Scielo RSS <![CDATA[Revista Eletrônica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-719920160001&lang=es vol. 10 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Letter to the Reader: May 2016]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Creencias y concepciones de los futuros maestros de primaria sobre las matemáticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El artículo tiene como objetivo identificar y discutir las creencias y concepciones de futuros maestros de la Educación Primaria sobre las matemáticas y su enseñanza y aprendizaje. Su relevancia está en que las creencias y concepciones sobre las matemáticas, su enseñanza y aprendizaje pueden influenciar la práctica profesional de los maestros. Así que llevamos a cabo una investigación cualitativa en la que utilizamos un cuestionario para recogida de datos que han contestado 12 estudiantes del Grado de Maestros de Educación Primaria de la Universidad de Granada, en una estancia del primer autor del artículo en esta universidad durante su doctorado. Para analizar los datos nos basamos en la técnica de análisis de contenido. Los futuros maestros presentaran tres creencias y concepciones sobre las matemáticas: sirven como caja de herramientas, son un cuerpo único y estático de conocimientos o aún pueden ser utilizadas para resolver problemas. Además la enseñanza y el aprendizaje están basados en la rutina, repetición y memorización de fórmulas, procedimientos y algoritmos. Sin embargo, las asignaturas del Grado de Maestro de Educación Primaria de la Universidad de Granada, con sus dinámicas y las discusiones propuestas, buscan desarrollar en los futuros maestros la reflexión sobre sus creencias y concepciones, intentando cambiarlas.<hr/>Abstract This article aims to identify and discuss the beliefs and conceptions of future teachers of the Spanish Elementary School about mathematics and its teaching and learning. Its relevance lies in the fact that the beliefs and conceptions about mathematics, their teaching, and their learning can influence the professional practice of teachers. To this end, a qualitative research was developed in which data was collected using a questionnaire responded by 12 students of the Primary Education Teaching Course of the University of Granada, during the period of the graduate studies of the first author of this article in this university. Content analysis was used to analyze the data. Future teachers expressed three beliefs and conceptions about mathematics: they serve as a tool box; comprise a single and static body of knowledge; or can also be used to solve problems. In addition, teaching and learning is based on routine, repetition, and memorization of formulas, procedures and algorithms. However, the disciplines of the aforementioned course, with its proposed dynamics and discussions, seek to develop reflection about the beliefs and conceptions of future teachers, intending to change them.<hr/>Resumo O artigo tem como objetivo identificar e discutir as crenças e concepções de futuros professores da Educação Primária sobre a matemática e seu ensino e aprendizagem. Sua relevância está no fato de que as crenças e concepções sobre a matemática, seu ensino e sua aprendizagem podem influenciar na prática profissional dos professores. Assim desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos um questionário para produção de dados que foi respondido por 12 estudantes do curso de Professores para a Educação Primária da Universidade de Granada, em um período de estudos do primeiro autor deste artigo nesta universidade durante seu doutorado. Para analisar os dados, baseamo-nos na técnica de análise de conteúdo. Os futuros professores apresentaram três crenças e concepções sobre a matemática: servem como uma caixa de ferramentas, são um corpo único e estático de conhecimentos ou ainda pode ser utilizada para resolver problemas. Além disso, o ensino e a aprendizagem estão baseados na rotina, repetição e memorização de fórmulas, procedimentos e algoritmos. No entanto, as disciplinas do curso de Professor para a Educação Primária da Universidade de Granada, com suas dinâmicas e discussões propostas, buscam desenvolver a reflexão sobre as crenças e concepções dos futuros professores, tentando mudá-las. <![CDATA[Childhood and intercultural education in Santa Catarina state, Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100026&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O propósito deste artigo é refletir sobre a infância catarinense na perspectiva da educação intercultural. Com esse objetivo, realizou-se uma revisão teórica e uma pesquisa empírica, exploratória, com 78 crianças de várias descendências de oito a 12 anos. Partiu-se do pressuposto de que a infância catarinense, por ser constituída de diversas descendências/etnias, apresenta elementos culturais comuns e algumas especificidades com relação aos valores estético-culturais. A educação intercultural é aquela que visa à criação de contextos educativos nos quais os conflitos entre identidade e diferença sejam minimizados, promovendo uma convivência respeitosa e solidária entre as crianças. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto do Museu das Crianças do Brasil, espaço cultural criado para elas a exemplo do Brooklyn Children’s Museum, de Nova York. Da pesquisa, participaram crianças descendentes: africanas, indígenas e europeias (ucranianas e açorianas). Elas foram submetidas a três questionários, sobre as tradições, a vida cotidiana e o padrão físico de beleza. Tabulados, os resultados possibilitaram o traçado de um perfil que evidenciou características comuns a todas as crianças, como os valores atribuídos às pessoas: respeito aos mais velhos, responsabilidade e honestidade (valores relacionados ao ideal de ego); assim como expressaram particularidades de cada descendência (festas, culinária, manifestações religiosas). No que diz respeito ao padrão físico de beleza, predominou “a beleza do consumo”: pele clara ou bronzeada e cabelos lisos. Tais resultados constituirão a Rede Virtual, a do Imaginário Infantil, que alimentará o museu e por suas atividades será alimentada.