Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-780620160003&lang=en vol. 15 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Oral history: narratives from memory, collections, and research in History of Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Between the past, the present, the school´s memory and oral history: the pedagogy Spanish in it education normal in Mexico through the exile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen La historia oral es una metodología útil en el análisis de la cultura escolar y en la construcción de memoria escolar. En este texto analizo cómo desde el presente los involucrados en una entrevista evocan el pasado y negocian significados a partir de sus preocupaciones y circunstancias particulares. Busco comprender cómo fueron apropiadas ideas y modelos de la pedagogía española de principios de siglo XX al interior de una Escuela Normal de la ciudad de Pachuca, México en los años cuarenta y cincuenta del siglo XX, a través del trabajo de tres profesores exiliados de la dictadura de Francisco Franco. Para ello se realizaron entrevistas colectivas e individuales a exalumnos de los maestros y observaciones etnográficas que permitieron ir del pasado al presente y viceversa. La historia oral permite captar de manera especial dos componentes muy importantes de toda relación pedagógica: ser en buena parte una actividad de tipo oral y caracterizarse por ser una relación afectiva. Ambas cosas pueden ser captadas por la conversación, que muestra cómo las tradiciones pedagógicas son apropiadas sin que necesariamente haya una explicitación racional al respecto pero que se ven reflejadas en las identidades y formas de actuar de los estudiantes.<hr/>Abstract The oral history is a useful methodology in the analysis of school culture and the construction of school memory. In this text, analyze how from the present stakeholders in an interview evoke the past and negotiate meanings from their concerns and circumstances. Seek to understand how were appropriate ideas and models of the Spanish pedagogy of principles of century XX to the inside of a school Normal of the city of Pachuca, Mexico in the years forty and fifty of the century XX, through the work of three professors exiled of the dictatorship of Francisco Franco. With this purpouse, we made etnographic observation and conducted collective and individual interviews to the alumni of these teachers, that allowed us to go from the past to the present and viceversa. The oral history allows to capture two very special components very important of all pedagogical relationship: to be in a good part an oral activity and characterize it by being an affective relationship. Both can be picked up by the conversation, showing how the pedagogical traditions are appropriate without having necessarily a rational explicitation in the respect but which are reflected in the identities and ways of acting students<hr/>Resumo A história oral é uma metodologia útil na análise da cultura escolar e na construção da memória da escola. Neste texto, analiso como os envolvimentos presentes em entrevistas evocam o passado e negociam significados a partir de suas preocupações e circunstâncias particulares. Busco compreender como foram apropriadas ideias e modelos da pedagogia espanhola no princípio do século XX no interior de uma Escola Normal na cidade de Pachuca, no México, nos anos quarenta e cinquenta do século XX, através do trabalho de três professores exilados da ditadura de Francisco Franco. Para isso, realizaram-se entrevistas coletivas e individuais com ex-alunos desses professores e observações etnográficas que permitiram ir do passado ao presente e vice-versa. A História Oral permite captar de maneira especial componentes muito importantes de toda a relação pedagógica: ser em boa parte uma atividade de tipo oral e caracterizar-se por ser uma relação afetiva. Ambas as coisas podem ser captadas pela conversação, que mostra como as tradições pedagógicas são apropriadas sem que necessariamente haja uma explicitação racional a respeito, mas que se veem refletidas nas identidades e formas de atuar dos estudantes. <![CDATA[Between tones and shades of memories: itineraries of teachers in primary schools of Caxias do Sul/RS (1920-1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente texto analisa matizes dos itinerários formativos e das práticas educativas vivenciadas no ensino primário em escolas de Caxias do Sul/RS a partir das memórias de docentes que nasceram nas duas primeiras décadas do século XX. A partir da seleção de entrevistas com cinco professoras, todas elas formadas para atuarem como docentes do ensino primário, o objetivo foi compreender a formação e a atuação, os fazeres e os saberes que, rememorados, permitem entender nuances históricas da escolarização. O conjunto de entrevistas somadas à legislação, jornais, circulares, atas, correspondências e relatórios, compõem o campo empírico que, com a análise documental e o apoio teórico da História Cultural, permitem tematizar as práticas educativas de docentes entre os anos 1920 e 1960, entre formação e atuação.<hr/>Abstract This text analyzes shades of education itineraries and practices lived in primary schools of Caxias do Sul/RS from memories of teachers who were born in the first two decades of the twentieth century. Having as a point of departure selection of interviews of five teachers, all of them educated to act as teachers in primary schools, the aim is to understand education and action, knowledge and techniques, which recalled, can allow understanding historic nuances of schooling. The set of seven interviews, laws, newspapers, newsletters, minutes, letters, and reports, composes the empiric field that, with the theoretical support of Cultural History, allows addressing education actions of teachers between the years of 1920 and 1960, between education and action.