Scielo RSS <![CDATA[Revista Eletrônica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-719920180001&lang=en vol. 12 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Letter to the reader. São Carlos, January 2018]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The theory of reflective teacher in the continuing education: Void speech]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A teoria do Professor Reflexivo vai ao encontro da formação continuada de professores, pois ambas têm a prática como foco central de sua tratativa. Dada a convergência entre os temas, o objetivo deste artigo consiste em analisar a relação que se estabelece entre a formação continuada de professores e a teoria do Professor Reflexivo. Busca-se verificar se a teoria do Professor Reflexivo tem guiado as ações em formação continuada de professores, assim como norteia documentos orientadores em formação continuada. O trabalho se fundamenta no materialismo histórico-dialético e foi realizado por meio de pesquisa qualitativa e coleta de dados de campo em um município de pequeno porte do Estado de São Paulo. Foram entrevistados 12 formadores de professores da área urbana do município e realizadas duas observações em momentos formativos. Procedeu-se a categorização e análise de resultados a partir da análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicam que a prática é eixo central da formação continuada desses professores, contudo, isso não significa a aplicação da teoria do Professor Reflexivo, uma vez que quase não há espaço de reflexão sobre a prática. Percebe-se também carência de ligação entre teoria e prática e prevalência de uma visão pragmática e instrumental desses formadores. Conclui-se que a teoria do Professor Reflexivo está presente muito mais no discurso do que na prática e que o uso atual dessa teoria está vinculado à política educacional neoliberal e não tem contribuído para a emancipação e a formação crítica dos professores.<hr/>Abstract: The theory of Reflective Teacher is consonant with teacher continuing education, as both have the practice as their focus. Given the convergence of the themes, the purpose of this article is to analyse the relation between teacher continuing education and the theory of the Reflective Teacher. The aim is to verify if the theory of the Reflective Teacher has guided the actions in teacher continuing education, just as it guides continuing education documents. The research is based on historical and dialectical materialism and was conducted through a qualitative approach and field research in a small city of São Paulo state. Twelve teacher educators of urban area were interviewed and two different moments of continuing education were observed. The categorization and analysis of the results were done based on the content analysis. The result indicates that the practice is central in the continuing education of these teachers; however, this does not imply the application of the theory of the Reflective Teacher since there is almost no room for the reflection on the practice. It is also noticeable the lack of connection between theory and practice and the prevalence of a pragmatic and instrumental view of these teacher educators. It is concluded, as a result, that the theory of the Reflective Teacher is more present in the speech than in the practice and that the current use of this theory is linked to the neoliberal policy for education and has not contributed to the emancipation and critical formation of teachers. <![CDATA[Pedagogical discourse production in a dialogic perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo objetiva discutir sobre como alguns aspectos da retórica clássica podem influenciar na produção do discurso pedagógico em sala de aula, reproduzindo moldes de uma educação tradicional e conservadora o que, em conformidade com Freire, pode ser considerada uma educação bancária. A partir disso, busca-se uma ressignificação deste discurso a partir de uma perspectiva discursiva da linguagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, pretende-se abordar as contribuições da teoria discursiva de Bakhtin para a produção do discurso pedagógico dos professores na contemporaneidade. Antes disso, será exposto um panorama das discussões anteriores referentes ao discurso, enfatizando, principalmente, em determinados aspectos dois dos momentos mais relevantes nos estudos acerca da linguagem: a filosofia da linguagem grega, com sua noção retórica de linguagem e, historicamente, mais tarde, a filosofia de cunho marxista fundamentada por Bakhtin, focando a linguagem em seu viés social em detrimento do estudo da língua como código linguístico. Com base no trabalho realizado, destaca-se a necessidade de ressignificação na produção do discurso pedagógico dos professores a fim de que ocorra a produção do conhecimento através da relação dialógica entre estudantes e professores.<hr/>Abstract: This study aims at discuss on how some aspects of classical rhetoric may influence in the pedagogical discourse production in class, reproducing some patterns of traditional and conservative conceptions of education, which can be considered, according to Freire, a kind of “banking” education. From this, we are searching to propose a reinterpretation of this discourse according to a discursive perspective of language. It is a qualitative study based on bibliographic method. Therefore it intends to mention some contributions from Bakhtin discursive theory to the modern teachers’ pedagogical discourse production. Before that, an overview will be presented based on previous discussions related to the discourse, emphasizing certain aspects of two of the most relevant moments in the language studies: the philosophy of the Greek language, with its rhetorical notion of language and, historically later, the Marxist philosophy founded by Bakhtin, focusing on the language in its social aspect to the detriment of the study of language as linguistic code. Based on the work done, it´s highlighted the need to reframe the production of pedagogical discourse of teachers so that the production of knowledge through dialogical relationship between students and teachers can occur. <![CDATA[Human rights education: a literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100030&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente estudo faz uma revisão de literatura sistemática de artigos científicos nacionais e internacionais sobre educação em direitos humanos nas bases de dados Portal Periódicos Capes e LILACS, no período entre 2011 a 2015. A análise do material levou em consideração os critérios: 1. periódicos que os estudos foram publicados; 2. país/região do(s) autor(es); 3. natureza do estudo (empírico/teórico); 4. objetivos e principais resultados. Ao final foram selecionados 44 artigos entre nacionais e internacionais. Os resultados mostram a predominância de publicações em educação e em saúde. A Psicologia apresenta-se como a área mais solicitada para publicação e São Paulo (n=08) e Rio Grande do Sul (n=08) são os estados com mais publicações. Os estudos teóricos (n=28) aparecem em maior número em relação aos empíricos (n=16). No que se refere aos objetivos e resultados dos estudos, os dados mostram que há temas em comum e discrepantes nos estudos nacionais e internacionais. Há doze categorias temáticas nos estudos nacionais: educação em direitos humanos; direitos sexuais e reprodutivos; diversidade sexual; segurança pública/justiça; violência; cidadania; saúde; a questão racial; democracia; direitos da criança e do adolescente; o contexto rural e a questão indígena. Já nos estudos internacionais as categorias temáticas foram divididas em cinco, que são: democracia; educação em direitos humanos; direitos sexuais e reprodutivos; sistema prisional; questão indígena. Conclui-se que a democracia, direitos da criança e do adolescente, o contexto rural e a questão indígena, são áreas de maior carência de estudos, sugerindo-se pesquisas futuras sobre essas temáticas.