Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20110001&lang=pt vol. 25 num. 49 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ambiente da sala de aula: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Das várias possibilidades de abordagem da sala de aula, a análise do ambiente de aprendizagem tem sido uma das opções de trabalho no campo educacional. Esta investigação tem como finalidade comprovar se o ambiente da sala de aula, bem como algumas variáveis sociodemográficas, são relevantes na explicação do rendimento acadêmico dos alunos. Para avaliar o ambiente da sala de aula foi utilizado o APSA - Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (Antunes 2002). Foi seleccionada uma amostra correspondente a 336 alunos do ensino obrigatório português (3.º ciclo do Ensino Básico), de duas escolas públicas do norte de Portugal. O objectivo foi orientado para a comprovação da viabilidade do modelo de equações estruturais (SPSS.17/AMOS.17), onde foram hipotetizadas e especificadas determinadas relações causais. Constatou-se que o ambiente da sala de aula tem um impacto positivo e significativo no rendimento académico dos alunos (Língua Portuguesa e Matemática).<hr/>Of the various ways of approaching the classroom, the analysis of the learning environment has been one of the options working in the educational field. The goal of this investigation is to corroborate the relevancy of the environment of the classroom together with other socialdemographic variables in accounting for students’ academic achievement. To assess the environment of the classroom was used the “Psychossociological Environment of the Classroom” (APSA) scale (Antunes 2002). A sample of 336 students of the compulsory portuguese schooling (Middle School) has been selected of two state schools in the north of Portugal. The goal was oriented to test the adequacy of the structural equation model (SPSS.17/ AMOS.17), on which some specific and hypothetical causal relations have been posed. The environment of the classroom has a positive and significant impact in the academic achievement (Mother Language and Maths). <![CDATA[A apropriação de Aristóteles por John Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as relações entre as filosofias de John Dewey e Aristóteles, tomando como objeto de estudo o livro Logic: the theory of inquiry. Nesse livro, publicado em 1938, Dewey conclui suas reflexões sobre a teoria lógica apresentadas principalmente em Como pensamos, obra que mostra a relevância desse tema para a educação. A primeira parte do artigo é composta por um breve histórico da lógica, desde Aristóteles até o início do século XX; as duas partes seguintes apresentam o argumento do autor acerca da lógica aristotélica; a quarta parte expõe a teoria proposta por Dewey e as duas últimas seções analisam como Dewey vê Aristóteles, considerando a via interpretativa oriunda da escolástica e o movimento contemporâneo de revisão das ideias aristotélicas. No intuito de oferecer contribuições para futuros estudos, o trabalho também discute a apropriação de Aristóteles por Dewey e sugere algumas hipóteses sobre esse tema.<hr/>This article analyses the relationship between John Dewey’s and Aristotle’s philosophies, adopting as reference the book Logic: the theory of inquiry. In this book, published in 1938, Dewey concludes his reflexions about logic theory, specially presented in How we think, a work that shows the relevance of this theme for education. The first part of the article is composed by a brief history of logic, since Aristotle until the early 1950s; the two subsequent parts explain the author’s arguments about Aristotelian logic; the fourth presents the theory proposed by Dewey and the last two analyses how Dewey sees Aristotle, considering the interpretative way originated from scholastic and also the contemporary movement that review the Aristotelian ideas. In order to offer contributions to future studies, the article also discusses the appropriation of Aristotle by Dewey and suggests some hypothesis about this theme. <![CDATA[A educação escolar na produção discursiva da Revista Veja]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho analisa o modo como o jornalismo constrói e põe em circulação toda uma discursividade sobre a importância e o papel da escola no atual contexto. Analisamos, de modo particular, a produção da Revista Veja, um das publicações mais representativas da imprensa escrita brasileira em termos de circulação, tiragem e influência na agenda de debate público nacional. Adotamos a análise do discurso como proposta teórica e metodológica para a leitura e interpretação dos textos. Com base nessa perspectiva, buscamos, na materialidade textual, apreender os modos de funcionamento, os consensos produzidos, as repetições e também a emergência da multiplicidade de sentidos que o jornalístico produz sobre o papel, as perspectivas e os desafios da educação escolar em nosso país.