Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-780620180003&lang=en vol. 17 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dossiê]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300599&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Education and Public Dimension in Latin American historical experiences (XIXth-XXth centuries)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300601&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Education in the public space: the civic pedagogy of the Minas Gerais newspapers in the regency period <fn fn-type="other" id="fn0100"> <label>1</label> <p>English version of Thadeu Vinícius Souza Teles. E-mail: thadeuvinicius@hotmail.com</p> </fn>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300604&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem por objetivo evidenciar, a partir de jornais, o uso do espaço público pelas associações mineiras do período regencial na configuração de um plano de educação, tendo em vista a pedagogia cívica de disciplinar, instruir, civilizar e moralizar. Seus projetos educativos são entendidos como projetos políticos-culturais, definidos na relação com dois fenômenos que estão entrelaçados e são complementares, contudo, distintos: a difusão das Luzes e a configuração de uma esfera pública de poder.<hr/>Abstract The purpose of this article is to show, from newspapers, the use of public space by the associations in Minas Gerais, during the regency period, in the configuration of an education plan, in view of the civic pedagogy of disciplining, educating, civilizing and moralizing. Its educational projects are understood as political-cultural projects, defined in relation to two phenomena that are intertwined and complementary, yet distinct: the diffusion of the Lights and the configuration of a public sphere of power. <![CDATA[<strong>The presidency of province and public instruction as a factors for expansion of the public space in the brazilian Empire</strong> <fn fn-type="other" id="fn01xxx00xxx"> <label>1</label> <p>This article is a result of the research we have been carrying out in the field of History of Education, in order to understand the relations established between the provincial administration and the Court government, especially the geographical circulation of provincial presidents and their implications in the administration of public education. Research projects: "Politics and education in the Province of Minas Gerais: implications of the high turnover in the position of president in the formulation of policies of primary public education (1850-1889)" - Universal Call for Proposals 01/2014 - FAPEMIG and FAPEMIG Notice 03 / 2016 (BIPDT); "The Empire of Minas Gerais: relations between politics, power, education and culture in the administration of the province's business (1834-1889) - Universal Notices MCTI / CNPq nº 01/2016; Research subproject: Public space and education in Imperial Brazil: the political trajectory of Herculano Ferreira Penna (1811-1867), FAPEMIG Notice 03/2017 (BIPDT). The projects are part of the Interinstitutional Agreement related to the To Think Education to Think Brazil program (UFMG). English version of Adriana de Oliveira Pereira. E-mail: :adrianaopn@hotmail.com</p> </fn>.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300627&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão acerca da atuação dos presidentes de província, integrantes da elite política nacional que, após a Independência, se tornou um dos grupos responsáveis pela manutenção da unidade e garantia da estabilidade política do Estado imperial. Diferentemente das ex-colônias espanholas, que deram origem a vários estados republicanos, no Brasil adotou-se o regime monárquico, com governo civil estável, que centralizou todas as decisões nas mãos do Imperador, inclusive a nomeação para o cargo de presidente de províncias. O foco é na atuação de Herculano Ferreira Penna (1811-1867), político que administrou mais províncias no Estado imperial e no tratamento que ele conferiu à instrução pública nas províncias por onde passou. Entendemos que, além das armas e da política, a escolarização da população foi uma estratégia fundamental na construção dos Estados e que, também, contribuiu para a ampliação do espaço público, no Brasil.<hr/>Abstract The purpose of this article is to present a discussion about the behavior of provincial presidents, integrants of of the national political elite that after Independence, became one of the responsible groups that keep the unit and guarantee the political stability of the imperial State. Unlike the former Spanish colonies, which resulted in several republican states, the monarchy was adopted in Brazil with a stable civil government which centralized all the decisions in the Emperor´s hands, including the appointment to the post of provincial president.The focus is on the work of Herculano Ferreira Penna(1811-1867), politician who administered more provinces in the imperial state in the attention he conferred on public education in the provinces where he passed . We understand that, besides the weapons na politics, the population schooling was a fundamental strategy in the construction of the states and also contributed to the expasion of public space in Brazil. <![CDATA[Models of Public Space in contrast: Press and Selective Modernity in the Provinces of Paraíba and Pernambuco (1870-1880)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300650&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo procura elucidar o debate que se constituiu pela imprensa ao longo das décadas de 1870 e 1880 nas províncias brasileiras da Paraíba e de Pernambuco em torno do modelo francês de monarquia parlamentar que contrastava com o federalismo republicano dos EUA. Assumindo o lugar de formadora da opinião pública a imprensa procurou trazer destaque para a questão do Espaço Público na medida em que modos distintos de se lidar com ele estavam em jogo em cada um daqueles modelos políticos internacionais idealizados. Também foram mapeadas algumas relações que os jornais analisados indiciaram entre os debates sobre o Espaço Público e as retóricas de modernidade que os acompanhavam. Com frequência a questão da ciência e da técnica pareceu eclipsar a dimensão do conflito que é próprio do universo político e da esfera pública, unificando os olhares em torno de um deslumbramento com as benfeitorias materiais que o século prometia.