Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20160001&lang=pt vol. 30 num. 59 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A atuação da congregação do sagrado coração de Maria de Berlaar em Minas Gerais, Brasil (1907- 1971): apontamentos históricos e histográficos da educação a partir de arquivos e fontes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O intuito da presente exposição consiste em abordar as evidências disponíveis para os pesquisadores que pretendem investigar a chegada e a atuação da Congregação do Sagrado Coração de Maria de Berlaar na educação católica, considerando o período entre a chegada das missionárias ao Brasil (1907) e a publicação da Lei nº. 5692/1971 (Reforma de 1º e 2º graus), com destaque para as seguintes fontes, dispostas em arquivos: documentos eclesiais, legislações, manuais, registros (cadernos; boletins; livros de atas; diários; correspondências). Consistem em documentação de grande importância para o entendimento da educação católica ao longo do século XX, destacadamente em Minas Gerais. A fundação da Congregação das irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar ocorre em 1845, na Bélgica, no contexto de renovação e de propagação eclesial missionária católica, destacando-se a educação como forma de difusão doutrinária. Em Minas Gerais, a expansão escolar da congregação abrange destacadamente cidades como Montes Claros, Araguari, Patrocínio, Pará de Minas e Belo Horizonte.<hr/>Abstract: The aim of this exhibition is to address the evidence available to researchers intend to investigate the arrival and the work of the Congregation of the Sacred Heart of Mary Berlaar in catholic education, considering the period between the arrival of the missionaries to Brazil (1907) and the publication of Law n. 5692/1971 (Reform 1st and 2nd degrees), with emphasis on the following sources, arranged in fi les: church documents, laws, manuals, records (books, newsletters, books of minutes, diaries, correspondence). Consist of documentation of great importance for the understanding of catholic education throughout the twentieth century, notably in Minas Gerais. The foundation of the sisters of the Congregation of the Sacred Heart of Mary Berlaar occurs in 1845, in Belgium, in the context of ecclesial renewal and missionary catholic propagation, emphasizing education as a form of doctrinal dissemination. In Minas Gerais, the school expanding congregation covers prominently cities like Montes Claros, Araguari, Patrocínio, Pará de Minas and Belo Horizonte.<hr/>Resumen: El objetivo del presente trabajo consiste en comprender la actuación de la Congregación del Sagrado Corazón de María de Berlaar en el campo educativo, a partir de fuentes sistematizadas y dirigidas hacia la Historia de las Instituciones Escolares (JULIA, 2001) y, destacadamente, para la Historia de las Disciplinas Escolares (CHERVEL, 1990). Como recorte temporal, se consideró el periodo entre la llegada de las misionarias (1907) y la publicación de la Ley nº 5.692/1971. Las fuentes disponibles del acervo son documentos eclesiásticos, legislaciones, manuales, periódicos, iconografía, registros manuscritos y/o impresos. El tratamiento de las fuentes corrobora la relevancia del entendimiento de la actuación educativa católica a lo largo del siglo XX, teniendo en vista que la referida Congregación fue infl uenciada por el contexto de renovación y de propagación eclesial misionera, entendida la educación como forma estratégica de difusión doctrinaria. En Minas Gerais (Brasil), la expansión escolar de la congregación abrazo los municipios de Montes Claros, Araguari, Patrocinio, Pará de Minas e Belo Horizonte. <![CDATA[A fabricação dos destinos das alunas do Colégio Notre-Dame de Sion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Os percursos individuais têm merecido pouca atenção da sociologia brasileira. Esse artigo busca entender o sentido que as jovens que pertencem às elites femininas dos anos 1960 dão a suas escolhas de vida. Baseando-se em fontes diversas, o autor discute, sobretudo, a validade da memória na apreensão dos aspectos sincrônicos e diacrônicos da realidade; e privilegia o conceito interacionista de carreira, que permite abordar seus aspectos sequenciais. A análise se funda na trajetória das alunas que frequentaram o colégio Sion do Rio de Janeiro de 1949 a 1961, objetivada por questionários e entrevistas. O texto se centrará num ponto fulcral de seus percursos: o momento em que, deixando o ambiente protegido do colégio, elas devem definir um projeto que confirme seu status de adultas, escolhendo entre o casamento, o acesso à universidade e as perspectivas profissionais.<hr/> Résumé: Les parcours individuels ont jusqu'à maintenant peu mérité l'attention de la sociologie brésilienne. Cet article cherche à comprendre le sens que les jeunes fi lles appartenant aux élites féminines des années 60 donnent à leurs choix de vie. En se fondant sur des sources diverses, l'auteurediscute la validité de la mémoire dans l'appréhension des aspects synchroniques et diachroniques de la réalité; et privilégie le concept interactionniste de carrière, qui permet d'en saisir les aspects séquentiels. L'analyse se fonde sur la trajectoire des élèves du Collège Sion de Rio de Janeiro de 1949 à 1961, objectivéepar des questionnaires et des entretiens. Le texte vise un point central de leurs parcours, nommément le moment où, en quittant l'ambiance protégée de l'école, elles sont censées dé...