Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20120001&lang=pt vol. 26 num. 51 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A autonomia do aluno nas concepções clássica e iluminista de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, procuramos investigar e discutir a questão da autonomia do educando em dois diferentes momentos históricos: o período clássico e o moderno. O problema do artigo diz respeito à pergunta: Como a questão da autonomia discente foi discutida nos períodos clássico e moderno? Baseamo-nos, sobretudo, nas concepções platônicas acerca da Paidéia e, na concepção educacional pensada por Rousseau e por Kant, no período iluminista, orientada por um novo ideal de formação humana que priorizava o desenvolvimento da razão. Ambas as concepções (clássica e iluminista) apontam para a humanização e para o aperfeiçoamento do homem por meio da educação, destacando, nesse processo, a importância da formação autônoma. O método diz respeito à revisão bibliográfica por se tratar de exame realizado no contexto da filosofia da educação. Como resultados, pudemos perceber que a autonomia constitui-se de base fundamental para a educação clássica e moderna.<hr/>In this paper we investigate and discuss the autonomy of the student in two different historical periods: the classical and the modern. The problem of the article concerns to the question: how the student autonomy was discussed in classical and modern periods? This study was based mostly on Platonic conceptions about the Paideia, and also in the educational conception thought by Rousseau and Kant, in the Age of Enlightenment, driven by a new ideal of human education that prioritized the development of reason. Both concepts (classical and modern periods) point out to the improvement of man through the education and also your humanization, highlighting the importance of the autonomous education. The utilized method is the literature review since the subject is within the context of philosophy of education. As a result, we see that autonomy constitutes the fundamental basis for the classical and the modern education. <![CDATA[Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de Rousseau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Georges Gusdorf, na segunda parte de L’ avénement des sciences humanies ao siécle des lumiéres (A ascensão das ciências humanas no século das luzes), afirma que a pedagogia rousseauniana é “compreensiva e global”. A proposta do presente trabalho é entender tal afirmação, ou seja, de que maneira Rousseau, por meio de uma ambígua ideia de natureza humana, vai além das teorias materialistas e sensualistas do seu tempo e edifica um conceito de formação que compreende desde profundas questões metafísicas, instigantes desdobramentos biológicos e psicológicos, até considerações líricas das paisagens do mundo físico. Trata-se aqui de esclarecer a utopia pedagógica que, não ignorando as diversas dimensões do humano, procurou fundir o corpo e o entendimento sem dissolver as recorrências da sensibilidade. As implicações ético-morais daí advindas aparecem como condição para uma outra utopia: aquela, de caráter político e social.<hr/>Georges Gusdorf, in the second part of L’avénement des sciences humanies ao siécle des lumiéres (The ascension of human sciences in the age of enlightenment), affirms that Rousseaunian pedagogy is “comprehensive and global”. The proposal of the present study is to understand that affirmation. In other words, in what way does Rousseau, by means of an ambiguous idea of human nature, go beyond the materialist and sensualist theories of his time and build a concept of education that comprises deep metaphysical questions, provocative biological and psychological ramifications, up to lyrical considerations of the landscape of the physical world. The purpose here is to clarify the pedagogical utopia which, while not ignoring the diverse dimensions of that which is human, sought to combine the body and understanding without dissolving the recurrences of sensibility. The ethical-moral implications arising thereof appear as a condition for another utopia: that of a political and social character. <![CDATA[Rousseau e o seu discurso: variações entre o eu e as justificações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vontade de afirmação expressa por Rousseau na sua vida e na sua obra reflecte-se de um modo muito evidente e sustentado em quatro ideias expostas no conjunto das quatro cartas escritas a Malesherbes. Cada uma das cartas descreve essas ideias, nomeadamente: a explicação da verdadeira natureza do seu gosto pela solidão, explicação dos seus gostos aparentemente contraditórios, explicação da felicidade sentida nos retiros e, por último, a explicação por que razão os seus colegas o acusavam de fugir às suas obrigações sociais. O discurso de Jean-Jacques Rousseau é personalista, oscilando entre aquilo que é constitutivo do seu eu, do seu carácter, e as justificações dessa mesma constituição de carácter.