Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20130001&lang=es vol. 27 num. 53 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Entrevista pública concedida por Fausto Castilho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com toda uma vida dedicada à reflexão, Fausto Castilho teve a sua trajetória marcada por duas grandes paixões: a Filosofia e o Brasil. Ambas o acompanharam desde a infância e a adolescência, tendo atravessado o seu caminho personagens emblemáticos, que o ajudaram a demarcar o traçado peculiar do seu destino. Formado na Sorbonne, numa época em que ela reunia, com seu corpo docente, um dos mais significativos e completos departamentos de filosofia do ocidente, Fausto Castilho trouxe consigo diversos métodos rigorosos de trabalhar um texto filosófico, sem jamais deixar de ter um pensamento e uma posição refletida sobre os temas aos quais se dedicou. Essa mesma postura sempre marcou sua profunda reflexão sobre o Brasil, que sempre coadunou assuntos estratégicos, vocação tecnológica e formação política, ocupando-se não tanto com a identidade do país - tema que marcou sua geração -, mas muito mais com o seu desenvolvimento e sua inserção cosmopolita <![CDATA[O caráter de publicização da leitura na obra de comênio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em consequência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.<hr/>Cet article vise à expliciter le caractère de publicisation de la lecture des oeuvres d’Comenius. C’est pouquoi nous avons cherché d’apprendre les conditionnements sociopolitiques, historiques et réligieux qui s’interpénètrent avec les questions didactiques et pédagogiques pensées par ce grand pédagogue. Comenius et son ouvrage Didactica Magna - Traité de l’Art Universel d’Enseigner Tout à Tous, le caractère de publicisation de la lecture répond aux exigences des nouveaux rapports sociaux créés par le nouveau mode de production. Le nouveau artd’enseigner coménien propose des contenus qui mettent en évidence le caractère de publicisation de la lecture. <![CDATA[A concepção de “trabalho” na filosofia de Hegel e de Marx]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A influência da filosofia de G. W. F. Hegel foi muito marcante na estruturação do pensamento de K. Marx. Embora tenha posto em evidência aspectos questionáveis de seu mestre de juventude, Marx assimila substancialmente a “filosofia da história” e a concepção “dialética” de Hegel. Poucos, no entanto, sabem que o maior filósofo “idealista” chegou a inspirar também os elementos fundamentais do trabalho no idealizador do “materialismo histórico”. Nas páginas desse texto, enquanto se evidenciam os diferentes pontos de vista desses dois grandes pensadores, se destaca particularmente a revolucionária concepção de trabalho e de homem que emana dos seus escritos, apontando com isso horizontes que podem dar respostas à crise que assola profundamente o mundo atual.<hr/>The influence of the philosophy of G.W.F. Hegel in the thought of Marx was very important. Although has brought to light questionable aspects of his young master, substantially Marx assimilates “philosophy of history” and the “dialectic” of Hegel. Few, however, know that the greatest philosopher “idealist” even inspires the key elements of labor in creator of “historical materialism”. In the pages of this text, are showed the different views of these two great thinkers, but are stand out particularly the revolutionary concept of work and man that emanate from his writing, pointing horizons that can provide answers to the deep crisis in the world current. <![CDATA[Conoscenza storica e coscienza morale in Pietro Piovani]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Questo saggio discute i volume di libro di Pietro Piovani Conoscenza storica e coscienza morale. Non è una semplice raccolta di saggi (apparsi per la prima volta dal 1959 al 1965), perché c’è un’unità profonda delle pagine data da un interno filo conduttore identificato con la meditazione sul problema della specificità del conoscere, sulle sue conseguenze, tra cui emerge, dunque, la lenta maturazione novecentesca di un senso nuovo della storicità. Nella crisi dei valori assiologici il filosofo napoletano dedica particolare attenzione all’oggetto dello scandalo, l’individualità e pone la questione di partenza comune all’esistenzialismo e alla fenomenologia: la datità primaria dell’ordine, come l’individualità di ordinazione, osservato da Ernst Troeltsch in Der Historismus und seine Probleme. Alle radici del nuovo storicismo in senso critico è il tentativo di dinamicizzare la datità del soggetto nella costitutiva “situazionalità” storica. Nell’individualità come “insolubile mistero” della vita è racchiuso un nucleo di umanità in espansione che il soggetto moderno (leibniziano e non cartesiano) ha lasciato in eredità allo Storicismo (da Schleiermacher a Meinecke) in coerenza con un processo di oggettivazione attraverso il quale l’esistente si autocostruisce quale doveroso-necessario ampliarsi e perfezionarsi.