Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20160002&lang=pt vol. 30 num. 60 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Newton da Costa: o homem, o lógico e o filósofo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200533&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O Universo de Aristóteles é hiperbólico?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200547&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Summary: Aristotle’s refusal of the actual infinite, in any form, leads him to conceive a universe finite in magnitude, containing a finite multiplicity of things. His strict “immanentism” implies that not only physics but mathematics too must be done in this real universe, without concessions to imagination: in Aristotle’s mathematics there are no sets of actually infinite elements, nor lines of actually infinite length. Even worse, there are not even lines of finite length potentially infinitely extendible, no curves going to the infinite. This notwithstanding, Aristotle explicitly says that his restricted way of understanding the infinite is not a problem for mathematicians. Fortunately, he goes further than the mere statement explaining why mathematicians can do without infinite sets, infinite lines and infinitely extensible ones.<hr/>Resumo: A refutação do infinito, em toda a sua amplitude, leva Aristóteles a conceber um universo finito em grandeza e detentor de multiplicidade finita de objetos. A sua concepção estritamente “imanentista” implica que um tal universo finito deva abarcar não só a física, mas também a matemática, sem qualquer concessão à imaginação: na matemática de Aristóteles não há, então, conjuntos de elementos infinitos, nem linhas de comprimento infinito. Mais ainda: nem sequer há linhas infinitamente estendíveis ou curvas que rumam ao infinito. Não obstante isso, Aristóteles afirma que a sua visão restritiva do infinito não é exatamente um problema para os matemáticos, e explica de que modo podem abrir mão de conjuntos infinitos e de linhas infinitamente estendidas.<hr/>Riassunto: Il rifiuto dell’infinito attuale, in ogni sua forma, porta Aristotele a concepire un universo finito in grandezza, contenente una molteplicità finita di oggetti. La sua concezione strettamente “immanentista” implica inoltre che in un tale universo finito debba essere contenuta non solo la fisica ma anche la matematica, senza alcuna concessione all’immaginazione: nella matematica di Aristotele non ci sono dunque insiemi di infiniti elementi, né linee di lunghezza infinita. Ma non solo: non ci sono nemmeno linee infinitamente estendibili, né curve che vanno all’infinito. Ciò nonostante, Aristotele afferma che la sua visione così restrittiva dell’infinito non sia un problema per i matematici, e spiega in che modo i matematici possano fare a meno di insiemi infiniti e di linee infinitamente estendibili. <![CDATA[Centralidade da crítica ao trabalho: apontamentos sobre a categoria trabalho nos Manuscritos de 1844 e nos Grundrisse de Marx]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200575&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo do artigo é refletir criticamente acerca da categoria trabalho em dois momentos da teoria marxiana: os Manuscritos Econômico-Filosóficos, texto de juventude de Marx, e os Grundrisse, texto que abre uma nova perspectiva e que constitui o passo fundamental para sua teoria de maturidade. Assim, intenta- se demonstrar a necessidade de considerar a teoria marxiana da perspectiva da totalidade, visando o trabalho alienado como centro fundamental da dominação social capitalista. Além do mais, pautar a importância de compreender tal teoria como uma crítica histórica e específica ao sistema social capitalista.<hr/>Abstract: The goal of this paper is to reflect critically on the labor category in two moments of marxian theory: the Economic and Philosophic Manuscripts, youth Marx’s text, and the Grundrisse, a text that opens a new perspective and is the key step in his mature theory. Therefore, attempts to demonstrate the need to consider the marxian theory from the totality perspective, conceiving the alienated labor as a fundamental center of capitalist social domination. Moreover, guide the importance of understanding this theory as a historical and specific critique to the capitalist social system.<hr/>Resumen: El objetivo del artículo es reflexionar criticamente sobre la categoría trabajo en dos momentos de la teoría marxiana: los Manuscritos Económicos y Filosóficos, texto de juventud de Marx, y los Grundrisse (Elementos Fundamentales para la Crítica de la Economia Política), texto que abre una nueva perspectiva que constituye el passo crucial para su teoría de madurez. Así, intentademostrarse la necesidad de considerar a la teoría marxiana por la perspectiva de la totalidad, mirando el trabajo alienado como el centro fundamental de la dominación social capitalista. Además, señalar a la importancia de comprender tal teoría como una crítica histórica y específica al sistema social capitalista. <![CDATA[Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200647&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Uma das questões