Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20130003&lang=pt vol. 27 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A história do ensino primário em Portugal: variações temático-curriculares ou convergências do olhar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A escola pública laica em Portugal: a república e os republicano: um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910-1926)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente texto procuramos refletir sobre o processo de criação da escola pública laica no Portugal republicano. Partiremos da exploração dos programas eleitorais das formações partidárias explicitamente republicanas e resultantes de cisões no Partido Republicano Português (PRP). Esta opção radica na possibilidade de através dessa fonte de informação se proceder a uma aproximação à realidade centrada no modo como os atores republicanos configuraram essa escola - elemento matricial do ideário do PRP -, por um lado, em face das sucessivas conjunturas políticas que assolaram o período de 1910 a 1926, e, por outro lado, como se reconfiguraram as diferentes sensibilidades republicanas face à própria constitucionalização da República.<hr/>In this paper we seek to reflect on the process of creating a secular public school in Portugal Republican. We leave the exploration of the electoral programs of training explicitly partisan Republican and resulting splits the Portuguese Republican Party (PRP). This option lies in the possibility of using this source of information is necessary to approximate the reality focused on how actors Republicans configured this school - matrix element of the ideals of PRP - on the one hand, in the face of successive political circumstances that plagued period 1910-1926, and on the other hand, as reconfigured different sensitivities against the republican constitution for the Republic itself. <![CDATA[O rural e a escolarização em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escola portuguesa estabeleceu com a sociedade uma relação qualitativamente diferenciada. O rural foi representado como arcaico, subdesenvolvido e de inevitável transformação por contraponto ao mundo urbano culto e progressista, apresentado como norma. Este estudo permite demonstrar que, não obstante, a subalternização da cultura e do modelo de desenvolvimento rural, houve uma política educativa e uma pedagogia orientadas para o mundo rural. Destinados à alfabetização das populações rurais, o Estado Novo criou a figura do Regente Escolar e ampliou a oferta educativa com Postos Escolares. A alfabetização rural era o primeiro grau da Escola Única. Assim, em resposta ao inquérito Possibilités d’Accès à l’Éducation dans les Zones Rurales (1958), o governo português reiterou a ideia de que em Portugal a Escola é a mesma para todos.<hr/>The Portuguese school established with the society a relation qualitatively differentiated. The agricultural one was represented as archaic, underdeveloped and of inevitable transformation for counterpoint to the cultured and progressive urban world, presented as norm. This study it allows to demonstrate that, not obstante, the subaltern condition of the culture and the model of agricultural development, had one guided educative politics and a pedagogy for the agricultural world. Destined to the literacy of the agricultural populations, the New State created the figure of the School Regent and extended offers educative with School Offices. The rural literacy was the first degree of the Unique School. Thus, in reply to the inquiry Possibilités d’ Accès to the l’ Éducation dans les Zones Rurales (1958), the Portuguese government reiterated the idea of that in Portugal the School is the same one for all. <![CDATA[As condições de vida dos professores primários da república ao fim da ditadura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os professores primários portugueses constituíram na década de 1920 um movimento organizado e activo na defesa da educação popular. Eram já um grupo com forte poder reivindicativo, organizado em torno a União do Professorado Primário Oficial Português (UPPOP). Publicava uma revista - O Professor Primário - e realizavam congressos com regularidade. Fundaram um Monte Pio e o Instituto do Professorado Primário Oficial Português (IPPOP). Com a Ditadura, desmantelado o movimento sindical, o grupo profissional vai aparecer como o mais submisso e conformista. Pretendemos compreender esta passagem de um associativismo actuante a um conformismo silencioso e um pensamento e práticas arcaicas. Para isso analisámos os processos e candidatura de filhas e filhos e professores primários ao IPPOP entre 1915-1985. Identificámos o número de famílias de professores que esses processos representavam. Procurámos caracterizar essas famílias tendo em conta vários aspectos dos quais apresentaremos apenas dados relativos a: origem geográfica dos professores/as, profissão o cônjuge do professor/a, número de filhos, estado civil e condições socioeconómicas. Este trabalho constitui em Portugal uma primeira abordagem às condições de vida do professorado primário rural. Logrou evidenciar especificidades face a outros países e que explicam a passividade demonstrada até ao final da Ditadura.