<hr/>Abstract This article seeks to elucidate the debate that was constituted by the press throughout the 1870s and 1880s in the Brazilian provinces of Paraíba and Pernambuco around the French model of parliamentary monarchy that contrasted with the republicanism of the USA. Taking over the role of public opinion maker, the press sought to highlight the issue of the Public Space since that distinct ways of dealing with it was considered in each of those idealized international political models. This article also mapped some relations that the newspapers analyzed betrayed between the debates on the Public Space and the rhetoric of modernity that accompanied them. Often the question of science and technique seemed to eclipse the dimension of conflict that is proper to the political universe and the public sphere, unifying the glances around a dazzle with the material improvements that the century promised.<hr/>Resumen Este artículo busca esclarecer el debate que se constituyó por la prensa a lo largo de las décadas de 1870 y 1880 en las provincias brasileñas de Paraíba y de Pernambuco en torno al modelo francés de monarquía parlamentaria que contrastaba con el federalismo republicano de EUA. Asumiendo el lugar de formadora de la opinión pública la prensa trató de destacar la cuestión del Espacio Público en la medida en que modos distintos de lidiar con él estaban en juego en cada uno de aquellos modelos políticos internacionales idealizados. También se han mapeado algunas relaciones que los periódicos analizados indiciaron entre los debates sobre el espacio público y las retóricas de modernidad que los acompañaban. Con frecuencia la cuestión de la ciencia y de la técnica parecía eclipsar la dimensión del conflicto que es propio del universo político y de la esfera pública, unificando las miradas en torno a un deslumbramiento con las mejoras materiales que el siglo prometía. <![CDATA[“The makers of men”: Fight over Control of School and Public Spaces in Mexican Mining Communities, 1917-1978.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300668&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El proyecto educativo de los gobiernos posrevolucionarios tuvo especial importancia en el proceso de consolidación del nuevo Estado y en establecimiento de una alianza con los trabajadores de la minería, a fin de disputar el control de esta industria a las grandes empresas trasnacionales. La Constitución mexicana de 1917 eliminó la concepción liberal de las leyes y restableció el principio de dominio y propiedad de la nación sobre los bienes del subsuelo. Pero el Estado mexicano tuvo que emprender una larga lucha para disputar a las empresas extranjeras el control sobre aspectos económicos, laborales, tributarios y sociales de la minería. El propósito de este trabajo es mostrar esta relación conflictiva en el marco de las comunidades mineras como ámbito de disputas por el control de las escuelas y el espacio público.<hr/>Resumo O projeto educativo dos governos posrevolucionairos tiveram especial importancia no proceso de consolidação do novo Estado e no estabelecimento de uma aliança com os trabalhadores da mineiração, a fim de disputar o controle desta industria às grandes empresas transnacionais. AConstituição mexicana de 1917 eliminou a concepção liberal das leis e restabeleceu o principio de dominio e propriedade da nação sobre os bens do subsolo. Mas o Estado mexicano teve que emprender uma longa luta para disputar com as empresas estrangeiras o controle sobre aspectos económicos, laboráis, tributarios e sociais da mineiração. O propósito deste trabalho é mostrar esta relação confitiva no marco das comunidades mineiras no âmbito de disputas pelo controle das escolas e o espaço público.<hr/>Abstract The Education Project of the Post-revolutionary Government was especially important in the consolidation of the new State. Using the education project, the Government established an alliance with the mining workers to fight for the control that the great transnational companies wanted. The Mexican Constitution of 1917 eliminated the concept of liberal laws, and reestablished the principle of national domain and property of the subsoil goods and chattels. The Mexican State had to fight a long battle to dispute the control of economic, work, social, and tributary aspects of mining, with foreign companies. The purpose of this paper was to present the conflictive relationship between the Government and the transnational companies. The mining communities were the realm of dispute over control of schools and public spaces. <![CDATA[Education and Public Space in the recent historical experience of Chile: the case of the neoliberal and authoritarian transformation of the educational system during the Military Dictatorship (1973-1990)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300691&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar algunas transformaciones sufridas por el sistema educacional chileno durante la Dictadura Militar (1973-1990), desde la perspectiva de la mutación del papel desempeñado por el Estado en el campo educacional. Para lograr dicho objetivo se siguen los siguientes pasos: en un primer momento, se caracteriza el sistema educacional chileno vigente hasta 1973. En un segundo momento, se analizan algunas Políticas Públicas Educacionales de orientación neoliberal diseñadas e implementadas por el equipo económico de la Dictadura Militar. Finalmente, se proponen conclusiones con respecto a los impactos de las acciones desarrolladas por la Dictadura Militar sobre el sistema educacional y el profesorado, resaltando un cuestionamiento en torno a la modificación de la comprensión oficial de lo educativo en el espacio público.