Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20120002&lang=pt vol. 26 num. 52 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Entrevista com Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Currículo por competência: ascensão de um novo paradigma curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a ascensão de um novo paradigma normativo do currículo da educação básica em muitos sistemas nacionais de educação, tendo como referência as competências esperadas dos alunos ao fim da escolaridade. Apresenta o ingresso progressivo do conceito de competências promovido por agências e uniões internacionais e pelos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na formulação e gestão das políticas curriculares, indicando a centralidade do currículo escolar como foco nuclear para o enfrentamento dos desafios e exigências do desenvolvimento e da competitividade. Historia o compartilhamento dos debates dos diferentes sistemas de educação em torno da questão curricular e a formulação de um proposta consensual em favor das competências básicas esperadas dos alunos ao fim da escolaridade obrigatória nos respectivos sistemas de educação. A pesquisa apoia-se nos documentos produzidos e nas normas jurídicas promulgadas, que definiram as competências básicas para os países membros da OCDE para a educação obrigatória dos sistemas de educação dos países membros.<hr/>The article examines the rise of a new normative paradigm of the basic education curriculum in many national education systems, with reference to the skills expected of students at the end of schooling. Display the join progressive concept promoted by international agencies and unions and the member countries of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) in the formulation and management of curriculum policies, indicating the centrality of the school curriculum as a focus for the nuclear challenges facing the and requirements of development and competitiveness. Chronicle the debate sharing of different education systems around the curriculum issue and formulate a consensus proposal in favor of basic skills expected of students at the end of compulsory education in their respective education systems. The research is based on documents produced and enacted legal norms, which defined the basic skills to OECD member countries for the education mandatory education systems of member countries. <![CDATA[A expressão da reforma de António Rodrigues Sampaio no Município de Lisboa ou a Afirmação de um “Governo dos Assuntos Educacionais”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura captar a ação educativa do município de Lisboa durante a primeira grande experiência descentralizadora do ensino, enquadrada pela Reforma de António Rodrigues Sampaio (Lei de 2/5/1878). Ao longo da década de 1880, período em que decorre a referida experiência, a Câmara de Lisboa, na assunção de uma vontade local e procurando dar corpo a um projeto republicano de educação popular, protagoniza um interessante movimento de renovação educacional. O Estado, no entanto, tenta a todo o custo refreá-lo. Mas a verdade é que a iniciativa reformadora da Câmara prossegue bem explícita nos seus objetivos e firmada numa série de medidas e realizações. É paradigmática, por exemplo, a aposta na escola graduada (ou central). Trata-se, porém, de uma dinâmica que contrasta com a da generalidade dos outros municípios do país, destituídos de uma elite política forte e de recursos financeiros.<hr/>This article seeks to capture the educational action of Lisbon’s municipality during the first great experience of education decentralization framed by António Rodrigues Sampaio reform act (05/02/1878). Throughout the 1880s, a period where that experience took place, the municipality leads an interesting movement of educational reform giving expression to a local will concerning a republican project of popular education. The central government, however, tried to stop it. But the truth is that the initiative proceeds very explicit in its objectives supported by various measures and achievements. It is paradigmatic, for instance, the investment in the graded school. This is, afterwards, a contrasting dynamic from the other municipalities, where the political elite and financial resources aren’t so strong. <![CDATA[A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o intuito de construir instrumentos de medida, e obter parâmetros de percepção de existência de condutas ilícitas emitidas por professores e alunos universitários, este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com 610 sujeitos, professores, coordenadores e alunos de diversos cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento em que se solicitava a porcentagem de emissão destes comportamentos pelos estudantes, e outro relativo às condutas dos professores. Os resultados mostram que os diversos comportamentos são percebidos como tendo altos níveis de frequência de ocorrência no meio universitário, tanto por coordenadores, professores e alunos, com diferenças significativas entre esses três grupos de sujeitos, bem como ao se considerar as diferentes IES participantes deste estudo.