Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-780620190003&lang=en vol. 18 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - Cadernos de História da Educação v18n3 2019]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300599&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[João Barbalho school group: place for promotion of education in hygienic standards (Pernambuco, 1922-1931)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300601&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract We seek to understand the medical orientation to promote hygienic education in the João Barbalho school, a structure created to be the model of a republican school institution in Pernambuco. The period covers the creation of the Group and the process of expansion of these institutions in Pernambuco. Required documents, reports of school groups, educational legislation, and hygiene theses of the studied period were analyzed. This research is based theoretically and methodologically on the assumptions of cultural history, and studies related to the history of education in Brazil. We perceive that Pernambuco school groups were formed late compared to groups from other Brazilian states. To ensure the proper functioning guidelines, should be followed: the practice of physical education, anthropometric examinations, and intelligence tests to establish the profile of students for the constitution of homogeneous classes intellectually, physically and racially.<hr/>Resumen Se busca comprender las orientaciones de los médicos para la promoción de una educación higiénica en el grupo escolar João Barbalho, establecimiento creado para ser el modelo de institución escolar republicana en el espacio pernambucano. El período abarca la creación de dicho grupo y el proceso de expansión de esas instituciones en Pernambuco. Se analizaron documentos de la instrucción, informes de grupos escolares, legislación educativa y tesis de medicina sobre higiene del período estudiado. El trabajo está basado teórica y metodológicamente en los presupuestos de la historia cultural, y en estudios relacionados a la historia de la educación en Brasil. Se percibió que los grupos escolares pernambucanos fueron creados tardíamente si comparados a los grupos de otros estados brasileños. Para garantizar el buen funcionamiento de los grupos, como João Barbalho, orientaciones deberían ser seguidas: la práctica de la educación física, la realización de exámenes antropométricos y de pruebas de inteligencia para establecer el perfil de los alumnos para la constitución de grupos homogéneos intelectualmente, físicamente y físicamente racialmente.<hr/>Resumo Buscamos compreender as orientações dos médicos para a promoção de uma educação higiênica no grupo escolar João Barbalho, estabelecimento criado para ser o modelo de instituição escolar republicano no espaço pernambucano. O período abrange a criação do referido grupo e o processo de expansão dessas instituições em Pernambuco. Foram analisados documentos da instrução, relatórios de grupos escolares, legislação educacional e teses de medicina sobre higiene do período estudado. O trabalho está baseado teórica e metodologicamente nos pressupostos da história Cultural, e em estudos relacionados à história da educação no Brasil. Percebemos que os grupos escolares pernambucanos foram criados tardiamente se comparados aos grupos de outros estados brasileiros. Para garantir o bom funcionamento dos grupos, como o João Barbalho, orientações deveriam ser seguidas: a prática da educação física, a realização de exames antropométricos e de testes de inteligência para estabelecer o perfil dos alunos para a constituição de turmas homogêneas intelectualmente, fisicamente e racialmente. <![CDATA[“In the struggle for life, useful to themselves and to the nation”: a biographic and professional profile of Teacher Benjamin Flores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300621&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Benjamin Flores (1872-1950) searched to promote conditions of existence and work for Belo Horizonte city society in the first half of the twentieth century. His actions included a professional school for women when this city opened up to a greater feminine social performance and production in the public sphere. His action may be seen as ahead his time and matted in a process of self-awareness of his social reality. This article focuses on his professional performance to recognize in his actions antecedents of his educational project. It is based on letters, newspapers, school bookkeeping, interviews and photographs, read with a historical-dialectic gaze looking for continuities and permanence, convergences and contradictions, coherence and fragmentation. Results reveal a man of sensibility regarding the social demands that sought to act in various instances as a public agent and, above all, as a teacher who understood teaching in his various facets.<hr/>Resumen Benjamin Flores (1872-1950) buscó promover condiciones de existencia y trabajo para la sociedad de Belo Horizonte en la primera mitad del siglo XX. Sus acciones incluyeron una escuela profesional para mujeres cuando esta ciudad se abrió a un mayor rendimiento y la producción social de las mujeres en la esfera pública. Su acción fue avanzada en su tiempo y derivada de un proceso de autoconciencia de su realidad social. Este artículo se centra en su trabajo para reconocer en sus acciones antecedentes de su proyecto educativo, basado en cartas, periódicos, documentación escolar, entrevistas y fotografías, analizados con una mirada histórica dialéctica en busca de continuidades y permanencia, convergencias y contradicciones, coherencia y fragmentación. Los resultados revelan a un hombre de sensibilidad con respecto a las demandas sociales que buscó actuar en varios casos como agente público y, sobre todo, como maestro que entendía la enseñanza en sus diversas facetas.<hr/>Resumo Benjamin Flores (1872-1950) se empenhou em promover condições de existência e trabalho à sociedade de Belo Horizonte na primeira metade do século XX. Suas iniciativas incluem uma escola profissional para mulheres, quando a urbe se abria a uma atuação e produção social feminina maior na esfera pública. Tal ação pode ser vista como à frente de seu tempo, maturada num processo de autoconscientização de sua realidade social. Esse artigo incide na atuação profissional de Flores para reconhecer, em sua conduta, antecedentes de seu projeto educacional, com base em cartas, jornais e escrituração escolar, entrevistas e fotografias, fontes lidas com um olhar de intenção histórico-dialética para ver continuidades e permanências, convergências e contradições, coerência e fragmentação. Os resultados apontam como homem de sensibilidade quanto às demandas sociais que buscou atuar em instâncias variadas como agente público e, sobretudo, como professor que entendeu o ensino em suas várias facetas. <![CDATA[Reading and writing in governing men and things. Province of São