<hr/>The present work analyzes how journalism builds up and circulates discoursiveness about the school in present context. We particularly investigated the production of magazine “Veja”, the more representative products of Brazilian written press in terms of circulation, issuing and influence on the national public discussion calendar. We adopted the Discourse Analysis as a theoretical and methodological proposal for the reading and interpretation of the written press production. Based on that perspective, we tried to apprehend operation manners, produced consents, (non-said) statements, repetitions and also the emergency of the ‘different’ and of the multiplicity of senses that the journalistic discourse can produce about a school education in Brazil. <![CDATA[A educatio latina na obra de clementia de Sêneca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem como preocupação discutir a concepção de clemência que Sêneca desenvolve no Tratado sobre a clemência. A obra foi destinada a Nero com a finalidade de orientá-lo a utilizar essa virtude em seu exercício de poder. Por meio da prudência política que dela derivaria, o Imperador seria capaz de harmonizar suas ações com a sociedade romana. As reflexões realizadas ao longo do trabalho levam à compreensão de que a clemência, em Sêneca, seria um modelo de sabedoria a ser aplicado pelo príncipe em suas ações políticas. Assumindo esse princípio fundamental de um bom governo e tornando-o um exemplo moral e ético, ele disseminaria essa prática por todos, selando a lealdade do povo para com seu governante. Ao mesmo tempo, de maneira velada, Sêneca procurava desviar Nero de uma tendência tirânica, cujos indícios já estariam se manifestando.<hr/>The concept of clemency which Seneca developed in his On Clemency is provided and discussed. The treatise was written for Nero to help him use the virtue of mercy in the exercise of power. The Emperor would be able to fine-tune his actions with Roman society through political prudence which emanates from this virtue. Discussions in current research lead towards the understanding that, according to Seneca, clemency would be the model of wisdom to be applied by the ruler in his political activities. If he acted on this fundamental principle of good government and transformed it into a moral and ethical example, he would spread such practice to all, guaranteeing the people’s loyalty to their ruler. At the same time, albeit covertly, Seneca was also trying to made Nero avoid a tyrannical trend whose vestiges were already in the making. <![CDATA[A epistemologia charroniana de Descartes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na sua obra magistral De La Sagesse, Pierre Charron sistematiza uma epistemologia cética, que configura o pano de fundo e o alvo central do ceticismo moderno: o critério de evidência. A epistemologia charroniana desenvolve os conceitos basilares que serão empregados nas Regras para a direção do espírito e incorporados no Discurso do método como elementos cruciais para o formulação do cogito cartesiano. O escopo deste trabalho é explicitar a conexão das concepções capitais que compõem as Regras para a direção do Espírito com a epistemologia cética sitematizada no De La Sagesse e realçar os vínculos que permitem a inferência de que o critério cartesiano de evidência é, fundamentalmente, um conceito charroniano.<hr/>In his masterwork De La Sagesse, Pierre Charron systematizes a skeptical epistemology which configures the background and the central target of modern skepticism: the criterion of evidence. The Charronian epistemology develops basic concepts that will be used in the Rules for de Direction of the Mind and incorporated in the Discourse on the Method as crucial elements to the formulation of Cartesian cogito. The scope of this work is to explain the connection of capital ideas which composes the Rules for de Direction of the Mind with the systematized skeptical epistemology in De La Sagesse and to highlight the links that allow the inference that the Cartesian criterion of evidence is primarily a Charronian concept. <![CDATA[O Filebo de Platão e as doutrinas não escritas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na controvérsia da relação entre os diálogos platônicos e as doutrinas não escritas, o Filebo ocupa um lugar privilegiado. O artigo quer mostrar que a recusa de dar uma definição do Bem e alguns aspectos da doutrina dos quatro gêneros são indícios que podem ser remetidos ao ensinamento oral de Platão.