Scielo RSS <![CDATA[Revista Eletrônica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-719920160002&lang=pt vol. 10 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta ao Leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Retenção e não retenção no ciclo de alfabetização: estudo com professores estaduais de Chapecó-SC, Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o processo da não retenção nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da perspectiva dos professores. O questionamento que norteou a pesquisa está relacionado às repercussões que esse novo modelo de avaliação produziu nas escolas e junto aos professores, as considerações docentes sobre a não retenção dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores, para conhecer como esta regulamentação, que muda o sistema de avaliação dos alunos, vem sendo implementada nas escolas e como os professores avaliam as mudanças de um sistema de retenção para a não retenção de alunos no ciclo de alfabetização. O trabalho consistiu na realização de uma pesquisa qualitativa, apoiada, sobretudo em entrevistas semi-diretivas, com um grupo de professores das séries iniciais da rede pública estadual de educação da cidade de Chapecó - Santa Catarina, Brasil. A análise dos dados se fundamentou na perspectiva sócio-histórica-cultural da Proposta Curricular do Estado. Os resultados revelaram as resistências, as dificuldades encontradas pelos professores, mas também possibilidades de aceitação e aplicação desse novo modelo de avaliação. <hr/>Abstract This research work aims to analyze the process of non- retention in the early years of elementary school from the perspective of the teachers. The question that guided the research is related to the repercussion that this new evaluation model produced in schools and with the teachers, the educators’ considerations about the students’ non-retention. A field research with teachers was carried out, in order to learn how this regulation, which changes the evaluation system for students, is being implemented in schools and how teachers evaluate the changes from a retention system to one that does not retain students in the literacy cycle. The work consisted in carrying out qualitative research, mainly based on semi-structured interviews with a group of teachers from the initial grades of public schools in Chapecó. Data analysis was based on a social, historical and cultural perspective of the State Curriculum Proposal. The results showed resistance, difficulties faced by the teachers, but also possibilities of acceptance and implementation of this new evaluation model. <![CDATA[A concepção de professores sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O atendimento educacional especializado (AEE) tem sido considerado parte integrante do processo de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no sistema regular de ensino. Diretrizes da atual política do Ministério da Educação recomendam que esse serviço seja ofertado em salas de recursos multifuncionais (SRM). Visando conhecer melhor as características de tal serviço, este estudo teve por objetivo descrever e analisar aspectos do AEE ofertado em SRM das escolas municipais de uma cidade de médio porte do Sudoeste Baiano, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois instrumentos, sendo o questionário de Caracterização dos professores das SRM e o Roteiro de questões disparadoras sobre o tema organização do ensino nas SRM e classes comuns, também no formato de questionário. Os dados foram analisados por meio da técnica de categorização temática da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os professores especializados apresentaram uma concepção positiva do trabalho que pode ser desenvolvido nas SRM, porém salientaram a importância de haver uma adequação, tanto no que se refere aos recursos disponíveis nas salas, como na dinâmica da escola para que o aluno possa ser atendido de uma forma mais adequada, que atenda às suas necessidades educacionais concretas. Aponta-se a importância da realização de estudos que possam abarcar as concepções de gestores acerca desse processo, uma vez que dentre as mudanças requeridas, algumas pequenas e importantes envolvem decisões dos gestores. <![CDATA[Formação docente em direitos humanos e o advento da Lei n<sup>o</sup> 13.010/2014]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200050&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo desenvolver reflexões a respeito da Lei n° 13.010, de 26/06/2014, que altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, acrescentando o parágrafo 9° ao artigo 26 no qual se impõe nos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente no Brasil. Em uma abordagem crítica, o direito é apresentado como um instrumento de conservação de determinado tipo de sociedade, mas dentro do possível o cidadão deve se servir do próprio direito para se opor às ofensas e reivindicar respeito e melhores condições de vida, consciente de que não é possível se limitar no direito. Por isso, no processo de ensino e aprendizagem, o docente precisa ir além das normas jurídicas e das doutrinas de direito, abrindo, assim, caminho para a reflexão e transformação social que assegure emancipação. <hr/>Abstract This article aims to develop reflections concerning the Law 13.010 of 06/26/2014, which amends Law 9.394, of December 20, 1996, adding paragraph 9 to article 26, in which it imposes on curriculum of childhood education, elementary schooland high school, content related to human rights and to the prevention of all forms of violence against children and teenagers in Brazil. In a critical approach, Law is presented as a conservation tool of certain type of