Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920220003&lang=es vol. 30 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação: experiências educacionais e pedagógicas latino-americanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Presentación: alternativas pedagógicas y prospectiva educativa en América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[El BID y la educación secundaria en América Latina: promoviendo la desigualdad, consenso por la dualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300024&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as recomendações do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Educação Secundária nos países da América Latina. Para tanto, realizou-se análise documental de uma produção do Banco, sendo o trabalho de cunho qualitativo e orientado pelo referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético. A partir da investigação realizada foi possível compreender que as orientações e concepções presentes no documento produzido pelo BID estão alinhadas à lógica do capital, contribuindo para perpetuação de desigualdades e da dualidade histórica presente na educação brasileira, desconsiderando a realidade material vivenciada pelos países da região.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the recommendations of the Inter-American Development Bank for Secondary Education in Latin American countries. For that, a documental analysis of a production of the Bank was carried out, being the work of a qualitative nature and guided by the theoretical and methodological referential of the historical-dialectical materialism. From the investigation carried out, it was possible to understand that the guidelines and conceptions present in the document produced by the IDB are aligned with the logic of capital, contributing to the perpetuation of inequalities and the historical duality present in Brazilian education, disregarding the material reality experienced by countries in the region.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar las recomendaciones del Banco Interamericano de Desarrollo para la Educación Secundaria en los países de América Latina. Para ello, se realizó un análisis documental de una producción del Banco, siendo el trabajo de carácter cualitativo y pautado por el referencial teórico y metodológico del materialismo históricodialéctico. A partir de la investigación realizada, fue posible comprender que las directrices y concepciones presentes en el documento producido por el BID están alineadas con la lógica del capital, contribuyendo para la perpetuación de las desigualdades y la dualidad histórica presente en la educación brasileña, desconsiderando el material realidad que viven los países de la región. <![CDATA[Las comunidades educativas como lugar metodológico de la experiencia en la construcción social del conocimiento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300053&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo corrobora com a crítica do pensamento decolonial ao monoepistemologismo do sistema escolar-acadêmico, entendido aqui no sentido de sua densa adesão à matriz civilizacional ocidental, e desenvolve argumentos sobre a necessidade de ancorar nossos processos educacionais em outros paradigmas civilizatórios, a partir das comunidades educativas, como articuladoras das experiências e do "lugar metodológico" na construção de alternativas pedagógicas de educação integral e na validação social dos conhecimentos e saberes socialmente produzidos.<hr/>ABSTRACT This article corroborates with the decolonial thought criticism regarding the monoepistemologism hegemonic scholasticacademic system, understood here in the sense of its dense adhering to the occidental civilizational matrix, and develops arguments on the necessity of anchoring our educational processes toward others civilizational paradigms, since educative communities, like articulator of experiences and the “pedagogical place” in the construction of pedagogical alternatives to integral education and in the social validation of socially produced knowledge.<hr/>RESUMEN Este artículo corrobora la crítica del pensamiento decolonial al monoepistemologismo del sistema escolar-académico, entendido aquí en el sentido de su densa adhesión a la matriz civilizatoria occidental, y desarrolla argumentos sobre la necesidad de anclar nuestros procesos educativos en otros paradigmas civilizatorios, a partir de las comunidades educativas, como articuladoras de experiencias y del "lugar metodológico" en la construcción de alternativas pedagógicas de educación integral y en la validación social de los conocimientos y saberes socialmente producidos. <![CDATA[Ecologías y democracias: redes educativas y alternativas políticas cotidianas de los Narradores de la Marea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300069&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esse artigo apresenta algumas práticas políticas, pedagógicas e ambientais realizadas pelo projeto de extensão “Narradores da Maré”, envolvendo redes educativas entre universidade e comunidades, com professoras/es e estudantes de cursos de graduação em licenciaturas de uma universidade federal. Destacamos o caráter radicalmente democrático, tendo como principal escopo teórico e metodológico as propostas de Paulo Freire, ao redor das pedagogias dialógicas e insubmissas, e de Marcos Reigota, acerca das influências do pensamento freireano nas perspectivas ecologistas em educação, além dos estudos com os cotidianos.