Scielo RSS <![CDATA[Revista Eletrônica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-719920170003&lang=pt vol. 11 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta ao Leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Gestão, currículo e ensino em análise: por uma escola pública justa e democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto analisam-se as dissertações e teses produzidas nos eixos Política e gestão da educação e Currículo, da linha Educação escolar: teorias e práticas, do PPGE-UFSCar, defendidas no período de 2013 a 2017, a partir da reestruturação do programa ocorrida em 2010. Foram selecionadas as 10 dissertações e as duas teses referentes à escola básica pública que, neste artigo, foram agrupadas em três temáticas: gestão, currículo e ensino. A democracia e a justiça foram temas que perpassaram os 12 trabalhos analisados. A democracia, tema recorrente nas produções acerca da gestão educacional e escolar, até por força da legislação, nem sempre tem levado em conta a especificidade da escola como instituição voltada a realizar um trabalho de natureza eminentemente pedagógica. Pensada como cosmovisão, a democracia não pode prescindir da justiça. Isso implica conceber a democracia na escola não apenas pelo ângulo formal/institucional, voltado ao processo de tomada de decisões, seus momentos e lugares, seguindo, em escala reduzida, o modelo de democracia representativa utilizado para a organização política da sociedade. Pensar e fazer democracia na escola implica vivenciá-la, ensiná-la e aprendê-la em âmbito curricular, o que envolve entrar no terreno da cultura escolar e na cultura da escola, ou seja, avançar para além dos aspectos administrativos/gestionários.<hr/>Abstract In this text, 12 dissertations and theses are analyzed. They were produced at the subareas Educational Politics/ Management, and Curriculum, which belong to the research line: School education: theories and practices - PPGE-UFSCar, produced within 2013-2017. This period followed the program restructuration in 2010. Ten dissertations and two theses referring to basic public schools were selected, being grouped in three themes: management, curriculum and teaching. Democracy and justice were pervasive topics in the twelve works. Democracy, recurrent issue in the school and system management productions, even due to legislation, have not been always taken into consideration, mainly regarding school specifics as an institution aimed at to carry out work intrinsically pedagogic. Thought as a cosmovision, democracy may not be understood separately from justice. This implies in conceive democracy at school not only from the formal/institutional angle, directed to the decision making process, its movement and places, following, in reduced scale, the representative democracy used to the political organization of society in general. Think and make democracy implies in living it, teaching it and learning it, in the curricular scope, which involves entering the school culture terrain, and school specific culture, as so to advance beyond administrative/managerial aspects. <![CDATA[A linha de pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem (PPGE-UFSCar): origem e trajetória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresentam-se informações sobre a origem e trajetória da Linha Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem (PPGE-UFSCar). Para tanto, são abordadas as principais problemáticas pesquisadas, referências teóricas e metodológicas adotadas, principais resultados evidenciados nos processos investigativos realizados e na formação de pesquisadores conduzidos pelos participantes da linha ao longo dos últimos 40 anos.<hr/>Abstract It is presented the origin and trajectory of the Teacher Education and Other Educational Agents, New Technologies and Learning Environments research line (PPGE-UFSCar). In order to do so, we address the main problems researched, theoretical and methodological references adopted, the main results evidenced in the investigative processes carried out and in the training of researchers conducted by the participants of the research line over the last 40 years. <![CDATA[Os referenciais teóricos na pesquisa do PPGE-UFSCar: análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado na área de Fundamentos da Educação (1993-2007)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerando que a atual complexidade e amplitude da produção científica exigem estudos de metaciência, este artigo apresenta o resultado da análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado do PPGE-UFSCar, na área de Fundamentos da Educação, no período de 1993 a 2007, objetivando identificar os paradigmas epistemológicos que fundamentaram tal pesquisa em educação. A análise de 55 teses defendidas no período permitiu identificar a presença dos paradigmas marxista, fenomenológico e das “tendências pós-modernas”, com predominância do primeiro, bem como apontar as principais obras e autores referenciais, destacando a atuação dos orientadores.<hr/>Abstract Considering that the current complexity and amplitude of scientific production require the study of metascience, this article presents the bibliographical and epistemological results acquired from the analysis of the scientific production in the Doctoral at PPGE-UFSCar, in the field of Educational Fundaments, from 1993 to 2007, aiming to identify the epistemological paradigm that based the aforementioned research in education. The analysis of 55 theses proposed during the quoted period identified the presence of Marxist paradigms, phenomenological and “post modern trends”, with the predominance of the first one. The analysis also pointed out the most relevant works and authors, highlighting the assistance from respective advisors. <![CDATA[A prática da tabuada nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute a prática da tabuada nas escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul, Brasil, por meio do estudo das aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia, editadas pela Igreja Evangélica Luterana para suas escolas, na primeira metade do século passado. Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Essas escolas estavam inseridas num projeto comunitário e missionário que buscava ensinar a língua materna, matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Fundamentando-se na pesquisa histórica, verificou-se a presença da pequena tabuada nas edições da Primeira Aritmética, com a apresentação de regras práticas para decorá-la, exercícios com elementos concretos e o desenvolvimento da multiplicação como uma soma de parcelas iguais. Nas demais edições, a pequena tabuada é retomada, observando-se exercícios que avançam até a tabuada de 19, além da tabuada com números romanos e frações. Mesmo que essas aritméticas tenham sido editadas num período marcado pelo movimento da Escola Nova no Brasil e, que algumas atividades para o estudo da tabuada estejam alicerçadas no método intuitivo, as mesmas ainda refletem a tradição pedagógica de memorização da tabuada.