Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20150002&lang=en vol. 29 num. 58 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200539&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA["Não aprendi dizer adeus"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200543&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto tem como objetivo apresentar uma homenagem ao pensamento de Jacques Derrida, tendo por ocasião os dez anos de sua morte. Nesse sentindo, partindo da concepção de "adeus", a qual ele retira de Emmanuel Lévinas e a ele retorna na ocasião de sua morte, pretendemos rastrear alguns momentos da vasta obra derridiana na qual ele trata da relação com a absoluta ausência do outro e do tremor frente a este absurdo. E, ao mesmo tempo, retrata meu momento de reflexão sobre este absurdo com o qual me confrontava naquele momento.<hr/>Ce texte vise à présenter un hommage à la pensée de Jacques Derrida, á l'occassion des dix ans de sa mort. En ce sens, à partir de la notion d'"adieu", dont il prend d'Emmanuel Levinas et à lui retourne au moment de sa mort, nous voulons pour tracer certains moments de la grand oeuvre de Derrida dans laquel il traite de la relation avec l'absence absolue de l'autre et du tremblements face à cette absurdité. Dans le même temps, ce texte dépeint mon moment de réflexion sur cette absurdité avec laquelle m'a confronté à cette époque. <![CDATA["Não aprendi dizer adeus"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200547&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto tem como objetivo apresentar uma homenagem ao pensamento de Jacques Derrida, tendo por ocasião os dez anos de sua morte. Nesse sentindo, partindo da concepção de "adeus", a qual ele retira de Emmanuel Lévinas e a ele retorna na ocasião de sua morte, pretendemos rastrear alguns momentos da vasta obra derridiana na qual ele trata da relação com a absoluta ausência do outro e do tremor frente a este absurdo. E, ao mesmo tempo, retrata meu momento de reflexão sobre este absurdo com o qual me confrontava naquele momento.<hr/>Ce texte vise à présenter un hommage à la pensée de Jacques Derrida, á l'occassion des dix ans de sa mort. En ce sens, à partir de la notion d'"adieu", dont il prend d'Emmanuel Levinas et à lui retourne au moment de sa mort, nous voulons pour tracer certains moments de la grand oeuvre de Derrida dans laquel il traite de la relation avec l'absence absolue de l'autre et du tremblements face à cette absurdité. Dans le même temps, ce texte dépeint mon moment de réflexion sur cette absurdité avec laquelle m'a confronté à cette époque. <![CDATA[Metafísica da subjetividade e desconstrução: notas a partir de Jacques Derrida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200567&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema do sujeito se atualiza no universo filosófico contemporâneo e permanece como uma das questões centrais à filosofia - quer seja no âmbito da ética ou da política, cujos desdobramentos estendem-se às discussões a cerca do humanismo, da animalidade, da bioética, da hospitalidade, da democracia etc. O presente trabalho objetiva tratar do tema do sujeito na perspectiva da desconstrução derridiana em diálogo com o pensamento metafísico da subjetividade, fomentando a discussão sobre a importância de se debater o tema do sujeito nos dias atuais.<hr/>The subject theme updates itself in contemporary philosophical universe and remains one of the central questions of philosophy - whether in the context of ethics or politics, whose ramifications extend to discussions about humanism, animality, bioethics, hospitality, democracy etc. This article aims to approach the subject theme from Derrida's deconstruction perspective in connection with the metaphysical thinking of subjectivity, fostering discussion on the importance of canvassing the subject topic nowadays. <![CDATA[O cogito do adeus o sujeito em autodesconstrução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200587&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Cogito do adeus. O sujeito em auto-desconstrução é o texto da comunicação apresentada no Colóquio Internacional de homenagem a Jacques Derrida, aquando do 10º aniversário da sua morte, que decorreu na Universidade de Uberlândia, de 29 de Setembro a 3 de Outubro de 2014, com o título O sujeito pós-metafísico. Começando por referir e por sublinhar, quer a ficcionalidade do dito sujeito metafísico (autonómico e egocrático) - "o sujeito é uma fábula" (Derrida dixit) -, quer a pertinência e o desafio de sempre da interpelação da questão do