fundamentais da epistemologia dialética é o reconhecimento do caráter histórico da atividade objetiva humana, tanto quanto, de sua elaboração lógica. A historicidade remete à premissa de que a realidade, enquanto objeto a ser conhecido, é atividade humana sensível, é práxis mediada pelo trabalho. Nesse sentido, a capacidade lógica do pensamento mantém correspondência indispensável com a categoria histórica, que consiste na realidade objetiva do homem e suas condições materiais de existência. As possibilidades da categoria lógica ocorrem no campo em que o pensamento apanha o desenvolvimento histórico, ultrapassando o senso comum, e se subtraindo às especulações abstratas. Na sociedade capitalista, sobretudo a partir da racionalidade taylorista e fordista, distancia-se a formação do pensamento crítico, político e autônomo, fragilizando as condições lógicas ou teóricas da formação. Trata-se o trabalho de um prelúdio às condições de elaboração da realidade histórica e do pensamento, apesar da racionalização a que o capitalismo a submete.<hr/>Abstract: One of the fundamental questions underlying dialectical epistemology is the recognition of the historical character of objective human activity and its logical development. Historicity points to the premise that reality, as an object to be known, is sensitive human activity; it is praxis mediated through work. In this sense, the logical capacity of thought maintains an indispensable correspondence with the historical category, which is people’s objective reality and their material conditions of existence. The possibilities of the logical category occur in the field where thought meets historical development, stretching beyond common sense, and escaping abstract speculations. In capitalist society, especially from the Taylor and Ford rationality onwards, formation has distanced itself from critical, political and autonomous thought, thereby weakening the logical or theoretical conditions of formation. This study is a prelude to the drafting conditions of historical reality and thought, despite the rationalization to which it is submitted by capitalism.<hr/>Résumé: Une des questions fondamentales de l’épistémologie dialectique est celle de la reconnaissance du caractére historique de l’activité objective humaine et de son élaboration logique. L’historicité renvoie à l’hypothése selon laquelle la réalité en tant qu’objet à être connu est activité humaine sensible, est praxis par l’intermédiaire du travail. Dans ce sens, la capacité logique de la pensée correpond nécessairement à la catégorie historique, qui consiste en la réalité objective de l’homme et de ses conditions matérielles d’existence. Les possibilités de la catégorie logique se produisent dans le domaine dans lequel la pensée saisit le développement historique, dépassant le sens commun et se soustrayant aux spéculations abstraites. Dans la société... <![CDATA[Da vida à morte à vida: a linguagem é a ponte. Reflexões acerca do ato de escrever]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200669&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho traz reflexões acerca do ato de escrever, numa perspectiva de invenção contextualizada em situações de fronteira entre a vida e a morte, configurando potente exercício de si, por um grupo particular de escritores. Foram utilizadas como material cartas publicadas em livro, escritas por pessoas condenadas à morte, vítimas do nazismo; nelas, percebe-se a consciência da morte iminente e o fato comprovado. O objetivo é aprofundar estudos sobre o ato de escrever, na perspectiva de sua metamorfose e de quem escreve e/ou lê, fundada na autonarração e autointerpretação. Este artigo ancora-se em estudos da linguagem e em reflexões do ato de escrever levantados por quem escreve, que delineia-se pelos assuntos corriqueiros, linguagem singela, quase pura de intenções e um incessante desejo de ser lembrado, pondo em foco um exercício de si. Pela leitura estabelece-se um vínculo fronteiriço e indissolúvel entre a vida, a morte e a vida, trazida pelas formas vivas da linguagem.<hr/>Abstract: This paper presents reflections on the act of writing, in its perspective of invention, contextualized in situations in the border between life and death, setting a powerful exercise about itself by a particular group of writers. It was used as material letters compiled and published in book form, written by people sentenced to death, victims of nazism; on it is the perception of the awareness of imminent death and the proven fact. The objectif is go further in the studies of the act of writing, in the perspective of its metamorphosis and of who writes and/or reads, estabilished on self narration and self interpretation. This article anchors in language studies and reflections on the act of writing raised by the writer, placed by trivial matters, simple language, almost pure intentions and an incessant desire to be remembered, focusing on an exercise of itself. By reading, it seems to set up a bond and indissoluble border between life and death and life brought by the living forms of language.