Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920130004&lang=pt vol. 21 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Considerações em torno da complexidade e das tecnologias na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investigou os objetivos de professores da educação básica na utilização da videoconferência (VC) no ensino, as formas de uso, as vantagens e as dificuldades enfrentadas no contexto da escola pública. Analisaram-se também sua contribuição para a formação de professores e as competências requeridas para o uso. Utilizaram-se entrevistas com 17 professores que utilizavam a VC. Os dados, analisados qualitativamente, revelaram que os professores tinham objetivos relacionados à ampliação dos conteúdos, ao estudo de outras realidades, à criação de novas práticas pedagógicas, ao incentivo dos estudantes na tomada de decisões e à motivação de alunos. As formas de uso estavam associadas às aulas expositivas e palestras feitas por especialistas. As principais dificuldades relatadas foram a falta de apoio e de tempo para o planejamento das atividades e a falta de suporte técnico. Sua contribuição na formação docente residiu na atualização de conhecimentos e no aprendizado das novas tecnologias. Domínio das tecnologias, do espaço físico e da dinâmica do trabalho estão entre as competências requeridas. Os resultados ampliam os debates sobre as práticas pedagógicas e a gestão de sala de aula, tanto na formação inicial como contínua.<hr/>Abstract This study investigated teachers’ objectives for using videoconferencing (VC), their forms of use, and advantages and difficulties faced in the context of public schools. It was also analyzed VC contribution to teacher education and the skills that teachers require to use it. It was used interviews with 17 teachers who participated in projects. The data analyzed qualitatively revealed that teachers had objectives related to the expansion of the content, the study of other cultures, the creation of new teaching methods and techniques, the encouragement of the students in decision-making, and the motivation of the students. Forms of use were associated with lectures and talks delivered by experts. Among the main difficulties were the lack of support and time for teacher planning his activities, and lack of technical support. The VC can contribute with teacher education in updating teacher knowledge, and in the process of learning how to use new technologies. Among the competencies required are: master the use of technologies, control physical space, and master the strategies of dynamics of the use. The results promote further discussions on teaching practices and classroom management, both in pre-service and in-service education. <hr/>Resumen Este estudio investigó los objetivos de los maestros de educación básica en el uso de la videoconferencia (VC) en la enseñanza, las formas de uso, las ventajas y las dificultades en el contexto de las escuelas públicas. También se analizaron su contribución a la formación del profesorado y las habilidades necesarias para su uso. Realizamos entrevistas con 17 profesores que utilizaron el VC. Los datos, analizados cualitativamente, revelaron que los maestros tenían objetivos relacionados con la ampliación de los contenidos, com el estudio de otras realidades, com la creación de nuevas prácticas de enseñanza, con el fomento de los estudiantes en la toma de decisiones y com la motivación de los estudiantes. Las formas de uso se asociaron con conferencias y charlas impartidas por expertos. Las principales dificultades señaladas fueron la falta de apoyo y tiempo para la planificación de actividades y la falta de apoyo técnico. La contribución de VC para la formación del profesorado estaba relacionada con la actualización de conocimientos y el aprendizaje de nuevas tecnologías. Dominar las tecnologías, el espacio físico y la dinámica de trabajo se encuentran entre las competencias requeridas. Los resultados permiten la extensión de los debates sobre las prácticas de enseñanza y manejo de la clase, en la formación inicial y continua. <![CDATA[O blog como possibilidade de aprendizado e novos desafios no contexto da formação continuada de professores da educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo busca refletir sobre o blog como possibilidade de aprendizado nas construções identitárias no contexto da Educação Infantil. Este tema partiu da pesquisa do tipo qualitativa com foco na pesquisa-intervenção, realizada com um grupo de trinta e cinco professores e coordenadores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Joinville/SC. Alguns teóricos foram fundamentais para o desenvolvimento da formação continuada: Castells (1999), Castro (2008), Esteves (1993), Hall (2006), Santos (2005), Schön (2000), entre outros. Nesses dois anos discutiu-se sobre as novas relações da sociedade contemporânea e a influência midiática, nas quais os meios tecnológicos permeiam as relações pessoais, profissionais e culturais. Hoje, a tecnologia da internet trouxe benefícios para a educação e cultura como forma de socialização, interação, aprendizagem e construção colaborativa do conhecimento e comunicação, abolindo as barreiras de tempo e distância dos saberes e do conhecimento.<hr/>Abstract This article seeks to reflect about the blog as a possibility of learning in the identity constructions in the context of early Childhood Education. This theme came from the qualitative study with focus on intervention research, conducted with a group of thirty-five teachers and coordinators of early childhood education in public schools of Joinville/SC. Some theorists, with their studies and research, were crucial in these two years when we have developed continuing education. They are: Castells (1999), Castro (2008), Esteves (1993), Hall (2006), Santos (2005), Schön (2000), among others. During two years, the new relations in the contemporary society and media influence were highlighted, in which the new technologies permeate personal, professional and cultural relations. In the contemporary society, the internet technology has brought benefits for education and culture as an instrument of socialization, interaction, learning and collaborative knowledge building and communication, abolishing the barriers of time and distance of knowledge<hr/>Resumen Este artículo pretende reflexionar sobre un blog como posibilidad de aprendizaje en las construcciones de identidad en el contexto de la educación infantil. Este tema vino del estudio cualitativo con enfoque en la investigación acción- intervención , llevada a cabo con un grupo de treinta y cinco maestros y coordinadores de educación de la primera infancia , que trabajan en el municipio de Joinville /SC. Algunos teóricos, con sus estudios e investigaciones, fueron fundamentales en esos dos años cuando desarrollamos la formación continua. Son ellos Castells (1999), Castro (2008), Esteves (1993), Hall (2006), Helsper (2009), Santos (2005), Schön (2000), entre otros. Durante dos años, se destacaron las discusiones sobre las nuevas relaciones de la sociedad contemporánea y la influencia de los medios de comunicación, en las cuales los medios tecnológicos permean las relaciones personales, profesionales y culturales. En la sociedad contemporánea, la tecnología de Internet ha traído beneficios para la educación y la cultura como instrumento de socialización, interacción, aprendizaje y construcción colaborativa del conocimiento y de la comunicación, eliminando las barreras del tiempo y la distancia del saber y del conocimiento <![CDATA[Educar na sociedade da informação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A emergência da sociedade da informação e as implicações para o campo da educação formam o objeto de análise deste artigo que, assim, procura delinear o perfil do modelo de sociedade informacional, desde seus principais precedentes históricos à sua conceituação. A caracterização da sociedade do conhecimento, impulsionada pelas transformações tecnológicas, coloca em evidência o rearranjo do processo ensino-aprendizagem a partir da desterritorialização/virtualização, exigindo novas práticas à transação de saberes. Conclui-se que educar na cibercultura implica reconhecer a crise paradigmática do sistema educacional, rever posturas e compreender os avanços tecnológicos como aliados de novas práticas que ampliam o papel do educador e redimensionam a vocação humanitária num novo habitat.