico o en otros contextos y ampliar las perspectivas sobre la formación inicial, continua y permanente del profesorado. <![CDATA[EL TRABAJO ASOCIADO EN LA ESCUELA: implicaciones para la constitución docente.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100116&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tematizou o “trabalho de parceria” entre professora em exercício e bolsistas, graduandas do curso de pedagogia, no contexto escolar. Para ampliar a compreensão do trabalho docente pelo viés da colaboração e parceria, questão central da referida pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico de periódicos na área de educação, no estrato A1 (QUALIS CAPES). Nesta produção problematizamos os artigos sistematizados a partir daquele mapeamento bibliográfico na tentativa de compreender os diferentes conceitos e entendimentos que circulam no meio acadêmico em relação à temática em questão. Entende-se que o trabalho de parceria considera a escola como propositora de processos formativos, pautados em relações de confiança e que, os sujeitos que participam, estejam abertos a dialogar e problematizar questões da vida educativa que compartilham assumindo sua responsabilidade e compromisso perante as decisões tomadas conjuntamente.<hr/>Abstract The present work is an excerpt from a research that focused on the “partnership work” between an active teacher and Pedagogy graduates with scholarship in the school context. In order to broaden the understanding of teaching work with the bias of collaboration and partnership, a central issue of the referred research, it was carried out a bibliographic survey of journals in the area of Education with quality stratum A1 (QUALIS CAPES). In that task, we problematized the systematized articles trying to understand the different concepts and the understandings that circulate in the academia, considering the issue in question. It is understood that the partnership work considers the school as a proponent of formative processes, based on relationships of trust and that the subjects who participate are open to dialogue and problematize issues of the educational life that they share, assuming their responsibility and commitment before the decisions taken together.<hr/>Resumen El presente trabajo es un recorte de una investigación que tuvo como temática el “trabajo asociativo” entre una profesora en ejercicio y becarias, estudiantes de la licenciatura del curso de Pedagogía, en el contexto escolar. Para ampliar la comprensión del trabajo docente por el punto de vista de la colaboración y asociación, cuestión central de la referida investigación, fue realizado un levantamiento bibliográfico de periódicos en el área de Educación, en el estrato A1 (QUALIS CAPES). En esta producción problematizamos los artículos sistematizados a partir de ese mapeo bibliográfico buscando comprender los diferentes conceptos y entendimientos que circulan en el medio académico en relación a la temática en cuestión. Se entiende que el trabajo asociativo considera la escuela como proponente de procesos de formación pautados en relaciones de confianza y que, los sujetos que participan, estén abiertos a dialogar y problematizar cuestiones de la vida educativa que comparten asumiendo su responsabilidad y compromiso frente a las decisiones tomadas conjuntamente. <![CDATA[SECUENCIA FEDATHI PARA EL CAMBIO DE PRÁCTICA: estudio de caso de un experimento con teatro científico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100132&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo É preciso estar disposto a mudanças, a fim de ressignificar práticas educativas. O artigo investiga, por meio de estudo de caso, como a Sequência Fedathi pode transformar práticas docentes. Para tanto, observa-se os resultados relatados nas impressões da docente e dos alunos envolvidos, diretamente, com a experiência do teatro científico, realizado em uma escola estadual de Fortaleza. Reflete-se ainda sobre o impacto desse processo nas mediações. A pesquisa é qualitativa, utiliza-se também a pesquisa participante e a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi. As metodologias de pesquisa e ensino Sequência Fedathi fazem parte do planejamento e da vivência da prática da professora. A mudança de prática do professor não é apenas uma nova técnica utilizada, o teatro, trata-se de uma forma diferente de fazer, com uma metodologia atrelada e com um objetivo consistente. Recomenda-se, ainda, uma proposta continuada de formação docente a fim de reconstruir concepções de ensino e aprendizagem, que aliem técnicas de ensino a uma metodologia transformadora.<hr/>Abstract It is necessary to be willing to change in order to reframe educational practices. The article investigates through a case study how the Fedathi Sequence can transform teaching practices. Therefore, the results reported in the impressions of the teacher and the students involved are observed directly with the experience of scientific theater, held in a state school in Fortaleza. It also reflects on the impact of this process on mediations. The research is a qualitative one, also using participatory research and the Fedathi Sequence research methodology. Fedathi Sequence research and teaching methodologies are part of the planning and experience of the teacher's practice. The change in the teacher's practice is not just a new technique used, the theater, it is a different way of doing things, with a linked methodology, with a consistent objective. A continuous proposal of teacher training in order to reconstruct conceptions of teaching and learning is also recommended, which combines teaching techniques with a transformative methodology.