<hr/>This paper discusses about an important Book of Pietro Piovani Historical Knowledge and moral Consciousness. It isn’t a simply collection of essays (appeared for the first time from 1959 to 1965), because there is a profound unity in its pages given by the meditation on a specific problem of the knowledge and its consequences, among whom, hence, the slow maturation in the twentieth century of a new sense of the historicity. In the crisis of axiological values the Neapolitan philosopher pays particular attention to the subject of scandal, the individuality and to the question of the common basis of existentialism and phenomenology: the primary givenness of the order as the individuality ordering, observed by Ernst Troeltsch in Der Historismus und seine Probleme. At the root of the historicism in a critical sense is the attempt to dynamize the givenness of the subject in the constitutive “situational” and historical activity. Individuality as “insoluble mystery” of life is contained a core of humanity expanding the modern subject (Leibnizian and Cartesian) bequeathed to the critical Historicism (from Schleiermacher to Meinecke), in line with a process of objectification through which the existing building up of itself as a duty-must expand and improve. <![CDATA[Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo sistematiza reflexões sobre alguns dilemas da educação contemporânea, principalmente aqueles que prescindem de um horizonte de verdade e de valor, base fundamental e justificativa para a instauração da escola moderna. Tais reflexões estão ancoradas em textos de Friedrich Nietzsche que discutem a dissolução da metafísica, aqui considerada como um dos elementos de desestabilização do repertório simbólico da instituição escolar. Propõe-se, ao final, a recuperação do ato interpretativo como alternativa ao esvaziamento dos conceitos de verdade e de valor e o reconhecimento do diálogo como lugar privilegiado para a aproximação com a verdade provisória e circunstancial.<hr/>This article shows some reflections on the dilemmas of contemporary education, especially those that go without a horizon of truth and value, that are foundation and justification for the setting up of the modern school. Such reflections are grounded in the texts of Friedrich Nietzsche to discuss the dissolution of metaphysics, regarded here as an element of destabilization of the symbolic repertoire of the school. It is suggested at the end, the recovery of the interpretive act as an alternative to the emptying of the concepts of truth and value and recognition of dialogue as a privileged place to get closer to temporary and circumstantial truth. <![CDATA[Entre a religião e a política: Hannah Arendt, leitora de Kierkegaard]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Hannah Arendt (1906-1975), mulher, judia e pensadora, foi uma das figuras mais desafiadoras do século XX. Sua sólida formação filosófico- teológica e sua percepção aguçada dos totalitarismos foram fundamentais para o respeito adquirido junto ao ambiente acadêmico e político. Múltiplas foram as interpretações de sua obra e os estudiosos seguem, até os dias atuais, debruçados sobre todos os possíveis desdobramentos da sua filosofia. Desse modo, o intuito do nosso trabalho é avaliar aqui uma dessas questões, a saber, a influência de Kierkegaard no seu pensamento. Para tanto, a executaremos através das seguintes subdivisões: (1) um breve panorama da vida e obra da autora; (2) Hannah Arendt, leitora de Søren Aabye Kierkegaard; (3) Hannah Arendt e a época moderna: a questão da dúvida e (4) considerações finais.<hr/>Hannah Arendt (1906-1975), woman, and Jewish thinker was one of the most challenging of the twentieth century. Its solid theological and philosophical and his keen sense of totalitarianism were fundamental to the respect for purchase from the academic and political environment. Were multiple interpretations of his work and follow the scholars, even today, looking at all the possible consequences of his philosophy. Thus, the aim of our study is to evaluate one of these issues here, namely the influence of Kierkegaard in his thinking. To do so, will run through the following subdivisions: (1) a brief overview of the life and work of the author, (2) Hannah Arendt, Søren Aabye Kierkegaard reader, (3) Hannah Arendt and the modern era: a question of doubt, (4) concluding remarks. <![CDATA[Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Toda e qualquer didática possui uma epistemologia subjacente e sua identificação ou taxionomia nos possibilita elaborar chaves de leitura para compreender certos tensionamentos produzidos na forma como ensinamos e/ou aprendemos. No presente estudo, de cunho hermenêutico (GADAMER, 2008), buscamos compreender a epistemologia da complexidade e as decorrências para os processos didáticos. Primeiramente, analisamos as limitações da epistemologia da simplificação, que caracteriza grande parte do pensamento didático moderno e a emergência da epistemologia da complexidade. Posteriormente, exploramos os princípios da complexidade-sistêmico- organizacional, hologramático, organização recursiva, dialógico, auto- eco- organização e a reintrodução do sujeito cognoscente, analisando, por fim, as decorrências para a didática numa perspectiva complexa.