<hr/>Abstract: Brazilian sociology has so far given little attention to individual trajectories. The present article tries to seize the sense the girls coming from feminine elites of the 60s give to their life choices. Based on different sources, the author discusses the validity of the memory in apprehending synchronic and diachronic aspects of reality, and favours the interactionist concept of career, which seizes its sequential aspects. Our analysis dwells on the trajectories of the pupils of the College Notre-Dame de Sion in Rio de Janeiro from 1949 till 1961, objectified by means of questionnaires and interviews. This text focus mainly on a central point of their path, the moment they leave the protected climate of this school and must define a project which will confirm their adults' status, by choosing between marriage, university and professional perspectives. <![CDATA[Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro a pedagogia do catecismo do Padre Álvaro Negromonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho busca apreender indícios das matrizes do pensamento pedagógico que imprimiram uma nova marca no ensino religioso no Brasil, a partir do mapeamento das referências utilizadas no livro A pedagogia do catecismo (1940), utilizado na formação de catequistas e professoras católicas entre os anos de 1930 e 1960, atentando para os modos como essa apropriação era feita ou indicada. Busca-se compreender as bases pedagógicas do processo de escolarização da catequese, articuladas às modernas pedagogias que ancoraram os projetos da escola brasileira republicana. Esses avanços aparecem nos materiais didáticos que passaram a incorporar as propostas pedagógicas oriundas da Pedagogia Moderna e, posteriormente, das Escolas Novas. O livro didático foi tomado portanto, como a principal fonte para compreender esse processo de escolarização da catequese e renovação do ensino religioso, ancorado nos pressupostos teóricos da História do livro com Chartier (1990; 1994) e Carvalho (2001; 2006).<hr/> Abstract : This work intends to apprehend evidences of the pedagogical thinking basis which led to a new mark in the religious education in Brazil, from the mapping of the references used in the book "Pedagogia do catecismo" (Catechism Pedagogics) (1937), used in the formation of catechists and Catholic teachers between the decades of 1930 and 1960, paying attention to the ways in which the appropriation was made or indicated. We seek to understand the pedagogical foundations of schoolarization of catechesis, articulated to modern pedagogies that anchored the projects of the Republican Brazilian school. These advances appear in teaching materials that have incorporated the pedagogical proposals from the Modern Pedagogy and, later, from the New School. The textbook was taken so as the main source to understand this process of schooling of catechesis and renewal of religious education, based on the theoretical principles of book and textbook history, with Chartier (1990; 1994) and Carvalho (2001; 2006). <hr/>Resumen: Este artículo trata de aprehender los fundamentos del pensamiento pedagógico que caracterizan una nueva marca en la educación religiosa en Brasil, a partir de la asignación de las referencias utilizadas en el Catecismo de la Educación (1940), utilizado en la formación de los catequistas y profesores católicos entre los años 1930 y 1960, prestando atención a las formas en que se haya efectuado o se indica este crédito. Se trata de comprender los fundamentos pedagógicos de la catequesis escolar articulado a las pedagogías modernas que anclaban los proyectos de la escuela brasileña republicana. Estos avances aparecen en los libros de texto que han incorporado las propuestas educativas de la educación moderna y más tarde de los movimientos de la Escuela Nueva. El libro de texto se ha tomado como la principal fuente para entender este proceso de la escolarización del catecismo y renovación de la enseñanza religiosa, anclado en los supuestos teóricos de la Historia del Libro con Chartier (1990; 1994), Carvalho (2001; 2006). <![CDATA["Escrever-te-ei sem demora"! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo ressalta o debate acerca dos usos das correspondências como fonte para os estudos de História da Educação e, sobretudo, da História da Educação religiosa católica. Chiara Lubich, professora italiana, adotou as cartas como um recurso de formação capaz de chegar a pessoas e lugares onde não poderia estar fisicamente e, ao longo de sua vida, criou uma abordagem educativa por meio epistolar que, pela notoriedade em âmbito religioso e social, pode ser considerada uma perspectiva diferenciada de pedagogia católica. O estudo visa identificar por meio da análise de um de seus epistolários, o enfoque pedagógico contido em seus escritos. A reflexão apresenta como subsídios teóricos os conceitos de materialidade de Roger Chartier; carisma, campo religioso e relações simbólicas de Pierre Bourdieu, além de estratégia e tática de Michel de Certeau.<hr/>Abstract: This article emphasizes the debate about the use of written correspondence as a source for the study of the History of Education and especially the history of Catholic religious education. Chiara Lubich, an Italian Catholic school teacher who, used letters as a privileged way to keep in touch with the people. She took letters as a resource able to reach people and places where she could not be physically present and, created an educational approach epistolary, who can be considered as a different perspective in Catholic pedagogy. The research aims to identify and analyze how Chiara's teaching activity through epistolary medium was configured and, specifically, what formative approach is contained in these writings. The theoretical foundation of the research is based on the concepts of materiality, by Roger Chartier; charisma, religious field and symbolic relations of Pierre Bourdieu; in addition, Michel de Certeau's strategy and tactic were used.<hr/>Sommario: Obiettivo di questo lavoro è l'analisi della valenza formativa della scrittura epistolare nella storia dell'educazione, soprattutto nella storia dell'educazione cattolica. Chiara Lubich, un'insegnante italiana, ha utilizzato la "corrispondenza" come "metodo" di formazione e "mezzo" privilegiato per raggiungere e rimanere in contatto con le persone anche in luoghi in cui non poteva essere fi sicamente presente. L'epistolario di Chiara, anche per la sua notorietà in ambito religioso e sociale, può essere considerato come un particolare approccio educativo nell'ambito della pedagogia Cattolica. Lo studio si propone di individuare attraverso l'analisi di uno dei suoi epistolari, l'approccio pedagogico contenute nei suoi scritti. La rifl essione presenta come supporto teorico i concetti di materialità di Roger Chartier; carisma, campo religioso e relazioni simboliche di Pierre Bourdieu; strategia e tattica di Michel de Certeau. <![CDATA[De documento religioso a fonte histórica: as atas do i concílio plenário da América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo examina a possibilidade de transformação de um documento oficial da Igreja Católica, em fonte, para a pesquisa em educação e cultura no Brasil. O documento resultante do esforço que reuniu todos os bispos latino-americanos, as Actas y Decretos del Concilio Plenario de America Latina (1906), apresentava 998 artigos que normatizariam as ações da Igreja na modernidade. O sacerdócio, o culto, as ameaças contra a fé, as relações da Igreja com o Estado e com a sociedade, os bens da Igreja - tudo isso recebeu nova regulamentação, revogando as orientações precedentes. A leitura desse documento, pouco explorado pela historiografia da educação, lança luzes sobre as relações da Igreja com os Estados Nacionais e sobre os espaços do clero e do laicato no projeto de expansão da Igreja Católica onde a evangelização da cultura tem lugar central. O artigo apoiou-se em estudos específicos sobre o evento, escrito por teólogos e historiadores da Igreja.