<hr/>Abstract The purpose of this article is to reflect on childhood in Santa Catarina state, Brazil, from the perspective of intercultural education. To this end, a theoretical review and an exploratory empirical study were conducted with 78 children, of various ethnic descents, aged eight to 12 years. The study was based on the assumption that children in Santa Catarina come from varied descents and, therefore, would present some common cultural elements, but also some specificity regarding cultural-aesthetic values. Inter-cultural education should aim to enable educational contexts where conflicts between identity and difference are minimized, encouraging respect and solidarity between children. The study was developed within the Childhood Museum of Brazil project, a cultural space set up for children, along the lines of the Brooklyn Children’s Museum in New York. Participants were children of African, Indigenous, and European descents. The profile outlined from the study results revealed characteristics common to all of them: values attributed to people (respect for elders, responsibility, and honesty); expressed characteristics of each descent (celebrations, cuisine, religious manifestations); and predomination of ‘consumer beauty’ (pale or tanned skin and straight hair) with respect to the physical standard of beauty. These results create the Virtual Network, that of the Childhood Imaginarium, which will, in turn, nourish the Museum in its activities. <![CDATA[Science in the educational environment of children: From making science to the awareness of doing]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100042&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva refletir sobre as possíveis articulações do desenvolvimento das ciências na educação das crianças e suas respectivas infâncias e parte da compreensão de que na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os estudantes antes de alunos são crianças, e como tais, são sujeitos completos, dotados de inteligência, emoções e sentimentos; capazes de observar, registrar informações, argumentar, debater, fazer escolhas e expressar-se em diferentes linguagens. Para garantir a participação efetiva da criança como sujeito hoje, e não um “vir a ser”, é necessário rever as ações e as relações no seu espaço escolar. Este trabalho aponta formas de pensar o processo educativo das ciências na formação das crianças para possibilitar seu acesso à cultura científica, sem desvalorizar as infâncias. Sugere, igualmente, elementos da ciência no espaço escolar da criança como veículo de potência para aguçar a curiosidade e novos olhares para o mundo, dentro da lógica infantil, que engloba criação, imaginação, fantasia e desejo, muitas vezes diferente do olhar do adulto. De natureza teórica, o artigo trabalha noções tais como crianças, infâncias e ciências, no intuito de pensar uma educação cujas práticas educativas, com elementos da cultura científica, possibilitem o exercício da infância.<hr/>Abstract This article aims to reflect on the possible articulations of the development of science in the education of children and their respective childhoods. While in Kindergarten and Elementary School students are, above all, children, and as such, subjects endowed with intelligence, emotions, and feelings. They are able to make observations, retain information, propose arguments, participate in discussions, and make choices that allow them to exercise free expression of theirs thoughts in many different languages. However, to ensure the effective participation of the child as a subject of today, not an intented being, it is necessary to reconsider the actions and relationships in the school environment. In this sense, this study highlights contributions on how the educational process of science can/should be thought in the process of children education. Also, we hope to provide access to scientific culture without detracting the childhoods. We highlight the possibility of using some powerful elements of science in the school environment to sharpen curiosity and improve new worldviews. Often different from the adult perspective, science in children education should emphasize issues such as the specificity of child logic, which encompasses creativity, imagination, fantasy, and desire. This article, in its theoretical nature, discusses notions such as childhood, children, and science in order to consider a type of early childhood education in which an educational routine with elements of scientific culture would enable the occurrence of childhood practice. <![CDATA[Displacement of children in the districts of Curitiba, Brazil, and its relation to socialization processes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100052&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo discute a relação entre o deslocamento de crianças nos bairros e na cidade de Curitiba e seus processos de socialização. A pesquisa foi realizada com seis crianças de escolas da rede municipal de educação de Curitiba, Brasil, moradoras de regiões centrais, periferias e favelas. Foram realizadas entrevistas com os pais, conversas longas com as crianças e observações de campo sobre os locais de moradia das famílias. Os dados foram analisados a partir de referenciais da sociologia urbana, da socialização e da Infância. A pesquisa vem demonstrando a existência de uma diversidade de possibilidades na mobilidade das crianças sendo estas, porém, circunscritas por fatores sociais e territoriais próprios de uma cidade globalizada e desigual. E, frente a uma série de preocupações nos deslocamentos pelo bairro, as crianças não só opinam e discutem criticamente demonstrando conhecer e avaliar os perigos das saídas, mas também se posicionam utilizando variadas lógicas de ação, evidenciando práticas reflexivas que podem vir a ser incorporadas aos seus estoques de experiência (LAHIRE, 2002).