Scielo RSS <![CDATA[Revista Eletrônica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-719920190001&lang=pt vol. 13 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta ao Leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação - Dossiê “Liderança Educacional”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Liderança e gestão democrática na educação pública brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo procura aprofundar o debate sobre liderança, explorando especificidades do contexto brasileiro em relação a esta temática, mais especificamente o princípio da gestão democrática. A reflexão detém-se sobre os dois temas, explicitando a trajetória do debate sobre gestão democrática desde meados dos anos oitenta do século XX, passando pela Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/96) e chegando ao contexto mais recente, onde o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, incorpora o assunto às suas metas. São apresentadas considerações sobre conteúdos programáticos de dois programas nacionais de formação: o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) e o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública (PNEGEB), também conhecido como Escola de Gestores. Os principais marcos regulatórios da gestão democrática são focalizados na legislação pertinente. O estudo permite sugerir a hipótese de que o princípio da gestão democrática, associado a uma liderança de natureza política, teria preponderado na literatura e iniciativas de formação de diretores escolares no país, sendo a dimensão mais técnica do assunto um tema pouco priorizado. Nesse sentido, pode-se dizer que o tema da liderança, tal como se configura em outros contextos, tem se constituído em demanda reprimida na política educacional brasileira.<hr/>Abstract This article seeks to deepen the debate on leadership, exploring specificities of the Brazilian context on this topic, more specifically the principle of democratic management. The reflection focuses on both topics, explaining the path of the debate on democratic management since the mid-eighties of the twentieth century, passing through the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education - Law number 9.394/96) and arriving on the most recent context, where the National Education Plan (PNE), of 2014, incorporates the subject to its goals. Considerations are presented on program contents of two national training programs: the Distance Training Program for School Managers (Progestão) and the National School Program for Managers of Basic Public Education (PNEGEB), also known as School of Managers. The main regulatory frameworks for democratic management are focused on relevant legislation. The study allows us to suggest the hypothesis that the principle of democratic management, associated with a political leadership, would have preponderated in the literature and initiatives of formation of school directors in the country, being the more technical dimension of the subject a little prioritized theme. In this sense, it can be said that the topic of leadership, as it is configured in other contexts, has become a repressed demand in Brazilian educational policy.<hr/>Resumen Este artículo busca profundizar el debate sobre liderazgo, explorando especificidades del contexto brasileño en relación a esta temática, más específicamente el principio de la gestión democrática. La reflexión se detiene sobre los dos temas, explicitando la trayectoria del debate sobre gestión democrática desde mediados de los años ochenta del siglo XX, pasando por la Constitución Federal de 1988, la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional - LDB (Ley nº 9.394/96) y llegando al contexto más reciente, donde el Plan Nacional de Educación (PNE), de 2014, incorpora el asunto a sus metas. Se presentan consideraciones sobre contenidos programáticos de dos programas nacionales de formación: el Programa de Capacitación a Distancia para Gestores Escolares (Progestão) y el Programa Nacional Escuela de Gestores de la Educación Básica Pública (PNEGEB), también conocido como Escuela de Gestores. Los principales marcos regulatorios de la gestión democrática se centran en la legislación pertinente. El estudio permite sugerir la hipótesis de que el principio de la gestión democrática, asociado a un liderazgo de naturaleza política, habría preponderado en la literatura e iniciativas de formación de directores escolares en el país, siendo la dimensión más técnica del tema un tema poco priorizado. En ese sentido, se puede decir que el tema del liderazgo, tal como se configura en otros contextos, se ha constituido en demanda reprimida en la política educativa brasileña. <![CDATA[Melhora escolar, liderança e reforma sistêmica: uma retrospectiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Durante las cuatro últimas décadas, las bases de la investigación sobre la efectividad y la mejora escolar han ido cobrando reconocimiento en el plano internacional. Tanto a nivel teórico como empírico, han madurado a través de una amplia gama de bien documentados e innovadores proyectos en varios países. Por lo general, estos trabajos se centran en los éxitos y fracasos relativos a las diferentes iniciativas tendientes a que las escuelas se transformen en entornos de aprendizaje más efectivos para todos los estudiantes. En el siguiente capítulo, el investigador británico David Hopkins entrega evidencia de los resultados de dichos esfuerzos, resumida en cinco fases de desarrollo. Concluye reflexionando sobre cómo dichas fases evolucionan y se superponen, examina algunos mitos que obstaculizan el mejoramiento escolar y sistémico y propone algunas orientaciones para futuras investigaciones.<hr/>Abstract During the last four decades, the bases of research on effectiveness and school improvement have been gaining recognition at the international level. Both theoretically and empirically, they have matured through a wide range of well-documented and innovative projects in several countries. In general, these works focus on the successes and failures related to the different initiatives aimed at making schools more effective learning environments for all students. In the following article, the British researcher David Hopkins delivers evidence of the results of these efforts, summarized in five phases of development. He concludes by reflecting on how these phases evolve and overlap, examines some myths that hinder school and systemic improvement and proposes some guidelines for future research.<hr/>Resumo Durante as últimas quatro décadas, as bases da pesquisa sobre eficácia e melhora escolar vêm ganhando reconhecimento no plano internacional. Teórica e empiricamente, eles amadureceram através de uma ampla gama de projetos bem documentados e inovadores em vários países. Em geral, esses trabalhos enfocam os sucessos e fracassos relacionados às diferentes iniciativas que visam tornar as escolas ambientes de aprendizagem mais eficazes para todos os alunos. No seguinte artigo, o pesquisador britânico David Hopkins apresenta evidências dos resultados desses esforços, sintetizado em cinco fases de desenvolvimento. Ele conclui refletindo sobre como essas fases evoluem e se sobrepõem, examina alguns mitos que impedem a melhora sistêmica escolar e propõe algumas diretrizes para pesquisas futuras. <![CDATA[Liderar a aprendizagem: ações concretas em busca da melhora escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100058&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Con el objetivo de dar cuenta del papel, incidencia y evolución del liderazgo escolar en los últimos años, Michael Fullan centra su análisis en tres temáticas fundamentales:: liderar los aprendizajes, crear coherencia y facilitar la tarea profesional docente. Desde esa óptica, el autor subraya algunos aspectos claves para el contexto chileno. Especialmente, reivindica desde la evidencia el valor de hacer los mayores esfuerzos posibles por concentrar la función directiva en la mejora de las prácticas de enseñanza.