<hr/>Resumen: Este trabajo trae reflexiones acerca del acto de escribir, enuna perspectiva de invención, contextualizada en situaciones de frontera entre la vida yla muerte, configurando un potente ejercicio de sí mismo, por un grupo particular de escritores. Material: cartas publicadas enlibro, escritas por personas condenadas a muerte, víctimas del nazismo; enellas, se notala conciencia de la muerte inminente y el hecho comprobado. Objetivo: profundizar los estudios sobre el acto de escribir, en la perspectiva de su metamorfosis y de quien escribey/o lee, basada en la auto-narracióny auto-interpretación. Análisis: se fundamenta en estudios del lenguajey en reflexiones del acto de escribir levantados por quien escribe, que se delineanpor los asuntos cotidianos, lenguaje simple, casi puro de intenciones y un incesante deseo de ser recordado, poniendo en foco un ejercicio de sí mismo. Por la lectura se establece un vínculo fronterizo e indisoluble entre la vida, la muerte y la vida, traída por las formas vivas del lenguaje. <![CDATA[Do direito aos problemas para o aprendizado filosófico: considerações sobre as Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná a partir de uma perspectiva deleuziana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200685&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo parte de algumas considerações macropolíticas do ensino de Filosofia no Brasil, orientadas pela lógica das competências e habilidades; se ocupa das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná nas quais tal lógica está ausente e enfatiza o curioso lugar de destaque que a perspectiva filosófica de Deleuze e Guattari ocupa na proposta metodológica das Diretrizes. A partir disso, dá ênfase à noção de problema desenvolvida por Deleuze com inspiração bergsoniana e afirma a potência da perspectiva de fazer das aulas de Filosofia espaço para a constituição de problemas pelos próprios envolvidos nelas. Sustenta a importância de uma “Pedagogia do sentido” em que o direito aos problemas para o aprendizado filosófico não pode estar ausente e mostra o quão distante dela estão as Diretrizes do Paraná.<hr/>Abstract: This paper considers some macro-political remarks on Philosophy teaching in Brazil as guided by the logic of competences and skills; it addresses the Curriculum Guidelines of Philosophy of the State of Parana, in which such logic is missing; it emphasizes the curious prominent place that the Deleuze and Guatta- ri’s philosophical perspective has occupied in the methodological proposal of the Guidelines. Based on this, it both highlights the notion of problem developed by Deleuze with a Bergsonian inspiration and states the potency of this perspective to turn Philosophy classes into a space for the proposal of problems by the ones who attend them. It underlines the importance of a “Pedagogy of the meaning” in which the right to problems cannot be absent in philosophical learning and shows how far the Guidelinesare from that.<hr/>Résumé: L’article part de quelques considérations macro politiques de l’enseignement de Philosophie au Brésil orientées par la logique des compétences et des habilités; il s’occupe des Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná (Directrices Curriculaires de Philosophie de l’Etat du Paraná) où telle logique est absente et emphatise le curieux lieu d’évidence que la perspective philosophique de Deleuze et Guattari occupe dans la proposition méthodologique des Diretrizes. A partir de cela, souligne la notion de problème développée par Deleuze avec une inspiration bergsonienne et affirme la puissance de la perspective de faire des cours de Philosophie un espace pour la constitution de problèmes par ceux qui y sont engagés. Il soutient l’importance d’une “Pédagogie du sens” où le droit aux problè... <![CDATA[A docência administrada: problematizando a questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200701&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O texto que se apresenta é fruto das pesquisas realizadas por ocasião do curso de doutoramento e visa à compreensão da inserção de Sistemas Apostilados de Ensino em escolas públicas municipais. Com base em pesquisa empírica e teórica discorre-se sobre o conceito de Docência Administrada, proposto pelo autor, para ilustrar as consequências desta prática sobre a autonomia docente. Tendo como referencial os estudos provenientes de teóricos da Escola de Frankfurt, em especial Herbert Marcuse, propõe uma reflexão crítica sobre a utilização de apostilas, por meio de um estudo de caso, realizado em dois municípios do noroeste paulista, que propiciou dados para as análises realizadas.<hr/>Abstract: The present text is a result of the researches done for occasion of the doctorate course and tries to understand the insertion of the Education Systems in municipal public schools. Basing on an empirical and theoretical research it tells about the concept of the Administered Teaching, proposed by the author, with final aim to demonstrate the consequences of this practice on teacher’s autonomy. The studies of the theorists from the Frankfurt School, especially Hebert Marcuse, are a reference for this text, enabling the critical reflection about the use of the Education systems, through a case study, carried out in two cities from the northwest of São Paulo State, that provided data for the analyses made.