Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20100002&lang=es vol. 24 num. 48 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo visa esclarecer os pontos de convergência entre Paulo Freire e Anísio Teixeira referentes aos temas da produção da democracia no Brasil de fins da década de 1950. Para tanto, são tomados como fonte os textos de Freire Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade. O cotejo das ideias de Anísio e Freire permite observar importantes convergências entre ambos, quanto ao papel da educação na formação dos hábitos democráticos e da construção da sociedade democrática, por meio de grandes esforços educativos. Tal proximidade é bastante perceptível até a segunda obra freireana, Educação como prática da liberdade, ficando menos evidente nas obras posteriores. À medida que Freire produz novos textos e participa de novas experiências políticas e educativas, no Chile, junto aos camponeses, suas reflexões priorizam temas como a ruptura entre opressores e oprimidos e a revolução como ação cultural.<hr/>This study intends to explain convergent points between Paulo Freire and Anísio Teixeira during the period from 1959 to 1969. For that, the texts of Freire produced in that time taken as research sources are: Educação e atualidade brasileira and Educação como prática da liberdade. Comparing Anísio and Freire it becomes possible to observe important convergences between them, as for the education role in the constitution of democratic habits and in the construction of a democratic society through great educative efforts. Such closeness is very perceptible up to the second work of Freire, Educação como prática da liberdade, being less evident in his subsequent works. As Freire produces new texts and participates in new political and educative experiences with peasants in Chile, his refections give priority to themes as the severance among oppressors and downtrodden people and the revolution as a cultural action. <![CDATA[Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es No texto é construída uma linha lógica de argumentos que nos permite refletir sobre os desafios da profissionalização dos professores nas Instituições de Educação Superior no Brasil. Apoiado nos resultados da etapa de diagnóstico de um projeto de pesquisa desenvolvido numa Instituição de Educação Superior do Estado de Minas Gerais, com recursos da FAPEMIG, caracteriza-se a docência universitária como atividade profissional, enfatizando a necessidade da formação dos professores como condição básica para a profissionalização do magistério superior. O cruzamento dos dados de pesquisa com as reflexões dos autores e com critérios de outros especialistas permite avaliar os principais desafios que dificultaram a execução de um programa de desenvolvimento dos educadores na IES objeto de estudo, tais como: a privacidade das práticas pedagógicas, a autonomia exagerada dos professores em sala de aula e a fragilidade dos mecanismos institucionais.<hr/>In this text is built a logic line of arguments that allows a refection about the challenges at the professionalization of professors at Brazilian’s superior education institutions. Supported by the results of a diagnose stage of a research project developed at a Superior Education Institution of the State of Minas Gerais with FAPEMIG resources, the work as university docent is characterized as a professional activity, with emphasis on the necessity of forming professors as basic condition for the professionalization of the superior magisterium. The crossing of the research data with the refection of authors and other specialists criteria permits the evaluation of the main challenges that made the execution of an educators development program in IES object of the study difficult, such as: the privacy of pedagogical practice, the exaggerated autonomy of professors in the class rooms and the fragility of institutional mechanisms.<hr/>En el texto es construida una línea lógica de argumentos que permita refexionar sobre los desafíos de la profesionalización de los profesores en las Instituciones de Educación Superior en Brasil. Apoyado en los resultados de la etapa de diagnóstico de un proyecto desarrollado en una institución de Educación Superior del estado de Minas Gerais, con recursos de la FAPEMIG, se caracterizó la docencia universitaria como actividad profesional, enfatizando la necesidad de la formación de los profesores como condición básica para la profesionalización del magisterio superior. El cruzamiento de los datos de la investigación con las refexiones de los autores e con los criterios de otros especialistas permite evaluar los principales desafíos que difcultaron la ejecución de un programa de desarrollo de los educadores en la IES objeto de estudio, tales como: la privacidad de las prácticas pedagógicas, la autonomía exagerada de los