<hr/>Abstract The emergence of the information society and the implications for the field of education form the object of analysis of this article, therefore, seeks to outline the profile of the model of informational society, since its main historical precedents to its conceptualization. The characterization of the knowledge society, driven by technological change, highlights the rearrangement of the teaching-learning process from the deterritorialization / virtualization, requiring new practical knowledge of the transaction. We conclude that educate in cyberculture implies recognizing the paradigmatic crisis of the educational system, review postures and understand the technological advances as allies of new practices that expand the role of educator and humanitarian vocation to resize a new habitat.<hr/>Resumen El surgimiento de la sociedad de la información y las implicaciones para el campo de la educación constituyen el objeto de análisis de este artículo, por lo tanto, trata de trazar el perfil de la modelo de sociedad de la información, ya que sus precedentes históricos de mayor importancia para su conceptualización. La caracterización de la sociedad del conocimiento, impulsada por el cambio tecnológico, destaca la reorganización del proceso de enseñanza-aprendizaje de la desterritorialización / virtualización, que requieren nuevos conocimientos prácticos de la operación. Llegamos a la conclusión de que educar en la cibercultura implica el reconocimiento de la crisis paradigmática del sistema educativo, las posturas de revisar y comprender los avances tecnológicos como aliados de las nuevas prácticas que amplíen el papel del educador y la vocación humanitaria para cambiar un nuevo hábitat. <![CDATA[Crianças, leitura e cibercultura: os tipos de leitores e navegadores no ensino Fundamental I]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As crianças que frequentam o Ensino Fundamental I fazem parte da era digital e vêm apresentando um perfil cognitivo de leitura diferente dos sujeitos que nasceram em décadas anteriores. Assim, este artigo se propõe a investigar os perfis de leitura que estes sujeitos desenvolvem no ciberespaço. O objetivo principal da pesquisa foi o de contribuir com as discussões que relacionam o processo de leitura ao de navegação, a partir dos estudos de Lucia Santaella (2004). Os dados foram coletados junto às professoras responsáveis pelas salas informatizadas, por meio de questionários, com vistas a identificar os diferentes tipos de leitores e de navegadores que se desenvolvem no ciberespaço. Os resultados indicam que não existe um perfil de leitor único ou homogêneo. Percebeu-se que os perfis identificados se modificam rapidamente em direção ao perfil cognitivo de leitor imersivo, ou seja, as crianças realizam leituras rápidas e dinâmicas, navegam por hipermídias com facilidade e usam as ferramentas do ciberespaço de forma intuitiva e sem auxilio. Este perfil promove o desenvolvimento de habilidades e de competências de leitura e de navegação que, muitas vezes, não são consideradas pela escola.<hr/>Abstract The children who attend elementary school are part of the digital age and have presented a cognitive profile of reading different of the individuals who were born in previous decades. Therefore this article aims to investigate the profiles of reading that these children are developing in cyberspace. The main goal of this research is to contribute to the discussions that relate the reading process to the navigation, based on the studies of Lucia Santaella (2004). The data were collected from the teachers responsible for the computerized rooms, through questionnaires, in order to identify the different types of readers and navigators that are developing in cyberspace. The results indicate that there is no single of reader profile. It was perceived that the profiles identified are rapidly changing toward the cognitive profile of immersive reader, in other words, children perform fast readings and in a dynamic way. They navigate in the hypermedia easily and they use the tools of cyberspace in a very intuitively way and without any assistance. This profile promotes the development of skills and competencies in reading and in navigation that often are not considered by the school system.<hr/>Resumen Los niños que estudian en la escuela primaria son de la era digital y han presentado un perfil cognitivo de lectura diferente de las personas que nacieron en las décadas anteriores. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo investigar los perfiles de los lectores que estos chicos desarrollan en el ciberespacio. El propósito principal de la investigación fue contribuir con los debates que relacionan el proceso de lectura con el proceso de navegación, a partir de los estudios de Lucia Santaella (2004). Se recogieron datos de los profesores responsables por las salas de ordenadores, a través de cuestionarios, con el fin de identificar los diferentes tipos de lectores y de navegadores que se desarrollan en el ciberespacio. Los resultados indican que no hay un perfil único u homogéneo. Se observó que los perfiles identificados cambian rápidamente hacia el perfil cognitivo de lector immersivo, es decir, los niños realizan lecturas rápidas y dinámicas, navegan fácilmente a través de la hipermedia y utilizan las herramientas del ciberespacio intuitivamente y sin ayuda. Este perfil promueve el desarrollo de habilidades y de competencias en lectura y en navegación, que a menudo no son considerados por la escuela. <![CDATA[Educação e mídia: leituras de desenhos animados na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca problematizar a leitura da visualidade contemporânea na escola, enfocando criações audiovisuais da mídia televisiva. Analisa, com base no referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, três episódios do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, quanto aos efeitos de sentido produzidos na inter-relação das diferentes linguagens que os constituem, e as significações que as crianças lhes atribuem. Para conhecer as significações das crianças, foi constituído um grupo focal com uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental que, após assistir cada um dos episódios, expressou suas leituras. Ao ler essas produções, as crianças relacionaram a fatos do seu cotidiano, tematizando-os. As conclusões evidenciam a importância de refletir sobre a visualidade contemporânea na escola, procurando apreender tanto seus efeitos de sentido como o que as crianças significam ao interagirem com tais produções; e apontam possibilidades de leitura de criações audiovisuais.<hr/>Abstract This article seeks to problematize the reading of contemporary visuality in school, focusing on the audiovisual creations in the television medium. It analyzes, based on theoretical and methodological references of discourse semiotics, three episodes of the cartoon Sponge Bob Square Pants, in regards to effects of meaning produced in the interrelation of the different languages that constitute them, and the meanings children attribute to them. To know the meaning the children gave to the cartoon, a focal group was constituted from a 4th grade Elementary School class that, after watching each of the episodes, expressed their readings of them. By reading these productions, the children related to facts from their daily routine, turning them into themes. The findings show the importance of reflecting on contemporary visuality in school, seeking to gather both the effects of meaning and what the children mean when they interact with such productions, and signal to possibilities of reading of audiovisual creations.<hr/>Resumen Este artículo busca problematizar la lectura de la visualidad contemporánea en la escuela, enfocando creaciones audiovisuales de la media de televisión. Analiza, con base en el referencial teórico y metodológico de la semiótica discursiva, tres episodios del dibujo animado Bob Esponja Pantalones Cuadrados, en cuanto a los efectos de sentido producidos en la interrelación de los diferentes lenguajes que los constituyen, y las significaciones que los niños les atribuyen. Para conocer las significaciones de los niños, se constituyó un grupo focal con un grupo de 4º. año de Enseñanza Fundamental (la Primaria en Brasil), que, después de ver cada uno de los episodios, expresó sus lecturas. Al leer essas producciones, los niños los relacionaron a los hechos de su cotidiano, tematizándolos. Las conclusiones evidencian la importancia de reflexionar sobre la visualidad contemporánea en la escuela, buscando apreender tanto sus efectos de sentido como lo que los niños significan al interaccionar con dichas producciones, y señalan posibilidades de lectura de creaciones audiovisuales. <![CDATA[Educação e formação humana na sociedade digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400116&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste trabalho é analisar o papel da educação nas sociedades globalizadas, complexas e dominadas pelas novas tecnologias. Foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica de autores como CARDOSO (2007), OLIVEIRA (2005, 2009), DALBOSCO (2009), GOERGEN (2009), SANTAELLA (2004), DEMO (2007), PIMENTA E ANASTASIOU (2002), dentre outros. A partir deste estudo foi possível traçar um retrato da sociedade atual, o processo de globalização, especialmente a formação de grandes blocos econômicos e analisar a importância das novas tecnologias no bojo dessa sociedade. A partir desse cenário se apontou os desafios atuais para a formação das novas gerações, especialmente pela escola. Conclui-se que binômio educação - tecnologia requer ainda muitas discussões que apontam para a necessidade da formação continuada de professores, pois mesmo sendo protagonistas na formação da nova geração ainda não desenvolveram habilidades, conhecimento e atitudes necessárias para formar os sujeitos para a sociedade atual.