Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20180002&lang=pt vol. 32 num. 65 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200439&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[As contradições do mundo e a unidade do discurso: filosofia e retórica em Antônio Vieira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200447&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho versa sobre a presença do pensamento heraclítico no célebre discurso do Padre jesuíta Antônio Vieira, intitulado “As lágrimas de Heráclito”. Este discurso nasce a pedido da Rainha da Suécia, Cristina Alexandra, recentemente instalada na Itália e fundadora, em 1674, da academia “A Arcádia Romana”, sede do embate retórico-filosófico em torno da seguinte questão: “se o mundo era mais digno de riso ou de lágrimas; e qual dos dois gentios andara mais prudente, se Demócrito, que ria sempre, ou Heráclito, que sempre chorava”. Debatendo com o também jesuíta Jerônimo Catâneo, a quem coube a defesa de Demócrito, Vieira produz um ensaio de forte teor filosófico e de rara beleza literária.<hr/>Abstract This work is on the presence of the heraclitic thought in the famous speech by the Jesuit priest Antônio Vieira entitled “The Tears of Heraclitus”. This speech was made as a request from the Queen of Sweden, Cristina Alexandra, founder of the academy “The Arcadia Romana” in 1674 recently accommodated in Italy, seat of the rhetorical-philosophical clash on the following matter: Debating with the also Jesuit priest Jerônimo Catâneo, to whom the defense of Democritus fell, Vieira produces an essay of strong philosophical content and rare literary beauty.<hr/>Résumé Cet article traite de la présence de la pensée héraclitéenne dans le fameux discours du jésuite Antônio Vieira intitulé «Les larmes d'Héraclite». Ce discours a été écrit à la demande de la Reine de Suède, Cristina Alexandra, récemment installée en Italie et fondatrice de l'académie "L'Arcadie Romana" en 1674, berceau du conflit entre rhétorique et philosophie sur la question suivante: " le monde est-il plus digne de rire ou de larmes; et lequel des deux Gentils a été plus sage, Démocrite, qui se moquait toujours, ou Héraclite, qui pleurait toujours. Se basant sur une argumentation avec le jésuite Jerônimo Catâneo, qui assure la défense de Démocrite, Vieira produit un essai de fort contenu philosophique et d'une rare beauté littéraire. <![CDATA[Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200463&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresenta-se um estudo qualitativo bibliográfico em que se buscou identificar descrições referentes a experiências perceptivas por parte de quem apresenta transtorno do espectro do autismo (TEA). Foram selecionados excertos de publicações da autora Temple Grandin ou a ela referentes. Destacaram-se as descrições relacionadas à sensorialidade. Identificou-se que as alterações sensoriais interferem na autopercepção do corpo como unidade perceptiva nas relações com o mundo. À luz da obra Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty, discutiu-se a relevância da constituição do corpo próprio no qualitativo das experiências do perceber. Atenta-se para a importância da contribuição de pesquisas fenomenológicas a partir de autobiografias de pessoas com TEA, assim como do olhar para os movimentos e intencionalidades de seus corpos. São trazidas reflexões sobre possibilidades de ampliar a interatividade entre autistas e não autistas, a partir da compreensão dos diferenciais perceptivos, e assim favorecer a inclusão educacional de pessoas com autismo.<hr/>Abstract This article presents a qualitative bibliographical study that sought to identify descriptions about perceptual experiences from people with autism spectrum disorder (ASD). Excerpts from Temple Grandin’s publications or concerning this author were selected. Descriptions related to sensory aspects were highlighted. It was identified which sensory disorders affect the body’s self-perception as a perceptual unity in its relations with the world. In light of Merleau-Ponty’s work, Phenomenology of Perception, it discussed the importance of the proper body constitution in the quality of perceptual experiences. It called attention to the importance of the contribution of phenomenological research from the autobiographies of people with ASD, as well as the look at their bodies movements and intentionalities. Reflections are made on possibilities to increase the interactivity between autistic and non-autistic individuals, based on the understanding of perceptual differentials, and thus favor the educational inclusion of people with autism.