Scielo RSS <![CDATA[Revista Eletrônica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-719920170001&lang=pt vol. 11 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta ao leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Registro da Abertura, em 08/12/1975, do primeiro Livro de Atas do PPGE/UFSCar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Primeira Ata de 08/12/1975, da primeira reunião da Comissão de Pós-Graduação Coordenadora do PPGE/UFSCar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Termo de Abertura, em 03/04/1979, do primeiro Livro de Atas das Defesas de dissertação do Mestrado em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Primeira Ata de Defesa de Mestrado da área de Planejamento de Ensino e do PPGE como um todo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Primeira Ata de Defesa de Mestrado da área de Pesquisa Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Notícias veiculadas na imprensa da cidade de São Carlos-SP sobre a primeira defesa de Mestrado do PPGE/UFSCar ocorrida em 03/04/1979]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Primeira Ata de Defesa de Doutorado do PPGE e da área de Fundamentos da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Primeira Ata de Defesa de Doutorado da área de Metodologia de Ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O PPGE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<strong>Humanismo de Marx e industrialismo de Gramsci</strong> <sup><strong>i</strong></sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta conferência, proferida em 1987 no PPGE/UFSCar, Brasil, Manacorda refuta a tendência contemporânea de dissociar Gramsci de Marx. Realçando as ligações profundas entre estruturas e superestruturas e invertendo o entendimento mais comum que lê em Marx, sobretudo, o aspecto economicista das estruturas, e em Gramsci, sobretudo, o aspecto humanístico das superestruturas, Manacorda afirma em Marx o aspecto humanístico e em Gramsci o aspecto “industrialístico” para mostrar a unidade entre ser e consciência no pensamento de ambos.<hr/>Abstract In this conference, which took place at UFSCar, Brazil, in 1987, Manacorda refutes the contemporary tendency to dissociate Gramsci from Marx. He emphasizes the deep connections between structures and superstructures and reverses the most common understanding of the economistic aspect of structures in Marx and the humanistic aspect of superstructures in Gramsci. So, he stresses the humanistic aspect in Marx and the “industrialistic” one in Gramsci for the purpose to show the unity between being and conscience in the thought of both authors. <![CDATA[<strong>25 anos do PPGE</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100044&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta conferência, proferida no PPGE/UFSCar (Brasil), em 2001, o autor aborda o primeiro período de existência do Programa, isto é, a sua criação (1974-76), por meio de um convênio com a Fundação Carlos Chagas e a sua primeira crise (1977-78). Relata a sua experiência como primeiro coordenador do PPGE e destaca os aspectos inovadores que caracterizaram o projeto inicial, como a sua estrutura curricular, os objetivos das áreas de concentração e o próprio convênio com a Fundação Carlos Chagas.<hr/>Abstract In this conference, which took place at UFSCar (Brazil) in 2001, the author addresses the first period of existence of the PPGE / UFSCar, that is, its creation (1974-76), through an agreement with the Carlos Chagas Foundation and its first crisis (1977-78). He reports on his experience as first coordinator and highlights the innovative aspects that characterized the initial project, such as its curricular structure, the objectives of the concentration areas and the agreement itself with the Carlos Chagas Foundation. <![CDATA[<strong>Sobre os 25 anos do PPGE</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100050&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta conferência, proferida no PPGE/UFSCar (Brasil), em 2001, o autor aborda o primeiro período de existência do Programa, isto é, a sua criação (1974-76), por meio de um convênio com a Fundação Carlos Chagas e a sua primeira crise (1977-78). Relata a sua experiência como primeiro coordenador do PPGE e destaca os aspectos inovadores que caracterizaram o projeto inicial, como a sua estrutura curricular, os objetivos das áreas de concentração e o próprio convênio com a Fundação Carlos Chagas.