Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20150003&lang=pt vol. 29 num. 1ES lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação Dossiê Descartes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Le débat sur l'union dans les lettres de René Descartes: un esquisse]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Le thème de l'union entre l'âme et le corps, qui prend forme - quoique problématiquement - à partir des Meditationes de prima philosophia de 1641, fait l'objet de croissant intérêt de René Descartes dans le contexte de sa correspondance avec la princesse Élisabeth de Bohême. L'intense correspondance que le philosophe nourrira, à partir de 1643, avec Élisabeth se présente en tant qu'un parfait laboratoire de la pensée - selon l'expression efficace de Jean-Robert Armogathe - dans lequel le thème de l'union est explicité et s'ouvre vers de nouveaux et originals développements par rapport aux Meditationes : il suffit d'évoquer ici, à titre d'exemple, la réflexion sur les trois notions primitives exposée à Élisabeth dans la lettre du 21 mai 1643. Dans ce contexte, un aspect particulièrement pertinent est celui du phénomène des passions, traité dè...<hr/>O debate sobre a união nas cartas de René Descartes: um esboço. O tema da união da alma e do corpo, que se delineia - ainda que problematicamente - a partir das Meditationes de prima philosophia de 1641, torna-se objeto de interesse crescente de René Descartes no contexto da correspondência com a princesa Elisabeth da Boêmia. A intensa correspondência que a partir de 1643 o filósofo nutrirá com Elisabeth apresenta-se como um perfeito laboratório de pensamento - segundo a eficaz expressão de Jean-Robert Armogathe - em que a união é tematizada abrindo-se para desenvolvimentos novos e originais em relação às Meditationes: basta aqui recordar, a título de exemplo, a reflexão sobre três noções primitivas que é apresentada a Elisabeth na carta de 21 de maio de 1643. Em tal contexto, um aspecto particularmente relevante é o do fenômeno das paixões, que é tematizado desde o início da correspondência. A redação das Passions de l'âme não fará senão marcar o ponto de chegada de um longo percurso, em que o pensamento do filósofo nutre-se da troca epistolar com a princesa da Boêmia. Além da correspondência com Elisabeth, serão ainda levadas em consideração também outras partes da correspondência em que será tematizada a união, por exemplo, a correspondência com Regius (1641-1642) e a com Henry More (1648-1649). <![CDATA[Evidenza e verità nel pensiero di René Descartes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto pretende retraçar o desenvolvimento da relação entre evidência e verdade das Regulae ad directionem ingenii (1620-1628 circa) às Meditationes de prima philosophia (1641): se na obra juvenil do filósofo o nexo entre evidência e verdade é posto estruturalmente ao fundo da teoria da natureza simples e da abordagem reducionista que esta comporta, o desenvolvimento ulterior, com a investigação metafísica posta como fundamento da física a partir de 1629, vê uma insuficiência da evidência como garantia da verdade do conteúdo representativo. A dúvida da I Meditação, radicalizada pela hipótese do Deus enganador, chega a tematizar uma possível dissociação entre evidência e verdade: a finitude da mente humana não pode fornecer uma garantia do valor veritativo da evidência, nem mesmo no caso do seu alcance máximo, como na verdade matemática. A IV Meditação, com a teoria do erro e com o papel reconhecido à vontade, se por um lado permitirá a Descartes recompor a relação entre evidência e verdade, por outro contudo marcará formalmente a dissociação entre elas, legando ao pensamento posterior um plexo problemático que ainda hoje intriga o pensamento filosófico. A intenção do texto é percorrer o surgimento de tal problemática e sua articulação no quadro do pensamento cartesiano, utilizando os textos mencionados (Regulae, Meditationes), mas também a correspondência e O Mundo: o pensamento cartesiano virá reconstruído segundo uma abordagem diacrônica com vistas a iluminar não só os elementos de continuidade, mas também os de cisão, seja em relação à tradição precedente, seja no desenvolvimento da própria filosofia cartesiana, dos primeiros escritos àqueles da maturidade.