<hr/>Resumen En este trabajo se presenta un estudio cualitativo bibliográfico que trató de identificar las descripciones sobre experiencias perceptivas de los que tienen trastorno del espectro del autismo (TEA). Extractos de publicaciones de la Temple Grandin o en relación con ella fueron seleccionados. Los aspectos más destacados fueron las descripciones relacionadas con la sensorialidad. Fue identificado que las alteraciones sensitivas intervienen en la autopercepción del cuerpo como una unidad perceptiva en sus relaciones con el mundo. A la luz de la obra Fenomenología de la Percepción, de Merleau-Ponty, fue discutida la importancia de la constitución del cuerpo próprio en la calidad de las experiencias. Posibilidades de reflexiones son presentadas a extender la interacción entre autista y no autista, a partir de la comprensión de las diferencias de percepción, y por lo tanto promover la inclusión educativa de las personas con autismo. <![CDATA[A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200493&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca compreender a cultura local do povo pomerano por meio da análise de blocos temáticos derivados da metodologia da roda de diálogo. Com ações articuladas via programas de extensão e pesquisa, foram coletados dados nas comunidades da região meridional do Rio Grande do Sul, especificamente nos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul. Através da formação pedagógica de duas escolas municipais, foi possível construir seis blocos temáticos, dois dos quais são analisados neste artigo: os costumes representados pelas festividades e o mundo da educação (da casa, da escola e da igreja). Este trabalho, ancorado nos conceitos de memória (HALBWACHS, 1990; BOSI, 1987; CANDAU, 2014) e de campo (BOURDIEU, 1996), possibilitou depreender que a memória do grupo pomerano é construída coletivamente e que o campo religioso, tanto o oficial quanto o popular (BRANDÃO, 2004), orientou as diferentes manifestações culturais desse povo.<hr/>Abstract This paper aims to understand the local culture of Pomeranians through the analysis of thematic blocks derived from dialogue circle methodology. With actions coordinated through extension and research programs, data were collected in the communities of the southern region of the state of Rio Grande do Sul, specifically in the municipalities of Canguçu and São Lourenço do Sul. Through educational training of two municipal schools, it was possible to build six thematic blocks, two analyzed in this paper: the customs represented by festivities and the world of education (home, school and church). This work, anchored in the concepts of memory (HALBWACHS, 1990; BOSI, 1987; CANDAU, 2014) and field (BOURDIEU 1996), allowed to infer that the memory of Pomeranians is collectively constructed and that the religious field, both official and popular (Brandão, 2004), guided different cultural expressions of these people.<hr/>Resumen Este artículo busca comprender la cultura local del pueblo pomerano por medio del análisis de bloques temáticos derivados de la metodología de la rueda de diálogo. Con acciones articuladas por medio de programas de extensión e investigación, se recogieron datos en las comunidades de la región meridional de Rio Grande do Sul, específicamente en los municipios de Canguçu y São Lourenço del Sur. A través de la formación pedagógica de dos escuelas municipales, fue posible construir seis bloques temáticos, dos de los cuales se analizan en este artículo: las costumbres representadas por las festividades y el mundo de la educación (de la casa, de la escuela y de la iglesia). Este trabajo, anclado en los conceptos de memoria (HALBWACHS, 1990; BOSI, 1987; CANDAU, 2014) y de campo (BOURDIEU, 1996), posibilitó deducir que la memoria del grupo pomerano es construida colectivamente y que el campo religioso, tanto el oficial, como el popular (BRANDÃO, 2004), orientó las diferentes manifestaciones culturales de ese pueblo. <![CDATA[Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200527&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação.<hr/>Abstract This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing philosophy with children or, more broadly, for thinking childishly in education.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo pensar filosóficamente el tema del método en las prácticas filosóficas con niñas y niños. Analiza algunas influencias recibidas por los creadores de Filosofía para Niños, Matthew Lipman y Ann Margaret Sharp, como el pragmatismo de J. Dewey. Describe los significados de tres expresiones similares en el trabajo de Lipman: metódico, metodológico y metodológico. Ofrece algunas críticas del método: Hans-Georg Gadamer, pero especialmente Henri Bergson y Gilles Deleuze. Finalmente, cuestiona la necesidad de un método para hacer filosofía con niñas y niños o, más ampliamente, para pensar infantilmente en educación. <![CDATA[Os discursos da Educação em slogans do cotidiano e nos pactos governamentais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200565&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir da Análise de Discurso francesa e da noção de sujeito da Psicanálise, o artigo apresenta uma discussão sobre slogans acerca da Educação tal como circulam na grande mídia; além disso, analisa o uso da denominação “pacto” em alguns programas governamentais brasileiros. Para isto, são mobilizados os conceitos de sujeito e acontecimento discursivo. Pelo modo de captura do sujeito dos slogans e das nomeações governamentais conclui que por conta da persistência do sentido de uma educação total e unívoca, não há ruptura definitiva com regimes de interpretação já instalados no cenário nacional.