<hr/>Resumen Este texto analiza matices de los itinerarios de formación y de las prácticas educativas vividas en la enseñanza primaria en escuelas de Caxias do Sul/RS a partir de las memorias de docentes que nacieron en las dos primeras décadas del siglo XX. A partir de la selección de entrevistas con cinco maestras, todas formadas para actuar como docentes de enseñanza primaria, el objetivo fue comprender la formación y la actuación, los quehaceres y los saberes que, rememorados, permiten entender matices históricos de la escolarización. El conjunto de entrevistas sumadas a la legislación, periódicos, circulares, actas, correspondencias e informes, componen el campo empírico que, con el análisis de documentos y el apoyo teórico de la Historia Cultural, permiten tematizar las prácticas educativas de docentes entre los años 1920 y 1960, entre formación y actuación. <![CDATA[Memory of education and of the Lassalian School: a oral sources collection in construction (2002 - 2016)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar a construção do acervo de fontes orais denominado “Projeto Memória Lassalista”, o qual integra as coleções de documentos sob a guarda do Museu Histórico La Salle (MAHLS), do Unilasalle Canoas. Na busca de atender aos pressupostos para a montagem deste Dossiê, também, são tecidas considerações sobre: o depositário da coleção; as bases históricas e teóricas do Projeto; a sua constituição e operacionalização e possibilidades de utilização; as perspectivas para o futuro do Projeto; e as complexidades e desafios em relação à produção, tratamento, preservação e socialização de acervos orais com narrativas sobre educação e escolas.<hr/>Abstract The objective of this article is to present the construction of the construction of the oral sources collection called “Lasallian Memory Project”, which integrates the collections of documents under the guard of the “Museu Histórico La Salle” (MAHLS), from Unilassale Canoas. In the search to meet the theoretical foundations for the assembly of this Dossier, considerations are elaborated about: the depositary of the collection; the historical and theoretical bases of the Project; it´s constitution and operationalization and usage possibilities; the perspectives for the future of the Project; and the complexities and challenges regarding the production, treatment, preservation and socialization of oral collections containing narratives about education and schools.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es presentar la construcción de la colección de fuentes orales que se denominan "Proyecto Memoria Lasaliana", que integra las colecciones de documentos en poder del Museu Histórico La Salle (MAHLS), del Unilasalle Canoas. En la búsqueda por atender a los presupuestos para el montaje de este Dosier, también se hacen consideraciones sobre: el depositario de la colección; las bases históricas y teóricas del proyecto; su constitución y operacionalización y posibilidades de utilización; las perspectivas para el futuro del Proyecto; y las complejidades y desafíos en relación a la producción, tratamiento, preservación, y socialización de colecciones orales con narrativas sobre historia y escuelas. <![CDATA[Memories of the Sisters Catechists about their teaching practices (Santa Catarina, Brazil, 1930 -1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a ação docente de religiosas da atual Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas (CICAF), em escolas primárias de Santa Catarina, no período entre 1930 e 1960. Toma como fonte principal as memórias de dez religiosas dessa congregação, as quais são professoras aposentadas com idade entre 77 e 94 anos. Mantendo uma relação ativa com o passado, as memórias são compreendidas na perspectiva da memória coletiva, segundo Halbwachs (2006). Nessa direção, são relatos individuais carregados de uma experiência coletiva e de uma visão de educação, tornada possível em determinada época. A análise permite evidenciar aspectos do cotidiano escolar daquele período e inferir que essas professoras tiveram papel fundamental na constituição de determinada cultura escolar, especialmente no que concerne ao vínculo com a religião católica na escola laica.<hr/>Abstract This article presents research results on the teaching action of religious of the current Congregation of Sisters Catechists Franciscans (CICAF), at primary schools of Santa Catarina, in the period between 1930 and 1960. It has as primary source the memoirs of ten religious of the congregation, which are now retired teachers, aged between 77 and 94 years. Having an active relationship with the past, the memories are understood from the perspective of collective memory, according to Halbwachs (2003). Therefore, they are individual versions loaded from a collective experience and a vision of education, made possible at a certain time. The analysis allows to highlight aspects of daily school life, of that period of time, and to infer that those teachers had a fundamental role in the constitution of a school culture, especially regarding the relationship with the Catholic religion in the secular school.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de la investigación sobre la acción docente de religiosas de la actual Congregación de las Hermanas Catequistas Franciscanas (conocidas por sus siglas en portugués CICAF), en escuelas primarias de Santa Catarina, en el período entre 1930 y 1960. Tiene como fuente principal las memorias de diez religiosas de esa congregación, que son profesoras pensionadas con edades entre 77 y 94 años. Segundo Halbwachs (2003), manteniendo una relación activa con el pasado, las memorias son comprendidas en la perspectiva de la memoria colectiva. En ese sentido, son narraciones individuales, cargadas de una experiencia colectiva y de una visión de educación, concebida en determinada época. El análisis permite comprobar aspectos del cotidiano escolar de aquel período e deducir que esas profesoras tuvieron un papel fundamental en la constitución de determinada cultura escolar, especialmente en lo que atañe al vínculo con la religión católica en la escuela laica. <![CDATA[School memories: Stories from lay teachers within the rural context of ethnic shools in the city of Pelotas, RS (1940-1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo discute narrativas de professores leigos que atuaram em escolas isoladas e multisseriadas nas décadas de 1940-1960 no município de Pelotas, RS. Cabe destacar que neste período muitas escolas eram atendidas por professores leigos, ou seja, sem formação pedagógica para a docência. A análise se constitui a partir de quatro entrevistas que foram realizadas para pesquisas diferentes, mas possuem especificidades em comum: os professores são pertencentes à etnia pomerana alemã e a religião luterana. O pertencimento étnico religioso é analisado e apresentado como demarcador da formação desses docentes, o qual legitima a atuação profissional pelas comunidades no contexto, justificando a longa permanência deles nessas escolas. Da mesma forma, orienta as práticas pedagógicas entrelaçadas pela religiosidade e pela ideologia nacionalista. Neste sentido, os conceitos de memória e identidade buscaram problematizar as narrativas entendendo que são construídas coletivamente e reelaboradas no tempo presente.