Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920140001&lang=es vol. 22 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Música e educação: poéticas da escuta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Sound around]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La música en tiempos de cambios: una reflexión acerca de su papel en la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, trata-se da nova condição dos professores dos anos iniciais da educação básica no que se refere à aplicação da Lei no. 11.769/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino de música. Para amparar a discussão, é feita uma revisão das grandes transformações ocorridas no mundo, em especial a do século XIX e aquela que vivemos, desde o século XX até os dias atuais. Essas mudanças seguem padrões das chamadas Modernidade e Pós-modernidade e afetam profundamente a maneira de conceber a educação e, especificamente, a educação musical. Dessa discussão, emerge nova postura diante da música, destacando-se seu papel no mundo de hoje, que se afasta da concepção exclusiva dessa arte como lazer e diversão e a vê como responsável pelo desenvolvimento humano e fomentadora da autonomia e liberdade. Sugerem-se, também, maneiras possíveis de tornar a música presente em sala de aula, tanto em jogos e brincadeiras cantadas, quanto como auxiliar de outras disciplinas curriculares. O artigo termina com um convite aos professores, para que acolham a música em suas vidas e decidam compartilhá-la com seus alunos.<hr/>In this paper I discuss the new conditions of the teachers who teach basic education in the first years of school - children from 4 to 11 years old - after the enactment of Law No. 11.769/2008, which requires the inclusion of music in the school curriculum. With the purpose of supporting this discussion, a review of significant changes that occurred in the world, especially in the nineteenth and twentieth centuries until the present days, was conducted. These changes contain patterns of the Modernity and Post-Modernity and deeply affect the manner of conceiving education, specifically music education. From this discussion emerges a new posture about music highlighting its role nowadays, different from the exclusive understanding of music as entertainment or leisure. Instead, music is now conceived as responsible for human development and instigator of autonomy and freedom. Some possible manners of using music in the classrooms, through singing plays and games, and as an aid to other subjects of the curriculum are also suggested. This paper ends inviting teachers to receive music in their own lives and share it with their students.<hr/>En este texto, se expone la nueva condición de los profesores de las clases iniciales de la educación básica en lo que se refiere a la aplicación de la ley nº 11.769/2008, que trata de la obligatoriedad de la enseñanza musical. Para amparar la discusión, se realiza una revisión de las grandes transformaciones ocurridas en el mundo, en especial en el siglo XIX y la que vivimos, desde el siglo XX hasta nuestros días. Estas mudanzas siguen los padrones de las llamadas Modernidad y Post-modernidad y afectan profundamente a la forma de concebir la educación y, específicamente, la educación musical. De esta discusión, emerge una nueva postura frente a la música, destacando su papel en el mundo actual, que se aleja de la concepción exclusiva de este arte como disfrute y diversión y se la ve como responsable del desarrollo humano e impulsora de la independencia y la libertad. Se sugieren, también, posibles formas de tornar la música presente en las salas de aula, tanto en canciones de juego y diversión, como auxiliar en otras disciplinas curriculares. El artículo termina con una invitación a los profesores, para que acojan la música en sus vidas e decidan compartirla con sus alumnos. <![CDATA[Encuentros estéticos/poéticos entre música y bebés en la guardería infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100032&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ensaio aborda a intimidade entre as dimensões estética e poética da linguagem no contexto da creche para propor uma escuta fenomenológica dos encontros entre adultos e bebês com a experiência da música como ação lúdica do corpo expressivo no mundo. Ao considerar que sem estética a vida carece de sabor assim como sem poética carece de sentido, parte da compreensão merleaupontiana do corpo sensível como fonte primeira de significação para afirmar a inseparabilidade entre sensível e inteligível na ação de aprender a co-existir. A intenção educacional é reivindicar outra racionalidade para resistir à tendência simplificadora nos encontros entre adultos e bebês com a pluralidade nos modos de interagir em linguagem. Para tanto, pensa o acontecimento estético e poético - no sentido dos termos aisthesis e poiésis - do vínculo da sonoridade e do silêncio com a vida tomando como ponto de partida reflexivo não o que o bebê faz e sim como vivencia o que faz nos encontros musicais na creche. O estudo permite afirmar a potência vital e lúdica do corpo expressivo sentir a si próprio e ao mundo na pluralidade dos modos de estar em linguagem que dinamizam a vida cotidiana do agir, produzir, criar, fazer.