<hr/>Abstract This paper presents the influence that children’s mobility has on their socialization processes in the city of Curitiba, Brazil. The study was conducted with six children enrolled in public schools in Curitiba who live in three different regions: downtown, outskirts, and slums. The children’s parents were interviewed, the children were submitted to long talks, and field observations of the locations where they live were made. The collected data were analyzed based on the perspectives of urban sociology, socialization, and childhood. This research has demonstrated the existence of a range of possibilities concerning children’s mobility, even though these children are circumscribed by social and territorial issues which are common in globalized and disparate cities such as Curitiba. Facing a range of worries related to neighborhood mobility, children not only express their opinions and critically discuss them, showing they are aware of the dangers experienced, but also position themselves by using several logics of action, which demonstrate reflexive attitudes that may be incorporated into their own experience (LAHIRE, 2002). <![CDATA[The medical-psychological discourse in the configuration of the Special Education field]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100069&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste trabalho, discute-se a aliança de compromisso entre a Medicina e a Psicologia na configuração da Educação Especial no Brasil. Importante evidenciar que a Psicologia, ao sair do campo da Filosofia e almejar o status de ciência, incorpora o corpus epistemológico da Medicina, principalmente no que se refere aos conceitos de adaptação e desenvolvimento oriundos da Biologia. Dessa forma, o funcionamento dito psicológico é muitas vezes reduzido à maturação, o que implica diretamente uma concepção predeterminada acerca da aprendizagem, por exemplo. Analisar alguns matizes históricos, os quais evidenciam a confluência entre Medicina e Psicologia, objetiva problematizar por que, ainda hoje, em tempos de educação inclusiva, são preferencialmente médicos e psicólogos que são chamados à escola em nome de um saber especialista. O campo social e político, no qual a escola está imersa, fica imune às críticas perante a hegemonia do discurso médico-psicológico. Destaca-se que o atendimento escolar do diferente, nos seus primórdios, ocorria em classes anexas a hospitais e asilos, geralmente de caráter filantrópico, o que denota, na origem, a influência do campo médico, responsável por tais instituições. Pautando-se nos procedimentos da Medicina, a Educação Especial incorpora a visão clínica através dos processos de reabilitação e legitima a deficiência como uma questão individual, em consequência de fatores orgânicos. Conclui-se que o saber médico-psicológico foi determinante na definição do atendimento escolar especializado, em instituições exclusivas, daquelas crianças consideradas inadequadas ao ensino regular.<hr/>Abstract The present study addresses the commitment alliance between Medicine and Psychology in the configuration of Special Education in Brazil. It is important to highlight that Psychology, upon leaving the field of Philosophy and aspiring the status of a science, incorporates the epistemological corpus of Medicine, mainly with regard to the concepts of adaptation and development that were originally from Biology. Thus the so-called psychological functioning is often reduced to maturation, which directly implies a pre-defined conception of learning, for example. Analyzing some historical nuances, which clearly show the confluence between Medicine and Psychology, it is questioned why, to this date, in a time of inclusive education, physicians and psychologists are preferably consulted by schools as specialists. The social and political field, within which the school exists, becomes immune to criticisms before the hegemony of the medical/psychological discourse. A highlight is that the way the school deals with what is considered different, in its early days, occurred in classrooms that were close to hospitals and orphanages, generally of philanthropic nature, which indicate in the origin of the influence of the medical field in charge of those institutions. Based on medical procedures, Special Education incorporates the clinical view through the processes of rehabilitation and legitimately turns disability into an individual issue, as a result of organic factors. I conclude that the medical/psychological expertise was crucial in determining the service provided by special schools, in exclusive institutions, to children deemed to be inadequate to students of the regular education system. <![CDATA[Specialized educational service through teachers’ voices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100088&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo teve por objetivo conhecer o trabalho docente do/no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina, Brasil, pelas vozes das professoras que atuam nesse serviço. Para a construção dos dados, aplicaram‑se questionários a 34 professoras atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que foram tratados à luz da análise de conteúdo. Todas as participantes da pesquisa são mulheres com idades entre 31 e 50 anos concursadas como docentes no AEE, atuando 40 horas semanais como docentes no AEE. Pode-se dizer que as professoras especializadas são experientes, já que 71% atuam há mais de seis anos na rede municipal de ensino. Contudo, no que tange à experiência no AEE, 88% das professoras estão no serviço há três anos ou menos, estando, assim, num momento profissional de descoberta e sobrevivência, em que são explorados os contornos dessa nova função. Considera-se que as professoras estão em fase de (re)conhecimento do seu trabalho no AEE e evidenciou-se que, em grande medida, este configura-se de forma isolada. No entanto, há professoras que dão indicativos de um trabalho que envolve a comunidade escolar. A fala das participantes revelou falta de coesão sobre a função de professora do/no AEE, o que adverte para a necessidade de propor discussões sobre o assunto, a fim de buscar compreender sua função e até mesmo significar o AEE como estratégia pedagógica no contexto escolar, para que contribua para o processo de escolarização dos estudantes, que são, em primeiro lugar, alunos da escola.