<hr/>In the controversy of the relationship between platonic dialogues and the non writen doctrines, Philebus have a privilegiate place. The paper inteds to show that the refusal of giving a definition of Good and some aspects of the doctrine of the four genus are traces that can be referred to the oral teaching of Plato. <![CDATA[Frederick August Von Hayek e a teoria dos fenômenos completos: uma análise marxista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os pressupostos epistemológicos de F. A. von Hayek, referentes ao liberalismo, mercado capitalista, competências e individualidade expressos em a Teoria dos Fenômenos Complexos. Demonstra as fases epistemológicas de sua obra, problematizando o debate com a ciência compreensiva e a relativa transição para os pressupostos popperianos. Tomando como referência os princípios do materialismo histórico e dialético, desenvolve a crítica aos preceitos da economia política presente no pensamento de Hayek. Demonstra que apesar do forte preceito objetivista de suas reflexões, suas análises encontram-se em um campo metafísico de proposições científicas relativas à organização da produção da sociedade e inserção de seres humanos.<hr/>This article examines the epistemological F. A. von Hayek for the liberalism, capitalist market, expertise and individuality expressed in the “Theory of Complex Phenomena.” It points out the epistemological stages of his work, questioning the debate with science and understanding on transition to Popperian assumptions. Compared with the principles of dialectical and historical materialism, develops critical to the precepts of political economy at present thought of Hayek. It shows that despite the strong objectivist precept of his thoughts, his analysis found in a metaphysical field of scientific propositions concerning the organization of production of society and integration of human beings. <![CDATA[A neurociência afetiva como orientação filosófica: por uma ressignificação neurofilosófica do papel das emoções na estruturação do comportamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minha intenção, neste artigo, é a de discutir a significação das emoções na estruturação dos raciocínios morais e nos processos de decision-making. Para tanto, proponho estabelecer um delineamento filosófico-científico da contemporânea discussão acerca das relações de interação e integração entre processos perceptivo/cognitivos e processos afetivos/emocionais. Visando a realizar essa tarefa, tomo por orientação geral a proposta da Neurociência Afetiva de Jaak Panksepp, que propõe, a partir de um modelo neurofilosófico, situar o papel das emoções básicas no comportamento. A partir do apoio no background conceitual da Neurociência Afetiva, pretendo estabelecer as possíveis relações entre estados mentais, estados neurais e comportamento, com o fim de delinear e propor uma solução para as dificuldades conceituais, filosóficas e científicas que inerem à relação entre habilidades neurobiológicas e experiências subjetivas. Por fim, proponho apresentar, no âmbito das ciências cognitivas, a vantagem do emergentismo em relação às teorias da identidade e às teorias reducionistas.<hr/>My intention here is to discuss the significance of emotions in the structuring of moral reasoning and in the processes of decision-making. I propose to establish a philosophical and scientific design of the contemporary discussion about the relations of interaction and integration between perceptive/cognitive and affective/emotional processes. In other to accomplish this task, I assume the proposal of Jaak Panksepp’s Affective Neuroscience, which proposes, as a neurophilosophical model, to situate the role of basic emotion in the behavior. From the support of its conceptual background, I intend to establish the possible relations between mental states, neural states and behavior, in order to outline and propose a solution to the conceptual, philosophical and scientific difficulties that inhere in the relations between neurobiological ability and subjective experiences. Finally, I propose to show, in the context of the cognitive sciences, the advantage of the emergentism in relation to identity and reductionist theories. <![CDATA[Por una nueva interpretación de la teoría de las ideas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El término phytourgo tiene importancia en el contexto de la naturaliza y la participación de las Ideas (Rep. X 597d). Se aplica tanto al arte de imitar como a la producción de objetos por un artesano, además aparece en el contexto de generación de los seres vivos pero en ningún caso en la creación de las Ideas.<hr/>Plato’s phytourgo is not a mythical figure used to give an allegorical and unreal account of the creation of the world but a central concept of his cosmology and ontology. This paper considers it realtionship to the Forms and proposes some hypotheses about its nature apparently contradictory in the Republic (X, 596c, 597a-c). <![CDATA[Reflexões teórico-metológicas sobre o ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, empreendo um diálogo com autores, procurando mostrar as reflexões teórico-metodológicas abordadas na minha tese de doutorado, intitulada, Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos, realizada no programa de pós-gradução em Educação, no curso de Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. Considero as teorias como instrumento de análise da história de vida da professora Nevinha Santos, seu fazer-se professora, suas experiências e das demais de sua época. Dessa maneira, mostro os autores, os principais conceitos, por que foram escolhidos e como os percebo. Inicialmente, faço uma revisita nos estudos históricos, concentrando atenção na história nova, referencial teórico de análise escolhido; em seguida, examino as percepções sobre história de vida, história oral, memória e experiência.