<hr/>This essay approaches the intimacy between the aesthetic and poetic dimensions of language in the context of nursery school and proposes a phenomenological listening of encounters between adults and babies through the experience of music as a playful action of the expressive body in the world. Considering that without aesthetics life lacks flavor and without poetics it lacks sense, the article focuses on the merleaupontian understanding of the sensitive body as the primary source of significance to assert the inseparability between sensitive and intelligible in the action of learning to co-exist. The educational intention is to claim another rationality to stand up to the simplifying trend in encounters between adults and babies with the plurality of ways of interacting in language. Thus, thinking the aesthetic and poetic event - in the sense of poiesis and aisthesis terms - the link between sound and silence with life taken as its reflexive starting point - not what the baby does but how he experiences what he does in the musical encounters in nursery school. This study allows us to assert the vital and playful power of the expressive body feeling itself and the world in the plurality of ways of being in language that empowers everyday life through acting, producing, creating, doing.<hr/>El ensayo trata la intimidad entre las dimensiones estética y poética del lenguaje en el contexto de la guardería infantil, para proponer una escucha fenomenológica de los encuentros entre adultos y bebés con la experiencia de la música como acción lúdica del cuerpo expresivo en el mundo. Al considerar que sin estética, la vida carece de sabor de sentido, parte de la comprensión merleau-pontiana del cuerpo sensible como fuente primera de significación para afirmar la inseparabilidad entre sensible e intangible en la acción de aprender a coexistir. La intención educacional es reclamar otra racionalidad para resistir a la tendencia simplificadora en los encuentros entre adultos y bebés con la pluralidad en los modos de interactuar en lenguaje. Por lo tanto, piensa el acontecimiento estético y poético - en el sentido de los términos aisthesis y poiésis - del vínculo de la sonoridad y del silencio con la vida, tomando como punto de partida reflexivo no lo que el bebé hace, sino como la experiencia lo hace en los encuentros musicales en la guardería. El estudio permite afirmar la potencia vital y lúdica del cuerpo expresivo, sentir a sí mismo y al mundo en la pluralidad de los modos de estar en lenguaje que dinamizan la vida cotidiana del actuar, producir, crear, hacer. <![CDATA[Para una escucha libre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100059&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a escuta musical livre, pela qual se promove o conhecimento musical e a audição do mais amplo leque de músicas, libertando o ouvinte, mesmo que parcialmente, com relação aos repertórios musicais divulgados e enaltecidos pelos meios de comunicação de massa. Como embasamento teórico e ponto de partida, são considerados aqui os trabalhos de Murray Schafer sobre a limpeza de ouvido e de Gaston Bachelard a respeito da noção de hábito. A partir desses autores em especial e de experiências docentes aqui relatadas, esboçam-se técnicas e estratégias para aplicar e incentivar formas de escuta musical alternativas, mais livres e críticas.<hr/>This article discusses the free music listening, which promotes musical knowledge and listening to the widest range of music, releasing the listener, even if partially, with respect to musical repertoires publicized and praised by the mass communication media. As a theoretical foundation and starting point are considered here the works of Murray Schafer about ear cleaning and Gaston Bachelard about the notion of habit. From these authors in particular and teaching experiences reported here, are summed up here techniques and strategies to implement and encourage alternative forms of freer and mindful music listening.<hr/>En este artículo se discute el concepto de escuchar música libremente, cuya intención es promover el conocimiento y el oír la más amplia gama de musicas, liberando al oyente, aunque sea parcialmente, con respecto a los repertorios musicales descritas y elogiados por los medios de comunicación de masas. Como fundamento teórico y el punto de partida, considerados aquí están las obras de Murray Schafer sobre la limpieza del oído y Gaston Bachelard acerca de la noción de hábito. A partir de estos autores, en particular, y la enseñanza de experiencias informo aqui esbozo técnicas y estrategias para implementar y promover formas alternativas de escucha musical. <![CDATA[Reflexiones sobre el repertorio en la educación musical: la importáncia de las músicas contemporáneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100078&lng=es&nrm=iso&tlng=es A educação musical formal no Brasil tem privilegiado o repertório do período de prática comum, em detrimento de composições de outros contextos. Este trabalho visa refletir sobre esta predominância, questionando a ausência específica da produção contemporânea no ensino formal. Foi realizada revisão teórica, abordando relações entre a história da educação musical brasileira e a consolidação deste tipo de repertório, além de alguns apontamentos sobre produções musicais contemporâneas e características da contemporaneidade. Desta forma, aponta-se para a importância da presença da música erudita contemporânea enquanto possibilidade de articular a necessidade de ampliação de repertório com o desenvolvimento da musicalidade em um aspecto mais amplo, a partir das relações entre as múltiplas tendências estéticas na construção musical.