Scielo RSS <![CDATA[Revista Eletrônica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-719920190002&lang=pt vol. 13 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta ao Leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200361&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação do Dossiê “Educação, Cultura e Subjetividade”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200365&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<strong>Educação e dever profissional na constituição da subjetividade moderna</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200367&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo discutir o papel do dever profissional na constituição da subjetividade moderna a partir da análise deste tema nos livros de Max Weber denominados Ensaios sobre a Sociologia das Religiões. Weber apresenta uma genealogia da modernidade ocidental, abordando-a do ponto de vista de sua racionalidade específica por meio da qual teria se consolidado uma subjetividade fundamentada no domínio prático instrumental. Segundo Weber, a Reforma Luterana, por meio da ascese, conferiu ao trabalho uma dimensão ético-religiosa e estabeleceu as bases para a concepção moderna de “dever profissional”, que se estendeu para todos os domínios da atividade humana. O conceito de trabalho como vocação, derivado da ascese protestante, consubstancia-se na entrega metódica e disciplinada no trabalho concebido como destino individual. Por meio da internalização de uma forma específica de racionalidade, a que todos devem se conformar passivamente, constituiu-se um processo de subjetivação que impõe uma racionalidade instrumental como um meio legítimo de abordagem cognitiva e prática de todos os processos mundanos. Como decorrência, o dever profissional passou a determinar o sentido e significado dos processos educativos, cuja finalidade precípua é a formação para o trabalho.<hr/>Abstract This article aims to discuss the role of the professional duty in the constitution of the modern subjectivity, based on the analysis of this theme in the books by Max Weber called Essays on the Sociology of Religion. Weber presents a genealogy of the Western modernity, approaching it from the point of view of its specific rationality through which a subjectivity based on the practical instrumental domain would have been consolidated. According to Weber, the Lutheran Reformation, through asceticism, gave to the labor an ethical-religious dimension and laid the foundations for the modern conception of “professional duty”, which extended itself to all domains of the human activity. The concept of work as a vocation, derived from Protestant asceticism, is embodied in the methodical and disciplined dedication to work conceived as an individual destiny. By means of the internalization of a specific form of rationality, to which everyone must passively conform, a process of subjectivation has been established, which imposes an instrumental rationality as a legitimate means of cognitive and practical approach to all worldly processes. As a result, professional duty began to determine the sense and meaning of educational processes, whose main purpose is training for work. <![CDATA[A formação da subjetividade na Idade Mídia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200377&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na atual sociedade do espetáculo, as telas estão presentes em todas as esferas dos espaços público e privado, de tal maneira que se torna possível caracterizar a sociedade hodierna como a da Idade Mídia. Esta onipresença das telas em todas as relações sociais determina transformações inéditas tanto na dimensão objetiva, quanto na subjetiva. Não por acaso, já é possível identificar sinais de comportamento de vício em relação aos estímulos audiovisuais continuamente produzidos e consumidos por meio dos gadgets eletrônicos, com destaque para a presença ubíqua dos aparelhos celulares. Seguindo esta linha de raciocínio torna-se cada vez mais comum o recrudescimento da ansiedade, caso alguém se separe de seu celular, por exemplo. Diante de tal contexto, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, refletir criticamente sobre as metamorfoses na dimensão subjetiva presentes na chamada Idade Mídia. Para tanto, serão apresentadas considerações sobre as transformações no conceito de indústria cultural na era da revolução microeletrônica, bem como a análise das modificações na subjetividade decorrentes da reconfiguração das esferas pública e privada em tempos de hegemonia das tecnologias digitais.<hr/>Abstract In today’s society of the spectacle, the screens are present in all spheres of public and private spaces, in such a way that it becomes possible to characterize the current society as the Media Age. This omnipresence of screens in all social relations determines unprecedented transformations in both the objective and the subjective dimensions. It is no coincidence that it is possible to identify signs of addictive behaviour in relation to audio-visual stimuli continuously produced and consumed through electronic gadgets, with emphasis on the ubiquitous presence of mobile devices. Following this line of reasoning, it becomes increasingly common to intensify anxiety, if someone separates from their cell phone for example. Given this context, the main objective of this article is to reflect critically on the metamorphoses in the subjective dimension present in the so-called Media Age. In order to do so, we will present considerations about the transformations related to the concept of cultural industry in the era of the microelectronic revolution, as well as the analysis of the changes in subjectivity resulting from the reconfiguration of the public and private spheres in times of hegemony of digital technologies. <![CDATA[Educação, Cinema e Estudos Culturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200388&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo propõe uma discussão sobre as possibilidades de uma pedagogia da imagem que entrecruza os processos de montagem cinematográfica com as experiências do espectador, entendendo esta relação como formadora de significados sobre os filmes e sobre si. Com este propósito são utilizados conceitos sobre as distintas formas de visualidade do cinema e sobre os Estudos Culturais, em especial sobre os aspectos formativos que emergem das observações sobre os modos de endereçamento fílmico.<hr/>Abstract The article proposes a discussion about the possibilities of a pedagogy of image that intersects the processes of cinematographic editing with the experiences of the spectator, understanding this relation as formative of meanings about the films and about ourselves. With this purpose, concepts about the different forms of cinema visuality and Cultural Studies are used, especially the formative aspects that emerge from the observations on the modes of filmic addressing. <![CDATA[Vagando na noite: encontros entre filosofia, educaзгo e mъsica, ao “som” de Derrida e Debussy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente escrita foi elaborada a partir de especulações sobre possíveis encontros entre filosofia, educação e música. Nas margens da música, onde a filosofia busca alguma penetração, o tema de uma suposta recusa à assimilação se anuncia, exigindo a retomada de questões como a permanência de uma zona de indeterminação não alcançada pelo esforço representacional. Essa opacidade incontornável do fenômeno musical desloca-o para uma dimensão noturna, destino comum a tudo que escapa aos interesses totalizantes de uma linguagem comprometida com a objetivação e nomeação das coisas e dos que, a partir dela própria, se convencionou chamar de outros. O noturno na filosofia e na música é objeto de reflexões de Derrida e de outros pensadores, a partir das quais é possível vislumbrar uma ampliação do mundo, justamente onde se evidencia o caráter meramente formal dos limites entre o que é dito e não dito, entre o que é humano ou não. O texto aqui apresentado inclui algumas dessas reflexões filosóficas, cotejadas com criações musicais que insinuam esse caráter noturno, como as de Debussy. Adicionalmente, são destacadas possíveis consequências do enfraquecimento da política representacional para processos de subjetivação e relações de alteridade, abrindo espaço para um pensamento sobre educação não comprometido com a centralidade do humano.<hr/>Abstract The present writing was elaborated from speculations about possible encounters between philosophy, education and music. On the margins of music, where philosophy seeks some penetration, the theme of a supposed refusal to assimilation is announced, demanding the resumption of questions such as the permanence of a zone of indetermination not reached by the representational effort. This unavoidable opacity of the musical phenomenon moves it to a nocturnal dimension, a common destiny to everything that escapes the totalizing interests of a language committed to the objectification and nomination of things and of those conventionally called other. The nocturnal in philosophy and in music is object of reflections of Derrida and other thinkers, from which it is possible to glimpse a widening of the world, just where it is evident the merely formal character of the limits between what is said and unsaid, between what is human and what’s not. The text presented here includes some of these philosophical reflections, compared to musical creations that insinuate this nocturnal character, like those of Debussy. Additionally, possible consequences of the weakening of representational politics to subjectivation processes and alterity relations are highlighted, opening space for a thought about an education not compromised with the centrality of the human. <![CDATA[A contradição que não se comunica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200417&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nunca se produziu tanto e tão aceleradamente informação e conhecimento. Produção que finalmente não se comunica, nem age, nem tem os efeitos positivos que se desejam de transferência para a sociedade. Hiperatividades, fascismos, patologias variadas, contradições e impasses entravam tamanho empreendimento. E a par dos avanços tecnológicos e científicos mais ousados uma barbárie inominável avança de forma avassaladora. Os perigos planetários que resultam desta produção que não se comunica e de que só amiúde nos tornamos conscientes não deixam de nos ameaçar todos os dias e bater com insistência à porta. Um contexto global tão ambíguo e perigoso faz-nos recuperar uma hipótese com mais de cinquenta anos. Proposta por Bateson com um alcance bastante vasto, o conceito de duplo impasse ou “double bind” ajuda-nos a pensar a relação entre educação, conhecimento e política.