<hr/>Resumen Es necesario estar dispuesto a cambiar para replantear las prácticas educativas. El artículo investiga, a través de un estudio de caso, cómo la Secuencia Fedathi puede transformar las prácticas de enseñanza. Por lo tanto, se observan los resultados reportados en las impresiones del docente y los estudiantes directamente involucrados con la experiencia del teatro científico, realizada en una escuela pública de Fortaleza. También reflexiona sobre el impacto de este proceso en las mediaciones. La investigación es cualitativa, participativa y también se utiliza la metodología de investigación Secuencia Fedathi. Las metodologías de investigación y enseñanza de Secuencia Fedathi son parte de la planificación y experiencia de la práctica del docente. El cambio en la práctica del profesor no es solo una nueva técnica utilizada, el teatro, se trata de una forma diferente de hacerlo, con una metodología vinculada y con un objetivo constante. También se recomienda una propuesta continua de formación docente para reconstruir los conceptos de enseñanza y aprendizaje, combinando técnicas de enseñanza con una metodología transformadora. <![CDATA[CAOSGRAFÍA DEL AMOR DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100151&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Apresenta-se, neste artigo, a caosgrafia, uma metodologia criada em uma pesquisa de Doutorado em Educação. Tendo como temática amor e docência, o objetivo foi tensionar a vinculação do amor a representações cristalizadas e a juízos de valor que impõem perfis à profissão, de modo a desvelar paisagens da docência, esboçadas por professores no Facebook®. Engendrada em uma postura complexa e multirreferencial, estabelecida entre a Bricolagem de Lévi-Strauss, bem como a ampliação de Kincheloe e Berry e a Geofilosofia de Deleuze e Guattari, a caosgrafia empreendeu uma bricolagem acêntrica, construída em ensaios metodológicos, delineados por um mapa - roteiro-esboço-coreografias - que contemplou o atravessamento de referências heterogêneas sobre o amor, as quais coabitam na contemporaneidade e ressoam no campo da educação. Como resultados, apresentam-se duas paisagens de amor e docência no Facebook®: “Bailes dos 15 de outubro” e “Focos de abominação a Paulo Freire”. Propõe-se, ainda, que se fundem novas éticas amorosas, efetivadas no esteio de uma educação para as relações.<hr/>Abstract It is presented, in this paper, the chaosgraphy, a methodology created in a Doctoral research in Education. With the theme of love and teaching, the objective was to tension the link of love to crystallized representations and value judgments that impose profiles on the profession, in order to show landscapes of teaching, sketched by teachers on Facebook®. Engendered in a complex and multi-referential stance, established between Lévi-Strauss’s bricolage, as well as the enlargement of Kincheole and Berry, and Deleuze and Guattari’s Geo-philosophy, the chaosgraphy developed an acentric bricolage, built methodological essays, delineated by a map - script-outline-choreographies - that contemplated the crossing of heterogeneous references about love, which co-habit in the contemporaneity and resonate in the field of Education. As a result, love and teaching landscapes on Facebook® are presented: “Dances of the October 15th” and “Abomination focus to Paulo Freire”. It is also proposed that new loving ethics are founded, developed as pillar of education to relationships.<hr/>Resumen En este artículo se presenta la caosgrafía, una metodología creada en una investigación de Doctorado en Educación. Teniendo como temática el amor y la docencia, el objetivo fue tensionar la vinculación del amor a las representaciones cristalizadas y a juicios de valor que imponen perfiles a la profesión, de modo a exhibir paisajes de la docencia, expuestas por profesores en Facebook®. Engendrada en una postura compleja y multirreferencial, establecida entre el Bricolaje de Lévi-Strauss, así como la ampliación de Kincheloe y Berry, y la Geofilosofia de Deleuze y Guattari, la caosgrafía desarrolló un bricolaje acéntrico, construido en ensayos metodológicos, delineados por un mapa - guión-esbozo-coreografías - que contempló la transversalización de referencias heterogéneas sobre el amor, las cuales cohabitan en la contemporaneidad y resuenan en el campo de la Educación. Como resultados, se presentan dos paisajes de amor y docencia en Facebook®: “Bailes de los 15 de octubre” y “Focos de abominación a Paulo Freire”. También se propone que se funden nuevas éticas amorosas llevadas a cabo como pilar de una educación para las relaciones. <![CDATA[INTERSECCIONALIDAD Y TRABAJO DOCENTE: desafíos vividos por maestras negras de la UFAC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100167&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A interseccionalidade analisa as discriminações raciais, de gênero, dentre outras opressões de forma sobrepostas na vida de mulheres negras. O objetivo desse estudo foi analisar os desafios de como é ser mulher negra e professora universitária nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre/Campus Sede, refletindo sobre as discriminações raciais e de gênero na academia. Na metodologia, fez-se uso das pesquisas bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas narrativas. Os traços negroides das docentes eram assemelhados com preconceitos alusivos as suas competências profissionais e titulações, naturalizando-se o racismo na academia.<hr/>Abstract Intersectionality analyzes racial and gender discrimination, among other oppressions that overlap in the lives of black women. The objective of this study was to analyze the challenges of how is to be a black woman and a university teacher in teaches training courses at the Universidade Federal do Acre/ Campus Sede, reflecting on racial and gender discriminations in academia. In the methodology, bibliographic and field research was used, through narrative interviews. The negroid traits of the teachers were similar with prejudices alluding to their professional skills and qualifications, naturalizing racism in the academy.