<hr/>ABSTRACT This article presents some political, pedagogical and environmental practices carried out by the extension project "Narrators of the Tide", involving educational networks between university and communities, with teachers and undergraduate students in undergraduate degrees of a federal university. We highlight the radically democratic character, having as main theoretical and methodological scope the proposals of Paulo Freire, around dialogical and insubmissive pedagogies, and Marcos Reigota, about the influences of Freirean thought in the ecologist perspectives in education, in addition to studies with daily life.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta algunas prácticas políticas, pedagógicas y ambientales llevadas a cabo por el proyecto de extensión "Narradores de la Marea", que involucra redes educativas entre universidad y comunidades, con docentes y estudiantes de pregrado en licenciaturas de una universidad federal. Destacamos el carácter radicalmente democrático, teniendo como principal alcance teórico y metodológico las propuestas de Paulo Freire, en torno a pedagogías dialógicas e insumisivas, y Marcos Reigota, sobre las influencias del pensamiento freiriano en las perspectivas ecologistas en la educación, además de los estudios con la vida cotidiana. <![CDATA[La extensión universitaria y la formación en educación: articulaciones teóricas y metodológicas desde el campo de las alternativas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300092&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El siguiente artículo indagará en la propuesta pedagógica del Espacio de Formación Integral (EFI) Pedagogía, Política y Territorio, una experiencia que llevan adelante hace cinco años, docentes del Programa Integral Metropolitano (PIM) y del Instituto de Educación de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, ambos pertenecientes a la Universidad de la República. El mismo tiene como objetivo generar un espacio de formación e intervención para estudiantes de diferentes disciplinas, desde una perspectiva integral. Así, los y las estudiantes, junto con docentes y actores sociales e institucionales, generan prácticas socialmente pertinentes en los territorios de abordaje, donde se ponen a discusión y se problematizan las relaciones y articulaciones que se establecen entre los territorios, los procesos pedagógicos que allí se despliegan y los actores sociales que los producen.<hr/>RESUMO O artigo a seguir investigará a proposta pedagógica do Espaço de Formação Integral (EFI) Pedagogia, Política e Território, experiência realizada durante cinco anos por professores do Programa Integral Metropolitano (PIM) e do Instituto de Educação da Faculdade de Humanas e Ciências da Educação, ambas pertencentes à Universidad de la República. Tem como objetivo criar um espaço de formação e intervenção para alunos de diferentes disciplinas, numa perspetiva abrangente. Assim, os alunos, juntamente com professores e atores sociais e institucionais, geram práticas socialmente relevantes nos territórios de abordagem, onde se estabelecem as relações e articulações que se estabelecem entre os territórios, os processos pedagógicos que ali se desenrolam e os atores sociais que os produzem.<hr/>ABSTRACT The following article will investigate the pedagogical proposal of the Comprehensive Training Space (EFI) Pedagogy, Politics and Territory, an experience carried out for five years by teachers of the Comprehensive Metropolitan Program (PIM) and the Institute of Education of the Faculty of Humanities and Educational Sciences, both belonging to the Universidad de la República. It aims to create a space for training and intervention for students from different disciplines, from a comprehensive perspective. Thus, the students, together with teachers and social and institutional actors, generate socially relevant practices in the territories of approach, where the relationships and articulations that are established between the territories, the pedagogical processes that there unfold and the social actors that produce them. <![CDATA[La educación como formación crítica y ciudadana: la experiencia de la Escuela de Zandoná, Barra Funda/RS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300106&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS, evidencia que é possível pensar a educação escolar como formação intelectual, ética, política e artística das novas gerações. Essas múltiplas dimensões foram sendo integradas num projeto político-pedagógico construído em diálogo com as organizações sociais existentes no município e região. Fazem parte dessa construção a definição dos temas geradores, a formação continuada de professores e o desenvolvimento de um espírito investigativo que permitiu à escola conquistar muitos prêmios em Feiras de Ciência. Quais os riscos dessa experiência sucumbir frente às imposições neoliberais que adentram a escola?<hr/>ABSTRACT The experience of Escola Zandoná, Barra Funda/RS, shows that it is possible to think of school education as the intellectual, ethical, political, and artistic formation of new generations. These multiple dimensions have been integrated into a politicalpedagogical project built in dialog with the social organizations in the town and region. Part of this construction is the definition of the generating themes, the continuing education of teachers, and the development of an investigative spirit that allowed the school to win many awards in science fairs. What are the risks of this experience succumbing to the neoliberal impositions that are entering the school?