<hr/>Abstract The article discusses the practice of operations tables in the Lutheran parochial schools of the 20th century in Rio Grande do Sul, Brazil, through the study of the arithmetic of the Order and Progress series and of the Concordia series, edited by the Lutheran Church for their parochial schools in the first half of the past century. In 1900, the Missouri Synod, today Evangelical Lutheran Church of Brazil, began mission in gaucho German colonies, founding religious congregations and parochial schools. These schools were included in a missionary and community project that sought to teach the mother tongue, mathematics, cultural, social and especially religious values. Basing on historical research, it verified the presence of small operations tables on the editions of the First Arithmetic, with the presentation of practical rules to decorate the same, exercises with concretes elements and the development of the multiplication as a sum of equal installments. In the other editions, the small operations tables is resumed, observing exercises that advance until the multiplication table of 19, beyond of operations tables with Roman numerals and fractions. Even that these arithmetic have been edited in a period marked by the movement of the New School in Brazil and, that some activities to study the operations tables are grounded in intuitive method, they still reflect the pedagogical tradition of memorizing the operations tables. <![CDATA[Universidade de Buenos Aires durante os anos peronistas: imagens, mitos, verdades e pós-verdades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este es un estudio académico de la Universidad de Buenos Aires (UBA) durante el peronismo con el específico interés en desmitificar su historia. Desde la década de 1940 se han construido relatos en torno a su devenir que no coinciden con las fuentes recabadas ni con los datos académicos sobre el período. Así, se construyó una historia de la UBA fundada en datos imprecisos e imágenes construidas durante y posteriormente al gobierno de Juan Domingo Perón de los años 1946-1955 en las que se resalta la mediocridad de la institución producto de su vaciamiento intelectual y la pérdida de su autonomía. Aquí haremos un rastreo de los principales orígenes de estas mistificaciones y los incluiremos dentro del concepto de pos-verdad, para evidenciar ésta característica en el primer y segundo gobierno de Perón.<hr/>Abstract This is an academic study of the University of Buenos Aires (UBA) during Peronism with the specific interest in demystifying its history. Since the 1940s ideas have been constructed of its functioning that do not coincide with the sources collected nor with the academic data about the period. Thus, a history of the UBA was built based on imprecise data and images constructed during and after the government of Juan Domingo Perón from the years 1946-1955 in which the mediocrity of the institution product of its intellectual emptying and the loss of its autonomy. Here we will trace the main origins of these mystifications and we will include them within the concept of post-truth, to show this characteristic in the first and second government of Perón.<hr/>Resumo Este é um estudo acadêmico da Universidade de Buenos Aires (UBA) durante o peronismo com o objetivo específico de desmitificar a sua história. Desde a década de 1940 vêm sendo construídos relatos em torno de seu funcionamento que não coincidem com as fontes coletadas nem com os dados acadêmicos sobre esse período. Assim, se construiu uma história da UBA fundada em dados imprecisos e imagens criadas durante e após o governo de Juan Domingo Perón nos anos de 1946 a 1955, na qual se ressalta a mediocridade da instituição, produto de seu esvaziamento intelectual e a perda de sua autonomia. Aqui faremos um rastreamento das principais origens destas mistificações e as incluiremos dentro do conceito de pós-verdade, para evidenciar esta característica do primeiro e segundo governo de Perón. <![CDATA[O “aluno problema”: contribuições de Joel Martins (1970) para a Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo discutir a noção de “aluno problema” apresentada por Joel Martins em seu trabalho intitulado “O Psicólogo Escolar”, publicado em 1970 pela Revista de Psicologia Normal e Patológica do Instituto de Psicologia da PUC/SP. A pesquisa, de cunho historiográfico, teve como foco de análise os modos de ver a criança, a família e a escola e suas relações com o processo de produção dos então denominados “alunos problema”. Em uma época em que a psicologia escolar limitava-se à classificação e encaminhamento dos alunos, Joel Martins (1970) questiona os limites impostos por um olhar eminentemente clínico-terapêutico sobre a criança e a família, chamando atenção para os aspectos intraescolares de produção das dificuldades dos alunos, dentre os quais, destacam-se: o trabalho do professor em sala de aula e sua percepção sobre os alunos, os conhecimentos e saberes sobre a condição física, intelectual, psíquica ou social da criança, as relações entre escola e família, e o caráter ativo da criança em seu processo de participação e aprendizagem na escola. Ao discutir a realidade do “aluno-problema” a partir de sua relação com a dinâmica escolar, o autor rompe com uma visão patologizante das diferenças na escola, trazendo importante contribuição para o campo da Psicologia da Educação.<hr/>Abstract This article aims to discuss the concept of “student problem” by Joel Martins in his work entitled “O Psicólogo Escolar” (The School Psychologist), published in 1970 by the Revista de Psicologia Normal e Patológica do Instituto de Psicologia da PUC/SP (Journal of Normal and Pathological Psychology of the Psychology Institute of PUC / SP). The research, based on a historiographical methodology, focused on the analysis of the ways of seeing the child, the family and the school as well as its relations to the production of the so-called “student problem”. In a period that school psychology was limited to the classification and referral of students, Joel Martins (1970) questions the limits imposed by an eminently clinical-therapeutic vision of child and family, drawing attention to the inner aspects of school dynamics in the production of student difficulties. The main aspects related to the production of the “problem student” in the work of Joel Martins (1970) were: the role of teachers in the classroom, their perception and attitudes towards the students, the expertise and knowledge about the physical, intellectual, psychological and social development of the students, the relations between school and family and the active character of children in their participation and learning process in school. As a result, Joel Martins (1970) breaks with a pathologizing view of students differences in school, bringing an important contribution to the field of Psychology of Education. <![CDATA[Estudo bibliométrico sobre a política educacional para pessoas com deficiência entre 1997 e 2014]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo geral analisar a produção científica sobre a temática da política na modalidade Educação Especial, no período de 1997 ao primeiro semestre de 2014, presentes na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e na Revista Educação Especial (REE). A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento junto à base de dados das revistas e a seleção dos artigos foi realizada através de uma busca pelo termo “política” nos portais eletrônicos das referidas revistas. Para armazenar os dados foi usado como instrumento de coleta um protocolo de registro bibliométrico criado pelos autores. Para a análise de dados desses periódicos foi empregada a metodologia de estudo bibliométrico, utilizando diversos indicadores, e para o tratamento dos dados foi feito o uso do Software Microsoft Excel. Os dados foram apresentados por meio de tabelas e gráficos. Foram contabilizados 44 artigos de temáticas e objetivos diversos e 70 autores vinculados, principalmente, à região Sul e Sudeste do país. Os resultados mostraram que, após o ano de 2008, houve um aumento considerável na quantidade de artigos produzidos, tendo como metodologia, em sua maioria, estudos documentais e qualitativos. Além disso, muitos trabalhos apresentaram resumos com escrita científica que enfatizaram em suas conclusões a ineficiência da gerência administrativa do Poder Público para garantir uma Educação Especial de qualidade. Portanto, consideramos que a política educacional para as pessoas com deficiência possui limites, possibilidades e desafios, além de serem necessárias novas metodologias em futuros estudos sobre essa política.