<hr/>Abstract: This article examines the possibility of transformation of an official document of the Catholic Church in source for research in education and culture in Brazil. The document, Acts and Decrees of the Plenary Council of Latin America (1906), comes from the effort that brought together all the Latin American bishops, and it has 998 decrees that regulate the Church shares in modernity. The priesthood, worship, threats against the faith, the Church's relations with the State and society, the church property, received new regulations, revoking the previous guidelines. Reading this document, unexplored by historiography of education, sheds light on the Church's relations with the National States and on the spaces of the clergy and laity in the expansion project of the Catholic Church. The article relied on specific studies about the event, written by theologians and church historians.<hr/>Résumé: Cet article examine la possibilité de transformer un document officiel de l'Église Catholique en une source pour la recherche en éducation et culture au Brésil. Le document résultant de l'effort qui a réuni tous les évêques d'Amérique Latine, les Actes et Décrets du Premier Conseil Plénier de l'Amérique Latine (1906), contenait 998 décrets qui ont organisé les actions de l'Église dans la modernité. Le sacerdoce, le culte, les menaces contre la foi, les relations avec l'État et la société, la propriété de l'Église - tous reçurent de nouveaux règlements, abrogeant les directives précédentes. La lecture de ce document, peu exploré par l'historiographie de l'éducation, met en lumière les relations de l'Église avec les États nationaux et les espaces d'action du clergé et des laï... <![CDATA[Alegria e pensamento: repensando nossos afetos com Deleuze, Espinosa e Lacroix]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por objetivo repensar as maneiras como temos vivido e pensado as emoções na contemporaneidade a partir das análises e críticas levantadas por Michel Lacroix em sua obra O Culto da Emoção em ressonância com escritos deleuzeanos com Espinosa, sobretudo no que se refere às relações entre ideias e afetos. Trabalhar com a afi rmação do corpo como potência do pensamento em meio a uma ética que nos ajude a realizar a seleção dos afetos de alegria e de tristeza, inquirindo os modos de existência e buscando critérios que possam operar, exigente e prudentemente, uma seleção também das próprias alegrias, mantendo sempre como ponto de atração as relações entre o exercício do pensamento e a criação da própria vida. Este percurso nos coloca também em meio a questões sobre a potência da educação como lugar de encontro e aprendizagem.<hr/>Abstract: The purpose of this paper is to rethink the ways we have been living and thinking about the emotions in the contemporary period, based on the analyses and critiques raised by Michel Lacroix in his book The Cult of Emotion, all this in resonance with Deleuzian writings with Espinoza, especially in that which refers to the relations between ideas and affects. Working with the affirmation of the body as a power of thought amidst an Ethics which assist us in conducting a selection of the affects of joy and sadness, inquiring the modes of existence and searching for criteria which may operate, in a demanding and prudent fashion, a selection of one's own joys as well, ever keeping as attraction point the relations between the act of thinking and the creation of one's own life. This course also places us among issues which concern the potential of education as a place for both meeting and learning.<hr/>Resumen: Este artículo tiene por objetivo repensar las maneras como hemos vivido y pensado las emociones en la contemporaneidad a partir del análisis y de las críticas planteadas por Michel Lacroix en su obra El Culto a la Emociónen resonancia con escritos deleuzeanos con Spinoza, especialmente en lo que se refiere a las relaciones entre ideas y afectos. Trabajar con la afi rmación del cuerpo como potencia del pensamiento a través de una ética que nos ayude a realizar la selección de los afectos de alegría y de tristeza, investigando los modos de existencia y buscando criterios que puedan operar, exigente y prudentemente, una selección, también, de las propias alegrías, manteniendo siempre como punto de atracción las relaciones entre el ejercicio del pensamiento y la creación de la vida. Este recorrido nos coloca, a su vez, frente a cuestiones sobre la potencia de la educación como lugar de encuentro y aprendizaje. <![CDATA[Angústia da influência e desleitura na filosofia da educação pragmatista: Dewey, Rorty e Lipman]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos da filosofia da educação na tradição pragmatista americana. Além disso, visto que o estudo remete diretamente à questão da influência de Dewey sobre Rorty e Lipman, também faremos uso do revisionismo dialético de Harold Bloom. O princípio central da tese bloominiana é que as relações revisionárias, ou seja, a influência entre grandes autores sempre ocorre mediante leituras fortes: o cerne dessa desleitura reside no complexo ato crítico de interpretar dialeticamente mediante um processo que envolve a apropriação (revisão), a distorção (desvio) e a correção (redirecionamento) da doutrina original. Finalmente, propomos que, a despeito dos diferentes pontos de vista, encontrados no multifacetário neopragmatismo contemporâneo, as preocupações sociais, políticas e educacionais discutidas amplamente por Dewey que continuam vicejantes e atuais, seja na proposta de Rorty, com sua filosofia literária, seja na proposta de Lipman, com sua filosofia da infância.