Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20100001&lang=es vol. 24 num. 47 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[The cyclical theory of history has many variants]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A teoria cíclica da história tem muitas variantes. Em Vico, a teoria cíclica é adaptada a uma teoria do progresso. Platão e Políbio apresentam teorias cíclicas diferentes, que são referência para a teoria da história de Vico. Platão é uma das fontes declaradas para a refexão sobre os primeiros tempos. Políbio é importante para a explicação das causas humanas que concorrem para o fenômeno da recorrência na história.<hr/>In Vico, the cyclical theory is adapted to a theory ofprogress. Plato and Polybe present different cyclical theories, and both are reference to the Vico's theory ofthe history. Platoisoneofthesourcesdeclaredforrefectionontheearlytimes. Polybe is important for explaining the human causes contributing to the advent of recurrence in history. <![CDATA[Le propos de cet article est montrer que il ya chez Platon l'éloge de Socrate en vue de la compréhension et de la façon par laquelle il est mort.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O propósito deste artigo é mostrar que em Platão há um elogio de Sócrates em vista do modo pelo qual ele morreu e compreendeu a morte. Tanto no Fédon quanto na Apologia, Platão visa a tornar claro que o filósofo atinge a morte em consequência da melhor escolha de vida. No Menexeno, ao contrário, o elogio fúnebre torna, pelo encanto das palavras que se pronunciam publicamente, a vida dos cidadãos mais importante do que ela realmente era.<hr/>Que ce soit dans le Phédon ou dans l'Apologie, Platon vise à éclairer que le philosophe arrive à la mort comme consequence du meilleur choix de vie. Dans le Ménexene, au contraire, l'éloge funebre fait devenir, par l'enchantement des mots qu'on prononce publiquement, la vie des citoyens plus importante qu'elle réellement était. <![CDATA[A concepção de subjetividade em Lévinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo pretende ser uma introdução ao pensamento de Lévinas a partir da discussão sobre a problemática da subjetividade. Tentaremos acompanhar os movimentos da filosofa levinasiana, iniciando com a crítica ao Eu concebido pelo pensamento moderno, até a proposta desse autor que revela a alteridade como condição de possibilidade da subjetividade. Lévinas revela que o existente, para existir, tem que se afirmar virilmente, marcando assim uma posição solitária. Será o encontro com a morte que colocará algo que não pode ser assimilado. A morte aparece como alteridade. Lévinas não pensa a morte como um nada, mas como um mistério que apresenta um limite para o meu eu solitário e coloca a possibilidade de existir algo além de mim. Em seguida, o autor aproxima o amor e a morte; a experiência de amor é como a morte, algo que me invade, algo sobre o qual não tenho controle, mas sobrevivo nele. E a partir de Eros o sujeito se lança na aventura da paternidade e da fecundidade. Essas experiências revelam o rosto do outro no flho que anuncia minha responsabilidade pelo filho e todos os rostos que clamam por justiça. Nessa trajetória o sujeito se constitui para além da essência.<hr/>We will try to entail the levinasian philosophy, starting with the criticism to the I as it is conceived by modern thought, and then proceeding towards the author's proposal, which reveals alterity as a condition of possibility for subjectivity. Lévinas reveals that, to exist, the existent must reassure him or herself in a viril way, and by doing that, he or she takes up a position of solitude. The encounter with death will bring something that cannot be assimilated. Death appears as an alterity; Lévinas does not think of death as "nothing", but as a mystery that comes as a limit to my solitary self, and presents the possibility of the existence of something beyond myself. Following that, Lévinas brings together love and death; experiencing love is like death; it is something that takes me over, something over which I have no control; something, however, I survive. And, coming from Eros, the subject engages in the adventures of parenthood and fertility. These experiences reveal the face of the other on the offspring that announces my responsibility over the offspring and all those faces that clamor for justice. It is in this trajectory that the subject constructs him or herself outside the essence. <![CDATA[Conhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasiana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é estudar a relação existente entre o desenvolvimento intelectivo do sujeito e as ações por ele praticadas. As discussões presentes nos projetos educacionais que apontam para a formação de cidadãos refexivos não consideram a importância do desenvolvimento intelectual da criança e vinculam de forma tênue as práticas dos sujeitos com o seu intelecto. A partir de uma questão da Suma Teológica, de Tomás de Aquino, a questão 79 da Ia - IIª, o mestre do século XIII explicita que as atitudes humanas só podem ser compreendidas como expressão do intelecto se as considerarmos da perspectiva do conhecimento e da memória. Ao propormos analisar a relação entre o intelecto e as ações do sujeito, a partir do mestre Tomás, colocamos na ordem do dia o fato de que só se forma cidadãos quando, por meio do intelecto e da memória, o indivíduo compreende e realiza suas ações.