<hr/>Abstract Information and knowledge have never been produced so rapidly. Production that in the end does not communicate, nor does it act, nor does it have the positive effects that are desired of transference to society. Hyperactivities, fascism, various pathologies, and contradictions, went into such an enterprise. And along with the most daring technological and scientific advances, an unmentionable barbarity is advancing in an overwhelming way. The planetary dangers that result from this production that is not communicated and which we often only slowly become aware of do not cease to threaten us every day and insistently knock on the door. An ambiguous and dangerous global context makes us recover a hypothesis that is more than fifty years old. Proposed by Bateson with a very wide reach the concept of “double bind” helps us to think the relationship between education knowledge and politics. <![CDATA[Análise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200425&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é auxiliar os pesquisadores da área de Educação a compreenderem algumas possibilidades de aplicação da Análise do Discurso, segundo Foucault, com o propósito de dispor deste referencial teórico-metodológico nas pesquisas em Educação. Foucault (1979) trata da relação entre discurso e poder, visto que para o autor as práticas discursivas estão interligadas nas relações de poder e saber. O discurso é mais do que a referência das coisas, pois possibilita uma rede conceitual que lhe é própria. Este estudo justifica-se devido à necessidade da área de Educação investigar e referendar os diferentes discursos de segmentos da escola, como: gestores, professores, alunos, funcionários, ou mesmo de textos oficiais sobre políticas educacionais, etc., isto é, as diversas e profundas perspectivas de investigar as coisas ditas. Para facilitar a compreensão da Análise do Discurso, buscamos exemplificá-la com pesquisas referentes ao campo da Educação, em geral, como também pesquisas específicas desenvolvidas em 2017 e 2018, por grupos de pesquisa da Linha Educação, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.<hr/>Abstract The objective of this article is to assimilate the Discourse Analysis, according to Foucault, with the purpose of having this theoretical-methodological reference in the researches in Education. Based on the foucaultian perspective, the relation between discourse and power is elucidated, since for Foucault everything is practical and interconnected in the relations of power and knowledge. The discourse is more than the reference of things, as it allows a conceptual network that is its own. This study is justified due to the area of Education investigating and referring to the different discourses of segments of the school, such as: managers, teachers, students, employees, or even official texts on educational policies etc., that is, the diverse and deep perspectives to investigate things said. In order to facilitate the understanding of the Foucaultian theory, we sought to exemplify it with research related to the field of Education in general, as well as specific researches developed by research groups of the Education, Culture and Subjectivity Line of the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of São Carlos. <![CDATA[A pedagogização do sexo da criança: do corpo ao dispositivo da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200438&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O que é a pedagogização? O que é a infância? E o que é o dispositivo? Este artigo se deriva de uma pesquisa de doutorado que entrelaça estes três conceitos a partir de uma analítica foucaultiana. O ponto de partida é a noção de que o século XVIII investe de maneira específica no corpo da criança, produzindo uma série de práticas que se inscrevem em um processo de pedagogização de seu sexo. Esta pedagogização, por sua vez, ocorre primeiramente por meio de um silenciamento e de uma negação da existência da sexualidade da criança, mas que em momento seguinte desencadeia uma explosão de práticas que irão, por outro lado, exaltar, explicar, incitar, “liberar”, tratar, curar etc., todas as suas manifestações em torno de seu corpo. Há uma hipótese que atravessa esse debate que entende que é a partir do momento em que a criança se torna um dos grupos estratégicos do dispositivo da sexualidade, tal como pressupõe Foucault, um conjunto heterogêneo de regimes de verdades e práticas é também produzido sobre esta criança, de maneira tal, que se desenha para ela um modo específico de viver a infância. Dessa maneira, a infância vai se constituindo, tal como a sexualidade, como um dispositivo histórico do poder. De forma correspondente às características do dispositivo, o artigo desenha as práticas que emolduraram a infância moderna, tais como: as Práticas pedagógicas, as Práticas divisórias e identitárias de gênero e de sexualidade e as Práticas médicas. Observa-se, nessas práticas, as linhas de visibilidade e de enunciação, as de força e as de subjetivação, todas convergindo de maneira a esquadrinhar o corpo da criança e a configurar para ela um modo de viver, de se portar, de se vestir, de habitar, de brincar, de se expressar. Um movimento que é preciso e micropolítico: das práticas de disciplinamento do corpo ao dispositivo da infância.<hr/>Abstract What is pedagogization? What is childhood? And, what is the device? This article is based on a doctorate research which links these three concepts from a Foucaultian analysis. The starting point is the notion that the 18th century invested specifically in the body of the child, producing a series of practices which register into a pedagogization process of their sexuality. This process first occurs through silencing and denial of the existence of a child´s sexuality, but at the following moment, it will trigger off an explosion of practices which will exalt, explain, incite, “liberate”, treat, cure, etc, all the manifestations around their body. There is a hypothesis which crosses this debate that understands that from the moment the child becomes one of the strategic groups of the sexuality device, as assumed by Foucault, a heterogeneous set of regimes of truths and practices is also produced on this child, in such way that a specific manner of living the childhood is shown to them. This way, childhood constitutes itself, as well as sexuality, as a historical power device. By corresponding to the characteristics of the device, the article shows the practices which framed the modern childhood, such as: Pedagogical Practices, Divisive Practices and gender and sexuality identity Practices, and Medical Practices. Through such practices, it is possible to observe the visibility and enunciation lines, as well as the strength and subjectivation ones, converging to frame the body of the child and to configure them as a way of living, behaving, playing, and expressing themselves. A movement which is precise and micropolitical: from the practices of body discipline to the childhood device. <![CDATA[Infância e relações étnico-raciais: uma questão de saber-poder]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200459&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe uma discussão sobre infância, racismo e sua conexão com os dispositivos de saber-poder engendrados nas relações sociais e nos espaços educativos. Discute como os espaços educativos produzem modos de subjetivação das crianças, as várias formas de governá-las e enquadrá-las nas normas e padrões da cultura branca. As práticas preconceituosas e racistas aprendidas e internalizadas no contexto escolar colaboram na constituição de uma criança que cresce sob a égide de uma cultura racista. A partir do referencial teórico pós-estruturalista, o estudo problematiza os conceitos de infância essencializada, traz ao debate e reflexão os regimes de verdade, os jogos de saber e poder que circundam a infância, bem como os discursos que são produzidos na esfera educacional e os desafios emergentes para constituição de uma educação antirracista.<hr/>Abstract This article proposes a discussion about childhood, racism and their connection with the devices of know-power engendered in social relations and educational spaces. It discusses how the educational spaces produce manners of subjectivation of the children, the several ways of governing them and molding them into the norms and standards of the white culture. The prejudice and racism practices learned and internalized in the school context contribute to the constitution of a child growing under the aegis of a racist culture. From the post-structuralist theoretical framework, the study problematizes the concepts of essentialized childhood, brings to debate and reflection the truth regimes, the games of knowledge and power that surround childhood, as well as the speeches that are produced in the educational sphere and the emerging challenges to develop an anti-racist education. <![CDATA[Desafios curriculares no ensino superior: contribuições do Programa Abdias Nascimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200473&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta alguns resultados da primeira fase de implementação do projeto “Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes” do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (NEAB/UFSCar), vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto visa estabelecer uma rede transnacional de investigação conjunta entre pesquisadores e pesquisadoras em parceria com três instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA) e Université Paris Nanterre (França). O projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores estão se modificando para o diálogo de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Neste artigo apresentamos um recorte do levantamento bibliográfico sobre este tema nos contextos da Colômbia e dos Estados Unidos.<hr/>Abstract This article is dedicated to the development and presentation of the results of the first phase of implementation of the project “Knowledge, research and curricular innovations in teacher training for ethnic-racial diversity in higher education: questioning and contributions of ethnic-racial matrices and (NEAB / UFSCar), Brazil, linked to the Abdias Nascimento Academic Development Program, promoted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The project aims to establish a transnational network of joint research between researchers in partnership with three international institutions: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colombia), Georgia State University (USA) and Université Paris Nanterre (France). The project aims to analyze if and how the curriculum of teacher training courses are changing for the dialogue of ethnic-racial and cultural knowledge, African and Afro-descendant knowledge. In this article we present a review of the literature on this subject in the contexts of Colombia and the United States. <![CDATA[Os conceitos epistemológicos da Educação Inclusiva: propriedade da multiplicidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200490&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El estudio de los conceptos constituye una de las tareas más significativas y relevantes del quehacer epistemológico. El presente trabajo se propone establecer un conjunto de exploraciones y distinciones analítico-metodológicas en torno al estudio de los conceptos epistemológicos que participan de la configuración del campo de producción de la Educación Inclusiva. Como premisa fundacional, es posible afirmar que, sus principales instrumentos conceptuales se albergan en el centro crítico de la multiplicidad. Razón por la cual, el lenguaje de la inclusión es el lenguaje de la multiplicidad. Los conceptos en este contexto, se convierten en herramientas intersubjetivas, poseen la capacidad de conectar diversos campos de conocimiento, disciplinas, métodos y objetos de diversa naturaleza que confluyen y participan en la producción de la especificidad de su dominio. En efecto, son concebidos como herramientas de intermediación. Los conceptos crean condiciones de legibilidad, determinan modos de aplicación a un determinado objeto. Se observa la configuración de un universo conceptual que opera a través de la rearticulación de sus conceptos, procedentes de diversos enredos genealógicos de dispersión, itinerarios estriados y ramificaciones. Los conceptos epistemológicos de la Educación Inclusiva operan a través de condiciones de flexibilidad, se movilizan por diversas disciplinas, transformándose y dislocándose en su paso por cada una de ellas, alteran y reestructuran sus significados. Constituye un terreno analítico complejo y en permanente movimiento. Avanzar en el develamiento de su universo conceptual requiere de la creación de conceptos que nos permitan lecturar críticamente el presente. Sus conceptos son formas políticas poderosas de transformación del mundo.