<hr/>Abstract In order to handle the role, incidence and evolution of school leadership in recent years, Michael Fullan focuses his analysis on three fundamental themes: leading learning, creating coherence and facilitating the teaching professional task. From this perspective, the author highlights some key aspects for the Chilean context. Especially, he justifies, from the evidence, the value of making the greatest possible efforts to concentrate the leadership function in the improvement of teaching practices.<hr/>Resumo A fim de dar conta do papel, incidência e evolução da liderança escolar nos últimos anos, Michael Fullan concentra sua análise em três temas fundamentais: liderar a aprendizagem, criar coerência e facilitar a tarefa profissional docente. Nessa perspectiva, o autor destaca alguns aspectos fundamentais para o contexto chileno. Especialmente, justifica a partir de evidências o valor de fazer os maiores esforços possíveis para concentrar a função de liderança na melhoria das práticas de ensino. <![CDATA[Uso de dados para melhoria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100066&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Incentivar el uso de datos entre los docentes requiere de una acción directiva explícita. Lograrlo puede impactar significativamente en la mejora escolar. Estudios empíricos que ambas autoras han dirigido en sus respectivos países, les permiten afirmar a partir de la evidencia que, más allá de las marcadas diferencias entre ambos sistemas educativos, existe un conjunto de prácticas directivas que favorecen un uso de datos que contribuya al mejoramiento. Entre ellas, el que los directivos den sentido y proyección al uso de datos por parte de los docentes, creando las condiciones organizacionales para que la utilización de información generada, sea una práctica sistemática al interior de cada centro. Para ello, las autoras también relevan la importancia de la función directiva en cuanto a la estimulación intelectual en torno al uso de datos con los docentes en la escuela.<hr/>Abstract Encouraging the use of data among teachers requires explicit directive action. Achieving this can have a significant impact on school improvement. Empirical studies, which both authors have directed in their respective countries, allow them to affirm from the evidence that, beyond the marked differences between both educational systems, there is a set of directive practices that favor a use of data that contributes to improvement. Among them, the managers give meaning and projection to the use of data by teachers, creating the organizational conditions so that the use of generated information can be a systematic practice within each institution center. For this, the authors also highlight the importance of the directive function in terms of intellectual stimulation around the use of data with teachers in the school.<hr/>Resumo Incentivar o uso de dados entre professores requer uma ação diretiva explícita. Conseguir isso pode ter um impacto significativo na melhora da escola. Os estudos empíricos que ambos os autores dirigiram em seus respectivos países permitem afirmar que, além das diferenças marcantes entre os dois sistemas educacionais, há um conjunto de práticas diretivas que favorecem o uso de dados que contribuem para a melhora. Entre eles, os gestores dão sentido e projeção ao uso de dados pelos professores, criando as condições organizacionais para que o uso da informação gerada seja uma prática sistemática dentro de cada instituição. Para isso, os autores também destacam a importância da função do gestor em relação a estimular o uso de dados entre os professores na escola. <![CDATA[Diretores e comunidades de aprendizagem de professores: um campo em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La dimensión comunitaria y colaborativa de la actividad docente parece no reflejarse en la toma de decisiones de la mayoría de los centros educativos. De ello se desprende el desafío directivo de poner en marcha espacios que favorezcan el aprendizaje y trabajo en equipo entre docentes. La autora explicita los beneficios de contar con una comunidad de práctica o comunidad profesional de aprendizaje, entidades a las que atribuye un enorme potencial para intercambiar, colaborar e innovar pedagógicamente. Esto obliga a repensar el formato tradicional de centro educativo, apostando a un desarrollo profesional que genere nuevas formas de aprender entre los profesores en pos del aprendizaje de los estudiantes.<hr/>Abstract The community and collaborative dimension of the teaching activity does not seem to be reflected in the decision-making of most of the educational centers. It follows the managerial challenge of setting up spaces that favor learning and teamwork among teachers. The author explains the benefits of having a community of practice or professional learning community, institutions to which she attributes an enormous potential to exchange, collaborate and innovate pedagogically. This forces us to rethink the traditional format of the educational center, betting on a professional development that generates new ways of learning among teachers in favor of the learning of students.<hr/>Resumo A dimensão comunitária e colaborativa da atividade docente parece não se refletir na tomada de decisão da maioria dos centros educacionais. Segue o desafio gerencial de montar espaços que favoreçam a aprendizagem e o trabalho em equipe entre os professores. O autor explica os benefícios de se ter uma comunidade de prática ou comunidade de aprendizagem profissional, entidades para as quais ela atribui um enorme potencial para trocar, colaborar e inovar pedagogicamente. Isso nos obriga a repensar o formato tradicional do centro educacional, apostando em um desenvolvimento profissional que gera novas formas de aprendizagem entre os professores em favor do aprendizado dos alunos. <![CDATA[Modelos de melhoria e liderança escolar: para a compreensão de uma liderança eficaz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Tras dar cuenta de una visión panorámica de los distintos enfoques de liderazgo escolar y destacar en cada uno fortalezas y debilidades, el autor advierte sobre el aporte unidimensional de los distintos acercamientos. Subraya que, dado lo complejo e impredecible del contexto educativo, no es aconsejable adoptar un solo enfoque “a todo evento” y recomienda que los líderes sean capaces de descifrar cada situación y adoptar la respuesta de liderazgo más adecuada a cada contexto. La atenta lectura y adaptación a la realidad de cada escuela es señal clave de todo proceso de liderazgo, dado que “no hay una medida que sirva para todas las tallas.”<hr/>Abstract After giving an overview of the different approaches to school leadership and highlighting their strengths and weaknesses, the author warns about the one-dimensional approach of the different lines. He emphasizes that, given the complex and unpredictable educational context, it is not recommended to adopt a single approach for “all events” and recommends that leaders be able to distinguish each situation and adopt the most appropriate leadership response to each context. The careful reading and adaptation to the reality of each school is a key sign of any leadership process, given that “there is no one size that fits all”.<hr/>Resumo Após dar uma visão panorâmica dos diferentes enfoques sobre liderança escolar e destacar os pontos fortes e fracos de cada um, o autor adverte sobre a abordagem unidimensional das diferentes linhas. Enfatiza que, dado o complexo e imprevisível contexto educacional, não é aconselhável adotar uma única abordagem de “todos os eventos” e recomenda que os líderes possam distinguir cada situação e adotar a resposta de liderança mais apropriada para cada contexto. A leitura cuidadosa e a adaptação à realidade de cada escola é um sinal chave de qualquer processo de liderança, uma vez que “não há medidas que se ajustem a todos os tamanhos”. <![CDATA[Rumo a uma liderança forte centrada no aluno: enfrentar o desafio da mudança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen A partir de una revisión de los orígenes y prácticas que involucra el liderazgo centrado en el estudiante, la autora subraya que para liderar incidiendo positivamente en los aprendizajes y el bienestar estudiantil, se deben considerar cinco dimensiones: establecer objetivos en relación a los aprendizajes, asegurar proceso de enseñanza de calidad, involucrarse directamente en los procesos de desarrollo profesional docente, asegurar un entorno seguro en la escuela e involucrarla con la comunidad a lo que agrega una “sexta dimensión faltante” el liderazgo de las relaciones entre la escuela y la comunidad. Para poder impulsar dichas dimensiones, la autora da cuenta de las capacidades claves con que debieran contar los directivos: utilizar los conocimientos relevantes para tomar decisiones de liderazgo, resolver problemas complejos y crear relaciones de confianza.