<hr/>Abstract This study aims to acknowledge the teaching work of/in the Specialized Educational Service (SES) in the public education system of the state of Santa Catarina, Brazil, through the voices of teachers who work in the area. Data were collected by questionnaires from approximately 34 Kindergarten and Elementary School teachers. All the participants were women between 31 and 50 years old selected through public tender, and who work a 40-hour week journey in the Specialized Education Service. These teachers are experienced in the field - 71% have been teaching for over six years in the municipal education; however, 88% of them have been working in the SES for three years or less and are, therefore, undergoing a professional moment of discovery and survival. Considering that these teachers are in a (re)cognition moment in the SES, their work is still singly configured. Nevertheless, some of the teachers perform activities that involve the whole school community. Participants’ voices revealed a lack of cohesion of teachers in the SES. There is need to discuss about this issue in order to try to understand their role, and even signify the SES as a pedagogical strategy in the school context, by contributing to the schooling process students, who are, first of all, school students. <![CDATA[Representations of visually impaired students about physical education classes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo objetivou analisar a percepção de alunos com deficiência visual matriculados no ensino regular a respeito das aulas de Educação Física. O estudo apresentou caráter qualitativo, descritivo e exploratório, tendo sido realizado na Associação Jequieense de Cegos (Ajece) Brasil. Participaram da entrevista semiestruturada cinco alunos com deficiência visual matriculados na rede regular de ensino de Jequié e assistidos pela Ajece. Após análise de conteúdo, foram evidenciadas três categorias: atividades desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, interesse dos alunos por esportes enquanto elementos da Educação Física e atividade física em outros espaços. Todos os alunos investigados declararam que, apesar do interesse, não participavam das aulas de Educação Física, atribuindo essa infeliz realidade aos professores que não se atêm a adaptar as metodologias de ensino e as atividades práticas (físicas, esportivas, recreativas) às suas especificidades.<hr/>Abstract This study aimed to analyze the perception of students with visual disabilities enrolled in regular education on Physical Education classes. This is a qualitative, descriptive and exploratory study conducted in the Association of the Blind of the municipality of Jequie (Ajece). A semi-structured interview was applied to five students with visual impairments enrolled in the regular education system of Jequie and assisted by the Ajece. Three categories were found after content analysis: activities developed during Physical Education classes, students’ interest in sports as part of Physical Education, and physical activity in other areas. All surveyed students stated that, despite their interest, unfortunately they did not attend Physical Education classes due to lack of specific methodologies, such as teaching methods and physical, sporting and recreational activities adapted to the visually impaired. <![CDATA[Relations between school violence, gender, and stress in preadolescents]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100110&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A violência escolar é um problema nacional e se caracteriza por comportamentos que visam causar danos e que envolvem atos agressivos entre alunos, de alunos a funcionários e de funcionários a alunos. O objetivo deste estudo compreende investigar se há relação entre comportamentos de estresse e tipos de envolvimento em violência escolar, bem como a relação entre estresse, violência escolar e gênero. Participaram da pesquisa 106 alunos de 9 a 14 anos de uma escola pública situada em uma área de baixo índice de desenvolvimento humano da cidade de Fortaleza, Brasil. Esses participantes manifestaram assentimento e seus pais autorizaram a participação mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram respondidas a Escala de Violência Escolar (EVE) e a Escala de Stress Infantil (ESI). Como resultados foi possível perceber pelas categorias analisadas (vitimização de alunos por alunos, vitimização de alunos por funcionários e autoria de violência) ocorrências de violência física, psicológica e material, mas a maior parte dos alunos não estava em estado considerável de estresse. Notaram-se correlações positivas significativas entre estresse e vitimização de alunos por alunos; estresse e sofrer violência psicológica por funcionários; e estresse e ser autor de violência psicológica, física e virtual, bem como estresse e comportamentos de risco. Constatou-se que meninas são mais vítimas do que meninos em relação à violência psicológica por alunos; são mais autoras de violência psicológica e virtual do que meninos e sofrem mais estresse do que alunos do gênero masculino.<hr/>Abstract School violence is a national problem characterized by behaviors that intend to cause harm and involve aggressive acts between students or employees and students. The goal of this study was to investigate whether there is any relation between those stressful behaviors and the types of involvement in school violence, as well as the relation between stress, school violence, and gender. Participants were 109 students, aged 9 to 14 years, of a public school located in a low human development index area in the city of Fortaleza, Brazil. These participants expressed consent and their parents authorized their participation by signing an Informed Consent Form. The students responded to the School Violence Scale and the Infant Stress Scale. Psychological, physical and material violence was observed through the analysis of the following categories: victimization of students by students, victimization of students by employees, and authorship of violence. Nevertheless, most of the students surveyed were not under considerable state of stress. The results showed significant positive correlations between stress and victimization of students by students; stress and suffering from