Paulo - 19th century]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300640&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper presents preliminary research considerations about the use of reading and writing by the State, based on a study that mapped the development of educational practices disseminated in the Province of São Paulo between 1836 and 1880. We concentrated on reports of the presidents of the Province of São Paulo as source and object of study. In addition, based on cultural history, more specifically in the writings of Roger Chartier, we present aspects that point to the uses of reading and writing as essential in governing men and things. We used the description of three events, namely, the formation of provincial statistics during the period, the introduction of the police inquiry by the Judicial Reform of 1871, and the use of reading and writing in the moral regeneration of sentenced persons, to show there is promising evidence to deepen the examination of State writings and to consider such hypothesis in future investigations.<hr/>Resumen El artículo presenta consideraciones preliminares de investigación sobre los usos de la lectura y la escritura por el Estado a partir de un estudio que mapeó el desarrollo de prácticas educativas diseminadas en la Provincia de São Paulo entre 1836-1880. Privilegiando como fuente y objeto de estudio los informes de los presidentes de la Provincia de São Paulo y con base en la historia cultural, más específicamente en los escritos de Roger Chartier, presentamos aspectos que apuntan a los usos de la lectura y de la escritura como imprescindibles en el gobierno de hombres y cosas. A partir de la descripción de tres eventos: la formación de la estadística de la provincia durante el período, la introducción de la encuesta policial por la Reforma Judicial de 1871 y el uso de la lectura y la escritura en la regeneración moral de sentenciados, demostramos haber suelo fértil para profundizar el examen de la escritura del Estado y considerar tal hipótesis en investigaciones futuras.<hr/>Resumo O artigo apresenta considerações preliminares de investigação sobre os usos da leitura e da escrita pelo Estado a partir de estudo que mapeou o desenvolvimento de práticas educativas disseminadas na Província de São Paulo entre 1836-1880. Privilegiando como fonte e objeto de estudo os relatórios dos presidentes da Província de São Paulo e com base na história cultural, mais especificamente nos escritos de Roger Chartier, apresentamos aspectos que apontam para os usos da leitura e da escrita como imprescindíveis no governo de homens e coisas. A partir da descrição de três eventos: a formação da estatística da província durante o período, a introdução do inquérito policial pela Reforma Judiciária de 1871 e o uso da leitura e da escrita na regeneração moral de sentenciados, demonstramos haver solo fértil para aprofundar o exame da escrita do Estado e considerarmos tal hipótese em investigações futuras. <![CDATA[Women and enology in the south of the country: the history of the College of Viticulture and Enology in the city of Bento Gonçalves - RS, Brazil (1959-2019)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300656&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This text refers to a narrative history of the College of Viticulture and Enology, created in 1959 in the city of Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, which nowadays integrates the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. Our goal is to present the history of the school institution showing parts of Adelina Maioli life story, the first woman to be among the student body of the Technical course in Enology. The methodological process had the document analysis, as well as conducting a semi-structured interview. Allowing the admission of the first female student in 1959, the institution aroused curiosity about other women to study in this technical school, opening paths and allowing the researches’ view to become less rigid about the story windows that open to gender relations.<hr/>Resumen Este texto mira hacia una narrativa de la historia de la Escuela de Viticultura y Enología, creada en 1959 en la ciudad de Bento Gonçalves, en el Rio Grande do Sul y que actualmente forma parte del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Rio Grande do Sul. Nuestro objetivo es presentar la historia de la institución escolar, desde el punto de vista de la historia de vida de Adelina Maioli, la primera mujer que ha estado entre el cuerpo discente del curso Técnico Profesional en Enología. La metodología se ha dado a través del análisis documental, además de la realización de una entrevista semiestructurada. Cuando se permitió el acceso de la primera mujer estudiante en 1959, la institución despertó la curiosidad sobre otras mujeres para estudiar en esa escuela técnica profesional, abriendo caminos y posibilitando que la mirada del que investiga se volviera menos rígida sobre las ventanas de la historia que se abren hacia las relaciones de género.<hr/>Resumo Esse texto volta-se para uma narrativa da história do Colégio de Viticultura e Enologia, criado em 1959 na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e que hoje integra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é apresentar a história da instituição escolar pontuando recortes da história de vida de Adelina Maioli, a primeira mulher a figurar entre o corpo discente do curso Técnico em Enologia. O processo metodológico perpassou a análise documental, bem como a realização de entrevista semiestruturada. Ao admitir o ingresso da primeira estudante em 1959, a instituição despertou a curiosidade sobre outras mulheres para estudarem nessa escola técnica, abrindo caminhos e possibilitando que o olhar de quem pesquisa se tornasse menos rígido sobre as janelas da história que se abrem para as relações de gênero. <![CDATA[Special education in Chile, in the perspective of Jaime Caiceo Escudero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300672&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Based on research conducted by Dr. in Education Sciences, Don Jaime Caiceo Escudero, in relation to special education, which in Chile is called the education differential since 1968 by the Ministry of Education, intends to describe from their origins until the Decade of the eighties of the 20th century, period in which there was a breakthrough that is notorious for this type of education in Chile. A definition on it, will be formulated by Dr. Caiceo scholar of this educational area publications, where he carried out an analysis of the history of this type of education development, since its inception in 1852 until 1980, dividing it into three large periods, which will be described and you can view the consolidation and the scientific achievements (1964-1980), indicating different publications, such as the of the Dr. Luis Bravo Valdivieso. In addition, indicate the important action that has taken after the study period of the National Award in Education, Mabel Condemarín; both Chilean personalities are recognized at the international level.