<hr/>In order to build measuring instruments, and obtain the parameters of perception of the existence of illegal conduct issued by teachers and university students, this article presents the results of a study of 610 subjects, teachers, engineers and students from various undergraduate courses. Data collection was performed from an instrument which called on the percentage of emission of these behaviors by students, and another concerning the conduct of teachers. The results show that the different behaviors are perceived as having high levels of frequency in academia by coordinators, teachers and students, with significant differences among these three groups of subjects, as well as when considering the different IES study participants. <![CDATA[O fenômeno de Deus a partir da idea infinitatis em Husserl, Sartre, Lévinas e Marion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O termo “virada teológica da fenomenologia francesa” foi introduzido por D. Janicaud para estigmatizar certa tendência da teologização da fenomenologia. Se retiramos dessa expressão a significação negativa, uma questão mais séria se põe, já não de desqualificar tal ou qual autor, mas aquela de um lugar ou de uma maneira de acontecer essa “virada” na via fenomenológica do pensamento. Pode-se indicar tal momento em que se produz o evento da ocorrência ou de uma revelação de Deus? Pondo à parte a solução metafísica das provas da existência de um ente privilegiado, apresento a hipótese que será o fio condutor deste trabalho: o pensamento filosófico sobre Deus, sua eventual revelação, pode racionalizar-se essencialmente no domínio da filosofia do infinito, e mais precisamente, inspirando-se do pensamento cartesiano, em que a ideia do infinito aparece à subjetividade. Servindo-me deste motivo, gostaria de examinar as variantes de suas interpretações fenomenológicas, seguindo os exemplos-chave de Husserl, Sartre, Lévinas, para enfim pôr em questão a fenomenologia da doação de J.-L. Marion.<hr/>Le terme “tournant théologique de la phénoménologie française” a été introduit par D. Janicaud pour stigmatiser certaine tendance de théologisation de la phénoménologie. Cependant si on enlève de cet expression la signification négative, une question plus serieuse se pose, non plus de disqualifier tel ou tel auteur mais celle d’un lieu ou d’une façon d’advenir ce “tournant” sur la voie phénoménologique de la pensée. Peut-on indiquer tel moment où se produit l’evenement de l’advenue ou d’une révélation de Dieu ? Mettant à part la solution métaphysique des preuves de l’existence d’un étant privilégié, je pose l’hypothèse qui sera le fil conducteur de mon intervention: la pensée philosophique de Dieu, son éventuel révélation peut se rationaliser essentiellement dans le domaine de la philosophie de l’infini, et plus précisément en s’inspirant de la pensée cartésienne où l’idée de l’infini apparaît à la subjectivité. En me servant de ce motif, je voudrais examiner les variantes de ses interprétations phénoménologiques en suivant les examples-clés de Husserl, Sartre, Lévinas pour enfin mettre en question la phénoménologie de la donation de J.-L. Marion. <![CDATA[A filosofia da educação de Richard Rorty: epistemologia, conversação, redescrições, narrativas e as funções da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos da filosofia da educação de Richard Rorty. Nessa abordagem privilegiaremos os antecedentes teóricos dos distintos e complementares processos educacionais de socialização e individualização: a crítica ao paradigma epistemológico, a proposta de um novo paradigma conversacional ou educacional, o método filosófico da redescrição e o uso de narrativas como elemento formativo. Ressaltamos que nossa análise é uma tentativa de determinar os limites e os pontos de intersecção entre os dois processos educacionais, articulados com a possibilidade do uso de narrativas como elemento de formação. As considerações finais indicam que tal proposta neopragmatista é um incentivo em prol da manutenção de hábitos de ação que resultam em uma solidariedade humana criada por meio do aumento de nossa sensibilidade aos pormenores específicos da dor e humilhação que padecem outros seres humanos desconhecidos.<hr/>The objective of this study is to examine some aspects of Richard Rorty’s philosophy of education. In this approach we will favor the philosophical background of distinctive and complementary educational processes of socialization and individualization: the critical to epistemological paradigm, the proposition of a new educational or conversational paradigm, the philosophical method of redescription and the use of narratives as formative element. We highlight that our analysis is an endeavour to determine the limits and the intercession points between two educational processes, articulated with the possible use of the narratives as formative element. Final considerations indicate that this neopragmatist proposal is an incentive in favour of maintenance of habit of action which resulted in a human solidarity is created by increasing our sensibility to the specific details of the pain and humiliation of other unfamiliar human beings. <![CDATA[Herbert Marcuse e as “imagens da libertação”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na década de 1960, os movimentos artísticos de vanguarda e os movimentos estudantis de protesto buscavam, além de uma mudança de comportamento, uma mudança na consciência política dos indivíduos. No entanto, enquanto no campo do conhecimento já se sabia o que deveria ser feito para a transformação social, no campo dos fatos essa possibilidade se via impedida, por isso as exigências revolucionárias conduziram o movimento para fora das universidades, a fim de que a comunidade pudesse realizar materialmente a crítica que surgia no interior da academia. Para Marcuse, a arte poderia contribuir decisivamente para este processo. Ao alertar para uma nova sensibilidade estética, a arte, como manifestação da autonomia e liberdade humanas e não como mero instrumento político, poderia fornecer as “Imagens da Libertação” que, por sua vez, poderiam conduzir a uma nova consciência e à uma nova humanidade.