psychological violence by employees; and stress and being perpetrator of psychological, physical, or virtual violence, as well between stress and risky behaviors. It was also found that, compared with boys, girls are more often victimized with respect to psychological violence by students, practice psychological and virtual violence more often, and suffer more stress <![CDATA[Sexual and Religious Difference in the Religious Education Curriculum in Schools of Recife, Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100128&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo discute os resultados de pesquisa de pós-doutorado, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e financiada pela Capes (2014-2015), cujo objetivo principal foi o de avaliar, no currículo da disciplina de Ensino Religioso (ER), a presença ou não de conteúdos que tratem da diferença sexual e religiosa em escolas estaduais e municipais da cidade de Recife, no Estado de Pernambuco, Brasil. Assim, fazendo uso da Teoria do Discurso (TD), procuramos localizar os discursos hegemônicos mais relevantes sobre os temas pesquisados, buscando os sentidos de concepções como as de pluralismo, cidadania, diferença, tolerância, alteridade... isso entre nossos entrevistados: gestores de escolas, professores da disciplina em questão e representantes das Secretarias de Educação estadual e municipal. Como metodologia, fizemos uso da Análise de Discurso (AD), priorizando identificar as ideologias mais circulantes nos recortes de falas dos entrevistados examinados, ideologias estas atuantes junto aos principais discursos hegemônicos. Como resultado nas escolas visitadas, que foram num total de 11, obteve-se a não visibilidade da temática da diferença sexual, observada pela ausência de discussões sobre orientação sexual e diversidade sexual nas aulas de Ensino Religioso. Aliado a isso, verificou-se também, dificuldades no ER de tratamento com o tema do pluralismo religioso envolvendo religiões não cristãs, especificamente as afro-brasileiras, negligenciadas, sobretudo por professores evangélicos, de linha pentecostal e neopentecostal, que acreditam que elas são religiões que possuem valores e práticas perigosas, portanto, não passíveis de serem discutidas em suas aulas.<hr/>Abstract This article discusses the results of a post-doctoral research conducted at the Pontifical Catholic University of Parana and funded by Capes (2014-2015). Its main objective was to evaluate the curriculum of the Religious Education discipline (ER), the presence or not of content that addresses sexual and religious differences in state and municipal schools in the city of Recife, state of Pernambuco. To this end, making use of the Discourse Theory (TD), we attempted to find the most relevant hegemonic discourses on the topics researched, seeking the meanings of concepts such as pluralism, citizenship, difference, tolerance, otherness, etc., among our respondents: school administrators, teachers of the discipline, and representatives of the state and municipal departments of education. Discourse Analysis (AD) was used as methodology, giving priority to identify the most current ideologies, in the main hegemonic discourses, in the speeches of the respondents surveyed. Results obtained in a total of 11 schools visited show difficulties in dealing with the themes of sexual difference and sexual diversity in religious education classes; difficulties in addressing the issue of religious pluralism involving non-Christian religions, particularly the African-Brazilian ones, which are neglected especially by evangelical teachers of the Pentecostal and neo-Pentecostal lines, who believe these religions present dangerous values and practices and, therefore, are not likely to be discussed in their classes. <![CDATA[Interfaces between education and language: an experience of extension]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100143&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, discute-se uma das experiências do Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL), o qual se formou em 2004, congregando acadêmicos e professores de licenciatura, bolsistas de iniciação científica e do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), bem como acadêmicos, egressos e docentes do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil. Para tanto, busca-se realizar tais discussões a partir das análises de depoimentos dos participantes do Grupo de Pesquisa do NEL recolhidos em fichas de avaliação no fim de cada semestre de 2013 e 2014. Em encontros semanais, os participantes do grupo discutem fenômenos da linguagem e sua interface com a educação. Nessas reuniões, têm-se como base textos produzidos pelos próprios membros do grupo, como projetos de pesquisa, resumos para eventos, artigos científicos, bem como textos teóricos que ajudem a ampliar a educação linguística dos participantes. O foco de discussão neste artigo abrange dois dos objetivos do NEL: envolver corpo docente e discente dos Departamentos de Letras e de Educação e do curso de Mestrado em Educação nos programas de extensão da Universidade e articular a relação ensino-pesquisa-extensão no que concerne à educação linguística. Nesses anos de atuação, o Grupo de Pesquisa se tornou um espaço central de extensão universitária na concretização de ações de formação. Além desse aspecto, o grupo vem se consolidando como ponto de encontro e de interlocução entre sujeitos que refletem sobre os conhecimentos produzidos na esfera acadêmica e o ensino na educação superior e nas escolas de educação básica.