<hr/>Formal musical education in Brasil has been focusing common practice period repertory on all education segments. This research aims to reflect about this gap on musical education's repertory, especially regarding contemporary music. Therefore, theoretical review was carried out in order to present some facts on music education's history that have contributed to this repertory consolidation. Finally some notes about both contemporary music and life are exposed as argument for the importance of discussing these relations at school. Lastly this paper defends contemporary music as a significant issue for the purpose of develops musicality and relates students' everyday life to music education.<hr/>En la educación musical formal en Brasil ha predominado el repertorio del periodo de práctica común, en detrimento de composiciones de otros contextos. Esta investigación tiene como propósito la reflexión sobre este predominio de la música europea, con foco en la ausencia de producciones contemporáneas eruditas en la educación musical. Fue desarrolladla una investigación bibliográfica sobre el camino recorrido por Brasil durante la consolidación del tipo de música en la enseñanza. Razones para trabajar con repertorio musical contemporáneo en educación musical son presentadas por sus aportaciones para pensar el conocimiento cotidiano. <![CDATA[Canciones y aprendizajes en educación inicial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100095&lng=es&nrm=iso&tlng=es El artículo presenta resultados parciales del análisis crítico de canciones acopiadas en una institución educativa pública de educación inicial ubicada en Lima Metropolitana. A partir de la consideración de las canciones como discursos, devela el rol de las canciones en la educación inicial. Presenta el análisis de las canciones religiosas y las canciones para regular la conducta, que fueron recopiladas en el trabajo de campo. El análisis evidencia el uso instrumental de las canciones en la práctica educativa diaria, llegando a instaurarse como herramientas de control simbólico al constituir una forma enmascarada de ejercer poder sobre los niños.<hr/>The article presents partial results of the critic analysis of songs that were collected in a public early childhood center located in Metropolitan Lima. Following the consideration of songs as discourses, reveals the role of songs in early childhood. Also presents the analysis of songs that were collected during the field work, such as religious songs, and songs to regulate the behavior of the kids. As a result, it shows the instrumental use of songs in the dairy educational practice, becoming as tools for symbolic control, and a masked way to impose power in children.<hr/>O artigo apresenta resultados parciais de uma análise crítica de canções coletadas em uma escola infantil estadual, localizada na região metropolitana de Lima. A partir da consideração das canções como discursos, revela a função das mesmas na educação infantil. Também apresenta análises de dados sobre as canções religiosas e das canções como formas de regulação da conduta de crianças, coletadas no trabalho de campo. A análise evidencia o uso instrumental das canções na prática educativa cotidiana, chegando a constituir-se como ferramentas de controle simbólico ao constituir uma forma mascarada de exercer poder sobre as crianças. <![CDATA[Mediando las escuchas musicais de los jóvenes: uma proposta para la educación musical em la escuela regular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100122&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse artigo propõe reflexões acerca dos sentidos das aulas de música para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O "estado da arte" das pesquisas brasileiras envolvendo juventude, música e escola (ARROYO, 2009; MIRANDA; SILVA, 2013); a legalização do ensino de música como conteúdo obrigatório para a educação básica (Lei 11.769/08); e o Projeto de Resolução (CNE/CEB, 2013), que propõe a institucionalização da música como disciplina curricular obrigatória, indicam a necessidade de sistematização de propostas de educação musical para a juventude. A partir da perspectiva sociológica da Pedagogia Musical (GREEN, A-M., 1987; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), que compreende as relações simbólicas que os jovens mantêm com as suas escolhas musicais como o objetivo central para uma proposta de ensino e aprendizagem na escola regular, a perspectiva de mediação das escutas musicais (GREEN, 1997) é sugerida como uma possibilidade para as aulas de música.<hr/>This paper reflects upon the meanings of music classes for the final years of primary and secondary schools. The "state of the art" of Brazilian researches involving youth; music and school (ARROYO, 2009; MIRANDA and SILVA, 2013); the legalization of music education as a mandatory content for basic education (Law 11.769/08); and the Project Resolution (CNE/CEB, 2013), that suggests the institutionalization of music as a compulsory curriculum subject, indicate the need to systematize proposals for music education for the youth. From the sociological perspective of Musical Pedagogy (GREEN, A-M., 1987; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), that comprises the symbolic relationships young people have with their musical choices as the main objective for teaching and learning in regular schools, the perspective of mediation of musical listenning (GREEN, 1997; HENNION, 2003) is suggested as a possibility for music classes.