<hr/>Abstract: The objective of this study is to examine some aspects of educational philosophy in the American pragmatist tradition. Moreover, given that the study refers directly to the question about the influence of Dewey over Rorty and Lipman, we will also use the Harold Bloom's dialectic of revisionism. The main principle of Bloom's thesis is that the revisionist relations, that is, the influence among great authors always occurs by strong readings: the heart of this misreading lies in the complex critical act of interpreting dialectically through a process that involves acquisition (review), distortion (deviation) and correction (redirection) from the original doctrine. Finally, we propose that, despite the different views found in the multifaceted contemporary neo-pragmatism, the social, political and educational concerns widely discussed by Dewey are thriving and current, whether it is in Rorty's proposal with his literary philosophy, or Lipman's proposal with his philosophy of childhood.<hr/>Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar algunos aspectos de la filosofía de la educación en la tradición pragmatista americana. Por otra parte, dado que el estudio se refiere directamente a la cuestión de la influencia de Dewey em Rorty en Lipman, también vamos a hacer uso del revisionismo dialéctico de Harold Bloom. El principio central de la tesis bloominiana es que las relaciones revisionárias, es decir, la influencia de los grandes autores siempre se produce por las lecturas fuertes: el núcleo de esta mala interpretación se encuentra en el complejo acto crítico de interpretar dialécticamente a través de un proceso que implica la apropiación (revisión), la distorsión (desviación) y la corrección (cambio de dirección) de la doctrina original. Por último, se propone que, a pesar de los diferentes puntos de vista que se encuentran en lo multifacético neopragmatismo contemporáneo, el contexto social, político y educativo discutido ampliamente por Dewey todavía está prosperando y corriente, mediante la propuesta de Rorty, con su filosofía literária y mediante la propuesta de Lipman, com su filosofía de la infancia. <![CDATA[O conceito de saúde no livro IV da República: Platão contra os hipocráticos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O conceito de saúde trabalhado por Platão no Livro IV da República tem sido mal interpretado ao longo dos séculos. Para entender melhor quais seriam as colocações de Platão, é necessário entender e dialogar com o background da sua época. No caso do conceito de saúde é necessário um diálogo com a medicina hipocrática. Existe uma relação entre o conceito de justiça e saúde que não faz jus ao que está escrito. Platão, um hábil escultor de textos, faz um paralelo entre a alma e a cidade para descobrir o que é justiça e depois aplica ao indivíduo. Finda esta empresa, ele começa a delinear o que são atos de justiça. Tais atos são comparados com a saúde corporal. Isto é uma preparação para o discurso sobre os tipos de governo. Parece que o conceito de saúde não é o mesmo que encontramos desde Alcmeon até os hipocráticos, pois a temática da saúde se encontra em consonância com suas noções de política.<hr/>Abstract: The concept of health worked by Plato in Book IV of the Republic has been misunderstood for centuries. To better understand what are the statements of Plato, it is necessary to understand his background. In the case of health concept a dialogue with the Hippocratic medicine is needed. There is a relationship between the concept of justice and health unflattering to what is written. Plato, a skilled sculptor, texts draws a parallel between the soul and the city to find out what is justice and then applies to the individual soul. End this enterprise; it begins to outline what are acts of justice. Such acts are compared with bodily health. This is a preparation for the speech about the types of government. It seems that the concept of health is not the same, as we find from Alcmeon to the Hippocratic, because the health issue is in line with its policy notions.<hr/>Resumen: El concepto de salud trabajado por Platón en el libro IV de la República ha sido mal entendido largo de los siglos. Para entender mejor lo que sería la colocación de Platón, es necesario entender y dialogar con el background de su tiempo. En el caso del concepto de salud es necesario un diálogo con la medicina hipocrática. Existe una relación entre el concepto de la justicia y salud que no coincide con lo que está escrito. Platón, un experto escultor textos, establece un paralelismo entre el alma y la ciudad para descubrir qué es la justicia y luego aplicar al individuo. Finda esta empresa, comienza a esbozar lo que son actos de justicia. Tales actos se comparan con la salud corporal. Esta es una preparación para el discurso sobre los tipos de gobierno. Parece que el concepto de salud no es el mismo que encontramos desde Alcmeón a los hipocráticos porque el tema de la salud está en línea con sus nociones de política. <![CDATA[Educação moral no Encheirídion de Epicteto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O estoicismo é uma corrente filosófica que tem como objetivo refletir e propor ações, apontando caminhos para a vida boa do homem, sobretudo, por meio de ensinamentos práticos, éticos, via educação moral do homem. Epicteto busca concretizar essa doutrina dos valores da alma na obra Encheirídion de Epicteto, compilada pelo seu discípulo Flávio Arriano. Assim, o objetivo deste texto é apresentar algumas máximas morais e educacionais passíveis de contribuir para apontar caminhos da vida boa, da felicidade, contextualizando-as com alguns aspectos da mentalidade da educação consumista atual engendrada pelas instituições, principalmente pela mídia, à luz do conceito de emancipação de Theodor Adorno.<hr/>Abstract: Stoicism is a philosophical movement whose objective is to reflect and propose actions that indicate ways for the good life of human beings, especially through practical and ethical teachings, via moral education of humankind. Epictetus aims at substantiating this doctrine of the values of soul in his Enchiridion, compiled by his disciple Flavius Arrianus. Hence, the present work adduces some moral and educational maxims for possible contributions in indicating ways for the good life, contextualizing them according to aspects of the current consumerist education conceived by institutions, primarily the media, in the light of Theodor Adorno's concept of emancipation.