<hr/>Abstract In this conference, which took place at UFSCar (Brazil) in 2001, the author addresses the first period of existence of the PPGE / UFSCar, that is, its creation (1974-76), through an agreement with the Carlos Chagas Foundation and its first crisis (1977-78). He reports on his experience as first coordinator and highlights the innovative aspects that characterized the initial project, such as its curricular structure, the objectives of the concentration areas and the agreement itself with the Carlos Chagas Foundation. <![CDATA[Sobre os 25 anos do PPGE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta conferência, proferida no PPGE/UFSCar (Brasil), em 2001, o autor aborda o primeiro período de existência do Programa, isto é, a sua criação (1974-76), por meio de um convênio com a Fundação Carlos Chagas e a sua primeira crise (1977-78). Relata a sua experiência como primeiro coordenador do PPGE e destaca os aspectos inovadores que caracterizaram o projeto inicial, como a sua estrutura curricular, os objetivos das áreas de concentração e o próprio convênio com a Fundação Carlos Chagas.<hr/>Abstract In this conference, which took place at UFSCar (Brazil) in 2001, the author addresses the first period of existence of the PPGE / UFSCar, that is, its creation (1974-76), through an agreement with the Carlos Chagas Foundation and its first crisis (1977-78). He reports on his experience as first coordinator and highlights the innovative aspects that characterized the initial project, such as its curricular structure, the objectives of the concentration areas and the agreement itself with the Carlos Chagas Foundation. <![CDATA[Universidade Federal de São Carlos: memórias da criação de um Programa de Mestrado em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta conferência, proferida no PPGE/UFSCar (Brasil), em 2001, o autor aborda o primeiro período de existência do Programa, isto é, a sua criação (1974-76), por meio de um convênio com a Fundação Carlos Chagas e a sua primeira crise (1977-78). Relata a sua experiência como primeiro coordenador do PPGE e destaca os aspectos inovadores que caracterizaram o projeto inicial, como a sua estrutura curricular, os objetivos das áreas de concentração e o próprio convênio com a Fundação Carlos Chagas.<hr/>Abstract In this conference, which took place at UFSCar (Brazil) in 2001, the author addresses the first period of existence of the PPGE / UFSCar, that is, its creation (1974-76), through an agreement with the Carlos Chagas Foundation and its first crisis (1977-78). He reports on his experience as first coordinator and highlights the innovative aspects that characterized the initial project, such as its curricular structure, the objectives of the concentration areas and the agreement itself with the Carlos Chagas Foundation. <![CDATA[PPGE-UFSCar: 40 anos de lutas e êxitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100058&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, com o intuito de comemorar o aniversário de 40 anos do PPGE/UFSCar, a autora, docente do Programa desde o início, partindo do pressuposto de que é preciso preservar as memórias coletivas, rememora a criação do Programa bem como momentos marcantes de sua evolução. Ênfase especial é dada às áreas de concentração do Programa que, historicamente, sofreram transformações. Procura-se também relacionar o PPGE/UFSCar com a Pós-graduação em Educação no Brasil. Como fontes principais, a autora utilizou suas memórias, documentos que escreveu em várias ocasiões e outros listados nas referências.<hr/>Abstract In this article, on the pretext of celebrating the 40th anniversary of PPGE / UFSCar, Brazil, the author, who teaches the Program from the beginning, based on the assumption that it is necessary to preserve collective memories, recalls its creation as well as important moments in its evolution. Special emphasis is given to the areas of concentration of the Program that, historically, have undergone transformations. It is also sought to link the PPGE / UFSCar with the graduation in Education in Brazil. As main sources, the author used her memoirs, documents she wrote on several occasions and others listed in the references.<hr/>Resumen En este artículo, con el fin de celebrar el 40 aniversario de PPGE / UFSCar, el autor, profesor del programa desde el principio, suponiendo que es necesario para preservar la memoria colectiva, recuerda su creación, así como momentos memorables de su evolución. Se presta especial atención a las áreas de concentración del programa, que históricamente han sido transformadas. Asimismo, se pretende relacionar el PPGE / UFSCar con el marco de la educación graduada en Brasil. Las principales fuentes, el autor utilizó sus memorias, documentos escritos en varias ocasiones y otros que figuran en las referencias. <![CDATA[<strong>Relações étnico-raciais na produção científica do PPGE/UFSCar</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100068&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta uma subseção da pesquisa de mestrado intitulada “Educação das Relações étnico-raciais: limites e possibilidades no curso de Pedagogia da UFSCar” (CARDOSO, 2016), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). São anos da aprovação da Lei nº 10.639/2003, que determinou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira em todos os níveis de educação. Em