Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20090001&lang=pt vol. 23 num. 45 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apología y crítica de la educación pública en Argentina: los dilemas del pensamiento historiográfico en el siglo XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La historiografía educacional se ha dedicado casi exclusivamente al estudio del subsistema educativo público estatal en las últimos dos decenios. Su mirada ha sido crítica acerca de las insufciencias o autoritarismo de ese sistema, incluso en los momentos de mayor efcacia y aumento Esto se contrapone con la matricular. predominante visión optimista y no crítica de los investigadores previos. En este artículo se analizará los referentes historiográfcos y las unidades de análisis que han dado origen a tales visiones, y se revisarán las obras que concibieron como educación pública también a determinada oferta educativa de naturaleza confesional.<hr/>In the last two decades, the educational historiography has been dedicated almost exclusively to the study of the State public educative subsystem. Its glance has been critical towards the insuffciencies or the authoritarianism of that system, even in times of greater effectiveness and of increasing matriculation of students. This is opposed to the predominant optimistic and non­critical vision of former researchers. This article aims to analyze the historiographic references and the units of analyses that have given rise to such visions, as well as the works that considered also a certain confessional education institutions as public ones. <![CDATA[Conhecimento científico, música e arte trágica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo explora tanto os pressupostos quanto as implicações da "morte trágica da tragédia grega", tal qual aparece desenvolvida na obra O Nascimento da Tragédia de Nietzsche. Explorando a contraposição entre conhecimento científico e arte trágica busca-se mostrar o quanto a interpretação nietzscheana da Grécia está marcada por problemas que vinculam-na à tradição estético-filosófica da Alemanha do final do século XVIII e do século XIX. Será a obra de Wagner que funcionará como a ponte entre os "dois mundos" (Grécia e Alemanha), pois é através da música wagneriana, em que o espírito da tragédia se faz presente, que o limite da visão científica de mundo se fará ver com mais clareza e intensidade e em que se vislumbrará o retorno do trágico.<hr/>The article deals both with the presuppositions and the implications of the "tragic death of the Greek tragedy", the way it is developed in the work The Birth of Tragedy by Nietzsche. Exploring the counter position between scientific knowledge and tragic art it is intended to show how the nietzschean interpretation of Greece is marked by problem that link it to the German aesthetic-philosophical tradition of the end of the 18thcentury and the 19thcentury. Wagner's work will act as the bridge between "both worlds" (Greece and Germany), for it is through Wagnerian music in which the spirit of tragedy is present, that the boundary of the scientific view of the world will be seen more clearly and intensely and that it will be possible to conjecture the return of the tragic. <![CDATA[Disciplina, corpo e civilização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se encontra organizado em torno de dois núcleos. No primeiro, exploro uma possibilidade de se pensar o exercício do poder na modernidade e, no segundo, procuro demonstrar como o poder incide sobre a vida e sobre os corpos, analisando casos específicos, de modo a demonstrar a extensão da vontade de disciplinar a vida e os corpos. Para tanto, examino os dispositivos voltados para a normalização dos corpos em manuais de higiene, na literatura de caráter autobiográfico e nos regulamentos de instituições voltadas para o atendimento de cegos e surdos-mudos. No exame deste material, que remete à experiências francesas, inglesas e brasileiras, o que se pode observar é a expansão da razão e a submissão dos corpos como técnica que objetiva dobrar as vontades.<hr/>Cet article se trouve organisé autour de deux noyaux. Dans premier, j'explore une possibilité de penser l'exercice du pouvoir dans la modernité et, au deuxieme, je cherche à démontrer comme le pouvoir arrive sur la vie et sur les corps, en analysant des cas spécifques, afn de démontrer l'extension de la volonté de disciplinaire la vie et les corps. Pour de telle façon, j'examine les dispositifs tournés pour la normalisation des corps dans des manuels de l'hygiene, dans la littérature de caractere autobiografque et aux reglements d'institutions tournées pour la participation d'aveugles et surds­muets. Dans l'examen de ce matériel, lequel il envoie aux expériences françaises, anglaises et brésiliennes, ce qui se peuvent observer est l’expansion de la raison et la soumission de corps comme technique qu'objective plier les volontés. <![CDATA[I diversi approcci metodologici nell'opera fisica di Aristotele]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In questo intervento propongo dare un quadro del método mi di aristotelico nelle opere fsiche e biologiche, rilevando la duttilità metodologica tipica di ristotele e la varietà di schemi interpretativi della realtà che tale metodologia sottintende, nel contesto di una scienza come la fsica che offre un vastissimo campo di applicazione ed e defnita dallo Stagirita la scienza di «cio che accade sempre o per lo più» (αεì η ωζ επì τò πολυ Fisica, B, 8, 198 b 