<hr/>Abstract The objective of this study is to analyze the role of education in societies that are globalized, complex and dominated by new technologies. This article was elaborated based on the literature of scholars such as CARDOSO (2007), OLIVEIRA (2005, 2009), DALBOSCO (2009), GOERGEN (2009), SANTAELLA (2004), DEMO (2007), PIMENTA and ANASTASIOU (2002), among others. Based on this study it was possible to trace a portrait of contemporary society, the process of globalization, especially the formation of large economic blocs, and to analyze the importance of new technologies in the core of society. Based on this scenario it was possible to highlight current challenges for the formation of new generations, especially as regards the school. We concluded that the binomial education - technology still requires further discussions that point to the need for continuous formation of teachers, because even being the protagonists on the formation of the new generation, they have not yet developed the skills, knowledge and attitudes needed to form the subjects for the current society.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es analizar el papel de la educación en las sociedades globalizadas, complejas y dominadas por las nuevas tecnologías. Fue extraída de la literatura de autores como CARDOSO (2007), OLIVEIRA (2005, 2009), DALBOSCO (2009), GOERGEN (2009), SANTAELLA (2004), DEMO (2007), PIMENTA y ANASTASIOU (2002), entre otros. A partir de este estudio, fue posible hacer un retrato de la sociedad contemporánea, el proceso de globalización, especialmente la formación de grandes bloques económicos y analizar la importancia de las nuevas tecnologías en la sociedad actual. Fue este escenario en el que señaló los desafíos para la formación de las nuevas generaciones, sobre todo por la escuela. Se concluye que el binomio educación - tecnología todavía requiere de muchas discusiones que apuntan a la necesidad de formación continua de profesores, formadores, porque a pesar de que las nuevas generaciones aún por desarrollar habilidades, conocimientos y actitudes necesarias para formar a los sujetos de la sociedad del conocimiento. <![CDATA[Compreensões sobre o escrever enquanto experiência e aprendizagem na educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute sobre o escrever como forma de contribuir com processos de aprendizagem no contexto da educação a distância. Com essa intenção, aborda-se o escrever enquanto experiência como um processo de conversação, um emocionar que se torna linguagem, gera mudanças estruturais e contribui com a autonomia e criatividade no espaço de convivência do escrever. Inúmeras são as possibilidades dos contextos do escrever, porém nessa pesquisa o foco de análise está nos escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, o qual acontece a distância. Baseia-se na Análise Textual Discursiva como forma de evidenciar a experiência com o escrever desses professores-cursistas e compõe-se um metatexto em que são identificados os encontros desses escreveres com as compreensões tecidas pelas autoras a partir do suporte teórico que possibilita o argumento explicativo das análises.<hr/>Abstract This article discusses the writing as a way to contribute to learning processes in distance education. With this intention, it approaches the writing while experience as a process of conversation, a stir emotion which becomes language and generate structural changes, created by the conviviality of writing space and treat this process as autonomous and creative. Endless are the possibilities of the contexts of writing, but in this research the focus of analysis is the writings of the teacher-students of Specialization in Information and Communication Technologies in Education, which takes place by distance. It is used Qualitative Textual Analysis as a way to evidence the experience with writing of the teacher-students and is composed a metatext in which the encounters of those writings with the comprehensions woven by the authors are identified from the theoretical support that enables the explanatory argument of the analysis.<hr/>Resumen Este artículo discute sobre el escribir como forma de contribuir con los procesos de aprendizaje en el contexto de la educación a distancia. Con esta intención, se aborda el escribir como experiencia, como un proceso de conversación, un emocionar que se torna lenguaje, genera cambios estructurales y contribuye con la autonomía y creatividad en el espacio de convivencia del escribir. Innúmeras son las posibilidades de los contextos del escribir, sin embargo en esta investigación el foco de las análisis esta en el escribir de profesores-cursistas de la Especialización en Tecnologías de la Información y Comunicación en la Educación, el cual ocurre a distancia. Se basa en el Análisis Textual Discursivo como forma de evidenciar la experiencia con el escribir de esos profesores-cursistas y está compuesta de un metatexto en que son identificados los encuentros del escribir con las comprensiones tejidas por las autoras a partir del soporte teórico que posibilita el argumento explicativo de las análisis. <![CDATA[Gaia e UFERSA: uma parceria interinstitucional para abordagem do objeto técnico como acoplamento complexo no tratamento de transtornos cognitivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400152&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract In this writing, we present a theoretical network that supports interinstitutional projects developed at both universities University of Santa Cruz do Sul - UNISC and Rural Federal University of the Semi-Arid - UFERSA. It is the analysis of cognitive processes that emerge from the experience of children and young people with developmental disorders in interactions mediated by digital technologies. The Biology of Cognition by Maturana and Varela favor the understanding of how subjects reconfigure cognition in circular movements of maintenance of the organization, while everything transforms itself in affective and cognitive terms. Simondon discusses the connections between the processes of both individualization technique and psychic and collective individuation, which happen as a becoming in which we think the subject that makes himself in the experience of living. The research projects are produced in the interface technology-education-mental health and invite us for experiences in which children and young people with cognitive disorders potentiate cognition, experiences whose emphasis is on careful, on listening and observation and analysis of processes that have to see with the power and devires of the human.