<hr/>Resumo Este artigo tem como objetivo analisar algumas transformações sofridas pelo sistema educacional chileno durante a Ditadura Militar (1973-1990), na perspectiva da mutação do papel desempenhado pelo Estado no campo educacional. Para atingir este objetivo, seguem-se os seguintes passos: num primeiro momento, é caracterizado o sistema educacional chileno em vigor até 1973. Em um segundo momento, são analisadas algumas Políticas Públicas Educacionais de orientação neoliberal desenhadas e implementadas pela equipe econômica da Ditadura Militar. Finalmente, são propostas conclusões sobre os impactos das ações desenvolvidas pela Ditadura Militar sobre o sistema educacional e o corpo docente, destacando um questionamento sobre a modificação do entendimento oficial da educação no espaço público.<hr/>Abstract This article aims to analyze some transformations suffered by the chilean educational system during the Military Dictatorship (1973-1990), from the perspective of the mutation of the role played by the State in the educational field. To achieve this goal, the following steps are followed: Initially, the chilean education system in force until 1973 is characterized. In a second moment, some neoliberal-oriented Educational Public Policies designed and implemented by the economic team of the Military Dictatorship are analyzed. Finally, conclusions are proposed regarding the impacts of the actions developed by the Military Dictatorship on the educational system and the teaching staff, highlighting a questioning about the modification of the official understanding of education in public space. <![CDATA[<strong>The Spanish Language and Military Education in Brazil (1905-1920)</strong> <fn fn-type="other" id="fn0100"> <label>1</label> <p>English version for Karoline Izabela Maria Santos Santana. E-mail: izabela.santana@hotmail.com</p> </fn>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300716&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo é o resultado da investigação do processo de institucionalização do ensino de espanhol na educação militar brasileira, de 1905 a 1920, buscando delinear as finalidades políticas e culturais. O objetivo foi investigar as justificativas para a entrada do espanhol no ensino militar, no período de 1905, quando o idioma foi inserido oficialmente no currículo militar, mediante Decreto nº 5.698 e, finalizou em 1920, após reformularem os regulamentos militares e o ensino de espanhol deixar de ser oferecido no âmbito militar. Para tanto, foram utilizados a legislação educacional e textos jornalísticos, bem como pressupostos teóricos da história das disciplinas escolares.<hr/>Abstract This study is the result of the investigation of the process of institutionalization of Spanish teaching in Brazilian military education, from 1905 to 1920, seeking to delineate political and cultural purposes. The objective was to investigate the justifications for the entry of Spanish into military education in the period of 1905, when the language was officially inserted into the military curriculum, through Decree No. 5998 and finalized in 1920 after reformulating military regulations and teaching Spanish ceased to be offered in the military scope. For that, educational legislation and journalistic texts were used, as well as theoretical assumptions in the history of school subjects.<hr/>Resumen Este estudio es el resultado de la investigación del proceso de institucionalización de la enseñanza de español en la educación militar brasileña, de 1905 a 1920, buscando delinear las finalidades políticas y culturales. El objetivo fue investigar las razones de la entrada del español en la enseñanza militar, en el período de 1905, cuando el idioma fue introducido oficialmente en el plan de estudios militares por el Decreto nº 5.698 y terminado en 1920, después de reformularen los reglamentos militares y la enseñanza del español salió del ámbito militar. Por lo tanto, hemos utilizado la legislación educativa y textos periodísticos, así como supuestos teóricos de la historia de las disciplinas escolares. <![CDATA[Education in the Constituent of Minas Gerais (Brazil) – 1947]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300734&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto visa verificar o processo de tramitação do direito à educação na Constituinte do Estado de Minas Gerais - Brasil no ano de 1947. O Brasil, país federativo, atribuía aos Estados o respeito às diretrizes e bases da educação nacional e a capacidade de desenvolvimento de seus sistemas de ensino em suas Constituições. Ao mesmo tempo, a Constituição determinava que os Estados deveriam elaborar suas Constituições devido à sua autonomia e à descentralização de competências no campo da educação. Este estudo se insere dentro de pesquisas e estudos interessados na relação entre processos parlamentares e educação. O estudo das fontes evidenciou que a Constituinte Mineira de 1947 se desincumbiu do dever posto na Constituição Federal. Busca-se tanto apontar o texto final como o processo que o constituiu. As fontes documentais foram a matéria-prima de consulta nos Anais da Assembleia Constituinte na biblioteca e arquivos da Assembleia Legislativa Estadual de Minas Gerais e no Arquivo Público Mineiro. Bibliotecas de universidades e do setor público também foram investigadas. O capítulo próprio da educação ganharia um desenho mais detalhado por meio de leis infraconstitucionais.