<hr/>Abstract Based on a review of the origins and practices involved in student-centered leadership, the author emphasizes that in order to lead with a positive impact on student learning and well-being, five dimensions must be considered: establishing objectives in relation to learning, ensuring quality teaching process, being directly involved in the processes of teacher professional development, ensuring a safe environment in the school and involvement with the community to which it adds a “missing sixth dimension”, the leadership of the relationship between the school and the community. In order to promote these dimensions, the author gives an account of the key capabilities that managers should have: the use of relevant knowledge to make leadership decisions, to solve complex problems and to create relationships of trust.<hr/>Resumo Com base em uma revisão das origens e práticas envolvidas na liderança centrada no aluno, o autor enfatiza que, para liderar com um impacto positivo na aprendizagem e bem-estar do aluno, cinco dimensões devem ser consideradas: estabelecer objetivos em relação à aprendizagem, garantir um processo de ensino de qualidade, estar diretamente envolvido nos processos de desenvolvimento profissional do professor, garantir um ambiente seguro na escola e envolver-se com a comunidade à qual acrescenta uma “sexta dimensão ausente” na liderança da relação entre a escola e a comunidade. Para promover essas dimensões, o autor dá conta das principais capacidades que os gerentes devem ter: usar conhecimentos relevantes para tomar. <![CDATA[<strong>Características, impactos y antecedentes del modelo de liderazgo escolar transformacional</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100146&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com base em evidências de pesquisas sobre as origens da liderança transformacional nos anos setenta, o autor assegura que essa abordagem é a que apresenta maior incidência nas políticas de promoção de liderança escolar e aquela que possui o maior número de estudos empíricos realizados. Seu artigo analisa evidências sobre a forte influência transformacional da liderança dos gestores no estado emocional, na satisfação com o trabalho e no compromisso dos professores com a escola , bem como seu efeito relevante nas práticas que os professores realizam, revendo seu efeito nos resultados acadêmicos dos alunos, o que também afetaria, ainda que de forma mais branda, através dos professores.<hr/>Resumen A partir de la evidencia de investigaciones desde los orígenes del liderazgo transformacional en los años setenta, la autora asegura que este enfoque es el de mayor incidencia en las políticas de fomento del liderazgo directivo escolar y el que tiene el mayor número de estudios empíricos realizados. Su capítulo analiza la evidencia respecto a la fuerte incidencia del liderazgo transformacional de los directivos en el estado emocional de los docentes, su satisfacción laboral y su compromiso con la escuela, así como su efecto relevante en las prácticas que los docentes realizan, revisando su efecto respecto los resultados académicos de los alumnos, en los que también incidiría, aunque de modo más leve y a través de los docentes.<hr/>Abstract Based on research evidence from the origins of transformational leadership in the seventies, the author claims that this approach is the one that presents the highest incidence in the policies of promotion of school leadership and the one that has the largest number of empirical studies carried out. His chapter analyzes the evidence regarding the strong influence of transformational leadership of managers in the emotional state of teachers, their job satisfaction and their commitment to school, as well as its relevant effect on the practices that teachers perform, reviewing its effect regarding the academic results of the students, which would also affect, although in a milder way, through the teachers. <![CDATA[Perspectiva compartilhada de liderança e gestão escolar: elementos e implicações cruciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Enfatizando que las prácticas de liderazgo son acciones que se realizan entre diferentes personas, en situaciones -que tienen normas, rutinas organizacionales y herramientas que las definen- los autores instan a dejar de considerar el liderazgo como una actividad individual. Subrayan que se trata de una labor que protagonizan múltiples personas, con o sin cargos formales en la estructura organizacional y cuyo foco ha de centrarse en la docencia y enlas particularidades disciplinares de ésta. Otro concepto relevante analizado en el texto, es el de ‘infraestructura educativa’ que considera el conjunto de recursos existentes para sostener, mantener y mejorar la calidad de la enseñanza y plantean algunos desafíos clave para asumir con realismo una mirada compartida de las prácticas de liderazgo escolar.<hr/>Abstract Emphasizing that leadership practices are actions that are carried out among different people, in situations - which have norms, organizational routines and tools that define them - the authors insist on not considering leadership as an individual activity. It is emphasized that it is a work carried out by multiple people, with or without formal positions in the organizational structure and whose purpose is to focus on teaching and the disciplinary particularities of it. Another relevant concept analyzed in the text is the ‘educational infrastructure’ that considers the set of existing resources to sustain, maintain and improve the quality of teaching and pose some key challenges to realistically take a shared view of leadership practices in school.<hr/>Resumo Enfatizando que as práticas de liderança são ações realizadas entre pessoas diferentes, em situações - que têm normas, rotinas organizacionais e ferramentas que os definem - os autores insistem em não considerar a liderança como uma atividade individual. Destaca-se que se trata de um trabalho realizado por múltiplas pessoas, com ou sem posições formais na estrutura organizacional e cujo objetivo é o foco no ensino e as particularidades disciplinares do mesmo. Outro conceito relevante analisado no texto é a “infraestrutura educacional” que considera o conjunto de recursos existentes para sustentar, manter e melhorar a qualidade do ensino e propor alguns desafios-chave para uma visão compartilhada das práticas de liderança escolar. <![CDATA[Para uma liderança sustentável, mais profunda, mais longa e mais ampla]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100182&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La sucesión de los directivos es siempre un riesgo para la sostenibilidad de la mejora en la escuela.De ahí la necesidad planteada por el autor de buscar modelos sustentables de liderazgo en el ámbito educativo que, extrapolando el concepto de la sustentabilidad medioambiental, permitan preservar y seguir avanzando. En ese contexto, recuerda siete principios básicos del liderazgo sostenible: profundidad, duración, amplitud, justicia, diversidad, inventiva, y conservación. Subraya que el liderazgo y la mejora educacional sostenibles preservan y desarrollan aprendizajes profundos para todo aquello que se propaga y perdura, y lo hacen procurando no dañar, sino generar beneficios para su entorno.