<hr/>Abstract This article aims to reflect on one of the experiences of the Center for Language Studies (NEL) of the Regional University of Blumenau (FURB), Brazil: the Research Group, which was formed in 2004 gathering teachers and undergraduate and graduate students of the teaching degree courses, fellows of the scientific initiation program and Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), as well as former students of the Language Department Graduate Program. To this end, we sought to conduct such discussions from the analysis of the NEL Research Group participants’ testimonies collected by means of evaluation forms at the end of each semester in 2013 and 2014. In weekly meetings, the group members discussed the language phenomena and their interface with education. In those workshops, the activities were based on texts produced by the group members, such as research projects, abstracts, complete papers for events, scientific articles, and theoretical texts that helped expand the participants’ language education. Having its focus on two of the NEL objectives: to involve teachers and undergraduate and graduate students from the Language and Education Department, and to articulate the teaching-research-extension relation with regard to linguistic education. During those years, the Research Group became a core space of extension inside the university, mostly for the implementation of continuing education actions, exactly because it represented an encounter and articulation point between the knowledge produced by research conducted in the academic sphere, and the teaching that occurs not only in higher education, but also in elementary schools. <![CDATA[In between faces: the illiterate beyond the lacks]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100157&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo propõe-se, por meio de procedimento de pesquisa denominado autoetnográfico, realizar uma reflexão acerca do analfabetismo a partir de um olhar mais atento à Dona Alzira, pessoa de muitas linguagens e que, sob o rótulo de analfabeta, é pensada socialmente a partir daquilo que lhe falta. Relega-se à periferia, assim, sua cultura e seus saberes próprios. Aliada a estas discussões, faz-se uma relação entre a aprendizagem da leitura e da escrita como divisor de águas entre aqueles socialmente valorizados enquanto cultos, trazendo à emergência tal discussão a partir da narrativa da história de alfabetização de uma das autoras. Busca aporte teórico em autores como Levinas, Nunes e Freire, teóricos que contribuem para a ampliação das discussões apresentadas no sentido de avançar no entendimento dos sentidos do analfabetismo e da alfabetização a partir da valorização do outro a partir de sua própria história, transpondo os rótulos sociais que caracterizam sujeitos analfabetos como inferiores. O artigo apresenta um importante desafio: olhar os sujeitos humanos a partir de suas próprias palavras. Escutá-los enquanto sujeitos de história, de cultura, para muito além do analfabetismo. Isso porque, o outro é rosto, pura linguagem e indizível, quando olhado em sua característica de infinito. Ele está em lugar de privilégio em relação a mim; vem antes e, justamente por isso, é meu mestre. É o próprio outro quem me ensina a olhá-lo.<hr/>Abstract This article proposes a reflection on illiteracy conducted using the auto-ethnographic research method based on a closer look at Alzira, a person who has many languages but, labeled as illiterate, is socially considered for what she lacks. Her culture and knowledge are relegated to the periphery. Within these discussions is the relationship between the learning of reading and writing as a watershed among those socially valued as cults, bringing such discussion from the narrative of the life history of one of the authors. It searches theoretical support in authors such as Levinas, Nunes, and Freire - theorists who have contributed to the expansion of the discussions presented in order to advance in the understanding of the senses of illiteracy and literacy, from the appreciation of the other from their own history, going beyond social labels that feature illiterate people as inferior. The paper presents an important challenge: to look at the human subject through their own words. That is why the other is face, pure language and unspeakable, when viewed in their characteristic of infinity. They are in a privileged place compared with myself; they come before me, and rightfully so, are my masters. It is the very other who teaches me to look at them. <![CDATA[Interaction in distance learning pedagogy: the views of tutors and students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100169&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo compartilha os resultados de uma pesquisa que buscou analisar o processo de interação em ambiente virtual de aprendizagem - AVA, na visão dos estudantes, professores tutores de um curso de pedagogia a distância de uma instituição pública brasileira. Fundamentado no paradigma crítico e na metodologia qualitativa, este artigo apresenta uma reflexão do papel da interação em cursos a distância a partir de depoimentos dos estudantes e tutores. As concepções de interação desses participantes foram analisadas segundo a perspectiva dialética e sócio-histórica em que a interação se estabelece nas relações sociais, mediadas pelo educador para promover a aprendizagem. Os resultados sugerem que a interação se caracteriza como forma de comunicação realizada principalmente no ambiente virtual pesquisado, com forte caráter unidirecional, pouco interacionista, porque ocorre numa única direção, em particular dos estudantes para a tutoria, a respeito de atividades entregues postadas no ambiente. Concluiu-se que tanto a tutoria quanto os acadêmicos necessitam ressignificar o conceito de interação, considerado no estudo como um processo de inteiração. No conceito de inteiração, a comunicação ocorre de modo que o participante em interação esteja inteiro, completo na comunicação. Sua percepção da comunicação é dupla, simultânea, ele percebe-se inteiro na interação e no processo de inteiração. Os diálogos em tal processo ocorrem de modo histórico, social e dialético. Portanto, defende-se um processo que vai além da interação, isto é, uma inteiração para efetiva aprendizagem na modalidade da Educação a Distância EaD.