<hr/>Abstract This study examines the process by which the 1947 Constituent assembly was able to incorporate the right to education into a new State Constitution for Minas Gerais. As a federative country, Brazil had established certain national guidelines for its member States regarding education and the development of school-systems, guidelines that appeared in the 1946 Federal Constitution. However, the same document also called for States to draft their own constitutional texts which, all while following federal guidelines, might nonetheless afford a certain measure of autonomy and decentralization in the management of education within each State. The present article aligns itself with other studies concerned with the link between parliamentary process and education. Our investigation of sources consulted at university and public libraries, in conjunction with close reading of primary texts (namely, the Constituent Assembly Annals available in the library and archives of the State Legislative Assembly, as well as in the Public Archive of Minas Gerais) leads us to conclude that the 1947 Constituent did in fact discharge its duty as laid out by the Federal Constitution. This is especially apparent when one compares the final text to the process by which it was drafted, as evinced by records of debate, proposals for amendment and the arguments supporting them. The chapter on education would eventually gain clearer form following the introduction of infraconstitutional legislation. <![CDATA[<strong>Curriculum and Physical Education: an analysis of the document of 1978 Minas Gerais</strong> <fn fn-type="other" id="fn0100"> <label>1</label> <p>English version for Jackson Leocadio da Silva. E-mail: jackdoorspider@yahoo.com.br</p> </fn>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300763&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em meados da década de 1980, emergiu no campo da Educação Física (EF) o conhecido Movimento Renovador. Trata-se de um período fortemente marcado pela influência das teorizações críticas sobre a área, seus professores e suas produções, bem como sobre a elaboração de documentos curriculares. Tendo encontrado potencialização a partir do período de reabertura política do Brasil, ao fim da ditadura militar, o referido movimento tem sido considerado pelos estudiosos da área como um momento de ruptura de paradigma, ou seja, a EF passou a não mais se pautar pela prática exclusiva de desenvolvimento da Aptidão Física no interior escolar. O presente trabalho objetivou analisar o documento curricular de EF escolar de Minas Gerais, publicado em 1978 pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Por meio de uma abordagem qualitativa de análise de conteúdo, verificamos a sólida presença das teorizações tradicionais de currículo em seu interior, mas destacamos, entretanto, rudimentos do debate crítico que inspirou o movimento citado. Na estrutura, apresentamos a descrição metodológica da investigação, uma síntese das teorizações curriculares e a contextualização da Educação e da EF na década de 1970 no Brasil. A análise é inspirada em referenciais teóricos consagrados na Educação e na EF. Por fim, sustentamos que o documento mineiro, no auge do governo militar, apresentava indícios de uma tensão, a qual já procurava caminhos mais críticos para a EF nas escolas.<hr/>Abstract In the mid-1980s, the so-called Renewal Movement emerged in the field of Physical Education (PE). It is a period strongly marked by the influence of the critical theorizations about the area, its teachers and its productions, as well as on the elaboration of curricular documents. Receiving a boost from the political reopening period in Brazil, by the end of the military dictatorship, the said movement has been considered a moment of paradigm break by the scholars of the area, that is, PE became no longer guided exclusively by a kind of practice intended for the development of physical fitness inside the school. The present work aims to analyze the Minas Gerais curriculum of PE, published in 1978 by the State Department of Education of Minas Gerais. Through a qualitative approach to content analysis, we verify the solid presence of the traditional theorizations of curriculum in its interior. However, we highlight the beginnings of the critical debate that inspired the quoted movement. In the structure, we present the methodological description of the research, a synthesis of the curricular theorizations and the contextualization of education and PE in the 1970s. The analysis is based on theoretical references in the field of education and PE. Finally, we argue that the Minas document, at the peak of the military government, presented indications of a tension, which suggests it had already been seeking more critical paths for PE in schools. <![CDATA[<strong>The Samuel Graham Institute junior high school: rites of passage</strong> <fn fn-type="other" id="fn0100"> <label>1</label> <p>English version of Emmanuella Conte. E-mail: manuconte@gmail.com</p> </fn>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300780&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Essa comunicação tem como meta abordar aspectos que possam ajudar a descortinar as práticas escolares vivenciadas no Instituto Samuel Graham, uma instituição fundada em 1942, no município de Jataí, Goiás, em especial as relativas ao ensino secundário – ginásio, a fim de analisar como o curso ginasial foi implantado, explicitando traços gerais de sua organização, os sujeitos que participaram desse segmento de ensino, o currículo, os exames admissionais e a avaliação. Dessa maneira, optou-se pela pesquisa qualitativa, de cunho documental, ancorada na análise de fontes que delinearam a pesquisa histórica.