<hr/>Every and any kind of didactics has an underlying epistemology, and its identification or taxonomy enables us to design reading keys to comprehend certain tensioning produced on the way we teach and/or learn. In the present study, using the hermeneutical style (GADAMER, 2008), we attempted to understand the epistemology of complexity and their consequences for didactical processes. First, we analyzed the limitations of the epistemology of simplification, which characterizes most of modern didactic thinking, and the emergency of epistemology of complexity. Subsequently, we investigated the principles of systemic and organizational complexity, hologramatics, recursive organization, dialogics, self-organization and reintroduction of cognoscent subject - and finally, analyzed the consequences for the didactics in a complex perspective. <![CDATA[A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Um dos grandes desafios do ensino do Direito Ambiental nas Faculdades de Direito, hoje, está na descoberta de estratégias que contemplem as possibilidades e modalidades de diálogos entre os diversos paradigmas que sustentam o conhecimento, entre as diferentes ciências, metodologias de ensino-aprendizagem que coexistem em um espaço onde se constroem e se consolidam saberes. Uma orientação docente na área ambiental conduz, inegavelmente, a incentivar o hábito da análise inter, multi e transdisciplinar. O estudo propõe alguns caminhos para o ensino do Direito Ambiental, fundamentado na experiência hermenêutica do jogo desenvolvido por Heidegger e Gadamer. O jogo, como espaço de diálogo crítico, reflexivo e transdisciplinar, propicia uma relação de ensinoaprendizagem no Direito Ambiental iluminada pela aplicação como um momento, no processo hermenêutico, tão essencial e integral como a compreensão e a interpretação.<hr/>One of the greatest challenges of Environmental Law teaching in Law Schools nowadays is the finding of strategies contemplating the possibilities and modalities of dialogue within the many patterns that sustain knowledge, within the different sciences, teaching and learning methodologies coexisting in a space where knowledge is constructed and consolidated. A teaching orientation in the environmental area leads to an incentive to the habit of analyzing inter, multi and transdisciplinarly. This paper proposes some ways for the Environmental Law teaching based on the hermeneutic experience of the game developed by Heidegger and Gadamer. Such game, as a space of critical, reflexive and transdisciplinar dialogue, propitiates a teaching and learning relationship of Environmental Law illuminated by the application as a moment so essential and integral as the comprehension and the interpretation in the hermeneutical process. <![CDATA[A genealogia da ética de Michel Foucault]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A problematização da ética, observável principalmente nos últimos escritos de Michel Foucault, foi durante muito tempo insuficientemente analisada se comparada aos estudos em torno da analítica do poder e da arqueologia do saber. Ainda que, inicialmente, ela tenha sido explicitada a partir do estudo da conduta sexual dos homens livres da antiga Grécia e da Roma imperial, não é o aprofundamento desse domínio o que realmente interessa neste ensaio. Antes, importa o modo como a ética é singularmente situada em relação à moral e quais elementos fazem parte de sua constituição. Além disso, sustenta-se que a interrogação ética na investigação de Foucault objetiva a elaboração de um diagnóstico de nosso ser histórico e, com isso, se afasta de qualquer fundamentação da moral no pensamento contemporâneo.<hr/>The questioning on ethics, that one can principally observe in Foucault’s last writings, was, during a long time, insufficiently analyzed in comparison with the studies about the analytic of power and archeology of knowledge. Although it has initially been made explicit, from the study on the sexual behavior of the ancient Greek and Imperial Roman citizens, it is not the deepening of this domain which really interests us in this essay. Rather, it is important to analyze how ethics is singularly situated vis-àvis the morals and what are the elements that constitute it. Furthermore, we maintain that the ethical question in Foucault’s investigation aims at elaborating a diagnostic of our historical being; consequently, we keep at a distance of any moral foundation in contemporary thought. <![CDATA[Notas sobre a assimilação da filosofia da Práxis pelo neo-idealismo e pragmatismo: Croce, Dewey, Gramsci]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto tem como propósito estudar a indicação de Gramsci segundo a qual algumas posições do neoidealismo e do pragmatismo seriam inconcebíveis sem a assimilação da filosofia da práxis (marxismo). Tendo como referência análises do autor sobre a presença da filosofia da práxis no pensamento de Croce, realiza-se um primeiro movimento de aproximação teórica para investigar a existência de nexos entre algumas posições filosóficas de Croce e de Dewey. O ponto de partida é o exame da controvérsia entre Croce e Dewey, que teve lugar nos anos quarenta do século XX.