referência a esse marco legal, nos interessa identificar quais e quantas teses e dissertações sobre relações étnico-raciais foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Neste artigo projetamos a produção acadêmica do PPGE/UFSCar, entre 2003 e 2015, localizando os principais agentes orientadores e pós-graduandos, com objetivo de identificar o impacto da temática racial na produção acadêmica e apresentar um instrumento de pesquisa sobre educação das relações étnico-raciais para subsidiar etapas de trabalhos de pesquisadores, principalmente estudantes que estão iniciando elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso e outros projetos de pesquisas. Identificamos um índice relevante de pesquisas de qualidade na temática racial, no entanto supomos que o PPGE não se apresenta como um Programa referência nacional que atrai pesquisadores /as interessados na temática racial, a procura pela pós-graduação no campo das relações étnico-raciais está mais vinculada aos nomes de docentes ligados ao NEAB.<hr/>Abstract The article presents a subsection of the research entitled “Education of ethnic-racial relations: limits and possibilities in the Pedagogy course of UFSCar” (CARDOSO, 2016) defended in the Master Program of the Federal University of São Carlos, Brazil. In 2017, fourteen years after the passing of Law 10.639 / 2003, which determined the obligation to teach African and Afro-Brazilian History and Culture at all levels of education. In reference to this legal framework, we are interested in identifying which scientific research were produced in the Program of the UFSCar on this theme? In this paper, we seek to answer this question by projecting the academic research of UFSCar, during 2003 to 2015, in this program. Identifying the impact of racial themes on academic research and presenting a research tool on education of ethnic-racial relations to support stages of research, mainly students who are beginning to elaborate Course Completion Research and other research projects. We indicated a relavant index of racial Research theme, however we assume that the PPG doesn’t present itself as a reference program about this theme, the search for graduate studies in the field of ethinic-racial relations is more linked to the neab’s professors. <![CDATA[A influência marxista no PPGE/UFSCar (1976-1991)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100086&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese explicativa sobre a influência teórica e metodológica que o marxismo exerceu sobre o processo de produção do conhecimento nas dissertações de mestrado do PPGE/UFSCar, Brasil, entre 1976 a 1991. O período estipulado está diretamente relacionado com a criação do Programa e com o fim do chamado “socialismo real”, a maior referência do marxismo na existência do “curto século XX”. No conjunto, foram consultadas 63 dissertações de mestrado, com base em um roteiro de leitura previamente estruturado. O resultado geral a que se chegou, permitiu constatar a existência de duas tendências do marxismo que incidiram de maneira mais fortemente na produção do conhecimento na Área de Fundamentos da Educação do PPGE/UFSCar: o marxismo estruturalista, notadamente althusseriano e a interpretação de Antonio Gramsci. O fio condutor que orientou o processo de pesquisa foi aquele centrado no principio de que a teoria do conhecimento é sempre, em última instância, influenciada pelo contexto societário no qual o sujeito da pesquisa está inserido, principalmente do ponto de vista ideológico. Assim sendo, três importantes acontecimentos, com fortes influências ideo-políticas, marcaram o período em questão: o fim da ditadura militar (1985); a promulgação da Constituição de 1988; e a derrocada política da União Soviética (1991). Todos eles tiveram, isolados ou combinados, um forte impacto sobre o marxismo utilizado como epistemologia ou sobre a hierarquia social dos objetos de pesquisa que deveriam ser investigados.<hr/>Abstract This article aims to present an explanatory summary about the theoretical and methodological influences that Marxism exerted on the process of knowledge production in the scope of MSc dissertations of the PPGE/UFSCar, Brazil, between 1976 and 1991. The cut of the interregnum of time is directly related to the creation of the Program and to the end of the so-called “real socialism”, the greatest reference of Marxism in the existence of the “short twentieth century”. Altogether, 63 master’s dissertations were consulted, based on a previously structured reading route. The general result was that there were two tendencies of Marxism that focused more strongly on the logic of knowledge production in the Area of Fundamentals of Education of the PPGE/UFSCar: The structuralism Marxism, notably Althusserian and the interpretation that Antonio Gramsci elaborated on Marxism. The guiding thread of the research process was that centred on the principle