Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-780620170001&lang=es vol. 16 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Producción de conocimientos, difusión y enseñanza en la (y de la) Historia de la Educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La escritura de la historia de la educación: distancias y proximidades en la apropiación de fuentes y métodos em los casos de producciones de Portugal, Francia, España y Brasil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O trabalho aqui apresentado retoma alguns dos resultados da investigação realizada sobre a produção de conhecimentos na área dos estudos educacionais e, em especial, sobre a produção dos estudos da história da educação no Brasil. Para tanto recorre à pesquisa dos processos que permitiram a construção e renovação de matrizes interpretativas a partir do exame da produção da área em países que sabidamente estabeleceram, nas últimas décadas, importantes relações acadêmicas com o nosso país, isto é França, Espanha e Portugal. Indicam-se, assim, as relações entre as transformações da escrita histórico educacional no Brasil e nos países citados atentando especialmente para as apropriações decorrentes de intercâmbios, deslocamentos e viagens dos conhecimentos em perspectiva comparada.<hr/>Resumen Este trabajo presenta algunos de los resultados de una investigación sobre la producción de conocimiento en el área de los estudios educacionales y, especialmente, sobre la producción de los estudios en historia de la educación en Brasil. Para eso, recurre a la investigación de los procesos que permitieron la construcción y renovación de matrices interpretativas en países que establecieron importantes relaciones académicas con nuestro país em las últimas décadas, a saber Fracia, España y Portugal. Son presentadas asi las relaciones entre los cambios de la escritura histórica educacional en Brasil y en los citados países, com especial atención para las apropiaciones que son resultado de intercambios, desplazamientos y viajes de los conocimientos em perspectiva comparada. <![CDATA[Fuentes para la difusión de la didatica moderna en la enseñanza de la lengua portuguesa: los manuales de la escuela secundaria y la autoria de los maestros en los años de 11940 y 1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A pesquisa mobilizou como fontes prioritárias os manuais de língua portuguesa para as séries ginasiais, editados nas décadas de 1940 e 1950, de autoria de professores paulistas, que pregava o aprendizado da gramática a partir de textos literários. A coleção “Páginas Floridas”, de Francisco Silveira Bueno, editada pela Livraria Acadêmica, Saraiva e Cia e a “Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial- Português”, assinada por Aída Costa foram selecionadas como exemplares representativos de compreensão da circulação de novos padrões didáticos por professores-autores que ocuparam posições relevantes no campo educacional paulista e mobilizaram diferentes estratégias. A pretensão do estudo foi contribuir com a História da Profissão Docente, e com a História das Disciplinas Escolares ao desvendar a trajetória dos referidos autores, que difundiram o ensino de português e literatura, a partir de coleções, que tiveram circulação nacional. <hr/>Abstract This research has as priority sources the manuals from the portuguese teaching to the high school series, edited in the 1940s and 1950s by authors from the state of São Paulo, who preached the learning of grammar from literary texts. The collection "Páginas Floridas", written by Francisco Silveira Bueno, edited by Livraria Acadêmica, Saraiva e Cia and the "Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial- Português ", signed by Aída Costa were selected as examples to the understanding of the circulation from new patterns didactics used by teacher-authors who occupied important positions in the educational field of São Paulo and mobilized different strategies. The purpose of the study was to contribute to the History of the Teaching Profession and to the History of School Disciplines by unveiling the trajectory of these authors, who disseminated the teaching of Portuguese and Literature, from collections which had national circulation. <hr/>Resumen Esa investigación tiene como fuentes prioritárias los manuales de la lengua portuguesa para las series del secundario, publicados en los años de 1940 y 1950, escritos por los maestros paulistas (San Pablo) que predicavan la aprendizaje de la gramatica a través de los textos literarios. La colección “Páginas Floridas” de autoria de Francisco Silveira Bueno, con la edición de la Livraria Acadêmica, Saraiva e Cia e la Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial- Português, firmada por Aída Costa fueran seleccionadas como los ejemplos representativos para la comprensión de la circulación de nuevos estándares didacticos escritos por los maestros-autores que ocupaban posiciones importantes en la area de educación paulista y movibilizaran diferentes estratégias. El objetivo de esse estudio fué contribuir con la História de la Profesión Docente y con la História de las Disciplinas de las escuelas, haciendo una demonstración de los trajectos de los citados autores que, divulgaran la enseñanza de la lengua portuguesa y literatura, a partir de coleciones, que circulaban en todo país. <![CDATA[A legislación como fuente para la historia de la instrucción primaria maranhense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100030&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A legislação educacional constitui-se em uma importante ferramenta de investigação do campo da história da educação por possibilitar uma ampla e fértil compreensão do movimento educativo em determinado tempo e lugar. Neste artigo busca-se entender o uso dessa fonte como recurso para a pesquisa sobre a instrução primária maranhense nas últimas décadas do período imperial e início do Período