<hr/>Resumen En el artículo se presenta una red teórica de soporte a proyectos interinstitucionales desarrollados en las universidades UNISC - Universidad de Santa Cruz do Sul y UFERSA - Universidad Federal Rural del Semiárido. Se hace el análisis de los procesos cognitivos que surgen de la experiencia con niños y jóvenes con trastorno cognitivo de desarrollo a partir de interacciones mediadas con tecnologías digitales. La Biología de la Cognición por Maturana y Varela aporta la comprensión de cómo los sujetos reconfiguran la cognición en movimientos circulares de manutención de la organización, mientras todo se transforma en términos afectivos y cognitivos. Simondon habla de las conexiones entre el proceso de individualización técnica y individualización psíquica y colectiva que sucede como un devenir donde podemos creer que el sujeto se hace de la experiencia del vivir. Los proyectos de investigación actúan en la interfaz educación-tecnologías-salud mental y invitan a experimentos en los que niños y jóvenes con trastornos cognitivos potencializan su cognición y experiencias, cuya énfasis está en el cuidado, escucha, observación y análisis de los procesos relacionados con las potencialidades y devenires del ser humano. <hr/>Resumo Nesta escrita apresentamos uma rede teórica que sustenta projetos interinstitucionais desenvolvidos nas universidades UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul e UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Trata-se da análise de processos cognitivos que emergem da experiência de crianças e de jovens com transtornos de desenvolvimento em interações mediadas por tecnologias digitais. A Biologia da Cognição de Maturana e de Varela favorecem o entendimento sobre como os sujeitos reconfiguram a cognição em movimentos circulares de manutenção da organização, enquanto tudo se transforma em termos afetivos e cognitivos. Simondon discute as conexões entre processos de individualização técnica e individuação psíquica e coletiva que acontecem como num devir em que podemos pensar o sujeito que se faz na experiência do viver. Os projetos de pesquisa se produzem na interface educação-tecnologias-saúde mental e convidam para experiências em que crianças e jovens com transtornos cognitivos potencializam a cognição, experiências cuja ênfase está no cuidado, na escuta e na observação e análise de processos que tem que ver com a potência e os devires do humano <![CDATA[Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400180&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem origem nas discussões realizadas pelos membros do Núcleo de Estudos Interinstitucional da Cultura Digital e Educação (NEICDE - UFPR/ UNICE - Universidade Ceará/ PUC-SP). Tem como finalidade compreender, analisar e trazer a abordagem teórica e as reflexões necessárias acerca da complexidade e desafios da formação para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no nosso século; na quebra dos paradigmas da fragmentação que o uso dessas tecnologias digitais exige numa nova concepção de educação.<hr/>Abstract This article has its origin in the discussions promoted by the members of the Interinstitutional Study Group of Digital Culture and Education (Federal University of Paraná, University of Ceará and Catholic University of São Paulo) (Núcleo de Estudos Interinstitucional da Cultura Digital e Educação (NEICDE -UFPR/UNICE -Universidade Ceará e a PUC-SP).Thegoal of this work is to understand, analyze and examine the theoretical basis and the reflections necessary regarding the complexity and the challenges of education for the use of technologies in our century; in the rupture of the fragmentation paradigms that the use of information and communication technologies demand of education.<hr/>Resumen Este artículo tiene su origen en los debates promovidos por los miembros del Grupo de Estudio Interinstitucional de Cultura y Educación Digital (Universidad Federal de Paraná, de la Universidad de Ceará y de la Pontifícia Universidad Católica de São Paulo) (Núcleo de Estudos Interinstitucional da Cultura Digital e Educação (NEICDE . -UFPR / UNICE -Universidade Ceará/ PUC-SP). Su objetivo es comprender, analizar y llevar el enfoque teórico y las reflexiones necesarias sobre la complejidad y los desafíos de la formación para el uso de la tecnología en nuestro siglo, en romper los paradigmas de la fragmentación que el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación requiere enla educación. <![CDATA[Tecnologias de Informação e comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa, desenvolvida no período de 2009 a 2012 junto a licenciandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, analisa o papel dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramentas de interação e seus efeitos nos processos de produção de conhecimento do público discente desde uma perspectiva de autoria colaborativa. Procura identificar o seu potencial como ferramentas de currículo, de aprendizagem e afetivas que possibilitem a construção de relações pedagógicas qualitativamente diferenciadas. Buscou-se concretizar tais objetivos através da análise de dados gerados por meio de questionários, contemplando o uso de recursos digitais na trajetória acadêmica de licenciandos. Trabalhamos com 28 relatos, confrontando esses dados à matriz teórica em que figuram Cesar Coll, Luciana de Souza Gracioso, Gustavo S. Saldanha e José Armando Valente. Evidenciou-se que a utilização de ferramentas como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem possibilita a criação de dinâmicas de aprendizagem outras e novas formas de interação entre os participantes, modificando parcialmente seus processos de aprendizado a partir das possibilidades oferecidas.<hr/>Abstract The present article approaches a research developed in the period of 2009-2012 along with licensees from Universidade Federal do Rio Grande do Sul that analyses the role of Virtual Learning Environments as tools of interaction and their effects in the production processes of public knowledge student involved from the perspective of collaborative authorship. It seeks to identify their potential as curriculum, learning and affective tools that enable the construction of qualitatively different relationships. It was sought to achieve these objectives throughout the analysis of the data generated by questionnaires, completing related aspects of the digital resources use in its academic path. We work with 28 selected reports, confronting these data to the theoretical matrix - Cesar Coll, Luciana de Souza Gracioso, Gustavo S. Saldanha and José Armando Valente. This work revealed that the use of other tools as the Virtual Learning Environments enabling the creation of learning dynamics as well as new ways of interaction between the participants modifying partially its learning processes from the offered possibilities.<hr/>Resumen Esta investigación, desarrollada en el período 2009-2012 juntos a graduandos de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, examina el papel de Ambientes Virtuales de Aprendizaje como herramientas de interacción y sus efectos en los procesos de producción de conocimiento del público discente desde una perspectiva de autoría colaborativa. Trata de identificar su potencial como herramientas del currículo, de aprendizaje y afectivas que permitan la construcción de las relaciones pedagógicas cualitativamente diferenciadas. Se buscó estos objetivos a través del análisis de los datos generados a través de cuestionarios, contemplando el uso de recursos digitales en la trayectoria académica de los estudiantes. Trabajamos con 28 relatos, confrontando estos datos a la matriz teórica que figuran Cesar Coll, Luciana Souza Gracioso, Gustavo S. Saldanha y José Armando Valente. Se evidenció que el uso de herramientas como Ambientes Virtuales de Aprendizaje permite la creación de otras dinámicas de aprendizaje y nuevas formas de interacción entre los participantes, modificando parcialmente sus procesos de aprendizaje a partir de las posibilidades ofrecidas. <![CDATA[A escola, a rede e a rua - espaços e tempos juvenis nas tramas do contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo serão apresentadas algumas problematizações sobre tempos e espaços onde se fundem, se proliferam e se tornam visíveis identidades e subjetividades juvenis nas complexas composições sociais e culturais dos nossos tempos. Trata-se de discussões desenvolvidas ao longo de três pesquisas de cunho etnográfico que tematizam práticas juvenis na escola, na rua e na internet. Busca-se, portanto, colocar em relevo compreensões múltiplas sobre estes sujeitos em alguns tempos e espaços de suas vidas, nos quais constroem relações de afeto, pertencimentos e aprendizagens diversas, capazes de desafiar instituições, normas e saberes.<hr/>Abstract We will provide in this paper some problematisations about spaces and times where young identities and subjectivities come together, flourish and become visible in the complex social and cultural compositions in our times. They are discussions developed in three ethnographic investigations about young practices in the web, school and in the street. So we seek to highlight multiple understandings about subjects in some spaces and times in their lives, in which they construct relations of affection, belonging and diverse learning so to challenge institutions, norms and rules.