<hr/>Resumen: El Texto que presentase es resultado de las investigaciones desarrolladas por el motivo del curso de doctorado, y todavia tiene la comprensión de la inserción de los sistemas con apostillas de la enseñanza de las escuelas públicas municipales. Con base en investigación empírica y teórica discurre sobre el concepto de docencia administrada, propuesto pr el autor, para la muestra de las consecuencias de esta práctica sobre la autonomia docente. Teniendo como referencial los estudios provenientes de teóricos de la escuela de Frankfurt, en especial Herbert Marcuse, propone una reflexión crítica sobre la utilización de apostillas por medio de un estudio específico, realizado en dos municípios del noroeste paulista, que propició datos para la análisis desarrolladas. <![CDATA[O fenômeno educativo entre ideologia e utopia. O pensamento de Paul Ricoeur: Base para uma educação emancipatória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200739&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Paul Ricoeur’s thoughts have not yet been discussed in Brazil, except in purely academic circles. The present article has a prime objective of opening up for debate the useful fundamental aspects of Paul Ricoeur’s thoughts - the issues related to ideology and utopia, its differences and its analogies -, and to demonstrate that such themes, in the way that they typify social and cultural imagination of a specific population, they can provide important basis for new analysis, thoughts and guidelines of the educational system and of education. This is always configured through symbolic representations of ideological or utopian nature, survives in the conflict, which is not always pacific, between one and the other pending, sometimes, towards, a somewhat restrictive, ideology and other times towards utopia, a transgressor within the existing order. Formation towards true citizenship and towards emancipation demands an assumption of new presupposed theories, whether within a sociological and axiological level or within an epistemological level, presupposed that, unable to disconnect from the ideological contexts, assuming new outlooks which can reconstruct universes of innovative meanings within the educational context.<hr/>Resumo: O pensamento de Paul Ricoeur não é, ainda, muito discutido no Brasil, salvo em meios estritamente acadêmicos. O presente artigo tem por finalidade pôr à discussão um dos aspectos fundamentais do profícuo pensamento de Paul Ricoeur - as questões relacionadas com a ideologia e utopia, suas diferenças e analogias -, e demonstrar que tais temáticas, na medida em que tipificam a imaginação social e cultural de um determinado povo, podem constituir bases importantes para novas análises, reflexões e linhas de orientação do sistema educativo e da educação. Esta é, sempre, configurada por representações simbólicas de natureza ideológica ou utópica, sobrevive no conflito, nem sempre pacífico, entre uma e outra pendendo, umas vezes para a ideologia, algo aprisionadora, outras para a utopia, transgressora da ordem existente. A formação para uma cidadania plena e para a emancipação exige a assunção de novos pressupostos teóricos, quer a nível sociológico e axiológico quer a nível epistemológico, pressupostos que, não podendo desligar-se de contextos ideológicos, supõem, todavia, novos olhares que possam reconstruir universos de sentido inovadores no âmbito educativo.<hr/>Resumén: El pensamiento de Paul Ricoeur no es aún muy discutido en Brasil, excepto en la academia. En este artículo se pretende discutir los aspectos fundamentales del pensamiento fecundo de Paul Ricoeur - las cuestiones relacionadas con la ideología y utopía, sus diferencias y similitudes - y demostrar que estos problemas, en la medida en que tipifican la imaginación social y cultural de un pueblo en particular pueden ser importantes bases para un posterior análisis, reflexiones y orientaciones del sistema educativo y de la educación. La educación es siempre configurada por representaciones simbólicas de naturaleza ideológica o utópica, sobrevive en el conflicto, no siempre pacífico, entre una y otra. Unas veces la tendencia es para una educación ideológica, algo encarcelada, otras hacia la utopía, transgresiva del orden existente. La formación hacia la plena ciudadanía y emancipación requiere la asunción de nuevos supuestos teóricos, tanto al nivel sociológico y axiológico cuanto al nivel epistemológico, supuestos que no pueden separarse de los contextos ideológicos, pero que suponen, sin embargo, nuevas miradas que puedan reconstruir universos de sentido innovadores en el campo educativo. <![CDATA[Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200775&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Tomamos de empréstimo de Ítalo Calvino (1990) a primeira das suas seis propostas para o próximo milênio, a leveza, para pensarmos a questão do sensível e da sensibilidade na investigação educativa. O que propomos é refletir sobre uma possível mudança de ponto de vista na pesquisa em educação, sobre outra ótima, com outros recursos e possibilidades, com a leveza como centro desta ação. A leveza que pouco tem nos caracterizado pode constituir-se num desafio, numa condição para pensar num olhar investigativo sensível, atento aquilo que é percebido por um observador que se dá o tempo para a experiência. Um tempo para a experimentação e para a experiência formadora é condição para o aprendizado ético-afetivo, numa perspectiva spinozana. Na aprendizagem do que nos constitui, compreendendo os nossos afetos, propomos pensar a pesquisa em educação na dimensão do sensível.