<hr/>In the 1960s, the avant-garde artistic movements and student movements of protest, sought a change in the political consciousness of individuals. However, according to Marcuse, while in the field of knowledge already knew what should be done for social transformation in the field of facts that it was not possible. Therefore, the requirements led the revolutionary movement out of the universities so that the community could achieve materially the criticism that arose within the academy, but there are also suppressed. For Marcuse, art could contribute decisively to this process. In a warning to a new aesthetic sensibility, art as a manifestation of human autonomy and freedom rather than as mere political tool, can provide the “Images of Liberation”, which in turn could lead to a new consciousness and a new humanity. <![CDATA[História e liberdade: a esperança de Freire e de Spinoza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A noção de esperança ocupa uma posição central na obra de Paulo Freire. Por compreendê-la como motora da mudança, necessidade ontológica e ato político, Freire conclui que é preciso educar a esperança para que não se converta em desesperança infértil ou desespero trágico. Em espírito freireano, meu propósito neste artigo é o de tecer um diálogo entre o pensamento deste grande educador e a filosofia de Spinoza. Este encontro impossível entre esses dois homens que se rebelaram, em pensamento e ato, contra as opressões de seus tempos, transcorrerá por meio da investigação dos seguintes temas: 1) o papel da esperança na noção freireana de história; 2) as relações entre liberdade e necessidade; 3) as funções sociais da esperança e 4) a proposta de ‘educação da esperança’. Duas noções de esperança serão discutidas: a esperança ingênua e a esperança crítica. A provocação spinozana consistirá em sugerir uma postura ética e política que, movida por nossa potência para pensar e agir, prescinde da esperança.<hr/>The notion of hope occupies a central position in Paulo Freire’s work. Since he understands hope to be a motor for change, an ontological necessity and a political act, Freire concludes that it is important to educate hope so that it is not converted into infertile hopelessness or tragic despair. Imbued with Freirean spirit, my purpose in this paper is to construct a dialogue between this great educator’s thoughts and those of Spinoza. This impossible encounter between these two men who rebelled in thought and action against the oppressions of their times will occur through the investigation of the following themes: 1) the role of hope in the Freirean conception of history; 2) relationships between freedom and necessity; 3) hope’s social functions and 4) Freire’s proposal of an ‘education of hope’. Two notions of hope will be discussed: naïve hope and critical hope. The spinozist provocation consists in suggesting an ethical and political attitude which is primarily moved by our power to think and act and is, therefore, not based on hope. <![CDATA[O livro didático de história: escolhas, usos e percepções de professores e alunos no cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O livro didático faz parte da cultura material da maioria das escolas públicas brasileiras por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Sendo assim, um dos objetivos pesquisados foi identificar e analisar o processo de escolha dos livros didáticos no Estado do Ceará, relacionando-o com os usos que se faz deste instrumento no cotidiano. Tivemos como espaço de pesquisa quatro escolas públicas; em cada escola, uma turma de 6º ano. Como parte do procedimento metodológico, realizamos entrevistas, questionários e observação direta durante as aulas de História do ano de 2008. Finalizamos com uma “roda de conversa”. Utilizamos como categoria de análise o conceito de “apropriação”, de Chartier, as categorias de “estratégias e táticas”, de Certeau, o conceito de “cultura escolar” cunhado por Julia. Percebemos que, em geral, apenas o texto principal de cada capítulo é trabalhado. Então, apesar das transformações teóricas e gráficas na produção do livro didático, este é subutilizado.<hr/>The school textbook is part of the material culture of most public Brazilian schools by means of National Textbook Program. This research aimed at identifying and analyzing textbooks choice in Ceara, relating it to the uses of such tool within school daily life. The setting for the study was four public schools, in the 6th grade. As part of methodology, public managers were interviewed, teachers answered surveys, and a direct observation during History classes in 2008 school year was carried out. The observation was over after round chats with students in the class. Chartier’s concept of “appropriation” was an analysis category, as well as de Certeau’s “strategy and tatics”, and Julia’s concept of “school culture”. The study concludes that only the main text of each chapter is really worked in daily class practice. Therefore, although theoretical and graphic changes in textbook production, the textbook is underused. <![CDATA[Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo desenvolve o argumento de que existe um modo nômade de pensar em consonância com proposições formuladas a este respeito por Deleuze e Guattari. Procuraremos desenvolver tal argumento por meio da determinação de quatro eixos de reflexão, a saber, epistemológico, político, histórico e ontológico. Em conjunto, esses quatro eixos a serem caracterizados perfazem o que denominamos de pensamento nômade. Tal reflexão especifica-se no sentido de observar um processo de constituição de subjetividades dominante e regrados por uma “axiomática capitalista” em nosso tempo. Tal processo é entendido como um dispositivo nômade envolvendo, como subproduto, o que se denomina de narcisismo da diferença. Ora, se os modos de subjetivação dominantes regrados pela sociedade capitalista, em nosso tempo, são nômades, de que ainda valeria continuar pensando como um nômade, como queriam Deleuze e Guattari?