<hr/>Ese artículo propone reflexiones acerca de los significados de la clase de música en los últimos años de la educación primaria y secundaria. El "estado del arte" de la investigación brasileña involucrando las temáticas juventud, música y escuela (ARROYO, 2009; MIRANDA y SILVA, 2013), la legalización de la música como contenido obligatorio para la educación básica (Ley 11.769/08) y el Proyecto de Resolución (CNE/CEB, 2013) que propone la institucionalización de la música como asignatura curricular obligatoria, apuntan para la necesidad de sistematizar las propuestas de la educación musical para los jóvenes. A partir de la perspectiva sociológica de la Pedagogía Musical (GREEN, A-M., 1987; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), que comprende las relaciones simbólicas que los jóvenes tienen con sus elecciones musicales como el objetivo principal de la enseñanza en el contexto de la escuela, presento el concepto de escuchas musicales de mediación (GREEN, 1997) como una posibilidad para la clase de música. <![CDATA[Inventario de una (des)educación musical]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100148&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este inventário compõe a Tese de Doutorado Por uma (Des)Educação Musical, trabalho defendido no programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em dezembro de 2011. Por sua vez, este trabalho também faz parte do Observatório da Educação Escrileituras - Um modo de ler e escrever em meio a vida, projeto aprovado no edital 038/2010 do Observatório da Educação do MEC, vinculado a CAPES e ao INEP e que tem a coordenação geral realizada pela Prof. Dr.ª Sandra Mara Corazza. O ensaio escolhe o prefixo (des) como ato de criação e o coloca à disposição de proposições entrelaçadas com a Educação Musical, tomando a filosofia da Diferença como intercessora e propulsora de processos composicionais ligados a Música e a Educação.<hr/>This inquiry is an object of PhD thesis named By a Music (Un) Education carried out in the Education Graduate Program of Federal University of Rio Grande do Sul in December 2011. On the other hand, this work also make the Education Observatory Escrileituras - One Way to Read and Write in the Midst of Life, a project approved at 038/2010 public notice - MEC Education Observatory joined to CAPES and INEP with general coordination executed by Prof. Dr.ª Sandra Mara Corazza. The essay has un as prefix for act of creation and it makes available to intertwined propositions with Music Education having the Philosophy of Difference as intercessor and driving of compositional process associated to Music and Music Education.<hr/>Ese inventario hace la composición de la Tese de Doctorado Por una (Des)Educación Musical, trabajo defendido en el programa de Pós Graduación en Educación da la Universidad Federal del Rio Grande del Sur en diciembre de 2011. El trabajo tanbién hace parte del Observatorio de la Educación Escrilecturas - Una manera de leer y escrivir en medio a la vida, proyeto aprovado en edital 038/2010 - Observatório da Educação do MEC, encuadernado al CAPES y al INEP. La Coordinación General és de la Prof. Dr.ª Sandra Mara Corazza. La prueba elige el prefijo (des) como un acto de creación y ló pomne a la disposición del proposiciones entrelazados con la Educación Musical, tomando la filosofía del Diferencia como intercesor y conducción de procesos composicionales conectados a la Música y a la Educación Musical. <![CDATA[Creación de capacidad en geografía e historia que utilizan las canciones en el aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100168&lng=es&nrm=iso&tlng=es Como alicerce para a aproximação da escola como um mundo de possibilidades encontradas na realidade, a música é um dos instrumentos de eficácia pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem contemporâneos. Com base nesse pressuposto, o presente artigo busca analisar as possibilidades de utilização de músicas em sala de aula e seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências nas Ciências Humanas. Para tal, sugere-se um conjunto de atividades para serem aplicadas nas aulas de Geografia e História a partir da contextualização de letras de músicas relacionadas a temas das humanidades, buscando assim a criação de situações diferenciadas de aprendizagem e construção do conhecimento.<hr/>Music is an important and efficient pedagogical tool that allow an approach between school and a range of everyday possibilities through contemporary teaching and learning processes. Thus, this article aims to assay the odds of using music in classroom based on its potential to develop skills and competences in Human Sciences. We suggest a set of activities to be applied in Geography and History classes through the lyrics contextualization with the purpose of creating assorted situations of learning and knowledge construction.