<hr/>Abstract This paper discusses stories from lay teachers who performed in individual and multigrade schools from the 1940s to the 1960s in the city of Pelotas, RS. It is important to emphasise that at that time several schools were fulfilled with lay teachers, that is, teachers who did not have pedagogical training. The analysis has been made from four interviews made for different purposes, which held common indicators: the teachers belonged to Pomeranian-German communities as well as Evangelical Lutheran Church. The Ethnic and Religious belonging is analysed and presented as the training demarcation of these teachers, which legitimises the professional performance by the communities within the context, justifying their attendance at those schools. Likewise, it guides the educational practices interweaving with religiosity and nationalist ideology. In this sense, the concepts of memory and identity tried to question the stories, considering they are built collectively and reworked nowadays.<hr/>Resumen Este artículo analiza las narrativas de los profesores laicos que trabajaban en las escuelas multigrado y aisladas en las décadas de 1940 a 1960 en la ciudad de Pelotas, Brasil. Cabe señalar que en este período muchas escuelas fueron atendidos por profesores seglares, es decir, sin formación pedagógica para la enseñanza. El análisis se basa en cuatro entrevistas fueron realizadas por diferentes investigaciones, pero tienen características en común: los maestros son pertenecientes a la etnia Pomerania alemán y la religión luterana. El grupo étnico religiosa se analizan y se presentan como un camino de formación de estos profesores, que legitima el desempeño profesional de las comunidades en el contexto, lo que justifica la larga tardanza en estas escuelas. Del mismo modo, guía las prácticas pedagógicas religiosidad entrelazados y la ideología nacionalista. En este sentido, los conceptos de memoria e identidad trataron de problematizar el entendimiento de las narrativas que se construyen colectivamente y volvió a trabajar en el momento actual. <![CDATA[Memories of schools in jewish agricultural colonies in Rio Grande do Sul: verbal narratives from the archive of Marc Chagall Cultural Institute (1904-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta pesquisa situa-se no campo da História da Educação, em suas interfaces com as discussões referentes à constituição de Acervos, Memória e História Oral. Elegem-se como documentos narrativas de memória portadoras de informações que nos permitem um maior entendimento das histórias do povo judeu, desde seu processo de emigração da Europa até a chegada ao Brasil, como imigrantes, em um recorte que enfatiza a educação. O estudo tem como objetivo investigar alguns aspectos acerca dos processos de escolarização dos primeiros imigrantes judeus, todos eles da etnia azhenazim que se fixaram em colônias agrícolas no RS, especialmente em Phillippson e Quatro Irmãos, entre 1904 até o final da década de 1930. Por meio das narrativas de memória de alguns sujeitos que viveram sua infância naquelas comunidades, procura-se recompor uma História acerca das primeiras escolas nesse espaço e tempo determinados. Para entender a educação dos judeus residentes nas colônias agrícolas, foi preciso romper com o paradigma moderno, que privilegia as grandes narrativas como ícones do passado, sustentado pela documentação escrita. Foi preciso valorizar o indivíduo anônimo, em um contexto amplo da história de cada vida já registrada em um Acervo de memória oral. Baseamo-nos para isso em discussões acerca da História Oral como metodologia (AMADO e FERREIRA, 2002) e nos estudos da memória como documento histórico (BOSI, 1987), (ERRANTE, 2000). As narrativas visibilizam elementos, tais como o significado da escola para o povo judeu, as dificuldades de acesso e locomoção à escola, a presença de crianças de origem não judia na escola e, sobretudo, o papel da Jewish Colonization Association, conhecida no Brasil como ICA, e seu papel determinante no apoio aos processos de escolarização do Imigrantes Judeus.<hr/>Abstract This research is situated in the History of Education field, in its interfaces with discussions concerning the constitution of Archives, Memory and Oral History. As research documents, we chose narratives of memory carrying information that enable a better understanding of Jewish people stories, covering the Jewish process of emigration from Europe until the arrival to Brazil, as immigrants - our focus is on education. The study aims at investigating some aspects concerning the schooling processes of the first Jewish immigrants, who were part of the azhenazim community and established residence in agricultural colonies in RS, especially in Phillippson and Quatro Irmãos, between 1904 until the end of the decade of 1930. By means of the narratives of memory of some individuals that spent their childhood in those communities, this research seeks to rebuild a history of the first schools in this location on a specific period of time. In order to understand the education of the Jews living in the agricultural colonies, it was necessary to breach with the modern paradigm, which privileges the great narratives as icons of the past, and is supported by written documentation. It was necessary to value the anonymous individual, in a broad context of the history of each life ever registered in an oral memory archive. With this purpose in mind, we rely on discussions concerning Oral History as methodology (AMADO and FERREIRA, 2002) and in the studies of memory as historical document (BOSI, 1987), (ERRANTE, 2000). The narratives give visibility to elements such as the meaning of school for the Jewish people, the difficulties of access and transportation to the school, the presence of non-Jewish children in the school and, mainly, the role of the Jewish Colonization Association, known in Brazil as ICA, and its decisive role in the support to the schooling processes of the Jewish immigrants.