<hr/>This article argues for the existence of a nomadic way of thinking, in accord with Deleuze and Guattari’s proposals throughout their “nomadology”. I will look forward to develop such an argument through of four points: the epistemological, the political, the historical and the ontological one. These four points, in set, describe what we call nomadic thought. Such reflection is defined in the observation of a dominant process that constitutes subjectivities ruled by a “capitalist axiomatic”, in our time. Such process is understood as a nomadic device involving, as its main by-product, what is called of narcissism of the difference. However, if the dominant way of becoming subjects ruled by capitalist society, in our time, is nomadic, is it still worthwhile thinking as a nomad, as pursued Deleuze and Guattari? <![CDATA[Ser, história, técnica e extermínio na obra de Heidegger]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a publicação do curso de 1933 - 1934 que conclama a “exterminação total” do inimigo interior, o ano de 2001 marca uma inflexão na recepção da obra de Heidegger e exige o exame crítico do uso de termos-chave de sua doutrina, tais como o ser, concebido por ele como “termo codificado” (Deckname), a história, a técnica e o extermínio ou aniquilamento (Vernichtung). Trata-se igualmente de recolocar numa perspectiva crítica o projeto mesmo da “obra completa” (Gesamtausgabe).<hr/>L’année 2001, avec la publication du cours de 1933-1934 appelant à l’ “extermination totale” de l’ennemi intérieur, marque un tournant dans la réception de l’oeuvre de Heidegger, lequel rend nécessaire l’examen critique de l’usage de termes clef de sa doctrine tel que l’être, conçu par lui comme «prête-nom» (Deckname), mais aussi l’histoire, la technique et l’extermination ou anéantissement (Vernichtung). Il s’agit également de remettre en perspective critique le projet même de l’ “oeuvre intégrale” (Gesamtausgabe). <![CDATA[Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questões para a educação do corpo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando a obra do filósofo alemão T. W. Adorno como referência principal de pesquisa, o presente trabalho se dedica a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e algumas de suas expressões, em especial, no que se refere a um dos motivos originais da constituição da civilização ocidental e do conhecimento sobre esse mesmo processo, a cisão entre sujeito e objeto. Ao considerar as consequências daquela cisão para outra, a entre corpo e espírito (Geist), os resultados dessa investigação apontam para os processos de reificação da espontaneidade corporal e de esquecimento da natureza no sujeito, considerando suas implicações no contexto da expressão mimética. A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito<hr/>On Scission between Subject and Object by T. W. Adorno: Questions for Education of Body Regarding the work of the German Philosopher T. W. Adorno, this paper is a epistemological and pedagogic reflection about body and some of its expressions, specially referring to an original motive of civilization and the knowledge about it: the scission between subject and object. The consequences of this process are considered in terms of a correlate one: that between body and mind (Geist). The results point out the reification of body spontaneity and the forgetting of nature in subject, specially in mimetic expression. The ambiguous form of those processes that places itself in sport and education through body, suggests something to corporal practices as remembrance of nature in subject. <![CDATA[O médico na era da técnica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando a obra do filósofo alemão T. W. Adorno como referência principal de pesquisa, o presente trabalho se dedica a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e algumas de suas expressões, em especial, no que se refere a um dos motivos originais da constituição da civilização ocidental e do conhecimento sobre esse mesmo processo, a cisão entre sujeito e objeto. Ao considerar as consequências daquela cisão para outra, a entre corpo e espírito (Geist), os resultados dessa investigação apontam para os processos de reificação da espontaneidade corporal e de esquecimento da natureza no sujeito, considerando suas implicações no contexto da expressão mimética. A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito<hr/>On Scission between Subject and Object by T. W. Adorno: Questions for Education of Body Regarding the work of the German Philosopher T. W. Adorno, this paper is a epistemological and pedagogic reflection about body and some of its expressions, specially referring to an original motive of civilization and the knowledge about it: the scission