35). L'argomentazione si articola come segue: la defnizione del concetto aristotelico di physis e di scienza della natura; la delineazione del campo di indagine del hysikos, defnito come colui che si occupa della forma unita alla materia; l'individuazione, nel pensiero aristotelico, di un approccio gnoseologico di fondo che consiste nel moltiplicare gli schemi esplicativi della realtà, per poterla comprendere e spiegare in tutta la sua complessità; la valutazione della ricaduta di tale ricchezza gnoseologica a livello metodologico: e, infatti, possibile spiegare la radicale duttilità metodologica aristotelica come un'espressione, sul piano del metodo, di questo suo atteggiamento gnoseologico. la caratterizzazione del metodo (o dei metodi) da applicare alla scienza della natura: si individua, infatti, nell'opera fsica la compresenza e la collaborazione di due movenze costanti che rispondono a fnalità diverse: 5.1. l'analisi degli endoxa dei predecessori, terreno sul quale ristotele opera dialetticamente; 5.2. il procedimento che va dal καθόλου al καθ’εκαστα nelle sue varie articolazioni che delineano, in contesti diversi, tanto un metodo induttivo quanto un metodo deduttivo.<hr/>In this article we present an outline of Aristotle’s method in his physical and biological works, pointing out the ductile method, typical of ristotle, and the variety of interpretation schemes of the reality, implied by this method. This an important approach in the context of a science, like physics, which offers a very wide range of applications and is defined by ristotle as the science of «what happens always or in most cases» (αεì η ωζ επì τò πολυ Physics, B, 8, 198 b 35). The argumentation is organized as follows: the definition of ristotle's concept of physisand natural science; the outline of physikos' research field, defined as who looks after the form joined to the matter; the gnoseological procedure of multiplying the explanatory schemes of reality, in order to understand it in all of its complexity; the interpretation of this gnoseological approach as the underlying explanation of the methodological variety which characterize ristotle's work; the characterization of the method (or methods) to be applied to the natural science: in fact, in ristotle's physical work it's possible to recognize both the presence and the collaboration of two constant movements, that respond to different goals: 5.1. the analysis of the predecessors’ endoxa, feld where ristotle works in a dialectic way; 5.2. the procedure that goes from καθόλου al καθ’εκαστα in more articulations that outline, in different contexts, as an inductive method as a deductive method. <![CDATA[Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa resultados de estudos em colaboração desenvolvidos entre docentes da Universidade São Francisco e professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof Eliete Aparecida Sanfins Fusussi, em Itatiba, interior do estado de São Paulo, contando com apoio financeiro da FAPESP. O objeto nuclear das discussões desenvolvidas nesse âmbito são as representações de infância e juventude, questão que remete para maneiras como as professoras que participam do projeto vivem e discutem suas experiências a partir de textos diversos, no caso, memórias, fontes literárias, narrativas (auto)biográficas e filmes, usados durante as reuniões para mobilizar reflexões sobre o trabalho escolar. Nessa perspectiva, as páginas aqui apresentadas assinalam as possibilidades de espaços de investigação e formação que valorizam as vozes dos professores, procurando compreender os modos pelos quais eles estabelecem relações com a escola, os alunos e o conhecimento.<hr/>The present article analyses cooperative study results made by professors and teachers of the Universidade São Francisco and Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof Eliete Aparecida Sanfns Fusussi, a public grade school, in Itatiba, São Paulo, sponsored by FAPESP. The main object of the discussions were the representations of childhood and adolescence, an issue that brings the way the teachers who are participating of the program live their experiences and discuss them based on a variety of texts, such as memories, literary sources, autobiography and films used during their meetings to make them reflect about their works at school. Under this perspective, the pages that are presented here can show the possibilities for investigation and formation which give value for the teachers' voices trying to understand the way they establish relations with the school, the students and knowledge. <![CDATA[Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo teve como base os resultados de uma pesquisa sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação. A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de discutir a necessidade de que os cursos de formação de professores tenham um espaço de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação, dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente.<hr/>This article presents the results of a research about teaching in face of the use of information and communication technologies. The methodology used had a qualitative approach, articulating a bibliographic study about the theme and the realization of semi structured interviews, with the aim of discussing the need of a space in teaching education courses for reflection and orientation of future teachers, focused on the insertion of information and communication technologies in Education, within a perspective of giving new values and new meanings for the teaching activity. <![CDATA[Roberto Grosseteste: física e matemática. Comentário de Roberto Grosseteste à física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa uma passagem do comentário de Grosseteste à Física de Aristóteles e duas passagens do comentário aos Segundos Analíticos. Visa-se estabelecer como Grosseteste entende as disciplinas do tipo da ótica, harmônica, astronomia e mecânica, mencionadas por Aristóteles. Grosseteste introduz alguns elementos que não constam do texto de Aristóteles e que se tomarão comuns subsequentemente.<hr/>This article analyzes one passage of the commentary of Grosseteste on Aristotle's Physics and two passages of the commentary on Posterior Analytics. It is intended to establish how Grosseteste understands the disciplines of the tipe of optics, harmonics, astronomy and mechanics, mentioned by Aristotle. Grosseteste introduces some elements that are not included in Aristotle's text, which will become common subsequently. <![CDATA[Sobre existência, morte e antecipação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos ocuparemos aqui das compreensões heideggerianas da existência, morte e antecipação. Com isso desenvolveremos a noção de Dasein como ser-no-mundo, cuja essência reside em sua existência. Neste caminho, preocupamo-nos com uma interpretação existencial-filosófica da experiência da morte. Exploramos, dentre outras coisas, a noção de que a experiência da morte possui, existencialmente, um privilégio. Ela é uma possibilidade privilegiada porque somente pode ser experimentada antecipadamente, antes de uma morte de fato, mas como possibilidade, nunca como algo que possa em algum momento ser realizado. Desta forma, em seu modo de ser-para-a-morte, o ser humano libera o horizonte da antecipação e da possibilidade como suas experiências primordiais. No fim de todas as possibilidades, na morte, encontra-se a extrema e intransponível possibilidade que, enquanto ela não é, possibilita todo outro relacionamento em seu caráter possível. Esta antecipação compõe a existência. E, junto com isso, no nada de ser desta experiência, pode-se descortinar aquele modo de ser essencial do ser humano, o poder-ser, como uma tarefa de auto-geração de seu próprio ser.<hr/>We will occupy ourselves with Heidegger's understanding about existence, death and anticipation. So we will develop Dasein concept as being in the world, whose essence localizes in its existence. In this way we will also concern with a philosophical-existential interpretation of death's phenomenon. For instance, we explore the idea that death has, existential1y, a privilege. It is a privileged possibility because it can only be experienced beforehand, in advance, and never like something that can, in one moment, be accomplished. So the human being, in his way of being-to-death, frees the horizon of anticipation and possibility as his primordial experiences. At the end of all possibilities, in the death, we find the extreme and insurmountable possibility that, while it is not, permits each relationship in its way of possibility. This anticipation composes the existence. And, joint to this, in the nothing of being of this experience we can discover that essential way of the human being, the power-of-being, like an autogenetic task ofhis own being. <![CDATA[As tecnologias da informação e comunicação na educação: projeto rádio-escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa foi desenvolvida em uma instituição da rede pública de Uberaba/MG e se constitui na incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola. Visa apresentar algumas considerações sobre o uso do rádio como veículo de comunicação e ferramenta de apoio pedagógico na formação do conhecimento e aplicação de novas abordagens de ensino e estratégias pedagógicas. Para tanto, montou-se uma Rádio-escola formada por uma equipe de vinte e três alunos do ensino fundamental e médio, que de forma alternativa (presencial e on-line) aborda temas como: ética, cidadania, afetividade e sexualidade, preservação do meio ambiente, globalização, a mídia e sua influência na vida das pessoas, dentre outros. Por meio da produção e apresentação de programas de rádio, o aluno participa diretamente e ativamente do processo de ensino-aprendizagem.<hr/>This research was developed into an institution of the public net of Uberaba/MG and constitutes the incorporation of the Technologies of the Information and Communication in the school. It aims at to present some considerations about the use of the radio as communication vehicle and tool of pedagogical support in the formation of the knowledge and application of new boarding’s of education and pedagogical strategies. For in such a way, a Radio-school formed for a team of twenty-three students of the elementary and high school was mounted, that of alternative form (one having a face to face type of learning and another taking place through the internet) it approaches subjects as: ethics, citizenship, affectivity and sexuality, preservation of the environment, globalization, the media and its influence in the life of the people, amongst others. By means of the production and presentation of radio programs, the student participates direct1y and actively of the teach-learning process. <![CDATA[Um exercício sobre o pensamento bachelardiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt o pensamento bachelardiano faz parte do mundo moderno e mantém-se atual e referência para inúmeras pesquisas em campos diversos do saber. A obra de Gaston Bachelard tem sido, no entanto, dividida em obra noturna e diurna. Nesse exercício, procuro evidenciar em alguns dos seus textos a importância dada pelo autor ao entendimento de representação e ao surracionalismo, implicando o conhecimento científico numa psicanálise da epistemologia da ciência que imbrica suas duas obras diluindo as fronteiras fictícias.