<hr/>Le texte vise retracer l'évolution de la relation entre évidence et vérité des Regulae ad directionem ingenii (1620-1628 circa) aux Meditationes de prima filosofia (1641) : Puisque d'un côté, dans l›oeuvre de jeunesse du philosophe, le lien entre évidence et vérité est structurellement mis au fond de la théorie de la nature simple et de l'approche réductionniste qu'elle entraîne; de l'autre côté, cependant, le développement ultérieur, avec l'enquête métaphysique en tant que fondement de la physique, à partir de 1629, aperçoit de l'insuffisance dans l'évidence comme garantie de la vérité du contenu représentatif. Le doute de la Méditation Première, radicalisé par l'hypothèse du Dieu trompeur, traite une possible dissociation entre évidence et vérité : la finitude de l'esprit humain ne peut pas fournir à l'é... <![CDATA[Causa sui et substantialité la réforme de la notion de substance, de Descartes à Spinoza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Le présent article, issu d'un cours donné en 2012 à l'Unicamp et à l'UFU, a deux ambitions principales. Il s 'agit, d'une part, d'établir que le renouvellement de la doctrine cartésienne de la substance dans les Principes de la philosophie (I, 51), qui voit l'apparition d'un nouveau sens de la substance, propre à Dieu, à côté du sens traditionnel de ce qui existe en soi, procède de la doctrine d'un Dieu causa sui, mise en oeuvre dans les Premières et Quatrièmes réponses aux objections. L'établir, puisque Descartes n'évoque pas le Dieu causa sui dans les Principes, c'est-à-dire non pas seulement l'affirmer, ainsi que l'ont fait P. Aubenque puis J.-M. Beyssade, mais le démontrer. Il s'agit, en second lieu, de montrer comment cette reinterpretation de la substance se prolonge chez Spinoza, selon lequel toute substance est cause de soi, ; mais, aussi, s'y parachè...<hr/>Oriundo de um curso proferido em 2012 na Unicamp e na UFU, o presente artigo tem duas ambições principais. Trata-se, por um lado, de estabelecer que a renovação da doutrina cartesiana da substância nos Princípios da Filosofia (I, 51), que vê o aparecimento de um novo sentido da substância, próprio a Deus, ao lado do sentido tradicional daquilo que existe em si, procede da doutrina de um Deus causa sui, elaborada nas Primeiras e Quartas respostas à objeções. Estabelecê-lo, uma vez que Descartes não evoca o Deus causa sui nos Princípios, isto é, não somente afirmá-lo, assim como o fizeram P. Aubenque e, depois, J.-M. Beyssade, mas demonstrá-lo. Trata-se, em segundo lugar, de mostrar como essa reinterpretação da substância se prolonga em Espinosa, segundo o qual toda substância é causa de si; mas também se realiza totalmente no que Espinosa faz da causa sui o correlato necessário do em si , de sorte que já não se trata de justapor um novo sentido ao antigo, mas de reformar o antigo, de introduzir uma dimensão de auto-causalidade na substancialidade, enquanto necessariamente requerido pela existência em si. <![CDATA[L'unità di dio in Descartes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo proponho uma releitura cartesiana da indistinção dos atributos de Deus. Ele visa mostrar a conexão entre a tese da indistinção dos atributos de Deus ne quidem ratione apresentada por Descartes na carta a Marin Mersenne de 15 de abril de 1630 e a tese da unidade de Deus da Terceira Meditação. Essa conexão se funda sobre a doutrina da ideia clara e distinta de Deus. Essa releitura é conduzida aqui à luz de uma análise dos debates escolásticos contemporâneos sobre os atributos de Deus e leva a uma interpretação da teoria da ideia clara e distinta e da unidade de Deus nos termos da afirmação de uma inclusão explícita dos atributos na ideia de Deus. Nessa perspectiva, a simplicidade de Deus, que é para Tomás de Aquino o primeiro atributo de Deus, torna - se em Descartes o último atributo, na medida em que contém todos os outros, como o mostrarão certos desenvolvimentos do cartesianismo.<hr/>Dans cette article je propose une relecture de la doctrine cartésienne de l'indistinction des attributs de Dieu. Il vise à montrer la connexion entre la thèse de l'indistinction ne quidem ratione, avancée par Descartes dans la lettre à Marin Mersenne du 15 avril 1630, et la thèse de l'unité de Dieu de la troisième Méditation. Cette connexion se fonde sur la doctrine de l'idée claire et distincte de Dieu. Cette relecture est conduite ici à la lumière d'une analyse des débats scolastiques contemporains sur les attributs de Dieu et aboutit à une interprétation de la théorie de l'idée claire et distincte et de l'unité de Dieu dans les termes de l'affirmation d'une inclusion explicite des attributs dans l'idée de Dieu. Dans cette perspective, la simplicité... <![CDATA[La subjectivité cartésienne selon Le Premier Levinas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt L'étude porte sur les motifs cartésiens dans la pensée du premier Levinas, et s'appuie principalement sur le texte de 1947 "De l'existence à l'existant". Son but est de reconstruire une "voie cartésienne" du cogito adoptée par Levinas, laquelle annonce les thèses fameuses de "Totalité et infini". L'analyse procède en trois moments. Premièrement, on envisage le cogito comme expérience originaire d'une matérialité vécue comme attachement à une base et son surgissement à partir d'elle. Cette these originale est ensuite renforcée par Levinas par des analyses portant sur le sommeil et la temporalité pour aboutir à la question de la liberté. Tous ces phénomènes, étant décrits dans une articulation parfaite avec le texte classique des Meditationes, convergent dans l'effort de réappropriation phénoménologique de la thèse communément contesté...