<hr/>Abstract The succession of the principals is always a risk for the sustainability of the improvement in the school. Hence the need posed by the author to look for sustainable models of leadership in the educational field that, extrapolating the concept of environmental sustainability, allow preserving learning and keeping moving forward. In this context, he recalls seven basic principles of sustainable leadership: depth, duration, breadth, justice, diversity, inventiveness, and conservation. He emphasizes that sustainable leadership and educational improvement preserve and develop deep learning for everything that spreads and lasts, and they do so not to harm, but to generate benefits for their environment.<hr/>Resumo A sucessão dos diretores é sempre um risco para a sustentabilidade da qualidade da escola. Por isso a necessidade de o autor buscar modelos sustentáveis de liderança no campo educacional que, extrapolando o conceito de sustentabilidade do ambiente, permite manter o aprendido e seguir avançando. Nesse contexto, ele lembra sete princípios básicos da liderança sustentável: profundidade, duração, abrangência, justiça, diversidade, inventividade e conservação. Enfatiza que liderança sustentável e melhora educacional preservam e desenvolvem o aprendizado profundo para tudo o que se espalha e dura, e fazem isso não para prejudicar, mas gerar benefícios para o seu entorno. <![CDATA[O surgimento da gestão educacional como campo de estudo na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100196&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este artículo el autor aboga por la creación de un campo de estudio de la gestión educativa específicamente orientado a los contextos educativos latinoamericanos y critica la adopción ciega de conceptos importados y teorías foráneas. Apoyándose en la literatura de la sociología del conocimiento, de la investigación en educación y de la epistemología de las ciencias, analiza sucintamente el desarrollo de la gestión educativa como campo de estudio anglo-norteamericano, para luego focalizarse en las principales diferencias entre los sistemas educativos y el liderazgo escolar latinoamericanos y en las naciones anglo-norteamericanas. En su conclusión, el autor sugiere cuatro desafíos para los académicos e investigadores latinoamericanos centrados en la gestión educativa y el liderazgo, entre los que destacan la generación de conocimientos aplicados desde y para el sistema educativo latinoamericano y la exploración de nuevas áreas de estudio específicas a los contextos latinoamericanos.<hr/>Abstract In this article, the author advocates the creation of a field of study of educational management specifically oriented to Latin American educational contexts and criticizes the blind adoption of imported concepts and foreign theories. Relying on the literature of the sociology of knowledge, research in education and the epistemology of science, he succinctly analyzes the development of educational management as an Anglo-American field of study, then focuses on the main differences between educational systems in the Latin American school leadership and in the Anglo-American nations. In his conclusion, the author suggests four challenges for Latin American scholars and researchers focused on educational management and leadership, among which are the generation of applied knowledge from and for the Latin American educational system and the exploration of new specific areas of study of the Latin American contexts.<hr/>Resumo Neste artigo, o autor defende a criação de um campo de estudo da gestão educacional voltado especificamente para contextos educativos da América Latina e critica a adoção cega de conceitos importados e teorias estrangeiras. Com base na literatura da sociologia do conhecimento, investigação em educação e epistemologia da ciência, ele sucintamente analisa o desenvolvimento da gestão educacional como um campo de estudo anglo-americano, para em seguida destacar as principais diferenças entre os sistemas de ensino e a liderança escolar latino-americana e as das nações anglo-americanas. Em sua conclusão, o autor sugere quatro desafios para acadêmicos e pesquisadores da América Latina com foco em gestão educacional e liderança, entre os quais a geração de conhecimento aplicado de e para o sistema educacional da América Latina e explorar novas áreas de estudo específicas dos contextos latino-americanos. <![CDATA[Aprendizagem sobre classificação nos anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Essa pesquisa teve como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental sobre a habilidade de criar critérios de classificação a partir de reflexões sobre diferentes tipos de habilidades relacionadas à classificação. Participaram do estudo 103 alunos de três escolas públicas da Região Metropolitana do Recife organizados em três grupos: G1 - participava de uma sequência de atividades que envolvia a compreensão do descritor/critério; G2 - participava de uma sequência de atividades que envolvia a reflexão sobre elemento, classe e descritor/critério; G3 - não participava de sequências de atividades, se constituindo como grupo controle. Foram realizados um pré-teste, uma sequência de atividades de ensino (grupos G1 e G2) e um pós-teste com cada grupo. Os resultados revelaram que os alunos dos três grupos apresentaram um fraco desempenho no pré-teste, demonstrando dificuldades em criar critérios para classificar livremente. Entretanto, após as vivências nas sequências de atividades foram observados avanços significativos na aprendizagem dos grupos G1 e G2 e não no G3. Dessa forma, fica evidente a possibilidade de aprendizagem dos alunos em criar critérios de classificação, independente do tipo de intervenção. Assim, podemos afirmar que alunos dos anos iniciais quando levados a refletir sobre como classificar demonstram capacidade e facilidade para aprender e compreender que há uma diversidade de critérios que podem ser utilizados desde que atendam às propriedades de exclusividade e exaustividade.<hr/>Abstract The aim of this research was to investigate the students’ ability to create classification criteria based on reflections on different types of skills related to a classification. This research included 103 students of three public schools in the Metropolitan Region of Recife organized into three groups: G1 - participated in a sequence of activities that involved the understanding of the descriptor/criterion; G2 - participated in a sequence of activities that involved reflection on element, class and descriptor/criterion; G3 - did not participate in sequences of activities, constituting as a control group. It was proposed a pre-test, a sequence of teaching activities (groups G1 and G2) and a post-test with each group. The results showed that the students of the three groups presented a poor performance in the pre-test, showing difficulties in creating criteria to classify freely. However, after the children’s experiences in the sequences of activities, significant advances were observed in the learning of groups G1 and G2 and not in G3. Thus, it is evident the possibility of students learning to create classification criteria, regardless of the type of intervention. Thus, we can say that students of the early years, when stimulated to reflect on how to classify, demonstrate ability and facility to learn and understand that there is a diversity of criteria that can be used as long as they meet the properties of exclusivity and completeness. <![CDATA[Práticas de leitura e círculo bakhtiniano: algumas aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100232&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste trabalho é discutir brevemente sobre as aproximações possíveis entre alguns conceitos propostos pelo círculo bakhtiniano e algumas orientações para ensino de linguagem e leitura nos documentos oficiais de educação dos anos finais do ensino fundamental. A escolha desse nível escolar dá-se pelo fato de ser um momento de transição, entre a escuta de textos (hábito comum nos primeiros anos escolares) e a leitura autônoma, a qual deveria se estabelecer já nesta etapa e tornar o leitor proficiente, entendido como aquele que lê, e estabelece sentido para os diversos gêneros discursivos que circulam em nossa sociedade, especialmente os gêneros da esfera literária, sempre mais distantes da realidade da maioria das pessoas. Nas orientações para o ensino dessas práticas na escola, concebidas como lugar concreto de interação social, e verbal, convém refletir sobre que lugar ocupa a interlocução, diante do ideal de suscitar relações entre leitores e gêneros discursivos em ambiente escolar e o dialogismo, no processo em que o texto se torna discurso, o leitor “sai” da condição passiva, e passa a ser também autor de discursos. A mudança do estado de escuta de textos para o de leitura e produção de textos é perpassada por condicionamentos que tornam este processo de apropriação conturbado, refletem os impasses entre os estudos acerca do ato de ler e da leitura, e a apropriação destes pelos profissionais da educação.