<hr/>RESUMEN La experiencia de la Escuela Zandoná, Barra Funda, RS, muestra que es posible pensar en la educación escolar como formación intelectual, ética, política y artística de las nuevas generaciones. Estas múltiples dimensiones se han integrado en un proyecto político-pedagógico construido en diálogo con las organizaciones sociales del municipio y la región. Parte de esta construcción es la definición de temas clave, la formación continua de los profesores y el desarrollo de un espíritu investigador que ha permitido a la escuela ganar muchos premios en ferias de ciencias. ¿Cuáles son los riesgos de esta experiencia sucumbir a las imposiciones neoliberales que entran en la escuela? <![CDATA[Internacionalización de la educación superior inclusiva de/para América Latina: la hora de ‘los de abajo’]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300122&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Este trabajo, de cuño cualitativo y teórico, tiene por objetivo contribuir para la construcción de una internacionalización inclusiva de/para América Latina, a partir de diversos aportes teóricos interrelacionados y enraizados en las luchas y resistencias ‘desde abajo’. Asumimos que los esfuerzos por internacionalizar la educación superior que no visibilizan el legado y las tramas coloniales en el espacio de la educación superior, se convierten en catalizadores que excluyen, intensifican y reproducen las asimetrías de poder entre países, instituciones de educación superior y formas de conocer y de ser. Concluimos este trabajo destacando la importancia de los aportes de la ecología de saberes y lenguas, la descolonialidad y la interculturalidad crítica, para la edificación de una internacionalización inclusiva, con cimientos epistémicos plurales y críticos.<hr/>RESUMO Este trabalho, de natureza qualitativa e teórica, tem por objetivo contribuir para a construção de uma internacionalização inclusiva da / para a América Latina, a partir de vários aportes teóricos inter-relacionados e enraizados nas lutas e resistências ‘de baixo’. Partimos do pressuposto de que os esforços de internacionalização da educação superior que não tornam visíveis o legado e as tramas coloniais no espaço da educação superior, tornam-se catalisadores que excluem, intensificam e reproduzem as assimetrias de poder entre países, instituições de ensino superior e formas de conhecer e ser. Concluímos este trabalho destacando a importância das contribuições da ecologia dos saberes e das línguas, da descolonialidade e da interculturalidade crítica, para a construção de uma internacionalização inclusiva, com fundamentos epistêmicos plurais e críticos.<hr/>ABSTRACT This work, of a qualitative and theoretical nature, aims to contribute to the construction of an inclusive internationalization from/ for Latin America, based on various interrelated theoretical proposals rooted in the struggles and resistance ‘from below’. We assume that efforts to internationalize higher education that do not make visible the legacy and colonial plots in the higher education space, become catalysts that exclude, intensify and reproduce the asymmetries of power between countries, institutions of higher education and forms of knowing and being. We conclude this work by highlighting the importance of the contributions of the ecology of knowledge and languages, decoloniality and critical interculturality, for the construction of an inclusive internationalization, with plural and critical epistemic foundations. <![CDATA[Política de escuela secundaria de tiempo completo: un estudio de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300156&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo analisa a atuação da Política de Ensino Médio em Tempo Integral em uma escola estadual em uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul, considerando que existe o contexto em que a política é produzida e, um outro contexto no qual ela é traduzida e interpretada pelos atores da comunidade escolar. Foi realizada observação participante junto a escola e analisado os documentos que regulam e orientam a referida política. A partir disso, são feitas considerações a respeito do processo de atuação bem como sobre o distanciamento do que foi proposto para o que vem sendo construído.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the performance of the Full-Time High School Policy in a state school in a countryside city of the state of Rio Grande do Sul, considering that there is a context in which the policy is produced and another context in which it is translated and interpreted by the actors of the school community. Participant observation was carried out at the school and the documents that regulate and guide the policy were analyzed. From this, considerations are made about the process of action as well as about the distance between what was proposed and what has been built.<hr/>RESUMEN El artículo analiza el desempeño de la Política de la Escuela Secundaria de Tiempo Completo en una escuela estatal de una ciudad del interior del Estado de Rio Grande do Sul, considerando que existe un contexto en el que se produce la política y otro en el que es traducida e interpretada por los actores de la comunidad escolar. Se realizó una observación participante con la escuela y se analizaron los documentos que regulan y orientan la política. A partir de ahí, se hacen consideraciones sobre el proceso de actuación, así como sobre la distancia entre lo que se propuso y lo que se está construyendo. <![CDATA[Implicaciones de la exposición de estudiantes de escuela primaria I a pantallas digitales en la pandemia covid-19 durante la educación remota]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300171&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia do COVID-19, uma emergência de saúde pública de nível internacional que atingiu o mundo todo de forma inesperada, o que exigiu várias medidas de combate ao vírus, entre elas o fechamento dos estabelecimentos, o que incluiu as instituições de ensino. Diante deste contexto, o ensino e a aprendizagem precisaram se reinventar, e as aulas passaram a ser remotas. Por meio de um estudo bibliográfico, este trabalho visa fazer uma reflexão sobre as implicações do tempo de exposição às telas digitais por parte de alunos do Ensino Fundamental I, destacando alguns malefícios apresentados pelas pesquisas, tais como: alterações no sono, estresse, alterações comportamentais, entre outros. Diante disso, consideramos uma necessidade de as instituições de ensino refletirem sobre como conduzir esse momento de ensino remoto.