society, but as far as possible the citizen should resort to the own Law to refuse offenses and to claim respect and better living conditions. Therefore, in the teaching and learning process, the teacher should not be limited to legal rules and doctrines, opening, in this way, the way for reflection and social transformation that ensure emancipation. <![CDATA[Desdobramentos locais de políticas educacionais globais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Trazemos ao debate a perspectiva local daqueles que ocupam funções em órgãos de representação ou de gestão nos municípios - caso do Conselho Municipal de Educação (CME) e das escolas - sobre políticas globais e sua inserção no âmbito local. A partir de experiências realizadas com a formação de conselheiros do CME e de gestores escolares, balizadas com questões de amplo espectro no campo das políticas públicas, examinamos processos de reconfiguração, em nível municipal, de forma a indagar se as políticas públicas educacionais são implementadas ou se promovem novos arranjos organizacionais que acomodam tanto as perspectivas globais quanto as dimensões locais, nas quais as condições de produção das práticas de gestão de redes municipais de educação. Utilizamo-nos de autores como Lima (2003), Mainardes (2009) e Ball (2001) para fundamentação do debate. <hr/>Abstract We aim to discuss the local perspective of those who represent or manage departments in municipalities - such as the City Board of Education and Schools - about global policies and its local application. From experiments performed with the board directors of CME and school managers, based on broad spectrum issues on public policies, we examined the reconfiguration processes at the municipal level, questioning if the educational policies are implemented or if they promote new organizational arrangements that accommodate both global and local perspectives, in which the production conditions of the municipal education network management practices. We used the authors Lima (2003), Mainardes (2009), and Ball (2001) to base the discussion. <![CDATA[Estudar para quê? A (des)valorização do ensino médio na fala de três gerações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200072&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em Mariana, uma cidade do interior de Minas Gerais, Brasil, e que teve como principal proposta investigar as representações da escola feitas por três gerações na mesma família, ou seja, avós, pais e netos. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram aplicados questionários a 96 jovens concluintes do Ensino Médio, de ambos os sexos, de duas escolas públicas da cidade e que convivem com os pais e os avós. Também foram ouvidos cinco pais e cinco avós de alunos selecionados a partir do questionário, com o objetivo de conhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo nas relações geracionais e nas expectativas profissionais e de formação do jovem. Observou-se, entre outras coisas, que a escola é uma instituição valorizada pela família, principalmente, porque é vista como um meio eficaz para se conseguir um bom emprego, embora haja divergências na visão do papel da escola entre diferentes gerações da mesma família. Para a geração dos pais, o foco está no indivíduo, isto é, o sucesso escolar e profissional é considerado mérito do estudante, que precisa ter interesse e determinação para realizar seus objetivos. Para os avós, a escola é o centro da Educação e a grande responsável pelo desempenho de um aluno na sua vida escolar e também profissional. <hr/>Abstract As the result of a research done in Mariana, a town in Minas Gerais, Brazil, we investigated the representations of school made by three generations of the same family, i.e., grandparents, parents and grandchildren. Based on a qualitative study, questionnaires were filled in by ninety-six students graduating from high school, from both sexes, in two public schools of Mariana, who live with their parents and grandparents. Five students’ parents and grandparents were selected based on the questionnaire analysis about generational relationships, in order to know the changes throughout the years in the relationship, professional and training expectations for the young people. Among other things, it was observed that school is an institution valued by the family, mainly because it is seen as an effective way to get a good job, although there are differences on the view of the school role between different generations of the same family. Parents consider that the focus is on the individual, i.e., the scholar’s and professional success are considered merit of the student, who must have interest and determination to accomplish their goals. Grandparents consider school the center of education and the largest responsible for the performance of a student in their scholar and professional life. <![CDATA[Desempenho escolar: uma análise do IDEB dos municípios da região do ABC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A qualidade da Educação Básica no Brasil tem sido monitorada, sobretudo, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007, que combina o desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação (SAEB), para os estados, e na Prova Brasil, para os municípios, e o fluxo escolar. Este estudo analisa o IDEB dos municípios que formam a região do ABC paulista, realizando várias comparações por meio de metodologia mista. Analisou-se o índice, em cada uma das cidades, referente ao nível de Ensino Fundamental I e II. Foram considerados, na análise, o desenvolvimento das escolas, no que tange ao alcance das metas estipuladas pelas diferentes esferas administrativas e pelo INEP, e as