<hr/>Abstract This paper aims to study the aspects that may help us to discover the scholastic practices experienced at the Instituto Samuel Graham, an institution founded in 1942, in the city of Jataí, Goiás, Brazil. Our main goal is to analyse how the junior course was implemented, explaining the general organization of the subjects that participated in this segment of education; the curriculum; the entrance exams and the evaluation. Thus, we opted for the qualitative research, of documental approach, anchored in the analysis of sources that delineated the historical research. <![CDATA[The meanings of a life: the construction of self and the group in the materiality of an autobiography]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300799&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo parte de uma análise do livro 8:28, a autobiografia de Eva Yarwood Mills publicada em 1976, em Lancaster, Estados Unidos. Eva Mills veio da Inglaterra para o Brasil como uma missionária protestante no período de 1928 a 1959, aposentando-se nos Estados Unidos. A partir da materialidade do 8:28, procuramos identificar os sentidos acionados pela autora nas representações tanto de si quanto do grupo religioso ao qual ela pertencia. Conjuntamente exploramos os elementos do pacto autobiográfico e discutimos as estratégias acionadas a partir da relação entre editor, autora-narradora-personagem e público leitor. Identificamos uma narrativa rica em sentidos e caminhos de possíveis análises, capazes de suscitar questões relevantes, como as estratégias usadas na representação de uma vida, os usos da autobiografia na construção identitária de um sujeito e do grupo que faz parte e o lugar da educação na vida desta personagem. Apesar de Eva Mills ser uma professora e construir-se por meio da educação, é na relação com o grupo religioso da sua velhice que ela se reelabora enquanto missionária e legitima-se como educadora a serviço de uma missão protestante europeia-americana (auto)definida como civilizadora.<hr/>Abstract This article is an analysis of the book 8:28, the autobiography of Eva Yarwood Mills published in 1976, in Lancaster, United States. Eva Mills lived and worked in Brazil as a Protestant missionary from 1928 to 1959 and she retired to the United States. From the book's materiality, identifying the author's senses in the representations of both himself and the religious group to which he belongs. We explore the elements of the autobiographical pact and discuss the strategies with which they are triggered from the relationship between publisher, author-character and readership. We identified in this research a book rich in analyses paths, capable of raising important questions such as the strategies used in the representation of a life, the uses of autobiography in the identity construction of a subject and the group to which he belongs and the roles which education assumes in the life of this character from his place of belonging. Although Eva Mills is a teacher and building herself through education, it is in the relationship with the religious group of her old age that she reelaborates as a missionary and legitimizes herself as an educator who has been in the service of a mission European-American Protestant (self)defined as a civilizer.<hr/>Resumen Este artículo es un análisis del libro 8:28, la autobiografía de Eva Yarwood Mills publicada en 1976, en Lancaster, Estados Unidos. Eva Mills vivió y trabajó en Brasil como misionera protestante desde 1928 hasta 1959 y se retiró a los Estados Unidos. De la materialidad del libro, identificar los sentidos del autor en las representaciones de él mismo y del grupo religioso al que pertenece. Exploramos los elementos del pacto autobiográfico y discutimos las estrategias con las cuales se desencadenan a partir de la relación entre editor, autorpersonaje y lectores. Identificamos en esta investigación un libro rico en posibles direcciones y análisis, capaz de plantear preguntas importantes como las estrategias utilizadas en la representación de una vida, los usos de la autobiografía en la construcción de identidad de un sujeto y el grupo al que pertenece y los roles que la educación asume en la vida de este personaje desde su lugar de pertenencia. Aunque Eva Mills es maestra y se está forjando a través de la educación, es en la relación con el grupo religioso de su vejez que reelabora como misionera y se legitima como educadora que ha estado al servicio de una misión protestante europeo-estadounidense (auto)definida como civilizadora. <![CDATA[The historical normative trajectory of the curriculum policies of a technological diploma in Brazil: higher education courses in technology (LDB 4024/61 to 9394/96)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300821&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo aborda a trajetória histórico-normativa das políticas curriculares dos cursos de graduação tecnológica no contexto da legislação federal. Articula-se ao contínuo das pesquisas de doutorado; Pesquisa FAPESP (2011/0845608) concernentes às políticas de educação tecnológica no Estado de São Paulo; reportando-se também à atual Pesquisa de Pós Doutorado em Educação (História da Educação) que versa sobre as políticas públicas da educação profissional e tecnológica no Brasil. Sob bases metodológicas da pesquisa qualitativa em educação a análise abrange a pesquisa bibliográfica e a documental. Nesse espaço textual, contemplou-se, prioritariamente, a pesquisa documental. Focaliza a análise da legislação federal da: I) primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 4.024/61 e legislação complementar do extinto Conselho Federal de Educação (CFE); II) da vigente LDB 9394/96; Pareceres e Resoluções do atual Conselho Nacional de Educação (CNE).