<hr/>Resumen En este artículo serán presentadas algunas problematizaciones sobre tiempos y espacios donde se funden, se proliferan y se tornan visibles identidades y subjetividades juveniles en las complejas composiciones sociales y culturales de nuestros tiempos. Se trata de discusiones desarrolladas a lo largo de tres investigaciones de cuño etnográfico que tematizan prácticas juveniles en la escuela, en la calle y en la internet. Se busca, por lo tanto, colocar en relieve comprensiones múltiples sobre estos sujetos en algunos tiempos y espacios de sus vidas, en los cuales construyen relaciones de afecto, pertenencias, y aprendizajes diversos, capaces de desafiar instituciones, normas y saberes. <![CDATA[Videogames como objetos interessantes ao estudo da cognição]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400254&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os videogames criam um espaço virtual que pode ser habitado de diversas formas por seus jogadores. Apesar das controvérsias nas quais encontram-se constantemente inseridos, os jogos eletrônicos dão testemunho do modo de operar cognitivo de nosso contemporâneo permeado por objetos técnicos. Ao privilegiar o saber fazer em vez de uma experiência declarativa, os jogos abrem questões no campo das novas alfabetizações e problematizam o uso da tecnologia nas práticas educativas. A partir do desenvolvimento de um jogo locativo no Jardim Botânico de Porto Alegre, este artigo discute algumas implicações teóricas, metodológicas e políticas que decorrem da pesquisa com videogames no campo dos estudos cognitivos. Apresenta, por fim, três implicações teórico/metodológicas que a prática com videogames nos força a pensar: pesquisar o videogame através da processualidade de sua operação, questionar as políticas cognitivas que organizam nosso cotidiano e mapear a rede complexa de práticas que sustenta o uso dos objetos técnicos.<hr/>Abstract Video games create a virtual space that can be inhabited in various ways by the players. Despite the controversies in which they are constantly included, electronic games bear witness to the modus operandi in our contemporary cognition permeated by technical objects. By focusing the know-how instead of a declarative experience the games open questions in the field of new literacies and problematize the use of technology in teaching practices. From the development of a locative game at the Botanical Garden of Porto Alegre, this article discussed some, methodological, political and theoretical implications arising from the research with video games in the field of cognitive studies. We discuss, finally, three theoretical / methodological implications the practice with video games forces us to think: research the video game through the process of its operation, questioning cognitive policies that organize our everyday and map the complex web of practices that supports the use of technical objects.<hr/>Resumen Los videojuegos crean un espacio virtual que puede ser habitado por los jugadores de muchas maneras. A pesar de las controversias en las que se insertan con frecuencia los juegos electrónicos, estos dan testimonio de la forma en que opera la cognición en el contemporáneo impregnado de objetos técnicos. Al centrarse el know-how en vez de la declaración, los videojuegos desafían el campo de las nuevas alfabetizaciones y problematizan el uso de la tecnología en las prácticas pedagógicas. Desde el desarrollo de un juego ubicado en el Jardín Botánico de Porto Alegre, este artículo analiza algunas de las implicaciones teóricas, metodológicas y políticas que surgen de el estudio de los videojuegos en el campo de los estudios cognitivos. Se discute, por último, tres implicaciones teóricas y metodológicas que la práctica con los videojuegos nos obliga a pensar: investigar el juego a través del proceso de su funcionamiento; buscar las políticas de la cognición que organizan la vida cotidiana y hacer el mapa de la compleja red de prácticas que apoyan el uso de los objetos técnicos. <![CDATA[A construção de um projeto de pesquisa na perspectiva da complexidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe o termo de ontoepistemogênese para designar o processo de complexificação de um sujeito, que, ao se acoplar com seu ambiente, transforma-se de forma integral com repercussões em todas as dimensões de seu ser. O processo de ontoepistemogênese, na perspectiva autopoiética, nos forçou a pensar em termos de auto-construção como inseparável dos processos de fluxo vital e imbricamento contínuo do ser, tanto no que se refere aos processos internos como externos. Nesse sentido, o processo de tratamento dos dados da pesquisa no Projeto GAIA (Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas) procura contemplar sempre as operações cognitivo/afetivas de cada membro do grupo. Assim, os seres humanos constroem sua ontoepistemogênese no processo de resposta inventiva às perturbações externas e através de uma energização que é resultado das conexões e pertencimento às redes. Para levar a cabo tal tarefa recorremos, fundamentalmente, às linhas mestras que estão configurando o paradigma da complexidade, como têm sido expressadas, principalmente, por Edgar Morin e Clara da Costa Oliveira, focando, basicamente, nos pressupostos da II cibernética com seus desdobramentos na Biologia da Cognição, através de seu conceito central-autopoiesis.<hr/>Abstract This article proposes the term ontoepistemogênese to designate the process of complexification of a subject, which, when coupled with its environment, becomes integrated with repercussions in all dimensions of the human being. The process of ontoepistemogênese in an autopoietic perspective, forced us to think in terms of self-construction as inseparable from processes and overlapping continuous vital flow of being, both in relation to internal and external processes. In this sense, the process for handling research data in the Project GAIA seeks always to address autopoietic cognitive/affective operations in each member of the group. Thus, humans build their inventive process of ontoepistemogênese in response to external disturbances and through a power, which is a result of the connections and belonging to the networks. To carry out such a task we searched mainly to the guidelines that are setting the paradigm of complexity, as has been expressed mainly by Edgar Morin (Morin, 1991) and Clara da Costa Oliveira, (1999, 2004, 2005). In addition, among other researchers in the same field, we used Humberto Maturana and Francisco Varela to construct a set of operative elements, which led us to the understanding of life, by bringing the principle of self-organization and, more specifically, the concept of autopoiesis to understand this dense web of relations that constitute the living system.<hr/>Resumen En este artículo se propone el término ontoepistemogénese para designar el proceso de complejización de un sujeto, que, al se acoplar con su entorno, se transforma de manera integral con repercusiones en todas las dimensiones de su ser. El proceso de ontoepistemogênese, en la perspectiva autopoiética, nos obligó a pensar en términos de auto-construcción como inseparable de los procesos de flujo vital e imbricación continuo del ser, tanto en relación tanto con los procesos internos como externos. En este sentido, el proceso de gestión de datos de investigación en el proyecto GAIA (Grupo de Acciones e Investigaciones autopoiéticos) trata siempre de abordar las operaciones cognitivas / afectivas de cada miembro del grupo. Así los seres humanos construyen su ontoepistemogénese en el proceso de respuesta inventiva a las perturbaciones externas y a través de una energización que es un resultado de conexiones y de pertenencimiento a redes. Para llevar a cabo esta tarea apelamos principalmente a las directrices que están estableciendo el paradigma de la complejidad, como han expresado principalmente Edgar Morin y Clara Costa Oliveira centrándose principalmente en los presupuestos de la Segunda Cibernética y su desdoblamientos en la Biología de la Cognición a través de su concepto central: autopoiesis. <![CDATA[Tecnologias na sala de aula: desenvolvimento de animações no contexto de escolas municipais da cidade de Caruaru-PE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O descompasso vivenciado entre as escolas e as demandas sociais tem colocado em pauta temas candentes que sugerem a necessidade de se pensar uma nova configuração para as escolas, sustentada por novas posturas e práticas mais afinadas com a contemporaneidade. Já que o desenvolvimento tecnológico em marcha possibilita uma excessiva quantidade de inovações e imprime mudanças significativas no papel e lugar do professor e da escola, se altera toda uma lógica do sistema educacional visto que tais tecnologias reorganizam as formas de apreensão e acesso ao conhecimento. O presente artigo socializa uma experiência de formação continuada de docentes da rede Municipal de Caruaru, agreste pernambucano, no que concerne à incorporação das tecnologias digitais na sala de aula. Como embasamento teórico utilizou-se as abordagens de Freitas (2009); Giroux (1997); Kenski (2007), entre outros.