<hr/>Abstract: The present study makes a systematic literature review of national and international scientific articles on human rights education in the Portal Periódicos Capes and LILACS databases, in the period between 2011 and 2015. The criteria for analysis were: 1. periods that the studies were published; 2. country/region of author(s); 3. nature of the study (empirical/ theoretical); 4. objectives and main results. Forty-four articles were selected between national and international ones. The results show the predominance of publications in education and health. Psychology is the most requested area for publication and São Paulo (n = 08) and Rio Grande do Sul (n = 08) are the states with the most publications. The theoretical studies (n = 28) appear in greater number than the empirical ones (n = 16). When it comes to the objectives and results of the studies, the data show that there are common and divergent themes in the national and international studies. There are 12 thematic categories in national studies: human rights education; Sexual and reproductive rights; Sexual diversity; Public safety / justice; violence; citizenship; health; the racial issue; democracy; rights of children and adolescents; the rural context and the indigenous issue. Studies in foreign languages thematic categories were divided, which are: democracy; human rights education; sexual and reproductive rights; prison system; the indigenous issue. It is concluded that democracy, children’s and adolescent’s rights, the rural context and the indigenous issue, are areas with a more significant lack of studies, and so future research on these themes is suggested. <![CDATA[Human rights education in early childhood education: formation of subjects of rights]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100046&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A Educação em Direitos Humanos - tema de inúmeros documentos, programas e políticas públicas nacionais e internacionais, que tem por objetivo contribuir para a construção de uma sociedade pautada pelo respeito à dignidade humana ainda não faz parte da prática de muitas escolas, principalmente de Educação Infantil, etapa fundamental no processo de formação para a cidadania. Nessa perspectiva, a partir da realização de revisão bibliográfica, este artigo tem como objetivo favorecer a reflexão sobre a incorporação dos valores e princípios da Educação em Direitos Humanos nas práticas da Educação Infantil. Essa reflexão deve acompanhar a discussão sobre as concepções docentes acerca dos direitos humanos e da infância, além de considerar a importância de uma formação específica para o professor, que possa auxiliá-lo a desenvolver um trabalho capaz de colaborar para a efetivação da cidadania e da humanidade da criança. A Educação em Direitos Humanos transmite valores associados a práticas, brincadeiras, atitudes, estórias e jogos para os alunos individualmente e em grupos.<hr/>Abstract: Human Rights Education - the subject of countless documents, programs and national and international public policies, and which aims to contribute to build a society based on the respect for human dignity - is not yet part of the practice of many schools, especially on Early Childhood Education, an elementary step in the process of education for citizenship. From this perspective, based on literature review, this article aims to promote the reflection about the incorporation of the values and principles of Human Rights Education in the usual practices of early childhood education. This reflection should follow the debate regarding teachers’ concepts about childhood and human rights. Moreover, it shall consider the importance of specific training for the teachers, one that will be able to help them to develop a work capable to contribute for the solidification of children´s humanity and citizenship. The Human Rights Education transmits values associated with practices, activities, attitudes, stories and games for students, individually and in groups.<hr/>Resumen: La educación en derechos humanos - el tema de numerosos documentos, programas y políticas públicas nacionales e internacionales, cuyo objetivo es contribuir a la construcción de una sociedad basada en el respeto de la dignidad humana - no es todavía parte de la práctica de muchas escuelas, especialmente en Educación Infantil, paso elemental en el proceso de formación para la ciudadanía. Desde esta perspectiva, basado en revisión de literatura, este artículo tiene como objetivo promover la reflexión y la incorporación de los valores y principios de la Educación en Derechos Humanos en la práctica de la Educación Infantil. Esta reflexión debe acompañar la discusión a respecto de las concepciones de los profesores sobre los derechos humanos y de la infancia. Debe también considerar la importancia de la formación específica para el profesor, ayudándolo a desarrollar una obra capaz de contribuir para la humanidad infantil y su ciudadanía efectiva. La educación en derechos humanos transmite valores asociados a las prácticas, las actitudes, las historias y los juegos para los estudiantes individualmente y en grupos. <![CDATA[Education as a Racial Enhancement Project: an analysis of art. 138 of the 1934 constitution]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100061&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Historicamente as leis são criadas visando atender às necessidades de um determinado local e tempo, levando em consideração aspectos culturais, ideológicos e políticos sobre os quais atuam. Nesse sentido, os parlamentares brasileiros pretendiam fomentar o estímulo a uma “educação eugênica” pela adoção de medidas legislativas e administrativas relacionadas à higiene social buscando o “melhoramento” racial através de medidas sócio/ educativas. Logo, para os eugenistas, o fator “educação” teria apenas o objetivo de estimular as boas estirpes dos “bem nascidos”. O projeto de lei defendido no Art. 138, da Constituição de 1934, pretendia atuar diante de uma população constituída em sua maioria de negros e mulatos, dificultando que estes contraíssem casamento com pessoas brancas de nível social elevado. O presente trabalho buscou analisar o discurso de parlamentares e eugenistas que defenderam e articularam o anteprojeto que defendia o estímulo à educação eugênica em um momento de significativo destaque histórico e educacional. Abordar este tema nos leva a pensar de que modo as ações políticas articuladas visando o melhoramento racial, influenciaram as decisões na política educacional do país, e para quais segmentos sociais efetivamente se constituíram como propulsoras de desenvolvimento social e humano através da educação.<hr/>Abstract: Historically, laws are created to meet the needs of a particular place and time, taking into account cultural, ideological and political aspects on which they act. In this sense, the Brazilian parliamentarians intended to encourage the promotion of an “eugenic education” by adopting legislative and administrative measures related to social hygiene, seeking racial “improvement” through socio-educational measures. For the eugenics, the “education” factor would only have the purpose of stimulating the good strains of the “well born.” The bill advocated in Art. 138 of the 1934 Constitution would pretend to act before a population constituted mostly of blacks and mulattos, making it difficult for them to contract marriage with white people of high social status. The present article sought to analyze the discourse of parliamentarians and eugenics that defended and articulated the preliminary project that advocated the encouragement of eugenic education in a moment of significant historical and educational importance. Approaching this theme leads us to think how political actions, articulated aiming at racial improvement, influenced the decisions in the educational policy of the country, and for which social segments did they effectively act as a propellant of social and human development though education. <![CDATA[ENADE application as a tool for student performance assessment in a Pedagogy course]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100074&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como ferramenta estratégica para avaliação do desempenho discente no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES), possibilitando entender o perfil dos alunos e aprimorar a qualidade de seus serviços de ensino. Após a aplicação de dois questionários estruturados vinculados ao ENADE, dedicados a compreender o perfil socioeconômico dos alunos e o desempenho discente em relação ao conteúdo programático do curso, foi obtido um relatório final que permitiu a IES realizar a análise do desempenho discente e contribuir para seu processo de avaliação institucional. