Scielo RSS <![CDATA[Revista Eletrônica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-719920150001&lang=pt vol. 9 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta ao Leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Os índios e a educação no mundo colonial: fronteira Oeste da América Portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A experiência da colonização portuguesa em sua relação com os indígenas e possíveis ações educativas até a primeira metade do século XVIII alcançou espacialidades distintas, entre as quais a sua fronteira oeste, a denominada Capitania de Mato Grosso, Brasil. Este estudo visa historicizar alguns aspectos relativos ao trato com os indígenas, especialmente no que diz respeito às possibilidades “educativas” evidenciadas pela Coroa Portuguesa e por seus signatários em territorialidades outrora indígenas, que com o passar do tempo e das ações lusitanas compuseram os domínios do Império Transatlântico Português. O objetivo central é apresentar por meio dos registros de Dom Antonio Rolim de Moura, primeiro governador, aspectos relativos à educação indígena, numa perspectiva de via de mão dupla, em que ao mesmo tempo em que a política ensejava “docilizar” os indígenas, tornando-os trabalhadores aos moldes ocidentais, a própria sociedade envolvente aprendia com os grupos étnicos diversos que eram os primeiros “professores” por assim dizer. Se por um lado o cativeiro “educou” para o trabalho de forma velada, havia constantemente as sanções ou tentativas de punir aqueles que se valiam dessa mão de obra. Destaca-se também a influência religiosa no que concerne à temática. Adota-se a perspectiva da colonialidade do saber em que figura como expoente Immanuel Wallerstein e a teoria do sistema-mundo ao considerar como a perspectiva eurocêntrica adentrou espaços distintos, inclusive na América. Os dados da pesquisa referem-se às fontes oficiais publicadas e também disponíveis no acervo do Museu do Índio - Fundação Nacional do Índio na cidade do Rio de Janeiro (RJ).<hr/>Abstract The experience of Portuguese colonization and its relationship with indigenous and possible educational activities through the first half of the eighteenth century reached different spatiality, including its western border, called Captaincy of Mato Grosso, Brazil. This study aims to historicize some aspects of dealing with the Indians, especially regarding the “educational” opportunities highlighted by the Portuguese Crown and its signatories, once indigenous territoriality that, with the passage of time and the Lusitanian actions, composed the domains of Transatlantic Portuguese Empire. The central aim is to present, through the records of Don Antonio Rolim de Moura, the first governor, aspects of indigenous education from the perspective of two-way street; at the same time, the policy tried to make them “docile”, making them workers to western ways, the surrounding society itself learned from the various ethnic groups which were the first “teachers” so to speak. If on one hand the captivity “educated” to work covertly, on the other hand sanctions or attempts to punish those who availed themselves of that labor were constantly applied. The religious influence regarding the topic is also noteworthy. It is considered the perspective of the coloniality of knowledge, with the exponent Immanuel Wallerstein and the world-system theory to embrace how Eurocentrism entered distinct spaces, including America. The survey data refer to the official published sources, which are also available in the collection of Indian Museum - Indian National Foundation in the city of Rio de Janeiro (RJ). <![CDATA[A inclusão de estudantes indígenas no Curso de Enfermagem da UFMT - Sinop: alcances e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No âmbito das universidades, novos desafios são postos, cotidianamente, com o intuito de superar as limitações que impedem a participação plena dos sujeitos. Nesse sentido, a inclusão de estudantes indígenas nos cursos superiores caracteriza uma realidade emblemática e desafiadora. O artigo discute como os acadêmicos indígenas e os professores que participam do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no campus de Sinop, Brasil, percebem o Programa de Inclusão Indígena (Proind) lá implantado. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, interpretativo e descritivo. Participaram do estudo quatro acadêmicos indígenas e seis professores do curso. A coleta de dados deu-se por meio da técnica de entrevista utilizando um roteiro semiestruturado. A percepção dos discentes priorizou as questões operacionais e pragmáticas, uma vez que os aspectos políticos e a percepção crítica aparecem apenas subjacentes. Nos seus depoimentos, o acesso aos cursos superiores foi percebido como uma iniciativa do governo federal, disponibilizada aos indígenas, e não como um direito, uma conquista ou uma medida mitigatória. Para os docentes, a questão das políticas afirmativas despertou certa inquietação, quer por não desejarem se manifestar contrariamente a elas, quer por não encontrarem argumentos adequados para combatê-las ou defendê-las. O ingresso formal e a presença cotidiana de indígenas nos espaços universitários, quando analisados por lentes mais cuidadosas, revelam uma nova forma de exclusão, ora explícita, ora dissimulada, especialmente nas salas de aula e nos espaços de socialização. Como se verá no texto, ainda há muito a ser feito e construído no sentido de universalizar efetivamente a oferta da educação superior de qualidade para os povos indígenas.<hr/>Abstract In the scope of the universities, new challenges are placed daily with the aim of overcoming the limitations, which hinder the full participation of the subjects. In this sense, the inclusion of indigenous students in higher education represents an iconic and challenging reality. The article discusses how indigenous students and teachers who participate in the undergraduate course in Nursing from the Federal University of Mato Grosso (UFMT) in Sinop, Brazil, perceive the Indigenous Inclusion Program (PROIND), introduced there. It is, therefore, an exploratory, descriptive and interpretative study. Four indigenous students and six teachers participated in the study. The data collection was carried out through semi-structured interviews. The perception of the students prioritized the operational and pragmatic aspects, since the political aspects and the critical perception appear only underlying. In their statements, access to higher education was perceived as a federal government initiative, available to the indigenous peoples, and not as a right, an achievement or mitigatory measure. For the teachers, the issue of affirmative policies created certain uneasiness either by not wishing to speak contrary to them, or because they could not find adequate arguments to fight or defend them. The formal entry and the daily presence of the indigenous students in university spaces, when analyzed by more careful lenses, reveal a new form of exclusion, sometimes explicit, sometimes dissimulated, especially in the classroom and spaces of socialization. As will be seen in the text, there is still much to be done and built in order to effectively universalize the offer of quality higher education for indigenous peoples. <![CDATA[Autoconceito de Crianças Quilombolas: por entre as vozes das avós e dos/as professores/as]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo investigar sobre a constituição do autoconceito de crianças negras moradoras do quilombo Toca de Santa Cruz, localizado no município de Paulo Lopes/ SC, Brasil. Para a obtenção dos dados fez-se um recorte do trabalho de Botega (2006) o qual analisou e observou as crianças negras no contexto do quilombo e de uma escola estadual durante um ano letivo. Neste artigo o foco será sobre as implicações das vozes das avós e dos professores na constituição do autoconceito das crianças negras. Na pesquisa utilizou-se a abordagem etnográfica para coletar os dados, foram feitas observações participantes em duas salas de aula, nos intervalos e aulas de Educação Física, entrevistas semiestruturadas com três professores/as e construído um livro no qual pesquisadora e crianças negras entrevistavam suas avós no espaço do quilombo. Os resultados obtidos apontam para uma valorização da escola e das crianças por parte das avós e, um discurso que evidencia as dificuldades de aprendizagens e a igualdade racial diante dos conflitos por parte dos professores. Ficou evidente que as crianças negras criam estratégias para conviverem no espaço da escola, observadas em suas atitudes cotidianas. Assim, o autoconceito se constitui a partir das interações nos contextos sócio-educativos, entre eles, o da escola e do quilombo.<hr/>Abstract The main aim of this article is to investigate the constitution of black children´s self-concept. These children live in Toca de Santa Cruz quilombo, located in the municipality of Paulo Lopes (SC), Brazil. In order to obtain data for this work, it was used the research developed by Botega (2006), who analyzed and observed black children in a quilombo context and in a state school during the school year. This article focuses on the implications of grandmothers’ and teachers’ voices in the constitution of black children’s self-conception. During the research, it was used an ethnographic approach to collect data, some participative observations at two classrooms during the breaks, and Physical Education classes, besides semi-structured interviews with three teachers. It was also written a book in which it was related interviews that children have done with their grandmothers in the quilombo scenario. The results aimed to the valuation of the school and the children under grandmothers’ point of view, and to a speech which shows the difficulties of learning and the racial equality faced by teachers and their internal conflicts. It was evident that black children create strategies to live in the school space, which have been observed in their daily attitudes. Therefore, the self-concept is constituted by interactions in the socio educative contexts such as school and quilombo. <![CDATA[A construção da diferença de gênero nas escolas - Aspectos históricos (São Paulo, séculos XIX-XX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os discursos e a prática da coeducação dos sexos originaram debates educacionais em São Paulo, Brasil nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX. Os princípios coeducativos foram defendidos de um lado pelos liberais republicanos e representantes do protestantismo; e por outro lado houve oposição da Igreja Católica e dos setores conservadores da sociedade. Esse aspecto da escolarização de crianças teve seu ponto de partida nos Estados Unidos e Europa. Ao chegar ao Brasil, introduzida pelos missionários norte-americanos, a coeducação provocou algumas discussões, mas, aparentemente, não teve a mesma repercussão que nos demais países. As escolas mistas tornaram-se comuns, embora, na sua essência, não garantam igualdade entre os sexos.<hr/>Abstract Discourses and practices of coeducation of the sexes originated educational debates in São Paulo, Brazil, in the late nineteenth and early twentieth centuries. Coeducational principles were defended on one side by liberal Republicans and representatives of Protestantism, and on the other side there was opposition from Catholic Church and conservative sectors of society. This aspect of schooling of children had its starting point in the United States and Europe. Upon arriving in Brazil, introduced by American missionaries, coeducation provoked some discussion, but apparently it did not have the same impact than in other countries. The mixed schools became common, though, in essence, they do not guarantee gender equality. <![CDATA[Gênero e Diversidade Sexual: análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Públicas Estaduais de Londrina/PR - Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100078&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo foi analisar a questão de gênero e diversidade sexual, por meio de análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das Escolas Públicas Estaduais de Nível Médio da cidade de Londrina-PR, Brasil, considerando a legislação nacional, estadual e as políticas públicas sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa documental do tipo descritiva. A amostragem foi direcionada para as escolas que disponibilizavam os PPP em seus sites para consulta pública, sendo o universo pesquisado de 74,5% do total de escolas consideradas. Constatou-se que em nenhum PPP encontra-se uma forma de operacionalização em relação à questão de gênero e diversidade sexual, apesar de que em todos eles o tema, diversidade, gênero e/ou diversidade sexual seja abordado. Nas conclusões foi realizada proposta para o PPP visando auxiliar as discussões nas escolas públicas, considerando o que consta em legislação sobre os temas gênero e diversidade sexual.<hr/>Abstract This article aims to analyze the gender and sexual diversity issues, by documentary analysis of Educational-Political Projects (EPP) of state public high schools in the city of Londrina- -PR, Brazil, considering national, state legislation and public politics on the theme. It is a descriptive documentary research. Sampling was composed by schools that made EPP available for public consultation in their websites. Research universe was composed by 74.5% of the considered schools. It was found that none of the EPP has operationalization means concerning to gender and sexual diversity issues, spite of all of them approaching the issue diversity, gender and/or sexual diversity. In the conclusions, it was made a suggestion on EPP, aiming to support the discussion in public schools, and considering what is in the legislation about the topic gender and sexual diversity. <![CDATA[Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100090&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta resultado de análise realizada em relatórios de estágio em Gestão Educacional de um curso de Pedagogia, com o objetivo de captar facetas das relações estabelecidas entre professores, alunos, funcionários e a equipe gestora em duas escolas da rede pública estadual paulista, situadas na periferia da Região Metropolitana, e assim explicitar modos de funcionamento da organização do trabalho pedagógico. Discute-se as formas como os estagiários identificam ações que favoreçam ou não a participação coletiva na tomada de decisões, ao observarem a dinâmica das relações estabelecidas entre os sujeitos, nas instituições onde realizaram seus estágios. Três eixos de análise foram estruturados: perfil das equipes gestoras; relação da equipe de gestão com os professores; gestão e inclusão, tendo como referência Blase (2000). De acordo com as análises, percebeu-se que a organização do trabalho pedagógico nas duas escolas pôde ser identificada ora com uma forma mais democrática, que supõe o envolvimento dos diversos atores escolares; ora com uma forma mais centralizadora, face aos muitos problemas e insatisfações que surgem no cotidiano, revelando o não reconhecimento daquela gestão como representativa do grupo. Tais perfis exemplificadores explicitam formas de se estabelecer relações na escola, favorecendo ou não a participação em momentos de tomadas de decisão. Mostram, também, que não há modelos puros de gestão escolar. Essas questões necessitam ser tensionadas a fim de se problematizar as relações de poder existentes nas escolas, em realidade social marcada por contradições.