À luz de uma abordagem descritivo-analítica e de interpretação legislativa visou-se, aqui, referenciar as normatizações de Pareceres e Resoluções expedidos pelo CNE. Priorizou-se o estudo do Parecer CNE/CEB 29/2002, pois esse documento contempla o histórico da educação tecnológica no Brasil. A título de considerações preliminares, cabe enfatizar a relevância do Estado de São Paulo, prioritariamente pelas orientações normativas do CEE/SP e do Centro Paula Souza (CPS), na inovação e oferecimento de educação profissional e tecnológica pública no Brasil. Entretanto, constam ainda demandas urgentes quanto ao reconhecimento das peculiaridades dos cursos superiores de graduação tecnológica; bem ainda quanto à necessidade de um vigoroso planejamento participativo e diagnóstico a fim de identificar as especificidades do desenvolvimento nacional e a correlata formulação de políticas curriculares para a educação profissional tecnológica pública.<hr/>Abstract: This article examines the historical normative trajectory of the curriculum policies of undergraduate technology courses in the context of federal legislation. It is linked to the continuity of doctoral studies, FAPESP (2011/0845608) research, concerning the policies of technological education in the state of São Paulo. It also reports on current Post-Doctoral Research in Education (History of Education) which discusses the public policies of professional and technological education in Brazil. With methodological bases of qualitative research in education, the analysis includes bibliographical and documental research. In the space of this text, documental research was given primary consideration. It focuses on analysis of federal legislation on: I) the first Law of Guidelines and Foundations of National Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) 4.024/61 and complementary legislation of the extinct Federal Education Council (Conselho Federal de Educação - CFE); II) the current LDB 9394/96, and opinions and resolutions of the current National Education Council (Conselho Nacional de Educação - CNE). Through a descriptive analytical and legislative interpretation approach, the aim here was to provide reference for the normatizations of Opinions and Resolutions issued by the CNE. Priority was placed on a study of Opinion CNE/CEB 29/2002 because this document considers the background of technological education in Brazil. As preliminary considerations, the relevance of the state of São Paulo should be noted, primarily through the normative guidelines of the CEE/SP and of the Centro Paula Souza (CPS), in innovation and offer of public professional and technological education in Brazil. Nevertheless, there are still urgent demands in regard to recognition of the particular aspects of undergraduate courses in technological education, as well as the need for vigorous participative and diagnostic planning so as to identify the specific aspects of Brazilian development and correlated formulation of curriculum policies for public professional technological education.<hr/>Resumen: Este artículo aborda la trayectoria histórico-normativa de las políticas curriculares de los cursos de graduación tecnológica en el contexto de la legislación federal. Se articula al continuo de las investigaciones de doctorado; Investigación FAPESP (2011/0845608) concernientes a las políticas de educación tecnológica en el Estado de São Paulo; reportándose también a la actual Investigación de PosDoctorado en Educación (Historia de la Educación) que discurre sobre las políticas públicas de la educación profesional y tecnológica en Brasil. Sobre bases metodológicas de la investigación cualitativa en educación el análisis abarca la investigación bibliográfica y la documental. En ese espacio textual, se contempló, prioritariamente, la investigación documental. Se focaliza el análisis de la legislación federal de la: I) primera Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LBD) 4.024/61 y la legislación complementar del extinto Consejo Federal de Educación (CFE); II) de la vigente LDB 9394/96; Pareceres y resoluciones del actual Conejo Nacional de Educación (CNE). A la luz de un abordaje descriptivo-analítico y de interpretación legislativa se buscó, aquí, referenciar la normatización de Pareceres y Resoluciones expedidos por el CNE. Se priorizó el estudio del Parecer CNE/CEB 29/2002, pues ese documento contempla el histórico de la educación tecnológica en Brasil. A título de consideraciones preliminares, cabe enfatizar la relevancia del Estado de São Paulo, principalmente por las orientaciones normativas del CEE/SP y del Centro Paula Souza (CPS), en la innovación y ofrecimiento de educación profesional y tecnológica publica en Brasil. Entre tanto, constan aun demandas urgentes en cuanto al reconocimiento de las peculiaridades de los cursos superiores de graduación tecnológica; como a la necesidad de un vigoroso planeamiento participativo y diagnostico a fin de identificar las especificidades del desarrollo nacional y la conexión con la formulación de políticas curriculares para la educación profesional tecnológica pública. <![CDATA[The limits if Sao Paulo in the Constitutionalist Revolution of 1932: an analysis of <em>bandeirantismo</em> in the northwest.