<hr/>Resumen La interseccionalidad analiza la discriminación racial y de género, entre otras opresiones que se superponen en la vida de las mujeres negras. El objetivo de este estudio fue analizar los desafíos de cómo es ser una mujer negra y profesora universitaria en cursos de formación de maestros en la Universidad Federal de Acre / Campus Sede, reflexionando sobre la discriminación racial y de género en la academia. En la metodología, se utilizó la investigación bibliográfica y de campo, por intermedio de entrevistas narrativas. Los rasgos negroides de las maestras eran similares con prejuicios que aludían a sus habilidades y calificaciones profesionales, naturalizando el racismo en la academia. <![CDATA[“ORGULHO DE SER HETERO”? disputas sobre masculinidades en una página de Facebook]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100181&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção e a veiculação de representações de masculinidades e de feminilidades em uma página do Facebook, intitulada “Orgulho de ser Hetero”. O estudo insere-se nos campos teóricos dos Estudos Culturais e Estudos de Gênero, em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista. Para a operacionalização da pesquisa, selecionamos um conjunto de imagens e textos, a fim de explorá-los a partir dos conceitos de cultura, representação e gênero, com a intenção de discutirmos as representações de gênero que estão sendo ali veiculadas, ou seja, realizamos o exame de como elas vêm sendo nomeadas, reforçadas, re/atualizadas, tensionadas e negociadas, por meio dos sentidos que se incorporam a elas nesse contexto.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the production and serving of representations of masculinities and femininities on a Facebook page, entitled “Orgulho de ser Hetero”. The study is inserted in the theoretical fields of Cultural Studies and Gender Studies, in approximation with the post-structuralist perspective. For the operationalization of the research, we selected a set of images and texts, in order to explore them from the concepts of culture, representation and gender, with the intention of discussing the gender representations that are being transmitted there, that is, we carried out the examination of how they have been named, reinforced, re/updated, tensioned and negotiated, through the meanings that are incorporated to them in this context.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo analizar la producción y colocación de representaciones de masculinidades y feminidades en una página de Facebook, titulada “Orgulho de ser hetero”. El estudio se inserta en los campos teóricos de Estudios Culturales y Estudios de Género, en aproximación a la perspectiva postestructuralista. Para la operacionalización de la investigación, seleccionamos un conjunto de imágenes y textos, a fin de explorarlos desde los conceptos de cultura, representación y género, con la intención de discutir las representaciones de género que se transmiten allí, es decir, llevamos a cabo el examen de cómo han sido nombrados, reforzados, re/actualizados, tensados y negociados, a través de los significados que se les incorporan en este contexto. <![CDATA[LA REFERENCIALIZACIÓN EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100195&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste trabalho analisamos, a partir da proposta teórica e metodológica da Referencialização, a formação dos egressos de um curso de licenciatura e de um programa de pós-graduação. No primeiro momento abordamos os encaminhamentos e fundamentos deste processo e o modo como ele foi mobilizado no desenvolvimento de duas investigações. O objetivo é apresentar e difundir a referencialização como alternativa para o desenvolvimento das pesquisas na educação em Ciências. Como resultados são apresentadas as dimensões identificadas em cada uma das pesquisas, e em seguida, uma síntese dos principais resultados. Concluímos que a referencialização é um processo dinâmico, complexo, processual e que, ao fornecer respostas, gera também informações para nortear futuras mudanças ou adaptações ao dispositivo educativo analisado.<hr/>Abstract In this work, we analyze the egressed students’ formation of a degree course and a postgraduate program from the theoretical and methodological proposal of Referentialization. At first, we approached the referrals and theoretical fundaments of this process and the way it was mobilized in the development of two investigations. The objective is to present and spread referentialization as an alternative for the development of research in science education. As results, the dimensions identified in each of the surveys are presented, and then a summary of the main results. We conclude that referentialization is a dynamic, complex process that can provide some answers, in addition to generating information to guide future changes in the course.