<hr/>Abstract The article presents results of analysis made on internship reports at Educational Management in Pedagogy courses, aiming to capture facets of the relationships established between teachers, students, staff and management team, in two São Paulo state public schools from the periphery of the Metropolitan Region, São Paulo, Brazil, and then show modes to organize educational work. We discuss the forms as trainees have identified actions that favor or not the collective participation in decision-making, from the observation they done about dynamics of the relationships were established among individuals, in the institutions where the internship was done. Three strands of analysis were structured: profile of the management teams; relationship from management with teachers; and administration and inclusion, taking as reference Blase (2000). According to the analysis, it was realized that the organization of educational work in both schools could be identified either with a more democratic manner, which implies the involvement of various school actors, and sometimes with a more centralized way of envisage the many problems that arose every day, revealing this management was not representative of the group. Those profiles explain ways to establish relationships at school, favoring or not the participation in decision-making moments. Also indicate that there are no pure models of school management. These issues need to be stressed in order to question the existing power relations in schools, associated with the reality social that is marked by contradictions. <![CDATA[A importância da gestão na formação dos profissionais da educação Infantil: respeito às diversidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A gestão na educação infantil adquire relevância pela necessidade de rever a formação dos profissionais que nela atuam. Tomamos como parâmetro discussões desencadeadas na organização e participação de um Grupo de Estudos, espaço de reflexão sobre a função dos gestores/profissionais da Educação Básica, bem como os contornos da formação continuada dos quais muitos vêm participando e buscando modificar a prática em suas instituições. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, cuja problemática vem se desenhando a partir do contexto vivido, e desenvolve-se sob a égide da interdisciplinaridade no sentido de observar a ‘atitude’ dos sujeitos/gestores em relação à parceria (trabalho coletivo) na articulação e interface dos saberes teóricos com os saberes da prática, sem perder de vista a totalidade que envolve as políticas destinadas à gestão. Considera-se, por um lado a normativa que direciona o currículo nacional, bem como do município e, por outro, a concepção de infância que respeite a criança e toda sua singularidade. No trajeto que vem se desenhando, entre o contexto teórico e empírico, encontramos ações pautadas pela participação e autonomia dos profissionais/gestores que partem de um processo intencional onde cada um sente-se pertencente a um ‘coletivo’ e comprometido com as decisões da gestão compartilhada bem como com os resultados. Trata-se de reconhecer a importância de um esforço que intenciona provocar a reflexão sobre as ações que possibilitam desencadear a construção de uma ‘cultura de gestão’ para a instituição de Educação Infantil permeada pelo diálogo, escuta do outro e partilha de saberes.<hr/>Abstract The management in early childhood education acquires relevance by the need to review the training of professionals who work in it. We take as parameter discussions have been launched by the Organization and participation of a Study group, space to think on the role of managers/professionals of Basic Education, as well as the contours of the continuous training of which many are participating in and seeking to modify the practice in their institutions. This research brings a qualitative approach, whose problem has been drawing by the context lived, which operate under the aegis of interdisciplinarity in order to observe the ‘attitude’ of the subjects/managers in relation to the partnership (collective work)on articulation and theoretical knowledge with the practical knowledge, without losing sight of all l that involves policies aimed at management. It is considered on the one hand to rules that directs the national curriculum, as well as the municipality and on the other, the concept of childhood that respects the child and all its uniqueness. On the path has been outlining between the theoretical and empirical context, we find actions based on participation and autonomy of professionals/managers departing from an intentional process where everyone feels belonging to a ‘collective’ and committed with the decisions of shared management as well as with the results. Its purpose is to recognize the importance of an effort that intends to provoke reflection about the actions that enable trigger the construction of a ‘culture of management’ for the institutions of Early Childhood Education permeated by dialogue, listening to others and sharing knowledge. <![CDATA[Planejamento Cooperativo como método de investigação da sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100120&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir das críticas às metodologias de pesquisa educacional utilizadas no estudo do espaço da Escola, bem como da experiência dos autores como investigadores, desenvolvemos uma estratégia de pesquisa que visa a promover maior interlocução entre Universidade e Escola. Com base em princípios da pesquisa participante, mais especificamente da Investigação- Ação, desenvolvemos como método de pesquisa o Planejamento Cooperativo. Este consiste na formação de grupos de pesquisa que reúnem profissionais da Universidade e da Educação Básica com o objetivo de investigar temas de interesse comum sobre e no espaço da sala de aula. O Planejamento Cooperativo mostra-se como uma ferramenta importante para estudos que envolvem a pesquisa de situações didáticas, de metodologias de ensino e relativas às concepções de professores. Assim, tal método propõe diminuir os distanciamentos entre Universidade e Escola, tornando a pesquisa um processo de mútua aprendizagem.