proporções de alunos que atingiram o nível adequado na competência de leitura e interpretação de texto e na de resolução de problemas. Concomitantemente, foram analisadas, junto aos diretores das escolas, informações que contextualizassem os dados quantificados. Os resultados mostraram evolução gradual e contínua do índice no Ensino Fundamental I, nas esferas municipal e estadual, e crescimento ínfimo ou estagnação no Fundamental II. Uma realidade ainda mais dura se apresenta na aprendizagem da matemática. Na contextualização dos dados, a ausência de continuidade positiva dos resultados do Fundamental I para o II foi atribuída às características de cada segmento como o número de professores, o tipo de tratamento dado ao jovem, os métodos utilizados, as referências compartilhadas e aceitas, a organização da escola e a gestão escolar. Esses dados podem auxiliar as escolas no aprimoramento qualitativo da educação nas cidades da região. <hr/>Abstract The quality of basic education in Brazil has been monitored, especially by the Basic Education Development Index (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB), created in 2007. This index combines students’ achievement in the System of Assessment for Basic Education (Sistema de Avaliação da Educação Básica- SAEB) for states and, the Brazilian Exam (Prova Brasil) for municipalities, with the school flow (taking into account dropout numbers). This study analyzes the IDEB of the seven municipalities in the ABC region, performing multiple comparisons using mixed methodology. It was analyzed the IDEB of each city, regarding the schools’ level of education (Elementary School I and II). It was considered in the analysis, the schools development, with regard to achieving the goals established by the different administrative spheres and by INEP, as well as, the proportion of students who reached the appropriate level in the competences of reading, reading comprehension and the competence of problem solving. At the same time, all the information that contextualized the quantified data was analyzed with school Principals. The results showed gradual and continuous evolution in the index of Elementary School I in municipal and state spheres, and minimal growth or stagnation in Elementary School II. An even harder reality is presented in mathematics learning. At the data contextualization, the absence of positive continuity from the results of Elementary School I, to Elementary School II, was attributed to the characteristics of each segment, such as the number of teachers, the type of treatment given to the student, the methods used, the references shared and accepted, the school organization, and the school management. This data may assist the schools in the qualitative improvement of education in the cities of the region. <![CDATA[Políticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e Pronacampo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca de três políticas públicas específicas de educação do campo no Brasil: o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), integrado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário; o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), ambos vinculados ao Ministério da Educação. Oriundas da mobilização das organizações e movimentos sociais, essas políticas públicas evidenciam que a luta pela reforma agrária transcende à luta pela terra, uma vez que compreende a ocupação de diversos outros espaços. Neste trabalho, realizamos uma sucinta abordagem do contexto que deu origem à Educação do Campo, indicando os principais aspectos dos programas estudados. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como, alguns referenciais produzidos nos últimos anos sobre educação do campo no Brasil. Concluímos que a produção coletiva do saber em parceria com educandos/ as, educadores/as, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra pode dialogar com histórias, memórias, identidades, desejos, valores e reconhecimento, fortalecendo o debate em torno da educação do campo na sua estreita relação com os movimentos sociais, as escolas do campo e as universidades públicas. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo Movimento da Educação do Campo na consolidação dos resultados do Pronera, Procampo e Pronacampo. <hr/>Abstract The central objective of this article is to present reflections about three specific public policies regarding Education in rural areas in Brazil: the National Education Program in Agrarian Reform Areas (Pronera), integrated into the Ministry of Agrarian Development; the Higher Education Support Program for a Graduation Course in Rural Education (Procampo) and the National Program of Rural Education (Pronacampo), all linked to the Ministry of Education. Arising from the mobilization of social movements and organizations, these policies show that the struggle for agrarian reform transcends the struggle for land, since it includes the occupation of many other spaces. Within this work, we carried out a simple approach of the context that resulted in the Rural Education, indicating the main aspects of the studied programs. We developed a bibliographical and documentary research, using among the sources of research, legislation, regulations and decrees, as well as some references recently produced in the field of education in Brazil. We conclude that the collective production of knowledge in association with students, educators, communities and social movements of struggle for land, can dialogue with stories, memories, identities, desires, values and recognition, strengthening the debate on rural education in its close relationship with the social movements, rural schools and public universities. We realized that this articulation is one of the main challenges to be faced by the Movement on rural education and in the results consolidation of Pronera, Procampo and Pronacampo. <![CDATA[Ações colaborativas universidade - escola: formação de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200188&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, temos o objetivo de analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração universidade-escola, que podem favorecer e potencializar a reflexão sobre conhecimentos construídos a partir da formação e da ação docente, compostos por graduandos e professores que ensinam Matemática. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o espaço colaborativo denominado Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) oferecida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Participaram da pesquisa 11 estudantes da referida ACIEPE, dentre os quais cinco eram licenciandas de Pedagogia, dois licenciandos de Matemática, três professoras dos anos iniciais da rede pública Municipal de Sorocaba e uma professora de Matemática da rede pública Estadual de Sorocaba. A produção dos dados foi baseada nas observações de campo, gravações em áudio e entrevistas realizadas com os participantes do estudo. O artigo tem como fundamentação teórica os estudos de Day, Foerste e Hargreaves sobre grupos colaborativos, os quais possibilitaram identificar que esses espaços contribuem para o processo formativo docente a partir das discussões coletivas, reflexão pessoal, apropriações e desenvolvimento de elementos críticos, possibilitando, assim, a constituição da identidade docente dos participantes. Além disso, propiciou dar maior atenção às condições de trabalho e às oportunidades de aprendizagem no local de trabalho − a escola − e no local de formação − a universidade. <hr/>Abstract In this paper, we aim to analyze learning contexts propitiated by a university-school collaboration project, which can benefit and enhance the reflection on knowledge built from training and teaching activities, composed of undergraduates and mathematics teachers. To develop the research, it was chosen a collaborative space called Curricular Activity of Integration between Education, Research and Extension (ACIEPE) offered by Federal University of São Carlos (UFSCar), Brazil. 11 students from this ACIEPE have participated in the research, five were undergraduate students in education, two in mathematics, three teachers of early years of Sorocaba Municipal schools and one mathematics teacher of Sorocaba state school. The data production was based on field observations, audio recordings and interviews performed with the study participants. The paper’s theoretical foundation are the studies of Day, Foerste and Hargreaves on collaborative groups, which made it possible to identify that these spaces contribute to the teacher training process, since it promotes group discussions, personal reflection, appropriation and development of critical elements, thus enabling the constitution of the participants’ teaching identity participants. In addition, it facilitated to give more attention to working conditions and learning opportunities in the workplace - the school - and in the training space - the university. <![CDATA[O número negativo na proposição de ensino davydoviana: necessidades para a sua introdução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As dificuldades apresentadas por estudantes brasileiros na apropriação do número negativo relatadas em pesquisas contribuíram para a elaboração desse artigo. Preocupados com tais dificuldades, recorremos à proposição davydoviana que é objeto desse estudo. O problema de pesquisa é: quais são as necessidades criadas nas tarefas particulares da organização de ensino davydoviano para a introdução do conceito de número negativo, em situação escolar? Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade bibliográfica cuja fonte de análise são quatro tarefas presentes no livro didático do estudante pertencente à proposição davydoviana. O processo de análise se desenvolveu por meio da categoria necessidade: de ordem conceitual e pedagógica. A pesquisa evidencia que a necessidade do estudo dos números negativos decorre de que apenas eles possibilitam a resolução de alguns casos de subtração e equação. Para propiciar o significado de oposto ao número negativo, a necessidade principal é a passagem das grandezas escalares para a vetorial. <hr/>Abstract The difficulties presented by Brazilian students in the appropriation of the negative number reported in surveys contributed to this article preparation. Concerned about these difficulties, we turned to Davydov’s proposition, which is the subject of this study. The research problem is: what are the needs created in the particular tasks of Davydov’s educational organization for the introduction of the negative numbers concept, in school situation? It is a qualitative research method in the literature whose source analysis are four tasks presented in the student textbook belonging to Davydov’s proposition. The review process was developed through necessity category: conceptual and pedagogical. The research shows that the need to study the negative numbers is based on the fact that only they enable the resolution of some cases of subtraction and equation. To provide the meaning of opposite to the negative number, the main need is the change from scalar quantities to the vector one. <![CDATA[Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200234&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo busca compreender o processo de implementação das legislações educacionais que atuam nas