that knowledge theory is always ultimately influenced by the societal context in which the research subject is inserted, mainly from the ideological point of view. Thus, three important events, with strong political and ideological influences, marked the period in question: The end of the military dictatorship (1985); the promulgation of the 1988 Constitution; and the political overthrow of the Soviet Union (1991). All of them had, either isolated or combined, a strong impact on Marxism used as epistemology or on the social hierarchy of research objects that should be investigated. <![CDATA[A Teoria Crítica e a sociedade da cultura digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desse artigo é abordar, no âmbito da sua trajetória de pesquisa, a inserção do “Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação” na Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Subjetividade” do PPGE/ UFSCar. Para tanto, apresenta algumas considerações sobre o referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, um breve histórico dos 25 anos do Grupo de Pesquisa e a ênfase atual, no contexto dos dilemas da Sociedade da Cultura Digital, na revitalização dos conceitos de indústria cultural, formação e semiformação cada vez mais presentes nos trabalhos de seus pesquisadores. Atualmente, vários pesquisadores do Grupo, sob a orientação do professor Antônio A. S. Zuin, estão estudando o modo como os conceitos de formação e semiformação são revigorados na sociedade da cultura digital por meio de objetos, tais como: cyberbullying de alunos contra professores; trotes universitários e cultura digital; educação e televisão, educação e redes sociais, educação a distância, educação e tecnologias da informação e comunicação, esfera pública e sociedade digital, entre outros. As análises específicas da sala de aula, por meio da reconstrução empírica do sentido pedagógico da Educação, com o aporte teórico-epistemológico da Hermenêutica Objetiva, se destacam nos projetos de pesquisa atuais liderados pelo professor Luiz Roberto Gomes e auxiliam o processo de interpretação do impacto da Cultura Digital na Educação.<hr/>Abstract The objective of this article is to address, within the scope of its research trajectory, the insertion of the “Critical Theory and Education Research Group” in the PPGE/UFSCar Research Line “Education, Culture and Subjectivity”. In order to do it, the article presents some considerations about the theoretical-methodological framework of the Critical Theory of Society, a brief history of the 25 years of the research group and the current emphasis, in the context of the dilemmas of the digital culture society, about the revitalization of the concepts of cultural industry, formation and semiformation, which are increasingly present in the work of its researchers. Currently, several researchers of the Group, under the guidance of Professor Antônio A. S. Zuin, are studying the way in which the concepts of formation and semiformation are reinvigorated in the society of the digital culture by means of objects, such as: cyberbullying of students against teachers, university and digital culture, education and television, education and social networks, distance education, education and information and communication technologies, public sphere and digital society, among others. The specific analyzes of the classroom, through the empirical reconstruction of the pedagogical sense of education, according to the theoretical-epistemological contribution of the Objective Hermeneutics, stand out in the current research projects led by professor Luiz Roberto Gomes and help the process of interpretation of the impact of digital culture in education. <![CDATA[Educação, cultura e subjetividade: Deleuze e a Diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute a maneira pela qual a questão da Diferença, no rastro do pensamento de Friedrich Nietzsche, torna-se central no pensamento do filósofo Gilles Deleuze cuja epistemologia faz parte de um dos eixos da linha Educação, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Este artigo discute e tematiza alguns conceitos construídos por Deleuze que propõe uma nova imagem do pensamento na Filosofia, entre eles: diferença, rizoma, devir e imanência, entre outros.