<hr/>Abstract Drawing on criticism of educational research methodologies used in studying the space of the school, as well on the experience of authors as researchers, a research strategy was developed aiming at promoting greater dialogue between University and School. From principles of participatory research, specifically Research-Action, a research method was developed: Cooperative Planning. It is the formation of research groups bringing together professionals from University and Basic Education in order to investigate issues of common interest and on the space of the classroom. The Cooperative Planning is as an important tool for studies on didactic situations, teaching methodologies and conceptions of teachers. Such a method is intended to decrease the distances between University and School, making research a process of mutual learning. <![CDATA[A Frequência Escolar e a Educação a partir do ponto de vista das Beneficiárias do Programa Bolsa Família]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100136&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política de transferência de renda, implantada pelo governo federal, em 2003, que visa combater a pobreza. Destina-se a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 140,00. O desenho do PBF busca enfrentar a pobreza articulando ações em dois períodos temporais. Em curto prazo, transferir renda diretamente às famílias, atuando na redução da chamada pobreza absoluta. Em longo prazo, combater a chamada transmissão intergeracional da pobreza, por meio de condicionalidades vinculadas à saúde e, sobretudo, à educação. Em relação à educação, é exigida frequência escolar mínima de 85% para as crianças entre 6 e 15 anos de idade, e 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos de idade. O pressuposto deste entendimento, que vincula transferência de renda com exigência de frequência escolar, é que as crianças e jovens, ao entrarem cedo no mercado de trabalho, diminuiriam a sua escolaridade e reduziriam drasticamente suas chances de sair da pobreza quando adultas. Este artigo visa compreender como se estabelece a relação entre frequência escolar e saída da pobreza, de acordo com os pontos de vista dos próprios titulares das famílias beneficiárias pelo PBF, residentes na região sul do município de Campinas (SP), Brasil. Os resultados da pesquisa realizada indicam que as entrevistadas não tiveram problemas em cumprir com as exigências das condicionalidades em educação, uma vez que nenhuma verbalizou dificuldades no sentido de não conseguir vagas ou acesso à escola para seus filhos. Treze das quinze entrevistadas afirmaram que seus filhos estariam na escola mesmo se não estivessem participando do Programa Bolsa Família. Todavia, quanto mais avançada a idade do filho, mais difícil se torna a tarefa de cumprir com a exigência, conforme atestam suas falas. No tocante à compreensão sobre a educação e o papel que esta desempenha no enfrentamento da pobreza, as mães expressam a convicção de que a educação trará possibilidades de mudanças, seja para elas, seja para seus filhos. No entanto, com diferentes matizes que se relacionam com a própria escolaridade das entrevistadas. Para algumas mães, a possibilidade de um dia elas ou seus filhos fazerem alguma faculdade “genérica” ainda faz parte dos planos. Para outras, a possibilidade de entrar no mundo do letramento. No entanto, as respostas denotam certa insatisfação com a qualidade do ensino oferecido e, relacionado a esta compreensão, expectativas modestas A Frequência Escolar e a Educação a partir do ponto de vista das Beneficiárias do Programa Bolsa Família 137 sobre a educação oferecida. Mais importante do que os conteúdos e vivências da escola, o que parece de fato fazer a diferença no futuro é passar pelos ciclos escolares e obter o diploma.<hr/>Abstract The “Programa Bolsa Família” (Family Income Program) is a cash transfer policy implemented by the Brazilian federal government in 2003, which it aims to fight poverty. It benefits families with per capita income equal or inferior to R$ 140.00. The program design seeks to face the poverty by articulating actions in two periods of time. In short term, to transfer income directly to the families, acting in the reduction of the so-called absolute poverty. In long term, to fight the so-called intergenerational transmission of poverty by means of conditionality’s associated to health, and above all, education. Regarding education, it is required a minimum school attendance of 85% for children between 6 and 15 years of age, and 75% for adolescents between 16 and 17 years of age. The assumption of this understanding, which ties the transference of income to the school attendance requirement, is that children and adolescents, if entering early in the labor market, would reduce their schooling and therefore drastically reduce their chances of leaving poverty when becoming adults. This article aims to understand how the relation between school frequency and poverty output is established, according to the point of view of the very PBF beneficiary families resident in the south of Campinas municipality (SP), Brazil. The research results indicate that interviewees had no problem to fulfill the conditional education requirements, once none verbalized having had difficulty to obtain school vacancy or access for their children. Thirteen of the fifteen interviewees affirmed that their children would be in the school even if they had not been participating in the Family Allowance Program. However, the higher the children’s age, the more difficult becomes the task to fulfill the requirement, as their speech certify. Regarding the comprehension about education and the role it plays in the confrontation with poverty, the mothers express conviction that education will bring forward possibilities of change either for them or for their children. Nevertheless, with different shades that relate with the schooling of the interviewees themselves. For some mothers, the possibility that one day they or their children attend some “generic” college still is part of their plans. For others, it is the possibility of entering the world of literacy. However, answers denote certain dissatisfaction with the quality of education offered, and regarding this understanding, the expectations are modest on the offered education. More important than the content and experience of school, what seems in fact to make a difference in the future of these children is to go through the pertaining school cycles and get the diploma. <![CDATA[A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas (1985-2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetivou analisar a trajetória do movimento sindical em educação durante o período de ascensão do neoliberalismo em Alagoas (Brasil) entre os anos de 1985 a 2010. Este período histórico foi reconstituído por meio de documentos oficiais, atas, fotografias, anais de congressos, boletins, panfletos, notas, jornais e entrevistas semiestruturadas. Temas como neoliberalismo, movimento sindical, Plano de Cargos e Carreiras, gestão democrática, dentre outros são discutidos no artigo. É um trabalho de natureza qualitativa, que transita entre a necessidade da preservação da memória e a avaliação das condições de trabalho dos profissionais da educação, avaliando também as repercussões sobre a qualidade do sistema educacional a partir do contexto investigado. Metodologicamente recorreuse à análise de conteúdo para interpretação dos dados da pesquisa. Em termos teóricos, nos fundamentamos principalmente nas análises desenvolvidas por Antunes (1982; 1986; 1995), Boito Jr. (2005; 2009), Bruno (1990), Giannotti (2007), Vieira (2009), além de Carvalho (2008) e Mészáros (2002). Nas considerações finais, com base na análise dos dados da pesquisa, indicamos a influência do modelo neoliberal e da conjuntura política e econômica sobre os rumos do movimento sindical especificamente no ramo educacional.