<hr/>Resumen En este trabajo se analiza, desde la propuesta teórica y metodológica de la Referencialización, la formación de los egresados de un curso de profesorado y de un programa de posgrado. En un primer momento abordamos las direcciones y fundamentos de este proceso y la forma como fue movilizado en el desarrollo las investigaciones. El objetivo con este trabajo es presentar y difundir la referencialización como alternativa para el crecimiento de las investigaciones en la Educación en Ciencias. Como resultados se presentan las dimensiones identificadas en cada una de las encuestas y una síntesis de los principales resultados. Concluimos que la referencialización es un proceso dinámico, complejo, procesal y que al dar respuestas también genera informaciones para orientar futuros cambios o adaptaciones al dispositivo educativo analizado. <![CDATA[PRÁCTICAS AFRORELIGIOSAS, LITERATURA Y ENSEÑANZA DE HISTORIA: para la educatión descolonial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100206&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A finalidade desse artigo é pensar possibilidades para o ensino da história e cultura afro-brasileira por meio da literatura, atentando às práticas afrorreligiosas, mas problematizando os discursos colonizadores presentes na maioria das narrativas existentes. A obra literária escolhida para tanto consiste em Deuses de dois mundos – a trilogia épica dos orixás, de autoria de PJ Pereira, que teve amplo sucesso literário, especialmente entre o público juvenil, e chama a atenção pelo modo como o autor contava uma história contemporânea utilizando os mitos dos orixás, tornando-se uma boa ferramenta para o ensino de história e cultura afrobrasileira. Rica em detalhes sobre a cultura iorubana, ainda assim, exige preparo do (a) professor (a) para reconhecer o processo de “embranquecimento cultural” operado na obra.<hr/>Abstract The purpose of this article is to think about possibilities for teaching African-Brazilian history and culture through literature, paying attention to African-religious practices, but problematizing the colonizing discourses present in most of the existing narratives. The literary work chosen for this purpose consists of Deuses de dois mundos – a trilogia épica dos orixás, authored by PJ Pereira, which had wide literary success, especially among the youth audience, it is remarkable how the author tells a contemporary story using the myths of the Orishas, being a way to teach African-Brazilian history and culture. The work is rich in details about Yoruban culture, yet it requires preparation by the teacher to recognize the process of "cultural whitening" operated in the book.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es pensar en las posibilidades de enseñar la historia y la cultura afrobrasileña a través de la literatura, prestando atención a las prácticas afroreligiosas, pero problematizando los discursos colonizadores presentes en la mayoría de las narraciones existentes. La obra literaria elegida para este propósito consiste en Deuses de dois mundos – a trilogia épica dos orixás, creada por PJ Pereira, que tuvo un gran éxito literario, especialmente entre el público juvenil, y llama la atención por la forma en que el autor contó una historia contemporânea, utilizando los mitos del orishas, convirtiéndose en una buena herramienta para enseñar la historia y cultura afrobrasileña. El trabajo es rico en detalles sobre la cultura yorubana, pero requiere la preparación del maestro para reconocer el proceso de "blanqueamiento cultural" operado en el trabajo. <![CDATA[ANÁLISIS TEMÁTICO DIALÓGICO APLICADO A UN CÍRCULO DE CONVERSACIÓN: una explicación basada en relato de investigación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100226&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem o objetivo de apresentar a Análise Temática Dialógica, seus fundamentos epistemológicos e sua aplicação em um contexto de pesquisa qualitativa com crianças. Partindo da concepção de linguagem elaborada e desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, apresentam-se os pressupostos que embasam esse tipo de análise: o caráter dialógico da língua, o entendimento da palavra como signo ideológico e a concepção de tema. São abordados também os conceitos de endereçamento e alteridade que guiam as análises, de modo que todo enunciado do (a) participante é considerado em relação ao outro – ou aos outros – a quem ele(a) se dirige. Após essa explanação inicial, apresenta-se um relato prático da aplicação da Análise Temática Dialógica às informações produzidas em uma pesquisa sobre tecnologia com crianças. A pesquisa se utilizou de roda de conversa como procedimento metodológico para investigar os significados presentes nas falas das crianças participantes sobre a presença das tecnologias em suas vidas.<hr/>Abstract This article aims to present the Dialogical Thematic Analysis, its epistemological foundations and its application to a context of qualitative research with children. Based on the conception of language developed by the Bakhtin Circle, we present the theoretical foundations that support this type of analysis, which include: the dialogical character of language, the understanding of words as ideological signs and the concept of theme. Other concepts are also discussed, such as utterance addressing and otherness, which guide the analysis in such a way that every statement of the participant is considered in relation to the other – or to the others – to whom he/she addresses. After an initial explanation, we present a practical application of the Dialogical Thematic Analysis to the information produced in a research with children about the presence of technologies in their lives. The conversation circle was adopted as a methodological procedure in order to produce the information with the children.