<hr/>Como fundamento para la aproximación de la escuela con un mundo de posibilidades encontradas en la realidad cotidiana, la música es uno de los instrumentos de eficacia pedagógica en los procesos de enseñanza y aprendizaje contemporáneos. Con base en esa presuposición, este artículo busca analizar las posibilidades de utilización de músicas en clases y su potencial para el desarrollo de competencias y habilidades en las humanidades. Se sugiere también un conjunto de actividades para seren desarrolladas en clase, asociadas a las competencias y habilidades inherentes al proceso de construcción del conocimiento de las humanidades. <![CDATA[Acciones formativas del Proyecto de Extensión Serelepe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100189&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto é um relato reflexivo sobre as ações e conceitos presentes no projeto de Extensão "Serelepe: uma pitada de música infantil". Ele é pautado na prática de oito anos de experiência na Rádio UFMG Educativa FM 104,5 e no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - EBA/UFMG. Dentre os vários temas presentes nas práticas do Serelepe, abordaremos de modo geral os seguintes itens: o Serelepe, sua concepção e seus fazeres - programa de rádio, espetáculo, oficina e disciplina, a bolsa de extensão e tangenciaremos, de forma sucinta, uma reflexão no conceito de "ação formativa" presente nessas práticas.<hr/>This text is a reflexive description of the acts and concepts that take part of the extension project "Serelepe: a bit of child's music". The project is guided by the practice of eight years of experience at Radio UFMG Educativa FM 104,5, and also by the Acting major course at EBA/UFMG (Escola de Belas Artes da Universidade federal de Minas Gerais). Amongst all the themes which consist the Serelepe practice, it will be altogether approached the following items: Serelepe, its conceptions and also its dos and don'ts - the radio program, spectacle, workshop and subject - , and the extension fellowship. Moreover, it will be briefly highlighted a reflection on the concept of "formative action" which is present on this practice.<hr/>Este texto es un relato reflexivo de las acciones y conceptos presentes en el proyecto de extensión "Serelepe: una pizca de música infantil". Se basa en la práctica de los ocho años de experiencia en la Radio UFMG Educativa, FM 104.5 y en el curso de Licenciatura en Teatro de la Escuela de Bellas Artes de la Universidad Federal de Minas Gerais - EBA / UFMG. Entre los muchos temas presentes en las prácticas de Serelepe, intentaremos abordar de modo general los siguientes elementos: concepción y realización- programa de radio, espectáculos, talleres, asignatura y becas de extensión. En pocas palabras, haremos una reflexión del concepto de "acción formativa" presente en dichas prácticas. <![CDATA[La tecnología de la información y la comunicación como mediadores en el proceso de formación del educador: un corte en grupos de trabajo de ANPED - 2009 a 2012]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto apresenta uma reflexão acerca da formação do educador, mediada pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s), com enfoque nas discussões realizadas nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Para tal, buscou-se evidenciar como as TIC´s são contempladas nos Grupos de Trabalho Formação de Educadores (GT8), Currículo (GT12) e Educação, Comunicação e Tecnologia (GT 16), entre a 32ª e 35ª reuniões (2009 a 2012). A partir de um recorte desses trabalhos, constata-se que a disseminação do uso das TIC´s encontra maior concentração no GT16, que focaliza a importância da formação docente para a apropriação das TIC´s no processo de aprender e ensinar. Entende-se que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso das TIC´s, no processo de formação do educador, é uma condição necessária para que este desenvolva competências e habilidades que permitam construir práticas pedagógicas em congruência com estas tecnologias.<hr/>This paper presents a reflection about teacher's formation, mediated by the use of Technology and Communication Information (TCI's), focusing on discussions performed at the annual meetings of the National Association of Graduation Studies and Research in Education (ANPED). So, we were persue to point out how TCI's are included in the Educators Training Working Groups (GT8), Curriculum (GT12) and Education, Communication and Technology (GT 16), between the 32nd and 35th meetings (2009-2012). From a profile of these works, it appears that the widespread use of TCI's is bigger in T16 that focuses the importance of training teachers in the appropriation of TCI's in learning and teaching process. It is understandable that the experience of learning through the use of TCI's in the process of teacher education is a necessary condition for him to develop skills and abilities that allows building of pedagogical practices in congruence with these technologies.<hr/>Este texto presenta una reflexión sobre la formación del educador, mediada por el uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC´s), focalizando en las discusiones realizadas en las reuniones anuales de la Asociación Nacional de Pós-Graduación e Investigación en Educación (ANPED). Para tal, se buscó evidenciar como las TIC´s son contempladas en los Grupos de Trabajo Formación de Educadores (GT8), Currículo (GT12) y Educación, Comunicación y Tecnología (GT 16), entre la 32ª y 35ª reuniones (2009 a 2012). A partir de un recorte de esos trabajos, se constata que la diseminación del uso de las TIC´s se encuentra en mayor concentración en el GT16, que focaliza la importancia de la formación docente para la apropiación de las TIC´s en el proceso de aprender y enseñar. Se entiende que la vivencia de experiencias de aprendizaje con el uso de las TIC´s, en el proceso de formación del educador, es una condición