<hr/>Abstract Based on french discours analysis and the subject concept in its theoretical approach, this paper shows a discussion about meaning effects as mass media education’s slogans; furthermore, was analysed the nomination “pacto” among Brazilian official educational programs. For this, many different theoretical approaches were used: paraphrase, discursive memory, discursive event, scholar pedagogical discourse. By the capture subject sustained by slogans and government programs nominations, we concluded that a one-way education remains without a radical break against interpretation schemes in national concept of Education.<hr/>Résumé A partir du cadre de l’Analyse de discours française et du concept psychanalytique de sujet, l’article présent un débat sur les formes clichês (slogans) et leur circulation chez les médias; en plus, on analyse l’usage de la dénomination « pacte » chez programmes governamentaux brésiliens. De cette façon, ce débat a été soutenu par les concepts de sujet et événement discursif. L’article montre que la croyance en une éducation universel et univoque évidenciée comme sens litéral mis en rapport un réseaux du sens qui synalise une place du sujet résultat des slogans e des dénominations gouvernamentaux; à la fois que ne permet pas de rompre les régimes d’interprétations cristalisés au scénario braésilien. <![CDATA[A educação como poiesis: um estudo conceitual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200593&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto é uma abordagem reflexiva do fenômeno “educação” procurando argumentar sobre as possibilidades de constituição de um agir educacional, que se configure como poiético. Para tanto, apoia-se em dois pressupostos referenciais: a) a vida como semiosfera e b) a educação como que-fazer ligante, acompanhando o pensamento de Ortega y Gasset. A proposição de uma educação poiética se traduz, com base nesses pressupostos, como a “recolha” interpretativa de sentidos, emersos do real, que nos insere na teia sígnica, na qual o cotidiano humano se constitui. Processo no qual emergem outras construções de sentidos e o descortinar de perspectivas de ser-no-mundo. Considera-se a fundamentalidade dessa recolha na compreensão do ser humano, e em como nos educamos para o contínuo processo de humanização.<hr/>Abstract The text is a reflexive approach of the phenomenon "education", trying to argue about the possibilities of constitution of an educational action, that is configured as poietic. To do so, it relies on two basic assumptions: a. Life as the semiosphere, and b. Education as a link-making, accompanying the thinking of Ortega y Gasset. The proposition of a poetic education translates, on the basis of these presuppositions, as the interpretative "collection" of meanings, emanating from the real, that inserts us in the signic web, in which human daily life is constituted. Process in which other constructions of senses emerge and the perspective of being-in-the-world perspectives. It is considered the fundamentality of this collection in the understanding of the human being, and in how we educate ourselves for the continuous process of humanization.<hr/>Resumem El texto es un enfoque reflexivo al fenómeno de la "educación", tratando de discutir sobre la creación de posibilidades de un acto educativo, que se establece como poiético. Por lo tanto, se basa en dos supuestos de referencia: a. la vida como semiosfera, y b. la educación como al-do aglutinante, siguiendo el pensamiento de Ortega y Gasset. La propuesta de una educación poética se traduce, sobre la base de estos supuestos, como la "colección" de los sentidos interpretativos, surgió el real, lo que nos sitúa en la web semiótica, en la que se constituye la vida diaria del ser humano. Proceso en el cual emergen otras construcciones de significados y perspectivas Destape de estar en el mundo. Se considera el fundamentalidad de la colección en la comprensión de los seres humanos, y cómo nos educamos al actual proceso de humanización. <![CDATA[Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200607&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo propõe uma interpretação do tema da identidade pessoal nos escritos sobre educação do jovem Nietzsche. A reflexão nietzschiana sobre a educação é perpassada pelo conceito de si-mesmo e sua contraparte, o outro. Cada um desses conceitos desempenha papéis importantes na formação do indivíduo e possuem duas subdivisões básicas: o outro fora do indivíduo, o outro no interior do indivíduo, o si-mesmo no interior do indivíduo e o si-mesmo acima do indivíduo. O resultado é um si-mesmo mutável, mas não completamente sujeito à educação, e uma alteridade como ferramenta para o fortalecimento de identidades do indivíduo.