<hr/>ABSTRACT The year 2020 was marked by the COVID-19 pandemic, an international public health emergency that unexpectedly affected the whole world, requiring several measures to combat the virus, including the closing of establishments, which implied educational institutions. Taking this context in account, teaching and learning had to be reinvented, and the classes became remote. Through a bibliographic study, this paper aims to reflect on the implications of the exposure time to digital screens by students of Elementary School I, highlighting some harmful effects presented by research, such as: changes in sleep, stress, behavioral changes, among others. In view of this, we consider a need for educational institutions to reflect on how to conduct this remote teaching moment.<hr/>RESUMEN El año 2020 estuvo marcado por la pandemia de COVID-19, una emergencia de salud pública internacional que afectó inesperadamente a todo el mundo y que exigió varias medidas para combatir el virus, entre ellas el cierre de establecimientos, incluso los educativos. En este contexto, hubo que reinventar la enseñanza y el aprendizaje, y las clases se hicieron remotas. A través de un estudio bibliográfico, este trabajo pretende reflexionar sobre las implicaciones del tiempo de exposición a las pantallas digitales por parte de los estudiantes de la Escuela Primaria I, destacando algunos daños presentados por la investigación, como los cambios en el sueño, el estrés, los cambios de comportamiento, entre otros. En vista de eso, consideramos necesario que las instituciones educativas reflexionen sobre cómo llevar a cabo este momento de enseñanza remota. <![CDATA[Modernización neoliberal y ampliación de la jornada escolar en Pernambuco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300185&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto analisa as determinações da lei 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio), os fundamentos que embasam o novo Currículo de Pernambuco e as medidas voltadas à flexibilização curricular. O estudo se apoia na análise de documentos oficiais e na revisão bibliográfica da literatura especializada e de teses e dissertações desenvolvidas no âmbito de uma pesquisa matriz. Conclui-se que a reforma curricular expressa mais uma etapa da modernização conservadora neoliberal dando nova forma a um modelo de oferta que vem sendo construído desde os finais da década de 1990, baseado no paradigma das aprendizagens flexíveis.<hr/>ABSTRACT The text analyzes the determinations of law 13.415 / 2017 (High School Reform), the foundations that support the new Pernambuco Curriculum and the measures aimed at curricular flexibility. The study is supported by the analysis of official documents and the bibliographic review of the specialized literature and of theses and dissertations developed in the scope of a matrix research. It is concluded that the curricular reform express yet another stage of neoliberal conservative modernization, giving new shape to a supply model that has been built since the late 1990s, based on the flexible learning paradigm.<hr/>RESUMEN El texto analiza las determinaciones de la ley 13.415/2017, los fundamentos que sustentan el nuevo Currículo de Pernambuco y las medidas encaminadas a la flexibilidad curricular. El estudio se sustenta en el análisis de documentos oficiales y la revisión bibliográfica de la literatura especializada y de las tesis y disertaciones desarrolladas en el ámbito de una investigación matricial. Se concluye que la reforma curricular expresa una etapa más de la modernización conservadora neoliberal, dando nueva forma a un modelo de oferta que se construye desde finales de los noventa, basado en el paradigma de aprendizaje flexible. <![CDATA[Indisciplinas, conflitos y violencias: um entendimento del clima escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300200&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esse texto é um convite à compreensão da instituição escolar a partir da desnaturalização de sua universalidade e eternidade. O objetivo central é problematizar os conceitos de indisciplina, conflito e violência no cotidiano escolar. Nesse sentido, o texto convida para um olhar problematizador acerca das relações intersubjetivas que se constroem na escola e adverte a importância de compreender o conflito como pedagogicamente positivo para construção de um clima escolar democrático. O texto está fundamentado em uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do Ensino Médio, docentes e gestores de uma escola pública de São Gonçalo, (RJ).<hr/>ABSTRACT This text is an invitation to understand the school institution from the denaturalization of its universality and eternity. The central objective is to problematize the concepts of indiscipline, conflict and violence in the daily life of schoolchildren. In this sense, the text invites to a problematizing look about the intersubjective relationships that are built in the school and warns the importance of understanding the conflict as pedagogically positive for the construction of a democratic school climate. The text is based on a qualitative research carried out with high school students, teachers and managers of a public school in São Gonçalo, (RJ).