sujeito, uma questão sem idade, enfatizaremos a seguir, nesta data enlutada para os leitores/as leitoras e amigos/amigas de Jacques Derrida, o carácter originário do luto, da experiência do luto, para dar conta da experiência de identificação subjectiva pela via da relação de in-finita ex-apropriação do "eu" ou do dito sujeito com a singular anterioridade da língua (do outro - no sentido de proveniente do outro como a própria vinda do outro) ou da marca, assim dando conta, quer da experiência in-finita de não identidade a si do dito sujeito, quer do facto de ser desta mesma experiência de não-identidade a si ou de ex-apropriação que irrompe quer a pulsão de soberania, inerente ao sujeito soberano, quer a pulsão de incondicionalidade que giza a aporia da força frágil do sujeito em auto-desconstrução.<hr/>Le cogito de l'adieu. Le sujet en auto-déconstruction, c'est le texte de la communication présentée au Colloque International d'hommage à Jacques Derrida qui a eu lieu, lors de la 10ième année de sa mort, à L'Université de Uberlândia, du 29 septembre au 3 octobre 2014, sous le titre Le sujet post-métaphysique. Tout en commençant par repérer et souligner, soit la fictionalité dudit sujet métaphysique (autonomique et egocratique) - "Le sujet est une fable" (Derrida dixit) -, soit la pertinence et le défi de toujours de l' injonction de la question du sujet, une question sans âge, nous remarquerons par la suite, lors de cette date endeuillée pour les lecteurs/lectrices et ami(e)s de Jacques Derrida, le caractère originaire du deuil, de l'expérience du deuil, afin de discerner l'expé... <![CDATA[Com-por, rastros e espectros de derrida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200615&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto tem como objetivo apresentar uma homenagem/admiração ao filósofo de Jacques Derrida, por ocasião dez anos de sua morte. Nesse sentindo, partindo da desconstrução das próprias palavras e termos usados pelo autor, este artigo é construído em uma admiração pessoal a Derrida. Não se circunscreve, assim, em um texto convencional, é um tributo, e como tal deve ser lido. Vai além ou por outra via daquela que os artigos acadêmicos costumam ser construídos. É uma escrita recheada de rastros e afetos. Uma 'homenagem' escrita por alguém que admira o pensamento de Derrida, que junto com ele busca ultrapassar as fronteiras da escritura, que se joga às margens da différance.<hr/>Cet article vise à présenter un hommage / admiration du philosophe Jacques Derrida, à l´occasion des dix ans de sa mort. Dans ce sens, en partant de la déconstruction des mots mêmes et des termes utilisés par l'auteur, cet article est construit sur une admiration personnelle à Derrida. Il s´inscrit, donc, audelà d´un texte conventionnel. Il est, tout d´abord, un hommage et, à ce titre il doit être lu. Il va ainsi autrement que les articles universitaires se sont souvent construites. Il s´agit ici dune écriture pleine des traces et d´affects, "tribut" écrit par quelqu'un qui admire la pensée de Derrida, qui avec ele cherche à aller au-delà des frontières de l'Écriture, et donc, quelqu´un qui se risque aux rives de la différance. <![CDATA[Educación y filosofía. Un abordaje a partir del concepto de "pensamiento" de Alain Badiou]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200631&lng=en&nrm=iso&tlng=en El presente artículo busca reconstruir una perspectiva filosófica de la edu- cación a partir de las nociones de "pensamiento" y "filosofía" de Alain Badiou. El autor no teoriza sobre la educación, sin embargo, intentaremos aplicar sus conceptos de "saberes enciclopédicos" y "verdades" al ámbito educativo para realizar una crítica a la circulación de saberes y caracterizar una educación que incluya las nociones de "pensamiento" y "verdad".<hr/>This paper aims to reconstruct a philosophical perspective on education from the notions of "thought" and "philosophy" of Alain Badiou. The author does not theorizes on education, however, we'll try to apply his concepts of "encyclopedic knowledge" and "truth" to the educational environment for a critique of the circulation of knowledge, and characterize an education that includes the notion of "thought" and "truth". <![CDATA[A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200647&lng=en&nrm=iso&tlng=en Meu intuito neste artigo é saber se a Bildung, em seu matiz hegeliano, pode ser ainda uma proposta válida e fornecedora de valores capazes de viabilizar uma alternativa a problemas do âmbito educacional. Isso porque o ideal da Bildung em Hegel não deixa de ser marcado pela esperança de um progresso, de um aperfeiçoamento, que alguns descartam por não poder tomá-lo como algo efetível, realizável ou concretizável, além de estabelecer um necessitarismo formativo que constrange os indivíduos a um determinado tipo de formação. A partir de uma leitura pedagógica da obra hegeliana, almejo apresentar elementos que ainda tornam sua proposta formativa válida na contemporaneidade, rebatendo algumas críticas quanto a sua viabilidade.