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300837&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo discute a reconstrução sucedida nas primeiras décadas do século XX, na região Noroeste Paulista, também conhecida como Alta Araraquarense, da mitologia em torno da figura do bandeirante. Parte das pesquisas realizadas pelo geógrafo Pierre Monbeig e pela socióloga Maria Isaura Pereira de Queiroz para tratar, por intermédio da análise da imprensa local, da ressignificação de antigas simbologias bandeirantes naquelas plagas, num período de franca expansão territorial e capitalista. Apresenta informações sobre os usos dados às instituições escolares ao longo da Revolução Constitucionalista de 1932, ápice do que se convencionou nomear como epopea bandeirante, além de discutir algumas práticas e representações dos sujeitos escolares envolvidos no conflito.<hr/>Abstract This article discusses the successful reconstruction in the first decades of the 20th century, in the northwest of Sao Paulo, of the mythology around the figure of the scout (bandeirante). Part of the researches carried by the geographer Pierre Monbeig and by the sociologist Maria Isaura Pereira de Queiroz to treat, through the local press, the reframing of old bandeirantes´ symbologies of those regions, in a period of great territorial expansion and capitalist. It also presents information about the use given to school institutions throughout the Constitutionalist Revolution of 1932, pinnacle of what was called as bandeirante epic, discussing as well the practices of the school subjects involved in the conflict.<hr/>Resumen Este artículo discute la reconstrucción pasada en las primeras décadas del siglo XX, en la región Noroeste Paulista, también conocida como Alta Araraquarense, de la alegoría en torno a la figura del bandeirante. Parte de las pesquisas realizadas por el geógrafo Pierre Monbeig y por la socióloga Maria Isaura Pereira de Queiroz para abordar, por intermedio del análisis de la prensa local, la re significación de antiguas simbologías coloniales en aquellas regiones, en un periodo de libre expansión territorial y capitalista. Presenta informaciones acerca de los usos dados a las instituciones estudiantes a lo largo de la Revolución Constitucionalista de 1932, apogeo de lo que se ajustó nombrar como epopeya pionera, además de discutir algunas prácticas y representaciones de los sujetos estudiantes envueltos en el conflicto. <![CDATA[Immigration, school and national construction: some notes on the Argentine Republic.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300855&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen La población que forma la Argentina finisecular es un aluvión de culturas, lenguas e influencias ideológicas que la estructura política del nuevo Estado pretende uniformar y consolidar bajo un sentimiento identitario que necesariamente debe empezar por formarse en la escuela. Este trabajo presenta unas notas sobre la tendencia de los diferentes colectivos inmigrantes para mantener y preservar sus señas de identidad en el lugar de destino mediante experiencias educativas propias y en las estrategias del propio Estado por crear instrumentos legislativos que ayuden a construir un sentimiento de pertenencia, inherente a la formación de un nuevo ciudadano en el nuevo tiempo político poscolonial. En ambas vertientes de una misma realidad, la escuela desempeña un papel fundamental.<hr/>Resumo A população que forma a o fim de século na Argentina é uma enxurrada de culturas, línguas e influências ideológicas que a estrutura política do novo Estado procura padronizar e consolidar sob um sentimento identitário que necessariamente deve começar pela formação na escola. Este trabalho apresenta algumas anotações sobre a tendência de diferentes grupos de imigrantes em manter e preservar a sua identidade no seu destino através das suas próprias experiências educativas e nas próprias estratégias do Estado para criar instrumentos legislativos que ajudem a construir um sentido de pertença, inerente à formação de um novo cidadão no novo período político pós-colonial. Em ambos os aspectos da mesma realidade, a escola desempenha um papel fundamental.<hr/>Abstract The population which forms Argentina from the turn of the century is a barrage of cultures, languages and ideological influences, that the political structure of the new State aims to standardize and consolidate under a sense of identity, which must necessarily being formed at school. This paper presents some notes on the trend of the different collective immigrants to keep and preserve its hallmarks in the destination by means of own educational experiences and strategies of State and legislative created instruments are built to improve a sense of belonging, inherent in the education of a new citizen in the new post-colonial political time. In both aspects of the same reality, the school plays a key role. <![CDATA[History and Historiography of Physical Education: concepts and research methods]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300883&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo traz uma discussão sobre as diferentes abordagens e métodos de pesquisas científicas na área de História e Historiografia da Educação Física realizados no Brasil. Para isso, realizou-se a análise de trabalhos publicados em uma base eletrônica de dados, a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi feita com as palavras-chave e/ou termos específicos indexados: “história” e “historiografia” em combinação com o termo “Educação Física”. Como resultado, foram encontradas 36 publicações, as quais mostraram que no Brasil as pesquisas trazem problemas diacromiais e semelhantes, no que se refere às modificações de métodos de ensino escolar, mudanças políticas e o foco higienista que são desafios associados à sociedade e à cultura nacional. A partir disso, foi possível traçar um panorama com discussão sobre limitações e recomendações para estudos futuros relacionados com história e historiografia da Educação Física.