<hr/>The desire of affirmation expressed by Rousseau in his life and in his work is reflected in a very evident way and sustained by four ideas revealed in the set of four letters written to Malesherbes. Each one of the letters describes these ideas, namely: the explanation of the true nature of his liking for solitude, explanation of his apparently contradictory tastes, explanation of the joy felt in retreats and, finally, the explanation why his colleagues accused him of fleeing from his social obligations. The discourse of Jean-Jacques Rousseau is personalist, oscillating between that which is constitutive of his being, of his character, and the justifications of this same constitution of character. <![CDATA[Sobre o processo de formação do cidadão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde a aurora da modernidade, tornar-se cidadão, longe de ser algo natural ou espontâneo, exige esforço, na medida em que exige a cada um ultrapassar sua própria suficiência e independência. Em vista disto, Rousseau chega a afirmar a necessidade de transformar a natureza humana a fim de dotar cada indivíduo - que é um todo perfeito e solitário - da capacidade de coletivizar-se, de integrar-se a um corpo coletivo como parte inseparável. A dificuldade do projeto, ou do processo de formação do cidadão, reside em que tal exigência não se impõe espontaneamente aos indivíduos, embora seja condição necessária para o estabelecimento de uma relação harmônica entre cada um e o corpo coletivo. Discutir a tensão existente entre indivíduo e cidadão, investigando o esforço empreendido pelo legislador e por cada homem será o objeto deste artigo.<hr/>Since the dawn of modernity, becoming a citizen, far from being something natural or spontaneous, has required effort, to the extent that it requires that each one overcomes his own self sufficiency and independence. In light of this, Rousseau comes to affirm the need to transform human nature so as to endow each individual, who is a perfect and solitary whole, with the capacity for collectivity, of integrating himself to a collective body as an inseparable part. The difficulty of the project, or of the educational process for becoming a citizen, resides in the fact that such a requirement is not imposed spontaneously on individuals, although it is a necessary condition for the establishment of a harmonious relationship between each individual and the collective body. Discussing the tension existing between individual and citizen, investigating the effort undertaken by the legislator and by each individual will be the object of this article. <![CDATA[O belo antro e a grande oliveira: recepções da alegoria da caverna na tradição neoplatônica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde a Magna Grécia de Pitágoras, Empédocles e Parmênides, passando pelas relações “perigosas” entre a sabedoria nascente e as tradições órficodionisíacas, em nítida continuidade com a mitologia arcaica e as narrativas teogônicas, dialogando com as práticas médicas asclepíades, a filosofia antiga visita cavernas. A caverna da República, uma das mais poderosas e fecundas alegorias do pensamento ocidental, é simultaneamente herdeira e ponto de fuga da longa trajetória dessa metáfora. Não se pretende aqui, no entanto, compreender a imagem platônica como a consumação de uma velha tradição filosófica que “pensa em cavernas”; procura-se, antes, iluminar essa alegoria com a interpretação oferecida pela filosofia acadêmica posterior. No Antro das Ninfas, Porfírio parte de 11 versos de Homero (Od. XIII, 102-112) para habilmente desenhar uma exegese inspirada na teoria platônica da alma. A lectio porfiriana permite sugerir que a imagem da caverna revela algo mais que uma simples alegoria literária. Ela dá prova da existência de relações dialógicas e circulares entre a filosofia platônica e o imaginário religioso popular do mundo antigo.<hr/>Since the Magna Graecia of Pythagoras, Parmenides, Empedocles and passing by the “dangerous” relations between the nascent wisdom and orphic-dionisiacs traditions, in clear continuity with the archaic mythology and teogonical narratives, dialoguing with asclepians medical practice, ancient philosophy frequents caves. The cave of the Republic, one of the most powerful and fruitful allegories of Western thought, is simultaneously heiress and vanishing point of the long career of this metaphor. It is not intended here, however, understand the Platonic image as the consummation of an old philosophical tradition that “thinks in caves”; seeks rather to illuminate this allegory with the interpretation offered by later academic philosophy. In the Cave of Nymphs, Porphyry starts from 11 verses of Homer (Od. XIII, 102-112) to cleverly draw a platonic theory inspired exegesis of the soul. The lectio porfiriana allows to suggest that the image of cave reveals something more than a simple literary allegory. It gives evidence of the existence of relationships, dialogical and circular, between platonic philosophy and popular religious imagery of the ancient world. <![CDATA[Contrapunto filosófico educacional en Chile: humanismo laico versus humanismo cristiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo persigue poner en contrapunto dos filosofías educacionales de dos personajes de la segunda mitad del siglo XX que representan el pensamiento laico y el pensamiento católico en Chile; ellos son Roberto Munizaga y Ernesto Livacic, quienes recibieron en 1979 y 1993, respectivamente, el Premio Nacional de Educación. A pesar de las diferencias ideológicas, ambos personajes mantienen una postura antagónica respecto de las creencias religiosas, pero en cuanto a sus respectivos análisis sobre el papel que representa el proceso de educación en la vida del hombre muestran notables coincidencias. Los aspectos fundamentales de la filosofia de la educación son abordados desde sus respectivos enfoques.