<hr/>Abstract The study of concepts constitutes one of the most significant and relevant tasks of the epistemological task. The present work aims to establish a set of explorations and analytical-methodological distinctions around the study of epistemological concepts that participate in the configuration of the production field of Inclusive Education. As a foundational premise, it is possible to affirm that its main conceptual instruments are housed in the critical center of multiplicity. Reason why the language of inclusion is the language of multiplicity. Concepts in this context become intersubjective tools, have the ability to connect various fields of knowledge, subjects, methods and objects of different nature that converge and participate in the production of the specificity of their domain. In effect, they are conceived as intermediation tools. The concepts create readability conditions, determine modes of application to a specific object. It is observed the configuration of a conceptual universe that operates through the rearticulation of its concepts, coming from diverse genealogical entanglements of dispersion, itineraries and ramifications. The epistemological concepts of Inclusive Education operate through conditions of flexibility, are mobilized by various disciplines, transforming and dislocating in their passage through each of them, alter and restructure their meanings. It constitutes a complex analytical terrain, in permanent movement. Advancing in the unveiling of its conceptual universe requires the creation of concepts that allow us to critically read the present. Their concepts are powerful political forms of world transformation.<hr/>Resumo O estudo de conceitos constitui uma das tarefas mais significativas e relevantes da tarefa epistemológica. O presente trabalho visa estabelecer um conjunto de explorações e distinções analítico-metodológicas em torno do estudo de conceitos epistemológicos que participam da configuração do campo de produção da Educação Inclusiva. Como premissa fundamental, é possível afirmar que seus principais instrumentos conceituais estão abrigados no centro crítico da multiplicidade. Pelo que, a linguagem da inclusão é a linguagem da multiplicidade. Conceitos, neste contexto, tornam-se ferramentas intersubjetivas, têm a capacidade de conectar vários campos de conhecimento, disciplinas, métodos e objetos de diferentes naturezas que convergem e participam da produção da especificidade de seu domínio. Com efeito, eles são concebidos como ferramentas de intermediação. Os conceitos criam condições de legibilidade, determinam modos de aplicação para um objeto específico. Observa-se a configuração de um universo conceitual que opera através da rearticulação de seus conceitos, advindos de diversos emaranhados genealógicos de dispersão, itinerários e ramificações. Os conceitos epistemológicos da Educação Inclusiva operam através de condições de flexibilidade, são mobilizados por várias disciplinas, transformando e deslocando em sua passagem por cada um deles, alteram e reestruturam seus significados. Constitui um terreno analítico complexo e em permanente movimento. Avançar no desvelamento de seu universo conceitual requer a criação de conceitos que nos permitam ler criticamente o presente. Seus conceitos são formas políticas poderosas de transformação do mundo. <![CDATA[A desgenerificação do trabalho nas novas configurações do capitalismo: implicações para pensar o trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200520&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as principais implicações das metamorfoses no mundo do trabalho na passagem de um paradigma fordista para um pós-fordista, para a profissionalização do trabalho docente. Para tanto, toma-se como material empírico três importantes estudos sobre a docência brasileira e aponta-se para a importância de considerarmos os diagnósticos acerca das mudanças no mundo do trabalho para compreendermos e complexificarmos o atual contexto vivido por professores e professoras. Inicia-se examinando as principais transformações ocorridas no capitalismo recente a partir do triunfo do pensamento neoliberal no Brasil, sinalizando para a emergência dos novos perfis profissionais que passam a ser exigidos no contexto atual. Após, apresentamos um diagnóstico sobre a profissionalização do magistério e o adoecimento docente no Brasil, evidenciando que o conceito de desgenerificação mostra-se como uma ferramenta importante para futuros estudos que busquem investigar tais temáticas.<hr/>Resumen El presente artículo tiene como objetivo analizar las principales implicaciones de las metamorfosis en el mundo del trabajo en el paso de un paradigma fordista para un postfordista, para la profesionalización del trabajo docente. Para ello, se toma como material empírico tres importantes estudios sobre la docencia brasileña y se apunta a la importancia de considerar los diagnósticos acerca de los cambios en el mundo del trabajo para comprender y complejizar el actual contexto vivido por profesores y profesoras. Se inicia examinando las principales transformaciones ocurridas en el capitalismo reciente a partir del triunfo del pensamiento neoliberal en Brasil, señalando para la emergencia de los nuevos perfiles profesionales que pasan a ser exigidos en el contexto actual. Después de presentar un diagnóstico sobre la profesionalización del magisterio y el enfermedad docente en Brasil, evidenciando que el concepto de desgenerificación se muestra como una herramienta importante para futuros estudios que busquen investigar tales temáticas<hr/>Abstract This article aims to analyze the main implications of metamorphoses in the world of work in the transition from a Fordist paradigm to a post-Fordist, for the professionalization of teaching work. Therefore, three important studies on Brazilian teaching are taken as empirical material and it is pointed out the importance of considering the diagnoses about the changes in the world of work in order to understand and make more complex the current context experienced by teachers. We begin by examining the main transformations which have occurred in recent capitalism since the triumph of neoliberal thought in Brazil, signaling to the emergence of new professional profiles that are now required in the current context. Afterwards, we present a diagnosis about teaching professionalization and teaching sickness in Brazil, evidencing that the concept of degendering is an important tool for future studies which pursue to investigate such topics. <![CDATA[Evasão na educação superior de um Instituto Federal do nordeste brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200533&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos Institutos Federais do Brasil, a evasão anual varia de 24% a 28%, podendo atingir, ao final de três anos, cerca de 70% dos alunos ingressantes. Essa também é a realidade do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública oferecido por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste brasileiro, em que os índices de desistência chegam, em algumas turmas, a 77%. Apesar desse quadro, o conhecimento acumulado e sistematizado no Brasil sobre a evasão ainda é escasso, especialmente a que acomete os cursos superiores de tecnologia. Visando contribuir para esta linha de pesquisa, esse trabalho objetivou analisar os fatores que contribuem para a evasão no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal em estudo. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados a partir de fontes primárias (questionário) e secundárias. Em um universo de 263 alunos que se evadiram ou cancelaram o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, 97 (37%) responderam ao instrumento de pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes tinha, em média, 31 anos de idade, 49% estavam cursando a segunda graduação, 74% exerciam atividade remunerada, 47% eram servidores públicos e 59% eram provenientes de escola particular. A pesquisa destacou, como principais fatores causadores da evasão, a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, e a dificuldade em conciliar o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública com outro curso de graduação. As ocorrências estudadas não apresentaram relação com fatores de ordem vocacional ou ligados a questões acadêmicas.<hr/>Abstract In Federal Institutes (Brazil), the annual evasion vary from 24% to 26%, which may reach, after three years, more than 70% of its entrants. This reality has been detected in the Technology in Public Management Degree Course offered by a Federal Institute of Education, Science and Technology in the Brazilian northeast, where, in some classes, evasion rates has reached up to 77%. Despite this scenario, the accumulated systematized knowledge about the evasion in Brazil is still scarce, especially how it affects Technology Degree Courses. As a means of contributing to this kind of research, this work analyzes the reasons that somehow contribute to the evasion in the Technology in Public Management Degree Courses of the Federal Institute. It is an exploratory-descriptive research, with quantitative approach, whose data have been collected by primary source (questionnaires) and secondary sources. In the universe of 263 evaded and canceled students, 37% replied to the survey instrument. The results have shown that students’ average age was 31; that 49% of them were taking their second graduation course; that 47% were public servants and 59% attended private schools. The research has shown that both the difficulties to handle work and studies simultaneously and the difficulties to manage more than one graduation course are the main facts that cause the school drop-out. The studied occurrences didn’t present relation to vocational factors or academic matters as a cause for evasion. <![CDATA[Licenciaturas em Ciências e Educação Inclusiva: a visão dos/as licenciandos/as]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200554&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No Brasil, a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) é um tema recente em pesquisas sobre ensino de Ciências e os estudos, de maneira geral, abordam a prática em sala de aula e materiais didáticos. O trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa que analisou a formação inicial de professores da área de Ciências para a inclusão de alunos NEE, em cursos de universidades públicas estaduais do estado de São Paulo e tem por objetivo apresentar e discutir a percepção dos estudantes sobre a sua formação inicial para a inclusão de alunos com NEE. Participaram do estudo 236 alunos do último ano dos cursos presenciais de Licenciatura em Ciências (Biologia, Física e Química) das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo (USP, Unicamp e UNESP). A partir das respostas dos licenciandos, pode-se considerar que os cursos de formação de professores têm preparado pouco os futuros docentes para atuarem com alunos com deficiência e a maioria dos licenciandos não se sente preparada para lecionar aos alunos com NEE. Nesses cursos, não é proposta a discussão sobre Educação Inclusiva e quando ocorre, ela se dá em poucas aulas ou de forma não sistematizada, a partir de eventos pontuais. Esse dado é preocupante, pois esses futuros professores ministrarão aulas para alunos com NEE sem compreender a Educação Inclusiva e sem se perceberem como preparados, o que pode acarretar em desânimo e desinteresse com a profissão de professor.