<hr/>Resumo Baseado nas investigações realizadas pelo Doutor em Ciências da Educação, Dom Jaime Caiceo Escudero, em relação à educação especial, que no Chile denomina-se educação diferencial desde 1968 pelo Ministério da Educação, pretende-se descrever desde suas origens até a década de oitenta do século XX, período em que houve um avanço notório deste tipo de educação no Chile. Será formulada uma definição sobre a mesma, recorrendo a publicações do Dr Caiceo, estudioso desta área educativa onde ele realiza uma análise sobre o desenvolvimento histórico deste tipo de educação, desde seu início no ano de 1852 até 1980, dividindo-a em três grandes períodos os quais se descreverão e poderá se visualizar a consolidação e as realizações científicas (1964-1980), indicando diversas publicações, como as do Dr Luis Bravo Valdivieso. Será indicado, também, a atuação importante que se tem tido depois do período estudado do Prêmio Nacional em educação, Mabel Condemarín; ambas personalidades chilenas são reconhecidas a nível internacional.<hr/>Resumen Basado en las investigaciones realizadas por el Dr. en Ciencias de la Educación, Don Jaime Caiceo Escudero, en relación a la educación especial, que en Chile se le denomina educación diferencial desde 1968 por el Ministerio de Educación, se pretende describir desde sus orígenes hasta la década del ochenta del siglo XX, período en el cual hubo un avance notorio de este tipo de educación en Chile. Se formulará una definición sobre la misma, recurriendo a publicaciones de Dr. Caiceo estudioso de esta área educativa, donde él realiza un análisis sobre el desarrollo histórico de este tipo de educación, desde sus inicios en el año 1852 hasta 1980, dividiéndola en tres grandes períodos, los cuales se describirán y se podrá visualizar la consolidación y las realizaciones científicas (1964-1980), indicando diversas publicaciones, como las del Dr. Luis Bravo Valdivieso. Se indicará, además, la actuación importante que ha tenido después del período estudiado de la Premio Nacional en Educación, Mabel Condemarín; ambas personalidades chilenas son reconocidas a nivel internacional. <![CDATA[The process of creating the national circus school in Brazil: rapprochements between state, culture and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300688&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Circus has different form of organization and it’s currently configured as a plural artistic manifestation that knew how to adapt to contemporary times demands. Many companies have a central element in the family, roaming a way of life, and in the child a guarantee of survival. However, in a certain context, it appears that intergenerational relations are no longer primarily responsible for circus survival and specific school institutions for the training of artists began to emerge, such as the National Circus School (ENC). The cultural policies of the 1970s in Brazil began to invest in stimulating and directing cultural actions, minimizing the repression of the lead years. This text had the objective of analyzing the relations between Circus, culture and the Brazilian State of the 1970s and 80s that conditioned the creation of the National School of Circus, a state institution and the first of its kind in Latin America.<hr/>Resumen El circo tiene una forma diferente de organización y actualmente está configurado como una manifestación artística plural que supo adaptarse a las demandas de los tiempos contemporáneos. Muchas empresas tienen un elemento central en la familia, que deambulan por una forma de vida, y el niño la garantía de supervivencia. En cierto contexto, sin embargo, parece que las relaciones intergeneracionales ya no son las principales responsables de la supervivencia del circo y empezaron a surgir instituciones educativas específicas para la formación de artistas, tales como la Escuela Nacional de Circo (ENC). Em la década de 1970 las políticas culturales en Brasil están invirtiendo en el estímulo y la dirección de las actividades culturales, minimizando la represión de los años de plomo. Este estudio tuvo como objetivo analizar la relación entre el circo, la cultura y el estado brasileño de las décadas de 1970 a 1980 que condicionaron la creación de la Escuela Nacional de Circo, institución estatal y la primera de su tipo en América Latina.<hr/>Resumo O circo tem forma diversas de organização e se configura, atualmente, como uma manifestação artística plural e que soube se adaptar às exigências da contemporaneidade. Muitas companhias têm na família elemento central, na itinerância um modo de vida, e na criança a garantia de sobrevivência. Em certo contexto, no entanto, parece que as relações intergeracionais deixaram de ser as principais responsáveis pela sobrevivência do circo e começaram a surgir instituições escolares específicas para a formação de artistas, como é o caso da Escola Nacional de Circo (ENC). As políticas para a educação e a cultura da década de 1970 no Brasil passaram a investir na formação de pessoal técnico e no direcionamento das ações culturais, minimizando a repressão dos anos de chumbo. Este texto teve o objetivo de analisar as relações entre o Circo, a educação, a cultura e o Estado brasileiro das décadas de 1970/80 que condicionaram a criação da ENC, instituição estatal e primeira do tipo na América Latina. <![CDATA[The teaching of music in the state of Maranhão: a Perdigão (1869) and Rayol (1902) school books analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300712&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The research on school material became relevant in the field of history of education in Brazil, including the one on schoolbooks. Knowing about this relevance, this work is aimed at analyzing the books Principios elementares de musica (1869) and Noções de musica (1902) by Domingos Perdigão and Antonio Rayol respectively, from Maranhão. Bibliographic research is used, prioritizing authors that deal with the theme, such as Bittencourt (2008) and Chopin (2002), and documentary research in official documents and newspapers. The analysis of these works took into account the contents selected, the form of presentation, the public and the purposes for which they were intended. The contents approached by the authors correspond to the elements of the traditional musical spelling, presenting illustrations only in the book of Perdigão. Such works had as target audience the students of these authors in schools of São Luís.