<hr/>Resumen: El estoicismo es una corriente filosófica que tiene como objetivo reflexionar y proponer acciones, que apunta maneras de la buena vida del hombre, especialmente a través de lecciones prácticas, éticas, a través de la educación moral del hombre. Epicteto intenta utilizar la doctrina de los valores del alma en el trabajo Encheirídion de Epicteto, compilado por su discípulo Flavio Arriano. El objetivo de este trabajo es presentar algunas máximas morales y educativos que puedan contribuir a señalar diversos modos la buena vida, la contextualización de ellos con algunos aspectos de la mentalidad de la corriente de la educación consumista generada por las instituciones, en particular los medios de comunicación, a la luz del concepto de emancipación Theodor Adorno. <![CDATA[Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Dialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfico, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas significadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identificar e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia.<hr/>Abstract: Discussing with Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) and Certeau (2002), this article of historiographical nature operates on the assumption that the school culture is a web of practices meant by students and teachers in a given historical moment whose logic is amenable to analysis and interpretation by the historian. With the childhood memories of Francisco Macedo as sources, it aims to identify and understand the logic presiding the school practices in the 1st primary education school for boys of Vila de Campo Largo (Paraná) in 1883 and the school culture produced by it.<hr/>Resumen: Dialogando con Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) y Certeau (2002), este artículo, de naturaleza historiográfica, opera con la hipótesis de que la cultura escolar es una maraña de prácticas significadas por estudiantes y profesores en un determinado momento histórico, cuya lógica és posible de el análisis y la interpretación por ele historiador. Tomando por fuentes las memorias de la niñez de Francisco Macedo, el objetivo es identificar y comprender la lógica detrás de las prácticas escolares en el 1ª cátedra masculina de Campo Largo (Paraná) en 1883 y la cultura escolar que produjo. <![CDATA[Uma vida dedicada ao auto (eu)-outro, Dialética de uma sociedade individual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100265&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Felix Trofimovich Mikhailov, a leading theoretical psychologist and philosopher, who has been described to have been "one of the leading theoretical psychologists of the new twenty-first century and a successor to the traditions of Russian philosophical psychology' represented by the names of L. S. Vygotsky, A. n.Leontiev and others. There is tremendous depth in the work of a scholar little known in the West. Most importantly, he articulated aspects of language that without doubt elaborate and extend the seeds that L. S. Vygotsky had sown round about the time that Mikhailov was born. In this article, we outline some of his ideas and how these relate especially to and continue the work of Vygotsky, which lies in their common commitment (a) to the Spinozist unity of being that expresses itself in the identity of body and mind, self and Other and (b) to dialectical materialist form of investigation.<hr/>Resumo: Felix Trofímovitch Mikhailov, psicólogo e filósofo que tem sido descrito como tendo sido "um dos principais psicólogos teóricos do novo século XXI" é um sucessor das tradições da psicologia filosófica russa que é representada por nomes como L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e outros. Há uma tremenda profundidade no trabalho desse estudioso que é muito pouco conhecido no Ocidente. Ele articulou aspectos da linguagem que, sem dúvida estende as sementes que Vygotsky havia semeado no mesmo período de tempo em Mikhailov nasceu. Neste artigo vamos delinear algumas de suas idéias e como estas se relacionam especialmente com o trabalho de Vygotsky e sua continuidade, ao qual apresentam em comum: (a) a unidade Spinozist de ser que se expressa na identidade do corpo e da mente, si mesmo e o Outro e (b) a forma de investigação dialética materialista.<hr/>Résumé: Felix Trofimovich Mikhailov, psychologue et philosophe, décrit comme " l'un des principaux psychologues théoriciens du nouveau XXIe siècle" est le perpétuateur de la tradition psychologique et philosophique russe, représentée par des noms tels que LS Vygotsky, AN Leontiev et d'autres. La grande profondeur des travaux de ce savant reste peu connue en Occident, notamment en matière d'articulation de différents aspects du langage qui, sans doute, ont élaboré et étendu les graines que L. S. Vygotsky avait semées pendant la même période de naissance de Mikhailov. Cet article vise aussi bien à présenter certaines de ses idées qu'à définir les liens de ces dernières avec le travail de Vygotski et sa continuité, qui ont en commun ceci: (a) l'unité spinoziste de l'être qui est exprimée dans l'identité... <![CDATA[Habermas Leitor de Marx: análise dos escritos dos anos de 1960]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Objetiva-se com este artigo evidenciar o quadro referencial teórico presente na obra de Jürgen Habermas (1929 - ), a partir dos quais se possa analisar em que medida tal pensador estabeleceu relações de aproximação e ou distanciamento com a teoria social marxiana. Tratar-se-ia, portanto, de tentar evidenciar Jürgen Habermas enquanto leitor de Karl Marx (1818- 1883), de tal forma a identificar as possíveis influências marxianas em sua obra. Nesse sentido, poder-se-ia levantar a seguinte questão: Seria possível pensar a obra de Jürgen Habermas, a partir do prisma marxiano? Para responder a tal questão, tentar-se-á desenvolver um trabalho genealógico acerca da teoria social de Jürgen Habermas, como forma de expor seus principais pontos de contato com a teoria social de Karl Marx, de tal forma que se possibilite ler a Theorie des Kommunikativen a partir das lentes marxianas. Portanto, o movimento desse trabalho é duplo: a) no primeiro, trata-se de identificar as categorias analíticas marxianas na obra de Jürgen Habermas; b) no segundo, tratar-se-ia de cotejá-las, comparando o sentido e o significado que possuem na obra de um e outro; e, por final c) buscar-se-ia diagnosticar e expor as relações de aproximação e distanciamento entre as teorias sociais dos dois filósofos alemães em questão.