vidas de negros no processo de educação formal. Neste delineia-se a defasagem entre o apregoado e o planejado e a realidade. Dessa forma, entendemos que as legislações aqui estudadas representam um movimento de tensionamento rumo à democratização do currículo e da própria escola, pois possibilita que populações menos visíveis e valorizadas nessa instituição e em suas práticas sociais sejam reconhecidas em suas histórias, tomem voz, participem ativamente da constante construção e reconstrução do cotidiano escolar. <hr/>Abstract This article is the result of seeking to investigate and understand the process of implementation of educational laws that act on black lives in the formal education process. It shows the gap between the proclaimed and planned and the reality. Thus, we understand that the laws studied here represent a movement of tension towards the curriculum and the school democratization, because it allows that less visible and valued populations in this institution and in their social practices are recognized in their stories, express themselves, actively participate in the constant construction and reconstruction of school routine. <![CDATA[A influência das teorias raciais na sociedade brasileira (1870-1930) e a materialização da Lei n<sup>o</sup> 10.639/03]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200260&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste texto é traçar uma breve análise das teorias raciais produzidas durante o século XIX, tidas como referência na época, para que assim possamos compreender com mais propriedade sua utilização no contexto brasileiro, e a luta atual dos afrodescendentes por direitos e o combate ao racismo. Como os intelectuais brasileiros conseguiram amparar-se nessas doutrinas raciais e adaptá-las a um contexto tão díspar como a realidade do Brasil. O racismo científico foi uma doutrina que, apresentando-se universal e racional, afirmava existir hierarquias biológicas entre as raças humanas. Tais doutrinas alcançaram a sociedade brasileira sendo absorvidas e fazendo parte dos discursos da elite intelectual do nosso país, ajudando a forjar representações sociais diante de negros, mestiços, índios e imigrantes, que influenciaram fortemente os debates a respeito da mão-de-obra, sobretudo a partir de 1871. A reconstrução de “memórias” acerca do significado do termo raça no Brasil, dando destaque para as últimas décadas do século XIX e início do XX, é relevante para a compreensão de debates atuais como: as cotas raciais nas universidades públicas e nos concursos públicos, demarcação de terras quilombolas, o cumprimento da Lei no 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos nas instituições de Educação Básica. <hr/>Abstract The purpose of this paper is to draw a brief analysis of racial theories produced during the nineteenth century, taken as reference at that time, so that we can understand more its use in the Brazilian context, and the current Afro-descendant struggle for rights and the fight against racism. How the Brazilian intellectuals managed to rely on these racial doctrines and adapt them to such an unequal context like in Brazil. Scientific racism was a doctrine that, being universal and rational, affirmed there were biological hierarchies between human races. Such doctrines reached the Brazilian society being absorbed and part of the discourse of the intellectual elite of our country, helping to forge social representations before blacks, coloureds, Indians and immigrants, who strongly influenced the debates on the labor, especially since 1871. The reconstruction “memories” about the meaning of the term race in Brazil, highlighting the last decades of the nineteenth and early twentieth centuries, is relevant to the understanding of current debates such as racial quotas in public universities and in civil service exams, quilombolas’ land demarcation, Law No. 10,639 / 03 enforcement, which deals with the mandatory teaching of history of Africa and Africans in primary and secondary education institutions. <![CDATA[Sistema de cotas, trajetórias educacionais e assistência estudantil: por uma educação inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto visa abordar o atual cenário universitário brasileiro a partir da conjuntura do sistema de cotas. Para tal, foram utilizados os estudos de Ferraro (2011) e Carvalho e Rezende (2012), de forma a englobar a trajetória do aluno cotista desde a educação básica, destacando a trajetória escolar dos meninos negros. Em seguida, discute-se como se dão os posicionamentos acerca da política de cotas no seio das discussões acadêmicas e de que forma a política de ação afirmativa aqui abordada se relaciona com o conceito de equidade, tal como elaborado por López (2005). A partir do conceito de equidade, faz-se um rápido histórico da introdução do sistema de cotas na universidade brasileira, enfatizando as ações isoladas de algumas universidades até a aprovação da Lei nº 12.711, que trata da política nacional de cotas. Para finalizar, discute-se a mudança ocorrida no público universitário a partir da instauração do sistema de cotas e as transformações na assistência estudantil, tanto em termos de recursos quanto no que tange a uma proposta que não mais se resume ao auxílio econômico, estando voltada para a inclusão pedagógica e social do aluno na universidade pública brasileira. Ressalta-se que o objetivo central deste artigo é, a partir de pesquisa bibliográfica, estabelecer uma relação entre os vários gargalos pelos quais passam os alunos negros e pobres até o ensino superior e a necessidade da adoção das cotas como uma forma de lidar com tais obstáculos. <hr/>Abstract The present text aims to