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es discutir brevemente sobre las aproximaciones posibles entre algunos conceptos propuestos por el círculo bakhtiniano y algunas orientaciones para enseñanza de lenguaje y lectura en los documentos oficiales de educación de los años finales de la enseñanza fundamental. La elección de ese nivel escolar se dá por el hecho de ser un momento de transición, entre la escucha de textos (hábito común en los primeros años escolares), y la lectura autónoma, la cual debería establecerse ya en esta etapa y convertirse en el lector proficiente , Entendido como aquel que lee, y establece sentido para los diversos géneros discursivos que circulan en nuestra sociedad, especialmente los géneros de la esfera literaria, siempre más distantes de la realidad de la mayoría de las personas. En las orientaciones para la enseñanza de estas prácticas en la escuela, concebidas como lugar concreto de interacción social, y verbal, conviene reflexionar sobre qué lugar ocupa la interlocución, ante el ideal de suscitar relaciones entre lectores y géneros discursivos en ambiente escolar y el dialogismo, en el proceso En el que el texto se convierte en discurso, el lector “sale” de la condición pasiva, y pasa a ser también autor de discursos. El cambio del estado de escucha de textos para el de lectura y producción de textos es atravesado por condicionamientos que hacen este proceso de apropiación conturbado, reflejan los impasses entre los estudios acerca del acto de leer y de la lectura, y la apropiación de éstos por los profesionales de la comunicación Educación.<hr/>Abstract The main goal of this paper is to briefly discuss possible approaches among some concepts proposed by the Bakhtinian circle and some guidelines for language and reading teaching in official educational documents of Elementary School final grades. The choice of this school level is due to the fact that it is a moment of transition, between the listening of texts (common habit in the first school years), and the autonomous reading, which should be established already at this stage and make the reader proficient, that is, the one who reads, and establishes meaning for the various discursive genres that circulate in our society, especially the genres of the literary sphere, always more distant from the reality of most people. In the guidelines for the teaching of these practices in school, conceived as a concrete place of social and verbal interaction, it is necessary to reflect on what place occupies the interlocution, before the ideal of provoking relations among readers and discursive genres in school environment and dialogism, in the process In which the text becomes discourse, the reader “leaves” the passive condition, and moreover becomes the author of speeches. The change from the state of listening to texts to the reading and production of texts is permeated by constraints that make this process of appropriation troublesome, reflects the impasses between the studies about the reading and reading, and the appropriation of these by the education professionals. <![CDATA[Educação em memória e suas relações com o saber]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100247&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta resultados da investigação cujo objetivo consistiu em compreender as relações com o saber estabelecido pelos egressos da Educação Básica com a memória da ditadura civil-militar brasileira. Desde as contribuições postas pela pedagogia histórico-crítica e pelos estudos de Bernard Charlot toma como referência epistemológica a relação dialética entre a história social e singular dos sujeitos para problematizar as tensões e contradições postas por realidades plurais que se apresentam em ambientes formais de educação. Tendo como sujeitos da investigação jovens do Projeto Socioeducativo Cursinho Popular e fazendo uso de questionários estruturados valeu-se da posição social objetiva dos sujeitos investigados para agrupamento dos dados, os quais desde uma perspectiva dialética foram tratados em sua pertinência quantitativa e qualitativa. As conclusões apontam que a relação com o saber também é uma relação com o mundo e que para as camadas populares a educação em memória implica em possibilidade de relacionar-se com a renúncia de uma memória que não afirme seus interesses, que negue seus direitos e impossibilite ocupar um lugar enquanto agente histórico que interage com o mundo e com os outros.<hr/>Resumen El artículo presenta resultados de la investigación cuyo objetivo consistió en comprender las relaciones con el saber establecido por los egresados ​​de la Educación Básica con la memoria de la dictadura civil-militar brasileña. Desde las contribuciones puestas por la pedagogía histórico-crítica y por los estudios de Bernard Charlot toma como referencia epistemológica la relación dialéctica entre la historia social y singular de los sujetos para problematizar las tensiones y contradicciones puestas por realidades plurales que se presentan en ambientes formales de educación. En el marco de la investigación juvenil del Proyecto Socioeducativo Curso Popular y haciendo uso de cuestionarios estructurados se valió de la posición social objetiva de los sujetos investigados para agrupar los datos, los cuales desde una perspectiva dialéctica fueron tratados en su pertinencia cuantitativa y cualitativa. Las conclusiones apuntan que la relación con el saber también es una relación con el mundo y que para las capas populares la educación en memoria implica la posibilidad de relacionarse con la renuncia de una memoria que no afirme sus intereses, que niegue sus derechos y imposibilita ocupar un lugar como agente histórico que interactúa con el mundo y con los demás.<hr/>Abstract The article presents the results of the investigation that aimed to understand the relationships with the knowledge attained by students graduating from Basic Education with the memory of the Brazilian civil-military dictatorship. Starting with the contributions of the historical-critical pedagogy and the studies developed by Bernard Charlot, the epistemological reference is the dialectic relation between the social and singular history of the subjects in order to problematize the tensions and contradictions that exist due to plural realities which are present in the formal education environments. The subjects of the investigation were students from Projeto Socioeducativo Cursinho Popular1, structured questionnaires were used and the objective social position of the subjects under investigation were used to group the data, which from a dialectical perspective were treated according to their quantitative and qualitative relevance. Conclusions point out that the relationship with knowledge is also a relationship with the world and that for the popular classes memory education implies the possibility to relate to giving up a memory that does not affirm one’s interests, that denies one’s rights and makes it impossible to take a place as a historical agent who interacts with the world and with others. <![CDATA[Imagem, biopoder e racismo nas instituições de educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100260&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo analisar como as diferenças étnico-raciais se constituem na organização dos espaços e ambientes educativos a partir das práticas imagéticas que ornamentam os espaços escolares. Propomos analisar os conceitos de biopoder e racismo, relacionando-os às imagens coletadas nas instituições pesquisadas, refletindo como as imagens materializam e expressam discursos racistas, de propagação do branqueamento e valorização da cultura eurocêntrica. Estas imagens constituem-se em painéis, fotos, gravura e desenhos que compõem a geografia da escola. O trabalho investigativo se deu a partir dos princípios teóricos e epistemológicos da abordagem qualitativa de base pós-estruturalista. Por meio das materialidades discursivas analisadas se processam as leituras dos textos imagéticos exibidos no contexto escolar. As imagens foram registradas em doze instituições de educação infantil nos anos de 2013 e 2014 no município de Itapetinga, cidade situada na região Sudoeste da Bahia. Os resultados desse estudo apontam para a necessidade de investimento nos processos formativos dos docentes que cuidam e educam crianças nas instituições de educação infantil, tendo em vista o redimensionamento de sua ação referentes às questões étnico-raciais.