<hr/>Resumen Esta investigación se sitúa en el campo de la Historia de la Educación, en sus interfaces con las discusiones referentes a la constitución de Acervos, Memoria e Historia Oral. Se eligen como documentos narrativas de memoria portadoras de informaciones que nos permiten una mayor comprensión de las historias del pueblo judío, desde su proceso de emigración de Europa hasta la llegada a Brasil, como inmigrantes, en un recorte que enfatiza la educación. El estudio tiene como objetivo investigar algunos aspectos acerca de los procesos de escolarización de los primeros inmigrantes judíos, todos ellos de la etnia azhenazim que se establecieron en colonias agrícolas en RS, especialmente en Phillippson y Quatro Irmãos, entre 1904 hasta el final de la década de 1930. Por medio de las narrativas de memoria de algunos sujetos que vivieron su infancia en aquellas comunidades, se procura recomponer una Historia acerca de las primeras escuelas en ese espacio y tiempo determinados. Para entender la educación de los judíos residentes en las colonias agrícolas, fue preciso romper con el paradigma moderno, que privilegia las grandes narrativas como íconos del pasado, sustentado por la documentación escrita. Fue preciso valorar el individuo anónimo, en un contexto amplio de la historia de cada vida ya registrada en un Acervo de memoria oral. Nos basamos, para eso, en discusiones acerca de la Historia Oral como metodología (AMADO y FERREIRA, 2002) y en los estudios de la memoria como documento histórico (BOSI, 1987), (ERRANTE, 2000). Las narrativas visibilizan elementos tales como el significado de la escuela para el pueblo judío, las dificultades de acceso y locomoción a la escuela, la presencia de niños de origen no judaico en la escuela y, sobre todo, el papel de la Jewish Colonization Association, conocida en Brasil como ICA, y su papel determinante en el apoyo a los procesos de escolarización del Inmigrantes Judíos. <![CDATA[The pedagogical municipality and constitution of the municipal educational system in the administration of Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) in Bagé, RS, Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo é resultado da tese de doutoramento: A Sistematização da Educação Pública Municipal no Governo de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) no município de Bagé/RS. Nesse sentido, tem como objetivo dialogar sobre o processo de configuração do município pedagógico e do sistema educacional municipal na terceira década da Primeira República no município de Bagé/RS, bem como discutir o papel desempenhado pelo município enquanto promotor da educação primária, secundária, artística e física. Neste sentido, no processo de reconstrução da história das políticas públicas educacionais pensadas e/ou realizadas pela Intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), subsidiamos nossas análises com base nos Relatórios Intendenciais, Relatórios de Orçamento e notícias veiculadas pelos periódicos editados na cidade de Bagé pelo prisma da metodologia histórico-crítica, constituindo um arcabouço empírico capaz de articular as relações entre o escrito e o não-escrito dos documentos.<hr/>ABSTRACT This article is result of the PhD research: The Systematization of Public Education in the Municipal Government of Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) in the city of Bagé/RS. In this sense, aims dialogue about the process of setting the county educational system and educational city in the third decade of the First Republic in the city of Bagé/RS, as well as discussing the role of the municipality as a promoter of primary, secondary, artistic and physics. In this sense, the process of reconstruction of the history of educational politics designed and/or implemented by the Stewardship Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), we subsidize our analyzes based on Intendenciais reports, budget reports and news published by journals published in the city Bagé through the prism of historical-critical methodology, providing a framework empirical able to articulate the relationship between written and non- written documents.<hr/>RESUMEN Este artículo es el resultado de la tesis doctoral: La sistematización Educación Pública Municipal en el Gobierno de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) en la ciudad de Bagé/RS. En este sentido, se pretende hablar sobre el proceso de creación de consejo pedagógico y el sistema educativo municipal en la tercera década de la Primera República en la ciudad de Bagé / RS, así como discutir el papel del municipio como promotor de primaria, secundaria, artística y física. En este sentido, el proceso de reconstrucción de la historia del pensamiento de la política pública educativa y / o llevado a cabo por Intendente Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), subvencionamos nuestros análisis basado en Intendenciais informes, informes sobre el presupuesto y los informes de las revistas publicadas en la ciudad Bage a través del prisma de la metodología históricocrítica, y un marco empírico capaz de articular la relación entre documentos escritos y no escritos. <![CDATA[A school culture and teacher training in Cianorte/PR: from the institutionalization process to practice and educational knowledge (1957-1964)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa que objetivou investigar a história da institucionalização do ensino normal regional no Município de Cianorte-PR, entre as décadas de 1957 e 1964. O recorte temporal engloba os marcos de abertura e encerramento das atividades da instituição. O expressivo acervo documental encontrado e a constatação de um emergente movimento de historiadores da educação em salvaguardar os acervos documentais escolares possibilitaram a implementação de um inventário de fontes, que, além de oferecer subsídio para esta e outras pesquisas, contribui para o resguardo do patrimônio documental escolar da cidade de Cianorte. Neste, caracterizamos o contexto de implantação da Escola Normal Regional Silva Jardim -ENRSJ- e identificados aspectos inerentes à cultura material escolar e a maneira como os sujeitos se exteriorizavam no tecido social, evidenciando a participação do corpo docente e discente da instituição.