<hr/>Abstract: We Italo Calvino loan (1990) the first of its six proposals for the next millennium, lightness, to think the issue of sensitive and sensitivity in educational research. What we propose is to reflect on a possible change of perspective in educational research, on another great, with other features and possibilities, with lightness as the center of this action. The lightness that little has characterized us may be in a challenge in a condition to think of a sensitive investigative look, given what is perceived by an observer who takes the time to experience. A time for experimentation and the formative experience is a prerequisite for the ethical-emotional learning, a spinozana perspective. On learning of what constitutes us, including our emotions, we propose thinking educational research in the dimension of sensitive.<hr/>Resumen: Hemos cogido prestado de Italo Calvino (1990), el primero de sus seis propuestas para el próximo milenio, la ligereza, a pensar el tema de la sensibilidad y la sensibilidad en la investigación educativa. Lo que proponemos es reflexionar sobre un posible cambio de perspectiva en la investigación educativa, en otro grande, con otras características y posibilidades, con ligereza como el centro de esta acción. La ligereza que poco nos ha caracterizado puede estar en un desafío en condiciones de pensar en un aspecto de investigación sensibles, teniendo en cuenta lo que se percibe por un observador que se toma el tiempo para experimentar. Un tiempo para la experimentación y la experiencia formativa es un requisito previo para el aprendizaje ético-emocional, una perspectiva spinozana. Al enterarse de lo que nos constituye, incluyendo nuestras emociones, se propone pensar la investigación educativa en la dimensión de la sensibilidade. <![CDATA[O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200799&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade.<hr/>Abstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government.<hr/>Resumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las con diciones de aparición del discurso sobre la importancia de la filosofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad. <![CDATA[O feto e a procura do Si. Um diálogo crítico com Merleau-Ponty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200821&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Riassunto: Alla luce della vita prenatale, radicalizziamo la riabilitazione del corpo sostenuta da Merleau- Ponty. Attribuiamo al feto la partecipazione al fenomeno del “self”. In particolare, riabilitiamo il feto mediante l’analisi della processualità che lo costituisce senza un principio previamente dato. Lo scopo principale è quello di pensare la comparsa del feto criticando i privilegi che Merleau-Ponty indica per il mondo postnatale.<hr/>Abstract: In the light of prenatal life, we radicalise the rehabilitation of the body argued by Merleau-Ponty. We attribute to the fetus the participation in the phenomenon of the “self”. In particular, we rehabilitate the fetus through the analysis of the processuality which constitutes it without a principle previously given. The principal purpose is to think about the appearance of the fetus criticizing the privileges that Merleau-Ponty points to in the postnatal world.<hr/>Resumo: À luz da vida pré-natal, radicalizamos a reabilitação do corpo sustentada por Merleau-Ponty. Atribuimos ao feto a participação ao fenômeno do “self”. Em particular, reabilitamos o feto mediante a análise da processualidade que o constitui sem um princípio previamente dado. Nosso intuito principal é pensar o aparecimento do feto criticando os privilégios que Merleau-Ponty aponta para o mundo pós-natal. <![CDATA[Governamentalidade como ferramenta analítica: uma prática de pesquisa em educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200859&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo objetiva mostrar como a governamentalidade constitui-se como uma ferramenta analítica na prática de pesquisa em Educação Especial. Situamos a problemática na condução das condutas dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas inclusivas. A partir de documentos legais e materiais didáticos relativos a essa formação continuada, em nível nacional e regional e das incursões nos Estudos foucaultianos em Educação, desenvolvemos o AEE como uma tecnologia de governamento docente, cuja estratégia de produção de uma subjetividade docente operacionaliza as táticas da docência no jogo de cada um e de todos, da docência como querer modificar-se e da docência como prática solidária. A partir dessa materialidade, a governamentalidade possibilita desenvolver um exercício de problematização numa proposta de análise das relações de poder.