<hr/>Abstract This article aims to analyze how ethnic-racial differences constitute the organization of spaces and educational environments from the imagery practices that adorn the school spaces. We propose to analyze the concepts of biopower and racism, relating them to the images collected in the researched institutions, reflecting how the images materialize and express racist discourses, propagating whitening and valuing Eurocentric culture. These images constitute panels, photos, engravings and drawings which make up the geography of the school. The investigative work was based on the theoretical and epistemological principles of the post-structuralist qualitative approach. Through the analyzed discursive materialities, the readings of the imagery texts exhibited in the school context are processed. The images were recorded in twelve institutions of early childhood education in the years of 2013 and 2014 in the municipality of Itapetinga, a city located in the Southwest region of Bahia. The results of this study point to the need to invest in the formative processes of teachers who care for and educate children in the institutions of early childhood education, in view of the re-dimensioning of their action regarding ethnic-racial issues. <![CDATA[O ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas: avaliando efeitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100278&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo versa sobre a gestão das práticas pedagógicas na perspectiva do ensino colaborativo. A pesquisa teve como lócus investigativo uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria onde foram desenvolvidas atividades de Ensino Colaborativo por meio do PIBID /UFSM/Educação Especial. Teve como objetivo analisar a existência de efeitos do desenvolvimento de ações colaborativas, por meio do PIBID, nas formas de gestar as práticas pedagógicas das professoras de ensino comum que tiveram a oportunidade de articular seu trabalho com as bolsistas pibidianas. Nesta perspectiva, em um viés qualitativo, a pesquisa organiza-se em um Estudo de Caso, tendo como procedimento de produção de dados analíticos entrevistas semiestruturadas realizadas na escola com três professoras de turmas de anos iniciais do ensino fundamental. Os discursos das professoras entrevistadas são unânimes em afirmar a relevância dos movimentos de colaboração desenvolvidos, contudo apontam para a inexistência de efeitos na organização das práticas pedagógicas após o encerramento das atividades desenvolvidas pelo Programa nesta escola. Como principais fatores de influência para a inexistência de efeitos nesta ordem foram avaliados o tempo de desenvolvimento das ações do PIBID, as formas organizacionais da Gestão Escolar, as orientações legais para a Educação Especial, a disponibilidade de recursos humanos e os processos formativos dos professores envolvidos.<hr/>Abstract This study elucidates about the pedagogical practices management in the perspective of collaborative teaching. The research had as investigative locus a school from the municipal teaching network in Santa Maria where collaborative teaching activities where developed, through PIBID/UFSM/Special Education. It aimed to analyze the existence of development effects of collaborative actions, through PIBID - Institutional Program of Scholarship of Teaching Initiation - in the ways of managing the pedagogical practices of teachers enrolled in regular teaching practices who had the opportunity of articulating their work with the scholarship students from PIBID. In this perspective, in a qualitative approach, the research is organized in a study case, having as procedure of analytical data production semi-structured interviews held at school with three teachers from the early years of elementary school. The speeches of the interviewed teachers are unanimous in asserting the relevance of the collaborative movements developed, although they point out to the inexistence of effects in the organization of pedagogical practices after the closure of the activities developed by the aforesaid program in that school. As main factors of influence to the inexistence these kind of effects were evaluated the time of PIBID’S actions of development, the organizational methods of school management, the legal orientation towards Special Education, the human resources availability and the formative procedures of the enrolled teachers.<hr/>Resumen Ese estudio versa sobre la gestión de las prácticas pedagógicas en la perspectiva de la enseñanza colaborativa. La pesquisa tuvo como locus investigativo una escuela de la rede municipal de enseñanza de Santa Maria, donde fueran desarrolladas actividades de Enseñanza Colaborativa por medio del PIBID/UFSM/Educación Especial. El ensayo tuvo como objetivo analizar la existencia de los efectos del desarrollo de acciones colaborativas, por medio del PIBID - Programa Institucional de Becas para la Iniciación a Docencia - en las maneras de gestar las prácticas pedagógicas de la maestras de la enseñanza común que tuvieran la oportunidad de articular sus trabajos con las becarias pibidianas. De esta forma, en un enfoque cualitativo, esa pesquisa se organiza en un estudio de caso, teniendo como procedimiento de producción de dados analíticos en entrevistas semi-estructuradas realizadas en la escuela con tres maestras de clases de años iniciales de la educación primaria. Los discursos de las profesoras entrevistadas son unánimes en afirmar la relevancia de los movimientos de colaboración desarrollados, entretanto apuntan para la inexistencia de efectos en la organización de las prácticas pedagógicas después del encerramiento de las actividades realizadas por el programa en esta escuela. Como principales factores de influencia para la inexistencia de efectos en esta orden, fueran evaluados el tiempo de desarrollo de las acciones del PIBID, las formas organizacionales de la Gestión Escolar, las orientaciones legales para la Educación Especial, la disponibilidad de los recursos humanos e los procesos formativos de los profesores envueltos. <![CDATA[Breves considerações acerca da historicidade da avaliação pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O mecanismo da avaliação pode ser entendido como uma das mais importantes engrenagens que colocam em funcionamento o processo pedagógico de uma instituição de ensino. Por esse motivo, é necessário que seus mecanismos constitutivos sejam constantemente revisados, com vistas a aferir se obtêm sucesso em relação aos fins aos quais se propõe. Tal necessidade, lugar onde reside a justificativa do trabalho, se acentua perante um paradoxo: mesmo que o discurso teórico acerca da avaliação aponte para um pensamento inclusivo e democrático, as práticas avaliativas ainda permanecem impregnadas de influências dos modelos tradicionais, o que resulta numa educação bancária, excludente e hierarquizante. Nesse sentido que, por meio de uma pesquisa qualitativa embasada em ampla análise bibliográfica, se empreenderá uma análise histórica da avaliação até o ponto do status quo atual das práticas pedagógicas avaliativas, no intuito de evidenciar tais contradições, lançando-se posteriormente a uma discussão crítica dessa trajetória histórica. Tal é o objetivo do trabalho. Por fim, concluiu-se que é necessário um esforço teórico e prático daqueles que pretendem pensar as práticas pedagógicas no sentido do desenvolvimento gradual de um novo modo de avaliar: um modo que leve a sério o princípio de uma escola democrática e todas as suas implicações.