<hr/>Abstract This study shares the results of a survey that sought to analyze the process of interaction in a Virtual Learning Environment - VLE from the perspective of students and tutors of a distance learning course of Pedagogy offered by a Brazilian public university. Based on a critical paradigm and a qualitative methodology, this article presents a discussion on the role of interaction in distance learning courses, from the viewpoints of students and tutors. The participants´ concepts of interaction were analyzed from the dialectic and socio-historical perspective, according to which interaction is established in the social relations and mediated by the educator to promote learning. The results suggest that interaction is characterized as a form of communication that takes place especially in the virtual setting, and that it has a strong unidirectional character, not so interactionist, as it occurs in only one direction, in this case from students towards tutors as far as schoolwork is concerned. It was concluded that both tutors and students need to reframe the concept of interaction, considered in the study as a process of ‘wholeness’. In the concept of ‘wholeness’, communication occurs so that the Interacting participant is wholly involved in the communication. His perception of communication is twofold, simultaneous, that is, he sees himself as whole, both in interaction and in the wholeness process. The dialogs in this process occur in a historical, social and dialectical way. Therefore, we support a process that goes beyond interaction, that is, wholeness to promote effective learning in DE - Distance Education. <![CDATA[Problem-solving and communication of ideas in Mathematics lessons at elementary school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo evidenciar o quanto a problematização pode propiciar, no ambiente de sala de aula, situações de mediação e interação capazes de colocar o aluno como participante ativo na produção de significações matemáticas. Trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado, caracterizada como pesquisa da própria prática, visto ter sido desenvolvida na sala de aula da pesquisadora. Era uma sala multisseriada (classe com turmas de anos diferentes) de 4º. e 5º. anos, com 35 alunos, localizada na zona rural do município de Atibaia, no interior de São Paulo, Brasil. Adota-se a perspectiva histórico-cultural como base teórica, com foco nos conceitos de interação, significações e zona de desenvolvimento proximal. No campo da Educação Matemática, as discussões centram-se na cultura social de aula de matemática. A documentação consta de transcrições de audiogravações e registros dos alunos a partir da socialização de uma situação-problema - “O problema do Vinícius” - proposta durante uma aula de matemática. A análise evidencia o quanto os alunos se envolvem com tarefas que lhes são significativas, conversam sobre ela, interagem nos pequenos grupos e no coletivo da sala, possibilitando a circulação de significações sobre ideias matemáticas. Nesse contexto a postura problematizadora da professora é essencial para o movimento de matematização dos alunos, rompendo com o paradigma do exercício.<hr/>Abstract This paper, which is part of a Master’s degree thesis, focuses on a discussion about the communication of ideas generated by problem-solving situations in Mathematics classes of Elementary School. The historical-cultural perspective is adopted as the theoretical basis for the work. The analysis is centered in situations occurred during the data production for the documentation of the research along 2009. The documentation process was held at a multi-grade (4th and 5th grades) classroom (a class composed of children from two or more grade levels) from the rural area of the municipality of Atibaia, Sao Paulo state, Brazil, and consists of transcriptions of audio recordings and notes from the students. The results reveal how a problem-solving context in Maths lessons can contribute to the production of mathematical meanings by children. <![CDATA[Astronomy Education: Contributions of a teacher training course in a non‑formal learning space]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100234&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Astronomia é uma área fundamental na Educação Básica e proporciona a compreensão dos fenômenos cotidianos. Contudo, professores e alunos encontram dificuldades na compreensão dos conceitos dessa área do conhecimento. Desse modo, a importância dessa pesquisa se justifica ao investigar a formação de professores no curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores” ofertado pelo “Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho”, localizado em Foz do Iguaçu, Brasil, e avaliar a percepção dos professores participantes em relação à formação realizada. O trabalho é de natureza qualitativa e utilizou para a constituição dos dados questionários, entrevistas e registros do desenvolvimento do curso. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria da análise de conteúdo e nos apontam que em se tratando de conteúdos de Astronomia os professores apresentam muitas dificuldades por não terem formação inicial ou continuada de qualidade. Além disso, foram detectados erros conceituais e concepções alternativas em questões relacionadas à Astronomia por nós pesquisadores e também pelos próprios professores participantes do curso. Os dados indicam dificuldades na formação docente em relação à área de Astronomia, contudo, apontam-nos sugestões para amenizar essas dificuldades, como é o caso do curso para formação de professores em Astronomia, que se revelou um aliado do professor ao trabalhar conteúdos, metodologias e recursos potencialmente utilizáveis em sala de aula.