<hr/>Portuguese primary school teachers constituted in the 1920s an organized, active movement in the defence of popular education. They were already a group with strong claiming power, organized around the Union of Official Portuguese Primary School Teachers (UPPOP). They published a magazine - The Schoolteacher - and held conferences regularly. They founded Monte Pio, a mutuality and an Institute of the Portuguese Official Primary School Teachers (IPPOP). The Dictatorship dismantled the union movement and this professional group will appear as the most submissive and conformist. We intend to understand this passage from active associativism into a quiet conformism and archaic thought and practices. For this we analyzed the processes and application of daughters and sons and schoolteachers to IPPOP between 1915-1985. We identified the number of families of teachers whom these processes represented. We identified the number of families of teachers who represent these processes. We sought to characterize these families taking into account various aspects but here we only present data for: geographical origin of teachers / the profession, the spouse of the teacher, number of children, marital status, and socioeconomic conditions. This work is a first approach to the living conditions of rural primary teachers in Portugal. It highlights specificities compared to other countries and explains the passivity shown by the end of the dictatorship. <![CDATA[O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista escola portuguesa (Portugal, 1934 - 1939)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema dessa pesquisa é a escola primária rural em Portugal. No âmbito dessa temática selecionamos para investigação os editoriais da revista Escola Portuguesa (EP) em seus cinco primeiros anos de publicação, 1934 a 1939. A questão que propusemos para a análise consistiu em compreender se a EP, durante o período em questão, destinou algum espaço em seus duzentos e cinquenta e sete editoriais (total de números publicados no primeiro quinquênio) para debater os problemas que perpassavam a escola primária rural no país.<hr/>This research approaches the rural primary school in Portugal. To explore the theme we have selected the editorials of magazine Portuguese School (PS) in its first five years of publication, from 1934 to 1939. The question we have proposed for the analysis consisted in understanding if during the period in question the PS allocated any space in its two hundred fifty- seven editorials (total figures published in the first quinquennium) to discuss the problems of the rural primary school in the country. <![CDATA[As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobre o contributo de pesquisadores vinculados ao “projecto de investigação sobre a infância em Portugal”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos reflexões sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito do “Projecto de investigação sobre a infância em Portugal” (PiiP) realizado de 1997 a 1999. Esse estudo, em Portugal, abordou a redefinição do campo da infância e dos médias por meio de levantamento bibliográfico realizado no período de 1974 a 1998. Nessa concepção, discorremos a respeito da história da infância, a partir da visão desses investigadores, ponderando que com o advento da sociedade industrial as crianças assumiram um novo lugar como cidadãos em formação, o que incluiu uma relação com o trabalho na sociedade capitalista e suas múltiplas implicações. A indagação que trazemos é a seguinte: a circulação de temáticas sobre as crianças acarretou melhores condições sociais para esse público?<hr/>We brought reflections on research developed in the scope of “Projecto de investigação sobre infância em Portugal (PiiP) (Project of childhood investigation in Portugal), made from 1997 to 1999. This study in Portugal is about the redefinition on the childhood field and the medias through bibliographical research made between 1974 and 1998. Using this conception, we discuss from the point of view of these investigators about these little human beings, pondering that with the event of the industrial society children have assumed a new role as citizens in development, included in the labor relation in the capitalist society and its various implications. The question which has arisen is the following one: the widespread