<hr/>Abstract The experienced gap between educational institutions and social demands have placed burning issues on the agenda that suggest the need to think of a new configuration for schools, this one supported by new attitudes and practices more in tune to the contemporary. Since the technological development in motion allows an excessive amount of innovations and brings significant changes in the role and in the place of the teacher and the school, it changes all educational system´s logic, because such technologies reorganize the way they apply and access the knowledge. Finally, this article shares an experience of continuing education with teachers of the municipal chain of Caruaru, a city located in the agreste region of Pernambuco, regarding the incorporation of digital technologies in the classroom. As theoretical basis were used approaches developed by Freitas (2009); Giroux (1997); Kenski (2007), among other authors.<hr/>Resumen El hueco experimentado entre las instituciones educativas y demandas sociales se han colocado en la agenda cuestiones candentes que sugieren la necesidad de pensar en una nueva configuración para las escuelas, con el apoyo de nuevas actitudes y prácticas más acordes con lo contemporáneo. El desarrollo tecnológico en movimiento permite que una cantidad excesiva de innovaciones produzcan cambios significativos en el papel y el lugar del maestro y de la escuela, todos estos cambios afectan el sistema educativo, puesto que tales tecnologías reorganizar la forma en que se aplican el acceso al conocimiento. En este artículo se socializa una experiencia de formación del profesorado situada em la ciudad de Caruaru, Pernambuco, Brasil, con respecto a la incorporación de las tecnologías digitales en el aula. Se utilizó como un enfoque teórico de las contribuciones de Freitas (2009), Giroux (1997); Kenski (2007), entre otros. <![CDATA[Ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede: complexidade da performance docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400310&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo é analisar a performance docente como processo complexo no ensino superior mediado por tecnologias educacionais em rede.Elegemos o diálogo-problematizador de Paulo Freire e as redes de mediadores de Bruno Latour como postulados de fundamentação teórica. Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos baseados em questionário tipo surveycustomizado para pesquisa-ação mediada por tecnologias em rede. A análise por triangulação de fontes de dados evidencia, como resultado, que a performance docente necessitade fluênciatecnológico-pedagógica, para o desenvolvimento de interatividade e interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. O destaque conclusivo indica necessidade deinvestimentos nacapacitação continuada de professorespara consolidação da integração das tecnologias educacionais em rede econvergência entre modalidade<hr/>Abstract The main goal of this article is to analyze the faculty performance as a complex process in higher education mediated by the educational technology network. We elected the problem posing dialogue educational model from Paulo Freire and the Mediators Network theory of Bruno Latour as postulates of theoretical foundations. The methodological procedures are exploratory descriptive based on a questionnaire-like surveycustomized to action research mediated by technology network. The triangulation data analysis evince as a result that the faculty performance dispenses technological pedagogical fluency to the interactivity development and interaction in Teaching Learning in Virtual Environments. The conclusive emphasis indicates the necessity of investments in the continuous formation of professors to consolidate the integration of educational technology network and the convergence between modalities.<hr/>Resumen El objetivo del trabajo es analizar el rendimiento del cuerpo docente como un proceso com-plejo en la educación superior mediado por las tecnologías educativas en red. Elegimos el diá-logo problematizador de Paulo Freire y la teoría de la Red de Mediadores de Bruno Latour como postulados de fundamentos teóricos. Los procedimientos metodológicos son explorato-rio descriptivo basados en cuestionarios tipo survey personalizados para investigación tipo acción mediados por tecnologías en red. El análisis por la triangulación de datos comprobó como resultado que el rendimiento del cuerpo docente exime fluidez tecnológica pedagógica para el desarrollo de la interactividad e interacción en Ambientes Virtuales de Enseñanza y Aprendizaje. Cabe deducir enfáticamente que existe la necesidad de inversiones en la capaci-tación continuada de profesores para la consolidación de la integración de tecnologías educa-tivas en red y convergencia entre modalidades. <![CDATA[O movimento da auto-organização e seus contributos para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400336&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo contextualiza historica e epistemologicamente o surgimento do movimento da auto-organização (MAO), avançando depois para a sua explicação como corrente epistemológica, diferenciada de outras correntes suas contemporâneas. Tal será feito, pela enunciação e explicação de 7 características necessárias para a identificação de uma teoria como pertencendo ao MAO. Em seguida, expõe-se brevemente as duas teorias do MAO que foram provavelmente as mais influentes no mundo científico contemporâneo: a teoria da autopoiesis e a teoria do desejo mimético. Ao longo da sua descrição, serão feitas ligações entre ambas, e entre elas e outros autores e teorias do MAO, nomeadamente com seus precursores, como Bateson e Morin. Por fim, concluiu-se com o contributo pessoal da autora para a compreensão da aprendizagem e da educação, tendo por base a epistemologia do MAO, apresentando-se também um resumo do pensamento de outros autores do MAO sobre aprendizagem e educação. <hr/>Abstract The article begins by contextualizing historically and epistemologically the emergence of the movement of self-organization (MAO), advancing to its characterization as a movement differentiated from other contemporary epistemological currents; accordingly, are enunciated and briefly explained the seven features within the MAO to theories that integrate it. Then briefly I expose the two theories of MAO that were probably more influential in the contemporary scientific world: the theory of autopoiesis and the theory of mimetic desire. Throughout this description, links will be made between them, and between them and other authors/ theories of MAO, particularly with their precursors, as Bateson and Morin. Finally, the article is concluded with the author's personal contribution to the understanding of learning and education, based on the various theories of epistemology and MAO. It also summarizes the thoughts of other MAO 's authors about learning and education. <hr/>Resumen El artículo comienza contextualizando histórica y epistemológicamente el surgimiento del movimiento de auto-organización (MAO), avanzando a su caracterización como movimiento epistemológico diferenciado de otras teorías sus contemporáneas. En consecuencia, si enuncia y explica brevemente las siete características dentro de MAO que hay las teorías que lo integran. A continuación, si expone brevemente las dos teorías de MAO probablemente más influyentes en el mundo científico contemporáneo: la teoría de la autopoiesis y la teoría del deseo mimético. A través de su descripción, se harán conexiones entre ellos, y entre éstos y otros autores y teorías de MAO, sobre todo con sus precursores, como Bateson y Morin. Finalmente, se concluyó con la aportación personal del autor a la comprensión del aprendizaje y la educación, sobre la base de las diversas teorías de la epistemología y de MAO. También se presenta un resumen del pensamiento de otros autores de MAO en el aprendizaje y la educación. <![CDATA[Arte, educação, filosofia e linguagem digital: estudos interdisciplinares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400352&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa em andamento aqui relatada possui uma perspectiva interdisciplinar no sentido de que são escolhidas formas de expressões conceituais e artísticas além da linguagem digital, para fazê-las convergir em torno de um mesmo núcleo temático. Seu objetivo é buscar aportes para um processo formativo que considere a educação, a filosofia e a imaginação criadora como complementares, tendo como referencial teórico, sobretudo, Bachelard. A pesquisa envolve uma abordagem qualitativa e a aproximação ao método fenomenológico. Propõem-se estudos bibliográficos, a criação de um Banco Virtual de Dados, a análise de relatos de pesquisa e um trabalho de campo. Os primeiros resultados abrangem estudos teóricos sobre a fenomenologia da imaginação e a educação popular, a criação do banco de dados e análises de trabalhos que recorrem à arte em sua metodologia.