<hr/>Abstract This article aims to analyze the history of labor movement in education during the period of neoliberalism rise in Alagoas (Brazil), between the years 1985 and 2010. This historical period was traced by means of official documents, minutes, photographs, scientific conference proceedings, newsletters, flyers, notes, newspapers and semi-structured interviews. Topics such as neoliberalism, trade union movement, career plans, and democratic management, are discussed in the article. It is a work of qualitative nature, which moves between the need to preserve the memory and the assessment of the education professionals’ working conditions, also evaluating effects on quality of the educational system from the context investigated. Methodologically it was resorted to the content analysis to interpretation of research data. Theoretically we have considered the analysis undertaken mainly by Antunes (1982; 1986; 1995), Boito (2005; 2009), Bruno (1990), Giannotti (2007), Vieira (2009), Carvalho (2008) and Meszaros (2002). The final considerations, based on the analysis of the survey data, indicate the influence of the neoliberal model and political and economic conditions on the direction of union movement, specifically on educational branch. <![CDATA[Os gêneros textuais como objeto de ensino no livro didático de língua portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o tratamento dado aos gêneros textuais em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa aprovada pelo PNLD 2011 (Programa Nacional do Livro Didático), Brasil. Utilizamos a pesquisa documental e a análise temática de conteúdo como procedimentos, respectivamente, de geração e de análise de dados, considerando, primeiramente, a identificação dos gêneros que foram escolhidos para a sistematização de suas propriedades e o agrupamento deles por domínios de comunicação/aspectos tipológicos. Posteriormente, analisamos a distribuição das atividades envolvendo os gêneros textuais nas diferentes seções da coleção e as propriedades (sociodiscursivas, estruturais e linguísticas) dos gêneros tematizadas nessas atividades. Em relação ao agrupamento de gêneros textuais, os resultados da pesquisa indicaram a predominância da ordem do relatar (24,7%) e expressar (24%). No que concerne à distribuição por seção, percebemos que havia gêneros específicos para o trabalho com leitura, produção e análise linguística, sem muita articulação entre as seções. Quanto à frequência e ao tratamento das atividades relativas aos gêneros, observamos que a estrutura (42,7%) e os aspectos linguísticos (36,1%) constituíram as propriedades mais abordadas na coleção, sendo necessário um investimento maior em atividades explorando os aspectos sociodiscursivos inerentes às situações de interação verbal. Embora reconheçamos ser necessário um investimento dessa natureza, acreditamos que a coleção tenha apresentado um esforço em favorecer um ensino adequado às diferentes especificidades dos gêneros textuais.<hr/>Abstract The paper presents results of a study that investigated the treatment of textual genres in a collection of textbooks of Portuguese Language approved by the PNLD 2011 (National Program of Textbook - Brazil). We used the documentary research and the thematic content analysis as procedures, respectively, for generation and processing of data, considering, primarily, the identification of the genres that have been chosen for the systematization of its properties and the grouping by fields of communication/typological aspects. Subsequently, we analyzed the distribution of activities involving the genres in different sections of the collection and the properties (social discursive, structural and linguistic,) of the genres covered in these activities. As for the grouping of the textual genres, the research results indicated the predominance of the order of reporting (24,7%) and of expressing (24%). As for the distribution by section, we realized that there were specific genres to work with reading, production and linguistic analysis, without much coordination between the sections. As for the frequency and the treatment of activities related to the genres, we found that the structure (42,7%) and linguistic aspects (36,1%) were the most discussed properties in the collection. We thus conclude that it is necessary a greater investment, in the analysed collection, in activities that explore the social discursive aspects inherent to situations of verbal interaction. While we recognize that an investment of this nature is necessary, we believe that the collection has presented and effort to favour a teaching that is adequate to different specificities of textual genres. <![CDATA[Validação de um instrumento para medir o clima organizacional entre alunos de programas de pós-graduação de uma IES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta resultados da pesquisa que teve por objetivo adaptar e validar um conjunto de componentes e seus respectivos indicadores com a finalidade de compor as categorias de análise do clima organizacional para alunos de Programas de Pós-Graduação (PPG) de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Participaram da amostra, 200 alunos de quatro PPGs de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado um questionário composto por duas partes: uma com sete questões referentes aos dados de identificação, e outra referente ao clima organizacional que foi construída com base na metodologia de Luz (2003) e Rizzatti (2002) e adaptada à realidade dos PPGs em questão. O mesmo passou por uma avaliação de adequabilidade, sendo submetido à validação semântica e de conteúdo. Após o levantamento dos dados, foram realizadas análises descritivas, fatoriais, rotação ortogonal varimax com normalização e cálculos de confiabilidade. Também foram avaliadas as comunalidades que atenderam o valor mínimo aceitável de 0,4. Assim, com a análise e a reestruturação dos componentes e indicadores, validou-se um modelo de análise de clima organizacional para alunos de PPGs. O resultado desta pesquisa servirá como fonte de informações aos gestores para o desenvolvimento de processos que visem à melhoria do clima organizacional, contribuindo para um maior desempenho dos PPGs.<hr/>Abstract This article presents results of a research that aimed to adapt and validate a set of components and their respective indicators in order to compose the categories of analysis of organizational atmosphere for students of Postgraduate Programs (PPG) of a Higher Education Institution (IES). The sample was composed of 200 students from four PPGs. To develop this study, a questionnaire consisting of two parts was used: one consisting of seven questions relating to identification data, and the other about the organizational atmosphere that was built on the methodology of Luz (2003) and Rizzatti (2002) and adapted to the reality of PPGs in question. The questionnaire was evaluated regarding its suitability and it was submitted to semantic and content validation. After the survey data, descriptive analysis, factor analysis, varimax rotation with standardization and reliability calculations were performed. Communalities that met the minimum acceptable value of 0.4 were evaluated. Thus, with the analysis and restructuring of the components and indicators, a model for analyzing organizational atmosphere for students of PPGs was validated. The result of this research will serve as a source of information for managers to develop processes that aim to improve the organizational atmosphere, contributing to a higher performance of PPGs. <![CDATA[Usando algoritmos e ábaco no estudo do sistema de numeração decimal em um curso de Pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100196&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Estudos em Educação Matemática têm descrito dificuldades de professores na utilização de algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, dificuldades que provocam questionamentos quanto à qualidade da formação teórico-prática oferecida para a docência nessa área. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a formação de conceitos e construção do conhecimento matemático de estudantes de Pedagogia em relação ao ensino de aritmética, das operações fundamentais com a utilização de ábaco e algoritmos, bem como, do sistema de numeração decimal. No referencial teórico adotado, os autores refletem sobre a formação inicial de professores para a docência da Matemática nas séries iniciais, sobre a necessidade da formação alicerçada em saberes para o processo de ensinar/ aprender e sobre a importância da formação do professor tanto em termos de conteúdos metodológicos quanto dos específicos. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, o levantamento dos dados ocorreu com a utilização de questionários semiestruturados, relatório de procedimentos nas atividades, observação direta e videogravação. Os resultados mostraram que os estudos com as duas abordagens metodológicas, ábaco e algoritmos, puderam contribuir para a formação, ressignificação de conceitos e construção do conhecimento matemático, como também, puderam fornecer subsídios para uma melhor formação pedagógica e específica.<hr/>Abstract Studies in Mathematics Education have described difficulties of teachers in the use of algorithms in arithmetic teaching in the initial grades, difficulties leading to questions about the quality of theoretical and practical training provided for teachers in this area. In this context, the present study aimed to investigate the formation of concepts and construction of mathematical knowledge of Pedagogy students in relation to arithmetic teaching, basic operations using abacus and algorithms, as well as the decimal numbering system. In the theoretical approach, the authors reflect on initial teacher training for Mathematics teachers in the initial grades, the necessity of training grounded in knowledge to the process of teaching/learning and the importance of teacher training in methodological contents and in specific contents. A qualitative and quantitative approach was used, the data collection occurred with the use of semi-structured questionnaires, procedures in the activities report, direct observation and video recording. The results showed that studies with both methodological approaches, abacus and algorithms, might contribute to the formation, reframing concepts and construction of mathematical knowledge, but also could provide information for a better pedagogical and specific training. <![CDATA[Evidências formativas da extensão universitária na docência em Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na formação inicial dos cursos de licenciatura em Educação Física, especialmente nas instituições públicas, a extensão universitária tem se evidenciado como um espaço crescente e diversificado de projetos e atividades que vem a cada dia incluindo um número maior de graduandos como bolsistas e/ou voluntários. Em tais projetos são evidenciadas experiências concretas de ação que são organizadas e orientadas por um professor coordenador, podendo se materializar como espaço fértil para a formação docente. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar as implicações de um projeto de extensão universitária na formação inicial do licenciado e na atuação do professor de Educação Física. A metodologia se pautou por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou o questionário como técnica de coleta. Os participantes do estudo foram seis professores de Educação Física que, quando alunos da graduação, participaram de um mesmo projeto de extensão universitária. As principais reflexões trazidas pela pesquisa foram evidenciadas em três categorias de análise, a saber: Aproximação, organização e construção da prática pedagógica; O trabalho em grupo na formação; Articulação entre formação inicial e atuação profissional. Em linhas gerais, a pesquisa identificou a extensão universitária como um processo essencial e enriquecedor da formação inicial dos licenciados e da atuação profissional docente em Educação Física.<hr/>Abstract In the initial training of graduate courses in Physical Education, especially in public institutions, the university extension has been shown to be an increasing and diversified space of projects and activities that every day include a larger number of graduates as fellows and/or volunteers. In such projects, concrete experiences of action are highlighted, which are organized and supervised by a coordinator teacher, and they may be materialized as a fertile space for teacher training. Therefore, this study aimed to examine the implications of a university extension project in the initial training of the teachers and in the role of physical education teacher. The methodology was based on a qualitative exploratory research that used the questionnaire as a collection technique. Six PE teachers participated in the study, and, when they were students graduate, they attended the same university extension project. The main reflections brought by the survey were found in three types of analysis, namely: Approach, organization and construction of pedagogical practice; Group work in training; Articulation between initial training and professional performance. In general, the survey identified the university extension as an essential and enriching process of initial training for teachers and professional practice in teaching Physical Education. <![CDATA[Desenvolvimento Instrumental do Raciocínio dos Professores em Geometria Dinâmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100242&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract To contribute to understanding how teachers can develop geometrical understanding, we report on the discursive development of teachers’ geometrical reasoning through instrument appropriation while collaborating in an online dynamic geometry environment (DGE). Using the theory of instrument-mediated activity, we analysis the discourse and DGE actions of a group of middle and high school mathematics teachers who participated in a semester-long, professional development course. Working in small teams, they collaborated to solve geometric problems. Our results show that as teachers appropriate DGE artifacts and transform its components into instruments, they develop their geometrical knowledge and reasoning in dynamic geometry. Our study contributes to a broad understanding of how teachers develop mathematical knowledge for teaching.