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de análise documental em que foram utilizados os últimos relatórios disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como forma de evolução do desempenho discente nos últimos períodos avaliados pelos critérios do ENADE de um curso de graduação em Pedagogia de uma IES particular da cidade de Guarulhos - SP (Brasil). Reforça-se que com estas informações analisadas pela IES é possível promover melhorias que tragam benefícios aos alunos, gerem melhores indicadores de qualidade do curso e forneçam informações que auxiliam na prestação de contas aos órgãos brasileiros de avaliação da qualidade do ensino superior.<hr/>Abstract: This paper aims to present the importance of the implementation of the National Student Performance Exam (ENADE) as a strategic tool for the assessment of student performance in the course of Pedagogy, enabling the Higher Education Institution (HEI) to understand the students’ profile and improve the quality of its educational services. Upon two structured applications executed by ENADE, dedicated to understanding the socioeconomic profile of students and students´ performance in relation to the syllabus of the course, a final report was obtained that allowed HEI to analyze student performance and contribute to their institutional process of evaluation. This study presents a qualitative approach to documentary analysis that were used the last reports provided by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) as a form of student performance evolution in the latest periods evaluated by ENADE of a course of Pedagogy in a private HEI of Guarulhos - SP (Brazil). It is reinforced that with the analyzed information, the HEI can make improvements that benefit students, generate better quality indicators of the course and bring more information to help accountability to Brazilian agencies for assessing the quality of higher education.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar la importancia de la aplicación del Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes (ENADE) como una herramienta estratégica para la evaluación del rendimiento de los estudiantes en el curso de Pedagogía de la Institución de Educación Superior (IES), por lo que es posible entender el perfil de los estudiantes y mejorar la calidad de sus servicios educativos. Después de la aplicación de dos cuestionarios estructurados vinculados a ENADE, dedicado a entender el perfil socioeconómico de los estudiantes y el rendimiento de los estudiantes en relación con el programa del curso, se obtuvo un informe final que permitió IES para analizar el rendimiento de los estudiantes y contribuir a su proceso de evaluación institucional. Este estudio presenta un enfoque cualitativo de análisis de documentos que se utilizaron los últimos informes proporcionados por el Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como una forma de evolución del rendimiento de los estudiantes en los últimos períodos evaluados según los criterios de ENADE de un curso de Pedagogía un IES particular de la ciudad de Guarulhos - SP, Brasil. Refuerza que con esta información revisada por el IES, puede hacer mejoras que beneficien a los estudiantes, generar mejores indicadores de calidad del curso y proporcionar información para ayudar a la rendición de cuentas a las agencias brasileñas para evaluar la calidad de la educación superior. <![CDATA[From discourses to meanings: teachers’ evaluative practices in the first grades of Elementary School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100090&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: As discussões acerca da avaliação da aprendizagem se configuram como tema clássico, foco de estudo em muitas pesquisas realizadas no contexto educacional das últimas décadas. Nessa direção, emergem nessas produções diversos sentidos de avaliação, e, comumente, de práticas avaliativas. Assim, no intuito de contribuir para o aprofundamento da temática em questão, objetivamos neste artigo analisar os sentidos de avaliação permeados nas práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE. No que se refere ao percurso teórico-metodológico, realizamos entrevista semiestruturada com as professoras, analisadas à luz da Análise do Discurso, que nos possibilitou compreender a polissemia discursiva inscrita na multiplicidade de sentidos acerca da avaliação da aprendizagem. Na análise dos discursos das professoras, identificamos que suas práticas avaliativas dialogavam com diferentes sentidos de avaliação: ora aproximam-se de uma concepção de avaliação formativa, ora distanciam-se dessa perspectiva, apontando para um movimento de práticas avaliativas híbridas.<hr/>Abstract: Discussions about learning evaluation has configured a classic topic and focus of study in a lot of research made in the educational context in recent decades. In this direction, several meanings of evaluation, and, commonly, evaluative practices emerge from these productions. Therefore, in order to contribute to the study of this theme, we aim to analyze the meanings of evaluation pervaded in teachers’ evaluative practice in the first grades of Elementary School at Public Schools in Caruaru, Pernambuco, Brazil. Regarding the theoretical- methodological course, we conducted semi-structured interviews with the teachers, which were analyzed in the light of Discourse Analysis, as this approach allows us to comprehend the discursive polysemy inscribed in the multiplicity of meanings about learning evaluation. In the analysis of the discourses, we identified that their evaluative practices had a dialog with different evaluation meanings: at times, they come closer to a formative evaluation conception, at other times, they distance from this perspective pointing to a hybrid evaluative practice movement. <![CDATA[The participants of the Science without Borders Program by the perception of their teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente trabalho se alinha à defesa de Hudzig de que “internacionalização demanda avaliação” e toma o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como seu objeto de estudo, por se tratar da maior iniciativa de mobilidade em nível de graduação do Brasil. O referido programa representa o que podemos classificar como exemplo de materialização do processo de internacionalização das universidades. A proposta é avaliar se as motivações que levam alunos a buscarem a mobilidade se materializam ao final desta experiência com base na pergunta de pesquisa: quais os contributos obtidos pelos egressos do CsF na percepção dos seus respectivos professores? A amostra da pesquisa compõe-se por oito professores do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os sujeitos foram selecionados pelo critério de contato anterior e posterior à mobilidade, o que os tornaria mais sensíveis às mudanças de comportamentos e demonstrações de contributos, resultantes da experiência internacional. A quantidade de alunos egressos tidos em sala de aula variou entre quatro e doze alunos na condição pré-estabelecida. A análise dos dados apontou que o período de mobilidade estudantil permite a obtenção dos contributos acadêmico, sociocultural, linguístico, profissional e pessoal e que há uma relação direta entre a obtenção dos contributos e as habilidades de Competência Comunicativa Intercultural.