necesaria para que este desenvuelva competencias y habilidades que permitan construir prácticas pedagógicas en congruencia con estas tecnologías. <![CDATA[Escolarización de niños: notas sobre la práctica de la enseñanza de una maestra el jardín de la infancia "Getúlio Vargas"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100223&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo investiga fragmentos de memórias sobre as práticas pedagógicas da professora Maria Gersy Höher Thiesen, primeira professora do pioneiro jardim da infância "GetúlioVargas", implantado em 1942, na região de Lomba Grande, espaço rural de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas sob o referencial teórico da História Cultural. A análise enfatiza as práticas de escolarização, focalizando como foram seus primeiros tempos de professora e a dimensão das memórias das práticas pedagógicas desenvolvidas no jardim de infância. Destaca-se no conjunto de análise que mesmo à margem da cidade, em Novo Hamburgo/RS, na década de 1940, em Lomba Grande havia um jardim de infância e que as práticas estabelecidas por esta professora não se diferenciavam muito das metodologias usuais deste período. Constatou-se ainda a influência que a corrente pedagógica desta época impregnada pelo nacionalismo e o sentido vocacional como característica de sua prática docente.<hr/>This study investigates fragments of memories about the pedagogical practices of the teacher Maria Gersy Höher Thiesen first teacher of the pioneer kindergarten "GetúlioVargas ", implemented in 1942, in the region of Lomba Grande, rural area of Novo Hamburgo/RS. The research was qualitative, using the methodology of oral history, drawing on semi-structured under the theoretical framework of Cultural History interviews. The analysis emphasizes how was his early days as a teacher and the size of the memories of the practices developed in kindergarten. Stands in the range of analysis that even the fringes of the city, in Novo Hamburgo /RS, in the 1940s in Lomba Grande had a kindergarten and practices constructed by this teacher did not differ much from the usual methods of this period. Was al found to influence the teaching of this current season steeped in nationalism and sense of vocation as a characteristic of their teaching practice.<hr/>Este estudio investiga los fragmentos de memorias sobre las prácticas pedagógicas de la profesora María Thiesen Gersy Hoher, pionera en el primer maestro de jardín de infantes "GetúlioVargas", establecido en 1942 en la región Lomba Grande, la zona rural de Novo Hamburgo/ RS. La investigación es cualitativa, utilizando la metodología de la historia oral, con algunas entrevistas semi-estructuradas en el marco teórico de la Historia de la Cultura. El análisis pone de relieve cómo fueron sus primeros días como maestro y el tamaño de las memorias de las prácticas desarrolladas en el jardín de infantes. Destaca en el mismo conjunto de análisis que fuera de la ciudad, Novo Hamburgo / RS, en la década de 1940 en Lomba Grande tenía un jardín de infancia y las prácticas construidas por esta profesora no difiere mucho de las metodologías habituales de este período. También fue la influencia que la enseñanza actual de esta época llena de nacionalismo y sentido de la vocación una característica de su práctica docente. <![CDATA[Un estudio de las potencialidades de la enseñanza y aprendizaje de matemática mediada por las tecnologías de la información y comunicación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100247&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em seu fazer pedagógico nas séries finais do ensino fundamental e também se há uma formação inicial ou continuada desses docentes em relação às TIC na educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à integração das TIC no ensino-aprendizagem, especialmente, da Matemática. A segunda parte deste estudo se deu por meio da visitação a essa instituição, como também através de entrevistas semiabertas com os professores pesquisados, a fim de constatar os métodos adotados pelos professores de Matemática para a integração das TIC nas aulas de Matemática e a sua atualização para o uso das mesmas. Ao realizar a pesquisa, percebeu-se que apenas um dos docentes pesquisados utiliza as TIC, para potencializar o ensino da Matemática, como também busca a atualização para o uso das mesmas. A partir desses dados, constatou-se a necessidade da atualização dos professores das séries finais do ensino fundamental para a utilização das TIC no ensino da Matemática, pois a escola possui recursos adequados para um ensino mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, é necessário buscar em conjunto com a gestão, um planejamento pedagógico voltado para o uso das TIC na prática docente<hr/>In this paper, the mathematics teachers of the State Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, located in Santa Cruz do Sul-RS, were investigated whether and how they are using the information and communication technologies (ICT) in teaching your doing in grades of elementary school and whether there are initial or continuing training of teachers in ICT in education. First we held a bibliographic survey concerning to the use of ICT in teaching, especially in mathematics. The second part of this study was through the visit to this institution, as well as through a semi-open interview with the surveyed teachers in order to investigate the methods used by mathematics teachers for the integration of ICT in mathematics classes and their update to use the same. When performing the search we realized that only one of the surveyed teachers uses ICT to enhance the teaching of mathematics. He also seeks to upgrade himself in the method. Based on these data we saw the need for the updating of teachers of the elementary school final grades for the use of ICT in the teaching of mathematics, because the school has sufficient resources for education mediated by these technologies. Accordingly, it is necessary to create, in conjunction with the management, an educational planning focused on the use of ICT in the teaching practice.