<hr/>Abstract: Objective with this article show the theoretical framework present in the work of Jürgen Habermas (1929- ), from which you can examine to what extent such a thinker established closer relations and or estrangement with the Marxian social theory. Treat it would therefore try to show Jürgen Habermas as Karl Marx player (1818-1883), in such a way to identify possible Marxian influences in his work. In this sense, power would raise the question: Is it possible to think the work of Jürgen Habermas, from the Marxian prism? To answer this question, try to will develop a genealogical work on the social theory of Jürgen Habermas as a way to expose your main points of contact with the social theory of Karl Marx in such a way that enables read the Theorie des Kommunikativen from Marxian lenses. Therefore, the movement of this work is twofold: a) in the fi rst, it is to identify the Marxian analytical categories in the work of Jürgen Habermas; b) in the second deal would of collates them, comparing the meaning and signifi cance that have the work of one and the other; and, by the end c) seek would diagnose and explain the approach relationships and distancing between social theories of the two german philosophers in question.<hr/>Résumé: L'objectif de cet article montrent le cadre théorique présente dans les travaux de Jürgen Habermas (1929- ), à partir de laquelle vous pouvez examiner dans quelle mesure un tel penseur établi des relations plus étroites et ou l'éloignement avec la théorie sociale marxiste. Treat il serait donc essayer de montrer Jürgen Habermas comme Karl Marx player (1818 à 1883), de manière à identifi er les possibles influences marxistes dans son travail. En ce sens, le pouvoir serait poser la question: Est-il possible de penser le travail de Jürgen Habermas, du prisme marxienne? Pour répondre à cette question, essayer de se développer un travail généalogique sur la théorie sociale de Jürgen Habermas comme un moyen d'exposer vos principaux points de contact avec la théorie sociale de Karl Marx de telle maniè... <![CDATA[O homo faber, de usuário de ferramentas a objeto tecnológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100331&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Pretende-se nesse artigo analisar a figura do homo faber segundo a filosofia de Hans Jonas e sua visão descritivo-analítica e valorativa da técnica. Como, segundo o autor, a história da técnica poderia ser dividida em duas partes, a pré-moderna e a moderna, então é possível situar o homo faber segundo essas duas perspectivas: na era pré-moderna, ele é um usuário de ferramentas e na era moderna, um produto ou objeto tecnológico. Ligase, assim, a antropologia filosófica à ética.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze the ideia of the homo faber according to Hans Jonas's philosophy and his descriptive-analytical and evaluative view of technology. According to the author, the history of the technique could be divided in two parts, the pre-modern and modern, so it's possible to understand the homo faber under these two perspectives: in the first case, he is an user of tools and, in the second, a product or a technological object. Binds thus, the philosophical anthropology to ethics<hr/>Résumé: Le but de cet article est d'analyser la idée de l'homo faber selon la philosophie de Hans Jonas et sa perspective descriptive-analytique et évaluative de la technique. Selon l'auteur, l'histoire de la technique pourrait être divisé en deux parties, pré-modernes et modernes, de sorte que c'est possible comprendre l'homo faber selon ces deux points de vue: dans la première, il est un utilisateur d'outil et d'autre part, un produit ou un objet technologique. Le homo faber relie ainsi, l'anthropologie philosophique à l'éthique. <![CDATA["Individualidade é um conceito recíproco e comunitário": Fichte e as diretrizes de uma filosofia social segundo a wissenschaftslehre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100353&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Gostaria aqui de discutir a tese proposta por Fichte de que individualidade é um conceito recíproco e comunitário. O ponto de partida é relacionar o desdobramento da Wissenschaftslehre em suas ciências reais ao problema da dedução da consciência efetiva. Em seguida, discuto o programa da Fundamentação do Direito Natural, enfatizando o papel da interação (1). Em segundo lugar, considero a articulação promovida por Fichte, em seu Direito Natural, entre teoria e prática (2). Assim, depois de discutir o problema da atuação prática sobre o mundo (3), detenho-me sobre as reflexões, propostas por Fichte nas Preleções de 1794 (4) e no Direito Natural, acerca da intersubjetividade, procurando sublinhar o elemento em seu esforço ainda decisivo para a filosofia social (5).<hr/>Abstract: The paper aims at considering Fichte's idea that individuality is a reciprocal and communal concept. To begin with, I attempt to connect the unfolding of the real sciences according to the principles of the Wissenschaftslehre to the deduction of empirical consciousness. Then I consider the main tasks of Fichte´s Natural Right in order to point out the role played in it by human interaction (1). Secondly, the aim is to specify how Fichte intends to connect the practical and the theoretical uses of reason (2). Then, after considering the relation of practical consciousness and the world, I argue that Fichte´s discussion of intersubjectivity in the 1794 lectures on the Vocation of the Scholar (4) and in the Natural Right entails interesting features for social philosophy (5).