<hr/>This paper aims at studying the relationship between the subject's intellective development and the actions performed by him. It is observed that, educational projects that aim at forming children to be reflexive citizens, do not consider the relevance of their intellectual development, and just slightly, connect the subject's own practices to his intellect. The master of the thirteenth century, Thomas Aquinas -issue 79 (Iª - IIª) Theological Summa -explains that human attitudes can only be understood as an expression of the intellect if they are considered on the perspective of knowledge and memory. When proposing to examine the relationship between the subject's intellect and actions, based on writings by the master Thomas Aquinas, it is added to present discussions the fact that, citizens are formed, only when the individual understands and carries out his actions by making use of his intellect and memory. <![CDATA[Educação e humanidade(s): rastros éticos e políticos do projeto filosófico moderno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto é resultado de uma discussão sobre as atuais políticas de controle social coincidentes com a crítica dos fundamentos modernos da educação numa progressiva abertura institucional e uma problematização dos modos de justifcar a tarefa educacional nos termos da igualdade humana e seus efeitos sobre os discursos educacionais. Nesse solo, proliferam os discursos de garantia dos direitos e da inclusão, cuja legitimação se dá por meio das ciências humanas modernas. Coloca-se o desafio de pensar a educação nessa tensão permanente entre a herança ética e política proveniente da modernidade e as permanentes tentativas de desmontagem desta tradição. Talvez a maior potência de nossas práticas se efetue exatamente nesse jogo tenso e problemático, pouco passível de equações apaziguadoras. É na imanência desses jogos de poder/saber que são produzidas as "humanidades" de nossos discursos.<hr/>This text is a result of a discussion about the current policies of social control, coincident with the critiques of the modern foundations of education in a progressive institutional opening, is a problematization of the ways of justifying the educational task in terms of human equality and its effects over the educational discourses. In this soil, the discourses of guarantee o1 rights and of inclusion proliferate, whose legitimization happens through the modern human sciences. There is the challenge of thinking about education in this permanent tension between its ethical and political heritage originating from modernity and the permanent attempts of disassembling this tradition. Maybe the largest potency of our practices occurs exactly in this tense and problematic game, little susceptible to conciliating equations. It is in the permanence of these power-knowledge games that the "humanities" of our discourses are produced. <![CDATA[Ensino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MEC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo elabora uma crítica à opção filosófica e pedagógica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio elaboradas pelo MEC. Subjaz ao documento uma aprendizagem especializante da filosofa, enfatizando a leitura técnica de textos clássicos da História da Filosofa. Ainda que se deva valorizar a exegese de textos clássicos, tal eixo-conceitual contribuiria para um extenso conteúdo temático que se contraporia a um paradigma democrático de compreensão da especificidade filosófica como "disciplina cultural", caracterizada por "estilos de interrogação" e que seria mais condizente com o ensinar a filosofar no nível médio de ensino.