profesores en el aula y la fragilidad de los mecanismos institucionales. <![CDATA[A educação popular em Portugal no dealbar do século XX: o caso da Vila Operária do Barreiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Opresentetextoprocuratraçarumapanorâmicadasváriasformasencontradas no início do século XX para difundir a cultura escrita e promover a formação elementar de adultos dentro de um contexto geográfico específico. A então vila do Barreiro (situada na margem sul do rio Tejo em frente da cidade de Lisboa) passou no espaço de escassas décadas, de uma simples terra de pescadores a um importante centro industrial, atraindo população de várias partes do país para as suas fábricas. E é esta população migrante, que precisa - ou sente surgir em si a necessidade - de ser alfabetizada e escolarizada, o nosso alvo de estudo: organiza-se em associações, cria cursos nocturnos e frequenta universidades populares.<hr/>The purpose of the present text is to outline a panoramic of the several forms found in the early XX century to spread the written culture and promote the basic formation of adults within a specific geographic context. At the time, Barreiro village (placed in the South boarders of the Tejo River in front of Lisbon) transformed, in few decades from a simple fisherman village to a main industrial center, drawing populations from several parts of the country in to its factories. It's precisely the migrate population who needs - or feels the need - to be alphabetized and schooled, being our study target: organized in associations, it creates night courses and attends popular universities. <![CDATA[O ensino de filosofia no Brasil: um breve olhar sobre algumas das principais tendências no debate entre os anos de 1934 a 2008]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O propósito desse artigo é compreender o modo como o ensino da Filosofa é pensado na atualidade brasileira, a maneira por pensamento meio do qual o sobre esse ensino tem se constituído no espaço acadêmico das pesquisas sobre o assunto e as questões que são debatidas pelos pesquisadores dessa área. Para isso, apresentaremos um olhar sobre algumas tendências no debate que foi realizado no Brasil, com o objetivo de apontar alguns dos principais paradigmas que nortearam as diferentes abordagens sobre o ensino da Filosofa. Concordamos que esse recorte pode não representar o todo da discussão sobre o assunto, mas, de certo modo, pode servir de índice para entendermos o que foi feito nesse debate.<hr/>The aim of this article is to understand the way how the teaching of philosophy has been thought in Brazil at the present time, the manner in which the refection about this teaching has been constituted in the academic researches about the subject as well as the matters that have been debated by the researchers of this area. In order to do that, we will present a frame about some trends in the debate that has been done in Brazil, aiming to indicate some of the main paradigms which guided the different approaches on the teaching of philosophy. We agree that this frame may not represent the whole discussion, but, in a way, it can be an index for us to understand what has been done in this debate. <![CDATA[A epistemologia charroniana de Descartes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na sua obra magistral De La Sagesse, Pierre Charron sistematiza uma epistemologia cética, que confgura o pano de fundo e o alvo central do ceticismo moderno: o critério de evidência. A epistemologia charroniana desenvolve os conceitos basilares que serão empregados nas Regras para a direção do Espírito e incorporados no Discurso do Método como elementos cruciais para o formulação do cogito cartesiano. O escopo deste trabalho é explicitar a conexão das concepções capitais que compõem as Regras para a direção do Espírito com a epistemologia cética sistematizada no De La Sagesse e realçar os vínculos que permitem a inferência de que o critério cartesiano de evidência é, fundamentalmente, um conceito charroniano.<hr/>In his masterwork De La Sagesse, Pierre Charron systematizes a skeptical epistemology which configures the background and the central target of modern skepticism: the criterion of evidence. The Charronian epistemology develops basic concepts that will be used in the Rules for de Direction of the Mind and incorporated in the Discourse on the Method as crucial elements to the formulation of Cartesian cogito. The scope of this work is to explain the connection of capital ideas which composes the Rules for de Direction of the Mind with the systematized skeptical epistemology in De La Sagesse and to highlight the links that allow the inference that the Cartesian criterion of evidence is primarily a Charronian concept. <![CDATA[A “orfandade” da filosofia: funções e uso da imagem na República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com este contributo, pretendemos analisar o conteúdo metafórico de algumas imagens importantes do V livro da República, tentando mostrar o alcance epistémico das mesmas na construção de um discurso sobre a Formação paidêutica do filósofo. Pretende-se demonstrar que o uso das imagens num discurso filosófico corresponde a um nível de interpretação que reenvia para uma gama de significados filosófcos, cujo valor deve ser Inserido no percurso da educação dos guardiões da Kallipolis.