<hr/>Abstract This article shows an important discussion about the different approaches and methods of scientific research in the area of history and historiography of the Physical Education in Brazil. For this, an electronic database was used, the Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). This search was performed using keywords and specific terms indexed: “History”, “historiography” in combination with the term Physical Education. As the result, a total of 36 articles were found, which show that, in Brazil, the studies show diacromial problems which refer to the teaching methods, political changes and the hygienist focus challenges associated with society and the national culture. From this, it was possible to draw a design with discussions about limitations, recommendations for future studies related to Physical Education history and historiography.<hr/>Resumen Este artículo muestra una discusión sobre los diferentes enfoques y métodos de investigación científica en el área de Historia y Historiografía de la Educación Física realizados en Brasil. Para ello, se realizó el análisis de trabajos publicados en una base electrónica de datos, la Scientific Eletronic Library Online (SciELO). La búsqueda se hizo con las palabras clave y / o términos específicos indexados: “historia” y “historiografía” en combinación con el término “Educación Física”. Como resultado, se encontraron 36 publicaciones, las cuales mostraron que en Brasil las investigaciones traen problemas diacromiales y similares, en lo que se refiere a las modificaciones de métodos de enseñanza escolar, cambios políticos y el foco higienista que son desafíos asociados a la sociedad ya la cultura nacional . A partir de eso, fue posible trazar un panorama con discusión sobre limitaciones y recomendaciones para estudios futuros relacionados con historia e historiografía de la Educación Física. <![CDATA[School Groups and Isolated Schools in Pelotas-RS: The Decree n. 78 of November 4th, 1944.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300897&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo traz uma discussão sobre as diferentes abordagens e métodos de pesquisas científicas na área de História e Historiografia da Educação Física realizados no Brasil. Para isso, realizou-se a análise de trabalhos publicados em uma base eletrônica de dados, a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi feita com as palavras-chave e/ou termos específicos indexados: “história” e “historiografia” em combinação com o termo “Educação Física”. Como resultado, foram encontradas 36 publicações, as quais mostraram que no Brasil as pesquisas trazem problemas diacromiais e semelhantes, no que se refere às modificações de métodos de ensino escolar, mudanças políticas e o foco higienista que são desafios associados à sociedade e à cultura nacional. A partir disso, foi possível traçar um panorama com discussão sobre limitações e recomendações para estudos futuros relacionados com história e historiografia da Educação Física.<hr/>Abstract This article shows an important discussion about the different approaches and methods of scientific research in the area of history and historiography of the Physical Education in Brazil. For this, an electronic database was used, the Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). This search was performed using keywords and specific terms indexed: “History”, “historiography” in combination with the term Physical Education. As the result, a total of 36 articles were found, which show that, in Brazil, the studies show diacromial problems which refer to the teaching methods, political changes and the hygienist focus challenges associated with society and the national culture. From this, it was possible to draw a design with discussions about limitations, recommendations for future studies related to Physical Education history and historiography.<hr/>Resumen Este artículo muestra una discusión sobre los diferentes enfoques y métodos de investigación científica en el área de Historia y Historiografía de la Educación Física realizados en Brasil. Para ello, se realizó el análisis de trabajos publicados en una base electrónica de datos, la Scientific Eletronic Library Online (SciELO). La búsqueda se hizo con las palabras clave y / o términos específicos indexados: “historia” y “historiografía” en combinación con el término “Educación Física”. Como resultado, se encontraron 36 publicaciones, las cuales mostraron que en Brasil las investigaciones traen problemas diacromiales y similares, en lo que se refiere a las modificaciones de métodos de enseñanza escolar, cambios políticos y el foco higienista que son desafíos asociados a la sociedad ya la cultura nacional . A partir de eso, fue posible trazar un panorama con discusión sobre limitaciones y recomendaciones para estudios futuros relacionados con historia e historiografía de la Educación Física.