<hr/>Palavras-chave: Educação especial. Política educacional. Estudo bibliométrico.<hr/>Abstract This article’s general objective is to analyze scientific production about politics in Special Education modality, from 1997 to first semester of 2014, in the Brazilian Journal of Special Education (Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE) and in the Special Education Journal (Revista Educação Especial - REE). These journals were analyzed by bibliometric methodology and included several indicators recorded in Software Microsoft Excel. There were 44 counted articles with different themes and objectives, and 70 authors, who lived mainly in the South and Southwest regions of Brazil. Results point that the production of articles presented a notable increase after 2008, and the methodology used was, in general, documental and qualitative studies. Besides, many works presented abstracts with unfinished scientific writing and conclusions that emphasized the inefficiency of administrative management of Public Service to guarantee Special Education of quality. Therefore, we considered that educational politics for people with deficiencies have limits, possibilities and challenges, besides there is a necessity of new methodology types in future studies on politics. <![CDATA[Política de educação especial em território mexicano: o município de Xalapa em perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre políticas de Educação Especial implementadas no município de Xalapa, capital do Estado de Veracruz/México. Baseados no estudo de documentos e nos dados disponibilizados pela Diretoria de Educação Especial do Estado de Veracruz trazemos questões relativas à organização dos espaços e atividades desenvolvidas pela administração pública veracruzana em Xalapa, tendo em vista a garantia de escolarização para estudantes com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento naquela municipalidade. Associados a essas questões, também destacamos dados censitários e estatísticos que evidenciam os perfis dos estudantes com diagnóstico de deficiência e/ou de transtornos globais do desenvolvimento matriculados em escolas de ensino comum em Xalapa/VER-MEX. Dos resultados, observa-se que as práticas administrativas da diretoria de Educação Especial de Veracruz trazem intencionalidades políticas para a melhoria das condições de realização da educação de pessoas com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento em Xalapa. Via de regra, os serviços de Educação Especial realizados no contexto da escola de ensino comum constituem parte importante do trabalho dos profissionais que atuam na Direção de Educação Especial do Estado de Veracruz. Destaca-se que o conjunto de serviços de Educação Especial disponibilizados em Xalapa, articulado com os desafios presentes no prosseguimento da escolarização dos estudantes com deficiência, indica a importância de se considerar cada vez mais e de forma sistemática as experiências vividas no cotidiano escolar como referência na avaliação das políticas e das propostas educativas que se vêm implementando.<hr/>Abstract The text aims to present reflections on Special Education policies implemented in the municipality of Xalapa, capital of the State of Veracruz / Mexico. Based on the study of documents and data provided by the Directorate of Special Education of the State of Veracruz we bring questions regarding the organization of spaces and activities developed by the Veracruz public administration in Xalapa. With a view to guaranteeing schooling for students with disabilities and/or with global developmental disorders in Xalapa. Associated with these questions, we also highlight statistical data that show the profiles of students with a diagnosis of disability and/or developmental disorders enrolled in common schools in Xalapa/VER-MEX. From the results, one can note that the administrative practices of Special Education sectors bring political purposes in order to improve conditions for disabled people and/ or people with developmental global disturbances to perform Education in Xalapa. As a general rule, the Special Education services delivered in the context of common education schools constitute an important part for the Special Education Administration’s work in the state of Veracruz. One can highlight that the set of services provided by the public administration in Xalapa, by being articulate with the challenges existing in the schooling continuation by disabled students, signals the importance in considering more and more, and in a systemic way, the experiences of school routine as a reference for the evaluation of educational policies and proposals which have been implemented.<hr/>Resumen Tiene como objetivo presentar reflexiones sobre las políticas de educación especial implementadas en la ciudad de Xalapa, la capital del estado de Veracruz / México. Basándose en el estudio de los documentos y los datos proporcionados por la Junta de Educación Especial del Estado de Veracruz traemos cuestiones relativas a la organización de los espacios y las actividades desarrolladas por la administración pública Veracruzana en Xalapa. Con el fin de garantizar la educación para los estudiantes con discapacidades y / o trastornos generalizados del desarrollo en ese municipio. Asociado a estas cuestiones también destacamos censo y los datos estadísticos que muestran los perfiles de los estudiantes diagnosticados con discapacidad y / o trastornos generalizados del desarrollo matriculados en las escuelas ordinarias en Xalapa/VER-MEX. A partir de los resultados, se observa que las prácticas administrativas de la Junta de Educación Especial de Veracruz traer intenciones políticas para la mejora de las condiciones para la educación de las personas con discapacidad y / o trastornos generalizados del desarrollo en Xalapa. Como regla general, los servicios de educación especial en la escuela común en el contexto de una parte importante en el trabajo de los profesionales que trabajan en la Dirección de Educación Especial del Estado de Veracruz. Es de destacar que los servicios de educación especial fijan disponibles en Xalapa, en combinación con los retos en la formación continua de los estudiantes con discapacidad, indica la importancia de considerar cada vez más y de manera sistemática las experiencias en la vida cotidiana de la escuela como una referencia evaluación de las políticas y propuestas educativas en ejecución. <![CDATA[Teoria democrática e políticas de educação: a importância da deliberação para a accountability]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo propõe uma revisão crítica da função da educação e da ideia de accountability contida nas premissas neoliberais, visando explicitar uma abordagem que considere caminhos teórico-conceituais na educação que sustentem uma configuração mais democrática e deliberativa, com um projeto político, cultural e educacional capaz de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Como pudemos notar, a educação está cada vez mais sujeita às estratégias normativas do economicismo. Com as novas estruturas e funções da gestão no campo da educação que enfatizam a accountability, há uma função primordial de controle à distância de um Estado mínimo, considerado como o novo Estado avaliador, cujas políticas de educação estão convergindo para um número cada vez maior em diversos países. Para tanto, o estudo se propôs a revisar as principais tipologias do fenômeno da accountability, para depois apresentar novas maneiras de se pensar a educação a partir dos principais teóricos da democracia deliberativa, enfatizando a necessidade do discurso e até mesmo do conflito. Por fim, como resultado, foi feita a conexão de aspectos da teoria democrática deliberativa, vinculadas à área da Ciência Política, com mecanismos que permitam o diálogo entre atores educacionais no processo de prestação de contas, de avaliação e de responsabilização. Com isso, o espaço da política e da educação em uma democracia deve estar centrado no discurso e no diálogo e não totalmente pautado em ideais competitivos, neoliberais ou republicanos, mas sim em uma política deliberativa que viabilize sua complexidade para a totalidade dos cidadãos.