<hr/>Abstract This paper proposes an interpretation of the theme personal identity in the writings on the education of the young Nietzsche. Nietzsche’s thought on education is permeated by the concept of self and its counterpart, the other. Each of these concepts plays important roles in the formation of the individual and have two basic subdivisions: the other outside the individual, the other inside the individual, the self inside the individual and the self above the individual. The result is a mutable self, but not completely susceptible to education, and an otherness as tool, with which the individual strengths its own identity.<hr/>Zusammenfassung Dieser Aufsatz legt eine Interpretation für das Thema persönliche Identität in den Werken über Erziehung und Bildung vom jungen Nietzsche dar. Nietzsches Gedanken über solches Thema ist reich an Überlegungen über den Begriff „Selbst“ und sein Gegenstück, d. h. „das Andere“. Jede dieser Begriffe spiele wichtige Rollen für die Bildung des Einzelnen und habe zwei grundsätzliche Unterteilungen: das außerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Selbst und das über den Einzelnen liegende Selbst. Das Ergebnis sei zwar ein veränderliches Selbst, aber kein völlig durch Erziehung veränderliches Selbst, und eine Andersheit, die als Werkzeug zum Stärkung der einzelnen Identitäten dienen könne. <![CDATA[Lógica e método em Lorenzo Valla]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200651&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Riassunto Nel panorama composito ma infinitamente ricco dell’Umanesimo rinascimentale, la figura di Lorenzo Valla è canonicamente associata all’importanza del suo contributo nel campo letterario e filologico. Tale riduzione rischia tuttavia di sottrarre alla storia del pensiero un importante apporto sul piano dello sviluppo della logico e del metodo, che hanno condotto, dopo un corso lungo e tortuoso, all’elaborazione della logica e della scienza moderna. L’impianto della riflessione valliana, che trae le mosse da un’impostazione esemplificativa del dispositivo metodologico aristotelico, dominante fino al tardo medioevo, risulta essere in fin dei conti un primo passo verso il superamento delle contorsioni scolastiche, in direzione di approdo che maturerà due secoli dopo con Descartes. Non si tratta, tuttavia, di individuare nel pensiero valliano una mero punto di discontinuità, quanto piuttosto di mostrare come il recupero del pensiero classico (in particolare dell’opera di Cicerone e Quintilliano), e di una sua rinnovata elaborazione nel periodo rinascimentale, abbiano consentito l’avvio di quella grande rivoluzione logica e scientifica che ha caratterizzato e segnato il passaggio alla modernità.<hr/>Resumo No panorama composto, mas infinitamente rico do Humanismo renascentista, a figura de Lorenzo Valla é canonicamente associada à importância da sua contribuição literária e filológica. Tal redução arrisca todavia subtrair da história do pensamento um importante aporte no campo da lógica e do método, que levou, após um longo e tortuoso curso, à elaboração da lógica e da ciência moderna. O domínio da reflexão de Valla, mobilizada por uma impostação exemplar do dispositivo metodológico aristotélico dominante até a idade média tardia, resultou, no final das contas, num primeiro passo na direção da superação das contorções escolásticas e da fixação do território que amadurecerá dois séculos depois com Descartes. Não se trata, todavia, de descobrir no pensamento valliano um mero ponto de descontinuidade, quanto, principalmente, mostrar como a recuperação do pensamento clássico (em particular da obra de Cícero e Quintiliano) e de sua reelaboração no período renascentista, consentiram o início daquela grande revolução lógica e científica que caracterizou e marcou a passagem à modernidade.<hr/>Abstract In the composite but infinitely rich panorama of Renaissance Humanism, the figure of Lorenzo Valla is canonically associated to the importance of his contribution in the literary and philological field. This semplification, however, risks to subtract from the history of thought an important contribution to the development of logic and method, which, after a long and tortuous course, led to the elaboration of logic and modern science. The structure of the Vallian reflection, which draws from an exemplary setting of the Aristotelian methodological device, dominant until the late Middle Ages, turns out to be a first step towards overcoming the Scholae contortions, in the direction of landing that will mature two centuries later with Descartes. It is not, however, a