<hr/>My purpose in this article is to know if the Bildung in its Hegelian hue, can still be a valid tender and provider of values that are capable to enable an alternative to problems of the educational context. That's because the ideal of Bildung in Hegel does not let not be marked by the hope of a progress, an improvement that some cast off because they can not take it as something effective, achievable or realizable, besides to establish a formative need which constrains individuals a specific kind of training. From a pedagogical reading of Hegel's work I intend to introduce elements that still make his formative proposal valid in the contemporary society, rebutting some criticism regarding its viability <![CDATA[A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200665&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é apresentar a Filosofia da Educação de Richard Rorty, através da sua análise da educação como sendo dividida em dois processos distintos: socialização e individualização. A seguir, pretende-se mostrar duas críticas, a de conservadorismo e a de elitismo, que se dirigem a estes processos. Finalmente, será feita uma redescrição das posições de Rorty, atribuindo um caráter reformista ao seu aparente conservadorismo e um caráter privado à individualização supostamente elitista, a fim de enfraquecer a força daquelas críticas.<hr/>This paper aims of is to present Richard Rorty's Philosophy of Education, through his analysis of the education as being divided into two distinct processes: socialization and individualization. Thereafter, it is intended to show two critiques, of conservadorism and elitism, that are addressed to these processes. Finally, a redescription of the Rorty's positions will be proposed, by assigning a reformist character to its apparent conservatism and a private character to the supposedly elitist individualization, in order to weaken the strength of those critics. <![CDATA[Da metáfora como mediação pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200687&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.<hr/>This study aims to highlight the role of the image as a mediating element in the learning process. Presupposition is required for this reflection: the imbalance between the overvaluation of logical-rational aspects at the expense of an education founded on intuition and spontaneity, it is therefore necessary to rescue this neglected dimension; for both, a based problem approach (no-dogmatism) is required; which places us in a centered pedagogy (between) subjectivities, which rescues the pathological dimension involved in the educational process. <![CDATA[Da desconstrução do logos à via curta do saber outramente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200703&lng=en&nrm=iso&tlng=en A concepção de alteridade de Emmanuel Lévinas emergiu em situações de adesões e contrastes em relação aos discursos que se foram formando dentro do movimento fenomenológico. Hegel, Husserl e Heidegger são referências obras levinasianas, seja como seguidor, seja como modo de desconstruir concepções já consagradas pela filosofia. O pensamento de Lévinas se firma em contrastes com o pensamento ocidental, consigo mesmo e com outros pensadores da alteridade. Lévinas concebe a filosofia sem admitir variações ecléticas ou aplicações sistêmicas fundadas no Logos. A trilha adotada por ele é a do autrement que savoir (outro modo de saber), que chamamos aqui de via curta, ou seja, o itinerário que começa necessariamente na desconstrução do fundamento metafísico e das proposições de natureza racional, empírica ou consequencial. Em Lévinas, o pensamento não tem fundamento e causalidade. O pensamento é relação direta, imediata, face a face, entre o Eu e o Outro. Este outro modo de saber não é senão a busca e revelação do sentido que se dá na relação direta. A ética ocupa, desse modo, a centralidade do saber e se traduz em responsabilidade absoluta.