<hr/>Abstract The study proposes a critical review of the education function and accountability idea contained in the neoliberal premises, aiming to explain an approach that considers theoretical and conceptual pathways in education to support a more democratic and deliberative configuration with a political, cultural and educational project which is capable to meet the challenges of the contemporary world. As we noted, education is increasingly subject to the regulations of economism strategies. With new structures and functions of management in the field of education that emphasize accountability, there is a primary control function at a distance of a minimum state, characterized as the new state evaluator, whose educational policies are converging in an increasing number of several countries. Therefore, the study proposed to review the main tipologies that deal with accountability phenomenon, and then to introduce new ways of thinking about education from the key theoretical of deliberative democracy, emphasizing the need of speech and even conflict. Finally, as a result, there was a connection of aspects of democratic theory deliberative, linked to the area of Political Science, with arrangements that allow the dialogue between educational actors in the process of accountability and assessment. Thus, the space of politics and education in a democracy must be centered in the discourse and dialogue, and not entirely guided by competitive ideals, neoliberal or Republicans, but in a deliberative policy that enables its complexity for all citizens. <![CDATA[Determinantes da situação do egresso de gestão ambiental da Universidade de Brasília - UnB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Embora o número de matrículas na última década no ensino superior tenha dobrado, a produtividade registrada pelos trabalhadores no Brasil permaneceu praticamente estável, sugerindo uma baixa efetividade dos conhecimentos adquiridos nas universidades do Brasil. A Universidade de Brasília (UnB) ampliou o seu número de vagas por meio da criação de novos campi na periferia da cidade de Brasília como, por exemplo, pela criação da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). A FUP foi inaugurada em 2006 e oferece os cursos de Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a influência de atividades acadêmicas do curso de Gestão Ambiental (GAM) da FUP na empregabilidade do seu egresso, bem como, a interferência dessas atividades na decisão do ex-aluno pela continuidade dos estudos. Para tanto, aplicaram-se questionários para os egressos do curso de GAM da FUP, alcançando uma amostra de 44 formulários respondidos. Dentre os resultados destacou-se a influência positiva de estágios para a inserção do egresso no mercado de trabalho e de atividades de iniciação científica na continuidade de seus estudos. Atividades de extensão não contribuíram significativamente para a empregabilidade e nem para a continuidade dos estudos pelo egresso analisado.<hr/>Abstract Although enrollment in the last decade in higher education has doubled, productivity recorded by workers in Brazil remained stable, suggesting a low effectiveness of the knowledge acquired by Brazil universities. The University of Brasilia (UnB) has expanded its number of vacancies through the creation of new campuses on the periphery of Brasilia city, for example, the creation of the UnB Faculty of Planaltina (FUP). The FUP was opened in 2006 and offers courses of the Agribusiness Management, Environmental Management, Degree in Natural Sciences and Rural Education. The Environmental Management course (EM) of FUP is new and untraditional, raising the importance of evaluation. Thus, the study aimed to analyze the influence of the academic activities from EM course at employability of its egress, as well as, the interference of these activities in the decision of the former student continue your study. To this end, questionnaires were given to the egress from the EM course of FUP, reaching a sample of 44 forms returned. Among the results highlighted the positive influence of professional internship for the insertion of graduates in the labor market and scientific research activities in the continuity of their studies. Extension activities do not contribute significantly to employment and neither to the continuation of studies by the egress analyzed. <![CDATA[Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A educação inclusiva implica tomada de decisões que afetam o processo educativo escolar e contestam práticas tradicionais, tanto do ponto de vista organizacional e político quanto didático-pedagógico. A formação inicial de professores se situa nesse cenário e tem apresentado limitações. Os cursos de formação, em especial a Pedagogia, não têm conseguido capacitar os futuros professores para atenderem de forma efetiva as necessidades e particularidades dos alunos público alvo da Educação Especial. Diante desse contexto, a pesquisa teve por objetivo identificar, junto aos estudantes egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília (Brasil), quais são suas percepções sobre tal curso de formação inicial e verificar se promove uma formação em direção à perspectiva educacional inclusiva. A coleta ocorreu por meio da aplicação de um questionário online via plataforma Google Forms, com base em uma análise quanti-qualitativa dos dados que foram organizados em temas centrais relacionados com a formação do professor na perspectiva inclusiva. Os resultados apontaram a necessidade de reestruturação curricular do curso de forma a priorizar a relação entre as disciplinas que tratam de conteúdos de Educação Especial e as demais, além da inserção de oportunidades de estágio em salas de aulas inclusivas para aprimorar a formação do professor.