<hr/>Abstract Astronomy is a key area in Basic Education, and it provides an understanding of everyday phenomena. However, teachers and students have difficulties understanding the concepts in this area of knowledge. Thus the importance of this research is warranted to investigate the teacher training course on “Theoretical and Methodological Foundations for Teaching and Learning in Astronomy: Educator Training” offered by the “Polo Astronomical Casimiro Montenegro Filho”, located in Foz do Iguaçu, Brazil, and evaluate the perception of participating teachers in relation to the training performed. This is a qualitative work which used questionnaires, interviews, and records of the development of the course for data collection. Data were analyzed based on content analysis following the theory of Bardin (1977) and indicate that, with respect to the astronomy content, teachers have many difficulties because they lack quality initial or continuing education. Moreover, conceptual errors and misconceptions in issues related to astronomy were detected in researchers and course participants. The data indicate difficulties in teacher education regarding the area of Astronomy, but they present suggestions to alleviate these difficulties, such as the course for teacher training in Astronomy, which proved to be an ally of the teacher for working with contents, methodologies, and potentially usable resources in the classroom. <![CDATA[Teacher training: art as an intercessor in the experimentation of other ways of thinking]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100249&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto relata a experiência do estágio de docência no Ensino Superior do Mestrado em Ensino do Centro Universitário UNIVATES, Brasil, que ocorreu no primeiro semestre de 2014 no curso de Pedagogia da instituição. As autoras aproximam-se da arte como importante intercessora, provocando movimentos para pensar o currículo e os discursos em educação e ensino. A arte que se misturou aos conteúdos de estudo das disciplinas Estudos do Currículo e Diferenças e Multiplicidades é aquela vivida por Nietzsche, uma arte imanente à vida, que não possui compromissos com o belo e o feio, com métodos e técnicas; uma arte que promove encontros sensíveis e potencializa a vida. Na primeira seção, apresenta-se a matéria que movimenta este artigo: dois estágios que possuem em comum um curso - o de Pedagogia - e um intercessor - a arte. A compreensão de arte operada pelos autores que percorrem o território da Filosofia da Diferença é desenvolvida na segunda seção. O terceiro momento deste artigo divide-se em duas partes, pois apresenta as experimentações desenvolvidas em cada um dos estágios curriculares.<hr/>Abstract This text reports the experience of teacher training in higher education carried out by the Master’s Program in Teaching of the Department of Pedagogy at Univates, Brazil, along the first semester of 2014. The authors consider art as an important intercessor to think about curriculum and discourses in education and teaching. The art that has been blended with the contents studied in disciplines such as Curriculum Studies and Differences and Multiplicities is the art experienced by Nietzsche, art that is immanent to life and committed neither to beauty nor to ugliness, neither to methods nor to techniques. An art that favors sensitive encounters and potentializes life. In the first section, we present the focus of this paper, i.e. two trainings that have Pedagogy as a course, and art as an intercessor. The understanding of art by authors from the field of Philosophy of Difference is developed in the second section. The third section of this paper is divided into two parts, and presents experimentations performed in each one of the curriculum trainings. <![CDATA[Learning materials that promote the inclusion of students with visual impairments: Practical seminars on healing process]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000100273&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As pessoas com deficiência visual podem se beneficiar do processo de aprendizagem, de forma diferencial, por meio da utilização de estímulos e ativação de canais sensoriais diversos e da organização metamodal do sistema nervoso. O presente trabalho consiste em apresentar o processo de construção de um material didático para a inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas práticas sobre o processo de cicatrização. A elaboração do material didático foi sistematizada em etapas caracterizadas pela seleção dos recursos e materiais; seleção das estruturas e processos fundamentais a serem traduzidos da estimulação luminosa para mecânica; padronização dos componentes a serem estudados; dinâmica para a utilização do material e avaliação a curto, médio e longo prazo. Optou-se pela representação do processo de cicatrização em modelos didáticos confeccionados com papel Paraná como base e materiais diversos para estimulação do tato discriminativo considerando os aspectos do relevo, textura, tamanho e distância adequados. Concluiu-se que o recurso didático produzido despertou motivação, mobilizou estruturas cognitivas para compreensão tátil e possibilitou a construção de um mecanismo mental do conteúdo gerando, inclusive, memória a curto, médio e longo prazo. Os impactos que a introdução do material exerceu no estudante não foi apenas na “aquisição” de conteúdos e notas, mas também na promoção da resiliência. Portanto, a inclusão, considerando este conteúdo da microscopia, foi efetiva.<hr/>Abstract Individuals with visual impairments may benefit differently from the learning process through stimuli and the activation of multiple sensorial channels, as well as through the creation of a metamodal structure of the nervous system. This project introduces a construction process for learning materials that allow for the inclusion of visually impaired students in practical classes on the subject of healing process. These materials were created in sections which included the selection of resources and materials; selection of structures and fundamental processes to be translated from light stimulation into mechanical stimulation; standardization of the components to be studied and the steps to be taken to use the materials; and performance of short-, mid-, and long-term assessments. The healing process is represented in models made with Paraná paper and other assorted materials to stimulate discernment by touch considering the aspects of texture, roughness, size, and distance. We conclude that the learning resource created prompted motivation, engaged cognitive structures in favor of tactile comprehension, and generated a short-, medium-, and long-term memory. The impact of introducing the material to students was significant not only because they were able to “acquire” content and grades, but also because it promoted student resilience. Therefore, by considering this content within the realm of microscopy, the inclusion has been proven effective.