circulation on themes about children has evolved into better social conditions to this public? <![CDATA[Apresentação do dossiê Immanuel Kant]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos reflexões sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito do “Projecto de investigação sobre a infância em Portugal” (PiiP) realizado de 1997 a 1999. Esse estudo, em Portugal, abordou a redefinição do campo da infância e dos médias por meio de levantamento bibliográfico realizado no período de 1974 a 1998. Nessa concepção, discorremos a respeito da história da infância, a partir da visão desses investigadores, ponderando que com o advento da sociedade industrial as crianças assumiram um novo lugar como cidadãos em formação, o que incluiu uma relação com o trabalho na sociedade capitalista e suas múltiplas implicações. A indagação que trazemos é a seguinte: a circulação de temáticas sobre as crianças acarretou melhores condições sociais para esse público?<hr/>We brought reflections on research developed in the scope of “Projecto de investigação sobre infância em Portugal (PiiP) (Project of childhood investigation in Portugal), made from 1997 to 1999. This study in Portugal is about the redefinition on the childhood field and the medias through bibliographical research made between 1974 and 1998. Using this conception, we discuss from the point of view of these investigators about these little human beings, pondering that with the event of the industrial society children have assumed a new role as citizens in development, included in the labor relation in the capitalist society and its various implications. The question which has arisen is the following one: the widespread circulation on themes about children has evolved into better social conditions to this public? <![CDATA[A evolução das ideias cosmológicas de Kant em seus últimos escritos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em nossa investigação, nós nos propusemos a determinar, com a maior precisão possível, a posição de Kant em face das questões de ordem cosmológica após a publicação de sua terceira Crítica. Sua correspondência reivindica expressamente as ideias cosmológicas que ele delineou em sua Teoria do céu, em 1755, e que ele decidiu reeditar várias vezes a partir da última década do século XVIII. No entanto, Kant procurou manter-se fiel à crítica das ideias cosmológicas que havia desenvolvido na Antinomia da razão pura. Essas duas intenções foram retomadas novamente na última obra que ele esboçava a partir de 1795, mas que não conseguiu concluir por conta de sua saúde em declínio. Seu objetivo era conseguir realizar o Übergang, isto é, a “ciência da passagem da metafísica da natureza à física”, a qual ele mesmo dizia aos seus amigos que seria sua “obra-prima”. Esse manuscrito inacabado, que a Academia de Berlim publicou sob o título Opus postumum, continha numerosas considerações físico-cosmológicas e cosmoteológicas das quais se pode restabelecer as grandes linhas. Em um primeiro momento, analisaremos a função eminente e as propriedades do “éter” ou “calórico” no Opus Postumum, a fim de entender como ele acabava de completar as considerações sobre o espaço cósmico considerado doravante por Kant expressamente como ilimitado. Em seguida, elucidaremos como Kant pretendia fazer a transição do “sistema dos elementos ao sistema do mundo”, em conformidade com o plano geral do Opus Postumum, unificando o conjunto de forças motrizes que constituem o universo com a ajuda do éter. Finalmente, examinaremos como Kant passou da “metafísica das ciências da natureza” à Filosofia Transcendental para tentar concluí-la, realizando uma síntese final unificadora das três Ideias totalizadoras, que são Deus, o Mundo e o Homem, apoiando-se no tema do “Cosmotheoros”, isto é, a Ideia de Homem considerado como ser pensante e que age, mas também como um habitante do mundo. Apesar de inacabado, esse escrito tardio permite precisar como o último Kant pretendia concluir a arquitetônica de sua filosofia transcendental.<hr/>Dans notre investigation, nous nous proposons de déterminer aussi précisément que possible la position de Kant à l’égard des questions d’ordre cosmologique après la publication de sa troisième Critique. Sa correspondance revendique expressément les idées cosmologiques qu’il avait exposées dans sa Théorie du ciel en 1755 et qu’il décida de faire rééditer plusieurs fois à partir des dix dernières années du XVIIIe siècle. Pourtant, Kant s’est efforcé de rester fidèle à la critique des idées cosmologiques qu’il avait développées dans l’Antinomie de la raison pure. Ces deux intentions furent reprises à nouveaux frais dans le dernier ouvrage qu’il ébaucha à partir de 1795, mais qu’il ne parvint pas à achever en raison de sa santé déclinante. Son objectif était de réaliser l’Übergang