<hr/>En este trabajo, los profesores de Matemática de la "Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário", situada en "Santa Cruz do Sul-RS", fueron investigados sobre si y cómo están utilizando las tecnologías de la información y de la comunicación (TIC) en su quehacer pedagógico en los grados finales de la enseñanza fundamental y también si hay una formación inicial o continuada de esos docentes en relación a las TIC en la educación. Primero, fue realizado un levantamiento bibliográfico referente a la integración de las TIC en la enseñanza y aprendizaje, especialmente, de la Matemática. La segunda parte de este estudio se realizó a través de la visita a esa institución, como también por medio de entrevistas semiabiertas con los profesores investigados, con el objetivo de constatar los métodos adoptados por los profesores de Matemática para la integración de las TIC en las clases de Matemática y su actualización para el uso de las mismas. Al realizar la investigación, se notó que apenas uno de los docentes investigados utiliza las TIC, para potencializar la enseñanza de la Matemática, como también busca la actualización para el uso de las mismas. A partir de esos datos, se constató la necesidad de la actualización de los profesores de los grados finales de la enseñanza fundamental para la utilización de las TIC en la enseñanza de la Matemática, pues la escuela posee recursos adecuados para una enseñanza mediada por las tecnologías. En ese sentido, es necesario buscar, en conjunto con la gestión, un planeamiento pedagógico dirigido al uso de las TIC en la práctica docente. <![CDATA[Música tradicional da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100273&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em seu fazer pedagógico nas séries finais do ensino fundamental e também se há uma formação inicial ou continuada desses docentes em relação às TIC na educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à integração das TIC no ensino-aprendizagem, especialmente, da Matemática. A segunda parte deste estudo se deu por meio da visitação a essa instituição, como também através de entrevistas semiabertas com os professores pesquisados, a fim de constatar os métodos adotados pelos professores de Matemática para a integração das TIC nas aulas de Matemática e a sua atualização para o uso das mesmas. Ao realizar a pesquisa, percebeu-se que apenas um dos docentes pesquisados utiliza as TIC, para potencializar o ensino da Matemática, como também busca a atualização para o uso das mesmas. A partir desses dados, constatou-se a necessidade da atualização dos professores das séries finais do ensino fundamental para a utilização das TIC no ensino da Matemática, pois a escola possui recursos adequados para um ensino mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, é necessário buscar em conjunto com a gestão, um planejamento pedagógico voltado para o uso das TIC na prática docente<hr/>In this paper, the mathematics teachers of the State Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, located in Santa Cruz do Sul-RS, were investigated whether and how they are using the information and communication technologies (ICT) in teaching your doing in grades of elementary school and whether there are initial or continuing training of teachers in ICT in education. First we held a bibliographic survey concerning to the use of ICT in teaching, especially in mathematics. The second part of this study was through the visit to this institution, as well as through a semi-open interview with the surveyed teachers in order to investigate the methods used by mathematics teachers for the integration of ICT in mathematics classes and their update to use the same. When performing the search we realized that only one of the surveyed teachers uses ICT to enhance the teaching of mathematics. He also seeks to upgrade himself in the method. Based on these data we saw the need for the updating of teachers of the elementary school final grades for the use of ICT in the teaching of mathematics, because the school has sufficient resources for education mediated by these technologies. Accordingly, it is necessary to create, in conjunction with the management, an educational planning focused on the use of ICT in the teaching practice.