<hr/>Abstract Inclusive education implies decision-making that affects the school educational process and contests traditional practices, both from organizational and political point of view as well as didactic-pedagogical. The initial teacher training lies in this scenario and has presented limitations. Training courses, especially the degree in Education, have not been able to train the future teachers to effectively meet the needs and particularities of the target students of Special Education. In view of this context, the objective of the research was to identify, along with the graduating students of Education course of the Faculty of Philosophy and Sciences - UNESP / Marília (Brazil), their perceptions about such initial formation course, and verify whether it promotes a formation towards the perspective Inclusive education. Data gathering was carried out by means of the application of an online questionnaire via Google Forms platform, based on a quanti-qualitative analysis of the data organized in central themes related to teacher education in an inclusive perspective. The results pointed out the need for curricular restructuring of the course in order to prioritize the relationship between the disciplines dealing with Special Education content, and the others, as well as the inclusion of internship opportunities in inclusive classrooms to improve teacher education. <![CDATA[Formação e desejo de ser professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Como alguém se torna um professor? Essa questão a priori parece óbvia, pois esse nascimento pode se dar junto à formação profissional específica da academia, obtendo-se assim a condição regulamentar pretendida, mediante o porte de um título que materialmente se apresenta na forma de um diploma. Mas as respostas simplificadas nunca foram as mais convincentes, por isso optamos, neste artigo, por buscar apreender essa questão a partir de uma pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos de inconsciente, sujeito, desejo, transferência e ética. Elegemos, portanto, como referencial básico um recorte orientado nas obras de Freud e Lacan.<hr/>Abstract How does one become a teacher? This question seems obvious a priori; it can come about with specific training at a college, leading to obtaining the required regulatory status by means of a title conferred in the form of a degree. In this article we have chosen to put aside such obviousness in an effort to understand the issue through a review of the literature involving the concepts of the unconscious, subject, desire, transfer and ethics. Therefore, a guided cross section of the works of Freud and Lacan was chosen as a basic reference.<hr/>Resumen ¿Cómo una persona se convierte en un profesor? Esa cuestióna prioriparece obvia, pues ese nacimiento se puede dar por medio de la formación profesional específica de una Facultad, obteniéndose así la condición reglamentaria pretendida, sancionada con la posesión de un título que materialmente se presenta en forma de un diploma. En este artículo optamos por ir más allá de tal obviedad para penetrar en esa cuestión a partir de una investigación bibliográfica alrededor de los conceptos de inconsciente, sujeto, deseo, transferencia y ética. Delimitamos, consecuentemente, como referencias teóricas básicas, un corpus orientado en las obras de Freud y Lacan. <![CDATA[Percursos formativos de apropriação e uso pedagógico das tecnologias digitais de rede potencializados em arquiteturas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto consiste em analisar os percursos formativos de apropriação e uso pedagógico das tecnologias digitais de rede pelos profissionais da Educação Básica via Arquiteturas Pedagógicas. Para tanto, realizou-se, quinzenalmente, ações de formação presencial e à distância em uma escola da rede pública de ensino situada na cidade de Juara-MT, Brasil. Os fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos que sustentam as ações e processos formativos são a pesquisa-ação ao lado dos pressupostos da pesquisa-formação. Para a composição do corpus de análise, utilizaram-se dados coletados por meio de questionários e excertos de narrativas escritas em memoriais reflexivos. As informações produzidas pela pesquisa apontam que a aprendizagem do profissional da educação é motivada pela necessidade que sente com referência a atuação e desenvolvimento profissional. A pesquisa demonstra que os participantes, no início do projeto, apresentavam pouca familiaridade com as tecnologias digitais de rede, mas compreenderam a necessidade de incluir seus estudantes na cultura digital, com a prerrogativa de potencializar suas capacidades de comunicação, argumentação e (re) construção de conhecimentos. Os desafios vivenciados no âmbito da pesquisa sinalizam para a importância de se pensar ações de pesquisas colaborativas voltadas para instituir práticas e processos interativos de criação e autoria em ambientes formativos híbridos com suporte das tecnologias digitais de rede.<hr/>Abstract This paper consists of analysing the Developmental pathways of educational appropriation and use of digital network technologies by professionals of Basic Education via Pedagogical Architectures. In order to do so, every fortnight a face-to-face teacher training programme at a public school in the city of Juara-MT, Brazil was conducted. The theoretical, conceptual and methodological background that supported the developmental endeavours and processes were action research in tandem with the research-training postulations. For the composition of the corpus to be analysed, data collected through questionnaires and excerpts from narratives written in reflexive memorials were used. The information produced by the research indicates that the learning of the apprentice is motivated by the need that s/he feels with reference to his/her professional development and performance. It was demonstrated that participants had little acquaintance with digital network technologies at the initial phase of the project. However, they managed to grasp the need to include their students in the digital culture aiming at enhancing their communication, argumentation and knowledge reorientation. The challenges faced point out to the importance of conceiving collaborative research actions aimed at establishing interactive practices and processes of creation and authorship in hybrid training environments supported by digital network technologies. <![CDATA[Relação teoria-prática na percepção de alunas-professoras de um programa especial de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta resultado de pesquisa realizada com professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental em formação em um programa especial oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com municípios paulistas e universidades do estado de São Paulo, Brasil, (no caso pesquisado, a Universidade de São Paulo). Esse programa visava certificar os docentes no âmbito do ensino superior. Este texto pretende apresentar resultados de investigação relativos às aprendizagens desenvolvidas nos processos de socialização das professoras, tendo como suporte autores como Bourdoncle, Chartier, Tardif e Raymond. O foco é a percepção das professoras sobre a relação entre saberes teóricos e práticos no exercício profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três professoras, observações in loco e registros em caderno de campo. Presenciou-se uma tensão entre saberes práticos e teóricos em várias aulas, mas também momentos em que havia o reconhecimento de suas práticas nos textos acadêmicos estudados. Como resultados, observou-se que a socialização profissional promovida pelo programa foi destacada como fundamental pelas cursistas, pois propiciou a troca de experiências e fez que se percebessem como um grupo profissional. Essa percepção e o diploma de nível superior aumentaram o sentimento de autoestima e de segurança das professoras em relação ao seu trabalho.