c’est-à-dire la « science du passage de la Métaphysique de la nature à la physique », dont il disait lui-même à ses amis que ce serait « son chef-d’oeuvre ». Ce manuscrit inachevé, que l’Académie de Berlin publia sous le titre d’Opus postumum, contenait de nombreuses considérations physico-cosmologiques et cosmothéologiques dont on peut retracer les grandes lignes. Dans un premier temps, nous analyserons la fonction éminente et les propriétés de « l’éther » ou du « calorique » dans l’Opus postumum afin de comprendre comment il venait compléter les considérations sur l’espace cosmique considéré désormais par Kant expressément comme illimité. Ensuite, nous éluciderons comment Kant comptait opérer le passage du « système des éléments au système du monde », conformément au plan global de l’Opus postumum, en unifiant l’ensemble des forces motrices constitutives de l’univers à l’aide de l’éther. Enfin, nous examinerons comment Kant est passé de la « métaphysique des sciences de la nature » à la philosophie transcendantale pour tenter d’achever celle-ci en opérant une ultime synthèse unificatrice des trois Idées totalisatrices que sont Dieu, le Monde et l’Homme, en s’appuyant sur le thème du « Cosmotheoros », c’est-à-dire l’Idée d’Homme envisagé comme être pensant et agissant, mais aussi comme habitant du monde. Bien qu’inachevé, cet écrit tardif permet de préciser comment le dernier Kant entendait achever l’architectonique de sa philosophie transcendantale. <![CDATA[L’interpretazione kantiana del testo biblico tra filosofia della storia e filosofia della religione.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Negli scritti kantiani di filosofia della storia (1784-1786) la tradizione teologico-positiva ed il testo biblico, in particolare, rappresentano un punto di riferimento costante della ricerca critico-filosofica. Le pagine che seguono si propongono di vedere se il filosofo abbia, utilizzando il testo biblico, richiamato l’articolata trattazione filosofica del problema della storia e della conoscenza storica ai principi ed ai limiti del discorso critico fondamentale: ossia se si possa riconoscere la sacra Scrittura come criterio euristico adeguato a verificare le condizioni, i limiti e gli esiti della convergenza di criticismo e storicità, non sempre adeguatamente meditata dalla letteratura otto-novecentesca.<hr/>In the writings of Kant’s philosophy of history (1784-1786) the positive- theological tradition and the biblical text, in particular, are a constant reference point in the search-critical philosophy. The following pages are intended to see if the philosopher has, using the biblical text, called the articulated discussion of the philosophical problem of the history and historical knowledge of the principles and limits of critical discourse fundamental: that if you can recognize the sacred Scripture as a heuristic criterion to verify the proper conditions, limitations and outcomes of the convergence of historical criticism, and not always properly thought out by the nineteenth-twentieth century literature. <![CDATA[Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É sabido que a Crítica da razão pura apresenta uma estrutura arquitetônica bastante peculiar. No entanto, o que nem sempre é notado é que essa estrutura está intrinsecamente ligada à sua estratégia argumentativa. Na verdade, para justificar a ideia de Filosofia Transcendental como a melhor solução disponível para o problema do conhecimento metafísico levantado por uma crítica da razão pura, Kant defende que é preciso encontrar um lugar específico e justificável para um conhecimento a priori na metafísica. Mas isso só pode ser feito ao abandonarmos a pretensão ao conhecimento de objetos a priori e abraçarmos a noção de conhecimento a priori da forma de objetos empíricos. Nesse sentido, o artigo reconstrói a ideia geral, a estratégia argumentativa e do quadro metodológico da primeira Crítica como um programa para a metafísica como filosofia transcendental. Também sugere-se que a crítica funciona como uma teoria geral de um conhecimento a priori, a saber, como uma metateoria do conhecimento racional que dá conta das condições não empíricas mais gerais dos objetos e da experiência.