<hr/>Bachelard's thinking is part of the modem world - his works are still studied, serving as a reference to research in various knowledge fields. However, Gaston Bachelard's works is divided into Nocturnal and Diurnal. This study shows the importance given to the understanding of both Representation and Surrationalismin in some of Bachelard's texts, in which scientific knowledge is understood as a psychoanalysis of science epistemology, overlapping his two works and diluting fictitious frontiers. <![CDATA[O homem e a filosofia. Pequenas meditações sobre existência e cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt o pensamento bachelardiano faz parte do mundo moderno e mantém-se atual e referência para inúmeras pesquisas em campos diversos do saber. A obra de Gaston Bachelard tem sido, no entanto, dividida em obra noturna e diurna. Nesse exercício, procuro evidenciar em alguns dos seus textos a importância dada pelo autor ao entendimento de representação e ao surracionalismo, implicando o conhecimento científico numa psicanálise da epistemologia da ciência que imbrica suas duas obras diluindo as fronteiras fictícias.<hr/>Bachelard's thinking is part of the modem world - his works are still studied, serving as a reference to research in various knowledge fields. However, Gaston Bachelard's works is divided into Nocturnal and Diurnal. This study shows the importance given to the understanding of both Representation and Surrationalismin in some of Bachelard's texts, in which scientific knowledge is understood as a psychoanalysis of science epistemology, overlapping his two works and diluting fictitious frontiers. <![CDATA[Educação e consenso em Habermas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt o pensamento bachelardiano faz parte do mundo moderno e mantém-se atual e referência para inúmeras pesquisas em campos diversos do saber. A obra de Gaston Bachelard tem sido, no entanto, dividida em obra noturna e diurna. Nesse exercício, procuro evidenciar em alguns dos seus textos a importância dada pelo autor ao entendimento de representação e ao surracionalismo, implicando o conhecimento científico numa psicanálise da epistemologia da ciência que imbrica suas duas obras diluindo as fronteiras fictícias.<hr/>Bachelard's thinking is part of the modem world - his works are still studied, serving as a reference to research in various knowledge fields. However, Gaston Bachelard's works is divided into Nocturnal and Diurnal. This study shows the importance given to the understanding of both Representation and Surrationalismin in some of Bachelard's texts, in which scientific knowledge is understood as a psychoanalysis of science epistemology, overlapping his two works and diluting fictitious frontiers. <![CDATA[Nota introdutória a tradução da Sinopse do Direito Universale de Giambattista Vico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt o pensamento bachelardiano faz parte do mundo moderno e mantém-se atual e referência para inúmeras pesquisas em campos diversos do saber. A obra de Gaston Bachelard tem sido, no entanto, dividida em obra noturna e diurna. Nesse exercício, procuro evidenciar em alguns dos seus textos a importância dada pelo autor ao entendimento de representação e ao surracionalismo, implicando o conhecimento científico numa psicanálise da epistemologia da ciência que imbrica suas duas obras diluindo as fronteiras fictícias.<hr/>Bachelard's thinking is part of the modem world - his works are still studied, serving as a reference to research in various knowledge fields. However, Gaston Bachelard's works is divided into Nocturnal and Diurnal. This study shows the importance given to the understanding of both Representation and Surrationalismin in some of Bachelard's texts, in which scientific knowledge is understood as a psychoanalysis of science epistemology, overlapping his two works and diluting fictitious frontiers. <![CDATA[Sinopse do Direito Universal. Giambattista Vico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2009000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt o pensamento bachelardiano faz parte do mundo moderno e mantém-se atual e referência para inúmeras pesquisas em campos diversos do saber. A obra de Gaston Bachelard tem sido, no entanto, dividida em obra noturna e diurna. Nesse exercício, procuro evidenciar em alguns dos seus textos a importância dada pelo autor ao entendimento de representação e ao surracionalismo, implicando o conhecimento científico numa psicanálise da epistemologia da ciência que imbrica suas duas obras diluindo as fronteiras fictícias.<hr/>Bachelard's thinking is part of the modem world - his works are still studied, serving as a reference to research in various knowledge fields. However, Gaston Bachelard's works is divided into Nocturnal and Diurnal. This study shows the importance given to the understanding of both Representation and Surrationalismin in some of Bachelard's texts, in which scientific knowledge is understood as a psychoanalysis of science epistemology, overlapping his two works and diluting fictitious frontiers.