<hr/>With this contribution we intend to analyse the metaphorical content of a few important images from the book V of the Republic, trying to show their epistemic reach in the context of the construction of a discourse on the paideutic training of the philosopher. We intend to show that the use of images in a philosophical discourse corresponds to a level of interpretation which points to a multitude of philosophical meanings, whose value must be included in the educational path of the Kallipolis’ guardians. <![CDATA[Percepção e conhecimento na aprendizagem infantil a partir de escritos de Benjamin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin a respeito da mímesis e da educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas, e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento de mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não se adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para criança a realização de sua infância.<hr/>This work develops a refection about some writings of Walter Benjamin about mimesis and education. Benjamin place in question the education bourgeois and theirs practices and reflect about children's vision, that be distinguished from adult’s experience. The objective is accentuate how the children accomplish his appenticement with exercise of imagination, fantasy an sensitivity. To play means it child to recognize it world and to identify with it. The child does not imitate the adult world, but she invents its world when playing. The childish perception while a discovery process of the world has an aspect revolutionary if considered the fundamental beginning for the education of the masses. Benjamin suggests a pedagogy that does not look to adapt to the requirements of the adult world (of the work and the instrumental reason), but aims at to garantee to the children the accomplishment of its childhood. <![CDATA[Santo Agostinho e a educação como um fenômeno divino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es É proposto, no presente texto, expor algumas reflexões a respeito da educação proposta por Santo Agostinho, tendo em vista a formação do homem requisitado pelo cristianismo, o homem santificado. Na proposta de educação agostiniana, que foi concebida como uma longa e exaustiva caminhada de purificação moral e de exercitação intelectual, esse ideal se concretizava à medida que o "homem exterior", material, mutável e mortal cedia espaço para o "homem interior", espiritual imutável e imortal. Contraditoriamente, embora fosse educativo, esse processo não era dirigido pelos homens, mas pelo próprio Deus, por meio da Iluminação. Em outros termos, para Santo Agostinho, Deus era o único mestre: os professores nada ensinavam, somente instigavam os alunos a buscar o conhecimento. Esse modelo educativo, segundo o entendimento agostiniano, destinava-se àqueles que ousavam e que não tinham medo de procurar a felicidade plena, possibilitada unicamente por Deus.<hr/>Current research comprises reflections on education proposed by St. Augustine on the formation of the type of person foregrounded by Christianity, or rather, the sanctified human being. Augustine's proposal, conceived as a long and exhaustive journey of moral purification and intellectual exercises, deals with the substitution of the "outer man" with * his materiality, mutability and mortality, by the "inner man" featuring spiritual, immutable and immortal characteristics. Although an educational process, the transformation is paradoxically administered not by the human being but by God through Illumination. According to Augustine, God is the Sole Teacher and teachers do not teach but merely instigate their students to seek knowledge. Augustine’s educational model is proper to daring people who are not afraid to seek full happiness which is uniquely given by God. <![CDATA[A terapia filosófica de Wittgenstein e a educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto tem como objetivo apresentar a ideia de terapia filosófica de Wittgenstein e discutir a possibilidade de empreendê-la na Educação Matemática. A terapia filosófica visa desfazer imagens exclusivistas através da descrição dos diversos usos que são feitos de um conceito ou palavra na prática linguística e com isso evidenciar que os usos não convergem para um significado único, para uma essência. A atividade filosófico-terapêutica na Educação Matemática pretende incidir em enunciados ou imagens privilegiadas da matemática que apontam para uma representação de matemática referencial. Uma pesquisa na literatura acadêmica da Educação Matemática sobre como o termo matemática vem sendo usado aponta para as diversas práticas matemáticas tais como aquelas da escola, do cotidiano, da academia, de grupos profissionais específicos, etc. Essas práticas são descritas com especificidades, o que evidencia que não convergem para uma essência, mas constituem sistemas de significados associados aos contextos em que se desenvolvem.