<hr/>It is well known that the Critique of pure reason presents quite a peculiar architectural structure. Yet, it is not always noticed that this is intrinsically connected to its argumentative strategy. Indeed, to justify the very idea of Transcendental Philosophy as the best available solution to the problem of metaphysical knowledge, Kant argues that one needs to find a specific and justifiable place for a priori knowledge in metaphysics. This can only be accomplished by abandoning the claim to knowledge of pure entities beyond experience and embracing the notion of a priori knowledge of the form of empirical objects. Accordingly, the paper reconstructs the general idea, the argumentative strategy and the methodological framework of the first Critique as a program for metaphysics as transcendental philosophy. It also suggests that the Critique operates as a general theory of a priori cognition, viz. as a meta-theory of rational knowledge that gives account for the most general and fundamental non-empirical conditions of objects and experience. <![CDATA[A relação entre a Teoria do Juízo e natureza humana em Kant]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar a possibilidade de formular o problema da relação entre teoria do juízo e natureza humana em termos kantianos. Tradicionalmente, a filosofia kantiana tem sido interpretada de diversos modos, muitos deles focando a Crítica como trabalho de fundamentação, e pouco ou nenhum lugar tem merecido a reflexão sobre a natureza humana. Entretanto, encontramos nas obras kantianas uma série de referências do “humano” que precisam ser levadas em consideração à hora de estudar a teoria do juízo, sua estrutura, validação e limite. Para alcançar tal fim, primeiro realizaremos uma reconstrução do percurso kantiano para localizar a pergunta fundamental da crítica como pergunta pela possibilidade do juízo. Em segundo lugar, apresentamos diferentes momentos da história das interpretações kantianas para mostrar a dificuldade de retornar à pergunta kantiana. Em terceiro lugar, mostraremos os diferentes momentos da obra kantiana onde temos elementos para considerar o problema da natureza humana como algo não meramente acidental. Finalmente, propomos a formulação do problema. O resultado não pretende apenas contribuir com a exegese kantiana, senão também com a possibilidade de aportar, a partir de uma matriz conceitual kantiana, com a questão contemporânea linguagem-natureza humana.<hr/>The aim of this paper is to present the possibility of formulating the problem of the relationship between theory of judgment and human nature in Kantian terms. Traditionally the Kantian philosophy has been interpreted in various ways, many of them focusing the Critique as a foundation work, and little or no place has earned a reflection on human nature. However, we find in the Kantian works a range of references to “human” that need to be taken into consideration at the time of studying the theory of judgment, its structure, validation and limit. To achieve this purpose, we first will make a reconstruction of Kantian route to locate the fundamental question of the critique of as a question by the possibility of judgment. Second, we present different moments in the history of Kantian interpretations to show the difficulty of returning to the Kantian question. Thirdly, we show the different moments of the Kantian work where we have elements to consider the problem of human nature as something not merely accidental. Finally, we propose the formulation of the problem. The result intends to contribute not only to the Kantian exegesis, but also with the possibility of docking, from a Kantian conceptual matrix, with the contemporary question of language-human nature. <![CDATA[A gênese das condições de possibilidade de toda a síntese teórica no pensamento pré-crítico de Kant]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A distinção entre conhecimento filosófico e conhecimento matemático constitui um dos temas centrais da construção do pensamento kantiano durante a década de 1760. Conquanto operasse com a distinção entre Filosofia e Matemática, Wolff não pressupunha uma radical oposição entre o modo de operação dessas duas ciências. Essa oposição radical surge pela distinção entre conceitos arbitrários e conceitos dados, que Kant propõe já em 1764, no texto Investigação sobre a evidência dos princípios da teologia natural e da moral. Tomando essa distinção como ponto de partida, este texto pretende executar os seguintes passos: expor a incompatibilidade entre procedimento filosófico e procedimento matemático, que surge do modo de definir cada uma dessas ciências; examinar a transposição de tarefas que Kant projeta sobre a Filosofia e a Matemática, a partir do modo como cada uma pode operar com o conceito de espaço; e fazer uma apresentação inicial dos elementos da estética, particularmente do espaço, como fonte de possibilidade de toda a síntese teórica. Esse último passo do texto será realizado a partir de uma análise dos elementos da estética contidos na Dissertação de 1770.