discuss the current Brazilian university setting based on the context of the quota system. Thus, we have used the studies by Ferraro (2011) and Carvalho and Rezende (2012), so that we can encompass the path of the quota student since basic education, highlighting the school trajectory of black boys. Then, we discuss how the positions regarding the quota system happen in the academic circles and how the affirmative action policy here discussed is related to the concept of equity, as proposed by López (2005). From the concept of equity, we conduct a brief history of the quota system introduction in Brazilian universities, emphasizing the isolated actions of some universities until the approval of the Law 12.711, which deals with the quotas national policy. Finally, we discuss the changes that occurred in the university students since the establishment of the quota system and the transformations occurred in the student assistance, not only in terms of resources but also regarding a proposal that no longer encompasses only economical help, it also includes pedagogical and social inclusion of the students in the Brazilian public university system. We highlight that the core purpose of this article is, based on bibliographic research, to establish the various hurdles faced by black and poor students on their path to higher education, and the need to adopt the quota system as a way of dealing with such obstacles. <![CDATA[A concepção da identidade étnica na visão de estudantes do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200286&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é apresentar considerações acerca de uma pesquisa realizada com estudantes de uma instituição de educação superior, na cidade de São Paulo, Brasil. A investigação buscou caracterizar a concepção da identidade étnico-racial dos discentes. A metodologia consistiu em estudo teórico na área de Semiótica com o intuito de analisar a construção semiótica da identidade e discutir os conceitos de preconceito, racismo e discriminação. Foi aplicado um questionário com dezoito questões a alunos de uma Instituição de Educação Superior, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a fim de identificar qual a percepção deles em relação à sua cor e/ou etnia. Para compor o perfil étnico-racial seguiu-se o critério da autoclassificação, que é consagrado na literatura antropológica como o método mais aceitável para a definição das identidades étnicas e social. Após a análise das complexas teias identitárias encontradas na realização da pesquisa, uma das questões observadas nos resultados foram algumas das possíveis razões para perceptíveis dificuldades, por parte de consideráveis segmentos da população negra representada, em assumir-se como “negro”. Em conclusão a esse estudo, verificou-se que a diversidade de ordens étnico-racial, cultural, social, regional que marca os/as brasileiros/as é um fato. Todavia, nem sempre é aceita e/ou reconhecida pelo sujeito que a detém. <hr/>Abstract The aim of this paper is to present considerations about a survey performed with students from a higher education institution in the city of São Paulo, Brazil. The study aimed to characterize the students’ concept of ethno-racial identity. The methodology consisted of theoretical study in Semiotics area in order to analyze the semiotics’ construction of identity and discuss the concepts of prejudice, racism and discrimination. A questionnaire with eighteen questions has been applied to students of a higher education institution, situated in São Paulo, in order to identify their perception about their color or ethnicity. To compose the ethnic and racial profile, the criteria of self-classification was followed, which is enshrined in the anthropological literature as the most acceptable method for the definition of social and ethnic identities. After the analysis of complex identity webs found in the research, one of the issues observed in the results were some of the possible reasons for the apparent difficulties, faced by considerable segments of the black population represented, to assume themselves as being “black”. In conclusion to this study, it was verified that the diversity of ethnic-racial, cultural, social and regional orders characterizing Brazilian people is a fact. However, it is not always accepted or recognized by the ones who hold it. <![CDATA[Leitura na escola e incidência de descritores da Prova Brasil em Livro Didático de Português]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200299&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta resultados a respeito de um estudo sobre leitura. No contexto educacional, ela perpassa todas as disciplinas do Currículo. Tal fato é de fundamental importância, já que as atividades de leitura e interpretação feitas pelos alunos devem favorecer o desenvolvimento dos letramentos (institucionalizados ou não). Na escola, sua prática ocorre, na maioria das vezes, a partir do livro didático (LD) e este, ultimamente, tem despertado o interesse dos pesquisadores que passaram a vê-lo como um importante integrante das práticas escolares. Levando em conta que as avaliações são construídas tendo a leitura como ferramenta para medir as competências e habilidades do aluno, discute-se aqui se as propostas de leitura e interpretação do texto escrito, apresentadas aos alunos pelo Livro Didático de Português - LDP - Tudo é linguagem, Ensino Fundamental II - anos finais, contemplam os cinco descritores do Tópico I da Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil, entendendo que o desenvolvimento das competências e habilidades, propostas pela matriz, coadunam com práticas significativas de leitura. O estudo