<hr/>Abstract The ongoing research reported here has an interdisciplinary perspective in the sense of chosen forms of conceptual and artistic expressions beyond the digital language, to make them converge into a single thematic theme: the human formation in the educational act. This study aims to search for contributions for an innovative formation process that considers education, a philosophy and the inventive imagination having as a theoretical reference, especially the Bachelard phenomenology. The research involves a qualitative approach getting closer to the phenomenological method. Bibliographical studies are proposed, as well as the establishment of a Virtual Data Bank, analysis of research reports, a field work at the Inhotim institute, and the analysis of photographs and narratives. The first results encompass theoretical studies about the phenomenology of the imagination, popular education, the data base creation and analyzes of works that rely on imagination and to art in its methodology<hr/>Resumen La investigación en marcha aquí relatada posee una perspectiva interdisciplinaria en el sentido de que son escogidas formas de expresiones conceptuales y artísticas además del lenguaje digital, para hacerlas convergir alrededor de un mismo núcleo temático: la formación humana en el acto educativo. Su objetivo es buscar aportes para un proceso formativo innovador que considere la educación, la filosofía y la imaginación creadora como complementares, teniendo como referencial teórico, sobre todo, la fenomenología de Bachelard. La investigación envuelve un abordaje cualitativo y la aproximación al método fenomenológico. Se proponen estudios bibliográficos, la creación de un Banco Virtual de Datos, el análisis de relato de investigaciones, un trabajo de campo en el Instituto Inhotim, y el análisis de fotografías y de narrativas. Los primeros resultados abarcan estudios teóricos sobre la fenomenología de la imaginación, la educación popular, la creación del banco de datos y análisis de trabajos que recurren al imaginario y al arte en su metodología. <![CDATA[Mudanças antropológicas decorrentes do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400384&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do texto é chamar a atenção a respeito das mudanças que estão ocorrendo com o ser humano devido ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). É uma reflexão teórica sobre o impacto das TDICs para a vida das pessoas, mais especificamente para as novas gerações predominantemente digitais. Demonstra-se que a mudança sempre existiu ao longo da história da humanidade e não deverá deixar de existir, carregando dentro de si a dinâmica do constante devir. Mudam, além das condições, os meios e os recursos, ela é de natureza mais profunda, culminando com o denominado de “mudanças antropológicas” com repercussão civilizacional. A relevância da percepção da mudança e suas consequências, por parte de pais e educadores, está em ser requisito fundamental que permite observar o funcionamento da sociedade, como são processadas as relações entre pessoas, seu jeito de pensar, ser e organizar a vida. Educar envolve necessariamente saber como as pessoas pensam, como agem e se estruturam em suas vidas e fatores interferentes em tais ocorrências, portanto, não há mais como fugir a este debate. <hr/>Abstract The purpose of the text, proposed herein, is to draw attention to the changes that are occurring with the human being as a result of the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTICs). This is a theoretical reflection, based on recent literature, which deals with the impact of DTICs to people's lives, more specifically for the new generations that are predominantly digital (called by some people as digital natives). Our intention is not to treat the change as a philosophical concept that "change" or not, but to demonstrate that it has existed throughout the humanity history and that there should not cease to exist, carrying within the dynamics of constant becoming. Not only change the conditions, means and resources, it is from a deeper nature culminating in what we call "anthropological changes" with repercussions for the civilization. The relevance of perceived change and its consequences on the part of parents and educators, is to be a fundamental requirement that allows the understanding of the functioning of society, how the relationships are processed between people, their way of thinking, organize their life and being. Educating necessarily involves knowing how people think, how they act and are structured in their lives and what contributes to it, so we have no way to escape this debate.<hr/>Resumen El objetivo del texto es llamar la atención sobre los cambios que están ocurriendo con el ser humano, debido al uso de las tecnologías digitales de la información y comunicación (TDICs). Es una reflexión teórica sobre el impacto de las TDICs para la vida de las personas, más específicamente para las nuevas generaciones predominantemente digitales. Se muestra que el cambio ha existido a lo largo de la historia de la humanidad y no debería dejar de existir, llevando dentro de sí mismo la dinámica del constante devir. Cambian, además de las condiciones, los medios y los recursos, ella es de naturaleza más profunda, culminando lo que es denominado de “cambios antropológicos” con repercusión civilizatoria. La relevancia de la percepción de los cambios y sus consecuencias, por parte de los padres y educadores, está en ser requisito fundamental que permite observar el funcionamiento de la sociedad, como se procesan las relaciones entre las personas, su forma de pensar, ser y organizar la vida. Educar implica necesariamente saber cómo las personas piensan, cómo actúan y estructuran sus vidas y los factores que interfieren en estos casos, por tanto no se puede escapar de este debate. <![CDATA[Subjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência em educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400400&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo foi desenvolvido com objetivo de produzir indicadores que possam melhorar a funcionalidade dos fóruns onlinee contribuir numa maior permanência dos estudantes da Educação a Distância. Foi realizada uma análise, orientada pela Epistemologia Qualitativa, dos processos subjetivos e interacionais produzidos nos fóruns de apresentação e fóruns temáticos de duas disciplinas de formação pedagógica -(1) Estratégias de Ensino e Aprendizagem e (2) A Psicologia e a Construção do Conhecimento-ofertadasnos cursos de Licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais, UAB/UnB. As informações produzidas apontam para a necessidade de reconhecimento e valorização do estudante como sujeito na aprendizagem, a consolidação da presença pedagógica do tutor, a valorização dos fóruns como espaços de aprendizagem e a produção de espaços sociais de pertencimento. <hr/>Abstract This article was developed in order to produce indicatorsthat can enhance the functionality of online forums contributing to increased permanence of Distance Education students. An analysis, guided by the Qualitative Epistemology, of the subjective and interactive processes was made based on the information produced during the Presentation and Discussion Forums of two pedagogical training disciplines of the Bachelor of Theater, Music and Visual Arts at UAB/UNB: (1) Strategies for Teaching and Learning, and (2) Psychology and the Construction of Knowledge. The information produced point to the need for recognition and valuation of the student as subject of its own learning, the consolidation of the pedagogical presence of the tutor, the appreciation of the forums as learning spaces and the production of social spaces of belonging.