Republicano. Discute-se o processo econômico, político, social que contribuíram para a criação e expansão das instituições escolares e as várias reformas educativas que objetivaram o desenvolvimento do Maranhão por meio da instrução. Conclui-se que a legislação reproduz o desejo dos dirigentes em inserir na Província ou no Estado as ideias de progresso e de modernidade educativas em vigência no Brasil. <hr/>Abstract The Brazilian educational legislation constitutes an important tool of investigation in the field of the history of education by enabling a broad and fertile understanding of the educative movement in a certain time and place. The aim of this article is to understand the use of this source as a resource for research on the primary education in the State of Maranhão in the last decades of the Imperial period and in the beginning of the Republican Period. It discusses the economic, political, and social process, which have contributed to the creation and expansion of educational institutions and several educative reforms, which aimed for the development of the State of Maranhão by means of instruction. The conclusion is that the legislation reproduces managers’ desire to insert the Province or the State in the ideas of progress and modernity of education in force in Brazil. <hr/>Resumen La legislación se constituye en una importante herramienta de investigación en el campo de la historia de la educación por posibilitar una amplia y fértil comprensión del movimiento educativo en determinado tiempo y lugar. En este artículo se trata de comprender el uso de esta fuente como un recurso para la investigación de la enseñanza primaria maranhense en la última década del periodo imperial e inicio de la época republicana. Se discute el proceso económico, político, social que contribuyó para la creación y la expansión de las instituciones escolares y las varias reformas educativas que objetivaron el desarrollo de Maranhão por medio de la educación. De ello se desprende que la legislación reproduce el deseo de los líderes en inserir en la provincia o en el estado las ideas vigentes de progreso y de modernidad educativa en Brasil. <![CDATA[La investigación portuguesa en el campo de la historia de las materias escolares: el ejemplo de las tesis doctorales (2005-2015)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100045&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Pretendemos realizar um balanço da produção portuguesa recente em História da Educação, tomando como exemplo as teses de doutoramento passíveis de inserção no campo específico da história das disciplinas escolares. Selecionámos, para o efeito, o período delimitado pelos anos de 2005 e 2015. A história das disciplinas escolares é um campo consolidado no interior da investigação histórico-educativa, o qual possui uma fundamentação teórica sólida, um conjunto diversificado de fontes e uma certa tradição de pesquisa, no que se refere aos procedimentos metodológicos e à utensilagem conceptual. Num campo que atingiu uma certa estabilidade, e que podia correr algum risco de estagnação, procuraremos identificar os desafios que lhe estão a ser lançados, as abordagens que o procuram renovar e as tendências que se abrem à investigação futura, assumindo a especificidade mas também a exemplaridade de que se reveste este campo particular no conjunto da pesquisa em História da Educação.<hr/>Abstract We intend to carry out a balance of the recent Portuguese production in History of Education, using the doctoral theses that can be placed in the specific field of history of school subjects as an example. For this purpose, we selected the period delimited by the years of 2005 and 2015. The history of school subjects is a consolidated field within historical and educational research, which involves a solid theoretical foundation, a diversified set of sources, and a particular research tradition regarding methodological procedures and conceptual tools. In a field that has reached a certain degree of stability, and that could have some risk of stagnation, we will try to identify its challenges, the approaches seeking its renewal, and the trends for future research, assuming the specificity, but also the exemplary, which this particular field contains within the research in History of Education.<hr/>Resumen Tenemos la intención de hacer un balance de la producción portuguesa reciente en la historia de la educación, tomando como ejemplo las tesis doctorales elegibles para el campo específico de la historia de las materias escolares. Hemos seleccionado para este propósito el período definido por los años 2005 y 2015. La historia de las materias escolares es un campo consolidado dentro de la investigación histórica y educativa, que tiene una sólida base teórica, un conjunto diverso de fuentes y una cierta tradición de investigación, en relación con los procedimientos metodológicos y las herramientas conceptuales. En un campo que ha alcanzado una cierta estabilidad, y podría correr un cierto riesgo de estancamiento, se trata de identificar los desafíos que se colocan, los enfoques que tratan de renovarlo y las tendencias que se abren a la investigación futura, asumiendo la especificidad, sino también el carácter ejemplar que ofrece este campo en particular de la investigación en historia de la educación. <![CDATA[La enseñanza de historia de la educación en Brasil: fuentes y métodos de investigación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100064&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Reflexão teórica e metodológica realizada a partir de experiência de investigação sobre o percurso disciplinar da História da Educação na escola secundária e superior brasileiras. De um lado, no que se refere ao exame das finalidades ideais, as fontes de investigação incluíram: as ideias educacionais veiculadas em livros, jornais e revistas; as legislações de ensino; as notícias veiculadas pela imprensa de