<hr/>O estudo segue os motivos cartesianos no pensamento do primeiro Levinas apoiando-se sobre o texto de 1947 "Da existência ao existente". Seu objetivo é reconstruir uma "via cartesiana" do cogito adotada por Levinas, que assim anunciava as teses famosas de "Totalidade e Infinito". A análise se faz em três momentos. Primeiramente, consideramos o cogito como experiência originária de uma materialidade vivida como apego a uma base e seu surgimento a partir dela. Essa tese bem original é em seguida reforçada por Levinas pelas análises do sono e da temporalidade para chegar à questão da liberdade. Todos esses fenômenos sendo descritos numa articulação perfeita com o texto clássico das Meditações convergem no esforço da reapropriação fenomenológica da tese comumente contestada: aquela do sujeito entendido como res cogitans, como substância. <![CDATA[Considerações sobre o sentido da moral em Descartes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procurei mostrar que, no final de sua vida, Descartes, motivado pela sua corres­pondência com Elisabeth, elabora uma Moral que não pode ser entendida como decorrente da Medicina do seu projeto técnico-científico. Pois, em primeiro lugar, a noção de ciência como conhecimento certo já não é capaz de caracterizar o saber filosófico que surge nessa reflexão, visto que se trata da união substancial, assunto estruturalmente confuso. Em segundo lugar, o paradigma da explicação causal, que já havia deixado o estrito plano da ciência, já não pode ser encontrado num plano teórico, mas tem de ser pensado a partir da interação vivida entre a mente e o corpo. Em terceiro lugar, o sentido do filosofar deixa de ser epistemológico e técnico e passa radicalmente a ser moral e existencial, definido pelo aprendizado da morte. No entanto, cumpre não esquecer que toda essa inflexão se faz por causa e com a metafísica e a ciência cartesianas.<hr/>J'ai essayé de montrer que Descartes, à la fin de sa vie, motivé par sa correspon­dance avec Élisabeth, élabore une Morale qui ne peut pas être comprise en tant que résultat de la Médecine de son projet technique scientifique. En effet, la notion de science comme savoir certain ne suffit plus à caractériser le savoir philosophique qui se pose dans cette réflexion car il s'agit ici de l'union substantielle, sujet struc­turellement confus. En outre, le paradigme de l'explication causale, qui n'était plus du strict plan de la science, ne peut plus être trouvé dans un plan théorique mais doit être réfléchi à partir de l'interaction vécue entre l'esprit et le corps. Enfin, le sens de philosopher cesse d'être épistémologique et technique et commence à être radicalement moral et existentiel, défini par l'apprentissage de la mort. Né... <![CDATA[À guisa de apresentação: por uma fenomenologia da diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Entre o passado e o futuro, Hannah Arendt afirma: "a educação tem a ver com o nascimento, com o fato de que constantemente nascem seres humanos no mundo".1 A cada nascimento fazemos a experiência de nos depararmos diante de um outro, uma alteridade, um diferente, um não-igual. O nascimento permite-nos renovar reafirmando um princípio basilar de nossa organização social. Trata-se do princípio de identidade no qual nos filiamos para vivermos juntos, entre iguais. Esse mesmo princípio permite-nos reconhecer o diferente, o não igual a nós, o estrangeiro. A cada nascimento, esta alteridade que vem ao mundo é marcada pela diferença: não fala, não ouve e não enxerga como nós; não pensa como nós e não é regido pelos valores e etiquetas aos quais acordamos em viver; não tem o mesmo padrão de comportamento de nós. Trata-se de um outro, um não-eu, um ser que nos escapa segundo a segundo: é um estranho entre nós. O nascimento trás ao mundo uma novidade da qual nada sabemos de seu passado, nos assustamos em seu presente e, mas que desejamos arduamente saber de seu futuro. Por ser portadora da novidade, o nascimento permite que venha ao mundo essa alteridade, esse diferente, esse não-ser. Essa novidade, esse diferente, esse não-igual que passa a habitar entre os iguais tem um alto poder desestabilizador de nossa geometria social, de nosso princípio de identidade, de nosso modus vivendi. A afirmação de Hannah Arendt é absolutamente visceral: temos que nos haver com cada ser que vem ao mundo através do nascimento. Temos que educar cada alteridade que, pelo nascimento, passa a habitar entre os iguais.