<hr/>This paper’s aim is to put in counterpoint to two educational philosophies of two different characters from the second half of the XX century; these philosophies represent the secular and Catholic thought in Chile. They are: Roberto Munizaga and Ernesto Livacic who received the National Prize of Education in 1979 and 1993, respectively. In spite of the ideological differences, both of them take a tough contrary stand related to religious beliefs, however when they make their own analysis of the role that the educational process take place in human beings’ lives, they share outstanding concordances. The main aspects of Philosophy of education are treated from their respective approaches. <![CDATA[Descartes e a consciência em la Rercherche de la Verite par la lumiere naturelle]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A comparação das traduções latina e holandesa do original perdido de La Recherche de la Vérité par la lumière naturelle permite concluir a presença de uma ocorrência notável do termo “consciência” nesse diálogo póstumo de Descartes. Essa ocorrência permite responder às interpretações que põem em questão a existência de uma invenção cartesiana da consciência moderna, bem como esclarecer o que aproxima e separa, ao mesmo tempo, Descartes de La Forge e Malebranche no que concerne à significação do termo consciência. Este estudo visa, enfim, reavaliar a importância filosófica desse diálogo de Descartes.<hr/>La comparaison des traductions latine et néerlandaise de l’original perdu de La Recherche de la Vérité par la lumière naturelle permet de conclure à la présence d’une occurrence remarquable du mot “conscience” dans ce dialogue posthume de Descartes. Cette occurrence permet de répondre aux interprétations qui remettent en cause l’existence d’une invention cartésienne de la conscience moderne, et de mettre en lumière ce qui rapproche et sépare tout à la fois Descartes de La Forge et de Malebranche en ce qui concerne la signification du mot conscience. Cette étude vise enfin à réévaluer l’importance philosophique de ce dialogue de Descartes. <![CDATA[A escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história no ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trabalhar questões relativas ao ensino de História e a História da Educação na educação básica está relacionado historicamente à seleção de conteúdos para ensinar História. Entre os principais fundamentos deste olhar historiográfico para o ensino de História está a importância do pensamento histórico para este processo. Autores como Rusen (1998, 2001) Lee (2001, 2006) e Schmidt (2009) argumentam que para se investigar a aprendizagem histórica é preciso ter como referência teórica e metodológica a ciência da História. Nesta pesquisa que realizamos pretendemos discutir como os conteúdos da História ensinada são determinados e postos em prática em sala de aula. A seleção e definição de conteúdos escolares pressupõem uma determinada concepção de história além das demandas relacionadas aos poderes constituídos, nesse sentido definir o que se ensina na disciplina de História caracteriza-se por disputas em torno da memória, constituição da nação e de seus sujeitos.<hr/>To work with questions related to the teaching of history and the history of education in elementary and middle schools involves the study on how history contents have been selected, historically. Among the main fundamentals behind this historiographic look into the teaching of history is the importance of the historical thought for this process. Authors such as Rusen (1998, 2001), Lee (2001, 2006) and Schmidt (2009) argue on the impossibility to understand history learning without having the science of History as the theoretical and methodological reference. School content selection presupposes, from the teachers, didactic and curricular manuals standpoint, a determined historical concept. School History contents also involve demands related to constituted powers, and, in this sense, to define what to teach in the subject of History is characterized by disputes on memory, nation constitution and their subjects. <![CDATA[A filosofia como modo de vida em Foucault]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo desenvolve a tese de que no cerne da estratégia foucaultiana de enfrentamento à sujeição imposta pelo biopoder - caracterizada pela possibilidade de reabilitação da estética da existência na atualidade -situa-se a prática constante da filosofia. Para tanto, descreve como Foucault entende que a consideração fundamental, similar àquela presente entre os antigos greco-helenístico-romanos, da filosofia como um amálgama constituído por um discurso teórico e seu imprescindível modo de vida respectivo, envolve diretamente a ética com a política e noções relacionadas, como poder, liberdade, autonomia e crítica. Isso posto, o texto define, a partir da conexão de pontos dispersos pela obra de Foucault, qual seria o trabalho específico da filosofia em uma estética da existência, como também descreve o modo de vida respectivo que a filosofia foucaultiana buscava construir, ou seja, a amizade.