<hr/>Resumen La investigación sobre los materiales escolares se hizo relevante en el campo de la historia de la educación en Brasil, incluyendo la de los libros escolares. Sabiéndose de esa relevância, este trabajo visa analizar los librosPrincipios elementares de musica(1869) yNoções de musica(1902), de los maranhenses Domingos Perdigão y Antonio Rayol, respectivamente. Utilízase la investigación bibliográfica, priorizando autores que tratan de la temática, como Bittencourt (2008) y Chopin (2002), y la investigación documental en documentos oficiales y periódicos. El análisis de estas obras tuvo en cuenta los contenidos seleccionados, la forma de presentación, el público y los fines a que se destinaron. Los contenidos abordados por los autores corresponden a los elementos de la grafía musical tradicional, presentando ilustraciones apenas en el libro de Perdigão. Estas obras tuvieron como público objetivo a los alumnos de esos autores en escuelas ludovicenses.<hr/>Resumo A pesquisa a respeito dos materiais escolares se tornou relevante no campo da história da educação no Brasil, incluindo a dos livros escolares. Sabendo-se dessa relevância, este trabalho visa analisar os livros Principios elementares de Musica (1869) e Noções de Musica (1902), dos maranhenses Domingos Perdigão e Antonio Rayol, respectivamente. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, priorizando autores que tratam da temática, como Bittencourt (2008) e Chopin (2002), e a pesquisa documental em documentos oficiais e jornais. A análise dessas obras levou em consideração os conteúdos selecionados, a forma de apresentação, o público e os fins a que foram destinadas. Os conteúdos abordados pelos autores correspondem aos elementos da grafia musical tradicional, apresentando ilustrações apenas no livro de Perdigão. Essas obras tiveram como público-alvo os alunos desses autores em escolas ludovicenses. <![CDATA[The mothers of future families: the magazine O Tico-Tico in the formation of Brazilian girls (1905-1925)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300731&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This article analyzes the magazine O Tico-Tico in order to identify its female content. Its time frame, from 1905 to 1925, covers the early twenty years of magazine existing until February of 1962. The researched editions belong to digital collections of Fundação Biblioteca Nacional. Considered the first Brazilian illustrated children’s magazine, its creations involved intellectuals who advocated that kind of journal should promote standards of behaviors. Among the representations that should be regulated were gender relations. The content of O Tico-Tico defends the perspective of a woman as an individual just devoted to maternity and to marriage. Elite groups had several concerns to strengthen the principles of bourgeois morality in which the boys were prepared to face the world of work and girls should receive the knowledge necessary to be a good housewife.<hr/>Resumen El artículo analiza las representaciones femeninas presentes en O Tico-Tico. El marco de tiempo, 1905-1925, abarca los primeros 20 años de su circulación existente hasta febrero de 1962. Los ejemplares estudiados pertenecen a la Hemeroteca Digital de la Fundação Biblioteca Nacional. Considerada como la primera revista ilustrada dedicada a los niños brasileños, su creación implicó la acción de los intelectuales que apuestan por la prensa no escolar como un medio de difusión de modelos de comportamiento. Entre las representaciones que deberían ser reguladas estaban las relaciones de género. En las páginas de O Tico-Tico se figura la perspectiva de la mujer como alguien dedicado a la maternidad y el matrimonio. Las élites tenían la preocupación de reforzar los principios de la moral burguesa en la que los niños deberían ser preparados para enfrentar el mundo del trabajo y las niñas deberían recibir los conocimientos necesarios para ser tornar una excelente ama de casa.<hr/>Resumo O artigo aborda as representações femininas presentes em O Tico-Tico. O recorte temporal, 1905 a 1925, abrange os 20 anos iniciais de circulação do impresso existente até fevereiro de 1962. Os exemplares pesquisados pertencem ao acervo da Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional. Considerada a primeira revista ilustrada dedicada às crianças brasileiras, sua criação envolveu a ação de intelectuais que apostaram na imprensa não escolar como meio de difusão de conhecimentos e voltada à formação moral da infância. Entre as representações a serem normatizadas estavam às relações de gênero. Nas páginas de O Tico-Tico estavam imersas a perspectiva da mulher como alguém devotado à maternidade e ao casamento. Havia por parte das elites a preocupação em reforçar os princípios da moral burguesa na qual os meninos eram preparados desde cedo para enfrentar o mundo do trabalho e as meninas deveriam receber o conhecimento necessário para ser uma exímia rainha do lar. <![CDATA[The space and the history of education in Minas Gerais: an analysis about Campanha da Princesa in the nineteenth century]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300749&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This article aims to bring elements that allow the analysis of education in Campanha da Princesa, the most important city in the southern region of Minas Gerais in the nineteenth century. In order to address the education of the city, we situate it in the process of social and political changes in Minas Gerais, which took place after the quick development of the Rio das Mortes region in the late 18th century. We highlight Campanha as the protagonist of this process and the constitution of a territorial identity that originated the idea of the South of Minas as a specific region. We present some particularities of education and the people in the schools. For this, we highlight its specificities, especially when compared with other regions of Minas Gerais. Thus, we present some elements that point to the importance of considering regional specificities in the studies of education in Minas Gerais.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo tratar de la educación en Campanha da Princesa, ciudad más importante de la región sur de Minas Gerais, en el siglo XIX. Para tratar de la educación en Campanha buscamos situarla dentro del proceso de cambio del eje social y político de la capitania de Minas, que ocurrió a partir de un intenso desarrollo de la Comarca do Rio das Mortes, a finales del siglo XVIII. Destacamos Campanha como elemento central de ese proceso y de la construcción de una identidad territorial que dio origen a la idea del sur de Minas como una región específica. Presentamos algunas particularidades de la educación y del público que se encontraba en sus escuelas destacando su especificidad, sobre todo cuando se compara con otras regiones de Minas Gerais. Así, intentamos apuntar algunos elementos que señalan para la importancia de considerar las especificidades regionales en los análisis producidos por la historia de la educación de Minas Gerais.