question of identifying a mere point of discontinuity in the Vallian thought, but rather of showing how the recovery of classical thought (in particular the work of Cicero and Quintilliano), and of its renewed elaboration during the Renaissance period, allowed the start of that great logical and scientific revolution that characterized and marked the transition to modernity. <![CDATA[Medicina e Educação no Século XVIII: Rousseau inventor de Emílio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200665&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende examinar, no âmbito da história da medicina, as condições que possibilitaram a Rousseau conceber o modelo de criança descrito no Emílio. O objetivo é mostrar que os esquemas de inteligibilidade da pedagogia de Rousseau podem ser compreendidos no quadro dos debates médicos do Iluminismo acerca dos cuidados com o corpo infantil.<hr/>Abstract This article intends to examine, within the History of Medicine, the conditions that enabled Rousseau to conceive the child model described in Émile. The aim is to show that the intelligibility schemes of Rousseau’s Pedagogy can be understood in the framework of Enlightenment’s Medical debates about infant body caring.<hr/>Résumé Cet article se propose d’examiner, dans l’histoire de la médecine, les conditions qui ont permis à Rousseau de concevoir le modèle de l’enfant décrit dans l’Emile. Le but est de montrer que les schémas d’intelligibilité de la pédagogie de Rousseau peuvent être compris dans le cadre des débats médicaux des Lumières sur les soins du corps de l’enfant. <![CDATA[A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200695&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O propósito deste artigo é apresentar um quesito fundamental pertencente à noção de educação na patrística e escolástica, a saber: a mestria filosófica, esta que, aqui, possui um sentido muito preciso, qual seja, o reconhecimento da própria maturidade racional no que toca às autoridades filosóficas, o que implica, necessariamente, na aquisição da consciência de que, numa perspectiva estritamente humana, natural, em determinadas áreas científicas, não há outro magister além da própria razão, do exercício contínuo da inteligência empreendida pelo próprio magister de modo que, naquelas áreas, o magister não possui outro magister em filosofia.<hr/>Abstract The purpose of this article is to present a fundamental question pertaining to the notion of education in the patristic and scholastic, namely: philosophical mastery, which here has a very precise meaning, namely, the recognition of rational maturity itself as regards the philosophical authorities, which necessarily imply in the acquisition of the awareness that in a strictly human, natural perspective, in certain scientific areas, there is no other magister beyond reason itself, of the continuous exercise of intelligence undertaken by the magister himself so that in those areas, the magister has no other magister in philosophy.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es presentar un aspecto fundamental perteneciente a la noción de educación en la patrística y escolástica, a saber: la maestría filosófica, ésta que, aquí, tiene un sentido muy preciso, es decir, el reconocimiento de la propia madurez racional en lo que toca a las autoridades filosóficas, lo que implica, necesariamente, en la adquisición de la conciencia de que, desde una perspectiva estrictamente humana, natural, en ciertas áreas científicas, no hay otro magister más allá de la propia razón, del ejercicio continuo de la inteligencia emprendida por el propio magister de modo que, en aquellas áreas, el magister no posee otro magister en filosofía. <![CDATA[Para pensarmos a prática da pesquisa em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200725&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir da distinção epistemológica entre ciências humanas e ciências da natureza, busca-se compreender as especificidades próprias da pesquisa em educação. Para tanto, além de Aristóteles, o presente artigo recorre fundamentalmente a Descartes e a Kant. Buscando compreender que o campo de investigação em educação, não pertencendo à objetivação dos entes naturais, mas antes àquilo mesmo que nos constitui, as múltiplas possibilidades de ser, é no horizonte da linguagem, intrinsecamente polissêmica, que devemos praticar as nossas pesquisas. Ainda que, a cada passo, tenhamos que ir construindo o nosso próprio caminho (método).<hr/>Abstract Starting from the epistemological difference between Human Sciences and Natural Sciences, we look for understanding specificities of research in educational area. With this purpose, the present text invokes Descartes and Kant, besides Aristotle. The conclusion is that it must be in the horizon of language - intrinsically polysemic - that we must “practice” our investigations. Looking for understanding that the investigation field doesn’t belong to natural entities, but belongs to what constitute us - multiple possibilities of being. Although, for each step, we have to build our own way (method).