<hr/>The article develop the thesis of that in core of the foucaultian strategy - characterized for the possibility of rehabilitation of the aesthetic of the existence in the present time - of confrontation to the subjection imposed for the biopower it is placed the constant practice of the philosophy. For in such a way, it describes as Foucault understands that the basic consideration, similar to that present between the ancient greek-hellenistic- romans, of the philosophy as an amalgam consisting of a theoretical speech and its essential and respective way of life, directly involves the ethics with the politics and related concepts, as well as power, freedom, autonomy and critique. Thereafter, the text define which would be the specific task of the philosophy in an aesthetic of the existence, as well as describe the respective way of life that the foucaultian philosophy implicate, that is, the friendship. <![CDATA[A moralidade do descarte e da seleção de embriões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as principais questões morais colocadas (1) pelo descarte de embriões necessário para a pesquisa com células-tronco embrionárias e para a fertilização in vitro e (2) pela seleção de embriões usando diagnóstico genético pré-implantação. Depois de apresentar as principais teorias sobre o status moral do embrião, é defendida a tese de que embriões humanos não têm direito à vida, embora devam ser tratados com respeito. Em seguida, a revisão dos quatro principais argumentos contra a seleção de embriões levou à conclusão de que eles não são suficientes para justificar a proibição dessa tecnologia. Por fim, algumas aplicações muito controversas dessa tecnologia são apresentadas e discute-se brevemente qual princípio moral é mais adequado para decidir qual embrião deve ser implantado.<hr/>The paper discusses the major moral questions raised (1) by the discarding of embryos for research with embryonic stem cells and for in vitro fertilization and (2) by the selection of embryos using preimplantation genetic diagnosis. After presenting the main theories about the moral status of the embryo, it is argued that human embryos have no right to life - although they must be treated with respect. Next, the review of the four main arguments against the selection of embryos led to the conclusion that they are not sufficient to justify the prohibition of this technology. Finally, some very controversial applications of this technology are presented and the question of the most appropriate moral principle to determine which embryos should be implanted is briefly discussed. <![CDATA[A mudança de paradigmas da ciência e a relação com a educação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre o modelo de ciências e a educação escolar. Nesse sentido, algumas questões tornaram-se recorrentes: Existe um diálogo entre modelo de ciências, teoria de aprendizagem e práticas pedagógicas? Como se deu o processo da construção das ciências? Quais as dificuldades, necessidades e possibilidades da educação nesse contexto? Na procura de respostas às referidas inquietações, podem ser consideradas básicas as obras de Morin (2001), O Método 4, e Levi (2007), A inteligência Coletiva. Ao fazer o exercício de refletir sobre a mudança de paradigmas da Ciência e a relação com a educação escolar, foi possível vislumbrar uma “nova escola”.<hr/>This article has the object to reflect about the relationship between the science model and school education. In this context, some questions are raised: Is there a dialog between science model, knowledge management theory and pedagogical practices? How the process of sciences constructions was performed? Which were the difficulties, necessities and possibilities of education in this context? In search for answers to the cited questions, one can consider Morin (2001) in La Méthode 4 and Levi (2007) in L’intelligence collective. During the reflection concerning the changes of science paradigms and the relationship with school education, it was possible to glimpse a “new school”. <![CDATA[Uma pedagogia da solidão em Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.<hr/>The paper intends to investigate in which way the relation between cosmopolitism, as it was set up as ethical task by Kant and Aufklärung, heirs and the idea of culture and education (Bildung) was modified in Nietzsche’s texts, according to a model that put at question the need to community to a new form of Pedagogy. <![CDATA[Perspectiva epistemológica da realidade: “independência - coexistência” nas formas de conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da “continuidade - descontinuidade” dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento.<hr/>The epistemological discussion which crosses the field of education in relation to everyday, scientific knowledge and education knowledge deserves to be resumed today. The author analyzes the relationship of “continuity - discontinuity” everyday and scientific knowledge, and knowledge school the result of transposition didactics of scientific knowledge in the context of classroom learning. In the first section discusses the epistemological options of everyday and scientific knowledge in three different perspectives. The second part of the diversity of forms of knowledge, insisting on (des) construction of knowledge integrationoriented school, didactics multiple ways of knowing. The vision of the world, from its scientific paradigms, acts as referential landmark of the pertaining to school and of view of the evolution of knowledge. The aim is to give the state