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar el Análisis Temático Dialógico, sus fundamentos epistemológicos y su aplicación en un contexto de investigación cualitativa con niños. Partiendo de la concepción del lenguaje elaborada y desarrollada por el Círculo de Bajtín, presentamos los supuestos que respaldan este tipo de análisis: el carácter dialógico del lenguaje, la comprensión de la palabra como signo ideológico y el concepto de tema. También se abordan otros conceptos relevantes como el direccionamiento del enunciado y la alteridad; cuestiones que guían nuestro análisis de tal manera que cada declaración de un participante se considera en relación al otro – o a los otros – a quien se dirige. Después de esta explicación inicial, se presenta un ejemplo práctico de la aplicación del Análisis Temático Dialógico a la información producida en una investigación sobre el uso de tecnología por parte de niños. La investigación utilizó un círculo de conversación como procedimiento metodológico para abordar los significados presentes en los discursos de los niños; particularmente en lo que tenía que ver con la presencia de las tecnologías en sus vidas. <![CDATA[IMPLICACIONES DE AFECTO EN EL DESARROLLO DEL PSICISMO DEL BEBÉ EN EL PRIMER AÑO DE VIDA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100241&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo discute a relevância do afeto na organização da atividade pedagógica direcionada ao desenvolvimento das capacidades humanas dos bebês no primeiro ano de vida. Por meio de um diálogo entre teoria e prática, problematiza questões do dia a dia de uma escola de educação infantil situada no interior do estado de São Paulo, com base nos referenciais da teoria histórico-cultural sobre as implicações da função afetiva nas experiências vividas pelos bebês na creche. Considerando que, nas últimas décadas, a produção de pesquisas e a constante reformulação da legislação brasileira tentaram apresentar pressupostos orientadores para a articulação entre a dimensão afetiva e o processo educativo, faz-se necessário compreender como o afeto contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas e para o desenvolvimento das capacidades humanas na escola da infância. Os resultados elucidam que aproximar teoria e prática pode evitar equívocos conceituais sobre a dimensão afetiva e as leis de desenvolvimento dos pequenos, estabelecendo o lugar social do professor como sujeito que cuida, educa e contribui para a formação da personalidade desde os primeiros meses de vida dos bebês.<hr/>Abstract The article discusses the relevance of affection in the organization of pedagogical activity aimed at the development of babies' human capacities in the first year of life. Through a dialogue between theory and practice, it questions the day-to-day issues of a School of Early Childhood Education located in the interior of the State of São Paulo, based on the references of historical-cultural theory, about the implications of the affective function in experiences lived by babies in daycare. Considering that, in the last decades, the production of research and the constant reformulation of Brazilian legislation tried to present guiding assumptions for the articulation between the affective dimension and the educational process, it is necessary to understand how affection contributes to the development of psychological functions and for the development of human capacities in the kindergarten. The results elucidate that bringing theory and practice together can avoid conceptual misunderstandings about the affective dimension and the development laws of the little ones, establishing the social place of the teacher, as a subject who cares, educates and contributes to the formation of personality from the first months of life of babies.<hr/>Resumen El artículo analiza la relevancia del afecto en la organización de la actividad pedagógica dirigida al desarrollo de las capacidades humanas de los bebés en el primer año de vida. A través de un diálogo entre la teoría y la práctica, cuestiona los problemas cotidianos de una Escuela de Educación de la Primera Infancia ubicada en el interior del Estado de São Paulo, basada en las referencias de la teoría históricocultural, sobre las implicaciones de la función afectiva en experiencias vividas por bebés en guarderías. Teniendo en cuenta que, en las últimas décadas, la producción de investigación y la constante reformulación de la legislación brasileña intentaron presentar supuestos orientadores para la articulación entre la dimensión afectiva y el proceso educativo, es necesario comprender cómo el afecto contribuye al desarrollo de las funciones psicológicas. y para el desarrollo de capacidades humanas en el jardín de infantes. Los resultados aclaran que unir la teoría y la práctica puede evitar malentendidos conceptuales sobre la dimensión afectiva y las leyes de desarrollo de los pequeños, estableciendo el lugar social del maestro, como un sujeto que se preocupa, educa y contribuye a la formación de la personalidad desde los primeros meses de vida de bebes. <![CDATA[HIGIENISMO Y EDUCACIÓN ESCOLAR EN LA CIUDAD DE PARAHYBA DURANTE LA PRIMERA REPÚBLICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100255&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como principal objetivo discutir de que modo o discurso higienista se fez presente na educação escolar da cidade da Parahyba no período da Primeira República, em especial no que se refere ao conhecimento geográfico da cidade. Entende-se que o debate higiênico nas escolas, bem como a criação de cadeiras de higiene, contribuíram para uma reinvenção da cidade por meio do paradigma do moderno. Para tanto, a pesquisa vem sendo realizada a partir dos estudos e procedimentos metodológicos da Geografia Histórica, através de documentos históricos, primarios e secundários, que possam contribuir com o estudo histórico do espaço.