<hr/>The article provides a criticism the philosophical and pedagogical option of the High School Curriculum Orientations developed by the Brazilian Ministry of Education. Embedded in the document is a specialized learning of philosophy, which emphasizes the technique of reading classical texts of the History of Philosophy. While we should value the exegesis of classical texts, that conceptual-axis contributes to an extensive thematic content that is contrary to a democratic paradigm of understanding the philosophical specificity as a "cultural discipline", characterized by "styles of interrogation" and that would be more consistent with the teaching of philosophy in the secondary level of education. <![CDATA[Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Após o fim da Segunda Guerra Mundial os países ocidentais sentiram que era necessário organizar uma ordem política que desse respostas mais condizentes com os desejos de melhoria de condições de vida das populações, de modo a assegurar a estabilidade social e a convivência internacional que tão necessárias seriam à coesão interna dos estados como a consolidação de um espaço econômico assente na iniciativa privada. Nesse contexto, foi importante a ação de organismos internacionais que procuraram encaminhar políticas nacionais destinadas a promover o desenvolvimento económico e social, tendo algumas delas acentuado a necessidade do investimento na educação como condição de sustentação referido desenvolvimento. Na América Latina, a Unesco tornou-se instância fundamental para o fomento de estudos que tentavam articular a preocupação da educação com o pretendido desenvolvimento dos países dessa região, sendo decisiva na criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, onde se acolheram alguns estudiosos que se preocuparam com a evolução do sistema educativo face às condicionantes internas e externas. Também em Portugal se projectou o fomento da educação levando em consideração o posicionamento de instâncias internacionais, sendo importantes os estudos da Unesco e os trabalhos sob a orientação da OCDE. Sob a influência deste ambiente desenvolvimentista muito organizado em função da tutela de instituições internacionais, disseminou­ se um pensamento que procurou articular as políticas educativas ao desenvolvimento económico. Considerando esta situação no mundo ocidental, procurar-se-á estabelecer um diálogo analítico sobre trabalhos publicados em Portugal e no Brasil que de algum modo se posicionaram sobre a articulação do desenvolvimento com a educação.<hr/>After the end of World War Two, the western countries felt the need to organize a political order that could provide the right answer to the population's hopes of life improvement, so as to ensure social stability and international coexistence, which were essential for the internal cohesion in each state and for the reinforcement of an economic area grounded on private initiative. Therefore, it was very important the action of international organisms that put forward national policies which aimed to promote social and economic development. Some of these policies have emphasized the need to investment on education, as a needed condition for the development's sustainability. In Latin America, Unesco became the major institution for the increase of studies that aimed to combine the concern towards education with the development desired of that region's countries. This institution became decisive for the creation of the Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (Barsilian Centre for Educational Research), which accepted some researchers that were concerned with the development of the educational system in relation to the internal and external circumstances. Also in Portugal an educational improvement was projected, taking into consideration the perceptions of international institutions, being a major relevance to the studies carried out by Unesco and the OCDE. Under the infuence of this environment of development, organized according to the guidance of international institutions, a thought that aimed to articulate educational policies with economic development was spread. Taking in consideration this situation on the Western world, we will carry out an analytical dialogue about studies published in Portugal and in Brazil, which in certain way present an analysis that takes into consideration the articulation of development and education. <![CDATA[Hégel interpreta a Sófocles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Dos opciones son posibles a la hora de abordar el estudio de los textos clásicos de la antigüedad: una es la interpretación literal del texto, llevada a cabo por flólogos e historiadores del pensamiento y, otra, es la interpretación alegórica, llevada a cabo por ciertos flósofos y otro tipo de hermeneutas. Sin entrar a valorar cada ninguna de estas dos posturas, nuestra tarea aquí será la de mostrar la signifcación de la Antígona de Sófocles para el pensamiento de Hegel.