<hr/>Resumo Este artigo tem como objetivo tratar da educação em Campanha da Princesa, cidade mais importante da região Sul de Minas Gerais, no Século XIX. Para tratar da educação em Campanha procuramos situá-la no processo de mudança do eixo social e político da capitania de Minas, que ocorreu a partir de um intenso desenvolvimento da comarca do Rio das Mortes, no final do século XVIII. Destacamos Campanha como elemento central desse processo e da construção de uma identidade territorial que deu origem à ideia do Sul de Minas como uma região específica. Apresentamos algumas particularidades da educação e do público que se encontrava em suas escolas destacando sua especificidade, sobretudo quando comparado com outras regiões de Minas Gerais. Assim, procuramos apontar alguns elementos que sinalizam para a importância de se considerar as especificidades regionais nas análises produzidas pela história da educação de Minas Gerais. <![CDATA[Children’s Literature according to Fernando de Azevedo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300767&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Although different aspects of Fernando de Azevedo's work and career (1894-1974) have been the object of studies that show his decisive contributions to sociology, education and culture in Brazil, his reflections on children's literature remain unexplored. In order to contribute to the understanding of this aspect of this eminent Brazilian intellectual’s work, this paper analyzes the textual configuration of the essay “A literatura infantil numa perspectiva sociológica” [Children’s literature from a sociological perspective], published in 1952 in the Sociologia journal, of the São Paulo School of Sociology and Politics, and republished in the 3rd edition, 1953, of the book A educação e seus problemas [Education and its problems] (Melhoramentos). This analysis is based on the hypothesis that there is a relationship between this essay and the (political) project of educational renewal in Brazil and the history of Brazilian sociology, education and production on children's literature, in which the essay is considered a classic.<hr/>Resumen Aunque diferentes aspectos del trabajo y la actuación de Fernando de Azevedo (1894-1974) han sido objeto de estudios que muestran sus contribuciones decisivas a la sociología, la educación y la cultura en Brasil, sus reflexiones sobre la literatura infantil aún no han sido exploradas. Para contribuir a la comprensión de este aspecto de la obra del eminente intelectual brasileño, este artículo analiza la configuración textual del ensayo "A literatura infantil numa perspectiva sociológica", publicado en 1952, en la revista Sociología, de la Escuela de Sociología y Política de São Paulo, y republicado, en la tercera edición, 1953, del libro A educação e seus problemas (Melhoramentos). El análisis se basa en la hipótesis de su relación con el proyecto (político) de renovación educativa en Brasil y com la historia de la sociología, la educación y la producción brasileña de literatura infantil, en la que el ensayo aparece como un clásico.<hr/>Resumo Embora diferentes aspectos da obra e da atuação de Fernando de Azevedo (1894-1974) venham sendo objeto de estudos que evidenciam suas decisivas contribuições para a sociologia, a educação e a cultura no Brasil, ainda estão inexploradas suas reflexões sobre literatura infantil. Com o objetivo de contribuir para a compreensão desse aspecto da obra do eminente intelectual brasileiro, analisa-se, neste artigo, a configuração textual do ensaio “A literatura infantil numa perspectiva sociológica”, publicado em 1952, na revista Sociologia, da Escola de Sociologia e Política da São Paulo, e republicado, na terceira edição, de 1953, do livro A educação e seus problemas (Melhoramentos). A análise se baseia na hipótese de sua relação com o projeto (político) de renovação educacional no Brasil e com a história da sociologia, da educação e da produção brasileira sobre literatura infantil, em que o ensaio figura como um clássico. <![CDATA[The Escola Oficina nº 1 (Lisbon, 1905-1987) and the statement of a pedagogical innovation process in Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300790&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The Escola Oficina no. 1 [Workshop School no. 1], (1905-1987), in Lisbon, was the most emblematic of the Portuguese escolas novas [new schools], having developed its innovative project mainly between 1907 and 1919. However, it existed over a long period of time and functioned for over eighty years. The innovative pedagogical model that characterised the school was driven by Adolfo Lima, and inspired by libertarian and anarchist ideals, on the basis of which the principles of Educação Nova [New Education] were interpreted. This school adopted many of the innovative practices of this movement, such as school self-government, the promotion of manual works, physical education and aesthetic education. It placed the pupil at the core of the pedagogical process, aiming at their integral education. It defined rituals and norms in daily school life, as well as health and hygiene practices. From the thirties on, under the political regime of Salazar, it lost its experimental nature and became a “normal” school, like other state schools.<hr/>Resumen La Escola Oficina n.º 1 (Escuela Taller n.º 1, 1905-1987), en Lisboa, fue la más emblemática de las escuelas nuevas portuguesas, que desarrolló su innovador proyecto principalmente entre 1907 y 1919. Sin embargo, su existencia se inscribió en una larga duración, trabajando por más de ochenta años. El innovador modelo pedagógico que la caracterizó fue impulsado por Adolfo Lima y se inspiró en ideales libertarios y anarquistas, la matriz desde la cual se interpretaron los principios de la Educación Nueva. Esta escuela ha adoptado muchas de las prácticas innovadoras de este movimiento, como el autogobierno escolar, la valoración del trabajo manual, la educación física y la educación estética. Ubicó el alumno en el centro del proceso pedagógico, con la finalidad de su educación integral. Definió rituales y normas en la vida escolar diaria, así como prácticas de salud e higiene. A partir de los años treinta, con el régimen político salazarista, perdió su carácter experimental y se ha convertido en una escuela "normal", como otras escuelas oficiales.<hr/>Resumo A Escola Oficina n.