of the art of the epistemology of knowledge forms. <![CDATA[Problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Essa pesquisa tem por objetivo o processo e os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição escolar junto a alunos na fase de alfabetização e seus respectivos professores. Foi feito, de início, um diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos para que, com base nele, fossem propostas ações pedagógicas diversificadas, capazes de superá-las. Foram então realizadas observações participantes e desenvolvidas atividades com os alunos indicados pelas professoras como problemas de aprendizagem: 21 crianças (16 meninos e 5 meninas) de 1ª e 2ª séries, todas repetentes, com faixa etária variável entre 8 e 12 anos de idade. As atividades permitiram analisar os conhecimentos disponíveis, bem como inferir as estruturas cognitivas já construídas pelos aprendizes, identificando possíveis problemas de interação com o meio social e com o próprio objeto de conhecimento. Com isso, foi possível agrupar os alunos em três níveis distintos de conhecimento, cada um deles envolvendo determinadas competências e concepções sobre a língua escrita. Esses níveis serviram de suporte para a construção de novos conhecimentos linguísticos. A intervenção aconteceu em duas salas de aula das quais faziam parte outros alunos que não aqueles diretamente envolvidos no projeto. O referencial piagetiano orientou a pesquisa.<hr/>This research aims to present the process and the results of a research-action intervention, developed in order to improve the knowledge of students learning how to read and write and the teaching of their teachers. For the diagnosis, participant observations were accomplished and activities were proposed to students seen by the teachers as having learning problems: 21 children (16 boys and 5 girls from 8 to 12 years old) of 1st and 2nd grades. The activities allowed to grasp the available knowledge as well as to infer the cognitive structures already built by the children, verifying possible difficulties in interacting with the social environment and with the knowledge object (the language). Consequently, it was possible to classify the students in three different levels, each one involving certain competences and conceptions about the written language, which served as a base for constructing new knowledge about it. The intervention occurred in two classrooms, which were not composed only of students involved in the project. Piaget’s theory guided the research. <![CDATA[Diário de um filósofo no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Essa pesquisa tem por objetivo o processo e os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição escolar junto a alunos na fase de alfabetização e seus respectivos professores. Foi feito, de início, um diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos para que, com base nele, fossem propostas ações pedagógicas diversificadas, capazes de superá-las. Foram então realizadas observações participantes e desenvolvidas atividades com os alunos indicados pelas professoras como problemas de aprendizagem: 21 crianças (16 meninos e 5 meninas) de 1ª e 2ª séries, todas repetentes, com faixa etária variável entre 8 e 12 anos de idade. As atividades permitiram analisar os conhecimentos disponíveis, bem como inferir as estruturas cognitivas já construídas pelos aprendizes, identificando possíveis problemas de interação com o meio social e com o próprio objeto de conhecimento. Com isso, foi possível agrupar os alunos em três níveis distintos de conhecimento, cada um deles envolvendo determinadas competências e concepções sobre a língua escrita. Esses níveis serviram de suporte para a construção de novos conhecimentos linguísticos. A intervenção aconteceu em duas salas de aula das quais faziam parte outros alunos que não aqueles diretamente envolvidos no projeto. O referencial piagetiano orientou a pesquisa.<hr/>This research aims to present the process and the results of a research-action intervention, developed in order to improve the knowledge of students learning how to read and write and the teaching of their teachers. For the diagnosis, participant observations were accomplished and activities were proposed to students seen by the teachers as having learning problems: 21 children (16 boys and 5 girls from 8 to 12 years old) of 1st and 2nd grades. The activities allowed to grasp the available knowledge as well as to infer the cognitive structures already built by the children, verifying possible difficulties in interacting with the social environment and with the knowledge object (the language). Consequently, it was possible to classify the students in three different levels, each one involving certain competences and conceptions about the written language, which served as a base for constructing new knowledge about it. The intervention occurred in two classrooms, which were not composed only of students involved in the project. Piaget’s theory guided the research. <![CDATA[Atas do VIII Colóquio Antero de Quental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Essa pesquisa tem por objetivo o processo e os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição escolar junto a alunos na fase de alfabetização e seus respectivos professores. Foi feito, de início, um diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos para que, com base nele, fossem