<hr/>The proposal of the present text is to study Gramsci’s indication that some positions of neo-idealism and pragmatism would be inconceivable without the assimilation of the philosophy of praxis (Marxism). In the light of Gramsci’s analysis of the presence of the philosophy of praxis in Croce’s thought, the text starts an initial theoretical movement in order to investigate the existence of links between some philosophical positions of Croce and Dewey. The starting point takes in consideration the controversy between Croce and Dewey, which took place in the nineteen forty’s. <![CDATA[Notas sobre o trajeto aporético da noção de experiência no pensamento de Derrida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste texto consiste em apresentar as linhas gerais do que, em termos desconstrutivos, seria a experiência mais radical ou constitutiva de toda experiência: a experiência da aporia. Uma espécie de não experiência ou de experiência impossível que seria, ela mesma, a condição de impossibilidade de toda experiência possível. Para tanto, buscaremos analisar alguns usos do termo “experiência” ao longo da obra de Jacques Derrida.<hr/>The aim of this paper is focused on presenting the general aspects of what in deconstructive terms is the most radical or fundamental experience: the experience of apory. A certain kind of non-experience or impossible experience that is the very condition of impossibility of every possible experience. For that, we intend to analyze some uses of the term “experience” along the work of Jacques Derrida. <![CDATA[O pensamento humanista cristão e algumas reverberações na pedagogia freireana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo compõe uma dissertação que tem como problema de pesquisa investigar quais discursos de humanismo produzem o campo da educação, na perspectiva freireana. A escolha do corpus discursivo situa-se no entendimento de que Paulo Freire é um autor muito potente no campo da educação, sendo referência básica nos Planos de Ensino e nos Currículos dos cursos que formam professores. Aqui, pretende-se remontar algumas pistas genealógicas que se constituem como condição de possibilidade para a emergência de um pensamento humanista cristão na Pedagogia Freireana. Para tanto, busca-se no pensamento personalista de Emmanuel Mounier entender algumas destas condições de possibilidade. O artigo está organizado em três momentos: o primeiro aborda as principais concepções humanistas; o segundo analisa o entendimento de homem em Paulo Freire e as possíveis aproximações com o pensamento mouneriano; como finalização, há uma provocação para se pensar sobre a produção do humano, imanente a este mundo.<hr/>The paper is part of a dissertation whose research problem is investigating which humanism discourses produce the education field in Paulo Freire’s perspective. The choice of the discursive corpus lays on the understanding that Paulo Freire is a strong author on the education field, being a fundamental reference in the Teaching Plans and Curriculums of teacher training courses. Here we aim to reassemble some genealogical traces that constitute themselves as possibility conditions for the emergence of a Christian humanist thinking in Freire’s pedagogy. So, with Emmanuel Mounier’s Personalism we seek to understand some of these possibility conditions. The paper has been organized in three moments: the first one approaches the main humanistic conceptions; the second one analyzes Paulo Freire’s understanding of mankind and the possible approximations with Mounier’s thinking; and at last, there is a provocation for us to think about the production of human being, immanent to this world. <![CDATA[Proyectos educativos desde la hermenéutica analógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Hermenéutica es interpretación de texto. En este caso el texto es el sistema educativo, los proyectos o los establecimientos educativos y el educando en sí mismo. Una lectura univoca impide abrirse a otras visiones, una lectura equívoca impide el dialogo. La Analogía parece ser el camino para un análisis compresivo del quehacer educacional.