º 1 de Lisboa (1905-1987) foi a mais emblemática das escolas novas portuguesas, tendo desenvolvido o seu projeto inovador principalmente entre 1907 e 1919. No entanto, a sua existência inscreveu-se num tempo longo, tendo funcionado durante mais de oitenta anos. O modelo pedagógico inovador que a caracterizou foi impulsionado por Adolfo Lima e inspirou-se nos ideais libertários e anarquistas, matriz a partir da qual foram interpretados os princípios da Educação Nova. Esta Escola adotou muitas das práticas inovadoras deste movimento, como o self-government escolar, a valorização dos trabalhos manuais, a educação física e a educação estética. Colocou o aluno no centro do processo pedagógico, visando a sua educação integral. Definiu rituais e normas no quotidiano escolar, assim como práticas de saúde e higiene. A partir dos anos trinta, com o regime político salazarista, perdeu o seu carácter experimental e tornou-se uma escola “normal”, igual a outras escolas oficiais. <![CDATA[Youth and adult education: A study about the political and pedagogical principles that led to the educational proposal of the Brazilian Movement of Education - MOBRAL (1967-1985)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300817&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The Brazilian Literacy Movement (MOBRAL) created during the military regime (1964-1985) by the Brazilian law 5,379 of 12/15/1967, was one of the most extensive and complex adult education program developed in the country. For this study, it was made an elaborated analysis of the political and pedagogical principles, methodologies and ideals that led the main programs of MOBRAL. The emphasis was on functional literacy, by means of bibliographical and documentary research of sources such as the documentation and educational legislation of the period (1967-1985); statutes and basic institutional documents; academic researches; publications of the Ministry of Education and the teaching materials to support MOBRAL. We highlight the work of Arlindo Lopes Corrêa as the founder, manager and representative of MOBRAL, an intellectual who sought to mediate the political and ideological unity of the Movement and legitimize his work before public opinion.<hr/>Resumen El Movimiento Brasileño de Alfabetización- MOBRAL creado durante el régimen militar por la Ley n°5.379 de 15/12/1967, se constituyó em uno de lós más extensos y complejos programas de aducación de adultos ya desarrollados em el país. Para la realización de este estúdio se elaboro uma análisis de los principios políticos, pedagógicos, metodologias e ideales que condujeron los principales programas Del MOBRAL, com énfasis en la Alfabetización funcional, a través de la investigación bibliográfica y documental de fuentes como: la documentación y legislación educativa del período(1967-1985); Estatutos y Documento Básico de la Fundación; investigaciones acadêmicas; las publicaciones del MEC y los materiales didáticos del MOBRAL. Destacamos el trabajo de Arlindo Lopes Corrêa como idealizador, gestor y representante del MOBRAL, um intelectual que buscó mediar la unidad política e ideológica de la instituición y legitimar su trabajo ante la opinión pública.<hr/>Resumo O Movimento Brasileiro de Educação - MOBRAL criado durante o Regime Militar (1964-1985), pela Lei n°5.379 de 15/12/1967, se constituiu em um dos mais extensos e complexos programas de educação de adultos já desenvolvidos no país. Para realização deste estudo foi elaborada uma análise dos princípios políticos, pedagógicos, metodologias e ideais que conduziram os principais programas do MOBRAL, com ênfase na Alfabetização Funcional, por meio da pesquisa bibliográfica e documental de fontes como: a documentação e legislação educacional do período (1967-1985); Estatutos e Documento Básico da Fundação; pesquisas acadêmicas; as publicações do MEC e os materiais didáticos do MOBRAL. Destacamos o trabalho de Arlindo Lopes Corrêa como idealizador, gestor e representante do MOBRAL, um intelectual que buscou mediar a unidade política e ideológica da instituição e legitimar seu trabalho perante a opinião pública. <![CDATA[From Slave to Educational Model: The Trajectory of the Greek Pedagogue]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300833&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This article analyzes the servile condition of the ancient Greek pedagogue and discusses, based on the Philogelus, an anecdote book from the fourth or fifth century A.D., and Paladas of Alexandria, a poet of the IV century A.D., if there was indeed a transition in the social and economic status of the pedagogue that placed him, starting in the II century A.D., as a model for Greco-Roman education.<hr/>Resumen Este artículo analiza la condición servil del antiguo pedagogo griego y discute, basado en el Philogelus, un libro de anécdotas del IV y V siglo A.D., y Paladas de Alejandría, el poeta del siglo IV A.D., si efectivamente se produjo una transición en la situación social y económica del pedagogo que lo colocó, a partir del siglo II A.D., como modelo educativo de la paideia grecorromana.<hr/>Resumo Este artigo faz um retrospecto da condição servil do antigo pedagogo grego e discute, com base no Filógelo, um livro de anedotas do séc. IV e V A.D., e em Paladas de Alexandria, um poeta do séc. IV A.D., se ocorreu, de fato, uma transição no estatuto social e econômico do pedagogo que o colocou, a partir do séc. II A.D., como modelo educacional da paideia greco-romana. <![CDATA[Memories and representations of school inspection in the photograph albums of Luiz Damasco Penna (São Paulo, 1928-1959)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300846&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper examines memories and representations of school inspection in the state of São Paulo through photographs. The study focuses on a series of 566 images related to the professional activities of Luiz Damasco Penna, covering the period from 1928 to 1959, inserted in seven family photo albums. The first part of the paper addresses the school inspection system in the state of São Paulo, establishing the attributions of school inspectors and commissioners in order to outline the field of work of these agents of school inspection. Then, it presents the professional career of Professor Luiz Damasco Penna. The second half of the text calls into question the memories and representations of the school inspection service in photographic images considering three dimensions of the exercise of inspection activities: a) Traveling to visit schools; b) Monitoring the school network; c) Taking part in ceremonies and special events.<hr/>Resumen El artículo analiza memorias y representaciones de la inspección escolar en el estado de São Paulo con base en fotografías. El estudio se refiere a una serie de 566 imágenes relacionadas con la actuación profesional de Luiz Damasco Penna que abarca el período de 1928 a 1959 insertadas en 7 álbumes de fotografías de familia. La primera parte del texto trata del sistema de inspección escolar en el estado de São Paulo señalando las atribuciones de inspectores y delegados de enseñanza con vistas a delinear el campo de trabajo de esos agentes de la inspección escolar. Después, se presenta la trayectoria profesional del profesor Luiz Damasco Penna. La segunda parte del texto pone en discusión memorias y representaciones del servicio de inspección escolar en fotos considerando tres dimensiones del ejercicio de la actividad de inspección: a) Viajes de visita a las escuelas; b) Acompañamiento de la red escolar; c) Participación en eventos y solemnidades.