<hr/>Abstract: This paper aims at showing how governmentality works as an analysis tool in the research practice in Special Education. We have problematized the conduction of conducts of Specialized Educational Assistance (SEA) teachers in inclusive schools. From official documents and didactic materials related to that kind of continuing education in national and regional spheres, and also relying on the Foucauldian Studies in Education, we have regarded SEA as a technology governing teachers; its strategy for the production of teacher subjectivity operates teaching tactics in a game that affects each and everyone, regarding teaching as both a desire to change and a supportive practice. From that materiality, governmentality enables the development of a problematizing exercise in an attempt to analyze power relations.<hr/>Resumen: En este artículo se pretende mostrar cómo la gubernamentalidad se estableció como una herramienta analítica en la práctica de la investigación en Educación Especial. Situamos el problema de la conducción de la conducta de los profesores de Educación Especialista de Servicio (ESA) en las escuelas inclusivas. A partir de los documentos legales y materiales relacionados con este tipo de formación continuada a nivel nacional y regional y de las incursiones en los Estudios Foucaultianos en Educación, desarrolló la ESA como una tecnología de governamento de los maestros, la estrategia de producción de una subjetividad maestro operativas las tácticas de enseñanza el juego de todos y cada uno, de la enseñanza como queriendo ser modificados y la enseñanza como práctica conjunta. A partir de esta materialidad, la gubernamentalidad permite desarrollar un ejercicio de cuestionar una propuesta de análisis de las relaciones de poder. <![CDATA[Notas sobre teoria e práxis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200883&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O trabalho busca discutir o poder de determinação que a teoria e a prática possuem na educação contemporânea, diante da necessidade inquestionável de atualizar a teoria e de reconhecer as imensas exigências para uma ação crítica frente às questões tecnológicas, salientando a necessidade do diálogo e do aprender na atualidade. Percebemos a larga influência da epistemologia da prática nas pesquisas atuais sobre formação de professores, bem como nas políticas oficiais, baseadas em conhecimentos científicos de racionalidade procedimental e no mundo da experiência pedagógica, cujo diagnóstico revela o seu empobrecimento e desqualificação no âmbito da vida social. Para além de uma relação entre teoria e prática, na qual uma determina o que deve ser utilmente aceitável da outra, apostamos como saídas as teorias para a expressão da ação livre, criativa e autônoma, reafirmando a necessidade de abertura à mudança como retomada da valorização da prática social.<hr/>Abstract: The paper discusses the power determination that theory and practice have in contemporary education, given the unquestionable necessity to update the theory and recognize the huge demands for critical action on the technology issues, emphasizing the need for dialogue and learning in today. We realize the wide influence of epistemology practice in current research on teacher education, as well as in official policies, based on scientific knowledge of procedural rationality and on the world of pedagogical experience, whose diagnosis reveals its impoverishment and disqualification in social life. In addition to a relation between theory and practice, in which a determines what should properly be acceptable in another, bet theories as outputs for the expression of free, creative and autonomous action, reaffirming the need for openness to change as resumption of valuing social practice.<hr/>Resumen: El trabajo discute el poder de determinación que la teoría y la práctica tienen en la educación contemporánea, dada la indudable necesidad de actualizar la teoría y reconocer las inmensas demandas de una acción crítica frente a los problemas tecnológicos, subrayando la necesidad de diálogo y de aprendizaje en la actualidad. Nos damos cuenta de la gran influencia de la epistemologia de la práctica en la investigación actual sobre la formación del profesorado, así como las políticas oficiales basadas en el conocimiento científico de la racionalidad procedimental y en el mundo de la experiencia pedagógica, cuyo diagnóstico revela su empobrecimiento y la descalificación en la vida social. Además de una relación entre la teoría y la práctica, en la cual una determina lo que debe ser adecuadamente aceptable la otra, apostamos como salidas teorías del diálogo para la expresión de la acción libre, creativa y autónoma, lo que reafirma la necesidad de una apertura al cambio como la reanudación de la apreciación la práctica social. <![CDATA[Eros filosófico: um desejo ambivalente nos diálogos de Platão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200905&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The appropriation of the term eros by Plato in the Symposium culminates in: Socrates’/Diotima’s speech. However there is a more specific sense of eros, which could be called philosophical eros. On the one hand, philosophical eros is the immediate consequence of the development of the dynamis by which one is capable of recognizing both the existence and the value of the Forms. On the other hand, the development of this same dynamis promotes the desire to transmit this dynamis to those regarded as a fertile ground to it. Understanding this twofold dimension of philosophical eros will shed light both on Plato’s conception of philosophy and on Socrates, character of Plato’s dialogues, as lover of beautiful boys.