<hr/>Hermenéutics is text interpretation. In this case the text is the educative system, the educative projects or establishments and educating in itself. A unanimous reading prevents open itself to other visions, an ambiguous reading prevents the dialogue. The Analogy seems to be the way for a compressive analysis of the educational task. <![CDATA[Reconhecimento, conflito e formação na teoria crítica de Axel Honneth]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Honneth explora, em sua teoria crítica, um tipo de conflito impulsionado por experiências de desrespeito que afetam a identidade pessoal ou coletiva. Ao retomar ao jovem Hegel, situa o conflito no núcleo central de sua teoria social crítica, concebendo-o como distúrbio ou lesão nas relações sociais de reconhecimento. Além de atribuir ao conflito o papel de motor da interação social, confere-lhe a função de elemento formador da identidade humana na medida em que permite ao sujeito desenvolver positivamente uma autorrelação prática por meio de diferentes esferas do reconhecimento. O presente artigo toma como ponto de partida as teses centrais da teoria do reconhecimento honnethiana e a apresentação das diferentes dimensões do conflito presentes nela para mostrar como é possível encontrar, em tal teoria, um importante vínculo entre conflito e formação, sobretudo, mediante os conceitos de socialização e autorrealização.<hr/>In his critical theory, Honneth explores a kind of conflict driven by experiences of disrespect that affect personal or collective identity. When addressing the young Hegel, he places the conflict at the core of his critical social theory, conceiving it as a disorder or lesion in social relations of recognition. Besides ascribing the conflict its role as power engine of social interaction, he assigns it with the role of formation element of human identity as long as it allows the subject to positively develop some practical self-relation through different spheres of recognition. This paper takes as its starting point the central theses of Honneth’s theory of recognition and the presentation of the different dimensions of the conflict inherent to it so as to show how it is possible to find, in such theory, an important bond between conflict and formation, above all, through the concepts of socialization and self-realization. <![CDATA[Teleologia e vontade segundo Husserl]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa como a teleologia, forma do ser da subjetividade segundo Husserl, opera na vontade. Em primeiro lugar são apresentados os elementos fundamentais da fenomenologia da vontade enquanto posição de metas; a seguir pergunta-se sobre a meta derradeira que opera na subjetividade como o telos implicado no processo do seu ser. Husserl pensa o telos como o ideal ético infinito da subjetividade perfeita na comunidade perfeita. A fé e a decisão pessoal por esta meta são fundamentais para a realização do sentido do ser.<hr/>According to Husserl, a teleology is a form of being of transcendental subjectivity; a paper analyses how it operates in a will, by pointing out, in the first place, the fundamental elements of the phenomenology of will and, in the second place, by asking about the authentic goal of will that functions as a telos of the process of being. The telos is thought by Husserl as an infinite ethical ideal of the perfect subjectivity in a perfect community. A faith and a personal decision on this goal are necessary for the sense of being. <![CDATA[Educação e ensino na obra de Marx e Engels]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa como a teleologia, forma do ser da subjetividade segundo Husserl, opera na vontade. Em primeiro lugar são apresentados os elementos fundamentais da fenomenologia da vontade enquanto posição de metas; a seguir pergunta-se sobre a meta derradeira que opera na subjetividade como o telos implicado no processo do seu ser. Husserl pensa o telos como o ideal ético infinito da subjetividade perfeita na comunidade perfeita. A fé e a decisão pessoal por esta meta são fundamentais para a realização do sentido do ser.<hr/>According to Husserl, a teleology is a form of being of transcendental subjectivity; a paper analyses how it operates in a will, by pointing out, in the first place, the fundamental elements of the phenomenology of will and, in the second place, by asking about the authentic goal of will that functions as a telos of the process of being. The telos is thought by Husserl as an infinite ethical ideal of the perfect subjectivity in a perfect community. A faith and a personal decision on this goal are necessary for the sense of being. <![CDATA[Os métodos em filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa como a teleologia, forma do ser da subjetividade segundo Husserl, opera na vontade. Em primeiro lugar são apresentados os elementos fundamentais da fenomenologia da vontade enquanto posição de metas; a seguir pergunta-se sobre a meta derradeira que opera na subjetividade como o telos implicado no processo do seu ser. Husserl pensa o telos como o ideal ético infinito da subjetividade perfeita na comunidade perfeita. A fé e a decisão pessoal por esta meta são fundamentais para a realização do sentido do ser.<hr/>According to Husserl, a teleology is a form of being of transcendental subjectivity; a paper analyses how it operates in a will, by pointing out, in the first place, the fundamental elements of the phenomenology of will and, in the second place, by asking about the authentic goal of will that functions as a telos of the process of being. The telos is thought by Husserl as an infinite ethical ideal of the perfect subjectivity in a perfect community. A faith and a personal decision on this goal are necessary for the sense of being.