<hr/>Resumo O artigo analisa memórias e representações da inspeção escolar no estado de São Paulo com base em fotografias. O estudo incide sobre uma série de 566 imagens relacionadas à atuação profissional de Luiz Damasco Penna, abrangendo o período de 1928 a 1959 insertadas em 7 álbuns de fotografias de família. A primeira parte do texto trata do sistema de inspeção escolar no Estado de São Paulo assinalando as atribuições de inspetores e delegados de ensino com vistas a delinear o campo de trabalho desses agentes da inspeção escolar. Em seguida, é apresentada a trajetória profissional do professor Luiz Damasco Penna. A segunda parte do texto põe em discussão memórias e representações do serviço de inspeção escolar em imagens fotográficas, considerando três dimensões do exercício da atividade inspetora: a) Viagens de visita às escolas; b) Acompanhamento da rede escolar; c) Participação em eventos e solenidades. <![CDATA[The genesis of Paraguay education: the Jesuit contribution]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300878&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Paraguay has borders with Brazil, but many Brazilians are unaware of the culture and history of the neighboring country. The general objective of this article is to reconstitute the genesis of education in Paraguay and to reveal the contribution of the Society of Jesus in that process. The article aims to insert education within the context of social-historical development of that region, considering that the territory where the State of Mato Grosso do Sul is located, within the delimited period, belonged to the Province of Paraguay, under the control of the Spanish crown. The theoretical-methodological option aimed to confer historicity to the analysis, seeking to flee from the dominant approaches. The research was based on the collection of data in documentary and bibliographic sources. We conclude that the pedagogical and educational processes developed in Colonial Paraguay were much broader than just literacy and teaching Spanish. It was actually the institution of cultural, aesthetic and religious patterns of the Europeans to the original peoples.<hr/>Resumen Paraguay tiene fronteras con Brasil, pero muchos brasileños desconocen la cultura y la historia del país vecino. El objetivo general de este artículo es reconstituir la génesis de la educación en Paraguay y revelar la contribución de la Compañía de Jesús en ese proceso. El artículo tiene como objetivo insertar la educación dentro del contexto de desarrollo social-histórico de esa región, teniendo en vista que el territorio donde está localizado el Estado de Mato Grosso do Sul, en el período delimitado, pertenecía a la Provincia del Paraguay, bajo el control de la corona española . La opción teórico-metodológica objetivó conferir historicidad al análisis, buscando huir de los enfoques dominantes. La investigación fue fundamentada en la recolección de datos en fuentes documentales y bibliográficas. Concluimos que los procesos pedagógicos y educativos desarrollados en Paraguay Colonial fue mucho más amplio que apenas alfabetizar y enseñar el español. Fue en realidad la institución de patrones culturales, estéticos y religiosos de los europeos a los pueblos originarios.<hr/>Resumo O Paraguai faz fronteira com o Brasil, porém muitos brasileiros desconhecem a cultura e a história do país vizinho. O objetivo geral desse artigo é reconstituir a gênese da educação no Paraguai e revelar a contribuição da Companhia de Jesus nesse processo. O artigo objetiva inserir a educação dentro do contexto de desenvolvimento social-histórico dessa região, tendo em vista que o território onde está localizado o Estado de Mato Grosso do Sul, no período delimitado, pertencia à Província do Paraguai, sob o controle da coroa espanhola. A opção teórico-metodológica objetivou conferir historicidade à análise, buscando-se fugir das abordagens dominantes. A pesquisa foi fundamentada na coleta de dados em fontes documentais e bibliográficas. Concluímos que os processos pedagógicos e educativos desenvolvidos no Paraguai Colonial foi muito mais amplo que apenas alfabetizar e ensinar o espanhol. Foi na verdade a instituição de padrões culturais, estéticos e religiosos dos europeus aos povos originários. <![CDATA[A lecture on the genesis of the modern western school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300897&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Paraguay has borders with Brazil, but many Brazilians are unaware of the culture and history of the neighboring country. The general objective of this article is to reconstitute the genesis of education in Paraguay and to reveal the contribution of the Society of Jesus in that process. The article aims to insert education within the context of social-historical development of that region, considering that the territory where the State of Mato Grosso do Sul is located, within the delimited period, belonged to the Province of Paraguay, under the control of the Spanish crown. The theoretical-methodological option aimed to confer historicity to the analysis, seeking to flee from the dominant approaches. The research was based on the collection of data in documentary and bibliographic sources. We conclude that the pedagogical and educational processes developed in Colonial Paraguay were much broader than just literacy and teaching Spanish. It was actually the institution of cultural, aesthetic and religious patterns of the Europeans to the original peoples.<hr/>Resumen Paraguay tiene fronteras con Brasil, pero muchos brasileños desconocen la cultura y la historia del país vecino. El objetivo general de este artículo es reconstituir la génesis de la educación en Paraguay y revelar la contribución de la Compañía de Jesús en ese proceso. El artículo tiene como objetivo insertar la educación dentro del contexto de desarrollo social-histórico de esa región, teniendo en vista que el territorio donde está localizado el Estado de Mato Grosso do Sul, en el período delimitado, pertenecía a la Provincia del Paraguay, bajo el control de la corona española . La opción teórico-metodológica objetivó conferir historicidad al análisis, buscando huir de los enfoques dominantes. La investigación fue fundamentada en la recolección de datos en fuentes documentales y bibliográficas. Concluimos que los procesos pedagógicos y educativos desarrollados en Paraguay Colonial fue mucho más amplio que apenas alfabetizar y enseñar el español. Fue en realidad la institución de patrones culturales, estéticos y religiosos de los europeos a los pueblos originarios.