<hr/>Abstract In Brazil, the inclusion of students with special educational needs (SEN), especially those with disabilities, is a recent topic in research on science teaching. Existing research within this field is more focused on classroom practice and didactic materials. A study was carried out within the undergraduate teaching licensing courses in the public universities of the state of São Paulo (USP, Unicamp and UNESP) which aimed to analyze the training of Science teachers for the inclusion of SEN students. The work presented here is a portion of this study and it aims to present and discuss the students’ perception about their initial training for the inclusion of students with SEN. The survey was conducted with 236 students in their final year of undergraduate courses in Biology, Physics and Chemistry. From the graduate’s responses, it was determined that teacher training courses have underprepared future teachers to work with students with disabilities, and most of the graduates do not feel prepared to teach students with SEN. In these courses there is little discussion of Inclusive Education and when there is discussion, it occurs in a non-systematized form and only in specific instances. This data is worrying, since these future teachers will teach classes for students with SEN without understanding Inclusive Education and without perceiving themselves as prepared, which can ultimately lead to discouragement and disinterest within the teaching profession. <![CDATA[Estudantes de camadas populares e a afiliação à universidade pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200572&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata de um trabalho realizado nos anos de 2013 a 2015, no âmbito do Observatório Sociológico da Vida Estudantil da Universidade Federal de Viçosa - UFV - (Brasil), instância formativa, de produção e de divulgação do conhecimento sobre a vida estudantil de universitários das camadas populares. O objetivo do trabalho foi criar possibilidades para a afiliação intelectual de estudantes pobres à universidade pública. Na primeira etapa, dezoito universitárias, do curso de Pedagogia, realizaram autoanálises das trajetórias escolares e vivências acadêmicas, tendo como referência o pensamento bourdieusiano, e fizeram a descrição reflexiva delas. Na segunda etapa, foram elaborados projetos e desenvolvidas pesquisas sobre temas que emergiram dessas autoanálises. O método de geração de dados foi o relato biográfico, e os investigados, em sua maior parte, eram estudantes da UFV, o que, juntamente com as autoanálises realizadas, viabilizou a conexão de saberes entre as estudantes na condição de pesquisadoras e os sujeitos investigados. Dentre os resultados desse trabalho há o fato de que as autoanálises permitiram às estudantes a interpretação dos princípios que engendram suas práticas e a incorporação e/ou atualização de disposições favoráveis à constituição de percursos acadêmicos de qualidade e se mostraram uma forma de promover a afiliação intelectual à universidade pública e de enfrentamento dos efeitos que a origem social possa ter nos percursos acadêmicos. A associação da autoanálise, como um trabalho interpretativo das disposições e práticas, com a realização de pesquisas, e a conexão de saberes entre estudantes com afinidades de habitus, engendrou a constituição de redes de sociabilidade e a permanência na UFV.<hr/>Abstract This article is about a work developed between 2013 and 2015 within the Sociological Observatory of Student Life at the Federal University of Viçosa -UFV - (Brazil), a research group that produces and disseminates knowledge about students from working classes’ university life. This work aimed at creating possibilities for poor students do an intellectual affiliation to the public university. First, eighteen pedagogy female students developed a self-analysis of their own school trajectories and academic experiences, describing them reflexively based on Bourdieu ideas. Then, projects and researches were done about the themes that emerged from the self-analysis stage. The method used to generate the data was the biographical stories, and, most of those who were investigated were UFV’s students, consequently, it was possible to do a connection between the knowledge from the students as researchers and as research subjects. Among the results of this work was the fact that the self-analysis enabled the students to interpret principles, which engendered their practices and the incorporation and/or updating of favorable dispositions, which constituted the academic quality of their trajectories. It also showed that the trajectories may promote the intellectual affiliation to the public university and that it can face up the effects that social origin may have on the academic trajectories. The association of self-analysis, as an interpretive work of dispositions and practices, with the research development, and the connection of knowledge among students, with affinities of habitus, made possible the constitution sociability networks and permanence at UFV. <![CDATA[<strong>Teorização curricular e formação docente: uma aposta em grupos de pesquisa</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200588&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Procura-se neste texto destacar a relevância da teorização curricular para pensar os processos de formação docente e os sentidos em disputa, considerando estudos realizados em nossos grupos de pesquisa. O trabalho põe em relevo uma aposta coletiva nos processos de escape, frente às políticas regulatórias que, a despeito das diferenças, cada vez mais centralizam a questão do currículo a partir de uma cultura da testagem, a qual tem subsumido educação a ensino (aprendizagem). Defende-se, diferentemente, o currículo como significação, perspectiva esta que ampara distintos processos formativos, os quais buscam valorizar “o chão da escola” em uma dinâmica ativa na qual a política se constitui. Nesse sentido, discorda que a qualidade da educação passe necessariamente pela centralização curricular, tampouco de que se trata de uma questão de garantia. As políticas curriculares - que em sua complexidade têm sido analisadas por nós - em um cenário de reformas educacionais, hibridizam disputas que buscam silenciar a ação docente e colonizar as práticas, bem como sugerem também mudanças provocadas pelos distintos governos, as quais têm ocupado a tônica das discussões nos grupos. A argumentação sugere que os sentidos não são os mesmos, distintos são os contextos e as interpretações, o que interpela a seguir analisando a política de uma maneira não estadocêntrica. Nesse sentido, o escape sempre é possível, ainda que as condições não favoreçam.<hr/>Abstract The aim of this text is to highlight the relevance of curricular theorization when thinking about teacher training processes and the meanings in dispute, considering studies carried out in our research groups. The work highlights a collective bet in the processes of escape, in the face of regulatory policies that, despite differences, increasingly center the issue of the curriculum from a culture of testing, which has subsumed education to teaching (learning). It argues for the curriculum as a meaning, a perspective that supports different formative processes, which seek to value “the school floor” in an active dynamic in which politics is constituted. In this sense, it disagrees that the quality of education necessarily passes through curricular centralization, nor that it is a matter of guarantee. Curricular policies - which in their complexity have been analyzed by us - in a scenario of educational reforms, hybridize disputes that seek to silence teacher action and colonize practices, as well as suggest changes brought about by the different governments, which have been the focus of the discussions in the groups. The argument suggests that the meanings are not the same, the contexts and the interpretations are different, which then challenges us to analyze politics in a non-statecentric way. In this sense, escape is always possible, even if conditions do not favor it. <![CDATA[Os professores frente às demandas das famílias: aproximando contextos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200600&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El papel de los docentes se ha transformado en los últimos años debido a las exigencias y responsabilidades educativas cada vez más complejas que derivan de las familias de sus alumnos. El objetivo de este estudio consistió en investigar cómo docentes de educación primaria de Brasil y Uruguay perciben y evalúan las demandas que reciben de las familias y cuán preparados se sienten para enfrentar esa realidad. El diseño fue cualitativo, exploratorio y transcultural, utilizando la técnica de Grupo Focal, siendo uno brasileño (10 participantes) y uno uruguayo (9 participantes). En ambos grupos los participantes fueron mujeres, con experiencia tanto en la red pública como privada. Los datos fueron tratados con Análisis de Contenido y los resultados apuntaron a dos grandes temas: Formación Académica y Demandas de las Familias. El análisis permite comprobar innumerables semejanzas en la relación que familia y escuela establecen en la práctica cotidiana tanto en Brasil como en el Uruguay, sobre todo en lo que se refiere al rol docente. Se observa la dificultad que las docentes expresaron en cuanto a delimitar su papel frente a si mismas y frente a las familias. También las docentes se mostraron con pocos recursos para trabajar con la diversidad de las demandas familiares y es posible pensar que se beneficiarían de espacios de reflexión y desarrollo de la sensibilidad para poder discriminar tales demandas. Así, se puede decir que se necesita abrir una discusión profunda sobre lo que significa formar a los docentes para el trabajo con las familias.