modo geral e a pedagógica de modo particular; os programas de ensino; os manuais; etc. De outro lado, no que se refere à realidade pedagógica, as fontes incluíram: cadernos de alunos, provas escolares, iconografia, imprensa escolar; depoimentos orais; etc. A experiência de investigação comportou, primeiramente, o levantamento minucioso dos programas e dos manuais de História da Educação em circulação no Brasil desde o início da vigência da disciplina, a partir dos quais, foi possível desenvolver uma série de esforços de interpretação sobre o conteúdo definido para disseminação na disciplina. Ao lado deste esforço, outro, de maior envergadura, que se refere ao exame das práticas de ensino da disciplina História da Educação em instituições escolares específicas. As conclusões das investigações realizadas indicam o papel central de programas e manuais na formatação das finalidades ideais da disciplina História da Educação, todavia, com baixo nível de correspondência entre os objetivos fixados e a realidade pedagógica da disciplina.<hr/>Abstract Theoretical and methodological reflection from experience of investigation on the academic program of History of Education in secondary school and higher education in Brazil. Concerning examination of its ideal purposes, the sources of investigation included the educational ideals conveyed in books, newspapers, and magazines; teaching legislation; news conveyed by the press in general and pedagogical publications in particular; teaching programs; teaching manuals; etc. In contrast, concerning pedagogical reality, the sources included student notebooks, school tests, iconography, school press, oral testimony, etc. The experience of investigation included, first, a detailed survey of the teaching programs and manuals of History of Education in circulation in Brazil since the time it came into effect as an academic subject, and based on this, it was possible to develop a series of attempts at interpretation of the content defined for dissemination in the discipline. In addition to this effort is another, of greater scale, in regard to examination of teaching practices of the academic discipline History of Education in specific school institutions. The conclusions of investigations undertaken indicate the central role of programs and manuals in establishing the ideal purposes of the discipline History of Education; however, the established objectives did not greatly correspond to the pedagogical reality of the discipline. <hr/>Resumen Reflexión teórica y metodológica realizada a partir de la experiencia de investigación sobre el itinerario disciplinar de la Historia de la Educación en la escuela secundaria y superior brasilera. De un lado, en lo que se refiere al examen de las finalidades ideales, las fuentes de investigación incluyeron: las ideas educativas vehiculadas en libros, periódicos y revistas; la legislación sobre la enseñanza; las noticias vehiculadas por la prensa de modo general y la pedagogía de modo particular; los programas de enseñanza; los manuales; etc. De otro lado, en lo que se refiere a la realidad pedagógica, las fuentes incluyeron; cuadernos de alumnos, pruebas escolares, iconografía, prensa escolar; declaraciones orales; etc. La experiencia de investigación incluyo, primeramente, el levantamiento minucioso de los programas y de los manuales de Historia de la educación en circulación en Brasil desde el inicio de la vigencia de la disciplina, a partir de los cuales, fue posible desarrollar una serie de esfuerzos de interpretación sobre el contenido definido para diseminación en la disciplina. <![CDATA[O exercicio docente universitario na materia “Historia da Educación”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100089&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen ¿Con que Historia de la Educación formar a nuestro alumnado universitario en la actualidad? La pregunta solo se puede responder adecuadamente atendiendo a lo que puede significar formar un habitus histórico-educativo y a los escenarios específicos de la formación pedagógica. El autor reflexiona sobre la cuestión y explica con algún detalle su proceder y el sentido y significación de tal práctica docente. <hr/>Abstract What History of Education should we use to educate our college students today? This a question can only be adequately answered if we acknowledge the potential outcome of forming an educational historical habitus and the specific areas of pedagogical training. The author reflects on the question and explains with details the procedure, the reasons and significance of such teaching practice. <hr/>Resumo Com qual História da Educação formar nosso alunado universitário na atualidade? A pergunta só pode ser respondida adequadamente atendo-se ao que pode significar formar un habitus histórico-educativo e os cenários específicos da formação pedagógica. O autor reflete sobre a questão e explica, com algum detalhe, seus procedimentos, o sentido e o significado de tal prática docente. <![CDATA[Historia de la educación de adolescentes y adultos: campañas de alfabetización, escuelas nocturnas y representaciones del analfabeto y del analfabetismo en Uberlândia-MG (1947-1963)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo desta pesquisa foi apreender a história da educação de adolescentes e adultos no município de Uberlândia-MG no período de 1947 - 1963, quando foi deflagrada e implantada a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) em todo território nacional. Discutimos a trajetória da CEAA, as características das escolas noturnas da cidade e as representações construídas e divulgadas pela imprensa sobre os sujeitos analfabetos e o analfabetismo. Consultamos jornais, diários de classe, livros de matrículas, atas de reuniões das escolas noturnas e livro de ponto dos professores. A CEAA produziu representações depreciativas do analfabeto; os jornais, por sua vez, enfatizaram essas representações e as