<hr/>Resumo O Paraguai faz fronteira com o Brasil, porém muitos brasileiros desconhecem a cultura e a história do país vizinho. O objetivo geral desse artigo é reconstituir a gênese da educação no Paraguai e revelar a contribuição da Companhia de Jesus nesse processo. O artigo objetiva inserir a educação dentro do contexto de desenvolvimento social-histórico dessa região, tendo em vista que o território onde está localizado o Estado de Mato Grosso do Sul, no período delimitado, pertencia à Província do Paraguai, sob o controle da coroa espanhola. A opção teórico-metodológica objetivou conferir historicidade à análise, buscando-se fugir das abordagens dominantes. A pesquisa foi fundamentada na coleta de dados em fontes documentais e bibliográficas. Concluímos que os processos pedagógicos e educativos desenvolvidos no Paraguai Colonial foi muito mais amplo que apenas alfabetizar e ensinar o espanhol. Foi na verdade a instituição de padrões culturais, estéticos e religiosos dos europeus aos povos originários. <![CDATA[History of the Portuguese language school discipline in Mato Grosso do Sul (1977-2008)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300905&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Paraguay has borders with Brazil, but many Brazilians are unaware of the culture and history of the neighboring country. The general objective of this article is to reconstitute the genesis of education in Paraguay and to reveal the contribution of the Society of Jesus in that process. The article aims to insert education within the context of social-historical development of that region, considering that the territory where the State of Mato Grosso do Sul is located, within the delimited period, belonged to the Province of Paraguay, under the control of the Spanish crown. The theoretical-methodological option aimed to confer historicity to the analysis, seeking to flee from the dominant approaches. The research was based on the collection of data in documentary and bibliographic sources. We conclude that the pedagogical and educational processes developed in Colonial Paraguay were much broader than just literacy and teaching Spanish. It was actually the institution of cultural, aesthetic and religious patterns of the Europeans to the original peoples.<hr/>Resumen Paraguay tiene fronteras con Brasil, pero muchos brasileños desconocen la cultura y la historia del país vecino. El objetivo general de este artículo es reconstituir la génesis de la educación en Paraguay y revelar la contribución de la Compañía de Jesús en ese proceso. El artículo tiene como objetivo insertar la educación dentro del contexto de desarrollo social-histórico de esa región, teniendo en vista que el territorio donde está localizado el Estado de Mato Grosso do Sul, en el período delimitado, pertenecía a la Provincia del Paraguay, bajo el control de la corona española . La opción teórico-metodológica objetivó conferir historicidad al análisis, buscando huir de los enfoques dominantes. La investigación fue fundamentada en la recolección de datos en fuentes documentales y bibliográficas. Concluimos que los procesos pedagógicos y educativos desarrollados en Paraguay Colonial fue mucho más amplio que apenas alfabetizar y enseñar el español. Fue en realidad la institución de patrones culturales, estéticos y religiosos de los europeos a los pueblos originarios.<hr/>Resumo O Paraguai faz fronteira com o Brasil, porém muitos brasileiros desconhecem a cultura e a história do país vizinho. O objetivo geral desse artigo é reconstituir a gênese da educação no Paraguai e revelar a contribuição da Companhia de Jesus nesse processo. O artigo objetiva inserir a educação dentro do contexto de desenvolvimento social-histórico dessa região, tendo em vista que o território onde está localizado o Estado de Mato Grosso do Sul, no período delimitado, pertencia à Província do Paraguai, sob o controle da coroa espanhola. A opção teórico-metodológica objetivou conferir historicidade à análise, buscando-se fugir das abordagens dominantes. A pesquisa foi fundamentada na coleta de dados em fontes documentais e bibliográficas. Concluímos que os processos pedagógicos e educativos desenvolvidos no Paraguai Colonial foi muito mais amplo que apenas alfabetizar e ensinar o espanhol. Foi na verdade a instituição de padrões culturais, estéticos e religiosos dos europeus aos povos originários. <![CDATA[The spectrum of anormality rounds students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062019000300909&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Paraguay has borders with Brazil, but many Brazilians are unaware of the culture and history of the neighboring country. The general objective of this article is to reconstitute the genesis of education in Paraguay and to reveal the contribution of the Society of Jesus in that process. The article aims to insert education within the context of social-historical development of that region, considering that the territory where the State of Mato Grosso do Sul is located, within the delimited period, belonged to the Province of Paraguay, under the control of the Spanish crown. The theoretical-methodological option aimed to confer historicity to the analysis, seeking to flee from the dominant approaches. The research was based on the collection of data in documentary and bibliographic sources. We conclude that the pedagogical and educational processes developed in Colonial Paraguay were much broader than just literacy and teaching Spanish. It was actually the institution of cultural, aesthetic and religious patterns of the Europeans to the original peoples.<hr/>Resumen Paraguay tiene fronteras con Brasil, pero muchos brasileños desconocen la cultura y la historia del país vecino. El objetivo general de este artículo es reconstituir la génesis de la educación en Paraguay y revelar la contribución de la Compañía de Jesús en ese proceso. El artículo tiene como objetivo insertar la educación dentro del contexto de desarrollo social-histórico de esa región, teniendo en vista que el territorio donde está localizado el Estado de Mato Grosso do Sul, en el período delimitado, pertenecía a la Provincia del Paraguay, bajo el control de la corona española . La opción teórico-metodológica objetivó conferir historicidad al análisis, buscando huir de los enfoques dominantes. La investigación fue fundamentada en la recolección de datos en fuentes documentales y bibliográficas. Concluimos que los procesos pedagógicos y educativos desarrollados en Paraguay Colonial fue mucho más amplio que apenas alfabetizar y enseñar el español. Fue en realidad la institución de patrones culturales, estéticos y religiosos de los europeos a los pueblos originarios.<hr/>Resumo O Paraguai faz fronteira com o Brasil, porém muitos brasileiros desconhecem a cultura e a história do país vizinho. O objetivo geral desse artigo é reconstituir a gênese da educação no Paraguai e revelar a contribuição da Companhia de Jesus nesse processo. O artigo objetiva inserir a educação dentro do contexto de desenvolvimento social-histórico dessa região, tendo em vista que o território onde está localizado o Estado de Mato Grosso do Sul, no período delimitado, pertencia à Província do Paraguai, sob o controle da coroa espanhola. A opção teórico-metodológica objetivou conferir historicidade à análise, buscando-se fugir das abordagens dominantes. A pesquisa foi fundamentada na coleta de dados em fontes documentais e bibliográficas. Concluímos que os processos pedagógicos e educativos desenvolvidos no Paraguai Colonial foi muito mais amplo que apenas alfabetizar e ensinar o espanhol. Foi na verdade a instituição de padrões culturais, estéticos e religiosos dos europeus aos povos originários.