apresenta caráter qualitativo interpretativista, caracterizando-se como estudo de caso, sendo situado no campo da Educação. Sua pretensão é contribuir para as reflexões acerca do ensino e aprendizagem de leitura e interpretação de textos. Alguns aportes teóricos utilizados foram PCN, Bakhtin/Volochínov, Bakhtin, Schneuwly e Dolz, dentre outros. Os resultados mostram que os cinco descritores do Tópico I da Prova Brasil foram mobilizados na coleção, porém havendo discrepância quantitativa e qualitativa de ocorrência entre eles. <hr/>Abstract This paper presents results on a study about reading. In the educational context, it permeates all the subjects in the Curriculum. This fact is extremely important, since the reading and interpretation activities done by the students should encourage the development of literacy (institutionalized or not). At school, its practice occurs, most of the time, in the textbook (TB) which has been, lately, atracting the interest of researchers who began to see it as an important integrant of the school practices. Considering evaluations are built with reading as a tool to measure the student competencies and skills, we discuss here the proposals for the written text reading and interpretation, presented to the students by the Portuguese textbook Everything is language, Elementary School II - final years, which includes the five topic descriptors of “Prova Brasil”, Portuguese Language Reference Matrix, understanding that the development of competences and skills, proposed by the matrix, combines with significant reading practices. The study presents qualitative interpretative nature, being characterized as case study, situated in the field of Education. It aims to contribute to reflections on the teaching and learning process of reading and interpreting texts. Some theoretical contributions used were PCN, Bakhtin / Volochínov, Bakhtin, Schneuwly and Dolz, among others. The results show that the five “Prova Brasil” Topic I descriptors have been mobilized in the collection, however there is quantitative and qualitative discrepancy of ocorrence among them. <![CDATA[Percepções dos estudantes sobre a prontidão para a carreira e a eficácia de um programa de formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study investigated student teachers perceptions regarding career readiness and the effectiveness of a teacher preparation program at Lynn University. In 2011, research conducted by McCulloch, Burris, and Ulmer emphasized that there are more than 1,400 colleges and universities in the United States preparing students to enter the teaching profession. However, Teacher preparation programs in the United States continue to graduate many individuals who do not go into a teaching career long-term. This study was designed to provide insight into whether or not student teacher perceptions might be used as a different perspective in terms of teacher preparation program evaluation. The investigation was conducted through the collection of data from a demographic survey and the administration of semi-structured interviews with the research participants. The data were organized through the categories of analysis proposed by the researcher: Category A: Effective classroom management skills; Category B: Programs and Endorsements; Category C: Instructor’s recommendations; Category D: Program requirements and features; Category E: Tests preparation - State’s legal requirements and further combinations among them. The results of the study demonstrated that students recommend the inclusion of “hands on activities” as an alternative devoted to enhance the teacher preparation program. The findings of this study may be useful to contribute to the development of teacher preparation programs, to educational research literature, and also in terms of planning and implementing effective professional development for teachers. <hr/>Resumo Este estudo investigou as percepções de estudantes sobre o conceito de prontidão para a carreira (career readiness) e a eficácia de um programa de formação de professores na Lynn University. Em 2011, uma pesquisa realizada por McCulloch, Burris, e Ulmer enfatizou que existem mais de 1.400 faculdades e universidades nos Estados Unidos, as quais preparam os alunos para a profissão docente. No entanto, os programas de formação de professores nos Estados Unidos continuam a formar muitas pessoas que não permanecem na carreira docente em longo prazo. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de atestar se as percepções de estudantes podem ser utilizadas como uma perspectiva diferente em termos de avaliação de programas de formação de professores. A investigação foi conduzida através da coleta de dados de uma pesquisa demográfica e a administração de entrevistas semi-estruturadas com os participantes da pesquisa. Os dados foram organizados através das seguintes categorias de análise proposta pelo pesquisador: Categoria A: habilidades eficazes de gestão de sala de aula; Categoria B: Programas e endossos; Categoria C: recomendações do instrutor; Categoria D: requisitos do Programa e recursos; Categoria E: Preparação para testes - requisitos legais do Estado e de outros tipos de combinações entre eles. Os resultados do estudo demonstraram que os estudantes recomendam a inclusão de “atividades de mão na massa” como uma alternativa dedicada a melhorar aquele programa de formação de professores.Os resultados deste estudo podem ser úteis para contribuir para o desenvolvimento de programas de formação de professores, para a literatura de pesquisa educacional, e também em termos de planejamento e implementação de desenvolvimento profissional eficaz para os professores. <![CDATA[O