incrementaram, visto que eram utilizados como estratégia para se conseguir voluntários e comover empresas e instituições para atuar no que seria “a salvação nacional”. Para além dessas representações, o desprestígio dos sujeitos analfabetos se expressava também na precariedade das escolas noturnas que os atendiam. <hr/>Abstract This research aimed at learning about the history of education of adolescents and adults in Uberlândia-MG from 1947 to 1963, when the Education Campaign of Adolescents and Adults (CEAA) was introduced nationwide. We discuss CEAA’s history, the characteristics of night schools in the city, and representations built and published in the press on illiterate subjects and illiteracy as well. We have consulted newspapers, class diaries, enrollment books, meeting minutes of night schools and teachers registering books. CEAA produced derogatory representations of the illiterate; newspapers, in turn, emphasized those representations and increased them, since they were used as a strategy to achieve voluntaries and move companies and institutions to act in what would be a “national salvation”. In addition to those representations, the unimportance of illiterate subjects was also expressed in the precariousness of night schools. <hr/>Resumen El objetivo de esta investigación fue aprehender la historia de la educación de adolescentes y adultos en el municipio de Uberlândia-MG en el periodo de 1947 - 1963, cuando fue deflagrada e implantada la Campaña de Educación de Adolescentes y Adultos (CEAA) en todo territorio nacional. Discutimos la trayectoria de la CEAA, las características de las escuelas nocturnas de la ciudad y las representaciones construidas y divulgadas por la prensa sobre los sujetos analfabetos y el analfabetismo. Consultamos periódicos, diarios de clases, libros de matrículas, actas de reuniones de las escuelas nocturnas y libro de asistencia de los profesores. La CEAA produjo representaciones depreciativas del analfabeto; los periódicos, por vez, enfatizaron esas representaciones y las incrementaron, visto que eran utilizados como estrategia para conseguirse voluntarios y conmover empresas e instituciones para actuar en el que sería “la salvación nacional”. Para más allá de esas representaciones, el desprestigio de los sujetos analfabetos se expresaba también en la precariedad de las escuelas nocturnas que los atendían. <![CDATA[Una arena de tensiones: la historia de la EJA al PROEJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto tem por objetivo apresentar reflexões a respeito da trajetória das políticas educacionais para jovens e adultos ao longo da história da educação no Brasil até o seu encontro com a educação profissional, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Assim, narra-se numa perspectiva crítica vários acontecimentos e momentos importantes à efetivação da Educação de Jovens e Adultos como Modalidade de Ensino, o que ocorreu a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9394/96, bem como a integração dessa Modalidade de Ensino com a Educação Profissional, através do Decreto n°5.478/2005, substituído após um ano pelo Decreto nº 5.840/2006, que instituiu o PROEJA.<hr/>Abstract This text aims to present reflections on the trajectory of educational policies for youth and adults throughout the history of education in Brazil until his encounter with professional education, through the National Program for the Integration of Vocational Education in Basic Education in the form Education for Youth and Adults - PROEJA. So, is narrated by a critical number of important events and the effectiveness of the Youth and Adult Education as a mode of instruction, which occurred from the Law of Guidelines and Bases of National Education Law No. 9394/96 time perspective as well as the integration this mode of education to professional education, through Decree No. 5.478/2005, replaced after one year by Decree 5.840/2006, which established PROEJA. <hr/>Resumen Este texto tiene por objetivo presentar reflexiones al respecto de la trayectoria de las políticas educativas para jóvenes y adultos a lo largo de la historia de la educación en Brasil hasta su encuentro con la educción profesional, a través del Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la modalidad de educación de Jóvenes y Adultos -PROEJA. Así, se narra en una perspectiva crítica varios acontecimientos y momentos importantes a la efectivación de la Educación de Jóvenes y Adultos como Modalidad de Enseñanza, lo que ocurrió a partir de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, Ley no 9394/96, bien como la integración de esa Modalidad de Enseñanza con la Educación Profesional, a través del Decreto n°5.478/2005, sustituido después de un año por el Decreto nº 5.840/2006, que instituyo el PROEJA. <![CDATA[La educación política, ética e histórica: posibilidades de comprensión de formación de profesores.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100141&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A formação do professor no Brasil é sempre alvo de discussões, que historicamente data da segunda metade do século XIX, com os primeiros cursos de formação de professores, corroborando com a forma com que se apresenta a preocupação constante em relação ao conhecimento adquirido e a pouca atenção à formação ética e política do docente. O objetivo desse artigo foi compreender, sob o olhar de categorias de Arendt (1989, 1993, 2000, 2014), através de uma análise qualitativa, o conceito e papel do professor diante da constituição histórica do professor e o retorno à tradição para o enfretamento de uma possível crise na formação ética e política. Além de analisar o problema da formação docente, trouxe como resultado uma reflexão histórico-filosófica sobre as circunstâncias em que se encontram a formação dos educadores e as consequências prováveis que conduzem ao empobrecimento dos saberes essencial da formação ética e política. <hr/>Abstract