<hr/>Resumée En partant de la distinction épistémologique parmi des sciences humaines et sciences de la nature, l’objetctif est de comprendre les spécificités propres de la recherche en éducation. Pourtant, au-delà d’Aristote, le présent article recourt fondamentalement à la Descartes et à la Kant. Cherchant à comprendre que le champ de la investigation en éducation, n’appartenant pas à la objectivation des êtres naturelles, mais avant même à ce que nous constitue, les multiples possibilités d’être, c’est dans l’horizon de la langage, intrinsèquement polysémique, qu’on doit faire recherches. Encore que, à chaque pas, il faut que nous allons enconstruis notre propre chemin (méthode). <![CDATA[Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200747&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa.<hr/>Abstract The present article deals with the pedagogical implications of the theory of communicative action, by Jürgen Habermas, specially to a concept of pedagogical action. Through the review of Habermas’ work and also of the specific literature, identifies a tendency of understanding pedagogical action as argumentative process. Proposes a concept of pedagogical action inscribed in the explicative discourse, which goal is to obtain understanding concerning the inteligibility of the meaning. Thus, suggests a solution to the problem of the conceptual compatibility among the presupposition of symmetry of communicative action and the asymmetry of pedagogical action, by the notion of didactical use of language. It aims to contribute for the reflection about a communicative didactics.<hr/>Resumen El presente artículo trata de las implicaciones pedagógica de la teoría de la acción comunicativa, de Jürgen habermas, en especial para un concepto de acción pedagógica. Mediante revisión de las obras de Habermas y también de la literatura específica, identifica una tendencia a compreender la acción pedagógica encuanto proceso argumentativo. Propone un concepto de acción pedagógica inscripto en el discurso explicativo, cuya finalidad es la obtención de entendimiento cuanto a la inteligibilidad del significado. Por lo tanto, sugiere solución a lo problema de la compatibilidad conceptual entre la presuposición de simetría de la acción comunicativa y la asimetría de la acción pedagógica, mediante la noción de uso didáctico del lenguage. Pretende contribuir para la reflexión sobre didáctica comunicativa. <![CDATA[Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200765&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A prática educativa que se realiza na escola tem como objetivo colaborar com a aprendizagem e, consequentemente, com o desenvolvimento dos alunos. Quando isso acontece, depreendemos que houve ali um bom ensino. O bom ensino para Vigotski é aquele que leva ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores, enfim, ao desenvolvimento do que há de mais humano no homem. Nesse sentido, o artigo analisa a constituição social da prática educativa bem-sucedida a partir da relação entre vivência e afetos sob o ponto de vista da Psicologia Socio-Histórica e da Filosofia de Espinosa. Essas análises resultantes de pesquisa apontam que a dialética entre vivência, afetos e sentidos ativa o desejo humano de ser mais na escola, portanto, a prática educativa bem-sucedida se constitui na ativação de desejos e produção de sentidos.<hr/>Abstract The educational practice that takes place in school aims to collaborate with learning and consequently with the development of the students. When this happens we realize that there was a good teaching there. The good teaching to Vigotski is that one that leads to the development of high psychological functions, in short, the development of what is the most human about the man. In this sense, the article analyzes the social constitution of the successful educational practice from the relation between the living and affections from the point of view of Socio-Historical Psychology and Philosophy of Spinoza. These analyzes resulting from research show that the dialectic between living, affections and senses activates the human desire to be bigger at school, therefore, the successful educational practice consists of activating desires and productions of senses.