<hr/>Abstract This article has as its main objective to discuss how the hygienist discourse was present in the school education of the City of Parahyba in the period of the First Republic, especially in the regard to the geographic knowledge of the city. It is understood that the hygiene debate in schools, as well as the creation of hygiene chairs, contributed to a reinvention of the city through the modern paradigm. To this end, the research has been carried out from the studies and methodological procedures of Historical Geography, through historical documents, from both primary and secondary sources, that can contribute to the histor3ical study of space.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo principal discutir cómo el discurso higienista estuvo presente en la educación escolar de la ciudad de Parahyba en el período de la Primera República, especialmente con respecto al conocimiento geográfico de la ciudad. Se entiende que el debate sobre la higiene en las escuelas, así como la creación de clases de higiene, contribuyeron a una reinvención de la ciudad a través del paradigma de lo moderno. Con este fin, la investigación se ha llevado a cabo a partir de los estudios y procedimientos metodológicos de Geografía Histórica, a través de documentos históricos, primarios y secundarios, que pueden contribuir al estudio histórico del espacio. <![CDATA[LA ALIANZA ENTRE LA SALUD Y LA EDUCACIÓN Y LOS EFECTOS DE LA GOBERNAMENTALIDAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100269&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva discutir os efeitos da implementação da Política Nacional de Educação Especial de 2008 no municipio de Linhares, ES, a partir do encontro entre educação e saúde. Os dados dessa pesquisa referem-se ao ano de 2010 e foram analisados sob as lentes da Análise Institucional. Com base nesses pressupostos, nos voltamos para a nova organização da rede, após a implementação da PNEE 2008, que estabeleceu uma parceria entre saúde e educação. A partir disso, observou-se o aumento da demanda de avaliação das dificuldades de aprendizagem e de problemas comportamentais dos estudantes por parte das escolas e de seus profissionais. Este efeito emergiu neste trabalho como um analisador histórico: Aumento da demanda por avaliação, apontando para como tem se constituído a relação entre saúde e educação no âmbito da escola e abrindo espaços para novas organizações desta relação. Questões até então corriqueiras no cotidiano escolar passaram a ser consideradas disfunções neuropsicológicas dos estudantes, demandando, assim, a avaliação de uma equipe de saúde. Diante disso, a equipe de trabalho elaborou uma série de estratégias que pudessem minimizar o processo de medicalização escolar que estava se instituindo naquela rede. Essas estratégias aproximaram os profissionais da saúde e da educação, permitindo que os profissionais da escola colocassem suas práticas em análise e produzissem mudanças nas relações e práticas da escola.<hr/>Abstract The article analyzes the implementation effects of the 2008 National Policy on Special Education (PNEE) in pedagogical practices, in the city of Linhares, ES, based on the meeting between education and health. The analyzes are based on the Institutional Analysis. The survey data is from 2010, when a team of five health professionals started to implement PNEE. The education network’s new organization prioritized intersectoral articulation, bringing health and education professionals together. At this time, the demands for evaluation of students' behavior and learning difficulties was increased. The transformation of everyday issues in school life into potential neuropsychological dysfunctions can be considered one of the causes. The increase of the demand for evaluation emerged as a historical analyzer, pointing to how the relationship between health and education has been formed within the school and opening spaces for new organizations of this relationship. The work team then elaborated strategies that minimized the school medicalization process that was instituted in that network, allowing the health and education professionals to analyze their implications with the present institutions and allowing to analyse their practices, thus producing the necessary changes.<hr/>Resumen Este artículo objetiva analizar los efectos de la implementación de la Política Nacional de Educación Especial de 2008 en las prácticas pedagógicas, en el municipio de Linhares, ES, a partir del encuentro entre educación y salud. Los datos de la pesquisa se refieren al año 2010. Los análisis realizados se apoyan en el Análisis Institucional. En base a estos supuestos, nuestros análisis se volvieron a la nueva organización de la red, tras la implementación de la PNEE 2008, que priorizó la articulación entre profesionales de salud y educación. A partir de eso, fue posible observar el aumento de la demanda de evaluación del comportamiento y de las dificultades de aprendizaje de los estudiantes por parte de las escuelas y sus profesionales, fruto de la transformación de cuestiones antes corrientes en el cotidiano escolar en potenciales disfunciones neuropsicológicas. Este efecto, Aumento de la demanda por evaluación, emergió como un analizador histórico, señalando cómo se ha constituido la relación entre salud y educación en el ámbito escolar y abriendo espacios para nuevas organizaciones de esta relación. El equipo de trabajo elaboró entonces una serie de estrategias que minimizar el proceso de medicalización escolar que se instituía en esa red. Estas estrategias aproximaron a los profesionales de la salud y la educación promoviendo el análisis de las implicaciones que mantenían con las instituciones presentes y permitieron que los profesionales de la escuela pusieran sus prácticas en análisis, produciendo así los cambios necesarios. <![CDATA[LA EDUCACIÓN DE LAS FAMILIAS POR OFÉLIA BOISSON CARDOSO: na lectura de la obra Problemas de la Adolescencia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100285&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo discutir a partir da análise da obra Problemas da adolescência, publicada em 1961, a contribuição da intelectual Ofélia Boisson Cardoso para a educação das famílias. Metodologicamente, buscamos ler a obra em sua materialidade e em seu conteúdo, visando compreender os saberes que a autora pretendia transmitir a seus leitores. A pesquisa se consolidou na perspectiva da História Cultural, tendo como metodologia a análise do livro como fonte documental privilegiada (LE GOFF, 1990). A partir da análise do impresso podemos concluir como os princípios cristãos, mais especificamente católicos, nortearam a problemática discutida pela autora, possibilitando que suas produções servissem também como instrumento de moralização das famílias brasileiras.