<hr/>L'étude porte sur les motifs cartésiens dans la pensée du premier Levinas, et s'appuie principalement sur le texte de 1947 "De l'existence à l'existant". Son but est de reconstruire une "voie cartésienne" du cogito adoptée par Levinas, laquelle annonce les thèses fameuses de "Totalité et infini". L'analyse procède en trois moments. Premièrement, on envisage le cogito comme expérience originaire d'une matérialité vécue comme attachement à une base et son surgissement à partir d'elle. Cette these originale est ensuite renforcée par Levinas par des analyses portant sur le sommeil et la temporalité pour aboutir à la question de la liberté. Tous ces phénomènes, étant décrits dans une articulation parfaite avec le texte classique des Meditationes, convergent dans l'effort de réappropriation phénoménologique de la thèse communément contesté... <![CDATA[Formação de professores de língua brasileira de sinais: reflexões sobre o impacto desta ação para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo problematizar aspectos envolvidos na formação de professores de Libras para os diferentes níveis de ensino e as tensões decorrentes para a educação de surdos/educação inclusiva. Em diálogo com os processos históricos/conceituais relativos à formação de professores, reconhecemos pouco investimento na formação do pedagogo bilíngue; em contrapartida, grande esforço na formação de professores para atuação nos anos finais do ensino fundamental, médio e na educação superior. Questionamos, no entanto, os efeitos desta formação, que enfatiza os conteúdos linguísticos em detrimento dos didático-pedagógicos. Na educação superior, as diferentes leituras quanto aos objetivos da disciplina Libras indicam ser este o espaço privilegiado para a formação dos licenciandos que, futuramente, atuarão com alunos surdos. Conclui-se, neste contexto, que a lógica predominante nas políticas atuais privilegia os princípios da educação inclusiva e não da educação bilíngue para surdos.<hr/>This article aims to discuss aspects related to training LIBRAS teachers for different levels of education and the tensions resulting from deaf education/inclusive education. When analyzing the historical/conceptual processes related to teacher training, we find little investment in the training of bilingual educators; on the other hand, there is a great effort to train teachers to work in the final years of elementary and high school and in higher education. However, we question the effects of this training, which emphasizes linguistic contents rather than didactic and pedagogical contents. In higher education, the different ways of understanding the objectives of LIBRAS as a subject matter indicate this is a privileged space for training teachers who will work with deaf students. In conclusion, in this context, the prevailing logic in the implementation of current policies favors the principles of inclusive education and not the bilingual education for deaf people. <![CDATA[Reflexión en torno a la aplicación de herramientas para operar sobre las lenguas y el caso de la Lengua de Señas Uruguaya (LSU)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existen básicamente cuatro herramientas que se han aplicado a las lenguas con el fin de operar sobre ellas, si bien se podrían considerar algunas más que estas cuatro según se adopte un criterio más o menos amplio del concepto de herramienta. Estas herramientas son: los sistemas de escritura y sus diferentes soportes de materialización; las herramientas de registro o grabación; las herramientas de gramatización; y las tecnologías de la información y la comunicación. En este trabajo, considerar é la situación de todas estas herramientas, pero me detendré particularmente en los sistemas de escritura, dado que es la herramienta central que la humanidad há aplicado sobre las lenguas y que impone estructuras y funciones sobre las otras.