<hr/>Abstract This article discusses the way in which the question of Difference, in the trace of Friedrich Nietzsche’s thought, becomes central to the thinking of the philosopher Gilles Deleuze whose epistemology makes for one of the axes of the Education, Culture and Subjectivity line of the Post-graduation in Education of UFSCar. This article discusses and analyze some concepts constructed by Deleuze that proposes a new image of thought in Philosophy, among them: difference, rhizoma, becoming and immanence, among others. <![CDATA[Vivências no PPGE/UFSCar e o desafio de carregar água na peneira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente texto é descrever uma narrativa a partir de meu ingresso no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos PPGE/UFSCar como aluno de doutorado na linha História, Filosofia e Sociologia da Educação. Inicialmente é apresentado um breve histórico do programa. Utilizou-se de três eixos temáticos, a saber: período de inscrição e ingresso, principais dificuldades observadas, contribuições do programa e conclusão. A narrativa foi utilizada por se constituir uma exigência da referida revista, bem como por se compreender a sua relevância descritiva ao expor experiências e fatos para análise e compreensão de uma realidade singular em um contexto social. A conclusão é que o PPGE/UFSCar tem contribuído de maneira singular em minha formação como pesquisador e professor, assim como no meu exercício profissional vinculado atualmente à educação básica, ampliando minhas possibilidades de intervenção profissional e de enriquecimento de capital cultural crítico.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to describe a narrative from my entry in the Graduate Program in Education of the Federal University of São Carlos PPGE/UFSCar as a doctoral student in the History, Philosophy and Sociology of Education line. A brief history of the program is initially presented. Three thematic axes were used: period of enrollment and admission, main difficulties observed, contributions of the program and conclusion. The narrative was used because it is a requirement of said magazine as well as because we understand its descriptive relevance by exposing experiences and facts for analysis and understanding of a unique reality within a social context. The conclusion is that PPGE/UFSCar has contributed singularly in my training as a researcher and teacher as well as in my professional practice currently linked to basic education, expanding my possibilities of professional intervention and enrichment of critical cultural capital.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es describir una narración de mi billete en el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de San Carlos PPGE/UFSCar como estudiante de doctorado en História de línea, Filosofía y Sociología de la Educación. Inicialmente se presenta una breve história del programa. Se utiliza tres temas: a saber, el período de inscripción y entrada, principales dificultades encontradas, las contribuciones de programa y conclusión. La narrativa se utilizó para estar es una revista de ese requisito, así como comprender su relevancia descriptiva para exponer experimentos y datos para el análisis y la comprensión de una realidad singular dentro de un contexto social. La conclusión es que el PPGE / UFSCar ha contribuido de una manera única en mi formación como investigador y docente, así como en mi práctica profesional actualmente vinculado a la educación básica ampliar mis posibilidades de intervención profesional y el enriquecimiento del capital cultural crítico. <![CDATA[Os quarenta anos do PPGE/UFSCar em dois momentos da pós-graduação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo abordo os quarenta anos do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos) distinguindo dois períodos em sua história: O primeiro corresponde à implantação do Mestrado (1976) e consolidação do Programa com a criação do Doutorado, época de poucos Programas no Brasil. O segundo corresponde ao fim da década de 1990, estendendo-se aos dias de hoje, com mudança na estrutura e com o crescimento do PPGE no contexto da expansão da Pós-graduação no Brasil. Articulo esses dois períodos à mudança de padrão nas políticas de avaliação da CAPES. Como fontes utilizei minhas memórias e anotações, documentos e publicações do PPGE, além das obras listadas nas referências.<hr/>Abstract In this article the author discusses the forty years of the PPGE/UFSCar distinguishing two periods in its history. The first one is the creation of the Master’s degree (1976) and the consolidation of the Program when the PhD was founded (1990), time when there were few of them in Brazil. The second period was characterized by reforms and growth of the PPGE in the context of the expansion of Post-graduation in Brazil. These periods are connected to the change in the evaluation pattern by CAPES, which directly influenced the life and configuration of the PPGE in what it is currently. The research sources used were my memoirs and handwritten notes, documents and PPGE publications, as well as others listed in the references. <![CDATA[Política de Ciência e Tecnologia e Pesquisa em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo reflete sobre as relações entre a pesquisa e a formação de pesquisadores, desenvolvidas nas práticas acadêmicas, e, a política científica de governos. Toma como referência questões das políticas e da produção científica na área de Educação nas décadas de mil novecentos e setenta e oitenta no Brasil, momento em que as bases para o desenvolvimento das pós-graduações stricto sensu no país são consolidadas. Utiliza documentos oficiais e publicações de pesquisadores da educação buscando a compreensão quanto a fatores intervenientes nessa relação e suas oscilações. Destaca a forte mudança que se processa nas perspectivas da área e nos documentos oficiais no período de construção da redemocratização do país na década de oitenta e seus impactos, sem descartar os problemas evidenciados na produção científica na área educacional.