<hr/>Abstract This article aims to discuss from the analysis of the work Problems of adolescence, published in 1961 the contribution of the intellectual Ofélia Boisson Cardoso to the education of families. Methodologically, we seek to read the work in its materiality and content, aiming to understand the knowledge that the author intended to transmit to her readers. The research was consolidated in the perspective of Cultural History, using the methodology of analyzing the book as a privileged documentary source (LE GOFF, 1990). From the analysis of the printed matter, we can conclude how Christian principles, more specifically Catholic, guided the problem discussed by the author, enabling her productions to also serve as an instrument for the moralization of Brazilian families.<hr/>Resumen Este artículo pretende analizar a partir del análisis de la obra Problemas de la adolescencia, publicada en 1961, la contribución de la intelectual Ofélia Boisson Cardoso a la educación de las familias. Metodológicamente, buscamos leer el trabajo en su materialidad y contenido, con el objetivo de comprender el conocimiento que el autor pretendía transmitir a sus lectores. La investigación se consolidó en la perspectiva de la Historia Cultural, utilizando la metodología de análisis del libro como fuente documental privilegiada (LE GOFF, 1990). Del análisis del material impreso, podemos concluir cómo los principios cristianos, más específicamente católicos, guiaron el problema discutido por la autora, permitiendo que sus producciones también sirvan como un instrumento para la moralización de las familias brasileñas. <![CDATA[JUSTICIA SOCIAL: una trayectoria conceptual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo objetiva aprofundar o debate sobre Justiça Social retomando a construção do conceito e como ele se apresenta hoje. A Justiça Social está pautada em três dimensões: Redistribuição, Reconhecimento e Representação. Transversalmente a tais dimensões, há a ideia de Justiça Social como igualdade de oportunidades e igualdade de posições. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, abordando ideias de autores como Rawls (2000a, 2000b, 2003), tratando de Redistribuição, Fraser (2006) apresentando o Reconhecimento, Young (2006) para o debate sobre Representação, e Dubet (2014) que apresenta a igualdade de oportunidades e de posições como formas de Justiça Social. O conceito Justiça Social está em constante transformação, sendo dinâmico, seguindo as especificidades das sociedades e dos sujeitos que a integram, acompanhando suas demandas e necessidades por eles apresentadas.<hr/>Abstract The article intends to deepen the debate about Social Justice resuming the construction of this concept and how it is considered nowadays. Social Justice is based on three dimensions: Redistribution, Recognition and Representation. Crosswise, there is an idea of Social Justice as equals opportunities and equals positions. Conducted as a bibliographic search, this article addresses ideas from Rawls (2000a, 2000b, 2003) studying the concept of redistribution, Fraser (2006) bringing the concept of recognition, Young (2006) debating representation and Dubet (2014) presenting the equals opportunities and equals positions as forms of Social Justice. The concept of Social Justice is constantly changing, being dynamic, following the specificities of the societies and individuals that are part of it, as well as their demands.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo profundizar el debate sobre la Justicia Social al reanudar la construcción de su concepto y de cómo él se presenta hoy. La justicia social se basa en tres dimensiones: redistribución, reconocimiento y representación. Transversalmente a estas dimensiones, hay la idea de la Justicia Social como igualdad de oportunidades e igualdad de posiciones. Se realizó una investigación bibliográfica, abordando ideas de autores como Rawls (2000a, 2000b, 2003), que trata sobre Redistribución, Fraser (2006), presentando el Reconocimiento, Young (2006) para el debate sobre Representación y Dubet (2014), que presenta la igualdad de oportunidades y de posiciones como formas de justicia social. El concepto de Justicia Social cambia constantemente, es dinámico, sigue las especificidades de las sociedades y de los sujetos que las integran, siguiendo sus demandas y necesidades por ellos presentadas. <![CDATA[PARA UMA RECONSTRUÇÃO ATRAVÉS DAS TIC, DESDE UMA PERSPECTIVA DIDÁTICA caso de estudo do SUAyED UNAM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100316&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Sistema Universidad Abierta y Educación a Distancia (SUAyED) da Universidad Nacional Autónoma de México é uma modalidade de estudo na qual o uso das TIC faz parte do que Cobo (2011) chama de “aprendizagem invisível”. Neste trabalho foram identificadas as dificuldades com que se deparam tanto os alunos quanto os professores do SUAyED, bem como as estratégias didáticas utilizadas para propiciar situações de aprendizagem por meio de uma plataforma. Para isso, foi realizado um questionário online com 521 alunos e a 79 professores. Mediante as técnicas de conveniência e de grupos extremos, foram entrevistados sete professores que, com seus depoimentos, permitiram identificar as estratégias didáticas utilizadas para fazer com que os alunos se apropriem da aprendizagem. É evidente também que a ausência de um Programa de Estudos específico para essa modalidade gera dificuldades no sistema não presencial.