<hr/>There are four basic tools that have been applied to languages in order to operate on them, although, depending on the concept of tool adopted, some more could be mentioned. These tools are: writing systems, recording devices (audio or video recorders), grammatization instruments (grammars and dictionaries), and technologies of information and communication. In this paper, I will consider the situation of these tools and their application to sign languages, specifically Uruguayan Sign Language (LSU). I will focus particularly on writing systems, since they are the basic tool that humanity has applied to languages, and that, in turn, imposes structures and functions on the other tools. <![CDATA[Lectura, enseñanza de lengua y deserción estudiantil en sordos y universitarios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300331&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este trabajo se analiza la relación de los estudiantes sordos y de los estudiantes universitarios ingresantes en lo concerniente a la lectura de textos académicos, se muestran los similares procesos de exclusión que ocurren sobre ambos grupos, se vinculan dichos procesos con la educación lingüística, básicamente en torno a las prácticas de lectura, y finalmente se reflexiona sobre las intervenciones del sistema educativo en la formación lingüística. Estos análisis y consideraciones teórico-metodológicas que proponemos surgen a punto de partida de algunos resultados de la investigación que venimos llevando adelante en diversas Facultades del Área Social de la UdelaR, a través de la instrumentación de cursos de comprensión lectora en inglés, y del trabajo sobre la educación de los sordos en primaria y secundaria.<hr/>In this paper I analyze the relationship between Deaf students and some university students of the entering generation with regard to their reading of academic texts and show the process of exclusion both groups undergo from the education system. I relate that exclusion to their linguistic education, more specifically to their reading practices. Finally, I introduce some reflexions on possible interventions of the system of education in their linguistic education. The following considerations have come up in the course of a research I have been carrying out in various Schools from the Social Area of the UdelaR mainly in reading courses of academic texts in English, and in the education of the Deaf in primary and secondary school. <![CDATA[A língua de sinais na formação de professores: experiências no Espírito Santo e em Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300347&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Hoje, com a difusão da política de inclusão, a formação de professores pretende promover a reflexão sobre a diferença no espaço escolar, formando profissionais "preparados" para lidar com ela. Considerando isso, discutimos, neste artigo, o processo de reconhecimento e de difusão da Libras no Brasil e seu estabelecimento como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores. Para tanto, apresentamos a experiência da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e de uma das Universidades Federais do estado de Minas Gerais. Além de analisar como a Libras vem sendo trabalhada, ressaltamos os diversos aspectos que a envolvem e as experiências dos alunos com a disciplina, com o intuito de problematizar seu impacto na formação de futuros profissionais. Vimos que independente da exígua carga horária e a despeito de qual seja o conteúdo explorado na disciplina, a Libras no ensino superior desencadeia um consistente processo de transformação social, política, cultural e acadêmica.<hr/>Nowadays, with the dissemination of an inclusion policy, teacher training intends to promote a reflection on differences within the school environment, training professionals to deal with them. Hence, this article discusses the process of legal recognition and dissemination of Brazilian Sign Language (Libras) in Brazil and its establishment as a mandatory subject in teacher training courses. To this purpose, we present the experience of the Federal University of Espírito Santo (UFES) and of one of the Federal Universities of Minas Gerais. Besides analyzing how Libras has been dealt with, we emphasize the various aspects involving it and student experiences with the subject, in order to discuss their impact on the development of future professionals. We have observed that despite the small hour load and content of in this discipline, Libras in Higher Education triggers a consistent process of social, political, cultural and academic transformation. <![CDATA[Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300355&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.