<hr/>Abstract The article shows a research results done with primary and secondary education teachers in a special program offered by the State of São Paulo Education Department in partnership with São Paulo municipalities and universities in the state of São Paulo, Brazil, (in the case, University of São Paulo). This program aimed certifying teachers in the field of higher education. This text intends to present real research results to the learning developed in the processes of socialization of the teachers, supported by authors like Bourdoncle, Chartier, Tardif and Raymond. The focus is the teachers’ perception about the relation between theoretical and practical knowledge in the professional practice. Data were collected through interviews with three teachers, observations in the classroom and records in the field. There was a tension between practical and theoretical knowledge in several classes, but also moments in which there was recognition of their practices in the academic texts studied. As results, it was observed that the socialization promoted by the program was highlighted as fundamental by the students, because it allowed the exchange of experiences and made them perceive themselves as a professional group. This perception and the higher level diploma increased the sense of self-esteem and security of the teachers in relation to their work. <![CDATA[Ser professor: reflexões sobre a formação e a docência na Educação de Jovens e Adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem como objetivo conhecer uma amostra de professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA) quanto às suas percepções sobre a docência e a sua formação. O artigo inicia apresentando um panorama da constituição da EJA no Brasil e a docência na modalidade, a partir de revisão teórica. Por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras de Ensino Fundamental de uma Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, as docentes explanaram sobre a escolha e permanência na modalidade, os desafios e possibilidades no trabalho com a EJA. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apresentam professoras de diferentes idades e tempos de docência. Não tiveram conhecimento sobre a EJA, quando de sua formação inicial, vindo a conhecer a modalidade a partir do trabalho realizado nela, diferente do que orienta a Legislação vigente. Comentam sobre as dificuldades em suas práticas, como a de estarem sempre motivadas, incentivando os estudantes, cativando-os para que mantenham o interesse e envolvimento nas aulas. Fatores que exigem aulas bem preparadas e que demonstram a preocupação com a aprendizagem. Elas se reconhecem como professoras da modalidade e por isso permanecem atuando. Ao propor conhecer esta amostra das professoras que trabalham na EJA, espera-se que o presente estudo possa contribuir para refletir sobre a formação e a docência na modalidade, que se mantém tão importante para a efetivação do direito de escolarização de muitos brasileiros.<hr/>Abstract The purpose of this study is to learn about a sample of teachers who work in Youth and Adult Education (YAE) regarding their perceptions of teaching and training. To begin with, the article presents an outlook of the YAE constitution in Brazil and teaching in that modality from a theoretical review. Through semi-structured interviews with ten Elementary Education teachers from a Regional Education Coordination Office in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, they explained why they chose that modality and remained in it, the challenges and possibilities of working in YAE. The data were analyzed in the light of Content Analysis (BARDIN, 2011). The results show teachers of different ages and teaching times. They had no knowledge of YAE at the time of their early training and learned about the modality through working with it, different to what the current Legislation instructs. They mention the difficulties they face in their practices, such as always being motivated, encouraging students, enthralling them to remain interested and involved in class. Those factors require well prepared classes and demonstrate they are concerned with learning. They recognize themselves and teachers of the modality, which is the reason to remain in the activity. By proposing to learn about this sample of teachers working in YAE, it is expected that the present study may contribute towards reflecting upon training for and teaching in the modality, which remains of great importance to effectuate the right to schooling for many Brazilians. <![CDATA[Conteúdos de educação física no ensino fundamental: Contribuições de boas práticas para a formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com base nas boas práticas de uma professora de Educação Física iniciante, este artigo pretende identificar elementos que contribuam para uma sistematização de conteúdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, para a formação docente. Essas práticas resultam do recorte de uma Dissertação de Mestrado em Educação subsidiada pelo eixo de análise “conteúdo escolar”. A Dissertação, cujo objetivo consistiu em conhecer e compreender as práticas da professora e as fontes que influenciam na construção de seus saberes, desenvolveu-se por meio de um estudo de caso como uma possibilidade de pesquisa qualitativa com utilização de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Igualmente, a professora e as duas escolas estaduais do Estado de São Paulo foram caracterizadas e o processo de construção dos eixos de análise foi elucidado. Os elementos, identificados no eixo “conteúdo escolar” (os quais sinalizam o “que”, “como” e “porque” a professora ensina), podem contribuir para uma sistematização de conteúdos nas aulas de Educação Física nos anos iniciais e auxiliar professores de Educação Física iniciantes. As boas práticas se fundamentam em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar de ensino, ressignificam a aprendizagem discente e apresentam aspectos positivos e negativos, identificados pela professora como padrões para entender os obstáculos e os próprios problemas relativos às suas práticas, decisões teóricas e à formação docente. Portanto, promovem um entendimento sobre as aprendizagens adquiridas no início da carreira, reflexões sobre políticas públicas de formação docente e novos diálogos sobre a possibilidade de desenvolvimento de boas práticas por professores de Educação Física.<hr/>Abstract Based on best practices of a Physical Education teacher beginner, this article aims to identify elements that contribute to a systematization of content in the early years of Elementary School and hence for teacher training. These practices result from clipping a Master’s Thesis in Education subsidized by the analysis axis “school subject”. The Master, whose objective was to know and understand the practices of the teacher and the sources that influence the construction of their knowledge, developed through a case study as a possibility of qualitative research with the use of semi-structured interviews, participant observation and document analysis. Also, the teacher and the two state schools of the State of São Paulo were characterized and the process of construction of the axes of analysis has been elucidated. The elements identified in axis “school subject” (which indicate “what”, “how” and “why” the teacher teaches), can contribute to a systematization of content in Physical Education classes in the early years and assist teachers Physical Education beginners. The best practices are based on a contextualized and interdisciplinary approach to teaching, resignify to student learning and have positive and negative aspects identified by the teacher as patterns to understand the obstacles and their problems relating to its practical, theoretical decisions and teacher training. Therefore promote an understanding of the learning acquired at the beginning of his career, reflections on public policy teacher training and new dialogues