A teacher's formation in Brazil is always target for discussion, which historically dates the second half of nineteenth century, with the first classes to formate teachers, corroborate the way the constant concern about the knowledge conquered and the little attention to the ethical and political formation of the teacher. This article's goal was to comprehend, by Arendt's categories look (1989, 1993, 2000, 2014), through a qualitative analysis, the concept and job of a teacher in front of the historical constitution of teachers and the return to traditions for the battling against a possible crisis in a political and ethical formation. Besides analysing the docent's formation problem, it brought as a result a historical-philosophical reflexion about the circumstances the formation of docents are and the probably consequences that lead to a poorly essential knowledge of ethics and politics. <hr/>Resumen La formación de profesor en Brasil es siempre blanco de discusiones, que históricamente datan de la segunda mitad del siglo XIX, con los primeros cursos de formación de profesores, corroborando con la forma en que se presenta la preocupación constante en relación al conocimiento adquirido y la poca atención a la formación ética y política del docente. El objetivo de ese artículo fue comprender, bajo la visión de categorías de Arendt (1989, 1993, 2000, 2014), a través de un análisis cualitativo, el concepto y papel del profesor delante de la constitución histórica del profesor y el retorno a la tradición para el enfrentamiento de una posible crisis en la formación ética y política. Además de analizar el problema de la formación docente, trajo como resultado una reflexión histórico-filosófica sobre las circunstancias en que se encuentran la formación de los educadores y las consecuencias probables que conducen al empobrecimiento de los saberes esenciales de la formación ética y política. <![CDATA[“Si un instante vos descuidáis, si un instante desamparáis vuestro hijo, talvez para siempre permanezca perdido”: vigilancia y castigo en un manual de comportamiento social portuguesa del siglo XVIII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100155&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo pretende-se, a partir das categorias conceituais vigilância e punição, analisar as estratégias que orientavam o processo de constituição dos modos específicos de ser sujeito masculino infantil, no contexto luso setecentista, prescritas na obra A aia vigilante, ou reflexões sobre a educação dos meninos, desde a infancia até á adolescencia (1767), de autoria de D. Joanna Rousseau de Villeneuve. Esta obra está enquadrada na categoria literária conhecida como Literatura de Comportamento Social, publicada crescentemente em Portugal, no século XVIII. Tratavam-se de manuais pedagógicos, de bom comportamento e de virtudes, geralmente baseados na moral cristã-católica, que se caracterizavam por recomendar e prescrever determinadas normas de comportamento social e ensinamentos morais. <hr/>Abstract This article is intended, from the conceptual categories surveillance and punishment, to analyze the strategies that guided the process of meeting the specific ways of being male subject child, in eighteenth-century Portuguese context, prescribed in the treated A aia vigilante, ou reflexões sobre a educação dos meninos, desde a infancia até á adolescencia (1767), authored by D. Joanna Rousseau Villeneuve. This treateds is framed in literary category known as Literature Social Behavior, published increasingly in Portugal in the eighteenth century. They were teaching manuals of good behavior and virtues, usually based on Christian-Catholic morality, which were characterized by recommend and prescribe certain norms of social behavior and moral teachings. <hr/>Resumen En este artículo se pretende, a partir de las categorías conceptuales de vigilancia y castigo, analizar las estrategias que orientaban el proceso de constitución de los modos específicos de ser sujeto masculino infantil, en el contexto luso del siglo XVIII, prescritas en la obra la enfermera vigilante, o reflexiones sobre la educación de los niños, desde la infancia hasta la adolescencia (1767), de autoría de D. Joanna Rousseau de Villeneuve. Esta obra sé encuadrada en la categoría literaria conocida como Literatura de Comportamiento Social, publicada cada vez más en Portugal, en el siglo XVIII. Se trataba de manuales pedagógicos, de buen comportamiento y de virtudes, generalmente basados en la moral cristiana-católica, que se caracterizaban por recomendar y prescribir determinadas normas de comportamiento social y enseñanzas morales. <![CDATA[Alteraciones en las estructuras de gestión, mantenimiento de malos resultados: fases de la Educación Básica en Nigeria entre 1914 y 2012]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100180&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This paper focuses the administration of basic education in Nigeria under different administrative bodies from 1914 to 2014. It identifies the various bodies that were responsible for managing basic education at different dispensations and why they were established. This study is historical, and historical method is employed. Both primary and secondary sources of information were explored to get relevant materials for the study. It was discovered in the course of the study that the bodies were just changing names as the output continues to degenerate in Basic Education. Therefore, it is recommended among others that; basic education should be devoid of politics for effective planning, community participation should be incorporated and, more and adequate infrastructural facilities should be provided in the primary schools. <hr/>Resumo Este artigo discute a administração da Educação Básica na Nigéria, a partir dos diferentes órgãos de gestão, entre 1914 e 2014. Identifica os diferentes órgãos que foram responsáveis pela