<hr/>This paper aims to present the concept of philosophical therapy developed by Wittgenstein and discuss its undertaking in Mathematical Education. Philosophical Therapy intends to deconstruct unique images by describing all diverse uses of concepts or words in language practices, in order to clarify that these uses do not converge at a single meaning, or essence. Philosophical therapy activities within Mathematical Education intend to analyze privileged sentences or images of Mathematics which point to an essentialist representation of mathematics. A research conducted in Mathematical Education literature, focusing on how the term mathematics is being used, points to many mathematical practices such as those of school, everyday, academics, professional groups etc. These practices are described as specific ones, what means that they do not converge at an essence, but build meaning systems associated to certain contexts in which they are developed. <![CDATA[Voltaire e o século de Luís XIV: a vitória das luzes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo é um estudo do significado histórico que Voltaire atribuiu ao reinado de Luís XIV. O tema oferece a oportunidade de analisar as ligações do pensamento ilustrado com a concepção de vida civilizada elaborada pelas sociedades de corte europeias dos séculos XVII e XVIII. Possibilita também uma reflexão a respeito do projeto social da Ilustração francesa. No caso de Voltaire, esse projeto articula-se com a ideia de progresso histórico, problema abordado ao longo do artigo.<hr/>This article is a study of the historical significance that Voltaire attributed to the kingdom of Louis XIV. This theme offers us an opportunity to analyze the links between enlightened thinking and the conception of civilized life elaborated by the European court societies of the XVII and XVIII centuries. It also provides a refection about the social project of the French Enlightenment. In Voltaire's case, this project involves the idea of historical progress, a problem dealt with in this article. <![CDATA[Formação docente: saberes e práticas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo é um estudo do significado histórico que Voltaire atribuiu ao reinado de Luís XIV. O tema oferece a oportunidade de analisar as ligações do pensamento ilustrado com a concepção de vida civilizada elaborada pelas sociedades de corte europeias dos séculos XVII e XVIII. Possibilita também uma reflexão a respeito do projeto social da Ilustração francesa. No caso de Voltaire, esse projeto articula-se com a ideia de progresso histórico, problema abordado ao longo do artigo.<hr/>This article is a study of the historical significance that Voltaire attributed to the kingdom of Louis XIV. This theme offers us an opportunity to analyze the links between enlightened thinking and the conception of civilized life elaborated by the European court societies of the XVII and XVIII centuries. It also provides a refection about the social project of the French Enlightenment. In Voltaire's case, this project involves the idea of historical progress, a problem dealt with in this article. <![CDATA[História dos conceitos: debates e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2010000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo é um estudo do significado histórico que Voltaire atribuiu ao reinado de Luís XIV. O tema oferece a oportunidade de analisar as ligações do pensamento ilustrado com a concepção de vida civilizada elaborada pelas sociedades de corte europeias dos séculos XVII e XVIII. Possibilita também uma reflexão a respeito do projeto social da Ilustração francesa. No caso de Voltaire, esse projeto articula-se com a ideia de progresso histórico, problema abordado ao longo do artigo.<hr/>This article is a study of the historical significance that Voltaire attributed to the kingdom of Louis XIV. This theme offers us an opportunity to analyze the links between enlightened thinking and the conception of civilized life elaborated by the European court societies of the XVII and XVIII centuries. It also provides a refection about the social project of the French Enlightenment. In Voltaire's case, this project involves the idea of historical progress, a problem dealt with in this article.