about the possibility of development of good practice for Physical Education teachers. <![CDATA[Diversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo está relacionado ao cotidiano das crianças de Educação Infantil no que se refere às interações sociais estabelecidas nesse ambiente escolar em relação à criança negra. Apresenta uma análise acerca de uma pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil, que objetivou investigar como as interações sociais e relações raciais aconteciam entre crianças negras e brancas e com a professora da sala. Entendendo que este espaço escolar deve ser um ambiente que respeite a criança em suas individualidades e auxilie no desenvolvimento de habilidades de interação e respeito ao próximo, faz-se importante discutir a diversidade étnico-racial na escola. Para a realização do estudo utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas e observações do espaço escolar e da rotina da sala de aula. Os resultados apontam que as crianças, desde muito pequenas, conhecem e empregam categorias étnico-raciais em seus diálogos. Observou-se que nos momentos de brincadeira, em que estavam mais livres e autônomas para expressarem suas opiniões, as questões étnico-raciais surgiam em seus diálogos, no entanto, durante as brincadeiras elas se relacionavam sem que o pertencimento racial interferisse em suas interações. Vivências práticas em que a diversidade étnico- racial se fazia presente pareceu-nos possibilitarem para as crianças que esse assunto fosse tratado com mais naturalidade por elas. Buscamos por meio do presente texto, evidenciar a presença de questões étnico-raciais no contexto da Educação Infantil.<hr/>Abstract This article is related to the daily of children in early Childhood Education in regard to social interactions established in that school environment in relation to the black child. It presents an analysis of a survey carried out in an early Childhood Education Institution, which aimed to investigate how social interactions and race relations took place between black and white children and the teacher’s room. Understanding that the school environment should be an environment that respects the child in their individualities and assist in the development of interaction skills and respect for others, it is important to discuss racial ethnic diversity in school. For the study we used as data collection instruments interviews and observations of school space and classroom routine. The results showed that children from very small know and employ ethnic racial categories in their dialogues. It was observed that in times of play, they were more free and autonomous to express their opinions, racial ethnic issues arose in his dialogues, however, during the games they related without the racial belonging impair their interactions. Experiences practices that racial ethnic diversity was present it seemed possible to the children that this matter be treated more naturally for them. We seek through this text highlight the presence of racial ethnic issues in the context of early childhood education. <![CDATA[A roda da conversa na educação infantil: instrumento de silenciamento ou amplificação da voz da criança?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo reflete sobre o silenciamento e/ou a amplificação da voz da criança por meio da roda da conversa como instrumento pedagógico no espaço da educação infantil. A metodologia adotada é qualitativa e as técnicas de construção de dados são: a observação participante em uma escola particular, a observação total em um Centro de Educação Infantil - CEI -, diário de campo, entrevista semiestruturada, e desenhos de crianças. A análise dos dados se baseia em Oriolo, Siste, Larrosa, Kohan, entre outros. Os dados permitem afirmar que o educador no espaço de educação infantil, ao se desprender de movimentos rígidos e deterministas, favorece que a criança se constitua como sujeito ativo. A roda da conversa como instrumento pedagógico colabora com a singularização ao amplificar a voz da criança ao mesmo tempo em que potencializa e fomenta práticas democráticas e de escuta qualificada e responsiva. Desta forma, permite rever pensares e fazeres no espaço educativo para além da educação infantil (0-6 anos), contribuindo para a educação da infância (0-10 anos).<hr/>Abstract The article reflects about silencing and/or the amplification of the childrens’ voice through the conversation circle as an educational tool in the space of early childhood education. The methodology is qualitative and data construction techniques are: participant observation in a private school, the total observation in an early childhood education center - CEI - diary of field, semi-structured interviews and childrens’ drawings. Data analysis is based on Oriolo, Siste, Larrosa, Kohan, among others. The study allows to affirm that the educator in a children education space, when freed from rigid and deterministic movements, leads the child to be an active subject. The talk wheel as a pedagogical tool collaborates with singularization when it amplifies the child’s voice and also when it potentiates and disseminates democratic practices and provides the exercise of qualified and responsive listening. Besides, it allows to review ways of thinking and doing in the educational space beyond childhood education (0-6 years), but contributing to the education of children (0-10 years). <![CDATA[Programa Ciência sem Fronteiras: relato de experiências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O programa Ciência sem Fronteiras foi criado a fim de reduzir a distância entre as universidades brasileiras e as mais prestigiosas universidades estrangeiras, através da mobilidade acadêmica. Esse programa federal precisa ser avaliado para que a comunidade tenha um retorno e saiba o que tem sido realizado por esses bolsistas no exterior. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências acadêmicas e extra-acadêmicas, adquiridas durante o intercâmbio de quatro estudantes através do programa Ciência sem Fronteiras. Desta forma, busca-se um olhar crítico sobre este programa e como este tem ajudado na formação profissional e visão cidadã dos estudantes contemplados. Quatro acadêmicos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) campus Frederico Westphalen foram selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras para graduação sanduíche no exterior. Os acadêmicos estudaram em universidades da Itália, Alemanha e Austrália pelo período de 12 a 18 meses. Durante a estadia no exterior os bolsistas frequentaram cursos de idioma, disciplinas nas universidades e realizaram estágios. A experiência proporciona aprendizados inefáveis que podem contribuir na busca pela excelência acadêmica aqui no Brasil, através do compartilhamento dessas experiências com professores e colegas. Ter uma experiência internacional no currículo acadêmico e profissional irá definitivamente destacar dentre os demais, em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Estudar no exterior está entre as experiências mais instigantes e enriquecedores para qualquer acadêmico.