<hr/>Abstract The role of teachers has been transformed in recent years due to the increasingly complex educational demands and responsibilities that come from the students’ families. The aim of the present study was to investigate how Elementary School Teachers in Brazil and Uruguay perceive and evaluate the demands they receive from families, and how prepared they think they are to face this reality. A qualitative, exploratory and transcultural method was used, based on the technique of Focal Groups, with one group being conducted in Brazil (10 participants) and anther one in Uruguay (9 participants). In both groups, participants were women, with experience in public and private schools. Data were treated using the Content Analysis technique and results pointed out two main themes: Academic Formation and Family Demands. The analysis showed several similarities in the relationship between family and school in daily practice - both in Brazil and Uruguay - especially regarding the Teacher’s role. It was observed that Teachers still face some challenges in determining their roles for themselves and the families. Teachers have also shown they have insufficient resources to work with the diversity of family demands and it is possible to think that they would benefit from spaces of reflection and sensitivity development, in order to better discriminate these demands. Thus, it may be said that it is necessary to inaugurate a deep discussion about what it means to form Teachers to work with families.<hr/>Resumo O papel dos professores tem se transformado nos últimos anos devido às demandas e responsabilidades educacionais, cada vez mais complexas, que derivam das famílias de seus alunos. O objetivo deste estudo foi investigar como os professores de ensino fundamental do Brasil e Uruguai percebem e avaliam as demandas que recebem das famílias e o quão preparados se sentem para enfrentar essa realidade. Foi utilizado método qualitativo, exploratório e transcultural, a partir da técnica do Grupo Focal, sendo conduzido um grupo no Brasil (10 participantes) e um no Uruguai (9 participantes). Em ambos os grupos, os participantes foram mulheres, com experiência nas redes pública e privada. Os dados foram tratados a partir da técnica de Análise de Conteúdo e os resultados apontaram dois temas principais: Formação Acadêmica e Demandas das Famílias. A análise evidenciou inúmeras semelhanças na relação que a família e a escola estabelecem na prática diária - tanto no Brasil quanto no Uruguai - especialmente no que diz respeito ao papel docente. Observou-se a dificuldade dos professores em delimitar seu papel para si e para as famílias. Os professores também se mostraram com poucos recursos para trabalhar com a diversidade de demandas familiares e é possível pensar que eles se beneficiariam de espaços de reflexão e desenvolvimento de sensibilidade para poder discriminar essas demandas. Assim, pode-se dizer que é necessário inaugurar uma discussão profunda sobre o que significa formar os professores para o trabalho com as famílias. <![CDATA[A reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200619&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A aprendizagem em alguns métodos ativos, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização, depende essencialmente do vínculo entre professores e estudantes. A presente pesquisa teve o objetivo de compreender o processo experiencial de professores médicos com a formação profissional do estudante de Medicina de 1ª, 2a, 5a e 6a séries do curso médico de uma Faculdade do interior paulista e elaborar um modelo teórico representativo desse processo vivenciado. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e utilizou-se o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. A amostra foi constituída por saturação teórica, que se deu na 19ª entrevista. O referencial teórico para a discussão dos resultados foi o Interacionismo Simbólico. Este artigo enfoca parte da categoria ‘Encontrando-se: capacitação, experiência e motivação como facilitadores permanentes dos métodos ativos’, especificamente a subcategoria ‘Vivenciando a reciprocidade ao operacionalizar o método ativo’. O estudo possibilitou aprofundar o conhecimento acerca dos pressupostos teórico-práticos subjacentes à docência, essencialmente no aspecto da relação professor-estudante. Discute-se o quanto o professor pode propiciar maior segurança ao estudante e ter sua prática fortalecida diante do seu papel nos métodos ativos. Assim, contribui para um processo essencial da formação permanente em métodos ativos de professores médicos e de demais categorias profissionais.<hr/>Abstract Learning in active methods, such as Problem-Based Learning (PBL) and Problem-Solving, depends essentially on the teachers-students link. This research sought to understand the experiential process of medical teachers with students’ training of 1st, 2nd, 5th and 6th grade of the medical course of a Faculty in São Paulo’s countryside. Semi-structured interviews were carried out and the methodological framework of Data Based Theory and the theoretical framework of Symbolic Interactionism were used. Sample was constituted by theoretical saturation, occurred in the 19th interview. The theoretical reference for the discussion of the results was Symbolic Interactionism. This article focuses on the ‘Finding: Empowerment, Experience and Motivation as Permanent Enablers of Active Methods’ category, specifically the sub-category ‘Experiencing reciprocity in operationalizing the active method’. The study enabled to deepen the knowledge about the theoretical-practical presuppositions underlying teaching, essentially in the aspect of the teacher-student’s relationship. It is discussed how much the teacher can provide greater security to the student and, simultaneously, to have his practice strengthened. Thus, it contributes to the process of ongoing training of medical teachers and other professional categories in active methods.<hr/>Resumen El aprendizaje en algunos métodos activos, como el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) y la Problematización, depende esencialmente del vínculo entre profesores y estudiantes. La presente investigación tuvo el objetivo de comprender el proceso experiencial de profesores médicos con la formación profesional del estudiante de Medicina de 1ª, 2 ª, 5 ª y 6ª series del curso médico de una Facultad del interior del Estado de São Paulo y elaborar un modelo teórico representativo de ese proceso vivenciado. Se realizaron entrevistas semiestructuradas y se utilizó el referencial metodológico de la Teoría Fundamentada en los Datos. La muestra fue constituida por saturación teórica, que se dio en la 19ª entrevista. El referencial teórico para la discusión de los resultados fue el Interaccionismo Simbólico. Este artículo se centra en la categoría ‘Encontrándose: capacitación, experiencia y motivación como facilitadores permanentes de los métodos activos’, específicamente la subcategoría ‘Vivenciando la reciprocidad al operacionalizar el método activo’. El estudio posibilitó profundizar el conocimiento acerca de los presupuestos teórico-prácticos subyacentes a la docencia, esencialmente en el aspecto de la relación profesor-estudiante. Se discute cuánto el profesor puede propiciar mayor seguridad al estudiante y tener su práctica fortalecida ante su papel en los métodos activos. Así, contribuye a un proceso esencial de la formación permanente en métodos activos de profesores médicos y de otras categorías profesionales. <![CDATA[Metodologias interativas para facilitar a integração da Unidade Curricular de Semiologia Humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200632&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: A integração do currículo é fundamental para a formação médica. Representa, todavia, um constante desafio para os professores envolvidos, visto que não há uniformidade sobre o conceito, sobre a necessidade de inclusão de atividades integradas, e mesmo sobre sua operacionalização. Objetivos: Promover a integração da unidade curricular (UC) de semiologia humana (clínica médica, pediatria, diagnóstico por imagem, psicologia e informática em saúde) através da implantação de metodologias interativas, e avaliar a percepção dos estudantes do módulo de semiologia humana, após a implementação destas metodologias. Métodos: Utilizou-se pesquisa-ação, envolvendo 76 professores e 125 estudantes da 3ª série do curso médico. Para a integração da UC foram realizadas: reuniões mensais entre os coordenadores para implementação e acompanhamento das metodologias interativas, que consistiram de integração da teoria com a prática, implantação de discussão conjunta de casos clínicos, visão holística do paciente e de seus problemas, colaboração e comunicação entre os professores, aulas conjuntas, avaliação integrada com o processo de aprendizagem e ensino em pequenos grupos. Além disso, foram realizadas oficinas de capacitação para uso da plataforma Moodle pelos professores e construção de página com as atividades da UC. A avaliação da percepção dos estudantes sobre a UC foi realizada através de questionário voluntário e anônimo e de questões abertas (qualitativa). Todos os estudantes responderam ao questionário. Foi utilizada a escala de Likert de cinco pontos com um ponto médio manifestando situação intermediária ou de nulidade, domínio de discordância (valores 1 e 2) e domínio de concordância (4 e 5). A análise do desempenho destes alunos da 3ª série do curso de medicina foi feita comparando-se os seus resultados com os obtidos nas provas do ano anterior. Na análise estatística foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (versão 17.0, SPSS®, Chicago, IL, EUA). Resultados: A análise conjunta das categorias do questionário demonstrou que houve impacto positivo após a integração entre as disciplinas e a introdução de metodologias interativas no curso. Houve melhora significante do desempenho, tanto teórico quanto prático, avaliado pelas notas obtidas pelos alunos, quando comparado aos alunos do ano anterior (p&lt;0,001). Por outro lado, nas questões abertas, os alunos ainda referiram heterogeneidade entre os professores e na avaliação, necessidade de um esforço contínuo para melhorar e manter a integração, bem como adequar a carga horária, considerada insuficiente. Conclusão: A análise da avaliação evidenciou a necessidade de implementar o desenvolvimento docente, o planejamento conjunto e a continuidade do processo de articulação. A utilização das metodologias interativas contribuiu para a integração da Unidade Curricular de semiologia.