<hr/>Two options are possible when dealing with the study of ancient classical texts: one is the literal interpretation of the text, carried out by philologists and historians of though and another is the allegorical interpretation, carried out by certain philosophers and other hermeneuts.Without value the different positions, our work will show how Hegel interpreted Sophocles' Antigone. <![CDATA[As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho propõe reflexões acerca de mudanças significativas no trabalho docente no Brasil, sobretudo aquelas advindas do uso de meios eletrônicos nas mais diferentes atividades ligadas ao ensino superior. Para isso, apresenta resultados e análises da investigação sobre o impacto das novas tecnologias nas relações acadêmico administrativas de uma universidade confessional e suas influências na maneira de trabalhar de seus docentes. Fundamenta-se na teoria crítica da sociedade, na entrevista de oito acadêmicos e tem como o condutor o processo de adaptação violenta que as novas tecnologias, vinculadas ao capitalismo global, impõem a seus usuários, o aumento do tempo e a intensificação do ritmo de trabalho, além das suas consequências danosas à vida dos docentes e à própria investigação científica.<hr/>This article presents some reflections about the significant changes in the teaching work in Brazil, mainly those that come from the use of electronic means in several activities in the university teaching. To achieve this objective, the article presents results and analyses of the impact of the new technologies on the academic and administrative relations in a confessional university and the influence on the way professors work. Our fundamentals come from the Critical Social Theory and from eight academic students' interviews; its conducting line shows that this process of violent adaptation is required by the global capitalism, that the time growth and the intensification of the working rhythm bring harmful effects to the professors and even over the scientific investigation. <![CDATA[Richard Rorty: emplazamiento a la tradiciín filosófica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho propõe reflexões acerca de mudanças significativas no trabalho docente no Brasil, sobretudo aquelas advindas do uso de meios eletrônicos nas mais diferentes atividades ligadas ao ensino superior. Para isso, apresenta resultados e análises da investigação sobre o impacto das novas tecnologias nas relações acadêmico administrativas de uma universidade confessional e suas influências na maneira de trabalhar de seus docentes. Fundamenta-se na teoria crítica da sociedade, na entrevista de oito acadêmicos e tem como o condutor o processo de adaptação violenta que as novas tecnologias, vinculadas ao capitalismo global, impõem a seus usuários, o aumento do tempo e a intensificação do ritmo de trabalho, além das suas consequências danosas à vida dos docentes e à própria investigação científica.<hr/>This article presents some reflections about the significant changes in the teaching work in Brazil, mainly those that come from the use of electronic means in several activities in the university teaching. To achieve this objective, the article presents results and analyses of the impact of the new technologies on the academic and administrative relations in a confessional university and the influence on the way professors work. Our fundamentals come from the Critical Social Theory and from eight academic students' interviews; its conducting line shows that this process of violent adaptation is required by the global capitalism, that the time growth and the intensification of the working rhythm bring harmful effects to the professors and even over the scientific investigation. <![CDATA[Como se ler um texto de filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho propõe reflexões acerca de mudanças significativas no trabalho docente no Brasil, sobretudo aquelas advindas do uso de meios eletrônicos nas mais diferentes atividades ligadas ao ensino superior. Para isso, apresenta resultados e análises da investigação sobre o impacto das novas tecnologias nas relações acadêmico administrativas de uma universidade confessional e suas influências na maneira de trabalhar de seus docentes. Fundamenta-se na teoria crítica da sociedade, na entrevista de oito acadêmicos e tem como o condutor o processo de adaptação violenta que as novas tecnologias, vinculadas ao capitalismo global, impõem a seus usuários, o aumento do tempo e a intensificação do ritmo de trabalho, além das suas consequências danosas à vida dos docentes e à própria investigação científica.<hr/>This article presents some reflections about the significant changes in the teaching work in Brazil, mainly those that come from the use of electronic means in several activities in the university teaching. To achieve this objective, the article presents results and analyses of the impact of the new technologies on the academic and administrative relations in a confessional university and the influence on the way professors work. Our fundamentals come from the Critical Social Theory and from eight academic students' interviews; its conducting line shows that this process of violent adaptation is required by the global capitalism, that the time growth and the intensification of the working rhythm bring harmful effects to the professors and even over the scientific investigation.