<hr/>Resumo Com o intuito de contribuir para o entendimento de como os professores podem desenvolver a compreensão da geometria, este artigo trata do desenvolvimento discursivo do raciocínio geométrico dos professores através de apropriação de instrumentos enquanto colaborando em um ambiente de geometria dinâmica (AGD) online. Utilizando a teoria da atividade mediada por instrumentos, analisamos o discurso e as ações AGD de um grupo de professores de matemática do ensino fundamental e médio que participaram de um curso de desenvolvimento profissional com duração de um semestre. Trabalhando em pequenos grupos, eles interagiram para resolver problemas geométricos. Nossos resultados mostram que na medida em que se apropriam dos artefatos AGD e transformam seus componentes em instrumentos, os professores desenvolvem o conhecimento e raciocínio geométricos em geometria dinâmica. Nosso estudo contribui para uma compreensão ampla de como os professores desenvolvem o conhecimento matemático para o ensino. <![CDATA[Estágio supervisionado no programa de formação de professores: Tensões e reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este relato emerge da experiência nas disciplinas de Estágio Supervisionado do curso de Ciências da Natureza, no Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O objetivo foi estabelecer uma visão analítica das experiências vivenciadas com os 46 cursistas, durante a execução do estágio obrigatório. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa dos depoimentos, usando como metodologia o grupo focal (GF). Foram discutidas a organização e a importância do Estágio na formação continuada do professor de Ciências, levantadas as reflexões sobre as experiências no âmbito das atividades de estágio e as tensões vivenciadas na escola por estes alunos-docentes. O que pode-se observar neste relato é que o Estágio Supervisionado, apesar de configurar-se como um momento e espaço formador, capaz de despertar a crítica reflexiva, devido às suas tensões, ainda nos traz questionamentos sobre a forma como deve ser desenvolvido no ambiente escolar.<hr/>Abstract This report emerges from the experience in the disciplines of Supervised Internship in Natural Sciences course, the Teachers Training Program (PARFOR) of Federal University of Bahia Recôncavo (UFRB), Brazil. The objective was to establish an analytical overview of experiences with the 46 students during the implementation of compulsory internship. A descriptive qualitative study of the testimonials, using as a methodology the Focal Group (FG) was performed. The organization and the importance of the internship in the continuing education of science teacher were discussed, and reflections on experiences within the internship activities and tensions experienced by these students-teachers in school were raised. It is possible to obseve in this report that the Supervised Internship, despite being configured as a training time and space, able to arouse the reflective criticism due to its tensions, still brings questions about how it should be developed in school environment. <![CDATA[Sociologia, formação de professores e interdisciplinaridade. Conquistas e desafios nas experiências do PIBID de Ciências Sociais da PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100262&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta descrição e análise de experiência desenvolvida em ambiente educacional têm como objetivo refletir a respeito da formação de professores de Ciências Sociais em uma perspectiva teórico-prática interdisciplinar. O texto apresenta as conquistas e os desafios das experiências da área de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID PUC-Campinas, Brasil. Os autores refletem as suas próprias experiências como coordenadores de bolsistas e também professores destes em sala de aula. A vivência semanal junto com os demais coordenadores de áreas, visitas às escolas, reuniões com alunos bolsistas, elaboração de relatórios, planejamento e acompanhamento da execução das atividades interdisciplinares e leitura de atividades avaliativas dos alunos bolsistas são o que forma o material que aqui se organiza em formato de relato de experiência. Conclui-se que o programa aumentou a qualidade da participação dos alunos bolsistas em sala de aula, ao mesmo tempo em que foi um espaço crítico para pensar a maneira como formamos professores. Conclui-se também que, apesar dos esforços, temos ainda muito a fazer para a consolidação do ensino de Sociologia na educação básica. Sabemos ainda que a interdisciplinaridade também está por ser conquistada e legitimada na universidade, por mais que isso possa parecer contraditório.<hr/>Abstract This study is an analytical description of an experiment conducted in an educational environment and its goal is to discuss the formation of teachers of Social Sciences in an interdisciplinary theoretical and practical perspective. It presents the achievements and challenges experienced by the Social Sciences division of the Institutional Program for Teaching Scholarships (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) - PIBID PUC-Campinas, Brazil. The authors discuss their own experiences as coordinators of scholarship students and also as teachers of these students. The weekly contact with the other coordinators, school visits, meetings with scholarship students, reporting, planning and monitoring the execution of interdisciplinary activities and reading of the evaluative activities of the scholarship students are what constitute the material hereby organized as an experience report. It is concluded that the program improved the quality of the participation of the scholarship students in the classroom, and that it provided a critical environment for the thinking about the formation of teachers and graduates. It is also concluded that, in spite of the efforts already made, we still have much to do before we can consolidate the teaching of Sociology in basic education. We know that, as contradictory as it may seem, interdisciplinarity is something that has yet to be established and legitimized in the university. <![CDATA[Pró-Matemática/UEL na formação do professor: Episódio de um trabalho com a análise da produção escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100276&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é relatar um episódio de um trabalho realizado no 1º semestre de 2013 no âmbito do Pró-Matemática/UEL na Formação do Professor, projeto de extensão do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (Londrina-PR, Brasil). Visando possibilitar reflexão a respeito de conteúdos matemáticos que poderiam emergir na resolução de questões de Matemática da Educação Básica, a análise da produção escrita foi adotada como estratégia norteadora. Em um primeiro momento, os participantes resolveram um pré-teste composto por algumas questões de Matemática da Educação Básica. Em outro momento, cada um pôde realizar uma análise da produção escrita presente na resolução de uma questão de modo que as informações obtidas auxiliassem a refletir e a discutir acerca do conteúdo matemático presente. Por meio dessa análise, os participantes do projeto puderam identificar estratégias e procedimentos de resolução, levantar hipóteses a respeito da interpretação do enunciado da questão, tentar identificar indícios de dúvidas do colega quanto ao conteúdo matemático, no caso aqui relatado, Média.