<hr/>Sommario: Obiettivo dell'articolo è prendere in esame la tesi proposta da Fichte rispetto all'individualità, un concetto reciproco e collettivo. Per prima cosa, cercherò di mettere in relazione l'articolazione del campo delle scienze reali, secondo i principi della dottrina della scienza, con la deduzione della coscienza empirica. Prenderò quindi in esame gli obiettivi principali dei Fondamenti del diritto naturale (1796), concentrandomi soprattutto sul ruolo dell'interazione umana (1). Successivamente, mi soffermo ad analizzare come Fichte articola la connessione tra uso teoretico e uso pratico della ragione. (2). Dopo aver discusso il problema della relazione tra coscienza pratica e mondo (3), mostrerò come la nozione di intersoggettività, sviluppata da Fichte nelle Lezioni sulla missione del dotto del 1794 (4) e nel Diritto Naturale, presenta caratteristiche rilevanti per la filosofia sociale (5). <![CDATA[Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao Pensamento de G. H. Mead]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100375&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo versa sobre a educação e o processo de formação do self na perspectiva do "interacionismo simbólico". Tem como objetivo principal esboçar uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead, autor pouco conhecido na comunidade acadêmica brasileira, e estabelecer uma discussão teórica, com base em revisão de literatura, para o campo da teoria da educação. Para tanto, parte do seguinte problema: como podemos entender o processo de individuação do eu na perspectiva teórica de G. H. Mead e qual é a concepção de educação decorrente do "interacionismo simbólico"? Nossa opção pela teoria de G. H. Mead alinha-se à concepção de que nós, seres humanos, somos inscritos numa matriz intersubjetiva, interativa e simbólica por meio da qual, mediante processos de socialização e de aprendizagem, desenvolvemos uma identidade pessoal e estruturamos nossa personalidade.<hr/>Abstract: This article is about education and the process of self-formation from "symbolic interactionism" perspective. It aims to sketch an approach to Mead"s thinking, yet little known in the Brazilian academic community, as well as establish a discussion within the field of theory of education. Therefore, we start from the following problem: according to Mead, how can we understand the process of individuation of the self, and what is the conception of education deriving from his "symbolic interactionism"? Mead"s theory fits in the understanding that we, human beings, are inscribed in an intersubjective, interactive and symbolic matrix in which, through processes of socialization and learning, we develop a personal identity and structure our personality.<hr/>Resumen: Este artículo aborda la educación y el proceso de formación del self desde la perspectiva del "interaccionismo simbólico". Su principal objetivo consiste en esbozar una aproximación al pensamiento de G. H. Mead, autor poco conocido en la comunidad académica brasileña, y establecer una discusión teórica basada en la revisión de la literatura para el campo de la teoría de la educación. Por lo tanto, se basa en la siguiente cuestión: ¿Cómo es posible entender el proceso de individuación del yo en la perspectiva teórica de G. H. Mead y cuál es el concepto de educación derivado del "interaccionismo simbólico"? Nuestra opción por la teoría de G. H. Mead se alinea con la comprensión de que los seres humanos están inscritos en una matriz intersubjetiva, interactiva y simbólica a través de la cual, y por medio de los procesos de socialización y aprendizaje, desarrollan una identidad personal y estructuran la personalidad. <![CDATA[A invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste artigo é questionar a invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiro. Para isso, o artigo refletirá sobre a ideologia que é a causa da compreensão da falta de história no continente africano, em seguida o artigo apresentará a complexidade que há em atribuir uma identidade africana, assim como criticar a noção de Etnofilosofia através do filósofo camaronês Marcien Towa. Finalmente, o artigo considerará tal invisibilidade como efeito de uma reprodução colonizadora que, para se desenvolver, necessita de legitimação europeia do próprio discurso.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to question the invisibility of African philosophy in academic discourse. For this, the article will reflect on the ideology that is the cause of this lack of understanding of the history on the African continent, and then the article will present the complexity of assigning an African identity, but also to criticize the concept of ethnophilosophy by philosopher Cameroon Marcien Towa. Finally, the article considers this invisibility as a colonizer read effect to develop, require very European legitimizing expression.<hr/>Résumé: Le objectif cet article est en questionner l'invisibilité de la philosophie africaine dans le discours académique. Pour ça, l'article refléchirá sur l'idéologie qui est la cause de ce manque de compréhension de l'histoire sur le continent africain, puis l'article présentera la complexité d'assigner une identité africaine, mais aussi de critiquer la notion de Etnofilosofia par le philosophe camerounais Marcien Towa. Enfin, l'article considère cette invisibilité comme un effet de lecture colonisatrice que pour développer, nécessite de légitimation européenne d'expression propre. <![CDATA[Notas de uma pedagogia da singularidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100425&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O trabalho procura pensar uma pedagogia da singularidade. Ele consta de quatro seções e um adendo. A primeira seção caracteriza o modelo escolar de educação partindo dos conceitos de transmissão, desigualdade e controle e indicando como aí a "universalidade abstrata" do saber não coaduna com uma educação que se quer democrática. A segunda começa com a ideia (comum) de democracia como "governo de todos" e passa pela compreensão do poder nesse regime como de todos e de ninguém (como lugar de qualquer um) para chegar à ideia de singularidade. A terceira descreve da singularidade como fundamento e sentido da democracia. A quarta extrai algumas consequências da ideia de singularidade para a educação, opondo simetricamente comunidade a transmissão, igualdade a desigualdade, risco a controle, "universalidade concreta" do pensamento a "universalidade abstrata" do saber. O adendo esboça a aplicação de uma pedagogia da singularidade nos limites da (sala de) aula.