<hr/>Resumen La práctica educativa que se lleva a cabo, tiene como en la escuela objetivo colaborar con el aprendizaje y, en consecuencia, el desarrollo de los estudiantes. Cuando esto sucede, se deduce que hubo una buena enseñanza. La buena enseñanza para Vygotsky es siempre la que conduce al desarrollo de las funciones psicológicas superiores, finalmente, el desarrollo de lo que es más humano en el hombre. En este sentido, el artículo analiza la constitución social de la práctica educativa con éxito de la relación entre la experiencia y los afectos desde el punto de vista de la Psicología Histórico-Social y de la Filosofía de Spinoza. Estos análisis resultante de la investigación muestran que la dialéctica entre experiencia, afectos y sentidos activa el deseo humano de estar en la escuela, por lo tanto, la práctica educativa exitosa se constituye en la activación de deseos y producción de significados. <![CDATA[René Schérer e a Filosofia da Educação: primeiras aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200793&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo efetua um “sobrevoo” (no sentido conceitual de Deleuze e Guattari) sobre a obra do filósofo francês contemporâneo René Schérer com o objetivo de procurar os traços ali presentes de uma Filosofia da Educação. Elege três eixos ou pivôs na heterogeneidade da obra: a problematização da infância; uma política da hospitalidade; o anarquismo como marca de um pensamento aberto, rebelde e inovador para, a partir deles, traçar os contornos desta Filosofia da Educação. Apresenta a noção de “dispositivo pedagógico”, que promove uma infantilização das crianças. Na contramão deste processo, o filósofo propõe uma “infância maior”, que se afirma por si mesma, sem tutelas. Uma Filosofia da Educação pensada neste registro só pode ser tomada como abertura, expressão de um pensamento errante e anárquico, sem princípios (fundamentos) e sem transcendência. A proposta de uma educação que não seja pura condução, mas um “caminhar junto” com as crianças.<hr/>Résumé Cet article fait un «survol» (au sens conceptuel de Deleuze et Guattari) sur le travail du philosophe français contemporain René Schérer avec le but d’y chercher les traces d’une philosophie de l'éducation. Trois axes ou pivots sont élus dans l'hétérogénéité de l’oeuvre: la problématisation de l’enfance; l’hospitalité comme principe politique; l’Anarchisme comme marque d'un esprit ouvert, rebelle et innovant. L’article présente la notion de «dispositif pédagogique», qui produit un effet d’ infantilisation des enfants et, en contraposition, l’idée d’une «enfance majeure», sans tutelle. Une philosophie de l'éducation pensée dans ce cadre ne peut être considéré que comme une ouverture, l'expression d'une pensée errante et anarchique, sans principes et sans transcendance. La proposition d'une éducation qui ne soit pas la conduite des enfants par les adults, mais un « co-ire » entre les adultes et les enfants.<hr/>Abstract This article makes a “flyover” (in the Deleuze and Guattari’s conceptual sense) on the work of contemporary French philosopher René Schérer in order to look for the traces of a Philosophy of Education. Elects three axes or pivots on the heterogeneity of his work: the questioning of children; the hospitality as a political principle; Anarchism as a mark of an open mind, a rebellious and innovative thinking, and draws the contours of a Philosophy of Education. It introduces the notion of “pedagogical device”, which promotes an infantilization of children. Against this process, the philosopher proposes a “major childhood”, which states itself without guardianships. A Philosophy of Education thought this context can only be taken as openness, expression of a wandering and anarchic thought, unprincipled (with no foundations) and without transcendence. The proposal of an education that is not pure driving, but a “walk together” with the children. <![CDATA[Utopia como potencial crítico da Modernidade Capitalista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200817&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Utopia é um conceito moderno que articula a enunciação de um mundo melhor e a reflexão crítica sobre a realidade. Constitui, como formas da consciência (Mannheim) ou como modelos de perfeição (Hinkelammert), instrumento de análise da realidade sócio-política. Mesmo ante a secularização e a racionalização, o conceito permanece aparentado da religião, por articular esferas do desejo, de esperança ou do simbolismo, em que sonhar uma vida diferente aponta para a negação da realidade estabelecida. Neste texto, no diálogo do marxismo crítico de Bloch e Benjamin com a teologia latino-americana, indicamos a força da esperança frente fetiches e idolatrias do capitalismo na dialética do pensamento utópico e o pensamento mítico, como forma de renovar a abordagem dos problemas epistemológicos com a política. Considerar a ilusão transcendental permite outra crítica da razão instrumental e da estrutura epistemológica que nega e oculta a possibilidade da razão utópica e da razão mítica.