<hr/>Abstract This article presents partial research results that aim to investigate the history of institutionalization of regional normal education in the municipality of Cianorte-PR between the years of 1957 and 1964. The time frame covers the opening and closing marks of the institution's activities. The significant document collection found and the finding of an emerging education historians movement to safeguard school documents enabled the implementation of an inventory of sources, which, in addition to offer subsidy for this and other research, contributes to the safeguarding of school documentary heritage of the city of Cianorte. In this sense, we characterize the context of implementation of the Normal Regional Silva Jardim School - ENRSJ - identifying aspects of cultural school materials and the way the subjects manifested themselves in the social fabric, showing the collaboration of the institution’s faculty and students.<hr/>Resumen El artículo presenta resultados parciales de la investigación que pretendió pesquisar la historia de la institucionalización de la enseñanza normal regional en el Municipio de Cianorte-PR, entre las décadas de 1957 y 1964. El recorte temporal abarca los hitos de apertura y cierre de las actividades de la institución. El expresivo acervo documental encontrado y la constatación de un emergente movimiento de historiadores de la educación en salvaguardar los acervos documentales escolares posibilitaron la implementación de un inventario de fuentes, que, además de ofrecer subsidio para esta y otras pesquisas, contribuye para el resguardo del patrimonio documental escolar de Cianorte. En este, caracterizamos el contexto de implantación de la Escuela Normal Regional Silva Jardim -ENRSJ- e identificados aspectos inherentes a la cultura material escolar y el modo como los sujetos se exteriorizaban en el tejido social, evidenciando la participación del cuerpo docente y discente de la institución. <![CDATA[The duality of the brazilian school in the first half of the 20th century: records of INEP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem o objetivo de explicitar as explicações sobre a dualidade da escola brasileira formuladas pelos intelectuais/pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, na primeira metade do século XX. Com este propósito foram analisados vinte e cinco trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP, no período de 1944 a 1964, identificados com o descritor qualidade do ensino. Tendo como referência os aportes teóricos e metodológicos formulados por Wolf Lepenies para a história intelectual, foram considerados o contexto histórico, o contexto institucional e o contexto cognitivo do discurso educacional publicado na REBP no período considerado, tornando possível evidenciar que as pesquisas realizadas no INEP na primeira metade do século XX identificaram, na origem da escola pública brasileira e na desigualdade social, a persistência histórica da desigualdade educativa e da dualidade da escola neste país.<hr/>Abstract This paper aims at discussing the explanations about the dual education system, formulated by the INEP´s intellectuals/ researchers in the early 20th century. For this purpose, twenty-five academic articles, published between 1944 and 1964, in the Brazilian Journal of Pedagogical Studies (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP), were analyzed and identified by the keyword ‘quality of teaching’. The Wolff Lepenies´s theoretical and methodological reference was used for the intellectual history, considering the historical, the institutional and the cognitive contexts of the educational discourse published in the RBEP in this period. The results show that it was possible to identify, in the collected data, the historical persistence of educational inequalities and the dual education system in Brazil since the origin of the Brazilian public school.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es explicitar las explicaciones sobre la dualidad de la escuela brasileña formuladas por los intelectuales/investigadores del INEP en la primera mitad del siglo XX. Con este propósito, veinticinco trabajos publicados en la Revista de Estudios Pedagógicos - RBEP, en el periodo de 1944 a 1964, fueron analizados e identificados con la palabra clave ‘calidad de la enseñanza’. Los aportes teóricos y metodológicos formulados por Wolff Lepenies fueron utilizados como referencia para la historia intelectual, considerando los contextos histórico, institucional y cognitivo del discurso educacional publicado en la RBEP en este periodo. Fue posible evidenciar en las investigaciones realizadas en el INEP, en la primera mitad del siglo XX, la persistencia histórica de la desigualdad educativa y la dualidad de la escuela en Brasil desde el origen de la escuela pública brasileña. <![CDATA[From an integral culture to culture as integration. An analysis of study plans in Secondary Education in Uruguay (1935-1963)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este artículo tiene por objetivo el estudio de los documentos curriculares de Enseñanza Secundaria (ES ) en el Uruguay en el período 1935 - 1963. Dos acontecimientos jalonan el recorte temporal: la segregación de ES de la Universidad de la República y la implementación de un nuevo diseño curricular. Estos acontecimientos, de naturaleza diversa, marcan una nueva institucionalidad así como el desplazamiento y la condensación de nuevas formas de comprender la ES, el valor de la cultura y el lugar que ocupan los sujetos de la educación. Los significantes reforma y cultura aparecerán asociados a la ES desde su configuración como ente autónomo. Los planes y programas son expresiones de estos desplazamientos de sentidos y del lugar diferencial que profesor, estudiante y cultura irán adquiriendo en la doctrina de ES. Metodológicamente se trabaja con elementos de los planes de estudio y documentos oficiales del período.