<hr/>La concezione dell'alterità di Emmanuel Lévinas emerse in situazioni e contrasti in rapporto ai discosi del movimento fenomenológico. Husserl e Heidegger sono più percepiti nei riferimenti delle prime opere di Lévi- nas. Hegel viene messo in discussione attraverso della comprensione dela scienza ed altre posizioni filosofiche. Il pensiero di Lévinas se organiza in contrasto con il pensiero occidentale, con se stesso e con gli altri pensatori dell'alterità. Levinas concepisce la filosofia senza ammettere variazioni eclettiche basate sul Logos sistemico. Il sentiero adottato da lui è quello del Autrement que savoir, concepito qui come la via corta, cioè, il sentiero in cui inizia la decostruzione del fondamento metafisico e delle propozinoni di natura razionale, empirica ou consequenziale. Nel pensiero di Lévinas non c'è fondamento e causalità. Il pensiero è... <![CDATA[Um estudo de virtudes sociais segundo Tomás de Aquino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200725&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo analisar a concepção das virtudes sociais de Tomás de Aquino, bem como sua valorização enquanto elementos essenciais da vida citadina que florescia no século XIII. Elegemos aqui duas das Questões tratadas por ele na Suma Teológica. A Questão 106/II-II que trata da virtude da "Gratidão" e a Questão 108/II-II que se refere à virtude da "Vingança". Nosso intuito é recuperar e refletir sobre elas Questões porque nelas encontrarmos um profundo estudo sobre o comportamento humano, tendo como base o conhecimento greco-latino e os Escritos Sagrados que se configuraram na Escolástica. Seguindo as pegadas do Mestre, observamos que é o "conhecimento" que cria a condição para se entender o comportamento humano. Essa percepção torna-se fundamental para a ação docente porque é a consciência de que o conhecimento produzido na história, em qualquer época, que permite o ensino e a conservação do comportamento social das pessoas.<hr/>This exhibition aims to analyze Thomas Aquinas" concept of the social virtues, and its recovery as essential elements of city life that flourished in the thirteenth century. We chose two of the questions here dealt by him in the Summa Theologica. Question 106/II-II is the virtue of "Gratitude" and 108/II-II Question refers to the virtue of "Revenge". Our aim is to recover and reflect on these issues because we find in them a deep study of human behavior based on knowledge of Greco-Latin and Sacred Writings that were shaped in Scholastic. Following in the footsteps of the Master is observed that the "knowledge" that creates the condition for understanding human behavior. This perception is fundamental to the teaching because it is the awareness that the knowledge produced in history, at any time, which enables the teaching and preservation of the social behavior of people. <![CDATA[A autoridade pedagógica em tempos de cultura digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200745&lng=en&nrm=iso&tlng=en O professor sempre se caracterizou como um importante modelo de referência, sobretudo no transcorrer do processo de socialização escolar e da configuração da identidade dos alunos. Mas, e se houvesse uma sociedade cujas relações materiais de produção determinassem transformações radicais na produção e disseminação do conhecimento, a ponto de alterarem decisivamente o modo como as relações entre professores e alunos se desenvolveriam? Tem-se, como principal objetivo deste artigo, refletir filosófica e educacionalmente sobre essa questão, de modo que se pretende desenvolver a seguinte linha argumentativa: em tempos da disseminação da cultura digital, há modificações nucleares em relação ao conceito de autoridade pedagógica, o que acarreta alterações decisivas nas relações entre professores e alunos.<hr/>The teacher was always characterized as an important model of reference, especially during the student's process of scholar socialization and identity configuration. But what would happen if there was a society whose material relations of production determined radical transformation in the production and reproduction of knowledge, so that the development of the relations between teachers and students were decisively altered? The aim of this article is to critically reflect on the philosophical and educational aspects of this question. Therefore the author would like to defend the following argument: in times of the dissemination of the digital culture, there are decisive modifications on the concept of pedagogic authority and this fact produces radical transformations in the relations between teachers and students. <![CDATA[Devir na escola: quando o cotidiano nos mostra possibilidades de (des)encaixes do tempo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200771&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto, refletimos sobre o tempo que nos passa, sobre as histórias que se fizeram no tempo sobre o tempo, mas que ainda estão presas no tempo. A cegueira idealizadora, racionalista e normalizável da Modernidade tornou-se evidentemente fator de modulações do sujeito e do tempo, longe de abordar o contexto e a complexidade do mundo atual. Assim, entendemos que o sujeito e o tempo são produtos e produtores de uma relação dialógica do devir da escola. A escola na atualidade é engendrada pela diversidade e unidade do tempo, mesmo em meio à suposta contrariedade posta entre o mecanicismo e a desordem.