<hr/>Abstract The Science without borders program was created aiming to reduce the distance between the Brazilian universities and the most prestigious foreign universities, through the students’ mobility to other countries. This federal program needs to be evaluated so that the community has a return and learn what it has been done by these fellows abroad. The aim of this work is to report the academic and extra-academic experiences acquired by four students of the Science without Borders Program during their period studying abroad. In this way, we seek a critical look at the program and how it has helped in the professional formation and improved the citizen vision of the students who are contemplated. Four students from UFSM, campus Frederico Westphalen, were selected by the Science without Borders program to do the sandwich under graduation abroad. The students have studied at universities in Italy, Germany and Australia for a period of 12 to 18 months. During the period abroad, fellows attended language courses, undergraduate courses at universities and performed internships. Experience provides ineffable learning that can contribute to the pursuit of academic excellence in Brazil, by sharing these experiences with teachers and classmates. Having an international experience in the academic and professional resume will definitely stand out among the rest in an extremely competitive job market. Study abroad, mostly still during under graduation is set between the most exciting and enriching experiences for any undergraduate student. <![CDATA[Democratização do acesso ao conhecimento e os desafios da reconfiguração social para estudantes e docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O uso da internet e das mídias sociais têm se constituído uma ferramenta de construção das relações sociais, implicando novas formas de aprendizagem e de democratização do acesso ao conhecimento. O artigo tem por objetivo refletir sobre a democratização do acesso ao conhecimento e os desafios impostos pela reconfiguração social a partir do uso intensivo da internet. Pretende, também, problematizar o uso da web para a aprendizagem e o desenvolvimento humano de estudantes e professores do ensino superior no século XXI. O momento de mudanças nos processos sociais e educacionais é propício à reflexão crítica proposta, embora não se tenha a intenção de esgotar a discussão. As reconfigurações sociais caminham em paralelo à democratização do acesso ao conhecimento. O acesso ao conhecimento não basta a si mesmo: é preciso que esteja a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento dos indivíduos, via práticas pedagógicas. No processo educativo, a ruptura do legado da escola tradicional e a instauração da abertura do campus de cimento e concreto para o campus virtual, favorecerá a integração comunidade acadêmica a outras comunidades virtuais, abertas, para o exercício democrático de outras práticas e formas de comunicação docente.<hr/>Abstract The use of the internet and social media has become a tool for building social relations, implying new forms of learning and democratization of access to knowledge. The article aims to reflect on the democratization of access to knowledge and the challenges imposed by social reconfiguration from the intensive use of the internet. It also aims to problematize the use of the web for the learning and human development of students and teachers of higher education in the 21st Century. The moment of changes in social and educational processes is conducive to proposed critical reflection although it is not intended to exhaust the discussion. Social reconfigurations run parallel to the democratization of access to knowledge. Access to knowledge is not enough for itself: it must be at the service of learning and development of individuals through pedagogical practices. In the educational process, the rupture of the legacy of the traditional school and the opening of the campus of cement and concrete for the virtual campus, will favor the integration of academic community with other virtual communities, open for the democratic exercise of other practices and forms of teacher’s communication.<hr/>Resumen El uso de Internet y de los medios sociales se ha constituido una herramienta de construcción de las relaciones sociales, implicando nuevas formas de aprendizaje y de la democratización del acceso al conocimiento. El artículo tiene por objetivo reflexionar sobre la democratización del acceso al conocimiento y los desafíos impuestos por la reconfiguración social a partir del uso intensivo de Internet. También pretende problematizar el uso de la web para el aprendizaje y el desarrollo humano de estudiantes y profesores de enseñanza superior en el siglo XXI. El momento de cambios en los procesos sociales y educativos es propicio a la reflexión crítica propuesta aunque no se tenga la intención de agotar la discusión. Las reconfiguraciones sociales caminan en paralelo a la democratización del acceso al conocimiento. El acceso al conocimiento no basta a sí mismo: es necesario que esté al servicio del aprendizaje y del desarrollo de los individuos, a través de prácticas pedagógicas. En el proceso educativo, la ruptura del legado de la escuela tradicional y la instauración de la apertura del campus de cemento y concreto al campus virtual, favorecerá la integración comunidad académica a otras comunidades virtuales abiertas para el ejercicio democrático de otras prácticas y formas del comunicación docente. <![CDATA[<strong>Maria Yedda Linhares e a construção da escola de tempo integral no estado do Rio de Janeiro: entrevista com Lia Faria</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000300022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Entrevista com Lia Faria sobre a gestão na Secretaria Municipal de Maria Yedda Linhares (1983-1986), momento histórico, em plena Ditadura Militar, em que, no Rio de Janeiro, buscou-se implementar políticas democráticas de educação. Lia Faria é Pós-doutora em Educação e em Ciências Políticas, coordenadora do Laboratório de Educação e República e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Lia Faria, na década de 1980, era professora de História do estado do Rio de Janeiro e participou ativamente da formação de professores do I Programa Especial de Educação. Como pesquisadora, trabalha com memórias docentes em prol da escola republicana, em particular o pensamento educacional produzido pelas políticas efetuadas pelos governos fluminenses no período situado entre 1975 e 1987, o que inclui as escolas de tempo integral. Por sua vez, Maria Yedda foi a primeira mulher professora, aprovada em concurso público, a assumir uma cátedra no Brasil. Durante a ditadura militar ela foi exilada na França. Na função de secretária municipal de educação, Yedda coordenou, no município, a implantação dos Centros Integrados de Educação Pública como escola republicana de tempo integral.<hr/>Abstract This work is an interview with Lia Faria on the management of Maria Yedda Linhares as municipal secretary of education (1983-1986), a historical moment, in the middle of the Military Dictatorship, in which democratic education policies were sought in Rio de Janeiro, Brazil. Lia Faria is a Post-doctorate in Education and Political Science, coordinator of the Education and Republic Laboratory and a professor of the Graduate Program in Education of the State University of Rio de Janeiro. Lia Faria, in the 1980s, was a History teacher from the state of Rio de Janeiro and participated actively in the training of teachers of the I Special Education Program. As a researcher, she works with teaching memories for the republican school, in particular the educational thinking produced by the policies carried out by the governments of Rio de Janeiro between 1975 and 1987, which includes full-time schools. For her part, Maria Yedda was the first female professor in Brazil. During the military dictatorship she was exiled in France. As municipal secretary of education, Yedda coordinated the implementation of the Integrated Centers of Public Education as a full-time Republican school.