<hr/>resumen está disponible en el texto completo<hr/>Abstract Introduction: Curriculum integration is critical to medical education. However, it represents a constant challenge for the teachers involved, since there is no consensus on the concept, on the need to include integrated activities, and even on their operationalization. Objectives: To promote the integration of the human semiology (medical clinic, pediatrics, diagnostic imaging, psychology and health informatics) curriculum unit (CU) through the implementation of interactive methodologies, and to evaluate the students’ perception of the module of human semiology after the implementation of these methodologies. Methods: Action research was used, involving 76 teachers and 125 students in the third year of medical school. In order to implement the CU, monthly meetings were held between the coordinators for the implementation and follow-up of the interactive methodologies, which consisted of integration of theory and practice, implementation of a joint discussion of clinical cases, holistic view of the patients and their problems, collaboration and communication between teachers, joint classes, evaluation which was integrated with the learning process, and teaching in small groups. In addition, training workshops on the use of the Moodle platform were held for teachers and a page with the activities of the CU was made. Students’ perceptions about the CU were evaluated through a voluntary and anonymous questionnaire and open questions (qualitative). All students answered the questionnaire. The five-point Likert scale was used with a midpoint indicating intermediate or nullity, a disagreement domain (values ​​1 and 2) and an agreement domain (4 and 5). In order to analyze these third year medical school students’ performance, their results were compared with those obtained in the tests taken on the previous year. The Statistical Package for the Social Sciences (version 17.0, SPSS®, Chicago, IL, USA) was used in the statistical analysis. Results: The joint analysis of the categories of the questionnaire showed that there was a positive impact after the integration between the disciplines and the introduction of interactive methodologies in the course. There was significant improvement in performance, both theoretical and practical, as measured by the grades obtained by the students, when compared to the students from the previous year (p &lt;0.001). On the other hand, in the open questions, students still mentioned heterogeneity among teachers and in the evaluation, the need for a continuous effort to improve and maintain the integration, as well as to adjust the workload, considered insufficient. Conclusion: Evaluation analysis showed the need to implement teacher development, joint planning and the continuity of the articulation process. The use of interactive methodologies contributed to the integration of the Semiology Curricular Unit. <![CDATA[Currículo interdisciplinar no ensino integral: concepções de professores paulistas de Ciências da Natureza e Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200645&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nas últimas décadas, as escolas de tempo integral têm sido implementadas no Brasil com o intuito de oferecer aos educandos uma formação global envolvendo não apenas o conhecimento científico, mas também a constituição de saberes de forma integrada em diversas áreas. As bases para uma proposta de educação integral devem se dar sob a perspectiva da interdisciplinaridade, uma vez que proporciona condições de ensino de maneira dinâmica entre as disciplinas, atreladas aos problemas da sociedade e perspectivas pessoais, promovendo nesse âmbito a educação de sujeitos baseada na ética, no desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Nesse sentido, o presente estudo objetivou caracterizar a implementação de uma proposta de escola integral e sua interface com a interdisciplinaridade a partir da análise sobre a práxis de professores de Ciências da Natureza e Matemática no contexto de uma escola pública paulista. A investigação constituiu-se como exploratória e descritiva, caracterizada como uma pesquisa etnográfica, tratando-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em educação e apresentou como um de seus principais resultados que as propostas curriculares se mostram como bastante inovadoras, porém enfrentam alguns obstáculos como a fragilidade na formação de professores e a interferência de aspectos das políticas governamentais que impedem seu pleno desenvolvimento.<hr/>Abstract In the last decades, full-time integral schools have been implemented in Brazil with the aim of providing students a global education involving not only scientific knowledge, but also the constitution of knowledge in an integrated way in several areas. The bases for a proposal of integral education must take place under the perspective of interdisciplinarity, since it provides conditions of teaching in a dynamic way among the disciplines, linked to society’s problems and personal perspectives, promoting in this scope the education of subjects based on ethics, in the development of intellectual autonomy and critical thinking. In this sense, the present study aimed to characterize the implementation of an integral school proposal and its interface with interdisciplinarity based on the analysis of the praxis of teachers of Natural Sciences and Mathematics in the context of a public school in the state of São Paulo. The research was an exploratory and descriptive one, characterized as an ethnographic research, being therefore a qualitative research in education; and it presented as one of its main results that the curricular proposals are shown as quite innovative, but they face some obstacles such as the fragility in the teachers’ formation and the interference of aspects of the policies that impede their full development. <![CDATA[Criança Feliz e PEC do teto de gastos: era uma vez um direito...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200659&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This work reflects on the Criança Feliz Program [Happy Child Program], as well as on the approval of a constitutional amendment proposal (PEC 55/2016 for the ceiling of public spending - EC 95 actuality) which foresees the freezing of primary expenditures of the Federal Government and, in this sense, cuts to prominent social policies, with highlights to actions following the impeachment of President Dilma Rousseff (Aug 31, 2016), in Brazil. Somehow, both the Happy Child Program and the PEC come to announce to society which societal project is to be implemented for the coming years. A small State for social actions and a strong one for the market, according to Peroni (2008). In the same proportion, it communicates to society that a socially-oriented State burdens the public machine and perverts the centrality of what a strong State is on the global scenario. In relation to the Happy Child proper, it is pointed out as a compensatory and palliative policy, of an assistentialist nature, that goes against the actions that aim to promote citizenship, social rights, as well as the demands of social movements and the academic production of progressive character. This means a setback, given the progress that was foreshadowed with FC 88, Law 9.394/96, providing for children’s education as the first stage of basic education.<hr/>Resumo Este trabalho faz uma reflexão sobre Programa Criança Feliz, bem como sobre a aprovação de emenda constitucional (55/2016 - PEC do teto dos gastos públicos) que prevê congelamento das despesas primárias do governo federal e, nesse sentido, cortes às políticas sociais com destaque às ações pós-impeachment da presidenta Dilma Rousseff (31/08/2016). De alguma forma, tanto o Programa Criança Feliz, quanto a PEC vêm no sentido de anunciar à sociedade qual é o projeto societário que se deseja imprimir para os próximos anos. Um Estado pequeno para as ações sociais e forte para o mercado, conforme indica Peroni (2008). Na mesma proporção comunica à sociedade que um Estado voltado para o social onera a máquina pública e perverte a centralidade do que é um Estado forte no cenário global. Em relação ao Criança Feliz, propriamente dito, este apresenta-se como uma política compensatória e paliativa, de cunho assistencialista, que vai na contramão das ações que visam a promover a cidadania; os direitos sociais, bem como às reivindicações dos movimentos sociais e de produção acadêmica de cunho progressista. O que significa um retrocesso, dado o avanço que se prenunciou com a CF 88, a LDB 9.394/96 no sentido de contemplar a educação infantil como primeira etapa da educação básica.<hr/>Resumen El trabajo de investigación refleja a respecto del Programa “Criança Feliz” (Niño Feliz), además de esto, señala el documento constitucional de límite para el presupuesto público (55/2016 - PEC teto dos gastos públicos), donde se propone congelar los presupuestos de los gastos primarios del gobierno federal (trabajadores, salud, educación; ejecutivo, judiciario, legislativo; ministerios). Delante de eso, las políticas sociales sufren ataques, en especial después del golpe político (impeachment) de la presidenta de Brasil Dilma Rousseff (31/08/2016). El Programa y el Proyecto vienen, los dos, para demostrar a la población cuál es el proyecto de sociedad que se intenta imponer para los próximos años. Se mira hacia un montón de acciones que se hace en el campo político un modelo de Estado pequeño para el social y fuerte para la economía de mercado (Peroni, 2008). De esa manera, lo que se intenta decir es que el social es costoso para la “maquina pública” y al revés, un Estado que se volva al mercado es imperioso en el escenario global. Con respecto al “Niño Feliz”, se lo mira como una política de compensación momentánea, asistencialista y que no se propone a cambiar la estructura social para la promoción de la ciudadanía, los derechos sociales. En su contexto, el Programa no es una respuesta ideal a los grupos sociales organizados y tan poco representa una acción política, técnica o académica progresista. Al revés. Después de la Constitución de 1988, de la Lei Nacional de Educación (LDB9394/96), de las acciones para ubicar la educación de los niños pequeños en la política educativa, además de muchas otras acciones y programas, El “Niño Feliz” y el Proyecto nos hacen caminar hacia atrás. <![CDATA[Leitura, escrita e literatura: análise multidisciplinar da inserção na cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200673&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo procura encadear algumas ideias defendidas por pensadores das áreas da linguística, da filosofia, e da literatura, no que se refere ao processo social de individuação - integração dos sujeitos à cultura -, considerando as contradições desse processo dentro do modelo social contemporâneo, que, em grande medida, impede o ser humano de expressar sua singularidade e estabelecer uma identidade pessoal, a qual parece estar sempre em mutação. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que conjuga os distintos referenciais teóricos, discutindo a temática em questão, de modo a estabelecer um diálogo entre diferentes áreas do saber e suscitar novas perspectivas para a ação educativa. A leitura do mundo antecede outras leituras e compreende um entendimento sobre a realidade e o outro, enquanto que a escrita, mais do que o domínio de uma técnica, corresponde à expressão do sujeito em comunicação com a realidade ao seu redor. Leitura e escrita integram o processo de inserção do sujeito na cultura, um processo complexo que se encontra prejudicado pela estruturação de conformações sociais autônomas, reguladas não mais pelos indivíduos em interação, mas por dependências do sistema social. A precariedade da vida, nesse sentido, revela-se de muitas maneiras e a literatura, reconhecendo tal fenômeno, articula meios de expressá-lo. Uma educação de cunho político, pautada na formação de consciências críticas, capazes de perceber as contradições do sistema vigente, propõe-se a romper os condicionamentos da existência. Tal dinâmica encontra, na literatura engajada, uma aliada para despertar as consciências através do fluxo de uma linguagem controversa, ambígua e não estandardizada.