<hr/>In this paper, we reflect on the time we pass on the stories that have been made on time over time, but still stuck in time. Blindness idealized, rationalistic and normalizable Modernity became evidently factor modulations of subject and time away from addressing the context and complexity of the world now. Thus, we believe that the subject and time are products and producers of a dialogical relationship of becoming the school. The school in Actuality is engendered by the diversity and unity of time, even amidst the supposed opposition between mechanism and put disorder. <![CDATA[O "especificamente pedagógico"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200797&lng=en&nrm=iso&tlng=en A criação das Ciências da Educação iniciou um debate sobre o destino da Pedagogia que está longe de ser terminado. A recente afirmação da Pedagogia Social, no panorama universitário de vários países europeus, trouxe de volta à agenda científica a reflexão sobre o "específicamente pedagógico". Com base numa revisão do debate atual, sobre o estatuto do conhecimento pedagógico em geral, que aprofundamos tendo em conta os desenvolvimentos ocorridos no âmbito da Pedagogia Social, argumentaremos que, complementarmente às Ciências da Educação, o conhecimento pedagógico se caracteriza por uma forma de questionamento particular, exercitando uma razão prática, normativa e prescritiva, sendo essencial à formação dos professores e educadores em geral.<hr/>The establishment of the Education Sciences initiated a debate about the fate of Pedagogy that is far from its end. The affirmation of Social Pedagogy in several European countries brings back into the agenda the reflection about the pertinence of the pedagogical knowledge as well as the 'specifically pedagogical' issue. Reviewing the current debate, concerning the pedagogical knowledge status, and the current developments of Social Pedagogy, we shall argue that complementary to the education sciences, the pedagogical knowledge practices a particular questioning mode exercising a practical reason, normative and prescriptive, being essential in teachers and educators training <![CDATA[Os processos de constituição do eu: possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200811&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende contribuir com a discussão dos processos de constituição do sujeito conhecedor e moral, a partir do movimento de individuação e da formação do self. O texto se pautou na análise bibliográfica de textos pertinentes ao tema de Habermas e Damásio. Discute os processos de interação social e de interiorização das estruturas presentes nas imagens de mundo e por consequência, da formação das estruturas do sujeito comunicativo e conhecedor. A pretensão nesse artigo é defender a possibilidade de uma aproximação entre as investigações e interlocuções de Habermas e as investigações da neurofilosofia e da neurociência. Buscamos entender como os sujeitos adquirem as competências comunicativas e como estas competências tornam os sujeitos capacitados para tomar parte na comunidade comunicativa de interlocução.<hr/>This paper contributes to the discussion of the processes of formation of knowledgeable and moral subject, from the movement of individuation and self training. The text was based on the literature review related to the theme of Habermas and Damasio texts. Discusses the processes of social interaction and internalization of the structures in the images of the world and consequently, the formation of the structures of communicative and knowledgeable guy. The intention in this article is to defend the possibility of a rapprochement between the interlocutors and Habermas investigations and investigations of neurophilosophy and neuroscience. We try to understand how subjects acquire communicative skills and how these skills make them qualified individuals to take part in communicative community