<hr/>Resumo: A apropriação do termo eros por Platão no Banquete culmina no discurso de Sócrates/Diotima. Há em Platão, entretanto, um sentido específico de eros, o qual pode ser chamado de eros filosófico. Este é, por um lado, a consequência do desenvolvimento da dynamis pela qual alguém é capaz de reconhecer a existência e o valor das Ideias. Por outro lado, o desenvolvimento dessa dynamis conduz ao desejo de transmiti- la àqueles que são vistos como “terreno fértil”. Entender a ambivalência do eros filosófico contribui tanto para esclarecer a concepção filosófica de Platão quanto para a compreender Sócrates, personagem dos diálogos, como amante de belos rapazes.<hr/>Resumen: La apropiación de la palabra eros por Platón en el Banquete culmina en el discurso de Sócrates / Diotima. Hay en el texto de Platón, sin embargo, un sentido específico del eros, que puede ser llamado eros filosófico. Esto es, por una parte, la consecuencia del desarrollo de la dýnamis través de la cual se puede reconocer la existencia y el valor de las ideas. Por otra parte, el desarrollo de esta dýnamis conduce al deseo de transmitirla a aquellos que son vistos como “terreno fértil”. La comprensión de la ambivalencia del eros filosófico ayuda a clarificar no sólo la concepción filosófica de Platón, así como en qué sentido Sócrates es amante de los chicos hermosos. <![CDATA[Sobre coautoria, produtivismo e performatividade: um exercício crítico-hermenêutico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200917&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, abordamos o tema da colaboração acadêmico-científica por meio de coautoria no contexto atual marcado pela pressão por publicação. A partir da problematização do texto de Lopes e Costa (2012), nosso objetivo é desenvolver uma análise hermenêutica e crítica do tema através da revisão da literatura especializada e de uma reflexão teórica, a fim de prover elementos para a compreensão de uma prática tida como complexa. Como conclusão, inferimos que a prática de coautoria, dada a sua importância e caracterização, demanda abordagens teórico-empíricas cuidadosas e sistemáticas, o que ainda não tem sido feito na área de educação.<hr/>Abstract: In this paper, we approach the issue of academic and scientific collaboration through co-authorship in the current context typified by the pressure to publish. From the problematization of the paper by Lopes and Costa (2012), our goal is to develop a critical-hermeneutic analysis of the subject by reviewing the literature and a theoretical reflection, in order to provide elements for understanding of a practice seen as complex. In conclusion, we infer that the practice of co-authorship, given its importance and characterization, demand an careful and systematic theoretical and empirical approaches, which has not been done in the education field.<hr/>Resumen: En este artículo se aborda la cuestión de la colaboración académica y científica a través de coautoría en el contexto actual marcado por la presión por publicar. Al cuestionar el artículo de Lopes texto y Costa (2012), nuestro objetivo es desarrollar un análisis hermenéutico y crítica del tema mediante la revisión de la literatura y de una reflexión teórica, con el fin de proporcionar elementos para la comprensión de una práctica considerada compleja. En conclusión, se deduce que la práctica de la coautoría, por su importancia e caracterización, requiere enfoques teóricos y análisis empíricos de manera cuidadosa y sistemática, que no se ha hecho en el área de la educación. <![CDATA[Tomás de Aquino e o problema do Mênon]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200951&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Procuramos apresentar neste artigo o resultado de uma leitura comparada dos comentários de Tomás de Aquino (1225 - 1274), Roberto Grosseteste (1168 - 1252) e Alberto Magno (1220 - 1280) aos Segundos Analíticos, de Aristóteles. Nossa intenção declarada é avaliar a posição de Tomás de Aquino quanto à teoria aristotélica da ciência em comparação com seus predecessores imediatos na tarefa. Adiantamos que, dada a extensão do trabalho a que nos propomos, este artigo cobre apenas uma pequena parte do mesmo, qual seja, a discussão sobre os preâmbulos da ciência e sobre o chamado “problema do Mênon”, temas apresentados por Aristóteles no primeiro capítulo dos Segundos Analíticos.