<hr/>Abstract The mechanism of the statutory assessment can be understood as one of the most important gears that put into operation the teaching-learning process of an educational institution. For the same reason, it is necessary that all its constituent mechanisms be constantly reviewed, in order to measure its success in relation to the goals it proposes. This need, wherein lies the justification of this work, is accentuated before a glaring paradox: even though the theoretical discourse about the pedagogical assessment point to an inclusive and democratic thinking, the practice is still imbued with influences of traditional evaluative models, which results in a banking education, exclusive and hierarchical. In this sense, through a qualitative research based on extensive literature analysis, a historical analysis of the evaluation to the point of the current status quo is undertaken, in order to highlight these contradictions and inconsistencies, launching later to a critical discussion of this historical trajectory. Such is the objective of this study.<hr/>Resumen El mecanismo de la evaluación puede ser entendido como uno de los más importantes engranajes que ponen en funcionamiento el proceso pedagógico de una institución de enseñanza. Por eso, es necesario que sus mecanismos constitutivos sean constantemente revisados, con miras a medir si logran éxito en relación a los fines a los que se propone. Tal necesidad, lugar donde reside la justificación del trabajo, se acentúa ante una paradoja: aunque el discurso teórico acerca de la evaluación apunta hacia un pensamiento inclusivo y democrático, las prácticas de evaluación aún permanecen impregnadas de influencias de los modelos tradicionales, lo que resulta en una educación banca, excluyente y jerarquizante. En este sentido, por medio de una investigación cualitativa basada en un amplio análisis bibliográfico, se emprender un análisis histórico de la evaluación hasta el punto del status quo actual de las prácticas pedagógicas evaluativas, con el fin de evidenciar tales contradicciones, lanzándose posteriormente a una discusión crítica de esa trayectoria histórica. Tal es el objetivo del trabajo. Por último, se concluyó que es necesario un esfuerzo teórico y práctico de aquellos que pretenden pensar las prácticas pedagógicas en el sentido del desarrollo gradual de un nuevo modo de evaluar: un modo que tome en serio el principio de una escuela democrática y todas sus implicaciones. <![CDATA[Desenvolvimento docente: avaliação de uma experiência em um curso de Medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar as ações oferecidas em um Programa de Desenvolvimento Docente a partir da percepção dos professores do curso de medicina de uma universidade pública que utiliza métodos ativos de ensino-aprendizagem desde 2002. Após cada ação do programa, um instrumento de avaliação foi aplicado aos participantes, e respostas foram submetidas à análise do conteúdo e em seguida foram organizadas em três categorias: infraestrutura e logística, estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas, e conteúdo desenvolvido. Os professores destacam a importância da organização e planejamento das atividades e do ambiente em que essas ações se desenvolveram; Enfatizam a importância de utilizar estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem maior reflexão sobre a própria prática e a integração da teoria e a prática. Apontam que os temas propostos foram oportunos e necessários, reconhecem a importância de estarem em desenvolvimento, falam sobre a motivação a partir das experiências vivenciadas. Conclui-se que o Desenvolvimento Docente é um processo pelo qual o professor está em transformação, por meio de uma reflexão consciente e constante de sua própria prática. Esse processo pode ser promovido pelos investimentos institucionais e pelos mecanismos reguladores das instituições constituídos por uma avaliação referenciada em indicadores objetivos, coerentes com as metas a serem alcançadas. Nesse sentido, é necessário investir na educação permanente, pois os programas em longo prazo permitem trabalhar as necessidades do professor e da instituição.<hr/>Abstract The objective of this study was to evaluate the actions offered in the Teacher Development Program from the perceptions of the teachers of the medical course of a public university that has been working with active teaching and learning methods since 2002. After each action of the program, an evaluation instrument was applied to the participants, and the answers were submitted to content analysis and then organized into three categories: infrastructure and logistics, the teaching-learning strategies and the developed content. Teachers highlight the importance of organization and planning of activities and the environment in which these actions are developed; they emphasize the importance of using teaching-learning strategies that allow greater reflection on own practice and the integration of theory and practice. They point out that the themes proposed were timely and necessary, they recognize the importance of being in development, they talk about the motivation from the experiences lived. It is concluded that the Teacher Development is a process through which the teacher is in transformation, through a conscious and constant reflection of his own practice. This process can be promoted by institutional investments and by the regulatory mechanisms of institutions, constituted of an evaluation referenced in objective indicators, consistent with the goals to be achieved. In this sense, it is necessary to invest in permanent education, because long-term programs allow the development of the teacher´s and the institution´s needs.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue evaluar las acciones ofrecidas en un Programa de Desarrollo Docente a partir de la percepción de los profesores del curso de medicina de una universidad pública que utiliza métodos activos de enseñanza - aprendizaje desde 2002. Después de cada acción del programa, un instrumento de evaluación se aplicó a los participantes, y las respuestas se sometieron al análisis del contenido y luego se organizaron en tres categorías: infraestructura y logística, estrategias de enseñanza - aprendizaje utilizadas, y contenido desarrollado. Los profesores destacan la importancia de la organización y planificación de las actividades y del ambiente en que esas acciones se desarrollaron; Enfatizan la importancia de utilizar estrategias de enseñanza - aprendizaje que posibiliten una mayor reflexión sobre la propia práctica y la integración de la teoría y la práctica. Se señalan que los temas propuestos fueron oportunos y necesarios, reconocen la importancia de estar en desarrollo, hablan sobre la motivación a partir de las experiencias vivenciadas. Se concluye que el Desarrollo Docente es un proceso por el cual el profesor está en transformación, por medio de una reflexión consciente y constante de su propia práctica. Este proceso puede ser promovido por las inversiones institucionales y por los mecanismos reguladores de las instituciones constituidos por una evaluación referenciada en indicadores objetivos, coherentes con las metas a ser alcanzadas. En este sentido, es necesario invertir en la educación permanente, pues los programas a largo plazo permiten trabajar las necesidades del profesor y de la institución. <![CDATA[Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100319&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico em um dos eixos temáticos do Simpósio Internacional de Educação a Distância e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED), realizado no ano de 2016 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Para a análise, selecionou-se o eixo temático 5 da etapa virtual do evento, intitulado de “Docência (EaD+TIC) - aspectos amplos”. No que concerne à metodologia, foram coletados os metadados das pesquisas apresentadas no eixo temático 5, para posterior análise qualiquantitativa com a apresentação dos resultados em tabelas, gráficos e nuvens de palavras. Com os resultados da pesquisa, inferiu-se que, especificamente no eixo temático 5 do SIED:EnPED:2016: a Educação a Distância (EaD) esteve presente no cerne da maior parte das pesquisas; houve uma predominância de estudos envolvendo a figura do tutor, bem como a interação deste profissional para com os alunos; houve uma maior incidência de pesquisas oriundas das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, com um número consideravelmente maior de investigações originárias de instituições públicas brasileiras; dentre outras informações analisadas nesta investigação.