<hr/>En este trabajo, los profesores de Matemática de la "Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário", situada en "Santa Cruz do Sul-RS", fueron investigados sobre si y cómo están utilizando las tecnologías de la información y de la comunicación (TIC) en su quehacer pedagógico en los grados finales de la enseñanza fundamental y también si hay una formación inicial o continuada de esos docentes en relación a las TIC en la educación. Primero, fue realizado un levantamiento bibliográfico referente a la integración de las TIC en la enseñanza y aprendizaje, especialmente, de la Matemática. La segunda parte de este estudio se realizó a través de la visita a esa institución, como también por medio de entrevistas semiabiertas con los profesores investigados, con el objetivo de constatar los métodos adoptados por los profesores de Matemática para la integración de las TIC en las clases de Matemática y su actualización para el uso de las mismas. Al realizar la investigación, se notó que apenas uno de los docentes investigados utiliza las TIC, para potencializar la enseñanza de la Matemática, como también busca la actualización para el uso de las mismas. A partir de esos datos, se constató la necesidad de la actualización de los profesores de los grados finales de la enseñanza fundamental para la utilización de las TIC en la enseñanza de la Matemática, pues la escuela posee recursos adecuados para una enseñanza mediada por las tecnologías. En ese sentido, es necesario buscar, en conjunto con la gestión, un planeamiento pedagógico dirigido al uso de las TIC en la práctica docente. <![CDATA[Proibido não tocar: uma instalação sonora na escola de educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492014000100283&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em seu fazer pedagógico nas séries finais do ensino fundamental e também se há uma formação inicial ou continuada desses docentes em relação às TIC na educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à integração das TIC no ensino-aprendizagem, especialmente, da Matemática. A segunda parte deste estudo se deu por meio da visitação a essa instituição, como também através de entrevistas semiabertas com os professores pesquisados, a fim de constatar os métodos adotados pelos professores de Matemática para a integração das TIC nas aulas de Matemática e a sua atualização para o uso das mesmas. Ao realizar a pesquisa, percebeu-se que apenas um dos docentes pesquisados utiliza as TIC, para potencializar o ensino da Matemática, como também busca a atualização para o uso das mesmas. A partir desses dados, constatou-se a necessidade da atualização dos professores das séries finais do ensino fundamental para a utilização das TIC no ensino da Matemática, pois a escola possui recursos adequados para um ensino mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, é necessário buscar em conjunto com a gestão, um planejamento pedagógico voltado para o uso das TIC na prática docente<hr/>In this paper, the mathematics teachers of the State Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, located in Santa Cruz do Sul-RS, were investigated whether and how they are using the information and communication technologies (ICT) in teaching your doing in grades of elementary school and whether there are initial or continuing training of teachers in ICT in education. First we held a bibliographic survey concerning to the use of ICT in teaching, especially in mathematics. The second part of this study was through the visit to this institution, as well as through a semi-open interview with the surveyed teachers in order to investigate the methods used by mathematics teachers for the integration of ICT in mathematics classes and their update to use the same. When performing the search we realized that only one of the surveyed teachers uses ICT to enhance the teaching of mathematics. He also seeks to upgrade himself in the method. Based on these data we saw the need for the updating of teachers of the elementary school final grades for the use of ICT in the teaching of mathematics, because the school has sufficient resources for education mediated by these technologies. Accordingly, it is necessary to create, in conjunction with the management, an educational planning focused on the use of ICT in the teaching practice.<hr/>En este trabajo, los profesores de Matemática de la "Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário", situada en "Santa Cruz do Sul-RS", fueron investigados sobre si y cómo están utilizando las tecnologías de la información y de la comunicación (TIC) en su quehacer pedagógico en los grados finales de la enseñanza fundamental y también si hay una formación inicial o continuada de esos docentes en relación a las TIC en la educación. Primero, fue realizado un levantamiento bibliográfico referente a la integración de las TIC en la enseñanza y aprendizaje, especialmente, de la Matemática. La segunda parte de este estudio se realizó a través de la visita a esa institución, como también por medio de entrevistas semiabiertas con los profesores investigados, con el objetivo de constatar los métodos adoptados por los profesores de Matemática para la integración de las TIC en las clases de Matemática y su actualización para el uso de las mismas. Al realizar la investigación, se notó que apenas uno de los docentes investigados utiliza las TIC, para potencializar la enseñanza de la Matemática, como también busca la actualización para el uso de las mismas. A partir de esos datos, se constató la necesidad de la actualización de los profesores de los grados finales de la enseñanza fundamental para la utilización de las TIC en la enseñanza de la Matemática, pues la escuela posee recursos adecuados para una enseñanza mediada por las tecnologías. En ese sentido, es necesario buscar, en conjunto con la gestión, un planeamiento pedagógico dirigido al uso de las TIC en la práctica docente.