dialogue. <![CDATA[A formação docente e a necessidade de ser percebido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200829&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio visa refletir sobre o enfraquecimento dos estudos desenvolvidos por professores e estudantes em sala de aula e a progressiva fixação na superioridade da comunicação mediada tecnologicamente. Com base na teoria da exploração estético nervosa, desenvolvida pelo filósofo contemporâneo C. Türcke, o texto argumenta que a referida fixação dissimula a expropriação a que professores e estudantes estão sendo submetidos e a angústia de não serem percebidos, em meio à imensa oferta de mercadorias - informações, dados e imagens veiculadas. Por fim, a partir da compreensão da percepção como um produto histórico e social, tal como desenvolvida pelo referido filósofo, o ensaio acena para necessidade da formação de professor se comprometer com a recusa do impulso de poder que chega a exaltar a comunicação mediada e a esquecer que ela só tem sentido quando voltada para a comunicação concreta e direta.<hr/>This work aims to reflect on the weakening of the studies developed by teachers and students in the classroom and the progressive fixation of communication through technology. Based on the aesthetic nerve exploration developed by the contemporary philosopher C. Türcke, the text claimed that the referred fixation conceals expropriation to which teachers and students have been submitted, and the anguish of not being perceived, due to the huge offer of commodities - information, data and available images. Finally, from the comprehension of perception as a historical and social commodity, such as developed by the philosopher studied, the study shows the necessity of teacher's formation to impact on denying of the boosting of power that gets to the point of highlighting communication mediated and forgetting that it just makes sense when referring to concrete and direct communication. <![CDATA[Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200843&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse trabalho inicialmente apresenta um estudo introdutório acerca das críticas da epistemologia contemporânea de saúde e sua aplicação ao universo do saber em saúde, procurando explorar algumas contribuições dessas críticas para atenção à saúde biomédica e sua consequente repercussão na Educação em Saúde. Em seguida, apresentamos as quatro abordagens sobre posições explanatórias: atomismo, holismo, reducionismo e antirreducionismo, para entendermos a importância de um embasamento filosófico nas discussões de saúde e suas consequências no ensino. Por fim, tenta-se mostrar as implicações da filosofia na formação dos professores para uma maior compreensão do ensino de Ciências, mais especificamente da educação em saúde.<hr/>This paper initially presents an introductory study about the critical of contemporary health epistemology and its application to the universe of knowledge in health, looking to explore some of these critical contributions to biomedical health care and its consequent impact on Health Education. Afterwards, we show four approaches about explanatory positions: atomism, holism, reductionism and anti-reductionism, to understand the importance of a philosophical basis in discussions of health and its impact on education. Finally, try to show the implications of philosophy in teacher's education for a better understanding of the Science Education, more specifically in Health Education. <![CDATA[A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200861&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto oferece subsídios para a compreensão da virada do reconhecimento na teoria crítica, a qual introduz a figura do outro como categoria-chave da sua atuação. Assim como os pioneiros da Escola de Frankfurt, Habermas e Honneth constituem-se em fontes importantes para pensar alguns conceitos nesse sentido, tais como a comunicação, a reificação, o reconhecimento e, em última instância, o reconhecimento das diferenças. A partir do giro do reconhecimento, a teoria crítica dá-se conta de que não basta mais denunciar os males da reificação causados pelo avanço da razão instrumental, é preciso anunciar possibilidade de transcendê-los a partir de uma reconstrução teórica estruturada na busca de ações de entendimento. O desafio do artigo é debater o avanço na crítica a posturas reificadas, que não permitem a consideração ao lugar do outro, da alteridade e das diferenças, em plenitude, na relação entre filosofia e educação.