between subject and object. The consequences of this process are considered in terms of a correlate one: that between body and mind (Geist). The results point out the reification of body spontaneity and the forgetting of nature in subject, specially in mimetic expression. The ambiguous form of those processes that places itself in sport and education through body, suggests something to corporal practices as remembrance of nature in subject. <![CDATA[Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando a obra do filósofo alemão T. W. Adorno como referência principal de pesquisa, o presente trabalho se dedica a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e algumas de suas expressões, em especial, no que se refere a um dos motivos originais da constituição da civilização ocidental e do conhecimento sobre esse mesmo processo, a cisão entre sujeito e objeto. Ao considerar as consequências daquela cisão para outra, a entre corpo e espírito (Geist), os resultados dessa investigação apontam para os processos de reificação da espontaneidade corporal e de esquecimento da natureza no sujeito, considerando suas implicações no contexto da expressão mimética. A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito<hr/>On Scission between Subject and Object by T. W. Adorno: Questions for Education of Body Regarding the work of the German Philosopher T. W. Adorno, this paper is a epistemological and pedagogic reflection about body and some of its expressions, specially referring to an original motive of civilization and the knowledge about it: the scission between subject and object. The consequences of this process are considered in terms of a correlate one: that between body and mind (Geist). The results point out the reification of body spontaneity and the forgetting of nature in subject, specially in mimetic expression. The ambiguous form of those processes that places itself in sport and education through body, suggests something to corporal practices as remembrance of nature in subject. <![CDATA[A condição humana: uma reflexão sobre a ontologia fenomenológica sartriana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando a obra do filósofo alemão T. W. Adorno como referência principal de pesquisa, o presente trabalho se dedica a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e algumas de suas expressões, em especial, no que se refere a um dos motivos originais da constituição da civilização ocidental e do conhecimento sobre esse mesmo processo, a cisão entre sujeito e objeto. Ao considerar as consequências daquela cisão para outra, a entre corpo e espírito (Geist), os resultados dessa investigação apontam para os processos de reificação da espontaneidade corporal e de esquecimento da natureza no sujeito, considerando suas implicações no contexto da expressão mimética. A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito<hr/>On Scission between Subject and Object by T. W. Adorno: Questions for Education of Body Regarding the work of the German Philosopher T. W. Adorno, this paper is a epistemological and pedagogic reflection about body and some of its expressions, specially referring to an original motive of civilization and the knowledge about it: the scission between subject and object. The consequences of this process are considered in terms of a correlate one: that between body and mind (Geist). The results point out the reification of body spontaneity and the forgetting of nature in subject, specially in mimetic expression. The ambiguous form of those processes that places itself in sport and education through body, suggests something to corporal practices as remembrance of nature in subject. <![CDATA[Hermenêutica do evento. A filosofia da interpretação de Giambattista Vico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2012000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando a obra do filósofo alemão T. W. Adorno como referência principal de pesquisa, o presente trabalho se dedica a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e algumas de suas expressões, em especial, no que se refere a um dos motivos originais da constituição da civilização ocidental e do conhecimento sobre esse mesmo processo, a cisão entre sujeito e objeto. Ao considerar as consequências daquela cisão para outra, a entre corpo e espírito (Geist), os resultados dessa investigação apontam para os processos de reificação da espontaneidade corporal e de esquecimento da natureza no sujeito, considerando suas implicações no contexto da expressão mimética. A forma ambígua como tais processos se materializam no esporte e na educação do corpo por meio dele, revelam também indicações para pensar o ensino das práticas corporais como rememoração da natureza no sujeito<hr/>On Scission between Subject and Object by T. W. Adorno: Questions for Education of Body Regarding the work of the German Philosopher T. W. Adorno, this paper is a epistemological and pedagogic reflection about body and some of its expressions, specially referring to an original motive of civilization and the knowledge about it: the scission between subject and object. The consequences of this process are considered in terms of a correlate one: that between body and mind (Geist). The results point out the reification of body spontaneity and the forgetting of nature in subject, specially in mimetic expression. The ambiguous form of those processes that places itself in sport and education through body, suggests something to corporal practices as remembrance of nature in subject.