<hr/>Abstract The present work has as objective to carry out a bibliometric study in one of the thematic axes of the International Symposium on Distance Education and the Meeting of Researchers in Distance Education (SIED: EnPED), held in 2016 at the Federal University of São Carlos (UFSCar), Brazil. For the analysis, thematic axis 5 of the virtual stage of the event, titled “Teaching (EaD + TIC) - broad aspects”, was selected. Regarding the methodology, the metadata of the researches presented in the thematic axis 5 were collected, for later qualiquantitative analysis, with the presentation of the results in tables, graphs and word clouds. With the results of the research, it was inferred, specifically in thematic axis 5 of the SIED: ENPED:2016, that: Distance Education was the main thematic of most research; There was a predominance of studies involving the figure of the tutor, as well as the interaction of this professional with the students; There was a higher incidence of research from the Southeast and Northeast regions of Brazil, with a higher number of investigations originating from Brazilian public institutions; Among other information analyzed in this investigation. <![CDATA[<strong>Seminários interdisciplinares como instrumento de articulação de saberes: um relato de experiência</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100336&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência de práticas interdisciplinares onde o modal seminário foi utilizado como estratégia metodológica para o debate de temas contemporâneos. Neste sentido, tem-se a descrição sobre as atividades praticadas no Seminário Interdisciplinar ERGOLAB e LAPSIC (SIEL), realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o intuito de contribuir para o tratamento interdisciplinar dos problemas contemporâneos, criando um espaço de referência para os diversos temas de pesquisa. O Seminário em questão tem periodicidade mensal e está acessível à comunidade acadêmica e profissionais das áreas de interesse nos temas abordados pelos laboratórios. As reuniões são organizadas por uma comissão que define o tema e a dinâmica de cada encontro. O arranjo de cada encontro pauta-se nos seguintes formatos: mesa redonda; discussão de textos sobre interdisciplinaridade; e, apresentação de pesquisadores e/ou profissionais convidados. Concluiu-se que tal prática tem estimulado o debate e a reflexão interdisciplinar, promovido um intercâmbio de informações entre os participantes e fomentado as pesquisas em desenvolvimento pelos integrantes, além de aprimorar e fortalecer parcerias e o envolvimento com a comunidade.<hr/>Abstract The purpose of this article was to report on the experience of interdisciplinary practices where the seminar model was used as a methodological strategy for the debate of contemporary issues. In this sense, a description is given of the activities carried out in the Interdisciplinary Seminar ERGOLAB and LAPSIC (SIEL), event held at Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) of the Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), with the aim of contributing to the interdisciplinary treatment of contemporary problems, creating a space of reference for the various themes of research. The Seminar in question is monthly and is accessible to the academic community and professionals of the areas of interest in the topics addressed by the laboratories. The meetings are organized by a Committee that defines the theme and the dynamics of each meeting. The arrangement of each meeting is based on the following formats: round table; discussion of texts about interdisciplinarity; and, presentation of researchers and/or invited professionals. It was concluded that this practice has stimulated the debate and the interdisciplinary reflection, promoted an exchange of information between the participants and fomented the researches in development by the members, besides improving and strengthening partnerships and the involvement with the community.<hr/>Resumen El objetivo del presente artículo fue relatar una experiencia de prácticas interdisciplinares donde el modelo de seminario fue utilizado como estrategia metodológica para el debate de temas contemporáneos. Por consiguiente, presentamos una descripción de las actividades practicadas en el Seminario Interdisciplinar ERGOLAB y LAPSIC (SIEL), en la Faculdade de Ciencias Aplicadas (FCA) de la Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), con el propósito de contribuir con una visión interdisciplinar para el tratamiento de problemas contemporáneos, criando un espacio de referencia para los diversos temas de investigación. El seminario en referencia tiene una periodicidad mensual y es accesible a toda la comunidad académica y a profesionales de varias áreas que se interesan por los temas abordados en los laboratorios. Las reuniones son organizadas por una comisión que define el tema y la dinámica de cada encuentro. La organización de cada encuentro es pautada en los siguientes formatos: mesa redonda; discusión de textos sobre interdisciplinaridad; y presentaciones de investigadores y/o profesionales convidados. Se concluyó que tal práctica ha estimulado el debate y la reflexión interdisciplinar, promovido un intercambio de informaciones entre los participantes y fomentado las investigaciones en desarrollo por los integrantes, además de mejorar y fortalecer trabajos en conjunto y el envolvimiento con la comunidad. <![CDATA[Registros Digitais: desafios e sucessos nas aulas de Literatura do Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000100350&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este Relato de Experiência narra a trajetória do projeto Stories de Leituras, desenvolvido em 2017 com alunos do 3o ano do Ensino Médio do IFSP campus Cubatão. Com o objetivo de discutir como o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode auxiliar nas atividades de leitura, o projeto propõe a utilização da Rede Social (RS) Instagram como um diário virtual, no qual os alunos podem registrar sua relação com o livro e interagir com as postagens dos colegas. O projeto também visa refletir sobre a influência de exames vestibulares nas escolhas dos livros de literatura adotados no Ensino Médio.<hr/>Resumen Este relato de experiencia narra la trayectoria del proyecto Stories de Leituras, desarrollado en 2017 con alumnos del 3er año de la Escuela Secundária del IFSP campus Cubatão. Con el objetivo de discutir cómo el uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) puede auxiliar en las actividades de lectura, el proyecto propone la utilización de la Red Social (RS) Instagram como un diario virtual, en el cual los alumnos pueden registrar su relación con el libro e interactuar con la producción de los colegas. El proyecto también pretende reflexionar sobre la influencia de exámenes vestibulares en las elecciones de los libros de literatura adoptados en la Escuela Secundária.<hr/>Abstract This Case Report narrates the trajectory of the project named Stories de Leituras, developed in 2017 with students of the 3rd year of High School at the IFSP campus Cubatão. The main goal of this project is to discuss how the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) can improve reading activities. The project proposes the use of the Instagram Social Network as a virtual diary in which students can register their relationship with the book and interact with colleagues’ posts. The project also aims to reflect on the influence of vestibular exams on the choices of literature books adopted in High School.