<hr/>Abstract This article seeks to put together some of the ideas defended by thinkers in the fields of linguistics, philosophy and literature, regarding the social process of individuation - the integration of subjects to culture -, considering the contradictions of this process within the contemporary social model, which, to a large extent, prevents the human being from expressing his uniqueness and establishing a personal identity, which seems to be constantly changing. The work consists of a bibliographical research that combines the different theoretical references, discussing the theme in question, in order to establish a dialogue among different areas of knowledge and to raise new perspectives for educational action. The reading of the world precedes other readings and comprises an understanding of reality and the other, while writing, rather than the domain of a technique, corresponds to the expression of the subject in communication with the reality around him. Reading and writing integrate the process of insertion of the subject into culture, a complex process that is hampered by the structuring of autonomous social conformations, regulated no longer by individuals in interaction, but by dependencies of the social system. The precariousness of life, in this sense, is revealed in many ways and literature, recognizing this phenomenon, articulates means of expressing it. An education of a political nature, based on the formation of critical consciences, capable of perceiving the contradictions of the current system, proposes to break the conditioning of existence. Such dynamics finds in the engaged literature an ally to awaken consciousness through the flow of a controversial, ambiguous, and non-standardized language.<hr/>Resumen El presente artículo busca encadenar algunas ideas defendidas por pensadores de las áreas de la lingüística, de la filosofía, y de la literatura, en lo que se refiere al proceso social de individuación-integración de las personas en la cultura-, considerando las contradicciones de ese proceso dentro del modelo social contemporáneo, que, en gran medida, impide al ser humano expresar su singularidad y establecer una identidad personal, que parece estar siempre en mutación. El trabajo consiste en una investigación bibliográfica que conjuga los distintos referenciales teóricos, discutiendo la temática en cuestión, de modo a establecer un diálogo entre diferentes áreas del saber y suscitar nuevas perspectivas para la acción educativa. La lectura del mundo antecede a otras lecturas y comprende un entendimiento sobre la realidad y el otro, mientras que la escritura, más que el dominio de una técnica, corresponde a la expresión del sujeto en comunicación con la realidad a su alrededor. La lectura y escritura integran el proceso de inserción del sujeto en la cultura, un proceso complejo que se ve perjudicado por la estructuración de conformaciones sociales autónomas, reguladas no más por los individuos en interacción, sino por dependencias del sistema social. La precariedad de la vida, en ese sentido, se revela de muchas maneras y la literatura, reconociendo tal fenómeno, articula medios de expresarlo. Una educación de cuño político, pautada en la formación de conciencias críticas, capaces de percibir las contradicciones del sistema vigente, se propone romper los condicionamientos de la existencia. Tal dinámica encuentra, en la literatura comprometida, una aliada para despertar las conciencias a través del flujo de un lenguaje controvertido, ambiguo y no estandardizado. <![CDATA[Estágio Curricular Supervisionado: uma retrospectiva histórica na legislação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200689&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é retratar o percurso histórico das legislações que tratam do Estágio Supervisionado. Trata-se de uma pesquisa documental em que foram analisados decretos, leis, portarias e diretrizes que regulamentam os estágios. Historicamente, o conceito de Estágio Supervisionado foi instituído no Brasil a partir da Lei Orgânica do Ensino Normal, promulgada em 1946, que define um único currículo para todos os estados. Em meio às proposições e mudanças significativas, o Estágio tornou-se um componente mínimo curricular, estabelecendo a obrigatoriedade da Prática de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado. Diante dessa trajetória histórica da legislação brasileira, percebemos avanços e retrocessos no que diz respeito à formação de professores e o Estágio Curricular Supervisionado.<hr/>Abstract The objective of this article is to portray the historical course of the legislation regarding the Supervised Internship. This was a documentary research, in which decrees, laws, ordinances and directives that regulate the internships were analyzed. Historically, the Supervised Internship concept was instituted in Brazil by the Organic Law of Normal Teaching, enacted in 1946, which defines a single curriculum for all states. Amid propositions and significant changes, the Internship became a minimum curricular component, establishing the obligatoriness of the teaching practice in the form of the Supervised Internship. In view of this historic trajectory of Brazilian legislation, we have seen advances and setbacks regarding teacher training and the Supervised Curricular Internship. <![CDATA[Fiandar com escritas de futuras pedagogas: alguns rastros das incendiadoras de caminhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200702&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo relata uma experiência de leitura e escrita realizada em atual percurso formativo acadêmico, nos espaços e tempos em que capturamos signos, afetos e pensamentos. O ensaio ‘O incendiador de caminhos’ (2011), do escritor moçambicano Mia Couto, foi manipulado num dos momentos de uma disciplina de ciências e educação, cuja ementa engloba epistemologias, metodologias e práticas pedagógicas na área das ciências naturais para crianças, num curso de Licenciatura em Pedagogia. Entretanto, o texto não viria falar sobre práticas pedagógicas e sim fazer pulsar um ‘quiçá’: quiçá se pudesse pensar em docência, em práticas pedagógicas ou em ciências - conjugadas com a vida - a partir do ensaio do autor. Um texto pode projetar uma potência, ativando modos de pensar-se, produzindo uma experiência de linguagem e de mundo. As futuras pedagogas nos mostraram as brechas que uma leitura pode fazer sobre uma docência em mim, no outro e em aberto. ‘O incendiador de caminhos’ se relaciona com a possibilidade de nos fabricarmos na trajetória de ocupar espaços, disciplinas e pensamentos enrijecidos da universidade. Queimam algumas certezas e fazem reivindicar, enquanto formadoras/es e formandos/as, a experiência de ler, pensar e escrever fagulhas de presente e futuro em educação.<hr/>Abstract This article reports a reading and writing experience developed in a current academic formative process, in the spaces and times where we capture signs, affects and thoughts. The essay ‘O incendiador de caminhos’ (2011), by Mozambican writer Mia Couto, was manipulated during one of the moments of a science and education course, whose program involves epistemologies, methodologies and pedagogical practices in the field of natural sciences to children, in a Pedagogy Licensure course. However, the text would not discuss pedagogical practices but it would mobilize a ‘what if’ discourse: ‘what if’ I could think teaching, pedagogical practices or sciences - along with life - departing from the author’s essay. A text could projects a potency, activating ways of thinking, producing a language and world experience. The pedagogues to be have shown us the gaps that reading can produce upon teaching ‘in myself’, ‘in the other’ and ‘openly’. ‘O incendiador de caminhos’ relates to the possibility of fabricating ourselves in the trajectory of occupying rigid spaces, courses and thoughts at the university. They burn some certainties and claim, as teachers and teachers to be, the experience of reading, thinking and writing sparks of present and future in Education.<hr/>Resumen Este artículo relata una experiencia de lectura y escritura realizada en actual percurso formativo académico, en espacios y tiempos donde capturamos signos, afectos y pensamientos. El ensayo ‘O incendiador de caminhos’ (2011), del escritor mozambicano Mia Couto, fue manipulado en uno de los momentos de la asignatura Ciencias y Educación, cuyo ementario incluye epistemologías, metodologías y prácticas pedagógicas en el área de las Ciencias Naturales para niños, en un curso de Profesorado. Sin embargo, el texto no hablaría sobre prácticas pedagógicas, sino de hacer pulsar un ‘quizá’: quizá se pueda pensar en enseñanza, en prácticas pedagógicas o en ciencias - conjugadas con la vida - desde el ensayo del autor. Un texto puede proyectar una potencia, activando modos de pensarse, produciendo una experiencia de lenguaje y de mundo. Las futuras pedagogas nos mostraron los vacíos que una lectura puede hacer sobre la enseñanza de uno mismo, del otro y en abierto. ‘O incendiador de caminhos’ se relaciona con la posibilidad de nos fabricarmos en la trayectoria de ocupar espacios, asignaturas y pensamientos rígidos de la universidad. Queman algunas certezas y hacen reclamar, como formadoras/es y formandos/as, la experiencia de leer, pensar y escribir chispas de presente y futuro en educación. <![CDATA[Educação Infantil e saúde das professoras: estudos que se aproximam ao tema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200712&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta estudos que abordam a relação do trabalho docente das professoras de educação infantil com a sua saúde. Pesquisou-se nas bases - Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil) o período de 2010 até 2017, no Portal da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) o período de 2000 a 2017 e no Banco de Teses da Capes/MEC - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (de 2000 a 2017). No campo “pesquisa de artigos”, utilizamos os descritores (isolados e associados): “doença”, “professora” e “educação infantil”, posteriormente acrescentou-se “adoecimento”. Pesquisou-se nos campos em “geral” e “resumo”. Entre artigos, teses e dissertações encontrou-se 17 trabalhos que analisavam a relação do adoecimento das professoras de educação infantil com seu trabalho. Constatou-se que esse grupo de professoras, por ser relativamente novo e por estar em construção a sua identidade profissional, ainda é pouco estudado, embora apresente-se como grupo de risco para adoecimento, portanto mais estudos são necessários para identificar problemas e buscar soluções.