gestão da educação básica em diferentes organizações e porque elas foram criadas. Este é um estudo sustentado pelos método histórico. Fontes primarias e secundárias foram exploradas na intenção de obter elementos para o estudo. Ao longo desta pesquisa foi descoberto que os diferentes organismos de gestão tiveram apenas os nomes mudados, contudo os resultados continuavam a ser a degeneração da educação Básica. Desta forma, para encontrar boas soluções à educação básica, é recomendado: que esta fosse destituída de política em prol de um planejamento efetivo, incorporação da participação comunitária, adequações e melhorarias da infraestrutura nas escolas primárias. <hr/>Resumen Este artículo discute la administración de la Educación Básica en Nigeria, a partir de los diferentes órganos de gestión, entre 1914 y 2014. Identifica los diferentes órganos que fueron responsables por la gestión de la educación básica en diferentes organizaciones y porqué ellas fueron creadas. Este es un estudio sustentado por los métodos históricos. Fuentes primarias y secundarias fueron exploradas en la intención de obtener elementos para el estudio. A lo largo de esta investigación fue descubierto que los diferentes organismos de gestión tuvieron apenas cambios en los nombres, con todo, los resultados continuaban siendo el declive de la Educación Básica. De esta forma, para encontrar buenas soluciones a la educación básica, es recomendado: que esta fuese destituida de la política en pro de una planeación efectiva, incorporación de la participación comunitaria, adecuaciones y mejorías de la infraestructura en las escuelas primarias. <![CDATA[La Educación Pública en Chile, a partir de los Premios Nacionales Laicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100196&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A educação pública inicia-se no Chile praticamente com a República, no século XIX. Naquela época cunhou-se o conceito de Estado educador -defendido pelos expoentes da educação pública-, o qual tinha como contrapartida a liberdade de ensino pela parte dos setores ligados à Igreja Católica. O século XX começa com a influência da Escola Nova no país, especialmente do pensamento de Dewey, que vem ao pais pela intervenção do representante laico, Dario Salas. O objeto deste artigo, de caráter histórico, é assinalar o pensamento laico presente nos Prêmios Nacionais de Educação e relacioná-los com a pedagogia de Dewey; entre eles se encontram Roberto Munizaga (1979), Luis Gómez Catalán (1983), Marino Pizarro Pizarro (1987), Francisco Hernán Vera Lamperein (2001) e Héctor Fernando Gutiérrez Muñoz (2005). Eles são importantes exponentes da educação pública da segunda metade do século passado no pais.<hr/>Resumen La educación pública se inicia en Chile prácticamente con la República en el siglo XIX. En aquella época se acuñó el concepto de estado docente -defendido por los exponentes de la educación pública-, el cual tuvo como contrapartida el de la libertad de enseñanza por parte de sectores ligados a la Iglesia Católica. El siglo XX comienza con la influencia de la Escuela Nueva en el país, especialmente en el pensamiento de Dewey, traído al país por un representante laico, Darío Salas. El objeto de esta artículo, de carácter histórico, es señalar el pensamiento laico presente en los Premios Nacionales de Educación de ese sector y relacionarlos con la pedagogía de Dewey; entre ellos se encuentran Roberto Munizaga (1979), Luis Gómez Catalán (1983), Marino Pizarro Pizarro (1987), Francisco Hernán Vera Lamperein (2001) y Héctor Fernando Gutiérrez Muñoz (2005). Ellos son importantes exponentes de la educación pública de la segunda mitad del siglo pasado en el país. <hr/>Abstract Public education is starts in Chile practically with the Republic in the 19th century. In that time coined the concept of teaching State -championed by the proponents of public education-, which had as its counterpart of the freedom of education by sectors linked to the Catholic Church. The 20th century begins with the influence of the New School in the country, especially in the Dewey’s thought, brought to the country by a lay representative secular, Dario Salas. The subject of this article, of historical character, is point out the secular thought present in the national awards for education in this sector and relates them to the Dewey’s pedagogy; among them is found Roberto Munizaga (1979), Luis Gómez Catalan (1983), marine Pizarro Pizarro (1987), Francisco Hernan Vera Lamperein (2001) and Hector Fernando Gutiérrez Muñoz (2005). They are important exponents of the education public in the second half of the century last in the country. <![CDATA[Condicionantes de la actuación de la Compañía de Jesús en la formación escolar de las elites de la Republica en Brasil (1891-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Companhia de Jesus é lembrada, tanto em análises históricas, quanto no imaginário popular, pela sua atuação missionária e educativa durante o período colonial no Brasil. No entanto, poucos estudos dedicaram-se a analisar sua atuação após sua volta ao País. Este é o objetivo deste estudo - destacar a relação dos Jesuítas com a formação escolar das elites no período republicano. Nesse sentido analisou-se, os condicionantes do reingresso da Companhia de Jesus ao Brasil, a implantação dos seus educandários e as diretrizes pedagógicas que difundiram com base no Ratium Studiorum o que produziu grupos homogêneos e distintos socialmente. Demonstra-se, neste sentido, que os jesuítas buscaram formar escolarmente as elites da República no Brasil. <hr/>Abstract The Society of Jesus is remembered, both in historical analysis, as in the popular imagination, for his missionary work and education during the colonial period in Brazil. However, few studies devoted to analyzing his performance after his return to the country. This is the purpose of this study - to highlight the relationship of the