<hr/>Abstract: This work is in line with Hudzig’s assertion that “internationalization demands assessment’. It assumes as its object of study the Science Without Borders Program (CsF), due to the fact that it is the largest initiative of mobility at the undergraduate level in Brazil. The Program is what we classify as an example of the internationalization process of universities. The proposal of the article is to assess whether the motivations that lead students to seek mobility are perceived at the end of this experiment by their teachers. To this end, the following research question is pursued: what are the contributions achieved by CsF graduates in the perception of their teachers? The survey sample consists of eight professors of the Production Engineering Course of the Federal University of Santa Catarina. The subjects were selected by the criteria of previous and subsequent contact among students and teachers. This methodological procedure was taken because the prior and further knowledge of the students would make the teachers more sensitive to changes in behavior and statements of contributions resulting from the mobility Program. Data analysis pointed out that the student mobility period allows the achievement of academic contributions, such as the sociocultural, the linguistic, the professional and the individual ones. It also allows us to state that there is a direct relationship between the achievement of contributions and intercultural communicative competence skills. <![CDATA[Private logic in public education, global networks and teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100120&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Analisaremos, neste artigo, como ocorre a concepção gerencial mercantil da gestão da educação e da escola pública na proposta do programa Ensina Brasil da rede global Teach for All, que opera em 40 países e nos cinco continentes, bem como as consequências dessa ação para a formação de professores. Essa forma peculiar de relação entre o público e o privado, a partir de parcerias ou outras formas de gestão, opera mediante a instalação de uma série de ferramentas de mercado no próprio funcionamento da política pública e da escola. Apresentaremos a rede global através do Programa Ensina Brasil que atua nas redes públicas do país e influencia na formação de professores, buscando uma formação aligeirada, precarizando o trabalho docente, utilizando-se da lógica mercantil e alterando, dessa forma, o conteúdo da educação pública, da gestão democrática e da formação de professores nesse contexto.<hr/>Abstract: The strategies of private management in education, in Brazil, enable and deepen the reproduction of capital through education and its reflexes in the management of education and school. We will analyze in this article how the managerial conception of the management of education and the public school in the proposal of the Teaching Brazil program of the global Teach for All, network which operates in 40 countries and on five continents, as well as the consequences for teacher education. This peculiar form of relationship between public and private, through partnerships or other forms of management, operates through the installation of a series of market tools in the very operation of public policy and school. We will present how this institution, which operates in the public networks of Brazil, influences the formation of teachers, seeking a light training, precarious work of the teacher, using the mercantile logic and changing the content of public education, democratic management and training of teachers in this context.<hr/>Resumen: Como estrategias de gestión privada en educación, no Brasil, viabilizar y aprofundar una reproducción del capital por la educación y sus reflexiones en la gestión de la educación y la educación. Analisaremos, neste artigo, como se hace una concepción gerencial mercantil de la gestión de la educación y de la escuela pública en la propuesta de programa Ensina Brasil de la red global Enséñale a todos los que trabajan en 40 países y en los cinco continentes. Esta forma peculiar de relación entre el público y el privado, a través de parcerias u otras formas de gestión, operar por la instalación de una serie de herramientas de mercado no por el funcionamiento de la política pública y la escuela. Presentaremos como esta institución, que actua en las redes públicas de Brasil, la influencia de la formación de profesores, la búsqueda de una formación de alumbramiento, la precarización del trabajo del profesor, la utilización de la lógica mercantil y el cambio de contenido de la educación pública, la gestión democrática y la formación De professores nesse contexto. <![CDATA[Management, financing and (de)valuation of education in Alagoas (2007-2014)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100132&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo analisa as consequências da gestão do governo Vilela Filho (2007-2010 e 2011- 2014) para a educação pública estadual em Alagoas (Brasil), no contexto da conjuntura política, econômica e social resultante do processo de reformulação do sistema capitalista em meio à sua crise estrutural iniciada nas últimas décadas. Na educação pública alagoana, investiga especificamente as consequências das políticas públicas de natureza neoliberal na qualidade do ensino, no modelo de gestão e financiamento implementados, na formação e valorização dos profissionais da educação, além de refletir sobre as efetivas condições de trabalho destes profissionais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, documental e utiliza as contribuições do materialismo histórico- -dialético. O estudo conclui que as políticas educacionais do governo Vilela Filho foram na contramão das políticas aprovadas pelo Governo Federal nesse período. Enquanto o Governo Federal expandiu sua esfera de atuação estatal com maior atenção às políticas sociais - com todas as contradições no que se refere à política macroeconômica -, em Alagoas as políticas neoliberais do governo Vilela Filho concretizaram um contundente ataque aos direitos dos servidores públicos, com a sustentação dos grupos hegemônicos que controlavam a significativa maioria dos aparelhos públicos e privados, dentre estes a Assembleia Legislativa, o Poder Judiciário, a maioria das prefeituras municipais e os meios de comunicação de massa.<hr/>Abstract: This article analyzes the consequences of the Vilela Filho administration (2007-2010 and 2011-2014) for state public education in Alagoas (Brazil) in the context of the political, economic and social conjuncture resulting from the process of reformulation of the capitalist system in the midst of its structural crisis initiated in the last decades. In Alagoas public education, it specifically investigates the consequences of public policies of a neoliberal nature implemented in the quality of education, in the management and financing model implemented, in the training and valuation of education professionals, and in reflecting on the effective working conditions of these professionals. From the methodological point of view, this is a qualitative, documentary and methodological research using the contributions of historical-dialectical materialism. The study concludes that the educational policies of the Vilela Filho government were against the policies approved by the Federal Government in this period. While the Federal Government expanded its sphere of state action with greater attention to social policies - with all the contradictions already indicated regarding macroeconomic policy - in Alagoas the neoliberal policies of the Vilela Filho government