<hr/>In this article, I create a dialogue with authors, trying to show the theoretical and methodological considerations contained in my doctoral thesis, entitled, be and making yourself a teacher in Piauí in the twentieth century: the life story of Nevinha Santos produced for the Post-graduate Program in Education, Doctorate in Education course, University of Uberlândia. I belive theories are analysis tools for the Nevinha Santos, teachers history of becoming a teacher, her experiences and the of others at the same his time. Thus, I show the authors, the main concepts that were chosen and how I realize it. Initially, I look for a historical studies focusing attention on the new history, on the theoretical analysis chosen, then I examine the perceptions about the life history, oral history, memory and experience. <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Descreve-se primeiramente o entendimento comum que se tem de educação, questionando em seguida os conceitos aí compreendidos, como aprendizagem e desenvolvimento humano. Enfatiza-se o conviver como condição humana, realçando-se a historicidade como postulado fundamental para a compreensão do conviver. Passa-se, então, ao campo teórico, analisando as propriedades da relação, e afirma-se que a educação se realiza como aprendizagem pela transformação que se opera em nós ao contato com o outro. Conclui-se propondo reflexões sobre a escola.<hr/>This article starts by describing what is normally understood by ‘education’, questioning its inherent concepts of ‘learning’ and ‘human development’. The emphasis is on life in society as a fact/condition of life, highlighting the historicity as the main postulate for its understanding. It goes on then to a more theoretical ground, and analyses the features of the concept of ‘relationship’. The stance taken is that education happens as a learning process by the transformation that happens on people through human interaction. Finally, it concludes proposing thoughts about the school. <![CDATA[A experiência da dança no Projeto Aplysia: uma descrição baseada em diferentes olhares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresentarei algumas reflexões obtidas na intersecção entre as experiências de cinco adolescentes dançarinas do Projeto Aplysia e as minhas vivências no papel de pesquisadora, professora e coordenadora. Com o suporte teórico de alguns autores, principalmente de Merleau-Ponty, o corpo foi concebido como algo constituído de maneira processual em sua relação com o mundo e o outrem. Partiu-se da ideia de que percebemos o corpo do outro imbricado ao nosso ao expormo-nos ao seu olhar, levandonos a reconstruir o nosso próprio olhar sobre o nosso ser. A dança aparece como uma possibilidade de recriação das experiências vividas no corpo, através do contato com o outro, o que reconstitui o olhar sobre si.<hr/>In this article I will present some reflections on bringing together the experiences of five adolescent dancers in the Aplysia Project with my own experiences in the roles of researcher, teacher and coordinator. With the theoretical support of several authors, in particular Merleau-Ponty, I conceive the body as something constructed in an ongoing manner from its relationship with the world and the past. I set out from the idea that we perceive the body of the other overlapping with our own when we expose ourselves to their view, leading us to reconstruct our own view of our being. Dance appears as the possibility of recreating experiences lived through the body, by means of contact with the other, which reconstitutes the view of itself. <![CDATA[Sociedade pós-literária e os desafios da educação moral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências “desinibidoras” (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.<hr/>The aim of this paper is to introduce the discussion concerning the educational implications of Peter Sloterdijk’s thesis, the one presented in the first part of his book “Rules for the Human park.” There he claims that the humanist project for a formation of the homo humanus through the literary culture - which had in view, especially, refraining men’s “noninhibiting” (enthemmenden) tendencies responsible for the various sorts of barbarism - has dismantled itself. It is, thus, possible to characterize the present mass society, which follows in the wake of the present types of media such as radio, television, and internet, as post-humanist or postliterary. It is, therefore, possible to question, from Sloterdijk’s assertions, what type of role could school still play - as formal education institution, traditionnaly humanistic - especially when it comes to the moral formation of a post-humanist society where violence makes itself noted even within the very wall of the school itself. <![CDATA[Filosofia da mente e psicoterapias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências “desinibidoras” (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.