materialismo cultural de Raymond Williams: aproximações às pesquisas sobre história do currículo e da profissão docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200332&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho, de natureza ensaística, busca apresentar elementos da obra do britânico Raymond Williams que podem contribuir para os estudos em História da Educação, mormente aqueles relativos aos temas do currículo e da profissão docente. O trabalho tem como premissa identificar conceitos que podem apresentar potencial heurístico para a pesquisa, reconhecendo sua perspectiva do materialismo cultural e, sobretudo, que a escola se insere nesse movimento de poder ser pensada a partir de conceitos como: elementos residual e emergente; estruturas de sentimento, tradição, instituição e formação; advoga ainda que há pouca inserção da obra do autor no campo educacional. O texto procura mostrar o potencial do autor para os estudos concernentes à história do currículo e da profissão docente, ao reconhecer que é na escola que os elementos culturais são transformados e ressignificados e que esse papel de ressignificação é empreendido por aqueles que exercem o ofício de professor. Finaliza preocupando destacar, em primeiro lugar, que não se trata de uma defesa de que a obra de Williams funcione como panaceia ou camisa de força para os estudos sobre história do currículo e da profissão docente; em segundo, que, tais estudos podem ser enriquecidos por análises que reconheçam os métodos de ensino como os elementos nevrálgicos em torno dos quais a profissão docente se ancora e que, tais métodos, assim como a dinâmica cultural, estão fortemente implicados na produção de um tipo de subjetividade. <hr/>Abstract The present study is an essay that aims to present elements of the British Raymond Williams’ work which may contribute to the studies in History of Education, especially those related to curriculum and teacher profession themes. The paper has the premise of identifying concepts that may present heuristic potential to the research, recognizing its cultural materialism perspective and particularly that school is part of this movement that can be thought based on concepts such as residual and emerging elements; structures of feelings, tradition, institution and formation; it also claims there is little insertion of the author’s work in Educational field. The text seeks to show the author’s potential for studies concerning curriculum and teacher profession history, by recognizing that it it is in school that the cultural elements are transformed and given a new sense and this resignification role is undertaken by those who perform the teacher’s craft. It concludes by highlighting, firstly, that we’re not defending that Williams’ work acts as a panacea or a straightjacket for studies about curriculum and teaching profession history; secondly, that such studies can be enriched by analyses that assume teaching methods as the most important elements in teaching profession and such methods - as well as the cultural dynamics - are strongly engaged in the production of a kind of subjectivity. <![CDATA[A paralaxe do conhecimento: da escola que ensina à escola que aprende]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992016000200345&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A percepção que a escola possui sobre o mundo implica na maneira que compreende o que realidade é, fato que impacta na perspectiva que adota sobre o conhecimento e sua transmissão. Este ensaio objetiva discutir a perspectiva sob a qual o conhecimento é tratado nas instituições de ensino em quatro aspectos: 1) do que é constituída a realidade que projetamos? 2) por que nossa compreensão sobre o que realidade é modula nosso modo de pensar o conhecimento? 3) por que o modo acumulativo de transmitir conhecimento não contribui para uma construção criativa de novos saberes? 4) como nossa compreensão sobre o que tempo é interfere na produção de conhecimento? Em que pese às limitações do pensamento formado no sistema tradicional, parece necessário transcendê-lo e perceber que no contexto do aprender a aprender todos os personagens projetam suas realidades no tempo presente, o agora, em uma complexa teia de interações e em diferentes formas de linguagem, as quais gerarão relações dinâmicas e, muitas vezes, inesperadas. Ter espaço para expressar estas realidades permitirá à imaginação se fazer presente estimulando o potencial humano de modo mais criativo e autônomo. <hr/>Abstract The perception that the school has about the world implies the way that it understands what reality is, fact that impacts upon the perspective that it takes about knowledge and its transmission. This essay aims at discussing the perspective under which knowledge is treated in educational institutions considering four aspects: 1) what constitutes the reality that we project? 2) Why our understanding of what reality is modulates our way of thinking about knowledge? 3) Why the cumulative mode of transmitting knowledge does not contribute to a creative construction of new knowledge? 4) How does our understanding about what time is interfere in the production of knowledge? Despite the limitations of thought formed in the traditional system, it seems necessary to transcend it and realize that in the context of learning to learn all the characters project their realities in the present time, now, in a complex web of interactions and in different forms of language, which generate dynamic relations, and, often, unexpected ones. Having space to express these realities will allow imagination to become present stimulating human potential in a more creative and autonomous way.