concretized a blatant attack on the rights of public servants, with the support of the hegemonic groups that controlled the significant majority of public and private apparatuses, among them the Legislative Assembly, the Judiciary, most municipal governments and the mass media. <![CDATA[Speech, affections, sound and noise: children and their ways of living and participating in school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100151&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente trabalho analisa as falas, os afetos, os sons e os ruídos, como formas de expressão das crianças ao habitarem e participarem do espaço escolar. Interessou-nos examinar como estes contornos sonoros e afetivos complementares ao discurso associam-se a modos de ação de alunos e alunas no seu envolvimento com a escola e suas demandas. A pesquisa de campo em onze escolas públicas, abarcando mais de 400 alunos e alunas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, foi realizada através de observação-participante e grupos de discussão. Os resultados evidenciaram a importância dos afetos, emoções e expressões não-verbais para se compreender as dinâmicas sociais e intergeracionais que criam as condições políticas de fala e de escuta para as crianças na escola. A partir de categorias nomeadas como ‘queixumes’, ‘passividade’ e ‘rompantes imaginários’, analisamos como as ações de alunos e alunas podem ser lidas como uma importante expressão do que pensam e sentem acerca do processo de transmissão e constituir sentidos coletivos para a posição singular do estudante frente ao adulto.<hr/>Abstract: The present paper analyzes the speech, the affections, the sounds and the noise, as forms of children’s expressions as they inhabit and participate in school. We were interested in examining how these complementary sonic and affective contours of discourse are associated with the students’ actions and their involvement with school and its demands. The empirical research, conducted in eleven public schools, comprehending over 400 students from Elementary and High School, used participant observation and discussion groups as its method. The results evidenced the importance of affections, emotions and nonverbal expressions to understand the social and generational dynamics which produce the political conditions of speech and listening for children at school. Through categories named as ‘complaints’, ‘passivity’ and ‘imaginary disrupters’, we analyze how the actions of students can be read as an important expression of what they think and feel about the process of transmission and a way of constructing collective senses to the student’s unique position vis-a-vis the adult.<hr/>Resumen: En este trabajo se analisa las falas, los afectos, los sonidos y los ruídos, como formas de expresión de los niños al habitaren y participaren del espacio escolar. Hubo interés de examinar como estos contornos sonoros y afectivos complementares al discurso se asocian a modos de acción de alumnos y alumnas en su envolvimiento con la escuela y sus demandas. La investigación de campo en once escuelas públicas, abarcando más de 400 alumnos e alumnas de Ensino Fundamental y Ensino Médio, se efectuó a través de observación-participante y grupos de discusión. Los resultados evidenciaran la importancia de los afectos, emociones y expressiones no-verbales para entender las dinâmicas sociales y intergeracionales que crian las condiciones políticas de fala y de escucha para los niños y niñas en la escuela. A partir de categorias nombradas como ‘quejas, ‘passividad’ y ‘explosiones imaginarias’, analisamos como las acciones de alumnos y alumnas pueden ser leídas como una importante expresión de lo que piensan y sienten acerca del processo de transmission y constituir sentidos colectivos para la posición singular de lo estudante frente al adulto. <![CDATA[Strategies of Popular Families to Support Schooling]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100169&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O mau desempenho escolar das crianças de famílias populares é costumeiramente atribuído pelos professores ao desinteresse dos pais. O objetivo desta pesquisa foi identificar a existência ou não de ações educativas diferentes por parte dos pais em função do desempenho escolar. Foram entrevistados 20 pais e mães de alunos de “bom” e “mau” desempenho escolar de uma escola pública de uma região de periferia no município de São Paulo, Brasil. Os resultados demonstraram não existirem diferenças significativas nos aspectos investigados: supervisão das atividades escolares, valorização da escolaridade e prioridade às tarefas escolares. Podemos, também, constatar a existência de bons e maus desempenhos escolares entre irmãos. Concluímos que o bom ou mau desempenho dos escolares não reflete o interesse familiar no sucesso escolar dos filhos.<hr/>Abstract Teachers usually attribute poor school performances from children of lower economic classes to parents’ disinterest. The objective of this research was to identify the presence or absence of different parental educational activities related to school performance. We interviewed 20 parents of students of high and poor school performance from a public school in the periphery of the city of São Paulo, Brazil. Results demonstrated no significant differences in the investigated aspects: supervision of educational activities, value given to education and priority to school homework. We also noted the existence of high and poor school performance among siblings. We conclude that high or poor student performance does not reflect family interest in the school success of their children. <![CDATA[The Biology teacher as an “ecological person”: knowledge, values and political participation in the teaching practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100184&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo apresenta um recorte dos estudos realizados durante o mestrado buscando analisar a prática pedagógica do professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico” sob o aspecto das dimensões que caracterizam o processo educativo em Educação Ambiental - dimensão dos conhecimentos, dos valores éticos e estéticos e dimensão política. Por meio do emprego de entrevistas semiestruturadas complementadas por análise documental, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental. Os dados obtidos revelaram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e as dimensões que caracterizam os trabalhos em Educação Ambiental expressas em sua prática docente além de apontar caminhos para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.<hr/>Abstract: This article represents part of a master’s dissertation, whose main objective is to analyze the pedagogical practice of the Biology teacher as an “ecological person” under the aspect of the dimensions that characterize the educational process in Environmental Education - dimension of knowledge, ethical and aesthetic values and political dimension. We conducted semi-structured interviews for the collection of data, supplemented by documentary analysis; a qualitative assessment involving public school teachers was developed in order to explore their personal and professional relationship with the environmental thematic. The data indicated a close relationship between teachers’ degree of proximity to characteristics of the “ecological person” and the dimensions that characterize the Environmental Education expressed in their teaching practice, besides highlighting the opportunities for training teachers as environmental educators. <![CDATA[Ways of conceiving, possibilities of signifying: working with geometry in the school inclusion context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100199&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo pauta-se pelos princípios teóricos e metodológicos da perspectiva histórico- -cultural, a fim de contribuir com as análises sobre modos de elaboração de conhecimento por alunos com deficiências. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação - OBEDUC (Brasil), que tem como foco as práticas de letramento matemático escolar e a formação docente. A equipe do projeto é constituída por cinco professoras do ciclo de alfabetização de escolas públicas, quatro pós-graduandas e quatro docentes da universidade. Quinzenalmente, o grupo se reúne para estudar, selecionar tarefas para realizar em sala de aula e compartilhar narrativas das práticas produzidas pelas professoras. O texto focaliza o movimento de significações no decorrer do processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos com um aluno de um 3º ano do ensino fundamental, diagnosticado com transtorno do espectro autista. Os resultados revelam que as possibilidades de aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiências, estão atreladas às condições oferecidas pelo meio circundante. Desse modo, enfatizam-se as relações intersubjetivas ocorridas durante as atividades mediadas pelas palavras e instrumentos técnico-semióticos. Ao ensinar, no contexto da política de inclusão escolar, o desafio dos professores é criar as condições educacionais para todos os alunos presentes em sala de aula, sem perder de vista as singularidades.<hr/>Abstract: This study is guided by the theoretical and methodological principles of the cultural-historical perspective, in order to contribute to the analysis of knowledge elaboration means used by students with disabilities. The present text is a fragment of a master’s research, developed within the Observatory of Education Program - OBEDUC (Brazil), which focuses on the practices of mathematical literacy and teacher training. The project team is composed by five teachers from the public-school literacy cycle, four postgraduate students, and four university professors. In bi-weekly meetings the group works to study, to select tasks that will be performed in classrooms, and to share narratives about the work accomplished by the teachers in their respective schools. The text focuses on the movement of meanings during the process of teaching and learning geometric concepts with a third-grade student diagnosed with Autism Spectrum Disorder. The results show that the learning possibilities of all students, with or without disabilities, are intertwined to the conditions offered by the surrounding environment. Therefore, the intersubjective relations that occur during the activities mediated by words and technical-semiotic instruments are emphasized. In this sense, the school has a key role. By teaching, in the context of school inclusion policy, the challenge for teachers is to create the educational conditions for every student in the classroom, while not losing sight of their singularities.<hr/>Resumen: Este estudio se guía por los principios teóricos y metodológicos de la perspectiva histórico- -cultural con el fin de contribuir al análisis de los modos de desarrollo de conocimiento por los estudiantes con discapacidades. Se trata de un recorte de una investigación de maestría, desarrollada en el marco del Programa Observatorio de la Educación - OBEDUC (Brasil), que tiene como foco las prácticas de letramento matemático escolar y la formación docente. El equipo del proyecto está formado por cinco profesoras del ciclo de alfabetización de la escuela pública, cuatro alumnas de cursos de postgrado y cuatro profesores universitarios. Quincenalmente, el grupo se reúne para estudiar, seleccionar tareas para realizar en el aula y compartir narrativas de las prácticas producidas por las profesoras. El texto se centra en el movimiento de los significados en el curso del proceso de enseñanza y aprendizaje de conceptos geométricos con un estudiante de tercer año de la escuela primaria, con un diagnóstico de trastorno de espectro autista. Los resultados muestran que las oportunidades de aprendizaje para todos los estudiantes, con o sin discapacidad, están en las condiciones ofrecidas por el entorno que lo rodea. Por lo tanto, las relaciones interpersonales que se producen durante las actividades mediadas por las palabras y los instrumentos técnicos semióticos. En este sentido, la escuela tiene un papel fundamental. Mediante la enseñanza en el contexto de la política de inclusión escolar, el reto para los maestros es crear las condiciones educativas para todos los estudiantes presentes en el aula, sin perder de vista las singularidades. <![CDATA[Teacher José Rodeghiero: teaching trajectory and community involvement]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100218&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar a trajetória de José Rodeghiero no período em que foi professor da Escola Garibaldi, município de Pelotas (RS), Brasil, durante os anos de 1929 a 1950. Para além da atuação do professor como docente exerceu diferentes funções na localidade, cumprindo outras designações além do exercício da docência. Utilizam-se como fontes um manuscrito escrito pelo professor, jornais da época, além do uso de entrevistas ancoradas na metodologia da história oral com os moradores do entorno e ex-alunos do professor. Para amparar teoricamente as pesquisas, apoia-se principalmente no conceito de identidade, fazendo reflexões sobre a identidade étnica, uma vez que esse grupo é originário dos imigrantes italianos que se instalaram na localidade no final do século XIX. As reflexões sobre o campo da memória também são pertinentes para o texto, uma vez que as principais fontes decorrem das entrevistas. Ainda a abordagem se dá por meio dos documentos escritos, ressaltando a intencionalidade do docente em guardar o manuscrito, revelando a perpetuação da memória preservada até os dias atuais. O professor José Rodeghiero possuía um vínculo com a comunidade escolar e era participativo da vida no local, além de ser morador da região e também pertencente ao mesmo grupo étnico.<hr/>Abstract This article aims at teacher José Rodeghiero’s career path during the time when he was a teacher at the Garibaldi School in the municipality of Pelotas (RS), Brazil, from 1929 to 1950. In addition to his role as a teacher, Mr. Rodeghiero performed different duties in the community, having done different assignments besides teaching. The study sources included a manuscript written by the teacher, newspapers of the time, besides interviews based on oral history methodology with local residents and former students of the teacher. The theoretical support of the research is mainly based on the concept of identity, with specific reflections on ethnic identity, since this community was originated by Italian immigrants that settled in the area at the end of the XIX century. Reflections on the field of memory are also relevant to the text, as one of the main sources comes from interviews. The research also relies on written documents which emphasize the teacher’s intention to preserve the manuscript, thus perpetuating and preserving memory until the present day. Mr. José Rodeghiero had a special bond with the school community and was participative in the local life, in addition to being a resident of the area and belonging to the same ethnic group.