propostas ações pedagógicas diversificadas, capazes de superá-las. Foram então realizadas observações participantes e desenvolvidas atividades com os alunos indicados pelas professoras como problemas de aprendizagem: 21 crianças (16 meninos e 5 meninas) de 1ª e 2ª séries, todas repetentes, com faixa etária variável entre 8 e 12 anos de idade. As atividades permitiram analisar os conhecimentos disponíveis, bem como inferir as estruturas cognitivas já construídas pelos aprendizes, identificando possíveis problemas de interação com o meio social e com o próprio objeto de conhecimento. Com isso, foi possível agrupar os alunos em três níveis distintos de conhecimento, cada um deles envolvendo determinadas competências e concepções sobre a língua escrita. Esses níveis serviram de suporte para a construção de novos conhecimentos linguísticos. A intervenção aconteceu em duas salas de aula das quais faziam parte outros alunos que não aqueles diretamente envolvidos no projeto. O referencial piagetiano orientou a pesquisa.<hr/>This research aims to present the process and the results of a research-action intervention, developed in order to improve the knowledge of students learning how to read and write and the teaching of their teachers. For the diagnosis, participant observations were accomplished and activities were proposed to students seen by the teachers as having learning problems: 21 children (16 boys and 5 girls from 8 to 12 years old) of 1st and 2nd grades. The activities allowed to grasp the available knowledge as well as to infer the cognitive structures already built by the children, verifying possible difficulties in interacting with the social environment and with the knowledge object (the language). Consequently, it was possible to classify the students in three different levels, each one involving certain competences and conceptions about the written language, which served as a base for constructing new knowledge about it. The intervention occurred in two classrooms, which were not composed only of students involved in the project. Piaget’s theory guided the research. <![CDATA[Filosofia e educação: textos selecionados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Essa pesquisa tem por objetivo o processo e os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição escolar junto a alunos na fase de alfabetização e seus respectivos professores. Foi feito, de início, um diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos para que, com base nele, fossem propostas ações pedagógicas diversificadas, capazes de superá-las. Foram então realizadas observações participantes e desenvolvidas atividades com os alunos indicados pelas professoras como problemas de aprendizagem: 21 crianças (16 meninos e 5 meninas) de 1ª e 2ª séries, todas repetentes, com faixa etária variável entre 8 e 12 anos de idade. As atividades permitiram analisar os conhecimentos disponíveis, bem como inferir as estruturas cognitivas já construídas pelos aprendizes, identificando possíveis problemas de interação com o meio social e com o próprio objeto de conhecimento. Com isso, foi possível agrupar os alunos em três níveis distintos de conhecimento, cada um deles envolvendo determinadas competências e concepções sobre a língua escrita. Esses níveis serviram de suporte para a construção de novos conhecimentos linguísticos. A intervenção aconteceu em duas salas de aula das quais faziam parte outros alunos que não aqueles diretamente envolvidos no projeto. O referencial piagetiano orientou a pesquisa.<hr/>This research aims to present the process and the results of a research-action intervention, developed in order to improve the knowledge of students learning how to read and write and the teaching of their teachers. For the diagnosis, participant observations were accomplished and activities were proposed to students seen by the teachers as having learning problems: 21 children (16 boys and 5 girls from 8 to 12 years old) of 1st and 2nd grades. The activities allowed to grasp the available knowledge as well as to infer the cognitive structures already built by the children, verifying possible difficulties in interacting with the social environment and with the knowledge object (the language). Consequently, it was possible to classify the students in three different levels, each one involving certain competences and conceptions about the written language, which served as a base for constructing new knowledge about it. The intervention occurred in two classrooms, which were not composed only of students involved in the project. Piaget’s theory guided the research. <![CDATA[A ideologia da morte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Marcuse aborda o caráter ideológico da morte por meio da análise de alguns de seus aspectos biológicos, históricos, sociais, filosóficos e religiosos. O autor reflete a propósito de como o poder sobre a morte também se torna poder sobre a vida das pessoas. Desse modo, libertar-se do modo de vida repressivo significa assenhorear-se de sua própria morte.<hr/>Marcuse discusses the ideological character of death through the analysis of some of its biological, historical, social, philosophical and religious aspects. The author reflects on how the power over people’s death also becomes a power over people’s lives. Therefore, liberation from the repressive way of life means taking possession of its own death.