<hr/>The aim of this paper is to introduce the discussion concerning the educational implications of Peter Sloterdijk’s thesis, the one presented in the first part of his book “Rules for the Human park.” There he claims that the humanist project for a formation of the homo humanus through the literary culture - which had in view, especially, refraining men’s “noninhibiting” (enthemmenden) tendencies responsible for the various sorts of barbarism - has dismantled itself. It is, thus, possible to characterize the present mass society, which follows in the wake of the present types of media such as radio, television, and internet, as post-humanist or postliterary. It is, therefore, possible to question, from Sloterdijk’s assertions, what type of role could school still play - as formal education institution, traditionnaly humanistic - especially when it comes to the moral formation of a post-humanist society where violence makes itself noted even within the very wall of the school itself. <![CDATA[Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências “desinibidoras” (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.<hr/>The aim of this paper is to introduce the discussion concerning the educational implications of Peter Sloterdijk’s thesis, the one presented in the first part of his book “Rules for the Human park.” There he claims that the humanist project for a formation of the homo humanus through the literary culture - which had in view, especially, refraining men’s “noninhibiting” (enthemmenden) tendencies responsible for the various sorts of barbarism - has dismantled itself. It is, thus, possible to characterize the present mass society, which follows in the wake of the present types of media such as radio, television, and internet, as post-humanist or postliterary. It is, therefore, possible to question, from Sloterdijk’s assertions, what type of role could school still play - as formal education institution, traditionnaly humanistic - especially when it comes to the moral formation of a post-humanist society where violence makes itself noted even within the very wall of the school itself. <![CDATA[Trabalho, amor e reconhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências “desinibidoras” (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.<hr/>The aim of this paper is to introduce the discussion concerning the educational implications of Peter Sloterdijk’s thesis, the one presented in the first part of his book “Rules for the Human park.” There he claims that the humanist project for a formation of the homo humanus through the literary culture - which had in view, especially, refraining men’s “noninhibiting” (enthemmenden) tendencies responsible for the various sorts of barbarism - has dismantled itself. It is, thus, possible to characterize the present mass society, which follows in the wake of the present types of media such as radio, television, and internet, as post-humanist or postliterary. It is, therefore, possible to question, from Sloterdijk’s assertions, what type of role could school still play - as formal education institution, traditionnaly humanistic - especially when it comes to the moral formation of a post-humanist society where violence makes itself noted even within the very wall of the school itself. <![CDATA[Da actualidade à atividade: pensamento humano e ato puro em Espinosa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2011000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências “desinibidoras” (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.<hr/>The aim of this paper is to introduce the discussion concerning the educational implications of Peter Sloterdijk’s thesis, the one presented in the first part of his book “Rules for the Human park.” There he claims that the humanist project for a formation of the homo humanus through the literary culture - which had in view, especially, refraining men’s “noninhibiting” (enthemmenden) tendencies responsible for the various sorts of barbarism - has dismantled itself. It is, thus, possible to characterize the present mass society, which follows in the wake of the present types of media such as radio, television, and internet, as post-humanist or postliterary. It is, therefore, possible to question, from Sloterdijk’s assertions, what type of role could school still play - as formal education institution, traditionnaly humanistic - especially when it comes to the moral formation of a post-humanist society where violence makes itself noted even within the very wall of the school itself.