<hr/>Resumen En este artículo se pretende abordar la trayectoria de José Rodeghiero el período en que fue profesor en la Escuela Garibaldi dentro del municipio de Pelotas (RS), Brasil, durante los años de 1929 a 1950. Además del papel del maestro como maestro, esto sirvió otras funciones en su lugar, el cumplimiento de otras tareas que no sólo enseñan. Para lograr este objetivo se utilizan como fuentes de un manuscrito escrito por el profesor, los periódicos de la época, y el uso de entrevistas ancladas en la metodología de historia oral con los residentes y ex alumnos de la maestra circundantes. Para apoyar la teoría, la investigación se basa principalmente en el concepto de identidad, haciendo reflexiones sobre la identidad étnica, ya que este grupo se origina de inmigrantes italianos que se asentaron en la ciudad a finales del siglo XIX. Reflejos en el campo de la memoria también son relevantes para el texto, ya que las principales fuentes proceden de las entrevistas. El enfoque se da por medio de los documentos escritos, resaltando la intencionalidad del docente en guardar el manuscrito, revelando la perpetuación de la memoria preservada hasta los días actuales. La encuesta señala que el profesor José Rodeghiero tenía una relación con la comunidad escolar, participó en la vida en el lugar, además de ser residente de la zona y también perteneciente al mismo grupo étnico. <![CDATA[Blended Learning: enabling Higher Education Reform]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100238&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Blended learning research and practice have been areas of growth for two decades in Canada, with over 95% of Canadian higher education institutions involved in some form of blended learning. Despite strong evidence based research and practice blended learning, for the most part, has remained at sidelined in Canadian universities. The article argues the need for blended learning to situate itself within the timely and crucial Higher Education Reform (HER) agenda. By aligning the affordances of blended learning with the components of HER, blended learning can clearly serve as an enabler for HER. <![CDATA[The meta-evaluation of discipline ministered in stricto sensu postgraduation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100245&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as manifestações avaliativas de mestrandos de disciplina eletiva ministrada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores (Formep). A disciplina fomenta trabalho prático para gerir produtivamente os resultados obtidos em processos avaliativos em larga escala referentes à leitura e à escrita. Os fundamentos que alicerçam este estudo se baseiam em modelos e teorias sociointeracionistas para sustentação da leitura e da escrita como processos de construção de sentido. Também se norteiam pela concepção de avaliação como aprendizagem. A fim de averiguar se as atividades propostas contribuíram para a ampliação/construção de saberes, foi idealizado instrumento no qual os mestrandos, ao final do semestre, realizaram autoavaliação e avaliação da disciplina. Neste artigo, o escopo de análise restringe-se às manifestações constituídas pela percepção da autoavaliação referente somente a duas atividades realizadas durante o semestre letivo e pela avaliação da disciplina. Para operacionalizar a análise de tais manifestações, o critério eleito foi de agrupá-las em categorias relacionadas às três dimensões da prática docente: o saber, o saber ser e o saber fazer. A opção por essas categorias decorre da assunção de que os formadores produzem saberes específicos ao longo de sua práxis educativa e que não são meros mediadores de saberes produzidos por outrem. Implica também a própria natureza do fazer pedagógico, da historicidade da práxis: uma reflexão crítica para minimizar o hiato entre o plano teórico e o prático. Os resultados conduziram à realização de investimentos/ajustes em duas frentes: (i) redimensionamento de abordagens e seleção de conteúdos; (ii) meta-avaliação do próprio instrumento com o qual foram coletadas informações.<hr/>Abstract: This paper aims to analyze the evaluative manifestations of master students of the elective discipline given in the Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores (Formep). The discipline promotes practical work to manage productively the results obtained in large-scale evaluation processes related to reading and writing. The foundations underlying this study are based on socio-interactionist models and theories to sustain reading and writing as meaning-building processes. They are also guided by the conception of evaluation as learning. To verify if the proposed activities contributed to the expansion/ construction of knowledge, an instrument was designed to allow master students to assess both themselves and the discipline at the end of the semester. In this article, the scope of analysis is restricted to the manifestations constituted by the perception of self-assessment referring to only two activities carried out during the semester and by the evaluation of the discipline. To operationalize the analysis of such manifestations, the chosen criterion was to group them into categories related to the three dimensions of teaching practice: knowledge, knowledge to be and knowledge to do. The choice for these categories stems from the assumption that formers produce specific knowledge throughout their educational practice and are not mere mediators of knowledge produced by others. It also implies the very nature of pedagogical action, of the historicity of praxis: a critical reflection to minimize the gap between the theoretical and practical planes. The results led to the realization of investments/adjustments on two fronts: (i) resizing of approaches and selection of contents; (ii) meta-evaluation of the instrument with which information was collected. <![CDATA[Discipline Teaching Profession in a pedagogy course: trajectories, experiences and innovations in teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100263&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A disciplina Profissão Docente nos cursos de formação de professores tem-se caracterizado como um lócus de debate sobre a docência em suas diferentes dimensões. Sendo assim, este texto tem por objetivo introduzir reflexões acerca da profissão docente e o papel da disciplina nos cursos de formação dos futuros docentes na contemporaneidade. Inúmeros estudos mostram a necessidade de inovações nas práticas docentes do ensino superior e a indispensabilidade de novas posturas diante do conhecimento. Nessa direção, problematizou- se, neste texto, a temática da formação profissional dos professores e das professoras na contemporaneidade; também, relatou-se o trabalho desenvolvido no âmbito da referida disciplina em uma turma de uma universidade pública federal brasileira. Apesar do crescente acúmulo de atividades e da precariedade do trabalho docente enfrentada no país em todos os níveis, observou-se, durante o desenvolvimento da disciplina, que determinados conhecimentos trabalhados de forma significativa, criativa e interdisciplinar são fundamentais para a formação de pessoas mais comprometidas, politizadas e abertas às novas aprendizagens ao longo da vida. A relevância dessa experiência curricular, advinda do desenvolvimento da disciplina Profissão Docente, é um momento privilegiado para refletir e questionar o modelo educativo vigente diante das inúmeras transformações provocadas no sistema educacional. A disciplina convoca os futuros profissionais da educação a vivenciarem a dialogização, a práxis pedagógica, a profissionalização, e consequentemente, a formação inicial e continuada docente voltada para atender às necessidades dos sujeitos mais desfavorecidos da sociedade brasileira.<hr/>Abstract: The discipline Teaching Profession in courses of teaching education has been characterized as a locus of debate about teaching in its different dimensions. Thus, this text aims to introduce reflections about the teaching profession and the role of the discipline in the training courses of future teachers in the contemporary world. Numerous studies have shown the need for innovation in teaching practices in higher education and the indispensability of new postures in face of knowledge. In this direction, we will problematize in this text the professional training of teachers, and also will be reported an experience developed within the scope of the discipline in a class of a Brazilian public federal university. Despite the increasing accumulation of activities and the precariousness of teaching work in our country at all levels, it was observed during the development of the discipline that certain knowledges, worked in a significant, creative and interdisciplinary way, are fundamental for the education of more committed, politicized and open people to new lifelong learning. The relevance of this curricular experience, derived from the development of the Teaching Profession discipline, is a privileged moment to reflect and question the current educational model in face of numerous transformations provoked in the educational system. The discipline calls for future professionals of education to experience dialogue, pedagogical praxis, professionalization and, consequently, initial and continuing teacher training addressed to achieve the needs of the most disadvantaged subjects of the Brazilian society.