<hr/>This paper investigates representations of manners of being deaf, circulating in narratives produced in Brazilian Sign Language (Libras), by academics of the Course Letters-Libras, from classes started in 2008. This study is linked to Cultural Studies in Education and Deaf Studies, which problematize the power relations involved in the construction of cultural meanings. Thus, the videos produced by these academics are understood as cultural artifacts, which are constituted as a cultural resource in a territory and claims of cultural codes negotiations. Based on research by one of the authors of this article, entitled Representations in the Deaf Literature: production of the deaf difference in Languages-Libras Course (POKORSKI, 2014), this article examines manners of being deaf, present in nine (9) narratives that analyze deaf experiences. Finally, the representations show cultural practices historically exclusionary; however, emphasize the sign language and the deaf community as recovery marks of their difference. <![CDATA[A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300375&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto visa apresentar as condições em que ocorreram a inserção da Libras nas instituições públicas da região Centro-Oeste brasileira, a sua operacionalização, considerando que em 2015 se completa uma década da aprovação do Decreto n.5.626/05, que regulamenta a inserção da Libras nos cursos de Licenciatura. Destacase que as primeiras iniciativas de implantação da disciplina Libras e sua oferta têm sido realizadas a partir do esforço de pessoas e unidades acadêmicas/departamentos envolvidos com a educação de surdos e o ensino de Libras. As modificações neste processo só vieram a ocorrer com o Programa Viver Sem Limites do governo federal, que procurou induzir a criação de cursos de formação de professores para os processos de escolarização da população surda a partir de 2013. Para além da destinação de vagas de docentes, existem outras demandas mais profundas a precisam serem perseguidas, relacionadas às mudanças de atitudes e posturas dos profissionais.<hr/>The presentation aims to present the conditions under which occurred the inclusion of the Brazilian Sign Language (Libras) in public institutions in the Midwest Brazilian region, its operation, considering that 2015 was a decade full approval of Decree 5.626/05, which regulates the insertion of Libras undergraduate courses. It is noteworthy that the first steps of implementation of discipline Libras and your offer, has been accomplished from the efforts of people and academic units / departments concerned with the education of the deaf and the teaching of Libras. The changes in this process only occurred with the Living Without Limits Program of the federal government, which pursued to induce the creation of training courses for teachers of the deaf schooling processes from 2013. There are other deeper demands that need to be pursued, such as those related to changes in attitudes and professionals' postures. <![CDATA[Por uma gramática de língua de sinais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2015000300397&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto visa apresentar as condições em que ocorreram a inserção da Libras nas instituições públicas da região Centro-Oeste brasileira, a sua operacionalização, considerando que em 2015 se completa uma década da aprovação do Decreto n.5.626/05, que regulamenta a inserção da Libras nos cursos de Licenciatura. Destacase que as primeiras iniciativas de implantação da disciplina Libras e sua oferta têm sido realizadas a partir do esforço de pessoas e unidades acadêmicas/departamentos envolvidos com a educação de surdos e o ensino de Libras. As modificações neste processo só vieram a ocorrer com o Programa Viver Sem Limites do governo federal, que procurou induzir a criação de cursos de formação de professores para os processos de escolarização da população surda a partir de 2013. Para além da destinação de vagas de docentes, existem outras demandas mais profundas a precisam serem perseguidas, relacionadas às mudanças de atitudes e posturas dos profissionais.<hr/>The presentation aims to present the conditions under which occurred the inclusion of the Brazilian Sign Language (Libras) in public institutions in the Midwest Brazilian region, its operation, considering that 2015 was a decade full approval of Decree 5.626/05, which regulates the insertion of Libras undergraduate courses. It is noteworthy that the first steps of implementation of discipline Libras and your offer, has been accomplished from the efforts of people and academic units / departments concerned with the education of the deaf and the teaching of Libras. The changes in this process only occurred with the Living Without Limits Program of the federal government, which pursued to induce the creation of training courses for teachers of the deaf schooling processes from 2013. There are other deeper demands that need to be pursued, such as those related to changes in attitudes and professionals' postures.