<hr/>Abstract This article presents an analysis of the curricular documents at Secondary Education (ES) in Uruguay during the period 1935-1963. Two events define this time scope: the segregation of ES from the University of the Republic, and the implementation of a new curriculum design. These events, of different nature, mark a new institutional profile, as well as movements and condensation of new ways of understanding ES, the value of culture and the role of education subjects. The signifiers reform and culture emerge associated to ES since its first configuration as an autonomous institution. Plans and syllabi express these changes of meaning and the different role the teacher, the student and the culture begin to acquire in the ES doctrine. Study plans and official documents of the period are analyzed to collect the required data for this research.<hr/>Resumo Este artigo tem por objetivo o estúdio dos documentos curriculares do Ensino Médio (EM) em Uruguai no período 1935-1963. Dois acontecimentos marcam o recorte temporal: a segregação do EM da Universidad de la República e a implementação de um novo projeto curricular. Estes acontecimentos, de natureza diversa, marcam uma nova institucionalidade bem como o deslocamento e a condensação de novas formas de compreender o EM, o valor da cultura e o lugar que ocupam os sujeitos da educação. Os significantes reforma e cultura aparecem associados ao EM a partir da sua configuração como ente autônomo. Os planos e programas são expressões de estes deslocamentos de sentidos e do lugar diferencial que professor, estudante e cultura irão adquirindo na doutrina do EM. Metodologicamente se trabalha com elementos dos planos de estudo e documentos oficiais do período. <![CDATA[Women education and teaching in Brazil in the XIX Century: advances and challenges]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo busca historicizar a educação feminina em um determinado momento histórico, especificamente no final do século XIX, a partir das ideias presentes no mundo, no Brasil e em Pernambuco. Está inserido em uma investigação mais ampla sobre a formação docente feminina desde seu início até o limiar do século XX. Tem caráter bibliográfico e documental, com base em fontes, autores, documentos, jornais e periódicos com o objetivo de (re)construir aspectos da realidade social pernambucana relativos ao tema, através do ambiente social, que apontava para uma “comunidade de sentido”, uma preparação da sociedade para a aceitação de novas ideias que se pretendiam "modernas". Essa movimentação social se fez de baixo para cima, pela livre difusão das ideias, pelo convencimento, com farto uso da imprensa e por ações educativas, revelando a crença nos poderes da educação para a implantação de uma desejada sociedade moderna, fundada na urbanização e industrialização.<hr/>Abstract This study seeks to historicize women's education in a particular historical moment, specifically in the late nineteenth century. This paper is based on ideas presented in the world, in Brazil and Pernambuco. It is part of a wider investigation of women teacher training from its beginning to the boundary of the twentieth century. Its bibliographical and documentary character, based on sources, authors, documents, journals and periodicals in order to(re) build aspects of social reality of Pernambuco related to the topic through the social environment, which pointed to a "sense of community", preparating the society for the acceptance of new ideas that are intended to be "modern". This social movement was made from the bottom to the top, by the free dissemination of ideas, by conviction, with abundant use of media and educational activities, revealing a belief in the power of education to implement a desired modern society, founded in urbanization and industrialization.<hr/>Resumen Este estudio busca un historización de la educación femenina en un determinado momento histórico, específicamente en el final del siglo XIX, a partir de las ideas presentes en el mundo, en Brasil y en Pernambuco. Esta inserido en una investigación más amplia sobre la formación docente femenina desde su inicio hasta el umbral del siglo XX. Tiene carácter bibliográfico y documental, con base en fuentes, autores, documentos, periódicos con el objetivo de (re)construir aspectos de la realidad social pernambucana relativos al tema, a través del ambiente social, que apuntaba para una “comunidad de sentido”, una preparación de la sociedad para la aceptación de nuevas ideas que se pretendían “modernas”. Esa movilización social se hiso de abajo hacia arriba, por la libre difusión de las ideas, por el convencimiento, con uso abundante de la prensa y por acciones educativas, revelando la creencia en los poderes de la educación para la implantación de una deseada sociedad moderna, fundada en la urbanización e industrialización. <![CDATA[Textbooks for a new school scholastic: the MEC books of General History]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa os Cadernos MEC de História Geral e o guia metodológico para os professores publicados pela Fename. A Fundação era responsável pela produção de materiais didáticos que seriam distribuídos ou vendidos a preço de custo para professores e alunos das escolas brasileiras. Buscou-se compreender o objetivo da produção desses livros didáticos, quem foram seus autores, qual discurso sobre a escola e o ensino de História produziram. A análise permitiu observar que os Cadernos MEC de História se inseriam em um projeto do Ministério da Educação para diminuir o custo do ensino, diante do acelerado processo de expansão da escola secundária. Desse modo, o MEC estabeleceu parceria com docentes de Didática da UFRJ para a elaboração dos livros didáticos. Esses livros e o guia metodológico expunham uma proposta de ensino que estabelecia todo um encaminhamento para a prática discente e docente.<hr/>Abstract The article analyses the MEC Books of General History and the methodological guide for teachers published by Fename (School Material National Foundation). The Foundation was responsible for the educational materials production, which would be distributed or sold at cost price to brazilian schools students and teachers. This material tries to understand the production purpose of these textbooks, who were their authors and which was the discourse about the school and the history teaching produced. The analysis allowed us to observe that the MEC Books of History formed part of a project of the Education Ministry (MEC) to reduce the education cost, on the accelerated school expansion. Thereby, the MEC has partnered with Teaching UFRJ (Rio de Janeiro Federal University) teachers for the textbooks development. These books and methodological guides, exposed a teaching proposal that established an entire routing for practice teachers and students.