Jesuits with the education of elites in the republican period. In this sense, we analyzed the conditions of the reinstatement of the Society of Jesus in Brazil, the implementation of its gymnasiums and pedagogical guidelines that broadcast based on Ratium Studiorum which produced socially homogeneous and distinct groups. It is shown, in this sense, the Jesuits sought to train the elite of the Republic in Brazil. <hr/>Resumen La Compañía de Jesús es recordada, tanto en los análisis históricos, como en el imaginario popular, por su actuación misionaria y educativa durante el periodo colonial en Brasil. Sin embargo, pocos estudios se han dedicado a analizar su actuación después de su regreso al País. Este es el objetivo de este estudio -destacar la relación de los Jesuitas con la formación escolar de las elites en el periodo republicano. En este sentido se analizó, los condicionantes del reingreso de la Compañía de Jesús al Brasil, la implantación de sus educadores y las directrices pedagógicas que difundieron con base en el Ratium Studiorum lo que produjo grupos homogéneos y distintos socialmente. Se demuestra, en este sentido, que los jesuitas buscaron formar escolarmente a las elites de la Republica en Brasil. <![CDATA[Enseñar a enseñar la Aritmética a la luz de las perspectivas escolanovistas en Minas Gerais: una investigación en el archivo personal Alda Lodi]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100235&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta nossas interpretações sobre práticas educativas desenvolvidas na formação de docentes para os anos iniciais da educação escolar, no que se refere à Matemática, em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940, a partir de documentos do Arquivo Pessoal Alda Lodi (APAL). A análise realizada mostra que as concepções e práticas de Alda Lodi oscilaram entre o inovador e o tradicional no que concerne ao ensino da metodologia da aritmética para as professoras primárias, na Escola de Aperfeiçoamento e no curso de Administração Escolar. Na complexa combinação de elementos escolanovistas e tradicionais que Alda Lodi usou para conduzir a formação docente, assume papel relevante o fato de ter sido católica fervorosa e ter exercido sua atuação numa sociedade conservadora na qual o catolicismo era forte e poderoso. <hr/>Abstract The article presents our interpretation of educational practices developed in the training of teachers for the early years of elementary education, with regard to mathematics, in Minas Gerais, in the 1930s and 1940s. The sources for our research were documents of Alda Lodi’s personal archive. Our analysis shows that the concepts and practices of Alda Lodi oscilated between the innovative and the traditional with respect to the teaching of methodology of arithmetic for primary teachers, in Escola de Aperfeiçoamento and Curso de Administração Escolar. In the complex combination of New Education characteristics and traditional elements used by Alda Lodi, an important role is played by Catholicism.<hr/>Resumen El artículo presenta nuestras interpretaciones sobre prácticas educativas desarrolladas en la formación de docentes para los años iniciales de la educación escolar, en lo que se refiere a las Matemáticas, en Minas Gerais, en las décadas de 1930 e 1940, a partir de documentos del Archivo Personal Alda Lodi (APAL). El análisis realizado muestra que las concepciones y prácticas de Alda Lodi oscilaron entre lo innovador y lo tradicional en lo que concierne a la enseñanza de la metodología de la aritmética para las profesoras primarias, en la Escuela de Perfeccionamiento y en el curso de Administración Escolar. En la compleja combinación de elementos escolanovistas y tradicionales que Alda Lodi uso para conducir la formación docente, asume papel relevante el hecho de haber sido una fervorosa católica y haber ejercido su actuación en una sociedad conservadora en la cual el catolicismo era fuerte y poderoso. <![CDATA[Libro del profesor: "Didáctica de las Lecciones del primer año de enseñanza primaria rural" en Angola en los años 60: descripción general]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100258&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo descrevemos um livro do professor, usado na Província de Angola em 1962, para orientação do ensino dos alunos do 1.º ano do ensino primário rural dessa região. O livro analisado ilustra como era o ensino para os alunos que iniciavam a frequência escolar em zonas rurais e que incluía crianças indígenas. Este livro testemunha aspetos didáticos de vanguarda relativamente ao que se verificava em Portugal continental na época.<hr/>Abstract In this paper we describe a teacher's book, used in 1962 in the Province of Angola in order to guide the education of students in the 1st year of elementary school in this rural region. This book shows how the teaching for students who started school attendance in rural areas including indigenous children. In the book we can find didactic aspects of avant-garde relative to what it was in continental Portugal at that time.