<hr/>The distinction between philosophical knowledge and mathematical knowledge constitutes one of the central themes of the construction of Kantian thought during the 1760s. Although he operated with the distinction between Philosophy and Mathematics, Wolff did not presuppose a radical opposition between the modes of operation of these two sciences. The radical opposition arises through the distinction between arbitrary concepts and given concepts, which Kant proposes already in 1764 in the text Inquiry concerning the Distinctness of the Principles of Natural Theology and Morality. Taking this distinction as a point of departure, the aim of this paper is to carry out the following steps: show the incompatibility between the philosophical procedure and mathematical procedure which arises from the manner of defining each one of these sciences; examine the transposition of tasks that Kant projects regarding Philosophy and Mathematics based on the way each one can operate with the concept of space; and make an initial presentation of the elements of aesthetics, particularly of space as a source of possibility of the entire theoretical synthesis. This last step of the text will be performed as of an analysis of the elements of aesthetics contained in the Dissertation of 1770. <![CDATA[Da relação entre os graus de conhecimento e as capacidades de representação em Kant]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2013000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na Lógica Jäsche encontramos uma descrição dos graus do conhecimento segundo Kant, que em ordem crescente seria a seguinte: representar- se, perceber, saber, conhecer, entender, discernir e compreender (Log: 09, 64-65), com a seguinte advertência no quarto nível: “os animais também sabem dos objetos, mas não os conhecem” (Log: 09, 65). É bem conhecida a definição kantiana de conhecimento enquanto resultado da aplicação de conceitos do entendimento aos objetos da intuição sensível. Também conhecemos sua tese de que as “categorias são conceitos que prescrevem leis a priori aos aparecimentos, por conseguinte à natureza, como conjunto de todos os aparecimentos” (KrV: B163). Buscamos analisar neste artigo a referida série ordenada dos graus de conhecimento mediante a consideração dos papéis específicos que Kant atribui a cada uma das capacidades de representação que compõem o aparelho cognitivo humano e que colaboram para a construção do conhecimento, conforme descrições feitas principalmente no âmbito da KrV (AA 03 e 04), Anthropologie (AA 07), Logik (AA 09) e Vorlesungen (AA 24: ff.). Sustentamos a posição de que estes distintos graus de conhecimento se devem à crescente complexidade operacional proporcionada, primeiramente, pelos sentidos, que recebem de modo meramente passivo o múltiplo desconectado da intuição, para então elaborar espontaneamente pela imaginação um conjunto de sínteses subjetivamente unificadas, construindo aparecimentos; Erscheinungen; mediante a formação de imagens no espaço e a associação de intuições no tempo, para, finalmente, e com a colaboração do entendimento que prescreve leis à natureza (KrV: B165, B163, B159), elaborar o conhecimento empírico dos objetos da experiência, ou fenômenos; Phaenomena, pela reunião objetiva da multiplicidade dos aparecimentos sob regras de unidade intelectuais.<hr/>At the Jäsche Logic we find a description of the degrees of knowledge according to Kant, which in ascending order would be as follows: to represent, to perceive, to be acquainted, to know, to understand, to have insight and to comprehend (Log: 09, 64-65), with the following warning at the fourth level: “the animals also be acquainted with objects, but do not know them” (Log: 09, 65). It is well known the Kantian definition of knowledge as a result of the application of concepts of the understanding to objects of sensible intuition. We also know his thesis that the “categories are concepts which prescribe laws a priori to appearances, therefore to nature, as the set of all appearances” (KrV: B163). We aim to analyze in this article that ordered series of levels of knowledge by considering the specific role Kant assigns to each of the faculties of representation that compose the human cognitive apparatus and that contribute to the construction of knowledge as descriptions made principally at the KrV (AA 3:04), Anthropologie (AA 07), Logik (AA 09) and Vorlesungen (AA 24: ff.). We hold the position that these different levels of knowledge are due to increasing operational complexity provided, first, by the senses, so they get the disconnected multiple of intuition in a merely passive way, and then by imagination that develop spontaneously a set of synthesis subjectively unified, building appearances; Erscheinungen; through the formation of images in space and association intuitions in time, to finally and with the collaboration of the understanding, which prescribes laws to nature (KrV: B165, B163, B159), to elaborate the empirical knowledge of the objects of experience or phenomena;Phaenomena, by the objective reunion of the multiplicity of appearances under rules of intellectual unity.