<hr/>The present text offers subsidies to understand the recognition turn in critical theory, which introduces the figure of the other as key category of its performance. Like the pioneers of the Frankfurt School, Habermas and Honneth constitute themselves as important sources to think some important concepts in this sense, such as communication, reification, recognition and, ultimately, the recognition of the differences. Based on the recognition turn, critical theory realizes that it is no longer enough to denounce the evils of the reification caused by the advancement of the instrumental reason, it is necessary to announce possibility of transcending them from a theoretical reconstruction structured in searching for actions of understanding. The challenge of the article is to discuss advances in critical to reified postures that do not allow consideration to the place of the other, to the otherness and to the differences in fullness, in the relationship between philosophy and education. <![CDATA[Arte, catarse e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200889&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo que segue pretende, por meio de pesquisa bibliográfica, revisitar o conceito de catarse a partir da perspectiva do materialismo histórico, sob a figura de Georg Lukács, colocando-o em diálogo com a educação e, principalmente, com o ensino da arte. Para tanto, inicia ao fazer uma reflexão sobre a importância do ensino da arte na atualidade e, a seguir, aborda a arte e a catarse a partir das ideias de Lukács. Finaliza o texto ao apresentar as relações entre a catarse e o trabalho educativo. Conclui que as reflexões suscitadas pela obra de arte podem ser potencializadas pela parceria escola/espaço expositivo, desencadeando processos catárticos que contribuem com a construção de um olhar aguçado, aliado a um senso crítico apurado, bem como para o estabelecimento de novas relações com a realidade.<hr/>The article that follows aims, by means of bibliographical research, revisiting the concept of catharsis from the perspective of historical materialism, under the figure of Georg Lukács, putting it into dialogue with education and, especially, with the teaching of art. To this end, starts to make a reflection about the importance of art education today, and then discusses the art and the catharsis from the ideas of Lukács. Finalizes the text to the present relations between the catharsis and the educational work. Concludes that the reflections caused by the work of art can be potentiated by the partnership school/exhibition space, triggering cathartic processes that contribute to the construction of a sharp eye, combined with a sharp critical sense, as well as to the establishment of new relations with reality. <![CDATA[História da filosofia do Brasil (1500-hoje): 1ª parte: o período colonial (1500-1822)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000200901&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo que segue pretende, por meio de pesquisa bibliográfica, revisitar o conceito de catarse a partir da perspectiva do materialismo histórico, sob a figura de Georg Lukács, colocando-o em diálogo com a educação e, principalmente, com o ensino da arte. Para tanto, inicia ao fazer uma reflexão sobre a importância do ensino da arte na atualidade e, a seguir, aborda a arte e a catarse a partir das ideias de Lukács. Finaliza o texto ao apresentar as relações entre a catarse e o trabalho educativo. Conclui que as reflexões suscitadas pela obra de arte podem ser potencializadas pela parceria escola/espaço expositivo, desencadeando processos catárticos que contribuem com a construção de um olhar aguçado, aliado a um senso crítico apurado, bem como para o estabelecimento de novas relações com a realidade.<hr/>The article that follows aims, by means of bibliographical research, revisiting the concept of catharsis from the perspective of historical materialism, under the figure of Georg Lukács, putting it into dialogue with education and, especially, with the teaching of art. To this end, starts to make a reflection about the importance of art education today, and then discusses the art and the catharsis from the ideas of Lukács. Finalizes the text to the present relations between the catharsis and the educational work. Concludes that the reflections caused by the work of art can be potentiated by the partnership school/exhibition space, triggering cathartic processes that contribute to the construction of a sharp eye, combined with a sharp critical sense, as well as to the establishment of new relations with reality.