<hr/>Abstract The Open University and Distance Education System (SUAyED) of the National Autonomous University of Mexico is an educational modality where the use of ICT, according with Cobo (2011), is called “invisible learning”. This research identified: the difficulties faced by teachers and students of SUAyED, as well as the didactic strategies used to promote learning situations through a virtual platform. To do this, an online questionnaire was applied to 521 students and 79 teachers. Using the techniques of convenience and extreme groups, seven teachers were interviewed who allowed identifying through their testimonies, the didactic strategies used to ensure that students take ownership of the learning. It is realized that the absence of a specific Curriculum for this modality causes difficulties in this non-face-to-face system.<hr/>Resumen El Sistema Universidad Abierta y Educación a Distancia (SUAyED) de la Universidad Nacional Autónoma de México, es una modalidad de estudio en la que el uso de las TIC forma parte de lo que Cobo (2011) llama, “un aprendizaje invisible”. En este estudio se identificaron: las dificultades que enfrentan docentes y alumnos del SUAyED, así como las estrategias didácticas empleadas para propiciar situaciones de aprendizaje a través de una plataforma virtual. Para ello, se aplicó un cuestionario en línea a 521 alumnos y a 79 docentes. Mediante las técnicas de conveniencia y grupos extremos, se entrevistó a siete docentes que, a través de sus testimonios, permitieron identificar las estrategias didácticas empleadas para conseguir que los alumnos se apropien del aprendizaje. Se advierte que la ausencia de un plan de estudios exprofeso para esta modalidad propicia dificultades en este sistema educativo no presencial. <![CDATA[TRAMAS DE LA MEMORIA: entrevista con los creadores y el editor/as de la Revista <em>Teias</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000100327&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Fundadoras e editoras/or de Teias concedem entrevistas às atuais editoras no intuito de recuperar, pela memória de profissionais envolvidos com a criação da Revista, uma história dos movimentos realizados, no ano em que completa 20 anos de existência. São elas: Ira Maciel, Elizabeth Macedo, Ana Chrystina Mignot, Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves. Participou, também, Rafael Marques Gonçalves que atuou como editor em tempos recentes. A coleta de perspectivas e memórias não se fez em modelo tradicional de live coletiva, com posicionamento de cada entrevistada/o e, futuramente, de transcrição. O que denominamos “roda de conversa” deu-se pela recriação de possíveis diálogos das/o entrevistadas/o, aprovados por elas/ele depois de organizados, redigidos, transcriados no texto a seguir. Inaugura-se uma forma de entrevista em tempos pandêmicos que não exigiu o face-a-face com as/o entrevistadas/o, mas a mediação escrita e metodológica das editoras para a construção e registro de uma história de Teias.<hr/>Abstract Founders and editors of Teias grant interviews to the current editors in order to recover, through the memory of professionals involved in the creation of the Revue, a history of the movements carried out, in the year that completes 20 years of existence. They are: Ira Maciel, Elizabeth Macedo, Ana Chrystina Mignot, Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves. Rafael Marques Gonçalves, who acted as editor in recent times, also participated. The collection of perspectives and memories did not follow the traditional model of collective live, with the positioning of each interviewee and, in the future, transcription. What we call "conversation circle" was the recreation of possible dialogues of the interviewee, approved by him/her after being organized, written down and transcribed in the following text. It inaugurates a form of interview in pandemic times that did not require the face-to-face with the interviewee, but the written and methodological mediation of the publishers for the construction and registration of a history of Teias.<hr/>Resumen Las fundadoras y editoras de Teias conceden entrevistas a las actuales redactoras para recuperar, a través de la memoria de los profesionales implicados en la creación de la Revista, una historia de los movimientos realizados, en el año en que se cumplen 20 años de existencia. Lo son: Ira Maciel, Elizabeth Macedo, Ana Chrystina Mignot, Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves. También participó Rafael Marques Gonçalves, que actuó como editor en los últimos tiempos. La recogida de perspectivas y memorias no se hizo en el modelo tradicional de directo colectivo, con posicionamiento de cada entrevistado y, en el futuro, de transcripción. Lo que llamamos "círculo de conversación" se dio por la recreación de posibles diálogos de los entrevistados, aprobados por ellos después de organizados, escritos y transcritos en el siguiente texto. Inaugura una forma de entrevista en tiempos de pandemia que no requería el cara a cara con el entrevistado, sino la mediación escrita y metodológica de los editores para la construcción y registro de una historia de Teias.