<hr/>Abstract: Our purpose in this article is to present the result of a comparative reading of the commentaries by Thomas Aquinas (1225-1274), Robert Grosseteste (1168 - 1252) and Albert the Great (1220-1280) on Aristotle’s Posterior Analytics. We do intend to evaluate the position of Thomas Aquinas about the Aristotelian theory of science comparing it with his immediate predecessors on this task. We put in advance that, due to the extension of the work, this article deals with just a little portion of the text, that is, that part where Aristotle discusses about the prerequisites of science and where the so called “question of Meno” is taken and solved, themes presented in the first chapter of the Posterior Analytics.<hr/>Resumé: Nous essayons de présenter dans cet article, le résultat d’une lecture comparative des commentaires des Seconds Analitiques d’Aristote, produit par Thomas d’Aquin (1225 - 1274), Robert Grosseteste (1168 - 1252) et Albertus Magnus (1220 - 1280). Notre intention déclarée est d’évaluer la position de l’Aquin sur la théorie aristotélicienne de la science par rapport à des ses prédécesseurs immédiats dans le travail. Nous prévoyons que, compte tenu de l’ampleur du travail que nous proposons, cet article ne couvre qu’une petite partie de celui-ci, à savoir, la discussion des préambules de la science et de la soi-disant «problème Meno,” thèmes présentés par Aristote dans le premier chapitre des Secondes Analytiques. <![CDATA[O uso poético da linguagem e os conceitos de ideia, sentido e referência no pensamento de Frege]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200979&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir da análise de trechos de Sobre o Sentido e a Referência, de Gottlob Frege, procuraremos destacar o espaço que este autor reserva ao estético. Para tanto, apresentaremos a distinção fregeana entre o uso poético e o científico da linguagem, com base nos conceitos de ideia (Vorstellung), sentido (Sinn) e referência (Bedeutung).<hr/>Abstract: From the analysis of snippets of Sense and reference, by Gottlob Frege, we intend to show the place that the author maintains for the aesthetics. In order to accomplish this task, we will shed lights on Frege’s distinction between poetic use and scientific use of language, on the basis of three concepts: idea (Vorstellung), sense (Sinn) and reference (Bedeutung).<hr/>Résumé: Par l’analyse interprétative des fragments de Sens et référence de Gottlob Frege, on cherchera à délimiter le lieu réservé par le philosophe à l’esthétique. Pour accomplir cette tâche, on soulignera le rôle de la distinction faite par Frege entre l’usage poétique et l’usage scientifique du langage, tout en tenant compte des notions d’idée (Vorstellung), celle de sens (Sinn) et de référence (Bedeutung) qu’il mobilise dans ce contexte. <![CDATA[O valor político da educação para Kant]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2016000200995&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El discurso educativo kantiano aspira a transformar al educando en un sujeto libre en grado de controlar racionalmente sus pasiones. Se inserta así en la fase actual de su fi losofía de la historia, cuando la razón ha sustituido a la naturaleza en la tarea de organizar racionalmente la convivencia humana en base a la libertad. Sin embargo, de este modo, por un lado nos encontramos con la contradicción de que la educación puede conformar ya, en el presente, los sujetos que la historia habría de conformar en el futuro; y, por otro, con la consecuencia fuertemente autoritaria de que una educación como ésa, de generalizarse, incurriría en la paradoja de eliminar del mapa social a la propia política, a cuya disposición se había puesto a fi n de establecer la libertad en la sociedad.<hr/>Resumo: O discurso de Kant sobre educação visa transformar o educando em um indivíduo livre capaz de racionalmente controlar suas paixões. Se coloca assim na fase de sua fi losofi a da história, quando a razão substituiu a natureza na tarefa de, racionalmente, organizar a convivência humana baseada na liberdade. No entanto, desta forma, por um lado, encontramos a contradição de que a educação pode forjar, no presente, os sujeitos que a história forjaria no futuro, e, por outro, com a consequência fortemente autoritária de que tal educação, ao generalizar-se, incorreria no paradoxo de eliminar do mapa social a própria política, quando em tese seu propósito seria o de estar a disposição dela para estabelecer a liberdade na sociedade.<hr/>Abstract: In his discourse on education, Kant seeks to transform the educand into a free subject capable of rationally controlling her own passions. Thus, this discourse belongs to the current phase of its intellectual history, that is, when reason has replaced nature in the task of rationally organising human coexistence on the foundations of freedom. However, this results in a twofold paradox. On one hand we encounter the contradiction that education is capable of shaping now, in the present, the subject that history would have shaped in the future. On the other, there is the strongly authoritarian consequence that, were such an education to prevail, it would result in the paradox of eliminating politics itself from the social map, whose very service it had devoted itself to in order to establish freedom in society.