<hr/>RESUMEN Este texto es una invitación a comprender la institución escolar desde la desnaturalización de su universalidad y eternidad. El objetivo central es problematizar los conceptos de indisciplina, conflicto y violencia en la vida cotidiana de los escolares. En este sentido, el texto invita a una mirada problematizadora de las relaciones intersubjetivas que se construyen en la escuela y advierte de la importancia de entender el conflicto como pedagógicamente positivo para la construcción de un clima escolar democrático. El texto se basa en una investigación cualitativa realizada con estudiantes de secundaria, profesores y directores de una escuela pública en São Gonçalo, (RJ). <![CDATA[Memorias de viejos(as) chiquitanos(as): identidadde género y juegos de infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300231&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a função social do brincar na construção da identidade de gênero a partir das memórias de velhos(as) Chiquitanos. Esses atores narram suas brincadeiras de infância, evidenciando como as relações de gênero se constituíam em um contexto histórico marcado pelos conhecimentos tradicionais desse grupo. Na cultura chiquitana as relações de gênero se processam conforme os códigos culturais e se constituem de maneira singular ao conceber o homem e a mulher em sua cosmologia. Assim, o brincar era organizado de forma espontânea, flexível e desprovido de estereótipos de gênero. Meninos e meninas brincavam juntos e faziam seus brinquedos com os materiais disponíveis na natureza.<hr/>ABSTRACT This article presents reflections on the social function of playing in the construction of gender identity based on the memories of old Chiquitanos. Those actors narrate their childhood games, showing how gender relations were constituted in a historical context marked by traditional knowledge of their group. In Chiquitana culture, gender relations are processed according to cultural codes and a cosmology equally applied to man and woman. Thus, children’s games were spontaneous, flexible and without gender stereotypes. Boys and girls played together and made their toys with materials found in nature.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta reflexiones sobre la funciónsocial del juego en la construcción da identidad de género a partir de las memorias de viejos(as) Chiquitanos. Esos actores relatan sus juegosde infancia, que ponen en evidencia como se configuraban las relaciones de género en un contexto histórico marcado por los conocimientos tradicionales de ese grupo. En la cultura chiquitanalas relaciones de género se procesan de acuerdo con los códigos culturales yse constituyen de manera singular alconcebiral hombre y ala mujer en su cosmología, considerando que, según sus concepciones, el juego se organizaba de forma espontánea, flexibley desprovista de estereotiposen lo que se refierea ladiferencia de sexos, ya que niños y niñas jugaban juntos y producían sus juguetes con los materiales disponibles en la naturaleza. <![CDATA[Entrevista a Adriana Puiggrós: alternativas pedagógicas - entre la historia y la perspectiva de la educación latinoamericana (parte I)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300247&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a função social do brincar na construção da identidade de gênero a partir das memórias de velhos(as) Chiquitanos. Esses atores narram suas brincadeiras de infância, evidenciando como as relações de gênero se constituíam em um contexto histórico marcado pelos conhecimentos tradicionais desse grupo. Na cultura chiquitana as relações de gênero se processam conforme os códigos culturais e se constituem de maneira singular ao conceber o homem e a mulher em sua cosmologia. Assim, o brincar era organizado de forma espontânea, flexível e desprovido de estereótipos de gênero. Meninos e meninas brincavam juntos e faziam seus brinquedos com os materiais disponíveis na natureza.<hr/>ABSTRACT This article presents reflections on the social function of playing in the construction of gender identity based on the memories of old Chiquitanos. Those actors narrate their childhood games, showing how gender relations were constituted in a historical context marked by traditional knowledge of their group. In Chiquitana culture, gender relations are processed according to cultural codes and a cosmology equally applied to man and woman. Thus, children’s games were spontaneous, flexible and without gender stereotypes. Boys and girls played together and made their toys with materials found in nature.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta reflexiones sobre la funciónsocial del juego en la construcción da identidad de género a partir de las memorias de viejos(as) Chiquitanos. Esos actores relatan sus juegosde infancia, que ponen en evidencia como se configuraban las relaciones de género en un contexto histórico marcado por los conocimientos tradicionales de ese grupo. En la cultura chiquitanalas relaciones de género se procesan de acuerdo con los códigos culturales yse constituyen de manera singular alconcebiral hombre y ala mujer en su cosmología, considerando que, según sus concepciones, el juego se organizaba de forma espontánea, flexibley desprovista de estereotiposen lo que se refierea ladiferencia de sexos, ya que niños y niñas jugaban juntos y producían sus juguetes con los materiales disponibles en la naturaleza.