<hr/>Resumen Este artículo analiza los Cuadernos MEC de Historia General y la guía metodológica para los profesores publicada por Fename (Fundación Nacional del Material Escolar). La fundación se encargaba de producir materiales didácticos que se distribuirían o venderían a precio de costo a profesores y alumnos de las escuelas brasileñas. Se ha buscado comprender el objetivo de producir esos manuales escolares, quiénes fueron sus autores, qué discursos sobre la escuela y la enseñanza de Historia se han producido. El análisis permitió observar que los Cuadernos MEC de Historia estaban enmarcados en un proyecto del Ministerio de Educación para bajar los costos de la enseñanza, frente al acelerado proceso de expansión de la escuela secundaria. De esa manera, MEC se asoció a los docentes de Didáctica de la UFRJ (Universidad Federal de Rio de Janeiro) para crear manuales escolares. Esos libros y la guía metodológica exponían una propuesta de enseñanza que establecía las conductas para la práctica discente y docente. <![CDATA[Between oficial letters and printing materials: a look at primary education in Sergipe (1827-1838)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem por objetivo analisar a configuração da profissão docente no que diz respeito à atuação dos professores primários na Província de Sergipe, no período de 1827 a 1838. Para isso, fez-se necessário descrever o desempenho dos professores através das correspondências enviadas para o poder público e identificar as continuidades e descontinuidades relacionadas com as práticas docentes, bem como identificar no Folheto “Fonte da Verdade ou Caminho para a Virtude” indícios que justifiquem seu uso e proibição nas aulas de ensino primário no ano de 1835. O procedimento investigativo tem o aporte teórico de Norbert Elias (1980, 2001) e Robert Darnton (2010) e se ancora no método indiciário de Ginzburg (1989, 2004), buscando por meio de indícios e pistas, obter elementos que permitam compreender como se deu o processo de configuração da profissão docente no espaço e tempo aqui expostos.<hr/>Abstract This article aims at analyzing the configuration of the teaching profession regarding to the performance of primary school teachers in the Province of Sergipe, from 1827-1838. Therefore, it was necessary to describe the performance of teachers through official letters sent to the government, pointing out the continuities and discontinuities related to teaching practices, besides identifying in the brochure "Fonte da Verdade ou Caminho para a Virtude" evidence to support its use and prohibition in primary classes in 1835. The investigative procedure has the theoretical contribution of Norbert Elias (1980, 2001) and Robert Darnton (2010) and is based on the evidentiary method by Ginzburg (1989, 2004), searching through evidences and clues to understand how the establishment process of the teaching profession took place in the space and time already mentioned.<hr/>Resumenes El presente artículo tiene por objetivo analizar la configuración de la profesión docente en lo que dice respecto a la actuación de los profesores primarios en la Provincia de Sergipe, en el periodo de 1827 a 1838. Para esto, se hizo necesario describir el desempeño de los profesores a través da las correspondencias enviadas para el poder público e identificar las continuidades y discontinuidades relacionadas con las practicas docentes, bien como identifica en el Folleto “Fuente de la Verdad o Camino para la Virtud” indicios que justifiquen su uso y prohibición en las aulas de enseñanza primaria en el año de 1835. El procedimiento investigativo tiene el aporte teórico de Norbert Elias (1980, 2001) y Robert Darnton (2010) y se áncora en el método indiciario de Ginzburg (1989, 2004), buscando por medio de indicios y pistas, obtener elementos que permitan comprender como se dio el proceso de configuración de la profesión docente en el espacio y tiempo aquí expuestos. <![CDATA[The true method for studying]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen En este artículo se trata la apropiación de la obra Verdadeiro metodo de estudar de Luis Antonio Verney, en Hispanoamérica a finales del siglo XVIII, abordando la influencia que tuvo desde la primera edición. Veremos cómo sus seguidores actúan de una manera decisiva en varias de las propuestas educativas americanas, se indicarán las circunstancias históricas y las aplicaciones resultantes entre sus reconocidos lectores en Nueva España, Nueva Granada y la Audiencia de Quito, estableciendo y subrayando los paralelismos ideológicos en algunas personalidades de la Ilustración criolla, los mencionados planes y asimismo destacando los aportes locales.<hr/>Abstract This article discusses the appropriation of the work Verdadeiro metodo de estudar of Luis Antonio Verney, in Latin America in the late eighteenth century is addressing the influence it had since the first edition. We'll see how his followers act decisively in several of the American educational proposals, the historical circumstances and applications resulting from its renowned readers in New Spain, New Granada and the Audiencia of Quito be indicated, establishing and emphasizing the parallels ideological in some personalities of the Creole Enlightenment, those plans and also highlighting local contributions.<hr/>Resumo Neste artigo aborda-se a apropriação da obra Verdadeiro metodo de estudar de Luis Antonio Verney, na América Espanhola no final do Século XVIII, abordando a influência que teve desde sua primeira edição. Veremos como seus seguidores atuaram de uma manera decisiva em várias das propostas educativas americanas, indicaremos as circunstâncias históricas e as aplicações resultantes entre seus reconhecidos leitores na Nova Espanha, Nova Granada e em Quito, estabelecendo e salientando os paralelismos ideológicos em algumas personalidades da Ilustração criola, nos planos e também destacando as contribuições locais. <![CDATA[Great thinkers tensing 1st Rio de Janeiro Special Education Program (1983-1986)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é estudar pensamentos político-filosóficos que foram aportes teóricos para a consecução do I Programa Especial de Educação. Sua problemática versa sobre as condições políticas e educacionais em que o Programa foi gestado, levando em consideração as contribuições teóricas e os feitos realizados por grandes intelectuais que marcaram o pensamento educacional na época. Para tal, o método da investigação foi o dialético. O resgate crítico teórico foi realizado através de pesquisas bibliográfica e documental, que possibilitaram a reflexão sobre o conhecimento associado à temática, aproximando os pensamentos de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro com as discussões de Gramsci sobre hegemonia e intelectuais orgânicos. Nas considerações finais, aborda-se que tanto Anísio Teixeira como Darcy Ribeiro foram intelectuais orgânicos que influenciaram a implementação do I Programa Especial de Educação com ideias, proposições e práticas que eram balizadas em uma educação que favorecesse uma formação mais completa do ser humano.