<hr/>Abstract Utopia is a modern concept that articulates the enunciation of a better world and the critical reflection on reality. It constitutes, as forms of consciousness (Mannheim) or as models of perfection (Hinkelammert), instrument of analysis of socio-political reality. Even in the face of secularization and rationalization, the concept remains related to religion, by articulating spheres of desire, hope or symbolism, in which dreaming of a different life points to the denial of established reality. In Bloch and Benjamin's critical Marxist dialogue with Latin American theology, we indicate the strength of hope in the face of fetishes and idolatries of capitalism in the dialectic of utopian thought and mythical thought as a way of renewing the approach of epistemological problems to politics. To consider the transcendental illusion allows another critique of instrumental reason and the epistemological structure that denies and hides the possibility of utopian reason and mythic reason.<hr/>Résumé L'utopie est un concept moderne qui articule l'énonciation d'un monde meilleur et la réflexion critique sur la réalité. Elle constitue, comme formes de conscience (Mannheim) ou comme modèles de perfection (Hinkelammert), instrument d'analyse de la réalité socio-politique. Même face à la sécularisation et à la rationalisation, le concept reste lié à la religion, en articulant des sphères de désir, d'espoir ou de symbolisme, dans lesquelles le rêve d'une vie différente renvoie au déni de la réalité établie. Dans le dialogue marxiste critique de Bloch et Benjamin avec la théologie latino-américaine, nous montrons la force de l'espoir face aux fétiches et aux idolâtries du capitalisme dans la dialectique de la pensée utopique et de la pensée mythique comme moyen de renouveler l'approche des problèmes épistémologiques avec la politique. Considérer l'illusion transcendantale permet une autre critique de la raison instrumentale et de la structure épistémologique qui nie et cache la possibilité de la raison utopique et de la raison mythique. <![CDATA[A vida justa e a invisibilidade do filósofo na República de Platão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2018000200845&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O tema da invisibilidade, na República de Platão, está diretamente ligado à prática da justiça e da injustiça. Glauco (livro segundo) faz um relato para sugerir que qualquer homem, mediante um mítico anel de invisibilidade, agiria injustamente: um indivíduo só agiria bem, segundo esta visão, quando submetido aos olhares de testemunhas, já que busca recompensas particulares, se agir bem, e teme ser punida, se agir mal. Sócrates (livro décimo) sustenta, no entanto, que um homem justo é capaz de agir bem, no interior de uma polis, mesmo diante da mítica possibilidade de se tornar invisível para buscar recompensas particulares. Tentaremos, nesse sentido, demonstrar como a invisibilidade mítico-alegórica, na República, serve para exemplificar o caminho filosófico justo para o melhoramento da psyche humana e da polis. Para tanto, apontaremos o “alguém” (τις) que solta o prisioneiro da Caverna (livro sétimo) como um exemplo fundamental dessa invisibilidade alegórica. Afinal, sabemos de sua existência, mas não sabemos quem ele é.<hr/>Abstract The subject of invisibility in Plato’s Republic is directly linked to the execution of justice and injustice. Glauco (second book) points out that all humans, by means of a mythical ring of invisibility, would act unfairly. Thus, a human being would only act well when exposed to the gaze of witnesses, since it seeks its own reward for acting well and since it is afraid of being punished for acting badly. However, Socrates (tenth book) argues that a fair man is able to act well inside the polis, even in the face of the mythical possibility of becoming invisible and seeking his own reward. In this sense, we will try to show how the mythical-allegorical invisibility in the Republic serves to exemplify the right philosophical way to improve the human psyche and the polis. For this purpose, we will show the “someone” (τις) who releases the prisoner from the Cave (seventh book) as a key example of this allegorical invisibility - we know about his existence, but we do not know who he is.<hr/>Resumen El tema de la invisibilidad, en la República de Platón, está directamente relacionada con la práctica de la justicia y de la injusticia. Glauco (segundo libro) sugiere que cualquier hombre actuaría injustamente se tuviera un anillo de la invisibilidad: una persona sólo actúa bien cuando se somete a la mirada de los testigos, una vez que busca recompensas privadas, se actúa bien, y tiene miedo de ser castigada, se actúa mal. Sócrates (décimo libro) sostiene, todavía, que un hombre justo es capaz de actuar bien, dentro de una polis, incluso ante la mítica posibilidad de volverse invisible para buscar recompensas particulares. Así que pretendemos demostrar cómo la invisibilidad mítico-alegórica sirve para ejemplificar la forma justa de mejorar la psyche humana y la polis. Señalaremos, por lo tanto, el “alguien” (τις) que libera al prisionero de la caverna (sétimo libro) como un ejemplo de esta invisibilidad alegórica, pues sabemos de su existencia, pero no sabemos quién es.