<hr/>Resumen: La disciplina Profesión Docente en cursos de formación del profesorado se ha caracterizado como un locus de debate sobre la enseñanza en sus diferentes dimensiones. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo introducir reflexiones sobre la profesión docente y el papel de la disciplina en cursos de formación para los futuros profesores de hoy en día. Numerosos estudios demuestran la necesidad de innovaciones en las prácticas de la educación superior, y el carácter indispensable de nuevas actitudes sobre el conocimiento. En ese sentido, se problematizó, en este texto, la temática de la formación profesional de los profesores y profesoras en la contemporaneidad. También, se relató el trabajo desarrollado en el ámbito de la referida disciplina en una clase de una universidad pública federal brasileña. A pesar de la creciente acumulación de actividades y la precariedad de la enseñanza que enfrenta el país en todos los niveles, se observó, durante el desarrollo de la disciplina, que ciertos conocimientos trabajados de manera significativa, creativa e interdisciplinaria son fundamentales para la formación de las personas más comprometidas, politizado y abierto a un nuevo aprendizaje durante toda la vida. La relevancia de esta experiencia curricular, que surge de la evolución de la disciplina de la profesión docente, es un momento privilegiado para reflexionar y cuestionar el modelo educativo actual en la cara de muchos cambios introducidos en el sistema educativo. La disciplina hace un llamamiento a los futuros profesionales de la educación para experimentar la “dialogização”, práctica pedagógica, la profesionalización, y, en consecuencia, un profesor de formación inicial y continua orientada a satisfacer las necesidades de los sujetos desfavorecidos de la sociedad brasileña. <![CDATA[Childhood social studies: discussing the constitution of a field in the light of Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100279&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo se propõe a dialogar com as contribuições da teoria de Pierre Bourdieu sobre o campo científico a fim de melhor compreender a emergência dos estudos sociais da infância, um campo que partilha entre si a visão das crianças como atores com significativa participação na construção da história e da cultura, a visão da infância como construção social e, também, como categoria estrutural subordinada da sociedade. Para essa discussão, em forma de ensaio teórico, enfatizam-se rupturas e mudanças paradigmáticas a partir de três importantes campos que, entre outros assuntos, dedicam-se ao estudo das crianças e da infância: a antropologia, a psicologia e a sociologia. A apresentação panorâmica de correntes dominantes nessas áreas e de aspectos que foram objetos de críticas dos pesquisadores dos estudos sociais da infância permite iluminar diferenças entre paradigmas tradicionais e emergentes, além de possibilitar a observação de influências mútuas entre um campo e outro. Argumenta-se aqui que refletir sobre um objeto científico é romper com um sentido comum (instaurado por discursos ao longo do tempo) e com representações científicas socialmente aceitas. Conclui-se que a teoria dos campos científicos se constitui como terreno fértil para análises sobre o desenvolvimento dos estudos sociais da infância. Nesse sentido, outras pesquisas que deem continuidade às discussões ora apresentadas são sugeridas.<hr/>Abstract: This article seeks to draw upon Pierre Bourdieu’s theory of the scientific field in order to better understand the emergence of childhood social studies. This field views children as actors with significant participation in the construction of history and culture, and childhood as a social construction and also as a structural category subordinate in society. By means of a theoretical essay, the ruptures and paradigmatic changes relating to three important fields - anthropology, psychology and sociology, all of which encompass the study of children and the childhood - will be emphasized. The panoramic presentation of dominant trends in these areas and aspects that were the subject to criticism from researchers of childhood social studies will allow differences between traditional paradigms and emerging ones to be illuminated, whilst also allowing for common and shared influences between one field and another to be observed. It is argued here that reflecting on a scientific object is breaking away from common sense (established by speeches over time) and socially accepted scientific representations. The article concludes by proposing that the theory of scientific fields provides a productive field for analyzing the development of childhood social studies. In this regard, other studies which aim to follow up on the discussions presented here are suggested.<hr/>Resumen: Este artículo pretende dialogar con las contribuciones de la teoría del campo científico de Pierre Bourdieu para comprender mejor los estudios sociales de la infancia, un campo que comparte la visión de los niños como actores con una importante participación en la construcción de la historia y la cultura, la visión de la niñez como una construcción social y también, como una categoría estructural subordinada de la sociedad. Para esta discusión, en forma de ensayo teórico, se hace hincapié en las rupturas y cambios paradigmáticos desde tres importantes campos que, entre otras cosas, se dedican al estudio de los niños y la infancia: la antropología, la psicología y la sociología. La presentación panorámica de las corrientes dominantes en estas áreas y los aspectos que han sido objeto de críticas por los investigadores de los estudios sociales de los niños, permite iluminar tanto las diferencias entre los paradigmas tradicionales y emergentes, como observar las influencias mutuas entre un campo y otro. Aquí se argumenta que reflexionar sobre un objeto científico es romper con el sentido común (establecido por discursos a lo largo del tiempo) y las representaciones científicas socialmente aceptadas. Se concluye que la teoría del campo científico constituye un terreno fértil para el análisis sobre el desarrollo de los estudios sociales de la infancia. En este sentido, se sugieren otros estudios para el seguimiento de las discusiones que aquí se presentan. <![CDATA[The school as an experience: interview with Walter Omar Kohan]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992018000100298&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Em julho de 2015, o professor Doutor Walter Omar Kohan esteve na cidade de São José dos Campos-SP, Brasil, participando do 3º Simpósio Internacional de Educação. Ele nos recebeu muito gentilmente para uma conversa sobre experiência e tempo na escola, sobre a relação entre infância, tempo e experiência. O resultado desta breve conversa está registrado nesta entrevista.<hr/>Abstract: In July 2015, Professor Walter Omar Kohan was in the city of São José dos Campos, Brazil, participating in the 3rd International Symposium on Education. He received us very kindly for a conversation about experience and time in school, about the relationship between childhood, time and experience. The result of this brief conversation is recorded in this interview.