<hr/>Abstract This paper aims to study political and philosophical thoughts that were theoretical to achieve the First Special Education Program contributions. The problem is about the political and educational conditions that the Program was gestated, taking into consideration the theoretical contributions and achievements made by great intellectuals that marked the educational thought at the time. Thus, the method of research was dialectical. The critical theoretical review was accomplished through the bibliographic and documentary research that allow for reflection on the knowledge associated with the topic, approaching the thoughts of Darcy Ribeiro and Anísio Teixeira and with Gramsci's discussions of hegemony and organic intellectuals. In the final remarks, it discusses that both Anísio Teixeira as Darcy Ribeiro were organic intellectuals that influenced the implementation of the First Special Education Program with ideas, propositions and practices that were buoyed in education favoring a more complete formation of the human being.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es estudiar los pensamientos políticos y filosóficos que eran contribuciones teóricas a la consecución del Programa Especial de Educación. Su problemática es acerca de las condiciones políticas y educativas en las que se gestó el programa, teniendo en cuenta los aportes teóricos y logros realizados por grandes intelectuales que marcaron el pensamiento educativo en aquel momento. Para ello, el método de investigación fue dialéctica. El rescate crítico de la producción teórica se logró a través de la investigación bibliográfica y documental, lo que permitirá a la reflexión sobre los conocimientos asociados con el sujeto, acercándose a los pensamientos de Teixeira y Darcy Ribeiro con discusiones de la hegemonía y los intelectuales orgánicos de Gramsci. En las palabras de clausura, que se ocupa de que tanto Teixeira como Darcy Ribeiro eran intelectuales que influyeron en la ejecución del Programa de Educación Especial Primera con ideas, propuestas y prácticas que se vieron fortalecidas en la educación favoreciendo una formación más completa del ser humano. <![CDATA[Subjects in the History of Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062016000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é estudar pensamentos político-filosóficos que foram aportes teóricos para a consecução do I Programa Especial de Educação. Sua problemática versa sobre as condições políticas e educacionais em que o Programa foi gestado, levando em consideração as contribuições teóricas e os feitos realizados por grandes intelectuais que marcaram o pensamento educacional na época. Para tal, o método da investigação foi o dialético. O resgate crítico teórico foi realizado através de pesquisas bibliográfica e documental, que possibilitaram a reflexão sobre o conhecimento associado à temática, aproximando os pensamentos de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro com as discussões de Gramsci sobre hegemonia e intelectuais orgânicos. Nas considerações finais, aborda-se que tanto Anísio Teixeira como Darcy Ribeiro foram intelectuais orgânicos que influenciaram a implementação do I Programa Especial de Educação com ideias, proposições e práticas que eram balizadas em uma educação que favorecesse uma formação mais completa do ser humano.<hr/>Abstract This paper aims to study political and philosophical thoughts that were theoretical to achieve the First Special Education Program contributions. The problem is about the political and educational conditions that the Program was gestated, taking into consideration the theoretical contributions and achievements made by great intellectuals that marked the educational thought at the time. Thus, the method of research was dialectical. The critical theoretical review was accomplished through the bibliographic and documentary research that allow for reflection on the knowledge associated with the topic, approaching the thoughts of Darcy Ribeiro and Anísio Teixeira and with Gramsci's discussions of hegemony and organic intellectuals. In the final remarks, it discusses that both Anísio Teixeira as Darcy Ribeiro were organic intellectuals that influenced the implementation of the First Special Education Program with ideas, propositions and practices that were buoyed in education favoring a more complete formation of the human being.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es estudiar los pensamientos políticos y filosóficos que eran contribuciones teóricas a la consecución del Programa Especial de Educación. Su problemática es acerca de las condiciones políticas y educativas en las que se gestó el programa, teniendo en cuenta los aportes teóricos y logros realizados por grandes intelectuales que marcaron el pensamiento educativo en aquel momento. Para ello, el método de investigación fue dialéctica. El rescate crítico de la producción teórica se logró a través de la investigación bibliográfica y documental, lo que permitirá a la reflexión sobre los conocimientos asociados con el sujeto, acercándose a los pensamientos de Teixeira y Darcy Ribeiro con discusiones de la hegemonía y los intelectuales orgánicos de Gramsci. En las palabras de clausura, que se ocupa de que tanto Teixeira como Darcy Ribeiro eran intelectuales que influyeron en la ejecución del Programa de Educación Especial Primera con ideas, propuestas y prácticas que se vieron fortalecidas en la educación favoreciendo una formación más completa del ser humano.