<hr/>Abstract The article discusses the relationships between academic research and government policies. Social and political scenarios are remembered in their influence on the policies in science and technology in Brazil. The decades of 1970 and 1980 are the object in this text who point out changings in the characteristics of the governmental documents and into the definitions of different supports to research and researchers. Official documents are analyzed and else researches on quality about the scientific production in the field of education in the considered period. Point out the strong changes in intentions, perspectives and programs in the passage into the two considered decades. Question if is not necessary today to remember some ideas formulated in that time.<hr/>Resumen Este articulo trata de las relaciones entre investigación acadêmica y políticas de gobierno. Scenarios sociales y políticos son considerados en su influencia en las pautas políticas para las ciencias y las tecnologias en Brazil. Los años setenta y ochenta del siglo XX son tomados como objeto de las analises. Muestra los câmbios, en el passage de los anos setenta a los ochenta, en las características de los documentos oficiales y en las acciones y programas de apoyo a investigaciones e investigadores en el campo de la educación. El processo de redemocratización es determinante para eso y sobretodo las reflexiones y fuertes enfrentamientos ocorridos en el campo de la investigación en educación en ese período. Una pregunta se pone: es importante hoy considerar las perspectivas enunciadas en aquellos años? <![CDATA[Uma trajetória singular? Apontamentos sobre europeização, privatização e especificidades do ensino superior português]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto propõe-se um roteiro de discussão da trajetória recente do ensino superior (público) em Portugal destacando dinâmicas estruturantes, com base em estudos, dados e investigações empíricas disponíveis: da expansão à privatização exógena; da europeização impulsionada pelo Processo de Bolonha e pela Agenda de Modernização gerencialista às políticas de ajustamento estrutural impulsionadas pela UE; do défice prolongado de financiamento à diversificação das fontes e à privatização por dentro do setor público, atentando em certos aspetos do trabalho docente e da condição académica. Procura-se nesta sequência fundamentar uma leitura da singularidade polifacetada desta trajetória.<hr/>Abstract This paper proposes a script for discussing the recent trajectory of (public) higher education in Portugal highlighting structuring dynamics, based on studies, data and empirical research available: from expansion to exogenous privatization; from Europeanisation driven by the Bologna Process and the managerial Modernization Agenda to the structural adjustment policies promoted by the EU; from prolonged underfunding to the diversification of financing sources and the privatization within the public sector, with attention to certain aspects of teacher’s work and academic condition. Based on this debate some arguments are advanced in order to support a perspective about the multifaceted singularity of this trajectory. <![CDATA[Formação docente inicial e ensino de ortografia: saberes necessários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Seria incoerente afirmar que a formação inicial consegue contemplar uma formação plena e definitiva, pois o professor atua num contexto carregado de imprevisibilidade. Em contrapartida, nos cursos de licenciatura é que o futuro professor deve tomar posse dos conhecimentos necessários a fim de compor seus quadros referenciais para o desempenho da profissão docente. No que tange ao ensino da língua portuguesa, os resultados de várias pesquisas enfatizam a importância de se considerar os aspectos discursivos da língua, a linguagem como forma de interação humana, a variação linguística, dentre outros. Nesse sentido, partimos do seguinte problema de pesquisa: será que os futuros professores, alunos do 4º ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia, possuem os conhecimentos necessários sobre o sistema ortográfico e são capazes de explicitá-los? Esta pesquisa é de base qualitativa e pretende refletir sobre a formação inicial do pedagogo, no que diz respeito aos conhecimentos ortográficos e ensino de ortografia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, ditado de palavras pouco frequentes e atividades de erro intencional. Os subsídios teóricos para discussão e análise dos dados seguem o Modelo de Redescrição Representacional estabelecido por Karmiloff-Smith (1986); os estudos de Massini-Cagliari e Cagliari (2001), bem como os de Morais (2009). Neste artigo serão apresentados somente os dados relativos à entrevista. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se repensar a formação inicial do pedagogo, possibilitando a inserção, na Matriz Curricular, de conteúdos voltados à análise e reflexão sobre a língua portuguesa.<hr/>Abstract It would be inconsistent to state that the initial education of teachers can encompass all the knowledge needed for their future practice because they work in contexts fraught with unpredictability. Notwithstanding, teacher education programs must provide students with the theoretical framework needed for their professional practice. As regards the teaching of Portuguese, several studies emphasize the importance of programs addressing discursive aspects of language, its variation, and its role in human interaction, among other aspects. In this sense, this study is based on the following research question: Do future teachers, 4th-year students of a teacher education program, have the required knowledge of the spelling system to be able to explain it? This research, of a qualitative nature, aims at reflecting on initial education of teachers with regard to spelling knowledge and teaching of spelling. Data were collected by means of interviews, dictation of infrequent words, and intentional misspelling activities. The theoretical basis for data analysis and discussion follows the Representational Redescription model established by Karmiloff-Smith (1986) as well as studies carried out by Massini-Cagliari and Cagliari (2001) and Morais (2009). This article presents only the data collected through interviews. Preliminary results indicate that the education of teachers for the first years of elementary school should be reassessed in order to include content capable of promoting analysis of and reflection on the Portuguese language in its curriculum. <![CDATA[Uma análise sobre a implementação das Organizações Sociais nas escolas de Goiás: os recursos públicos em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de implantação da gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e uma Organização Social (OS) na Educação Básica da rede estadual de educação de Goiás, Brasil, dando ênfase à questão do financiamento público da educação. A pesquisa é quali-quantitativa e a investigação é de natureza exploratória. Para realizar a pesquisa foi realizado levantamento no orçamento do estado para 2016, nas legislações acerca do processo de implantação da gestão compartilhada. Foi realizado, também, um levantamento bibliográfico sobre OSs e nas notícias de sites oficiais do governo e de entidades voltadas para o tema, bem como em artigos científicos e demais fontes pertinentes ao tema. A pesquisa constatou que a OS poderá ter substantivo lucro com a gestão compartilhada, tendo em vista os volumosos recursos previstos para implantação do projeto na educação pública estadual de Goiás previstos no orçamento para 2016. Além disso, a pesquisa aponta que o Plano de Carreiras, a contratação por concurso público e a valorização através do Piso Salarial Profissional Nacional dos profissionais da educação podem ficar comprometidos com a gestão compartilhada no estado de Goiás.<hr/>Abstract This study aims to analyze the implementation process of shared management between the State Secretary of Education, Culture and Sport, and a Social Organization (OS) in basic education State education network of Goiás, Brazil, emphasizing the issue of public funding in education. The research is qualitative-quantitative and the investigation has an exploratory nature. To conduct the research it was carried out a survey in the State budget during 2016, on legislations of the deployment process of shared management. It was also performed a bibliographical survey on OSs and in the news websites and Government officials from entities focused on the theme, as well as in scientific articles and other sources relevant to the subject. The research has found that the OS may have a substantive profit with the shared management, in view of the voluminous resources provided to implement the project in the State of Goiás public education in the budget for 2016. In addition, the research points out that the Career Plan, hiring by public competition and the appreciation through the Wage Floor of National Professional Education professionals can stay committed due to the shared management in the State of Goiás. <![CDATA[Inclusão escolar na educação de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho procura investigar as percepções de professores sobre o atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGDAHS) em