<hr/>Abstract: The work aims to think a singularity's pedagogy. It has four sections and one addendum. The first section does a synthetic characterization of the traditional model of education from the concepts of transmission, inequality and control, indicating how the "abstract universality" of knowledge doesn't go with an education that wants to be democratic. The second begins with the (common) idea of democracy as "government of everybody" and pass through the comprehension of the power in a democratic regime as of everybody and nobody (as place of any- and everyone) to arrive at the singularity's idea. The third describes the singularity as ground and sense of democracy. The fourth extracts some consequences from the idea of singularity for the education, opposing community to transmission, equality to inequality, risk to control, "concrete universality" of thought to "abstract universality" of knowledge. The addendum sketches the application of singularity's pedagogy in the class(room)'s limits.<hr/>Sommario: Il lavoro cerca di pensare una pedagogia della singolarità. Esso c'è quattro sezioni ed un'appendice. La prima sezione caratterizza il modello di educazione della scuola partendo dai concetti di transmissione, disuguaglianza e controllo e indicando come l'"universalità astratta" del sapere presente lì non si accorda con un'educazione che vuol esser democratica. La seconda inizia con l'idea (comune) di democrazia come "governo di tutti" e passando attraverso la comprensione del potere in questo regime come di tutti e di nessuno (como il luogo di qualunque) giunge all'idea di singolarità. La terza descrive la singolarità come fondamento e senso della democrazia. La quarta trae alcune consequenze dell'idea di singolarità per l'educazione, opponendo simmetricamente communità a transmissione, uguaglianza a disuguaglianza, rischio a controllo, "universalità concreta" del pensiero a "universalità... <![CDATA[Unamuno: a universidade e a autonomia universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100447&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Unamuno, en cuanto rector de la Universidad de Salamanca e intelectual comprometido con la realidad educativa y académica de su país, en sus ensayos y artículos periodísticos, no pudo dejar de analizar la universidad española de finales del siglo XIX y principios del XX. El presente estudio procura recuperar dicha reflexión unamuniana, sobre todo en lo que respecta a las características del contexto geográfico e institucional de cada universidad, así como al deseo de autonomía universitaria.<hr/>Abstract: As rector of the University of Salamanca and intellectual committed to the educational and academic reality of his country, Unamuno could not stop analysing, in his essays and newspaper articles, the Spanish university in the late nineteenth and early twentieth centuries. The present study aims to recover such reflection, especially with regard to the characteristics of the geographical and institutional context of each university, as well as the desired university autonomy.<hr/>Resumo: Unamuno, enquanto reitor da Universidade de Salamanca e intelectual comprometido com a realidade educativa e acadêmica do seu país, nos seus ensaios e artigos jornalísticos, não pôde deixar de analisar a universidade espanhola dos finais do século XIX e princípios do século XX. O presente estudo procura recuperar a referida reflexão unamuniana, nomeadamente no que respeita às características do contexto geográfico e institucional de cada universidade, assim como o desejo de autonomia universitária. <![CDATA[Resenha crítica do livro incógnito - as vidas secretas do cérebro, David Eagleman]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000100467&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Incógnito - As vidas secretas do cérebro é um livro de divulgação neurocientífica escrito pelo neurocientista David Eagleman. O autor apresenta, de forma acessível ao público leigo, achados neurocientíficos sobre a relação entre o comportamento consciente e o cérebro. A abordagem, apesar de introdutória ‒ devemos considerar que o livro é de divulgação científica −, transmite a mensagem principal, a saber: o cérebro faz coisas que não sabemos e é o responsável pelo comportamento consciente. No entanto, alguns pontos aparentemente simples possuem uma profundidade que requer discussão filosófica não considerada pelo autor. O conhecimento neurocientífico usado por Eagleman tem diversas falhas já discutidas na literatura da área. Além disso, parece prematuro defender certas posições sobre a agência humana baseada em experimentação problemática e escassa. Este texto avalia os argumentos do autor e aponta algumas dificuldades que precisam ser encaradas pelas neurociências.<hr/>Abstract: Incognito: The secret lives of the brain, is a science book about neurosciences written by the neuroscientist David Eagleman. The author explains in a simple way neuroscientifc findings concerning the relationship between conscious behavior and the brain. Eagleman writes his message in fresh and clear prose: the brain makes things that we are not aware of and it is responsible for the conscious behavior. However, there are several claims seemingly uncomplicated that conceal deep philosophical problems. The author ignores problematic issues about the experiments and takes them for granted. The neuroscientifc enterprise presents several flaws pointed out by many authors. Furthermore, the arguments about the human agency based on few and problematic experimentation is controversial and highly disputable. This review assesses various critical points and it addresses some questions that should be taken into account by the neurosciences.<hr/>Resumen: Incognito - Las vidas secretas del cerebro es un libro de divulgación neurocientífica escrita por el neurocientífico David Eagleman. El autor presenta, de forma accesible al público no especialista, descubiertas neurocientíficas sobre la relación entre el comportamiento consciente y el cerebro. El abordaje, a pesar de introductorio - debemos considerar que el libro es de divulgación científica -, transmite el mensaje principal: el cerebro hace cosas que no sabemos y es el responsable por el comportamiento consciente. Sin embargo, algunos puntos aparentemente simples poseen una profundidad que requiere discusión filosófica no considerada por el autor. El conocimiento neurocientífico usado por Eagleman tiene diversas fallas ya discutidas en la literatura del área. Adicionalmente, los argumentos sobre la agencia humana basados en experimentos escasos y problemáticos son controvertidos y fuertemente discutibles. Este texto evalúa los argumentos del autor y apunta algunos asuntos que deben ser considerados por las neurociencias.