<hr/>Resumen En este artículo se describe el libro de un profesor, que se utiliza en la provincia de Angola en 1962 para guiar la educación de los estudiantes en el primer año de la educación primaria rural en la región. El libro analizado ilustra cómo era la escuela para los estudiantes que iniciaron la asistencia escolar en las zonas rurales y que incluían los niños indígenas. Este libro testigo aspectos didácticos de vanguardia en relación a lo que ocurrió en Portugal continental en el momento. <![CDATA[Primer Simposio de Profesores de Historia de Educación Superior (1961): currículo y formación del profesorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100286&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O ensino de História no Brasil e sua História enquanto disciplina escolar encontram lugar consolidado na literatura educacional e historiográfica. No entanto, é recente a atenção concedida a sua constituição nas universidades, cujo enfoque reside no processo de institucionalização dos cursos de História nas décadas de 1930 e 1940. Os anos que antecederam ao golpe civil-militar de 1964 se caracterizaram por amplas discussões em relação às mudanças necessárias nos cursos então vigentes. Analisamos o lugar reservado a formação do professor nas discussões realizadas no Primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961) e a configuração dos cursos de História na primeira metade da década de 1960. A análise dos Anais permite observar que uma série de disputas políticas e historiográficas caracterizaram o Primeiro Simpósio e que os cursos de História estavam em pleno processo de discussão sobre diferentes modelos de formação. <hr/>Abstract The teaching of History in Brazil and its history as a school subject finds a consolidated place in the educational literature and historiography. However, the attention given to its establishment in universities, whose focus lies in the institutionalization process of History courses in the 1930s and 1940s, is recent. The years leading up to the civil-military coup of 1964 are characterized by extensive discussions regarding the necessary changes in the then current courses. We looked at the place reserved for teacher education in the discussions at the First University Education History Teachers Symposium (1961) and the configuration of History courses in the first half of the 1960s. The analysis of the proceedings can observe that a series of political and historiographical disputes characterized the First Symposium and the history courses were in the process of discussion of different models of training. <hr/>Resumen La enseñanza de Historia en Brasil y su Historia como asignatura escolar ellos tienem lugar consolidado en la literatura educacional e historiográfica. Sin embargo, es reciente la atención concedida a su constituición en universidades, cuyo enfoque reside en el proceso de institucionalización de los cursos de Historia en las décadas de 1930 y 1940. Los años que antecedieron al golpe civil-militar de 1964 se caracterizaron por largas discusiones con relación a los cambios necesários en los cursos vigentes en aquel momento. Analisamos o lugar reservado a la formación de profesores em las discusiones realizadas en el Primer Simposio de Profesores de Historia de Educación Superior (1961) y la configuración de los cursos de Historia a mediados de la década de 1960. El análisis de los Anales permite observar que una serie de disputas políticas e historiográficas caracterizaron el Primer Simposio y que los cursos de Historia estaban en absoluto proceso de discusión acerca de diferentes modelos de formación. <![CDATA[Pensamiento y Acción Educativos en Chile a partir de los Premios Nacionales de Ciencias de la Educación: Tomo I (Premiados 1979-1993) y Tomo II (Premiados 1995-2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062017000100305&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O ensino de História no Brasil e sua História enquanto disciplina escolar encontram lugar consolidado na literatura educacional e historiográfica. No entanto, é recente a atenção concedida a sua constituição nas universidades, cujo enfoque reside no processo de institucionalização dos cursos de História nas décadas de 1930 e 1940. Os anos que antecederam ao golpe civil-militar de 1964 se caracterizaram por amplas discussões em relação às mudanças necessárias nos cursos então vigentes. Analisamos o lugar reservado a formação do professor nas discussões realizadas no Primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961) e a configuração dos cursos de História na primeira metade da década de 1960. A análise dos Anais permite observar que uma série de disputas políticas e historiográficas caracterizaram o Primeiro Simpósio e que os cursos de História estavam em pleno processo de discussão sobre diferentes modelos de formação. <hr/>Abstract The teaching of History in Brazil and its history as a school subject finds a consolidated place in the educational literature and historiography. However, the attention given to its establishment in universities, whose focus lies in the institutionalization process of History courses in the 1930s and 1940s, is recent. The years leading up to the civil-military coup of 1964 are characterized by extensive discussions regarding the necessary changes in the then current courses. We looked at the place reserved for teacher education in the discussions at the First University Education History Teachers Symposium (1961) and the configuration of History courses in the first half of the 1960s. The analysis of the proceedings can observe that a series of political and historiographical disputes characterized the First Symposium and the history courses were in the process of discussion of different models of training. <hr/>Resumen La enseñanza de Historia en Brasil y su Historia como asignatura escolar ellos tienem lugar consolidado en la literatura educacional e historiográfica. Sin embargo, es reciente la atención concedida a su constituición en universidades, cuyo enfoque reside en el proceso de institucionalización de los cursos de Historia en las décadas de 1930 y 1940. Los años que antecedieron al golpe civil-militar de 1964 se caracterizaron por largas discusiones con relación a los cambios necesários en los cursos vigentes en aquel momento. Analisamos o lugar reservado a la formación de profesores em las discusiones realizadas en el Primer Simposio de Profesores de Historia de Educación Superior (1961) y la configuración de los cursos de Historia a mediados de la década de 1960. El análisis de los Anales permite observar que una serie de disputas políticas e historiográficas caracterizaron el Primer Simposio y que los cursos de Historia estaban en absoluto proceso de discusión acerca de diferentes modelos de formación.