<hr/>Abstract The goal of this paper is to report an episode of a work done in the first half of 2013 as part of the Pró-Matemática/UEL in a Teacher Training Program, extension project of the Department of Mathematics, State University of Londrina (Londrina-PR, Brazil). Aiming to give the opportunity to reflection on mathematical contents that could emerge in solving Mathematics questions of Basic Education, the analysis of written production was adopted as a guiding strategy. At first, participants solved a pre-test consisting of a few questions of Mathematics of Basic Education. At another point, each one was able to carry out an analysis of written production in a resolution of a question so that the information obtained should assist to reflect and to discuss about the mathematical content presented. Through this analysis, the project participants were able to identify strategies and resolution procedures, hypotheses concerning the interpretation of the statement of the question, to try to identify evidences of colleague doubts about the mathematical content, in the case reported here, Average. <![CDATA[A Indissociabilidade na Universidade. Fragmentos de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100287&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste relato discute-se a complexa, tensa e precária articulação entre ações de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da indissociabilidade, enquanto condição necessária para uma formação acadêmica que rompa com a produção de saberes endógenos, distantes da realidade social e desconexos entre si. Os escritos partem de uma experiência, desenvolvida pelas autoras, inicialmente para atender demandas extensionistas de tipo práticas de educação não escolar e que avançam para a economia solidária. Enquanto espaço de diálogo entre a universidade e a comunidade, apostamos no caráter transgressor da extensão - lócus da produção do conhecimento válido - como oportunidade de encontro entre a sociabilidade de homens e mulheres simples e seus saberes cotidianos e, a consequente e necessária problematização do que se ensina-e-aprende no ensino superior. Tal experiência, posteriormente transformada em uma Incubadora de Economia Solidária, foi produzindo efeitos sobre o corpo docente e discente que se fizeram sentir tanto sobre as práticas de ensino, pesquisa e extensão, quanto no interior da própria universidade, na medida em que os saberes se deslocam da interdisciplinaridade para a transdisciplinaridade tendo como ponto de sustentação o movimento da economia solidária e nele a temática da solidariedade.<hr/>Abstract This paper discusses the complex, tense and precarious connection between teaching, research and academic extension actions from the perspective of indissociability as a necessary condition for the academic training to break down the production of endogenous knowledge that is distant from social reality and disconnected from other types of knowledge. These writings are based on an experience developed by the authors, initially to meet demands for non-school educational practices in the academic extension setting, which advanced to solidarity economy. Since academic extension is a space of dialogue between university and community, as well as a place for the production of valid knowledge, we rely on its transgressive nature as an opportunity to join the sociability of ordinary men and women with their everyday knowledge, leading to the consequent and necessary problematization of what is taught and what is learned in higher education. Such experience has later become a Solidarity Economy Incubator and has produced effects on the teaching staff and the student body that were noticed both in teaching, research and academic extension practices and within the university itself as knowledge moving interdisciplinarity towards transdisciplinarity with the support of the solidarity economy movement, more specifically the theme of solidarity. <![CDATA[Para Falar de Disciplina, Corpos e Conhecimentos Entre os Muros da Escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir de um cenário idealizado no filme Entre os Muros da Escola e de outros que percorrem experiências reais é que se desenvolve este ensaio. Nesse sentido, a proposta é evidenciar uma série de relações (com ênfase nas relações de poder) que são traçadas nesse lócus escolar e que, a cada movimento tanto o põem numa conjuntura de outros espaços, instituições, sujeitos, quanto o localizam e, sobre ele, agem. Dando destaque para a ideia da evidenciação dos muros que percorrem a escola, o texto realiza um trabalho de pensamento no qual confluem práticas de escolas reais, da escola de Cantet e Bégaudeau (autores do filme) e, ainda, proposições de autores como Michel Foucault. Emergem no ensaio, então, microanalíticas da espacialidade escolar, dos corpos que ali se encontram disciplinados e dos conhecimentos que, assim como os corpos, se organizam nessa mesma lógica. Dos encaminhamentos, surge o destaque para a economia e eficiência do poder disciplinar que percorre a escola e, por uma série de elementos, avigora seus muros.<hr/>Abstract This essay is developed on the basis of an ideal scenario extracted from de movie The Class and real school experiences. In this way, relations (power relations) are outlined on the school. In each analytical movement, a dynamic action between school and other spaces, institutions and subjects is presented and their articulations are commented. With focus on the school walls, the scenario constructed in the movie, and articulated with real experience, is discussed in conjunction with authors such as Michel Foucault. Microanalysis of school spatiality, bodies, and knowledge rises from discussion on disciplinary power action. The economy and efficiency of disciplinary power in the school and their walls are commented as an important point to problematize. <![CDATA[Desenvolvimento Instrumental do Raciocínio dos Professores em Geometria Dinâmica ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992015000100318&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com o intuito de contribuir para o entendimento de como os professores podem desenvolver a compreensão da geometria, este artigo trata do desenvolvimento discursivo do raciocínio geométrico dos professores através de apropriação de instrumentos enquanto colaborando em um ambiente de geometria dinâmica (AGD) online. Utilizando a teoria da atividade mediada por instrumentos, analisamos o discurso e as ações AGD de um grupo de professores de matemática do ensino fundamental e médio que participaram de um curso de desenvolvimento profissional com duração de um semestre. Trabalhando em pequenos grupos, eles interagiram para resolver problemas geométricos. Nossos resultados mostram que na medida em que se apropriam dos artefatos AGD e transformam seus componentes em instrumentos, os professores desenvolvem o conhecimento e raciocínio geométricos em geometria dinâmica. Nosso estudo contribui para uma compreensão ampla de como os professores desenvolvem o conhecimento matemático para o ensino.<hr/>Abstract To contribute to understanding how teachers can develop geometrical understanding, we report on the discursive development of teachers’ geometrical reasoning through instrument appropriation while collaborating in an online dynamic geometry environment (DGE). Using the theory of instrument-mediated activity, we analysis the discourse and DGE actions of a group of middle and high school mathematics teachers who participated in a semester-long, professional development course. Working in small teams, they collaborated to solve geometric problems. Our results show that as teachers appropriate DGE artifacts and transform its components into instruments, they develop their geometrical knowledge and reasoning in dynamic geometry. Our study contributes to a broad understanding of how teachers develop mathematical knowledge for teaching.