<hr/>Resumen Este artículo fue desarrollado con el objetivo de producir indicadores que puedan mejorar la funcionalidad de los foros onlinecontribuyendo para incrementar la permanencia de los estudiantes de Educación a Distancia. Se realizó un análisis, orientado por la Epistemología Cualitativa, de los procesos subjetivos e interaccionales producidos en los foros de presentación y foros de discusión en dos disciplinas de formación pedagógica -1) Estrategias de Enseñanza y Aprendizaje y 2) Psicología y Construcción deConocimiento -ofertadas en los cursos de Licenciatura en Teatro, Música y Artes Visuales, UAB/UNB. Las informaciones producidas señalan la necesidad de reconocimiento y valorización del estudiante como sujeto en el aprendizaje, la consolidación de la presencia pedagógica del tutor, la valorización de los foros como espacios de aprendizaje y la producción de espacios sociales de pertenecimiento. <![CDATA[A literatura infantil no processo de alfabetização: construção do estado de conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400431&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo pretende obter um cenário dos estudos realizados sobre a presença da literatura infantil nas salas de aula de alfabetização do Ensino Fundamental, a partir da Lei nº11.274, que prevê o período de nove anos para esta etapa da Educação Básica. Para tanto, foram analisadas teses/dissertações de 2006 até 2011 sobre a temática e organizadas categorias abrangentes ao levantamento. Os portais da CAPES e da ANPEd foram mantenedores do corpus da pesquisa. Seis trabalhos adequados aos critérios determinados são advindos do portal da CAPES e um trabalho, do portal da ANPEd, dentre muitos que foram pesquisados, mas que não estabeleceram relação com as exigências estabelecidas. Os dados encontrados refletem uma necessidade de uma maior abrangência em pesquisas na área de formação de leitores de literatura em fase inicial do processo de escolarização. <hr/>Abstract This article aims to obtain a scenario of studies on the presence of children's literature in the classroom literacy of elementary school, from the Law No. 11,274, that foresee for the period of nine years for this stage of education. Therefore, we analyzed theses / dissertations from 2006 to 2011 on the theme broad and organized categories of the search. The portals ANPEd and CAPES were maintainers of corpus research. Six articles are suited to specific criteria arising from the portal of CAPES and one article from the portal ANPEd, among many who were surveyed, but who have not established relations with the requirements. The data obtained reflect a need for a more comprehensive research in the area of educating readers of literature in early stage of schooling. <hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo obtener un panorama de los estudios sobre la presencia de la literatura infantil en el aula de alfabetización de la escuela primaria, a partir de la Ley N º 11.274, que prevé para el período de nueve años para esta etapa de la educación. Por lo tanto, se analizaron las tesis / disertaciones de 2006 a 2011 en las temáticas y organizadas categorías amplias de la búsqueda. Los portales ANPEd y CAPES fueron los mantenedores del corpus de la investigación. Seis artículos se ajustan a criterios específicos resultantes del portal de la CAPES y un artículo del portal de la ANPEd, entre muchos de los que fueron investigados, pero que no han establecido relaciones con los requisitos. Los datos obtenidos reflejan la necesidad de una investigación más amplia en el área de la educación de los lectores de literatura en las primeras etapas de la escolarización. <![CDATA[Possibilidades de construção da igualdade de gênero no campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400446&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A construção da igualdade de gênero no campo remete a um olhar para a trajetória das mulheres camponesas e como elas se colocaram na história, visto que, por muito tempo, foram fortemente estereotipadas e ainda mais inferiorizadas, se comparadas às demais. Neste estudo, buscamos mostrar possibilidades da construção da igualdade de gênero, via contribuição do feminismo, a partir de pesquisas realizadas no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC/RS). Para tanto, realizamos estudos teóricos, análises documentais e entrevistas com militantes e dirigentes do Movimento. Consideramos que o feminismo é algo bastante recente em se tratando do encontro com as pautas da luta camponesa, entretanto tem contribuído significativamente na luta pela libertação das mulheres. Destacamos, também, que os aprendizados e a força exercida pelo coletivo em movimento foram e estão sendo fundamentais na luta por maior igualdade entre mulheres e homens, considerando a sociedade classista e patriarcal.<hr/>Abstract The construction of gender equality in the field, refers to a look at the history of rural women and how they put the story since, have long been heavily stereotyped, even more inferior when compared to the other. This study aims to show the possibilities of building gender equality, with through the contribution of feminism, from research conducted in the Movement of Rural Women. We made theoretical studies, documentary analysis and interviews with activists and leaders of the Movement. We believe that feminism is something quite recent in the case of meeting the guidelines of the peasant struggle, but has significantly contributed in the struggle for liberation of women. We also stress that the learning and the force exerted by collective motion, was and is crucial in the fight for greater equality between women and men in their class and patriarchal society.<hr/>Resumen La construcción de la igualdad de género en el campo nos lleva a prestar atención a la trayectoria de las mujeres campesinas y cómo ellas se ubican en la historia, visto que, por mucho tiempo, fueron fuertemente estereotipadas, y aún más, rebajadas, si comparadas con las demás. En este estudio, buscamos mostrar las posibilidades de la construcción de la igualdad de género, vía contribución del feminismo, a partir de estudios realizados en el Movimiento de Mujeres Campesinas (MMC/RS). Para esto, realizamos estudios teóricos, análisis documentales y entrevistas con militantes y dirigentes del Movimiento. Consideramos que el feminismo es algo bastante reciente tratándose del encuentro con los patrones de la lucha campesina, sin embargo, ha contribuido significativamente a la lucha por la liberación de las mujeres. Destacamos, también, que los aprendizajes y la fuerza ejercida por el colectivo en movimiento han sido y están siendo fundamentales en la lucha por mayor igualdad entre mujeres y hombres, considerando la sociedad clasista y patriarcal. <![CDATA[Paulo Freire e a diversidade cultural: um humanismo político-pedagógico para a transculturalidade na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492013000400462&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesse artigo, buscamos relacionar as reflexões de Paulo Freire, enquanto pensador humanista, à questão da diversidade cultural. Primeiramente, exploramos o caráter humanista no seu pensamento, relacionando sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Na segunda parte, abordamos as reflexões de Freire à respeito da cultura depois do exílio, ou seja, como ele construiu seu discurso político-pedagógico a partir de uma leitura própria, diante das outras culturas. Para finalizar, refletimos sobre sua contribuição à educação transcultural, a partir da relação com cinco conceitos centrais: os Círculos de (inter) Cultura, o Método Dialético, o Diálogo, a Consciência Crítica e as Palavras Geradoras. <hr/>Abstract This article seeks to relate the ideas of Paulo Freire, while humanist thinker, to the issue of cultural diversity. First, we will explore the humanistic character of his thinking, making a link between his proposal and the pedagogical practices that values multiculturalism. In the second part, we will approach Freire's reflections about the culture after the exile, i.e., how he built his political-pedagogical discourse from a reading of its own, in front of other cultures. And finally, we will discuss his contribution to the transculturality of education, based on the relation with five central concepts: Circles of (Inter) Culture, the Dialectical Method, Dialogue, Critical Conscience and Generating Words. <hr/>Resumen En este artículo, intentaremos relacionar las reflexiones de Paulo Freire, en tanto que pensador humanista sobre la cuestión de la diversidad cultural. En primer lugar, vamos explorar el carácter humanista de su pensamiento, para relacionar su propuesta con las prácticas pedagógicas que promueven la multiculturalidad. En la segunda parte, se discuten las reflexiones de Freire a respecto de la cultura después de su exilio, es decir, cómo se construyó su discurso político-pedagógico desde una lectura de su vida, en frente de otras culturas. Por último, reflexionaremos sobre su contribución a la educación transcultural, a partir de la relación con los cinco conceptos centrales: Círculos de (inter) Cultura, método dialéctico, el diálogo, la Conciencia Crítica y las Palabras Generadoras.