uma instituição estadual de ensino de Londrina (Brasil) que oferta exclusivamente a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, foi aplicado um instrumento de coleta de dados a 24 participantes, cujos questionamentos versaram sobre a inclusão escolar na EJA. Os resultados demonstraram que a maior parte dos professores não recebeu formação específica para atender a alunos com DTGDAHS. Esses profissionais relataram que se encontram insatisfeitos com o trabalho desenvolvido, destacando como principal causa a falta de formação. Os dados mostraram ainda que, na busca por auxílio e respaldo para a prática profissional, os professores normalmente recorrem aos colegas com formação específica presentes na escola e à equipe pedagógica. Vários pontos destacados como entraves para a efetivação da inclusão escolar dizem respeito às questões presentes em qualquer turma heterogênea e não especificamente a alunos com DTGDAHS. Assim, acredita-se que a inclusão no ambiente escolar seja realidade possível e que o professor é elemento fundamental na consolidação desse processo.<hr/>Abstract This study investigates teachers’ perceptions about the assistance provided to students with special educational needs, developmental disorders and high skills or giftedness at a state educational institution in Londrina (Brazil) which offers exclusively Youth and Adult Education modality. For this, we applied an instrument to collect data with 24 participants whose questions were about school inclusion in Youth and Adult Education. The results showed that most teachers did not receive specific training to support pupils with special educational needs. These professionals reported that they are dissatisfied with the developed work, highlighting the lack of training and capacitating programs as the main cause. Data also showed that, in seeking help and support for professional practice, teachers usually rely on colleagues with specific training and the school teaching staff. Several points highlighted as barriers for effective school inclusion are related to questions present in any heterogeneous class and not specifically with students with special educational needs. Thus, it is believed that the inclusion in the school environment can be a reality and the teacher is a key element in the consolidation of this process. <![CDATA[Um breve percurso histórico e cultural do alimento: questionamentos sobre consumo alimentar, cultura e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto que se apresenta oferece um banquete de ideias que se dispõem à reflexão a respeito do alimento, dos hábitos alimentares e de seus usos historicamente situados. O objetivo deste estudo é indicar e interpretar a linguagem discursiva depreendida dos possíveis significados do alimento e suas múltiplas afetações no consumo humano que perpassa as interfaces entre as dimensões da educação e da saúde. Nossa escrita percorre o caminho metodológico da investigação historiográfica e filosófica com base na referência a pesquisadores do tema do alimento, da alimentação e dos hábitos alimentares, entendendo que estes hábitos se situam no campo da cultura e não são universais, inserindo-se na história como objeto cultural. Os resultados encontrados apontam para a importância de reflexões e de discussões críticas, possibilitando o entendimento do tema tratado não somente como elemento imprescindível para a subsistência humana, mas também como produto de consumo criado de acordo com os modelos produtivos de que se dispõe, como elemento portador de ideologias e de diferentes leituras no tempo e no espaço. Pretendemos nesse estudo substantivar o conhecimento em torno do tema do alimento e da alimentação com novas possibilidades para reflexão.<hr/>Abstract The text that is presented offers a feast of ideas that are open to reflection on food, eating habits and their historically situated uses. The objective of this study is to indicate and interpret the discursive language of the possible meanings of food and its multiple affections in human consumption that crosses the interfaces between the dimensions of education and health. This writing goes through the methodological path of historiographical and philosophical research based on the reference to researchers of the theme of food, nourishment and eating habits, understanding that these habits are located in the field of culture and are not universal, inserting in the history as a cultural object. The results point to the importance of reflections and critical discussions, making it possible to understand the theme not only as an essential element for human subsistence, but also as a consumer product created according to the productive models available as an element carrier of ideologies and different readings in time and space. In this study we intend to substantiate knowledge about the theme of food and nutrition, with new possibilities for reflection.