<hr/>Abstract The article presents studies that discuss the relationship between the teaching work of preschool teachers and their health. Research was carried out in three different places: from 2010 to 2017 in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO Brazil), from 2000 to 2017 in the Portal da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (Portal of the National Association of Postgraduate and Research in Education) and from 2000 to 2017 at the Banco de Teses da Capes/MEC- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (Capes Bank of Theses/MEC - Coordination of Improvement of Higher Personnel Education / Ministry of Education). In the “article search” field, we used the descriptors (isolated and associated): “illness”, “teacher” and “early childhood education”, and later added “sickness”. Search was carried out in “general” and “summary” fields. Among these papers, theses and dissertations were found 17 papers that analysed the relationship between the sickness of the preschool teachers and their work, it was shown that this relatively new group of teachers who are still constructing their professional identity, is still poorly studied although it presents itself as a risk group for illness, so more studies are needed to identify problems and seek solutions.<hr/>Resumen El artículo presenta estudios que abordan la relación del trabajo docente de las profesoras de educación infantil con su salud. La investigación se realizó en el portal de la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación (ANPEd), en el período de 2000 a 2017 y en el Banco de Tesis de la Capes/MEC - Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior/Ministerio de Educación (de 2000 a 2017). En el campo “investigación de artículos”, utilizamos los descriptores (aislados y asociados): “enfermedad”, “profesora” y “educación infantil”, posteriormente se añadió “enfermarse”. Se ha investigado en los campos en “general” y “resumen”. Entre los artículos, tesis y disertaciones se encontraron 17 trabajos que analizaban la relación de la enfermedad de las profesoras de educación infantil con su trabajo, se constató que ese grupo de profesoras por ser un grupo relativamente nuevo, por estar en construcción de su identidad profesional, todavía es poco estudiado, aunque se presenta como grupo de riesgo para enfermarse, por lo que más estudios son necesarios para identificar problemas y buscar soluciones. <![CDATA[Prática de escrita no processo formativo: a constituição de uma pesquisadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200726&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo relatar uma experiência a partir de uma prática de escrita, denominada de relatoria, vivenciada na disciplina Educação Profissional: Desafios Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil. Argumenta-se sobre a constituição da pesquisadora em formação num ambiente de muito diálogo, de leitura e análise crítica de textos, articulado com diversas produções escritas e discussões coletivas. Para compreender essa experiência narrada, utilizam-se teóricos que apontam a importância da escrita na constituição do sujeito em formação. A proposta da disciplina envolveu a escrita de três textos individuais a partir da análise crítica de três artigos, um texto coletivo relacionado a um artigo sobre Educação Profissional, bem como a leitura e análise crítica coletiva de pelo menos um texto de um colega, seguindo critérios quanto à forma e ao conteúdo, totalizando em cinco produções realizadas. Decorre desta experiência, a constatação de que ser pesquisador é estar em busca de informações acerca de um problema, um assunto, uma inquietação, além da necessidade de se posicionar por escrito e refletir criticamente sobre os temas abordados. Foi uma prática coletiva que demandou constantes diálogos estabelecidos com autores, com colegas e com a professora, incluindo o aprendizado de como analisar um artigo minuciosamente, desde a investigação sobre quem é o autor, sua formação, até aspectos estruturais do texto. As atividades foram assumidas como algo prazeroso, muito além de avaliações ou obrigações, servindo de inspiração para reflexões, outras leituras e produções textuais.<hr/>Abstract This work has as its goal presenting an experience from a writing practice called rapporteur, experienced through the subject entitled Professional Education: Contemporary Challenges of the Post-Graduation Program in Science Education in the Federal University of Rio Grande - FURG (Brazil). It deals with the constitution of a researcher in an environment full of dialogue, reading and critical analysis of texts, articulated with many writings and group discussions. In order to comprehend this experience, theoretical contributions are used; their ideas go towards the importance of writing when it comes to the constitution of the ongoing formation of the person. The subject proposal was based on the writing of three individual texts based on the critical analysis of three articles, on a group text related to an article about professional education, as well as on the reading and critical analysis of at least one text from a colleague, according to criteria related to form and content, totaling five writings. From this experience, it can be said that being a researcher is searching for information regarding a problem, a topic, a concern, besides the necessity of expressing oneself through writing and reflecting critically about the discussed topics. It was a group practice that required constant dialogues established with the authors, the colleagues and the teacher, adding the learning about how to analyze an article meticulously, from the investigation about who is the author, their formation, to structural aspects of the text. The activities were considered as something very pleasurable, beyond evaluations or obligations, used as inspiration for reflections, other readings and writings. <![CDATA[Projeto Teto Térmico: um documentário envolvendo interdisciplinaridade em uma escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200736&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo é relatada a produção do documentário educacional intitulado Projeto Teto Térmico, o qual aborda um trabalho interdisciplinar desenvolvido em uma escola estadual pública na cidade de São José do Rio Preto-SP. A realização desse documentário ocorreu por meio dos Núcleos de Ensino da Universidade Estadual Paulista (UNESP) durante o ano de 2016. No ano anterior, em 2015, alunos, professores e gestores dessa escola pública realizaram uma campanha de arrecadação de caixas de leite longa vida para construção de um teto térmico no pátio da escola, visto que o calor nesse ambiente ultrapassava os 42o Celsius em alguns dias durante o verão. Por meio do desenvolvimento do projeto, professores e alunos do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental exploraram, do ponto de vista prático e teórico, conteúdos curriculares referentes às disciplinas Matemática, Ciências Naturais e Língua Portuguesa. Com a construção do teto térmico foram arrecadadas 15.000 caixas de leite longa vida e o calor no pátio diminuiu em até 8o Celsius. Conclui-se, por meio do acompanhamento do desenvolvimento do projeto e dos relatos de professores, alunos, gestores e membros da comunidade escolar, que o projeto foi significativo do ponto de vista curricular - Parâmetros Curriculares Nacionais - e que a produção do documentário foi socialmente importante para divulgação da iniciativa didático-pedagógica-ambiental da escola e para a aprendizagem dos participantes.<hr/>Abstract In this article one reports the production of the educational documentary titled “thermal ceiling/roof project”, which approaches an interdisciplinary work developed in a public state school in the city of São José do Rio Preto, SP. This documentary was made through the Teaching Centers of the Sao Paulo State University (UNESP) during the year 2016. In the previous year, 2015, students, teachers and administrators of this public school carried out a campaign to collect milk boxes for construction of a thermal ceiling/roof in the school courtyard, since the heat in this environment surpassed 42o Celsius in some days during the summer. Through the development of the project, high school and elementary school teachers and students have explored, from a practical and theoretical point of view, curricular contents related to the Mathematics, Natural Sciences and Portuguese Language disciplines. With the construction of the thermal ceiling/roof were collected 15,000 milk boxes and the heat in the courtyard decreased up to 8o Celsius. It is concluded, by monitoring the development of the project and the reports of teachers, students, administrators and members of the school community, that the project was significant from a curricular point of view - National Curricular Parameters - and that documentary production was socially important for dissemination of the didactic-pedagogical-environmental initiative of the school and for the learning of the participants. <![CDATA[Abordagens de avaliação educacional: a constituição do campo teórico no cenário internacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992019000200749&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma revisão teórica das principais abordagens de avaliação que marcaram a trajetória da avaliação educacional no cenário internacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que, referenciada na literatura da avaliação, busca estudar as variadas dimensões e os diferentes sentidos que constituíram historicamente o campo da avaliação educacional. São descritas sete abordagens de avaliação: a avaliação baseada em objetivos, a avaliação baseada na lógica científica, a avaliação baseada no valor agregado, a avaliação a serviço da decisão, a avaliação orientada para consumidores, a avaliação centrada nos participantes e a avaliação qualitativa. Cada uma dessas abordagens é caracterizada segundo seus protagonistas, objetivos, enfoques conceituais, orientações teóricas decorrentes de pressupostos metodológicos e os estudiosos que deram continuidade nas suas respectivas abordagens. Essa literatura internacional exerceu forte influência sobre os pesquisadores brasileiros da avaliação que, fundamentados nesses referenciais, buscaram sustentar uma área de conhecimento que ainda se encontra em processo de constituição e fortalecimento em nosso país.<hr/>Abstract This article presents a theoretical review of the main evaluation approaches that marked the trajectory of educational evaluation in the international scenario. This is a bibliographical research that, based on the assessment literature, aimed at studying the various dimensions and different meanings that have historically constituted the educational evaluation field. Seven evaluation approaches are described: goal-based evaluation, evaluation based on scientific logic, value-based evaluation, decision-making evaluation, consumer-oriented evaluation, participant-centered evaluation, and qualitative evaluation. Each one of them is characterized according to its protagonists, objectives, conceptual approaches, theoretical orientations deriving from methodological assumptions, and the scholars who continued their respective approaches. Such international literature had a strong influence on Brazilian evaluation researchers who, based on these references, sought to support a field of knowledge that is still in the process of constitution and strengthening in our country.